sexta-feira, novembro 08, 2019

Terremoto no Irã deixa pelo menos 5 mortos e mais de 300 feridos.

O número de mortes causadas por um terremoto de magnitude 5,9 que atingiu o noroeste do Irã na madrugada de hoje (8) subiu para cinco, enquanto o número de feridos já ultrapassa 300, informaram as autoridades locais.

No início da manhã, a televisão estatal iraniana informava que eram três mortos e 20 feridos.

Segundo o Centro Sismológico do país, o terremoto atingiu o condado de Tark, na província do Azerbaijão Oriental às 2h17 (hora local), área que fica a cerca de 400 quilômetros (km) de Teerã.

Mais de 40 tremores secundários sacudiram depois a região rural, situada nas montanhas Alborz, o que levou os moradores a deixar as suas casas em pânico.

O terremoto feriu pelo menos 312 pessoas, informou a televisão estatal, adiantando que apenas 13 foram hospitalizadas. Trinta casas foram destruídas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos registrou o epicentro do terremoto a 10 (km) de profundidade, explicando que os tremores com pouca profundidade tendem a causar mais danos.

O Irã fica localizado em uma região propensa a sismos e registra, em média, um terremoto por dia.

Em 2003, um tremor de magnitude 6,6 arrasou a cidade histórica de Bam, matando 26 mil pessoas.
 
Em 2017, um terremoto de magnitude 7 atingiu a zona ocidental do país, provocando a morte de 600 pessoas e deixando mais de 9 mil feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário