sexta-feira, abril 06, 2018

Trump critica OMC e admite que taxas da China causarão prejuízos aos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a criticar a Organização Mundial de Comércio (OMC) nesta sexta-feira (6), ao afirmar que o órgão é injusto com o seu país e oferece vantagens à China. Ele reconheceu contudo que a taxação dos EUA sobre as exportações chinesas pode gerar prejuízos no curto prazo.

"A China, que é uma grande potência econômica, é considerada uma nação em desenvolvimento dentro da OMC. Por isso, ela tem tremendas vantagens e benefícios, especialmente sobre os Estados Unidos. A OMC é injusta com os EUA",  disse o presidente americano por meio do Twitter.

Polícia Federal negocia com defesa para que Lula se apresente

O delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula informou há pouco que a instituição negocia com a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ele se apresente. De acordo com o delegado, não está descartada o prosseguimento da negociação mesmo após o fim do prazo estabelecido pela Justiça, às 17h.

O delegado disse que a intenção é evitar confrontos, já que o ex-presidente está no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC cercado por apoiadores. Igor de Paula acrescentou que é remota a chance de a Polícia Federal entrar no sindicato para prender o ex-presidente.

A declaração do delegado foi feita após uma reunião entre a Polícia Federal e representantes da Secretaria de Segurança Pública do Paraná.

Ministro do STJ nega habeas corpus ao ex-presidente Lula

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Félix Fischer negou há pouco habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anular o decreto de prisão assinado pelo juiz federal Sérgio Moro.

Conforme mandado de prisão expedido por Moro, Lula terá que se entregar à PF até as 17h desta sexta-feira (6). Na decisão na qual decretou a prisão, Moro explicou que Lula não ficará em uma cela “em atenção à dignidade cargo que ocupou”. De acordo com o juiz, o ex-presidente deve ficar separado dos demais presos para “preservar sua integridade física e moral”.

A prisão de Lula foi decretada com base no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), fixado em 2016, que autorizou a execução provisória da pena de condenados pela segunda instância da Justiça. Na quarta-feira (4), a defesa do ex-presidente tentou reverter o entendimento, mas, por 6 votos a 5, a Corte negou um habeas corpus preventivo para evitar a prisão.

MEC cria programa para apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular

O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), com o objetivo de apoiar os estados no processo de revisão ou elaboração e implementação de seus currículos alinhados à BNCC. As diretrizes do programa foram publicadas hoje (6) no Diário Oficial da União.

O programa vai apoiar financeiramente os estados para assegurar a qualidade técnica e a construção dos currículos em regime de colaboração entre estados, o Distrito Federal e municípios. Os recursos também devem ser usados para a formação das equipes técnicas de currículo e gestão das secretarias estaduais e municipais de educação.

Para receber a assistência financeira do programa, os estados deverão apresentar um plano de trabalho com o cronograma das atividades previstas, que será analisado pelo MEC antes da liberação dos recursos. A assistência financeira será proporcional à quantidade de estabelecimentos estaduais e municipais públicos de educação infantil e escolas estaduais e municipais públicas de ensino fundamental em cada estado, segundo dados do último Censo Escolar disponível.

A Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil e o ensino fundamental foi homologada pelo MEC no final do ano passado. A parte referente ao ensino médio foi entregue na última terça-feira ao Conselho Nacional de Educação, que deverá analisar e fazer sugestões de mudança no documento. 

A BNCC deverá orientar os currículos dessas etapas e estabelecer as habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da educação básica em cada uma das áreas. A partir dela, os estados e municípios devem elaborar seus currículos, que serão implementados nas escolas. Segundo o MEC, no primeiro ano de execução, serão repassados às secretarias estaduais cerca de R$ 100 milhões para a implementação da BNCC.

Natal/RN tem protestos contra e a favor de Lula nesta sexta-feira

O final da tarde e o início da noite deve ser de transtorno para os natalenses. Com a determinação da prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, grupos a favor e contra o petista vão fazer protestos em Natal.

A primeira manifestação está prevista para as 16 horas. Membros de grupos a favor de Lula vai protestar em torno do Midway.

Uma hora depois terá início o ato contra o ex-presidente na Árvore de Mirassol. No local, haverá uma queima de fogos.

De acordo com a Polícia Militar, o efetivo do Batalhão de Choque está de prontidão para evitar confronto entre as partes contrárias.
Ainda segundo a corporação, a ideia é de que o grupo pró-Lula não faça deslocamento em direção ao conjunto Mirassol.

“Conversamos com os organizadores e pedimos para que não haja esse deslocamento. Se quiserem ir em direção à praia, estaremos de acordo”, disse o tenente-coronel Eduardo Franco, assessor de comunicação da PM.

Consumo e geração de energia crescem 2% em março

O consumo e a geração de energia elétrica no Brasil cresceram 2% em março na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números constam de boletim preliminar da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgado na noite desta quinta-feira (5). O boletim comporta dados de medição coletados entre os dias 1º e 31 de março, com a prévia de geração e consumo de energia, além da posição dos consumidores livres e especiais.

Segundo o boletim, no mês de março, a elevação no consumo foi influenciada diretamente pelas maiores temperaturas registradas este ano. Com o aumento, foram consumidos 64.949 MW médios no Sistema Interligado Nacional (SIN).

No que diz respeito à geração de energia, o mês de março alcançou 68.314 MW médios. Essa geração mostra que também houve aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2017. O boletim destaca que a produção das usinas hidrelétricas aumentou 3,5% – o percentual também inclui a geração das pequenas centrais hidrelétricas.

Já a geração das usinas eólicas subiu 9,3%, enquanto que a das usinas nucleares e térmicas caiu 35,4% e 10,1%, respectivamente, no período. A explicação para a queda na geração térmica é a menor produção das usinas termelétricas a gás, que ficou em 14,1%.

Os setores cujo consumo cresceu, considerando autoprodutores, comercializadores varejistas, consumidores livres e especiais, foram: comércio (25,7%), serviços (11,0%) e manufaturados diversos (9,4%). O crescimento desses setores está vinculado à migração dos consumidores para o mercado livre”, informou a CCEE.

O mercado livre, segmento de venda da energia, voltado para grandes consumidores, permite que o cliente escolha de quem comprar e negociar preço e duração do contrato. Dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), que representa empresas que atuam na compra e venda de energia nesse mercado, indicam que esse segmento cresceu 17% no ano passado.

Dentro do mercado regulado, a CCEE informa que o consumo subiu 1,2%. Esse valor leva em consideração a migração de consumidores para o mercado livre. Sem esse efeito na análise, o aumento alcançaria 3% no período.

Startup da UFRN cria espuma que retarda chamas

Fruto do período Paleolítico da Pré-História, a produção do fogo é considerada uma das grandes descobertas da humanidade, possibilitando o aquecimento, a proteção contra predadores e o cozimento de alimentos. Contudo, mesmo com o passar de milhares de anos, o domínio completo das brasas e labaredas ainda é alvo de estudos científicos. Avançando nesse caminho da história, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deram mais um passo na manipulação desse processo químico: a criação da Espuma Sólida Retardante de Chamas, produto da startup BRFoam responsável pela conquista da primeira colocação no Demoday, evento nacional de inovação onde são apresentados produtos e serviços ao público de potencial gerador de negócios.

O trabalho começou no Laboratório de Peneiras Moleculares (Labpemol) do Instituto de Química da UFRN, a partir de uma pesquisa orientada pela professora Sibele Berenice Castella Tergher, em parceria com Ana Alcântara da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Denominada de Espuma Sólida Retardante de Chamas, o material de baixa densidade atrasa ou elimina o fogo, é composto por um polímero à base de argila mineral e foi criado com o intuito de reduzir o impacto ambiental. Com o material formulado, o grupo inscreveu o projeto no Laboratório de Negócios Midas, programa de pré-aceleração do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Midas (INCT Midas) e parceira com a Biominas Brasil, que tem o objetivo de fazer ponte entre a ciência e o mercado.

“As espumas que estão no mercado, atualmente, costumam liberar toxinas e poluir o meio ambiente, já o nosso produto é biodegradável e biocompatível”, explica Artur de Santana Oliveira, que ao lado José Claudiano Dantas Neto e Eduardo Rigoti integram a BRFoam com a professora Sibele Pergher. Já José Claudiano Dantas Neto acredita que “transformar o que a gente faz nos laboratórios, com tanta dedicação, horas de trabalho e levar ao mercado para que a população possa se beneficiar é o maior retorno que pudemos ter”.

Antes do evento final, a Demoday, os pesquisadores passaram por capacitações presenciais sobre modelagem de negócios, para adequar a descoberta científica às demandas do mercado, identificando problemas, soluções, propostas de valor e segmentos de cliente, além de treinamento de comunicação para aprimorar as formas de “vender” o projeto a potenciais investidores. Um dos maiores aprendizados dessas capacitações, na visão dos cientistas, foi tornar a linguagem acadêmica acessível ao mercado.

Para Sibele, a primeira colocação na competição, em um universo de 42 equipes de todo o Brasil, mostra o potencial do RN para criar produtos inovadores e transferir tecnologias, abrindo portas para começarmos cada vez mais levar as pesquisas para a sociedade. “Sair do papel, dos artigos publicados”, planeja. A vitória significa para os cientistas a valorização do trabalho produzido na Universidade. “É muito gratificante mostrar para a população que o que é produzido na UFRN é algo sério, com horas de dedicação e trabalho, para conseguir formular um produto que terá impacto na vida das pessoas”, considera Eduardo Rigoti.

O grupo também falou sobre as dificuldades de conseguir apoio do governo e da indústria no financiamento das pesquisas. Eles esperam que essa conquista traga esperança para outros pesquisadores de universidades. “As pessoas ainda acham que o que é produzido aqui nunca vai sair dos muros da universidade, mas temos potencial para melhorar a vida da população assim como tantas pesquisas que estão sendo feitas aqui”, opina Artur Oliveira.

Defesa de Lula pede à ONU que barre prisão de ex-presidente da República

A defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva protocolou, nesta sexta-feira, 6, no Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU), em Genebra, uma medida cautelar com pedido de liminar para impedir a prisão de Lula até o exaurimento de todos os recursos jurídis.

“A decisão por uma estreita margem, tomada na quarta-feira, 04 de abril, pelo Supremo Tribunal Federal, demonstra a necessidade de um tribunal independente examinar se a presunção de inocência foi violada no caso de Lula, como também as alegações sobre as condutas tendenciosas do juiz Sérgio Moro e dos desembargadores contra o ex-presidente”, afirmam, por meio de nota, os advogados de Lula.

O pedido de Medida Cautelar foi apresentado pelos advogados do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, em conjunto com o advogado britânico Geoffrey Robertson QC, especialista em direitos humanos.

Apagão no Norte e Nordeste foi causado por falha humana, diz ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou hoje (6) que o apagão que atingiu 70 milhões de pessoas no Norte e Nordeste, em 21 de março, foi causado por uma falha humana. Segundo a primeira versão da nota técnica elaborada pelo órgão, havia um ajuste de proteção indevido no disjuntor da Subestação Xingu, no Pará.

Segundo o diretor-geral, Luiz Eduardo Barata, a empresa Belo Monte Transmissão de Energia (BMTE) não informou ao ONS que havia estabelecido o limite de segurança no disjuntor. Como desconhecia o ajuste, o operador determinou a passagem de uma carga superior ao limite, e o sistema interrompeu a circulação de corrente entre os dois lados da subestação, causando um excesso de geração de energia elétrica de um lado e falta do outro.

"A falha é humana, porque alguém programou o ajuste, e esse ajuste foi um ajuste indevido", explicou Barata.

Quando o disjuntor interrompeu o fluxo entre os dois lados da subestação, toda a energia que chegava da Usina de Belo Monte, e que deveria seguir para o Nordeste, permaneceu na Região Norte, causando uma geração acima da necessária. O Nordeste, que nesta época do ano recebe a energia de Belo Monte para compensar a menor geração eólica, ficou com menos geração do que carga.

O problema desequilibrou o sistema e gerou o desligamento em cascata, que apagou 98% das linhas de transmissão do Nordeste e 86% do Norte. Das 480 linhas de transmissão nas duas regiões, 458 saíram do sistema.

A abertura do disjuntor se deu às 15h48, e em questão de segundos os sistemas de energia elétrica do Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste se separaram.

A recomposição do sistema começou na Região Norte por volta de dez minutos depois do incidente, e foi concluído às 17h50. Na Região Nordeste, a recomposição teve início às 16h16 e só foi concluída às 21h25.

Um problema adicional fez o blecaute tomar dimensão maior na região Nordeste: duas unidades na Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, foram desligadas por descoordenação no sistema de proteção.

O desligamento ocorreu depois que a frequência do sistema já havia sido normalizada no Nordeste, derrubando-a novamente, o que ativou a proteção de usinas térmicas na região e também as desligou.

O relatório foi encaminhado aos agentes envolvidos, incluindo a empresa Belo Monte, e, dentro de 15 dias, no máximo, a versão final será apresentada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É a agência reguladora que vai responsabilizar e definir possíveis punições aos envolvidos.

Segundo o ONS, o problema que originou o blecaute já foi solucionado. A Subestação de Xingu passou a ter dois disjuntores desde o fim de semana posterior ao apagão, e eles funcionam com um sistema de alarmes, em vez de desligarem em caso de possibilidade de sobrecarga.

Prefeito de Natal/RN renuncia ao cargo para concorrer ao governo do Estado

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), anunciou na manhã desta sexta (6) a renúncia ao cargo e a pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Norte. O vice-prefeito Álvaro Dias (MDB) assume o cargo.

“Estou renunciando à Prefeitura de Natal para ser candidato na eleição desse ano, estou atendendo a um chamado do povo”, disse Alves em coletiva de imprensa realizada no Parque da Cidade.

Carlos Eduardo foi reeleito prefeito de Natal em 2016 com 63,42% dos votos válidos.

Carlos Eduardo Nunes Alves nasceu no Rio de Janeiro em 5 de junho de 1959, tem 57 anos. É filho do político e jornalista, Agnelo Alves. Desde os dois anos de idade reside em Natal.

MEC prorroga prazo de inscrição para bolsas remanescentes do Prouni

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) no caso dos alunos que ainda não estão matriculados nas instituições de ensino superior. Inicialmente, o prazo terminaria hoje (6), mas agora os estudantes têm até a próxima segunda-feira (9) para fazer a inscrição.

O período de inscrição para os alunos que já estão matriculados, no entanto, permanece até o dia 30 de abril. Ao todo, serão ofertadas 112.800 bolsas remanescentes.

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni. Pode se candidatar a uma bolsa remanescente quem for professor da rede pública de ensino ou que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota superior a 450 pontos e acima de zero na redação.

As inscrições devem ser feitas pela internet na página do programa. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior.

CBF anuncia data da convocação final para a Copa

O técnico Tite anunciará no dia 14 de maio (segunda-feira) a lista dos 23 jogadores convocados para a disputa da Copa do Mundo da Rússia de 2018. A divulgação dos nomes será na sede da Confederação, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, às 14h.

Essa é a data limite para as confederações enviarem à Fifa uma lista de 35 nomes pré-relacionados. Depois, até 4 de junho, os países escolherão, dentre esses 35, os 23 da Copa. O Brasil seguirá a tradição de já determinar desde o início os selecionados para o Mundial.

A apresentação está marcada para apenas uma semana depois do anúncio da convocação, dia 21 de maio, na Granja Comary. O Brasil treinará até dia 27 em sua casa, em Teresópolis, e depois vai a Londres para a maior etapa de preparação, no CT do Tottenham. Antes de ir à Rússia, a equipe disputará amistosos contra Croácia e Áustria, nos dias 3 e 10 de junho, em Liverpool e Viena.

A chegada da Seleção a Sochi, cidade russa que servirá de base até as quartas de final da Copa do Mundo, será entre os dias 10 e 11. No dia 17, o Brasil vai estrear no torneio diante da Suíça, em Rostov-on-Don.

Ordem de prisão de Lula repercute na imprensa internacional

A ordem de prisão do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva é destaque nos principais jornais da América Latina nesta sexta-feira (6). Na Argentina, o Clarin estampa na capa “Terremoto politico no Brasil”. A  versão online anuncia que ele apresentou novo habeas corpus à Justiça, para não se entregar até as 17h, como foi determinado pelo juiz Sergio Moro.
O conservador La Nacion destaca na manchete: “Acabou o tempo para Lula”, chamando a atenção para a falta de grandes manifestações na rua.  Já o esquerdista Pagina 12 publicou foto de um manifestante com um cartaz de Lula, e o título: “A Democracia Presa”.

No Chile, o La Tercera noticia que Lula estará “numa cela digna e isolada”, enquanto o La Razon, da Bolívia, diz que a decisão de Moro deixou o Brasil em estado de suspense.
Na Colômbia, “Lula perdeu a batalha” é a manchete do El Colombiano. Mas a maior parte da imprensa colombiana esta mais preocupada com as eleições presidenciais em seu próprio pais. No Uruguai, o El Telegrafo mostra na capa que o governo “não emitirá qualquer comunicado referente a Lula”, citando o chanceler uruguaio Nin Novoa.

O El Pais da Espanha – que tem uma versão online brasileira e outra latino-americana – destacou que o ex-presidente “poderá” não se entregar à Justiça. A capa do jornal impresso dá como manchete principal a crise na Catalunha e, ao lado, a “máxima tensão” no Brasil, diante da ordem de prisão de Lula.

Estados Unidos
A imprensa norte-americana continua atenta aos desdobramentos sobre a condenação do ex-presidente. Nessa quinta-feira (5), Lula teve ordem de prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado, no dia anterior (4), o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa.

O Washington Post destaca na manchete: "Condenação à prisão de Lula reformula cenário político no Brasil antes de eleições presidenciais". A reportagem chama a atenção para as orientações do juiz Sérgio Moro na ordem de prisão - de que Lula não será algemado e que terá uma cela especial.

O The New York Times traz em destaque na edição Américas de seu portal na internet: "Juiz brasileiro ordena que ex-presidente do Brasil, Lula, inicie período de prisão nesta sexta-feira".

A rede de TV CNN diz que "Juiz ordena prisão de ex-presidente brasileiro Lula da Silva". Segundo a matéria, conforme a ordem judicial, Lula deveria começar a cumprir sentença de 12 anos de prisão por corrupção, "uma medida que pode encerrar sua carreira política".

Europa
Os principais jornais da Europa também amanheceram hoje (6) com manchetes sobre o mandado de prisão do ex-presidente.

A BBC de Londres traz, em manchete, que "Juiz do Brasil manda Lula se entregar na sexta-feira". O texto afirma que há dúvidas se o ex-presidente se apresentará voluntariamente. "O sistema legal brasileiro costuma ir a uma velocidade glacial, o ritmo desse processo surpreendeu a todos", acrescenta a BBC.

O espanhol El Mundo estampa na capa: "Lula da Silva: a queda de um gigante" e diz que a prisão de Lula representa um final trágico para a carreira do político e um resultado dramático para outro gigante, o maior país da América Latina.

O francês Le Figaro noticia: "Lula para a prisão, a queda de um ídolo", e lembra que o ex-presidente, ao final de seus dois mandatos de quatro anos, deixou o governo com aprovação de oito em cada dez brasileiros. 

Outro periódico francês, o Le Monde, destaca: "O ex-presidente brasileiro Lula a poucas horas da prisão". "Menos de 24 horas após o Supremo Tribunal Federal ter recusado o habeas corpus de Luiz Inácio Lula da Silva, o magistrado encarregado da operação Lava-Jato [Sérgio Moro] afirmou a execução imediata da sentença do ex-presidente brasileiro, condenado em janeiro a 12 anos e um mês de prisão".

O jornal português Expresso dá grande destaque à ordem de prisão de Lula e publica seis matérias sobre o assunto. Entre elas, há uma que detalha as condições em que Lula ficará preso, "num antigo dormitório com 15 metros quadrados" e outra que avalia como "atípica e apressada" a ordem de prisão do ex-presidente.

Fátima viajou de madrugada para apoiar Lula

Senadora potiguar pelo PT, Fátima Bezerra viajou durante a madrugada desta sexta-feira, 6, de Natal a São Paulo para se encontrar com o ex-presidente Lula no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

Já no sindicato, a parlamentar postou várias fotos ao lado de Lula. Em uma delas escreveu: “O abraço do povo do Rio Grande do Norte ao maior e melhor presidente do Brasil”.

O juiz federal Sérgio Moro deu prazo até esta sexta-feira, 6, ao ex-presidente para se apresentar à Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato. Mas Lula cogita não se entregar para ser preso.

Lula passa a noite no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a noite em uma sala do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, na cidade de São Bernardo do Campo, em companhia dos filhos e amigos. Lula recebeu, às 9h, o ex-prefeito Fernando Haddad, o líder da bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (RS), o escritor Frei Beto, além de dirigentes sindicais.

Lula está no sindicato desde o início da noite de ontem (5), quando saiu o anúncio da expedição do mandado de sua prisão pelo juiz Sérgio Moro.

Militantes se reuniram no sindicato, em vigília de apoio ao ex-presidente. Barracas foram montadas e algumas pessoas passaram a noite no local, que teve ruas próximas bloqueadas. Os manifestantes gritam palavras de ordem e agitam bandeiras de sindicatos e movimentos sociais.

Segundo a decisão de Moro, Lula deve se entregar até as 17h na Polícia Federal em Curitiba. A militância, porém, afirma que resistirá, não permitindo que o ex-presidente se entregue.

Desde o anúncio da prisão, Lula não falou com a imprensa. Não há informações sobre qual decisão será tomada pelo ex-presidente.

Bandidos explodem e arrombam caixas eletrônicos em duas cidades na região oeste do RN

Bandidos atacaram duas cidades na região oeste do Rio Grande do Norte na madrugada desta sexta-feira(6) e explodiram caixas de terminais eletrônicos bancários. Os crime ocorreram nos municípios de Antonio Martins e Felipe Guerra.

Em Antonio Martins, criminosos explodiram um caixa eletrônico e atiraram em uma base da PM. Já em Felipe Guerra, um terminal eletrônico foi arrombado. Segundo a Polícia Militar, ninguém foi preso.

Na cidade de Antonio Martins moradores relataram que os criminosos chegaram atirando colocando medo. O terminal eletrônico do Bradesco foi destruído pela explosão. Na fuga eles espalharam grampos pelas estradas.

Em Felipe Guerra os bandidos arrombaram um caixa eletrônico usando um maçarico.

Lei que assegura direitos de crianças vítimas de violência entra em vigor

Crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência já podem contar com um sistema de garantias de direitos nos inquéritos e no curso dos processos. É o que estabelece a Lei 13.431/2017, que normatiza mecanismos para prevenir a violência contra menores, assim como estabelece medidas de proteção e procedimentos para tomada de depoimentos. O texto entrou em vigor ontem (5), um ano após a sanção pelo presidente Michel Temer.

A lei prevê que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios desenvolvam políticas integradas e coordenadas para garantir os direitos humanos da criança e do adolescente “no âmbito das relações domésticas, familiares e sociais”, de forma a resguardá-los “de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, abuso, crueldade e opressão”.

Campanhas de conscientização devem ser realizadas, periodicamente, para estimular a mais rápida identificação da violência praticada contra crianças e adolescentes e difundir seus direitos e os serviços de proteção. A nova legislação descreve diferentes formas de violência, como física, psicológica, sexual e institucional – essa última praticada por instituições públicas ou conveniadas, inclusive quando gerar revitimização.

O texto prevê dois procedimentos para ouvir as crianças vítimas ou testemunhas de violência, sempre em local apropriado e acolhedor: a escuta especializada, que deve ser realizada por órgão da rede de proteção e limitado estritamente ao necessário para o cumprimento de sua atribuição; e o depoimento especial, quando a criança ou adolescente é ouvido perante a autoridade judicial ou policial.

No segundo caso, o depoimento será intermediado por profissionais especializados que esclarecerão à criança os seus direitos e como será conduzida a entrevista, que será gravada em vídeo e áudio, com preservação da intimidade e da privacidade da vítima ou testemunha. A oitiva tramitará em segredo de justiça.

Se a criança tiver menos de sete anos ou no caso de violência sexual em qualquer idade, o depoimento especial seguirá o rito cautelar de antecipação de prova e um novo depoimento somente poderá ocorrer se considerado imprescindível pela autoridade competente e com a concordância da vítima ou da testemunha.

Ministério da Saúde confirma 328 mortes por febre amarela no Brasil

O Ministério da Saúde confirma que 328 pessoas morreram entre 1º de julho do ano passado e 3 de abril deste ano em razão da febre amarela. No mesmo período, foram confirmados 1.127 casos da doença no Brasil. Os números aumentaram em relação ao balanço anterior, quando o registro era de 220 óbitos e 691 casos.

Ao todo, foram notificados, neste período, 4.548 casos suspeitos, sendo 2.441 já descartados e 980 ainda em investigação.

O Ministério da Saúde atualizou na quarta-feira, 4, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no País.

No ano passado, considerando o monitoramento de julho de 2016 a 3 de abril de 2017, eram 691 casos e 220 óbitos confirmados. Os informes de febre amarela seguem, desde o ano passado, a sazonalidade da doença, que acontece, em sua maioria, no verão.

“Embora os casos do atual período de monitoramento tenham sido superiores à sazonalidade passada, o vírus da febre amarela hoje circula em regiões metropolitanas do País com maior contingente populacional, atingindo 35,9 milhões de pessoas que moram, inclusive, em áreas que nunca tiveram recomendação de vacina. Na sazonalidade passada, por exemplo, o surto atingiu uma população de 10 milhões de pessoas”, destacou o Ministério da Saúde.

Isso explica a incidência da doença neste período ser menor que no período passado. A incidência da doença no período de monitoramento entre 2017 e 2018, até 3 de abril, era de 3 casos para 100 mil habitantes. Já na sazonalidade passada, entre 2016 e 2017, a incidência foi de 6,8 para 100 mil habitantes.

Manifestantes pró-Lula queimam pneus na BR-101 em Mirassol

Os motoristas que trafegavam pela pista expressa da BR-101 em Mirassol, no sentido Parnamirim-Natal, enfrentaram dificuldades no início da manhã desta sexta-feira (6). Manifestantes colocaram fogo em pneus e o trânsito na via foi bloqueado por volta das 6 horas.

Contudo, o fluxo de veículos foi liberado por volta das 6h30, quando as chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros.

A razão da manifestação é a decretação da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Polícia faz operação para prender 50 pessoas em 3 favelas do Rio

Policiais civis cumprem hoje (6) 50 mandados de prisão de suspeitos de envolvimento com a venda de drogas e roubos nas favelas do Fallet, Fogueteiro e Prazeres, na zona norte  do Rio de Janeiro. Os mandados têm como base um inquérito da Delegacia de Santa Teresa (7ª DP), responsável pela região.

Segundo a Polícia Civil, dois grupos da mesma facção controlam as favelas da região. Um deles é responsável pela venda de drogas no Fallet e no Fogueteiro, enquanto o outro controla o comércio de drogas ilícitas no Morro dos Prazeres.

A investigação contou com vídeos gravados em bocas de fumo e fotos publicadas em redes sociais, em que os suspeitos ostentam armas. Entre os alvos estão Paulo Cesar Baptista de Castro, conhecido por Paulinhozinho, apontado como chefe da quadrilha que comanda o Fallet e o Fogueteiro, e Cláudio Augusto dos Santos, o Jiló, suspeito de chefiar a venda de drogas no Prazeres.

Segundo o titular da 7ª DP, delegado Robinson Gomes, além de coibir o tráfico de drogas nas comunidades, a operação tem o objetivo de prender autores de roubo de cargas, de residências, de veículos e de estabelecimentos comerciais.

A operação, chamada de Colina, conta com 300 agentes da Polícia Civil e tem o apoio do Batalhão de Ações com Cães (BAC), da Polícia Militar.

Lula é inocente e vai saber enfrentar o momento, diz Dilma

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou na noite dessa quinta-feira, 5, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai saber enfrentar o momento. “Ele é uma pessoa íntegra, forte e corajosa”, disse a petista, em discurso sobre um caminhão de som em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde ocorre ato de apoio a Lula.

“Ele vai enfrentar com a tranquilidade que têm os inocentes”, ela acrescentou. “Nós resistimos, a resistência pacífica daqueles que têm voto”, afirmou Dilma.

A ex-presidente reiterou que considera Lula inocente e disse que não se pode prender ninguém antes que todos os recursos sejam esgotados. “Lula ainda tinha o direito de recorrer, eles se apressaram”, declarou.

Para ela, a prisão de Lula representa mais uma fase do golpe iniciado com o processo de impeachment, em 2016. “Colocaram no Planalto uma quadrilha”, disse. “Estão impunes aqueles que passeiam para lá e para cá com malas de dinheiro”, afirmou.

O Sine/RN oferece nesta sexta-feira, 66 oportunidades de emprego

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço maisemprego.mte.gov.br , ou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, s/n, prédio da Central do Trabalhador, da 8h ás 16h, ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 12h e 13h às 16h.

VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
Ocupação quant. de vagas
Atendente de farmácia – balconista 2
Auxiliar de logistica 35
Coordenador de vendas (restaurante) 5
Mecânico de manutenção de máquina industrial 1
Motorista vigilante 4
Oficial de manutenção predial 1
Operador de empilhadeira 8
Pizzaiolo 1
Supervisor de atendimento ao cliente 1
Supervisor de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) 1
Supervisor de crédito 1
Técnico de controle de processo de manutenção eletrônica 1
Total 61

Mossoró e região
Ocupação quant. De vagas
Eletricista de instalações de veículos automotores 1
Empregado doméstico nos serviços gerais 2
Mecânico de manutenção de caminhão a diesel 1
Mecânico de manutenção de motocicletas 1
Total 5

‘Pedido de prisão é mais arbitrário do século’, afirma defesa de Lula

O criminalista José Roberto Batochio, defensor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira, 5, que o pedido de prisão do petista decretado pelo juiz Sérgio Moro representa um “açodamento” e que é “a mais rematada expressão do arbítrio no século 21”. Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, outro defensor do ex-presidente, disse que o mandado de prisão contraria decisão do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4).

Segundo Zanin, o TRF-4, em julgamento de 24 de janeiro, “condicionou a providência (ordem de prisão) – incompatível com a garantia da presunção da inocência – ao exaurimento dos recursos possíveis de serem apresentados para aquele tribunal, o que ainda não ocorreu”.

A defesa tentou evitar a prisão de Lula com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal, mas o pedido foi negado pelos ministros, por 6 votos a 5 na quarta-feira, 4. Os advogados queriam que a pena só fosse cumprida após o trânsito em julgado, ou seja, após encerradas todas as possibilidades de recursos nos tribunais superiores, o que foi rejeitado.

Era possível ainda apresentar um último recurso ao TRF-4, que não tem, porém, o poder de reverter a condenação. O prazo de 12 dias para a apresentação desse recurso terminará na próxima terça-feira. No despacho, Moro criticou o uso de recursos judiciais para adiar o cumprimento de pena.

O ex-presidente foi orientado por aliados a não se entregar à Polícia Federal em Curitiba, como determinou o magistrado, e aguardar em São Bernardo do Campo, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, cercado de apoiadores, o cumprimento da ordem de prisão. A ideia não é resistir à prisão, mas tentar garantir uma imagem positiva, do ponto de vista político, do momento em que Lula será detido. Segundo um petista, a questão é “semiótica”. Lula e PT querem adotar o discurso de que ele é um preso político.

Até o início da madrugada desta sexta-feira, 6, no entanto, o petista continuava reunido com aliados e advogados no sindicato e a decisão se Lula se entregaria ou aguardaria a chegada da PF ainda não havia sido tomada.

Um segundo grupo, minoritário, defendia a ida do ex-presidente a Curitiba para não passar a impressão de que estaria afrontando a Justiça.

Questionado sobre isso pelo jornalista Kennedy Alencar, da rádio CBN, antes da decisão de Moro, Lula disse que consultaria seus advogados.

“Vamos dar o troco, vamos libertar o Lula”, diz líder do MST

O líder do MST, João Pedro Stedile, usou o Facebook, no início da noite desta quinta-feira (5), para pedir que a militância do movimento não desanime diante da prisão do ex-presidente do PT Luiz Inácio Lula da Silva, decretada pelo juiz Sérgio Moro.

“Amanhã, vamos sofrer uma dura derrota, com a prisão do Lula”, disse Stedile na rede social.

“Não desanimem, estamos num processo como se fosse um longo campeonato”, disse, comparando a disputa política com um jogo de futebol. “Vamos dar o troco, vamos libertar o Lula”, disse o líder sem-terra. “Só não vence, quem não luta”, afirmou, depois de dizer que há uma agenda de eventos de mobilização popular de preparação para as eleições de outubro.

“Em todos os períodos da história de crise há um processo de disputa diária entre as classes”, afirmou Stedile. Ele disse que a militância deve manter a esperança. “O povo não foi cooptador e está contra os golpistas”, declarou, anunciando uma agenda de eventos que terá, no final julho, um Congresso do MST no Maracanã, no Rio.

Defesa de Lula protocola pedido de habeas corpus junto ao STJ

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta sexta-feira (6) um pedido de habeas corpus (HC) junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), sob a argumentação de ainda haver recursos a serem analisados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato. O HC visa evitar a prisão imediata do ex-presidente.

O pedido foi apresentado após o juiz Sérgio Moro ter determinado que Lula se apresente hoje à Polícia Federal em Curitiba (PR), onde deverá dar início ao cumprimento da pena.

A medida foi tomada após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou no dia 4 um habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente para mudar o entendimento firmado pelo STF em 2016, quando foi autorizada a prisão após o fim dos recursos naquela instância.

Na decisão, Moro explicou que, embora caiba mais um recurso contra a condenação de Lula, os chamados embargos dos embargos, a medida não poderá rever os 12 anos de pena.

"Hipotéticos embargos de declaração de embargos de declaração constituem apenas uma patologia protelatória e que deveria ser eliminada do mundo jurídico. De qualquer modo, embargos de declaração não alteram julgados, com o que as condenações não são passíveis de alteração na segunda instância", disse Moro.

quinta-feira, abril 05, 2018

Globo explica renovação de elenco após demissão de Malu Mader

Após a larga repercussão da demissão de Malu Mader, a Globo explicou a nova política de renovação de elenco. A atriz teve o contrato finalizado em março, que não foi renovado após 35 anos, mas a emissora diz que ela poderá, sim, voltará a trabalhar no canal, por obra isolada."O contrato que tínhamos não foi renovado, mas a Malu Mader poderá continuar a trabalhar com a Globo, que continua a ter contratos de prazo longo e por obra", informou a Globo ao UOL.

"O nosso quadro de atores fixo continua do mesmo tamanho e a renovação se dá na composição, que obedece à maior diversidade, representatividade e à busca pelos melhores talentos em todos os mercados", continuou a emissora.

Além de Malu, Maitê Proença, Carolina Ferraz e Pedro Cardoso, dentre outros, também deixaram de renovar o contrato após longos anos de trabalho.

Polícia Militar do RN recebe novas viaturas

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (5), uma solenidade de entrega de viaturas destinadas para reforçar a segurança pública do Estado.

Visando sedimentar e potencializar as ações de segurança já desenvolvidas, um convênio foi firmado entre Governo do Estado do RN, Tribunal de Justiça do Estado (TJRN) e a Polícia Militar, para a compra de 23 viaturas que serão distribuídas em diversas unidades da capital e interior, visando o combate ao crime e a manutenção da ordem pública. Um investimento aproximado de R$ 2,45 milhões.

Na ocasião, o Desembargador Expedito Ferreira, presidente do TJRN, realizou a entrega simbólica das chaves das viaturas novas distribuídas. A entrega dos veículos aconteceu na Escola de Governo, em Natal, e contou com a presença do Comandante Geral da PMRN, Coronel Osmar José Maciel de Oliveira, de desembargadores, secretários de estado, prefeitos e equipes da Segurança Pública.

O governador Robinson Faria destacou a importância dos poderes se unirem para combater a criminalidade. “O problema da insegurança é nacional e precisamos da união de todos para encontrar soluções. Agradeço a sensibilidade e iniciativa dos deputados em também colaborar com essa situação. Essas novas viaturas vêm para somar aos esforços do governo que já investiu mais de R$ 15 milhões na compra e locação de quase 500 veículos para o setor. Nosso trabalho contra o crime organizado continua para garantir tranquilidade da população”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Na última terça-feira (03), a Polícia Militar já havia recebido 34 veículos doados pela Assembleia Legislativa do RN. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, foram investidos cerca de R$ 5 milhões nesses veículos.

Governo Federal libera financiamento de energia solar para pessoas físicas

As pessoas físicas e jurídicas, micro e minigeradoras de energia elétrica, por meio de equipamentos fotovoltaicos instalados em residências e/ou condomínios residenciais, são as novas beneficiárias da linha do FNE Sol, operacionalizado exclusivamente pelo Banco do Nordeste. O anúncio foi feito na tarde de hoje, 4, pelo presidente Michel Temer, em Brasília, durante a Reunião Conjunta dos Conselhos Deliberativos da Sudam, Sudene e Sudeco.

“Temos grandes avanços na economia, em especial no Nordeste. Nosso trabalho é para integrar cada vez mais a Região ao restante do país. Hoje vemos aqui a implementação de uma série de políticas públicas de apoio ao desenvolvimento, que fortalecem o acesso à educação, melhorias no crédito rural e fortalecimento do setor energético para as empresas e sociedade em geral”, frisou Temer.

STJ rejeita pedido de Eduardo Cunha para ouvir 51 testemunhas

O ministro Antonio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), indeferiu pedido de liminar proposto por advogados do ex-deputado Eduardo Cunha (MDB) para que 51 testemunhas de sua defesa fossem ouvidas na ação penal que apura desvios de recursos públicos de contratos com empreiteiras. O despacho, da semana passada, foi publicado nesta quinta-feira (5) pelo tribunal.

A 6ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, já havia negado, em primeira instância, a indicação das testemunhas sem prévia justificativa, após ouvir o Ministério Público Federal (MPF). Além disso, fixou em oito o limite máximo de testemunhas por crime imputado ao ex-parlamentar. Por causa disso, a defesa de Cunha recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5), que também manteve o veto agora confirmado no STJ.

No processo, a defesa de Cunha alegou que exigir justificativa para a indicação de testemunhas é uma “evidente violação à garantia constitucional à ampla defesa”, e que “a complexidade dos fatos imputados na exordial acusatória não só autoriza o extenso rol de testemunhas apresentado, como o exige”. Ao rejeitar a liminar, no entanto, o magistrado afirmou que não houve ilegalidade na impugnação das testemunhas pelas instâncias inferiores.

Jovem é detido em ônibus levando R$ 176 mil nas meias

Um jovem de 22 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Estadual com R$ 176 mil escondidos nas meias, quando seguia para Foz do Iguaçu, no Paraná, num ônibus que saiu de São Paulo, na noite desta quarta-feira, 4. O veículo foi parado no km 46 da Rodovia Castelo Branco, em Araçariguama. As cédulas estavam comprimidas em meias antivarizes que o rapaz vestia.

Ele disse que se mudou da Bahia para a capital paulista e, como estava desempregado, aceitou a incumbência de levar o dinheiro em troca de R$ 150. O suspeito não soube dizer a quem se destinavam os maços de cédulas. A polícia informou ter recebido uma denúncia anônima sobre o transporte do dinheiro e o ônibus, que vinha sendo monitorado desde que passou pelo pedágio de Jandira, foi parado no posto de policiamento do km 46.

A pessoa que fez a denúncia também informou as características físicas do suspeito. Uma parte das cédulas – R$ 36 mil – estava num saco plástico.

O jovem, que é operador de máquinas e não teve o nome divulgado, disse que a dona do dinheiro é uma corretora de seguros que o conhecia da Bahia. Os maços de cédula foram entregues por um irmão dessa mulher num banheiro do Terminal Barra Funda, na capital paulista. O rapaz foi ouvido e liberado. O dinheiro foi apreendido e a Polícia Civil vai investigar sua origem.

Prefeitura de Natal/RN convoca 29 professores efetivos aprovados em concurso.

A Prefeitura de Natal/RN convocou, nesta quarta-feira (04), 29 candidatos aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos para o provimento de Cargos de Professor de N1 e N2 do quadro de pessoal efetivo do Município de Natal (Edital nº 24/15 – SME). O resultado do certame realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) sob a portaria Nº. 541/2018-A.P., de 03 de abril de 2018.

Foram nomeados 11 professores de Língua Portuguesa, 04 professores de Língua Inglesa, 03 professores de Matemática, 03 professores de Geografia, 01 professor de História, 02 professores de Educação Física, 02 de Ciências e 03 professores de Artes.

Todos os convocados deverão, no prazo máximo de 30 dias corridos a partir da data de publicação no DOM, comparecer à Comissão Permanente de Concurso (COMPEC) da SME, situada à Rua Fabrício Pedrosa, 915 – Areia Preta, sala 509, das 8 às 14h, a fim de receberem as instruções sobre a documentação necessária para a contratação. Não assim fazendo, os aprovados perdem o direito à convocação.

Em 6 meses, queda no desmatamento atinge 20%, diz ministro do Meio Ambiente

O desmatamento ilegal continua caindo na Amazônia Legal, disse hoje (5), em Brasília, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Após dois anos de aumento nas taxas de desmatamento, 2015 e 2016, em 2017 houve redução de 16% e agora, entre agosto de 2017 e janeiro de 2018, os levantamentos indicam uma queda de 20%.
 
Entre agosto de 2016 e julho de 2017, a taxa estimada pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontou 6.624 quilômetros quadrados (km2) de corte raso, que é a eliminação de toda vegetação existente sobre a área. O resultado indicou uma diminuição de 16%  em relação a agosto/2015-julho/2016, quando foram apurados 7.893 km2 de desmatamento ilegal

Após passar mal em lanchonete, Datena é levado para hospital

José Luiz Datena foi levado para o hospital Albert Einstein, em São Paulo, após passar mal na manhã desta quinta-feira (5) na lanchonete da Bandeirantes, em São Paulo. A informação foi dada pelo colunista Flávio Ricco e confirmada pela assessoria de imprensa do hospital. O apresentador ainda passa por uma bateria de exames.

Aos 60 anos, Datena é cardíaco e luta contra diabetes. Em 2016, ele chegou a falar em seu programa Brasil Urgente que precisava fazer uma cirurgia bariátrica para poder perder 30 quilos e controlar a diabetes. 

"Eu vou ser obrigado a fazer uma cirurgia que é para emagrecer, questão de saúde, porque tenho diabetes. Se eu não fizer essa cirurgia, morro", disse na ocasião.

Trump não se reunirá com Raúl Castro na Cúpula das Américas em Lima

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não prevê manter nenhum contato com seu colega de Cuba, Raúl Castro, durante a Cúpula das Américas,  que será realizada na semana que vem na capital do Peru, Lima. Além disso, a Casa Branca acredita que o líder venezuelano, Nicolás Maduro, não manterá seu plano de viajar para o Peru para a reunião regional. A informação é da EFE.

"Não esperamos neste momento uma reunião direta entre o presidente Trump e Castro", disse hoje um alto funcionário americano, que pediu anonimato, em entrevista coletiva telefônica.

Cuba não confirmou ainda quem integrará sua delegação na Cúpula das Américas, que será realizada entre os dias 13 e 14 de abril, mas se Castro comparecer será sua despedida da região, dado que deixará o poder dias depois.

A Casa Branca não confirmou ainda quais reuniões bilaterais Trump manterá durante a visita a Lima no final da próxima semana, mas espera-se que tenha "vários" encontros com "sólidos aliados regionais" dos EUA, segundo o citado funcionário.

PT reproduz vídeo de Lula e conclama: ‘não vamos abaixar a cabeça’

O PT divulgou nesta quinta-feira, 5, um vídeo em que destaca trechos de um discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março, durante o Fórum Social Mundial, em Salvador. Na ocasião, ele falou sobre a possibilidade de ser preso caso o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitasse seu pedido de habeas corpus preventivo contra a prisão em segunda instância, o que acabou acontecendo na madrugada desta quinta.

“Querem me prender para calar minha voz, mas eu falarei pela voz de vocês”, declarou Lula, no encontro de Salvador, em março. “Querem me prender pra eu ficar preso em uma cela e não poder andar, mas eu andarei pelas pernas de vocês. Querem me prender pra minha cabeça não emitir pensamentos, mas eu pensarei pela cabeça de vocês”, destaca o vídeo divulgado nesta quinta na página do PT.

Na ocasião, o ex-presidente convocou seus seguidores. “Querem me prender para eu não continuar na luta? Vocês continuarão a minha luta!”, disse Lula.

O ex-presidente pode ter a prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro a partir de agora. A liminar dada no dia 22 de março, que conferia salvo-conduto a ele, foi cassada pelo STF no julgamento Lula pegou 12 anos e um mês de reclusão na Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do triplex do Guarujá (SP).

O PT afirma que não o deixará só. “Não vamos abaixar a cabeça. Em todo o país, estamos com Lula e vamos seguir em frente, porque a luta nunca foi fácil e está longe do fim. Lula é o povo brasileiro. E o povo brasileiro é Lula. Nossos sonhos de construir um País mais justo jamais serão aprisionados!”, escreveu o partido.

Homem preso por estuprar filha diz que relações sexuais eram 'consensuais'

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu um homem de 39 anos por estuprar a própria filha. No início dos abusos, a jovem, que hoje tem 18 anos, era uma criança de 11 anos. O pai dela confirmou que manteve relações sexuais com a filha e disse que os atos foram "consensuais", "sem ameaças". O caso foi registrado na Delegacia Regional de Betim.

A vítima, porém, alega que sofria sempre ameaças de morte caso revelasse os abusos para alguém. Após várias agressões, ela tentou suicídio e resolveu contar para a madrinha sobre os crimes. As duas procuraram a Polícia Civil nesta segunda-feira.

A mãe negou que tivesse conhecimento sobre os estupros. De acordo com a polícia, ela chorou muito com a prisão do companheiro. A mulher chegou a afirmar a menina propôs a "prática de relações" em troca de dinheiro e roupas.

Escolas têm até o dia 10 para se inscrever no Projeto Samuzinho

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) está com processo seletivo aberto até 10 de abril para escolha das duas escolas que irão participar do Projeto Samuzinho, edição 2018, executado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e seu Núcleo de Educação Permanente (NEP).

O projeto se propõe a sensibilizar crianças e adolescentes em idade escolar (7 a 14 anos) e seus professores sobre a importância do SAMU 192 RN para a população, desenvolvendo, nesses jovens, habilidades técnicas e comportamentais para atuar diante de situações de urgência como primeiros respondentes, além de minimizar os índices de trotes no SAMU 192 RN.

Os seis encontros, sendo um por mês, irão acontecer em horário contrário ao da sala de aula normal, para não haver prejuízo no ano letivo da criança. Alguns dos temas abordados durantes os encontros serão reanimação cardiopulmonar, manobras de desengasgo, acidentes domésticos e de trânsito, pequenos traumas, queimaduras, choque elétrico, desmaio, crise convulsiva.

O Projeto Samuzinho surgiu em 2007, no Distrito Federal (DF), diante de um contexto de chamadas ineficientes geradas pelos trotes, que apontavam uma variação de 10% a 30%. Organizado de diferentes formatos e metodologias, hoje, o projeto segue em outros municípios e estados onde existe o SAMU 192 implantado, com a mesma missão educativa de divulgar informações sobre o trabalho do SAMU, noções de primeiros socorros e formação de agentes multiplicadores, tendo como público alvo crianças em idade escolar, considerados os principais responsáveis pelos trotes ao serviço.

“Prender Lula será violência para o mundo”, diz Gleisi Hoffmann

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), disse hoje (5), que a eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "vai marcar negativamente a imagem do Brasil no exterior". O comando nacional do PT está reunido desde o final da manhã, e a previsão é que Lula participe de uma segunda etapa de conversas nesta tarde.

Pela manhã, além de Gleisi, estiveram reunidos, no Instituto Lula, em São Paulo, a ex-presidente da República Dilma Rousseff, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP), o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP). De acordo com Gleisi Hoffmann, foi uma reunião de avaliação.

“A prisão do presidente será uma injustiça. Não aceitamos essa prisão como ela está estabelecida. Se acontecer qualquer violência ao presidente, nós a consideramos uma  prisão política e uma prisão que vai expor o Brasil ao mundo”, afirmou Gleisi Hoffmann. "Viraremos uma republiqueta de bananas”, acrescentou.

Sobre o estado de Lula, Gleisi disse que ele está tranquilo. “Ele está bem, sereno e tem a consciência tranquila dos inocentes.”

Um em cada quatro usuários de cartão de crédito entrou no rotativo em fevereiro

Uma pesquisa mostrou que 35% dos consumidores fizeram uso do cartão de crédito para realizar alguma compra em fevereiro e um em cada quatro usuários entraram no rotativo (24%), sendo que 10% pagaram um valor entre o mínimo e o total. A maioria (72%) afirma ter pagado o valor integral da fatura. Os dados são do Indicador de Uso do Crédito apurado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgado hoje (5) pelas entidades.

A sondagem ainda investigou o uso de outras modalidades de crédito, pré-aprovadas ou não, e constatou que quatro em cada dez consumidores (41%) utilizaram alguma delas: o crediário foi mencionado por 9%; o cheque especial, por 6%; os empréstimos, também por 6%, além dos financiamentos, por 3%.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, atrasos no rotativo custam muito caro e o consumidor precisa ter consciência disso. “O pagamento do mínimo não é algo com que se deve contar, sob pena de ver a dívida crescer muito rápido. Mesmo que se apliquem as novas regras do cartão de crédito, que determinam que os atrasos devem ficar no máximo 30 dias no rotativo, a opção de parcelamento da fatura também envolve altas taxas, que chegam a mais de 170% ao ano, na média”, alerta.

O levantamento revela ainda que cerca de 20% dos brasileiros tiveram crédito negado em fevereiro ao tentarem parcelar uma compra em estabelecimentos comerciais ou contratar serviços a prazo. A inadimplência (9%) e a falta de comprovação ou insuficiente de renda (5%) foram as principais razões para a negativa.

“O acesso ao crédito é um fator de inclusão no mercado de consumo, mas que requer bastante cuidado. O consumidor que tem acesso ao crédito consegue antecipar o consumo de bens que, de outro modo, só seriam conquistados depois de um tempo de poupança. Mas muitos consumidores acabam se perdendo no atalho do crédito e comprometendo a própria vida financeira”, afirma a economista.

O Indicador de Uso do Crédito que varia de zero a 100, marcou 26,2 pontos, sendo que quanto mais alto, maior a utilização de modalidades de crédito.

Poupança tem melhor captação para março em cinco anos

Depois de ter registrado retirada líquida - mais saques que depósitos - nos dois primeiros meses do ano, a caderneta de poupança voltou a atrair o interesse dos brasileiros em março. No mês passado, a captação líquida - depósitos menos retiradas - somou R$ 3,98 bilhões, informou hoje (5) o Banco Central. O resultado é o melhor para meses de março desde 2013, quando os depósitos tinham superado as retiradas em R$ 5,96 bilhões.

Apesar do desempenho positivo em março, as retiradas continuam maiores que os depósitos em 2018. No primeiro trimestre, a caderneta de poupança registrou saques líquidos de R$ 1,93 bilhão. Mesmo assim, esse foi o melhor resultado para o período desde 2014, quando a aplicação tinha registrado captações líquidas de R$ 5,39 bilhões.

Até 2014, os brasileiros depositavam mais do que retiravam da poupança. Naquele ano, as captações líquidas chegaram a R$ 24 bilhões. Com o início da recessão econômica, em 2015, os investidores passaram a retirar dinheiro da caderneta para cobrirem dívidas, num cenário de queda da renda e de aumento de desemprego.

Em 2015, R$ 53,57 bilhões foram sacados da poupança, a maior retirada líquida da história. Em 2016, os saques superaram os depósitos em R$ 40,7 bilhões. A tendência inverteu-se em 2017, quando as captações excederam as retiradas em R$ 17,12 bilhões.

A poupança voltou a atrair recursos mesmo com a queda de juros. Isso porque o investimento voltou a garantir rendimentos acima da inflação, que está em queda. Nos 12 meses terminados em março, a poupança rendeu 5,5%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)-15, que funciona como uma prévia da inflação oficial, acumula 2,8% no mesmo período. No dia10 (terça-feira), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA cheio de março.

Depois de atrasos em voos, Aeronáutica normaliza operação de radar no Rio

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea)  normalizou a operação do sistema de visualização por radar no Rio de Janeiro. Segundo a Aeronáutica, o sistema opera normalmente desde 11h de hoje (5), e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) está adotando as medidas necessárias para regularizar o fluxo do tráfego aéreo.

Desde as 8h desta quinta-feira, um problema de instabilidade no sistema de radares havia levado o CGNA a determinar o aumento da separação entre as aeronaves em voo, o que impactou os horários de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Tom Jobim e no Aeroporto Santos Dumont.

Também houve reflexos em Congonhas, em São Paulo, onde ao menos nove voos atrasaram aguardando liberação para decolar para o Santos Dumont. A Infraero informou que o Santos Dumont registrou 28 atrasos superiores a 30 minutos. Dez voos foram cancelados.

A operação no aeroporto teve reflexos em Congonhas, onde três chegadas e seis partidas para o Santos Dumont foram canceladas e 13 voos seguiram com atraso superior a 30 minutos para o Rio de Janeiro.

A concessionária Inframérica, que administra o Aeroporto de Brasília, registrou, entre 9h20 e 11h, quatro atrasos e um cancelamento em voos que se destinavam ao Santos Dumont.

Até as 13h30, dos 60 voos previstos para decolar do Tom Jobim, 26 atrasaram (43,33%) e houve um cancelamento.

Nas redes sociais, passageiros se queixaram da situação na manhã de hoje. Uma internauta utilizou o Twitter para relatar que seu voo para o Santos Dumont atrasou. "Dentro do avião há quase uma hora aqui em São Paulo. Sem previsão", reclamou.