sábado, abril 24, 2021

Brasil registra 3.076 óbitos e 71 mil novos casosde COVID-19 nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (24):

– O país registrou 3.076 óbitos nas últimas 24h, totalizando 389.492 mortes;

– Foram 71.137 novos casos de coronavírus registrados, no total 14.308.215 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 12.766.772, com o registro de mais 55.669 pacientes curados. Outros 1.151.951 pacientes estão em acompanhamento.

Polícia Federal prende em Ponta Negra, Natal (RN) sueco procurado pela Interpol.

A Polícia Federal, através da sua representação da Interpol, prendeu na tarde da última sexta-feira, 23/4, em Ponta Negra, Zona Sul de Natal (RN), um cidadão sueco, 42 anos, em cumprimento a um mandado de prisão, para fins de extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O nome do estrangeiro havia sido incluído na lista de Difusão Vermelha da Interpol pela Espanha e o pedido de prisão preventiva foi apresentado pela Organização Internacional de Polícia Criminal.

O extraditando era considerado fugitivo e agora vai responder por suposto envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujos crimes teriam sido praticados entre os anos de 2019 e 2020, na Europa. O homem se encontra custodiado na Superintendência da Polícia Federal, onde aguardará a tramitação do processo de extradição.

USP oferece curso online de programação para alunos do ensino. médio

A Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos está com inscrições abertas para o Codifique, um curso online e gratuito de programação básica voltado a estudantes do ensino médio de todo o país. Para participar, não é necessário conhecimento prévio do assunto.

O curso começa no dia 19 de maio e termina em 7 de julho, com aula todas as quartas-feiras, das 16h às 17h. Serão apresentados conceitos de lógica básica de programação por meio da linguagem JavaScript. Também serão abordados lógica e resolução de problemas aplicáveis ao cotidiano.

Para assistir às aulas, é importante que os estudantes tenham acesso a um computador com internet e também um celular com WhatsApp.

As inscrições podem ser feitas até dia 10 de maio por meio do formulário na internet. O número de vagas é limitado. Quem não for selecionado, entra em uma lista de espera até que novas vagas sejam abertas.

Recém-nascida é encontrada em caixa de papelão em Salvador.

Uma bebê recém-nascida foi encontrada em uma caixa de papelão, na manhã deste sábado (24), no bairro de Paripe, no subúrbio ferroviário de Salvador. Conforme a Polícia Militar, a criança foi encontrada por um homem, que atua como catador de reciclagem, com um bilhete dos possíveis pais dela.

Segundo informações da PM, policiais militares da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (19ª CIPM) resgataram o bebê em frente a um estabelecimento comercial de transportes coletivos, situado na Avenida Afrânio Peixoto. Eles foram acionados pelo homem que encontrou o bebê.

Na mensagem os pais da pequena Sophia, como ela é citada na carta, fala sobre as dificuldades que estão passando em casa para comer, afirmam que não têm condições financeiras e psicológicas para proporcionar uma vida digna para a menina a e deixa um recado para quem for ficar com ela. 

As equipes fizeram contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e depois levaram a bebezinha até a Maternidade Tsylla Balbino, onde ela ficou recebendo cuidados médicos. 

Levantamento de Pesos: Fernando Reis é tetra no Pan-Americano.

O grande nome do levantamento de pesos do Brasil e das Américas não decepcionou. Fernando Reis, medalhista de bronze na categoria +109kg no último Mundial, conquistou o quarto título de sua carreira em campeonatos Pan-Americanos. Neste sábado (24), no Parque Deportivo Del Este, em Santo Domingo, na República Dominicana, ele somou 425kg, com 190kg no arranco e 235kg no arremesso.

Curiosamente, o último título de Reis na competição foi exatamente em Santo Domingo, em 2018. Ele também foi campeão em 2012 (Guatemala) e 2013 (Venezuela). O brasileiro também é o atual tricampeão dos Jogos Pan-Americanos.

Para garantir a pontuação necessária e ficar entre os oito primeiros do ranking olímpico, bastava ele se pesar. Ele só ficará fora dos Jogos Olímpicos em uma extraordinária combinação de títulos de todos os que estão atrás na categoria ou existir algum tipo de punição até o fechamento do ranking.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 93,1%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 93,1%, registrada por volta das 14h15 deste sábado (24). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 654.

Até o momento desta publicação são 26 leitos críticos (UTI) disponíveis e 353 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 93 disponíveis e 301 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 92,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99,1% e a Região Seridó tem 82,5%.

RN tem 28 pacientes com Covid-19 à espera.de UTI

O Rio Grande do Norte registrou na tarde deste sábado (24) 28 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado.

Às 14h20, o estado tinha 26 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes (16) é da região Central do Oeste.

RN contabiliza 12 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 1.078.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (24). Foram mais 1.078 casos confirmados, totalizando 216.902. Até sexta-feira (23) eram 215.824 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.309 no total, sendo 12 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (04), São Gonçalo do Amarante (03), Mossoró (01), Tibau do Sul (01), Parelhas (01), Santo Antônio (01) e Macaiba (01).

A Sesap ainda registrou outros 43 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.053. Na sexta-feira (23) o número total de mortes era 5.254 mortes.

Casos suspeitos somam 52.574 e descartados 439.970. Recuperados são 150.649.

Explosão é registrada em empresa de oxigênio em Fortaleza e deixa feridos

Uma explosão foi registrada na empresa White Martins, localizada na Avenida Francisco Sá, no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, na manhã deste sábado (24), por volta das 10h. Ambulâncias do Samu foram acionadas para o local. Ainda não há informações sobre a quantidade de feridos.

A White Martins é uma das maiores fornecedoras de oxigênio hospitalar do Brasil e além da capital cearense, possui uma unidade instalada em Manaus. O governador Camilo Santana lamentou o ocorrido em publicação nas redes sociais e adiou o anúncio do novo decreto de isolamento social no Estado.

“Nossa equipe da Secretaria da Saúde também acompanha a questão do fornecimento de oxigênio, para evitar problema de desabastecimento nos equipamentos de saúde. Estou acompanhando os fatos e torcendo pela rápida recuperação das vítimas”, publicou Camilo.

Em nota, a empresa confirmou a ocorrência de um incidente em sua unidade de Fortaleza. Afirmou que equipes da empresa estão se deslocando para o local e prestarão mais informações quando possível.

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, estava indo acompanhar a vacinação, quando soube da explosão e foi ao local para colher mais informações.

Senadores defendem votação de projeto que fixa piso salarial para enfermeiros.

Um grupo de senadores está defendendo a inclusão, na pauta do Plenário, de um projeto de lei que prevê um piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras da rede pública e privada. A proposta (PL 2.564/2020) é de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Na reunião de líderes desta quinta-feira (22), o líder da Minoria, Jean Paul Prates (PT-RN), voltou a pedir ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que coloque a proposta em votação assim que a relatora, Zenaide Maia (Pros-RN), concluir seu voto. 

— Atualmente 65% da força de trabalho do setor de saúde é da área de enfermagem. E eles não têm piso e nem carga mínima. Trata-se de uma injustiça. É preciso não só reconhecer o heroísmo deles, mas valorizar a categoria profissional — disse Jean Paul. 

O parlamentar lembrou que 23% dos profissionais do setor que morrem no mundo no combate à pandemia de covid-19 são brasileiros. Um índice inaceitável, na opinião do parlamentar.  

— O Brasil não tem 23% da população mundial. O número de vítimas aqui é muito maior do que em outros países. Então, onde está o problema? Nas condições de trabalho, no estresse, na longa jornada e nos dois ou até três expedientes que os trabalhadores são obrigados a cumprir — avaliou.

Brasil registrou 2.914 mortes por Covid-19 em 24h.

O país registrou 2.914 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas e totalizou, nesta sexta-feira (23), 386.416 óbitos acumulados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias chegou a 2.524. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Já são 93 dias seguidos no Brasil com a média móvel de mortes acima da marca de mil e 38 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia. Ainda de acordo com os dados do Conass, são 28 dias com a média acima da marca de 2,5 mil.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 14.237.078 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 69.105 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 57.803 novos diagnósticos por dia.

A contagem de casos realizada pelas Secretarias Estaduais de Saúde inclui pessoas sintomáticas ou assintomáticas; ou seja, neste último caso são pessoas que foram ou estão infectadas, mas não apresentaram sintomas da doença.

Número de novos casos da covid-19 cai 7% em uma semana.

O Brasil fechou a última semana epidemiológica (Semana 15) com uma redução de 7% no número de casos confirmados da doença. Os números foram atualizados em balanço do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (22). Entre os dias 11 e 17 de abril, foram 455.085 casos, o que significa 36.324 a menos comparado com a semana epidemiológica anterior, com 491.409 casos.

Em relação aos óbitos, foram registradas 20.344 mortes na semana passada, uma queda de 4% em relação à semana anterior, o que é considerado, pela pasta, como uma estabilização dos números. O maior registro de novos óbitos ocorreu em 8 de abril, com um total de 4.249 notificações em um dia.

Na última semana, o país apresentou redução nos registros da doença em 13 estados e no Distrito Federal, aumento em seis e estabilização em sete. Os estados que tiveram redução foram Amapá, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo, Acre e Mato Grosso e o Distrito Federal. A estabilização dos casos ocorreu no Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Paraná e Tocantins e o aumento ocorreu na Bahia, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Roraima e Maranhão.

Dez estados apresentaram queda no número de mortes, enquanto em nove houve aumento nos registros. Outros sete estados e o DF tiveram estabilização. A redução no número de novos óbitos ocorreu no Amazonas, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte e Espírito Santo. Houve estabilização no Maranhão, Distrito Federal, Goiás, Rondônia, Bahia, São Paulo, Alagoas e Tocantins. O aumento foi constatado no Sergipe, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Roraima e Pará.

Mega-Sena pode pagar R$ 22 milhões neste sábado.

O concurso 2.365 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (24) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet.

Contas de luz estão mais caras no Rio Grande do Norte.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na quinta-feira (22), em reunião pública extraordinária, o reajuste tarifário de 2021 para o Rio Grande do Norte. As novas tarifas já entraram em vigor para 1,4 milhão de unidades consumidoras potiguares. O reajuste também foi feito para Ceará, Bahia e Sergipe.

“Vale ressaltar que o conjunto de ações tomadas pela Agência para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da RBSE das transmissoras, colaborou para amenizar as tarifas e manter o reajuste em um dígito. Esse trabalho foi realizado com total transparência com os agentes e respeitando rigorosamente os compromissos previstos em contratos”, explicou a agência.

Família encontra R$ 249 mil em casa com auxílio de caçador de tesouros; assista.

Uma família de Massachusetts, nos Estados Unidos, contratou um caçador de tesouros de Connecticut, identificado como Keith Wille, para resolver um mistério. O homem tinha como missão encontrar dinheiro escondido entre paredes e sob o chão da casa em que os parentes residem.

De acordo com o canal Eyewitness News 3, a família desconfiava há décadas que poderia haver uma quantia relevante em algum lugar da casa. Antes de contratar o caçador, os familiares chegaram a acionar um carpinteiro para vasculhar os cantos da residência de madeira, mas a tentativa não teve sucesso.

Keith encontrou uma caixa de metal cinza sob as tábuas do assoalho do imóvel. Nove pacotes com US$ 5 mil e um de US$ 1 mil foram achados, totalizando US$ 46 mil, cerca de R$ 249 mil.

“Ficamos todos em estado de choque”, contou Wille. “Ainda não acreditamos que isso aconteceu conosco. Estou feliz que finalmente foi encontrado”, afirmou a dona do imóvel.

PRF realizará o segundo leilão de 2021 de veículos retidos no RN.

A Polícia Rodoviária Federal realizará, no Rio Grande do Norte, o segundo leilão de veículos retidos do ano de 2021. O evento, totalmente virtual, acontece na próxima quarta-feira, dia 28 de abril.

De acordo com a PRF, serão leiloados automóveis e veículos de duas rodas, que poderão entrar em circulação pelo comprador ou serem destinados a sucatas. Serão postos à venda 583 veículos, distribuídos em 394 lotes.

O edital do leilão foi publicado e está disponível no site do leiloeiro, pelo link www.mnleilao.com.br. Nele contém os detalhes dos veículos, os locais para a visitação, os lances iniciais, além de direitos e responsabilidades dos arrematantes. A maioria dos lotes estão com fotos disponíveis na mesma página.

Os lances já podem ser ofertados pela internet até o momento do leilão, exclusivamente on-line, no dia 28/04/2021, pelo site: www.mnleilao.com.br.

Os lotes arrematados com direito a documentação serão disponibilizados, sem multas ou débitos de anos anteriores, apenas com as taxas do Detran para transferência e os débitos de licenciamento referentes ao exercício corrente. Sobre o valor do lance dado, o comprador é responsável pela comissão do leiloeiro (5%) e o ICMS. Leia atentamente o edital publicado (edital nº 2/2020/LEILÃO-RN).

As visitações estarão disponíveis nos dias 23, 26 e 27 de abril de 2021, nos locais indicados no edital. É importante verificar em qual dos pátios está o lote de interesse do participante.

Locais da visitação:

Lotes: 001 ao 033: Pátio da TRANSGUARD – Localizado no Município de Caicó/RN: BR 427, km 102, vizinho ao Posto do Moinho, às margens da rodovia.

Lotes: 034 ao 172: Pátio da TRANSGUARD – Localizado no Município de Mossoró/RN: AV. Mota Neto, s/n (em frente ao Hospital São Luiz) – Bairro: Aeroporto.

Lotes: 190 ao 419: Pátio TRANSGUARD – Localizado no Município de Natal/RN: AV. Industrial Francisco da Motta, s/n – Bairro: Bom Pastor.

Concurso do Itep-RN tem mudanças no edital e prazo para inscrições é estendido.

O concurso público do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte passou por mudanças no edital de abertura e com isso o prazo para inscrições foi estendido até o dia 7 de junho. A prova está prevista para acontecer no dia no dia 25 de julho em Natal, e caso necessário, também em cidades vizinhas.

Com a retificação no edital e a ampliação do prazo, há também um novo período para o pedido de isenção, entre os dias 27 e 30 de abril. As inscrições são feitas no site do Instituto AOCP, instituição organizadora do certame.

Entre as alterações no edital, estão as mudanças nos requisitos e atribuições dos cargos de nível superior, que não serão mais exclusivos para bacharéis. Assim, tecnólogos e licenciados nas respectivas áreas também podem se inscrever.

Já na seleção para os cargos de nível médio, não haverá mais a prova de títulos.

Outra mudança é que alguns requisitos, como a necessidade de CNH da categoria B para os cargos de nível médio, por exemplo, serão exigidos somente no momento da posse do cargo. Assim, isso não impossibilita a inscrição do candidato.

Levy Fidelix morre aos 69 anos em São Paulo.

Morreu na noite de ontem sexta-feira (23) o fundador e presidente nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix. O político tinha 69 anos e morreu na cidade de São Paulo. O perfil do político no Twitter comunicou o falecimento, sem no entanto, citar a causa da morte.

Apresentador de televisão, professor universitário e publicitário, Fidelix concorreu à presidência da República nas eleições de 2014, 2010 e 1994. No ano passado, concorreu à prefeitura de São Paulo.

Antes de criar o PRTB, Fidelix participou da fundação do Partido Liberal (PL), em 1986, quando se lançou na carreira política e disputou uma vaga na Câmara dos Deputados pelo estado de São Paulo. Depois, migrou para o Partido Trabalhista Renovador (PTR), quando também concorreu a um mandato de deputado federal, no início dos anos 1990.

Uma das bandeiras mais conhecidas de Fidelix como candidato foi a implantação do aerotrem como solução para desafogar o trânsito nas principais capitais brasileiras.

Polícia Civil prende duas pessoas e apreende fuzis em cidade do RN.

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), com apoio da DEPATRI/PCPE E SERES/PE, deflagraram, nesta sexta-feira (23), a operação “Senhor das Armas”, com o objetivo de apreender armas de grosso calibre e munições que seriam utilizados em um resgate de presos em um presídio no Rio Grande do Norte.

Durante as diligências realizadas na cidade de São Pedro do Potengi, foram presos: Miguel Cabral Nasser Filho, conhecido como “Miguelzinho”, 27 anos, e Francisco Felix da Silva, conhecido como “Chico Veio”, 50 anos. Eles estavam portando dois fuzis colt de calibre 5,56,  uma pistola .40, centenas de munições de vários calibre, além de drogas para consumo, balança de precisão e várias anotações. 

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de porte de arma de fogo de uso restrito e encaminhados ao sistema prisional. Com essas apreensões, já somam cinco fuzis recuperados apenas no mês de abril, os quais seriam utilizados no plano de resgate de presos.  As investigações continuam para identificar e prender os demais envolvidos. 

Mundo bate recorde de casos diários de Covid-19.

O mundo registrou mais de 893.000 novos casos de Covid nas últimas 24 horas, número recorde na contagem diária, segundo levantamento da AFP com base em dados oficiais.

Mais de um terço desses casos foram registrados na Índia, que contabilizou 346.786 neste sábado.

O recorde global anterior ocorreu em 8 de janeiro, com 819.000 novos casos registrados num único dia.

Marinha da Indonésia acha destroços e confirma que submarino afundou.

A Marinha da Indonésia informou, neste sábado (24), que encontrou destroços do submarino desaparecido com 53 pessoas a bordo. O achado indica que o KRI Nanggala-402 está afundado e não há esperança de encontrar sobreviventes, de acordo com a agência Associated Press.

“Com base nos elementos que encontramos e que vêm do ‘KRI Nanggala’, mudamos a situação do submarino de ‘desaparecido’ para ‘afundado’”, declarou Yudo Margono, porta-voz da Marinha, em entrevista coletiva.

Além dos destroços, foi encontrada mancha de óleo na área em que o submarino naufragou, sugerindo que o tanque se rompeu e que houve problema técnico no aparelho.

Segundo a Marinha, o submarino pode ter afundado aproximadamente 700 metros, profundidade maior do que ele pode suportar.

sexta-feira, abril 23, 2021

Preço do pão francês deverá ser fixado próximo ao balcão de venda.

A partir do dia 1° de junho, o tradicional pão francês (ou pão de sal) deverá ser comercializado com o preço do quilo do produto afixado próximo ao balcão de venda, em local de fácil visualização pelo consumidor, além de ser grafado com dígitos de pelo menos 5 centímetros de altura.

As determinações sobre como o produto deve ser comercializado constam de uma portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicada hoje (23), no Diário Oficial da União.

A portaria acrescenta que a balança a ser utilizada deve ter, como característica, um medidor com divisão igual ou menor a cinco gramas, além da indicação de peso e preço a pagar.

*Título e primeiro parágrafos alterados às 11h05 e às 11h29. As novas regras do Inmetro dizem respeito ao local de fixação do preço do produto, por peso, e descrevem como deve ser a comercialização. A venda continua sendo por peso.

Brasil chega ao 100º dia de vacinação com 40 milhões de doses aplicadas.

A campanha nacional de vacinação contra covid chega nesta sexta-feira (23) ao 100º dia com o total de 40 milhões de doses aplicadas, marca que só foi atingida pelo elogiado Reino Unido no 125º dia.

Ainda assim, o retrato dos primeiros cem dias mostra média de 400 mil doses diárias, o que não reflete o momento atual.

Em franca aceleração, essa média já mais que dobrou nos últimos dias e chegou a 822 mil antes do feriado.

Alemanha, França e Itália juntos têm população semelhante à do Brasil e levaram 101 dias para aplicar 40 milhões de doses em seus habitantes.

Com insumos e início da fabricação local, o Brasil tem tudo para ampliar o ritmo e aplicar mais 100 milhões de doses nos próximos cem dias.

Inmet alerta para fortes chuvas em 113 cidades potiguares; veja relação.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de chuvas intensas para 113 municípios do Rio Grande do Norte. O alerta vale até às 11h desta sexta (23) com previsão de chuvas com intensidade de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com baixo risco de alagamentos e descargas elétricas.

Veja abaixo a lista de cidades do RN sob alerta:

  1. Acari
  2. Afonso Bezerra
  3. Alexandria
  4. Almino Afonso
  5. Alto Do Rodrigues
  6. Angicos
  7. Antônio Martins
  8. Apodi
  9. Augusto Severo
  10. Açu
  11. Baraúna
  12. Barcelona
  13. Bento Fernandes
  14. Bodó
  15. Caicó
  16. Caiçara Do Rio Do Vento
  17. Campo Redondo
  18. Caraúbas
  19. Carnaubais
  20. Carnaúba Dos Dantas
  21. Cerro Corá
  22. Coronel Ezequiel
  23. Coronel João Pessoa
  24. Cruzeta
  25. Currais Novos
  26. Doutor Severiano
  27. Encanto
  28. Equador
  29. Felipe Guerra
  30. Fernando Pedroza
  31. Florânia
  32. Francisco Dantas
  33. Frutuoso Gomes
  34. Governador Dix-Sept Rosado
  35. Ipanguaçu
  36. Ipueira
  37. Itajá
  38. Itaú
  39. Jandaíra
  40. Janduís
  41. Japi
  42. Jardim De Angicos
  43. Jardim De Piranhas
  44. Jardim Do Seridó
  45. Jaçanã
  46. José Da Penha
  47. João Câmara
  48. João Dias
  49. Jucurutu
  50. Lagoa De Velhos
  51. Lagoa Nova
  52. Lajes
  53. Lajes Pintadas
  54. Lucrécia
  55. Luís Gomes
  56. Macau
  57. Major Sales
  58. Marcelino Vieira
  59. Martins
  60. Messias Targino
  61. Mossoró
  62. Olho-D’Água Do Borges
  63. Ouro Branco
  64. Paraná
  65. Parazinho
  66. Paraú
  67. Parelhas
  68. Patu
  69. Pau Dos Ferros
  70. Pedra Preta
  71. Pedro Avelino
  72. Pendências
  73. Pilões
  74. Portalegre
  75. Poço Branco
  76. Pureza
  77. Rafael Fernandes
  78. Rafael Godeiro
  79. Riacho Da Cruz
  80. Riacho De Santana
  81. Riachuelo
  82. Rodolfo Fernandes
  83. Ruy Barbosa
  84. Santa Cruz
  85. Santana Do Matos
  86. Santana Do Seridó
  87. Serra Do Mel
  88. Serra Negra Do Norte
  89. Serrinha Dos Pintos
  90. Severiano Melo
  91. São Bento Do Trairí
  92. São Fernando
  93. São Francisco Do Oeste
  94. São José Do Seridó
  95. São João Do Sabugi
  96. São Miguel
  97. São Paulo Do Potengi
  98. São Rafael
  99. São Tomé
  100. São Vicente
  101. Sítio Novo
  102. Taboleiro Grande
  103. Tangará
  104. Tenente Ananias
  105. Tenente Laurentino Cruz
  106. Timbaúba Dos Batistas
  107. Touros
  108. Triunfo Potiguar
  109. Umarizal
  110. Upanema
  111. Venha-Ver
  112. Viçosa
  113. Água Nova

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 22 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.364 da Mega-Sena, realizado na quinta-feira (22) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet – saiba como fazer. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 20 – 33 – 42 – 44 – 51 – 56.

A quina teve 180 ganhadores; cada um receberá R$ 8.467,06. A quadra teve 1.719 vencedores; cada um levará R$ 1.266,57.

O próximo concurso (2.365) será no sábado (24). O prêmio é estimado em R$ 22 milhões.

ABC confirma chegada de novo técnico: Moacir Júnior.

O ABC confirmou, nesta sexta-feira (23), a contratação do técnico Moacir Júnior para a sequência da temporada 2021. Ele chega para assumir o lugar de Sílvio Criciúma, demitido após a derrota por 4 x 2 para o Potiguar de Mossoró, que deixou a equipe natalense em situação complicada no Campeonato Potiguar.

Aos 54 anos, Moacir Júnior acumula passagens por inúmeros clubes, dentre eles o próprio ABC, América/RN, Botafogo/SP, Treze/PB, Tombense/MG, Vila Nova/MG, Coritiba e América/MG.

O novo treinador já deve comandar a equipe na partida diante do Santa Cruz, no próximo domingo (25), pelo Campeonato Estadual. O Alvinegro precisa da vitória para seguir com chances de chegar à final do primeiro turno.

Edina Alves será única juíza de campo do Brasil na Olimpíada de Tóquio.

A paranaense Edina Alves Batista, de 41 anos, foi anunciada hoje (23) pela Fifa como juíza de campo nas partidas de futebol femininas e masculina da  Olimpíada de Tóquio (Japão). Edina desponta como a única brasileira na lista de 25 juízes. Outros dois árbitros do país também foram selecionados: Neuza Back (assistente) e Wagner Reway (VAR).

"A preparação dos árbitros indicados para essas competições importantes será monitorada regularmente e de perto antes durante os Jogos Olímpicos por uma equipe de treinadores técnicos, incluindo árbitros da FIFA e instrutores de árbitros assistentes de vídeo (VAR), preparadores físicos, fisioterapeutas e cientistas do esporte, fornecendo aos árbitros, árbitros assistentes e árbitros assistentes de vídeo a melhor preparação e apoio possíveis", disse a Fifa em nota.

Ao entidade oficializou ao todo 99 árbitros para os Jogos de Tóquio: 25 juízes de campo, 50 árbitros-assistentes, 20 árbitros de vídeo (VAR) e quatro de apoio. 

No início de fevereiro deste ano,  Edina Alves comandou o trio de arbitragem no Mundial de Clubes da Fifa, no Catar. Desde 2016 a paranaense integra o quadro de arbitragem da Fifa. Edina Alves já atuou na Série A do Campeonato Brasileiro Masculino e em uma semifinal da Copa do Mundo Feminina (2019).

Hoje é o último dia para fazer as matrículas pelo Sisu.

Estudantes aprovados em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) têm até esta sexta-feira (23) para fazer a matrícula diretamente no site das instituições. Também é o último dia para fazer a inscrição na lista de espera.

Esta edição do Sisu, ofereceu 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior. Quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

O estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

Bispos no RN anunciam retorno das missas com público aos domingos.

Em consonância com o decreto do Governo do Estado n° 30.516, de 22 de abril de 2021, autorizamos a retomada das celebrações dominicais e nos dias feriados, com a participação presencial de fiéis (30%), até às 15h. A partir deste horário, pode-se celebrar, sem participação presencial de fiéis, com transmissão ao vivo, conforme disposições anteriores.

De segunda a sábado, as celebrações prosseguem normalmente, com público não superior a 30%, respeitando o “toque de recolher” (das 22h às 5h), observando as regras de distanciamento social e as medidas sanitárias.

Esta autorização entra em vigor a partir da data de sua publicação e permanece válida durante todo o período de vigência do decreto estadual ou enquanto não mandarmos o contrário.

Natal (RN), 23 de abril de 2021.

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC
Bispo de Caicó

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid-19 de 88,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 88,3%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (23). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 666.

Até o momento desta publicação são 45 leitos críticos (UTI) disponíveis e 339 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 78 disponíveis e 327 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 84,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 100% e a Região Seridó tem 80%.

Rio começa a vacinar profissionais da Educação.

Profissionais de educação das redes pública e particular da cidade do Rio de Janeiro, com 59, 58 e 57 anos de idade, poderão se vacinar contra a covid-19 na semana que vem, de acordo com a Secretaria municipal de Educação. Eles foram incluídos nos grupos prioritários para receber a imunização contra o novo coronavírus.

Para ser imunizados, todos deverão apresentar documento com foto e o último contracheque. Caso o contracheque não seja suficiente para comprovar que o profissional trabalha na área da educação, será necessário levar declaração da direção da instituição ou rede de ensino.

Calendários para trabalhadores da educação

Na segunda-feira (26), será a vez das mulheres de 59 anos e, na terça-feira (27), são os homens de 59 anos. Mulheres de 58 anos e homens de 58 anos serão vacinados na quarta-feira (28) e na quinta-feira (29), respectivamente. Na sexta-feira (30), são as mulheres de 57 anos, e no sábado (1º), é a vez dos homens de 57 anos.

Suspeito de estuprar e matar adolescente de 15 anos em Caicó/RN é preso pela Polícia.

A Polícia Civil prendeu na manhã dessa sexta feira na cidade de Caicó um dos suspeitos de estuprar e matar o adolescente Ricardo leandro Lina da Costa, de 15 anos.

O corpo do garoto foi achado no dia 19 de março em uma área de vegetação entre o bairro Walfredo Gurgel e o Frei Damião. O Dr. Leonardo Germano está à frente do caso.

O investigado foi levado para oitiva na delegacia e ficará à disposição da justiça.

RN volta a registrar mais leitos críticos Covid disponíveis do que pacientes necessitados.

O RN registra pelo terceiro dia fila em “zero” de pacientes para UTI Covid nesta sexta-feira (23). Por volta das 12h20, eram 32 pacientes com perfil para leitos críticos na lista e 45 leitos disponíveis.

RN recebeu mais 51.400 doses de vacinas contra a Covid-19.

O Rio Grande do Norte recebeu nesta sexta-feira (23) mais um reforço para dar continuidade ao plano de imunização contra a Covid-19. As 51,4 mil doses de vacinas foram recebidas por volta de 12h no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, sendo 10,4 mil doses da CoronaVac/Butantan e 41 mil da Oxford/Fiocruz.

A distribuição para os municípios acontece a partir das 7h do sábado (24) na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e seguirá o mesmo esquema de segurança montado desde janeiro, coordenado pelas secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), contando com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar.

As doses, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, são destinadas à vacinação com a segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos, trabalhadores da saúde e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia, e primeira dose para os agentes de segurança que ainda não foram imunizados e ampliação da imunização entre os idosos.

Com essa nova carga, o RN totaliza 895.490 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas. De acordo com a plataforma RN+ Vacina, até o início da tarde foram registradas a aplicação de mais de 620 mil vacinas nos 167 municípios potiguares.

quinta-feira, abril 22, 2021

Brasil registra 2.027 mortes e 45.178 novos casos de Covid-19 em 24h.

O Brasil registrou, nesta quinta-feira (22), 2.027 mortes por Covid-19 e 45.178 novos casos, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Com o balanço de hoje, o país contabiliza 383.502 mortes e 14.167.973 pessoas que já foram diagnosticadas com a doença. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de recuperados supera a marca de 12 milhões.

Segundo o Conass, a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,7% e a taxa de mortalidade por cada 100 mil habitantes é de 182,5. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 2.580 e a média móvel de novos casos é de 60.185.

Pfizer: 1 milhão de doses da vacina serão distribuídas em maio.

O Ministério da Saúde anunciou hoje (22) que enviará a estados e municípios 1 milhão de doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 no mês de maio. Serão distribuídas inicialmente 500 mil doses no início do mês para a primeira dose. Uma semana depois, será encaminhada nova remessa com mais 500 mil doses.

Semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou que a Pfizer vai adiantar a entrega de 2 milhões de doses do imunizante para o Brasil no primeiro semestre. O governo brasileiro tem um contrato com a farmacêutica para a entrega de 100 milhões de doses até o final de 2021. Segundo Queiroga, estão garantidas 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer para os meses de abril, maio e junho.

A orientação do Ministério da Saúde é que as secretarias estaduais de saúde priorizem cidades com câmaras refrigeradas. Isso porque a vacina da Pfizer/BioNTech demanda temperaturas especiais de armazenamento.

Em condições normais, ela deve ser guardada em um ambiente de -90º à -60º. A Anvisa permitiu uma flexibilização desse patamar, autorizando de – 25º à -15º. Contudo, essa condição só pode ocorrer por até 14 dias.

Uma vez retiradas dos refrigeradores e colocadas na rede de frio nacional, cuja conservação é de temperaturas de 2 graus Celsius a 8 graus Celsius, as equipes de saúde têm até cinco dias para fazer a aplicação sem risco de prejudicar a eficácia do imunizante.

STF forma maioria para manter parcialidade de Moro em processo contra Lula.

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria de votos, nesta 5ª feira (22.abr.2021), para manter a decisão que determinou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvendo o tríplex do Guarujá.

O placar está 7 a 2 a favor do pedido do petista, e ainda faltam os votos dos ministros Marco Aurélio e Luiz Fux. A sessão foi encerrada com um pedido de vista de Marco Aurélio e não há data para ser retomada. Em tese, há a possibilidade de algum ministro mudar de opinião, enquanto os demais votos são lidos. A possibilidade, no entanto, é remota.

Com a decisão, qualquer prova que tenha sido colhida pela investigação em Curitiba foi anulada. Assim, para que o caso do tríplex seja julgado novamente é preciso recomeçar as investigações.

A anulação de 4 condenações de Lula na Lava Jato foi validada pelo plenário, na última 5ª feira (15.abr.). O placar foi de 8 a 3 para manter a decisão do ministro Edson Fachin, proferida em 8 de março.

Nesta 5ª feira (22.abr), a Corte analisa um recurso da defesa de Lula. Os advogados do ex-presidente pediram a validade da decisão da 2ª Turma do STF, que declarou a parcialidade de Moro no caso do tríplex do Guarujá.

Relator da ação, o ministro Fachin foi o 1º a votar e seu entendimento foi derrotado pela maioria dos magistrados. Fachin entendeu que os processos contra Moro e a Vara de Curitiba ficaram prejudicados depois da anulação das condenações de Lula.

“Nas excepcionalíssimas hipóteses em que o Tribunal deliberou sobre o mérito de pretensões de suspeição de magistrados, a configuração da parcialidade do órgão julgador não culminou, necessariamente, na declaração de nulidade de todos os atos processuais praticados”, afirmou o relator.

Também votou pela anulação da suspeição de Moro o ministro Roberto Barroso.

Votaram contra os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski,  Dias Toffoli,  Cármen Lúcia e Rosa Weber.

No início da sessão, a Corte confirmou, por maioria de votos, a decisão do ministro Edson Fachin de enviar os processos de Lula para a Justiça Federal do Distrito Federal, depois da declaração de incompetência da 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba.

Prefeito de Natal (RN) vai liberar bebida alcoólica em bares e restaurantes, além de aulas presenciais em escolas privadas.

Terminou a reunião entre o prefeito de Natal (RN), Álvaro Dias, FEMURN, entidades empresariais como Fecomércio, Abrasel, ABIH, CDL Natal, dentre outras.

Foi decidido que ocorrerá divergências do decreto do Estado em Natal (RN).

Será permitido o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes e o retorno presencial de aulas em escolas e universidades privadas.

Bolsonaro vem visitar Barragem de Oiticicas, no Seridó.

Em live que fez nesta quinta-feira (22) o Presidente Jair Bolsonaro disse “brevemente” estará no Rio Grande do Norte para visitar as obras da Barragem de Oiticica, que fica no município de Jucurutu (RN).

“Vamos lá concluir obras da transposição do Rio São Francisco”, disse o Presidente. Só não disse a data.

Nasa extrai oxigênio respirável de ar rarefeito de Marte.

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) realizou um novo feito extraterrestre inédito em sua missão mais recente a Marte: converter dióxido de carbono da atmosfera em oxigênio puro e respirável, anunciou a agência ontem quarta-feira (21).

A extração de oxigênio foi feita na terça-feira por um dispositivo experimental a bordo do Perseverance, jipe científico que pousou no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro, depois de uma viagem de sete meses.

Em sua primeira ativação, o instrumento do tamanho de uma torradeira batizado de Moxie, uma abreviação de Experimento de Utilização de Recurso de Oxigênio Marciano In-Situ, produziu cerca de 5 gramas de oxigênio, o equivalente a cerca de dez minutos de ar respirável para um astronauta, disse a Nasa.

Embora a produção inicial tenha sido modesta, o feito assinalou a primeira extração experimental de um recurso natural do meio ambiente de outro planeta para uso direto de humanos.

"O Moxie não é só o primeiro instrumento a produzir oxigênio em outro mundo", disse Trudy Kortes, diretora de demonstrações tecnológicas do Diretório de Missão de Tecnologia Espacial da Nasa, em  comunicado. Ela o classificou como a primeira tecnologia do tipo a ajudar missões futuras a "viverem dos frutos da terra" de outro planeta.

O instrumento funciona por eletrólise, que usa o calor extremo para separar átomos de oxigênio de moléculas de dióxido de carbono, que representa cerca de 95% da atmosfera marciana – o oxigênio só existe em Marte em quantidade ínfima.

Juliette pede Prova de Resistência à produção do “BBB 21”: “Quero ser Líder”.

Juliette quer muito se tornar Líder no “BBB 21”. Contudo, para que isso aconteça, a sister acredita ter mais chances caso a prova desta quinta-feira (22) no reality show da TV Globo seja de resistência.

Eu quero ser Líder. Quero uma [prova de] resistência. São as provas que vou mais longe. De habilidade, está difícil”, disse a Gil.

O economista, por sua vez, afirmou: “Se for resistência, a gente ganha de novo, em nome de Jesus”.

Vale lembrar que nesta quinta-feira, além da eliminação, haverá uma nova Prova do Líder e a formação de outra berlinda. João, Arthur e Pocah estão no Paredão.

Duas pessoas morrem e quatro ficam feridas após colisão entre viatura da PM e táxi em rodovia do RN.

Duas pessoas morreram e outras quatro – três policiais militares e uma criança de 4 anos – ficaram feridas em um acidente que aconteceu na noite de ontem quarta-feira (21) na RN-117, em Governador Dix-Sept Rosado, no Oeste potiguar. A colisão envolveu uma viatura da Polícia Militar e um táxi que seguiam em sentidos opostos.

Segundo a polícia, o condutor do táxi morreu no local do acidente e as outras vítimas foram socorridas ao hospital.

Porém a mulher que era passageira no taxi não resistiu aos ferimentos e faleceu após dar entrada no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Ela foi identificada oficialmente pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) como Lara Thaisa Silva de Araujo.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os três sargentos que estavam na viatura tiveram ferimentos, mas não correm risco de morte. O hospital informou que a criança segue internada e em recuperação.

O acidente aconteceu por volta das 19h, de acordo com a PM. Os dois veículos seguiam em sentidos opostos e bateram de frente. A investigação ainda deverá apontar as circunstâncias e a causa da colisão.

MEC deixa de contar 1,4 milhão de alunos e erra repasses a escolas, dizem municípios.

O Ministério da Educação (MEC) teria deixado de contar 1,4 milhão de alunos de escolas municipais em todo o País, levando a erro nos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Uma correção para o suposto erro está sendo cobrada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) para que os valores dos repasses sejam revisados e ajustados.

Os números apresentados pelo MEC são diferentes do Censo Escolar 2020. Desde o dia 1 de abril, os valores do Fundeb redistribuídos aos municípios estão errados, diz a CNM, o que impacta diretamente na educação básica.

A cobrança feita por prefeitos à CNM resultou em uma apuração e emissão de um ofício ao Ministério da Educação, enviado na tarde desta terça-feira, 20. O documento aponta erros na classificação de estudantes, que causam a omissão de 1.447.065 estudantes.

Os números apresentados na portaria interministerial 1/2021, emitida pelos Ministérios da Educação e da Economia, divergem do levantamento das matrículas divulgadas nos resultados finais do Censo Escolar 2020. Problemas que impactam na redistribuição dentro dos Estados, com repasses a mais para alguns municípios e a menos para outros.

Somente no ensino fundamental de tempo integral a diferença foi de 695 mil matrículas a menos no cálculo dos coeficientes de distribuição de recursos do Fundo. São 1.282 municípios prejudicados, 23% do total de municípios do país.

Um dos Estados que teve a maior discrepância foi o Ceará com 198.149 estudantes de ensino fundamental de tempo integral não contabilizados na categoria correta. Em segundo lugar está o Maranhão com menos 115.377 na mesma categoria, segundo levantamento divulgado pela CNM.

Para a consultora da área de Educação da CNM, Mariza Abreu, o erro aconteceu na passagem dos dados do Censo Escolar para as planilhas do Fundeb. “O erro provavelmente foi na migração de dados do Censo Escolar, que são muito maiores com outros números das redes federal e privada que não importam para o Fundeb. Mas em 14 anos de vigência do Fundeb esta é a primeira vez que isso acontece.”

Com a portaria interministerial em vigor desde o dia primeiro de abril, há 21 dias os valores que estão sendo repassados pelos estados aos municípios estão errados. A consultora ainda explica os impactos da distribuição equivocada. “O maior problema é no ensino integral, são mais de 695 mil alunos não contabilizados. O aluno de ensino integral capta mais recursos para o município, porque são maiores os gastos. Se ele for contabilizado como parcial, reduz o valor repassado ao município que têm essas escolas.”

No ofício a CNM também apresentou as tabelas com as diferenças por etapas de ensino, os números a menos são:

  • 233.323 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental urbano;
  • 165.905 nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental rural;
  • 122.924 nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental urbano;
  • 92.916 nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental rural;
  • 695.090 no ensino fundamental integral;
  • 25.679 nas creches;
  • 111.228 nas pré-escolas;

O MEC, Inep e FNDE - que é o responsável pelos cálculos de repasse do Fundeb - ainda não prestaram esclarecimentos nem responderam ao contato feito pela reportagem do Estadão até o momento da publicação desta matéria.

Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo, (USP) abre ao público, hoje (22), em formato digital, a exposição Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado, que marca o centenário da publicação do livro infantil A menina do narizinho arrebitado. No último domingo, foi comemorado o aniversário de Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882.

A mostra tem curadoria das professoras e pesquisadoras Gabriela Pellegrino Soares (USP) e Patrícia Tavares Raffaini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e do designer Magno Silveira. A abertura será nesta quinta-feira (22), às 14h, com uma mesa-redonda que reúne os curadores e a convidada Cilza Bignotto, escritora e professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal de Ouro Preto. A mesa de abertura pode ser acessada pelo site da BBM, e a exposição pode ser vista no site.

A mostra apresenta, em imagens e textos, a trajetória do escritor, o nascimento da personagem Narizinho e outras informações e curiosidades.

O site é rico em fotos, cartas de crianças leitoras, ilustrações do cartunista Voltolino e imagens de livros que compõem a história pessoal e profissional de Monteiro Lobato. Uma seção específica é dedicada a discutir a respeito das acusações de racismo que o autor sofreu em tempos recentes.

A curadora Patricia Tavares Raffaini destaca a oportunidade de o visitante ter acesso a materiais muitas vezes desconhecidos e exemplifica: "Na exposição o público poderá verificar na íntegra, não só a primeira edição da obra, muito diferente das versões posteriores, como também o manuscrito que deu origem às aventuras de Narizinho e Pedrinho”.

Já a pesquisadora Gabriela Pellegrino Soares afirma que  "a exposição recupera a história do livro A menina do narizinho arrebitado pelo prisma da biografia de Monteiro Lobato e do ambiente literário, artístico, educacional e político que envolveu as primeiras edições da obra, desde o seu lançamento em 1920."

Centrais do Cidadão reabrem na segunda-feira (26) para emissão de carteira de identidade no RN.

As Centrais do Cidadão vão reabrir na próxima segunda-feira (26) exclusivamente no setor do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) para confecção e emissão de carteiras de identidade. A reabertura foi autorizada em portaria publicada na edição de quarta-feira (21) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O atendimento presencial nas Centrais do Cidadão foi suspenso no dia 1º de março por causa do avanço da pandemia no RN.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, a partir de segunda (26), os horários de funcionamento são:

  • Central do Cidadão da Zona Norte de Natal: das 09h às 18h;
  • Central do Cidadão da Zona Sul de Natal: das 09h às 18h;
  • Central do Cidadão de Parnamirim: das 08h às 18h;
  • Demais Centrais do Cidadão: das 07h às 13h.

Para ser atendido, será obrigatório fazer um agendamento pela internet, através do site da Central do Cidadão.

A portaria informa que o intervalo de tempo entre os agendamentos será ampliado de 10 minutos para 15 minutos, “de forma a evitar aglomerações na área interna das Centrais do Cidadão”. O agendamento tem que ser obrigatoriamente no nome de quem for atendido.

Também será obrigatório o uso correto e permanente da máscara, assim como todos devem seguir estritamente os protocolos de biossegurança necessários. Não está autorizada a entrada de nenhuma pessoa que não esteja na lista.

STF retoma julgamento do caso de Lula e da parcialidade de Moro; entenda.

O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) vai retomar nesta 5ª feira (22.abr.2021) o julgamento sobre a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Corte vai analisar os recursos referentes ao caso e para onde os processos que estavam na Vara de Curitiba devem ir. Até o momento, a Justiça Federal de São Paulo e a de Brasília são consideradas.

A anulação das condenações de Lula na Lava Jato já foram validadas pelo plenário. O placar do julgamento, na última 5ª feira (15.abr.) foi de 8 a 3 para manter a decisão do ministro Edson Fachin, proferida em 8 de março. O que será colocado em pauta agora é qual Vara Federal terá o direito de recomeçar os processos contra Lula ou então encerrar os casos.

O plenário também decidirá nesta 5ª feira (22.abr.) sobre a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro. Uma decisão de 23 de março, da 2ª Turma do STF, considerou que Moro foi parcial ao julgar o caso do tríplex do Guarujá. Para que esse entendimento se mantenha, é necessário que os 11 ministros decidam se o colegiado podia ou não votar a questão.

Isso acontece porque depois que o ministro Gilmar Mendes, presidente da 2ª Turma, colocou a suspeição de Moro na pauta para ser julgada pelo colegiado, Fachin pediu o adiamento. Para Fachin, sua decisão de anular as condenações fez com que decidir não fosse mais necessário sobre a parcialidade de Moro.

Os outros ministros do colegiado, no entanto, votaram para que o julgamento prosseguisse. Com a decisão de que Moro foi parcial, além das anulações das condenações, qualquer prova que tenha sido colhida pela investigação em Curitiba também foi anulada. Assim, para que o caso do tríplex seja julgado novamente é preciso recomeçar as investigações.

Nesta 5ª feira (22.abr.), o plenário do STF não vai julgar se Moro foi ou não parcial. O que será colocado em análise é se o julgamento poderia ter acontecido ou se Fachin estava correto e a ação tinha perdido validade com a anulação das condenações do ex-juiz.

Se o plenário considerar que Fachin estava certo e que o julgamento não deveria ter acontecido, a decisão de que Moro foi parcial deixa de valer. Por outro lado, se os ministros decidirem que a questão podia ser julgada pela 2ª Turma, a decisão de que Moro foi parcial no caso contra Lula permanece.

O julgamento no plenário do STF será retomado nesta 5ª feira (22.abr.), a partir das 14h.

Homem é executado a tiros durante partida de futebol na praia de Muriú, no litoral norte potiguar.

Um homem de 25 anos, foi executado a tiros na noite de ontem quarta-feira (21), por volta das 19h, durante uma partida de futebol, na praia de Muriú, no litoral Norte potiguar. Segundo informações a vítima foi surpreendida por homens que chegaram encapuzados em um veículo de cor branca. 
 
Segundo a Polícia Militar, cerca de 15 pessoas estavam no local quando aconteceu o atentado. Na ocorrência, ignoraram a presença de testemunhas e atiraram 15 vezes no homem com uma pistola e em seguida efetuaram um disparo de espingarda calibre 12 no rosto da vítima. Na ocasião, uma pessoa também foi atingida pelos tiros, mas foi socorrida.


A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso será investigado pela delegacia de Ceará-Mirim. Com informações do PORTAL BO

RN registra leitos de UTI para covid disponíveis pelo segundo dia consecutivo e fila de espera volta a ficar “zerada”.

O Rio Grande do Norte registra no fim da manhã desta quinta-feira(22) 25 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. Às 12h10, o estado tinha 34 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes é da região metropolitana de Natal.

Fluminense recebe River Plate no Maracanã na estreia da Libertadores.

Esta quinta-feira (22) ficará na memória dos tricolores cariocas, pois, após um hiato de oito anos, o Fluminense volta a disputar uma partida pela Taça Libertadores da América. E a caminhada em busca da glória eterna começa contra o River Plate (Argentina), a partir das 19h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã. Brasileiros e argentinos estão no Grupo D junto com Santa Fe e Junior Barranquilla, ambos da Colômbia.

“O que nos colocará na condição de brigar por este título é a classificação para as oitavas de final. A partir daí, tudo se iguala”, afirma Fred. O veterano atacante de 37 anos é um dos trunfos do técnico Roger Machado para estrear com sucesso na competição.

O Tricolor vem de vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo pelo Campeonato Carioca com uma trinca de volantes (Yago Felipe, Martinelli e Wellington) que pode ser repetida esta noite. Dos cinco reforços recém-contratados, não jogam o atacante argentino naturalizado paraguaio Raúl Bobadilla, por falta de documentação, e o zagueiro David Braz, que recupera do novo coronavírus (covid-19).

Já os argentinos chegam à estreia na Libertadores após golearem o Central Córdoba por 5 a 0 pelo Campeonato Argentino. Com quatro Libertadores no currículo (1986, 1996, 2015 e 2018) e o mesmo técnico desde 2014, Marcelo Daniel Gallardo (campeão da competição como jogador e treinador), o River Plate é um dos favoritos a ficar com o título da atual edição da Libertadores.

Índia sofre com recorde de novos casos de covid-19 e falta de oxigênio.

A Índia registra nesta quinta-feira (22) 314.835 infecções novas de covid-19, a maior taxa do mundo. Uma nova onda da pandemia criou novos temores sobre a capacidade de reação dos serviços de saúde que estão em colapso.

Autoridades de saúde do norte e do oeste do país, incluindo a capital, Nova Delhi, disseram estar em crise, já que a maioria dos hospitais está lotada e ficando sem oxigênio.

Alguns médicos estão aconselhando os pacientes a ficar em casa, e um crematório de Muzaffarpur, uma cidade do leste indiano, informou que está sobrecarregado de corpos e que familiares enlutados têm que esperar a sua vez.

"Neste momento, não há leitos, não há oxigênio. Todo o resto é secundário", disse Shahid Jameel, virologista e diretor da Escola de Biociências Trivedi da Universidade Ashoka, à Reuters. "A infraestrutura está desmoronando".

Alguns hospitais de Nova Delhi ficaram sem oxigênio, e autoridades de estados vizinhos estão impedindo que suprimentos sejam levados à capital para preservá-los para suas próprias necessidades, disse o vice-ministro-chefe da cidade, Manish Sisodia.

O total de casos na Índia está agora em 15,93 milhões. As mortes aumentaram em 2.104 e chegaram a 184.657, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

O recorde anterior de aumento diário de casos era dos Estados Unidos, que tiveram 297.430 casos novos em um dia de janeiro, mas desde então esse número diminuiu consideravelmente.

A televisão mostrou imagens de pessoas com cilindros de oxigênio vazios lotando instalações, na tentativa de salvar parentes hospitalizados.

Em Ahmedabad, cidade do oeste indiano, um homem atado a um cilindro de oxigênio se deitava na traseira de um carro diante de um hospital à espera de um leito, como mostrou uma foto da Reuters.

"Nunca pensamos que uma segunda onda nos atingiria tão duramente", escreveu Kiran Mazumdar Shaw, presidente executivo da provedora de saúde Biocon & Biocon Biologics, no jornal Economic Times.

A Índia lançou um programa de vacinação, mas só uma fração minúscula da população já foi imunizada. As autoridades anunciaram que as vacinas estarão disponíveis para todos acima de 18 anos a partir de 1º de maio, mas o país não terá doses suficientes para os 600 milhões de habitantes habilitados, dizem especialistas.

RN contabiliza 18 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 486.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (22). Foram mais 486 casos confirmados, totalizando 214.974. Até quarta-feira (21) eram 214.488 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.222 no total, sendo 18 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (08), Mossoró (03), Parnamirim(01), Macaíba(01), Extremoz(01), Santa Cruz(01), Parelhas(01), Lajes Pintada(01) e Florânia(01).

A Sesap ainda registrou outros 19 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.035. Na quarta-feira (21) o número total de mortes era 5.185 mortes.

Casos suspeitos somam 52.615 e descartados 437.520. Recuperados são 150.649.

Confiança da indústria cai 1,1 ponto na prévia de abril, diz FGV.

O Índice de Confiança da Indústria recuou 1,1 ponto na prévia de abril, na comparação com o resultado consolidado de março. Segundo os dados divulgados hoje (22) pela Fundação Getulio Vargas, o indicador chegou a 103,1 pontos. Essa é a quarta queda do indicador desde agosto de 2020, quando atingiu o menor nível (98,7 pontos). O índice vai de 0 a 200 e acima de 100 indica otimismo.

A queda da confiança dos empresários brasileiros foi puxada principalmente pela avaliação sobre a situação atual, que recuou 2,3 pontos e atingiu 109,1 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários no futuro, manteve-se em 97,1 pontos.

O dado preliminar do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da indústria mostra queda de 2,7 pontos percentuais, para 75,6%, menor nível desde agosto de 2020 (75,3%).

Vereador professor Silvano Carlos na luta pelos Psicólogos e Assistentes Sociais nas escolas.

A lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que estabelece a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica já é uma realidade. O Professor, Vereador e Presidente da Comissão de Educação do município de João Câmara, já está na luta pela implementação desse serviço, e o cumprimento da legislação.

Assim, a inclusão do assistente social e do psicólogo no ambiente escolar deve atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multiprofissionais.

“É de fundamental importância a implantação desse serviço na educação, pois é a escola que recebe o maior número de crianças e adolescentes, que muitas vezes são assoladas pela vulnerabilidade.

Aos meus colegas Professores, estudantes e Profissionais de Psicologia e Assistência Social, contem com nosso mandato na Câmara Municipal, para juntos lutarmos por essa conquista da EDUCAÇÃO”, disse Silvano Carlos.

Lei que altera LDO em favor de programas emergenciais é publicada.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a alteração na Lei de Diretrizes Orçamentária de 2021 que permite a abertura de crédito extraordinário destinado a programas emergenciais para redução de salário e de jornada de trabalhadores da iniciativa privada e apoio a micro e pequenas empresas. A medida foi publicada ontem (21) em edição extra do Diário Oficial da União para viabilizar, este ano, as medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19 e as suas consequências econômicas.

Pelo texto, que foi aprovado pelo Congresso na segunda-feira (19), os créditos extraordinários com ações e serviços públicos de saúde que sejam especificamente voltados para o enfrentamento à crise sanitária não serão computados na meta de resultado primário. Da mesma forma serão excluídos da meta as despesas com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e com o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que deve ser retomado neste ano.

A meta estabelecida no projeto de lei do Orçamento da União para 2021 é um déficit de R$ 247,1 bilhões. A Lei Orçamentária Anual (LOA) indica a estimativa da receita e a fixação de quanto pode ser gasto, apresentando a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo. O texto também deve ser sancionado hoje (22) pelo presidente Bolsonaro.

A estimativa do governo é destinar até R$ 15 bilhões para os dois programas destinados à iniciativa privada.

No ano passado, por meio do BEm, empresas puderam realizar acordos de redução de jornada e salário ou de suspensão de contratos de trabalho, garantindo ao trabalhador uma porcentagem do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido. O benefício foi pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). De acordo com o governo, o programa preservou o emprego e a renda de cerca de 10,2 milhões de trabalhadores em 1,5 milhão de empresas.

O  Pronampe é uma linha de crédito criada para auxiliar financeiramente os pequenos negócios e, ao mesmo tempo, manter empregos durante a pandemia. As empresas beneficiadas assumiram o compromisso de preservar o número de funcionários e puderam utilizar os recursos para financiar a atividade empresarial, como investimentos e capital de giro para despesas operacionais. De acordo com o governo, o programa disponibilizou mais de R$ 37 bilhões em financiamentos para quase 520 mil micro e pequenos empreendedores em 2020.