domingo, julho 28, 2013

Ronco é um sinal dado pelo corpo de que algo está errado e exige tratamento.

O sono é um dos momentos mais importantes do nosso dia. Enquanto dormimos, o organismo realiza funções essenciais, com consequências diretas sobre a saúde. Mas nem todo mundo tem um sono tranquilo. Dormir com alguém que ronca pode tornar desagradável esse momento de descanso, principalmente para quem sofre desse mal.

Ao contrário do que muita gente pensa, roncar não é normal em nenhuma época da vida. O ronco é um sinal que o corpo dá de que há algo errado. Alfredo Lara, otorrinolaringologista do Hospital CEMA, em São Paulo, e especialista em medicina do sono, explica que o ronco pode ser ocasionado por diversos fatores e o mais comum deles é o envelhecimento.

“O ronco é mais frequente no homem com mais de 50 anos. Entretanto, na faixa pediátrica isso também é comum, em média, crianças roncam mais do que um adulto jovem e isso acontece pelo excesso de tecidos de defesa, como  amígdalas e adenoide”, ressalta o médico.

Um dado surpreendente é que em uma determinada época da vida o número de mulheres que sofrem com o ronco salta significantemente. “Aos 30 anos, 24% dos homens roncam e apenas 8% das mulheres. Aos 50 anos, esses números saltam para 60% e 50%, respectivamente”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário