sexta-feira, julho 29, 2022

Papa denuncia opressão histórica sobre indígenas canadenses.

Em seu último dia de visita ao Canadá, o papa Francisco disse a líderes indígenas que estava pesaroso pelo fato de católicos terem apoiado “políticas opressivas e injustas” contra os nativos.

O papa de 85 anos se reuniu nesta sexta-feira (29) com uma delegação indígena na residência do arcebispo do Quebec antes de partir para uma breve parada no território ártico de Nunavut, que o Canadá criou em 1999 para o povo Inuit.

“Eu vim como irmão para descobrir em primeira mão os bons e maus frutos que os membros da família católica local trouxeram ao longo dos anos”, disse Francisco. “Eu vim em espírito de penitência, para expressar minha profunda dor pelo mal infligido a vocês por não poucos católicos que apoiaram políticas opressivas e injustas sobre vocês.”

O pontífice se referia às escolas residenciais, onde mais de 150 mil crianças indígenas foram separadas de suas famílias e trazidas entre 1870 e 1996. Grupos religiosos, a maioria católicos, administravam as escolas para que os governos da época implementassem uma política de assimilação cultural.

As crianças passaram fome ou foram espancadas por falarem sua língua nativa, e muitas foram abusadas sexualmente em um sistema que a Comissão da Verdade e Reconciliação do Canadá chamou de "genocídio cultural".

Carta da USP em defesa da democracia já reúne mais de 400 mil assinaturas em três dias.

Em três dias de lançamento, a carta em defesa da democracia e do processo eleitoral, divulgada pela Faculdade de Direito da USP, já reuniu mais de 400 mil assinaturas até a manhã desta sexta (29), segundo o contador oficial da página.

A "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!" e a lista com os nomes foram divulgadas na terça-feira (26) no site da universidade. Ela foi lançada depois de seguidos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro.

Uma versão em inglês do documento deve ser lançada pelos organizadores, já que os Estados Unidos, depois do Brasil, são o segundo país com o maior número de acessos, seguido por Portugal, Reino Unido e Alemanha. 

Datafolha: 52% dizem nunca confiar nas declarações de Bolsonaro.

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" aponta que a maioria dos entrevistados não confia no que é dito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a pesquisa, 52% dizem nunca confiar nas declarações de Bolsonaro, enquanto 29% afirmam confiar às vezes. Já 18% declaram que sempre confiam no que o presidente diz. 

A pesquisa ouviu 2.566 eleitores nos dias 27 e 28 de julho em 183 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O levantamento também apontou que o ex-presidente Lula (PT) tem 47% da intenção de votos no primeiro turno, seguido por Bolsonaro com 29%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com 8%. 

O percentual de quem não confia nunca nas declarações é menor do que o registrado na última pesquisa, em junho, quando 53% dos entrevistados disseram não confiar nunca em Bolsonaro; 29% disseram confiar às vezes e 17% responderam não confiar nunca. 

RN não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 273.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sexta-feira (29). São 546.402 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 273 novos casos e nenhum óbito.

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.380. Em investigação são 1.260. Recuperados são 533.253. Casos suspeitos somam 1.340 e descartados são 1.025.048. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.769.

 

MP Eleitoral: entidades religiosas do RN não devem se envolver em propaganda política nas Eleições de 2022.

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) expediu recomendação para que entidades religiosas não pratiquem atos de propaganda eleitoral relativos às eleições deste ano. O período de campanha inicia a partir de 16 de agosto. O documento foi enviado a mais de 10 entidades das mais diferentes religiões no estado.

De acordo com a recomendação, dentro dos templos não se deve realizar ou permitir a realização de “qualquer espécie de propaganda eleitoral, inclusive a negativa, pedido de voto, ainda que dissimulado, manifestação de apoio ou de agradecimento público a pré-candidatos ou candidatos a cargos públicos nas Eleições de 2022”. Para tanto, os dirigentes de entidades religiosas devem instruir todos que façam uso da palavra na respectiva instituição sobre a vedação de propaganda eleitoral nos templos, seja verbal ou impressa, sob pena de multa pela Justiça Eleitoral.

A PRE/RN orienta, ainda, que a recomendação seja amplamente divulgada a todos os membros de entidades religiosas que sejam candidatos ou pré-candidatos nestas eleições. Em caso de descumprimento da legislação eleitoral, eles poderão ser responsabilizados pelos atos irregulares em conjunto com a entidade.

Eleições e religião – A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) proíbe que candidatos e partidos políticos recebam doação de organizações religiosas, seja em dinheiro, estimável em dinheiro ou por meio de qualquer tipo de publicidade. A legislação também veda a veiculação de propaganda eleitoral em bens acessíveis a população em geral, o que inclui os templos religiosos.

A recomendação da PRE/RN enfatiza, ainda, que nenhuma pessoa jurídica pode fazer doação eleitoral (ADIN nº 4.650 e Lei nº 13.165/2015), o que reforça a impossibilidade de contribuição financeira a campanha eleitoral por entidades religiosas. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral firmou entendimento de que a prática de atos de propaganda em prol de candidatos por instituição religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar hipótese de abuso de poder econômico.

PF faz ação contra roubo de cargas dos Correios no Rio de Janeiro.

A Polícia Federal cumpriu hoje (29) um mandado de prisão preventiva e dois de busca e apreensão contra um acusado de roubos de carga no Rio de Janeiro. O alvo é suspeito de integrar grupo especializado em roubar encomendas transportadas pelos Correios, na Baixada Fluminense.

Os mandados da Operação Relapsus foram decretados pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti e cumpridos em Duque de Caxias. Segundo a PF, além da prisão, houve a apreensão de celulares, computadores e outros materiais, que serão usados na coleta de provas.

Ainda de acordo com a PF, o alvo da operação já tinha sido preso um ano atrás, pelo crime de roubo. Ele foi encaminhado ao sistema prisional fluminense.

INSS: análise de atestado pode ser feita via aplicativo.

A partir de hoje (29), os segurados da Previdência Social que precisam passar por perícia médica poderão cadastrar a documentação médica por meio do aplicativo Meu INSS, para que a avaliação do atestado seja feita de forma remota por perito médico federal.

É o que prevê portaria conjunta nº 7, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela dispensa a emissão de parecer conclusivo da Perícia Médica Federal para casos de incapacidade laboral do segurado.

Segundo o ministério, a portaria “possibilita a concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) por meio de análise de atestado ou laudo médico apresentado pelo requerente”.

A portaria prevê, ainda, que a concessão desse tipo de benefício será feita por meio de análise documental do INSS. “Somente será possível nas localidades em que o tempo entre o agendamento e a realização da perícia médica seja superior a 30 dias”, informou o ministério. A expectativa é que, com a medida, o atendimento pericial de segurados ganhe agilidade, reduzindo o tempo de espera por perícias.

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil.

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O óbito foi registrado em Uberlândia (MG) na quinta; o paciente era um homem com baixa imunidade.

Nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças. A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. (Veja mais detalhes sobre a transmissão).

A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Casos graves podem ocorrer, mas a varíola dos macacos é bem menos letal que a varíola humana, erradicada em 1980.
Nos últimos tempos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de letalidade da varíola dos macacos foi de cerca de 3% a 6%; para a varíola humana maior, esse percentual chegava a 30%.

A doença ainda não tem uma vacina específica, mas três vacinas já existentes contra a varíola humana podem ser usadas para proteger contra a varíola dos macacos. Alguns países já estão aplicando uma delas, mas ainda não há previsão de chegada no Brasil.

Entenda por que o RN registra noites mais frias; fim de semana tem previsão de 18ºC.

Durante o inverno de 2022, que ainda se estende até o mês de setembro, o potiguar tem sentido as temperaturas mais amenas. Os índice mais baixos são registrados tanto em Natal quanto em municípios do interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a capital, localizada no Leste Potiguar, vem registrando temperaturas mínimas que variam entre 19ºC e 21ºC.

Já no interior, a mínima fica a partir de 16ºC, como já registrado em Martins, no Alto Oeste Potiguar. “Esse cenário decorre do aumento da intensidade e circulação dos ventos associados à ocorrência de noites mais claras, dias mais nublados, provocando a sensação térmica mais amena”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Bristot explica que as temperaturas nesta época do ano – período de inverno no hemisfério sul e de ocorrência de mais chuvas no litoral nordestino – estão normais e espera que assim permaneçam nos anos seguintes. “Entre os anos de 2012 e 2017, o potiguar viveu um período preocupante com a temperatura mínima alcançando a marca dos 25ºC no RN. Mantida essa retomada da temperatura atual, haverá mais conforto térmico para a população”, comentou.

Para o fim de semana, a previsão da Emparn aponta que a mínima pode chegar a 18ºC no município de Venha-Ver, no Oeste Potiguar, na madrugada deste sábado (30), sendo a menor temperatura prevista para o final de semana. Em Natal, a mínima deve ficar em 23ºC.

Taxa de desemprego cai para 9,3% no segundo trimestre.

A taxa de desemprego alcançou 9,3% no trimestre encerrado em junho, o que representa queda de 1,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o menor patamar para o período desde 2015, quando ficou em 8,4%.

O número de desempregados caiu 15,6% no trimestre e atingiu 10,1 milhões de pessoas, 1,9 milhão a menos que no trimestre anterior. Os números estão na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (29) pelo IBGE.

Para a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy, o movimento de retração da taxa de desocupação no segundo trimestre é semelhante ao observado em outros anos. “Em 2022, contudo, a queda mais acentuada dessa taxa foi provocada pelo avanço significativo da população ocupada em relação ao primeiro trimestre”, apontou.

Contas públicas fecham maio com déficit de R$ 33 bilhões, informa BC.

As contas do setor público consolidado, formado por governo federal, estados, municípios e empresas estatais, registraram déficit primário de R$ 33 bilhões em maio deste ano. As informações, divulgadas hoje (29) pelo Banco Central (BC), mostram que o saldo negativo foi maior que o registrado em maio do ano passado, quando as contas fecharam com déficit de R$ 15,5 bilhões.

De acordo com o relatório de Estatísticas Fiscais, o resultado é decorrente de déficit no Governo Central e das empresas estatais, na ordem de R$ 40 bilhões e R$ 307 milhões, respectivamente. Já os governos regionais registraram superavit de R$ 7,3 bilhões no mês.

O documento informa ainda que, nos 12 meses encerrados em maio, o superávit primário do setor público consolidado atingiu R$ 119,9 bilhões, equivalente a 1,32% do Produto Interno Bruto (PIB).

O resultado primário é formado pelas receitas menos as despesas, sem considerar o pagamento de juros da dívida pública.

Receita: Lasanha de carne moída.

A lasanha é um prato bem versátil, que pode ser feito com ingredientes e molhos diversos. Uma das receitas mais tradicionais é a lasanha de carne moída. É a opção ideal para o almoço em família, um jantar romântico e pode ser servida até mesmo na ceia de fim de ano.

A massa combina com molho à bolonhesa que é delicioso, fácil de fazer e leva poucos ingredientes: molho de tomate, carne moída, pimentões e tempero verde a gosto. Se você sentir que está ácido, uma dica para diminuir a acidez do molho é usar uma pitada de açúcar.

Como fazer lasanha de carne moída: fácil de fazer, a receita é acompanhada por um molho à bolonhesa feita com carne moída, molho de tomate, pimentões e tempero verde. Confira!

Ingredientes - Molho à bolonhesa

  • 1 quilo e meio de carne moída
  • 1 fio de azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 pimentão verde picado
  • 1 pimentão amarelo picado
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 3 tomates picados em cubos
  • Tempero verde a gosto
  • Molho de tomate a gosto
  • Sal a gosto

Ingredientes - Lasanha

  • 500 gramas de massa para lasanha
  • 600 gramas de queijo muçarela
  • Queijo parmesão ralado a gosto
  • Molho à bolonhesa

Modo de Preparo - Molho à bolonhesa

1. Em uma panela, coloque 1 fio de azeite e 1 quilo de carne moída. Frite até ficar soltinho. 

2. Em seguida, acrescente 2 cebolas picadas, 2 dentes de alho picados, 1 pimentão verde picado, 1 pimentão amarelo picado, 1 pimentão vermelho picado, 3 tomates picados em cubos e tempero verde a gosto. Refogue. 

3. Depois, adicione molho de tomate a gosto e sal a gosto. Misture e reserve. 

Modo de Preparo - Lasanha

1. Em um refratário que possa ir ao forno, espalhe a primeira camada de molho à bolonhesa no fundo. 

2. Em seguida, faça uma camada com a massa de lasanha. 

3. Depois, faça mais uma camada com molho à bolonhesa. Em seguida, acrescente uma camada de queijo muçarela. 

4. Repita as camadas e finalize com queijo parmesão ralado a gosto. 

5. Leve ao forno preaquecido a 200 graus Celsius por 20 minutos. 

6. Depois, aumente a temperatura para 250 graus Celsius e deixe assar por mais 20 minutos. 

7. Sirva em seguida.

CBF afasta árbitros do último jogo do Flamengo com o Atlhetico-PR.

Ontem quinta-feira, 28, a CBF afastou neste fim de tarde, os árbitros Luiz Flávio de Oliveira e Wagner Reway no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA), isso faz com que eles fiquem afastados de jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil por tempo indeterminado.

Luiz Flávio de Oliveira foi o árbitro principal da partida disputada quarta-feira (27) no Maracanã, entre Flamengo e Atlhetico-PR, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Wagner Reway, por sua vez, comandou o árbitro de vídeo naquela partida. Os dois foram muito criticados por jogadores, dirigentes e torcedores dos dois times após a partida.

As polêmicas recaíram principalmente sobre quatro lances. O Flamengo reclama de um suposto pênalti de Fernandinho sobre Léo Pereira, e da expulsão de David Luiz já no fim da partida. Na súmula, Luiz Flávio justificou o cartão vermelho porque o zagueiro fez “um movimento de tapa no ar com a palma da mão aberta, em minha direção”, além de ofendê-lo.

O Athletico, por sua vez, considera que o juiz da partida foi condescendente em pelo menos outros dois lances. “O quê? Eles (Flamengo) estão reclamando de alguma coisa? Passa o lance do Gabigol chutando o Fernandinho. Passa o lance do Arrascaeta. Vergonhoso! É pra expulsar 30 dias seguidos! Não é um dia, são 30 dias seguidos”, esbravejou o técnico Luiz Felipe Scolari.

“(O Arrascaeta) não quebrou o pé do Erick por milagre. Pelo amor de Deus, não me venha com choradeira. Quem tem que chorar somos nós, que poderíamos ter o jogador por seis meses fora”, sustentou Felipão. “Não procede nada (a reclamação do Flamengo), é gritinho de histeria.”

Confira nota da CBF:
“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro Luiz Flávio de Oliveira e o VAR Wagner Reway foram incluídos no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). A decisão foi tomada após análise da atuação de ambos durante a partida entre Flamengo e Athletico Paranaense, pela Copa Intelbras do Brasil.

A CBF reitera o compromisso com a modernização e o constante desenvolvimento da arbitragem no futebol brasileiro. Na próxima segunda-feira, a Comissão inicia uma intertemporada que reunirá 95 árbitros das séries A e B do Campeonato Brasileiro.

O treinamento será realizado entre 1º e 5 de agosto, em três sedes diferentes, e contará com trabalhos práticos em simuladores de VAR e em campo de jogo. A partir deste mês, a Comissão também realizará treinamentos práticos presenciais mensais com o quadro.”

RN reduz para 15,33% a alíquota de ICMS sobre o preço do etanol.

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) vai reduzir para 15,33% a alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) aplicada sobre o preço do álcool etílico hidratado combustível, o etanol, no Rio Grande do Norte. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (29) pela SET.

A iniciativa, de acordo com o Governo, visa dar mais competitividade ao biocombustível frente aos combustíveis fósseis e reduzir o preço final pago pelos consumidores pelo produto nas bombas. A nova base de cálculo do tributo será estabelecida via decreto, que será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (30), e passa a vigorar de forma retroativa a 15 de julho.

O texto regulamenta no estado os dispositivos estabelecidos pela Emenda Constitucional número 123/2022, que foi promulgada no dia 14 deste mês, com o intuito de tornar o etanol mais competitivo em todo o país com preços abaixo do valor da gasolina. Emenda constitucional prever o repasse aos estados de até R$ 3,8 milhões para manutenção da competitividade do álcool hidratado sobre os combustíveis derivados de petróleo por meio de créditos tributários.

Com a medida, alíquota do imposto reduzirá de 18% para 15,33% no Rio Grande do Norte. Desde o dia primeiro de julho, a SET já havia reduzido o ICMS, incidido sobre os combustíveis, energia elétrica e telecomunicações, a uma alíquota base de 18%. A diminuição foi implementada para adequar o cálculo fiscal no estado às diretrizes da Lei Complementar 194/2022, aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionada em 23 de junho, tornando esses itens essenciais.

Com isso, a alíquota de ICMS do etanol caiu de 23% para 18%, e, com a entrada em vigor do decreto estadual, a base de cálculo reduz novamente para 15,33%, o que representa uma diminuição total de 7,67 pontos percentuais. A expectativa é de que a medida provoque baixa nos preços cobrados nas bombas e estimule o setor sucroalcooleiro do Rio Grande do Norte.

De acordo com especialistas, a utilização do etanol é mais vantajosa economicamente do que a gasolina quando o preço do primeiro for até 70% do valor da gasolina. Na mais recente pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do etanol no Rio Grande do Norte é de R$ 5,78, enquanto o da gasolina foi de R$ 6,35. Com a gasolina nesse valor, o preço do etanol deveria ser de R$ 4,445 para ser mais viável.

71% dizem estar totalmente decididos sobre voto para presidente; 28% declaram que ainda podem mudar.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29) mostra 71% dos eleitores dizem estar totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 28% declaram que ainda podem mudar.

Segundo a pesquisa, os eleitores mais convictos são os que pretendem votar no ex-presidente Lula, candidato pelo PT, e no atual presidente, Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição pelo PL. Entre os que declaram voto em Lula, 79% dizem estar totalmente decididos e 20% podem mudar. Para Bolsonaro, os índices são de 79% e 21%.

O levantamento contratado e divulgado pelo jornal "Folha de S.Paulo" ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta (27) e quinta (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01192/2022. 

Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB) demonstram que ainda podem trocar de candidato. Entre os que escolheram Ciro, 34% afirmam estar totalmente decididos e 65% podem mudar. Entre os eleitores de Tebet, esses números são 39% e 59%, respectivamente.

Os quatro candidatos (Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet) são os que mais têm intenção de voto dos brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem quinta-feira (28). No primeiro turno, Lula tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro, 29%; Ciro, 8%; e Simone, 2%.

Lula repete em 2022 o mesmo desempenho de 2006 a dois meses da eleição.

Desde a última vez em que o nome do ex-presidente Lula esteve nas urnas, 14 anos se passaram. Mas, a dois meses da eleição, o petista tem exatamente a mesma intenção de votos que tinha em 2006, quando foi reeleito presidente no mesmo período. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, Lula tem 47% das intenções de voto, mesmo número que tinha em 8 de agosto de 2006 segundo o instituto.

Até mesmo o cenário dos adversários de Lula em 2022 e 2006 é similar. Neste ano, o atual presidente, Jair Bolsonaro tem 29% e Ciro Gomes é o terceiro colocado, com 8% das intenções de voto. Há 14 anos, o adversário de Lula era o seu atual companheiro de chapa, Geraldo Alckmin. Então pelo PSDB, o tucano tinha 24% das intenções de voto. Na terceira colocação estava Heloísa Helena, do PSOL, com 12% na pesquisa do Datafolha feita em agosto de 2006.

As semelhanças, entretanto, não param por aí. Até mesmo dentro dos estratos há semelhanças entre os dois momentos. Um dos maiores grupos do eleitorado, aqueles com renda de até 2 salários mínimos, preferia Lula em 2006 e 2022 praticamente na mesma proporção: neste ano, 54% desse grupo diz que irá votar no presidente. Em 2006, eram 52%.

Naquelas eleições, a disputa foi para o segundo turno. Em fato raro, Alckmin teve menos votos no segundo turno do que no primeiro: 39,9 milhões contra 37,5 milhões, 2,4 milhões a menos. 

No estrato mais rico do eleitorado, aquele com renda superior a 10 salários mínimos, a intenção de voto também é praticamente idêntica: Lula tinha 32% em 2006 e tem 33% nesse grupo este ano.

Uma diferença, entretanto, está na proporção entre homens e mulheres que formavam o eleitorado de Lula entre as duas eleições. Em 2006, a maioria dos entrevistados que diziam preferir Lula era de homens: 52% diziam que votariam em Lula, enquanto o petista era o preferido de 43% das mulheres. Este ano, os dois grupos praticamente se equivalem: Lula tem 48% da intenção de voto dos homens e 46% das mulheres.

Mãe e filhos, em cárcere privado há 17 anos, são libertados no Rio.

Uma mulher e dois jovens - mantidos em cárcere privado há 17 anos - foram libertados ontem (28) por policiais em uma casa na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar (PM), os três foram encontrados amarrados em sua casa no bairro de Guaratiba.

Os policiais foram ao local após receber uma denúncia anônima. As vítimas estavam sujas e subnutridas, de acordo com a PM, e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O suspeito de mantê-las presas era o próprio marido e pai das vítimas. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia de Guaratiba (43ª DP). Os nomes dos quatro não foram divulgados.

Brasileiros são os que mais escutam opinião de influencers na hora de comprar.

Uma pesquisa realizada pela plataforma Cupom Válido, com dados da Statista e da HootSuite, revelou que o Brasil é o país mais influenciado do mundo. Cerca de 43% da população afirma já ter feito alguma compra por conta da publicidade ou ação realizada por digital influencers.

Cada vez mais, as marcas procuram por influenciadores para anunciar seus produtos ou serviços. O estudo mostra que essa tendência faz sentido, tendo em vista que os influences atingem cerca de 150 milhões de pessoas no país, através de diversas plataformas digitais, como YouYube, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter.

A lógica da população que adquire um produto sob influência é porque o consumidor se identifica de alguma maneira com determinado influencer. Os comentários do influenciador em suas redes sociais despertam o interesse dos seguidores em conhecer o produto que está sendo promovido.

“A empresa credibiliza o seu produto, porém os influenciadores oferecem aquele ‘empurrão final’, pois o cliente se identifica com essa personalidade”, explica Silas Colombo, fundador e CCO da MOTIM, aceleradora de reputação e gestora de posicionamento.

Brasil vai receber 50 mil doses da vacina contra a varíola do macaco.

O Brasil vai receber 50 mil doses da vacina contra a varíola do macaco no primeiro lote distribuído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) às Américas. No total, os países da região serão contemplados com 100 mil imunizantes. As doses serão adquiridas por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de acordo com informações obtidas em primeira mão pelo R7 junto a autoridades envolvidas na negociação.

Trata-se de um imunizante de vírus inativado. Outras 100 mil doses serão enviadas a países da Europa. O imunizante deve ser administrado em duas doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda aplicação.

Nesta quinta-feira (28), o Brasil atingiu os mil casos confirmados da doença. Mais de 700 pacientes identificados com o vírus estão localizados em São Paulo, mas diversos estados já registram transmissão comunitária, ou seja, aquela em que o paciente não sabe de quem pegou o vírus.

A varíola do macaco pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva, secreção nasal ou contato com as lesões na pele geradas pela doença. No entanto, cerca de 95% dos novos casos até agora foram transmitidos por via sexual.

A data em que as primeiras doses serão entregues está sendo negociada com autoridades dos dois continentes. Em âmbito nacional, ela é discutida no Ministério da Saúde, mas a expectativa é que a entrega ocorra já nas próximas semanas.

Governo federal libera R$ 10,9 bilhões para pagar auxílio a caminhoneiros e taxistas.

O presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória nesta quinta-feira (28) que autoriza a abertura de um crédito extraordinário de R$ 10,9 bilhões para pagar os auxílios a caminhoneiros e a taxistas. O valor será entregue ao Ministério do Trabalho e Previdência, pasta responsável por gerenciar os benefícios. Ambos os auxílios começarão a ser pagos no próximo mês.

O valor do subsídio aos caminhoneiros será de R$ 1 mil. Em 9 de agosto, serão pagas duas parcelas do benefício, referentes a julho e a agosto. A categoria receberá mais quatro parcelas.

Confira o calendário de pagamento aos caminhoneiros:
– 1ª e 2ª parcelas: 09/08
– 3ª parcela: 24/09
– 4ª parcela: 22/10
– 5ª parcela: 26/11
– 6ª parcela: 17/12

Têm direito ao voucher os transportadores de carga autônomos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até 31 de maio de 2022. Esses caminhoneiros devem estar com a CNH e o CPF válidos.

Taxistas

Os taxistas, por sua vez, receberão a partir do dia 16 de agosto. A categoria também receberá em dobro, devido ao acúmulo dos benefícios referentes aos meses de julho e agosto. As demais parcelas serão pagas individualmente a cada mês. Diferentemente dos caminhoneiros, o governo terá de calcular quanto será repassado a cada motorista de táxi.

Para ter direito à ajuda, os taxistas precisarão apresentar um documento de permissão para prestação do serviço, feito pelo poder público municipal ou distrital, que tenha sido emitido até 31 de maio deste ano. O Ministério do Trabalho e Previdência informou que vai solicitar os documentos aos 5.570 municípios do país para liberar o auxílio à classe.

Sport apresenta Vagner Love à torcida e bate Guarani pela Série B.

A equipe rubro-negra foi a 30 pontos e assumiu provisoriamente o quinto lugar, a quatro pontos do Bahia, último time no G4. Os pernambucanos, porém, ainda pode ser ultrapassados na rodada. O Bugre, com 19 pontos, segue no 18º lugar, na zona de rebaixamento, com o risco de cair para a lanterna se Náutico e Vila Nova ganharem os respectivos compromissos. Foi o quarto jogo sem vitória dos paulistas.

Na próxima rodada, o Sport recebe o Criciúma, novamente na Ilha do Retiro, na próxima terça-feira (2), às 21h30 (horário de Brasília). Na sexta-feira (5), no mesmo horário, o Guarani encara o Grêmio no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).

Ministério da Saúde passa a tratar varíola dos macacos como surto; Brasil tem mais de mil casos.

O Ministério da Saúde passou a usar o termo “surto” ao divulgar informações relativas aos casos de varíola dos macacos no Brasil. A pasta citou essa definição em um texto divulgado ontem quinta-feira (28), que informa a ativação de um centro de operações para acompanhar a evolução da doença.

Até então, a palavra surto era usada somente em pareceres técnicos ao mencionar casos semelhantes de aumento da curva de contaminação registrados em outros países.

O surto é o primeiro estágio de uma escala de evolução do contágio, que pode se transformar em epidemia, endemia e pandemia, que é o caso da Covid-19. Tecnicamente, desde o aumento repentino dos casos, a varíola dos macacos pode ser considerada uma situação de surto.

O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o Brasil tem mais de mil casos da doença.

Prefeito de Natal (RN) antecipa salários de servidores.

O Prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias, usou as suas Redes Sociais para anunciar o pagamento antecipado dos servidores municipais. Confira:

Salário pago antes do final do mês!

Estamos depositando nesta quinta (28) os salários de todos os servidores municipais. Os valores já vão poder ser movimentados nesta sexta (29). O pagamento de 100% da folha vai colocar R$ 74,6 milhões em circulação na economia local! É compromisso com Natal (RN).

Receita paga hoje restituições do 3º lote do Imposto de Renda.

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2022. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.

Ao todo, 5.242.668 contribuintes receberão R$ 6,3 bilhões. Desse total, são 5.134.337 de contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 3 de maio deste ano.

O restante tem prioridade legal, sendo 9.461 idosos acima de 80 anos; 62.969 entre 60 e 79 anos; 6.361 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 29.540 cuja maior fonte de renda é o magistério.

A restituição será paga diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX. Caso o contribuinte tenha entregado a declaração até 3 de maio e não receba a restituição, deverá verificar se entrou na malha fina.

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos da pandemia de covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

Pesquisa datafolha: 45% consideram governo Bolsonaro ruim ou péssimo.

O governo do presidente e pré-candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, é avaliado como ruim ou péssimo por 45% dos brasileiros, segundo a mais recente pesquisa Datafolha. A reprovação à gestão do presidente oscilou dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, que havia apontado o governo com índices de ruim ou péssimo de 47% entre os entrevistados.

Na rodada mais recente do Datafolha, além dos 45% de ruim/péssimo, o governo Bolsonaro é considerado regular por 26% (mesmo patamar da pesquisa de junho), e ótimo/bom por 28%, o que indica uma oscilação de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.

A pesquisa sinaliza estabilidade da rejeição ao governo em relação aos números do último levantamento para o presidente. Com Bolsonaro em busca da reeleição, nos últimos meses o instituto já vinha apontando que sua gestão tem tido avaliação como ruim/péssima próxima à soma das avaliações regular e ótimo/bom. Bolsonaro também é eleitoralmente o candidato mais rejeitado de toda a disputa.

O nível de confiança no que diz o presidente, por sua vez, era baixo e oscilou ligeiramente, dentro da margem de erro: 52% afirmam nunca confiar nas declarações de Bolsonaro (eram 53% em junho). Os que acreditam nele às vezes são 29% (29% em junho), e os que confiam totalmente são 18% (17% no mês passado).

A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 eleitores presencialmente em 181 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%. O registro da sondagem no TSE é BR-01192/2022.

Auxílio Brasil conclui pagamento da parcela de julho.

A Caixa Econômica Federal conclui hoje (29) o pagamento da parcela de julho do programa Auxílio Brasil. Recebem o dinheiro quem tem o Número de Inscrição Social (NIS) com final 0.

O valor mínimo é de R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, três milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil. Neste mês, as parcelas mínimas ainda equivalem a R$ 400. De agosto a dezembro, o programa pagará benefício mínimo de R$ 600, conforme emenda constitucional promulgada no último dia 14 pelo Congresso Nacional.

Pesquisa Datafolha: Lula tem 52% dos votos válidos e poderia vencer eleição no primeiro turno.


Pesquisa Datafolha divulgada ontem quinta-feira aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia vencer a eleição presidencial no primeiro turno, caso o pleito acontecesse no cenário atual. De acordo com o levantamento, o petista tem 52% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário, 32%. O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, marca 9% das intenções nesse cenário. 

O cálculo desconsidera as intenções de voto nulo e em branco, assim como aqueles que não responderam ao questionário, ou seja, só são consideradas as respostas de quem escolheu um candidato, tal como é feito nas eleições. A vantagem do petista em relação à soma dos concorrentes está dentro da margem de erro do levantamento.  

Na pesquisa anterior, em junho, Lula também vencia em primeiro turno com 53% dos votos válidos, contra 47% da soma dos adversários. O levantamento de maio também apontou vantagem semelhante. 

O Datafolha entrevistou, na quarta e quinta-feira, 2.556 eleitores em 183 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.  

Se considerados todos os eleitores ouvidos no levantamento, o ex-presidente Lula mantém a liderança no primeiro turno da corrida à Presidência com 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece na segunda colocação com 29%. Em terceiro lugar aparece o ex-governador Ciro Gomes (PDT) com 8%, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 2%, além do deputado federal André Janones (Avante), da pré-candidata do PSTU, Vera Lucia, e de Pablo Marçal, do PROS, que marcaram 1%.

Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (União), Eymael (DC) e General Santos Cruz (Podemos) não chegaram a 1%.

quinta-feira, julho 28, 2022

Preço do queijo chega a R$ 70 e assusta consumidores no RN.

O preço do quilo do queijo chegou a R$ 70 nos supermercados de Natal, nesta quinta-feira (28). O valor do produto assustou os consumidores potiguares. No interior do estado, o preço também está mais alto. O educador físico Renato Nascimento foi uma das pessoas que registraram o preço em uma rede de supermercados da capital potiguar, ao se assustar com o preço.

A professora Letícia Damasceno é outra consumidora que mudou os hábitos por causa do preço do produto. “Diminuímos o consumo em casa”, revelou. Em Mossoró, a jornalista Ana Cláudia Barbalho encontrou o quilo do produto a R$ 63,58 na quarta-feira (28) em um atacarejo – supermercado com preços para consumidores finais e compras em atacado. “Tem sido bem tenso, ir ao supermercado. Ontem me deparei com essa não grata surpresa, o queijo mais caro que filé”, afirmou ao g1.

A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte foi procurada para comentar o preço do produto, mas não respondeu até a última atualização desta matéria. Segundo especialistas, o aumento do queijo é reflexo da alta no preço do leite. O preço do leite longa vida subiu 22% na prévia da inflação de julho e acumula alta de 57% no ano.

O item foi o que mais influenciou o avanço de 0,13% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) deste mês, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede a inflação oficial do país. Com isso, os derivados do leite também tiveram aumento, como o requeijão (4,74%), manteiga (4,25%) e queijo (3,22%).

Operação resgata 377 trabalhadores de condições análogas à escravidão.

Equipes de fiscalização que participam da segunda edição da Operação Resgate libertaram, em menos de um mês, 337 pessoas que trabalhavam em condições semelhantes à escravidão. Ao menos 149 destes trabalhadores também foram vítimas de um segundo crime, o tráfico de pessoas.

As inspeções ocorreram em 22 estados, além do Distrito Federal. Segundo representantes dos seis órgãos públicos que integram a ação conjunta, não houve denúncias suficientemente consistentes para mobilizar equipes em quatro estados (Amapá; Rio Grande do Norte; Roraima e Sergipe), o que não significa que não haja casos semelhantes que podem vir a ser alvos de novas fiscalizações.

O número de pessoas libertadas desde o último dia 4, quando a operação foi deflagrada, representa um aumento de cerca de 176% em comparação ao resultado alcançado no ano passado, quando 136 trabalhadores foram libertados.

Segundo representantes dos ministérios do Trabalho e Previdência; Público Federal (MPF) e Público do Trabalho (MPT), além das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF) e da Defensoria Pública da União (DPU), o aumento da vulnerabilidade social, entre outros fatores - como o fato da operação, este ano, ter durado quatro semanas, ao passo que, em 2021, ocorreu em apenas duas semanas – ajuda a explicar o recente resultado.

Vereador e professor Silvano Carlos, indica que município de João Câmara/RN, realize a Semana da Agricultura Familiar.

Hoje é dia 28/07, onde se  comemora o dia do agricultor, por isso indicamos ao poder executivo que realize a semana da Agricultura Familiar em nosso Município.

Ressaltamos a importância do homem do campo que trabalha todos os dias para produzir o alimento que é consumido pela população. Falou o vereador e professor Silvano Carlos.

RN registra 1 óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 312.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste quinta-feira (28). São 546.065 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 312 novos casos e 1 óbito (Macaíba).

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.380. Em investigação são 1.260. Recuperados são 532.557. Casos suspeitos somam 1.128 e descartados são 1.024.203. Estimativa de casos em acompanhamento: 5.128.

Sesap recomenda segundo reforço contra Covid para todos adultos do RN.

Em nota técnica emitida na noite desta quarta-feira (27), a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas acima dos 18 anos no Rio Grande do Norte. De acordo com a orientação, a dose deve ser aplicada com intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (terceira dose).

O Rio Grande do Norte tem, até o momento, 2.006.953 pessoas com mais de 18 anos vacinadas, o que representa 91% da população. Com a segunda dose são 1.883.735 (85%). Com o primeiro reforço, ou seja, a terceira dose estão vacinados 1.249.085 pessoas, 56% e com a segunda dose de reforço (D4) são 234.386 pessoas, 10% da população.

“A ampliação do reforço deste público é fundamental para garantir a continuidade da imunidade contra a Covid-19 e auxiliar a redução dos casos confirmados e de internações, considerando que as medidas preventivas são voltadas para a vacinação e as medidas não farmacológicas”, explica a coordenadora do programa de imunização Laiane Graziela.

O imunizante a ser utilizado para a dose de reforço deverá ser Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. As plataformas de vacinas inativadas não estão recomendadas para a finalidade descrita no documento, seguindo as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Petrobras reduz em R$ 0,15 o litro da gasolina para distribuidoras.

Petrobras anunciou redução no preço da gasolina a partir de amanhã, sexta-feira. De acordo com a estatal, o preço médio de venda para as distribuidoras passará de R$ 3,86 para R$ 3,71 por litro. É uma redução de R$ 0,15 por litro --- ou de 3,88%. 

A redução no preço ocorre no dia seguinte à Petrobras anunciar que o Conselho de Administração vai "supervisionar" as decisões sobre reajustes de gasolina, diesel e outros combustíveis.

A última redução da gasolina foi no dia 19 de julho, quando a estatal anunciou queda de 4,9% para as distribuidoras. Na ocasião, o diesel não teve alteração de preço. A última vez que o diesel foi reajustado foi no dia 17 de junho, quando avançou 14,25%, motivo de queixa de caminhoneiros. 

A queda da gasolina impacta diretamente a inflação. O novo corte pouco influencia o índice de julho, já que estamos no fim do mês, mas deve contribuir para a queda do indicador em agosto. A redução do ICMS sobre combustíveis já vinha levando a quedas nos preços na bomba, ou seja, para o consumidor final. 

IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. O edital deste processo seletivo complementar com 15.075 vagas foi publicado hoje (28) no Diário Oficial da União.

Segundo o IBGE, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país.

A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Inscrições

As inscrições para o certame são gratuitas e poderão ser efetuadas de hoje até dia 1º de agosto. Clique para acessar a versão completa do edital n.º 14/2022.

A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (ampliado ou simplificado) pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

PF investiga desvio de verbas do Fundeb e FNDE em creche do Rio.

Policiais federais cumprem hoje (28) dois mandados de prisão preventiva contra acusados de desviar recursos públicos em uma creche localizada na Rocinha, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Os mandados da Operação Desfralde foram expedidos pela 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro e estão sendo cumpridos na própria comunidade.

Segundo a Polícia Federal (PF), a partir de informações repassadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), as investigações iniciadas no ano passado constataram desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com as investigações, a responsável pela creche teria movimentado R$ 6,2 milhões de forma suspeita, entre 2018 e 2021. Parte desses recursos provinha dos programas federais de apoio à educação.

A PF constatou que a diretora da instituição era a principal beneficiária das transferências bancárias. Ela também teria feito movimentações em favor de seu companheiro. O dinheiro, segundo a PF, era usado para viagens de lazer e compras de artigos incompatíveis com uma instituição de educação infantil, como bebidas alcóolicas, cigarros e perfume importado.

A PF ainda investiga uma suposta falsificação de documentos para forjar o número de crianças atendidas pela creche e, assim, garantir o repasse de um maior volume de verbas públicas.

A creche é privada e tem convênio com a prefeitura do Rio. A Secretaria Municipal de Educação apoiou as investigações, de acordo com a Polícia Federal.

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira.

Começa na próxima segunda-feira (1º) e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrição na edição do segundo semestre de 2022 do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Podem participar estudantes interessados em bolsas de estudo parciais, de 50%, ou integrais, de 100%, em diversas universidades privadas, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação e nem ter participado como treineiro.

Segundo o edital do ProUni, o resultado com a lista dos candidatos pré-selecionados estará disponível na página oficial do Programa e será constituído de duas chamadas sucessivas. A 1ª chamada será no dia 8 de agosto e a 2ª chamada em 22 de agosto de 2022.

Neymar vai a julgamento na Espanha por fraude em contrato com Barça.

Neymar, Barcelona e Santos serão julgados em 17 de outubro por acusações de fraude e corrupção envolvendo a transferência do atacante brasileiro do Santos para o Barcelona em 2013, disse o grupo de investimento DIS, que move a ação, em uma declaração ontem quarta-feira (27).

O pai de Neymar, a mãe do atleta e a empresa de sua família, a N&N, também foram acusados no caso, juntamente com o ex-presidente do Santos Odílio Rodrigues, e com Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, então presidente e vice-presidente do Barcelona.

O caso decorre de uma reclamação do grupo de investimento brasileiro DIS, que possuía parte dos direitos de transferência da Neymar e alega que recebeu menos dinheiro do que tinha direito quando o atacante se transferiu para o Barcelona.

Foram realizadas investigações na Espanha e no Brasil sobre se alguma parte da taxa de transferência havia sido ocultada e o julgamento, a ser realizado na Corte Provincial de Barcelona, deve ser concluído até 31 de outubro.

Neymar negou ter cometido um delito, mas em 2017, o Tribunal Superior da Espanha rejeitou recursos do jogador, de seus pais, da N&N e dos dois clubes, abrindo caminho para que o caso fosse julgado.

Reforço escolar chega a apenas 39% dos estudantes, mostra pesquisa.

Pesquisa do Instituto Datafolha com pais e responsáveis por estudantes de escolas públicas brasileiras mostra que 94% das unidades de ensino oferecem algum tipo de ação para enfrentar os desafios resultantes da pandemia de covid-19. Por outro lado, apenas 39% dos alunos têm possibilidade de participar de aulas de reforço e 40% recebem apoio psicológico.

O estudo Educação na Perspectiva dos Estudantes e Suas Famílias foi feito a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ouviu, em maio, 1.308 pais ou responsáveis por 1.869 estudantes.

Para 74% dos pais ou responsáveis, ações de apoio psicológico contribuem muito para os alunos, enquanto 70% destacam a importância do reforço escolar. “Há desigualdade na oferta do reforço, seja em termos de mais oferta para escolas públicas com maior nível socioeconômico, quando comparados com escolas com menor nível socioeconômico, mas também quando a gente olha e compara regiões do Brasil”, disse a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patrícia Mota Guedes.

No sul do país, o percentual de estudantes de escolas com aula de reforço é de 53% e, no Nordeste, cai para 28%. Essa diferença também se expressa entre os matriculados em escolas públicas com maior nível socioeconômico (43%) e os que estudam em escolas com menor nível socioeconômico (33%).

Entre as atividades desenvolvidas para lidar com lacunas impostas pelo ensino remoto está a promoção de espaços para interação com os colegas, como jogos, brincadeiras e saraus. Oito em cada dez entrevistados relataram essas ações. Também foram relatadas, por sete a cada dez estudantes, avaliações para conhecer, diagnosticar e acompanhar as dificuldades de aprendizagem.

Os dados reunidos pelo Datafolha também mostram que 21% dos estudantes podem desistir da escola. No ensino médio, o percentual sobe para 28%. A perda pelo interesse pelos estudos é o principal motivo para tal preocupação, citada por 32% dos entrevistados. Também foi relatada a falta de acolhimento como razão para a preocupação dos pais com o abandono e a evasão, com 23%.

Marinha faz concurso para admissão de cabos; 40 vagas de ensino médio técnico.

A Marinha do Brasil está ofertando 40 vagas de Ensino médio técnico para o concurso público para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças (CP-CAP/2022). Podem prestar o certame, candidatos de ambos os sexos que tenham menos de 25 anos de idade no dia 30 de julho de 2023. Aprovado e classificado dentro do número de vagas, o candidato será convocado a realizar o curso de formação, que tem o objetivo de prepará-lo para exercer as funções no Serviço Ativo da Marinha, incialmente na graduação de Cabo.

As vagas são destinadas para a área do Comando do 3º Distrito Naval e engloba as cidades de Natal, Olinda-PE e Fortaleza-CE. As provas serão aplicadas nas três cidades.

As Especialidades ofertadas e as respectivas vagas são: Administração (4); Estatística (2); Contabilidade (2); Edificações (2); Enfermagem (2); Eletrônica (2); Geodésia e Cartografia (2); Gráfica (2); Meteorologia (2); Mecânica (2); Metalurgia (2); Motores (2); Marcenaria (2); Processamento de Dados (6); Química (2); Telecomunicações (2); Eletrotécnica (2).

As inscrições para o concurso já estão abertas e seguem até o dia 14 de agosto. Os registros são realizadas unicamente, em âmbito nacional, na página do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha, no endereço eletrônico www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Locais de inscrição na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval:

Natal (RN) – Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) – Rua Coronel Flamínio, nº 100 – Santos Reis – Natal/RN- CEP: 59010-500 – Tel.: (84) 3216-3083/3087 – Divisão de Concurso e Processos Seletivos.

Fortaleza (CE) – Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) – Avenida Filomeno Gomes, nº 30, Jacarecanga – Fortaleza/CE – CEP 60.010-280 – Tel.: (85) 3288-4726.

Olinda (PE) – Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE)- Avenida Olinda Dom Hélder Câmara, s/n, Salgadinho, Olinda/PE – CEP: 53110-901 – Tel.: (81) 3412-7615.

Serviço:

Concurso Público para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças da Marinha (CP-CAP/2022).
Cargo: Cabo
Site: www.ingressonamarinha.mar.mil.br
Período de inscrição: 25 de julho a 14 de agosto de 2022
Taxa de inscrição: R$ 65

Aos 90 anos, Zagallo é internado no Rio de Janeiro com infecção respiratória.

Mario Jorge Lobo Zagallo, de 90 anos, está internado em um hospital na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O ex-jogador e treinador multicampeão com a seleção brasileira foi diagnosticado com uma infecção respiratória. A informação foi confirmada pela reportagem.

Em boletim médico, o hospital Barra D’or informa que o Velho Lobo, que completa 91 anos no dia 9 de agosto, foi internado nesta terça-feira em uma unidade semi-intensiva e respira sem a necessidade de aparelhos.

“O sr. Mário Jorge Lobo Zagallo se encontra internado desde o dia 26/7 na unidade semi-intensiva do hospital Barra D’or para tratamento de infecção respiratória, e está neste momento sob cuidados médicos, lúcido, respirando espontaneamente sem a ajuda de aparelhos. Foi realizada testagem para COVID-19 com resultado negativo. Está sob os cuidados da Dra. Márcia Ladeira”, aponta boletim médico.

COVID: Brasil registra 310 óbitos e 44 mil casos nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quarta-feira (27), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 310* óbitos nas últimas 24h, totalizando 677.804 mortes;

– Foram 44.514* novos casos de coronavírus registrados, no total 33.704.393;

*Sem dados do Ceará

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 227. A a média móvel de novos casos é de 35.728.

O ministério da Saúde calcula que mais de 32,1 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Cosern já registrou mais de 2 mil interrupções no fornecimento de energia provocadas por furto de cabos no RN em 2022.

Do primeiro dia de janeiro a 24 de julho desse ano, já foram registradas 2.031 ocorrências causadas pelo mesmo motivo, o que representa um aumento de 449% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a Cosern. Ainda de acordo com a distribuidora foram registrados boletim de ocorrência.

De acordo com a Cosern ao longo do ano de 2021, foram registrados 1.228 interrupções no fornecimento de energia provocadas por furto de cabos em todo o Rio Grande do Norte.

A companhia ressaltou ainda que esse tipo de crime vem provocando transtornos no fornecimento de energia para as unidades consumidoras, e tem colocado em risco o funcionamento de unidades de saúde, estações de água, empresas de vários segmentos e empreendimentos turísticos.

Caso em Areia Branca

Três mil residências, no distrito de Ponta do Mel, em Areia Branca, ficaram sem energia após criminosos furtarem 600 metros cabos da rede elétrica. O crime aconteceu durante a madrugada desta quarta-feira (27), no distrito de Ponta do Mel, em Areia Branca. O fornecimento de energia já foi reestabelecido.

Copa do Brasil: Flamengo pressiona, mas Athletico-PR segura empate.

O primeiro jogo entre Flamengo e Athletico-PR, pelas quartas de final da Copa do Brasil, terminou sem gols. Ontem quarta-feira (27), o Rubro-Negro carioca pressionou durante os 90 minutos, mas esbarrou na boa marcação do Furacão, que segurou o empate por 0 a 0 no Maracanã, no Rio de Janeiro.

O reencontro será no próximo dia 17 de agosto, na Arena da Baixada, em Curitiba, às 21h30 (horário de Brasília). Em caso de novo empate, a decisão da vaga às semifinais será nos pênaltis.

Antes de pensar novamente na Copa do Brasil, Flamengo e Athletico mudam as atenções para o Campeonato Brasileiro. Neste sábado (30), às 20h30, o Rubro-Negro carioca recebe o Atlético-GO no Maracanã. No domingo (31), às 16h, o Furacão enfrenta o São Paulo na Arena da Baixada. As partidas abrem o segundo turno da competição.

Paciente é declarado curado do HIV após receber células-tronco.

Um paciente de 66 anos diagnosticado com HIV foi considerado curado após receber transplante com células-tronco para tratar leucemia. Embora o transplante tenha sido planejado para o tratamento de câncer no sangue do indivíduo apelidado de “Cidade da Esperança”, os médicos também buscaram um doador que fosse resistente ao vírus que causa a Aids, um mecanismo que funcionou primeiramente na cura do chamado “Paciente de Berlim”, Timothy Ray Brown, em 2007.

O paciente mais recente é o quarto a ser curado dessa maneira. O apelido “Cidade da Esperança” foi dado por conta da instituição norte-americana em Duarte, na Califórnia, onde estava sendo atendido, e porque ele não quis ser identificado.

Além de ser o mais velho a receber o tratamento até agora, o paciente tinha HIV há mais tempo, tendo sido diagnosticado em 1988 com o que descreveu como uma “sentença de morte”, que matou muitos de seus amigos. O paciente faz a terapia antirretroviral para controlar sua condição por mais de 30 anos.

Os médicos que apresentaram os dados antes do encontro da Sociedade Internacional da Aids de 2022 disseram que o caso abre um potencial para o acesso dos pacientes mais velhos a tratamentos contra o HIV e câncer sanguíneo, especialmente já que o doador de células-tronco não era um membro de sua família.

3º lote de restituição vai ser pago amanhã; saiba se vai receber.

A Receita Federal vai pagar o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022 nesta sexta-feira (29). Nesta leva, o fisco vai pagar R$ 6,3 bilhões a 5.242.668 contribuintes. 

Para consultar se vai receber a restituição do Imposto de Renda neste segundo lote, o contribuinte deve ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em "Consultar a Restituição".  

Para a consulta simples, basta acessar este link (clique aqui para consultar sua restituição) e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento. 

Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração caiu na 'malha fina'. No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.  

Se o status da declaração aparecer com os dizeres "em fila para restituição", significa que é só esperar os próximos lotes para saber quando vai receber.

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 22 milhões.

O concurso 2.504 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (28) à noite no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 14 - 33 - 41 - 42 - 44 - 55.

O próximo concurso (2.505), no sábado (30), deve pagar um prêmio de R$ 22 milhões.

A quina teve 39 ganhadores e cada um vai receber R$ 46.871,70. Os 2.885 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 905,17.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Líder do governo Bolsonaro pediu dinheiro por ajuda no Inmetro, aponta PF.

A Polícia Federal encontrou trocas de mensagens indicando que o senador licenciado Eduardo Gomes (PL-TO), líder do governo de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, fez pedidos de depósitos bancários a um empresário ao qual prometeu ajudar a adiar uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Procurado, o parlamentar disse que os repasses financeiros eram “empréstimos” e negou ter praticado qualquer irregularidade. 

Os diálogos de Gomes foram encontrados pela PF no celular de um amigo do parlamentar, o empresário Jorge Rodrigues Alves, que foi alvo da Operação Lavanderia e atua nos setores de construção civil e iluminação. A ação policial foi deflagrada para investigar um suposto esquema de lavagem de dinheiro e fraudes em licitações no Tocantins.

Após analisar as mensagens, que continham comprovantes de depósitos a pessoas indicadas pelo senador, os investigadores encaminharam um relatório sigiloso à 4ª Vara Federal do Tocantins no último dia 11 de julho. No documento, a PF solicita o envio do caso para o Supremo Tribunal Federal (STF) por envolver um parlamentar, que tem foro privilegiado na Corte, e afirma: “Há, por fim, diversas conversas entre Jorge e o senador Eduardo Gomes, indicando que Jorge aparentemente paga contas para o senador e lhe envia dinheiro, assim como lhe pede favores e intercessão em assuntos de suas empresas”. 

‘Acha que consegue 20?’

De acordo com o relatório da PF, em 3 de abril de 2020, o senador enviou ao empresário os dados bancários de um assessor parlamentar, João Bosco Pinto da Silva, e pediu que fosse feito um pagamento para uma conta indicada. “Acha que consegue 20?”, perguntou Gomes. Na sequência, Alves respondeu: “Opa! Certeza!”.

Questionado sobre o pagamento, o assessor de Gomes disse não se recordar do caso específico, mas confirmou emprestar sua conta bancária para o senador.

— Desde 1980, nós somos amigos e sempre fizemos alguma coisa juntos. Então, com certeza, ele me empresta a dele, e eu empresto a minha para ele. A gente faz muito trabalho juntos — afirmou Silva ao GLOBO. 

Num diálogo anterior, o empresário prestou contas a Gomes sobre depósitos solicitados pelo parlamentar. De acordo com as mensagens obtidas pela PF, em 11 de junho de 2019, o senador apresentou uma lista de favorecidos a Alves para a realização de pagamentos. “Me passa o que fez, por favor”, escreveu o parlamentar ao seu amigo, que, logo em seguida, enviou comprovantes de transferências bancárias feitas a cinco pessoas e empresas que totalizam R$ 42.255.

Em 31 de janeiro de 2019, na véspera de tomar posse no Senado, Gomes solicitou ao empresário um novo repasse “para custear o buffet de uma festa”, segundo relatório policial. Diante do pedido, Alves respondeu: “Como seria? Direto no buffet? Quanto? Estamos juntos, amigo”. Gomes, então, forneceu os dados bancários de uma mulher para a efetivação do pagamento.