sábado, maio 05, 2018

Correios vão fechar 513 agências e demitir 5,3 mil

Os Correios decidiram fechar nos próximos meses 513 agências próprias e demitir os funcionários que trabalham nelas, o que deve atingir 5.300 pessoas.

A medida foi aprovada em reunião da diretoria em fevereiro e é mantida em sigilo pela empresa. Quem participou dela teve de assinar um termo de confidencialidade, o que não é usual.

Na lista há agências com alto faturamento. Em Minas, das 20 mais rentáveis, 14 deixarão de funcionar. Os clientes serão atendidos por agências franqueadas que funcionam nas proximidades das que serão fechadas.

'O PT não vai tirar o Lula, nem oferecer outro candidato', diz Dilma em Londres

A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (5), que o PT vai manter Luiz Inácio Lula da Silva como o nome do partido nas eleições presidenciais de outubro mesmo se ele não puder ser candidato. A petista também disse que este "não é o momento" de apoiar outra legenda na eleição, mas sim de defender a candidatura de Lula sem pensar em "plano B".

"O PT não vai tirar o Lula, nem oferecer outro candidato. Vamos manter. Nós não retiraremos o Lula das eleições. Ele participará como referência (...), resta saber se vai participar como candidato", disse Dilma, durante palestra em Londres, no Brazil Forum UK, evento organizado por estudantes brasileiros de universidades britânicas.

A ex-presidente afirmou ser a favor de uma aliança dos partidos de esquerda, e até mesmo que nomes de outras legendas ocupem a cabeça de chapa numa eventual coligação com o PT, mas não nas eleições de 2018. 

"Seria muito importante para as próximas eleições (apoiar outros nomes). Para essa, nos enfraquecerá muito se Lula não for candidato", justificou a presidente.

Ela argumenta que o PT não pode discutir um "plano B" porque Lula é inocente.

Além de ter sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), que aumentou a sentença de 9 anos e seis meses para 12 anos e 1 mês, Lula teve a prisão decretada em abril depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) recusou, por 6 votos a 5, o pedido de habeas corpus do petista para que ficasse em liberdade até que se esgotassem todos os recursos.

Com a condenação em segunda instância, Lula também pode ser impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa. Ainda assim, Dilma insiste que o PT vai manter o nome do ex-presidente na disputa.

"Seria absurdo discutir plano B. Isso não significa que eu ache que os candidatos do futuro serão todos do PT. Acho que é possível (candidatos de outras legendas), principalmente porque nós vamos ter que passar o bastão para as novas gerações", completou.

Dilma lembrou que, no ato que Lula fez em São Bernardo do Campo antes de se entregar à Polícia Federal, ele "levantou o braço de algumas pessoas". Na ocasião, Lula exaltou o nome dos pré-candidatos do PSOL, Guilherme Boulos, e do PCdoB, Manuela D'Ávila.

Governador da PB anuncia concurso com mil vagas na PM

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), anunciou nesta segunda-feira (5) que o Estado fará concurso com mil vagas para a Polícia Militar. A novidade vem como uma resposta à onda de violência, ataques a bancos e crimes que são registrados diariamente.

“Estarei até o dia 23 de março lançando o edital para mil vagas na área da Policia Militar”, afirmou. Segundo ele, serão 500 empossados neste ano e mais 500 no próximo ano, já no mandato do novo governador.

Enquanto comentava sobre o futuro concurso, Ricardo Coutinho disse que, além da economia, o outro grande problema do país é a segurança pública, mas defendeu que a Paraíba está entre os estados que têm os menores índices de violência do Brasil.

O novo concurso da PM foi anunciado durante o programa semanal de rádio que o governador apresenta em uma emissora estatal de João Pessoa. Os detalhes do certame deverão ser divulgados nas próximas horas pela Secretaria de Comunicação do Estado.

Maratona de Natal modifica trânsito em avenidas da zona Sul

No próximo domingo (6), acontecerá a Maratona da Cidade do Natal, evento esportivo com participação de vários atletas do Brasil e do mundo. Esta é a primeira vez que o evento acontece na capital Potiguar e conta com o apoio da Prefeitura do Natal. A Maratona faz parte da edição 2018 do Calendário Esportivo da cidade.

A Maratona terá quatro percursos -5km, 10km, 21km e 42km – divididos em categorias para ACDs (Atletas com Deficiências) e atletas masculino e feminino. No percurso de 5km, os atletas cadeirantes vão disputar exclusivamente nesta prova, já os demais ADCs (portador de deficiência visual, amputados de membros inferiores e demais deficiências) poderão disputar todas as outras. A largada será às 5h20, da Avenida Romualdo Galvão com retorno antes da rotatória Ótica, na Coronel Norton Chaves.

Os atletas que vão disputar as provas de 5km e 10km sairão da Avenida Romualdo Galvão às 6h, seguindo o percurso pela rua Djalma Maranhão, Mor Gouveia e retorno na Avenida Solon de Miranda Galvão.

Às 5h30 será dada a largada para os atletas que vão disputar os 21km e 42km, com o pelotão de elite feminino e masculino (que são os atletas que possuem um currículo de tempos mínimos em provas oficiais), seguido pelos demais corredores. Na prova dos 21km o percurso sairá da Romualdo Galvão em direção à Avenida Engenheiro Roberto Freire, Senador Dinarte Mariz e Via Costeira, com retorno no Parque das Dunas.

O percurso da prova de 42km será o mesmo das outras provas, porém, se estenderá até a altura do Hotel Pirâmides, na Via Costeira, onde os atletas farão o retorno até a linha de chegada na Romualdo Galvão.

As regras de participação das provas que compõem a Maratona de Natal seguem o Regulamento Geral de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e da regra 240 da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que estabelece as condições para a realização das provas de rua e para o reconhecimento dos seus resultados.

Para mais informações, acesse: www.maratonadonatal.com.br.

Nasa lança missão espacial rumo ao “coração de Marte”

A missão InSight da Nasa, que tem como objetivo analisar o “coração de Marte”, decolou com sucesso do Space Launch Complex-3 na Base Aérea Vandenberg, na Califórnia neste sábado (5).

O foguete United Launch Alliance Atlas V 401 leva no interior um veículo robótico que será o encarregado de explorar o núcleo de Marte para ampliar o conhecimento humano sobre a formação marciana e a de outros planetas rochosos, como a Terra.

O lançamento ocorreu sem problemas às 4h05 (hora local; 8h05 em Brasília) e a previsão é que o foguete aterrisse no planeta vermelho no dia 26 de novembro.

Esta é a primeira vez que uma missão espacial tem como único objetivo analisar as entranhas do segundo menor planeta do Sistema Solar, depois de Mercúrio.

Até agora, as missões a Marte capturaram imagens da superfície, estudaram rochas, escavaram a terra e procuraram indícios da água em Marte, mas o interior do planeta nunca foi observado.

“Cerca de 99% deste planeta nunca foi observado. Vamos estudá-lo com nosso sismômetro e a nossa sonda de fluxo de calor pela primeira vez”, afirmou Bruce Banerdt, principal pesquisador da InSight, em coletiva de imprensa antes do lançamento.

Para o diretor de ciências planetárias da Nasa, Jim Green, esta missão planetária “fantástica” ajudará a humanidade a compreender a composição da crosta, do manto e do núcleo de Marte e dará uma ideia de como se originou o Sistema Solar.

A missão, que terá quase dois anos e percorrerá a partir de hoje os 485 milhões de quilômetros que separam a Terra e Marte, é financiada e coordenada majoritariamente pelos Estados Unidos, mas também conta com a participação de países europeus.

No total, os EUA investirão US$ 813 milhões no projeto, enquanto Alemanha e França somarão cerca de US$ 180 milhões em pesquisas relacionadas.

Presidente do PRP em João Câmara Erinaldo Gomes, marca Convenção do PRP 44 para esta terça(08), das 8 às 17hs na câmara Municipal.


O presidente do PRP em João Câmara/RN Erinaldo Gomes, solicitou a Câmara Municipal de João Câmara para realizar a convenção do "PRP 44" Nesta terça-feira(08), das 8 às 17hrs,, visando a possível eleição suplementar em João Câmara próximo dia 03 de Junho do corrente ano.

Erinaldo atualmente é o secretário municipal de Finanças do município de João Câmara.

Fiern divulgará no domingo pesquisa sobre as eleições 2018

A partir das 7 horas da manhã deste domingo (6) o Rio Grande do Norte ficará sabendo quem são os preferidos dos eleitores para a presidência da República, governo do estado e senado. Nesse horário a FIERN inicia, exclusivamente pelo Twitter (twitter.com/sistemafiern), divulgação da pesquisa de opinião sobre as eleições 2018.

Às 14 horas do domingo (6) a pesquisa estará disponível na íntegra no portal da FIERN.

Registrada na justiça eleitoral sob os números RN-01096/2018 e BR-08786/2018, a pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar” foi realizada em todo o estado pela Certus para a Federação das Indústrias. Vários cenários eleitorais são levantados junto aos eleitores.

O levantamento também mediu a rejeição dos pré-candidatos à presidência da república, ao governo do estado e ao Senado, bem como apurou os índices de rejeição do presidente Michel Temer e do governador Robinson Faria.

Esquilo do WhatsApp trava seu celular; veja o que fazer

Com certeza você já recebeu uma mensagem no WhatsApp uma mensagem com o emoji de um esquilo acompanhado do texto “aperte-no-esquilo”. Se você controlou a curiosidade e não tocou, saiba que a mensagem é capaz de travar o aplicativo e até o celular.

De acordo com o site de tecnologia Techtudo, a falha afeta celulares Android, mas não se trata de um vírus. Para ser resolvida, é necessário fechar e abrir o app ou reiniciar o celular.

O ideal é controlar o dedo e não pressionar o esquilo, além de não compartilhar a mensagem.

Ainda segundo o Techtudo, a falha acontece quando um conjunto com mais de 4 mil caracteres ocultos é enviado em apenas uma mensagem. A quantidade é acima da suportada pelo aplicativo.

Neymar treina na academia, e Thiago Silva tieta: "Que alegria, falta pouco"



Neymar está de volta ao PSG. Após o tempo no Brasil em recuperação da fratura no quinto metatarso do pé direito, o craque se apresentou no CT do clube francês e foi recepcionado pelos companheiros, entre eles, claro, o capitão Thiago Silva. Via Instagram, o zagueiro postou foto com Ney e na manhã deste sábado e celebrou a volta do amigo.

- Feliz de te ver - publicou ele. 

Além disso, o zagueiro também publicou um vídeo em que o camisa 10 aparece fazendo exercícios com a perna na academia.

- Que alegria, irmão, de te ver assim. Falta pouco - disse Thiago Silva. 

Neymar não deve mais jogar pelo PSG na temporada. No entanto, estará provavelmente presente no Stade de France, na próxima terça-feira, para acompanhar a final da Copa da França, entre o Paris e Les Herbiers, da terceira divisão. Ele também é esperado no evento de gala da Fundação PSG e em uma pequena festividade organizada pelo clube para antes do duelo contra o Rennes – o último da temporada no Parque dos Príncipes, no dia 12 de maio. 

Convenção do PSD de João Câmara/RN, acontece nesta terça(08), das 8 as 22hs na casa da Cultura.

Nesta terça-feira(08), das 8 as 22hrs, a presidente do PSD em João Câmara/RN Maria Gorete Leite, solicitou a casa da Cultura para realizar a convenção do "PSD" local, visando a possível eleição suplementar em João Câmara/RN próximo dia 03-06.

Azul define preços de voos do Aeroporto de Mossoró/RN

A retomada dos voos comerciais no Aeroporto Dix Sept Rosado ocorre durante a realização do melhor e mais cultural São João do País, o Mossoró Cidade Junina. A data de estreia da linha aérea é 13 de junho, quando também o Município comemora a resistência ao bando de Lampião. Nesta sexta (04), a Azul Linhas Aéreas anunciou os preços das passagens aéreas de ida e volta para Recife.

A expectativa da Prefeitura de Mossoró é que os voos vão possibilitar aumento no número de visitantes para a festa junina. “O Município vê com bastante satisfação o início de uma linha regular de voos comerciais. Mais importante ainda é ver que essa retomada ocorre durante o Mossoró Cidade Junina e em uma data histórica. Sabemos que a linha vai beneficiar diretamente a economia da nossa cidade e região, movimentando o nosso turismo de eventos e também o de negócios”, explica a prefeita Rosalba.

De acordo com informações do site oficial da empresa, os preços de bilhetes dos voos Mossoró/Recife e Recife/Mossoró custarão, sem bagagem, R$ 123,87 e R$ 141,07, respectivamente. Segundo a companhia, os clientes que partirem de Mossoró poderão chegar a cidades como São Paulo por meio dos aeroportos de Viracopos e Guarulhos. Ainda será possível conectar-se a Belo Horizonte (Confins), Rio de Janeiro (Galeão), Fortaleza, Salvador, Juazeiro do Norte, Natal, Teresina, Maceió, Aracajú, Petrolina, São Luís, João Pessoa, Belém e também dois dos destinos internacionais operados pela empresa nos Estados Unidos, Fort Lauderdale e Orlando.

A Azul informou que a operação ocorre três vezes por semana, com expectativa de chegar a seis até novembro.

Acidente com ônibus e dois carros na BR-373, em Candói, deixa nove mortos

Um acidente entre dois carros e um ônibus deixou nove mortos na madrugada deste sábado (5) na BR-373 em Candói, na região centro-sul do Paraná, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Mais de 30 pessoas estavam no ônibus, conforme a PRF. Eles foram levados a hospitais da região.

O ônibus, ainda segundo a PRF, foi contratado por um consórcio de saúde de municípios da região de Realeza, que fica no sudoeste do estado.

O que foi informado pela PRF é de que um dos automóveis teria feito uma ultrapassagem proibida e bateu de frente com o ônibus. Conforme a PRF, o outro carro fugiu e foi encontrado em uma plantação a cerca de 700 metros do local do acidente.

Inscrições no Enem começam segunda-feira

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, na Página do Participante.

O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF e do documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou celular, que serão usados para enviar informações sobre o exame. Também deve ser indicado o município onde o candidato quer realizar o exame e a língua na qual quer fazer a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Adolescente é estuprada e queimada viva na Índia.

Dois homens queimaram uma adolescente viva em sua casa no Leste da Índia, um dia depois de estuprá-la, informou neste sábado a polícia, em um novo caso de violência sexual a chocar o país.

A jovem de 16 anos foi raptada em Chatra, uma aldeia na região do estado de Jharkhand quando a família estava em um casamento, e foi estuprada pelos homens na quinta-feira em um parque florestal, segundo a polícia local. A família denunciou o crime ao Conselho local, que ordenou que os acusados pagassem uma indenização de 50 mil rúpias (cerca de US$ 770). O Conselho local, uma entidade formada pelos membros mais velhos da comunidade, geralmente resolve disputas, evitando assim que os casos sigam para sistema Judiciário indiano, lento e caro.

Segundo a polícia, esta decisão irritou os homens, que espancaram os pais da jovem antes de atearem fogo nela, indicou à AFP um funcionário da polícia local, Ashok Ram.

- Os dois homens fugiram. Uma investigação sobre o caso foi aberta - disse ele.

Apesar disso, ainda neste sábado o magistrado indiano Jitendera Singh mandou prender 14 pessoas acusadas de envolvimento do caso.

A Índia reforçou suas leis para os crimes de agressão sexual em 2013, depois de um estupro coletivo em Nova Déli. Mas a violência sexual é comum no país, com 11 mil casos de estupros infantis registrados em 2015.

Em 2016, foram registrados cerca de 40.000 casos de estupro na Índia, mas estima-se que muitos mais não foram denunciados porque na patriarcal sociedade indiana as vítimas de crimes sexuais também sofrem de um estigma.

Que Fazer uma Pós-graduação a totalmente a Distância, fale comigo.

Atenção você que já terminou a sua Graduação, Licenciatura ou Curso de Tecnólogo, eu estou trabalhando com Pós-graduação totalmente a distância, ao total são mas de 400 cursos nas áreas Educacional, Empresarial, Saúde, Social, Jurídica e Engenharia.

Mais detalhes entrar em contato comigo Valdemar Tibá, Telefone: (84) 99158-6004 ou e-mail: valdemartiba@bol.com.br

Oportunidade: Vende-se casa de repasse no Condomínio Vila Verde em João Câmara/RN.

Pra você que quer realizar o sonho da casa própria, tá aqui uma grande oportunidade para adquirir a sua casa que está localizado numa das áreas que mais cresce e mais valorizada na cidade, o Condomínio Vila Verde.

A casa têm garagem, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e é toda murada.

Valor a negociar.

Contato: 99158-6004

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 22 milhões neste sábado

O sorteio 2.037 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (5) em Xanxerê (SC).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor integral do prêmio, na poupança, renderia mensalmente R$ 82 mil. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50. 

Bancos ampliam caixas compartilhados; clientes reclamam de cédulas

Os bancos estão substituindo cada vez mais os caixas eletrônicos próprios por terminais de autoatendimento do do Banco24Horas, uma rede que permite compartilhar o mesmo equipamento entre várias instituições financeiras.

Em julho de 2014, os bancos fizeram um acordo para ampliar o compartilhamento dos caixas eletrônicos. A ideia era substituir, em quatro anos, “uma parcela” dos caixas eletrônicos que ficavam fora de agências bancárias por terminais da rede Banco24Horas. Na assinatura do acordo, o Banco24Horas contava com 15.300 terminais de autoatendimento. Atualmente, são mais de 21.800 caixas eletrônicos instalados, em cerca de 11 mil estabelecimentos comerciais, em 620 cidades.

O objetivo dos bancos é tornar o Banco24Horas a rede externa de atendimento, mas há clientes que reclamam dos serviços disponíveis. Em Brasília, por exemplo, uma das reclamações é quanto as cédulas disponíveis nos terminais: R$ 20 e R$ 50, somente. A enfermeira Patrícia Alves Branquinho, 41 anos, considera positivo ter a rede disponível no comércio e nos terminais de ônibus e metrô, mas reclama do valor das cédulas. “Esses caixas ajudam muito porque, às vezes, estou em um lugar que não tem um banco perto. O problema é que só tem nota de R$ 20 e R$ 50”, disse.

O cobrador Kleber Willian Oliveira da Conceição, 39 anos, contou que tentou sacar um valor inferior a R$ 50, mas não conseguiu. “Fui sacar uma vez e só tinha nota de R$ 50. Eu nem precisava de todo esse valor, mas fui obrigado a sacar por não ter outra opção”, disse.

Em nota, a TecBan, responsável pela rede Banco24Horas, informou que os caixas eletrônicos da Rede Banco24Horas em Brasília são abastecidos com notas de R$ 20 e R$ 50. “Os valores disponíveis para saques nos terminais de autoatendimento da Rede são definidos de acordo com a disponibilidade de notas de cada região. Em razão da demanda, as máquinas podem ficar momentaneamente com apenas um tipo de cédula até o próximo abastecimento. Esses valores garantem uma grande variedade de combinações e atendem às principais necessidades da população”, disse a TecBan.

Os serviços disponíveis na rede compartilhada dependem de cada banco. De acordo com as informações disponíveis no site da rede, há instituições que oferecem apenas consulta a saldos e extratos, saques e pagamentos. Em outros bancos, há opção também de fazer empréstimos e transferências.

A TecBan lembra que o pacote de serviços que o consumidor possui em seu banco inclui as operações feitas no Banco24Horas, no caixa eletrônico do banco e nas transações realizadas nas agências bancárias. “Caso o consumidor não tenha um pacote de serviços, a resolução 3.919 do Banco Central garante aos clientes, com conta corrente pessoa física, o benefício de efetuar, todo mês, até quatro saques sem tarifa, duas transferências, dois extratos, dentre outros, nos canais que compõem a rede de atendimento do banco, incluindo o Banco24Horas”, acrescentou.

Segundo a TecBan, o compartilhamento contribui para reduzir os custos operacionais e de manutenção dos bancos. “Uma grande vantagem do Banco24Horas é a população poder usar mais de 40 bancos no mesmo caixa eletrônico. A Rede também beneficia os proprietários do varejo com o aumento do fluxo de pessoas, do ticket médio [valor médio das vendas] e do faturamento de suas lojas. Além disso, os terminais ajudam a tornar os estabelecimentos pontos de referência nas suas regiões, aumentando o portfólio de serviços disponibilizados aos consumidores e colaborando, também, com a fidelização”, defendeu a TecBan.

Procurada, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) preferiu não se manifestar sobre o assunto.

Cadastramento eleitoral termina na próxima quarta-feira

Os eleitores que ainda não estão em dia com a Justiça Eleitoral têm até o dia 9 de maio de 2018 para regularizar a sua situação. Para isso, o eleitor deve comparecer ao local de atendimento da Justiça Eleitoral, na sua cidade, portando documento de identificação com foto, comprovante de residência atual, título antigo (caso tenha) ou o título digital (e-Título). Para os homens, também é necessário levar o Certificado de Alistamento Militar ou Reservista (somente para quem for fazer o 1º Título).

Importante reforçar que caso um eleitor de outra cidade precise regularizar a sua situação, ele deve procurar o cartório do seu domicílio eleitoral. Em Natal, estão sendo atendidos somente os eleitores com domicílio eleitoral na capital. Os atendimentos em Natal estão concentrados no Fórum Eleitoral, na avenida Rui Barbosa, s/n, Tirol, com funcionamento das 08h às 14h. O TRE-RN reforça que na capital, não estão ocorrendo atendimentos nas Centrais do Cidadão.

Nas cidades do interior do estado, os atendimentos continuam normalmente nos Cartórios Eleitorais, boxes de atendimento das Centrais do Cidadão e nos Postos de atendimento, com horário de funcionamento das 08h às 13h.

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Filipinas

Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu nesta madrugada a cidade de Pandan, na ilha de Catanduanes, no noroeste das Filipinas, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (Phivolcs, na sigla em inglês) também reportou terremoto de potência 6,0 a 46 quilômetros de Pandan e hipocentro a 21 quilômetros de profundidade.

Depois do evento, que ocorreu às 14h45 local (3h45 pelo horário de Brasília), o Phivolcs informou outros cinco tremores mais fracos, com magnitudes que variaram de 1,5 a 2,5. O Instituto disse que não eram esperados danos decorrentes dos terremotos.

América defende liderança do grupo neste sábado

O América entra em campo na tarde deste sábado (5) pela 3ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro. O adversário é o Belo Jardim-PE. O jogo será às 16 horas, no estádio Mendonção, na cidade com o mesmo nome do time.

Com quatro pontos, o Alvirrubro lidera o grupo A6 da competição. O time pernambuco tem dois e divide a segunda posição com o Imperatriz-MA. A partida pode valer a liderança da chave para o vencedor.

Em campo, o técnico Ney da Matta não terá o lateral direito Hudson, os volantes Gercimar, Judson e Robson, e o meia Cascata, entregues ao Departamento Médico.

A partida será transmitida pelo canal oficial do América no YouTube.

TRF4 nega pedido de anulação da condenação de Lula

A vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, negou hoje (4) recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a decisão da 8ª Turma do tribunal, que condenou o réu a 12 anos e 1 mês, com execução provisória da pena de prisão.

O pedido havia sido protocolado no dia 27 de abril pela defesa do ex-presidente. Os advogados apontaram supostas violações cometidas pelo juíz federal Sérgio Moro, entre elas a falta de comprovada relação entre contratos com a Petrobras e o favorecimento ilícito considerado na sentença. A defesa alega que a 13ª Vara de Curitiba não teria competência para julgar a ação.

Segundo a desembargadora, embora presente o periculum in mora (perigo na demora) decorrente da prisão do réu, não estariam preenchidos os demais requisitos necessários ao deferimento da medida, que são a possibilidade de admissibilidade dos recursos junto aos tribunais superiores e a probabilidade de acolhimento das teses levantadas pela defesa.

“Vale dizer, somente com argumentos sólidos e passíveis de acolhimento pelas instâncias superiores, do ponto de vista da legalidade e constitucionalidade, é que se pode obstaculizar o cumprimento do julgado emitido pela Corte Regional”, afirmou a desembargadora.

Tumor de quase 60 quilos é retirado do ovário de professora nos Estados Unidos

Um tumor de quase 60 kg foi removido do ovário de uma mulher no Hospital Danbury, nos Estados Unidos. A equipe médica trabalhou por cinco horas na cirurgia realizada no dia 14 de fevereiro. O caso foi divulgado três meses depois, quando a paciente, que é professora, retomou suas atividades norma.

A paciente de 38 anos, que não teve a identidade revelada, contou que o tumor começou a crescer cerca de 4,5 quilos por semana em novembro de 2017. Com o rápido ganho de peso, ela procurou um ginecologista, que constatou a grande massa ovariana após exames.

“Eu poderia esperar ver um tumor de 11kg, mas um de 60kg é muito raro. Quando conheci a paciente, ela estava extremamente desnutrida porque o tumor estava em seu trato digestivo. Ela usava uma cadeira de rodas por causa do peso do tumor”, afirmou Vaagn Andikyan, médico oncologista ginecológico do Western Connecticut Health Network.
Os médicos concluíram que o tumor era benigno, ou não-cancerígeno, e que não tinha se espalhado para fora do ovário. Apesar disso, continuava sendo uma ameaça à vida da paciente, uma vez que comprimia vasos sanguíneos próximos.

O tumor, que tinha 100 centímetros, se originou nas células epiteliais que revestem o ovário e era “mucinoso”, o que significa que foi preenchido por uma substância gelatinosa produzida pelas células tumorais de acordo com Andikyan, em entrevista à CNN. 

Em duas semanas, a equipe médica desenvolveu e praticou planos para cinco cenários diferentes. Ao fim, foi possível realizar uma única cirurgia, na qual eles retiraram o tumor, o ovário esquerdo, a trompa esquerda e o tecido que estava aderindo ao ovário da paciente. O excesso de pele foi removido e o abdômen, reconstruído. Como útero e ovário direito foram salvos, a mulher pode ter filhos se assim escolher, segundo Andikyan.  

"A parte boa desta história é que conseguimos salvar seus órgãos reprodutivos", disse. "Ela não está interessada em ter mais filhos, mas se ela quiser, terá possibilidade. Nós tivemos muito cuidado para evitar danos aos órgãos reprodutivos subjacentes."

Patologistas do hospital de Danbury estão realizando testes genéticos no tumor. Eles querem entender por que ele cresceu tão rapidamente para que o caso seja esclarecido.

Três meses após a cirurgia, a paciente está se recuperando bem e voltou a trabalhar como professora. "Felizmente ela não exigiu nenhum tratamento adicional. Ela está de volta a uma vida normal, está de volta ao trabalho e, quando a vi em meu escritório, vi sorrisos, vi esperança e vi uma mulher feliz que estava de volta a sua vida normal e a sua família ", acrescentou Andikyan à CNN.

Henrique Alves vai para prisão domiciliar e afirma que cumprirá promessa de não ser mais candidato

O advogado Ezequias Pegado Cortez, que atua na defesa do ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB), afirmou nesta sexta-feira, 4, que o peemedebista chorou e ficou “muito emocionado” ao ser informado da decisão judicial que autorizou sua saída da prisão. Preso preventivamente há dez meses, Henrique conseguiu um habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e passará a cumprir prisão domiciliar.

Segundo Ezequias, além de ter chorado com a notícia de que seria libertado, Henrique Alves reafirmou que “vai cumprir todo o seu compromisso com a Justiça, inclusive que não será candidato”.

“Ele deixou a política. Não será mais candidato. É uma decisão definitiva. Ele assumiu este compromisso diante do juiz Eduardo Guimarães [titular da 14ª Vara Federal do Rio Grande do Norte]”, revelou o advogado.

Sistema eletrônico aumenta emissão de vistos para turista estrangeiro

Em abril, a emissão de vistos para cinco países teve crescimento representativo em relação ao mesmo mês do ano passado. As solicitações subiram 74% para canadenses, 52% para australianos, 44% para norte-americanos e 25% para japoneses.

Segundo o Ministério do Turismo, o acréscimo é consequência da implantação de um sistema eletrônico para a obtenção de vistos (E-visa). Por meio deste programa, os turistas destes países podem fazer a solicitação pela internet. O tempo de análise e entrega do documento dura três dias. No procedimento normal, o prazo chega a 40 dias.

O sistema eletrônico de emissão de vistos foi instituído inicialmente para australianos, em novembro de 2017. Em janeiro, a funcionalidade foi estendida para Canadá, Estados Unidos e Japão. De acordo com dados da Organização Mundial de Turismo, esse tipo de sistema pode aumentar em até 25% o fluxo de turistas no caso dos destinos beneficiados.

TRF4 nega pedido de anulação da condenação de Lula

A vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, negou hoje (4) recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a decisão da 8ª Turma do tribunal, que condenou o réu a 12 anos e 1 mês, com execução provisória da pena de prisão.

O pedido havia sido protocolado no dia 27 de abril pela defesa do ex-presidente. Os advogados apontaram supostas violações cometidas pelo juíz federal Sérgio Moro, entre elas a falta de comprovada relação entre contratos com a Petrobras e o favorecimento ilícito considerado na sentença. A defesa alega que a 13ª Vara de Curitiba não teria competência para julgar a ação.

Segundo a desembargadora, embora presente o periculum in mora (perigo na demora) decorrente da prisão do réu, não estariam preenchidos os demais requisitos necessários ao deferimento da medida, que são a possibilidade de admissibilidade dos recursos junto aos tribunais superiores e a probabilidade de acolhimento das teses levantadas pela defesa.

“Vale dizer, somente com argumentos sólidos e passíveis de acolhimento pelas instâncias superiores, do ponto de vista da legalidade e constitucionalidade, é que se pode obstaculizar o cumprimento do julgado emitido pela Corte Regional”, afirmou a desembargadora.

Eleição Suplementar: Partidos agendam convenções para terça-feira(8) em João Câmara/RN.

Os partidos políticos e coligações que pretendem disputar a eleição suplementar do dia 03 de junho em João Câmara/RN, estão agendando suas convenções para a próxima terça-feira, 08 de maio, último dia estipulado pela Justiça Eleitoral.

O primeiro a anunciar sua convenção, foi o PSD que deverá confirmar a chapa Lana Leite e Mestre Raimundo, a mesma que disputou a eleição municipal de 2016 e não obteve êxito. Agora com a situação dividida aumentam as chances de vitória.

A convenção da oposição será na Casa de Cultura com início às 20h e encerramento às 22h.

O PCdoB do ex-prefeito Aldo Torquato realizará sua convenção na Câmara Municipal. Não se sabe ainda se o partido terá candidato próprio ou se coligará com a situação ou oposição. Aldo adiantou ao blog que só faz restrição ao palanque de candidato apoiado pelo ex-prefeito Vavá.

Os partidos da situação ainda não anunciaram os locais de suas convenções.

Saúde RN será apresentada a comunidade médica neste sábado

A plataforma digital “Saúde RN” será apresentada a comunidade médica do Rio Grande do Norte neste sábado (5), durante o 1º Encontro de Cooperativas do Ramo da Saúde, promovido pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP-RN).

Saúde RN é uma plataforma digital para agendamento de consultas a preços populares. O objetivo é oferecer para a população uma alternativa rápida e prática de conseguir realizar aquelas consultas que não podem esperar pela disponibilidade dos planos de saúde. A plataforma já está disponível para receber cadastros dos médicos e profissionais da área da saúde e deve ser lançada para a população ainda no mês de maio.

O evento irá discutir sobre as vantagens, desafios e encaminhamentos do cooperativismo de saúde do Rio Grande do Norte. Na ocasião, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN) fará o lançamento oficial da recém fundada Coop – Cooperativa de Trabalho Médico Autônomo e Social, que irá coordenar a plataforma digital e os procedimentos de consulta.

O presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, ressalta a importância das cooperativas para o mercado de trabalho: “Em todo o estado, cerca de 300 novos médicos são formados por ano. Os sindicatos e cooperativas tem que se agregar no sentido de abrir mercado de trabalho para esses novos profissionais e não deixar que eles sejam presas fáceis de um mercado explorador com a remuneração inadequada” Finaliza Geraldo.
 
O Encontro de Cooperativas do Ramo da Saúde acontece neste sábado (5), a partir das 8h no Hotel Praiamar Natal. As inscrições podem ser feitas através do site http://sescooprn.coop.br. Confira a programaçãocompleta do evento.

sexta-feira, maio 04, 2018

TRF4 nega pedido de visita de Ciro Gomes a Lula

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TFR4) negou o pedido do ex-ministro Ciro Gomes para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde o último dia 7 na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O pedido também foi negado para o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o deputado federal André Figueiredo (PDT-CE). Eles entraram com mandado de segurança no tribunal após terem o requerimento negado pela 12ª Vara Federal de Curitiba.

Ao negar o pedido, o desembargador federal João Pedro Gebran Neto argumentou que a visitação de amigos a um preso não é direito líquido e certo e que, portanto, não caberia o mandado de segurança. Segundo o desembargador, a Superintendência da Polícia Federal de Curitiba tem competência para limitar as visitas. “A visitação por alguns excluirá a visitação de outros, já que o direito do custodiado submete-se à organização do local de cumprimento da pena”.

No pedido de visita, os políticos alegaram que não apresentavam qualquer risco ao funcionamento da sede da Polícia Federal e que a visitação seria uma das manifestações da ressocialização da pena.

Há uma semana, a juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou pedido da ex-presidente Dilma Rousseff e de uma comissão de deputados para visitar Lula na prisão. Na ocasião, também foram negados também pedidos de Ciro Gomes, da presidente do PT, da senadora Gleisi Hoffmann (PR) e do vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT-SP), entre outros.

Jovens aprendizes ocupam mais de 124 mil vagas no primeiro trimestre

Balanço do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira (4), mostra que 124.730 jovens foram contratados como a de janeiro a março deste ano. O estado que mais contratou jovens nesse período foi São Paulo (36,1 mil), seguido de Santa Catarina (12,6 mil), Minas Gerais (11,4 mil), Rio de Janeiro (11,3 mil) e Rio Grande do Sul (10,9 mil).

De acordo com a Lei de Aprendizagem Profissional (Lei 10.097/2000), todas as empresas de médio e grande portes devem manter em seus quadros de funcionários adolescentes e jovens ba faixa de 14 a 24 anos (exceto para aprendizes com deficiência, para os quais não há limite máximo de idade), na modalidade aprendiz, com cotas que variam de 5% a 15% por estabelecimento.

No total, o Brasil registra mais de 3,3 milhões de aprendizes contratados desde 2005, quando a norma foi regulamentada. É obrigatório que os jovens contratados estejam frequentando o ensino regular, caso não tenham concluído o ensino médio, e matriculados em algum programa de aprendizagem profissional. A remuneração tem como base o salário mínimo, atualmente em R$ 954, mas é proporcional ao número de horas cumpridas.

Segundo o diretor de Políticas de Empregabilidade do Ministério do Trabalho, Higino Brito Vieira, o balanço prévio mantém o ritmo de contratação dos anos anteriores. “O Brasil vem tendo um aumento na aprendizagem profissional desde a sua criação, mas os números poderiam ser melhores. Ainda é um desafio convencer os empregadores de que contratar aprendiz pode ser vantajoso para as empresas”, disse Vieira.

Governo do RN lança seleção para assistentes de alfabetização; inscrições abertas

A Secretaria de Educação e Cultura do RN publicou edital para seleção de assistentes de alfabetização voluntários para atuar no programa Mais Alfabetização. Os Assistentes de Alfabetização atuarão  em 232 escolas, com alcance a 463 turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, no âmbito das 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura.

Para concorrer às vagas, é necessário o candidato ter no mínimo dezoito anos e ter cursado ou estar cursando pedagogia ou alguma licenciatura, além de possuir experiência em docência, entre outros critérios. Os assistentes de alfabetização vão participar, junto aos coordenadores do Programa, de todo o planejamento das atividades voltadas para a escola onde que serão alocadas.

“Nós conseguimos aproximar os estudantes que cursam uma licenciatura numa faculdade e os alunos da rede, o que é um aspecto bastante enriquecedor dessa proposta. Com esse diálogo, temos a possibilidade de fortalecer o trabalho da escola. Tudo em prol da aprendizagem das nossas crianças”, afirmou a Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa.

A Subcoordenadora de Educação Fundamental, Isabella Reis, destaca que o programa tem foco na leitura, escrita e matemática. “O Mais Alfabetização é uma estratégia do MEC para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de alunos dos 1° e 2° ano do Ensino Fundamental.  Ele chega para somar aos esforços já empreendidos  por esta SEEC”, disse Isabella.

As inscrições começaram nesta quinta-feira (03) e seguem até domingo (06). Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal Sigeduc (www.sigeduc.rn.gov.br) e preencher o formulário de inscrição disponível na aba ‘Outros’, em seguida clicar em "Concurso". No ato da inscrição, o candidato poderá escolher o município e DIREC na qual deseja exercer as atividades. Não será cobrada taxa de inscrição.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira consiste na análise do currículo comprovado e a segunda, numa prova escrita, ambas acontecerão simultaneamente. A partir do dia 07, o candidato deve acessar a página da SEEC (www.seec.rn.gov.br) para conhecer o local e a hora em que deve se apresentar na DIREC selecionada para participar da seleção.  As etapas estão previstas para serem realizadas nos dias 08 e 09 de maio.

Os candidatos selecionados deverão participar de uma formação inicial sobre o desempenho de suas funções como assistente de alfabetização, em local e data a ser definido após as convocações. O resultado vai ser divulgado no dia 10 de maio de 2018.

O edital destaca no item 2.2 que os candidatos são voluntários ressarcidos. A remuneração será oriunda dos repasses de recursos do Governo Federal, recebidos e executados pela Escola onde o candidato selecionado atuará.

O Programa Mais alfabetização tem como objetivo fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa busca prevenir o abando e a distorção idade/ano através da intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e ao fortalecimento do processo de alfabetização.

Cronograma do processo seletivo do Programa Mais Alfabetização
Inscrições: 03 a 06 de maio 
Divulgação do deferimento das inscrições e do local da realização da prova: 07 de maio
Aplicação da prova: 08 e 09 de maio.

Henrique Alves deixa Academia da PM, mas não poderá disputar eleições

No início da noite desta sexta-feira, 4, o ex-deputado federal Henrique Alves deixou o prédio da Academia de Polícia Militar, onde estava preso de forma preventiva desde 6 de maio do ano passado. Ele passará ao regime de prisão domiciliar.

Porém a soltura de Alves não representará seu retorno à vida pública, visto que a decisão judicial que concedeu o habeas corpus prevê que ele não se envolva com atividades políticas, o que foi confirmado por advogados consultados pelo portalnoar.com.br.

O advogado Marcelo Leal, que coordena a defesa também confirmou. “Henrique não será candidato!”.

O ex-deputado mostrou semblante emotivo ao deixar as dependências da Academia da PM.

RN é o 2º no Nordeste em cobertura vacinal contra Influenza

A segunda semana da Campanha de Vacinação contra a Influenza se encerra com dados positivos para o Rio Grande do Norte, que já vacinou 149.240 mil pessoas, atingindo uma cobertura vacinal de 20,73%. Assim, o estado ocupa o 2º lugar no Nordeste, 9º lugar no Brasil e sua cobertura vacinal se encontra superior à média da região (15,38%) e do Brasil (19,9%).

Entre os municípios do RN, Natal está em primeiro lugar, com uma cobertura vacinal de 27,8%, em segundo vem Mossoró, com 26,1%, e em terceiro lugar se encontra Parnamirim, com 22,5%. A estimativa é de que 879.430 pessoas sejam vacinadas no estado, de modo a se atingir a meta de vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a campanha, que prossegue até 01 de junho, sendo 12 de maio, o dia de mobilização nacional.

  Fazem parte dos grupos a serem imunizados as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

As vacinas vêm sendo enviadas pelo Ministério da Saúde ao RN em sete remessas no decorrer da campanha. Na última quinta-feira (03), chegou a terceira remessa e até o momento o estado recebeu 444 mil doses, o que corresponde a quase 45% do total a ser recebido. De acordo com a coordenadora estadual de Imunizações, Katiucia Roseli, “a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está concentrando esforços para que os municípios vacinem o máximo possível de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. O objetivo é que assim se possa reduzir as internações, complicações e óbitos causados por influenza”.

No Rio, 11 mulheres são estupradas por dia; 68% dentro de casa

Em 2017, 11 mulheres foram estupradas por dia no estado do Rio de Janeiro, num total de 4.173 registros, sendo que 68% dos crimes ocorreram dentro de residências e 66,7% das vítimas foram crianças e adolescentes. Os dados são da 13ª Edição do Dossiê Mulher, lançada nesta sexta-feira (4) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP). O aumento é 3,98% maior que o do ano passado, quando foram registrados 4.013 estupros de mulheres.

De acordo com uma das organizadoras do dossiê, major Claudia Moraes, os dados são um alerta para o grande número de estupros cometidos por pessoas conhecidas das vítimas. “Não é aquele caso do estupro no meio da rua, mas aquele estupro perpetrado por pessoas próximas e que têm acesso a essas meninas e adolescentes, e que muitas vezes são difíceis de ser notificados. A gente imagina que os dados que a gente apresenta são apenas uma parte daquilo que de fato acontece”.

Segundo Claudia, estudos apontam que a violência sexual praticada por pessoas próximas das vítimas tende a ser recorrente. “O fato de os crimes sexuais serem perpetrado por pessoas próximas, eles têm a característica da reincidência. Isso quer dizer que, até uma pessoa fazer o registro, ela já foi abusada outras vezes”.

Apesar de se manterem em níveis muito elevados, alguns tipos de violência tiveram redução nos registros. O número de mulheres mortas diminuiu 3,8%, caindo de 396 em 2016 para 381 em 2017, sendo que 60% das vítimas eram negras. Os casos de lesão corporal dolosa foram 39.641, o de tentativas de estupro, 356, houveran 1.973 registros de violações de domicílio, 26.263 casos de violência moral, que engloba calúnia, injúria e difamação, e foram registrados 34.348 ameaças a mulheres.

Voluntários realizam ação social para cerca de 250 famílias em João Câmara

Neste sábado, dia 5, das 8h30 às 12 horas, cerca de 250 alunos da Escola Municipal Jerônimo Câmara, localizada na Cohab Centro, em João Câmara/RN, participam de oficinas de mediação de leitura, pintura e yoga. As famílias irão receber orientação odontológica e sobre uso consciente do dinheiro. As atividades serão realizadas por um grupo de 35 voluntários do Itaú Social.

O evento integra a 2ª Semana de Ação Voluntária, que envolve colaboradores, familiares e convidados de funcionários do banco Itaú no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. No Brasil, serão realizadas atividades em 20 estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e no Distrito Federal.

“Os voluntários atuam para proporcionar bem-estar e contribuir para a transformação das organizações e comunidades ao longo do tempo. Como consequência desse envolvimento, se desenvolvem tanto no aspecto profissional quanto pessoal”, afirma Anna Carolina Bruschetta, coordenadora da assessoria de voluntariado da Fundação Itaú Social.

Vulcão entra em erupção no Havaí e população recebe ordem de saída

O governo do Havaí, a ilha norte-americana na costa leste do Pacífico, ordenou na noite dessa quinta-feira (3) a saída obrigatória de moradores de uma região do estado chamada de “Big Island.” (grande ilha), porque o vulcão Kilauea entrou em erupção. Segundo as autoridades locais, pelo menos 1.800 pessoas receberam ordem de evacuação obrigatória.

O governador David Ige afirmou que a Guarda Nacional foi ativada para ajudar na retirada das pessoas antes que a lava alcançasse prédios e residências. A área isolada tem quase 6.400 hectares.

A defesa civil afirmou hoje que não recebeu até o momento a informação de feridos ou de pessoas que não tenham atendido ao chamado de saída.

Entretanto a lava do vulcão já causou danos em propriedades na área afetada pela erupção. A imprensa local mostra que a várias árvores foram incendiadas e queimadas pela descida da lava e do fogo. Imagens aéreas mostraram o caminho que percorreu até atingir a zona construída da região.

O vulcão Kilauea entrou em erupção ainda durante a tarde dessa quinta-feira, já noite no Brasil. Alguns vídeos postados por internautas mostraram o magma sendo lançado das fendas do vulcão, que provocaram também rachaduras em avenidas.

Além dos incêndios, outra preocupação da defesa civil é com relação à qualidade do ar, há alta concentração de dióxido de carbono pelas queimadas e enxofre.

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e fica dentro do parque Nacional dos Vulcões do Havaí. Desde a segunda-feira (30) o vulcão já dava sinais de atividade, devido aos pequenos tererremotos de intensidade leve, que foram registrados na região.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos foram registrados 250 terremotos na escala Richter nos últimos quatro dias. O último deles, na quinta-feira, antes da erupção chegou a 5ºC na escala Richter.

O Havaí possui 5 vulcões, a maioria deles, considerados extintos por que não entram em erupção há mais de 200 anos. O Kilauea, por sua vez, está em plena atividade. Segundo o Parque Nacional de Vulcões da ilha, houve pelo menos duas erupções grandes na região além desta, uma em 1924 e outra em meados de 1955.

Shoppings esperam alta nas vendas para o Dia das Mães

Para uma das datas mais importantes do varejo, o Dia das Mães, o setor de shopping centers está otimista com o aumento das vendas. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 65% dos respondentes da pesquisa esperam um crescimento em vendas de até 20%, e 28,75% de até 5%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre as categorias de produtos, vestuário é a que mais se espera um crescimento nas vendas com 46,91% das respostas, seguida por calçados (16,05%) e perfumaria (12,35%). Em relação ao ticket médio, os resultados se dividem entre 47,56% que acreditam que o valor gasto no presente de dia das mães será entre R$ 50,00 e R$ 150,00, e outros 47,56% que acreditam que será acima de R$ 150,00.

Segundo a pesquisa, 68,29% dos shoppings investiram em promoções, 21,95% em anúncios em redes sociais, e 9,76% em outras ações, como eventos e experiências. Entre o índice de promoções, 46,25% farão compre e ganhe, 40% sorteios e 13,75% ações com experiências.

Na medição regional, entre os participantes da pesquisa, 54,88% dos shoppings são da região Sudeste, 16,47% do Sul, 15,29% do Nordeste, 8,54% do Centro-Oeste e 4,82% da região Norte. Desse total, 65,85% ficam na capital e 34,15% no interior dos estados.

Bombeiros encontram corpo no edificio que desabou em SP

As equipes do Corpo de Bombeiros localizaram no final da manhã de hoje (4) a primeira vítima nos escombros do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou após um incêndio na madrugada da ultima terça-feira (1º).

Parte do corpo da vitima está soterrada no local identificado como setor 1, local em que as equipes de resgate concentram as buscas manuais pela queda do morador conhecido como Ricardo, que caiu quando tentava ser resgatado.  Ontem por volta das 14 horas, a cadela Vasty identificou um sinal de vítima neste setor. As equipes de Buscas e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) investiram na retirada dos escombros e as equipes encontraram a primeira vítima fatal.

Durante a madrugada, 5 máquinas auxiliaram na retirada dos escombros. Os entulhos do prédio que desabou formam uma montanha de 15 metros de altura. Uma equipe com mais de 40 homens trabalharam na madrugada, quando atingiram escombros habitados por moradores, já que começaram a ser encontradas roupas dos moradores e botijões de gás.

Avião da FAB leva 233 venezuelanos para Manaus e São Paulo

Homens, mulheres e crianças, a maioria sonolentos, esperavam o momento que promete mudar suas vidas. Mal passava das 5h da manhã em Boa Vista, 233 venezuelanos se preparavam para entrar no Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB). Destes, 164 desembarcariam em Manaus e 69 seguiriam para São Paulo.

A cabeça de Xavier Mendes, 43, já está na Terra da Garoa. Para ele, assim como para tantos outros, o caminho para chegar no Brasil foi duro. Escapando da fome e da falta de emprego chegou a carregar gasolina contrabandeada entre Venezuela e guiana nas costas para conseguir uns poucos gramas de ouro. Esse período deixou marcas, literalmente. Xavier não percebia que o combustível vazava nas suas costas. "O suor misturava com a gasolina e me queimava pouco a pouco. Eu não percebia por causa das chuvas que pegava", disse.

No saguão do Aeroporto de Boa Vista, Xavier levanta a camisa e mostra a mancha escura na pele. E conta o que fez ao chegar no Brasil. "Eu não gostava de ficar na praça com outros venezuelanos. Tinha gente ruim lá, roubava os outros. Preferia ficar caminhando perto do comércio em busca de algo", explicou.

Lá conseguiu um bico em uma loja que se preparava para a inauguração. Fez a limpeza do local, depois cuidou do mato que ficava próximo. Logo conquistou a confiança de outros comerciantes. "Um deles me levou para fazer serviços em sua casa, como jardinagem. Ganhava R$ 50 de diária", diz o técnico em economia. "Falo um pouco de inglês e italiano também".

Apesar do caminho árduo até chegar àquele momento, no saguão do Aeroporto de Boa Vista, Xavier não carrega um fardo. Sorri em diversos momentos e conta sua história como se aquele sofrimento não lhe pertencesse. "Estou muito feliz. Espero coisas boas em São Paulo".

O voo 767 da FAB decolou às 9h30 (horário de Brasília), com o segundo grupo de venezuelanos que participam do processo de interiorização. O primeiro grupo,  foi para São Paulo, com 199 pessoas, e Cuiabá, 66 pessoas, nos dias 5 e 6 de abril. Só viaja quem se voluntariar.  Além disso preciasa ter o perfil desejado pelos abrigos. Em São Paulo, por exemplo, a preferência é por homens solteiros, pela empregabilidade. Já Manaus aceita famílias inteiras. As vagas são buscadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Organização das Nações Unidas para refugiados, nos abrigos.

Pelas estimativas das autoridades locais e da Casa Civil, cerca de 4 mil venezuelanos ainda estão em Boa Vista. Em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, 500 migrantes estão alojados em um abrigo. O Exército já trabalha com a ampliação das estruturas de alojamento e acolhimento de venezuelanos nas duas cidades.

RN tem a menor taxa de endividamento das receitas entre os estados brasileiros, diz Ipea

O Rio Grande do Norte tem o menor endividamento entre os estados do país, de acordo com levantamento realizado no final do ano passado, junto com Roraima. Essas unidades federativas tinham 0,27% da Receita Corrente Líquida comprometida com dívidas. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados nesta semana.

Em dezembro de 2017, conforme o estudo, as dívidas estaduais atingiram R$ 790 bilhões - distribuindo-se de modo "muito desigual" entre os estados. Os maiores devedores são os do Sul e Sudeste. As dívidas potiguares são basicamente aquelas com o Banco Mundial, relacionadas a programas de desenvolvimento do estado.

Foi levada em consideração a receita corrente líquida, que é a soma das receitas tributárias arrecadadas pelos estes. Ainda conforme o estudo, o RN contou com um crescimento real de 1,6% no ICMS em relação a 2016. Um pouco menor que a média nacional, de 1,9%.

Para o secretário de Tributação do RN, André Horta, o baixo é endividamento é considerado bom, principalmente se for considerado que o estado usou recursos próprios e não comprometeu as finanças com juros bancários. Porém, para ele, isso foi ruim quando o governo criou a Lei 156 de 2016 que perdoou as dívidas dos estados devedores.

"Dessa forma, os estados tiveram dívidas adiadas e só vão voltar a pagar parcelas em julho deste ano. Isso criou um caixa muito importante para eles, porque sobrou dinheiro para aplicar onde estava faltando, durante a crise", explica.

Já os estados que não tinham dívida, "que tinham cumprido suas obrigações", complementa, não receberam nenhum recurso "artificial" como esse para aliviar as contas durante a crise. Ele ressalta que o momento já é de melhoria nas contas públicas, mas o estado ainda vai demorar a se recuperar. "A sequência de recessão brasileira foi maior que a crise de 1929", considerou.

Dagô toma posse e volta à Câmara Municipal de Natal/RN

A Câmara Municipal de Natal empossou, nesta quinta-feira (3), o vereador Flaviano Dagoberto Ferreira de Andrade, o Dagô. Com 3.428 votos Dagô (DEM) assume a vaga deixada pelo vereador Kleber Fernandes (PDT), que exercerá o cargo de secretário do Gabinete Civil da Prefeitura Municipal de Natal.

Dagô era primeiro suplente na coligação Natal Melhor de Novo 1 e, por isso, assumiu o cargo. Kleber Fernandes foi nomeado para o Gabinete Civil da prefeitura da capital também nesta quinta (3).

Operação da Polícia Civil prende mais de 53 envolvidos por crimes em todo o Estado

A Polícia Civil deflagrou em todo o Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (03), a Operação Xerife, uma ação integrada da Polícia Civil, que envolveu o trabalho de delegacias da Grande Natal e do interior do Estado, tendo como resultado parcial a prisão de mais de 50 suspeitos, que foram detidos mediante o cumprimento de mandados de prisão, prisões em flagrante e três adolescentes apreendidos.

A Operação Xerife é a segunda fase da Operação Knock Down, realizada em março. O nome desta operação é uma homenagem para o delegado aposentado Maurílio Pinto de Medeiros, que tem serviços prestados a Segurança Pública do Rio Grande do Norte.

Participaram da Operação as equipes da 2ª, 6ª, 7º, 8ª, 10º e 14ª Delegacia de Polícia Civil de Natal, Delegacia Especializada em Capturas (DECAP), Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov), Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), 1ª e 2ª Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim; e as Delegacias Municipais de Assú; Caicó; Ceará Mirim; João Câmara; Jucurutu; Monte Alegre; Nova Cruz; Parelhas; Pau dos Ferros; São José de Mipibu; São Gonçalo do Amarante; São Pedro e Poço Branco.