sábado, abril 23, 2016

Mãe de Isabella Nardoni está grávida, oito anos após a morte da sua filha.

Muita gente deve lembrar do crime que parou o Brasil no ano de 2008, quando a garota  Isabella Nardoni, na época com 5 anos, foi jogada de um prédio em São Paulo. Depois de muitas investigações, a polícia chegou até o pai e a madrasta da menina,  Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, que foram condenados e estão cumprindo pena em uma penitenciária.

Mas ainda assim, nessa história toda ficou a mãe da menina, Ana Carolina Oliveira que se viu totalmente acabada com a perda da filha. Na época, ela concedeu entrevista para diversas rádios e emissoras de TVs. Ainda assim, com o tempo , depois da repercussão do caso, ninguém soube mais como estava vivendo Ana Carolina e o que tinha ocorrido com sua vida.

Em entrevista a “Veja”, ela disse que graças a terapias e também a sua fé, ela conseguiu superar o trauma vivido e ainda revelou que está grávida de um menino, fruto do seu relacionamento com  Vinicius Francomano, de 29 anos, eles estão juntos desde 2010 e se casaram em abril de 2014. Ela ainda disse que não achava que conseguiria retomar sua vida. Se Isabella estivesse viva, ela completaria 14 anos na semana passada.


Levir Culpi confirma Fred titular e vê Flu favorito contra o Botafogo.

Levir Culpi assegurou nesta sexta-feira a presença de Fred entre os titulares do Fluminense para o clássico com o Botafogo, domingo, pela semifinal do Campeonato Carioca. O atacante, que entrou em atrito com o treinador recentemente, voltará ao time após ficar de fora da final da Copa Sul-Minas-Rio, na quarta, por suspensão.

“O Fred vai começar a partida porque é o titular. Agora ele está preparado e deve iniciar o jogo. Difícil é saber se ele vai terminar, minha preocupação maior é a sequência do jogo dele. Que vai começar, não tenho a menor dúvida”, disse o treinador, que deve escalar a equipe com Diego Cavalieri; Jonathan, Gum, Henrique e Wellington Silva; Pierre, Cícero, Osvaldo, Gerson e Gustavo Scarpa; Fred.

Questionado sobre as dificuldades que o Fluminense encontrará neste domingo, Levir Culpi admitiu que o tricolor tem certo favoritismo por jogar pelo empate, por ter melhor campanha na Taça Guanabara. “De certa forma, sim [o Flu é favorito]. Temos uma vantagem numérica sobre o Botafogo”, afirmou, sem deixar de ponderar sobre o equilíbrio do confronto.

“Durante o jogo ninguém sabe o que vai acontecer. Não podemos abdicar do ataque. São situações interessantes. É uma boa vantagem ter esse empate. Só que a gente se preocupa com a série de jogos decisivos”, comentou Levir.

A sequência de jogos mencionada pelo treinador começou no fim de semana passado. O Flu perdeu para o Vasco e ficou com o vice-campeonato da Taça Guanabara. Na quarta, compensou o revés do fim de semana com o título da primeira edição da Copa Sul-Minas-Rio, em vitória sobre o Atlético-PR. No domingo, decide a vaga na final do Estadual.

“Comemoramos uma conquista e já vem outro jogo decisivo. Quem ganhar, leva. Temos que manter o elenco concentrado, é o nosso trabalho”, afirmou. Por causa da conquista, o elenco ganhou folga na quinta e retornou aos treinos somente nesta sexta. A preparação para o clássico de domingo será encerrada na tarde deste sábado. Após o treino, a delegação tricolor embarca para Volta Redonda, local da partida decisiva.

Morre ex-participante do “MasterChef Brasil”. Saiba Quem!.

Nesta sexta-feira (22), a Dona Marli Rocha, participante da primeira temporada do reality, exibida em 2014, morreu hoje, às 18h15. Natural de Minas Gerais, a aposentada morava atualmente em Santa Catarina, ela lutava contra um câncer no pulmão há cerca de 15 anos, ela também já lutou contra um câncer no seio.

Segunda-feira (18), um dos familiares de Dona Marli, usou o seu perfil no Facebook para pedir oração por ela: “Venho a pedido da Marli comunicar que ela está internada. Ela perdeu muito peso e vai passar a se alimentar através de sonda para ganhar peso mais rápido e assim se fortalecer. Ela pede a todos que orem para sua recuperação ser rápida, manda beijos para todos e agradece muito. Assim que ela se restabelecer voltará com tudo… Obrigada!!!”.

“Ela já tinha retirado um seio há muitos anos. Depois o câncer voltou no pulmão. No último domingo ela foi internada para se alimentar melhor porque estava muito fraco, mas o quadro clínico piorou na madrugada de quarta para quinta-feira. Eu estava acompanhando tudo de longe. Minha tia foi uma guerreira. Estamos muito tristes”, relembrou a sobrinha de Marli Rocha, em entrevista ao portal da Band. No reality da emissora dos Saads, Dona Marli foi a segunda eliminada da temporada.

RN conta com quase 80 mil microempreendedores individuais.

Eletricistas, cabeleireiros, sacoleiras, manicures, pedreiros e uma infinidade de outros profissionais que trabalham por conta própria, desde 2009, ganharam o direito sair da informalidade de ter uma empresa devidamente registrada. Isso foi possível com a criação da figura do Microempreendedor Individual (MEI), que envolve empresas com faturamento bruto anual de até R$ 60 mil. Atualmente, essa categoria jurídica representa mais da metade (58,9%) das empresas optantes pelo Simples Nacional no Rio Grande do Norte. 02, o que posiciona o RN como o sexto estado do Nordeste com o maior número de microempreendedores.

A criação do MEI pela Lei 128/2008 possibilitou que esses trabalhadores passassem para o mercado formal desenvolvendo as mesmas atividades e com cobertura previdenciária, estimulando o empreendedorismo em todo o estado. São mais de 400 atividades permitidas aos empreendedores, dando possibilidade de atuação em variadas áreas do mercado, tanto em prestação de serviço, comércio ou indústria. Atualmente, no Rio Grande do Norte, as atividades que mais concentram microempreendedores são o comércio de roupas e acessórios (7.839), salões de beleza (6.016) e mercadinhos (3.406).

Para se ter uma ideia da contribuição do MEI para fortalecimento do empreendedorismo no Rio Grande do Norte, 56% dos atendimentos feitos pela Unidade de Orientação Empresarial (UOE) do Sebrae em Natal de janeiro até agora foram voltados para pessoas registradas como MEI. Foram quase 6,2 mil atendimentos nesse intervalo.

Agência SebraeGilvanise Maia acredita que MEI é a porta de entrada para empreendedores no mundo corporativoGilvanise Maia acredita que MEI é a porta de entrada para empreendedores no mundo corporativo“Anteriormente, a burocracia e a carga tributária envolvidas na abertura de uma empresa afugentavam as pessoas de ousar empreender ou a formalizar um negócio existente”, aponta a gerente da UOE, Gilvanise Borba Maia, sobre os entraves. Segundo ela, ao facilitar o processo de abertura, reduzir tributos e diminuir a burocracia, o governo favoreceu o surgimento desses novos negócios em todo o país, especialmente no Rio Grande do Norte. “Hoje, o MEI tem sido a principal porta de entrada dos empreendedores no mundo dos negócios”, diz a gerente.

Para se formalizar, não há complexidade. Sem burocracia, em menos de 15 minutos, o profissional já sai com um CNPJ em mãos, a partir do cadastro no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), que pode ser feito também em qualquer ponto de atendimento do Sebrae em Natal ou no interior do estado nas cidades de Apodi, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Todo o processo de formalização é realizado gratuitamente.

Municípios do Mato Grande estão entre os 20 mal avaliados no ranking da Transparência do MPF.

Depois de Natal, que ficou em 10º lugar (com nota 6,5), Macaíba, em 15º e nota 6, é o município de Grande Natal melhor situado no Ranking da transparência relativo ao ano de 2015, segundo levantamento divulgado no portal do Ministério Público Federal. Mais abaixo estão Parnamirim (em 26º com nota 5,2); Monte Alegre, em 36º, nota 4,6; Ceará Mirim e São Gonçalo, ambos em 43º, com nota 4,4; Extremoz em 69º (nota 3,4), Nísia Floresta ficou no 128º lugar, nota 0,4.
 
Um novo ranking será divulgado no dia 1º de junho, com base na fiscalização que está sendo realizada nos portais da transparência de cada Prefeitura do Estado. O novo levantamento está sendo realizado, devendo se estender até o dia 9 de maio.

Embora o portal da transparência seja uma obrigação de toda Prefeitura, no levantamento de 2015, 25 prefeituras do RN tiraram nota zero e poderão ser penalizados com o bloqueio de transferência de verbas federais, caso não tenham adotado as providências recomendadas pelo Ministério Público Federal.

Receberam nota zero em 2015 os seguintes municípios:  Afonso Bezerra, Barcelona, Brejinho, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama , Caraúbas, Currais Novos, Jardim de Piranhas, João Dias, Jucurutu, Lagoa d´Anta , Lagoa Salgada, Maxaranguape, Passa e Fica, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Rio do Fogo, São Francisco do Oeste, São José de Campestre, Trinfo Potiguar e Várzea.

Dilma é aplaudida por simpatizantes contra impeachment ao deixar NY.

Alvo de um processo de impeachment no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff foi assediada na noite desta sexta-feira (22), em Nova York, por um grupo de simpatizantes do governo federal que são contrários ao processo de afastamento da petista do Palácio do Planalto. Antes de embarcar para Brasília, a petista fez questão de ir cumprimentar pessoalmente os manifestantes que estavam concentrados em frente à casa onde ela estava hospedada nos Estados Unidos.

Ao deixar a residência de Antonio Patriota – embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) – com dois buquês de flores nas mãos, Dilma atravessou a rua e foi em direção aos manifestantes. A presidente foi recepcionada pelo grupo aos gritos de "Dilma, guerreira da pátria brasileira".

Mesmo cercada por seguranças, a petista abraçou e beijou os simpatizantes. Os manifestantes, então, prestaram solidariedade ao difícil momento político da presidente.

"Força, Dilma. Muita luz, meu amor", disse uma das integrantes do grupo.

"Muita força, Dilma", reforçou outro simpatizante.

"Oi, meninas, obrigado", respondeu a petista, enquanto fazia selfies e posava para fotos ao lado dos manifestantes.

No momento em que se direcionava para o carro que a conduziria para o aeroporto, Dilma foi questionada por jornalistas sobre qual a importância dessas manifestações de carinho em um momento tão conturbado.

"Muito [importante], minha querida, muito. Muito mesmo", enfatizou a presidente.

A agenda oficial de Dilma, divulgada na noite desta sexta pela assessoria do Planalto, previa que a presidente iria embarcar em Nova York de volta para o Brasil ao meio-dia deste sábado (23). Porém, a petista decidiu antecipar a viagem, deixando os Estados Unidos ainda na noite de sexta. A previsão era de que ela desembarcasse em Brasília na manhã deste sábado.

A presidente viajou a Nova York para participar, na sede da ONU, da cerimônia de assinatura do acordo do clima de Paris, elaborado durante a COP 21. Inicialmente, havia a expectativa de que ela fosse aproveitar seu discurso diante dos chefes de Estado mundiais para denunciar que é vítima de um "golpe parlamentar" no Brasil.

No entanto, ao longo dos quase 10 minutos de discurso, ela falou sobre os compromissos assumidos por seu governo no acordo climático e, em relação à crise brasileira, se limitou a dizer que o Brasil vive atualmente um "grave momento", com uma sociedade que construiu uma "pujante democracia", e que o povo saberá "impedir quaisquer retrocessos".

Sede do PMDB é alvo de pichações durante madrugada em Natal/RN.

A sede do PMDB em Natal foi alvo de pichações durante a madrugada deste sábado, no bairro do Tirol, zona leste de Natal.

Com dizeres como “Fora Cunha”, “Fora Temer” e “Golpistas” as pichações teriam ocorrido durante a madrugada.

A polícia não localizou os suspeitos e a direção municipal do partido ainda não se posicionou.

Espetáculo A Bela e a Fera chega ao Teatro Riachuelo em maio.

Inspirado no conto original de Jeanne Marie Leprince, o musical A Bela e a Fera terá apresentações no Nordeste, em Recife, Natal e Fortaleza: 07 e 08 de maio, no Teatro RioMar Fortaleza (CE); 14 e 15 de maio, no Teatro Riachuelo (RN); 21 e 22 de maio, no Teatro RioMar Recife (PE). A direção é de Billy Bond e a realização é daBlack & Red Produções, Opus Promoções e Ministério da Cultura. Confira o serviço completo abaixo.

Um dos maiores diretores de musicais em atividade no Brasil, responsável por produções como After de Luge,Rent, Mágico de Oz, Lês Miserables, O Beijo da Mulher Aranha, Pinocchio, Branca de Neve, Natal Mágico eCinderella, entre muitas outras montagens, Billy Bond procura estimular os jovens e crianças a refletir. Assim como Madame Jeanne, que se preocupava com a essência do ser humano e queria que os jovens aprendessem a ouvir seus corações. O musical A Bela e a Fera mostra o amor entre a donzela e o príncipe transformado em fera, após ser enfeitiçado.

Desde sua estreia, em 2009, o musical já encantou quase um milhão de espectadores no Brasil, Argentina, Chile e Peru. De lá para cá muitas novidades foram incorporadas a montagem como figurinos, elenco e efeitos. Com diálogos e trilha cantados em português, o espetáculo conta ainda com efeitos especiais e de iluminação, recursos de gelo seco, levitações, ilusionismo, explosões e uma infinidade de equipamentos que fazem a plateia ter a sensação de fazer parte do espetáculo.

O musical conta com 200 profissionais – entre eles 14 atores, que interpretam 40 personagens, e 16 pessoas no corpo de baile – mais de 180 figurinos e quatro cenários principais que servem como pano de fundo para história de amor entre a jovem Bela e o príncipe amaldiçoado.

'Tínhamos certeza que foi um ataque de jacaré', diz irmão de desaparecido.

Mesmo após o Corpo de Bombeiros encerrar as buscas por Rogério Marques de Oliveira, de 41 anos, os parentes do homem continuaram a procurar por ele com a ajuda de moradores de Araguacema, no oeste do Tocantins. Renato Mariano de Oliveira diz que tinha certeza que o irmão foi vítima de um ataque de jacaré e foi um alívio encontrar indícios do paradeiro dele.

Restos mortais que podem ser da vítima foram localizados no estômago de um jacaré na manhã desta sexta-feira (22). "Não íamos parar de procurar enquanto não encontrasse ao menos os restos mortais para enterrar. Nós tínhamos certeza que ele foi atacado e minha mãe sempre pedindo [para encontrarmos]. Por isso, nós passávamos os dias na mata", disse.

"O animal não tem culpa", afirma Mariano. Ele explica que depois do ataque ninguém mais entrou no rio, que é um dos pontos turísticos da região, para tomar banho. "O pessoal está meio cabreiro com a situação e o outro jacaré está solto lá na região", comentou, após afirmar que o irmão pode ter sido atacado por mais de um réptil.

Caixa faz modificações nos jogos da Dupla Sena, Lotomania e Quina.

Três jogos das Loterias foram modificados nesta sexta-feira, 22, com o objetivo de aumentar as oportunidades aos apostadores, informou a Caixa Econômica Federal. As modificações nos produtos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

A Dupla Sena passará a ter um terceiro sorteio semanal. Os dias do sorteio também foram modificados: passarão a ocorrer às terças, quinta e sábados, a partir do dia 26 de abril. O concurso especial “Lotomania da Páscoa” deixa de existir. No lugar, será lançada, em 2017, a “Dupla Sena de Páscoa”.

“A substituição do concurso especial se deu em razão de que a Dupla Sena tem melhores condições para apostas em grande volume, já que podem ser feitas com mais números do que apenas a aposta simples”, afirmou a Caixa, em nota. Na Dupla Sena, é possível apostar com o bolão, assim como já acontece na Mega-Sena, Lotofácil e Quina. Não há alteração de preço: cada aposta simples (6 números) continua custando R$ 2.

A Lotomania terá mais uma faixa de premiação, com 15 acertos. Dessa forma, ganhará na Lotomania quem fizer 20, 19, 18, 17, 16, 15 ou nenhum acerto. Os dias do sorteio vão passar para as terças e sextas. O preço, R$ 1,50, continua o mesmo.

Outra faixa de premiação também foi criada para a Quina, com dois acertos. A partir de 16 de maio, para ganhar na Quina será preciso fazer 5, 4, 3 ou 2 acertos. O jogo vai permitir um aumento na quantidade de números de apostas, para até 15 números – hoje são 7 no máximo – e de até 50 cotas do bolão – hoje são 25.

A Caixa introduziu nesse jogo apostas múltiplas combinadas. O apostador pagará pela quantidade de apostas efetuadas e obterá o direito de receber as premiações de forma proporcional à quantidade de apostas efetivadas. O valor do jogo continua sendo R$ 1,50.

Corpo do Vigilante Kelino Kécio Pegado da Silva, já está sendo velado no ginásio José Soares(Zezão).

O corpo do vigilante Kelino Kécio Pegado da Silva, de 40 anos filho de Severino Pegado e Zuleide já está sendo sendo no ginásio poliesportivo José Soares da Câmara(Zezão) no centro da cidade.

O sepultamento está previsto para às 16h no Cemitério Público de João Câmara. A cidade inteira está comovida com a perda prematura de um trabalhador, pessoa bastante conhecida e conceituada na sociedade camarense.

Cerca de 1,2 milhão de pessoas ainda não sacaram o abono salarial; Veja se você tem direito.

O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) alertou hoje (22) que mais de R$ 2,1 bilhões em pagamentos do Abono Salarial do PIS/Pasep do calendário 2015 estão disponíveis para saque. Cerca de 1,2 milhão de beneficiários ainda não buscaram o dinheiro.

Se os recursos não forem sacados até dia 30 de junho, retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O saque deve ser feito nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil.

De acordo com balanço divulgado pelo MTPS, dos 23,5 milhões de trabalhadores com direito a receber o abono, 21 milhões receberam o benefício, totalizando R$ 17,5 bilhões. Os trabalhadores que não buscaram ainda o dinheiro irão receber uma correspondência informando sobre o direito.

Trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício e que exerceram atividade remunerada durante pelo menos 30 dias tem direito ao benefício. O abono equivale ao valor de um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente no valor de R$ 880.

Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma  casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

Os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta, devem procurar a agência e apresentar um documento de identificação.

As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho – 158; pelo 0800-7260207, da Caixa; e pelo 0800 7290001, do Banco do Brasil.

Anatel proíbe limites na internet fixa por tempo indeterminado.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) proibiu, por tempo indeterminado, as prestadoras de reduzirem a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente dos usuários que atingirem a franquia prevista no contrato de serviço de internet. A decisão valerá enquanto o Conselho Diretor da Anatel examina o tema, ”com base nas manifestações recebidas pelo órgão”.

Em comunicado, a agência destaca a proibição de qualquer alteração imediata na forma de as prestadoras cobrarem a banda larga fixa e afirma que as mudanças na forma de cobrança, mesmo previstas na legislação, não devem ”ferir os direitos do consumidor”. A Agência ressaltou, no entanto, que a oferta de planos ilimitados depende do modelo de negócios de cada operadora e não está proibida. (JC online)

sexta-feira, abril 22, 2016

Número de mortos por terremoto no Equador chega a 602.

O número de mortos por um terremoto de magnitude 7,8 no Equador subiu para 602 nesta sexta-feira (22), enquanto dezenas de tremores sacudiram cidades e vilas em todo o país, assustando moradores, mas sem causar danos maiores.

O terremoto de sábado (16), o pior em quase sete décadas, feriu 12.492 pessoas e deixou 130 desaparecidos, afirmaram as autoridades de gestão de emergência em um boletim.

Os sobreviventes ficaram abalados novamente na quinta-feira (21) à noite, quando um terremoto de magnitude 6,0 atingiu a costa do Equador, cerca de 100 km a norte-noroeste de Portoviejo, e a uma profundidade de 10 km.

"Quando começou a tremer na noite passada nós começamos a rezar", disse Alex Bachón, de 43 anos, um operário que trabalha na reparação de danos causados ​​pelo terremoto de sábado em um hotel de Guayaquil. "Eu nunca vi nada parecido com isso, foi muito ruim."

Houve mais de 70 tremores secundários desde quinta, segundo o instituto de geologia do país. Desde o terremoto de sábado, um total de 700 tremores secundários ocorreu no Equador.

Os tremores vão continuar por várias semanas, alertou a autoridade de emergência Ricardo Peñaherrera nesta sexta-feira, pedindo aos equatorianos para ficarem calmos.

Zika é detectado em macacos no Ceará.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) encontraram, pela primeira vez fora do continente africano, macacos infectados pelo vírus zika. A descoberta no Brasil indica que, por ser capaz de contaminar outros hospedeiros além dos humanos, a doença se espalha com mais facilidade e pode ser mais difícil de ser contida do que os especialistas imaginavam.

“Esse é um achado que nos deixou muito preocupados porque mostra que o zika veio para ficar. Assim como no caso da febre amarela, o vírus tem um ciclo não só em humanos, mas também em animais silvestres, que podem tornar-se um reservatório. É por isso que, no caso da febre amarela, mesmo com a vacina, a gente nunca conseguiu erradicar o vírus, porque ele fica circulando entre os primatas. Isso não acontece com a dengue, por exemplo”, explica Edison Luiz Durigon, professor titular do departamento de microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e um dos coordenadores do estudo, cujos resultados preliminares foram publicados no periódico bioRxiv.

Os macacos infectados pelo zika foram encontrados em diferentes regiões do Ceará entre os meses de julho e novembro do ano passado. Cientistas do ICB-USP e do Instituto Pasteur estavam no local capturando saguis e macacos-prego para um estudo sobre a raiva.

“Resolvemos testá-los também para o zika e, para nossa surpresa, 29% das amostras deram positivas, todas elas de macacos capturados em áreas onde há notificação de zika e ocorrência de microcefalia”, diz o pesquisador, um dos integrantes da Rede Zika, força-tarefa de cientistas paulistas criada no ano passado com auxílio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para estudar o vírus.

Infecção por HIV causa 5 anos de envelhecimento precoce.

A infecção por HIV causa um envelhecimento prematuro equivalente a cinco anos em portadores do vírus, segundo um novo estudo americano publicado na quinta-feira, 21, na revista científica Cell. Embora atualmente os pacientes com HIV vivam saudáveis por décadas, graças à combinação de terapias com antirretrovirais, cientistas já haviam observado, em outras pesquisas, que eles mostram sinais de envelhecimento prematuro.

Usando técnicas epigenéticas para calcular o envelhecimento biológico de 137 pacientes, pesquisadores da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, calcularam pela primeira vez que o envelhecimento precoce equivale, em média, a cinco anos.

“As questões médicas ligadas ao tratamento de pessoas com HIV mudaram. Não estamos mais tão preocupados com as infecções causadas pelo sistema imunológico comprometido”, afirmou um dos autores do estudo, Howard Fox, do Departamento de Farmacologia e Neurociência Experimental da Universidade de Nebraska, destacando que a preocupação agora está relacionada às doenças relacionadas ao envelhecimento.

A ferramenta utilizada para realizar o novo estudo tem foco nas mudanças epigenéticas das células dos pacientes. A informação epigenética está contida em parcelas do genoma que não fazem parte da sequência do DNA, mas que têm um papel importante na regulação dos genes e podem ser herdadas.

Quando ocorrem as mudanças epigenéticas nas células, elas são transmitidas para as gerações seguintes de células, influenciando a maneira como os genes são expressos. Os cientistas usaram como biomarcador uma mudança epigenética específica, a metilação, que pode ter influência na maneira como os genes são traduzidos em proteínas.

“Havíamos verificado em estudos anteriores que, à medida que envelhecemos, o processo de metilação é modificado em todo o genoma. Alguns chamam isso de entropia, ou deriva genética. Ainda não sabemos exatamente quais mecanismos dessas mudanças epigenéticas levam aos sintomas de envelhecimento, mas é uma tendência que podemos medir nas células das pessoas”, disse Fox.

Dilma: sem redução da pobreza será impossível combater mudanças do clima.

Em discurso na cerimônia de assinatura do Acordo de Paris, nesta sexta-feira (22), em Nova York, a presidente Dilma Rousseff disse que firmar o documento que trata de mudanças climáticas é apenas o começo de um caminho desafiador para países desenvolvidos e em desenvolvimento. O acordo prevê o combate aos efeitos das mudanças climáticas e a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Dilma assumiu, diante dos chefes de estado e de governo presentes na cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), o compromisso de assegurar a pronta entrada em vigor do acordo no Brasil.

“O caminho que teremos que percorrer agora será ainda mais desafiador, transformar nossas ambiciosas aspirações em resultados concretos; realizarmos compromissos que assumimos irá exigir a ação convergente de todos nós, de todos os nossos países e sociedades rumo a uma vida e uma economia menos dependente de combustíveis fósseis, dedicadas e comprometidas com práticas sustentáveis na sua relação com o meio ambiente”, disse Dilma.

O acordo global sobre clima foi aprovado durante a 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Paris, em dezembro de 2015.

A presidente também disse que é fundamental ampliar o financiamento para o combate aos efeitos negativos das mudanças climáticas. “É indispensável criar meios de reorientar os fluxos financeiros internacionais de modo permanente para apoiar ações que representem soluções para o problema global”, disse Dilma. Ela destacou também que é necessário que o setor privado desenvolva um esforço robusto na redução das emissões de gases.

A presidenta Dilma lembrou que o Brasil traçou metas ousadas sobre o meio ambiente e disse ter orgulho do trabalho desenvolvido por seu governo e pelo país para a construção de Acordo de Paris. Afirmou, ainda, que os efeitos negativos das mudanças ambientais recaem principalmente sobre as populações mais pobres.

No RN, Acari sai da lista de municípios em colapso no abastecimento d'água.

Mais uma cidade do Rio Grande do Norte saiu da situação de colapso no abastecimento de água. Desta vez foi o município de Acari, na região Seridó do Estado, distante 215 km de Natal. Com uma população de cerca de 11 mil habitantes, Acari é abastecida pelo Açude Gargalheiras, que tomou água com as últimas chuvas na região e atingiu o nível de 3% da sua capacidade de armazenamento. Acari estava em situação de colapso no abastecimento desde setembro de 2015.

De acordo com a gerente da regional de Caicó da Caern, Rosy Gurgel, a partir desta sexta-feira (22), o município sai da situação de colapso e passa a ser abastecida em sistema de rodízio. O volume de água do Açude Gargalheiras, mantidas as condições de uso racional do produto, é suficiente para abastecer a cidade até outubro deste ano.

O rodízio no abastecimento em Acari é feito com a divisão da cidade em dois setores. O fornecimento é alternado, com 24 horas de distribuição, por 72 horas com o sistema parado. O Setor 01 da cidade corresponde a parte do Centro e bairros de Petrópoles e Tarcísio Bezerra Galvão, enquanto o Setor 02 abrange parte do Centro mais os Bairros Luiz Gonzaga, Dinarte Mariz, Ary de Pinho e Pe. Cortez.

De acordo com a Caern, atualmente 14 cidades estão em colapso de abastecimento. São elas: Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, Luiz Gomes, Marcelino Vieira, Martins, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos e Tenente Ananias.

Estudo comprova que vírus zika tem preferência por células-tronco neurais.

O vírus da zika tem preferência por infectar células-tronco neurais e a extensão dos danos provocados nessas células é diferente dependendo do momento da infecção. A conclusão é de um estudo realizado por cientistas da Universidade Jonhs Hopkins, nos Estados Unidos, e publicado nesta sexta-feira, 22, na revista científica Cell.

Para realizar o estudo, os cientistas utilizaram organoides cerebrais – popularmente conhecidos como minicérebros -, que mostram em três dimensões como o vírus afeta as células cerebrais.

A técnica de organoides cerebrais vem sendo usada por cientistas brasileiros, liderados pelo pesquisador Stevens Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR). Em estudo publicado no início de abril na revista Science, eles usaram os minicérebros para concluir que o vírus zika de fato tem capacidade para infectar e matar células cerebrais humanas.

Os organoides são estruturas de tecido cerebral cultivadas em laboratório para mimetizar o órgão em formação. Embora sejam usados há alguns anos, os minicérebros têm uso limitado pelo alto custo e protocolos complexos.

O grupo da Johns Hopkins, liderado por Guo-li Ming e Hongjun Song, produziu uma versão de baixo custo que utiliza uma impressora 3D para fazer o equipamento – chamado de biorreator – que cultiva os minicérebros.

Segundo os autores, os biorreatores e os minicérebros produzidos por eles poderão abrir um novo caminho para o estudo do desenvolvimento cerebral humano, de distúrbios cerebrais e para o teste de novas drogas. “Quando surgiu a crise da zika, nós vimos que tínhamos o sistema perfeito para estudar os impactos do vírus. Já estávamos trabalhando nisso há três anos”, disse Song.

Com os biorreatores, os cientistas produziram organoides de três regiões específicas do cérebro: prosencéfalo, mesencéfalo e hipotálamo. Os minicérebros cresceram e sobreviveram por 100 dias. Esse intervalo de tempo permitiu que os cientistas introduzissem a infecção por zika durante diferentes estágios do crescimento, simulando diversos períodos de seu desenvolvimento durante uma gravidez.

Os experimentos 3D confirmaram os resultados de vários outros trabalhos anteriores que já indicavam a preferência do vírus zika por infectar células-tronco neurais e reforçaram os dados clínicos indicando que o desenvolvimento de cérebro é mais vulnerável durante o primeiro trimestre da gravidez.

“Os organoides são muito menores e não geram neurônios de forma eficiente quando são infectados pelo vírus zika. Nos estágios posteriores, ainda se observa uma preferência por infectar as células-tronco neurais, embora os demais neurônios também sofram alguma infecção. A morte celular e a redução da proliferação dos neurônios é consistente com o que vimos nos estudos anteriores”, disse Ming.
A presidente Dilma Rousseff assinou hoje (22) decreto que institui o programa de prevenção e proteção individual de gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica contra oAedes aegypti.

De acordo com a publicação, se caracterizam como em situação de vulnerabilidade socioeconômica as gestantes que integram famílias beneficiárias pelo Programa Bolsa Família.

O programa será desenvolvido por meio da implementação e execução de ações voltadas para a aquisição e a distribuição de insumos estratégicos para a saúde, como repelentes para uso tópico contra mosquitos.

A definição de quais insumos serão adquiridos e distribuídos ficará a cargo do Ministério da Saúde que, conforme o decreto, vai atuar de forma conjunta com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a implementação do programa.

“A aquisição e a distribuição dos insumos serão realizadas pelo Ministério da Saúde, com os recursos relativos ao crédito extraordinário em favor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome aberto pela Medida Provisória nº 716, de 11 de março de 2016, mediante assinatura de termo de execução descentralizada entre os referidos ministérios.”

O decreto entra em vigor hoje.

Vigilante é baleado na cabeça durante assalto a parque eólico em João Câmara/RN.

Um vigilante foi baleado na cabeça durante um assalto a um parque eólico no fim da tarde desta sexta-feira (22), em João Câmara, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, a arma e o colete do vigilante foram roubados.

Ainda segundo informações da Polícia Militar, um segurança chegou para trabalhar por volta das 17h30 e encontrou o colega baleado no chão. O vigilante baleado foi socorrido para o pronto-socorro Clóvis Sarinho. Ninguém foi preso.

2016 caminha para ser o ano mais quente da história.

Cada vez mais o aquecimento da Terra tem gerado preocupação aos especialistas e governos. E não é para menos. A Agência Espacial Americana (NASA) confirmou o que a população mundial sentiu na pele: 2015 foi o ano mais quente da história desde quando se iniciou a medição. Em média, a temperatura na superfície terrestre foi 0,13°C maior do que em 2014. Segundo a instituição, os 15 anos mais quentes foram registrados nos últimos 16 anos. Para 2016, a realidade não será diferente. A NASA afirmou que os meses de janeiro e fevereiro deste ano já bateram os recordes do mesmo período de 2015.

Os dados revelaram que fevereiro deste ano foi o mês mais quente já registrado na história mundial, sendo que o segundo mês mais quente foi seu antecessor (janeiro), enquanto o terceiro mês com temperaturas mais altas na história foi dezembro de 2015. Nunca houve um trimestre tão quente no mundo: entre dezembro e fevereiro, a média da temperatura no planeta ficou 1,2ºC acima da média ? no limite exato do aumento ao qual ainda podemos nos submeter nos próximos 84 anos que ainda restam para o final do século.

“Esses dados confirmam que o aquecimento global não só é verdadeiro, como está se intensificando”, afirma André Ferretti, gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, instituição que participa da coordenação geral do Observatório do Clima, rede de ONGs que atuam na agenda climática brasileira.

O fenômeno El Niño, que provoca o aquecimento anormal das águas do Pacífico, também é em parte responsável por esse resultado, pois tem sido bastante severo. Porém, a principal causa da intensificação do aquecimento global continua sendo a ação do homem, que, ano após ano, tem ampliado a emissão de gases de efeito estufa (GEEs). Ferretti alerta que os governos não podem mais continuar com o discurso teórico sobre as alterações do clima, sendo preciso agir de forma planejada para adaptar-se às mudanças climáticas cujos efeitos serão ainda mais presentes esse ano.

O instituto de meteorologia do Reino Unido, Met Office, já afirma que 2016 irá ultrapassar 2015 como ano mais quente, prevendo um aumento de 1,14°C acima da temperatura nos anos iniciais da Revolução Industrial, por volta de 1820. “Se isso se concretizar, estaremos muito próximos do limite estabelecido pelo Acordo de Paris, firmado no ano passado, que determina que a temperatura não pode atingir 2ºC acima da era industrial, e orientando que ficasse em, no máximo, 1,5ºC”, completa Ferretti, que esteve na 21ª Conferência das Partes (COP-21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) quando o documento foi elaborado.

Ministro do STF determina quebra de sigilos do presidente do DEM.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário do presidente do DEM, senador José Agripino Maia (DEM-RN), líder da oposição no Senado, referentes ao período de 2010 a 2015, e de mais 15 pessoas e empresas ligadas ao parlamentar.

A quebra de sigilos foi apresentada no mês passado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que investiga desde outubro de 2015 o suposto envolvimento do senador com fraudes na obra da Arena das Dunas, estádio construído em Natal para a Copa de 2014.

Por meio de sua assessoria, Agripino afirmou que "as providências requeridas vão acelerar o processo de esclarecimento dos fatos investigados". "Tenho certeza que tornarão clara a improcedência da acusação que me é feita, de conduta irregular na construção da Arena das Dunas", declarou.

Entre as pessoas que também tiveram os sigilos quebrados estão o filho de Agripino, o deputado federal Felipe Maia (DEM-RN), assim como outros familiares do senador, assessores parlamentares e servidores públicos. Duas das empresas atingidas com a quebra de sigilo são do deputado e outras são ligadas ao filho dele ou estão, segundo a Procuradoria Geral da República, "em nome de interpostas pessoas - laranjas".

Luiz Bacci deve ficar definitivamente no comando do “Domingo Show”.

Como já noticiado aqui no Famosos na Web, o apresentador da Rede Record, Geraldo Luís foi suspenso de seu programa no próximo domingo (21), por ter criticado ao vivo os cortes em sua matéria exibida no seu programa.

Porém segundo informações do jornalista José Armando Vannucci, não é bem assim, tudo indica que dessa vez ele não voltará a apresentar o programa na emissora dos bispos, e o jornalista Luiz Bacci deve ficar definitivamente no comando do mesmo.

O jornalista informou que nos bastidores do canal, rolam soltos comentários que dão conta que Luíz Bacci e a equipe do “Domingo Show”já foram informados que Geraldo dificilmente voltará a apresentar a atração.

Essa semana Luiz Bacci viajou para o Piauí, onde ele foi conhecer duas garotas de 16 anos que tem vozes extremamente afinadas. Além disso ele gravou uma reportagem com um garçom que tem imagens inéditas do humorista Shaolim, que morreu no início do ano.

O que levantou mais dúvidas sobre o retorno de Geraldo a atração, foi o fato de Luiz Bacci, ter sido escalado para fazer mais reportagens para o programa no início da semana que vem.

Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores.

A fase de grupos da Copa Libertadores foi encerrada na noite desta quinta-feira e definiu de vez os confrontos das oitavas de final. Último brasileiro a avançar, objetivo conquistado com o empate por 1 a 1 com o The Strongest nesta noite, em La Paz, o São Paulo, vice-líder do Grupo 1, com nove pontos, terá como próximo adversário o Toluca, do México, que foi o líder do Grupo 6, com 13. Com melhor campanha, os mexicanos terão a vantagem de fazer o duelo de volta em casa.

Já o Corinthians, que na noite da última quarta-feira goleou o Cobresal por 6 a 0, no Itaquerão, e fechou o Grupo 8 na liderança isolada, com 13 pontos, irá encarar o Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final. Os uruguaios ficaram na vice-liderança do Grupo 2, com nove pontos, um à frente do eliminado Palmeiras.
Até os duelos desta quinta-feira, o Corinthians ainda tinha uma chance de encarar o Deportivo Táchira, da Venezuela, nas oitavas mas isso só ocorreria se o Trujillanos vencesse o River Plate, em Buenos Aires, no outro jogo da rodada final do Grupo 1 – a equipe argentina venceu o confronto por 4 a 3 e eliminou essa possibilidade.

Com melhor campanha, os corintianos terão a vantagem de decidir em casa no duelo de volta com o Nacional. O mesmo vale para o Atlético-MG, que terminou esta fase da Libertadores na ponta do Grupo 5, com 13 pontos, e medirá forças com o Racing, vice-líder do Grupo 3, com nove pontos.

Outro brasileiro garantido nas oitavas de final, o Grêmio terá de decidir a sua sorte fora de casa no confronto de volta. Vice-líder do Grupo 6, com 11 pontos, o time gaúcho terá pela frente o Rosario Central, líder do Grupo 2, também com 11 pontos.

Atual campeão da Libertadores e líder isolado do Grupo 1, com 11 pontos, o River Plate pegará o Independiente del Valle, do Equador, que foi segundo colocado do Grupo 5 e outro que somou 11 pontos nesta fase.

Confira os confrontos das oitavas de final da Libertadores
Atlético Nacional-COL x Huracán-ARG
Rosario Central-ARG x Grêmio
Atlético-MG x Racing-ARG
Toluca-MEX x São Paulo
Pumas-MEX x Deportivo Táchira-VEN
River Plate x Independiente del Valle-EQU
Corinthians x Nacional-URU
Boca Juniors x Cerro Porteño-PAR

Profissionais têm até hoje para se inscrever no programa Mais Médicos.

Hoje (22) é o último dia para profissionais com registro nos conselhos regionais de Medicina brasileiros concorrerem a cerca de 1.400 vagas no mais recente edital de reposição do Mais Médicos. As inscrições devem ser feitas pelo sistema do programa na internet.

Segundo o Ministério da Saúde, os candidatos poderão saber o resultado no dia 26 de abril. Nos dias 27 e 28 de abril, os médicos poderão escolher quatro opções de município onde desejam trabalhar. A previsão é de que eles comecem a atuar no dia 16 de maio.

No momento da seleção, os  candidatos deverão escolher entre o direito de concorrer à pontuação adicional de 10% nas provas de residência ou permanecer no município por até três anos. Os profissionais disputam somente com aqueles que optarem pelas mesmas cidades.

De acordo com o ministério, o número exato de vagas para reposição só será definido após a renovação da adesão dos municípios com vagas ociosas e a confirmação dessas vagas pelas prefeituras. A lista completa de vagas disponíveis será divulgada no dia 26 de abril.

Caso as vagas não sejam preenchidas na chamada de médicos brasileiros com registro no país, serão abertas inscrições para profissionais brasileiros que se formaram no exterior.

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM/RN.

Confira!!!
Diario Oficial de Parnamirim

A Prefeitura Municipal de Parnamirim,  Prevê abrir inscrições para Concurso Público  o objetivo é a contratação de profissionais para as áreas de  saúde, transporte, educação, por estar com deficiência nesses setores, serão centenas de vagas abertas.

Para você concorrer as vagas terá que ter Nível Fundamental, Nível Médio, Técnico, Nível Superior isso ira depender do cargo selecionado. acessando o edital você vai ter todas informações necessárias. veja o edital.

Os salários variam entre R$ 1.020,64 a R$ R$ 6.415,28, mais auxílio alimentação, para desempenhar atividades em jornadas semanais que vão de 20h a 40 horas. Serão realizadas provas objetivas com questões de múltipla escolha. Este Concurso t
erá validade de dois anos, contados de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Capitania dos Portos alerta para ressaca do mar no litoral do RN.

A Marinha do Brasil  emitiu um aviso de  alerta para a previsão de ressaca no litoral do Rio Grande do Norte. De acordo com o órgão as embarcações de pequeno porte devem evitar a navegação no período do alerta.

Veja a nota na íntegra:
A Marinha do Brasil alerta aos navegantes da área do litoral do Rio Grande do Norte, sobre a previsão de Ressaca com ondas de SE/E de 2,5 metros, na área entre as cidades de MACEIÓ (AL) e TOUROS (RN), a partir de 20 abril de 2016 das 12h00min até 23 abril de 2016  às 21h00min;

A Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar nestes dias e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Mais informações sobre previsões meteorológicas poderão ser obtidas no site do Centro de Hidrografia da Marinha – CHM – no endereço www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/index.htm

TSE DECIDE LIBERAR ROSALBA CIARLINI PARA CANDIDATURA À PREFEITA DE MOSSORÓ/RN.

54u4u4u 
Pondo fim às especulações de que a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) não poderia ser candidata a prefeita de Mossoró, a ministra do Tribuna Superior Eleitoral, Luciana Lóssio decidiu acatar pedido da Coligação Mossoró Mais Feliz que impetrou embargos de declaração opostos à decisão do TSE que, por unanimidade, deu provimento parcial ao recurso especial eleitoral da “Rosa” para afastar a declaração de nulidade do diploma de governadora, a cassação do mandato eletivo e a declaração de inelegibilidade.

Abaixo o relatório divulgado
Decido.
Por petição de 5.4.2016 (Protocolo nº 3.523/2016), a embargante, com fundamento no art. 501 do CPC, requer desistência dos presentes declaratórios.

Consoante jurisprudência desta Corte, é possível o pedido de desistência em questão, uma vez que o referido dispositivo legal “expressamente estabelece que o recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso” (AgR-REspe nº 33178/CE, Rel. Min. Arnaldo Versiani, PSESS de 12.11.2008).

Ademais, este Tribunal já se manifestou no sentido de que “a homologação do pedido de desistência depende da apresentação de procuração que outorgue poderes específicos aos subscritores do recurso” (ED-REspe nº 20161/CE, Rel. Min. Luiz Fux, DJe de 30.3.2015).

Logo, considerando que a advogada que subscreve a petição tem poderes expressos para tal fim, nos termos da procuração que acompanha a peça, homologo o pedido de desistência, com base no art. 68, caput, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral.

Junte-se aos autos o protocolo nº 3.523/2016. Anote-se.
Ministra Luciana Lóssio

IFRN Campus JC: Aulas do ano letivo 2016 começam nesta segunda-feira (25).

A Direção Acadêmica do Campus João Câmara do IFRN informa à comunidade escolar que as aulas referentes ao ano letivo 2016 e semestre letivo 2016.1 terão início nesta segunda-feira (25), nos três turnos de funcionamento, conforme calendário acadêmico.

Os alunos dos cursos técnicos que ainda não adquiriram o fardamento da escola poderão fazê-lo na Coordenação de Administração Escolar e Apoio Acadêmico do campus.

Dilma nomeia novos ministros de Minas e Energia, Portos, Cidades e Turismo.

O Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 22, traz a nomeação dos novos titulares dos ministérios de Minas e Energia, Portos, Cidades e Turismo. Com a saída do peemedebista Eduardo Braga do comando de Minas e Energia, a presidente Dilma Rousseff resolveu nomear Marco Antônio Martins Almeida para o posto. Almeida exercia o cargo secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis da pasta.

Outro nome confirmado no Diário Oficial foi o do secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz Barreto de Carvalho, para a Secretaria Especial de Portos. Muniz assume a pasta em substituição a Helder Barbalho, também peemedebista, que deixou o cargo esta semana. A indicação de Maurício Muniz para os Portos já havia sido anunciada pelo Palácio do Planalto na quarta-feira, quando Barbalho confirmou que sairia do cargo.

Para o lugar do ex-ministro das Cidades Gilberto Kassab, que, assim como Braga e Barbalho, deixou o governo em meio ao processo de impeachment da presidente, foi efetivada Inês da Silva Magalhães. Inês já havia sido nomeada como ministra interina, acumulando também as atribuições de secretária nacional de Habitação. Nesta sexta, ela foi exonerada da secretaria e nomeada titular oficial da pasta das Cidades.

O Ministério do Turismo, o primeiro a ser entregue pelo PMDB, ainda no fim de março, quando o partido rompeu com o governo, também teve nesta sexta o seu titular definido. A pasta será liderada por Alessandro Golombiewski Teixeira, em substituição a Henrique Eduardo Alves (RN).

Teixeira era o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), cargo do qual foi exonerado. Ele também foi um dos coordenadores do programa de governo de Dilma à reeleição, em 2014.

Além dessas mudanças, a presidente Dilma tornou sem efeito a troca do diretor Administrativo da Itaipu Binacional, feita às vésperas da votação do impeachment na Câmara dos Deputados. Com isso, Edésio Franco Passos continua no cargo, e Marcos Antonio Baumgärtner, que seria o novo titular até 16 de maio de 2017, teve sua nomeação anulada.

As exonerações de Helder Barbalho (Portos) e de Eduardo Braga (MME) também estão publicadas no Diário Oficia desta sexta.

Quase uma tonelada de droga é apreendida em Mossoró/RN.

Uma operação das polícias Civil e Militar apreendeu quase uma tonelada de drogas em Mossoró, ontem quinta-feira (21). Ao todo, mais de 910 quilos de cocaína, maconha e pasta base de cocaína.

As drogas estavam divididas em 774 quilos de cocaína, 25 quilos de pasta base de cocaína e 111 quilos de maconha. Além disso, também foram apreendidas cinco caixas de munições calibre 12, uma balança de precisão e um veículo clonado.

A carga foi encontrada em uma residência no loteamento Parque Universitário, nas proximidades da BR-110.

Caern suspende abastecimento em Macau e Guamaré, RN.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que o abastecimento das cidades de Macau e Guamaré será suspenso a partir desta sexta-feira (22).

De acordo com a companhia, a adutora Pendências-Macau, responsável pelo abastecimento da região, terá seu funcionamento interrompido para um serviço de manutenção.

Segundo a Caern, o serviço é necessário para consertar três vazamentos em pontos diferentes da adutora. A companhia informou ainda que o abastecimento deve voltar ao normal no sábado (23).

Suspeito de matar professor no RN se apresenta à polícia e fica preso.

O suspeito de matar uma pessoa, cujo corpo foi encontrado no dia 3 deste mês carbonizado dentro de um carro entre os municípios de Fernando Pedroza e Santana do Matos, na região Central do Rio Grande do Norte, se apresentou à Polícia Civil na noite de quarta-feira (20) e está preso. Para a família, a vítima do assassinato é o professor de matemática Alcivan Medeiros da Silva, que desapareceu um dia antes de o carro ser encontrado. O veículo, inclusive, pertence ao professor.

"Embora a apresentação tenha sido expontânea, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça e o suspeito ficou detido", explicou o delegado Dilton Nascimento. Apesar de confirmar a prisão, o delegado preferiu não dar detalhes sobre o suspeito nem do depoimento. "Preferimos o sigilo que é para não atrapalhar as investigações", ressaltou.

Acivan Medeiros da Silva foi visto pela última vez no dia 2 deste mês em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. No dia seguinte, um cadáver foi encontrado carbonizado dentro de um Fiat Uno Vivace inteiramente queimado em uma região de mata entre os municípios de Fernando Pedroza e Santana do Matos. Parentes do professo confirmaram pelo número do chassi do carro se tratar do veículo de Alcivan.

A Secretaria de Educação de Felipe Guerra cancelou as aulas do dia 5 na rede municipal de ensino devido aos acontecimentos. Apesar de não ter a confirmação oficial da morte do professor, a secretaria tomou a decisão pela complexidade da situação e pediu "oração por notícias positivas".

SEEL divulga tabela da IV Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de bola

A coordenação de esportes da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEEL-RN) divulgou na quarta-feira (20) a tabela geral dos jogos da IV Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola – 12 a 14 anos. No total, 30 seleções municipais participarão da competição com estreia marcada para o dia 7 de maio.

Os municípios participantes são: Arez, Goianinha, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Baía Formosa, Brejinho, Pedro Velho, Santo Antônio, Serrinha, Boa Saúde, Passagem, Várzea, São Paulo do Potengi, Serra Caiada, Ielmo Marinho, João Câmara, Parazinho, Taipu, Jardim de Angicos, Santa Cruz, São José do Campestre, Japi, Currais Novos, Lagoa Nova, Jucurutu, Angicos, Lajes, Pendências, Santana do Matos e Natal.

RN será palco de encontro internacional de dança na próxima semana.

Artistas internacionais, nacionais e locais, todos em um só lugar com experiências marcantes e espetáculos gratuitos. De 26 de abril a 1º de maio, o Encontro de Dança 2016, assume os palcos de Natal e Parnamirim com oficinas, intervenções e debates gratuitos, além, é claro, das apresentações da dança contemporânea abertas para todo o público. Em oito anos de realização, as ações do Encontro já foram prestigiadas por mais de 77 mil espectadores.

Para esta edição, estarão presentes profissionais e companhias de renome, como: Ahilan Ratnamohan (Austrália), os espetáculos La Wagner (Argentina), Escrito Absurdo (Colômbia/México), Solos de Stuttgart (Alemanha), Tempo Singular com Virtual Companhia de Dança (São Paulo), Cia Quasar (GO). Para “abraçar” os artistas e público, foram escolhidos pela organização do Encontro, o Barracão Clowns, Casa da Ribeira, Teatro Riachuelo e Cine Teatro de Parnamirim.

As companhias locais também marcarão presença. Através da Mostra Potiguar de Dança, foram selecionadas a Domínio Cia de Dança, com o espetáculo #saudade; Mais Uma Cia de Dança, apresentando PIB – Produto Interno Bruto; Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM), com Um de Nós; Cia Entre Nós Coletivo de Criação, encenando Entre Nós; Balé da Cidade do Natal, em O que abrigo de ti e Cia Gira Dança, interpretando A Cura.

Patrocínios e apoios como o Programa Djalma Maranhão – Prefeitura de Natal -, Prefeitura de Parnamirim, Unimed Natal, Rifóles Praia Hotel, Visual Praia Hotel, Manary Hotel e Esmeralda Praia Hotel, além do Governo do Rio Grande do Norte – Lei Câmara Cascudo -, Rio Center; realização Natal Cultural e Espaço Vivo Produções e parceria cultural com Vivadança – Festival de Stuttgart  tornam possíveis os Encontros e impulsos à formação da plateia, onde reforçam conexões e promovem o diálogo em prol da arte.

Brasileiros fazem ato e recebem Dilma com flores em Nova York.

Cerca de 50 brasileiros receberam a presidente Dilma Rousseff em sua chegada a Nova York, na noite desta quinta-feira, em frente à residência oficial do embaixador Antonio Patriota na cidade. O grupo levou flores para a presidente se manifestou contra o impeachment com palavras de ordem, cartazes e tambores. Na sexta-feira, ela participará de encontro na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), no qual fará um discurso de cinco minutos diante dos chefes de estado.

— A gente pensou nessa história das flores depois que a presidente Dilma recebeu flores no Palácio do Planalto por um grupo de mulheres. Foi um gesto muito bonito — afirma Flavia Fontes, brasileira radicada em Nova York, que aguardava a presidente.

De acordo com os manifestantes, o movimento foi organizado pelas redes socias. Os cartazes continham dizeres desde “Impeachment é ilegal” até “Fora Cunha”, em referência ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado de envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

— Não ficamos temerosos de econtrar protestos a favor do impeachment. Os golpistas preferem se manifestar na Times Square, lugar turístico — disse a gaúcha Patricia Matzbacher, que mora nos EUA há dez anos, referindo-se a um dos símbolos da cidade.

Henrique Alves se pronuncia sobre apreensão de CNH em blitz.

O ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) emitiu nota sobre a apreensão da sua Carteira Nacional de Habilitação, nesta madrugada, em blitz da Lei Seca.

Confira a nota na íntegra:

Sobre a retenção de minha carteira de habilitação noticiada por alguns veículos de comunicação, tenho a informar que vejo o fato com naturalidade. Fui abordado pelos policiais da blitz de forma educada e respeitosa, como deve ser.

Em relação à divulgação de nossa identidades nas redes sociais, reconhecer que faz parte de quem tem imagem pública.

Por fim, elogiar esse trabalho que comprovadamente diminui os índices de acidente em nossa cidade.
Hebrique Eduardo Alves

quinta-feira, abril 21, 2016

Jovem de João Câmara comete suicídio por enforcamento em Guamaré/RN.

Por volta das 14 horas desta quarta-feira (20), a Polícia Militar foi acionada a se deslocar a Rua Juvenal Neto, numa casa, próximo a borracharia de Caverna, onde segundo informações, havia ocorrido um suicídio por enforcamento.

Quando a guarnição chegou ao local à vítima foi identificada como, Tiago Macedo Guimarães (19 anos), já se encontrava sem vida pendurado num lençol que ele usou como corda para se suicidar.

Tiago é natural de João Câmara, há pouco mais de um ano que ele reside na cidade, o jovem faz parte da família dos Alves, parente do Pastor Chagas Sobrinho. A família sentiu sua falta, pois neste horário das 13 horas, ele costuma pegar pasteis para vender nas ruas da cidade.

Quando um amigo foi chamá-lo ao abril a porta de rolo, onde ele residia sozinho, se deparou com o corpo pendurado num lenção.

PSDB aguarda convite de Robinson para avaliar participação em governo.

Com a saída do PT da gestão estadual, criou-se a expectativa de adesão do PSDB, que contra com o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, aliado do governador Robinson Faria (PSD), em seus quadros. No entanto, o partido aguarda um convite oficial do gestor para tomar uma posição.

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (20), na sede do partido, em Natal, Ezequiel disse que a bancada, composta por cinco parlamentares, irá sempre ser favorável ao que for positivo para o Rio Grande do Norte, mas mantém posição de independência.

No entanto, o parlamentar adiantou que, caso haja convite do governador, a sigla irá se reunir e debater internamente para tomar uma decisão conjunta. “Até agora, não houve convite de Robinson. Se houver, nós iremos avaliar juntos e tomar uma posição partidária”, frisou.

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB), presidente de honra da sigla, disse que é preciso haver um debate programático com o governo para que a aliança seja feita em torno de ideias. “O PSDB é um partido ideológico. Precisamos discutir a agenda propositiva para o Rio Grande do Norte”, reforçou.

Ex-aliado de Robinson, o deputado estadual José Dias (PSDB) afirmou que dará apoio ao governo na Assembleia, no que for positivo para o Estado, e disse que jamais se posicionará contra a uma aliança do partido com o governador. “Precisamos ter uma postura de cooperação, diferente do cenário de guerra que o PT criou no Brasil, do nós contra eles. Vamos ser cooperativos e contribuir com o País, Estados e Municípios”, afirmou.

"Pelos militares de 64, hoje e sempre, eu voto sim!" (Eduardo Bolsonaro).

"Pelos militares de 64, hoje e sempre, eu voto sim!" (Eduardo Bolsonaro).

"Perderam em 64, perderam agora em 2016 [...] Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, eu voto sim" (Jair Bolsonaro).

Para você que acha engraçado o que o Bolsonaro fala, que enche o peito e fala que ele é a solução.. Veja as ilustrações abaixo que representam os seus ideais.








 

quarta-feira, abril 20, 2016

Polícia Rodoviária Federal inicia ‘Operação Tiradentes’ nas BRs.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira (21) a operação ‘Tiradentes’, que vai reforçar a fiscalização nas rodovias federais do Rio Grande do Norte durante o feriado desta quinta-feira (22) e do final de semana. A operação segue até a meia-noite deste domingo (24).

Segundo informações da PRF, todas as BRs que cruzam o Rio Grande do Norte receberão reforço policial durante a operação, além de fiscalizações com radares e etilômetros. Ainda de acordo com a polícia, ações de segurança de trânsito também já estão sendo tomadas.

O tráfego de veículos de cargas, como bitrens e cegonhas, também será restrito nas rodovias federais de pista simples. Os veículos estão proibidos de rodar nas rodovias na quinta-feira (21), entre 6 e 12h e no domingo (24), entre 16 e 24h.

Chega a 525 o número de mortos por terremoto no Equador.

O número de mortos no sismo que atingiu o Equador no sábado subiu para 525, anunciaram hoje as autoridades locais, em um novo balanço.

Um balanço anterior contabilizava 480 mortos e os responsáveis governamentais indicaram que praticamente todas as vítimas morreram na província de Manabi, onde os serviços de emergência ainda procuram corpos dos escombros dos edifícios destruídos pelo tremor de terra.

O tremor de terra teve magnitude 7,8 e é considerado o pior dos últimos 40 anos no Equador.

Centenas de pessoas continuam desaparecidas.

Idosa de 85 anos foi presa transportando cocaína amarrada no seu corpo.

Pelo amor de Deus idosa de 85 anos foi presa transportando cocaína amarrada no seu corpo. 

A casa caiu para ela na hora em que os policiais, observaram a velhinha andando toda dura eles revistaram e deram o flagrante na vovó do pó.

Campeão olímpico, Cesar Cielo fica fora da Rio 2016.

Atual recordista mundial e campeão olímpico em Pequim-2008, Cesar Cielo está fora dos Jogos Olímpicos do Rio. O maior nome da história da natação brasileira ficou no terceiro lugar na final dos 50m livre do Troféu Maria Lenk e, ainda que tenha melhorado seu índice de qualificação, não conseguiu a vaga na Olimpíada. Foi superado por Bruno Fratus e por Ítalo Manzine.

Visivelmente decepcionado após a prova, Cesar Cielo pediu desculpas à torcida, falando para o sistema de som do Estádio Aquático Olímpico. “Vou pedir desculpas para vocês. Fiquei muito aquém do que sei fazer. Não nadei bem hoje (quarta) e é muito difícil estar conversando com vocês do jeito que estou conversando hoje. Bola para frente”.

Depois, chorando, Cielo pediu desculpas aos pais. Ele teve uma péssima temporada no ano passado, retirando-se do Mundial de Kazan (Rússia) por lesão, e, depois, saindo do Torneio Open, primeira seletiva da natação, após ter um resultado ruim nos 100m livre.

Ele chegou a fazer índice para os 100m livre na segunda-feira, mas abriu mão de nadar a final do Maria Lenk, quando poderia melhorar seu índice de qualificação e se garantir na Olimpíada no revezamento 4x100m livre. Cielo, entretanto, preferiu se poupar pensando na prova desta quarta-feira.

Pela manhã, Cielo foi o mais rápido das eliminatórias, com o tempo de 21s99, nona melhor marca do ranking mundial. Superou os 22s08 de Ítalo Manzine no Open e entrou provisoriamente na equipe olímpica.

À tarde, a final atrasou mais de 40 minutos, por conta de uma queda de energia no local. Quando o tiro de largada foi dado, completou no terceiro lugar, com 21s91. Ficou atrás de Bruno Fratus (21s74) e de Ítalo Manzine (21s82), seu desconhecido colega de Minas Tênis Clube, de apenas 24 anos. Mesmo se tivesse repetido seu melhor resultado de 2015 (22s84 no Maria Lenk), não iria ao Rio-2016.

Curiosamente, Cielo fica fora da Olimpíada apesar de ocupar o oitavo lugar do ranking mundial, como um dos nove nadadores a completarem os 50m livre na casa de 21 segundos este ano. Fratus é o quinto, enquanto Ítalo aparece em sexto. O melhor é o francês Florent Manaudou, com 21s42.

PGR vai analisar mais de 17 mil denúncias contra Jair Bolsonaro.

A Procuradoria Geral da República (PGR) vai analisar as mais de 17 mil manifestações recebidas desde o discurso do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) na Câmara no último domingo (17). O órgão informou, nesta quarta-feira (2), que já instaurou um procedimento para o caso e, além disso, que as denúncias serão tratadas “no bojo do procedimento em curso”, que será analisado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Todas as reclamações contra o deputado foram recebidas via Sala de Atendimento ao Cidadão, segundo a PGR. As denúncias fazem referência ao discurso de Bolsonaro a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, em que ele homenageou o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos comandantes do Doi-Codi, órgão de repressão do 2º Exército durante o período da ditadura militar. Ustra é considerado um torturador perante a Justiça brasileira.

Durante a fala, o deputado também destacou a relação de proximidade que, segundo ele, o Brasil mantém com Cuba. “A ditadura cubana é financiada com dinheiro de brasileiro. R$ 1,3 bilhão por ano vai para Cuba em nome desse programa conhecido como Mais Médicos. Alguém acha que o PT está preocupado com pobre? É muita inocência acreditar que essa facção criminosa chegou no poder para fazer algo para o nosso país”, disse.

Senadores apresentam PEC que antecipa eleições de presidente para 2016.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, sinalizou haver dificuldades políticas para uma eventual apreciação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe antecipar para outubro as eleições do presidente e vice. Essa PEC foi apresentada ontem por um grupo de 27 senadores, com apoio inclusive de petistas.

Segundo Renan, é “muito difícil qualquer movimento mais brusco nesta hora” em que o Senado aprecia o pedido de impedimento de Dilma. “Qualquer coisa que aparece, sempre haverá uma leitura se ela beneficia um lado ou beneficia o outro”, avaliou.