segunda-feira, julho 29, 2013

Começa hoje o segundo júri do massacre do carandiru.

Começa nesta manhã o segundo júri do massacre do Carandiru. Desta vez, 27 PMs que faziam parte das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) à época da chacina, em outubro de 1992, serão julgados pela morte de 73 presos no segundo andar do pavilhão nove. O júri vai ocorrer no plenário dez do Tribunal do Júri da Barra Funda, em São Paulo, a partir das 9 horas.

Em abril, outros 26 PMs, também membros da Rota, já haviam ido a julgamento pela morte de quinze presos no primeiro andar do mesmo pavilhão. Vinte e três deles acabaram sendo condenados a 156 anos de prisão cada um. A Justiça fixou pena de doze anos de prisão por treze das quinze mortes – a pedido do Ministério Público, duas mortes foram retiradas pelo processo. Os condenados recorrem da decisão em liberdade.

Ao todo, 111 presos morreram no massacre. Também estão programados outros júris para o restante das mortes, que ocorreram no terceiro e quarto andares, cuja retomada foi feita pelo Comando de Operações Especiais (COE) e pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Também está previsto um julgamentos apenas para o ex-tenente-coronel Luiz Nakaharada, que comandava o 3° Batalhão de Choque, e que responde sozinho por cinco mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário