quarta-feira, dezembro 07, 2022

Metade dos brasileiros se sentem inseguros para andar sozinhos à noite.

Mais da metade dos brasileiros se sentem inseguros de andar sozinhos à noite nas ruas. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, feita no último trimestre de 2021 e divulgada hoje (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de pessoas que se sentem inseguras ou muito inseguras para sair às ruas depois que o sol se põe chega a 51,7%.

A maior sensação de insegurança foi observada na Região Norte, onde o percentual chega a 60,4%. No Sul,a sensação é menor, atingindo 38,1% das pessoas. Nas demais regiões, os percentuais são: Nordeste (54,4%), Sudeste (53,1%) e Centro-Oeste (50,4%).

“É um período associado a menor fluxo de pessoas, a ruas mais vazias, menos iluminadas. Isso é um fator gerador de medo e insegurança”, diz a pesquisadora do IBGE Alessandra Brito.

O percentual de brasileiros inseguros durante o período diurno é menor: 20,3% dos brasileiros têm medo de andar sozinhos nesse horário. Na média, a sensação de insegurança em qualquer hora do dia atinge 28,8% dos brasileiros.

A pesquisa também ouviu dos entrevistados se eles se sentiam seguros dentro e fora de casa. Aqueles que têm sensação de segurança dentro do domicílio chegam a 89,5%. Aqueles que se sentem seguros em seu bairro caem para 72,1% e aqueles que dizem sentir segurança ao circular pela cidade como um todo despencam para 54,6%.

Quando analisadas as zonas urbana e rural, o percentual de sensação de segurança dentro de casa é praticamente o mesmo (89,5% para a cidade e 89,6% para o campo). Mas quando analisada a sensação em relação ao bairro e à cidade, há divergências.

Na zona urbana, as pessoas que dizem se sentir seguras no bairro são 70,2% e, na cidade como um todo, 52,8%. Na zona rural, a sensação de segurança no bairro atinge 84,3% das pessoas, enquanto aqueles que se sentem seguros na cidade como um todo são 66,5%.

As mulheres, em geral, se sentem mais inseguras que os homens. Aquelas que sentem seguras em casa são 88,6%, no bairro, 69,5% e na cidade, 51,6%. Por outro lado, os percentuais para os homens são de 90,5%, 75% e 58%, respectivamente.

As vítimas de roubos e furtos também demonstram menos segurança. Enquanto entre as pessoas que não sofreram roubo no último ano, 71,6% se sentem seguras, entre as vítimas de roubo, a proporção daqueles que se sentem seguros cai para 37,6%.

Os maiores riscos de vitimização percebidos pelos brasileiros são ser assaltado ou ter seus carros, motos ou bicicletas furtados. Segundo a pesquisa, 40% dos entrevistas percebem risco alto ou médio de ser assaltado nas ruas, 38,1% de ser assaltado no transporte coletivo, 37,2% de ter carro, moto ou bicicleta roubado/furtado e 29,5% de ser roubado dentro de seu domicílio.

Pesquisa do IBGE mostra subnotificação de roubos e furtos no Brasil.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do último trimestre de 2021 mostram que grande parte dos roubos e furtos ocorridos no país não chega ao conhecimento das autoridades policiais. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em apenas 44,8% dos casos de furto na rua, ocorridos no período de um ano antes da pesquisa, as vítimas relataram ter procurado a polícia.

Mesmo entre essas pessoas, nem todas registraram a ocorrência. Daqueles que procuraram ajuda da autoridade policial, 11,2% decidiram não fazer o registro formal na delegacia.

Nos casos de roubo, 57,9% das vítimas assaltadas na rua não procuraram ajuda da polícia, assim como 57,1% daquelas que foram roubadas dentro de casa e 52,4% daquelas que foram forçadas a entregar sua bicicleta ao assaltante.

Assim como no caso do furto, mesmo entre aquelas que procuraram ajuda policial, nem todas fizeram o registro de ocorrência na delegacia.

Entre os motivos para não procurar a polícia nos casos de roubo, entrevistados pela Pnad destacaram: não acreditavam na polícia (26,9%), recorreram a terceiros ou resolveram sozinhos (24,3%), a falta de provas (15,2%) e o medo de represália (12,8%).

Os casos de roubos e furtos citados não consideram os crimes envolvendo a subtração de veículos, que a Pnad considerou separadamente dos roubos/furtos em rua ou daqueles ocorridos dentro do domicílio.

Nos casos de roubo/furto de carros e motos, a subnotificação é bem menor. Com relação aos carros, em 80,3% dos furtos e em 91% dos roubos a vítima recorreu à polícia. No caso das motos, 84,9% dos furtos e 82,5% dos roubos chegaram ao conhecimento de alguma autoridade policial.

Os registros de ocorrência nesses casos também superam os 90% daqueles que procuraram ajuda da polícia (92,5% nos furtos de carros e 93,8% nos furtos de motos), chegando próximo de 100% no caso dos roubos (98,5% nos carros e 97,9% nas motos).

“Carros e motos são os que têm a maior taxa de procura [por ajuda policial], sobretudo pela questão do seguro”, explica a pesquisadora do IBGE Alessandra Brito.

A Pnad também mostrou que em 5,8% dos domicílios do país, pelo menos um morador foi vítima de roubo ou furto no período de um ano antes da pesquisa realizada no último trimestre de 2021. Esse levantamento revelou que 4% dos entrevistados relataram que algum morador de sua casa foi vítima de furto e 2% disseram que houve vítimas de roubo entre os moradores daquele domicílio.

A pesquisa mostra ainda que os assaltos fora do domicílio (excetuando-se roubos de carros, motos e bicicletas) responderam por 78,5% dos casos de roubo (1,4 milhão de casos), seguidos pelos roubos em domicílio (11,3%), roubos de bicicleta (3,3%), roubos de moto (6,6%) e roubos de carro (7,6%).

Brasil abre quartas de final da Copa na próxima sexta-feira.

Com a goleada de 6 a 1 de Portugal sobre a Suíça chegou ao final mais uma fase da Copa do Catar. Agora, após uma pausa de dois dias, as atenções se voltarão para as quartas de final, que terão início na próxima sexta-feira (9) com a realização de duas partidas.

E caberá ao Brasil abrir a nova etapa da competição, quando medirá forças com a Croácia a partir das 12h (horário de Brasília) de sexta no Estádio Cidade da Educação. No mesmo dia, mas a partir das 16h, será a vez de Holanda e Argentina se enfrentarem no Estádio de Lusail.

Um dia depois, no sábado (10), Marrocos (que disputa pela primeira vez as quartas de um Mundial) e Portugal jogam, a partir das 12h, no Estádio Al Thumama em busca de uma vaga nas semifinais. Quatro horas mais tarde será a vez de Inglaterra e França fecharem as quartas de final no Estádio de Al Bayt.

PF faz ação para prender acusados de envolvimento com jogos ilegais.

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (7) a operação Sicário, para cumprir três mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão. Os alvos são acusados de envolvimento com um assassinato ocorrido em julho de 2020, em um posto de gasolina em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

O homicídio teria relação com uma organização criminosa responsável por comandar o jogo ilegal em Niterói, São Gonçalo e municípios do entorno, monopolizando a exploração do jogo do bicho, máquinas caça-níqueis e outras apostas na região.

Cerca de 120 policiais federais cumprem os mandados judiciais na cidade do Rio de Janeiro e na região metropolitana.

Segundo a PF, dois alvos da operação foram presos: o mandante do assassinato e um dos executores. Os nomes ainda não foram divulgados.

Polícias de três estados combatem tráfico de armas.

Policiais da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumprem hoje (7) seis mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra suspeitos de tráfico de armas. Os alvos da segunda fase da operação Patrone seriam parte de uma organização criminosa que transporta armamento para o Rio de Janeiro.

Os mandados de hoje estão sendo cumpridos em Santa Catarina e no Paraná. Até as 8h10, cinco pessoas já tinham sido presas, de acordo com a Polícia Civil do Rio.

A primeira fase da operação Patrone foi desencadeada em 13 de outubro deste ano e resultou na prisão de quatro pessoas suspeitas de transportar um fuzil e uma pistola de Santa Catarina para o estado do Rio.

Pelé tem ‘melhora progressiva’ da infecção respiratória, aponta boletim médico.

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, segue evoluindo com melhora progressiva do estado geral, em especial da infecção respiratória, informou o boletim médico divulgada na tarde de ontem terça-feira (6). “Permanece em quarto comum, com sinais vitais estáveis, consciente e sem novas intercorrências”, informou o boletim.

Pelé foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021.

A retirada do tumor ocorreu em 4 de setembro de 2021. Desde então, Pelé é submetido a um tratamento de quimioterapia, com idas regulares ao hospital.

O boletim médico desta terça-feira assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista; Rene Gansl, oncologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

TSE aprova prestação de contas da campanha de Lula e Alckmin.

O plenário do STE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou por unanimidade, ontem terça-feira (6), a prestação de contas da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin, eleitos presidente e vice-presidente da República, respectivamente.

A prestação de contas é exigida a todos os candidatos que participaram da eleição e tem como finalidade atestar a regularidade na arrecadação e na utilização dos recursos ao longo da campanha.

Das informações apresentadas por Lula e Alckmin ao TSE, a Asepa (Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias) do tribunal encontrou inconsistências no valor de R$ 187 mil relacionadas à omissão de despesas referentes à nota fiscal eletrônica emitida em favor dos candidatos, passagens aéreas pagas em duplicidade e ausência de documentação comprobatória.

No entanto, o relator do processo no TSE, o ministro Ricardo Lewandowski, considerou que as ocorrências apontadas pela Asepa foram “plenamente superadas, com a apresentação de esclarecimentos e documentos hábeis a rebatê-las”. Segundo ele, não existiram “impropriedades e irregularidades que maculem a higidez da prestação de contas”.

“Assim, reconheço a integral regularidade da movimentação financeira ora submetida ao escrutínio do Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou o ministro durante o voto.

Casos de covid aumentam 46% no RN em uma semana.

Nos últimos sete dias, o Rio Grande do Norte registrou 5.224 casos de covid-19. O número é 46,33% maior do que foi contabilizado no mesmo período imediatamente anterior, de acordo com dados atualizados diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap).

O aumento ocorre durante o surgimento de novas variantes do coronavírus no estado e no período de maior sazonalidade da doença, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

“Se a gente for pegar o recorte da pandemia, anualmente, no final de cada ano nós temos um aumento no número de casos e no meio do ano também, o que coincide com período de chuvas e de férias. Ou seja, periodicamente, esses meses tem se manifestado de forma característica com esse aumento no número de casos da covid”, disse a coordenadora.

Redução no preço do diesel e gasolina para distribuidoras começa nesta quarta (7).

Começa a valer nesta quarta-feira (7) a redução nos preços da gasolina e do diesel vendidos pela Petrobras às distribuidoras. A gasolina vai de R$ 3,28 para R$ 3,08 por litro, queda de 6,1%. Já o diesel passará de R$ 4,89 para R$ 4,49 por litro, ou 8,2% menor.

A gasolina não era reajustada desde o dia 2 de setembro, quando a estatal anunciou redução de 7,08%. A última queda no preço do diesel, por sua vez, ocorreu em 20 de setembro, com redução de R$ 0,30.

Segundo a empresa, “essas reduções acompanham a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio”.

Segundo levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), entre 27 de novembro e 3 de dezembro, o consumidor pagou uma média de R$ 5,03 no litro de gasolina e R$ 6,55 no litro de diesel.

Foi a segunda semana seguida de uma quase estabilidade da gasolina, após seis de alta, que levaram o combustível novamente para o patamar acima dos R$ 5.

terça-feira, dezembro 06, 2022

Censo 2022 entrevistou quase 80% da população estimada do Brasil.

O Censo 2022 entrevistou, de 1º de agosto até ontem (5), 78,73% da população estimada do país, que representam 168.018.345 pessoas, em 59.192.875 domicílios no país. Do total de pessoas recenseadas, 51,6% eram mulheres e 48,4%, homens, 39,54% são do Sudeste, 29,43% do Nordeste, 14,76% no Sul, 8,79% no Norte e 7,44% no Centro-Oeste.

“É uma operação que a gente está imprimindo uma qualidade incrível como nunca foi feita em nenhum outro Censo. É a primeira vez que a gente está em campo com um dispositivo móvel de coleta que transmite em tempo real a operação”, observou o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, durante a apresentação virtual do quarto balanço da coleta do Censo Demográfico 2022. A expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) espera concluir mais 10% das entrevistas até o dia 20.

Segundo o instituto, o estado com maior proporção de pessoas recenseadas na comparação com a população estimada é o Piauí, que atingiu 96,2%. Em segundo lugar, a unidade da federação mais adiantada é Sergipe, com 91,2%, seguida do Rio Grande do Norte, com 89,8%. Os mais atrasados são o Mato Grosso (65,9%), Amapá (66,9%) e Espírito Santo (70,67%).

O diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, disse que os dados dos estados do Piauí e de Sergipe correspondem à totalidade de domicílios percorridos em todos os endereços de setores censitários, que coincidem com a primeira etapa do Censo.

“Nos domicílios que estão fechados, eles [recenseadores] vão revisitar para tentar abrir porque se entende que ali mora gente e se tiver morador vai tentar recensear. Naqueles que as pessoas recusaram, a gente vai usar recenseadores com mais expertise para quebrar o quadro de recusa”, revelou acrescentando que esta é a segunda etapa do processo.

Nesta fase, as pessoas desses dois estados que ainda não foram ouvidas podem também fazer uma comunicação ao Disque-Censo, que é um serviço de ligação gratuita, pelo número 137, das 8h às 21h30.

O gerente técnico do Censo, Luciano Duarte, informou que o IBGE irá verificar a condição de recenseamento dessas pessoas e será agendada a entrevista para aplicação do questionário.

Ainda segundo ele, o trabalho continuará durante o mês de janeiro.

“Para que a gente possa entregar para a sociedade um produto realmente de qualidade, não só da população, mas com todo o conteúdo dos questionários do Censo, que é bastante robusta”, afirmou, assegurando que não haverá impactos na distribuição dos valores do Fundo de Participação dos Municípios.

Goleiro do Sevilla brilha nos pênaltis e Marrocos elimina Espanha.

Os Leões - ou seriam zebras? - do Atlas estão nas quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez. Nesta terça-feira (6), a seleção de Marrocos foi responsável pela maior surpresa das oitavas de final do Mundial do Catar, ao eliminar a favorita Espanha nos pênaltis, por 3 a 0, após empate sem gols no tempo normal, no Estádio Cidade da Educação, em Doha.

O goleiro Yassine Bounou foi o herói da classificação histórica, defendendo dois pênaltis. Ironicamente, o camisa 1 defende um time espanhol, o Sevilla.

Curiosamente, dois dos 26 jogadores do elenco marroquino são nativos da Espanha, mas escolheram defender o país africano, que foi um protetorado espanhol entre 1912 e 1956. Um deles é o lateral Achraf Hakimi, nascido em Madri, justamente quem bateu o pênalti decisivo. O outro é o goleiro reserva Munir El-Kajoui, natural de Melilla, cidade no território de Marrocos, próximo ao Estreito de Gibraltar, mas que pertence à nação ibérica e possui, inclusive, um muro erguido na região de fronteira.

A classificação garante o melhor resultado marroquino em uma Copa, superando 1986 (México), quando a equipe parou na Alemanha Ocidental, nas oitavas. De quebra, a seleção do norte-africana igualou o desempenho mais positivo do continente em um Mundial, repetindo Camarões (1990, na Itália), Senegal (2002, em Japão e Coreia do Sul) e Gana (2010, na África do Sul).

Para ser o primeiro país da África em uma semifinal de Copa, Marrocos terá que superar o ganhador do confronto entre Suíça e Portugal, que se enfrentam ainda nesta terça, a partir das 16h (horário de Brasília), no Estádio de Lusail. O duelo pelas quartas será no próximo sábado (10), a partir das 12h, no Estádio Al Thumama, em Doha.

Pelé tem melhora progressiva do estado geral, informa boletim médico.

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, segue evoluindo com melhora progressiva do estado geral, em especial da infecção respiratória, informou o boletim médico divulgada na tarde desta terça-feira (6). “Permanece em quarto comum, com sinais vitais estáveis, consciente e sem novas intercorrências”, informou o boletim.

Pelé foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein no dia 29 de novembro para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021.

A retirada do tumor ocorreu em 4 de setembro de 2021. Desde então, Pelé é submetido a um tratamento de quimioterapia, com idas regulares ao hospital.

O boletim médico desta terça-feira assinado pelos médicos Fabio Nasri, geriatra e endocrinologista; Rene Gansl, oncologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor-superintendente Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein.

Por maioria esmagadora, professores derrubam indicativo de greve na UERN.

Em assembleia realizada nesta terça-feira (6) na sede da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), os professores derrubaram o indicativo de greve proposto pela direção do sindicato.

O placar foi de 169 votos a 60.

A decisão agradou aos estudantes que participaram em peso da assembleia. Vale lembrar que muitos deles ingressaram na universidade durante a pandemia e caso fosse aprovada a greve, seriam mais uma vez prejudicados pela suspensão das aulas.

Sem reajuste salarial há mais de uma década, a categoria reivindica a reposição das perdas acumuladas ao longo desse período.

A direção da Aduern apresentou a proposta de reajuste de 80%, de forma escalonada, de 2023 a 2025.

Em contrapartida, a reitoria apresentou a seguinte proposta:

1) Implantação, em 2023, da tabela do PCCR docente com aumento salarial de 5% no salário base, para todas as classes e todos os níveis;

2) Implantação, em 2024, da tabela 3, com elevação da titulação: 10% para a Classe I; 26% para a Classe II e 55% para a Classe III;

3) Antecipação da tabela 4, de 2025 para 2024, com aumento de 10% no salário base e reflexo nas titulações;

4) Assinatura de uma Carta Compromisso perante as categorias docentes e técnico administrativa para, a partir de 2025, construir uma campanha salarial, discutindo a reposição de perdas, dentro das condições garantidas pela autonomia financeira.

Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras.

A Petrobras anunciou hoje (6), no Rio de Janeiro, que os preços médios de venda do diesel A e da gasolina A para as distribuidoras será reduzido a partir de amanhã (7).

Para a gasolina A, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,28 para R$ 3,08 o litro, com diminuição de R$ 0,20 por litro, equivalente a cerca de 6,1%.

Com o ajuste, a parcela da Petrobras no preço final deve ser de R$ 2,25 por litro, em média, já que o produto final vendido nos postos tem uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro.

Já o ajuste do diesel A vendido pela estatal às distribuidoras cairá de R$ 4,89 para R$ 4,49 por litro, uma redução de cerca de 8,2% ou R$ 0,40 por litro.

Parcela

A Petrobras calculou que, considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel antes da venda ao consumidor final, a parcela da estatal no preço ao consumidor será, em média, R$ 4,04 a cada litro vendido na bomba.

A empresa petrolífera afirmou, ainda, que as reduções anunciadas hoje acompanham a evolução dos preços de referência, sendo coerentes com a sua prática de preços. O preço da gasolina não era alterado pela Petrobras desde 2 de setembro. O do diesel permanecia inalterado desde 20 de setembro.

Vasco anuncia técnico Maurício Barbieri.

O Vasco anunciou nesta terça-feira (6) duas novidades para a temporada 2023, o técnico Maurício Barbieri e o diretor técnico Abel Braga.

O treinador de 41 anos assinou contrato de dois anos com o cruzmaltino. Com ele chegam os auxiliares Cláudio Maldonado e Gustavo Araújo. O trio inicia os trabalhos na equipe a partir da próxima quinta-feira (8), quando se apresentará no Centro de Treinamento Moacyr Barbosa.

Natural de São Paulo, Barbieri começou a carreira no Audax. Na sequência comandou Red Bull Brasil, Guarani, Desportivo Brasil, Flamengo, Goiás, América-MG, CSA e Red Bull Bragantino.

Além de Mauricio Barbieri, o ex-treinador Abel Braga assumirá uma nova função no clube, já que nas duas passagens anteriores foi contratado para treinar o Vasco, em 2000 e em 2019. O novo diretor também defendeu a equipe vascaína como jogador entre 1977 e 1979.

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre vacinação de bebês.

O Ministério da Saúde abriu nesta terça-feira, 6, uma consulta pública sobre a vacinação de crianças de 6 meses a 4 anos com a vacina da Pfizer contra a covid-19. As manifestações podem ser enviadas pelo site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) até o próximo dia 15.

A consulta pública está sendo realizada mesmo depois do parecer favorável pela Conitec à aplicação. A comissão é responsável por avaliar medicamentos e tratamentos a serem incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde também procedeu dessa forma no fim do ano passado em relação à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos.

Em setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a autorização emergencial da vacina para bebês de 6 meses a 4 anos, aplicada no esquema de três doses e com formulação diferente daquela destinada às crianças maiores e aos adultos.

Em outubro, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Programa Nacional de Imunizações (CTAI), composta de técnicos do Ministério da Saúde e especialistas externos, também recomendou a vacina para a faixa etária. Com essas autorizações, o ministério deu o aval apenas para crianças com comorbidades.

Agora, a consulta é referente à ampliação para todos. Alguns especialistas criticam a consulta pública, alegando que isso causa maior demora na liberação e porque se trata de uma decisão técnica. Outros, entretanto, acreditam que, sendo uma vacina emergencial, deve ser adotado o máximo de cautela antes da liberação para pessoas sem comorbidades.

Nova variante do vírus da Covid é detectada no Rio Grande do Norte.

O Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen), que é a unidade pública de referência para diagnóstico de Covid-19 do Rio Grande do Norte, detectou uma nova variante em circulação no estado: a BE.9. 

Segundo os pesquisadores, a variante é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, uma ômicron da linhagem BA.5. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (6). 

De acordo com dados da Fiocruz, as duas subvariantes (BQ.1 e BE.9) compartilham algumas das mesmas mutações e foram encontradas inicialmente no Amazonas. 

“Como se trata de uma variante que possui mutações na proteína S, utilizada pelo vírus para invasão celular, e que está associada ao aumento do número de casos no Amazonas, é necessário observarmos o cenário epidemiológico nas próximas semanas”, disse o diretor administrativo do Lacen, o biomédico Derley Galvão.

No Rio Grande do Norte, foram analisadas 36 amostras coletadas entre 3 e 18 de novembro de 2022 e identificadas 7 linhagens, sendo duas amostras referentes à BE.9, oriundas dos municípios de São Bernardo do Campo (São Paulo) e Natal. 

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) reforçou a orientação à população para manter o esquema vacinal completo, bem como o uso de máscaras em lugares fechados e higienização das mãos.

Gabriel Jesus opera joelho direito após ser cortado da seleção.

O Arsenal (Inglaterra) informou nesta terça-feira (6) que o atacante brasileiro Gabriel Jesus passou por uma cirurgia no joelho direito após sofrer uma lesão na partida entre Brasil e Camarões pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Catar.

“Gabriel Jesus passou com sucesso por uma cirurgia no joelho direito após sofrer uma lesão durante a partida da fase de grupos da Copa do Mundo entre Brasil e Camarões na última sexta-feira [2]”, diz o comunicado dos Gunners.

O atacante foi cortado da seleção brasileira que disputa a Copa do Catar no último sábado (3) após ser constatado que ele sofreu uma lesão de ligamento e que não teria tempo hábil de se recuperar antes do final da competição.

 

TRE (RN) define data de eleições suplementares em Ipanguaçu (RN).

Durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (5), a corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (RN) julgou o processo administrativo nº. 0601684-75.2022.6.20.0000 da resolução que define a data e regulamentações das Eleições Suplementares do município de Ipanguaçu (RN).

“Trata-se de resolução para viabilizar a Eleição Suplementar no município de Ipanguaçu em razão da cassação do mandato de prefeito, conforme decisão desta corte. (…) A manifestação da Procuradoria Regional Eleitoral é pela aprovação da proposta apresentada”, destacou o Dr. Rodrigo Telles.

“Acordam os juízes da Egrégia Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (RN), por unanimidade, em harmonia com o parecer oral da Procuradoria Regional Eleitoral, em aprovar resolução que determina a realização de Eleição Suplementar para o cargo de prefeito e vice-prefeito no município de Ipanguaçu para o dia 5 de março de 2023, fixando a regulamentação do seu calendário eleitoral, nos termos do voto do presidente, parte integrante da decisão”, relatou o Desembargador Cornélio Alves, presidente do TRE (RN).

RN tem mais beneficiários do Auxílio Brasil que pessoas com carteira assinada.

Atualmente, no Rio Grande do Norte, o número de beneficiários do Auxílio Brasil é maior do que o de trabalhadores com carteira de trabalho assinada. São 462.066 potiguares empregados formalmente e 518.145 famílias cadastradas no programa social.

Desde abril de 2022, ao se comparar o banco de dados do governo federal, há mais famílias recebendo o benefício do que pessoas com carteira assinada.

Na situação em que o estado se encontra, é melhor ter o benefício do que não ter, avalia o economista William Pereira. “Quando a gente tem o Auxílio Brasil com maior volume do que carteira assinada, significa dizer que estamos em um contexto não muito adequado, onde a ajuda da União está socorrendo as pessoas que estão em situação de pobreza e miséria. Então, é melhor ter o Auxílio Brasil do que não ter. Mas, quando ele supera o número de trabalhadores com carteira assinada, significa que a situação econômica do RN não é das melhores. Como o valor pago no Auxílio Brasil (em média R$ 607,01) é menor que o salário mínimo (R$ 1.212), isso implica em menor volume de consumo, menor volume de vendas no atacado e no varejo”, explica o economista.

Para Sandra Gomes, professora de políticas públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esse crescimento tem a ver com o aumento do número de beneficiários do Auxílio Brasil em julho deste ano. “Tem a ver com o movimento do governo Bolsonaro, às vésperas da eleição, de atender todo um cadastro que estava represado. Mais famílias foram incluídas“, disse.

Clarisier Azevedo é nomeada procuradora-chefe do MPF-RN.

A procuradora da República Clarisier Azevedo Cavalcante de Morais foi nomeada para exercer o cargo de procuradora-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN), na última sexta-feira (2). O cargo era ocupado pela procuradora da República Cibele Benevides Guedes da Fonseca, que tomou posse como desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

A portaria assinada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, também designa como substituto eventual da procuradora-chefe o procurador da República Kleber Martins de Araújo.

Conclusão da coleta do Censo é adiada para 2023.

A coleta do Censo 2022 deverá ser concluída apenas em janeiro de 2023, admitiu nesta terça-feira (6) o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

O instituto, que inicialmente planejava finalizar a operação em outubro, já havia ampliado o prazo para dezembro e, agora, foi obrigado a prorrogar a estimativa para o mês que vem.

“Estamos bastante satisfeitos com a qualidade sendo impressa no Censo, mas com uma dificuldade grande em contratar recenseadores. Isso ocorre em praticamente todos os Estados, mas é mais acentuado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Censo mostra que o IBGE vai caminhar para mudança de paradigma de contratação de recenseadores. Tem que pensar no Censo”, disse Azeredo.

Atualmente, o IBGE conta com 60,6 mil recenseadores em ação, quantia equivalente a 33,1% do total de vagas disponíveis.

Desde 1º de agosto, o IBGE recenseou 168 milhões de pessoas no país, em 59,2 milhões de domicílios. Esse total corresponde a 78,73% da população estimada do país.

Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte são os estados mais adiantados na coleta de dados.

‘É a nossa simbolização da alegria’, diz Paquetá sobre acusação de desrespeito em dancinhas após gols.

Após a vitória da seleção brasileira por 4 a 1 contra a Coreia do Sul, o meia Lucas Paquetá respondeu as críticas do ex-jogador e comentarista irlandês Roy Keane de que as dancinhas nas comemorações de gol seriam desrespeitosas com os adversários. Em todos os quatro gols marcados pelo Brasil, os jogadores comemoram com danças. Quem marcou, comandou a coreografia — que chegou a ter a participação do técnico Tite, que fez a “dança do pombo”, marca registrada de Richarlison.

A dança é nossa simbolização da alegria em marcar um gol. A gente não faz para desrespeitar, não vamos na frente de adversários. Nos reunimos, todos juntos, e comemoramos. Se não gostam, não temos muito o que fazer. Vamos continuar marcando gols e dançando. É um grupo que está feliz em marcar, conquistar a vitória e o objetivo. Cada um faz sua escolha, o que tem que fazer é respeitar — falou Paquetá.

Ainda durante a partida, Roy Keane disparou contra as comemorações dos brasileiros, principalmente a de Richarlison, que contou com a participação de Tite. Na ocasião, o irlandês participava da transmissão da rede britânica ITV1.

Não consigo acreditar no que estou vendo. Nunca vi tanta dança. Parece que estou vendo a ‘Dança dos Famosos’. Acho desrespeitoso — iniciou, também aproveitando para criticar o técnico Tite. — Acho desrespeitoso dançar assim toda vez que eles marcam. Não me importo se for no primeiro, mas não sempre. É desrespeitoso. Até o técnico deles fica envolvido. Eu não gosto disso — completou.

Endividamento atinge 78,9% das famílias brasileiras, revela pesquisa.

A parcela de famílias com dívidas, em atraso ou não, ficou em 78,9% em novembro deste ano. A taxa é inferior aos 79,2% de outubro, mas superior aos 75,6% de novembro de 2021.

Os dados – divulgados hoje (6) no Rio de Janeiro - são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

As famílias inadimplentes, ou seja, com dívidas em atraso, somavam 30,3% em novembro deste ano, mesmo patamar do mês anterior, mas acima dos 26,1% de novembro de 2021.

Já as famílias que não terão condições de pagar suas contas subiram para 10,9%, acima dos 10,6% de outubro e dos 10,1% de novembro do ano passado.

A parcela daqueles que se consideram muito endividados aumentou de 14,8% em novembro de 2021 para 17,5% em novembro deste ano. O comprometimento médio da renda com dívidas ficou em 30,4%, acima dos 30,3% de outubro deste ano e de novembro de 2021.

Moraes rejeita pedido de Zambelli para reativar redes sociais.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, rejeitou nesta segunda-feira (5.dez.2022) o pedido da deputada Carla Zambelli (PL) de reativar seus perfis nas redes sociais.

O ministro determinou a multa de R$ 20.000,00 à deputada em caso de novas publicações “atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito“, que serão descontados dos rendimentos de Zambelli na Câmara dos Deputados.

Na decisão, Moraes disse que a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação identificou conteúdos irregulares em outros perfis, e determinou que as plataformas enviem os dados dos responsáveis das contas no prazo de 24 horas. A multa, em caso de não cumprimento, é de R$ 150.000,00 por hora.

“Não há como ser deferida a pretensão de reativação das redes sociais da requerente porque a finalidade dela é de desestabilizar as instituições e pugnar por ato criminoso, atitude que passa ao largo do direito que invoca de utilização das referidas redes para comunicação com seus eleitores“, afirma Moraes.

Operação combate exploração sexual de crianças e adolescentes na internet em 18 estados.

Polícias civis de 18 estados realizam, nesta terça-feira (6), a operação Luz na Infância, com o objetivo de reprimir crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Além das forças de segurança do Brasil, participam as de quatro países.

A coordenação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Os primeiros resultados serão apresentados em coletiva de imprensa, às 10h30, com a participação do diretor de operações integradas, Fernando Oliveira, do coordenador-geral de Combate ao Crime Organizado da Seopi, Carlos Bock, e do coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Seopi, Alesandro Barreto.

INSS deve paralisar atividades nesta quarta-feira por falta de recursos.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alertou o governo federal que deve paralisar as atividades nesta quarta-feira, (7), devido aos recentes bloqueios orçamentários.

Conforme reportagem da CNN Brasil, em ofício, ao qual o veículo teve acesso, enviado ao secretário de Orçamento Federal, do Ministério da Economia, Ariosto Antunes Culau, o órgão afirma que “a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir da próxima quarta-feira, dia 07/12/2022, bem como deslocamentos de servidores de forma imediata, impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”, diz trecho do documento. 

Isso poderá levar ao fechamento de agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos do INSS e interrupção de contratos com terceirizados.

De acordo com a CNN Brasil, o ofício é assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, e foi encaminhado à Secretaria de Orçamento na sexta-feira (2) com o assunto o “impacto das restrições orçamentárias no âmbito do INSS”.

Atualmente, há cerca de 18 mil pessoas trabalhando no INSS. Entre funcionários do instituto, ouvidos pela CNN, o cenário é descrito como “fim do mundo” ou, tecnicamente, um shutdown, termo em inglês que significa “desligar”, e que assombra diversos órgãos públicos neste fim de ano devidos aos bloqueios de recursos, anunciados pelo Ministério da Economia.

INSS tem pedido recomposições orçamentárias há algum tempo, a ponto de alertar para dificuldade de realizar pagamentos de aposentadorias em dezembro.

Esses apelos, no entanto, não teriam tido resultado.

Tanto que, no ofício, Gastaldello afirma que, apesar dos esforços do INSS e da parceria do Ministério do Trabalho, que, segundo o presidente do instituto, “auxiliou com orçamento enquanto foi possível”, o órgão irá adotar medidas de “caráter emergencial”. 

Além dos bloqueios, explica que a mudança de cenário se dá também por causa da “informação de que as demandas de créditos suplementares não serão atendidas em razão do cenário restritivo resultante da avaliação de receitas e despesas primárias do 5º bimestre”.

Espanha e Portugal vão a campo nesta terça para encerrar oitavas de final.

O último dia das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar traz duas oportunidades derradeiras para as zebras, que ainda não apareceram no mata-mata. A favorita Espanha encara Marrocos e sua empolgada torcida. Portugal, mais de Bruno Fernandes que de Cristiano Ronaldo, tenta passar pela Suíça, segunda colocada do grupo do Brasil.

No primeiro jogo do dia, os espanhóis buscam a recuperação da derrota inesperada para o Japão. Por alguns momentos do duelo da última quinta, a Fúria se viu eliminada na primeira fase. A virada da Alemanha contra a Costa Rica foi a salvação. Agora, o jovem e talentoso time do tiki taka tenta se impor diante dos marroquinhos, que mandaram a Bélgica para casa na primeira fase.

O vencedor do jogo vai encarar, nas quartas de final, quem passar da batalha entre portugueses e suíços. O ambiente não está dos melhores na delegação dos patrícios, com atritos entre a estrela da companhia, Cristiano Ronaldo, e o técnico Fernando Santos. Do outro lado, a Suíça tenta mostrar que não é tão zebra assim, após fazer jogo duro contra o Brasil.

Confira os horários (de Brasília) dos jogos desta terça-feira:

  • 12h – Oitavas de final – Marrocos x Espanha
  • 16h – Oitavas de final – Portugal x Suíça

Bolsa Família ficará fora do teto por 2 anos na PEC, diz relator.

A PEC da Transição (PEC 32/2022), que tem o senador Marcelo Castro (MDB-PI) como primeiro signatário, é um dos quatro itens na pauta do Plenário do Senado na sessão marcada para esta quarta-feira (7), às 16h. De acordo com o relator, o Bolsa Família ficará fora do teto de gastos por 2 anos, pela proposta que deverá ser apreciada.

A proposta de emenda à Constituição foi sugerida ao Senado pelo governo eleito, com o objetivo de contemplar programas sociais que não estão incluídos no Orçamento, garantindo ainda a continuidade do pagamento de R$ 600 no Auxílio Brasil e o aumento do salário mínimo. O senador afirmou ainda que o texto da PEC deverá manter o valor de R$ 175 bilhões que o PT apresentou para o programa social fora das regras fiscais, além de R$ 23 bilhões em receitas extraordinárias.

No entanto, ao contrário do que foi pedido pelo Governo, os R$ 198 bilhões ficarão fora do teto de gastos pelo prazo de dois anos, e não os quatro anos que eram solicitados. Os recursos serão usados em programas sociais e no aumento real no valor do salário mínimo. A PEC, no entanto, ainda pode passar por mudanças na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde está sendo analisada, tendo como relator o senador Alexandre Silveira (PSD-MG).

segunda-feira, dezembro 05, 2022

Inglaterra vence Senegal e encara a França nas quartas de final da Copa.

A Inglaterra de Gareth Southgate confirmou o favoristismo contra o Senegal de Aliou Cissé e está na quartas-de-final da Copa do Mundo. Os europeus bateram os africanos por 3 a 0, no estádio Al Bayt, na cidade catari de Al Khor.

Os gols da vitória inglesa foram marcados por Henerson e por Harry Kane, aos 38′ e aos 47′ do primeiro tempo. Na etapa final, Saka ainda marcou o terceiro e fechou o placar.

Classificada para as quarta-de-final, a Inglaterra terá pela frente a França, que mais cedo também ganhou por 3 a 0, mas da Polônia. O jogo acontece no próximo sábado (10), às 16h (de Brasília), também no estádio Al Bayt, na cidade catari de Al Khor.

Benefícios a caminhoneiros e taxistas têm último pagamento no dia 10.

O Ministério do Trabalho e Previdência pagará a última parcela dos benefícios Caminhoneiro e Taxista no dia 10 de dezembro. Ao todo, devem ser contemplados mais de 679 mil beneficiários, 381 mil caminhoneiros e 298 mil taxistas. Para os taxistas, haverá uma parcela extra.

O auxílio aos motoristas, criado por causa dos impactos da alta de combustíveis, teve seis parcelas de R$ 1.000, pagas de julho a dezembro deste ano. Diferentemente do Auxílio Brasil de R$ 600, que vai continuar no próximo ano, como promessa de campanha do novo governo eleito, os benefícios Caminhoeiro e Taxista terminam em dezembro.

De acordo com o governo federal, os pagamentos custarão R$ 7,4 bilhões aos cofres públicos até o fim deste ano. O valor e o número de parcelas do benefício poderiam ser ajustados de acordo com o número de beneficiários cadastrados. Por isso, o Ministério do Trabalho afirma que os taxistas vão receber parcela extra no pagamento deste mês, após avaliação realizada pela pasta.

Testes positivos para Covid-19 caem oito pontos percentuais em uma semana.

Apesar da alta de casos de Covid-19, dados de laboratórios indicam que a nova onda de infecção já está diminuindo. De acordo com o Instituto Todos Pela Saúde, a positividade de testes para SARS-CoV-2 atingiu pico de 41% na semana encerrada em 19 de novembro e, então, passou a cair. Até 26 de novembro, o percentual de testes positivos registrado foi de 33%.

Segundo o Instituto este pode ser um sinal de que a terceira onda da Ômicron deve ser menos aguda do que as anteriores. As análises são com base em 493.140 testes realizados pelos laboratórios parceiros Dasa, DB Molecular e HLAGyn, de 1º de fevereiro a 26 de novembro.

As ondas têm características diferentes. A primeira da Ômicron, iniciada em dezembro de 2022, teve dois meses e meio de duração, e o pico se manteve por duas semanas. A segunda, a partir de abril, foi a mais longa: durou quatro meses e meio e teve uma semana de pico. Já a terceira onda, que começou em outubro, tem até agora um mês e meio, e pico também de uma semana.

Em relação às faixas etárias, a positividade aumenta, em geral, conforme avança a idade. Na última semana avaliada, a taxa foi de 11% em crianças de 0 a 4 anos e de 5 a 9 anos. Depois, subiu para 23% na faixa 10 a 19 anos. Os percentuais mais elevados foram observados em pessoas de 50 a 59 anos e acima de 80 (47%), de 70 a 79 anos (46%) e de 60 a 69 anos (45%).

Quando observamos os estados com número adequado de testes para análise, a positividade está em queda em São Paulo (40% para 35%) e no Rio de Janeiro (45% para 36%).

Foi apresentada oscilação em Minas Gerais de (28% para 29%) e continua crescendo em Goiás (27% para 34%). É importante ressaltar que o Brasil, por ser um país imenso, tem diferentes dinâmicas da pandemia dentro de seu território. A positividade dos testes é um indicador das transmissões virais.

O ITpS alerta que, apesar de aparentemente a terceira onda da Ômicron estar em queda, a taxa de positividade de 33% é elevada, o que indica alto contágio do vírus SARS-CoV-2.

A recomendação é que a população esteja com a vacinação em dia (três, quatro ou cinco doses, dependendo da idade e da condição de saúde), use máscara especialmente em locais fechados e com pouca ventilação, higienize as mãos e faça o teste em caso de suspeita.

Saúde precisa de R$ 22 bi a mais que o previsto, diz Alckmin.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), disse ontem domingo (4.dez.2022) que os gastos com a área da saúde para 2023 precisam de R$ 22 bilhões a mais que o previsto no Orçamento em tramitação no Congresso.

Depois de se reunir com especialistas da saúde no Hospital Sírio Libanês, o coordenador do grupo de transição conversou com jornalistas. O ex-governador de São Paulo falou sobre a necessidade de financiamento para “zerar a fila” do SUS (Sistema Único de Saúde).

Alckmin afirmou que a “iniciativa privada” pode ajudar com a viabilidade dos programas propostos pelo futuro governo.

Sobre vacinas, defendeu que o cartão de imunização volte a ser incorporado ao Bolsa Família. Também disse ser necessário apresentá-lo para matrículas em escolas.

Quando perguntado sobre programas de incentivo à vacinação, disse ser fundamental “fazer uma grande campanha de conscientização da importância das vacinas”. Segundo ele, o movimento contaria com artistas, jogadores de futebol e teria como objetivo mostrar que “não há nada mais triste do que perder uma criança”.

Para virar a chave: agora com titulares, Brasil encara a Coreia do Sul nesta segunda (5) pelas oitavas de final da Copa.

Passado o susto, é hora de voltar ao plano original. Nesta segunda-feira (5/12), a Seleção Brasileira entra em campo no estádio 974, em Doha, no Catar, para a partida de oitavas de final da Copa do Mundo 2022 contra a Coreia do Sul. Quem vencer, passa para as quartas e mantém vivo o sonho do título.

Para o jogo desta segunda, Tite voltará a utilizar a equipe que iniciou as partidas contra Sérvia e Suíça. No último compromisso, diante de Camarões, o treinador optou por uma equipe de reservas e o resultado foi amargo: derrota por 1 x 0.

A principal notícia para o jogo dessa segunda é o possível retorno de Neymar, após sair mancando logo na estreia diante da Suíça com uma lesão no tornozelo. Em entrevista coletiva, o treinador do Brasil condicionou a volta do jogador em caso de boa apresentação no treino realizado nesse domingo (4/12).

As laterais são hoje o setor que mais causam dores de cabeça ao treinador brasileiro. Dos quatro convocados para a função, dois estão no departamento médico. Alex Sandro e Alex Telles se contundiram e não entrarão em campo. Danilo foi confirmado de volta ao time e deve começar como titular após sentir o tornozelo durante o jogo contra a Sérvia.

Fifa avalia 3 formatos diferentes para Copa do Mundo de 2026.

O chefe do Departamento de Futebol da Fifa (Federação Internacional de Futebol), Arsène Wenger, disse neste domingo (4.dez.2022), que a Copa do Mundo de 2026 ainda não tem um formato definido. A declaração foi dada à jornalistas em Doha, no Qatar.

Em 2026, o número de seleções disputando a competição vai subir de 32 para 48. O evento será realizado em Estados Unidos, Canadá e México.

Wenger afirmou que a decisão sobre como serão divididas as equipes será tomada em 2023. “Podem ser 16 grupos com 3 times. Podem ser 12 grupos com 4 times cada um. Ou talvez dividir em 2 lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem“, disse.

Ao anunciar o aumento de seleções de 32 para 48 em 2017, a Fifa divulgou que o torneio seria dividido em 16 grupos com 3 times cada. As duas equipes melhores colocadas de cada grupo iriam para uma próxima fase de mata-mata que reuniria 32 seleções.

No entanto, o formato cria um atrito esportivo: há a chance das equipes produzirem resultados de “conivência” nas últimas rodadas, já que cada grupo seria de números ímpares e uma equipe não disputaria a rodada decisiva.