quarta-feira, julho 31, 2013

Fórum Nacional dos Secretários de Cultura será realizado na Escola de Governo.

O evento Agosto da Alegria começa nesta quinta-feira, 1° de agosto, celebrando o mês do folclore com concertos, discussões sobre políticas culturais, exposições e apresentações artísticas. Nos dias 1 e 2, na Escola de Governo Dom Eugênio de Araújo Sales, gestores de diversos estados se reúnem com a governadora Rosalba Ciarlini na terceira reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, presidido por Hamilton Pereira da Silva, do Distrito Federal. O evento contempla também o Encontro dos Conselhos Estaduais de Cultura da Regional Nordeste (Conecta), dias 2 e 3, e a 3ª Reunião de Economia Criativa, no dia 2.

A reunião do Fórum Nacional tem início às 9h, com Hamilton Pereira, e em seguida, o Secretário de Políticas Públicas do Ministério da Cultura, Américo Córdula, discorre acerca da solicitação feita ao Minc, pelos secretários, sobre o repasse de recursos federais para a cultura nos estados. Na ocasião, a secretária Isaura Rosado fala sobre o Plano Estadual de Cultura. Na segunda apresentação da manhã, Marcio Caires (BA), presidente do Conecta, fala sobre a participação dos conselhos estaduais de cultura nas ações das secretarias.

Após o intervalo para almoço – quando haverá apresentação do poeta popular Manoel do coco – o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, traz à tona as dificuldades geradas pela lei 866 (que diz respeito às contratações de trabalho) para a cultura negra, devido à falta de regulamentação de diversas profissões ligadas às tradições populares. E às 16h30, o secretário de cultura da Bahia, Antônio Canelas Rubim, fala sobre a Bienal da Bahia e propõe colaboração entre os estados.

Após o encerramento das discussões, prevista para às 18h, os participantes terão a oportunidade de conhecer a Camerata de Vozes, conceituado grupo vocal regido pelo Padre Pedro Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário