terça-feira, junho 23, 2026

Inscrições para a III Corrida Alvinegra terminam em 26 de junho.

O ABC Futebol Clube está com as últimas vagas abertas para a III Corrida Alvinegra, que acontece no dia 28 de junho, no estádio Frasqueirão, em Natal/RN.

O evento conta com três modalidades: caminhada de 3 km, corrida de 5 km e corrida de 10 km, sendo que as vagas para a distância mais longa estão praticamente esgotadas.

Os valores das inscrições partem de 139 reais para sócios, idosos, pessoas com deficiência e beneficiários do Sesc, e 159 reais para o público geral. As inscrições podem ser feitas pelo site corridaalvinegra.com.br, até o dia 26 de junho.

Governo enviará projeto à Câmara para aumentar limite do MEI.

O governo federal se comprometeu a enviar, nesta quarta-feira (24), à Câmara dos Deputados, um projeto de lei (PL) para aumentar o limite de faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs), atualmente fixado em R$ 81 mil de receita anual, ou R$ 6.750 ao mês.

A medida deve ainda elevar o limite de contratados pelo MEI para, pelo menos, dois funcionários. Hoje, o limite é de um funcionário com carteira assinada.

O ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, afirmou que o governo está em processo de construção da proposta de mudanças para os MEIs.

“Será encaminhado ao Congresso [projeto] alterando o limite do MEI que vai beneficiar os microempreendedores de todo o país. Será uma conquista enorme para os pequenos empreendedores”, disse, em rede social.

O governo tem argumentado que o teto do MEI está sem reajuste há anos, o que prejudica o desenvolvimento dos negócios. O último reajuste ocorreu em janeiro de 2018.

Nesta terça-feira (22) Guimarães se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, para discutir a tramitação da matéria.

Motta afirmou que o texto deve ser discutido em comissão especial antes de seguir ao plenário. Segundo ele, o texto do Executivo chega à Casa amanhã.

“Estamos buscando um texto que garanta o equilíbrio fiscal e atenda a necessidade dos microempreendedores”, disse.

Os trabalhadores autônomos que conseguem se enquadrar nos limites de faturamento do MEI tem vantagens em relação a tributos e encargos previdenciários.

Se o faturamento superar o teto atual de R$ 81 mil anual, o autônomo passa a ser enquadrado como microempresário (ME), sendo tributado pelo regime do Simples Nacional.

Rio Grande do Norte conquista 2º lugar nacional em prêmio da qualidade da informação contábil e fiscal.

O Rio Grande do Norte conquistou o segundo lugar no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Em sua quarta edição, a premiação reconhece estados e municípios que se destacam pela qualidade, consistência e transparência das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

O resultado foi anunciado ontem  segunda-feira (22), durante cerimônia realizada em Brasília. A conquista reflete o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, a transparência pública e o aprimoramento contínuo da gestão financeira.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra, o reconhecimento representa um marco na trajetória da administração pública estadual.

“Mais do que uma conquista administrativa, este reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional demonstra a capacidade do Estado de produzir informações cada vez mais confiáveis, tempestivas e aderentes às melhores práticas da gestão pública, fortalecendo a transparência, a tomada de decisões e a confiança da sociedade nas instituições públicas”, destacou.

A evolução do Rio Grande do Norte no ranking é resultado de um amplo processo de reestruturação da Contabilidade Geral do Estado, iniciado em 2019. Em 2018, o Estado ocupava a última colocação no levantamento nacional. Em 2025, alcançou o quinto lugar e, agora, chegou à segunda posição.

Segundo Álvaro Bezerra, o avanço é fruto de um trabalho integrado entre a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento dos órgãos e secretarias estaduais.

“Esse trabalho foi desenvolvido de forma contínua e integrada, envolvendo a Contabilidade Geral do Estado e as unidades de finanças e orçamento de todas as secretarias e órgãos estaduais. Como resultado desse esforço coletivo, o Rio Grande do Norte vem registrando, ano após ano, uma evolução consistente em seus indicadores, até alcançar posição de destaque no cenário nacional”, ressaltou.

O trabalho contínuo de fortalecimento da contabilidade estadual também foi destacado pelo secretário do Tesouro Estadual, Flávio Rocha. Segundo ele, o resultado alcançado reflete o esforço realizado nos últimos anos para reestruturar e modernizar a gestão contábil do Estado.

“O avanço da qualidade da informação contábil e fiscal do Rio Grande do Norte é motivo de grande orgulho e representa um passo decisivo rumo à consolidação da solidez fiscal do Estado. Quando a atual gestão assumiu, em 2019, encontrou uma contabilidade fragilizada e indicadores fiscais de baixa qualidade. Diante desse cenário, uma das primeiras medidas adotadas foi o fortalecimento da Contabilidade Geral do Estado. Somente com uma contabilidade forte, estruturada e confiável é possível construir um ambiente fiscal equilibrado e sustentável, capaz de gerar resultados positivos para a administração pública e para a sociedade”, afirmou.

Para o contador-geral do Estado, Leonardo Araújo, o desempenho é consequência direta da qualificação técnica das equipes, da modernização dos processos e do aprimoramento dos sistemas de informação.

“A participação do Rio Grande do Norte no prêmio possui um significado especial, pois evidencia o compromisso do Estado com o fortalecimento da gestão pública, a transparência fiscal e a produção de informações de qualidade, essenciais para o controle social e para a atuação dos órgãos de fiscalização. Informações contábeis e fiscais confiáveis são fundamentais para a tomada de decisões, o planejamento governamental e a correta aplicação dos recursos públicos em benefício da população”, afirmou.

A iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional tem como objetivo incentivar a boa gestão das finanças públicas, reconhecendo estados e municípios pela qualidade dos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

Representaram o Rio Grande do Norte na cerimônia de premiação o secretário de Estado da Fazenda, Álvaro Bezerra; o secretário do Tesouro Estadual, Flávio Rocha; o contador-geral do Estado, Leonardo Araújo; o secretário de Finanças do Tribunal de Justiça, Gustavo Medeiros; o coordenador de Contabilidade da Defensoria Pública do Estado, Allan Targino; e os auditores de Finanças da Contabilidade Geral do Estado, Jasânea Dantas e André Souto.

Consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026 inicia hoje.

A Receita Federal libera nesta terça-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O crédito bancário será realizado no dia 30 de junho.

A consulta pode ser feita a partir das 9h, pelo site da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar minha restituição”

Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, 

Com R$ 16 bilhões em créditos e 9.585.797 contribuintes contemplados, o lote é o maior da história em quantidade de contribuintes contemplados. O valor pago será igual ao do primeiro lote de restituição deste ano, registrado no dia 29 de maio deste ano. 

Do total, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:

  • Idosos acima de 80 anos: 155.060 restituições
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 1.106.923 restituições
  • Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 106.294 restituições
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 507.768 restituições

Outras 7.709.752 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via PIX.

Conselho Nacional de Educação atualiza regras do ensino integral.

O Conselho Nacional de Educação (CNE) alterou diretrizes do ensino integral na educação básica e definiu prazo até 31 de outubro para que cada rede atualize suas normas.

A medida está publicada na edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial da União.

Pelo novo texto, estados, municípios e o Distrito Federal deverão revisar e atualizar todos os atos normativos que regulamentam a educação integral, como resoluções, portarias, diretrizes curriculares, regimentos escolares e projetos pedagógicos.

Esses atos deverão passar pelos respectivos conselhos de educação e seguir orientações do Ministério da Educação.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira.

As seis dezenas do concurso 3.022 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está estimado em R$ 3,5 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio.

A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha. 

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Com a mudança mais recente, o esquema volta a ser: 

  • Três doses aos 2, 4 e 6 meses para conferir proteção básica;
  • Duas doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade, para complementar a prevenção. 

Nas cinco ocasiões serão aplicadas a vacina inativada injetável. Todas as crianças menores de 5 anos que não tiverem recebido as cinco doses devem ser levadas ao posto de saúde para verificar a necessidade de atualização vacinal. 

A mudança no esquema de vacinação foi decidida após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e comunicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em uma nota técnica na semana passada. Ela passa a valer a partir do dia 3 de agosto. 

O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos e em 1994 recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus. No entanto, apesar de estar erradicado em grande parte do globo, o vírus da pólio ainda circula em alguns países e a vacinação é a única forma de prevenir a doença e evitar que ela volte a causar surtos, como foi no passado.

Entre os anos de 1968 e 1989 o Brasil registrou mais de 26 mil infecções por pólio. Geralmente o vírus causa sintomas leves, mas ele pode atingir o sistema nervoso central e causar paralisia e morte. Por isso, a poliomielite também é chamada de "paralisia infantil". 

Lula inaugura obra na Serra das Araras que incorpora ações ambientais.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugura nesta terça-feira (23), a primeira etapa das obras da Nova Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), altura do município de Paracambi, no Rio de Janeiro. Além de ampliar a segurança e a capacidade viária, o empreendimento incorpora ações de sustentabilidade ambiental e social.

Um dos exemplos de práticas sustentáveis, no âmbito da engenharia pesada, é a instalação de uma central de britagem dentro do próprio canteiro de obras. A estrutura permite o reaproveitamento dos fragmentos de rochas gerados nas escavações e detonações para a produção de materiais utilizados na construção da própria rodovia, evitando a geração de resíduos e a necessidade de extração de matéria-prima em outras áreas.

Anac autoriza duas novas companhias aéreas a operar no Brasil.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou duas novas companhias aéreas estrangeiras a operar em território nacional no transporte aéreo internacional regular de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil, sendo a Espanhola Wamos Air e a nigeriana Air Peace.

“A Agência autorizou as empresas da Espanha Wamos Air S.A. a realizar operações regulares internacionais no país e a nigeriana Air Peace Ltd. para operar serviços regulares de transporte aéreo internacional de passageiros e carga com origem e/ou destino no Brasil”, disse em nota.

Segundo a Anac, as autorizações foram concedidas com base no Código Brasileiro de Aeronáutica e seguem os procedimentos previstos pela regulamentação para empresas estrangeiras interessadas em atuar no mercado brasileiro.

Ainda em comunicado, a agência afirmou que as autorizações reforcam “o foco na ampliação da conectividade aérea internacional e na promoção de um ambiente regulatório que favoreça a concorrência”.

Brasil bate recorde de passageiros em voos domésticos em 2026.

O Brasil registrou um recorde na movimentação de passageiros domésticos nos primeiros cinco meses de 2026, segundo dados compilados pelo Ministério do Turismo e divulgados ontem segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas embarcaram em viagens em território nacional, número 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. Foi a primeira vez na história que o Brasil ultrapassou a marca de 42 milhões de passageiros no período.

O resultado de maio também foi recorde: no mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil – número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 foi a maior desde o início da série histórica, em 2000.

Comunicado do SINTE regional de João Câmara.

 


Denúncias de violência digital contra mulheres crescem 188% em um ano.

As denúncias de violência contra mulheres no ambiente digital cresceram 188,6% em um ano, segundo dados divulgados ontem  segunda-feira (22) pelo Ministério das Mulheres.

De acordo com a pasta, de janeiro a maio deste ano a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 recebeu 16.725 denúncias do tipo. No mesmo período do ano passado foram 5.795 ocorrências do tipo. 

O levantamento mostra que, cada vez mais, as redes sociais, aplicativos de mensagens, jogos online e outros ambientes virtuais estão sendo usados para controlar, ameaçar, humilhar, expor indevidamente, perseguir, intimidar, chantagear ou ferir a dignidade e o corpo de meninas e mulheres.

Em entrevista à imprensa, a ministra da Mulheres, Márcia Lopes, explicou que o aumento desse tipo de denúncia pode refletir, na verdade, a redução das subnotificações.

“Ter os dados da realidade é muito importante. A gente só vai acertar nas respostas pelos governos, políticas públicas, quando tiver mais realismo nas informações.”

Para Márcia Lopes, a possível queda das subnotificações pode ser motivada por dois fatores: o aumento da confiabilidade no serviço, porque as mulheres se sentem mais seguras para denunciar; e também o aprimoramento da qualidade e do acolhimento pelo canal, que pode incentivar as denúncias.

Técnico do tetra, Parreira apresenta melhora, mas permanece na UTI.

O técnico campeão do tetra, Carlos Alberto Parreira, 83 anos, apresentou melhora clínica ontem segunda-feira (22). Parreira “está com pouca sedação e ainda respira com o auxílio de aparelhos”, de acordo com boletim médico do Hospital Samaritano Barra.

Parreira segue “internado na UTI com inflamação pulmonar e insuficiência respiratória aguda”. O quadro continua exigindo cuidados intensivos e não há previsão de alta.

O treinador, de 83 anos, está internado desde o dia 17 deste mês, com um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que ataca o sistema de defesa do organismo.

No ano passado, apresentou sinais de remissão da doença, mas pouco depois ela voltou e Parreira retomou o tratamento. médico.

Inglaterra e Gana disputam liderança do Grupo L; veja jogos da Copa.

A Copa do Mundo 2026 terá quatro confrontos nesta terça-feira (23), pela segunda rodada dos grupos K e L. A primeira partida será entre Portugal e Uzbequistão, às 14h, em Houston.

Às 17h, a Inglaterra enfrentará a seleção de Gana, na cidade de Boston. Mais tarde, às 20h, será a vez de Panamá e Croácia se enfrentarem em Toronto.

A rodada se encerrará com a partida entre Colômbia e RD do Congo, às 23h, em Guadalajara.

Jogos desta terça-feira, 23 de junho:

14h – Portugal x Uzbequistão (grupo K)

17h – Inglaterra x Gana (grupo L)

20h – Panamá x Croácia (grupo L)

23h – Colômbia x República Democrática do Congo (grupo K).

TJRN faz novo leilão nesta quinta (25) com mais de 80 imóveis em Natal/RN.

O TJRN, por meio da Central de Avaliação e Arrematação da comarca de Natal, vai leiloar, a partir das 9h, esta quinta-feira (25/6), 80 imóveis em vários bairros de Natal.

São casas e apartamentos em Tirol, Petrópolis, Cidade Alta, Ponta Negra, Candelária, Capim Macio, Planalto, Lagoa Seca e Lagoa Nova, entre outros bairros, além de escritórios em Lagoa Nova e Tirol e terrenos no San Vale e Genipabu.

O leilão será online e os lances deverão ser apresentados em tempo real, durante o pregão, pelo site www.lancecertoleiloes.com.br, onde os interessados poderão se cadastrar.

Todos os imóveis podem ser arrematados, no segundo pregão, com até 50% do valor da avaliação e o pagamento pode ser feito em até 30 parcelas, acrescidas de juros Selic, com 25% do valor em lance no ato.

O leilão é realizado pelo leiloeiro Francisco Doege e presidido pelo juiz Ricardo Augusto de Medeiros Moura, da Central de Avaliação e Arrematação da Comarca de Natal.

Anvisa aprova novo medicamento oral para tratamento de câncer de mama avançado.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), indicado para o tratamento de câncer de mama em pacientes adultos previamente submetidos à terapia endócrina.

A decisão foi publicada na segunda-feira (22/6) e autoriza o uso do medicamento desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil Ltda. como monoterapia.

Para quais casos o medicamento é indicado

O Inluriyo® é indicado para pacientes com câncer de mama localmente avançado, quando o tumor não pode ser removido por cirurgia, ou metastático, quando a doença já se espalhou para outras partes do corpo.

O tratamento é voltado para tumores do tipo receptor de estrogênio positivo (ER+), HER2-negativo (HER2-) e com mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m), características que influenciam diretamente na escolha terapêutica.

Medicamento é de uso oral e monoterapia

Segundo a Anvisa, o medicamento é administrado por via oral e utilizado como monoterapia, ou seja, sem associação obrigatória com outros fármacos no esquema inicial de tratamento.

A aprovação amplia as opções terapêuticas disponíveis para pacientes que já receberam tratamento hormonal anteriormente.

Câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente entre mulheres no país.

Entre 2023 e 2025, foram estimados 73.610 novos casos, o que representa cerca de 30,1% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no Brasil.

A Anvisa é responsável pela regulação e registro de medicamentos no país, garantindo a segurança, eficácia e qualidade dos produtos disponibilizados à população.

Homem chega a hospital com projétil de 20 cm no reto e mobiliza equipe antibombas.

Um caso inusitado chamou atenção na cidade de Toulouse, na França, após um homem de 24 anos dar entrada em um hospital com fortes dores e uma situação incomum envolvendo um objeto metálico no corpo.

Inicialmente, a equipe médica suspeitava de um corpo estranho comum. No entanto, exames revelaram algo mais grave: um projétil de aproximadamente 20 cm alojado no organismo do paciente.

Diante da possibilidade de risco, o hospital acionou uma equipe especializada em desativação de explosivos para avaliar se o material poderia oferecer perigo de detonação.

Segundo o jornal francês La Dépêche, após análise técnica, os especialistas constataram que o projétil era antigo e não apresentava risco de explosão.

Com a situação controlada, o objeto foi removido por meio de procedimento cirúrgico. O paciente recebeu atendimento médico e não houve registro de complicações graves.

Banco Digimais é alvo de operação da Polícia Federal.

A Polícia Federal (23) está desde cedo nas ruas para cumprir mandados judiciais no âmbito da Operação Miragem, deflagrada nesta terça-feira (23) para apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na Lei nº 7.492/1986.

O alvo das investigações é o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Entre as medidas estão a quebra de “sigilos bancário e fiscal dos investigados e o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões. O alvo da operação é uma instituição financeira

Segundo a PF, as investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central, indicam que os “investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares”.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela Lei nº 7.492/1986.

segunda-feira, junho 22, 2026

Reenquadramento dos aposentados da saúde estadual avança e 5º lote é implantado na folha de junho com retroativo a janeiro.

O Sindsaúde/RN foi informado nesta segunda-feira (22) que o pagamento do reenquadramento dos servidores aposentados da saúde do 5º lote já está implantado na folha salarial de junho de 2026, com efeitos retroativos a janeiro deste ano. 7

A medida contempla 1.128 servidores/vínculos aposentados considerados aptos ao reenquadramento por possuírem mais de 30 anos de tempo de serviço prestado ao Estado do Rio Grande do Norte até 31 de dezembro de 2021. Em relação aos valores devidos de maio a dezembro de 2025, o  processo será encaminhado ao Ipern para autorização de empenho.

A implantação do 5º lote representa uma importante vitória para o Sindsaúde/RN, que desde a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde Estadual, em 2022, vem travando uma luta permanente para garantir que os aposentados tenham reconhecido o direito ao reenquadramento, respeitando todo o tempo dedicado ao serviço público estadual. 

Em relação ao 4º lote, foram reenquadrados 514 servidores/vínculos aposentados que também contavam com mais de 30 anos de serviço prestado ao Estado até 31 de dezembro de 2021. O lote foi implantado em janeiro de 2026 e teve a despesa reconhecida, sendo posteriormente encaminhado à Coordenadoria de Finanças e Planejamento do Ipern. Atualmente, o processo encontra-se na Chefia de Gabinete do Instituto para assinatura do termo de reconhecimento de dívida. 

Ao todo, 4.072 servidores aposentados já tiveram o direito ao reenquadramento reconhecido. Os três primeiros lotes foram implantados pela Copag/Sead, com pagamento retroativo a maio de 2025, garantindo um avanço significativo para milhares de trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram décadas de suas vidas ao serviço público.

Ao longo dos últimos anos, o reenquadramento dos aposentados foi um tema constantemente debatido e reivindicado pelo Sindsaúde/RN em reuniões, mesas de negociação, assembleias e mobilizações. O sindicato seguirá acompanhando todos os trâmites administrativos e cobrando celeridade dos órgãos responsáveis até que todos os servidores aposentados com direito ao reenquadramento estejam recebendo aquilo que lhes pertence por direito.

Três lições da Educação Financeira para formar crianças conscientes.

Atividades práticas e hábitos simples ajudam crianças a desenvolver consumo consciente e responsabilidade em casa e na escola.

Tudo começa com pequenas escolhas. Aprender a importância de uma alimentação saudável, evitar o desperdício de água, comida e energia, cuidar dos materiais escolares e compartilhar com outras pessoas aquilo que já não é mais utilizado, mas que ainda está em bom estado de conservação, são atitudes simples que ajudam a desenvolver consciência, cidadania e senso de compromisso desde cedo. Situações que parecem comuns à infância são, na verdade, os primeiros passos para desenvolver responsabilidade sobre o consumo em casa. E não é de hoje que a educação financeira vem ganhando espaço também dentro das escolas. Uma das estratégias é aproximar o tema da realidade dos estudantes de forma prática e acessível, especialmente durante o Ensino Fundamental.

A proposta é mostrar que aprender sobre escolhas financeiras faz parte da formação cidadã. A iniciativa deve estar pautada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No documento, que orienta a organização da Educação Básica em todo o país, a Educação Financeira está entre os Temas Contemporâneos Transversais. Na prática, isso significa que o assunto pode ser trabalhado em diferentes componentes curriculares e contextos, indo muito além da Matemática e estimulando reflexões sobre consumo, organização e tomada de decisões. “Na infância, a Educação Financeira começa a ser desenvolvida em situações muito simples do dia a dia, como aprender a cuidar dos próprios brinquedos, fazer escolhas e até mesmo no planejamento cotidiano, como em uma lista de compras, quando possível. Ao desenvolver esse olhar desde cedo, há mais chance da criança construir uma relação de equilíbrio com o consumo e com o planejamento”, explica a editora de conteúdo de Matemática da Aprende Brasil Educação Luana Baier.

As atividades voltadas ao Ensino Fundamental precisam ser pensadas para dialogar com a faixa etária dos estudantes. Nos Anos Iniciais, os conteúdos aparecem em histórias, atividades lúdicas e projetos temáticos que ajudam as crianças a diferenciar desejos e necessidades. Conforme a idade escolar avança, os estudantes passam a discutir planejamento, cooperação, organização e hábitos de consumo mais conscientes.

Participação da família é fundamental.

A aprendizagem sobre Educação Financeira pode ser fortalecida com a participação da família, especialmente por meio de situações vivenciadas no dia a dia. Conversas durante as compras do mês, o uso consciente dos recursos financeiros, a definição de pequenas metas ou até decisões relacionadas ao reaproveitamento de materiais ajudam crianças e adolescentes a compreender que o dinheiro está diretamente ligado a escolhas, prioridades e consequências. Luana dá alguns exemplos de atividades para aplicar os princípios da Educação Financeira em casa:

1. Necessidade X Desejos.

“Quando for às compras com a criança, em vez de apenas colocar os produtos no carrinho, dê a ela uma missão. Antes de sair, façam juntos uma lista dos itens que precisam ser comprados. Então, quando ela pedir algo extra, pergunte: ‘Isso é uma necessidade? Ou isso é um desejo e queremos apenas por prazer?’”, explica a especialista. Essa é uma forma de aplicar o pilar do consumo consciente, que ensina a criança a priorizar o que é uma necessidade e entender que o recurso é finito, nesse caso o dinheiro. 

2. O Grande sonho. 

Uma das prerrogativas da Educação Financeira é incentivar o planejamento. Então, em vez de apenas dar dinheiro à criança, sem falar sobre destino ou objetivo, procure conversar com ela e identificar objetivos de curto prazo, como um brinquedo, um livro ou um passeio. Cole uma foto desse objetivo no pote ou cofrinho que será usado para guardar o dinheiro. “Isso ensina a espera gratificada e o planejamento financeiro. A criança aprende que poupar é uma ferramenta para realizar escolhas futuras." 

3. Orçamento de pequenas decisões. 

Luana lembra que as crianças precisam exercitar a autonomia, mas com algum tipo de supervisão. “Dê autonomia para a criança em situações controladas. Diga a ela, por exemplo: ‘temos R$ 30,00 para escolher o lanche do piquenique de hoje. O que compensa mais comprar?’. E, então, deixe que ela compare sozinha preços e marcas”, aconselha. Situações como essa trabalham a tomada de decisão e a responsabilidade. Ao errar - por exemplo, comprando algo caro que acaba rápido -, os pequenos aprendem as consequências das escolhas que fazem em um ambiente seguro, desenvolvendo autonomia crítica. 

A especialista reforça, no entanto, que a Educação Financeira vai muito além do aprendizado relacionado ao dinheiro. Esse é um tema que envolve o desenvolvimento de hábitos, valores e competências que contribuem para escolhas mais conscientes e responsáveis ao longo da vida. Com crianças de até dez anos, isso pode ser trabalhado por meio de experiências simples e significativas, como o reaproveitamento de alimentos em receitas – utilizando cascas de frutas para preparar geleias, bolos e outras receitas. Já com crianças e adolescentes de dez a 14 anos, é possível ampliar essa discussão por meio da construção de composteiras, da criação de hortas em casa ou nas comunidades, da análise de rótulos de produtos e da reflexão sobre temas que relacionam saúde, consumo e sustentabilidade, por exemplo.

Essa perspectiva está alinhada ao conceito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A Educação Financeira é o processo pelo qual indivíduos e sociedades desenvolvem conhecimentos, valores e competências que lhes permitem compreender oportunidades e riscos, tomar decisões informadas, buscar orientação quando necessário e adotar práticas que contribuam para seu bem-estar e para a construção de uma sociedade mais responsável e comprometida com o futuro. Dessa forma, ela não se limita à gestão de recursos monetários, mas abrange também o consumo consciente, o uso responsável dos recursos naturais, a valorização da saúde e o desenvolvimento da cidadania.

Governo do Estado do RN nomeia 80 profissionais na área da saúde para atuar nas regionais de Natal e Mossoró.

O Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte publicou em edição extra na sexta-feira (19) a nomeação de 80 profissionais da área da saúde para atuação nas regionais de Natal, a 7ª Usarp com cinco municípios, e a de Mossoró, a 2ª, com cobertura de 14 municípios. 

Foram convocados técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas aprovados no Concurso Público regido pelos Editais nºs 01 e 02/2025-SEAD/SESAP.

Toda a documentação necessária, incluindo exames, para efeito de posse dos nomeados, está listada na publicação do DOE. 

O prazo para tomar posse é de 30 dias podendo ser estendido por mais 30.

Governo inaugura 5ª Central do Cidadão em Natal e a 30ª no RN.

O Governo do RN investiu mais de R$ 600 mil (exatos R$ 684.737,84) na instalação da Central do Cidadão no bairro da Ribeira. Os recursos foram empregados na reforma do prédio e adaptação para acomodar os serviços. O novo equipamento é localizado no prédio onde funcionou o PROCON estadual.

Na nova unidade serão oferecidos os serviços da Polícia Científica, (emissão de carteira de identidade), emissão de segunda via do RG e atendimento da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Polícia Judiciária, Detran (carteira de habilitação), Caern e Sistema Nacional de Emprego (Sine). A unidade também conta com sala de acolhimento para atender portadores de TEA.

O RN conta hoje com 30 Centrais do Cidadão distribuídas em Natal, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste e em outros 23 municípios, que receberam investimentos de R$ 52 milhões nos últimos sete anos.

Estudo indica desconfiança do torcedor, mesmo após 1ª vitória na Copa.

O início da jornada do Brasil na Copa do Mundo não empolgou o torcedor. Nem mesmo a vitória por 3 a 0 sobre o Haiti, na sexta-feira passada (19), amenizou a desconfiança pós-estreia, quando a seleção brasileira empatou por 1 a 1 com Marrocos, no último dia 13.

É o que mostra a nova rodada do estudo Eu Vi o Brasil - O país do futebol?, feita pela agência de pesquisas de mercado IMO Insights, à qual a Agência Brasil teve acesso nesta segunda-feira (22).

Segundo a pesquisa, a confiança na equipe de Carlo Ancelotti despencou 17 pontos percentuais em relação a antes da Copa (37% a 20%). Os sentimentos de empolgação (queda de 41% para 28%), alegria (38% para 27%) e esperança (45% para 35%) também apresentaram quedas sensíveis no comparativo com o pré-mundial.

Ainda conforme o estudo, houve avanço no entendimento quanto à entrega da seleção brasileira em campo. A percepção de comprometimento subiu de 22% após o jogo com Marrocos para 28% depois da vitória sobre o Haiti, enquanto a de humildade foi de 17% para 23%.

Por outro lado, a leitura de que o grupo é "talentoso" e "competitivo", mesmo com o triunfo de sexta, caiu de 43% para 37%. Já a sensação do time ser "midiático" cresceu de 24% para 30% entre uma partida e outra.

O levantamento é atualizado semanalmente, com homens e mulheres de 18 anos ou mais, das classes A, B e C, em âmbito nacional. Ele faz parte de uma plataforma de pesquisas chamada Eu Vi o Brasil, criada em 2023 para análise de comportamentos, valores e percepções dos brasileiros visando marcas, empresas e organizações.

Moraes vai decidir se Bolsonaro continuará em prisão domiciliar.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve decidir até a próxima quinta-feira (25) se a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro será mantida. A data marca o fim do prazo de 90 dias da prisão especial.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no processo de trama golpista e cumpre prisão domiciliar temporária desde o dia 27 de março deste ano.  

Os advogados afirmaram ao STF que Bolsonaro não tinha condições de voltar para a prisão devido ao agravamento dos problemas de saúde do ex-presidente, que, à época, se recuperava uma pneumonia bacteriana. 

A partir de exames atuais solicitados à defesa, Moraes vai analisar se Bolsonaro pode retornar para o presídio ou permanecerá em casa.

O caso da arma atribuída ao ex-presidente também poderá ser analisado pelo ministro ao decidir o caso.

Na semana passada, um segurança de Bolsonaro foi parado em uma blitz, em Brasília, com uma arma do ex-presidente. Segundo o militar, o armamento seria levado para conserto.

Ao tomar conhecimento do caso, Moraes cobrou explicações sobre a solicitação do reparo "às vésperas do encerramento do período de 90 dias da domiciliar". 

RN terá novo voo direto entre Natal e Buenos Aires.

O Rio Grande do Norte ganhará um novo voo internacional direto entre Natal e Buenos Aires. A rota foi anunciada na sexta-feira (19) pelo Governo do Estado e pela Latam Airlines e será operada durante a alta temporada, entre 15 de dezembro de 2026 e 28 de fevereiro de 2027.

Segundo o anúncio, os voos serão realizados três vezes por semana, às terças-feiras, sextas-feiras e sábados. A nova ligação amplia a conexão do estado com a Argentina, principal mercado emissor de turistas internacionais para o Rio Grande do Norte.

De acordo com dados da Anac, o fluxo de passageiros argentinos para o estado cresceu 313,2% entre janeiro e abril de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para o governo estadual, a nova rota deve fortalecer o turismo e ampliar a chegada de visitantes durante o verão.

Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações.

Em carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, a seleção de futebol do Irã agradeceu à cidade e aos iranianos que torceram pelo time em solo estadunidense e fez um apelo pela paz entre as nações.

Escrita em inglês, a mensagem foi encontrada quando a delegação já havia deixado o local, após o empate de 0 a 0 contra a Bélgica na fase classificatória da Copa do Mundo 2026, sediada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

“Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.”

A carta cita a hospitalidade da cidade de Los Angeles e agradece aos iranianos que torceram pelo time durante a passagem na Califórnia. “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, finaliza o texto.

Messi se isola na artilharia das Copas e Argentina vai ao mata-mata.

Nesta segunda-feira (22), Lionel Andrés Messi se isolou como o maior artilheiro dos Mundiais masculinos ao balançar as redes duas vezes no triunfo sobre a Áustria, por 2 a 0, em Dallas, nos Estados Unidos.

A partida foi o segundo confronto dos argentinos na primeira fase, pelo Grupo J, e garantiu a classificação para o mata-mata.

O craque de 38 anos iniciou o jogo empatado com o ex-atacante alemão Miroslav Klose, com 16 gols. Com os dois que marcou, chegou a 18, assumindo também a artilharia da Copa deste ano, com quatro gols.

E o recorde ainda pode aumentar, já que a Seleção Argentina tem, ao menos, outros dois compromissos no Mundial: a terceira rodada da fase de grupos e os 16 avos de final, a primeira do mata-mata.

Segundo lote de restituição do IRPF 2026 pode ser consultado amanhã.

A Receita Federal libera nesta terça-feira (23) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

O lote é o maior da história em quantidade de contribuintes contemplados (9.585.797). Serão pagos R$ 16 bilhões em créditos.

O valor pago será igual ao do primeiro lote de restituição deste ano, registrado no dia 29 de maio deste ano. 

A consulta pode ser feita a partir das 9h, pelo site da Receita Federal, na opção “Meu Imposto de Renda” e depois “Consultar minha restituição”

Também é possível consultar pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones, 

“O volume recorde de pagamentos reforça o esforço do órgão em tornar o processo de restituição cada vez mais rápido, eficiente e abrangente”, explica a Receita.

O crédito bancário será realizado no dia 30 de junho. Do total, R$ 4.494.204.020,63 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:

  • Idosos acima de 80 anos: 155.060 restituições
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 1.106.923 restituições
  • Pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave: 106.294 restituições
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério: 507.768 restituições.

Outras 7.709.752 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade legal, mas que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram por receber via PIX. 

Casal morre após moto ser atingida e arrastada por caminhão na Grande Natal/RN,

Um casal morreu em um acidente de trânsito entre uma motocicleta e um caminhão nesta segunda-feira (22), na rodovia RN-316, na cidade de Monte Alegre/RN, na Grande Natal/RN. A moto foi atingida, arrastada por cerca de 300 metros e pegou fogo embaixo do veículo de carga.

As vítimas foram identificadas por familiares como:

Vicente de Paula da Silva, de 66 anos, que pilotava a moto;
Maria das Dores Cruz, de 61 anos, passageira do veículo.

Segundo relatos coletados pela polícia, o caminhão seguia pela RN-316 no sentido de Monte Alegre/RN em direção à BR-101.

A colisão ocorreu quando a motocicleta, que vinha de São José de Mipibu/RN pela estrada transversal RN-002, entrou na via principal, sendo atingida pela frente do caminhão.

Com o impacto, a motocicleta pegou fogo. O próprio motorista do caminhão utilizou um extintor para apagar as chamas.

Ele permaneceu no local do acidente e relatou aos policiais que não conseguiu evitar a batida. O condutor passou por teste de bafômetro, que teve resultado negativo.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Neymar treina sem restrições com o grupo pelo segundo dia seguido.

A seleção brasileira realizou nesta segunda-feira (22) a primeira atividade com grupo completo voltada ao terceiro e último jogo da primeira fase da Copa do Mundo. O atacante Neymar, que passou o último mês tratando uma lesão grau dois na panturrilha direita, participou sem restrições das atividades pelo segundo dia seguido e está mais próximo de estrear na competição.

Na quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), o Brasil enfrenta a Escócia, em Miami.

Como de praxe, a imprensa teve acesso somente aos primeiros 15 minutos dos trabalhos no Columbia Park, centro de treinamento do New York Red Bulls, em Nova Jersey. Durante esse tempo, o técnico Carlo Ancelotti dividiu o elenco em dois grupos com 12 jogadores, para atividades de movimentação e toque de bola rápido.

Neymar ficou junto do goleiro Weverton, do lateral Douglas Santos, dos zagueiros Marquinhos, Danilo e Léo Pereira, dos volantes Danilo Santos, Casemiro e Ederson, do meia Lucas Paquetá e dos atacantes Endrick e Igor Thiago. O grupo foi separado em dois times. O do camisa 10, de colete, ainda teve Danilo Santos, Endrick, Douglas Santos, Marquinhos e Casemiro.

Polícia Fderal consegue extrair conteúdo de segundo celular de Vorcaro.

A Polícia Federal começou a extrair o conteúdo de um segundo celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro nesta segunda-feira (22).

Desde sua primeira prisão, em novembro de 2025, até agora, Vorcaro teve oito celulares apreendidos pela PF em diferentes fases da operação Compliance Zero, mas apenas um deles tinha sido aberto.

Da semana passada para cá, um segundo aparelho teve a criptografia quebrada.

Enquanto isso, sem fornecer senhas para acesso dos investigadores, familiares do banqueiro procuram um novo advogado para auxiliar em uma terceira tentativa de proposta de delação premiada, mas a polícia mostra que avança nas investigações e uma proposta teria que avançar muito para alcançá-las.

A perícia da PF segue tentando abrir também os outros seis aparelhos, quatro deles de modelo iPhone 17, com tecnologia diferente e de mais difícil acesso.

Caminhão carregado de milho tomba na BR-406 entre Taipu/RN e Poço Branco/RN e carga é saqueada por populares.

Um acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (22) na rodovia BR-406, entre os municípios de Taipu/RN e Poço Branco/RN, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Um caminhão carregado de milho tombou às margens da pista, chamando a atenção de motoristas e moradores que passavam pelo local.

Após o tombamento, parte da carga foi saqueada por populares antes da chegada das autoridades. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram pessoas recolhendo sacos de milho espalhados na área do acidente.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para controlar o trânsito, garantir a segurança da via e realizar os procedimentos necessários para o registro da ocorrência.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde do motorista nem sobre as causas que provocaram o tombamento do veículo.

O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Operação da PF combate núcleo financeiro do Comando Vermelho.

A Polícia Federal (PF) prendeu neste fim de semana vários integrantes do Comando Vermelho (CV) com atuação no Rio de Janeiro e em outras regiões do país.

Eles fazem parte do núcleo responsável pela “movimentação, ocultação e dissimulação de recursos ilícitos utilizados para financiar a aquisição de armas de fogo de uso restrito e compra de drogas no exterior para abastecer a facção no Rio e em outros estados".

Dois dos investigados, um deles uma mulher, foram localizados no Suriname, em ação de cooperação internacional, detidos pelas autoridades locais e posteriormente deportados para o Brasil, onde foram presos em Belém, no Pará.

O homem chegou a movimentar mais de R$ 150 milhões durante o período da investigação. Ele atuava na região de fronteira e os recursos eram destinados à aquisição de armamentos e drogas.

A mulher, por sua vez, é apontada como operadora logística e financeira, com histórico de deslocamentos ao Suriname em períodos compatíveis com movimentações suspeitas do dinheiro ilícito.

Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição.

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até as 23 horas e 59 minutos desta segunda-feira (22) para pagar os R$ 85 da taxa de inscrição.

A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) pode ser obtida na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os participantes devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Meios de pagamento

O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, por meio de pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.

Não serão aceitos pagamentos de inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.

Sem devolução de valor

O Inep avisa que o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, se realizado em duplicidade ou se for diferente de R$ 85.

Assim como não será devolvido o pagamento da taxa de inscrição, exceto em caso de cancelamento desta edição do Enem.

O edital do exame esclarece que é proibido transferir o valor referente ao pagamento da taxa de inscrição do Enem para outro participante.

Isentos do Enem

No Enem 2026, o Inep concedeu gratuidade para pessoas dos seguintes perfis e, por isso, não será gerada GRU Cobrança para pagamento:

  • alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública, em 2026;
  • estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
  • participantes do programa Pé-de-Meia do Ministério da Educação (MEC).
  • pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, pertencentes a famílias de baixa renda e com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
  • aqueles que usarão os resultados das provas para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e têm registro no CadÚnico.

Cronograma do Enem 2026

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep decidiram ampliar o prazo para pagamento da taxa. Assim, um novo calendário foi elaborado:

  • novo prazo para pagamento da taxa de inscrição: de 25 de maio a 22 de junho;
  • resposta à solicitação de atendimento especializado: 26 de junho;
  • recurso à negativa de atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
  • resultado do recurso: 10 de julho;
  • aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, é considerado a principal forma de entrada na educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As instituições de ensino públicas e privadas usam os resultados das provas para selecionar os estudantes.

Anvisa revoga parte da suspensão de produtos da Ypê; veja lotes.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revogou parte da suspensão de produtos da Ypê, restringindo a medida a lotes mais antigos de detergentes, desinfetantes e lava-roupas da marca.

A mudança foi publicada nesta segunda-feira (22/06) no Diário Oficial da União, por meio de 4 resoluções da agência. Três delas revogam trechos da decisão anunciada em 15 de junho, enquanto uma nova norma redefine quais produtos permanecem sob restrição.

Segundo a nota oficial, a Anvisa liberou produtos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2026 que apresentaram resultados satisfatórios em análises laboratoriais. Por isso, a medida foi restringida aos produtos fabricados até o fim de 2025.

Eis a lista dos produtos liberados:

Lava-louças (detergentes) com enzimas ativas Ypê;
Lava-louças (detergentes) Ypê;
Lava-louças (detergentes) concentrado Ypê Green;
Lava-louças (detergentes) Ypê toque suave;
Desinfetante Bak Ypê;
Desinfetante Pinho Ypê.

Para os lava-roupas líquidos Tixan Ypê, a manutenção da restrição até março de 2026 está relacionada às ações previstas em um plano de gerenciamento e mitigação de risco apresentado pela fabricante à Anvisa.

Eis os produtos que continuam sujeitos à suspensão de comercialização, distribuição e uso:

Lava-louças Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Desinfetantes Bak e Pinho Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de dezembro de 2025;
Lava-roupas líquidos Tixan Ypê com lotes terminados em “1” fabricados até 31 de março de 2026.
A orientação da Anvisa para os consumidores é verificar o número do lote impresso na embalagem dos produtos da Ypê.

PND 2026: professores podem se inscrever a partir de segunda-feira.

As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) de 2026 estarão abertas de 22 de junho a 3 de julho, e devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Podem participar da PND os estudantes concluintes de cursos de licenciaturas, inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, bem como os demais interessados em participar de concurso ou processo seletivo promovido pela União, estados, distrito federal e municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de processo de admissão próprio.

Em 2025, a prova teve a adesão voluntária de 1.530 redes públicas de ensino para uso dos resultados da PND em processos de seleção para o magistério público, sendo 22 redes estaduais, 18 capitais e 1.490 outros municípios.

Garis fazem paralisação em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22).

Os garis paralisaram as atividades em seis cidades do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (22). A manifestação ocorre em outras unidades da federação para cobrar a aprovação do Projeto de Lei 4146/2020, que estabelece o piso salarial nacional da categoria.

A manifestação começou às 6h. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp), a categoria vai atuar com 40% do efetivo, respeitando a Lei de Greve.

Os garis buscam a aprovação de um projeto de lei de 2020 conhecido como PL dos Garis e Margaridas. Atualmente, o projeto aguarda apreciação no Senado.

A paralisação acontece em:

Natal;
Parnamirim;
São Gonçalo do Amarante;
Extremoz;
Ceará-Mirim;
Mossoró.

Segundo o Sindlimp, as atividades retornam ao normal na terça-feira. A princípio, explicou Milklenilson Leite, presidente do Sindlimp, a categoria não pretende realizar greve.

“A nossa PL já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está no Senado esperando só ser pautada. Essa regulamentação da categoria é super importante porque há uma diferença gigantesca de piso de salário. Só aqui no RN são 4, 5 pisos. São seis tipos de vale. E isso acontece em todo o Brasil. E tendo em vista que o lixo é o mesmo, o trabalho é o mesmo. Então, o que que nós queremos? Regulamentar essa categoria”, falou Milklenilson Leite.

A recomendação do sindicato é para que as pessoas não coloquem o lixo para ser recolhido nesta segunda-feira.

“Vai estar comprometido. Então a gente pede à população que não coloque o lixo para fora hoje. Mas amanhã [terça-feira] volta ao normal”.

Comunicado do SINTE regional de João Câmara.

 


Abelardo de la Espriella vence eleição presidencial na Colômbia.

A Colômbia elegeu ontem domingo (21) o advogado Abelardo de la Espriella como novo presidente do país. Com 99,58% das urnas apuradas, o candidato da direita obteve 49,66% dos votos, contra 48,69% de Iván Cepeda, candidato da esquerda apoiado pelo presidente Gustavo Petro.

A vitória coloca a Colômbia entre os países da região que elegeram governos de direita nos últimos anos, como El Salvador, Argentina, Equador e Chile.

Aos 47 anos, Espriella assumirá seu primeiro cargo público à frente do segundo país mais populoso da América do Sul, com cerca de 53 milhões de habitantes.

Durante a campanha, o presidente eleito adotou um discurso de crítica à classe política tradicional, apresentando-se como alternativa aos “de sempre”. Também apostou em pautas nacionalistas e em promessas de endurecimento na segurança pública, tema que voltou ao centro do debate político colombiano.

Tentativa de fuga é frustrada na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta/RN.

Agentes penais identificaram danos na estrutura de uma cela do Pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz durante uma fiscalização de rotina ontem domingo (21).

Segundo informações do Sindicato dos Policiais Penais do RN, detentos teriam retirado ferros das chamadas “brisas” e utilizado o material para escavar uma possível rota de fuga.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) informou que a identificação do problema ocorreu graças às inspeções permanentes realizadas pelos policiais penais. Durante a vistoria, os servidores constataram alterações no teto da cela e identificaram os internos envolvidos.

Os presos deverão responder a procedimento disciplinar interno e também pelos danos causados ao patrimônio público.

A SEAP destacou que Alcaçuz passa atualmente por obras de reforma nos pavilhões, incluindo reforço estrutural das celas e das áreas de ventilação, e reforçou que as ações de fiscalização e monitoramento seguem sendo realizadas diariamente para prevenir fugas e garantir a segurança da unidade.

França e Argentina podem garantir vaga hoje; confira os jogos da copa.

A segunda rodada dos grupos I e J colocará em campo, nesta segunda-feira (22), as duas seleções finalistas da Copa de 2022. A atual campeã, Argentina, joga às 14h em Dallas contra a Áustria.

Na sequência, às 18h, a vice-campeã França enfrenta o Iraque. A partida será na Filadélfia.

Completam a rodada Noruega e Senegal, às 21h, em Nova Jersey; e, à meia-noite, Jordânia e Argélia.

Jogos desta segunda-feira, 22 de junho

14h - Argentina x Áustria (Grupo J)

18h - França x Iraque (Grupo I)

21h - Noruega x Senegal (Grupo I)

0h - Jordânia x Argélia (Grupo J)

Com gol nos acréscimos, ABC vence o Altos-PI fora de casa e abre vantagem no mata-mata da Série D.

O ABC saiu na frente na disputa por uma vaga na próxima fase da Série D. Ontem domingo (21), o Mais Querido venceu o Altos por 1 a 0, em Teresina, pelo jogo de ida do mata-mata.

O gol da vitória foi marcado por Brunão nos acréscimos do segundo tempo. O atacante, que havia desperdiçado uma boa chance minutos antes, acertou um chute de fora da área e garantiu o triunfo alvinegro.

Com o resultado, o ABC joga por um empate na partida de volta para avançar à próxima fase. O confronto decisivo será no próximo domingo (28), às 16h, na Arena das Dunas.

Primeiro-ministro do Reino Unido renuncia e abre crise no governo britânico.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22) sua renúncia ao cargo após 23 meses à frente do governo britânico.

Segundo a declaração feita no número 10 da Downing Street, Starmer informou que já comunicou a decisão ao rei Charles III durante conversa realizada na manhã desta segunda.

O premiê afirmou que a saída ocorre após pressões internas dentro do Partido Trabalhista e uma crise política em seu governo, com setores da legenda defendendo a mudança de liderança.

Em pronunciamento oficial, Starmer declarou que aceita a avaliação de seu partido de que não seria o nome mais indicado para liderar os trabalhistas nas próximas eleições gerais.

“A pergunta que meu partido faz agora é se sou a pessoa mais indicada para nos liderar nas próximas eleições gerais. Ouvi a resposta do meu grupo parlamentar e a aceito de bom grado”, afirmou.

Ele acrescentou que todas as decisões tomadas tiveram como objetivo “colocar o país em primeiro lugar” e confirmou que deixará a liderança do partido.

domingo, junho 21, 2026

Mendonça manda remover vídeo do deputado Sóstenes Cavalcante que associava PT com PCC e CV.

O vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), André Mendonça, determinou a remoção de um vídeo publicado nas redes sociais pelo deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que associava o PT ao financiamento de campanhas eleitorais por organizações criminosas.

Vídeo mencionava a classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas pelos EUA. As imagens afirmavam que “há grandes suspeitas nos Estados Unidos que esse dinheiro ainda financia campanhas do PT”.

Ministro avaliou que a publicação extrapola os limites da crítica política. Segundo Mendonça, o vídeo atribuiu ao partido, “sem demonstração mínima de veracidade, a suspeita de recebimento de recursos oriundos de facções criminosas”.

Decisão liminar foi publicada na sexta-feira (19). O ministro determinou a remoção das publicações em até 24 horas, sob pena de multa diária.

André Mendonça proibiu também a republicação, o impulsionamento ou a divulgação de conteúdo idêntico ou equivalente. Mandou notificar as plataformas digitais para cumprimento da ordem judicial.

Pitbulls soltos em vias públicas causam medo e revolta entre moradores de Nísia Floresta/RN.

Moradores de Nísia Floresta/RN denunciam a presença de três cães da raça pitbull circulando soltos em vias públicas da cidade.

Segundo relatos, os animais já atacaram e mataram gatos e outros animais de pequeno porte.

A situação tem gerado medo e preocupação entre os moradores, especialmente famílias com crianças e idosos, que temem novos ataques.

Rebeca Andrade volta com ouro no Pan de ginástica artística.

O retorno de Rebeca Andrade às competições foi em grande estilo. A campeã olímpica na ginástica artística ficou longe dos campeonatos por quase dois anos, mas retornou neste domingo (21) e trouxe logo o ouro no salto durante o campeonato Pan-Americano de ginástica artística, no Rio de Janeiro. A performance de Rebeca foi o ponto alto de um dia que teve mais seis medalhas do Brasil.

Rebeca Andrade conquistou o ouro no salto - algo inédito para o Brasil em um Pan - com uma média de 14.266, resultado de dois saltos notas 14.433 (a nota mais alta da competição) e 13.700.

A prata ficou com a canadense Lia Monica (14.249) e o bronze com a estadounidense Claire Pease (13.916).

Na final das barras paralelas masculina, o Brasil conseguiu prata com Diogo Soares (13.933).

Na barra fixa, Diogo conquistou mais uma prata (14.133) e Arthur Nory trouxe o bronze (14.033), empatado com o canadense Felix Dolci.

Foram mais três bronzes para o Brasil no domingo: Thaís Fidélis na trave, Sophia Weisberg nas barras assimétricas e Vitaliy Guimarães no solo.

Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações.

Depois de emendar sete vitórias consecutivas para começar a competição, a seleção brasileira feminina de vôlei enfim conheceu sua primeira derrota na Liga das Nações neste domingo (21). As brasileiras foram derrotadas pela Alemanha por 3 sets a 2 em Ankara, na Turquia e perderam a liderança do torneio para os Estados Unidos, que têm a mesma campanha mas um saldo melhor de sets.

A equipe comandada por José Roberto Guimarães demonstrou poder de reação, após perder os dois primeiros sets de maneira bastante acirrada (26 a 24 e 28 a 26), vencendo as duas parciais seguintes de forma confortável (25 a 15 e 25 a 19). No entanto, no momento decisivo, novamente as alemãs se saíram melhor em uma parcial apertada, vencendo o tie-break por 16 a 14. As principais pontuadoras do Brasil e do jogo - que teve duração de 2 horas e 28 minutos - foram as ponteiras Ana Cristina e Helena, ambas com 21 pontos.

A derrota pôs um ponto final na segunda semana de jogos pela VNL feminina. O Brasil volta às quadras a partir do dia 8 de julho, para a terceira e última semana, em Osaka, no Japão, onde enfrentará a seleção dona da casa, além de Polônia, Tailândia e Estados Unidos.

Vozinha e Cabo Verde voltam aos gramados contra o Uruguai.

A seleção de Cabo Verde volta a campo neste domingo (21) para uma partida contra o Uruguai, na segunda rodada da Copa do Mundo 2026. O jogo será em Miami, nos Estados Unidos, às 19h, e as atenções estarão voltadas ao experiente goleiro Vozinha, que se tornou uma das estrelas da primeira fase do Mundial.

O defensor foi um dos protagonistas do empate em 0x0 com a Espanha, na estreia das seleções pelo Grupo H, na última segunda-feira (15).

A sequência espetacular de defesas que segurou o resultado contra uma das maiores potências do futebol fez com que Vozinha se transformasse em uma celebridade, que acumula mais de 14 milhões de seguidores no Instagram.

“Tem sido realmente incrível, não esperava por isso. Não sei como é que vou continuar a ser a mesma pessoa e o mesmo Vozinha de sempre. Mas gostaria de agradecer a todos que aderiram a isso, a todos os seguidores, a todos os brasileiros e a todas as pessoas que fizeram isso acontecer”, disse em entrevista exclusiva aos canais Telesur e TV Brasil.

Para o próximo jogo, ele pretende manter a concentração e disciplina que une os Tubarões, como se chamam os jogadores de Cabo Verde. 

"Estamos felizes, mas isso [a Copa] ainda não acabou", ponderou. "Conhecemos a qualidade do nosso grupo, assim como as limitações, mas sabemos que podemos competir com qualquer seleção e que tudo pode acontecer em 90 minutos [de partida]”.

Roraima elege neste domingo governador para mandato tampão até 2027.

Mais de 384 mil eleitores de Roraima estão aptos a irem às urnas, neste domingo (21), para escolher o chefe do Executivo estadual em mandato tampão até janeiro de 2027. A votação segue até às 17h00, no horário local, em 350 locais de votação no estado.

A eleição suplementar foi convocada após a cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 30 de abril, do mandato do ex-governador Edilson Damião (União Brasil), que assumiu a vaga de Antonio Denarium após ele renunciar ao cargo.

A chapa foi condenada no TSE por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022, devido a práticas envolvendo entrega de cestas básicas e repasses de verbas a municípios sem respeitar as regras legais, entre outras irregularidades.

No pleito deste domingo (21), disputam o mandato tampão o candidato Arthur Henrique (PL), apoiado pelo ex-governador cassado; o atual governador, Soldado Sampaio (Republicanos), que era presidente da Assembleia Legislativa e assumiu interinamente o Executivo; e a socióloga Nelita Frank (PT), da oposição local.

O candidato Arthur Henrique, ex-prefeito da capital Boa Vista (RR), entra na disputa concorrendo “sob judice”, podendo vir a ser barrada depois, mesmo que eleito. Isso porque a candidatura dele foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) com decisão do ministro Flávio Dino favorável à reclamação.

O magistrado derrubou norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que flexibilizou o prazo para os candidatos saírem dos cargos públicos antes do pleito, que poderia ocorrer até 24 horas após convenção partidária que definiu o nome do candidato.

Porém, Dino rejeitou esse entendimento do TRE local ao decidir que a desincompatibilização dos cargos não poderia ser flexibilizada, devendo ser respeitado o prazo de três ou seis meses previsto na Lei das Inelegibilidades.

Como ainda cabe recurso à decisão de Dino, o candidato apoiado pelo ex-governador cassado está nas urnas, mas disputa a vaga como candidato “sob judice”.

A decisão de Dino também alterou os planos do PT no estado. A legenda havia indicado a professora Antônia Pedrosa para a vaga. Porém, ela não se afastou do cargo na rede pública de ensino antes do prazo de desincompatibilização.

Por isso, em seu lugar, foi indicada a candidata Nelita Frank. Mas, na urna, ficou mantida o nome e a foto da candidata barrada Antônia Pedrosa. Segundo o TRE-RR, não houve tempo hábil para troca do nome e foto previstos nas urnas eletrônicas.  

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico.

Dados da Organização Mundial de Alergia (WAO, do nome em inglês) apontam que 30% da população mundial têm algum tipo de alergia. No Brasil, isso se repete.

Os brasileiros alérgicos constituem “uma multidão, um país dentro de outro”, disse à Agência Brasil a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Fátima Rodrigues Fernandes.

"São vários tipos de doença ocasionadas por uma alteração do nosso sistema imunológico, que responde de uma maneira mais exacerbada a estímulos, causando as inflamações.”, afirmou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2050, metade da população global poderá ter alergias, devido às mudanças climáticas, que permitem maior penetração de alérgicos no organismo das pessoas.

A rinite alérgica atinge cerca de 30% da população do Brasil. Cerca de 26% das crianças brasileiras têm rinite. Em adolescentes, esse percentual alcança 30%, de acordo com dados do Estudo Internacional de Asma e Alergias na Infância (ISSAC), aplicados em vários estados do país.

A asma alérgica é outra condição prevalente no Brasil, atingindo cerca de 20% da população. No mundo, a asma afeta cerca de 260 milhões de indivíduos e responde por mais de 450 mil mortes a cada ano. Os principais sintomas da asma são falta de ar, chiado no peito, tosse, sensação de cansaço e dor no peito, frequentemente após esforço físico ou até mesmo ao falar e rir.

Outra doença com impacto significativo na qualidade de vida é a dermatite atópica, doença crônica da pele, não contagiosa, que afeta pessoas de todas as idades. Esse tipo atinge especialmente as crianças - cerca de 20% - sendo que 5% delas apresentam a forma mais grave da doença.

Em torno de 60% dos casos são iniciados no primeiro ano de vida. Entre os adultos, a estimativa é que 3% tenham dermatite atópica. A coceira intensa e as lesões de pele levam o paciente a quadros de ansiedade e, por vezes, até à depressão, de acordo com a Asbai.