sábado, novembro 19, 2016

Prefeito eleito de Caicó/RN diz que vai cortar 25% dos cargos comissionados em 2017.

O prefeito eleito de Caicó, Batata (PSDB), anunciou por meio da imprensa, na quinta-feira (17), que ao assumir o cargo na cidade, irá cortar 25% de todos os cargos comissionados da prefeitura.

Batata também afirmou que vai fazer uma auditoria nas contas do município para levantar ações do seu antecessor, o atual prefeito Roberto Germano (PMDB), e também garantiu para 2017 a realização do Carnaval de Caicó.

Segundo ele, a Prefeitura vai ajudar os tradicionais blocos do Magão e do Treme Treme, e afirmou que vai retornar com o carnaval noturno realizado na Ilha de Santana.

DCE seleciona professores para cursinho popular até dia 25 de novembro.

Estão abertas até o dia 25 de novembro as inscrições do processo seletivo para professores do projeto de extensão Cursinho Popular do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A seleção é voltada para estudantes vinculados a Universidade.

Os interessados devem realizar inscrição por meio do endereço eletrônico: selecaocursinhododce@gmail.com, encaminhando os seguintes documentos: Histórico Acadêmico, Curriculum Vitae, Declaração de Vínculo.

O processo seletivo acontece em três etapas: a primeira constará da avaliação do Curriculum Vitae, Histórico Acadêmico e Declaração de Vínculo, a segunda constará de prova escrita de conhecimentos específicos e didática, e a terceira constará da aplicação de uma aula, com tema que será divulgado no dia da prova escrita.

Outras informações como a data de realização de cada etapa da seleção e do quadro de vagas para cada área podem ser conferidas no edital acessível, por meio deste link, ou pelo telefone 3215-3324.

Atividade de aquicultura fatura mais de R$ 4 bilhões no Brasil.

A criação de peixes, crustáceos e outros pescados é um mercado em ascensão no mundo inteiro, com crescimento de mais de 200% nos últimos 15 anos. No Brasil, a produção em 2015 chegou a quase 600 mil toneladas com um faturamento de R$ 4,4 bilhões, de acordo com os dados do IBGE. Mas esse número ainda tem espaço a ser explorado.

As oportunidades e os desafios do segmento foram discutidos até esta sexta-feira (18), em Fortaleza (CE), durante II Congresso AQUINordeste. O evento faz parte do projeto, desenvolvido pelo Sebrae desde 2013 em parceria com a Embrapa Pesca e Aquicultura, para traçar um panorama da atividade na região Nordeste e implementar tecnologias e inovações com o objetivo de aumentar a produtividade de espécies aquáticas.

NOVO MAIS EDUCAÇÃO: CNM COBRA DO MEC POSICIONAMENTO QUANTO A ADESÃO DOS NOVOS GESTORES AO PROGRAMA.

Prefeitura de Gurinhem (PB)
Por meio de um oficio a Confederação Nacional de Municípios (CNM) reivindica posicionamento quanto a adesão ao Programa Novo Mais Educação. A área técnica de Educação da entidade protocolou a entrega de ofício nesta sexta-feira, 18 de novembro, ao ministro da Educação, Mendonça Filho, e ao coordenador-geral de Educação Integral, Lucas Fernandes Hoogerbrugge, que responde pelo Programa Novo Mais Educação. A CNM pede explicações por ter sido informada pela coordenação do Programa que após o prazo de adesão, que encerrou no dia 4 de novembro, os gestores municipais que assumirem a gestão em 2017 não terão nova oportunidade para realizar a adesão.

Com isso, consequentemente estarão impossibilitados de receber recursos para melhorar a qualidade no ensino fundamental no ano que vem. A Confederação explica que o Programa visa a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. Ele deverá ser implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico, obrigatório, em língua portuguesa e matemática e, no caso da jornada integral, do desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer.

Inadmissível  Para a CNM é inadmissível que o governo federal não tenha se sensibilizado com o momento de transição de mandato que muitos gestores municipais estão vivenciando, e com isso, muitos Municípios não tiveram condições de realizar adesão diante do momento delicado que muitas Prefeituras e secretarias de Educação passam. A entidade aguarda posicionamento do Ministério da Educação (MEC) para o mais breve possível levar aos gestores municipais a tranquilidade nas informações quanto a adesão ao Programa.

Biociências divulga primeiro Simpósio em Biologia Estrutural e Funcional.

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional, do Centro de Biociências, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza nos dias 01 e 02 de dezembro, o primeiro Simpósio em Biologia Estrutural e Funcional, intitulado Da Forma a Função.

Segundo a organização, o simpósio será composto por minicursos, com atividades teóricas e práticas, módulos temáticos e mesas-redondas nas mais diversas áreas da Morfologia. De acordo com o professor Expedito Silva, o evento é de suma importância para a difusão do conhecimento em anatomia. "A área de morfologia é constituída por diversas disciplinas como Anatomia Humana, Histologia e Embriologia, as quais apresentam importante papel na formação de milhares de profissionais das mais diversas áreas", destacou.

O evento acontece no Centro de Biociências e as inscrições devem ser feitas por meio deste link. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (84) 9 9224-0012 ou do e-mail pgbioef@cb.ufrn.br.

Mulheres que têm filhos mais tarde vivem por mais tempo.

As mulheres têm optado por engravidar mais tarde. Diversas pesquisas populacionais já apontaram essa tendência, inclusive entre as brasileiras. Segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve uma queda no número de mulheres que têm filhos na faixa dos 15 aos 24 anos e, simultaneamente, cresce a proporção de mães que tem entre 25 e 39. Sabe-se que a gravidez tardia aumenta o risco de complicações tanto para a mãe quanto para o bebê. Agora, um novo estudo traz uma boa notícia: as mães mais velhas tendem a viver por mais tempo.

O levantamento, publicado na revista científica American Journal of Public Health, foi realizado com 28 000 mulheres. Após observar os dados, os pesquisadores perceberam que metade delas viveram até os 90 anos. Todas tinham uma característica em comum: tinham tido o primeiro filho depois dos 25 anos. De acordo com o autor Aladdin Shadyab, da Universidade da Califórnia San Diego School of Medicine, elas tinham uma probabilidade 11% maior de viver até os 90 anos. Além disso, as que tinham mais de um filho apresentaram uma longevidade maior do que aquelas que tiveram apenas um.

“Nosso estudo é o primeiro a avaliar a idade no primeiro parto e o número de filhos em relação à sobrevivência a uma idade muito avançada”, disse Shadyab, segundo o site da revista TIME.

O estudo não investigou porque isso acontece, mas pesquisas anteriores podem apontar alguns caminhos. Em primeiro lugar, a capacidade de conceber está indiretamente relacionada à saúde. Então, mulheres com mais de um filho são mais saudáveis em termos gerais e, portanto, têm mais chances de viver até a velhice.

Além disso, fatores sociais como renda e educação também são indicadores de maior acesso aos cuidados com a saúde. Ou seja, mulheres que optam por ter um filho mais tarde geralmente o fazem porque estão investindo na carreira acadêmica e profissional. Ao cuidar mais da saúde, enfrentam menos doenças crônicas ligadas ao envelhecimento, como problemas cardiovasculares e diabetes. Via VEJA.

Lançamento do Loteamento Dona Bela será neste Domingo(20) em João Câmara/RN.

Será neste domingo, 20 de novembro, o lançamento oficial do mais novo empreendimento da cidade, o LOTEAMENTO DONA BELA, localizado no final da rua Pedro Torquato com a RN 120 que liga João Câmara a Bento Fernandes.

O referido loteamento irá dispor de toda estrutura como rede elétrica, saneamento e ruas calçadas.  O serviço de terraplanagem está sendo concluído e na segunda-feira começa a ser feito a topografia para logo em seguida iniciar as obras estruturantes.

A festa de lançamento será a partir das 12h com feijoada, música ao vivo e caipirinha no terreno. Aproveite as pré-condições de lançamento e garanta o seu lote para realização do sonho da casa própria.

Mais Informações: 84 99159-6992 (WhatsApp)/98764-0393

Donald Trump escolhe auxiliares e deve adotar linha dura em seu governo.

O presidente eleito Donald Trump escolheu personalidades consideradas linha dura para ocupar algumas das funções mais importantes de sua equipe, com indicações de que não vai suavizar os principais pontos defendido ao longo de sua campanha eleitoral, que são o combate aos imigrantes sem documentos e à entrada de muçulmanos no país e a busca por culpados por ataques a alvos americanos no exterior.

Para a Secretaria de Justiça, Trump escolheu o senador Jeff Sessions; para diretor da CIA (Agência Central de Inteligência), Mike Pompeo e, para a área de Segurança Nacional, o general Michael Flynn. Jeff Sessions é senador pelo estado do Alabama e foi durante a campanha eleitoral defensor da repressão a imigrantes sem documentos. Mike Pompeo, deputado pelo estado de Kansas, é um fervoroso crítico do acordo nuclear assinado pelos Estados Unidos com o Irã. E o general já afirmou que não acredita que todas as culturas são “moralmente equivalentes” e certa vez disse que o Islã era um “um câncer”.

As escolhas de Donald Trump estão recebendo críticas de vários setores políticos americanos, que consideram que as indicações ameaçam a unidade nacional e podem também reverter o progresso das minorias raciais, religiosas e sexuais e das questões relacionadas a direitos civis.

Aposentado já consegue consultar o valor do 13º.

A segunda parcela do 13º salário do INSS já aparece nos extratos de pagamento de parte dos aposentados.
 
Como o órgão começou a gerar a sua folha de pagamentos, muitos segurados com direito à gratificação de Natal já conseguem saber, pela internet, exatamente qual será o valor do bônus, confirmou a Previdência.
 
Para quem não conseguir fazer a consulta nos próximos dias, a Previdência informou que todos os extratos estarão disponíveis até o próximo dia 24, quando a grana começará a cair nas contas dos beneficiários.

Publicado edital para seleção de alunos para o Mestrado em Educação Profissional.

Foi publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional o Edital Nº 03/2016, que selecionará 20 alunos para ingressarem no primeiro semestre de 2017 no Mestrado de Educação Profissional.

As inscrições do candidato será realizada via internet, no Portal do Candidato, das 14h do dia 4 de janeiro de 2017 até às 18h do dia 25 de janeiro de 2017. Os selecionados poderão optar por uma das linhas de pesquisa: 1- Políticas e Práxis em Educação Profissional ou 2- Formação Docente e Práticas Pedagógicas. Cada linha oferta 10 vagas.

O Processo de Seleção será coordenado por uma Comissão de Seleção nomeada pelo Colegiado do PPGEP, constituída por professores do Programa e/ou de outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu. O preenchimento das vagas acontecerá por meio de um processo eliminatório e classificatório. A prova escrita será realizada no dia 12 de fevereiro de 2017, seguido pela análise do Projeto de Pesquisa e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 12 de abril de 2017.

Campanha promove ações de combate à violência contra a mulher no RN.

O Governo do Estado, através da Secretaria extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), promover a campanha “16 dias de ativismo pelo enfrentamento à violência contra a mulher”.  A campanha inicia neste domingo, dia 20, com a Blitz Educativa em alusão ao Dia Internacional da Consciência Negra, às 8 horas, na avenida Dr. João Medeiros Filho. A Blitz terá participação do DETRAN/RN que fará a entrega de panfletos informando os diversos tipos de violência doméstica, como também a rede de atendimento a mulheres que são vítimas.

A segunda atividade será promovida pela CODIMM que promoverá capacitação de servidores da segurança pública sobre as especificidades da violência de gênero. A palestra será realizada na Escola do Governo, no dia 22 de novembro, às 9h.

A terceira atividade será realizada em parceria Com a ADRA Brasil e ocorrerá no largo da Avenida João Pessoa, às 10h, no dia 25 de novembro, dia internacional da não violência contra mulher. Na ocasião, será realizada a exposição do ônibus lilás, como também se realizará uma atividade para chamar a atenção da sociedade para os casos de violência de gênero.

A quarta atividade será realizada na I Feira Étnico Racial, dia 26, organizada pela COEPPIR, em parceria com outras secretarias e com a SPM. A feira contará com a participação de mulheres de terreiro, indígenas, quilombolas de várias localidades do Estado.

A quinta atividade acontecerá no dia 28 de novembro. As representantes da SPM participarão da semana da Justiça pela Paz em casa, realizado no município de Caicó/RN, com a presença do ônibus lilás e a presença de uma equipe multidisciplinar para atender as demandas postas no evento.

A sexta atividade será realizada aos dias 29 e 30 de novembro nos municípios de Parelhas e Currais Novos, Acari e Santa Cruz, com o Projeto “Maria da Penha Vai às Escolas”. Na ocasião, será realizada uma palestra educativa nas escolas municipais ou estaduais.

A sétima atividade será desenvolvida durante as festividades do Carnatal, entre os dias 01 a 04 de dezembro, em parceria com a SESAP. Na ocasião será utilizado o ônibus lilás para testes rápidos de DST’s com a divulgação dos resultados, bem como será realizada distribuição de camisinhas e informativos sobre os números das delegacias de atendimento às mulheres vítimas de violência.

A oitava atividade será realizada na Assembleia Legislativa, no Dia do Ativismo Masculino pela Não Violência Contra a Mulher, o 05 de dezembro, às 10 horas, com sessão solene e distribuição do laço branco entre os parlamentares presentes.

A nona atividade será no Pavilhão Feminino da Penitenciária Dr. João Chaves, com a realização de atividades com as apenadas, contando ainda com a distribuição de livros arrecadados para a montagem da biblioteca da unidade prisional e a própria conscientização das mulheres em situação de prisão acerca da temática. A atividade será realizada no dia 05 de novembro, às 14 horas.

A décima atividade será desenvolvida pelo Conselho Municipal da Mulher – a 3ª edição do concurso literário Nísia Floresta e Maria do Santíssimo. A cerimônia ocorrerá na Câmara Municipal de Natal, ás 8h, no dia 06 de novembro.

As atividades serão encerradas no dia 09 de dezembro, com a realização de atividade em uma comunidade da cidade de Natal. A data é comemorativa ao Dia Mundial dos Direitos Humanos.

Prefeito eleito Maurício Caetano conversa com a senadora Fátima Bezerra.

Apesar de na eleição municipal terem caminhado em lados opostos, o prefeito eleito Maurício Caetano não esconde sua admiração pelo caráter e trabalho parlamentar da senadora Fátima Bezerra em favor do Rio Grande do Norte e anteriormente na luta por melhores dias para os professores.

No evento desta sexta-feira(18) no Campus do IFRN de João Câmara/RN, quando a senadora participou de um debate com estudantes, Maurício esteve presente ocupando a primeira fila de convidados. Após o evento o prefeito eleito e a senadora conversaram reservadamente e daí pode ter saído o compromisso da senadora em ajudar o município de João Câmara como tem feito em outras administrações como deputada federal.

Pesquisadores da UFRN participam de congresso sobre envelhecimento.

O Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (Cemep), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), realiza, no Centro de Convenções de Natal, o I Congresso Nacional de Envelhecimento Humano. O evento, que acontece de 23 a 25 de novembro, debate a temática Envelhecer: Construindo Diálogos Interdisciplinares.

O congresso propõe, em parceria com os participantes, a criação de um espaço para pensar as políticas públicas de envelhecimento populacional. Serão discutidos modelos diferenciados de estilo de vida e perspectivas educacionais, além da promoção da saúde e da prevenção de doenças.

O evento é uma parceria interinstitucional da UFRN e da UEPB e acontece por meio dos professores que desenvolvem estudos relacionados à temática central do congresso. A programação prevista conta com palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos, apresentações de trabalhos, dentre outras atividades. Mais informações podem ser obtidas no site no evento ou pelo telefone (83) 3322-3222.

CONSUMO MODERADO DE ÁLCOOL AJUDA A MANTER O COLESTEROL BOM, SUGERE ESTUDO.

Ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente sempre foi a receita indicada para manter uma vida saudável. A novidade, agora, fica por conta da inclusão de doses moderadas de bebidas alcoólicas para conservar os níveis de HDL, o chamado colesterol bom.
 
Um estudo apresentado no “American Heart Association’s Scientific Sessions 2016”, mostrou que, em pessoas que consumiram álcool moderadamente (meia dose para mulheres e até duas para homens, o que representa, segundo o com o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, varia de 8 a 14 gramas de etanol puro), o índice do HDL caiu mais devagar em comparação com o de quem não bebeu nada ou ingeriu doses excessivas de bebidas alcoólicas (mais de uma dose para mulheres e mais de duas para homens). Os resultados foram obtidos com o acompanhamento de 80 mil chineses saudáveis durante seis anos. Eles foram divididos de acordo com o comportamento que reportaram: não consumidores de álcool, consumidores moderados ou excessivos.

Natal sedia XV Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.

O trabalho deles inclui a realização de dezenas de audiências por dia, a agilidade na digitação de atas e sentenças, a organização de processos e a assinatura de folhas e folhas. Tudo feito sob a pressão do tempo e da responsabilidade de cada decisão.

Essa é a rotina dos servidores e juízes do trabalho nas varas e tribunais do país, mas, para 1.200 deles, a próxima semana será de muita concentração, agilidade e pressão, só que longe dos gabinetes e salas de audiências.

Servidores e juízes dos Tribunais do Trabalho de todo Brasil desembarcam em Natal para disputar, a partir deste fim de semana, as medalhas de 20 modalidades durante a XV Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho.

UFRN e Polícia Federal assinam acordo de cooperação na área de Química.

O Instituto de Química (IQ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e a Superintendência Regional da Política Federal do RN (PF/RN) assinaram acordo de cooperação técnica e operacional na manhã desta quinta-feira, 17, para desenvolvimento de projetos e ações na área de Química Forense. Válido por cinco anos, o acordo vai formar e capacitar recursos humanos, assim como realizar atividades didáticas e de pesquisa, e intercambiar informações e identificação de Novas Substâncias Psicoativas (NSP’s).

O ato ocorreu ao final do seminário realizado no auditório da PF, na presença do diretor do IQ, Oton Ancelmo, docentes, pesquisadores e profissionais da PF. Ao falar sobre a iniciativa, a reitora Angela Maria Paiva Cruz manifestou que produzir conhecimento e disseminar informação para o cidadão são competências da UFRN. “A produção de conhecimento e sua utilidade prática constituem um dos compromissos da missão institucional da UFRN”, disse a reitora.

Wellington Clay Porcino Silva, superintendente da PF/RN, realçou as parcerias entre as duas instituições públicas federais no campo da pesquisa. “O que queremos com essa cooperação técnica é convergir esforços para melhorar resultados e prestar um bom serviço à população. Esse será mais um trabalho benéfico para a sociedade”, finalizou.

Refis: Governo do Estado sanciona lei aprovada por unanimidade pela ALRN .

Será publicado no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (18), a nova lei do Refis. As mudanças sancionadas pelo governador Robinson Faria (PSD) na Lei Estadual nº 10.112 dispõem sobre o refinanciamento de débitos das empresas em relação ao ICM, ICMS, IPVA e ITCD por meio do Programa de Recuperação de Créditos Tributários (Refis).

As alterações foram aprovadas por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (17), diz texto preparado pela assessoria de comunicação social do Governo potiguar.

A empresa que for aderir ao programa deverá pagar à vista ou 15% do total do parcelamento nos prazos definidos pelo Governo do Estado.
 
Ainda serão reduzidas 65% das multas, juros e demais acréscimos legais, que poderão ser quitadas em 37 ou 48 parcelas.

No caso das micro e pequenas empresas, essa redução será de 60% para pagamento em 49 ou 72 parcelas. A outra mudança está relacionada aos honorários advocatícios, que serão reduzidos em caso de adesão ao Refis para 1% e 2.5% do valor, e serão pagos após a concessão dos descontos.

Com o novo Refis, o Governo do Estado pretende recuperar ainda este ano R$ 200 milhões dos débitos fiscais. A adesão dos empresários ao Refis é vantajosa para as empresas em razão da regularização da situação fiscal, visto que poderão se habilitar a contrair operações de créditos e investir mais na ampliação de suas atividades.

A lei será regulamentada no prazo de 90 dias. O contribuinte pode aderir ao programa de recuperação de créditos no prazo de até 45 dias após a publicação do regulamento.

Procuradores da República no RN apoiam nota em defesa das 10 Medidas Contra Corrupção.

Os procuradores da República no Rio Grande do Norte declararam apoio à nota pública em defesa do Projeto de Lei (PL) nº 4850/16, divulgada pelas Câmaras de Combate à Corrupção e Criminal do Ministério Público Federal (MPF), nessa quinta-feira, 17 de novembro. O projeto, em trâmite na Câmara dos Deputados, reúne as 10 Medidas contra a Corrupção do MPF (http://www.dezmedidas.mpf.mp.br).

As 10 Medidas receberam o apoio de 2,3 milhões de assinaturas, coletadas por voluntários em todo o país, e têm o objetivo de aprimorar a prevenção e o combate à corrupção no Brasil.
Leia a íntegra da nota:

NOTA EM DEFESA DO PROJETO ANTICORRUPÇÃO
A Câmara de Combate à Corrupção e a Câmara Criminal do Ministério Público Federal vêm externar sua profunda preocupação com os rumos dados às Dez Medidas, projeto de lei de inciativa popular, subscrito por mais de dois milhões e meio de cidadãos, que visa ao aperfeiçoamento da prevenção e da repressão à corrupção, bem como do sistema processual penal como um todo.

No momento crucial em que são submetidas à apreciação do Câmara dos Deputados, as Dez Medidas são surpreendidas por movimentos que podem comprometer sua essência e desvirtuar seu propósito.

As substituições de última hora dos membros da Comissão Especial do Projeto de Lei 4850/2016, criada para analisar as Dez Medidas, prejudicam a qualidade do debate, uma vez que os membros originais vinham acompanhando as audiências públicas em que promovidas as discussões para esclarecimentos e melhorias do projeto.

Ao mesmo tempo, atenta contra a mobilização da sociedade na promoção das Dez Medidas a inserção de propostas que visam à intimidação dos membros do Ministério Público e da Magistratura, tolhendo-lhes o livre exercício de suas funções. Desvios funcionais, como abuso de poder, eventualmente cometidos por membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, já são punidos pela legislação ordinária, tanto no âmbito criminal como no disciplinar e, ainda, no da improbidade administrativa. A perda do cargo, inclusive, é uma das consequências possíveis desse regime de responsabilização. Criar uma esfera adicional de punição, à qual não estão sujeitos nem mesmo os próprios parlamentares, é descabido, desproporcional e atécnico, podendo importar em pura e simples retaliação.

Inaceitável, ainda, a inclusão de medidas como a anistia do “caixa-dois”, justamente no bojo de medidas que visam a combater a corrupção.

Ao Congresso Nacional cabe enriquecer e até mesmo rechaçar as Dez Medidas. O que não se admite é deformá-las a ponto de desviar-lhes a finalidade, transmutando-as em instrumentos de impunidade e de intimidação dos agentes públicos encarregados do combate à corrupção. A sociedade brasileira depositou no Parlamento, ao apresentar-lhes os anteprojetos, a esperança de que os assumisse como ponto de partida para o aprimoramento de um sistema que garanta um país livre das chagas da impunidade e que não mais permita que seus recursos sejam desviados para o bolso de corruptos, esvaziando os cofres públicos e privando os cidadãos dos recursos necessários ao exercício de direitos fundamentais estabelecidos na Constituição da República, como saúde, segurança e educação.

Não se pode corromper as Dez Medidas. Não se pode corromper o projeto anticorrupção.

Brasília, 17 de novembro de 2016

2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF – Criminal
5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF – Combate à Corrupção

Homem é suspeito de estuprar a própria mãe.

Um homem de 32 anos é suspeito de estuprar a mãe, uma idosa de 61 anos, em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Eles moram juntos em um apartamento na avenida Tamandaré.

Vizinhos contaram que perceberam uma movimentação estranha no apartamento. Um dos moradores viu que o rapaz estava em cima da mãe e, por isso, acionou a polícia. Essa não foi a primeira vez que os vizinhos precisaram chamar autoridades.

Segundo depoimentos dos vizinhos, a idosa toma remédios controlados e o rapaz é esquizofrênico. Além disso, a polícia constatou que ele é usuário de drogas.

Uma vizinha, que preferiu não ser identificada, contou que não é a primeira vez que o rapaz tenta estuprar a mãe e que as brigas entre eles são constantes. Segundo ela, o homem diz que a mãe abusava dele quando era mais novo e, hoje, só está fazendo ela “pagar pelo que fez com ele a vida inteira”.

O caso foi registrado como maus tratos na Casa da Mulher Brasileira. A idosa foi examinada por dois médicos no bairro Jardim Leblon, sendo que um deles enviou um laudo dizendo que havia ferimentos na área genital, mas o outro diz não haver marcas.

Por causa da indefinição, uma médica legista do IML (Instituto Médico Legal) foi chamada para realizar o exame na idosa. O laudo dos exames será divulgado dentro de 30 dias. A partir do resultado, a delegada responsável pelo caso analisará se há necessidade de abrir um novo inquérito policial.

A mulher recebeu atendimento médico e o suspeito foi ouvido na delegacia.

Após pedido de Robinson, malha ferroviária de Natal será ampliada.

O governador Robinson Faria teve seu pedido atendido pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, na manhã desta sexta-feira (18), durante visita a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para o recebimento da quarta composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O chefe do executivo solicitou ao representante do governo federal a extensão da malha ferroviária da região metropolitana de Natal. O novo trecho sairá do município de Extremoz até o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

“O que o povo quer é trabalhar. Essa é uma mudança que fortalece o Turismo, a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) que vamos licitar em breve, já que o transporte estaria passando ao lado aeroporto, assim como o desenvolvimento do distrito industrial já existente no local”, enumerou Robinson as vantagens do crescimento da malha.

O ministro garantiu que ajudará no projeto executivo – que custará R$ 6 milhões – para a nova extensão. “Vamos assumir a responsabilidade de viabilizar o projeto e futuramente a bancada de deputados federais deverá garantir o orçamento para o funcionamento”, explicou Bruno Araújo.

O governador lembrou que a região metropolitana de Natal tem a melhor malha ferroviária da CBTU no Nordeste e atualmente transporta 12 mil pessoas diariamente com pretensão de chegar a 60 mil. “A menor tarifa do Brasil foi oferecida ao nosso povo”, apontou Robinson. Atualmente a passagem do transporte ferroviário custa R$0,50.

O diretor presidente da CBTU, José Marques, agradeceu ao ministro pela disposição em ajudar nos projetos locais e reforçou a importância da manutenção do transporte ferroviário. “A passagem custa R$0,50, mas o valor real dela é R$ 9. A tarifa é subsidiada para atende a população de menor poder aquisitivo”, salientou. Ele explicou ainda que quanto maior a quantidade de passageiros menor fica o valor da passagem. “Natal tem hoje 56 quilômetros de linha férrea com grande probabilidade de crescimento”, reforçou.

UFRN é destaque regional em incentivo ao empreendedorismo.

A administração central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebeu na tarde desta quinta-feira, 17, os presidentes da Confederação Brasileira de Empresas Juniores, Pedro Rio Verde, e da Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte, Guilherme Salustino. Ambos falaram à reitora, Angela Maria Paiva Cruz, e ao vice-reitor, José Daniel Diniz Melo, sobre os resultados positivos do incentivo da universidade à cultura de empresa júnior e sobre os desafios que as universidades têm a partir da Lei n. 13267/2016.

Na presença do pró-reitor de Pesquisa (Propesq), Jorge Falcão, do coordenador de Empreendedorismo da Propesq, professor Marciano Furukava, do coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Aldair Dantas, os dois empresários agradeceram a contribuição institucional para a expansão dessa área no Rio Grande do Norte. Atualmente, das 56 empresas juniores do estado, 26 são da UFRN e outras 16 iniciativas neste segmento estão em andamento nos campus central, em Natal, e nos Ceres Caicó e Currais Novos, na Região Seridó do Estado.

Em consequência, a UFRN consta da primeira edição do Índice das Universidades Empreendedoras, como uma das instituições brasileiras de ensino superior que mais incentivam o empreendedorismo. Em âmbito regional, a instituição potiguar figura como terceira melhor colocada entre as 10 participantes do Nordeste. Para a reitora, esse destaque simboliza o apoio incondicional que a instituição oferta às iniciativas empreendedoras. “Basta dizer que somos uma das poucas instituições públicas de ensino superior no país a termos uma política institucional de incentivo ao empreendedorismo”, destacou Angela Paiva.

Locais de prova do Enem de dezembro devem sair na terça, diz Inep.

 
Os novos locais de prova para os 271 mil alunos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 de dezembro devem ser divulgados na próxima terça-feira (22), segundo a assessoria de imprensa do Inep.

Os candidatos poderão checar os novos endereços no site do Enem ou no aplicativo do exame criado pelo Ministério da Educação.
 
Estes alunos não puderam fazer as provas nos dias 5 e 6 de novembro porque estavam inscritos em 405 escolas de 21 estados mais o Distrito Federal que foram ocupadas por estudantes que protestavam contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio. Conforme decisão do MEC, as escolas que seriam locais de prova do Enem e que não foram desocupadas até o dia 31 de outubro, foram excluídas do processo.
 
Como um novo exame não estava previsto, o instituto vai ter que renegociar com todos os fornecedores o quanto cada um vai cobrar para refazer parte do serviço. O prejuizo inicialmente vai ser bancado pelos cofres públicos. O valor estimado até agora é de R$ 15 milhões.
 
Teoria de Resposta ao Item.
O Enem é baseada no modelo de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, que garante equivalência à prova aplicada nos dias 5 e 6 de novembro. Isso significa que a prova de dezembro terá a mesma dificuldade da aplicada em novembro, garantindo que os candidatos tenham as mesmas chances.
 
Na prova baseada na TRI, as perguntas divididas previamente em diferentes dificuldades permitem um cálculo estatístico e de outras teorias matemáticas aplicadas para que os avaliadores analisem de maneira mais profunda as respostas dos alunos, ainda que em testes de múltipla escolha.
 
Se eles notam que o aluno errou muitas perguntas consideradas fáceis e acertou muitas difíceis, a metodologia indica que houve chute, fazendo sua média cair. Logo, a nota final passa a depender não só do número de acertos, mas também da dificuldade de cada questão acertada ou errada.
 
As notas individuais do Enem 2016 serão divulgadas no dia 19 de janeiro de 2017.

Defesa de Lula processa Moro por abuso de autoridade.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu processar o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato na 1ª instância. Nesta sexta-feira, 18, os advogados do petista, da mulher dele, Marisa Letícia, e dos filhos, ingressaram no Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), em Porto Alegre, com “queixa-crime subsidiária contra o agente público federal Sérgio Fernando Moro, em virtude da prática de abuso de autoridade”.

Lula é réu de Moro em ação penal sobre o apartamento triplex no Guarujá. A Procuradoria da República afirma que o petista recebeu R$ 3,7 milhões em propinas da OAS.

Segundo a queixa-crime, em 16 de junho, Lula e seus familiares protocolaram na Procuradoria Geral da Republica uma representação, de acordo com o artigo 2.º. da Lei 4.898/65, “pedindo providências em relação a fatos penalmente relevantes praticados pelo citado agente público no exercício do cargo de juiz da 13.ª. Vara Federal Criminal de Curitiba.”

A defesa de Lula atribuiu a Moro fatos que, segundo ela, configura o abuso – a condução coercitiva do ex-presidente, para prestar depoimento na Polícia Federal, em março, “privando-o de seu direito de liberdade por aproximadamente seis horas”; a busca e apreensão de bens e documentos de Lula e de seus familiares, nas suas respectivas residências e domicílios e, ainda, nos escritórios do ex-presidente e de dois dos seus filhos, “diligências ampla e estrepitosamente divulgadas pela mídia”; e, ainda, a interceptação das comunicações “levadas a efeito através dos terminais telefônicos utilizados pelo ex-presidente, seus familiares, colaboradores e até mesmo de alguns de seus advogados, com posterior e ampla divulgação do conteúdo dos diálogos para a imprensa”.

“A ilegalidade e a gravidade dessa divulgação das conversas interceptadas foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, por meio de decisão proferida nos autos da Reclamação 23.457”, assinalam os advogados de Lula.

“Até a presente data, nenhuma providência foi tomada pelo Ministério Público Federal após a citada representação. Essa situação está documentada em ata notarial lavrada pelo notário Marco Antonio Barreto De Azeredo Bastos Junior, do 1.º Ofício de Notas e Protesto de Brasília, Distrito Federal, que acompanhou advogados de Lula e seus familiares em diligências específicas para a obtenção de informações sobre a mencionada representação “

“Diante disso, o artigo 16 da Lei 4.898/65 autoriza que a vítima de abuso de autoridade, no caso Lula e seus familiares, possa propor diretamente a ação penal por meio de peça denominada ‘queixa-crime subsidiaria’, tal como a que foi protocolada nesta data perante o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, que tem competência originária para conhecer e julgar ações penais contra agente público investido nas funções de juiz federal na circunscrição de Curitiba”, diz texto divulgado pela assessoria de imprensa do escritório Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira.

“Após expor todos os fatos que configuram abuso de autoridade, a petição pede que o agente público Sérgio Fernando Moro seja condenado nas penas previstas no artigo 6.º. da Lei 4.898/65, que pune o abuso de autoridade com detenção de dez dias a seis meses, além de outras sanções civis e administrativas, inclusive a suspensão do cargo e até mesmo a demissão”, alegam os advogados de Lula.

Bolsa Família suspende 25 mil benefícios no RN.

O Ministério do Desenvolvimento Social e  Agrário identificou mais de 25 mil irregularidades no cadastro único do programa Bolsa Família no Rio Grande do Norte e cancelou  o benefício para 9.235 famílias. As outras 16.101 estão com crédito bloqueados até que a situação seja regularizada. Este diagnóstico foi feito dentro do projeto Raio X, iniciativa do Ministério Público Federal.

O montante que deixará de ser pago pelo Ministério no Estado com os cadastros já cancelados, é de R$ 1.131, 267,00, referente as mais de nove mil famílias que recebiam o benefício irregularmente, segundo avaliação. A concessão do benefício cuja valor médio no RN é de R$ 180,31 destina-se para família com renda mensal per capita entre R$ 85,00 e R$ 170,00. Em natal são 2.057 cadastros suspensos e 1.242 bloqueados.

Consad reconhece o direito de greve do servidor da UFRN.

A sessão ordinária do Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizada nesta quinta-feira, 17, aprovou por unanimidade o reconhecimento ao direito de greve dos servidores técnico-administrativos da instituição. Explícito por meio de Nota, o posicionamento dos conselheiros atende a uma reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sintest/RN). A seguir, a nota na íntegra.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Conselho de Administração

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em sua última reunião, manifestou-se publicamente contrário à aprovação da PEC 241/55 pelo Congresso Nacional, em razão das consequências que resultarão do congelamento e da gradativa redução de recursos para financiar a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação, dentre outras áreas fundamentais para o desenvolvimento do país.

Os servidores técnico-administrativos da UFRN estão mobilizados contra a aprovação da PEC 241/55 pelo Congresso Nacional e pelo cumprimento do Acordo de Greve de 2015 pelo Governo Federal. Nesse contexto, o Conselho de Administração da UFRN (Consad) reconhece o direito de greve dos servidores, a legitimidade do movimento nacional, posiciona-se contra qualquer forma de retaliação ao movimento grevista e recomenda o diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sintest/RN), como forma de solução de conflitos. Espera, ainda, que o Governo Federal discuta com a sociedade as alternativas para a superação da crise que aflige a todos.

Natal, 17 de novembro de 2016.

Angela Maria Paiva Cruz
Presidente

Ministra do TSE tira Garotinho de Bangu.

A ministra Luciana Lóssio, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tirou do presídio de Bangu nesta sexta-feira, 18, o ex-governador Anthony Garotinho (PR). Preso na quarta-feira, 16, na Operação Chequinho, o ex-governador havia sido transferido para o Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio.

Na noite de quinta-feira, 17, o juiz eleitoral Glaucenir Oliveira, do município de Campos dos Goytacazes – reduto de Garotinho -, mandou remover o ex-governador para Bangu.

A transferência de Garotinho foi marcada por uma confusão no hospital, onde sua filha, a deputada federal Clarissa Garotinho, se desesperou com a medida.

A defesa de Garotinho alega que ele está com problemas de saúde (angina instável).

Em sua decisão, a ministra, acolhendo o pedido dos advogados do ex-governador, ordenou a remoção de Garotinho para um hospital.
“Ocorre, porém, que não cabe à autoridade judiciária avaliar o quadro clínico do segregado, tal como levado a efeito pelo juiz zonal, que assim procedeu sem qualquer embasamento técnico-pericial por parte de equipe médica regularmente constituída, atitude, a meu ver, em tudo temerária, ante o risco de gravame à integridade física do custodiado”, assinalou a ministra.

Luciana Lóssio afirmou que ‘a decisão pela qual se determinou a imediata transferência do paciente para o presídio baseou-se, também, na afirmação de que chegou ao conhecimento do juiz notícia de que o paciente estaria recebendo regalias no hospital municipal no qual se encontrava internado’.

“As graves consequências que podem advir de uma inapropriada interrupção do tratamento clínico do paciente em ambiente hospitalar exigem do magistrado redobrada cautela na solução do caso, não se revelando minimamente razoável que a decisão judicial tenha lastro em notícias de supostas regalias, em relação às quais não se indicou nada de concreto”, advertiu a ministra.

Luciana Lóssio determinou: “A fim de assegurar o adequado e necessário acompanhamento médico, determino à autoridade policial a imediata remoção do ora paciente, Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira, para hospital – podendo ser na rede privada, desde que por ele custeado – o qual deverá estar apto à realização dos exames indicados no relatório médico, devendo permanecer sob custódia no estabelecimento enquanto houver necessidade devidamente atestada pelo corpo clínico.”

A ministra autorizou ‘a visita apenas de seus familiares e advogados, nos termos das regras estabelecidas pelo hospital, vedada, contudo, a utilização de aparelhos de comunicação, a exemplo de telefone celular’.

Luciana Lóssio decidiu ainda. “Ultrapassado o prazo necessário para a conclusão dos exames e procedimentos médicos acima mencionados antes da conclusão do julgamento da medida liminar pelo plenário dessa Colenda Corte, determino que o paciente permaneça em prisão domiciliar, nos termos do artigo 318, inciso II, do Código de Processo Penal.”

O Advogado Fernando Fernandes, que Defende Garotinho, afirmou que: “Ultrapassamos a crueldade testemunhada por todos, em que um paciente é arrancado de um hospital sem concluir seu tratamento”.

quinta-feira, novembro 17, 2016

Participante do “MasterChef” chama Ana Paula Padrão de leiga e apresentadora responde à altura.

Quem acompanhou a edição do dia 15, do “MasterChef”, viu que o pernambucano João acabou deixando a competição após perder o equilíbrio na confecção de um prato. No entanto, geralmente, quando um participante é eliminado, ele agradece a oportunidade, diz que foi muito bom o que viveu até ali e tudo mais. João foi na contramão disso e soltou o verbo.

Assim que foi conversar com Ana Paula, a apresentadora logo questionou a João se ele não concordou com a avaliação dos técnicos. Ele foi claro ao dizer que não, afirmando que o sabor não pode ser usado como um único critério para a definição da qualidade de um prato. João disse que outras coisas pesariam igual ou até mais. No entanto, Ana Paula Padrão logo discordou da afirmação dele.

A apresentadora disse que quando ela chega em um restaurante e não pode dizer como aquele prato foi preparado, a análise final dela fica para o sabor daquilo que ela está comendo. Nesse momento, João interrompeu a apresentadora, e com um sorriso sarcástico afirmou que Ana Paula era leiga no assunto. Imediatamente, Ana Paula se mostrou surpresa, retomou a pose e concordou com o cozinheiro.

No entanto, a apresentadora deixou claro que ela era a linha final da avaliação do trabalho dele. Sendo assim, se o prato dele não agradasse a ela, dificilmente agradaria a outras pessoas. Ana Paula Padrão ainda sugeriu que ele tivesse cuidado pois a arrogância e a opinião forte andava lado a lado. Nesse momento, João pediu desculpas a apresentadora, que ordenou que ele não pedisse desculpas, pois não havia culpa. Na internet, o assunto repercutiu imediatamente, destacando a sutileza na troca de farpas entre os dois.

Pós-Graduação em Psicobiologia da UFRN abre seleção para mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, do Centro de Biociências, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para o processo de seleção do mestrado em Psicobiologia. São aceitas inscrições de candidatos portadores de diploma de graduação ou concluintes de curso de graduação até o segundo semestre letivo de 2016.

São oferecidas 25 vagas, sendo duas reservadas para servidores efetivos da UFRN. As vagas serão distribuídas nas seguintes áreas de concentração: Estudos do Comportamento e Psicologia Fisiológica.

O calendário das atividades do processo seletivo é o seguinte: Prova de Língua Inglesa: dia 05 de dezembro; Prova de Conhecimentos Específicos: dia 07 de dezembro; e Entrevistas: dias 08 e 09 de dezembro. O resultado final do processo deve ser divulgado até o dia 22 de dezembro, através do Sigaa.

As inscrições estão abertas até 25 de novembro e devem ser realizadas através do Sigaa, neste link. Mais informações na secretaria do Programa pelo telefone (84) 3211-9206 ou através do e-mail psicobiologia@gmail.com.

“A Terra Prometida”: Aruna será sequestrada.

Além da morte da personagem Samara a novela “A Terra Prometida” promete ainda mais emoções no mês de janeiro de 2017, será nesse mês que acontecerá o sequestro de Aruna. O responsável pelo sequestro será Adonizedeque, o rei de Jerusalém.

Nesse momento ela já estará casada com Josué inclusive será ele quem salvará a hebreia das mãos do rei malvado. Após sequestrar Aruna, Adonizedeque amarrará a moça em uma campina de Canaã. “Sua hora vai chegar, Aruna! E quando chegar, nem Josué e nem o seu Deus sem rosto poderão te ajudar!”, dirá ele.

Mesmo correndo perigo Aruna irá encarar Adonizedeque: “Desista! Se acha que Josué vai abrir mão da vitória que Deus nos deu pela minha vida, está muito enganado”. Ele então puxará a cabeça de Aruna para frente e fará a hebreia cair de joelhos em frente a Josué.

Adonizedeque ameaçará golpear Aruna com uma espada, será nesse momento que ele será atingido com uma flecha. Ele então lança a espada em direção as costas de Aruna, Josué partirá para o ataque acertando a espada no rei. Aruna então será libertada. “Estamos juntos de novo! Meu amor! Meu grande amor!”, dirá Aruna que dará um beijo no amado.

Ex-governador Sérgio Cabral é preso pela PF na Zona Sul do Rio.

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta (17), o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral sob a acusação de cobrança de propina em contratos com o poder público. O ex-governador foi alvo de dois mandados de prisão preventiva, um expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz Sergio Moro, em Curitiba. Além de Cabral, outras nove pessoas tinham sido presas até as 7h30.

Uma das operações é Calicute, considerada um braço da Operação Lava-Jato no Rio, que tem como base a delação premiada do empresário Fernando Cavendish. A esposa de Cabral, Adriana Anselmo, também é alvo de condução coercitiva por essa operação. A outra ação é da Lava-Jato, que teve como base a delação da Andrade Gutierrez e da Carioca Engenharia.

Por volta das 6h50, um carro saiu da garagem do ex-governador e muitas pessoas que estavam na porta tentaram invadir o local e gritavam pela prisão dele. Para sair do local, a polícia chegou a jogar spray de pimenta.

A ação tem o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, cujo prejuízo estimado é superior a R$ 220 milhões. Via g1.

TRT RN lança campanha “O acidente não compensa”.

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o Sindicato das Construtoras do Rio Grande do Norte (SINDUSCON-RN), para realizar uma campanha em favor de boas práticas em segurança no trabalho na indústria da construção.

O TRT-RN foi representado pela desembargadora presidente Joseane Dantas e pelos gestores do Programa Trabalho Seguro no Rio Grande do Norte, juíza do trabalho Simone Jalil e juiz do trabalho Alexandre Erico Alves da Silva. Pelo Sinduscon, assinaram o convênio o presidente Arnaldo Gaspar e a vice Larissa Dantas.

A campanha “O acidente não compensa’’ faz parte do Programa Trabalho Seguro, desenvolvido nacionalmente pela Justiça do Trabalho e será desenvolvida junto a empresários e trabalhadores da construção civil, com o objetivo de estimular medidas preventivas, como o uso de equipamentos de proteção individual, treinamentos sobre procedimentos seguros, acompanhamento e certificação das boas práticas.

EMUFRN promove encontro sobre ensino de pessoas com deficiência.

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) promove o IV Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual e o II Seminário de Música e Inclusão. O evento acontece no período de 29 de novembro a 1º de dezembro.

Nesta quarta edição, a iniciativa traz como tema Práticas de ensino-aprendizagem: convivendo, ensinando e aprendendo com as diferenças. Além de conferência, palestras, apresentações culturais, oficinas e minicursos, terá também espaço para apresentação de trabalhos (pesquisa) na modalidade de comunicação oral.

O encontro será um momento ímpar de intercâmbio de experiências e crescimento acadêmico e profissional na área, e as inscrições podem ser realizadas, através do site: https://encontroemdv2016.wordpress.com.

A iniciativa é uma parceria da EMUFRN com a Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (Caene), Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPg), Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC), tendo como apoiador a Arte Musical e Credsuper.

Mulher se nega a fazer sexo com namorado e tem rosto desfigurado.

Uma mulher, de 35 anos, foi estrangulada e teve o rosto desfigurado, pelo namorado, ao se negar a fazer sexo com ele, em um motel de uma estrada de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, no final da noite desta terça-feira (15).

A vítima, I. Y., relatou à Polícia Militar (PM), que Thiago Fernandes Vieira, 34 anos, abordou ela na rua com uma arma de fogo e obrigou-a a acompanhá-lo até um motel. Segundo a mulher, chegando ao local, o namorado tentou, com agressividade, obrigá-la a ter relações sexuais com ele, mas ela se negou. Em depoimento, a vítima contou que após a rejeição, Vieira se irritou ainda mais e atacou-a com vários socos no rosto. Em seguida, o homem teria enforcado a namorada, que desmaiou.

De acordo com a PM, a vítima contou que, quando recuperou os sentidos, ela estava dentro do veículo do namorado, saindo do motel. Ao acordar, ela saiu do carro, gritou pedindo socorro e, novamente, Vieira espancou-a com vários socos. A mulher contou que o suspeito parou as agressões quando percebeu a presença de funcionários do estabelecimento. Segundo testemunhas, o homem deixou a namorada no local e fugiu.

A Polícia Militar foi acionada e a vítima foi levada para o Hospital de Pronto Socorro da cidade com contusões na face esquerda e com o nariz quebrado. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Mulheres de Juiz de Fora e a Polícia Civil está colhendo o depoimento da mulher, na tarde desta quarta-feira (16). Até o momento, o suspeito não foi identificado. Via R7.

Instituto Ágora oferece quatro vagas de estágio em Língua Francesa.

O Instituto Ágora, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com processo seletivo simplificado para estagiários em Língua Francesa. A seleção, que oferta quatro vagas, recebe inscrições até 18 de novembro.

Como pré-requisito, o Instituto exige que o interessado tenha um bom nível de domínio da língua francesa – B2. A seleção é realizada por meio de avaliação de aplicação de aula, onde os candidatos devem, também, entregar o plano da mesma aos membros de uma banca. O nível do público-alvo é A1 e A2. A aula deve ter de 20 a 30 minutos.

A seleção acontece no dia 29 de novembro, a partir das 9h, na Sala I-16, do Setor de Aulas II da UFRN. A organização informa que os horários de cada candidato serão comunicados por e-mail e seguirão ordem de inscrição, a ser realizada pelo endereço kafcamargo@gmail.com, para onde devem ser enviados nome, curso, período e número de matrícula. O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de novembro.

Sobre o Instituto Ágora
O Instituto Ágora tem como objetivo atuar de forma decisiva para a internacionalização da UFRN, aperfeiçoando os conhecimentos de línguas e culturas estrangeiras dos seus alunos, docentes e pessoal técnico administrativo, oferecendo, também, o ensino de língua portuguesa e cultura brasileira aos alunos estrangeiros da comunidade interna e externa.

Gilmar e Lewandowski batem boca em julgamento no Supremo.

 
A votação de um recurso extraordinário sobre incidência ou não de contribuição previdenciária sobre adicionais e gratificações temporárias, como terço de férias, adicional noturno e adicional de insalubridade, terminou com bate-boca entre os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski nesta quarta (16) no STF (Supremo Tribunal Federal).

A discussão começou quando Lewandowski chamou de “coisa mais heterodoxa” a posição de Gilmar de pedir vista após ter proferido seu voto.

Gilmar rebateu a provocação, dizendo que é Lewandowski quem adota posições “heterodoxas”, como teria feito no Senado —alusão ao julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em agosto.

“Basta ver o que vossa excelência fez no Senado”, disse Gilmar. “Basta ver o que vossa excelência faz diariamente nos jornais”, respondeu Lewandowski.

“Vossa excelência retire o que disse, vossa excelência está faltando com decoro não é de hoje. Eu repilo, repilo qualquer… Vossa excelência me esqueça”, disse Lewandowski.

Com o clima tenso, a presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, interrompeu a discussão e suspendeu o julgamento do recurso em razão do pedido de vista de Gilmar.
Via Folha.

Deputados aprovam primeiro título de ‘persona non grata’ para ex-atriz global no RN.

Por iniciativa do deputado Tomba Farias (PSB), a Assembleia Legislativa aprovou, ontem quarta-feira (16), o primeiro título de persona non grata, destinado à atriz Alexia Dechamps. O parlamentar justificou sua proposição pelo comportamento desrespeitoso que a atriz teve com os nordestinos, recentemente, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir a proposta de regulamentação das vaquejadas no país.

“Enquanto parlamentar e nordestino exijo punição a esta senhora e a qualquer outra pessoa que tenha comportamento semelhante.”, disse o deputado, que considerou o ato como preconceituoso.

No último dia 25 de outubro, Dechamps causou polêmica ao dizer “Calem a boca que nós já pagamos o Bolsa Família de vocês”, durante o debate em Brasília. O parlamentar Tomba Farias estava presente ao evento com uma comitiva de potiguares.

O título de “Persona Non Grata”, expressão latina cujo significado literal é “pessoa não agradável”, “não querida” ou “não bem vinda”, foi aprovado por unanimidade na Assembleia.

Por que o consumo de alho pode tornar os homens mais atraentes.

Rapazes: querem fazer ainda mais sucesso com as mulheres? O odor corporal tem papel fundamental neste trabalho. Mas esqueçam os perfumes caros e… aumentem o consumo de alho. É isso mesmo: alho, aquele alimento de cheiro forte e pouco agradável.

Pesquisadores da Universidade de Stirling e da Universidade Charles, em Praga, na República Checa, pediram a 42 homens que comessem alho cru, cápsulas de alho ou nenhum alho e usassem almofadas nas axilas por 12 horas. Em seguida, 82 mulheres foram solicitadas a cheirar as amostras de odor nas almofadas e classificá-las pela sua graça, atratividade, masculinidade e intensidade.

O odor corporal dos homens era percebido como “significativamente mais atraente e menos intenso” quando eles comiam dentes de alho ou o alimento em cápsulas,  do que quando eles (os mesmos homens) não  haviam comido.

“Certamente, o odor da respiração desempenha um papel crucial na maioria das interações sociais, mas o odor das axilas também é um fator importante nos relacionamentos íntimos”, escreveram os pesquisadores na revista Appetite.
 
“Nossos resultados indicam que o consumo de alho pode ter efeitos positivos  no odor corporal percebido (o prazer dele derivado), talvez devido a seus efeitos na saúde, por exemplo, já que possui conhecidas propriedades antioxidantes e antimicrobiana”, explicou um dos líderes do estudo.

Entre os principais benefícios do alho incluem efeito imunoestimulante, cardiovascular, bactericida e até anti-câncer. Logo, é plausível que a preferências de certos odores humanos tenham sido moldadas pela seleção sexual.

Hoje, acredita-se que, de uma perspectiva evolutiva, a preferência por certos odores corporais está associada à dieta e, possivelmente, foi moldada por meio da seleção sexual.

Estudos anteriores mostraram que o consumo de alho também pode afetar o odor do leite materno, aumentando o tempo que os bebês gastam no peito de sua mãe e se alimentam mais vigorosamente.