Imersos desde crianças num mundo mediado pelas telas dos smartphones e
com possibilidade de acesso ininterrupto à informação, a Geração Z tem
uma predileção por atividades de lazer on-line. É o que indica o estudo
conduzido pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e
pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) em parceria com o
Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Dados
do levantamento mostram que 54% dos jovens de 18 a 24 anos afirmam que
nos momentos de lazer, a atividade mais comum é navegar na Internet.
Seguido de ouvir música (53%) e assistir filmes, seriados, novelas e
programas em geral (51%).
A constante conectividade e exposição desses jovens faz com que
eles se preocupem com a aparência física e com a autoimagem, uma vez que
92% tomam alguma atitude para ficar mais bonitos e se sentir bem e
confiantes. De acordo com a pesquisa, 47% dos jovens costumam comprar
roupas, sapatos e acessórios. Enquanto 46% afirmam que cuidam dos
dentes, 41% procuram se alimentar de forma saudável e 40% fazem
atividades físicas. Somente 8% admitem não fazer nada com este objetivo.
Esses jovens também parecem dispostos a investir na qualidade de
vida, uma vez que nove em cada dez entrevistados dizem que tomam algum
cuidado com a saúde (94%), sendo que os principais são dormir bem (48%) e
fazer exercícios físicos (45%) e evitar pensar em coisas negativas
(44%).
O presidente da CNDL, José César da Costa, aponta que a constante
presença nas redes sociais faz com que os jovens da Geração Z tenham
uma preocupação com a autoimagem, uma vez que estão sujeitos a um alto
grau de exposição.
“Esses jovens estão sempre conectados e as redes sociais são
extensões de sua personalidade. São pessoas cuja trajetória de vida é
acompanhada de perto em postagens públicas de vídeos e fotos nas redes
sociais, onde percebe-se que há uma atenção no cuidado com a própria
imagem”, afirma Costa.
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