sexta-feira, outubro 04, 2019

Confronto entre quadrilhas têm pelo menos 4 ônibus incendiados no Rio.

A disputa pelos pontos de venda de drogas na comunidade da Pedreira, em Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro, resultou em um intenso confronto na madrugada de hoje (4) entre quadrilhas rivais. Pelo menos quatro ônibus foram incendiados, segundo o RioÔnibus, sindicato das empresas de transporte rodoviário. 

Por causa dos confrontos, a polícia reforçou o patrulhamento nas comunidades da Pedreira e da Quitanda. A Polícia Militar fez um cerco na área, com homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que também fazem incursões nas comunidades. 

A Polícia Civil também participa das ações com delegacias distritais e unidades especializadas, como a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Ainda não há informação sobre vítimas nos tiroteios.

Presidente da Venezuela anuncia visita à Coreia do Norte.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, informou  que vai visitar em breve a Coreia do Norte com o objetivo de fortalecer os laços bilaterais no setor militar e de cooperação econômica, devendo se encontrar om o líder do país, Kim Jong Un.

Maduro fez o anúncio em um programa de televisão transmitido na quarta-feira (2). Ele elogiou a Coreia do Norte e disse que o país suportou a pressão injusta de superpotências.

A visita é considerada uma tentativa de Maduro de promover laços diplomáticos com países que não têm boas relações com os Estados Unidos no que se refere à questão do governo da Venezuela. Entre esses países estão a Rússia e a Turquia.

O governo Trump impôs sanções econômicas abrangentes contra o governo de Maduro, em agosto.

O governo de Trump está apoiando o líder oposicionista da Venezuela, Juan Guaidó, que lidera a assembleia nacional e se declarou presidente interino.

4 de outubro: falta um ano para as Eleições Municipais de 2020.

Falta exatamente um ano para que os mais de 146 milhões de eleitores brasileiros se dirijam às milhares de seções eleitorais instaladas em 5.570 municípios do país para escolher os prefeitos e os vice-prefeitos de suas cidades, bem como os vereadores que atuarão nas casas legislativas municipais. As Eleições Municipais de 2020 serão realizadas no dia 4 de outubro, em primeiro turno, e no dia 25 do mesmo mês, em segundo turno.
Pela Constituição Federal (artigo 14, parágrafo 1º), o alistamento eleitoral e o voto no Brasil são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, para os idosos acima de 70 anos e para os analfabetos. Contudo, para votar, o eleitor deve estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Por isso, é importante ficar atento aos prazos e se informar acerca dos serviços disponibilizados pelos cartórios eleitorais.
 
Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, por exemplo, o cidadão deverá se dirigir ao cartório eleitoral ou a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral portando os seguintes documentos: carteira de identidade, ou carteira de trabalho, ou certidão de nascimento ou de casamento; comprovante recente de residência original; e certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. A apresentação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título.

Marcha Para Jesus vai percorrer as ruas de Natal/RN neste sábado (5).

A Av. Alberto Silva, ao lado do Shopping Midway Mall será o ponto de concentração da ‘Marcha para Jesus’, maior evento cristão do Brasil, que será realizado neste sábado, dia 5 de outubro, em Natal, com percurso de cerca de 2km. O evento terá apresentações culturais, trios elétricos, fé, muito louvor, adoração e momentos de oração a partir das 14h e encerrará com um super show na altura da Arena das Dunas a partir das 18h.

Estão confirmados nomes nacionais como, Régis Danese (BH), David Quinlan (Irlanda, mas radicado no Brasil); a Banda Som e Louvor (CE) e Preto no Branco (SP), além de nomes locais como Thabata Medeiros, Mikeias Cruz; Ministério Vambora e Deep Worship (Adoração Profunda).

A ‘Marcha para Jesus’ foi criada com o intuito de levar às ruas uma mensagem de amor, paz, comunhão e esperança. Neste ano de 2019, o evento chega a sua 18ª edição, sem distinção de classe, raça, idade ou cor. Um momento de pura democracia e união. O evento pretende reunir cerca de 50 mil pessoas. A solidariedade marcará presença com a arrecadação de brinquedos para serem doados a instituições sociais do município.

EUA afirmam que míssil norte-coreano não foi disparado de submarino.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) afirma que o míssil lançado pela Coreia do Norte, na quarta-feira (2), parece ter sido disparado de uma plataforma com base no mar e não de um submarino.

O porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas, o coronel da Força Aérea, Patrick Ryder, disse à imprensa ontem quinta-feira (3) que tudo indica que se tratava de um míssil balístico de curto a médio alcance.

Ryder disse ainda que o míssil teria sido lançado a partir de uma plataforma ao largo da cidade de Wonsan, no leste do país, e que sobrevoara cerca de 450 quilômetros de extensão, antes de cair no Mar do Japão.

Esta foi a primeira vez que os Estados Unidos divulgaram sua análise.

Ryder não esclareceu a posição americana sobre o tipo do míssil disparado.

O porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, informou que o secretário de Defesa, Mark Esper, falou por telefone com o secretário japonês, Taro Kono, no mesmo dia.

O porta-voz acrescentou que os dois chefes de Defesa concordaram que os testes norte-coreanos foram desnecessariamente provocativos e que o país deveria parar com essas mobilizações.

STF lança edital para comprar 14 equipamentos de raio-x e detectores de metais.

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou um edital para comprar quatro scanners de raio-x e dez detectores de metais. Segundo o edital, os equipamentos devem “fornecer imagens capazes de ajudar o operador a identificar materiais que possam apresentar risco à segurança”.

Devem ainda “possuir alta capacidade de detecção automática em tempo real com sistema de aperfeiçoamento de imagem e detecção de matéria orgânica, inorgânica e hibrida, em cores, possibilitando a observação de materiais suspeitos como explosivos e drogas”.

Já há equipamentos semelhantes no tribunal, porém, a quantia será reforçada. A compra será mediante pregão eletrônico na próxima segunda (7), no site de compras governamentais. O Supremo estima gastar R$ 664.833,33 com as aquisições.

ITEP-RN suspende emissão de RG com Nome Social por 30 dias para reestruturação do sistema.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), por meio do Instituto de Identificação comunica que o serviço de emissão de RG com Nome Social, destinado a população de travestis e transgêneros, será suspensa pelo prazo de 30 dias a partir da próxima segunda-feira, 7. O serviço de emissão de RG civil continua normalmente.

A medida é necessária para a reestruturação do sistema de emissão do documento para que o atendimento seja feito de forma mais eficaz e possa suprir as demandas de acordo com a população que busca o serviço. Dessa forma, o serviço será restabelecido com os devidos ajustes e comunicado à população pelos canais oficiais do ITEP-RN e na mídia potiguar.

Marcada a data da convenção Estadual do MDB NO RN.

Está marcada para o dia 21 de outubro de 2019, a partir das 09:00 horas, em sua sede na avenida Salgado Filho – 1515, em Natal, a Convenção Estadual do Movimento Democrático Brasileiro, para a eleição do Diretório Estadual, Comissão Executiva e a escolha dos Delegados a Convenção Nacional

Varejo e serviço devem abrir mais de 3 mil vagas temporárias no Rio Grande do Norte.

Dados divulgados essa semana pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) apontam que o comércio vai contratar funcionários temporários de olho nas vendas de fim de ano. De acordo com o presidente da CDL Natal, Augusto Vaz, na capital serão 1.750 novas contratações. Já no Rio Grande do Norte, serão 3.100. Fato comemorado pelo líder empresarial.

“Falar de novas contratações é muito bom, são novas oportunidades para trabalhadores, empresários e consumidores. O fim do ano é visto por nós lojistas, como um momento de grandes oportunidades e de fecharmos 2019 de forma positiva”, afirmou ele.

Ainda segundo Vaz os mercado local está na fase de seleção desses temporários. Ele afirma que o trabalho efetivo começa em novembro e se estende muitas vezes até janeiro do ano seguinte, podendo ainda o funcionário ser efetivado após os três meses, a depender do desempenho.

O otimismo em relação as vagas temporárias é nacional, a pesquisa do SPC Brasil revela que deve abrir mais de 100 mil vagas para o fim de ano em todo o Brasil. E que metade dos entrevistados pretende contratar mais este ano; 52% criarão postos de trabalho para temporários, sendo que em 40% dos casos há planos de efetivar o colaborador

Faltando três meses para as comemorações de fim de ano, os setores varejista e de serviços já vêm se preparando para um dos melhores períodos que promete aquecer o setor com a contratação de novos profissionais. A estimativa e de que aproximadamente 103 mil vagas serão abertas até dezembro — um aumento de 43,8 mil postos de trabalho em relação ao previsto ano passado.

Instituto Metrópole Digital abre seleção com 600 vagas para cursos técnicos;

O Instituto Metrópole Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN), lançou nesta semana o edital de seleção para as turmas de 2020 dos cursos técnicos em Tecnologia da Informação (TI). O certame oferece 600 vagas para Natal (RN) e as inscrições, que começam na segunda-feira (7), seguirão abertas até o dia 30 de outubro.

A seleção, cujas provas ocorrerão no dia 24 de novembro, é aberta a toda a comunidade, não sendo necessário estar matriculado em algum programa de ensino da UFRN para participar. O pré-requisito é que os concorrentes tenham concluído o Ensino Fundamental.

O processo de inscrição pode ser feito mediante preenchimento de formulário online – que será disponibilizado no site da Comperve a partir do dia 7. A taxa é de R$ 30,00 – que deverá ser paga até o dia 1º de novembro – sendo possível a isenção, conforme os requisitos previstos no edital, que pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico.

Das 600 vagas oferecidas na seleção, 70% são destinadas a pessoas que cursaram integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas. Além disso, desse quantitativo, metade é reservada para candidatos cujas famílias contam com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

Câmara aprova projeto que facilita divórcio de vítima de violência.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem (3) proposta que altera a Lei Maria da Penha para facilitar o processo de separação das vítimas de violência doméstica. Segundo o texto, o juiz responsável pela ação de violência doméstica também poderá decretar o divórcio ou a dissolução da união estável a pedido da vítima. A matéria agora segue para sanção presidencial.

Os deputados aprovaram nesta quinta-feira as alterações do Senado ao projeto de lei 510/19 do deputado Luiz Lima (PSL-RJ).

A proposta também garante às vítimas de violência o direito à assistência jurídica. Caso a situação de violência doméstica comece após o pedido de divórcio ou dissolução da união estável, a ação terá preferência no juízo onde estiver em tramitação.

Casos de sarampo em investigação sobem no RN.

Subiu de 33 para 47 o número de casos de sarampo em investigação no Rio Grande do Norte. O aumento de 14 casos consta no Boletim Epidemiológico da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) publicado na quarta-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Segundo o boletim, houve um aumento no número de casos notificados no estado para 66. Desse total, 15 já foram descartados. Restam assim os 47 que seguem em investigação – os outros quatro são os confirmados.

A maior concentração dos casos investigados é na 7ª região de saúde, que corresponde à Região Metropolitana de Natal.

Os casos confirmados
O primeiro foi de um homem de 54 anos que teve um histórico de viagem a São Paulo. Os outros confirmados foram de uma criança de 6 anos, no município de Macaíba, uma criança de 1 ano e 6 meses, em Tibau do Sul, e o quarto caso foi de uma paciente de 19 anos de Extremoz.

Pedido de remédio à base de canabidiol pode ser feito pela internet.

Desde o dia (2), pacientes em tratamento de saúde a quem tenha sido receitado o uso de canabidiol podem solicitar a importação de produtos feitos à base da substância por meio de formulário eletrônico.

O novo guia de importação mediante prescrição de profissional de saúde legalmente habilitado deve ser preenchido no Portal gov.br, pelo paciente ou por um representante legal devidamente constituído.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o formulário eletrônico procura agilizar o atendimento às solicitações, eliminando etapas como a triagem dos processos instaurados manualmente. O simples preenchimento do documento disponibilizado no portal dá origem a um processo que pode ou não ser autorizado.

Os critérios e procedimentos para importação, em caráter excepcional, de produtos feitos de canabidiol estão detalhados na Resolução nº 17, da Anvisa, de maio de 2015.

A resolução estabelece que a importação também pode ser intermediada por entidades hospitalares, unidade governamental ligada à área da saúde, operadora de plano de saúde ou entidade civil representativa de pacientes legalmente constituída, para o atendimento exclusivo e direcionado ao paciente previamente cadastrado na Anvisa. Nestes casos, o paciente deverá informar, ao se cadastrar no portal, os dados do responsável pela intermediação da importação.

TSE lança nesta sexta-feira (4) programa Minuto da Checagem.

O Núcleo de Rádio e TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, nesta sexta-feira (4), o programa Minuto da Checagem. O objetivo é explicar para os eleitores a importância de verificar, antes de compartilhar, a veracidade das informações recebidas ou acessadas em redes sociais, aplicativos de celular e sites.
O Minuto da Checagem, que tem a duração aproximada de um minuto, será veiculado uma vez por mês no canal da Corte Eleitoral no YouTube e também no intervalo da programação da TV Justiça e das demais 500 emissoras parceiras que retransmitem a programação audiovisual da Assessoria de Comunicação do TSE.
A edição deste mês vai explicar que a desinformação pode vir de todos os lados, até mesmo de um familiar, por exemplo. Por isso, é importante ficar com o radar ligado e desconfiar de tudo o que receber nos aplicativos de celular e nas redes sociais, bem como das notícias veiculadas pela internet que pareçam estranhas demais para ser verdade.
Na dúvida, não compartilhe!
O programa é mais uma ação do TSE para combater a desinformação no âmbito do processo eleitoral brasileiro, que foi um dos grandes problemas enfrentados pelo Tribunal durante as Eleições Gerais de 2018, na medida em que levantou suspeições em relação à segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica.

Encontro da Terceira Idade reúne 1,2 mil idosos no RN.

Na semana do Dia Mundial do Idoso, 1.200 pessoas da terceira idade de todo Brasil estão se confraternizando no 12º Encontro Inaraí Nordeste da Terceira Idade que acontece até o domingo, 6 de outubro, no resort Vila Galé, no município de Touros, litoral Norte do estado.

O evento retorna para o Rio Grande do Norte depois de 10 anos sendo realizado em vários estados do Nordeste. “Há doze anos, quando começamos este evento, com menos de 100 idosos potiguares, não imaginávamos a dimensão que o encontro iria tomar. Hoje, além do RN, temos representantes de Amapá, Rondônia, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal entre outros estados do Brasil que vem celebrar a vida com a gente,” falou o idealizador do evento, Carlos Magno Dantas.

O 12º Encontro Inaraí Nordeste da Terceira Idade tem por objetivo partilhar experiências e contribuir com a qualidade de vida das pessoas da terceira idade. Embora seja um evento para o público idoso, o encontro reúne este ano um número representativo de crianças e jovens que também participarão com uma programação específica, o que torna o encontro um espaço que reúne a família, contribuindo com a construção de uma consciência de respeito e atenção para com as pessoas idosas.

A programação inclui: palestras e oficinas com temática voltada para os cuidados com a saúde e qualidade de vida do idoso, atividades terapêuticas e de lazer, momentos celebrativos, festas temáticas e shows com nomes da música religiosa (Léia e Sônia) , da música regional como: Orquestra Los Manos, Carlos Guedes, Carlos Zens, Isaque Galvão e também com atrações nacionais como Nando Cordel e Santanna – o cantador.

As inscrições se encerraram meses antes da realização. Uma prova de que esse segmento turístico de atrações voltadas para os idosos está em ampla expansão no Brasil, e o Rio Grande do Norte é um dos pioneiros nacionais neste tipo de evento.

UFPB dá posse a novos servidores aprovados em concurso nesta sexta-feira.

A posse coletiva dos 76 novos servidores técnico-administrativos que foram aprovados no concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) acontecerá nesta sexta-feira (04). A solenidade está marcada para acontecer a partir das 15h no Cinema Aruanda, localizado no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA), no campus I, em João Pessoa.

Tomarão posse em seus cargos os servidores aprovados para os cargos das classes C, D e E, especificamente Administrador de Edifícios, Assistente em Administração, Administrador, Assistente Social e Contador. A nomeação deles foi publicada na edição do dia 6 de setembro do Diário Oficial da União.

Endividados e inadimplentes crescem.

O número de famílias com dívidas em atraso aumentou em setembro, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O percentual de pessoas com dívidas no país, em atraso ou não, ficou em 65,1%, acima dos 64,8% do mês de agosto e dos 60,7% de setembro do ano passado.

Já os inadimplentes, ou seja, aqueles que têm dívidas ou contas em atraso, somaram 24,5% em setembro, taxa superior aos 24,3% de agosto e aos 23,8% de setembro de 2018. As famílias que declararam não ter condições de pagar suas dívidas chegaram a 9,6%, acima dos 9,5% de agosto, mas abaixo dos 9,9% de setembro de 2018.

Estudo inédito avalia saúde nutricional das crianças brasileiras.

Começa na próxima segunda-feira (7) a penúltima etapa de um levantamento inédito do Ministério da Saúde para saber como está a situação de saúde e nutrição das crianças de até 5 anos de idade. O pesquisador vai medir o peso, a altura e coletar sangue para mapear a situação de saúde desses brasileiros, em todo o país.

Nesta fase, serão visitadas 2.170 residências nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Amapá, que integram o sexto ciclo do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani).

Desde março, 11.300 casas em 17 estados já receberam a visita dos pesquisadores. Até o fim do ano, todas as unidades da Federação serão alcançadas pelo estudo. Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe finalizam a pesquisa com a última fase a partir de novembro. No total, serão estudados 15 mil domicílios em 123 municípios de todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, para confirmar a identidade do pesquisador, que estará com camisas e crachá com o logotipo do ministério, a pessoa pode ligar na hora da visita para o telefone 0800 808 0990.

Assim que chega ao local, o entrevistador explica os procedimentos e entrega um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com detalhes da pesquisa e orientações de como entrar em contato com a coordenação para tirar dúvidas.

Caixa pede que Justiça decrete falência da Odebrecht.

A Caixa Econômica Federal pediu ontem quinta-feira (3) a falência do conglomerado Odebrecht, empresa envolvida em escândalos de corrupção, de acordo com informações da Reuters.

Segundo a reportagem, a Caixa pede ainda que os credores possam nomear uma nova administração tanto no conglomerado como em suas subsidiárias, caso o juiz não ordene a liquidação da empresa.

Essa ação da Caixa coloca a Odebrecht sob mais pressão para que haja uma reestruturação das dívidas em um dos maiores casos de recuperação judicial da América Latina.

O grupo Odebrecht pediu recuperação judicial em junho, com dívidas concursais de R$ 51 bilhões.

Local de prova do Enem será divulgado a partir do dia 16.

Os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão consultar, a partir do dia 16, o local onde farão o exame este ano. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. O local de prova está no Cartão de Confirmação da Inscrição, que poderá ser consultado na Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play.

Além do local de prova, os participantes poderão conferir, no Cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados; entre outras informações.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, recomenda que os participantes, assim que souberem onde farão o exame, façam o trajeto até o local de prova para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar ao local de prova, evitando atrasos no dia da aplicação.

No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 12h, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. O Inep recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação da Inscrição impresso nos dois dias de aplicação do exame e alerta para que não deixem para acessar o documento somente na véspera da prova.

Valor de ingressos nos parques nacionais aumenta em novembro.

Os valores dos ingressos nos parques nacionais serão reajustados a partir de 1º de novembro deste ano, conforme a Portaria nº 547, editada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e publicada no Diário Oficial da União, edição de 27 de setembro de 2019. A atualização obedece ao Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) que, no período de setembro de 2018 a agosto de 2019, ficou em 3,428%. “O acréscimo nas entradas dos parques varia em média de R$ 1 a R$ 2. E ainda há situações que não houve reajuste, devido à regra de arredondamento, como no Parque Nacional de Brasília, que os valores permanecem inalterados”, segundo o ICMBio.

Também há parques em que os ingressos foram atualizados pelo Índice Geral de Preços ao Mercado (IGPM), que no mesmo período ficou em 4,963%. Conforme a Instrução Normativa do ICMBio nº 4, de 15 de setembro de 2014, a regra de reajuste anual é pelo índice IPCA, exceto para os contratos de concessão em que a previsão é pelo índice IGPM. Segundo o presidente do ICMBio, Homero Cerqueira, os valores dos ingressos dos Parques é sempre reajustado pelo ICMBio para repor as perdas inflacionárias, conforme regra estabelecida com os concessionários.

Com o reajuste, o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, um dos mais visitados, o valor do ingresso para o público em geral passará dos atuais R$ 57 para R$ 59. Para os brasileiros, passará de R$ 28 para R$ 30. Os visitantes estrangeiros residentes em países do Mercosul pagarão pelo ingresso de R$ 44 e para os moradores do entorno, que têm desconto de 90%, permanecerá os R$ 6, de acordo com a regra de arredondamento estabelecida pela Instrução Normativa do ICMBio nº 05, de 29 de setembro de 2014.

Já o Parque Nacional da Tijuca passará dos atuais R$ 28, para R$ 30, e na baixa temporada de R$ 14 para R$ 15. No Parque Nacional de Brasília, em razão das regras de arredondamento, os valores dos ingressos permanecem inalterados (sem reajuste), os brasileiros continuam a pagar R$ 14 e o público em geral R$ 28. Já no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha o ingresso para brasileiros e estrangeiros residentes no país, válido por 10 dias, passará de R$ 106 para R$ 111.

A portaria estabelece também valores para serviços técnicos e de visitação, como acampamento, abrigo, filmagens para fins comerciais, estacionamento, mergulho autônomo e permanência de embarcações. Parque Nacional da Serra dos Órgãos, por exemplo, o camping na parte baixa passa de R$ 21 para R$ 22, para a parte alta o valor permanecerá em R$ 11.

PF cumpre mandados contra suspeitos de assaltos a Correios.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na manhã desta sexta-feira (4), em Santa Rita, na Grande João Pessoa, contra suspeitos a roubos à Agências dos Correios na Paraíba. A ação faz parte da quarta fase da Operação Pacificação da Polícia Federal no estado.

Em agosto deste ano, uma dupla de criminosos assaltou a Agência dos Correios de Água Fria, no bairro do Cristo Redentor. Na fuga, os ladrões foram abordados por uma guarnição da Polícia Militar e trocaram tiros. Neste confronto, José Manoel foi baleado e preso, tendo sido trazido à Polícia Federal onde foi lavrado o procedimento. Seu comparsa, ainda não identificado, teria fugido com os valores subtraídos.

Só neste ano, a Polícia Federal já realizou oito operações visando desmantelar organizações criminosas voltadas à prática de roubos e furtos contra os Correios. A ordem da ação de hoje foi expedida pelo Juiz Federal da Vara de João Pessoa.

Brasileiros elegem domingo representantes de conselhos tutelares.

Neste domingo (6), das 9h às 17h, serão realizadas eleições para escolha dos representantes dos conselhos tutelares em todo o país. Trinta mil conselheiros deverão ser eleitos para atuar em 5.956 conselhos em funcionamento em todo o território nacional.

A participação na escolha dos novos conselheiros não é obrigatória. No momento da votação, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e documento de identidade original com foto, ou o aplicativo e-título, da Justiça Eleitoral. Podem votar eleitores cadastrados nos tribunais regionais eleitorais até 14 de junho deste ano.

73% dos consumidores planejam ir às compras no Dia das Crianças; aponta pesquisa.

Última grande festa comemorativa antes do Natal, o Dia das Crianças não deve passar despercebido pelos brasileiros. Mesmo em meio a um cenário econômico desafiador, com alto índice de desemprego e renda achatada, 73% dos consumidores devem ir às compras este ano. É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. No ano passado, 66% compraram presentes na data. Para 2019, a expectativa é de que o varejo movimente aproximadamente R$ 10,3 bilhões.

Apesar dos números expressivos, o levantamento aponta que a maioria dos entrevistados pretende tomar cuidado com as despesas. No total, cada consumidor vai desembolsar, em média, R$ 198,79 com presentes — quantia muito próxima ao previsto ano passado, que foi de R$ 186,92. Entre os presentados estão filhos (48%), sobrinhos (38%), afilhados (18%) e netos (15%).

Além disso, um terço dos entrevistados (33%) planeja adquirir dois presentes, enquanto 25% somente um. No geral, os consumidores vão adquirir cerca de dois presentes. Quanto aos produtos mais procurados no Dia das Crianças estão as bonecas e os bonecos (45%), as roupas e os calçados (33%), os jogos de tabuleiro (26%), além dos carrinhos e aviões de brinquedo (18%).

“Os dados de intenção de compra servem de termômetro para o fim de ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal, principalmente em um momento em que muitos brasileiros estão sentindo os efeitos de um mercado de trabalho retraído e de uma economia que tem demorado a engrenar”, analisa o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Pesquisadores estudam ocorrência de raios invertidos no Brasil.

Por causa da ação do homem, começou a ser observado em vários locais do mundo um tipo de raio “invertido”, que em vez de descer das nuvens e tocar no solo, parte de uma estrutura alta na superfície, tais como torres de telecomunicações, se propagando em direção às nuvens.

No Brasil, esses raios estão sendo observados em locais como na região da Avenida Paulista e no Pico do Jaraguá, em São Paulo, onde há muitas torres instaladas. Só no Pico do Jaraguá, a frequência desse tipo de raios costuma ser de 40 a 50 ocorrências por ano. A maior parte dos raios ascendentes (invertidos) no Brasil ocorre principalmente na transição da primavera para o verão e do verão para o outono.

O estudo é feito no Brasil, nos Estados Unidos e na África do Sul. No Brasil, ele vem sendo tocado por pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Em entrevista à Agência Brasil, Marcelo Magalhães Fares Saba, pesquisador do Inpe e coordenador do projeto, disse que esse tipo de raio passou a existir à medida que o homem foi colocando ou construindo estruturas altas na superfície terrestre como torres de telecomunicações, torres de celular ou arranha-céus.

Ex-gerente da Petrobras paga R$ 30 milhões de fiança para deixar prisão.

O ex-gerente da Petrobras Márcio Ferreira, que teve a condenação anulada ontem pelo STF, pagou fiança de R$ 30 milhões para deixar a prisão, informa o G1.

O valor foi abatido dos US$ 15 milhões que mantinha no exterior e já estavam bloqueados pela Justiça, para reparar danos e pagar multas pela acusação de corrupção e lavagem.

Mais cedo, Edson Fachin determinou a soltura; o processo dele voltará para a fase de alegações finais, última manifestação da defesa antes da sentença.

Pesquisadores estudam lesão pulmonar causada por cigarro eletrônico.

Pesquisadores nos Estados Unidos afirmam que danos nos pulmões de pessoas que sofrem de uma doença respiratória, possivelmente relacionada a cigarros eletrônicos, parecem aqueles provocados pela inalação de substâncias químicas tóxicas.

Os pesquisadores publicaram as descobertas esta semana no periódico New England Journal of Medicine. Eles analisaram a biópsia de tecidos pulmonares de 17 pacientes, que teriam sofrido lesões nos pulmões devido ao uso de cigarros eletrônicos.

Todos os pacientes apresentavam danos em tecidos pulmonares similares aos causados pela inalação de substâncias tóxicas. Os estudiosos acrescentaram que não conseguiram determinar uma causa específica por enquanto.

TRE-RN apresenta novo Sistema de Filiação Partidária na próxima segunda-feira (7).

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), através da Secretaria Judiciária Eleitoral, promove na próxima segunda-feira (07), a partir das 14h, a apresentação do novo Sistema de Filiação Partidária – FILIA. O evento ocorrerá na Sala VIP do TRE, localizada no térreo do edifício-sede, na Av. Rui Barbosa, 215 – Tirol.

O evento tem o objetivo de detalhar as principais mudanças trazidas pela Resolução TSE n°. 23.596, de 20 de agosto de 2019, que institui o FILIA e disciplina o encaminhamento de dados pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral, oportunidade em que o funcionamento será detalhado e as eventuais dúvidas, oportunamente sanadas.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado de R$ 18 milhões.

A Mega-Sena sorteia neste sábado (5) o prêmio acumulado de R$ 18 milhões. O sorteio das seis dezenas do concurso 2.195 será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Caixa, caso aplicado na poupança, o valor do prêmio principal poderia render mais de R$ 61 mil por mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer loja lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 3,50.

quarta-feira, outubro 02, 2019

PF combate grupo criminoso que agia contra veículos dos Correios no RN.

A Polícia Federal deflagrou ontem terça-feira (1/10), a Operação Rodovia visando desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em 11 ocorrências de crimes de roubo a veículos dos Correios ocorridas no período de 15.04 a 27.08.2019, nos municípios de Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Vera Cruz e Bom Jesus/RN.

Cerca de 25 policiais federais estão cumprindo em Natal e São Gonçalo do Amarante/RN, na Região Metropolitana de Natal, 4 mandados de busca e apreensão; 2 mandados de prisão provisória e 1 mandado de prisão preventiva expedidos pela 15ª. Vara Federal de Ceará-Mirim/RN.

Os presos responderão por crimes de roubo duplamente qualificado, organização criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e falsidade ideológica.

Trens da Grande Natal/RN não circularão nesta quinta-feira.

Os trens urbanos de Natal e Região Metropolitana não irão circular nesta quinta-feira (3), feriado dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A informação foi confirmada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Após a última viagem da quarta-feira (2), o sistema só voltará a operar na sexta-feira (4). A primeira viagem na linha Norte (Ceará-Mirim/Natal) sairá às 5h05. Já na linha Sul (Parnamirim/Natal), será às 5h35.

Participação de pais na vida escolar melhora desempenho dos filhos.

De segunda a sexta, a dentista Laudicéia Magalhães, acompanha a filha, Clarice, 16 anos, até a escola. São oito minutos do local onde moram até a Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio Parente Muniz, em Salgueiro (PE). “Eu não abro mão de acordar mais cedo, mesmo quando durmo tarde, para deixar ela na escola. No caminho, conversamos, pergunto como estão as coisas, desejo boa prova, se ela for fazer algum exame”. 

Gestos como este podem ajudar as crianças e adolescentes a terem um melhor desempenho escolar, de acordo com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), exame internacional que avalia estudantes de 15 anos de cerca de 70 países, disponíveis na plataforma de dados educacionais Mapa da Aprendizagem.

A plataforma reúne os dados coletados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no Pisa 2015, que é a última edição com os resultados disponíveis. Nesse ano, o enfoque foi em ciências. 

Entre os estudantes que disseram que os pais se interessam muito pela vida escolar, a média de desempenho em ciências foi 414,08 pontos. Já entre aqueles cujos pais não mostram interesse na escola, a média foi 357,19. A diferença equivale a quase dois anos de estudos entre os dois grupos.

Clarice, que está no 2º ano do ensino médio, é a caçula de três filhos. Além de levá-la para a escola, as duas sempre almoçam juntas. Em casa, cada um dos filhos têm uma prateleira para os livros e materiais didáticos e tem um espaço para estudar. “Mostro para eles que realizar o que eles sonham só depende deles, não depende nem de mim, nem do pai. Se querem ter um carro bom, que estudem, que um dia terão. Se querem uma casa boa, estudem, que vão conseguir. O caminho é esse”, diz Laudicéia.

Cielo, Visa e startup lançam app que permite pagar conta de luz no cartão de crédito.

A startup iq, a Cielo e a Visa acabam de lançar o iq Contas, um aplicativo que centraliza contas de serviços utilitários, como água, luz e telefone, e permite pagamento automático no cartão de crédito.

O app não é gratuito: para usar o serviço, o usuário paga uma taxa fixa de R$ 2,99 por conta paga. Mesmo assim, as empresas defendem que existe uma necessidade do cliente de organizar e monitorar as contas.

“O surgimento de fintechs que centralizam o pagamento de contas é uma tendência mundial. Como protagonistas da indústria, fomos um dos primeiros países a implementar um programa específico com o iq, que incentiva a migração para pagamentos digitais”, diz Marcos Marins, diretor executivo de Expansão da Aceitação da Visa do Brasil.

Novo remédio contra depressão está em fase avançada de testes.

Uma medicação inédita pode mudar os rumos no tratamento de pacientes com depressão grave e risco iminente de suicídio. Trata-se de um medicamento em forma de spray nasal e com ação quase imediata. O Serviço de Psiquiatria do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e um dos 40 HUs vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Hupes/UFBA- Ebserh), há oito anos desenvolve pesquisas com a cetamina e seus derivados, uma droga até então usada como anestésico e analgésico.

A comunidade científica internacional reconhece a cetamina como uma das maiores revoluções em saúde mental das últimas décadas. Várias ramificações das pesquisas conduzidas no Hupes dizem respeito a tentativa de encontrar formas de cetamina acessíveis economicamente e com melhor tolerabilidade para o paciente. Além de já ter beneficiado centenas de pacientes, os resultados encontrados até o momento pelo grupo de pesquisa coordenado pelo psiquiatra e professor da UFBA, Lucas Quarantini, vem sendo apresentado em congressos nacionais, internacionais e revistas especializadas. 

Quarantini destaca que o medicamento é indicado para pacientes com quadros graves e cujos tratamentos já falharam anteriormente no uso de outros antidepressivos. “Esse medicamento é considerado um avanço significativo na condução de tratamentos psiquiátricos. Com ele se criou uma nova classe de medicamentos: os antidepressivos de ação rápida”, explica o psiquiatra.

O fármaco poderá chegar ao mercado em breve no Brasil, após autorização dos órgãos competentes. Caso seja aprovado, seria o primeiro psicodélico utilizado no tratamento de doenças psiquiátricas com respaldo de autoridades sanitárias. O produto está em fase avançada de testes. De acordo com o psiquiatra Lucas Quarantini, a eficácia em adultos já foi comprovada. Os estudos do Hupes agora concentram esforços em testar a medicação em pacientes entre 12 e 17 anos. 

Outro ponto importante ressaltado apontado pelo professor Quarantini é o fato de que diversos hospitais e outras universidades aprenderam as técnicas de aplicação dessa opção de tratamento no Hupes. O grupo de pesquisa faz parte do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) e de pesquisas acadêmicas ligadas ao programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde da UFBA.

SEMTHAS anuncia retorno do Programa do Leite em João Cãmara/RN.

Paralisado há um bom tempo, a Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social de João Câmara, anunciou nesta terça-feira, 02 de outubro, o retorno do programa de distribuição de leite aos beneficiários.

Com o retorno do programa, a SEMTHAS reafirma o seu compromisso com esta política importantíssima, e que o município continua na luta pela garantia de direitos e bem estar da nossa população.

Sesap orienta municípios para Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

O Ministério da Saúde vai promover, a partir do mês de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que buscará a interrupção da circulação do vírus pelo país. A imunização será realizada em duas etapas, com dois públicos-alvo.

A primeira inicia em 7 de outubro e segue até o dia 25 do mesmo mês, tendo como público-alvo crianças de seis meses a 5 anos, sendo 19 de outubro o “Dia D”. No mês de novembro ocorrerá a segunda etapa, com objetivo de imunizar adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. Esse público terá o Dia D em 30 de novembro.

Os dois grupos foram selecionados devido à alta incidência da doença nas respectivas faixas etárias, e terão as doses aplicadas de acordo com a situação encontrada na caderneta vacinal.

Nesta campanha de vacinação será utilizada a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) de diferentes laboratórios produtores, para a vacinação das crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. Para os adultos jovens de 20 a 29 anos de idade serão utilizadas as vacinas tríplice viral e dupla viral (sarampo e caxumba).

O Programa Estadual de Imunização reuniu gestores de todos os municípios sede das regionais e as próprias Unidades Regionais de Saúde Pública do Estado para passar as informações gerais e orientar que os municípios do interior discutam suas estratégias e disseminem as informações repassadas.

Nova fase da Lava Jato no RJ mira funcionários da Receita Federal.

A força-tarefa da Lava Jato no RJ tenta prender nesta quarta-feira (2) 14 pessoas. A Operação Armadeira mira um esquema de extorsão dentro da Receita Federal.

A própria Receita e a Polícia Federal (PF) mobilizaram 32 equipes. Um dos procurados é o auditor Marco Aurélio Canal, supervisor de Programação da Receita na Lava Jato do Rio.

Segundo as investigações, esses funcionários da Receita extorquiam de empresários alvos da Lava Jato em troca de redução ou cancelamento de multas.

Caroline Maciel é a nova Procuradora Regional Eleitoral do RN.

A sessão plenária de ontem terça-feira (1º) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte marcou o início do mandato de Caroline Maciel como a nova Procuradora Regional Eleitoral do RN. Ela passa a representar o Ministério Público na Corte Eleitoral potiguar durante os próximos dois anos.

“A sessão plenária passada foi a tristeza da despedida e hoje é a alegria da chegada. Recebemos a Dra. Caroline Maciel, que chega para abrilhantar a Corte, representado a PRE. Destacou-se bastante nos serviços prestados na Procuradoria da República do nosso estado e agora assume como a segunda mulher a ocupar o cargo de Procuradora Regional Eleitoral, vindo contribuir com os serviços da Justiça Eleitoral potiguar. Seja bem-vinda!”, ressaltou o presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo.

Caroline Maciel, que também foi saudada pelos demais membros da Corte, comentou a honra em assumir essa nova missão. “Entendo que a função eleitoral é uma das mais importantes do Ministério Público. Na medida em que cabe ao Ministério Público, assim como a Justiça Eleitoral, tutelar a lisura do processo eleitoral, pode-se concluir que, cada vez que conseguirmos legitimamente impugnar um candidato, será uma maneira de estarmos protegendo a sociedade. Mas não nos cabe somente a tutela da lisura do processo eleitoral, cabe-nos também a adoção de medidas que possam fortalecer a democracia, resguardar o pluralismo político e estimular a participação dos diversos segmentos da sociedade na vida política do país, de forma que o povo brasileiro, na sua diversidade, seja adequadamente representado”, afirmou.

A sessão foi prestigiada pelos familiares e assessores de Caroline Maciel, bem como pela procuradora-chefe da PR/RN, Cibele Benevides – que já atuou como representante do Ministério Público no TRE-RN.

Maior livraria flutuante do mundo está no Rio de Janeiro.

O navio Logos Hope, considerado a maior livraria flutuante do mundo, com seus 132,5 metros de comprimento e nove andares, vai permanecer ancorado no Píer da Praça Mauá, zona portuária da capital fluminense, até o próximo domingo (6). A embarcação chegou ao Rio de Janeiro no último dia 18, vinda de Santos (SP), onde ficou ancorada no mês de agosto, depois de visitar a Argentina.

O navio pertence à organização internacional cristã Good Books for All Ships (GBA Ships), sediada na Alemanha, que já teve outros três navios livrarias com os quais começou a navegar na década de 1970. Atualmente, apenas o Logos Hope percorre o mundo oferecendo aos visitantes cinco mil títulos em inglês e português, no total de 800 mil livros, divididos entre literatura infantil, culinária, ciência, hobbies, autoajuda, liderança, dicionários, literatura cristã, entre outros segmentos literários. Há alguns títulos também em espanhol.

Para adquirir um livro, a pessoa pode pagar em dinheiro, no caso do Brasil em reais, ou em cartão de crédito com bandeira internacional Visa ou Mastercard.

Caern planeja construir adutoras no RN e aumentar distribuição de água potável.

Um novo programa desenvolvido pela Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) está pretendendo construir e ampliar cerca de 20 adutoras no interior do estado para aumentar a eficiência de distribuição de água potável. O “Águas para o RN”, lançado nos 50 anos da Companhia, está orçado em R$ 1 bilhão de reais, dos quais parte desse valor será captado via parceria público-privada.

De acordo com o diretor-presidente da Caern Roberto Linhares, o projeto tem como objetivo principal “universalizar a água em todo o estado do Rio Grande do Norte”, priorizando os municípios que, atualmente, estão em colapso. “Universalização, que a gente fala, é cobertura: chegar a água tratada e de qualidade para os cidadãos que estão sob o contrato da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte”.

Alcolumbre quer votar Previdência em segundo turno até dia 10.

Apesar de pressões de governadores que querem obter recursos da cessão onerosa, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse hoje (1º) que pretende concluir a votação da reforma da Previdência em segundo turno até o dia 10.

Diversos parlamentares, pressionados pelas bancadas estaduais, pretendem adiar a votação para o dia 15, caso a distribuição dos 30% do dinheiro da cessão onerosa por estados e municípios não esteja definida.

Cães farejadores são usados no controle da febre suína no Japão.

O aeroporto de Narita, nas proximidades de Tóquio, intensificou medidas de vistoria para combater a febre suína africana, que vem se alastrando pela Ásia.

Autoridades aeroportuárias aumentaram o número de cães a partir desta terça-feira (1) visando impedir a entrada de produtos suínos contaminados.

Focos da doença foram registrados em várias partes da Ásia, como China, Vietnã e Coreia do Sul.

O vírus não é perigoso para seres humanos, mas é altamente contagioso e quase sempre fatal para os porcos. O ministério da Agricultura do Japão informou que ainda não foi criada uma vacina.
Nenhum caso de contágio foi registrado no Japão até agora, mas em janeiro o vírus foi encontrado em linguiças de porco trazidas da China, no aeroporto Internacional Chubu Centrair, na região central do Japão.

No aeroporto de Narita, cães farejadores são utilizados para detectar produtos suínos na bagagem de passageiros chegando ao Japão.

O serviço de quarentena de animais informa que há grandes preocupações sobre a situação depois da confirmação do contágio da febre suína em setembro na Coreia do Sul, país vizinho ao Japão.

Senado aprova texto-base da reforma da Previdência.

O Senado aprovou em primeiro turno na noite de ontem terça-feira (1º) o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência, por 56 votos a 19.

Até a última alteração desta reportagem, os senadores ainda analisavam os chamados destaques, possíveis alterações ao texto da proposta. A conclusão da votação dependia da análise dos dez destaques apresentados.

Saiba como cada senador votou

OAB/RN realiza ato de desagravo em Santa Cruz/RN nesta quarta.

Os advogados e advogadas da região Trairi e Seridó realizam um ato de desagravo na Câmara Municipal de Santa Cruz, nesta quarta-feira (02), às 10h.

O evento acontece após o advogado Thiago Jofre ter sofrido um atentado violento na casa legislativa, durante o processo de sucessão municipal, no final de 2018.

Senado mantém abono salarial para quem ganha até dois mínimos.

Pressionado pela queda no quórum, o governo sofreu uma derrota na votação de um dos destaques da reforma da Previdência. Na madrugada desta quarta-feira (2), o Plenário do Senado derrubou a restrição do abono salarial a quem ganha até R$ 1.364,43. Com a retirada do ponto da proposta de emenda à Constituição (PEC), a economia com a reforma da Previdência cai para R$ 800,2 bilhões nos próximos dez anos. 

Com a derrota, o abono salarial continuará a ser pago aos trabalhadores - com carteira assinada há pelo menos cinco anos - que recebem até dois salários mínimos. A restrição do pagamento do abono salarial geraria economia de R$ 76,2 bilhões ao governo nos próximos dez anos, segundo o Ministério da Economia.

O governo precisava de 49 votos para derrubar o destaque apresentado pelo Cidadania e manter a restrição ao abono salarial, que constava do texto aprovado pela Câmara dos Deputados e pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, mas teve sete votos a menos que o necessário. O destaque obteve 42 votos sim (que manteria o texto da Câmara) e 30 votos não (que retiraria o ponto da reforma), mas a maioria foi insuficiente para manter a restrição.