sexta-feira, dezembro 04, 2020

Taxa de ocupação de leitos críticos ou clínicos na rede pública para Covid-19 no RN nesta sexta-feira é de 61,1%.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta sexta-feira (04). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 61,1%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 221.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 56% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana (50%); e a região Oeste tem (83,1%) – em destaque como o índice mais alto.

Fátima anuncia nesta sexta novas ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A governadora Fátima Bezerra vai anunciar nesta sexta-feira (4) um conjunto de medidas relacionadas à contenção do novo coronavírus devido ao aumento de casos no Rio Grande do Norte.

A governadora destacou que há um “repique” na pandemia e atribuiu a situação, em parte, ao não cumprimento de medidas sanitárias por parte dos potiguares. “Parte da população relaxou em relação ao cumprimento dos protocolos sanitários, infelizmente”, disse a governadora.

Adolescente perde o controle do carro e bate em viatura da PM do RN; Confira vídeo.

O acidente aconteceu por volta de 1h44 da tarde desta sexta-feira (4), na cidade de Nova Cruz. As imagens de câmeras de segurança de um estabelecimento registram o momento em que o veículo de cor prata perde o controle e percorre um espaço da pista em zigue-zague, desvia de uma motocicleta e colide com a viatura da Polícia Militar que estava parada em frente à Escola Estadual Pref. Joanita A. câmara durante uma ronda escolar.

O carro era dirigido por um adolescente. Informações preliminares indicam que ele é filho de um PM. Após a colisão, dois PMs saem do carro aparentando estarem bem. Apesar do impacto, apenas um dos agentes apresenta ferimentos, tendo o braço sido machucado. O veículo conduzido pelo adolescente, ao colidir ficou virado de lado, no meio da pista. Ele também passa bem.

A Polícia Militar informou que já está apurando as causas do acidente e os pais do adolescente já estão sendo chamados para o local.

Governo do RN vai reabrir mais 89 leitos para pacientes com Covid-19.

Para tentar conter o avanço de casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (04) uma série de medidas, entre elas a reabertura de 89 leitos que serão novamente colocados à disposição para atender pacientes com Coronavírus. As vagas atingirão todas as regiões do RN. 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública, os leitos foram progressivamente desmobilizados a partir do mês de julho, quando o número de casos começou a cair, mas permaneceram dentro do sistema de saúde, o que vai permitir maior agilidade na hora de garantir a reativação das vagas para Covid.

Dos 89 leitos que serão disponibilizadas pra atender os casos de Covid no Estado, 53 serão de UTI e 36 serão leitos clínicos.

Ex-prefeito Carlos Eduardo pode caminhar junto com Fátima Bezerra em 2022.

Correm rumores nos bastidores políticos de Natal (RN) que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, foi procurado por interlocutores da Governadora Fátima Bezerra, com o propósito de juntar os adversários do pleito de 2018, em um só palanque  nas eleições de 2022, com o filho do ex-deputado Agnelo Alves disputando a vaga de Senador e a governadora pleiteando a sua reeleição ao Governo do Estado.

Conmebol define datas e horários dos jogos das quartas de final; veja o calendário.

A Conmebol definiu na manhã desta sexta-feira as datas e horários dos jogos das quartas de final da Copa Libertadores da América. Sete times já estão classificados à próxima fase. A última vaga vai sair do duelo entre Boca Juniors e Inter. O time argentino venceu o primeiro jogo por 1 a 0 e agora terá a vantagem no duelo de volta, dia 9, na Argentina.

Veja abaixo as datas a horários dos jogos:

Libertad x Palmeiras

  • Ida: 8/12, 21h30 , no Defensores Del Chaco
  • Volta: 15/12, 21h30, no Allianz Parque

Grêmio x Santos

  • Ida: 9/12, às 19h15, na Arena do Grêmio
  • Volta: 16/12, às 19h15, na Vila Belmiro

River Plate x Nacional-URU

  • Ida: 10/12, às 21h30, no Libertadores da América
  • Volta: 17/12, às 21h30, no Gran Parque Central

Racing x Boca Junior ou Inter

  • Ida: 16/12, às 21h30, local a definir
  • Volta: 23/12, às 21h30, local a definir

Ônibus cai de viaduto na BR-381 em João Monlevade; PRF fala em 14 mortes.

Um ônibus caiu de um viaduto no Km 350 da BR-381, conhecido como “Ponte Torta”, em João Monlevade, perto da entrada para Dom Silvério, em Minas Gerais. Às 15h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que havia 10 mortos no local do acidente. Os bombeiros, que também participam do resgate, já falaram em 14 mortes.

As vítimas estão sendo socorridas para o Hospital Margarida, em João Monlevade. Segundo os bombeiros, cerca de 20 pessoas já foram socorridas até 15h50.

Segundo a PRF, o ônibus tem placa de Alagoas, mas ainda não se sabe a origem e destino da viagem.

A XIX Marcha de Vereadores a Brasília (RN) vai contar com mais de 100 edís do RN.

Programada para ocorrer entre os dias 08 a 11 de dezembro de 2020, em Brasília (DF), a XIX Marcha de Vereadores, em uma verdadeira aberração contra as normas de segurança sanitária contra o COVID-19, e contará com dezenas de Edís do Rio Grande do Norte, que irão participar do evento.

Operação do MPRN apura esquema de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento/RN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da Procuradoria-geral de Justiça, deflagrou nesta sexta-feira (4) a operação Tanque Cheio. O objetivo é apurar um suposto esquema de desvio de recursos públicos na Prefeitura de Caiçara do Rio do Vento por meio do contrato para fornecimento de combustíveis. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, inclusive na sede da Prefeitura e nas casas do prefeito na cidade e em Natal.

A operação Tanque Cheio contou com o apoio da Polícia Militar. Além de Natal e Caiçara do Rio dos Vento, houve cumprimento de mandados em Parnamirim e Assu. Na sede da Prefeitura, o MPRN cumpriu mandados no gabinete do prefeito, na Comissão Permanente de Licitação e ainda na Secretaria de Finanças do Município. Entre os alvos também estão a chefe de gabinete da Prefeitura, o subsecretário de Agricultura do Município e o posto de combustíveis onde seriam cometidos os desvios de recursos públicos.

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, testa positivo para Covid-19.

O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, testou positivo para Covid-19, em exame realizado na última quarta-feira e que teve o resultado divulgado nesta sexta. Ele está isolado em um hotel na capital paulista, sob acompanhamento de médicos do clube.

Desta forma, Abel Ferreira não poderá dirigir o Palmeiras no clássico contra o Santos, neste sábado, às 17h, pelo Brasileirão. O português também ficará fora da partida contra o Libertad, do Paraguai, pela Copa Libertadores, na terça, e possivelmente contra o Bahia, no próximo sábado.

O auxiliar Vitor Castanheira deve comandar o Verdão até o retorno de Abel Ferreira.

Prefeita eleita de Santo Antônio das Missões morre por complicações da Covid-19.

A prefeita eleita de Santo Antônio das Missões, Izalda Maria Barros Boccacio, morreu por complicações da Covid-19, na noite de ontem quinta-feira (3).

Izalda era atualmente vice-prefeita do município do Noroeste do Rio Grande do Sul. Na última eleição, foi eleita com 53,47% dos votos.

Segundo a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Izalda tinha 72 anos e estava internada desde a última semana no Hospital Ivan Goulart, em São Borja, por conta do coronavírus. Nesta semana, teve complicações e foi transferida para Santa Maria, mas não resistiu e faleceu no fim da noite de quinta.

Por meio de uma rede social, a prefeitura lamentou a morte. "Não existem palavras para descrever tamanha tristeza que assola a todos neste momento. Uma perda irreparável. [...] seu legado ficará para sempre em nossa memória e em nossos corações!" (veja abaixo a manifestação completa).

Ainda não há informações sobre as cerimônias de despedida.

São Paulo encontra sua melhor versão na temporada e chega à liderança do Brasileirão.

O São Paulo chegou à liderança do Campeonato Brasileiro na última quinta-feira, após vencer o Goiás, fora de casa, com imposição e com todos os jogadores entrosados, sabendo exatamente o que fazer dentro de campo.

Um São Paulo que vai mostrando a sua melhor versão na temporada. E olha que foram muitas versões em 2020...

Antes da pandemia, Fernando Diniz apostava em uma formação com pontas rápidos e um meio de campo pouco marcador. Até a paralisação por conta do coronavírus, o treinador dizia que aquele era o melhor momento do Tricolor desde que ele havia chegado ao clube.

Após a pausa, porém, tudo mudou. O São Paulo perdeu Antony e a sua velocidade no ataque. O drible que quebrava linhas não existia mais, e o sistema defensivo se mostrou muito vulnerável. Para tentar suprir a necessidade na frente, Helinho e Paulinho Boia foram testados, mas não foram bem.

Governo do RN assume gestão de UTIs em dois hospitais no RN: Natal e Macaíba.

O Governo do Estado assume a administração dos 30 leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 nos hospitais Dr. João Machado, em Natal (RN), e o Regional Dr. Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba (RN).

Com a presença da governadora Fátima Bezerra, a passagem simbólica da gestão da Avante Social, que foi contratada para gerir as UTIs, para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) será feita nesta sexta-feira (04) em duas visitas aos hospitais – 10h no João Machado e 12h em Macaíba.

MEC diz que ainda não finalizou contrato para fazer o Enem digital.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não fechou o contrato para fazer a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os custos também não estão definidos. 

A pouco menos de 60 dias da prova, o contrato ainda está em fase de finalização, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC responsável pela realização do Enem.

Sesap renova TAC para abertura de dez leitos críticos de UTI no Hospital São Luís em Mossoró/RN.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública reabrirá dez leitos críticos de UTI no Hospital São Luís em Mossoró, diante do contexto da pandemia porCovid -19, e a oscilação de casos confirmados e da taxa de ocupação na 2ª Região de Saúde.

A audiência com o Ministério Público acontecerá no próximo dia 08 de dezembro e a previsão é que os leitos estejam em funcionamento no dia 15. O Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta – TAC será feito entre APAMIM, SESAP e SMS de Mossoró. O Estado entrará com 70% do financiamento para a manutenção dos leitos e o município com 30%.

O hospital contava desde maio com 65 vagas, sendo 40 de UTI e 25 leitos clínicos e devido à baixa procura pelos leitos, desde outubro contava com 50 leitos no total e atendeu mais de 700 pacientes de Mossoró e região.

Grêmio se dá ao luxo de mudar meio time na Libertadores e cumpre missão com maestria.

Esperava-se um Grêmio com força máxima na noite de quinta-feira, mas Renato Portaluppi surpreendeu, trocou sete jogadores na escalação e mesmo assim bateu novamente o Guaraní para carimbar a passagem às quartas de final da Libertadores. Um luxo que premiou a ousadia do treinador.

Sem desmerecer a competição, o foco também foi descansar boa parte dos titulares para a sequência de jogos, com Brasileirão e as semifinais da Copa do Brasil. Nomes como Geromel, Victor Ferraz e Matheus Henrique sequer pisaram no campo da Arena. 

Inicialmente, seriam "só" seis mudanças. Mas Luiz Fernando sentiu um desconforto no aquecimento e Ferreira foi promovido a titular. Aos três minutos, já havia dado toda a tranquilidade do mundo ao completar para as redes cruzamento de Cortez.

— Minha maior dor de cabeça é escalar a equipe, porque temos pelo menos dois bons jogadores em cada posição. Passo confiança e eles desempenham o que têm de melhor. Tem sido assim nas três competições. Há espaço para todos. O importante é que cada um dá o máximo para conquistarmos as vitórias — destacou Renato Portaluppi. 

A valorização de todo o elenco vai ao encontro da braçadeira de capitão a Churín. O centroavante chegou há pouco no clube e já ganhou papel importante no duelo. Pode ser interpretado como um sinal para o argentino, contratado por cerca de R$ 9 milhões e com poucos jogos ainda como titular, não deixar o ânimo cair.

A invencibilidade do Grêmio chega a 15 partidas, a uma da melhor série atingida no ano. Neste período, Renato usou apenas duas vezes equipes prioritariamente reservas, contra Athletico e Fluminense, duas vitórias pelo Brasileirão.

Ainda assim, nestas escalações havia nomes titulares, como Pepê, Darlan, Jean Pyerre e Luiz Fernando. O treinador gremista tem acertado a mão nas trocas feitas no grupo, menos radicais que em outros anos, e conduz com maestria o Tricolor à 14ª quartas de final da história na Libertadores.

quinta-feira, dezembro 03, 2020

PF de novo em solo potiguar.

A Polícia Federal deflagrou hoje (3) mais uma operação para desarticular núcleo criminoso que atua em presídios e fora deles, no território nacional.

O foco dessa vez foi na Paraíba (PB), onde um grupo atua com planos de expansão para monopolizar o tráfico de drogas na estado.

Com o apoio da Polícia Militar da Paraíba, empreendeu a Operação Residence, em que cumpre 38 mandados de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão e ordens judiciais de bloqueio de valores depositados em contas correntes, expedidos pelo Juízo de Direito da Vara de Entorpecentes da Comarca de João Pessoa (PB).

Cerca de 200 policiais federais e de 60 policiais militares paraibanos passaram o rodo, além da Paraíba, no RN, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima.

Petrobras anuncia aumento de 5% no preço do gás de cozinha.

No mesmo dia em que divulgou redução de 2% no preço da gasolina, a Petrobras anunciou aumento de 5% no preço médio do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha. Com a elevação, que entra em vigor nesta quinta-feira (3/12), o preço médio da estatal será equivalente a R$ 33,89 por botijão de 13 quilos (kg). No acumulado do ano, houve alta de 21,9% ou de R$ 6,08 por botijão.

A petroleira esclareceu que, desde novembro de 2019 "igualou os preços de GLP para os segmentos residencial e industrial/comercial, e que o GLP é vendido pela Petrobras a granel". "As distribuidoras são as responsáveis pelo envase em diferentes tipos de botijão e, junto com as revendas, são responsáveis pelos preços ao consumidor final", destacou em nota.

Taxa de ocupação de leitos para covid no RN nesta quinta-feira é de 62,2%.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (03). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram62,2%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 217.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 44% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(54,8%); e a região Oeste tem (83,1%) – em destaque como o índice mais alto.

RN registra 03 óbitos nas últimas 24 horas por Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta quinta-feira (03). Foram mais 174 casos confirmados, totalizando 96.855. Na quarta-feira(02) eram 96.681 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.711 no total. Três (03) óbitos nas últimas 24 horas (sendo duas em Natal (RN) e uma Florânia (RN), e quatro após a confirmação de exames laboratoriais de dias anteriores. Mortes em investigação são 402.

Casos suspeitos somam 43.366 e descartados são 234.182. Recuperados são 48.821.

‘Tem certa hipocrisia. As pessoas vão para bares, mas não para aula’, diz Mourão. É verdade.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quarta-feira, ao chegar ao Planalto, que há “hipocrisia” na recusa de reitores para o retorno das aulas presenciais nas universidades federais.

“Isso é um assunto controverso porque acho que até tem certa hipocrisia. As pessoa saem para a rua, vão para bares, restaurantes, mas não podem ir para aula”, disse.

Ontem, o Ministério da Educação publicou uma portaria determinando o retorno das atividades presenciais nas universidades a partir de janeiro. Porém, após reitores se manifestarem contra a decisão, o ministro Milton Ribeiro recuou.

“Lá no Espírito Santo eles estão com aula presencial. Vai metade da turma em um dia, metade no outro, de modo que você tenha o distanciamento na sala de aula. Com boa vontade e a gente consegue”, afirmou o vice-presidente.

Governo vai cobrar por SMS que 2,6 milhões de pessoas devolvam auxílio emergencial irregular.

O governo federal deve enviar, ainda este mês, mensagens de celular a 2,6 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial sem ter direito ao benefício. O objetivo é pedir que esses beneficiários cumpram os trâmites para devolver o dinheiro aos cofres públicos.

O Ministério da Cidadania, gestor do auxílio, estima que o governo poderia reaver R$ 1,57 bilhão se cada um desses beneficiários acionados devolvesse, ao menos, uma parcela de R$ 600. Os valores constam em um ofício obtido pela TV Globo.

Ao todo, o ministério prevê o envio de 4,8 milhões de mensagens de celular "considerando a possibilidade de precisarmos enviar uma mensagem de reforço para o público que não proceder com a devolução após o recebimento da 1ª SMS".

A TV pediu informações adicionais ao Ministério da Cidadania e aguarda retorno. O Ministério da Economia confirmou que as mensagens serão enviadas a partir do próximo fim de semana, porque a pasta ainda aguarda a lista de contatos telefônicos. Os envios devem custar R$ 162 mil ao governo.

Em novembro, o governo divulgou que a lista de beneficiários irregulares incluía pessoas com rendimentos acima do limite, com cargos eletivos, militares, servidores públicos, ou mesmo CPFs com alguma irregularidade.

Roberto Cabrini revela motivo de sua saída do SBT: “Opiniões divergentes com Silvio Santos”.

Na noite da última quarta-feira (02), Roberto Cabrini participou de uma live no Instagram com o colunista Felipeh Campos e revelou o motivo de ter deixado o SBT após 10 anos de emissora.

No bate-papo, o jornalista contou que tinha opiniões divergentes com Silvio Santos: “Há um tempo eu já vinha conversando com o Silvio. Quando eu completei 10 anos de SBT, eu achei que já tinha cumprido um ciclo. Eu tenho enorme consideração com a emissora, disse ele.

E completou: “Eu tinha opiniões divergentes com as do Silvio. Eu queria o programa um dia e ele no outro. Ele achava que o dia ideal seria segunda-feira e eu sempre achei melhor o programa ir ao de domingo”.

Na transmissão, Cabrini ainda falou sobre carreira, projetos e sua nova casa, a Record TV. Ele estreou no último domingo (29), no quadro ‘Grande Reportagem’, do Domingo Espetacular.

Covid-19: Registro de 755 óbitos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (3):

– Registro de 755 óbitos nas últimas 24h, totalizando 175.270 mortes;

– Foram 50.434 novos casos de Coronavírus registrados, no total 6.487.084 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 5.725.010, com o registro de mais 50.434 pacientes curados. Outros 586.804 pacientes estão em acompanhamento.

Prefeito Batata baixa decreto contra a realização de eventos em Caicó (RN).

O prefeito de Caicó (RN) publicou o decreto Nº 830, de 02 de dezembro de 2020, onde estabelece medidas de contenção ao avanço da Pandemia, fazendo recomendações sanitárias quanto à não realização de eventos de grande porte que gerem aglomeração desordenada de pessoas, enrijecendo normas fiscalizadoras quanto às atividades comerciais autorizadas a funcionar, em virtude do aumento da incidência de novos casos de Coronavírus.

Pesquisa da Fiocruz e UFMG aponta piora na qualidade de vida de adolescentes na pandemia.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou os impactos da pandemia do novo coronavírus na rotina dos adolescentes brasileiros.

No total, mais de 9.470 mil jovens, entre 12 a 17 anos, responderam a um questionário virtual sobre as mudanças na rotina, estilos de vida e relações com familiares e amigos. O estudo teve começo em julho.

Os principais aspectos observados foram:

  • Piora na qualidade do sono;
  • Falta de atividades físicas;
  • Aumento de horas na frente das telas.

Ainda de acordo com o levantamento, durante a pandemia, 48,7% dos adolescentes do país têm sentido preocupação, nervosismo ou mau humor, na maioria das vezes ou sempre.

Houve também aumento no consumo de doces e congelados, além do sedentarismo: O percentual de jovens que não faziam 60 minutos de atividade física em nenhum dia da semana antes da pandemia era de 20,9%, e passou a ser de 43,4%.

Setenta por cento dos brasileiros de 16 a 17 anos passaram a ficar mais de 4 horas por dia em frente ao computador, tablet ou celular, além do tempo das aulas on-line.

Além disso, 23,9% daqueles entre 12 e 17 anos começaram a ter problemas no sono, e 59% sentiram dificuldades para se concentrar nas aulas de ensino a distância.

A transformação que pode levar o São Paulo à liderança depois de dois anos.

Muita coisa mudou no São Paulo entre o dia 8 de agosto, quando entrou no campo da Serrinha e esperou pelo Goiás até tomar conhecimento de que a CBF permitiria o adiamento do jogo, pela primeira rodada do Brasileirão.

Houve ressarcimento pela viagem nula, e o time só estreou quatro dias mais tarde, contra o Fortaleza, no Morumbi. A escalação daquele em Goiânia teria: Tiago Volpi, Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Daniel Alves, Tchê Tchê, Liziero e Paulinho Boia; Igor Gomes e Pablo

A defesa será repetida nesta quinta-feira, porque Fernando Diniz pretende dar moral a Arboleda, que jogou bem no final de semana, contra o Bahia. Mas o ataque é totalmente diferente: Gabriel Sara, Igor Gomes, Luciano e Brenner. Saíram Pablo, Liziero e Paulinho Boia. Os dois últimos, machucados, e da base, como cinco titulares atuais.

Se vencer o Goiás, o São Paulo assumirá a liderança, que perdeu pela última vez em 30 de setembro de 2018. Deixou de ser líder na 27ª rodada, ao empatar contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos.

Jogaram: Sidão, Bruno Peres, Bruno Alves, Ânderson Martins e Edimar; João Rojas, Hudson, Jucilei e Reinaldo; Nenê e Diego Souza. O técnico Diego Aguirre tinha apenas dois titulares iguais aos de Fernando Diniz: Bruno Alves e Reinaldo. 

Depois de 793 dias, o São Paulo pode voltar à primeira colocação do Campeonato Brasileiro.

Muita coisa mudou para chegar a este ponto.

Diretor do Butantan diz que CoronaVac deve estar disponível para vacinação em janeiro de 2021.

 O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse nesta quinta-feira (3) que a CoronaVac, vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, deve estar disponível para ser aplicada na população em janeiro do próximo ano.

"A vacina estará disponível e o registro na Anvisa, acredito eu, também estará disponível. Então, poderemos iniciar um programa em janeiro, acredito, de vacinação. E espero [que] com o apoio do Ministério [da Saúde], apesar de todas essas declarações que não citam nominalmente a vacina do Butantan. A nossa expectativa é a de que a vacina seja incorporada, inclusive atendendo ao que o próprio ministro fala, sem citar a vacina, de que a vacina que estiver disponível e registrada, será incorporada", afirmou.

Na terça (1°), o governo federal divulgou a estratégia "preliminar" para a vacinação dos brasileiros. No calendário apresentado, a CoronaVac não é citada pelo Ministério da Saúde.

A vacina está na fase final de testes e já tem previsão de distribuição no Brasil. O governo de São Paulo firmou acordo para a compra de 46 milhões de doses e para a transferência de tecnologia para o Instituto Butantan.

Em outubro, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, chegou a anunciar em uma reunião virtual com mais de 23 governadores, a compra do imunizante, mas, menos de 24 horas depois, a aquisição foi desautorizada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Rede privada não deve ter a vacina contra a covid-19 em 2021, diz entidade.

Enquanto os laboratórios estão na última fase de testes de uma vacina contra a Covid-19 e os governos negociam a aquisição, a rede privada de clínicas também se mobiliza para saber quando terá o imunizante disponível.

Para o presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (Abcvac), Geraldo Barbosa, ainda é incerto definir uma data, mas é possível afirmar que não será em 2021. A entidade representa 3.800 clínicas em todo o país e espera dobrar de tamanho em 2020.

O Reino Unido, país mais afetado pela doença na Europa, aprovou na manhã de ontem quarta-feira, 2, o uso emergencial da vacina da farmacêutica americana Pfizer desenvolvida em parceria com a alemã BioNTech. O laboratório é um dos quais a entidade negocia para abastecer o mercado privado brasileiro.

Ex-presidente francês morre de Covid-19.

Valéry Giscard D’Estaing morreu ontem à noite de Covid-19.

O ex-presidente francês tinha 94 anos.

Análise: Inter dá sinal de melhora, mas sucumbe em erros da defesa e fica por um triz na Libertadores.

Uma tempestade desabou sobre o Beira-Rio uma hora antes do duelo do Inter com o Boca Juniors pelas oitavas de final da Libertadores, nesta quarta-feira. Aos supersticiosos, a chuva torrencial e o vento poderiam ser sinais tanto de uma guinada positiva ao rumos do Colorado quanto do contrário. 

Mas a realidade do futebol, volta e meia, passa por cima do misticismo para ser pragmática. A realidade de 90 minutos de futebol foi cruel mais uma vez com o Inter na derrota por 1 a 0 que complica e muito sua vida para o jogo da volta.

Faça chuva ou faça sol, a equipe de Abel Braga falha e depois volta a falhar em suas tentativas de reação para salvar uma temporada que parece cada vez mais perdida. Tudo pode mudar com os 90 minutos seguintes do duelo em La Bombonera. Mas não é o que o campo indica.

MEC desiste de retorno às aulas presenciais em janeiro.

O Ministério da Educação decidiu revogar a portaria pela qual determinou o retorno das aulas presenciais nas universidades a partir de janeiro de 2021, após diversas repercussões negativas. O ministro Milton Ribeiro disse que abrirá uma consulta pública para ouvir pessoas da área acadêmica antes de uma nova decisão.

O ministério foi alvo de críticas de instituições de ensino, que se opuseram à volta das aulas por não considerarem que seja o momento adequado. “Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento”, disse o ministro.

Mancini admite Corinthians com pouca armação no Castelão, mas diz já ter uma defesa confiável.

Depois de empatar sem gols contra o Fortaleza, no Castelão, na abertura da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, o técnico Vagner Mancini respondeu perguntas dos jornalistas e avaliou a partida, que levou o Timão para a décima posição, com 30 pontos.

– Acho que o Corinthians fez um jogo com oscilações, teve momentos bons e momentos onde sofreu. Somamos um ponto, é o terceiro jogo sem sofrer gols. A parte defensiva está se ajustando, falta ajustar do meio para frente. Em Curitiba fizemos um ótimo primeiro tempo, mas caímos na segunda etapa. Hoje tivemos dificuldade no comecinho, melhoramos depois, aí teve a expulsão do Jô.

– Com um a menos, a alma do Corinthians é jogada em campo, uma equipe que lutou e somou um ponto. Os ajustes continuam. Tenho um sistema defensivo confiável, falta ajustar um pouquinho mais do meio para frente, encontrar as peças que se encaixem, para que o Corinthians possa ter um time que esteja mais perto de vencer as partidas.

A Covid-19 está em alta no RN, mas sob controle.

Após o período eleitoral, quando foram registrados diversos pontos de aglomeração em todo o estado, o Rio Grande do Norte registra um aumento de 52,57% no número de casos da Covid-19. Apesar do aumento, essa evolução não vem se confirmando, na mesma proporção, nos óbitos registrados. Esses são alguns dos pontos abordados no mais recente relatório de análise da evolução da epidemia da Covid-19 no estado do RN à luz da ciência de dados, construído por pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN.

Covid-19: Saúde de Genival Lacerda é grave.

Um boletim médico sobre o estado de saúde do cantor Genival Lacerda, de 89 anos foi divulgado na tarde de quarta-feira (2/12). Após isso, o filho do artista, João Lacerda, informou à imprensa que a situação é “bastante delicada”.

Na última segunda-feira (30/11), o artista recebeu o diagnóstico de Covid-19. Ele permanece internado na UTI de um hospital particular no Recife. O cantor respira com ajuda de aparelhos.

Terça-feira (8) tem a escolha do Parlamentar do Ano na Assembleia Legislativa.

A eleição do Parlamentar do Ano pelos profissionais da imprensa do RN vai acontecer na próxima terça-feira (8). Estão aptos a votar os jornalistas credenciados pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e que fazem cobertura regularmente as atividades da Casa Legislativa. A premiação ocorre desde 1982 e elege o parlamentar com atuação destacada ao longo do ano. O primeiro deputado eleito foi Roberto Furtado que era do PMDB.

Este ano, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, ao invés da sede do Comitê, a eleição ocorrerá no 2º andar do Legislativo Potiguar, no espaço aonde funcionou o restaurante. A área é ampla e ventilada pois estará com as janelas abertas. A entrada dos eleitores credenciados será pelo acesso lateral, em frene a Prefeitura Municipal de Natal (rua Ulisses Caldas), com todas as medidas de biossegurança adotadas pelo Legislativo Potiguar, quanto retomou as atividades de modo híbrido. Há medição de temperatura, entrevista com profissionais de saúde e aplicação de álcool em gel nas mãos.
 
No ano passado, os jornalistas que acompanham as atividades parlamentares elegeram como Parlamentar do Ano o deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB). Ele obteve 21 dos 36 votos dos jornalistas credenciados.

quarta-feira, dezembro 02, 2020

Portaria antecipa ponto facultativo do Dia da Justiça para a segunda-feira (07/12).

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e a Corregedoria Geral de Justiça publicaram Portaria Conjunta que antecipa o ponto facultativo do Dia da Justiça, comemorado em 08 de dezembro, para a segunda-feira, 07 do mesmo mês. Ficam prorrogados os prazos processuais nos termos das disposições do artigo 219 do Código de Processo Civil.

A Portaria nº 54/2020 revoga as disposições da Portaria Conjunta Nº 04/2020, de 13 de fevereiro de 2020, no que se refere ao dia 8 de dezembro de 2020, para concentrar os feriados e pontos facultativos em sequência aos dias não úteis, sem prejuízo ao funcionamento da administração pública. Também ficam prorrogados os prazos processuais.

De acordo com a portaria, assinada pelo presidente do TJRN, desembargador João Rebouças, e o corregedor geral de Justiça, desembargador Amaury Moura, no dia 07 de dezembro de 2020 fica assegurada a prestação jurisdicional no âmbito do Tribunal de Justiça e dos fóruns das comarcas da capital e do interior do estado por meio dos plantões judiciários, de acordo com as respectivas designações de magistrados.

João Câmara: Presidente da Câmara antecipa 13º salário dos Servidores efetivos e comissionados da Câmara.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de João câmara/RN, vereador Gilberto Honorato antecipa o décimo terceiro salário dos servidores efetivos e comissionados da casa Legislativa nesta quarta-feira (02), lembrando que a data limite seria dia 20 de dezembro.

Mais uma vez o presidente Gilberto Honorato prova a população camarense a competência e organização da sua gestão a frente da câmara municipal de João câmara.

Mulher quebra bebedouro no hospital regional, é presa e só é liberada após pagar fiança.

Foi na madrugada dessa quarta feira, 02 de dezembro: uma mulher saiu do controle emocional ao chegar no bebedouro do Hospital Regional do Seridó para tomar água e ver o tambor sem uma gota d’água. Ela quebrou o equipamento no pontapé e foi presa.

A jovem (não teve o nome revelado) ainda questionou o vigilante que estava no plantão e ouviu dele que ali seria serviço da equipe de apoio, que naquele momento não se fazia presente na unidade de saúde, foi quando a intimada resolveu quebrar o gelágua.

Ela recebeu voz de prisão do segurança do hospital, que logo solicitou a presença da PM. Levada à delegacia, a conduzida teve que pagar uma fiança de R$ 400 para ser liberada e ainda vai responder por deterioração do patrimônio público.

PGE pede quebra de sigilo de Luciano Hang e 4 empresas em ação sobre irregularidades na campanha de Bolsonaro em 2018.

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) enviou manifestação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no qual apontou a existência de novos indícios de disparo em massa de mensagens no Whatsapp para favorecer a campanha do então candidato Jair Bolsonaro em 2018. No documento, a procuradoria também defendeu a quebra do sigilo bancário e fiscal do empresário bolsonarista Luciano Hang e de quatro empresas no período de 1º de julho a 30 de novembro de 2018. 

Além de Hang, que é suspeito de financiar os disparos ilegais, estão sendo investigadas as empresas Quick Mobile, Yacows, Croc Services e SMS Market, suspeitas de terem realizado os disparos em massa.

O vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes, pediu ainda ao TSE que reabra a instrução e julgue em conjunto as quatro ações de investigação judicial eleitoral (Aije) que pedem a cassação da chapa de Bolsonaro em 2018, todas sobre o suposto disparo indevido de mensagens pelo Whatsapp, que poderiam caracterizar abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação social. Duas dessas ações já haviam sido encerradas e outras duas aguardavam a chegada de documentos, mas o vice-PGE entende que o objeto delas é semelhante e devem ser analisadas todas em conjunto.

A nova documentação obtida pela investigação mudou o panorama do caso, que se encaminhava para o arquivamento devido à ausência de provas concretas. Um ofício enviado pelo Whatsapp à investigação, em novembro de 2019, apontou que foi detectado o "comportamento anormal, indicativo do envio automatizado de mensagens em massa" por contas pertencentes às empresas SMS Market Soluções Inteligentes e à Yacows Desenvolvimento de Softwares, além de uma conta pertencente à pessoa física William Evangelista, sócio da SMS Market.

Como o documento do Whatsapp só chegou após o encerramento da fase de instrução, a PGE se manifestou pela reabertura do caso em duas ações que já estavam prestes a serem finalizadas.

Neymar dá recado após vitória do PSG na Champions: "Não vim aqui para jogar Liga Europa".

Neymar foi peça decisiva na vitória do PSG sobre o Manchester United por 3 a 1 nesta quarta-feira, no Old Trafford. O camisa 10 fez dois gols e colaborou para que a situação de sua equipe não ficasse dramática na última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. 

Depois de perder duas vezes nos três primeiros jogos, agora os atuais vice-campeões dependem de um empate em casa na última rodada, contra o lanterna Basaksehir, para irem às oitavas. Se a eliminação - e uma ida à Liga Europa, algo que acontece com o terceiro lugar de cada grupo - poderia tornar-se algo provável em caso de tropeço na Inglaterra, foi algo que não passou pela cabeça de Neymar.  

Neymar, que está em sua quarta temporada no clube francês, afirmou sentir-se um líder dentro do elenco.

- Sempre me senti líder, desde os 17 anos. Nunca precisei usar braçadeira, sempre com atitude dentro de campo, lutando, brigando. Atitude dentro de campo reflete com meus companheiros. Só quero ajudá-los. Sou um cara muito chato em campo, só cobro. Mas está todo mundo lutando pelos companheiros.

Fátima Bernardes recebe diagnóstico de câncer no útero.

A apresentadora Fátima Bernardes anunciou por meio do Instagram que está com câncer no útero. Segundo Fátima, ela fez uma série de exames de rotina e recebeu, nesta quarta-feira (2/12), o diagnóstico. “Vou me afastar por uns dias do trabalho para fazer cirurgia”, escreveu Fátima.

“Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham. Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros”, completou.

Brasil registra 698 óbitos nas últimas 24h por Covid-19.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (2):

– Registro de 698 óbitos nas últimas 24h, totalizando 174.515 mortes;

– Foram 49.863 novos casos de Coronavírus registrados, no total 6.436.650 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do Coronavírus é 5.698.353, com o registro de mais 41.855 pacientes curados. Outros 563.782 pacientes estão em acompanhamento.

Neymar faz dois, PSG vence Manchester United e fica a um empate da classificação.

A tensão mudou de lado no Grupo H da Liga dos Campeões da Europa. Nesta quarta-feira, o PSG, que poderia viver situação complicada em caso de tropeço, conquistou uma importantísssima vitória sobre o Mancheter United em pleno Old Trafford e vai depender apenas de suas forças para conquistar vaga na próxima fase da competição. Com dois de Neymar e um de Marquinhos, os atuais vice-campeões da Europa venceram por 3 a 1. Rashford descontou para os ingleses, que correm risco de cair da liderança para a terceira posição na última rodada.

Manchester United, Paris Saint-Germain e RB Leipzig chegam na última rodada empatados em nove pontos. Os ingleses visitam os alemães, enquanto os franceses recebem o lanterna e já eliminado Basaksehir. Para Manchester e PSG, bastam empates para avançar (com empate triplo de pontuação, as duas equipes levam a melhor pelo somatório de confrontos diretos). Ao Leipzig, caso o PSG não perca seu jogo, só a vitória interessa dentro de casa. Os jogos da próxima terça-feira ainda reservam emoções!

Bebê de 11 meses cai de primeiro andar de prédio no interior do RN.

Uma criança de 11 meses caiu do primeiro andar de um prédio, uma altura de aproximadamente 4 metros, no município de Parelhas, região Seridó potiguar. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (1). As circunstâncias da queda não foram esclarecidas.

De acordo com a família, David Brayan de Souza Hipólito foi socorrido por volta das 17h para o hospital do município, o Doutor José Augusto Dantas. A equipe médica informou que ele chegou um pouco sonolento, devido a pancada na cabeça. Também foi identificado um arranhão superficial na mão direita do garoto.

Familiares confirmaram que o bebê fez uma exame tomografia e foi diagnosticado com traumatismo craniano. Os médicos estabilizaram a criança e, em seguida, ela foi transferida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

Certeiro em 2019, Flamengo sofre com contratações frustradas em 2020 e vê receita diminuir.

 O multicampeão Flamengo de 2019 terminou a temporada com oito titulares contratados no mesmo ano. Um aproveitamento impressionante, que impulsionou o sucesso da equipe de Jorge Jesus. Em 2020, o cenário mudou. Diversos atletas que chegaram ao clube este ano não conseguiram se firmar. 

São os casos de Michael, Léo Pereira, Gustavo Henrique e Pedro Rocha. Pedro, Isla e Thiago Maia (que não joga mais nessa temporada), no entanto, se mostraram bons reforços ao elenco.  

Por causa do alto investimento, os casos de Michael e Léo Pereira se tornaram mais simbólicos. Os jogadores não tiveram bom desempenho até aqui, e o Flamengo ainda tem uma grande quantia a pagar pelos direitos econômicos. 

De acordo com o último balanço apresentado, os dois ainda vão custar ao clube, somados, R$ 68,8 milhões. Por Gabigol, comprado nesta temporada, o Flamengo ainda precisa quitar cerca de R$ 96,9 milhões.

  • Gabigol: R$ 96,9 milhões
  • Léo Pereira R$ 30,4 milhões
  • Michael R$ 38,4 milhões

Os resultados ruins da equipe na Copa do Brasil e na Libertadores, com eliminações precoces, dificultam ainda mais o cenário já prejudicado pela pandemia, que cortou a receita de bilheteria e fez o clube rever seu orçamento.

Na eliminação da Libertadores diante do Racing, apenas dois jogadores que chegaram este ano foram titulares: Isla e o contestado Gustavo Henrique. Pedro entrou no segundo tempo. Léo Pereira, Michael e Pedro Rocha permaneceram no banco durante a partida toda.

Filhos pedem oração para Nicette Bruno, entubada com Covid.

Nicette Bruno, que está internada com Covid-19 e teve que ser intubada, após ter uma piora, ganhou homenagens dos filhos no Instagram nesta quarta-feira (2). Beth Goulart mudou sua foto de perfil da rede social e colocou uma em que aparece com a mãe e a frase "Deus no controle".

Bárbara Bruno e Paulo Goulart publicaram cliques em que aparecem abraçados com Nicette, toda sorridente. "Obrigada pelo carinho e orações", legendou Bárbara, agradecendo ao apoio dos fãs da atriz.

Nesta terça-feira (1), Beth falou sobre o estado de saúde da mãe. "Ontem ela teve uma ligeira piora. Foi necessário sedar e intubar. Tenho muita fé, essa doença é assim mesmo. É uma luta e vamos vencer essa luta. Ela está sedada, não está sentindo nada e vamos vencer essa luta", afirmou.

Em entrevista para  a Quem, Beth contou que Nicette foi contaminada pela Covid-19 após receber a visita de um parente. "Ele não sabia que estava infectado e, infelizmente, transmitiu o vírus para ela", explicou.

 

CNHs vencidas em 2020 terão validade estendida.

Está em vigor, desde ontem (1º), a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que restabelece os prazos para a regularização das carteiras nacionais de Habilitação (CNHs) vencidas.

Segundo a nova resolução, os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganharam mais um ano de validade. Com isso, a renovação das CNHs vencidas em 2020 ocorrerá de forma gradual, de acordo com um cronograma estabelecido no documento.

Nova falha do Ministério da Saúde expõe dados pessoais de mais de 200 milhões de brasileiros.

Uma nova falha de segurança no sistema de notificações de covid-19 do Ministério da Saúde deixou expostos na internet, por pelo menos seis meses, dados pessoais de mais de 200 milhões de brasileiros.

Não foram apenas pacientes com diagnóstico de covid que tiveram sua privacidade violada, como ocorreu em outro caso de exposição denunciado pelo Estadão na semana passada. Desta vez, ficaram abertas para consulta as informações pessoais de qualquer brasileiro cadastrado no SUS ou beneficiário de um plano de saúde.

Taxa de transmissibilidade para covid no RN nesta quarta é de 0,66.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (02). O índice que indica o potencial de transmissão da covid 19, a Rt, está em 0,66 no estado como um todo.

No Estado, 84municípios se encontram em zona de risco, enquanto outros 24 estão em zona de perigo. Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) da UFRN no fim da manhã. VALE DESTACAR que essa taxa tem grande variação ao decorrer do dia, e pode ser conferida a situação em tempo real conforme link no fim do post.

A Taxa de Transmissibilidade, ou Taxa Rt para ser mais simples, é um dos indicadores utilizados para medir a evolução de uma doença endêmica. De forma simples, essa taxa indica quantas pessoas podem ser infectadas a partir de uma pessoa já doente.

Para exemplificar suponha o Rt = 2, isso significa dizer que, estatisticamente falando, uma pessoa doente contaminará duas saudáveis. O ideal então é que esta taxa se mantenha o mais próximo possível de zero.

A partir do momento que ela se mantém constantemente abaixo do valor 1, significa dizer que a doença está em um estado “controlado.

Taxa de ocupação de leitos para covid no RN nesta terça-feira é de 56,4%.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (02). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram56,4%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 204.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 40% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(48,1%); e a região Oeste tem (78%) – em destaque como o índice mais alto.

RN registra 1.121 novos casos de coronavírus; 01 óbito nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (02). Foram mais 1.121 casos confirmados, totalizando 96.681. Na terça-feira(01) eram 95.660 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.704 no total. Uma morte nas últimas 24 horas, e oito após a confirmação de exames laboratoriais de dias anteriores. Mortes em investigação são 396.

Casos suspeitos somam 41.897 e descartados são 233.379. Recuperados são 48.736.

Iniciada a vacinação em massa contra covid-19.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta quarta-feira (2) que as autoridades russas iniciem vacinações voluntárias em massa contra o novo coronavírus na semana que vem, enquanto o país registrou 589 novas mortes por conta da covid-19.

A Rússia terá 2 milhões de doses de vacina nos próximos dias, segundo Putin. No mês passado, o país disse que sua vacina Sputnik V tem 92% de eficácia na proteção contra a covid-19, de acordo com resultados preliminares.

“Vamos concordar nisto: você não me dará notícias na semana que vem, mas iniciará uma vacinação em massa… vamos começar a trabalhar já”, disse Putin à vice-primeira-ministra, Tatiana Golikova.

Golikova disse que uma vacinação em larga escala poderia começar em dezembro de forma voluntária.

terça-feira, dezembro 01, 2020

Taxa de ocupação de leitos para covid no RN nesta terça-feira é de 57,4%; pacientes clínicos e críticos são 211.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (01). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram57,4%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 211.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 41,7% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(53,3%); e a região Oeste tem (71,2%) – em destaque como o índice mais alto.

Secretário de Justiça dos EUA contradiz Trump e diz que não há provas de fraude nas eleições.

 O procurador-geral e Secretário de Justiça dos Estados Unidos, William Barr, afirmou nesta terça-feira (1º) que não há qualquer indício de fraude capaz de mudar o resultado das eleições de novembro, vencidas pelo democrata Joe Biden. 

A declaração, mais uma vez dada por uma autoridade do país, reforça o rechaço às tentativas do presidente Donald Trump em reverter a derrota. Eleito, Biden deve tomar posse em 20 de janeiro.  

Rapidamente, a equipe legal de Trump rechaçou a visão de Barr e disse que o secretário não investigou as denúncias de fraude. "Vamos continuar perseguindo a verdade pelo sistema judiciário e legislativo dos estados", afirma a nota afirmada pelos advogados Rudy Giuliani e Jenna Ellis.

Campanha da Poliomielite é prorrogada até 16 de dezembro.

A campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite foi prorrogada até o dia 16 de dezembro em todo o Rio Grande do Norte. O público-alvo são crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade.

Na data prevista para o encerramento, 30 de novembro, o Brasil havia atingido a cobertura vacinal de 69,11%, e o Rio Grande do Norte havia vacinado 73,21% do público-alvo, ocupando o 13º lugar no ranking nacional e o quarto lugar no Nordeste. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI/DATASUS). A meta é que 95% das crianças sejam vacinadas contra a doença.

No Rio Grande do Norte, 63 municípios atingiram a meta de vacinar 95% das crianças na faixa etária indicada, e a região metropolitana de Natal está com 60,83% de cobertura vacinal. A região metropolitana de Natal está com 60,83% de cobertura vacinal. Os municípios de Natal e Macau estão abaixo dos 50%, com percentuais de 47,59% e 36,80%, respectivamente.

A Sesap reforça que os municípios devem adotar estratégias para ampliar a cobertura vacinal, realizando uma busca ativa das crianças não vacinadas, a vacinação de casa a casa, disponibilizando postos de vacinação em postos estratégicos e, nas maiores cidades, a realização de “drive thru” de vacinação, respeitando as orientações e cuidados para evitar o contágio e a disseminação da Covid-19.

A Poliomielite é uma doença que afeta o sistema nervoso central e pode causar a paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. A única forma de prevenção é a vacinação.

Genival Lacerda é internado em UTI com Covid-19.

O cantor e compositor paraibano Genival Lacerda, de 89 anos, está internado no Hospital Unimed I, na Ilha do Leite, na área central do Recife (PE). Segundo o filho dele, o cantor João Lacerda, o artista está com a Covid-19, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As informações são do G1/PE.

Vacinação contra Covid deve começar com idosos, profissionais da saúde e indígenas, diz Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (1) os primeiros pontos da estratégia “preliminar” para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas.

Veja abaixo os principais pontos:Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares).

Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Carrasco do Real Madrid? Após vitória do Shakhtar, Dentinho vibra: "Tenho sorte contra eles.

O Shakhtar Donetsk aprontou mais uma vez para cima do Real Madrid nesta Liga dos Campeões da Europa e venceu jogando em casa nesta terça-feira por 2 a 0. Entre os destaques da equipe ucraniana, mais uma vez apareceu Dentinho, que marcou o primeiro gol e iniciou a jogada do segundo. 

O atacante brasileiro de 31 anos marcou seu segundo gol em Champions, o segundo em cima do Real Madrid. A primeira vez aconteceu na derrota por 4 a 3 em 2015/16, também pela fase de grupos. No jogo vencido pelo Shakhtar no Alfredo di Stéfano, pela estreia da atual edição, foi de Dentinho o chute desviado por Varane contra o próprio patrimônio.  

- Posso dizer que foi um dos gols mais importantes da minha carreira, sem dúvida. Quem está sempre ao meu lado, sabe que passei por muita coisa e que trabalhei bastante para viver esse momento. Agradeço a todos que acreditam em mim - disse, após a partida. 

O Shakhtar assumiu a vice-liderança do Grupo B, um ponto atrás do líder Borussia Mönchengladbach e à frente de Real Madrid e Inter de Milão. Na última rodada da fase de grupos, a equipe visita os italianos e pode avançar até mesmo em caso de empate, desde que os alemães não percam para os espanhóis. 

Covid-19: Brasil confirma mais 50.909 casos e 697 mortes.

O Brasil iniciou o mês de dezembro com a confirmação de mais 50.909 casos do novo coronavírus e 697 mortes pela doença. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (1/12).

Com os acréscimos, o país soma 6.386.787 diagnósticos positivos e 173.817 óbitos pela doença desde o início da pandemia.

Dezembro terá fenômeno astronômico que não ocorre desde a Idade Média.

Um fenômeno astronômico que não acontece desde a Idade Média poderá ser observado no dia 21 de dezembro, logo após o pôr do Sol: a proximidade entre Júpiter e Saturno fará com que esses dois corpos celestes pareçam um planeta duplo.

A proximidade entre os dois planetas já está ocorrendo e, entre os dias 16 e 25 de dezembro, a percepção será de que eles estarão separados por menos do que um diâmetro de lua cheia. “Na noite de maior aproximação, em 21 de dezembro, eles se parecerão com um planeta duplo, separados por apenas um quinto do diâmetro da lua cheia”, explica o astrônomo da Rice University, Patrick Hartigan.

Embora as melhores condições de visualização sejam próximas ao Equador, o fenômeno poderá ser observado em qualquer lugar da Terra, se o clima permitir. Hartigan explica que a dupla planetária aparecerá baixo no céu ocidental por cerca de uma hora após o pôr do sol todas as noites. “Para a maioria dos observadores do telescópio, cada planeta e várias de suas maiores luas estarão visíveis no mesmo campo de naquela noite”, acrescentou.

Segundo o astrônomo, alinhamentos entre esses dois planetas são bastante raros, ocorrendo uma vez a cada 20 anos ou mais. “No entanto, esta conjunção é excepcionalmente rara por causa da maior proximidade entre eles. Você teria que voltar até um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 para observar um alinhamento mais próximo entre esses objetos visíveis no céu noturno”, complementou.

A próxima vez que esse vento ocorrerá será no dia 15 de março de 2080. Depois, só depois do ano 2400.

TRE-RN indefere falsidade ideológica em documento de “Kerinho” e caso complica ainda mais situação de Beto Rosado na Câmara.

O juiz eleitoral do TRE-RN, Ricardo Tinoco indeferiu o pedido do então candidato a deputado federal nas eleições de 2018, Kericlis Alves, que alega o incidente de falsidade ideológica em processo que tramita no Tribunal com denúncia de inelegibilidade por desincompatibilização de cargo público. O documento em questão aponta que “Kerinho” permaneceu em cargo comissionado na Prefeitura de Monte Alegre (RN) durante todo período de 2018, o que impediria sua candidatura. O caso pode gerar anulação de votos e mudança de cadeiras na Câmara dos Deputados, com a saída de Beto Rosado (PP) e a entrada de Fernando Mineiro (PT), em razão de uma possível retotalização de votos.

Na decisão, o magistrado salientou que “ admitir arguição de falsidade em tal contexto, isto é, quando há possibilidade da questão ser dirimida por outros elementos probatórios, implicaria malferimento aos princípios da economia processual e duração razoável do processo, trazendo sérios prejuízos ao regular trâmite do feito, circunstância que só corrobora o afastamento do instrumento processual promovido pelo suscitante”.

Desemprego diante da pandemia bate novo recorde em outubro, aponta IBGE.

O desemprego diante da pandemia do coronavírus bateu novo recorde em outubro, apontam os dados divulgados nesta terça-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o levantamento, o Brasil encerrou o décimo mês do ano com um contingente de 13,8 milhões, cerca de 3,6 milhões a mais que o registrado em maio, o que corresponde a uma alta de 35,9% no período. Com isso, a taxa de desemprego ficou em 14,1%, a maior da série. 

O IBGE destacou que a taxa de desemprego em outubro cresceu, na comparação com maio, nas regiões Norte e Nordeste, manteve-se inalterada no Sudeste e Centro-Oeste, e caiu no Sul.  

A maior taxa em outubro foi registrada no Nordeste (17,3%), seguida por Norte (15,1%), Sudeste (14,2%). Somente Centro-Oeste (12,1%) e Sul (9,4%) registraram taxa inferior à média nacional.

Adoção de cartinhas para o Papai Noel dos Correios será pela internet.

Com pedidos que vão de bicicletas, carrinhos e bonecas a material escolar e cestas básicas, as cartinhas das crianças para a campanha Papai Noel dos Correios, uma tradição do Natal, serão enviadas de forma diferente neste ano. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os pedidos serão adotados virtualmente. Interessados em realizar os sonhos das crianças podem acessar o blog da campanha,  clicar em “Seja você Noel” e seguir os passos indicados para adotar uma cartinha.

Com base na localidade informada, serão disponibilizadas as cartas e as sugestões de locais para entrega dos presentes. No blog, estarão disponíveis cartas de crianças de escolas públicas, creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, independentemente da idade, matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Também há orientações sobre datas, locais e horários de funcionamento dos pontos de entrega.

Eleitor tem 60 dias para justificar ausência em votação.

O eleitor que não compareceu às eleições realizadas no último domingo (30) tem até 60 dias para justificar a ausência na Justiça Eleitoral. A justificativa deverá conter a documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. 

A requisição pode ser feita por meio do aplicativo de celular e-Título, pelo Sistema Justifica ou por meio do comparecimento a um cartório eleitoral para a entrega do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser preenchido aqui . O requerimento pode ser enviado pelos correios ao juiz da zona eleitoral na qual o eleitor for inscrito, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito. 

Gasolina, energia e saúde vão pesar mais no bolso do consumidor em 2021.

A inflação de preços controlados pela administração pública, como tarifas de serviços essenciais, deve ficar neste ano em um dos patamares mais baixos da história, mas voltará a pesar no orçamento do consumidor em 2021.

Por causa da pandemia, reajustes de planos de saúde e energia foram adiados. Além disso, os preços de combustíveis caíram por causa da desaceleração da economia em 2020, mas devem voltar a subir no próximo ano.