quinta-feira, junho 30, 2016

Instituições Federais discutem modelos de gestão unificada.

Os pró-reitores de Planejamento e de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Emanoel Evangelista e Anailson Gomes, respectivamente, participaram do segundo encontro do Fórum de Pró-reitores dessas duas áreas das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) realizado este ano.

Entre 22 e 24 deste mês, foram discutidas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, capital do estado, as premissas de uma universidade socialmente relevante, tema da palestra de abertura proferida pelo reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho. Os relatos, palestras e apresentação de painéis abordaram orçamento, crise, planejamento, boas práticas de gestão, taxa de sucesso, evasão e retenção nas IFES.

Para o avanço da gestão das IFES foi apresentada a Informatização do Plano de Desenvolvimento Institucional (ForPDI), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG), projeto de pesquisa apresentado pelo professor Paulo Henrique de Souza Bermejo, da Universidade de Brasília (UNB).

Trata-se de uma plataforma aberta para gestão e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de universidades federais e outras instituições públicas, desenvolvido pela Comissão de Planejamento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), UNIFAL-MG, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a UNB. Mais informações em www.forpdi.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário