sábado, dezembro 23, 2017

'Saía sangue pelos poros dela', diz marido de jovem que teve AVC após ser picada por cobra em MT

Uma jovem de 25 anos está internada há oito dias no Hospital Regional de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, depois de ter sido picada por uma cobra, da espécie jararaca. Catiani Maria Neves Anjos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e está se recuperando, segundo o marido dela, Dionízio Anjos.

Catiani foi picada no quintal da casa dela, em uma fazenda localizada no município de Primavera do Leste, a 239 km da capital.

O marido de Catiani matou o animal e o levou ao hospital, junto com a paciente, para os médicos identificarem a espécie, o que ajuda no tratamento.

 Eles foram primeiro em um hospital particular de Primavera do Leste em busca de atendimento, mas foram informados que a medicação só é disponibilizada pela rede pública de saúde e então foram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Porém, na unidade não tinha soro antiofídico.

Por causa disso, ela foi encaminhada para Rondonópolis. Durante o trajeto, na ambulância, Catiani começou a ter reações. "Saía sangue pelos poros e unhas dela", afirmou o marido.

Ao chegar no Hospital Regional de Rondonópolis, ela tomou medicação e sofreu AVC, em seguida. Ela recebeu transfusão de sangue, foi submetida a uma cirurgia para a contenção de uma hemorragia na cabeça, e foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nesta sexta-feira (22), ela deixou a UTI e está na enfermaria da unidade de saúde. Segundo o marido de Catiani, os médicos disseram que ela não deve ficar com sequelas.

GOVERNO DO RN GARANTE QUE VAI REALIZAR QUATRO CONCURSOS EM 2018

Confiando na recuperação financeira do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado garante que realizará em 2018, quatro concursos em três áreas distintas. Desses quatro certames, dois têm editais programados para serem publicados ainda em 2017.

A informação foi revelada pelo secretário de Administração e Recursos Humanos do Estado, Cristiano Feitosa, ao Jornal 96, da 96 FM, de Natal.

Cristiano confirmou que vai ser publicado até a próxima semana os editais para a área da saúde, onde serão disponibilizados vagas de nível médio e superior, e da Polícia Militar - que deve ofertar mil vagas para soldados.

Além dos concurso da PM e Saúde, o secretário informou que há previsão para realizar concurso para a Polícia Civil e para auditores fiscais da Controladoria Geral do Estado.

No caso deste segundo, a liberação para realizar o certame ainda deve ser autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado.

Feitosa ressaltou que não há condições financeiras para que o Estado contrate novos profissionais, porém, ele afirma que é preciso dar andamento aos concursos públicos para que, quando existir a disponibilidade de recursos, o Estado possa fazer as contratações necessárias.

"Se o concurso não for feito, a prestação do serviço fica mais tempo deficitária para a população. O concurso da PM, por exemplo, terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois", disse.

O secretário afirma que o governo está otimista com os novos índices de recuperação econômica do país.

Comissão aprova coleta seletiva de lixo, obrigatória nas escolas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5860/16, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), que torna obrigatória a instalação de lixeiras seletivas para reciclagem nas escolas públicas e privadas.

Caberá à escola vender o lixo recolhido passível de reciclagem. A medida estabelece que as secretarias de Educação celebrem acordos ou convênios com entidades públicas, organizações não-governamentais ou cooperativas de catadores.

“É incontestável o valor da coleta seletiva na promoção da mudança de hábitos e atitudes de crianças e adolescentes em relação ao descarte de resíduos e na consolidação das ações integradas com vistas a educação e cidadania”.

O projeto fixa as seguintes diretrizes para os programas de reciclagem:

– coordenação por um ou mais professores;
– enfoque participativo que envolva todo o corpo discente e docente, demais servidores, familiares dos alunos e comunidade do entorno da escola;
– estabelecimento de procedimentos para descarte de resíduos sólidos.

Segundo o texto, as escolas públicas e privadas devem instalar lixeiras, em número suficiente, para descarte de resíduos sólidos de acordo com as seguintes cores e categorias:

- Azul: papel/papelão;
- Vermelho: plástico;
- Verde: vidro;
- Amarelo: metal;
- Preto: madeira;
- Marrom: resíduos orgânicos;
- Cinza: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

A proposta ainda será analisada, de forma conclusiva, pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Pessoas com deficiência podem pedir isenção de imposto pela internet

Pessoas com deficiências físicas, visuais e mentais, severas ou profundas, além de autistas, agora não precisam ir até uma unidade da Receita Federal para pedir isenção de impostos na hora de comprar veículos. A solicitação agora também pode ser feita por meio do Sistema de Concessão Eletrônica de Isenção do IPI/IOF (Sisen), disponível no site da instituição.

A medida da Receita Federal, publicada esta semana no Diário Oficial da União, prevê que, para fazer o pedido pela internet, o usuário precisa ter um certificado digital, ou seja, uma assinatura online criptografada que funciona como uma identidade virtual e pode ser obtido em empresas especializadas.

O certificado comprova a veracidade dos dados do usuário e garante que as informações prestadas são de fato de uma pessoa que se adequa à norma.

A nova medida não descarta o processo de obtenção da carteira especial, para condutores, e do alvará, para não condutores.

América vence amistoso contra Botafogo-PB

A tarde de sábado (23) foi de teste para o América. Em amistoso no CT Dr. Abílio de Medeiros, em Parnamirim, o Alvirrubro venceu o Botafogo-PB por 2 a 1. Os gols rubros foram marcados por Robson e Betinho. Nando, ex-ABC, descontou para os visitantes.

Esse foi o segundo jogo-treino do América contra equipes paraibanas nesta pré-temporada. Na semana passada, o time potiguar havia sido derrotado para o Treze por 1 a 0.

No sábado, dia 30, América e Botafogo voltam a se enfrentar. Desta vez, a partida será em João Pessoa.

Venezuela ordena expulsão do embaixador do Brasil

 A Assembleia Constituinte da Venezuela declarou o embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira, persona non grata, o que significa que o diplomata não poderá estar mais no país. Segundo disseram fontes brasileiras ao GLOBO, o embaixador viajou na última sexta-feira para o Brasil, onde pretendia passar as festas de fim de ano. Com esta decisão da Constituinte venezuelana, não poderá retornar a Caracas. 

Em informação divulgada pela presidente da Constituinte, a ex-chanceler Delcy Rodríguez, também foi confirmada a declaração de persona non grata ao encarregado de negócios da embaixada do Canadá.

— Decidimos declarar como persona non grata o encarregado de negócios do Canadá por sua permanente e grosseira intromissão nos assuntos internos da Venezuela, e de igual maneira ao embaixador do Brasil — afirmou Delcy, afirmando que o status de Pereira se manterá assim "até que se restitua o fio constitucional que o governo de fato rompeu neste país irmão".

Ambos os países questionaram a recente decisão adotada pela Constituinte de dissolver dois governos municipais – Caracas e Alto Apure – por motivos políticos. Na última sexta-feira, o governo brasileiro emitiu uma nota oficial na qual assegura que “repudia o contínuo assédio do regime de Nicolás Maduro à oposição venezuelana, com a arbitrária dissolução dos governos municipais de Caracas e Alto Apure e a imposição de exigências que comprometem a participação de importantes partidos de oposição no processo eleitoral. São medidas que desmentem o anunciado interesse do governo venezuelano em buscar uma solução negociada ou duradoura para a crise”.

Na mesma nota, o governo Michel Temer afirma que “o Brasil insta o governo Maduro a reconhecer a gravidade do quadro humanitário e autorizar a necessária ajuda internacional para fazer frente às carências que afligem a sociedade venezuelana, em particular em matéria de alimentação. O Brasil reitera sua firme disposição em doar medicamentos e alimentos ao querido povo venezuelano”.

A reação do Palácio de Miraflores foi expulsar, na prática, o embaixador brasileiro, que retornara a Caracas há poucos meses, depois de permanecer nove meses no Brasil pela tensão política entre os dois países.

Ruy Pereira voltara em julho à Venezuela. O diplomata havia sido chamado ao Brasil para consultas em setembro do ano passado, após atritos com o governo de Maduro por críticas ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Diante do recrudescimento da crise no país vizinho, o Itamaraty analisou ser importante ter um representante com esse status no local.

Em nota, o Itamaraty diz que o governo brasileiro tomou conhecimento da declaração de Delcy. "Caso confirmada, essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo. O Brasil aplicará as medidas de reciprocidade correspondentes."

PM segue internado em Volta Redonda após ter sido atacado por abelhas

Um policial militar segue internado em estado grave, neste sábado (23), no Centro de Terapia Intensiva em um hospital de Volta Redonda, no estado do Rio, após ter sido atacado por abelhas. Outros seis policiais também ficaram feridos no ataque que ocorreu no fim da tarde de ontem (22), no município de Resende, no sul do estado.

Segundo a Polícia Militar, o grupo com homens de vários batalhões faziam uma operação de repressão a criminosos em uma área de mata, na Fazenda da Barra III, em Resende, quando encontraram uma caixa. Ao abrí-la se depararam com um enxame de abelhas e foram atacados.

Os PMs foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Emergência de Resende. Dois deles já foram liberados, três estão em observação e o caso mais grave foi transferido para o CTI de um hospital de Volta Redonda.

Ainda segundo a Polícia Militar, após conferência dos armamentos e munições dos feridos, a supervisão deu por falta de 30 munições calibre .40 da arma do policial que está internado no CTI.

Embaixada dos EUA na Venezuela pede libertação de "presos políticos" a Maduro

A  embaixada dos Estados Unidos na Venezuela pediu ao presidente Nicolás Maduro a libertação dos "268 presos políticos" nesta época festiva de Natal e solicitou que o governo venezuelano "respeite os direitos humanos" desses reclusos. "Durante esta temporada de festas, nossos pensamentos estão com os 268 prisioneiros políticos detidos na Venezuela. Fazemos um pedido ao regime de Maduro para que respeitem os seus direitos humanos. Libertem-nos nestas festas", disse a delegação americana pelo Twitter.

Os números sobre os indivíduo, classificados pela oposição como "presos políticos" variam dependendo de cada órgão. Alguns elevam este número para mais de 300, sendo o mais famoso desses o líder do partido Vontade Popular, Leopoldo López, atualmente em prisão domiciliar.

Na última segunda-feira (18) chegou à Venezuela o novo encarregado de negócios dos EUA no país, Todd Robinson, que em mensagem apontou a sua intenção de promover o "restabelecimento das relações construtivas" com a Venezuela.

Robbinson afirmou que buscará "oportunidades para ajudar com a volta da prosperidade e da democracia ao povo venezuelano". "Uma Venezuela democrática é boa para si mesma, para os Estados Unidos e para o nosso hemisfério. Temos muito trabalho para fazer e estou pronto para começar", acrescentou.

O encarregado de negócios é a máxima representação diplomática dos EUA na Venezuela desde 2008, quando o embaixador americano foi expulso pelo então presidente Hugo Chávez.

Limite para crédito rotativo reduz spread bancário para menor nível em dois anos

Beneficiado pela limitação para o crédito rotativo, o spread bancário encerrou novembro no menor nível em dois anos. Segundo dados do Banco Central (BC), divulgados esta semana, o spread médio dos créditos com recursos livres (que excluem os créditos subsidiados) caiu 8,1 pontos percentuais entre outubro do ano passado e novembro deste ano, de 42,4% para 34,3%. Esse é o menor nível registrado desde dezembro de 2015.

O recuo, no entanto, deve-se quase exclusivamente ao rotativo do cartão de crédito. Segundo levantamento da Agência Brasil, os juros médios da maior parte dos tipos de linhas de crédito caíram menos que os 6,75 pontos percentuais de queda acumulada da taxa Selic (juros básicos da economia) no mesmo período. De outubro do ano passado a novembro deste ano, a Selic caiu de 14,25% para 7,5% ao ano. Em dezembro, o BC reduziu a Selic para 7% ao ano, no menor nível da história.

O spread bancário é a diferença entre as taxas que os bancos pagam para captar recursos de clientes (ao vender aplicações financeiras) e as taxas cobradas do tomador final de empréstimos e financiamentos. A queda na Selic costuma ser repassada aos juros finais pelas instituições financeiras, mas só resulta em redução do spread se os bancos reduzirem as taxas cobradas em ritmo maior que a diminuição dos juros básicos.

Se uma instituição reduz a taxa de uma linha de crédito em 6 pontos percentuais, contra uma queda de 6,75 pontos na Selic, o spread aumenta. Isso porque as taxas de captação pagas pelas instituições financeiras são apenas um pouco maiores que os juros básicos da economia.

O Banco Central separa o spread bancário conforme o tipo de tomador de crédito. Para pessoas físicas, o spread caiu 13,2 pontos percentuais de outubro de 2016 a novembro de 2017 – de 62,3% para 49,1% ao ano. Para pessoas jurídicas, que tradicionalmente pagam juros menores, o recuo chegou a 3,7 pontos percentuais – de 18,8% para 15,1% ao ano.

ONU retira refugiados da Líbia para Itália pela primeira vez

A Organização das Nações Unidas começou a levar nesta semana refugiados da Líbia para a Itália, retirando-os de centros de detenção cujas condições foram condenadas por grupos humanitários como desumanas. As informações são da Reuters.

Centenas de milhares de imigrantes fugiram de conflitos ou de pobreza em casa e agora estão presos na Líbia, onde aguardavam traficantes de pessoas que, mediante pagamento, os levariam para a Europa via Itália.

Esta é a primeira vez que o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) na Líbia retirou refugiados diretamente para a Europa. Um avião militar italiano C-130 aterrissou ontem (23) em um aeroporto ao sul da capital carregando 110 mulheres e crianças, e um segundo voo era esperado com mais de 50 pessoas mais tarde nesta sexta-feira.

Os imigrantes africanos, incluindo muitas crianças pequenas, estavam com cobertores ou embrulhados em casacos conforme desembarcavam do avião em uma noite fria.

“Nós realmente esperamos que outros países sigam o mesmo caminho”, disse o enviado especial do Acnur para o Mediterrâneo Central, Vincent Cochetel, em comunicado após desembarque do primeiro avião.

“Alguns dos retirados sofreram tremendamente e estavam sendo mantidos presos em condições inumanas na Líbia. Cinco destas mulheres deram à luz enquanto em detenção, com assistência médica muito limitada”, disse Cochetel.

A Acnur estima que cerca de 18 mil pessoas estão sendo mantidas em centros de detenção para imigrantes que são controlados pelo governo de Trípoli e busca retirar até 10 mil pessoas no próximo ano.

Preso em saída temporária invade salão de beleza e estupra cliente

 Um homem acusado de estuprar duas mulheres foi preso, na noite desta sexta-feira (22), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele deixou o presídio há três dias, depois de ser beneficiado pela saída temporária de Natal.

Tiago Amaro das Virgens tem 31 anos. Ele estava preso, há quatro anos, por roubo e cumpria pena na penitenciária 1 de São Vicente. Na última quarta-feira (20), ele saiu da cadeia após receber o benefício da saída temporária de Natal.

No mesmo dia, ele praticou o primeiro crime. A vítima saía do trabalho quando foi abordada por ele. Segundo a Polícia Civil, Tiago levou a mulher para um matagal para estuprá-la e usou uma faca para ameaçá-la O suspeito ficou mais de uma hora e meia com a vítima.

"Pensei que eu ia morrer, que dali eu não saia mais. Ele falava que ia parar uma hora e fiquei muito tempo ali. (Ele falava) para mim não gritar, não fazer nada, nenhum barulho, não mexer em nada. Só consegui correr porque ele se distraiu e eu consegui levantar", conta a mulher.

Já nesta sexta-feira (22) de manhã, ele invadiu um salão de beleza, no bairro Ocian. Testemunhas relataram que viveram momentos de pânico. Ele deu um soco no rosto de uma das funcionárias do estabelecimento. Ele roubou e estuprou uma cliente do salão. 

"Ele foi para o fundo, amarrou a gente. A minha cliente chegou e eu pedi, a todo o momento, para ele ir embora logo para ela não poder ver ele. Ele falava que 'tô indo', mas ficava procurando dinheiro. Ela chegou, ele já pegou os pertences dela e abusou dela", conta a funcionária do salão.

Após denúncias, Tiago foi preso na casa da avó dele. A roupa que ele usava no momento do crime também foi encontrada no local. Tiago tentou fugir da polícia, pulando muro da residência e o telhado, mas os policiais militares conseguiram detê-lo em outra casa.

Ainda segundo a Polícia Civil, ele estava sendo procurado desde que familiares e amigos da primeira vítima usarma as redes sociais para espalhar a notícia. Tiago apareceu nas imagens gravadas por câmeras de um circuito de monitoramento de segurança do bairro Ocian, antes de invadir o salão. As imagens ajudaram a policia a identificá-lo rapidamente. As vítimas já o reconheceram como o autor dos crimes.

Governo libera mais R$ 1,2 bilhão para gastos sociais de prefeituras

Com novo repasse, possibilitado pelo desbloqueio do Orçamento, recursos para assistência social chegaram a R$ 2,8 bilhões neste ano, nível mais alto desde 2011; Confederação dos Municípios, porém, diz temer cortes nessas verbas em 2018.

O governo federal liberou R$ 2,8 bilhões para todas as prefeituras brasileiras neste ano para o custeio de atividades na área de assistência social, como o financiamento das unidades de acolhimento. Só nesta semana, depois da liberação de recursos que estavam bloqueados no Orçamento, foram repassados R$ 1,2 bilhão.

Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o repasse da assistência social em 2017 para os municípios brasileiros alcançou o patamar mais alto da série histórica iniciada em 2011. “Conseguimos zerar os passivos deixados pela gestão anterior. Vamos entrar 2018 com as contas em dia.”

Mas, para o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a grande preocupação é em relação ao corte que foi feito no orçamento de 2018 para essa área. “Estamos extremamente preocupados. O corte é muito grande. O grande penalizado é o cidadão porque o governo vai cortar áreas numa área muito sensível”, afirmou.

Ele disse que se encontrou com o ministro Terra e o presidente Michel Temer para alertá-los sobre esse “grande drama”. “A prefeitura é um executor dos programas do governo federal. No momento de cortes, os cidadãos que precisam desses recursos não procuram a União ou o Estado, ele vai atrás da prefeitura”, afirma.

Tempestade Tembin deixa pelo menos 126 mortos nas Filipinas

As autoridades das Filipinas calculam que pelo menos 126 pessoas morreram por causa da tempestade tropical Tembin, que provocou inundações e deslizamentos de terra na ilha de Mindanau, no sul do país, conforme informações da imprensa local neste sábado. As informações são da agência EFE.

As vítimas se concentram nas províncias de Lanao del Norte, Zamboanga del Norte e Lanao del Sur, todas elas na parte noroeste de Mindanau, com pelo menos 62, 46 e 18 mortos, respectivamente, segundo o site do jornal filipino "Inquirer".

Dezenas de pessoas estão desaparecidas por causa da tempestade que segue para a ilha de Palawan, no oeste do arquipélago, onde as autoridades elevaram o alerta.

O governo de Lanao del Norte declarou estado de calamidade na província, a mais afetada pelo temporal, e na qual o balanço de mortos poderia subir para 80, de acordo com a vice-governadora, Maria Cristina Atay, em declarações ao canal "ABS-CBN".

Em outras zonas de Mindanao, a passagem da tormenta causou muitos danos materiais e deixou debaixo d'água diversa áreas urbanas de Cagayan de Oro e Davao, cidade do presidente filipino, Rodrigo Duterte. Nas duas localidades, a Polícia e os serviços de emergência utilizaram lanchas para resgatar os moradores que foram para os telhados das casas para se proteger da água que subia, segundo o canal "ABS-CBN".

A Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (Pagasa) prevê que a tormenta, chamada de Vinta pelo órgão, provoque chuvas intensas acompanhadas de ventos de até 80 km/h em Palawan, antes de deixar o arquipélago amanhã de manhã.

Grande Natal teve 31 veículos roubados na sexta (22)

Mais um número elevado de veículos são roubados em apenas um dia, em Natal. Nesta sexta (22), 31 veículos foram levados por ladrões, uma média maior do que a usual para o mesmo tipo de ocorrência, em termos de dados locais.

A criminalidade vem se aproveitando do aquartelamento realizado pela Polícia Militar, o que implica em uma séria diminuição do efetivo nas ruas. O movimento iniciou na terça (19) e só será encerrado quando o governo do Estado honrar os salários dos agentes.

Passageiros lotam aeroportos na antevéspera de Natal

Maior concentração de passageiros nos aeroportos brasileiros deve ser registrada nos próximos dias por causa das festividades de final de ano. A empresa responsável pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o mais movimentado do país, espera receber para o Natal, entre 22 e 26 de dezembro mais de 584 mil passageiros, aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2016.

No período do Ano Novo, entre 29 de dezembro e 2 de janeiro de 2018, o movimento deve chegar em 593 mil passageiros. O volume é 14% maior que o registrado em 2016 nos mesmos dias. "Muitas ações durante o ano impulsionaram a alta na movimentação para o final de 2017. O GRU Airport anunciou novas rotas e, agora em dezembro, trabalha com mais uma operação para Roma, um segundo voo da Aeroméxico, além dos habituais reforços de alta temporada para os destinos de turismo dentro do Brasil – em especial, para o Nordeste", justificou o presidente do GRU Airport, Gustavo Figueiredo.

Brasília

A Inframerica, administradora do Aeroporto Internacional de Brasília, terceiro mais movimentado do país, por exemplo, também prevê terminal cheio nesse período. A administradora estima, para os dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro, um fluxo diário de 60 mil passageiros, um acréscimo de mais 10% em relação a movimentação normal na capital federal. As regiões mais procuradas são Nordeste e Sudeste do país. Durante todo o mês de dezembro, estão previstos 204 voos extras e um total de 11.159 pousos e decolagens no Aeroporto de Brasília.

Dicas

Para quem já está de malas prontas para viajar, a recomendação é fazer o check in com antecedência pela internet e chegar com pelo menos 1h30 antes para voos nacionais e 2h para internacionais.

Gilmar Mendes suspende medidas cautelares contra Rosinha

O presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Gilmar Mendes, suspendeu medidas cautelares que haviam sido impostas à ex-governadora do Rio de Janeiro Rosinha Garotinho.

O ministro considerou, em decisão tomada nesta sexta-feira (22), que as medidas são desproporcionais e que não há ligação entre ações efetivas da ré e condutas ofensivas às investigações que tenham sido cometidas por outros acusados.

Rosinha estava obrigada a cumprir recolhimento noturno e utilizava tornozeleira eletrônica. A prisão preventiva da ex-governadora já tinha sido suspensa em 29 de novembro, por decisão unânime dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

Na última quarta-feira, Gilmar Mendes havia determinado a libertação do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, marido de Rosinha, e do presidente do PR, Antônio Carlos Rodrigues. Também foi libertado Fabiano Rosas Alonso, investigado no mesmo inquérito.

Garotinho e Rosinha foram presos no dia 22 de novembro, acusados de participar de uma organização que cometeu os crimes de corrupção, concussão e falsidade na prestação das contas eleitorais. O ex-governador e o presidente do PR são acusados de receber caixa 2 do grupo JBS.

Envio de R$ 600 milhões está sob risco de não acontecer

O procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, recomendou ao governo federal que este não realizasse a transferência de R$ 600 milhões para o governo do Rio Grande do Norte, sob o risco de incorrer em crime de responsabilidade. Esse dinheiro estava programado para pagar os salários dos servidores, além do décimo terceiro.

Oliveira é o mesmo procurador que confirmou a prática de pedaladas fiscais da ex-presidente Dilma Rousseff.

Ele adverte que, caso o repasse seja efetivado, tanto o Estado quanto à União incorrem em desobediência à Constituição e à Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o procurador, como salários não são despesas de caráter imprevisível, eles não podem ser pagos por transferência voluntária, como combinaram os dois governos.

Observou também que, se realizada, tal medida configuraria precedente jurídico para que os demais Estados e mais de 5,5 mil Municípios reivindicassem o mesmo tratamento no campo político e/ou jurídico, medida com elevado potencial de risco moral para a condução da política fiscal.

Levando em conta ainda uma série de observações jurídicas, Oliveira resolveu recomendar a integrantes da equipe econômica do governo federal que eles impeçam a transferência de recursos para o Rio Grande do Norte para pagar despesas com pessoal.

Um dos agravantes é o fato do RN não ter eliminado pelo menos um terço do excedente de despesa de pessoal no primeiro quadrimestre seguinte à verificação do excedente. Ou seja, o Estado potiguar extrapolou o limite legal das despesas, deveria feito cortes no período seguinte e não o fez.

A recomendação de Oliveira põe mais drama na novela da desarrumação das finanças do RN.

Entram em vigor novas regras para divulgação de preços no e-commerce

Nova regulamentação para o comércio eletrônico no Brasil entrou em vigor nesta semana, por meio da Lei 13.543, com exigências para a venda de produtos online. De acordo com a norma, os preços devem ser colocados à vista no site, de maneira ostensiva,ao lado da imagem do produto ou descrição do serviço. Além disso, as letras devem ser grandes e legíveis.

A norma inclui as exigências na Lei 10.962, de 2004, que disciplina as formas de afixação de preço de comerciantes e prestadores de serviços. Entre as obrigações gerais de empresas estão a cobrança de valor menor se houver anúncio de dois preços diferentes e a necessidade de informar de maneira clara ao consumidor eventuais descontos.

Trata-se de um detalhamento do Código de Defesa do Consumidor (Lei No 8078, de 1990), que também versa sobre requisitos a serem seguidos pelos vendedores, como a disponibilização de informações corretas e claras quanto aos produtos, incluindo preço e características.

Benefícios

O Ministério da Justiça argumenta que a lei será um importante instrumento para facilitar a busca de informações pelos consumidores nesse tipo de comércio. “Hoje em dia temos dificuldade em conseguir informações, porque há produtos sem preço em sites ou plataformas. Isso já era vedado pelo Código de Defesa do Consumidor e essa lei veio para deixar essas obrigações mais claras, garantindo o direito à informação de quem compra”, afirmou Ana Carolina Caram, diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do MJ.

Na avaliação da supervisora do Procon de São Paulo, Patrícia Alvares Dias, a Lei é positiva. “Os consumidores estão tendo dificuldade porque em sites de comércio eletrônico em geral há as características do produto, mas dados sobre o preço não são apresentados com tanto destaque”, comenta.

Expansão

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), 25,5 milhões de pessoas fizeram compras pela Internet no primeiro semestre de 2017. Apesar do número representativo, a entidade registra que as transações são concentradas nos dois principais centros urbanos do país: São Paulo foi responsável por 35,5% das vendas e o Rio de Janeiro, por 27,6%.

De acordo com a consultoria Ebit, o comércio eletrônico no Brasil no primeiro semestre de 2017 teve crescimento de 7,5% em comparação com o mesmo período no ano anterior, com um faturamento total de R$ 21 bilhões.

Reclamações

O consumidor que se deparar com uma situação em que o preço não está apresentado de maneira clara e em destaque, ou que a fonte seja menor do que o tamanho 12, deve acionar órgãos de proteção e defesa como os Procons, o Ministério Público e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. Os sites que estiverem violando as previsões da Lei podem ser multados ou até suspensos.

sexta-feira, dezembro 22, 2017

Colisão frontal entre caminhonete e carreta deixa mortos no sudoeste da Bahia

Uma batida frontal entre uma caminhonete e uma carreta, ocorrida na tarde desta sexta-feira (22), na BR-116, trecho de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, deixou pelo menos três pessoas mortas, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A caminhonete ficou completamente destruída com o impacto da batida.

De acordo com a PRF, o acidente foi causado pelo motorista de um terceiro carro, que fugiu do local. Esse veículo fez uma ultrapassagem indevida e colidiu lateralmente com a caminhonete, que foi jogada no acostamento, derrapou, retornou à pista, invadiu a contramão e colidiu de frente com a carreta. As pessoas que morreram na colisão eram todas ocupantes da caminhonete.

Ainda segundo a PRF, o motorista da carreta foi resgatado com ferimentos leves e encaminhado para o Hospital Prado Valadares, em Jéquie, cidade que fica a cerca de 54 Km de Jaguaquara.

Doméstica em condições análogas à escravidão é resgatada na BA após 40 anos sem salário, folga ou férias

Uma mulher que desempenhava atividades domésticas em condições análogas às de escravidão foi resgatada na quinta-feira (21) da casa onde trabalhava, na cidade de Elísio Medrado, a cerca de 150 km de Salvador, após passar 40 anos sem receber sálario, ter folgas ou férias.

Uma força tarefa composta por auditores-fiscais do trabalho, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal foi responsável pelo resgate. As informações foram divulgadas pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE/BA) nesta sexta-feira (22).

Conforme a SRT, como pagamento por realizar as atividades do dia-a-dia da casa - tais como lavar pratos, roupas e limpar a casa -, a mulher recebia apenas comida, roupas e remédios. A trabalhadora vivia no imóvel onde trabalhava e só deixava o local para resolver questões da suposta patroa, sem ter vida social ou contato com a família.

Além disso, segundo a secretaria, a trabalhadora era também submetida a coação moral, psicológica e por vezes até física. De acordo com o procurador do trabalho Ilan Fonseca, que participou da ação, a trabalhadora era feita acreditar que era um dever a permanência no trabalho.

De acordo com o SRT, após a ação, os auditores-fiscais do trabalho emitiram guia de seguro desemprego especial do trabalhador resgatado para a trabalhadora. Além disso, também serão lavrados os autos de infração cabíveis frente às irregularidades apuradas.

A SRT informou ainda que o Ministério Público do Trabalho (MPT) analisará a viabilidade de firmar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou ajuizamento ação civil pública em busca da reparação indenizatória pelos danos causados.

Os relatórios de fiscalização também serão encaminhados à Polícia Federal, que vai investigar o crime de redução de trabalhadores a condições análogas às de escravo, previsto no Código Penal.

Governo do RN vai ofertar 12 mil vagas em tempo integral no Ensino Médio em 2018

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) irá ofertar 12 mil vagas em tempo integral em 29 unidades estaduais de ensino médio em 2018. Hoje o estado dispõe de seis mil alunos potiguares matriculados na modalidade de ensino.

Neste ano letivo, a SEEC, em diálogo com o Ministério da Educação, iniciou a implementação de 18 escolas de ensino médio com uma jornada de atividades de oito horas, conhecida como tempo integral. Com isso, a Educação do RN buscou parceiros para a adoção desta nova modalidade de ensino.

“Tínhamos uma experiência no ensino fundamental, no entanto, o tempo integral no ensino médio trouxe uma amplitude para nossas atividades. Com o fomento do Governo Federal, essas escolas marcam um novo momento na educação do Rio Grande do Norte, pois introduzem, entre outras coisas, uma ampliação na jornada escolar, onde o estudante terá mais tempo para desenvolver suas atividades”, destacou a secretária Cláudia Santa Rosa sobre a implantação do tempo integral.

O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e os Institutos Sonhos Grande e Natura trouxeram para os técnicos da SEEC as experiências adotadas em outros estados. “Com a equipe de implementação, unimos conhecimentos para trazermos um ensino de qualidade para o RN. Tivemos muitos desafios, mas, ao final deste primeiro ano, estou certo de que muita coisa foi superada”, destacou João Faria, consultor da equipe de implementação.

Para a implantação do tempo integral em escolas do ensino médio, o Governo do RN investiu mais de R$ 14 milhões oriundos de recursos próprios. “Nesse primeiro ano, só de obras executadas e outras para serem concluídas nos primeiros meses de 2018, foram R$ 7,2 milhões. Um compromisso que elevou o RN para um patamar de confiança junto ao MEC”, explicou João Faria.

O primeiro grande desafio superado neste ano foi a disponibilidade de professores na rede para atuarem nas escolas em tempo integral. Hoje, de acordo com o consultor João Faria, o quadro de professores de todas as unidades de ensino encontram-se completos. “Buscamos apenas mais um docente para que as atuais escolas de tempo integral tenham 100% dos seus professores”, disse. Atualmente, 327 professores atuam nesta modalidade de ensino.

Buscando encontrar as potencialidades e necessidades de cada escola que ingressou no tempo integral, a equipe de implantação criou uma metodologia de trabalho chamada Raio-X, onde um grupo de educadores visitou as 18 escolas para conhecer suas estruturas e equipe técnica para desenhar as atividades e ações pontuais que deveriam ser realizadas a fim de tornar a escola um espaço apropriado para o tempo integral.

Durante o ano de 2017, foram realizadas duas formações intensivas com os gestores destas escolas para que a rotina do tempo integral fosse apresentada e discutida. “Também realizamos com professores um clico de acompanhamento, com um total de 8 formações, para que os educadores encontrassem uma base para a nova jornada”, destacou Rafael Pansato, consultor do ICE.

Agentes penitenciários encerram greve após aprovação de estatuto

A greve dos agentes penitenciários do Rio Grande do Norte já retornaram as atividades nesta sexta-feira (22) após a aprovação do projeto do Estatuto de Carreira da categoria na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (21).

Após a aprovação, uma assembleia foi realizada na quinta e os agentes penitenciários optaram por retomar as atividades. Os agentes consideraram que a principal demanda foi atendida, que era a aprovação do  Estatuto.

Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp), os agentes permaneciam mobilizados em virtude dos atrasos salariais, mas retornaram aos seus postos de trabalho. Eles estavam parados desde esta quarta (20).

O projeto que beneficia os agentes penitenciários foi aprovado à unanimidade após entendimento entre a categoria e os Poderes Executivo e Legislativo. O projeto estabelece os níveis remuneratórios da carreira de Agente Penitenciário do RN e altera a Lei que dispõe sobre o Estatuto da Carreira.

De acordo com o texto, a remuneração dos agentes será composta exclusivamente de subsídio, fixado em parcela única, sendo garantida a sua irredutibilidade, assim o subsídio será atribuído aos profissionais em decorrência da natureza e das condições com que desempenham suas atividades, além do tempo de efetivo serviço por eles prestados, sendo vedado o acréscimo de qualquer gratificação ou outra espécie remuneratória.

Câmara suspende salários e benefícios dos deputados Paulo Maluf e Celso Jacob

Os deputados federais Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ) terão os salários e os beneficios como auxílio- moradia e verba de gabinete suspensos. A informação é da assessoria de imprensa da presidência da Câmara dos Deputados. Os gabinetes dos dois parlamentares serão desativados e os funcionários exonerados.

Atualmente, o salário bruto dos deputados federais é de R$ 33.763. Eles também recebem mensalmente uma cota parlamentar que varia de acordo com a distância de seus estados de Brasília. No caso dos representantes da Capital Federal, que recebem o menor valor, essa verba é de R$ 30.788,66.

Desde junho deste ano, Jacob está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Ele foi condenado em 2006 por falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação quando o peemedebista era prefeito de Três Rios (RJ).

Maluf foi condenado em maio pelo Supremo Tribunal Federal por lavagem de dinheiro. Na terça-feira (19), o ministro Luiz Edson Fachin rejeitou um recurso do deputado e determinou início “imediato” da pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão, além da perda do mandato.

Vendas para o Natal devem crescer 4,2% em 2017

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que em 2017 as vendas do comércio para o natal deverão crescer 4,2% quando comparadas ao mesmo período de 2016. Caso consolidada, de acordo com estimativas da FecomercioSP, o faturamento do varejo deverá ser R$ 1,9 bilhão superior ao registrado no mesmo período de 2016.

O aumento do ritmo de crescimento das vendas do Natal em 2017 segue a tendência das demais datas comemorativas deste ano, que em praticamente todas ocasiões apresentaram aumento das vendas quando comparadas ao ano anterior. Com isso, as estimativas mostram a maior variação desde 2010, quando as vendas foram positivas em 11,3%, além de voltar a apresentar números positivos após dois anos de retração.

Metodologia

O cálculo do volume de vendas para esta data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 14 a 21 de dezembro de 2017, comparadas às consultas realizadas no mesmo período de 2016.

Senac lança mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos para 2018

Para promover o acesso à capacitação de qualidade, o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, abriu matrículas para cerca de 90 cursos somente no primeiro trimestre de 2018.
 
São mais de 2 mil vagas distribuídas em diversas áreas como Beleza, Informática, Comunicação e Design, Gastronomia, Gestão e Negócios, Saúde, Segurança, Turismo e Hospitalidade e Meio Ambiente.
 
Uma outra novidade são os mais de 15 cursos novos que serão ministrados em 2018, entre eles, Preparo de Pães Artesanais, Comidinhas para Bebê, Planejamento Comercial, Design de Barba, entre outros.
 
Os interessados podem efetuar sua matrícula em qualquer unidade do Senac no Rio Grande do Norte. Ao final das capacitações os concluintes recebem certificado reconhecido em todo território nacional. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000.

Pesquisa mostra que 40,3% das pessoas acham que situação financeira melhorou

Um levantamento feito entre 1.000 pessoas de todo o país mostrou que 40,3% dos entrevistados acreditam que a situação financeira de suas famílias está melhor neste ano do que no mesmo período do ano passado, enquanto 24,7% consideravam que permanecia igual. Na Pesquisa de Natal da Deloitte de outubro, os que achavam que a situação tinha melhorado eram 37%.

A enquete também indica que as pessoas pretendem comprar 4,6 presentes, com expectativa de gastos em torno de R$ 81,70 por item. No total, a estimativa média de gasto com presentes aumentou 10%, ao chegar a R$ 405,20, ante a perspectiva de R$ 367 indicada na pesquisa de outubro.

Segundo os dados, nas duas apurações, os consumidores mostraram-se mais otimistas com as perspectivas da economia e mais conscientes da importância de manter um planejamento financeiro. A pesquisa indica ainda que, entre os entrevistados que têm a intenção de presentear, 63% não haviam feito as compras até do dia 8 deste mês e 37% tinham se antecipado. Entre os que já haviam adquirido presentes, 64,5% usaram lojas online e um a cada três brasileiros fez buscas na internet antes de decidir o quê comprar.

“Apesar de concluirmos que o brasileiro está mais preocupado com suas finanças e tende a planejar melhor seus gastos e eventuais dívidas, a característica tradicional de deixar as compras de Natal para os últimos momentos continua predominante", disse o sócio-líder da Deloitte, Reynaldo Saad.

Para Saad, outra questão que salta aos olhos na pesquisa é que as pessoas tendem a gastar mais do que esperavam alguns meses antes das festas, pois os que participaram do atual levantamento pretendem gastar mais e comprar maior número de presentes do que o que foi apurado na Pesquisa de Natal de outubro.

Radares de velocidade das rodovias federais no RN serão reativados neste sábado

Durou pouco mais de uma semana a desativação dos radares de velocidades das rodovias federais no Rio Grande do Norte. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) informou que os equipamentos vão voltar a funcionar a partir deste sábado (23).

Segundo a superintendência do órgão no RN, o contrato emergencial recebeu mais recursos, o que garantiu o funcionamento do serviço.

Em entrevista ao portalnoar.com.br após a desativação dos radares, o superintendente do Dnit demonstrou preocupação com o risco de acidentes.

“Os radares foram instalados em pontos críticos, com muitos acidentes. Com o monitoramento suspenso, eles voltam a ser críticos. Nós temos dados que comprovam a redução no número de acidentes e da gravidade deles”, frisou.

PF prende esloveno com 50 quilos de cocaína em barco no litoral de Paraty

A Polícia Federal realizou na madrugada de hoje (22) a apreensão de 50,8 quilos de cocaína escondidos no assoalho de um veleiro que estava no litoral de Paraty, no sul fluminense. Um esloveno de 52 anos estava com o entorpecente e foi preso em flagrante.

Segundo a PF, uma denúncia anônima deu início à investigação, há cerca de cinco meses. O estrangeiro veio de Cabo Verde, na costa da África, com o objetivo de levar cocaína para o arquipélago africano, e entrou em território brasileiro de forma irregular.

O delegado da Delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis, Marcelo Villela, disse que o barco foi monitorado e abordado quando navegava para alto-mar. O suspeito não estava armado e não tentou resistir à prisão, que contou com o apoio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes.

"Os indícios apontam que a droga foi comprada em Paraty. Pelo menos foi colocada na embarcação em Paraty", disse o delegado, que não se surpreende com o fato de a Costa Verde fluminense estar na rota de um traficante internacional de drogas. "Não é só por mar. A gente já tinha suspeitas e investigações nesse sentido, pela Rodovia BR-101 também. Passa muita droga pela Costa Verde, tanto por terra, pela rodovia, quanto por mar".

Villela explicou que os carregamentos levados em veleiros costumam seguir para a Europa ou África, e os barcos são escolhidos por não chamarem muita atenção. O trajeto dura cerca de 15 dias e os barcos precisam fazer diversas paradas na costa brasileira até atravessar o Oceano Atlântico a partir de cidades do Nordeste.

O delegado conta que não é a primeira vez que veleiros foram abordados com produtos ilegais em Paraty, e que em outras ocorrências já foram encontradas armas e munições. A apreensão de cocaína desta madrugada foi a maior já feita pela delegacia de Angra dos Reis.

O esloveno preso já morou em Paraty, fala português e, atualmente, vivia em Cabo Verde, onde já tinha sido preso por tráfico internacional de armas. Ele será indiciado por tráfico internacional de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos. Se condenado, terá que cumprir a pena no Brasil, e ainda ficará impedido de retornar ao país pelo dobro do período da pena.

Temer diz que eleitor vai buscar “política de resultados” em 2018

O presidente Michel Temer comentou hoje (22) o cenário eleitoral para 2018 e disse que os brasileiros querem um candidato “comprometido com a política de resultados” e que leve adiante as reformas estruturais do país.

“O que as pessoas querem é uma política de resultados. O que as pessoas querem é alguém moderado, que saiba se opor às várias correntes políticas do país, alguém que não seja guiado pelo ódio. Os que se extremarem, eu tenho impressão de que terão dificuldade”, disse Temer em café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira.

Popularidade

O presidente reafirmou que não tem pretensão de ser candidato em 2018 e reconheceu que sua baixa popularidade poderá prejudicar um eventual candidato do governo à sucessão presidencial. “Essa questão da corrupção, etc, prejudicou muito o governo e prejudica muito a popularidade”. No entanto, segundo Temer, todos os seus detratores foram deslegitimados. “Em outras palavras, aqueles que nos acusaram ou estão presos ou estão desmoralizados”, afirmou.

O presidente citou a pesquisa CNI/Ibope mais recente, que mostrou que seu governo tem 6% de aprovação e fez uma brincadeira com índice. “Quero dizer que nossa popularidade aumentou 100%. Foi de 3% para 6%”, disse o presidente, aos risos.

Temer comparou a popularidade “a uma jaula” e disse que está fazendo “o que o Brasil precisa”, sem se preocupar com possíveis resultados eleitorais. “Quando você procura o populismo, você se enjaula, porque você quer se reeleger e fica com medo de praticar certos atos indispensáveis para o Brasil”, afirmou.

Polícia Rodoviária Federal quer reduzir acidentes nas estradas

Para intensificar a fiscalização nas estradas federais de todo o país no feriado prolongado de fim de ano, a Polícia Rodoviária Federal (PFR) iniciou nesta sexta-feira (22) – em todo o país – a Operação Integrada Rodovida.

A meta é reduzir os acidentes nas estradas federais. O lançamento oficial ocorreu às 9h, no Posto da PRF em Anápolis, em Goiás.

A operação priorizará ações integradas e simultâneas, envolvendo agências de fiscalização “com atuação coordenada visando somar forças no enfrentamento à violência no trânsito e na redução dos custos sociais decorrentes”.

A operação seguirá até 18 de fevereiro e abrangerá o período das férias escolares, festas de Natal, Ano Novo e Carnaval, feriados marcados pelo aumento no fluxo de veículos e de passageiros.

Números

Na última operação Rodovida, entre 16 de dezembro de 2016 e 31 de janeiro de 2017, e de 17 de fevereiro de 2017 a 5 de março de 2017, foram fiscalizadas no país mais de um milhão e meio de pessoas, o que resultou em 588.067 autuações, sendo 8.551 de alcoolemia, 66.774 ultrapassagens irregulares e 4.783 de falta de uso de cadeirinha.

A fiscalização sobre o excesso de velocidade resultou em 521.877 flagrantes de motoristas.

Na rodovia Rio-Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, a concessionária CRT iniciou hoje esquema especial de plantão para o Natal, o que se estenderá até a noite de segunda-feira (25). Durante as festas natalinas, 157 mil veículos devem passar pela estrada.

Para facilitar o escoamento do trânsito, as obras em andamento ao longo da rodovia serão suspensas no período.

Conselho de Segurança da ONU impõe novas sanções à Coreia do Norte

O Conselho de Segurança da ONU impôs nesta sexta-feira (22) novas sanções à Coreia do Norte,  em resposta ao teste feito pelo país no fim de novembro, quando realizou o lançamento de seu míssil balístico intercontinental mais avançado. Por unanimidade, os 15 países do Conselho aprovaram uma resolução proposta pelos Estados Unidos, que endurece ainda mais as amplas sanções internacionais contra o regime de Kim Jong-un. A informação é da EFE.

As novas sanções buscam, entre outras coisas, restringir boa parte do fornecimento de produtos derivados do petróleo a Pyongyang e a repatriação dos norte-coreanos que estão trabalhando no exterior e que geram receitas que beneficiam o governo do país. Segundo os EUA, a resolução reduzirá em 89% o acesso do regime de Jong-un a gasolina, diesel e outros derivados do petróleo.

Além disso, as medidas incluem provisões segundo as quais o Conselho de Segurança se compromete a cortar ainda mais o fornecimento de petróleo ao país em caso de novos testes com mísseis balísticos intercontinentais.

No que diz respeito aos trabalhadores norte-coreanos no exterior, o texto requer que todos os países os expulsem num prazo máximo de dois anos. Segundo Washington, quase 100 mil norte-coreanos estão trabalhando fora do país, a maioria na China e na Rússia.

Os EUA afirmam que os impostos que a Coreia do Norte impõe a essas pessoas geram ao regime mais de US$ 500 milhões ao ano.

Black Friday impulsionou vendas no cartão de crédito

A promoção do comércio varejista Black Friday ajudou a aumentar as compras à vista no cartão de crédito em novembro, de acordo com o Banco Central. No mês, foram concedidos R$ 70,698 bilhões em crédito, o que representou um aumento de 5,8% em relação a outubro. Os dados estão no Boletim de Política Monetária e Operações de Crédito do Sistema Financeiro, divulgado hoje (22) pela instituição.

A Black Friday esse ano ocorreu no dia 24 de novembro e, na análise do chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha, é um dos efeitos que ajuda a explicar o crescimento em novembro. “O cartão de crédito à vista é instrumento bastante utilizado para compras”, disse

No ano passado, a Black Friday, que foi no dia 25 de novembro, foram concedidos R$ 63,968 bilhões de crédito à vista. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 10,5%.

Apesar do aumento nas compras no crédito à vista, as vendas na Black Friday esse ano tiveram um crescimento menor que no ano passado. De acordo com dados da Serasa Experian, neste ano, no final de semana da Black Friday, de 24 a 26 de novembro, as vendas nos comércios de rua e shoppings centers cresceram 4,9% em todo o país. No ano passado, o crescimento foi de 11%, comparado com 2015.

Na análise da Serasa, a Black Friday vem se consolidando como mais uma data importante do varejo nacional e, apesar de ter crescido menos do que no ano passado, as vendas neste ano foram impulsionadas pela recuperação da renda real dos consumidores e pelas melhores condições de crédito.

Projeções

A perspectiva do Banco Central é de aumento dos saldos do crédito, no total, de 3%. Já em 2017, a perspetiva é que esse saldo feche no negativo, em menos 1%. “A perspectiva para o ano que vem, tanto no crédito quanto na atividade econômica é melhor. A projeção é recuperação gradual do mercado de crédito para o ano que vem, que passa para o positivo”, avalia o Banco Central.

Jovem tem rosto cortado por cerol e expõe risco em rede social

Um jovem que teve o rosto cortado na altura do olho por uma linha de pipa com cerol, em Itupeva, interior de São Paulo, decidiu usar uma rede social para fazer um alerta para o risco que o uso desse equipamento representa nesta época do ano. “Neste período de férias escolares, quero alertar os pais que verifiquem os instrumentos que seus filhos está usando”, escreveu o corretor de imóveis Diego Toledo, de 25 anos, morador de Itatiba, cidade da região.

Em sua página no Facebook, ele postou uma foto em que aparece com o rosto cortado de um lado ao outro, atingindo o supercílio. Ele recebeu 20 pontos no ferimento – a sutura está bem visível na postagem. Diego relata que seguia de moto por uma rua do bairro Pacaembu, em Itupeva, na última terça-feira, 19, quando sentiu o impacto de algo no rosto. Mesmo com a viseira fechada, ele sentiu a linha com cerol correr sob o capacete e rasgar a pele.

Ele ficou momentaneamente desorientado e acabou colidindo a moto contra o muro de uma casa. Socorrido por moradores, o corretor de imóveis foi levado à Santa Casa de Itupeva, onde recebeu o curativo e foi medicado. Só no hospital, com a retirada do capacete, foi possível perceber a extensão da lesão. “Por pouco não perdi o olho e, se o fio pega no pescoço, dificilmente eu teria sobrevivido”, relatou.

Na postagem, ele faz um alerta aos motociclistas, inclusive aqueles que usam a moto para trabalhar, e que acabam se tornando as principais vítimas de linha com cerol. “Fui vítima de linha com cerol e somente pela graça e proteção do Senhor Jesus estou vivo para testemunhar este acontecimento.” Até a manhã desta sexta-feira, 22, a postagem tinha mais de quatro mil compartilhamentos e três mil reações. O caso foi registrado na Polícia Civil, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Empinar pipa com uso de cerol – cola misturada com vidro moído e impregnada à linha – é crime previsto no artigo 132 do Código Penal, que pune com pena de três meses a um ano de prisão quem expõe a vida de outra pessoa a perigo. Menores flagrados na prática são levados a uma delegacia da Polícia Civil e liberado na presença dos pais ou responsáveis.

Nesta sexta-feira, a concessionária da rodovia Presidente Dutra deu início a uma campanha educativa sobre o risco de empinar pipa às margens da rodovia. De acordo com o gestor de atendimento da Nova Dutra, Virgílio Leocádio, nesta época de férias escolares é comum crianças e jovens aproveitarem os espaços mais abertos, à margem da estrada, para empinar pipas. Comerciantes e moradores do entorno estão recebendo folhetos com orientações e alertas sobre o risco para os usuários da rodovia.

Câmara dos Deputados concede aposentadoria a José Dirceu

A Câmara dos Deputados concedeu aposentadoria ao ex-deputado federal José Dirceu (PT-SP). O ex-parlamentar receberá mensalmente o benefício de R$ 9.646, o correspondente a dez trinta e cinco avos da remuneração fixada para os membros do Congresso Nacional. Atualmente, o salário dos deputados é de R$ 33.763. A informação foi publicada em edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (21).

O benefício foi concedido com data retroativa a 17 de abril deste ano. Para efeito do cálculo do benefício, a Câmara considerou os 10 anos de mandato de Dirceu como deputado federal nos períodos de 1991 a 1995, 1999 a 2003 e 2003 a 2005, quando ele foi cassado.

Presos

A assessoria de imprensa da presidência da Câmara informou nesta sexta-feira que deputados federais Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ) terão os salários e os benefícios como auxílio- moradia e verba de gabinete suspensos. Os gabinetes dos dois parlamentares serão desativados e os funcionários, exonerados.

Os deputados também recebem mensalmente uma cota parlamentar que varia de acordo com a distância de seus estados de Brasília. No caso dos representantes da capital federal, que recebem o menor valor, a verba é de R$ 30.788,66.

Putin acusa EUA de conspirar para romper tratado de controle de armas

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou nesta sexta-feira (22) os Estados Unidos de conspirar para deixar o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, que bane mísseis nucleares ou convencionais com base terrestre de alcance médio e curto. A informação é da Reuters.

Tanto a Rússia como os EUA têm se acusado mutuamente de romper com o tratado histórico de controle de armas que ajudou a encerrar a Guerra Fria e os dois países disseram que a existência do pacto está em xeque.

Governo reduz para 60 anos idade mínima para saque do PIS/Pasep

O presidente Michel Temer anunciou hoje (22) que o governo vai reeditar, na semana que vem, a Medida Provisória (MP) para liberar o saque do abono salarial PIS/Pasep para pessoas a partir de 60 anos. O presidente explicou que a reedição da MP só pode ocorrer após o fim do ano legislativo, que é hoje.

“Você precisa esperar o ano legislativo para reeditar a MP. Na terça-feira (26) ou quarta-feira (27) nós estamos habilitados a reeditar essa Medida Provisória, já reduzindo a idade para 60 anos. Não mais 65 anos [para homens], 62 anos [para mulheres], mas 60 anos para todos”, disse o presidente em café da manhã com jornalistas hoje (22), no Palácio do Planalto.

Em agosto, o presidente Temer assinou medida provisória prevendo a liberação de saque de contas do PIS/Pasep para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. Antes, o saque só podia ser feito por quem já tivesse completado 70 anos, além de casos como aposentadoria, invalidez e doenças graves.

De acordo com o presidente, a estimativa é de que os saques superem os R$ 12 milhões, valor estimado quando foi editada a MP anterior. “Eu agora confesso que reduzindo para 60 anos eu não sei bem, mas aumentará esse valor. […] Então é bom sacá-los. E sacar aquelas importâncias significa botar novas verbas na economia brasileira”.

Tem direito aos recursos do abono o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo do fundo. A Caixa, responsável pelo PIS, e o Banco do Brasil, administrador do Pasep, fazem esse pagamento de acordo com um calendário anual.

Temer assina decreto do indulto natalino

O presidente Michel Temer assinou decreto que concede indulto natalino a presos. O indulto vale para pessoas condenadas ou submetidas a medida de segurança e leva em conta a parcela de pena já cumprida e o crime praticado. O decreto está publicado na edição de hoje (22) do Diário Oficial da União. O texto prevê também a comutação de pena.

Os benefícios não poderão ser concedidos a pessoas condenadas por crimes como tortura ou terrorismo; crimes hediondos ou a eles equiparados, ainda que praticados sem grave ameaça ou violência. Também ficam excluídos os que tenham sofrido sanção e sido incluídos no Regime Disciplinar Diferenciado, entre outros.

O indulto natalino será concedido, por exemplo, a brasileiros e estrangeiros que, até o dia 25 de dezembro, tenham cumprido um quinto da pena, se não reincidentes, e um terço da pena, se reincidentes, nos crimes praticados sem grave ameaça ou violência à pessoa. As regras completas sobre os que podem obter o benefício estão no decreto.

O decreto prevê também que o tempo de cumprimento das penas será reduzido para casos como os de gestantes, pessoas com idade igual ou superior a 70 anos, pessoas que tenham filho com doença crônica grave ou com deficiência, que necessite de seus cuidados, com paraplegia, tetraplegia ou cegueira adquirida posteriormente à prática do delito.

TJ nega pedido do governo por volta dos policiais

O Tribunal de Justiça indeferiu um pedido do governo do Estado para que os policiais militares voltassem ao trabalho. A decisão veio do desembargador Dilermando Mota, mas, até o momento, a assessoria de comunicação do TJRN não recebeu o inteiro teor da decisão. O procurador-geral do Estado, Wilkie Rebouças, informou que irá entrar com um novo pedido.

Os policias militares pararam os seus trabalhos desde terça-feira, em uma operação batizada de “Segurança com Segurança”. Desde então, várias lojas da cidade tem sido alvo de saques, pessoas são assaltadas e carros foram roubados.

Para o desembargador Dilermando Mota, o movimento dos policiais não configura uma greve, mas sim, uma reivindicação justa dos policiais de só trabalharam com a previsão das devidas condições de segurança.

Associação de Supermercados do RN cobra medidas de segurança

A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) emitiu comunicado oficial na tarde desta quinta-feira, 21, acerca da situação de insegurança vivenciada nos últimos dias que causara prejuízos em pelo menos dois supermercados e algumas lojas do comércio.

“Esperamos que os órgãos responsáveis tomem as medidas necessárias de forma urgente e efetiva para que possamos retomar as nossas atividades com segurança neste momento tão importante para o comércio e para os clientes”, diz nota.

 Confira nota na íntegra

A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) vê com preocupação as ações criminosas que estão ocorrendo em Natal nos últimos dias. No momento em que a entidade se solidariza com os servidores públicos, que estão com os seus salários em atraso, também se preocupa com a insegurança causada pela paralisação de parte dos agentes de segurança do estado. Insegurança esta que causou prejuízos a atividade supermercadista em pelo menos dois estabelecimentos associados e outras lojas do comércio da cidade, além de causar tensão na sociedade. Esperamos que os órgãos responsáveis tomem as medidas necessárias de forma urgente e efetiva para que possamos retomar as nossas atividades com segurança neste momento tão importante para o comércio e para os clientes.

Ex-governador Anthony Garotinho deixa a prisão em Bangu

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste do Rio, por volta das 20h30 de hoje (21). A libertação ocorreu após a determinação de ontem (20) do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal

À saída do presídio, ele foi recebido por um grupo de seguidores e parentes, que festejaram sua liberdade. De acordo com o advogado de Garotinho, Carlos Azeredo, o ex-governador seguiria para a residência no bairro do Flamengo, na zona sul da cidade.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que o presidente do PR, Antônio Carlos Rodrigues, e Fabiano Rosas Alonso, investigados no mesmo inquérito, também seriam liberados hoje.

Os três estavam presos por determinação do Juízo Eleitoral de Campos dos Goytacazes, município do norte fluminense e reduto eleitoral de Garotinho e de sua esposa, a também ex-governadora Rosinha Garotinho, presa na mesma operação. Os dois são acusados de corrupção e organização criminosa. A investigação aponta para recebimento de verbas envolvendo o grupo JBS e contratos para prestação de serviço na área de informática.

Rosinha, por sua vez, saiu do presídio no dia 30 de novembro, com liberdade restrita, que inclui recolhimento noturno e tornozeleira eletrônica.

Emparn registra chuvas no Alto Oeste Potiguar

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registrou a precipitação de chuvas na região do Alto Oeste Potiguar entre às 7 horas de quinta-feira (20) e às 7 horas desta sexta-feira (21).

De acordo com o boletim pluviométrico, a maior precipitação foi registrada em Portalegre, com 30 milímetros de chuva. Em seguida, aparece Riacho de Santana com 25 milímetros.

Ainda segundo a Emparn, foram registradas precipitações em Monte Alegre (1,0 mm) e em Goianinha (0,7).

Confira o boletim completo:

MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR
Portalegre (Particular) 30,0
Riacho De Santana (Emater) 25,0
Água Nova (Prefeitura) 22,5
José Da Penha (Emater) 17,0
Rafael Fernandes (Emater) 16,2
Paraná (Emater) 15,0
Coronel João Pessoa (Emater) 12,0
Francisco Dantas (Emater) 12,0
Major Sales (Prefeitura) 11,3
Marcelino Vieira (Emater) 10,0
Luis Gomes (Delegacia) 8,0
Dr. Severiano (Emater) 7,4
Pau dos Ferros (Particular) 5,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 2,0
Alto Do Rodrigues(Emater) 1,9

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR
Monte Alegre (Emater) 1,0

MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR
Goianinha (Emater) 0,7

quinta-feira, dezembro 21, 2017

Ex-governador de Minas Gerais Francelino Pereira morre em BH aos 96 anos

Morreu hoje (21) em Belo Horizonte o ex governador de Minas Gerais Francelino Pereira, aos 96 anos. O corpo está sendo velado no Palácio da Liberdade, na capital mineira.

Em nota, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, lamentou a morte de Francelino Pereira e decretou luto oficial de três dias no estado. “Manifesto o pesar pelo falecimento do ex-governador de Minas Gerais Francelino Pereira, homem púbico que pautou sua trajetória de forma íntegra, cumprindo importante papel na redemocratização do Brasil. Como governador, senador e deputado federal sempre defendeu os interesses do nosso estado. Presto minha solidariedade aos familiares e amigos”.

Francelino Pereira foi presidente da Aliança Renovadora Nacional (Arena) durante o regime militar.  O ex-governador era formado em direito pela Universidade de Minas Gerais e teve o primeiro cargo no Legislativo como vereador e logo depois foi eleito deputado federal, cargo que ocupou durante quatro mandatos, entre 1963 e 1979. Em 1995,  foi eleito senador.

Anac libera na internet formulário para viagem de menor desacompanhado dos pais

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou em seu site um modelo de formulário de autorização de viagem de menores de 12 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis, em voos domésticos. O modelo apresentado pela Anac permite o preenchimento eletrônico e a impressão do documento, que deve ser apresentado no momento de cada embarque. O preenchimento, entretanto, não é obrigatório, tratando-se apenas de uma sugestão de modelo de autorização.

A Anac acatou recomendação do Ministério Público Federal (MPF) em Goiás e do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), que apuraram que as pessoas tinham dificuldades de implementação prática das regras do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tratam de viagens de crianças desacompanhadas dos pais ou responsáveis. Segundo os órgãos, falta de orientações e informações prévias detalhadas de como proceder para embarcar sem sobressaltos eram as principais reclamações.

O reconhecimento de firma da autorização varia de acordo com as regras da Vara da Infância e da Juventude de cada estado, sendo necessário que os interessados consultem previamente esses órgãos ou as empresas aéreas para conhecer as exigências de cada um deles.

Para voos nacionais, crianças até 12 anos podem viajar na companhia dos pais; de familiar maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco; ou de pessoa maior, com a expressa autorização do pai, mãe ou responsável. A partir de 12 anos, em território nacional, a criança pode viajar desacompanhada e o embarque pode ser realizado sem necessidade de autorização.

A Anac ressalta que nenhuma criança menor de 12 anos poderá viajar sozinha. Algumas empresas aéreas oferecem o serviço de acompanhamento em viagens dentro do território nacional, a partir de determinada idade, mediante o pagamento de uma taxa. Nesse caso, também é necessária a autorização judicial.

O formulário disponibilizado pela Anac também pode ser apresentado antes de viagens por outros modais: ferroviário, marítimo e rodoviário. Cada autorização impressa é válida somente para um trecho da viagem, ou seja, uma mesma autorização não vale para ida e volta. No caso do transporte aéreo, a autorização fica retida pela empresa aérea; se a passagem for de ida e volta ou possuir conexões, um novo formulário para cada trecho deve ser apresentado.

CMN não vota prorrogação de limite para financiamentos do FGTS

A prorrogação do limite de R$ 1,5 milhão para o financiamento de imóvel com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que teve a possibilidade de votação anunciada para hoje (21), não foi analisada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A decisão, no entanto, ainda pode sair antes do fim do ano, caso o órgão convoque reunião extraordinária.

Em fevereiro, o CMN tinha elevado para R$ 1,5 milhão o valor máximo de imóveis que podem ser financiados com recursos do FGTS em todo o país. O limite ampliado vigora até 31 de dezembro e precisa ser renovado pelo CMN para valer em 2018.

Caso o Conselho Monetário não vote a prorrogação, a partir de 1º de janeiro voltam os limites antigos de financiamento: até R$ 800 mil para unidades na maior parte do país, e R$ 950 mil para imóveis no Distrito Federal, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em café da manhã com jornalistas nessa terça-feira (19), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que o limite poderia ser estendido caso entrasse na pauta da reunião do CMN.

Fundo garantidor

Na reunião de hoje, no entanto, o CMN ratificou outra medida anunciada por Meirelles no início da semana. Os clientes que aplicam recursos em bancos terão um limite máximo de garantia em caso de quebra da instituição financeira. O teto será de R$ 1 milhão por investidor a cada quatro anos.

Atualmente, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) cobre investimentos de R$ 250 mil por instituição financeira, independentemente do número de instituições em que o cliente mantém contas. Com a mudança, quem tiver até quatro investimentos de R$ 250 mil em quatro instituições diferentes estará garantido. Acima disso, estará descoberto.

O CMN também estendeu a cobertura do FGC para investidores estrangeiros. Até agora, apenas clientes brasileiros estavam contemplados. O Conselho Monetário também aprovou mudanças no estatuto e no regulamento do FGC. Segundo o Banco Central, as novas regras tornarão a administração do fundo mais transparente.

Criado em 1997, o FGC é formado por contribuições dos próprios bancos. O fundo tem como objetivo proteger os clientes em caso de quebra das instituições financeiras. Em nota, o Banco Central informou que a medida teve como objetivo alinhar a atuação do FGC às melhores práticas internacionais para sistemas de garantia de depósitos.

500 apenados terão saída temporária em Natal, confirma juiz

O juiz da Vara de Execuções penais de Natal, Henrique Baltazar, confirmou que 500 apenados do sistema prisional da capital serão beneficiados com a saída temporária no período de 24 a 31 de dezembro.

O magistrado ressaltou que os apenados que receberão o benefício de Natal já são monitorados por tornozeleiras eletrônicas e cumprem o regime semiaberto.

“O período do benefício é de 24 a 31 de dezembro e funciona da seguinte maneira: ao invés de se recolherem em casa às 20h, os apenados o farão às 22h. Na noite de 24 a 25 de dezembro, se recolhem apenas às 02 horas da manhã”, explicou o juiz.

Questionado se o benefício não tornaria mais fácil a fuga e cometimento de delitos, o juiz foi enfático. “Quem quer fugir já o faz em qualquer dia, pois os apenados do semiaberto ficam soltos. Não houve aumento de fugas no período da saída temporária no ano passado”, concluiu Baltazar.

Cuba adia transferência histórica de poder de Raúl Castro para novo presidente

O Parlamento de Cuba ampliou seu mandato legislativo em dois meses nesta quinta-feira (21), estendendo-o até abril e adiando a transferência histórica de poder de Raúl Castro para um novo presidente, noticiou a mídia estatal cubana. A informação é da Reuters.

A Assembleia Nacional, que se reúne duas vezes por ano, atribuiu o adiamento ao caos provocado em setembro pelo furacão Irma, que varreu a ilha comunista, arrancando telhados, desenraizando árvores e alagando áreas litorâneas baixas.  Alguns observadores de Cuba acreditam que o atraso se deve mais à preocupação de garantir a estabilidade na transferência dos líderes da Revolução de 1959, que depuseram um ditador apoiado pelos Estados Unidos, para uma nova geração.

Raúl e seu irmão mais velho, o já falecido Fidel, comandaram o país durante quase 60 anos. O herdeiro mais provável, o primeiro vice-presidente Miguel Díaz-Canel, nasceu um ano após a revolução e tem um perfil público muito mais discreto. Cuba já havia adiado em um mês as eleições municipais planejadas originalmente para outubro devido ao Irma.

De qualquer modo, a transição política ocorre no momento em que Cuba enfrenta uma série de outros desafios, da redução da ajuda de sua aliada socialista Venezuela à reversão parcial da reaproximação Cuba-EUA e ao endurecimento do embargo de décadas determinado pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Mas o crescimento no turismo, transporte, comunicações, agricultura e construção proporcionou uma expansão de 1,6% neste ano à Ilha. O número de turistas que visitaram Cuba cresceu 19,7%, chegando a 4,3 milhões nos 11 primeiros meses do ano, disse o ministro do Turismo esta semana. E, segundo o ministro da Economia, Cabrisas, o governo prevê que o país crescerá cerca de 2% no ano que vem.

Brasil termina ano em 2º lugar no ranking da Fifa; Alemanha lidera

Na última atualização do ranking da Fifa neste ano, nenhuma alteração ocorreu entre entre as seleções do Top 30 e, desta maneira, o Brasil finalizou 2017 na segunda posição, atrás somente da Alemanha e à frente de Portugal, Argentina e Bélgica, que completam a lista das cinco primeiras colocadas.

A Alemanha termina como o “Time do Ano” após conquistar a Copa das Confederações e permanecer invicta nas quinze partidas disputadas em 2017. A seleção alemã se classificou para a Copa do Mundo com uma campanha perfeita, de dez vitórias em dez jogos nas Eliminatórias Europeias, e chega à Rússia como uma das favoritas para faturar o título.

Por sua vez, o Brasil perdeu um jogo amistoso contra a Argentina, mas manteve a invencibilidade em partidas oficiais, mesmo tendo enfrentado equipes como Colômbia, Uruguai e Bolívia fora de casa.

Em quarto lugar, a Argentina sofreu para se classificar para a Copa, mas conseguiu se manter no Top 5. Última seleção a aparecer no Top 10, o Chile foi vice da Copa das Confederações, mas não conseguiu a vaga no Mundial. A classificação ficou com o Peru, que vem logo atrás no ranking (11º).

Ao longo do ano, a seleção que ganhou mais posições foi a Dinamarca, que começou 2017 na 47ª posição, mas conseguiu uma longa série invicta (que incluiu a classificação para a Copa de 2018 após vencer a Irlanda na repescagem) e finaliza o ano na 12ª colocação.

Confira os 20 primeiros colocados do ranking da Fifa:

1º – Alemanha, 1.602 pontos
2º – Brasil, 1.483
3º – Portugal, 1.358
4º – Argentina, 1.348
5º – Bélgica, 1.325
6º – Espanha, 1.231
7º – Polônia, 1.209
8º – Suíça, 1.190
9º – França, 1.183
10º – Chile, 1.162
11º – Peru, 1.128
12º – Dinamarca, 1.099
13º – Colômbia, 1.078
14º – Itália, 1.052
15º – Inglaterra, 1.047
16º – México, 1.032
17º – Croácia, 1.018
18º – Suécia, 998
19º – País de Gales, 985
20º – Holanda, 952

Expectativa de vida nos EUA cai e número de mortes causadas por overdose sobe

A expectativa de vida nos Estados Unidos caiu em 2016 enquanto que o número de mortes causadas por overdose de drogas subiu mais de 21 por cento, chegando a 63.600 casos, em sua maioria devido a opióides, informou nesta quinta-feira o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. A informação é da Reuters.

Em 2016, 42.249 pessoas morreram nos EUA por overdoses relacionadas com opióides, 28 por cento a mais do quem em 2015, enquanto o número de mortes causadas por opióides sintéticos, com exceção da metadona, mais do que dobrou, chegando a 19.413.

Já a expectativa de vida no país caiu pelo segundo ano seguido para 78,6 anos, representando uma queda de 0,1 ano em relação a 2015.

Bebê morre e 3 irmãos ficam feridos após sofrerem ataque de abelhas enquanto brincavam em Salvador

Um bebê de um ano morreu e três irmãos dele - de 2, 5 e 9 anos - ficaram feridos, na quarta-feira (20), após serem atacados por um enxame de abelhas, no bairro de Sussuarana, em Salvador.

Uma das crianças, que está internada no Hospital Geral Roberto Santos com os outros dois irmãos, contou que uma bola teria atingido as abelhas, enquanto eles brincavam.

"A gente tava brincando de bola. A bola caiu em cima da abelha. Quando a gente foi pegar ela, a abelha atacou. A gente saiu correndo", relatou Edvan, de 9 anos.

Conforme o menino, após o início do ataque, um tio teria tentado socorrer eles, mas também foi picado. Em seguida, um vizinho teria jogado água nos animais e conseguiu afastar as abelhas.

As crianças foram levadas para o hospital, mas o bebê não resistiu aos ferimentos. Ele será enterrado nesta quinta-feira (21). Já os outros três, que estão internados, passam bem. Os meninos estão em observação.

Segundo uma vizinha das crianças, que estava com elas no hospital, os meninos são moradores do Bairro da Paz, mas no dia do ataque estavam na casa da avó, em Sussuarana.

ONU condena por ampla maioria a decisão dos EUA sobre Jerusalém

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou nesta quinta-feira (21), por uma ampla maioria, uma resolução que condena o reconhecimento por Washington de Jerusalém como a capital de Israel.

Dos 193 países membros, 128 votaram a favor dessa resolução, incluindo o Brasil, e 9 contra.

Argentina, Austrália, Canadá, Croácia, Colômbia, Hungria, Letônia, México, Filipinas, Panamá, Paraguai, Polônia, República Tcheca foram alguns dos 35 países que se abstiveram.

A Ucrânia, que apoiou o projeto de resolução no Conselho de Segurança, estava entre os 21 países que não se apresentaram para a votação.

Assaltante entrega bilhete com 'Feliz Natal' antes de roubar estabelecimento na capital potiguar

Um assaltante surpreendeu os funcionários de um posto de pagamento de contas bancárias na Zona Norte de Natal, quando entregou a eles um bilhete desejando “Feliz Natal”, antes de roubar o dinheiro do caixa. O episódio aconteceu na tarde desta quarta-feira (20).

A história foi confirmada pelo gerente da unidade, Francisco de Assis. Segundo ele, o criminoso, armado, chegou sozinho e, depois de entregar dois bilhetes, anunciou o assalto e recolheu o dinheiro em uma sacola. Em seguida o homem fugiu. Francisco de Assis diz que ainda não foi feito o levantamento da quantia levada.

Em um dos bilhetes, o ladrão dizia para as vítimas não reagirem, sob a ameaça de atirar nelas, e se despedia com um “Feliz Natal”. “Por favor fique calmo, só passa o dinheiro caso reagir você pode levar um tiro, não duvide Feliz Natal”, dizia o comunicado entregue pelo bandido. No outro papel, também escrito a mão, ordenava que as vítimas o obedecessem.

Francisco de Assis ainda não conseguiu registrar a queixa na polícia. Por causa dos atrasos salariais, os policiais civis estão trabalhando em regime de plantão. Somente a Delegacia de Plantão da Zona Sul e a Central de Flagrantes estão em operação deste esta quarta (20), ambas na Zona Oeste de Natal. O posto de pagamento em que aconteceu o assalto fica na Central do Cidadão da Zona Norte da capital.

“É um absurdo o que está acontecendo. Estamos à mercê desses criminosos, a população está à mercê”, desabafou Francisco de Assis.

Circuito das Dunas é adiado

O Circuito das Dunas, competição ciclística promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e Parque das Dunas, foi adiado para o dia 7 de janeiro de 2018.

A decisão foi tomada de forma conjunta durante reunião realizada nesta quinta-feira, 21/12, entre a organização do evento, o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e Federação Norteriograndense de Ciclismo (FNC).

A organização do Circuito das Dunas pede a compreensão dos atletas e informa que as inscrições para a prova continuam abertas até o dia 4 de janeiro.

Réveillon em Natal terá 10 minutos de queima de fogos na Redinha

O melhor Réveillon de Natal vai acontecer na Redinha, sob a proteção de Nossa Senhora dos Navegantes. A grande festa para a chegada de 2018 reunirá cinco shows musicais, no largo ao lado da Igreja de Pedra, a partir das 22 horas.

Na contagem regressiva para o Ano Novo, haverá dez minutos de queima de fogos na Ponte Newton Navarro, e depois a festa retorna com música rolando até às cinco da manhã.

O Réveillon da Redinha – 2018 é uma parceria da produtora cultural Raquel Lucena com a Prefeitura do Natal.

O evento integra a programação do “Natal em Natal” e conta com os patrocínios da Prefeitura e do Banco do Brasil, viabilizados pelo Programa Djalma Maranhão de Incentivo à Cultura.

Confira a programação:

Shows Musicais

22h: Nara Costa
23h30: Sueldo Soares
01h: Dudu Galvão
02h30: Panka de Bakana
04h: Frevo do Chico

Show Pirotécnico

00h: Dez minutos de queima de fogos

Servidores que ganham até R$ 3 mil recebem salários nesta sexta-feira

O Governo do RN deposita nesta sexta-feira (22) os salários de novembro dos servidores que ganham até R$ 3 mil. Com isso, 67% do funcionalismo público terá recebido seus vencimentos. Receberão os vencimentos os servidores ativos, inativos e pensionistas, com recursos sendo creditados até o final do dia.

O governo segue acompanhando as receitas para concluir a folha de novembro, o pagamento do décimo terceiro salário até o dia 10 de janeiro e realizar o pagamento de dezembro até o dia 30 de janeiro.

Confrontos entre Brasil e Argentina marcam 1ª fase da Sul-Americana de 2018

Três confrontos entre times brasileiros e argentinos foram os destaques do sorteio realizado nessa quarta-feira (20) pela Conmebol para definir a primeira fase da Copa Sul-Americana de 2018.

Em missão complicada, o Atlético-MG terá como rival na estreia o San Lorenzo, campeão do torneio em 2002. A primeira partida será disputada no estádio El Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, e o Galo decidirá a vaga em casa.

O São Paulo, que conquistou o título da competição em 2012, vai encarar o Rosario Central, que não disputa o torneio desde 2014. A partida será disputada no estádio Gigante de Arroyito, e a volta no Morumbi.

Já o Atlético-PR enfrentará o Newell's Old Boys, que disputou o torneio pela última vez em 2010, quando chegou às quartas de final. O primeiro jogo também será disputado na Argentina, e a volta, no Paraná.

O Botafogo terá como adversário na primeira fase o Audax Italiano, do Chile, enquanto o Bahia enfrentará o Blooming, da Bolívia. O Fluminense pegará o quarto representante da Bolívia, que ainda não foi definido. Todos os brasileiros farão o jogo de volta em casa.

A primeira fase da competição começará no dia 13 de fevereiro. A segunda etapa contará com a entrada de dez times que sairão da Taça Libertadores, sendo os oito terceiros colocados dos grupos e os dois clubes que tiveram o melhor desempenho na terceira fase e foram eliminados.

Motorista é preso após atropelar 12 pessoas em Melbourne, na Austrália

As autoridades da Austrália prenderam o motorista de um veículo que atropelou nesta quinta-feira (21) pelo menos 12 pessoas, entre eles uma criança, que caminhavam pela calçada na cidade de Melbourne.

A polícia não informou sobre a gravidade das feridos, embora várias ambulâncias e serviços de emergência tenham ido até o local. Veículos de imprensa australianos informaram que pelo menos duas pessoas foram levadas para o hospital.

Por enquanto, as autoridades pediram à população que evite a área, sem especificar se se trata de um atentado.

Em comunicado, a polícia disse que "várias pessoas estão sendo atendidas no local por uma série de lesões".

Segundo testemunhas, citadas pela emissora ABC, um carro viajava em "grande velocidade" e "atropelando as pessoas".

As autoridades da Austrália elevaram o alerta terrorista em setembro de 2014 e aprovaram uma série de leis para prevenir atentados.

Porém, o país sofreu quatro atentados desde então, embora vários tenham sido abortados, com a prisão de dezenas de pessoas em diversas operações em todo  o país.

No fim do mês passado, as autoridades australianas prenderam um homem que presumivelmente iria disparar contra as pessoas que comparecessem àa festa de réveillon na Praça da Federação, em Melbourne.

Navio com 251 pessoas a bordo naufraga nas Filipinas

Um navio com 251 passageiros naufragou hoje (21) na costa leste das Filipinas, informaram as autoridades da guarda costeira, sem confirmar o número de resgatados e desaparecidos. As autoridades iniciaram os trabalhos de busca e resgate, e dizem desconhecer a razão do naufrágio.

O porta-voz da guarda costeira, capitão Armand Balilo, afirmou que a embarcação de passageiros tinha partido pela manhã do norte da província de Quezon - na região central do país – indo para a ilha de Polillo. As informações são da agência de notícias EFE.

No meio da madrugada, as autoridades receberam a ligação de emergência da balsa, identificada com o nome MV Mercraft 3.

Balilo afirmou, em comunicado, que no momento do acidente 251 pessoas viajavam na embarcação, que tem capacidade para 286.

O diretor da polícia de Quezon, Rhoderick Armamento, declarou ao jornal Inquirer que a maioria dos passageiros foi resgatada. "Estamos confirmando as informações", completou Armamento.

As autoridades litorâneas coordenam as operações de resgate com a Marinha, na qual participam vários aviões militares e embarcações de pesca.

O acidente mais grave na história moderna da navegação comercial aconteceu nas Filipinas, em 1987, quando o navio Doña Paz afundou nas águas de Leyte, após colidir com um petroleiro, matando 4.341 pessoas.

Brasil vai exportar embriões bovinos para a Colômbia

O Brasil vai começar a exportar embriões bovinos in vitro para a Colômbia, a partir de um acordo fechado nesta semana entre o Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Colombiano Agropecuário. Segundo a coordenadora de Trânsito e Quarentena Animal do ministério, Judi Nóbrega, o Certificado Veterinário Internacional, firmado entre os dois países, foi atualizado para atender a produtores brasileiros e colombianos.

Ela lembra que até agosto de 2016, não havia acordo com os países da América do Sul para o comércio de embriões bovinos in vitro, embora houvesse grande interesse do setor. "Demos prioridade às negociações com esse bloco e, desde então, já foram firmados acordos sanitários com os serviços veterinários do Paraguai, da Bolívia, do Uruguai e da Argentina" diz Judi.

A coordenadora destaca que a ampliação dos acordos para a exportação de embriões bovinos in vitro tem sido possível "devido ao reconhecimento mundial da excelente condição sanitária do rebanho brasileiro, bem como do alto grau de tecnologia das centrais de coleta e processamento de material genético bovino registradas no ministério".

O que tem permitido essa ampliação, de acordo com Judi, é a parceria firmada entre o Departamento de Saúde Animal e entidades do setor produtivo brasileiro, tais como a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e a Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE).

Apenas 12,6% dos brasileiros sabem que o Brasil tem meta de inflação de 4,5%

Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que 74,1% dos brasileiros sabem que o governo adota um regime de meta de inflação. O levantamento constatou, no entanto, que apenas 12,6% sabem que o centro da meta é de 4,5%.

Segundo a pesquisa, o conhecimento da meta de inflação está associado à renda do consumidor. Quanto mais alta a renda, maior é o percentual de acerto na resposta sobre o centro da meta do governo federal.

Entre os que ganham até R$ 2.100,00, apenas 1% acertou a meta. O percentual aumenta para 5,4%, para os que têm renda familiar entre R$ 2.100,01 e R$ 4.800,00, e para 12,1%, na faixa entre R$ 4.800,01 e R$ 9.600,00, atingindo 22,1%  entre os que têm renda maior que R$ 9.600,00.

Catalães vão às urnas hoje em eleição atípica

A Catalunha vive um racha entre os que querem a independência da região e os que preferem manter a unidade do país. Hoje (21), a população está indo às urnas para escolher os 135 membros do Parlamento para os próximos quatro anos.

A votação ocorre após meses de indefinição em um contexto político delicado. O processo começou com um referendo realizado no dia 1º de outubro e considerado ilegal pelo governo da Espanha. Mariano Rajoy, primeiro-ministro espanhol, acionou o artigo 155 da Constituição, que destituiu políticos que participaram da tentativa independentista, suspendeu temporariamente a autonomia da região e convocou novas eleições.

Além disso, as previsões mostram uma disputa muito apertada entre os partidos.

Logo cedo, na manhã de hoje, longas filas se viam nas entradas dos colégios eleitorais. A expectativa é de que mais de 5 milhões e meio de catalães votem até o fim do dia.

De um lado, estão três partidos independentistas:  JuntsxCat (Junts per Catalunya), ERC (Esquerda Republicana da Catalunha e CUP (Candidatura de Unidade Popyular).

De outro lado, três partidos que rejeitam o separatismo: Ciudadanos, PSC (Partido dos Socialistas da Catalunha) e PP (Partido Popular).

Apesar da possibilidade de que formem coalizões, é quase certeza que o próximo cenário seja de um parlamento muito fragmentado e com nenhum partido com mais de 40 deputados eleitos.

Além disso, estas eleições atípicas contam com diversos candidatos presos e alguns autoexilados na Bélgica. Ainda não se sabe exatamente como serão a posse e o mandato desses candidatos, caso ganhem a eleição.

Como é muito provável que nenhum partido consiga maioria absoluta, deve mesmo ser necessária a formação de coalizões. No entanto, mesmo entre os separatistas ou entre os que querem a unidade nacional, não há consenso. Assim, o dia de hoje parece ser apenas o começo de uma nova etapa de negociações na Catalunha.