terça-feira, julho 30, 2013

Aumenta adesão de escolas públicas ao Programa de Ensino Integral.

A presidenta Dilma Rousseff destacou ontem segunda-feira (29), em seu programa de rádio “Café com a Presidenta”, a adesão de mais de 49 mil escolas públicas em todo o País ao Programa de Ensino Integral Mais Educação.

Segundo Dilma, o programa reflete o esforço do governo para ampliar o número de alunos do ensino fundamental e médio que estudam em dois turnos nas escolas públicas. “Só em 2013, nós já investimos R$ 1,8 bilhão nesse programa de educação integral”, afirmou a presidenta.

A maior parte dos recursos, de acordo com Dilma, é repassada diretamente para a escola contratar monitores e professores, comprar material e preparar os espaços para receber as crianças nas atividades do chamado contraturno, que é o segundo turno. “O MEC também repassa recurso a mais para as prefeituras para garantir a alimentação de quem fica o dia todo na escola”, explicou Dilma Rousseff.

Durante o programa, Dilma reafirmou a importância da educação integral para alunos e suas famílias na melhoria do aprendizado e a garantia de mais segurança para crianças e adolescentes. “Nenhum País do mundo chegou a se transformar em uma nação desenvolvida sem que as crianças tenham dois turnos na escola, nos colégios”, explicou a presidenta. 

Dilma ressaltou ainda, as atividades a serem realizadas no turno complementar, entre elas, o acompanhamento pedagógico obrigatório, com aulas de reforço escolar em matemática, português, ciência e um idioma; a prática de esportes e a participação dos estudantes em atividades culturais. 

A meta do governo é que 60 mil escolas públicas participem do Programa de Ensino Integral Mais Educação até 2014.  A prioridade, de acordo com Dilma, tem sido as escolas frequentadas pelas crianças mais pobres, que recebem o Bolsa Família e representam hoje, 32 mil escolas de tempo integral. “O nosso objetivo é atender as crianças mais vulneráveis e dar a elas a oportunidade de estudar e melhorar de vida”, disse a presidenta.

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