sexta-feira, junho 14, 2024

Secretária de Educação do RN responde acusações de sindicalista: “No conceito dela, ela seria ‘fantasma'”.

A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, respondeu de forma dura, finalmente, as acusações feitas pela sindicalista Janeayre Souto (SINSP), de que haveria professores fantasmas na pasta. Batista, inclusive, insinuou que a própria Janeayre era “fantasminha” no Governo do RN.

A fala foi dada durante entrevista ao Meio Dia RN, com o BG. Janeayre Souto tem acusado a secretária de manter professores sem lotação na pasta, ocupando funções administrativas ou como “cargos fantasmas”.

“Ela se aposentou recentemente. E se aposentou numa situação bem hilária, numa situação irregular”, afirmou a secretária, destacando que, no conceito da própria Janeayre Souto, ela seria considerada “fantasma”.

Socorro Batista também afirmou que, caso Janeayre Souto não prove as acusações que têm feito de forma pública, terá que fazer isso de forma judicial. “Vamos acioná-la”, antecipou.

Bombeiros do RN resgata moradores ilhados na zona norte de Natal/RN.

Militares do Corpo de Bombeiros do RN foram acionados para realizar o resgate de cinco pessoas que estavam ilhadas devido a forte chuva que caiu, ontem quinta-feira (13) a noite, na capital potiguar, e que deixou algumas pessoas ilhadas na zona norte da cidade.

No Conjunto Panatis, nossa equipe de Salvamento e de mergulhadores foram acionados para auxiliar um casal, dois adolescentes e uma criança pequena que não conseguiram sair de sua casa.

O trabalho rápido e preciso das equipes garantiu a segurança de todos os resgatados.

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul.

A Força Aérea Brasileira (FAB) encerra neste sábado (15) o recebimento de donativos para a campanha de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As arrecadações foram centralizadas nas Bases Aéreas de Brasília, São Paulo e do Galeão, no Rio de Janeiro.

Nesta frente de ações, a campanha Todos Unidos pelo Sul arrecadou mais de 16 mil toneladas de alimentos, roupas, água potável, sapatos e ração para pets (animais de estimação), entre outros produtos.

“A fim de manter viva a intensa corrente já estabelecida, passaremos, neste momento, a concentrar os esforços logísticos no processamento e na entrega dessa extraordinária quantidade de donativos à população”, informou por meio de nota a FAB.

Nos últimos dias, a FAB sugeriu que, prioritariamente, fossem doados produtos de limpeza e de higiene pessoal, bem como alimentos da cesta básica e ração para pets. Todos os donativos serão entregues tempestivamente à Defesa Civil no Rio Grande do Sul.

Mercado Público de Porto Alegre é reaberto parcialmente nesta sexta.

O Mercado Público de Porto Alegre reabriu parcialmente nesta sexta-feira (14) às 10h. Somente os 16 restaurantes do segundo piso do local receberão inicialmente os clientes, que não terão acesso aos corredores internos, que serão bloqueados. A reabertura ocorre após 41 dias de fechamento, desde o início da enchente na capital, em 3 de maio.

O mercado de Porto Alegre é o mais antigo do Brasil. Além de ser o principal centro de abastecimento de alimentos da cidade, o prédio é um ponto turístico, sobretudo pela atividade gastronômica. Localizado no centro histórico da cidade, o local oferece opções de alimentos in natura (carnes, peixes, frutos do mar, frutas) nas bancas, além de pratos e lanches em restaurantes e bares.

Horários e acessos

O horário de funcionamento dos restaurantes será reduzido para até 15h. Já as lojas com acesso direto para a rua poderão operar entre as 8h e as 19h, com entrada somente pela Avenida Borges de Medeiros.

Não será mais permitida carga e descarga na mesma avenida, no entorno do mercado, a partir desta sexta-feira. As vagas passarão a ser de estacionamento rotativo, destinado aos frequentadores do espaço.

Os caminhões poderão utilizar a área que já está destinada ao abastecimento dos lojistas na Júlio de Castilhos, das 6h às 19h.

As lojas internas do andar térreo poderão funcionar a partir da terça-feira (18), entre as 7h30 e as 19h, mesmo que estejam em obras.

Conforme acordo firmado entre a prefeitura e a Associação dos Permissionários do Mercado Público, o pagamento da mensalidade seguirá suspenso, independentemente da abertura das lojas.

IBC-Br: atividade econômica cresce 0,01% em abril.

O crescimento da economia brasileira em abril apresentou pequena alta de 0,01%, segundo os dados do Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) divulgado hoje (14) pelo Banco Central. O IBC-Br é considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB). Em março, o índice apresentou queda de 0,34%.

Com isso, o índice chegou a 154,72 pontos no observado e na série dessazonalizada ficou em 148,38 pontos.

Ainda de acordo com o BC, na comparação com abril de 2023, os dados mostram que o IBC-Br teve alta de 4,01%. No acumulado em 12 meses o índice apresentou um avanço de 1,81%. No ano, a alta é de 2,08%.

Já no trimestre encerrado em abril, o IBC-Br teve alta de 0,76% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 1,63%.

Não é só gotinha: entenda como funciona a vacinação contra a pólio.

Símbolo da vacinação no Brasil, o personagem Zé Gotinha surgiu pela primeira vez no fim da década de 80, encabeçando a luta pela erradicação da poliomielite nas Américas. Na época, a doença, provocada pelo poliovírus selvagem, só podia ser prevenida por meio de duas gotinhas aplicadas na boca das crianças. O esquema de vacinação atual, entretanto, vai além da vacina oral e utiliza ainda doses injetáveis para combater a chamada paralisia infantil.

De acordo com esquema divulgado pelo Ministério da Saúde, as três primeiras doses contra a pólio são injetáveis e devem ser aplicadas aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses de vida, conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação. Em seguida, devem ser administradas mais duas doses, conhecidas como doses de reforço, essas sim, orais: uma aos 15 meses de vida e a última, aos 4 anos.

Por esse motivo, a orientação da pasta é que, anualmente, todas as crianças menores de 5 anos sejam levadas aos postos de saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite para checagem da caderneta e atualização das doses, caso haja necessidade. Mesmo as crianças que estão com o esquema vacinal em dia, mas na faixa etária definida pela pasta, devem receber as gotinhas ou doses de reforço.

Campanha

Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começou no último dia 27 e termina nesta sexta-feira (14). estados e municípios, entretanto, podem prorrogar a campanha em casos de baixa adesão. A meta do Ministério da Saúde, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é imunizar pelo menos 95% do público-alvo – cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos.

Gotinha com dias contados

A partir de 2024, o Brasil passa a substituir gradativamente a vacina oral contra a pólio pela dose injetável, versão inativada do imunizante. Com a mudança, a vacina injetável, já utilizada nas três primeiras doses do esquema vacinal contra a pólio, será disponibilizada também como dose de reforço aos 15 meses. Já a segunda dose de reforço, até então administrada aos 4 anos, deixará de existir.

A substituição foi debatida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que considerou novas evidências científicas para proteção contra a doença. Em nota, o ministério reforçou que a atualização não representa o fim imediato das gotinhas, mas um avanço tecnológico para maior eficácia do esquema vacinal. A dose oral deve ser extinta após período de transição.

“O Zé Gotinha, símbolo histórico da importância da vacinação no Brasil, também vai continuar na missão de sensibilizar as crianças, os pais e responsáveis em todo Brasil, participando das ações de imunização e campanhas do governo federal”, destacou a pasta.

Casos

Dados do ministério indicam que, desde 1989, não há notificação de casos de pólio no Brasil. As coberturas vacinais contra a doença, entretanto, sofreram quedas sucessivas ao longo dos últimos anos. Em 2022, por exemplo, a cobertura ficou em 77,19%, longe da meta de 95%.

Avenida de Natal/RN é interditada após queda de poste.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) comunicou que o trânsito na Avenida do Contorno, nas proximidades da estação da CAERN, está temporariamente interditado. A medida foi necessária após o tombamento de um poste no local, o que requer reparos emergenciais pelas equipes da Neoenergia.

Para minimizar os transtornos, a STTU orienta os motoristas a utilizarem rotas alternativas para acessar os bairros Cidade Alta e Ribeira. As opções sugeridas são:

  • Avenida Rio Branco
  • Avenida Deodoro da Fonseca

Ainda não há previsão de quanto tempo os trabalhos de reparo vão demorar.

Potiguar Gabriela Fernandes entra em ação no UFC em Las Vegas.

Amanhã, 15 de junho, a potiguar Gabriela Fernandes subirá ao octógono do Ultimate Fighting Championship (UFC) em Las Vegas, representando o Rio Grande do Norte e o Brasil.

Gabriela será acompanhada pelo experiente Jorjão Rodrigues, também potiguar e líder da Kimura Team Jorjão. A Kimura é a maior escola de artes marciais do estado com alcance global e estará bem representada pela dupla.

Parte da preparação de Gabriela foi realizada nos Estados Unidos, junto à equipe MMA Masters, proporcionando valiosa experiência internacional e aprimoramento técnico.

A participação de Gabriela no UFC é um grande orgulho para a comunidade de artes marciais do Rio Grande do Norte, que torce por seu sucesso no octógono.

Futsal: América e Apodi se enfrentam valendo a liderança do Brasileirão nesta sexta (14).

Em busca da liderança do grupo B do Campeonato Brasileiro de Futsal, o América enfrenta um grande adversário nesta sexta-feira (14). O alvirrubro joga o clássico potiguar da modalidade contra o Apodi/RN, pela quinta rodada da competição. A partida acontece às 20h, no ginásio Nélio Dias. Os ingressos podem ser trocados por pontos do programa Nota Potiguar.

O alvirrubro vive um bom momento nas competições em que disputa. No Brasileirão, o time atualmente é o terceiro colocado no grupo, são três vitórias em quatro partidas. Na última rodada, goleou o Ceará/CE fora de casa por 7 a 3. No estadual, o time lidera seu grupo de forma invicta. São quatro vitórias em quatro jogos. Goleou nesta terça-feira (11) o Carnaubais/RN por 6 a 1.

Um dos destaques no Mecão na temporada, o goleiro Anderson Rapadura explica que o elenco se manter comprometido é fundamental para a continuidade da boa fase. “Sabemos que estamos vivendo um momento bom de vitórias e, para manter isso, temos que nos dedicar um pouquinho mais, compreender o jogo da maneira que se pede. É tentar trazer para o jogo essa responsabilidade de se manter no topo da tabela no Brasileiro”, disse.

Papa diz ao G7 que humanos não podem perder controle da Inteligência Artificial.

O Papa Francisco tornou-se o primeiro pontífice a se dirigir a uma cúpula do G7 nesta sexta-feira (14), alertando os líderes mundiais de que a Inteligência Artificial nunca deve ser autorizada a obter a vantagem sobre a humanidade.

Uma série de líderes internacionais acolheu calorosamente o papa de 87 anos enquanto ele caminhava em torno de sua enorme mesa oval, empurrado em uma cadeira de rodas à medida que a idade e a enfermidade limitavam sua mobilidade.

O papa disse que a IA representou uma “transformação histórica” para a humanidade, mas enfatizou a necessidade de uma supervisão estreita da tecnologia em constante desenvolvimento para preservar a vida e a dignidade humanas.

“Nenhuma máquina deve escolher tirar a vida de um ser humano”, disse ele, acrescentando que as pessoas não devem deixar algoritmos superpoderosos decidirem seu destino.

“Condenaríamos a humanidade a um futuro sem esperança se tirássemos a capacidade das pessoas de tomar decisões sobre si mesmas e suas vidas, condenando-as a depender das escolhas das máquinas”, alertou.

O G7 reúne os líderes dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Japão. Além disso, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, anfitriã da cúpula, convidou outras 10 nações para participar das negociações nesta sexta-feira (14), incluindo o primeiro-ministro da Índia e os presidentes da Turquia e do Brasil.

Risco de acidente em rodovias federais sob gestão pública é maior.

Em 2023, o risco de acidentes em rodovias federais sob gestão pública no Brasil foi 3,2 vezes maior do que nas concedidas à iniciativa privada, em relação a 2022. Essa foi a conclusão de estudo da Fundação Dom Cabral (FDC), feita com base em dados de acidentes de trânsito registrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e divulgado nesta sexta-feira (14).

No ano passado, dos 65.176 acidentes notificados, 34.650 ocorreram em rodovias sob gestão pública e 30.526 em estradas sob concessão.

Apesar disso, desde 2018 o número de acidentes de trânsito vem crescendo nas estradas concedidas e diminuindo naquelas sob gestão pública. Em 2018, foram registrados 28.845 acidentes nas rodovias concedidas. No ano passado, esse número subiu para 30.526, um aumento de 5,8%. Na malha sob gestão pública, os acidentes caíram de 36.880 para 34.650, o que significou queda de 6%.

“Os números estão nos mostrando que, apesar de o número absoluto de acidentes ter aumentado mais na rede sob concessão do que naquela sob gestão pública, as taxas de acidentes e de gravidade desses eventos continuam bem maiores na rede sob gestão pública”, disse Ramon Victor Cesar, professor associado da Fundação Dom Cabral e coordenador da pesquisa.

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador explicou que o aumento de acidentes nas rodovias sob concessão pode estar relacionado a dois fatores primordiais. Um deles é o maior investimento em manutenção e conservação das estradas sob gestão pública nos últimos anos. O outro deriva do fato de que muitas dessas concessões são recentes, resultado de leilões realizados nos últimos dois anos. Com isso, segundo ele, as novas empresas não tiveram ainda tempo suficiente para melhorar a qualidade das concessionadas.

“Por um lado, o setor concedido recebeu rodovias que não estavam boas e que demandam tempo para colocá-las no padrão. E, por outro, o poder público conseguiu, principalmente no último ano, investir mais na recuperação e manutenção das rodovias públicas”, disse.

Para que essa comparação entre diferentes rodovias, com menor ou maior extensão, possa ser feita, o estudo trabalha com taxas de acidentes (que desconsideram o volume do tráfego) e taxas de severidade (dando peso diferente para a gravidade do evento). Essa estratégia busca reduzir a influência do volume de veículos que circulam a cada dia no trecho de ocorrência do acidente, já que rodovias mais movimentadas tendem a apresentar maior número de casos. Isso também pretende eliminar a diferença entre a quantidade de rodovias sob administração pública das que já foram concedidas.

Obra na ponte de Igapó precisa avançar 65% em nove meses para cumprir prazo.

Com metade do prazo prometido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras de recuperação da Ponte Presidente Costa e Silva, conhecida como Ponte de Igapó, chegaram a 34,65% de conclusão, segundo o órgão. Como foi iniciada no dia 12 de setembro de 2023 para ser concluída em 18 meses, os serviços precisarão avançar 65,35% em nove meses para cumprir o prazo estabelecido. De acordo com o DNIT, as obras estão dentro do cronograma.

Segundo o órgão o bloqueio atual, no sentido Igapó/Centro, devem durar cerca de 12 meses e devem ser seguidos de outros seis meses de interdição no sentido contrário. Como o canteiro de obras foi instalado na pista no sentido Centro, apenas um dos lados da ponte está liberado com suas duas vias funcionando em mão dupla. Para quem precisa fazer a travessia sobre o rio Potengi, os transtornos têm sido diários e não apenas em horário de pico, devido a morosidade no trânsito, que provoca aumento no tempo de deslocamento.

Antônio Gustavo, 26, é um dos milhares afetados pela obra da Ponte de Igapó. Estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ele realiza esse trajeto diariamente e diz que tem lhe provocado desgaste físico e emocional. “Devido à essa obra, tenho evitado sair de casa e passar pela ponte, o que tem impactado significativamente minha rotina. Para fugir do congestionamento, estou forçado a evitar horários de pico, resultando em minha permanência prolongada na universidade”, conta o estudante.

Durante a tarde da quarta-feira, quando a reportagem da TRIBUNA DO NORTE esteve no local, cerca de 30 trabalhadores estavam em serviço em toda extensão da Ponte, em grupos de três a seis pessoas. De acordo com o DNIT, estão sendo executadas várias frentes de serviço, sendo elas: recuperação e reforço das estacas de fundação, blocos de coroamento e pilares, recuperação de vigas e do tabuleiro, construção de suportes para suspensão do tabuleiro, troca de aparelhos de apoio, recuperação de dispositivos de segurança (barreiras New Jersey), passeio e guarda-corpo, e análise das condições estruturais do tabuleiro da ponte e recomposição do revestimento asfáltico.

Anizio Borges, 55, é natural de São Paulo, mas mora em Natal há 12 anos. Como motorista de aplicativo, ele diz que já levou mais de 1h para atravessar a a ponte no sentido centro. “Corridas que antes custavam R$ 35, hoje chegam a R$ 60 para o passageiro, principalmente durante a manhã, quando somos obrigados a utilizar a Ponte Newton Navarro”, comenta.

Dessa forma, nem todos querem trabalhar com corridas na região. Caio Santos, 29, também é motorista de aplicativo e diz que o deslocamento não compensa. “Eu evito fazer corridas para Zona Norte. Com essas obras na Ponte de Igapó, o trânsito é muito grande”, relata.

Desde o dia 8 de janeiro, o DNIT restringiu o tráfego de veículos na Ponte de Igapó, no sentido Centro. De 6h às 8h, apenas transporte público está autorizado a circular, fazendo com que os veículos de passeio precisem utilizar a Ponte Newton Navarro, que está a cerca de 9km de distância.

Fernanda de Oliveira, 22, mora na Zona Norte, mas trabalha em Parnamirim e diariamente utiliza a Ponte de Igapó através do transporte público. “São muitas horas de deslocamento só por causa desse percurso. Isso me dá até uma sensação de que eu trabalho bem mais por dia”, relata.

Essa também é a reclamação de Franklin Soares, 32, que afirma precisar sair mais cedo de casa para não se atrasar no trabalho, que fica na zona Sul da cidade. “Sofremos, independente da hora e do dia, com essas interdições”, reclama.

Durante o mês de abril, as obras atingiram a marca de 24%. Ainda de acordo com o DNIT, os serviços custarão R$ 20 milhões e o prazo contratual atual encerra em janeiro de 2025.

Saúde reajusta bolsa do Mais Médicos em 8,4%.

O Ministério da Saúde reajustou em 8,4% a bolsa de profissionais do Programa Mais Médicos. Com o aumento, o valor líquido passa de R$ 11.530,04 para R$ 12.500,80. A portaria com o reajuste foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo a pasta, a última atualização da bolsa-formação havia sido feita em 2019.

Em nota, o ministério destacou que o valor será pago a partir da próxima remuneração, no primeiro dia útil de julho. O reajuste vai ampliar ainda os valores de ajuda de custo, pagos quando o médico muda de cidade para atuar no programa, que variam de uma a três bolsas-formação, a depender da localidade de atuação.

“A medida também vai ampliar as indenizações por fixação, que são o valor acumulado da soma das bolsas-formação que o profissional pode receber ao final dos quatro anos do programa. Esses incentivos variam de 10% a 80% do total de bolsas recebidas, a depender da localidade de atuação e da condição do médico.”

Números

Dados da pasta indicam que o Mais Médicos conta com 24,9 mil vagas ocupadas e 2,6 mil em ocupação. A meta estabelecida pelo governo federal para 2024 é de 28 mil médicos ativos. Ainda segundo o ministério, 60% dos médicos em atuação em municípios mais vulneráveis pertencem ao programa.

Lula lança selo dos Correios em celebração a obra de Paulo Coelho.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, ontem quinta-feira (13), do lançamento do selo dos Correios em comemoração aos 35 anos da publicação do livro O Alquimista, do escritor brasileiro Paulo Coelho. O evento ocorreu na Embaixada do Brasil, em Genebra, capital da Suíça, onde mora o escritor. Em agenda na Europa, o presidente discursou mais cedo em evento da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, ainda hoje, segue para a Itália, para a Cúpula do G7, reunião de líderes de sete das maiores economias do mundo.

O Alquimista conta a história de Santiago, um jovem pastor do Sul da Espanha que viaja ao Egito após ter um sonho profético. A obra, publicada em 1988, é um best-seller internacional de Paulo Coelho, com cerca de 90 milhões de exemplares vendidos em todo o planeta e tradução para dezenas de idiomas.

O livro é também o título brasileiro mais vendido de todos os tempos e o detentor do recorde mundial de livro mais traduzido de um autor vivo.

“Assim como o senhor, eu fui atacado, mas não desisti; sabia aonde queria chegar e venci. Tanto é que tem o selo aí”, disse Paulo Coelho, referindo-se ao presidente da República, a quem agradeceu pelo “que tem feito pelo Brasil”. “Se não fosse o senhor, presidente, íamos estar muito, muito mal. Mas o senhor combateu o bom combate, manteve a fé e está aqui, levando um Brasil que hoje em dia é uma referência no mundo”, declarou. O escritor celebrou a homenagem. “Toda criança sonha em ter uma coleção de selo”, disse.

"Paulo Coelho é uma figura extraordinária, que nos enche de orgulho. Em nome dos Correios e de todos os seus leitores gostaria de expressar minha mais profunda admiração pelo seu talento. Que permaneça iluminando nossos corações e mentes e das gerações futuras”, afirmou o presidente da empresa estatal, Fabiano Silva dos Santos, que também agradeceu Lula por ter retirado os Correios da lista de companhias públicas que seriam privatizadas.

A nova modalidade de Selo Institucional, criada em 2023 pelos Correios, busca ressaltar temáticas do universo sociocultural, de repercussão nacional e internacional. Após o lançamento de cada edição, o selo fica disponível para comercialização nos canais de venda físico e digital (Correios Online), na quantidade mínima de uma folha (com 12 selos) e pelo prazo de até dois anos.

Entre os selos institucionais aprovados estão os de 80 anos de criação do estado do Amapá, de 50 anos de carreira do cantor Sidney Magal, do Orgulho LGBTQIA+ e do Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A novidade se junta às outras duas modalidades: Selos Comemorativos/Especiais e Selos Personalizados.

Brasil bate Alemanha e chega à 10ª vitória na Liga das Nações de Vôlei.

Atual líder da Liga das Nações de Vôlei (LNV), a seleção brasileira feminina emplacou a 10ª vitória seguida na competição ontem quinta-feira (13), ao bater a Alemanha por 3 sets a 1 (25-20, 25-22, 21-25, 26-24), em Hong Kong (China). Já classificado às quartas de final, o Brasil volta à quadra contra a Bulgária, às 2h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (14), para o penúltimo confronto da fase classificatória.

As brasileiras, comandadas pelo técnico José Roberto Guimarães, seguem invictas na LNV, no topo da tabela de classificação, com 28 pontos. Em segundo lugar está a Polônia e em terceiro a Turquia, ambas com 24 pontos. Já a Alemanha está em 13º lugar, com apenas seis pontos.  

Nesta quinta (13), a ponteira e capitã Gabi Guimarães teve mais uma atuação arrebatadora ao marcar 28 pontos, quatro a mais do total obtido por ela contra a Polônia, no jogo de quarta (12).

“A gente teve muitos momentos difíceis, o jogo poderia ter ido para o tie-break, mas a gente se manteve junta com nossa energia. Agora é ter a cabeça focada, entender o que a gente pode melhorar porque amanhã tem um jogão contra a Bulgária, a gente precisa ir com tudo”, projetou Gabi, em declaração à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Uma vitória contra a Bulgária, lanterna na tabela, valerá pontos preciosos para o Brasil no ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, na sigla em francês), que serve de parâmetro para a definição de cabeças de chave na divisão de grupos da Olimpíada de Paris. A lista da FIVB será fechada na próxima segunda (17), após o término da terceira semana classificatória da LNV.

O país líder no ranking mundial será cabeça de chave no Grupo B, enquanto o vice-líder ocupará a primeira posição do Grupo C. Atualmente, quem lidera o ranking é a Turquia, com 392,17 pontos, seguida do Brasil (389,13) em segundo lugar e Polônia (366,17) em terceiro.

O último embate da seleção brasileira, encerrando a fase classificatória, será exatamente contra a Turquia, atua campeã da LNV e líder do ranking. O duelo com cara de final será às 6h de domingo (16). A fase final da competição ocorrer na Tailândia, de 20 a 23 de junho.

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai a R$ 47 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.736 da Mega-Sena, sorteadas ontem quinta-feira (13), no Espaço da Sorte, em São Paulo. O prêmio acumulado para o próximo concurso, no sábado (15), será de R$ 47 milhões.

As dezenas sorteadas foram 11 - 17 - 24 - 26 - 35 - 43.

A  quina teve 69 apostadores premiados e cada um irá receber R$ 39.700,69. Os 4.581 ganhadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 854,25 cada.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

Quase 70% dos brasileiros sentem-se ansiosos e menos da metade busca ajuda, diz pesquisa.

Apesar de 68% dos brasileiros relatarem sentimento de nervosismo, ansiedade e tensão, mais da metade da população nunca procurou um profissional da saúde para lidar com questões relacionadas a transtornos de ansiedade. De acordo com uma pesquisa divulgada ontem quinta-feira (13) pelo Instituto Cactus em parceria com a AtlasIntel, 55,8% das pessoas não buscaram ajuda profissional.

Ao todo, 26% dos brasileiros relatam que foram diagnosticados com transtorno de ansiedade. Veja os diferente encaminhamentos, segundo o levantamento:

  • 55,8% das pessoas não procuraram um médico pra tratar do assunto;
  • 18,1% respondem que procuraram um profissional, mas não foram diagnosticados com ansiedade;
  • 15,3% dizem ter recebido o diagnóstico de ansiedade de um psiquiatra;
  • 10,7% afirmam ter recebido o diagnóstico de ansiedade de outro tipo de profissional da saúde.

Ainda segundo a pesquisa, 65,4% dos homens alegam não terem procurado um profissional para lidar com questões relacionadas à ansiedade, montante acima da média nacional.

“Ainda que pesquisas mostram que homens são menos afetados por transtornos mentais que as mulheres, não podemos ignorar como as convenções sociais ainda tratam as queixas relacionadas a saúde mental como algo inversamente proporcional à masculinidade, o que pode contribuir para que menos homens procurem ajuda”, apontam os pesquisadores.

Sinais de ansiedade

Os pesquisadores perguntaram aos entrevistados se, nas semanas anteriores ao questionário, eles haviam sentido algum tipo de incômodo relacionado à ansiedade. Veja os resultados:

  • 73% das pessoas disseram se preocuparem muito com diversas coisas;
  • 68% dos entrevistados se sentiram nervosos, ansiosos ou muito tensos;
  • 65% relataram dificuldade de relaxar;
  • 58% das pessoas disseram que ficam facilmente aborrecidos ou agitados;
  • 57% alegam que são incapazes de controlar suas preocupações;
  • 47% convivem com um medo como se algo terrível fosse acontecer;
  • 44% das pessoas dizem que ficam tão agitadas que têm dificuldade de permanecer sentadas.

“De acordo com os dados coletados, mais da metade dos respondentes tem queixas associadas à ansiedade. Esse fato reforça a importância de monitorar comportamentos e investigar a origem desses incômodos, ampliando práticas de prevenção e promoção de saúde mental para a população em geral”, reforçam os autores do estudo.

A pesquisa

A pesquisa “Panorama da Saúde Mental” foi realizada conjuntamente entre o Instituto Cactus e a AtlasIntel e resultou em dados com representatividade estatística. Foram ouvidas 3.266 pessoas entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Os respondentes são brasileiros acima dos 16 anos residentes nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Feira do Milho 2024 acontece até o dia 7 de julho no Centro Administrativo, em Natal/RN.

Realizada há mais de 25 anos em Natal, a tradicional Feira do Milho já está montada para atender o público neste período junino. As vendas seguem até o dia 7 de julho, diariamente, das 5h às 20h.

A feira está montada no Centro Administrativo, às margens da BR-101, próximo à Casa de Apostas Arena das Dunas.

Segundo o Governo do Estado, a expectativa é que a feira movimente R$ 2,5 milhões.

A Feira conta com agricultores comercializando milho-verde, e o valor da “mão de milho”, que é o equivalente a 50 unidades do produto, está custando R$ 40. Além do milho-verde, a feira também conta com barracas de comidas típicas de São João e outros produtos diversos dos agricultores familiares, como frutas, verduras e queijos.

milho vendido na feira vem de vários polos produtores no Rio Grande do Norte como Touros, São José de Mipibu, Vera Cruz, Pedro Velho, Santa Maria, São Paulo do Potengi e Ipanguaçu.

Governo envia R$ 124 milhões em crédito extra para 49 municípios do RS.

O federal destinou R$ 124 milhões a 49 municípios do Rio Grande do Sul. A destinação dos recursos foi garantida por medida provisória (MP) e os valores foram creditados ontem quinta-feira (13/6) pelo Banco do Brasil.

Os recursos foram depositados na conta bancária dos respectivos municípios em que são depositados os repasses regulares do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Em comunicado divulgado nesta tarde, o Tesouro Nacional esclareceu que não há vinculações a atividades ou a setores específicos nem incidência de descontos de qualquer natureza.

Natal/RN tem mais de 100 milímetros de chuvas em apenas 6 horas.

O bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte de Natal, registrou mais de 100 milímetros de chuvas em apenas seis horas. Os dados foram analisados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

De acordo com o Centro, a região foi atingida por 114 milímetros entre 18h de quinta-feira e meia-noite desta sexta-feira (14). Na análise das 12 horas, o registrado foi de 128 milímetros.

Na estação de monitoramento instalada no bairro Pajuçara, também na ZN da capital, o acumulado foi de 87 milímetros nas mesmas seis horas. Em 12 horas, foram 102 milímetros, segundo os dados. Nos bairros Neópolis e Ponta Negra, já na zona Sul de Natal, os acumulados registrados foram de 73 milímetros em 6 horas, e de 79 mm e 78 mm, respectivamente, em 12 horas.

quinta-feira, junho 13, 2024

Prefeitura de Ceará-Mirim se destaca mais uma vez com antecipação do pagamento de parcela do 13°.

A Prefeitura de Ceará-Mirim creditou na última quarta-feira (05), a primeira parcela do 13° salário dos servidores do município. O pagamento corresponde a 40% dos salários que pela legislação, poderiam ser depositados até 30 de novembro.

Foram injetados R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) na economia da cidade, o que deve incrementar as vendas no comércio e prestação de serviços.

Para o prefeito Júlio César, a medida só foi possível devido ao compromisso com o equilíbrio das contas do município.

“Nossa gestão sempre priorizou o pagamento em dia porque sabemos o quanto isso é importante não só para os servidores e suas famílias, mas para a economia de nossa cidade”, explicou Júlio.

Cratera causa interdição da RN-177 e deixa município isolado no Oeste potiguar.

Uma cratera aberta na RN-177, na noite de ontem quarta-feira (12), causou a interdição total da rodovia em Rodolfo Fernandes, no Oeste potiguar.

Com a via fechada, o município ficou sem acesso a caminhões e ônibus. Outros veículos chegam à cidade por estradas da zona rural de Severiano Melo.

Segundo a prefeitura do município, por volta das 18h, um buraco começou a se abrir na via, perto do sangradouro de um açude. O buraco aumentou gradativamente e se tornou uma cratera.

Após ser informada do caso, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo foi ao local e interditou o trecho nos dois sentidos.

O município ainda informou que o comunicou o fato ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER), responsável pela rodovia, que orientou que a prefeitura não fizesse nenhuma intervenção na via até que os técnicos do órgão estadual analisassem a gravidade do dano.

Nesta quinta-feira (13), o DER informou que uma equipe foi enviada para o local, mas não repassou o resultado da vistoria dos profissionais.

O município anunciou que começou a construção de um desvio provisório para amenizar os danos. Veja no vídeo abaixo.

O acesso da cidade está sendo realizado pela zona rural do município de Severiano Melo, porém os veículos de grande porte não conseguem usar as estradas vicinais.

Entregas de mercadorias foram suspensas e os alunos que precisam se deslocar para aulas em outros municípios estão sem transporte, uma vez que os ônibus não passam pela estrada alternativa.

Vendas no varejo crescem 0,9% em abril.

Em abril de 2024, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,9%, na comparação com março, na série com ajuste sazonal. Esse foi o quarto resultado positivo seguido do setor, que acumula alta de 4,9% no ano e de 2,7% nos últimos 12 meses.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Das oito atividades pesquisadas, cinco avançaram em abril, com destaque para hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,2%), que exerceram as principais influências sobre o resultado geral.

“No caso de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, essa variação com grande amplitude significa certo rebatimento do mês anterior, quando houve queda de 10,1%, por conta do crescimento forte do dólar. Em abril, algumas grandes marcas deram descontos nos produtos e, apesar da estabilidade do dólar, o setor conseguiu se recuperar”, disse Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

O avanço nas vendas do setor de hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (1,5%), que responde por 55,2% do índice geral, veio após duas variações negativas seguidas (-0,2% em março e -0,1% em fevereiro). “Essa atividade não cresceu nos dois meses anteriores, com resultados próximos de zero, e essa estabilidade, com base um pouco mais baixa, explica o crescimento em abril”, afirma o gerente.

O setor de móveis e eletrodomésticos (2,4%) voltou ao campo positivo após a queda de 1,9% em março. “Em abril, a trajetória foi distinta para as duas subatividades: enquanto a de eletrodomésticos ficou estável, pendendo para baixo, a de móveis cresceu, o que trouxe o setor para o lado positivo”, analisa Cristiano.

Segundo ele, o resultado desse segmento é relacionado a um período desfavorável para as vendas no ano passado. “Em 2023, especialmente no segundo semestre, alguns setores tiveram resultados muito ruins para grandes cadeias, com posterior fechamento de lojas. No início deste ano, estamos observando uma recuperação dessas atividades, inclusive com abertura de novas unidades locais”, destaca.

No caso do segmento de combustíveis e lubrificantes (2,2%), o resultado de abril é a primeira alta do ano. “Nessa atividade, houve comportamento parecido com o de hiper e supermercados. Em janeiro, observamos um resultado próximo de zero, seguido de duas quedas. Essa base de comparação baixa deu oportunidade de crescimento nessa passagem de março para abril”, avalia o pesquisador.

Outra atividade cujas vendas aumentaram em abril foi a de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,6%). O resultado marca a terceira alta seguida do segmento, que acumula ganho de 13,8% no ano. 

Por outro lado, as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria (-0,4%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,7%) ficaram no campo negativo no mês. Para o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,0%), o cenário foi de estabilidade. Nesse segmento estão, por exemplo, as lojas de departamento, óticas e joalherias.

No comércio varejista ampliado, que inclui, além das atividades do varejo, as de  veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve queda de 1%.

Rodoviária de Porto Alegre reabre hoje para viagens interestaduais.

Os embarques e desembarques de ônibus interestaduais em Porto Alegre voltam a ser feitos, a partir desta quinta-feira (13), na estação rodoviária da cidade, após 41 dias de suspensão de todas as viagens em 4 de maio.

Desde a inundação da área central de Porto Alegre pelas águas do Lago Guaíba, em maio, as viagens interestaduais foram extraordinariamente transferidas para o terminal rodoviário do município de Osório, no litoral norte do estado e a 100 quilômetros da capital gaúcha.

O funcionamento da Estação Rodoviária de Porto Alegre é das 6h às 21h. Após este período, os embarques interestaduais continuarão partindo da cidade de Osório.

De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul (Daer-RS), por enquanto, as viagens que estão ocorrendo a partir de São Leopoldo não serão alteradas, e a definição sobre esse trajeto deve ocorrer em outro momento.

A retomada das viagens é parcial, com  cerca de 30 horários de chegadas e partidas,  para os seguintes destinos: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Pará e o Distrito Federal. 

Os bilhetes poderão ser comprados pelos sites das empresas disponíveis na página oficial da rodoviária. Antes é necessário verificar a disponibilidade de trajeto e horários diretamente no site de cada empresa.

A concessionária Veppo, que administra o terminal, recomenda aos usuários que, preferencialmente, comprem as passagens online para reduzir a demanda pelo atendimento presencial e, consequentemente, diminuir o tempo de espera em filas. O acesso aos ônibus interestaduais tem sido feito pela entrada do pórtico dos táxis, no Largo Vespasiano Júlio Veppo, nº 70.

Os embarques e desembarques serão feitos pelos 18 boxes da área de desembarque intermunicipal, do número 55 ao 72.  O espaço conta ainda com área de espera e banheiros, além de local de venda de passagens. Como o fornecimento de energia elétrica ainda não foi totalmente restabelecido, as 70 lojas seguirão fechadas.

Justiça condena Nilda por propaganda eleitoral antecipada em Parnamirim/RN.

A pré-candidata Raimunda Nilda (Solidariedade) foi condenada pela Justiça por propaganda eleitoral antecipada em Parnamirim. A Decisão foi proferida nesta quinta-feira (13), pela juíza Ilná Rosado Motta, da 50ª Zona Eleitoral, em ação movida pelo Partido Liberal.

Na decisão, a magistrada aplicou multa no valor de R$ 10 mil em razão da pré-candidata ter utilizado carros de som e realizado eventos em locais abertos ao público, em flagrante desrespeito à legislação eleitoral que só permite reuniões antes do período eleitoral em ambientes fechados, sem acesso ao público em geral.

Cadastro de condenados por violência contra mulher vai ao Senado.

Segue para o Senado o projeto de lei (PL) que cria o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Violência contra a Mulher (CNVM). O texto foi aprovado nessa quarta-feira 12 pelo plenário da Câmara e prevê a criação de uma lista pública com o nome dos condenados por violência doméstica com sentença transitada em julgada, ou seja, sem mais chances de recursos.

O PL 1.099/24, de autoria da deputada Sivye Alves (União-GO), foi relatado pelo deputado Dr. Jaziel (PL-CE) e aprovado em votação simbólica, sem manifestações contrárias ao texto.

“[O projeto] vai trazer um norte, uma orientação para as mulheres que sofreram agressões, para que não vejam as mesmas pessoas cometerem contra outras mulheres a mesma criminalidade, a mesma crueldade que aconteceu na sua vida”, disse o relator.

A deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) foi uma das que elogiou a iniciativa. “Nós estamos juntas para fazer esse enfrentamento, para estruturar políticas que de fato impactem na vida dessa mulherada e para que nós tenhamos um avanço não só através desse cadastro, mas através da consciência e da participação feminina em todos os espaços”, destacou.

O cadastro deve conter os condenados pelos seguintes crimes: feminicídio; estupro; estupro de vulnerável; violação sexual mediante fraude; importunação sexual; registro não autorizado de intimidação sexual; lesão corporal praticada contra a mulher; perseguição contra a mulher; e violência psicológica contra a mulher.

Os dados do cadastro devem incluir o nome completo e os documentos de identidade (RG e CPF) do condenado, além da filiação da pessoa, identificação biométrica e fotografia de frente. Impressão digital e endereço residencial também estão previstos no texto.

Caberá ao Executivo federal gerir o cadastro, compartilhando informações dos estados, Distrito Federal e municípios. Além disso, deve haver atualização periódica e o nome da pessoa condenada deve ficar disponível até o término do cumprimento da pena ou pelo prazo de três anos, se a pena for inferior a esse período.

Brasil tem 45% de cobertura em saúde bucal; meta é chegar a 70%.

O Brasil registra atualmente cerca de 45% de cobertura em saúde bucal. A meta do governo federal é alcançar pelo menos 70%. Os índices foram divulgados nesta quinta-feira (13) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante evento em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal, em Brasília.

“Desde o ano passado, a partir de um trabalho de recomposição orçamentária, com o fim da PEC 95 e com a prioridade dada pelo governo federal a essa política, conseguimos, de fato, uma ampliação – e isso passa, naturalmente, pela questão da priorização no orçamento”, avaliou a ministra.

“Hoje, temos R$ 4,3 bilhões de investimento, no ano de 2024, em saúde bucal, o que representa crescimento de 123% em relação a 2023. Esse é um indicador importante de prioridade”, completou.

Segundo o Ministério da Saúde, o montante possibilita, por exemplo, a implantação de mais de 6 mil equipes de saúde bucal e 100 Centros de Especialidades Odontológicas, além da aquisição de 300 Unidades Odontológicas Móveis.

Cáries

Dados da pesquisa Saúde Bucal Brasil 2020/2023 divulgados nesta quinta-feira indicam que 53% das crianças de 5 anos entrevistadas não tinham cárie. Mais de 40 mil pessoas foram ouvidas e examinadas nas 27 capitais e em 403 municípios do interior do país – incluindo 7.198 crianças.

O índice é 14% maior do que o resultado da última pesquisa, em 2010, quando 46,6% das crianças entrevistadas estavam livres da doença.

O estudo destaca importante aumento de crianças de 5 anos livres de cárie, entre 2010 e 2023, nas regiões Sul (40,7%), Sudeste (21,9%), Nordeste (17,1%) e Norte (11,2%), tanto nas capitais como nas cidades do interior. O Centro-Oeste, por outro lado, apresentou pequena diminuição na proporção, passando de 38,8% para 37,9%.

Estudantes têm até esta sexta-feira para se inscrever no Enem.

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga até 19 de junho, e as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todas as unidades federativas.

As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também vão até 14 de junho. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição.

O Ministério da Educação (MEC) pede aos candidatos que fiquem atentos ao cronograma. Ele foi alterado de forma a garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, prejudicados pelas enchentes.

Balanço divulgado recentemente pelo MEC mostrou que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em diversos estados. É o caso de Alagoas, do Amapá, da Bahia, do Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, de Goiás, do  Pará, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte e de Sergipe.

Brasil vira sobre Polônia e vai às quartas da Liga das Nações Feminina.

Liderada pela capitã Gabi Guimarães, a seleção brasileira feminina de vôlei venceu de virada a Polônia e avançou antecipadamente às quartas de final da Liga das Nações de Vôlei (LNV). Com triunfo por 3 sets a 1 ( (22/25, 25/17, 25/17 e 25/16) nesta segunda-feira (12) em Hong Kong (China), no jogo de abertura da terceira semana classificatória, o o Brasil assumiu a liderança da tabela, com 25 pontos, contra 24 da Polônia, que sofreu hoje seu primeiro revés na LNV.

Invicta, com nove vitórias seguidas, a seleção segue firme em busca do título inédito da LNV. O próximo confronto – o antepenúltimo antes da fase final – será contra a Alemanha, às 6h (horário de Brasília) desta quinta (13). As adversárias ocupam a 12ª colocação na LNV, com seis pontos.

A ponteira e capitã Gabi teve mais uma performance acima da média: foi a maior pontuadora, com 24 acertos. A segunda melhor em quadra foi Ana Cristina, com 17 pontos (quatro no saque) e Rosamaria, com 15 acertos.

“Um jogo muito bom hoje, uma vitória muito importante para o nosso time. Feliz com nossa classificação antecipada para a fase final, mas nosso objetivo é a cada jogo continuar crescendo. E hoje era o duelo de invictos e a gente conseguiu se comportar muito, muito agressivas prinicipalmente no saque. Fico muito feliz de ver como nossa equipe está reagindo em diversos momentos”, comemorou a oposta Rosamaria, que marcou 15 pontos (13 de ataque e dois no saque), em declaração à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

A LNV, com as 16 seleções mais bem ranqueadas do mundo, é a última grande competição antes da Olimpíada de Paris. O campeão e o segundo colocado no torneio serão cabeças de chave na divisão de grupos do vôlei nos Jogos. Além disso, o desempenho da equipe feminina servirá de parâmetro para o técnico José Roberto Guimarães definir a lista de convocadas para Paris 2024.

Próximos jogos do Brasil 

3ª semana - Hong Kong (China)

quinta-feira (13) - 6h - Brasil x Alemanha 

sexta (14) - 2h30 - Brasil x Bulgária 

domingo (16) - 6h  - Brasil x Turquia

Fase final:

de 20 a 23 de junho - Tailândia

VNL FEMININA 2024: RESULT

Conmebol confirma datas e horários das oitavas da Libertadores.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou ontem quarta-feira (12) as datas e horários das partidas das oitavas de final da Copa Libertadores. O primeiro confronto, que será entre Grêmio e Fluminense, está programado para ser disputado a partir das 19h (horário de Brasília) do dia 13 de agosto na Arena do Grêmio.

No mesmo dia, mas a partir das 21h30, o Atlético-MG visita o San Lorenzo (Argentina) no estádio Pedro Bidegain, em Buenos Aires. No dia 14 será a vez de o Colo-Colo (Chile) medir forças com o Junior Barranquilla (Colômbia), o Peñarol (Uruguai) receber o The Strongest, o Talleres e o River Plate protagonizarem um clássico argentino, enquanto Botafogo e Palmeiras se encontrarem no estádio Nilton Santos a partir das 21h30.

Já o dia 15 terá a partida entre Nacional (Uruguai) e São Paulo, a partir das 19h no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, e Flamengo e Bolívar (Bolívia), a partir das 21h30 no estádio do Maracanã.

Já os confrontos de volta terão início no dia 20, com Fluminense e Grêmio a partir das 19h no Maracanã, com Atlético-MG e San Lorenzo, a partir das 21h30 em Belo Horizonte, e Junior Barranquilla e Colo-Colo.

No dia 21 de agosto, The Strongest e Peñarol medem forças, River Plate e Talleres jogam e Palmeiras e Botafogo se enfrentam a partir das 21h30 no Allianz Parque. As oitavas da Libertadores chegam ao final no dia 22, com São Paulo e Nacional a partir das 19h no Morumbis, e Bolívar e Flamengo, a partir das 21h30 no estádio Hernando Siles, em La Paz.

Câmara aprova Mesa Diretora propor suspensão de mandato de deputado.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) resolução que autoriza a Mesa Diretora da Casa propor a suspensão cautelar do mandato de deputado federal, por até seis meses, por quebra de decoro parlamentar. A Mesa da Casa dirige os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara, sendo liderada pelo presidente e formada por 11 parlamentares, sete titulares e quatro suplentes, todos eleitos para mandatos de dois anos.

De acordo com a nova resolução, que altera o Regimento Interno, a Mesa deve encaminhar a proposta de suspensão para análise do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que pode acatar ou não. A proposta inicial previa que a Mesa poderia suspender de forma cautelar o mandato de um parlamentar. O texto foi alterado depois de negociações entre os deputados. Agora, a Mesa tem a prerrogativa de propor a suspensão, o que antes não era permitido. 

O Projeto de Resolução 32/24 foi apresentado às lideranças partidárias pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na terça-feira (11). Segundo a Mesa Diretora, o objetivo do projeto é “prevenir a ocorrência de confrontos desproporcionalmente acirrados entre parlamentares”. No mesmo dia, os parlamentares aprovaram o regime de urgência de votação da proposta.

A resolução vem após discussões acirradas, trocas de ofensas e brigas entre parlamentares nas últimas semanas.

Para o relator do projeto, Domingos Neto (PSD-CE), a proposta é oportuna “tendo em vista os graves acontecimentos recentes, envolvendo insultos, ameaças, agressões físicas e verbais, incompatíveis com um ambiente democrático e com a urbanidade, a ética e o decoro".

Pelo projeto, somente a Mesa Diretora poderá oferecer a proposta de suspensão do mandato, excluída a possibilidade de ser apresentada pelo presidente da Câmara.

Se o Conselho de Ética decidir pela suspensão, o deputado, alvo da punição, poderá recorrer diretamente ao Plenário. Caso o Conselho rejeite o pedido, apenas a Mesa Diretora poderá apresentar recurso ao plenário.

Lula diz que vai à OIT para ser “o representante dos trabalhadores”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quinta-feira (13), da conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça, que terá como tema central a justiça social. Ontem (12), antes de embarcar para o evento, Lula afirmou que vai à OIT para ser “o representante dos trabalhadores”. Ele abrirá o encontro e reiterará o posicionamento brasileiro contrário à desigualdade e à exclusão social.

“Um discurso de que não abro mão é o de falar contra a desigualdade, a desigualdade no mundo do trabalho, a desigualdade de raça, de educação, de gênero”, disse, lembrando os empresários brasileiros que questionaram na Justiça a lei da igualdade salarial entre homens e mulheres, que entrou em vigor em dezembro do ano passado.

“Nós aprovamos no Congresso brasileiro uma coisa muito importante: entre mulheres e homens com a mesma função: a mulher tem que ganhar o mesmo salário. Há empresário que está recorrendo, que não quer pagar, acha que a mulher é inferior. Então, essa é uma coisa importante”, afirmou após participar de evento com investidores, no Rio de Janeiro.

Em abril, a Justiça Federal liberou alguns segmentos, como farmácias e universidades, de divulgarem as informações de transparência salarial e de critérios remuneratórios previstas na regulamentação da Lei da Igualdade Salarial. O governo recorre da decisão, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que as empresas que omitem dados sobre igualdade salarial terão “olhar especializado” da área de fiscalização da pasta.

A conferência em Genebra começou no último dia 3 de junho e reúne 187 Estados-membros da OIT. A delegação brasileira conta com integrantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil, sindicatos ligados a trabalhadores e a empresas. O ministro Luiz Marinho juntou-se a eles na segunda-feira (10).

De acordo com Lula, o governo brasileiro vai apresentar no encontro a parceria construída com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para a promoção do trabalho decente no mundo. A iniciativa, formalizada em setembro do ano passado, é inédita entre os dois países e visa a combater a precarização do trabalho, tendo os sindicatos como base de apoio.

Brasil empata com os Estados Unidos em último amistoso antes da Copa América.

O último amistoso do Brasil antes da Copa América terminou com um empate em 1 a 1 contra os Estados Unidos. No Camping World Stadium, Rodrygo marcou o gol da Seleção Brasileira, enquanto Pulisic marcou o tento dos americanos

Diferente da vitória contra o México, o treinador Dorival Jr. escalou a seleção com força máxima desde o início da partida. Lucas Paqueta, Raphinha, Vinícius Jr. e Rodrygo, que tinham sido poupados no último sábado, iniciaram o amistoso contra os americanos.

Essa foi a última partida preparatória do Brasil para a Copa América. A Canarinho estreia na competição contra a Costa Rica, no dia 24, em Los Angeles. Paraguai e Colômbia completam o grupo do Brasil.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.736 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.

O sorteio terá a transmissão ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube e no Facebook das Loterias Caixa. O prêmio da faixa principal está acumulado em R$ 40 milhões.

Caso apenas um apostador acerte o prêmio e aplique o valor na poupança, receberá R$ 235 mil de rendimento no primeiro mês.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Perdas por furto de energia são suficientes para abastecer o Brasil por quase um ano.

Nos últimos 17 anos, o Brasil registrou uma perda de 500 TWh (terawatt-hora) de energia por furtos e fraudes na rede elétrica, segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgados pela Abadee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) que consideram o período entre 2008 e 2023. O prejuízo é suficiente para abastecer o país por quase um ano. Em 2022, por exemplo, o Brasil teve um consumo energético de 509 TWh.

Apenas em 2023, o país registrou a perda de 40 TWh, o que equivale a quase metade da produção da usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), no mesmo ano, quando o sistema gerou 83 TWh. De acordo com o levantamento, o índice das perdas em 2023 representa um crescimento de 19,3% em relação a 2022, quando o país teve prejuízo de 34,15 TWh.

Considerando que o custo médio de aquisição de energia pelas distribuidoras foi de R$ 249 em 2023, o país teve prejuízo de R$ 10,1 bilhões somente com os custos de compra energética, aponta o estudo.

Governo do RN anuncia concurso com 598 vagas para professores e especialistas em Educação.

O Governo do Rio Grande do Norte anunciou concurso público para a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), ontem quarta-feira (12). Serão oferecidas 598 vagas para professores e especialistas em Educação, reforçando o quadro de servidores efetivos.

Nesta terça-feira (11), a Secretaria de Estado da Administração (Sead) homologou a contratação da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela execução do concurso.

A publicação do ato de homologação está no Plano Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e já está disponível no Diário Oficial do RN desta quarta.

“Para nós da educação é uma espera. E finalmente vamos transformar essa espera em realidade. Agora, é estudar porque o concurso vai chegar”, disse a secretária Socorro Batista.

Flamengo recebe Grêmio no Maracanã mirando a ponta do Brasileiro.

O Maracanã recebe, a partir das 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira (13), o confronto entre Flamengo e Grêmio, que é válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro da Gávea entra em campo com o objetivo de retomar a liderança da competição, enquanto o Tricolor Gaúcho, com dois jogos a menos por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, luta para se afastar da zona do rebaixamento.

O Flamengo chega embalado após golear o Vasco por 6 a 1, o que o levou aos 14 pontos em sete jogos. Caso vença no Maracanã, a equipe carioca ultrapassa o atual líder Botafogo, que chegou aos 16 pontos após derrotar o Fluminense por 1 a 0 nesta rodada.

quarta-feira, junho 12, 2024

Governo apresenta nova proposta para técnicos da educação federal.

O governo federal apresentou uma contraproposta aos servidores técnicos administrativos da educação (TAEs), na tarde de ontem terça-feira (11), em reunião com sindicatos da categoria em Brasília.

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a nova proposta prevê reajuste médio de 29,6% em quatro anos, já contando o reajuste geral de 9% dado a todos os servidores federais no ano passado, além de progressão de 4% a partir de 2026. O reajuste final ficou entre 25% a 44% dependendo da classe e do nível na carreira, segundo a pasta. A proposta anterior previa reajuste médio de 28%, sem aumento no percentual da progressão de carreira (nível salarial). 

"Além disso, vale lembrar que, a exemplo de todos os servidores públicos federais, os TAEs receberam reajuste de 118% no auxílio-alimentação, que chegou a R$ 1.000, e de 51% no auxílio-saúde e auxílio-creche", acrescentou o MGI, em nota.

Na avaliação do secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão, José Lopez Feijóo, após a sexta rodada de negociação com os servidores, houve uma evolução na oferta do governo.

"Do ponto de vista financeiro, a proposta fez um reajuste dos padrões, ou seja, dos chamados steps, que é a evolução na carreira, do início ao final, de 3,9% para 4% em 2025, e de 4% em 2025 para 4,1% em 2026. Se nós agregarmos a isso os 9% [de reajuste] de 2023, nós estamos falando de reajustes que chegam a um pouco mais de 46%, portanto, uma boa proposta. Além disso, atendemos demandas como uma aceleração na progressão da carreira que levava 22 anos e meio, para chegar ao topo, reduzindo para 18 anos com uma proposta de padrões verticais, e que agora, com esta aceleração, pode chegar, do início ao topo em 15 anos", disse o secretário.

Feijóo também anunciou que o governo acatou a sugestão de criar um grupo de trabalho conjunto com as categorias para acompanhar o atendimento das medidas não remuneratórias e que o governo retomou a negociação com a categoria que não existiu nas gestões anteriores.

Professores e servidores de cerca de 60 universidades federais e de mais de 39 institutos federais de ensino básico, profissional e tecnológico estão em greve desde o dia 15 de abril, no caso dos professores, e desde meados de março, no caso dos técnicos. Balanços das entidades mostram que a paralisação alcança mais de 560 unidades de ensino de 26 unidades federativas. Eles pedem, entre outras medidas da contraproposta, a recomposição dos salários ainda este ano, o que não foi aceito pelo governo, até o momento.

O encontro ocorre um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticar o prolongamento da greve nas universidades e institutos federais, que começou em abril.

Participaram da reunião o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical).

"Houve uma mudança na proposta e conquistas na reunião de hoje. Mas a base é quem vai decidir pela continuidade ou não da greve. Quem decide é a base", afirmou Leewertton de Souza Marreiro, da Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). De acordo com o Sinasefe, a proposta do governo será levada agora às assembleias das categorias para apreciação.

Servidores da Câmara Municipal de João Câmara/RN receberam 50% do 13º salário.

A Câmara Municipal de João Câmara/RN já antecipou o pagamento da primeira parcela do 13º salário para os servidores da Casa, adiantando 50% do abono natalino.

Segundo o presidente da Casa, vereador Gilberto Honorato, a medida faz parte da política de valorização do servidor público do Poder Legislativo Municipal.

Além de valorizar o trabalho dos colaboradores, segundo o presidente, vereador Gilberto Honorato, o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos funcionários do Legislativo foi possível graças a um planejamento responsável realizado pela Casa Legislativa.

Estupro de vulnerável: Brasil tem 56 mil denúncias por ano e 156 casos por dia.

Sophia Ângela Veloso, de 11 anos, foi desviada do caminho da escola por um ex-cunhado de seu pai, o pedreiro Edilson Amorim dos Santos Filho, de 47 anos. Próximo da Família, Edílson convidou a menina para ir em sua casa, onde a menina foi abusada e morta.

O caso de Sophia foi destacado no Profissão Repórter desta terça-feira (11), que falou sobre crimes sexuais de pessoas vulneráveis no Brasil: foram mais de 56 mil denúncias por ano, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. São 153 casos por dia e seis a cada hora.

Ainda segundo o Fórum, mais de 85% dos estupros de vulnerável de crianças de até 13 anos são cometidos por conhecidos. O crime se aplica a situações em que a vítima é menor de 14 anos ou sem discernimento no momento que consiga se defender desse crime.

Polícia Federal prende homem procurado pela Justiça no Aeroporto de Mossoró/RN.

A Polícia Federal em Mossoró prendeu, ontem terça-feira (11), no Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado, um passageiro de 39 anos, motorista, natural de Limeira/SP, acusado de envolvimento em crimes contra a fauna, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

A ação se deu em razão do cumprimento de um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Limeira/SP e aconteceu quando o homem desembarcava de um voo que tinha partido de Recife/PE.

Após detido, ele recebeu voz de prisão e seguiu sob escolta para a sede da delegacia no bairro de Nova Betânia. Logo depois foi encaminhado para exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e transferido para a Cadeia Pública de Mossoró, onde se encontra custodiado à disposição da Justiça.

Em menos de uma semana, esta foi a segunda prisão que a PF realizou contra pessoas procuradas pela Justiça no aeroporto de Mossoró.

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula para R$ 40 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.735 da Mega-Sena, sorteadas ontem terça-feira (11) em São Paulo. O prêmio para o próximo concurso, na quinta-feira (13), será de R$ 40 milhões.

Foram sorteadas as dezenas 05 - 33 - 46 - 47 - 53 - 59.

A  quina teve 62 apostadores premiados e cada um vai receber R$ 41.177,36. Os 4.504 ganhadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 809,75.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. Para apostar pela internet, é preciso fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Botafogo derrota Fluminense e dorme na liderança do Brasileiro.

O Botafogo derrotou o Fluminense por 1 a 0, na noite de ontem terça-feira (11) no estádio Nilton Santos, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro.

Após somar três pontos em um jogo no qual foi muito superior ao seu adversário, o Alvinegro chegou aos 16 pontos para assumir a primeira posição da classificação. Já para o Tricolor das Laranjeiras o revés representou permanecer na 16ª colocação com seis pontos.

A equipe comandada pelo técnico português Artur Jorge mostrou muita força e organização para dominar o time do técnico Fernando Diniz. Com isso o Botafogo teve uma grande atuação no primeiro tempo, finalizando 15 vezes, em comparação a quatro de seu adversário.

Porém, mesmo com tamanho domínio o Alvinegro só conseguiu garantir a vitória após o intervalo. Aos 21 minutos o lateral Damián Suarez levantou a bola na área em cobrança de escanteio e o zagueiro Bastos subiu com muita liberdade para marcar de cabeça.

Triunfo do Galo

Outro Alvinegro a triunfar na rodada foi o Atlético-MG, que bateu o Bragantino por 2 a 1 no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O Massa Bruta abriu o placar com Lucas Evangelista, mas o Galo construiu a virada com gols de Paulinho e de Zaracho.

A vitória levou a equipe mineira aos 13 pontos, para assumir a 6ª posição. Já o Bragantino permaneceu com 12 pontos, ocupando a 7ª colocação.

Outros resultados:

Atlético-GO 2 x 2 Corinthians
Juventude 1 x 1 Vitória.

Congresso devolve MP que compensava a desoneração, e Haddad diz que não tem plano B.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a pasta não tem um plano B para a medida provisória que compensaria a perda de arrecadação decorrente da desoneração da folha de pagamento dos 17 setores que mais empregam na economia.

A MP foi devolvida mais cedo pelo presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao governo.

Pacheco, como presidente do Congresso, tem a prerrogativa de não aceitar uma medida provisória se entender que ela não cumpre requisitos legais. Foi o que ele fez.

Haddad foi questionado por jornalistas sobre a decisão do senador. O ministro disse que se preocupa com o ato, porque a MP ajudaria também, em sua visão, a evitar fraudes no pagamento do PIS/ Cofins, um tributo federal. A MP alterava algumas regras sobre esse tributo.

Gilmar diz não saber como juízes da Lava Jato passaram em concurso.

Durante a sessão da 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) ontem terça-feira (11.jun.2024), o ministro Gilmar Mendes questionou como magistrados que integraram a operação Lava Jato passaram no concurso.

A fala do ministro se deu durante o voto no julgamento que analisa decisão de sua relatoria que encerrou parte da ação de improbidade, em curso na Justiça Federal de Curitiba (PR), contra a construtora Queiroz Galvão, investigada na Lava Jato.

O ministro relembrou diálogos divulgados pelo Intercept que mostravam o ex-juiz federal Sergio Moro orientando procuradores a atuarem em desfavor das empreiteira. “Prática que, hoje se sabe, era rotina na 13ª Vara Federal de Curitiba”, acrescentou.

terça-feira, junho 11, 2024

Comissão adia votação do PL que regulamenta cigarro eletrônico.

A votação do Projeto de Lei (PL) 5.008/2023, que regulamenta a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil foi adiada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, nesta terça-feira (11). O adiamento atendeu pedido feito pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que apresentou requerimento de adiamento de discussão aprovado simbolicamente pelo colegiado.

O PL, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), estabelece uma série de exigências para a comercialização dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo apresentação de laudo de avaliação toxicológica para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); cadastro na Receita Federal de produtos fabricados, importados ou exportados; e cadastro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“A crescente utilização dos cigarros eletrônicos tem acontecido à revelia de qualquer regulamentação. Do ponto de vista da saúde, não há controle sanitário sobre os produtos comercializados e as embalagens não apresentam advertências ou alertas sobre os riscos de sua utilização”, destaca o texto. O relator do projeto, senador Eduardo Gomes (PL-TO), acolheu emenda que dobra de R$ 10 mil para R$ 20 mil a multa para venda de cigarros eletrônicos para menores de 18 anos.

Durante a sessão desta terça-feira, o presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), informou que o PL deve retornar à pauta da comissão em 30 dias. O parlamentar destacou, entretanto, que, quando voltar à análise do colegiado, o texto poderá ser alvo de um pedido de vista, postergando outra vez a votação.

PF apura nova joia ofertada ao Brasil e desviada no governo Bolsonaro.

A Polícia Federal (PF) identificou a tentativa irregular da venda de mais uma joia ofertada pelo governo saudita como presente ao Brasil durante o governo de Jair Bolsonaro.

A nova peça foi identificada em diligências feitas em parceria entre a PF e o departamento de investigação dos Estados Unidos, o FBI. A joia estaria na mesma loja que foram registradas vendas de outros presentes à União, mas não se sabe se chegou a ser vendida.

O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, disse nesta terça-feira (11), em entrevista à imprensa, que o fato pode agravar a situação dos investigados, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ensino médio pode ter maior carga horária, prevê relatório de senadora.

Pedido de vista coletivo da Comissão de Educação do Senado adiou para a partir da semana que vem a apreciação de projeto de lei que prevê uma nova reforma do ensino médio. Como o relatório apresentado pela senadora Dorinha Seabra (União-TO) é um substitutivo, ele terá de retornar à Câmara dos Deputados, caso seja aprovado pelo Senado. Ao iniciar a apresentação do relatório, a senadora sugeriu que, diante da complexidade do tema, não tinha a expectativa de votar ainda hoje o projeto.

“Não é essa a expectativa porque é um texto complexo”, disse ela ao defender o aprofundamento do diálogo e uma análise mais profunda antes de remeter o texto de volta à Câmara.

A expectativa do gabinete da senadora é de que o projeto de lei 5.230/2023, que prevê uma nova reforma no ensino médio, seja apreciado a partir da semana que vem.

Professora Rosângela Silva é nova imortal da Academia Camarense de Letras.


A professora Rosângela Maria Silva foi eleita “imortal da Academia Camarense de Letras (ACL)”, a posse ocorreu domingo, 02/06.

Rosângela Maria Silva nasceu no dia 02 de junho de 1965, em Acarí/RN. Filha de Rita Emília da Conceição e de Josias Silva, foi a primeira de três filhas do casal que teve ainda seis filhos, totalizando nove herdeiros. Descendente de imigrante africana, pois sua bisavó paterna veio como parteira em um navio que vinha da África para o Brasil. E, segundo alguns historiadores de Carnaúba dos Dantas, por parte de mãe, há uma descendência indígena. Sendo assim, Rosângela é uma mescla étnica e cultural, características essas tão próprias do povo brasileiro.

Passou uma pequena parte de sua infância em sua cidade natal, pois de lá saiu aos quatro anos de idade para Carnaúba dos Dantas, onde residiu até o dia 23 de novembro de 1993, quando veio morar em João Câmara - RN, cidade que lhe acolheu e onde se encontra até os dias atuais.

Iniciou seus estudos no Jardim de Infância Clívia Marinho Lopes, Escola Estadual localizada em Carnaúba dos Dantas, da qual foi aluna de 1970 a 1971, cursando o jardim I e II. Em 1972 foi matriculada na Escola Estadual João Henrique Dantas, na mesma cidade, na qual estudou até 1986 e cursou de 1ª a 4 Séries do primário, como chamavam na época, do 5º ao 8º Ano Ginasial e fez o curso de Auxiliar de Escritório (Ensino Médio). Em 1983 parou de estudar e foi em busca de trabalho, como não conseguiu, decidiu voltar aos estudos em 1984. Foi nesse período que ela optou por fazer o Magistério. No ano seguinte a conclusão do Pedagógico, nomenclatura dada ao magistério naquela época, se inscreveu para o concurso de professores do RN. Sendo aprovada e convocada para lecionar na rede estadual de ensino em 26 de março de 1988.

Rosângela Silva é Graduação em Letras pela UFRN, sonho antigo, só veio a se concretizar, em João Câmara/RN, no ano de 2006. Daí para cá não parou mais de estudar. Cursou Pós-Graduação em Gestão Escolar, em Educação a Distância: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem – pela EDUCON – Sociedade de Educação Continuada e Especialização em Tecnologia em Educação, pela PUC- Rio, Especialização em Dança e Pluralidade Cultural pela UFRN.

“Eu não estou sentindo que eu virei imortal. Eu estou sentindo que eu arranjei um segundo emprego, e um segundo emprego que eu vou me aplicar muito. Eu estou cheia de projetos para levar para a Academia e estou muito feliz. Eu acho que vai ser um momento da minha vida muito especial”, afirmou Rosângela Silva.

Alguns registros.