sábado, junho 27, 2026

Vôlei: Brasil é superado pela Itália, o 2º revés na Liga das Nações.

A seleção masculina de vôlei passa por uma fase de instabilidade na Liga das Nações. Ontem sexta-feira (26), o Brasil sofreu a segunda derrota consecutiva na competição. A equipe dirigida por Bernardinho não resistiu à Itália, que venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25/19, 25/23, 22/25 e 25/23 em Liubliana (Eslovênia).

O ponteiro Matteo Bottolo e o oposto Alessandro Bovolenta - filho do ex-central Vigor Boloventa, ídolo do vôlei italiano, que faleceu em 2012 - comandaram o triunfo da seleção europeia, com 20 e 19 pontos, respectivamente. A Itália foi letal, principalmente, no saque, com nove pontos no fundamento, contra dois do Brasil.

Pelo lado verde e amarelo, o ponteiro Lucarelli (14 pontos), o oposto Bryan e Judson (ambos com 12 pontos) foram os principais jogadores. O também central Flávio, com quatro pontos de bloqueio dos nove anotados por ele no jogo, foi outro destaque.

O próximo desafio será neste sábado (27), às 15h30 (horário de Brasília), contra os anfitriões. No domingo (28), às 11h30, será a vez de pegar o Canadá, novamente em Liubliana. A competição tem transmissão ao vivo online no canal VBTV da Federação Internacional de Voleibol (Volleyball World). 

PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula nas redes.

A Polícia Federal (PF) concluiu ontem sexta-feira (26) que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) cometeu o crime de calúnia contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem nas redes sociais.

A conclusão da PF consta no relatório final do inquérito aberto pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar o caso.

A ação se trata da postagem feita por Flávio na rede social X, no dia 3 de janeiro deste ano, quando o ex-presidente da Venezuela Nicolás Maduro foi capturado pelos Estados Unidos. 

Na publicação, o senador declarou: “Lula será delatado. É o fim do Foro de São Paulo: tráfico internacional de drogas e armas, lavagem de dinheiro, suporte a terroristas e ditaduras, eleições fraudadas".

Na avaliação da PF, o senador imputou falsamente ao presidente os crimes citados.

"Fica claro, portanto, que o senador Flavio Bolsonaro, através de sua postagem, imputou falsamente ao presidente Lula o cometimento dos crimes de tráfico internacional de drogas, tráfico internacional de arma e lavagem de dinheiro, crimes estes expressamente tipificados em nosso ordenamento jurídico", disse a PF.

Após encerrar a investigação, a PF enviou o caso para providências do Supremo. O próximo passo será a remessa para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

NOTA DE SOLIDARIEDADE A DEPUTADA DIVANEIDE BASÍLIO (PT-RN).

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores do município de de João Câmara/RN manifesta sua total solidariedade à deputada estadual Divaneide Basílio (PT-RN) diante da situação misógina que sofreu no evento das mulheres em Natal/RN.

Repudiamos veementemente tais atitudes e reafirmamos nosso compromisso com o respeito e a igualdade, pois atitudes como essa não podem ser toleradas.

Rodada final dos grupos tem Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina.

A fase de grupos da Copa do Mundo 2026 será encerrada neste sábado (27), com partidas decisivas pelos grupos J, K e L. Entre as seleções que entram em campo estão algumas das mais fortes da competição, como Inglaterra, Colômbia, Portugal e Argentina.

Como determina o regulamento, os jogos de cada chave ocorrem simultaneamente, para evitar favorecimento a equipes que atuem já conhecendo os resultados dos adversários.

As primeiras partidas do dia serão pelo Grupo L com a Inglaterra enfrentando o Panamá, em Nova Jersey, às 18h. Croácia e Gana jogam no mesmo horário na Filadélfia.

As partidas do Grupo K serão às 20h30, com os confrontos entre Colômbia e Portugal, em Miami, e RD Congo e Uzbequistão, em Atlanta.

As últimas partidas da fase de grupos serão as do Grupo J, às 23h, entre  Argélia e Áustria, em Kansas City, e Argentina e Jordânia, em Dallas.

Jogos deste sábado

18h (Grupo L)

Panamá x Inglaterra

Croácia x Gana

 20h30 (Grupo K)

Colômbia x Portugal

RD Congo x Uzbequistão

23h (Grupo J)

Argélia x Áustria

Jordânia x Argentina

93% dos brasileiros aprovam Pix, diz pesquisa Ipsos-Ipec.

Cerca de 93% da população brasileira aprova a ferramenta de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, segundo dados da pesquisa Ipsos-Ipec.

Das pessoas que aprovaram, os homens possuem maior confiança, com 92%, contra 93% das mulheres. A aceitação também é maior entre jovens de 16 a 34 anos, entre os quais 97% aprovam.

A desaprovação também é maior entre as pessoas com o Ensino Fundamental completo. Cerca de 80% desse público aprova a ferramenta, contra 12% que a reprovam.

Já as pessoas com o Ensino Médio completo, 95% aprovam. Os entrevistados com Ensino Superior, por sua vez, são os que mais aceitam o uso do Pix, com 98% de aprovação e apenas 1% de desconfiança.

A renda familiar também mudou a resposta de cada entrevistado. Pessoas que ganham até um salário mínimo aprovam o Pix em 88%, o menor nível da pesquisa.

Os que mais aprovam a ferramenta são, também, aqueles com maior renda familiar, maior que cinco salários mínimos. Cerca de 97% deste público aprova o Pix.

A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de junho de 2026, com a população de 16 anos ou mais da área em estudo. Foram feitas 2 mil entrevistas, em 130 municípios.

O nível de confiança utilizado é de 95%, com margem de erro de 2% para mais ou para menos.

Governo do RN inaugura novo Regimento de Polícia Montada e entrega 38 viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar.

O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, ontem sexta-feira (26), o novo Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar, em Macaíba, e realizou a entrega de 38 novas viaturas operacionais ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).

A solenidade foi conduzida pela governadora Fátima Bezerra e reuniu autoridades dos governos federal e estadual, além da cúpula das forças de segurança pública.

Durante o evento, o Corpo de Bombeiros Militar recebeu 38 novas caminhonetes operacionais, fruto de um investimento de R$ 9,55 milhões. Do total, 36 veículos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, enquanto outras duas viaturas foram viabilizadas por emendas parlamentares.

A renovação da frota representa um importante reforço para as atividades de prevenção, combate a incêndios, salvamentos e atendimento às ocorrências em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

A solenidade também marcou a entrega das novas instalações do Regimento de Polícia Montada, uma estrutura moderna e planejada para ampliar a capacidade operacional da Cavalaria da Polícia Militar.

Com investimento superior a R$ 11,3 milhões, a unidade possui capacidade para abrigar 142 militares, 60 cavalos e seis viaturas, além de contar com centro de comando integrado, pistas de treinamento, áreas de manejo veterinário, monitoramento eletrônico e infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades operacionais.

Durante a cerimônia, a governadora Fátima Bezerra destacou que os investimentos refletem uma política permanente de fortalecimento da segurança pública no estado. “Estamos realizando investimentos constantes em todas as forças de segurança, modernizando equipamentos, renovando frotas, valorizando nossos profissionais e entregando estruturas que fortalecem o trabalho desenvolvido em favor da população. Com este novo Regimento da Cavalaria, o Rio Grande do Norte volta a ser referência nacional em infraestrutura, planejamento e capacidade operacional, reafirmando nosso compromisso com uma segurança pública cada vez mais eficiente e preparada para servir aos potiguares”, afirmou a governadora.

Nos últimos anos, o Governo do Estado vem promovendo uma ampla modernização das instituições de segurança pública, com investimentos superiores a R$ 500 milhões, contemplando novas estruturas, renovação de viaturas, aquisição de equipamentos, realização de concursos públicos e valorização dos profissionais. As ações têm contribuído para ampliar a capacidade de resposta das corporações e fortalecer as políticas de proteção da população potiguar.

A entrega das novas viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar representa mais um importante avanço na modernização da corporação, garantindo melhores condições de trabalho aos bombeiros militares e maior agilidade no atendimento das ocorrências em todo o Rio Grande do Norte.

Participaram da cerimônia o ministro Wellington Lima e Silva, representantes do Governo Federal; o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, além dos comandantes-gerais das instituições que integram o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento das corporações e a ampliação da capacidade operacional em todo o estado.

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado.

As seis dezenas do concurso 3.024 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O prêmio da faixa principal está acumulado e estimado em R$ 7 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas lotéricas e pela internet, no portal das Loterias Caixa.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 6.

O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa.

TRE-RN mantém cassação de prefeito e vice eleitos de São Miguel do Gostoso/RN por unanimidade.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) concluiu na quinta-feira (25) o julgamento do Recurso Eleitoral nº 0600211-41.2024.6.20.0014 e decidiu, por unanimidade, decretar mais uma condenação e novamente a cassação da chapa eleita nas eleições municipais de 2024 em São Miguel do Gostoso/RN. 

O processo envolve o prefeito eleito Léo de Doquinha (PSD) e o vice-prefeito João Eudes (PT), que já haviam sido condenados em primeira instância por supostos casos de abuso de poder político, conduta vedada a agente público e propaganda institucional irregular durante o período eleitoral.

O julgamento havia sido iniciado anteriormente no TRE-RN em 12 de maio, quando o placar chegou a 2 votos a 0 pela manutenção da sentença. Na ocasião, o desembargador Daniel Maia pediu vista dos autos, suspendendo temporariamente a análise do recurso para um exame mais aprofundado do caso.

Na sessão desta quinta-feira, os demais votos foram apresentados e acompanharam o entendimento já manifestado pelos relatores, resultando na decisão unânime da Corte Eleitoral pela manutenção da cassação da chapa, totalizando 7 a 0. Foi a segunda sentença proferida contra a chapa por crimes eleitorais diferentes.

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho.

A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou ontem (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou a agência.

Cabo Verde faz história, avança na Copa e vai enfrentar a Argentina.

A Argentina de Lionel Messi terá pela frente um adversário que fala português nos 16 avos de final da Copa do Mundo. Não é o Brasil de Neymar e Vinícius Júnior, nem Portugal de Cristiano Ronaldo. Será o Cabo Verde de Vozinha.

Sensação maior do Mundial deste ano, a estreante seleção lusófona assegurou, na noite de ontem sexta-feira (26), uma histórica classificação à fase seguinte da competição.

A vaga veio com o empate sem gols com a Arábia Saudita em Houston (Estados Unidos). Houve, ainda, uma "ajudinha" da Espanha, que superou o Uruguai por 1 a 0 no Estádio Akron, em Guadalajara (México).

Os Tubarões Azuis - como é conhecida a equipe caboverdiana - se classificaram sem segundo lugar no Grupo H, com três pontos.

A vice-liderança colocou Cabo Verde no caminho dos argentinos. O duelo será na sexta-feira que vem (3), às 19h (horário de Brasília), em Miami (Estados Unidos).

A ponta da chave ficou com os espanhóis, com sete pontos. Um dia antes, às 16h, eles enfrentam quem ficar em segundo no Grupo J, o dos hermanos, em Los Angeles (Estados Unidos). A briga está entre Áustria e Argélia.

O Uruguai, por sua vez, volta para casa. A seleção celeste é a primeira equipe sul-americana a se despedir da Copa.

Com apenas dois pontos, a equipe não conseguiu ficar entre as oito melhores terceiras colocadas, que também avançam aos 16 avos de final. Os sauditas, com os mesmos dois pontos dos uruguaios, também deram adeus.

IFRN Campus João Câmara: Abertas as inscrições para o PET da Licenciatura em Física.

Campus João Câmara do IFRN torna público o Edital Nº 33/2026-DG/JC/RE/IFRN, que regulamenta o processo seletivo para estudantes interessados em integrar o Programa de Educação Tutorial (PET) da Licenciatura em Física. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de junho, por meio deste formulário eletrônico.

Para participar, o candidato deve estar cursando, no mínimo, o segundo semestre da graduação, ter sido aprovado nos componentes curriculares de Mecânica Básica I e II, não acumular outra bolsa e possuir disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades do programa.

O processo seletivo será composto por uma prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório, com questões baseadas nos conteúdos de Mecânica Básica I e II. A aplicação está prevista para o dia 2 de julho, no Campus João Câmara.

O resultado final da seleção será divulgado em 6 de julho, no Portal do IFRN e na página do PET Física no Instagram. As atividades dos novos bolsistas terão início no dia 7 de julho.

Nota de Esclarecimento da deputada estadual Divaneide Basílio.

Natal, 26 de junho de 2026 - A deputada estadual Divaneide Basílio esclarece que o episódio ocorrido ao final do Ato das Mulheres, nesta quinta-feira (25), aconteceu durante a intensa movimentação de saída do evento, quando houve grande aglomeração de pessoas.
 
Nesse contexto, a deputada Divaneide, que estava identificada e acompanhada de uma criança, foi atingida quando uma porta foi fechada de forma brusca em meio ao empurra-empurra. Felizmente, não houve ferimentos graves.
 
A primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação. A deputada agradece a atenção e a solidariedade da ministra, bem como as inúmeras manifestações de apoio, carinho e acolhimento recebidas de mulheres de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
 
O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado. Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer.
 
A deputada Divaneide, integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, uma das principais bandeiras de seu mandato. Episódios como este demonstram que o machismo ainda se manifesta nos mais diversos espaços da sociedade, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas, instituições e mandatos comprometidos com a promoção da igualdade, do respeito e da garantia dos direitos das mulheres.
 
Via assessora da Dep. Divaneide

Suvisa promove reunião sobre enfrentamento das intoxicações por ciguatera.

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa) realizOU, na quinta-feira (25), uma reunião técnica para discutir os problemas causados pelas intoxicações provocadas por peixes contaminados com ciguatera.

A ciguatera é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de peixes contaminados por uma neurotoxina (a ciguatoxina). Essa toxina é produzida por microalgas marinhas e se acumula na cadeia alimentar como em peixes grandes e predadores. Os principais focos são a Ilha de Fernando de Noronha e o litoral do Rio Grande do Norte.

Com o objetivo de discutir e encontrar alternativas de enfrentamento, a reunião aconteceU na Universidade Potiguar da Avenida Senador Salgado Filho e conta com representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Universidade Federal do RN (UFRN), Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), IBAMA, Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia (SRNI), IDEMA e IDIARN. Thiago Raulino, subcoordenador da Suvisa e Rafaela Araújo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, coordenam a reunião e participam das mesas de debates.

Entre os temas discutidos estão: “Poluição marinha e sua relação com a proliferação de microalgas tóxicas: estudo de caso em Fernando de Noronha”, com Cybelle Longhini, da UFRN; “Contexto epidemiológico das intoxicações por ciguatera no Rio Grande do Norte”, tendo como palestrante Diana Paula de Souza Rego, da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, da Sesap; “Ações de Vigilância Sanitária em saúde na mitigação de surtos de ciguatera em Fernando de Noronha”, com Guilherme Ricardo Pereira Santos, da Vigilância em Saúde de Fernando de Noronha; “Cadeia Produtiva do Pescado e Atuação dos Órgãos Reguladores”; “Experiências e Estratégias do Ministério da Saúde para Enfrentamento das Intoxicações por Ciguatera” e “Clínica da Ciguatera e Manejo de Pacientes”, temas de Danielle Cristine Castanha Puttini, do Ministério da Saúde.

Conar suspende, em caráter liminar, propaganda abusiva de bets na CazéTV durante Copa.

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) determinou, em caráter liminar, a suspensão de propagandas de casas de apostas exibidas pela CazéTV durante as transmissões da Copa do Mundo. A medida foi assinada ontem  sexta-feira (26) e ainda não representa a abertura de um processo formal. Não está claro quais práticas estão vetadas com essa decisão e quais seguem liberadas para o canal.

Segundo o órgão, as ações publicitárias podem ter desrespeitado as regras de publicidade responsável ao incentivar apostas em lances em tempo real, com destaque para odds (probabilidades de ganho) consideradas pouco prováveis e apelos de urgência feitos por narradores e comentaristas.

Além da CazéTV, as casas de apostas Betnacional, Bet365 e KTO também serão notificadas. O Conar deu prazo de cinco dias úteis para que as empresas informem as medidas adotadas para adequar suas campanhas às normas do setor, incluindo ações de proteção ao público infantojuvenil.

Em nota, a CazéTV afirmou que já havia feito alterações nas publicidades após reclamações do público. O Conar informou que continuará monitorando as transmissões e poderá abrir um processo formal caso identifique novas irregularidades.

Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela.

O Brasil envia, na tarde deste sábado (27), um terceiro voo humanitário à Venezuela, com kits de medicamentos e o módulo complementar para a instalação de um hospital de campanha. A aeronave decola da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Em nota, o Palácio do Planalto informou que a operação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integra esforço internacional para reforçar o socorro às vítimas dos terremotos que atingiram o país na última quarta-feira (24).

De acordo com o comunicado, os kits de medicamentos são voltados para atendimento em situações de emergência e contêm itens considerados essenciais, como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, soluções injetáveis, ataduras, gazes, dispositivos para infusão, seringas, luvas, esparadrapos e máscaras.

“Ao todo, o Brasil enviará cinco kits de calamidade, com total de 111,8 mil medicamentos e insumos à Venezuela. Com os kits, cerca de 1.500 pessoas podem receber atendimento durante um mês. As doações ao país vizinho não comprometem o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou o palácio.

O primeiro voo enviado pelo governo brasileiro pousou às 23h40 (horário de Brasília) desta sexta-feira (26) na Base Militar da Força Aérea Venezuelana El Libertador, em Maracay, transportando médicos, cães farejadores e equipamentos especializados.

O segundo voo para a Venezuela decola na manhã deste sábado também da Base Aérea do Galeão, transportando um hospital de campanha e purificadores de água.

São João de Natal tem Maior Cuscuz do Mundo e shows de Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra no Polo Nélio Dias neste sábado (27).

O São João de Natal continua neste sábado (27) com o segundo dia de programação no Polo Nélio Dias, na Zona Norte da capital. A festa reúne atrações musicais, gastronomia e apresentações culturais, tendo como destaques o Maior Cuscuz do Mundo e os shows de Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra.

A programação começa às 17h com a primeira edição do Maior Cuscuz do Mundo em Natal. Idealizada pelo Queiroz Atacadão, com apoio da Prefeitura do Natal, a ação contará com a produção e distribuição gratuita de uma tonelada de cuscuz. O evento também terá apresentações de quadrilhas juninas, música ao vivo e o tradicional concurso de quem come mais cuscuz, que premiará os vencedores com R$ 500 por rodada.

À noite, o palco do Polo Nélio Dias recebe Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra, encerrando a programação deste sábado.

Além das atrações, o público contará com uma estrutura preparada para receber milhares de pessoas, com serviços de saúde, acessibilidade, assistência social, proteção às mulheres, monitoramento por câmeras, atuação integrada das forças de segurança, praça de alimentação e transporte público gratuito ao término dos shows.

Os shows também serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura do Natal no YouTube, permitindo que o público acompanhe a programação de qualquer lugar.

O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.

PROGRAMAÇÃO

Polo Nélio Dias (Estacionamento)

27 de junho (sábado)

* Natan Vinícius
* Alinne Reis
* Samyra Show
* Raça Negra

28 de junho (domingo)

* Chico Forrozeiro
* Zé Cantor
* Filho do Piseiro
* Toca do Vale.

Novo terremoto de magnitude 4,9 atinge Venezuela.

Um novo terremoto atingiu a costa norte da Venezuela ontem  sexta-feira (26), dias depois de dois terremotos consecutivos derrubarem edifícios e causarem a morte de quase mil pessoas.

Testemunhas da Reuters em Caracas e Maracay sentiram o tremor, que, segundo o monitor de terremotos Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês), teve magnitude 4,9.

Buscas

Venezuelanos desesperados e equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar sobreviventes, enquanto o número de mortos pelos terremotos subia para mais de 900, com equipes estrangeiras e ajuda humanitária começando a chegar às áreas devastadas quase dois dias após os tremores.

O governo informou que 172 pessoas permanecem presas nos escombros, 920 morreram e 3.360 ficaram feridas após os terremotos que devastaram partes de Caracas e arredores na noite de quarta-feira (24). Mais de 50 mil pessoas foram dadas como desaparecidas.

A terra tremeu novamente na tarde de ontem, um tremor mais fraco de magnitude 4,9 que foi sentido na capital Caracas e na cidade vizinha de Maracay.

Os tremores de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram uma região a cerca de 160 quilômetros a oeste de Caracas.

CPRE captura 172 foragidos da Justiça em Natal no primeiro semestre de 2026; 101 eram procurados por roubo e furto.

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) capturou 172 foragidos da Justiça em Natal durante o primeiro semestre de 2026.

As prisões foram realizadas pelo Tático Operacional Rodoviário, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), durante ações de fiscalização e patrulhamento, como abordagens preventivas, fiscalização de trânsito e ações de inteligência.

Segundo o balanço da corporação, 101 dos detidos eram procurados por crimes de roubo e furto. Os demais tinham mandados de prisão por outros delitos. Todos detidos têm sido conduzidos à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.

sexta-feira, junho 26, 2026

Câmara Municipal de João Câmara/RN está em recesso junino; trabalhos retornam em 1º de julho.

A Câmara Municipal de João Câmara/RN está em recesso parlamentar junino no período de 20 de junho a 1º de julho de 2026. Durante esse intervalo, as sessões ordinárias ficam suspensas, enquanto os serviços administrativos essenciais continuam funcionando conforme a necessidade.

As atividades legislativas serão retomadas em 1º de julho, e a próxima sessão ordinária está marcada para o dia 6 de julho (segunda-feira), às 14h, no horário regimental. A Câmara aproveitou para desejar à população um período de celebração das tradições juninas com alegria, cultura e responsabilidade.

Mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) é atendido mais uma vez com Ação de Conscientização contra o assédio durante o São João.

O mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) conquistou mais um importante resultado com o atendimento de um requerimento voltado à promoção da segurança e do respeito às mulheres durante os festejos juninos em João Câmara/RN. A iniciativa reforça a campanha “Não é Não”, que busca conscientizar a população sobre o combate ao assédio e a importância do respeito ao direito de escolha das mulheres.

A ação levou uma mensagem direta à população, especialmente às mulheres que participam das festividades: “Sua voz tem poder, sua recusa tem força. Não se cale!” O objetivo é garantir que todas possam aproveitar o São João com tranquilidade, segurança e liberdade.

Para a vereadora Jeska Fernandes (PT), a campanha representa um compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o enfrentamento à violência de gênero.

“Neste São João, o recado é para você, mulher de João Câmara/RN: você tem o direito de se divertir sem medo. A campanha ‘Não é Não’ existe para proteger a nossa liberdade de dizer até onde o outro pode ir. Se você recusou qualquer aproximação e a pessoa insistiu, saiba que isso constitui assédio. Você não precisa tolerar ‘brincadeiras’ que te deixem desconfortável”, destacou a parlamentar.

A vereadora ressaltou que a conscientização é uma ferramenta essencial para prevenir situações de assédio e fortalecer uma cultura de respeito, reforçando que toda mulher tem o direito de dizer “não” e ter sua decisão respeitada. A parlamentar comemorou o atendimento de mais esse requerimento, reafirmando seu compromisso com políticas públicas que promovam a proteção, a dignidade e o bem-estar das mulheres do município.

Comércio de Natal/RN terá horário especial na segunda-feira (29) por causa de Brasil x Japão; confira.

O jogo entre Brasil e Japão, válido pela segunda fase da Copa do Mundo de 2026, vai alterar o horário de funcionamento do comércio em Natal na próxima segunda-feira (29). A partida está marcada para as 14h (horário de Brasília).

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal), a mudança segue a tradição adotada durante os jogos da Seleção Brasileira, permitindo que comerciantes, funcionários e consumidores acompanhem a partida sem interromper totalmente as atividades do setor.

Comércio de rua

Alecrim

  • Aberto de 8h às 13h, ficando facultativa a reabertura após o jogo.

Centro da Cidade

  • Aberto de 8h às 13h; não retoma após o jogo.

Zona Norte

  • Fecha 30 minutos antes do jogo e volta 30 minutos após a partida.

Shoppings

Midway Mall

  • Fechamento opcional às 13h30 e reabertura obrigatória às 16h30.

Natal Shopping

  • Fechamento opcional às 13h30 e reabertura obrigatória às 16h30.

Via Direta

  • Lojas, boxes, quiosques e praça de alimentação funcionam das 8h30 às 13h. A reabertura ocorre 1h após o término do jogo.

Partage Norte Shopping

  • As lojas e quiosques fecham 30 minutos antes do jogo e reabrirão 30 minutos após. A praça de alimentação seguirá funcionando normalmente, pois terá transmissão do jogo.

Praia Shopping

  • Praça de alimentação e restaurantes – a partir das 11h.
  • Demais lojas – 10h às 13h e das 17h às 22h.
  • Moviecom – consultar site.

Shopping Cidade Verde

  • Aberto das 10h às 13h; retoma as atividades 1 hora depois da partida.

Shopping Cidade Jardim

  • Lojas e quiosque fecham 13h30 e reabrem às 16h30
  • Alimentação: aberta durante o jogo, com transmissão nas varandas gourmet.

Shopping 10

  • Aberto das 8h às 13h. Não retoma após o jogo.

Supermercados

  • Fecham 1 hora antes do jogo e abre 15 minutos após o jogo.

Aeronave de pequeno porte colide com prédio mais alto de Pequim, na China.

Um avião de pequeno porte colidiu com o Edifício Torre Citic, o arranha-céu mais alto de Pequim, capital da China, conhecido como China Zun, nesta sexta-feira (26/6). Um vídeo mostra os destroços da aeronave caindo após a colisão com o prédio de 109 andares. Até o momento, não há informações sobre vítimas. O governo local ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O edifício foi evacuado, e a polícia fechou pelo menos uma das vias próximas. O impacto deixou um buraco na fachada de vidro do edifício.

A polícia chinesa impediu pessoas de tirarem fotos e pediu a quem registrou que apagasse os vídeos ou fotos, segundo a agência Reuters. Dezenas de carros de polícia e bombeiros foram ao local.

O prédio abriga o conglomerado estatal Citic Group, na rua Guanghua, importante via comercial da capital chinesa.

Cadu de Lula acompanha Janja em Natal e reforça força do “Time de Lula” no RN.

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva ea ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

Dino, Moraes, Zanin e Gilmar votam em conjunto para liberar ‘penduricalhos’ do Judiciário prévios a restrição determinada pela Corte.

Os ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes, do STF, votaram nesta sexta-feira (26) para permitir o pagamento de verbas indenizatórias acumuladas antes da decisão que limitou os chamados “penduricalhos” do Judiciário.

Pelo voto conjunto, poderão ser pagos valores referentes a férias, licenças-prêmio e plantões judiciais adquiridos antes do julgamento, respeitando o limite de 35% do subsídio do magistrado ou membro do Ministério Público para o conjunto dessas verbas.

Os ministros também defenderam a implantação imediata da Parcela de Valorização por Tempo de Antiguidade (PVTAC), além de autorizar seu recebimento junto com vantagens pessoais anteriores a 2006, desde que não haja contagem dupla do tempo de serviço.

O placar do julgamento começou em 4 a 0 e a análise dos recursos segue até terça-feira (30). São necessários seis votos para formar maioria.

O voto mantém a proibição do pagamento de auxílio-alimentação, auxílio-creche, assistência pré-escolar e benefícios semelhantes como verbas indenizatórias.

CBF envia ofício contestando gol anulado de Vini Jr. contra Escócia.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício à Federação Internacional de Futebol (Fifa) protestando contra o gol anulado de Vinícius Júnior na vitória por 3 a 0 sobre a Escócia. O jogo foi na última quarta-feira (24), em Miami (Estados Unidos), pelo Grupo C da Copa do Mundo.

O lance foi aos 22 minutos do primeiro tempo, quando o Brasil já vencia por 1 a 0. O camisa 7 desarmou o zagueiro Jack Hendry na intermediária, invadiu a área e chutou na saída do goleiro Angus Gunn. Seria o segundo gol brasileiro e do próprio atacante na partida.

No entanto, o árbitro César Ramos foi chamado ao vídeo para rever a jogada, alertado sobre uma suposta infração de Vinícius Júnior em cima de Hendry. O juiz mexicano, após assistir ao lance, decidiu anular o gol, alegando que o jogador do Brasil teria acertado a perna do zagueiro, cometendo falta.

No replay, é possível ver que Vinícius Júnior toma a frente de Hendry, e o próprio zagueiro é que acerta o pé do brasileiro. O defensor e o restante do time escocês não reclamou em nenhum momento de infração do atacante.

No protesto encaminhado à Fifa, a CBF diz que Ramos é, "sem dúvidas, um árbitro experiente e qualificado". Ao mesmo tempo, recorda que o mexicano também apitou a partida entre Brasil e Suíça na Copa de 2018, na Rússia, em que o gol de empate suíço em Rostov, assinalado pelo meia Steven Zuber, foi validado, em que pese uma falta que teria sido cometida no zagueiro brasileiro Miranda, que o marcava.

"O VAR [árbitro de vídeo] confirmou o gol, e o incidente gerou uma controvérsia considerável e preocupação no futebol brasileiro", relatou a entidade nacional, no ofício.

Apesar do gol anulado, Vinícius Júnior balançou as redes mais uma vez, e o Brasil ampliou o marcador com o também atacante Matheus Cunha, assegurando a vitória por 3 a 0 e a liderança do Grupo C.

Nas fase de 16 avos de final, o Brasil terá pela frente o Japão, na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston (Estados Unidos). A equipe de arbitragem para o duelo ainda não foi anunciada.

Comunicados do SINTE regional de João Câmara.

COMUNICADO 01.

COMUNICADO 02.

Atual campeão mundial, Yago Dora vence etapa de Saquarema da WSL.

O paranaense Yago Dora mostrou porque é o atual campeão da Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês) e venceu a etapa de Saquarema (RJ) do principal circuito internacional da modalidade. Na final, disputada na manhã desta sexta-feira (26), o brasileiro superou o italiano Leonardo Fioravanti, novo líder da temporada.

Na somatória das duas melhores notas, Yago obteve 15.00. Logo na segunda onda, o paranaense encaixou um aéreo que valeu um 8.50. Mais adiante, veio um 6.50. Fioravanti, que tinha 5.67 como avaliação mais alta, precisava de uma manobra praticamente perfeita no fim da bateria para tomar a dianteira, mas não passou de um 7.50, ficando com 13.17 de pontuação.

Foi a primeira vitória de Yago na temporada após seis etapas. Com mais 10 mil pontos no ranking, o atual campeão subiu para o terceiro lugar (32.950). O vice em Saquarema rendeu 7,8 mil pontos para Fioravanti, que ultrapassou o potiguar Ítalo Ferreira e assumiu a liderança geral (33.930).

Apesar de o primeiro lugar estar agora com um italiano, o surfe nacional vive grande momento na WSL. Da segunda à sexta posições da temporada, todas estão ocupadas por brasileiros. Ítalo é o vice-líder (33.845), seguido por Yago e pelos paulistas Gabriel Medina (27.610) e os irmãos Miguel (27.610) e Samuel Pupo (24.640).

O fluminense João Chianca, o Chumbinho, competiu em "casa", já que é natural de Saquarema. Ele caiu nas semifinais, superado exatamente por Fioravanti (13.00 a 10.10). Apesar disso, o surfista brasileiro ganhou seis posições e subiu para 17º lugar (15.725) na temporada.

Chumbinho é o sétimo surfista do país mais bem colocado. Além do quinteto que briga pelas primeiras colocações, ele fica atrás do paulista Filipe Toledo (17.150). Na classificação, ainda estão o argentino naturalizado brasileiro Alejo Muniz em 24º (10.640) e o catarinense Matheus Herdy (9.245).

A pedido de Lula, ministro da Defesa irá à Venezuela na próxima semana.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que viaje para a Venezuela na próxima semana para ver como as Forças Armadas do Brasil podem ajudar o país vizinho diante dos impactos do terremoto ocorrido na última quarta-feira (24).

Lula deu a ordem ao ministro durante evento da Marinha, em Itajaí (SC). Após determinar a ida de Múcio Monteiro à Venezuela, Lula pediu um minuto de silêncio pelas 589 mortes registradas até agora no país.

O número de vítimas pode ser ainda maior. O site Desaparecidos Terremoto Venezuela, criado pela sociedade civil para reunir informações extraoficiais sobre vítimas, estima que mais de 40 mil pessoas desaparecidas.

Os terremotos de 7.2 e 7.5 da escala Ritcher afetaram, principalmente, o estado de La Guaira, onde houve o desabamento de uma série de edifícios.

Ministério da Saúde inicia projeto-piloto com semaglutida no SUS.

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (26) o início do uso da semaglutida em pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em um projeto-piloto no Rio Grande do Sul. Participarão do projeto pacientes acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição, no Rio Grande do Sul.

A semaglutida é o princípio ativo de um dos medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP 1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.

O projeto-piloto pretende avaliar a efetividade, o impacto clínico e o custo do uso desse tipo de medicamento no tratamento da obesidade no SUS. Em nota, a pasta informou que serão contemplados 250 pacientes do SUS já acompanhados pelo Grupo Hospitalar Conceição com obesidade grave ou associada a outras morbidades, como comprometimento cardíaco, além de indicação para cirurgia bariátrica.

“Esse público reflete o perfil assistencial da unidade, na qual 91% dos pacientes com obesidade apresentam a forma mórbida da doença. Dentre esses, apenas 47% possuem condições clínicas para realização de cirurgia bariátrica. A comorbidade mais prevalente nesse grupo é a hipertensão arterial”, destacou o ministério.

Ao longo de dois anos de estudo, serão avaliados indicadores considerados essenciais para compreender como o tratamento pode ser adaptado à realidade do SUS, como o percentual de perda de peso, a evolução da qualidade de vida, resultados de exames clínicos, condições pós-operatórias e os custos dos processos.

A pesquisa será realizada com recursos transferidos ao hospital pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), provenientes de aporte financeiro da produtora do medicamento.

Petróleo cai a menor patamar desde o início da guerra, mas consumidor ainda não vê reflexo na bomba.

O petróleo recuou para o menor nível desde o início do conflito no Oriente Médio, reflexo do arrefecimento das tensões geopolíticas que desde o começo do ano pressionavam a oferta global. A queda chegou inclusive às refinarias brasileiras: a Refinaria Clara Camarão (Brava Energia), em Guamaré/RN, acumula duas reduções seguidas nos preços da gasolina A e do diesel S500 nas últimas semanas, com recuos de R$ 0,18 e R$ 0,25 por litro, respectivamente.

O problema está no meio do caminho: as distribuidoras. Relatos de revendedores em diferentes estados do país apontam que, na prática, o que tem ocorrido são aumentos nos preços de aquisição, não reduções. O motivo alegado pelas distribuidoras é a chamada “restrição de estoque” um eufemismo amplamente utilizado no setor para indicar que o produto está escasso, sem chegar a declarar formalmente o desabastecimento.

Postos de bandeira branca relatam dificuldades para adquirir combustível, com distribuidoras priorizando o atendimento às redes próprias bandeiradas. A ANP informou que acompanha permanentemente o mercado e, até o momento, não identifica desabastecimento generalizado ou restrição sistêmica.

Na prática, porém, o impacto da restrição tem se mostrado desigual ao longo da cadeia: empresas com contratos diretos com grandes distribuidoras seguem sendo atendidas, enquanto quem depende de fornecedores intermediários enfrenta maior dificuldade para garantir o combustível. A prioridade de entrega tende a ser direcionada aos clientes recorrentes, deixando parte do mercado desabastecida.

As distribuidoras têm alternado entregas de gasolina e diesel e estão em contenção no envio, o que impacta diretamente a oferta na bomba mesmo com a demanda mantida no patamar anterior.
O cenário expõe uma assimetria estrutural do mercado: a queda no custo da matéria-prima não se transmite automaticamente ao preço final. Especialistas do setor alertam que o processo de repasse pode ser longo, levando meses para se completar, a depender dos estoques existentes, dos contratos já firmados e das condições de abastecimento ao longo da cadeia.

Enquanto as distribuidoras reorganizam seus estoques e o governo federal mantém vigilância sobre as margens praticadas, o consumidor que abastece nos postos especialmente nos independentes segue pagando preços que ainda não refletem a queda registrada lá na ponta da produção.

Mendonça vai relatar pedido sobre dinheiro de Vorcaro em Dark Horse.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, decidiu que o ministro André Mendonça será o relator de pedido para apurar os pagamentos do banqueiro Daniel Vorcaro para o filme Dark Horse, a cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mendonça também é relator do caso Master na Corte.

O caso chegou ao Supremo após o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) solicitar a investigação sobre o pedido de dinheiro feito a Vorcaro pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência da República, para o custeio da produção.

Prefeitura de Touros/RN antecipa pagamento dos salários de junho aos servidores municipais.

A Prefeitura de Touros/RN antecipou para esta sexta-feira (26) o pagamento dos salários referentes ao mês de junho dos servidores municipais.

Em publicação nas redes sociais, a gestão informou que os valores já estão disponíveis nas contas dos funcionários. “O salário já está na conta. Agora é hora de organizar as finanças e aproveitar esse momento com tranquilidade”, destacou o comunicado.

A administração municipal afirmou que a antecipação reforça o compromisso com a responsabilidade fiscal e a valorização dos servidores públicos, garantindo o pagamento em dia.

Segundo a Prefeitura, a medida demonstra o compromisso da gestão com os profissionais que contribuem diariamente para o desenvolvimento do município.

Prefeitura de João Câmara/RN adota expediente reduzido na segunda-feira (29) por causa do jogo do Brasil.

A Prefeitura de João Câmara/RN informou que o expediente da Administração Pública Municipal será reduzido na próxima segunda-feira (29).

De acordo com comunicado divulgado nas redes sociais, o atendimento ao público ocorrerá das 8h às 12h.

A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira. Apesar da alteração no horário de funcionamento das repartições públicas, a Prefeitura destacou que os serviços considerados essenciais serão mantidos normalmente, garantindo a continuidade do atendimento à população.

O expediente regular será retomado conforme o calendário administrativo do município.

Gasto com pessoal supera teto da LRF na Paraíba e Rio Grande do Norte.

A Paraíba e o Rio Grande do Norte ultrapassaram, no primeiro quadrimestre de 2026, o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para despesas com pessoal do Poder Executivo. Os dados constam no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) em Foco dos Estados e do Distrito Federal, divulgado nesta sexta-feira (26) pelo Tesouro Nacional.

O limite permitido para o Executivo estadual é que essa despesa chegue a 49% da Receita Corrente Líquida (RCL) ajustada. A Paraíba registrou comprometimento de 49,75%, com o Rio Grande do Norte chegando a 56,12%.

O levantamento avalia o cumprimento dos limites fiscais previstos na LRF, incluindo despesas com pessoal, dívida consolidada líquida e operações de crédito.

Em relação ao Poder Legislativo, cujo limite está em 3% da RCL, apenas Roraima estourou o teto, com gastos de 3,34%.

Principais números

  • Rio Grande do Norte: 56,12% da RCL com pessoal no Executivo;
  • Paraíba: 49,75% da RCL com pessoal no Executivo;
  • Limite do Poder Executivo: 49%;
  • Limite global dos poderes: 60% da RCL;
  • Roraima: 3,34% em despesa do Legislativo, acima do limite de 3%.

Receita Corrente Líquida

Usado como parâmetro pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a Receita Corrente Líquida (RCL) é um indicador financeiro que mede o montante líquido arrecadado por governos (União, Estados ou Municípios).

A RCL é obtida pela soma das receitas correntes (tributárias, patrimoniais, de serviços e outras) dos últimos 12 meses, subtraindo os valores repassados a outros entes e as contribuições para a Previdência dos servidores locais.

Dívida preocupa

O relatório também apontou estados com níveis elevados de Dívida Consolidada Líquida (DCL), cujo limite é de duas vezes o valor da Receita Corrente Líquida.

A DCL representa o total das obrigações financeiras de longo prazo de um ente público, subtraindo os ativos financeiros disponíveis, como caixa e investimentos.

O Rio de Janeiro apresentou o maior índice, com 219% da RCL, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 172%, e Minas Gerais, com 157%.

Na outra ponta, Espírito Santo (-55%), Mato Grosso (-20%) e Amapá (-16%) tiveram os menores índices de DCL.

Precatórios e crédito

Os dados do Tesouro Nacional também mostram diferenças entre os estados no comprometimento da receita com precatórios, dívidas dos diversos níveis de governo com sentenças judiciais definitivas.

Os maiores percentuais foram registrados por:

  • Rio Grande do Norte: 36,1% da RCL
  • Rio Grande do Sul: 25%
  • Paraíba: 22%

Os percentuais mais baixos foram registrados no Pará e em Pernambuco, com 0,4%. O Espírito Santo registrou 0,6%.

Nas operações de crédito, os maiores percentuais nos quatro primeiros meses de 2026 foram:

  • Alagoas: 12,03% da RCL
  • Tocantins: 11,69%
  • Piauí: 10,62%

Dados fiscais

O RGF em Foco é elaborado a partir dos relatórios publicados pelos próprios entes no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), administrado pelo Tesouro Nacional.

O documento reúne informações sobre a situação fiscal dos estados e do Distrito Federal e busca ampliar a transparência sobre o equilíbrio das contas públicas.

Lula diz que vai ampliar gastos em defesa porque ‘está cheio de maluco no mundo’: ‘Não quero guerra nem ser pego de surpresa’.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (26) o aumento dos investimentos em Defesa e a criação de um projeto estratégico de longo prazo para as Forças Armadas. A declaração foi feita durante o lançamento da Fragata “Cunha Moreira”, em Itajaí (SC).

Lula afirmou que o Brasil precisa estar preparado diante das tensões internacionais. “Eu não quero guerra, mas eu também não quero ser pego de surpresa. Eu tenho que me cuidar”, disse. O presidente também citou declarações do presidente dos Estados Unidos sobre a Groenlândia, o Canadá e o Canal do Panamá, afirmando que há “muita gente maluca no mundo”.

Segundo Lula, o governo vai elaborar um projeto estratégico para a Defesa e garantir recursos para sua execução. “Nós precisamos construir um projeto estratégico e vamos ter que ter dinheiro para colocar esse projeto em andamento”, afirmou.

O presidente também defendeu que a Defesa seja tratada como prioridade nacional, e não apenas como reposição de equipamentos antigos.

Mortos por terremotos na Venezuela chegam a 589 com 2,9 mil feridos.

O número de mortos pelos terremotos que abalaram a Venezuela na última quarta-feira (24) chegou a 589 pessoas com mais de 2,9 mil feridos. Os dados foram atualizados, nesta sexta-feira (26), pela presidente do país, Delcy Rodríguez.

“Mas também resgatamos dezenas de pessoas com vida, o que nos alegra, pois elas podem se reunir com suas famílias e entes queridos”, afirmou Delcy.

O número de vítimas pode ser ainda maior. O site Desaparecidos Terremoto Venezuela, criado pela sociedade civil para reunir informações extra oficiais sobre vítimas, estima que mais de 40 mil pessoas desaparecidas. 

Projeções do Serviço Geológico dos EUA (USGS) apontam a probabilidade de dezenas de milhares de vítimas, com perda econômica de 1% a 7% do Produto Interno Bruto (PIB). 

A presidente do país Delcy Rodríguez informou que foram registrados, depois dos terremotos, outros 214 tremores, chamados de “réplicas”, consequência dos terremotos principais, mostrando o tamanho da atividade sísmica ainda presente na Venezuela.

Os terremotos de 7.2 e 7.5 da escala Ritcher afetaram, principalmente, o estado de La Guaira, onde houve o desabamento de uma série de edifícios.

“Declaramos o estado de La Guaira como zona de desastre natural devido à magnitude do impacto desse fenômeno, que devastou áreas inteiras do estado e exigiu planos de resposta especiais”, concluiu a presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.

Manhã de entrega de alvarás na sede do Sinte-RN regional de João Câmara/RN.



Manhã de entrega de alvarás na sede do Sinte-RN regional de João Câmara. Servidores da rede estadual  de João Câmara/RN e dos demais municípios da jurisdição receberam seus alvarás das ações do Terço de Férias e do Retroativo do Piso de 2011/2012.

Fruto da luta do Sinte-RN e de sua assessoria jurídica através do escritório @gmcg.adv

CMN amplia em R$ 1 bi limite para crédito a estados e municípios.

Os estados, municípios e Distrito Federal podem pegar R$ 1 bilhão a mais emprestados no sistema financeiro em 2026 sem finalidade específica. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou um remanejamento nos limites de crédito para órgãos e entidades do setor público, sem alterar o limite total autorizado para o ano, que continua em R$ 23,6 bilhões.

A decisão foi tomada ontem quinta-feira (25) por meio da Resolução 5310, que reorganiza os chamados sublimites, parcelas específicas dentro do limite geral de crédito destinadas a diferentes tipos de operações de crédito.

Polo Nélio Dias recebe shows de Michele Andrade e Matheus Fernandes nesta sexta-feira.

A programação do São João de Natal/RN chega ao Polo Nélio Dias, na zona Norte, nesta sexta-feira (26), com shows de Roberto do Arcodeon, Michele Andrade, Matheus Fernandes e Cláudio Ney & Juliana. O evento acontece no ginásio Nélio Dias e segue até domingo (28), marcando a continuidade do evento.

A festividade iniciou com programação principal concentrada na Arena das Dunas desde o dia 5 de junho. Entre os nomes que se apresentaram no local estiveram Cavaleiros do Forró, Limão com Mel, Calcinha Preta, Pablo, Fagner, Zezé Di Camargo & Luciano, Xand Avião, Bruno & Marrone, Nattan, Simone Mendes e Leonardo. De acordo com o levantamento da Prefeitura, quase 800 mil pessoas passaram pelo polo.

Além das atrações desta sexta, a programação da zona Norte segue no sábado (27) com Raça Negra, Alinne Reis, Samyra Show e Nathan Vinicius. O São João encerra no domingo com apresentações de Toca do Vale, Chico Forrozeiro, Zé Cantor e Filho do Piseiro.

Trânsito

Para a programação no Nélio Dias, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) definiu uma operação especial de transporte público e trânsito. Nesta sexta-feira, serão disponibilizadas linhas especiais gratuitas para o retorno do público após os shows.

Ao todo, três linhas especiais vão atender os participantes. A SE4 fará o trajeto entre o Nélio Dias e o Parque dos Coqueiros, passando por Nordelândia, Jardim Progresso, Alvorada IV e Vale Dourado. A SE5 ligará o polo a Igapó, com passagem por Santarém, Soledade e Panatis. Já a SE6 fará a ligação com a Redinha, passando por Pajuçara, Parque das Dunas e Brasil Novo.

Segundo a STTU, serão realizadas 66 partidas diárias das linhas especiais. Os embarques ocorrerão na Avenida do Baião, nas proximidades do Terminal de Ônibus de Nova Natal. As linhas do sistema Corujão seguirão operando normalmente.

A operação de trânsito começa às 17h, com bloqueios na Avenida Guararapes, Rua da Mutamba e Avenida do Baião. A fiscalização contará com 35 agentes de mobilidade, distribuídos em dois turnos. As equipes atuarão das 16h30 às 4h, nos principais acessos ao polo.

Programação detalhada no Nélio Dias:

26 de junho (sexta-feira)
Roberto do Arcodeon
Michele Andrade
Matheus Fernandes
Cláudio Ney & Juliana

27 de junho (sábado):
Raça Negra
Alinne Reis
Samyra Show
Nathan Vinícuis

28 de junho (domingo):
Chico Forrozeiro
Toca do Vale
Zé Cantor
Filho do Piseiro.

CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app.

As instituições que operam as linhas de crédito do Programa Move Aplicativos não poderão cobrar tarifa de cadastro, decidiu ontem  quinta-feira (25) o Conselho Monetário Nacional (CMN).

Lançada em maio, a iniciativa oferece financiamento para motoristas de aplicativos e taxistas comprarem veículos novos com padrões de sustentabilidade.

A decisão impede que bancos e demais instituições financeiras participantes cobrem do cliente a taxa referente à pesquisa em serviços de proteção ao crédito, bases de dados e outras informações cadastrais.

O programa Move Aplicativos disponibiliza uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, operacionalizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e por instituições financeiras habilitadas. O objetivo é facilitar a renovação da frota de trabalhadores que atuam no transporte individual, com foco em veículos mais eficientes e menos poluentes.

Outros encargos

Segundo o voto aprovado pelo CMN, a proibição vale especificamente para a tarifa de cadastro nas operações do programa. As instituições financeiras continuam autorizadas a cobrar outros encargos previstos em suas políticas operacionais, desde que estejam de acordo com as regras do financiamento e sejam informados previamente aos clientes.

Entre os valores que podem continuar sendo cobrados estão encargos financeiros e comissões normalmente aplicadas em operações de crédito, incluindo eventuais tarifas de reserva de crédito, quando previstas em contrato e divulgadas oficialmente pelas instituições.

O CMN é o órgão responsável por formular as diretrizes gerais do sistema financeiro nacional. Presidido pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, o colegiado também é composto pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e pelo ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 7 milhões.

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do Concurso 3.023 da Mega-Sena, realizado ontem quinta-feira (25). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 7 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados são: 22 - 25 - 30 - 31 - 39 - 60

  • 7 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 117.144,19 cada
  • 807 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.674,92 cada.

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de sábado (27), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

ABC é autorizado a pavimentar área externa do Frasqueirão e melhorar acesso pela Rota do Sol.

O ABC recebeu autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) para executar obras de pavimentação na área externa do Frasqueirão, em Natal. A medida permite ao clube realizar serviços de calçamento e passeio público na parte frontal do estádio, localizada às margens da RN-063, conhecida como Rota do Sol.

A autorização representa um avanço para uma demanda antiga dos torcedores e da própria administração do estádio. Além disso, a obra busca melhorar as condições de acesso ao Frasqueirão nos dias de partidas e eventos.

Área externa do Frasqueirão terá calçamento e passeio público

De acordo com o DER-RN, o projeto apresentado pelo ABC atende às exigências técnicas estabelecidas pelo órgão. O material enviado incluiu projeto geométrico, memorial descritivo, sistema de drenagem, sinalização tátil e direcional, além de relatório fotográfico da área.

O projeto prevê a construção de calçamento e passeio público em uma extensão de 180 metros e largura de 10 metros. Com isso, o clube pretende oferecer mais segurança e acessibilidade para torcedores e pedestres que circulam pelo local.

Além disso, a análise técnica realizada pela Divisão de Estudos e Projetos confirmou a conformidade da proposta com os critérios exigidos pelo Departamento.

DER-RN estabelece condições para execução da obra

A autorização foi concedida por meio do Ofício nº 274/2026-DG, assinado pela diretora-geral do DER-RN, Natécia Nunes. O documento informa que o órgão avaliou a solicitação apresentada pelo ABC antes de liberar a execução dos serviços.

No entanto, o clube deverá cumprir algumas exigências. Entre elas está a manutenção de uma distância mínima de quatro metros em relação ao bordo da RN-063 durante a execução da obra.

Além disso, o DER-RN informou que poderá cobrar futuramente uma taxa pelo uso da faixa de domínio. Segundo o órgão, estudos sobre a implantação dessa cobrança em âmbito estadual estão em fase de conclusão.

Copa 2026: Rodada de hoje encerra primeira fase dos grupos G, H e I.

A terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo prossegue nesta sexta-feira (26) com seis partidas pelos grupos G, H e I. Pelo Grupo I, França e Noruega disputarão quem ficará com a liderança da chave. A partida será em Boston, às 16h.

No mesmo horário se enfrentarão Senegal e Iraque. Como prevê o regulamento, os jogos de cada chave ocorrem simultaneamente, definindo as vagas e posições para o mata-mata.

Os jogos do Grupo H serão às 21h, com o Uruguai enfrentando a Espanha em Guadalajara e Cabo Verde encarando Arábia Saudita, em Houston.

As duas últimas partidas serão na madrugada de sábado, à meia noite, com Egito e Irã, partida disputada em Seattle, e Nova Zelândia e Bélgica, em Vancouver.

Jogos do dia

16h (Grupo I)

Noruega x França

Senegal x Iraque

21h (Grupo H)

Uruguai x Espanha

Cabo Verde x Arábia Saudita

0h de sábado (Grupo G)

Egito x Irã

Nova Zelândia x Bélgica

Prefeitura do Natal/RN decreta ponto facultativo na segunda-feira (29).

A Prefeitura do Natal/RN decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em razão do Dia de São Pedro. A medida está prevista no Decreto nº 13.643, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos da administração pública municipal para 2026.

O ponto facultativo é válido para os órgãos e entidades da administração pública municipal direta, indireta, autárquica e fundacional. A data integra tradicionalmente o calendário do município em razão de sua relevância cultural e religiosa nas festividades juninas.

A Prefeitura informa que os serviços considerados essenciais serão mantidos. Áreas como saúde, segurança, fiscalização e demais atividades indispensáveis à população funcionarão normalmente ou em regime especial, conforme definição de cada secretaria municipal.

O atendimento ao público nos órgãos municipais será retomado normalmente na terça-feira (30).