sábado, setembro 12, 2015

Dilma pede repúdio aos que querem o desastre.

Ao participar de evento de divulgação do site Dialoga Brasil ontem sexta-feira (11), em Teresina, a presidente Dilma Rousseff voltou a criticar os pessimistas que apostam no “quanto pior, melhor”. “Nós devemos repudiar esses que querem sempre o desastre, sempre a catástrofe”, afirmou.

Segundo a Agência Brasil, ela disse ainda que o país passa por um momento de dificuldade, mas que será superado. “Claro que o país passa por dificuldades, mas são dificuldades que nós superamos porque somos capazes de superar”.

Dilma reforçou também bandeiras do seu governo, como o combate à intolerância, o respeito aos direitos das pessoas com deficiência e os programas sociais que possibilitem “oportunidades iguais” a todos os brasileiros.

Ezequiel Ferreira sugere Lei que beneficia pais adotivos.

Está tramitando na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei, de autoria do deputado Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Casa, que busca incentivar a adoção no Rio Grande do Norte. A ideia é de que empresas privadas que recebam algum tipo de incentivo oferecido pelo Governo do Estado, reservem pelo menos 5% das vagas de pessoal para a contratação de pais adotivos.

“Um gesto nobre como a adoção não merece ser esbarrado na situação do desemprego. É preciso pensar e colocar em prática políticas que ajudem esse processo ser mais viável”, explica Ezequiel Ferreira.

É importante ressaltar não ser competência do Projeto de Lei administrar ou contratar funcionários contemplados na cota dos 5%, apenas garantir o cumprimento da empregabilidade dos pais/mães adotivos.

Neymar e Messi marcam e garantem virada do Barcelona sobre o Atlético.


O Atlético de Madrid bem que tentou, só que contra o tridente, mesmo sem a sua principal ponta nos 90 minutos, é bem difícil. No primeiro clássico entre dois dos favoritos ao título espanhol, o atual campeão Barcelona mostrou sua força e ganhou de virada por 2 a 1, graças ao talento de Neymar, em cobrança de falta no ângulo, aos nove minutos do segundo tempo, três depois de Torres abrir o placar, e o oportunismo de Messi, assistido por Suárez aos 31. O argentino foi poupado por quase uma hora e ficou no banco de reservas até os 14 da etapa final, mas entrou para decidir e levar o time catalão à liderança isolada, com nove pontos em três rodadas, dois à frente do Real e a três dos colchoneros.

Mudando “A Regra do Jogo”.

Ver um programa   de outra emissora derrubar a novela global não é o sonho somente da Record ou Silvio, é de todos que gostam de TV.  Do jeito que andava a coisa, tinha até rede colocando pastor em horário nobre, pois era a única forma de lucrar perante o mundo global. Hoje, não, é diferente, dá para arriscar, o público mostrou que descobriu onde está o controle remoto. E todos ganham com isso.

“Pantanal” já fez o mesmo, mas era completamente diferente da atualidade. Hoje vemos uma Record com programas apropriados para manter a vitória, temos Silvio bem estruturado e no ponto para novas vitórias. Antes, acreditem, havia uma Manchete apavorada pois não sabia como manter o sucesso obtido com a novela.

Que o SBT mantenha o atual caminho, conquistado após milhares de ajustes. Que a Record segure as rédeas com firmeza e que as outras emissoras renovem sua confiança. O povo está aí pra ver gente boa vencendo.

Governo do Estado regulariza remuneração de militares estaduais promovidos em abril.

O Governo do Estado do RN regularizou na tarde de ontem sexta-feira (11), a remuneração de acordo com o posto e graduação de 1.277 militares estaduais promovidos em abril deste ano em atendimento a dispositivos legais. O pagamento foi efetivado em folha suplementar o que representa um montante de R$ 2,5 milhões de reais.

O compromisso do Governo do Estado por esta regularização, no mês de setembro, foi assumido pelo governador Robinson Faria em reunião com representantes das associações das praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no mês passado.

Também tramita em caráter de prioridade na gestão estadual a promoção ex offício dos militares estaduais. Já a regularização das promoções realizadas no período de 2012 a 2014 ficou acertada que a implantação destes vencimentos ocorrerá em duas datas, sendo elas outubro e novembro de 2015.

Para a secretária Kalina Leite, a gestão mais uma vez cumpre com a palavra e demonstra compromisso e prioridade com os militares estaduais e com a segurança pública, respeitando os direitos inerentes à categoria.

“O Governo analisou as demandas apresentadas pelas associações e se empenhou para atender. Os pleitos da categoria são jutos e precisam tramitar em regime de prioridade. Todos nós desejamos uma segurança eficiente, e isso se garante atendendo o direito do servidor”, disse o Kalina Leite.

O presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Eliabe Marques, destacou a importância da postura do Governo do Estado em relação ao atendimento aos pleitos da categoria.

“As associações reconhecem o esforço do Governo em priorizar a segurança pública, mesmo diante das dificuldades econômicas vivenciadas pelo estado, e aguardam que as demais demandas sejam igualmente atendidas”, disse Eliabe Marques.

Deputados e Senadores potiguares receberão moção de repúdio por faltarem ao encontro regional de prefeitos da FEMURN.

A cidade de Acari sediou ontem sexta-feira (11) o Encontro Regional de Prefeitos da FEMURN, que discutiu soluções e definiu projetos para a convivência com a seca no Seridó. Do evento em si não surgiram grandes novidades, mas uma atitude chamou a atenção deste Observatório: a ausência dos representantes políticos a nível estadual e federal (deputados estaduais, federais e senadores), que foram convidados pela organização, resultará em uma moção de repúdio encaminhada a todos eles. A proposta foi levantada pelo vice-presidente da FEMURN e prefeito de Assu, Ivan Júnior, e foi aprovada pelos demais prefeitos presentes. 

Outro ponto interessante foi elencado pelo vereador de Parelhas, Messias Medeiros. Em razão de algumas Câmaras Municipais da região possuírem dinheiro em caixa, o edil propôs que o Poder Legislativo fizesse a devolução desses recursos para as prefeituras com a condição de aplicação em ações em prol do abastecimento d'água. O mesmo valeria para a Assembleia Legislativa. Para se ter uma ideia, a Câmara Municipal de Acari encerrou o mês de agosto com mais de R$ 84 mil em caixa.

Queda de guindaste na Grande Mesquita de Meca deixa 107 mortos.

Pelo menos 107 pessoas morreram e 238 ficaram feridas devido à queda de um guindaste no interior da Grande Mesquita da cidade de Meca, local mais sagrado do Islã. O acidente aconteceu ontem sexta-feira (11), e foi provocado pelo forte temporal que atinge a região, de acordo com a autoridade de Defesa Civil da Arábia Saudita.

A Grande mesquita de Meca é a mais sagrada do Islã e destino da peregrinação do Hajj, com início previsto o fim deste mês setembro. O local costuma estar lotado às sextas-feiras, o dia sagrado do islamismo.

Quinze equipes da Defesa Civil participaram das operações de socorro às vítimas, em colaboração com a Cruz Vermelha e o Ministério da Saúde.

Diversos vídeos e fotografias difundidos nas redes sociais mostram numerosos corpos ensanguentados no chão da mesquita, que estava cheia no momento do acidente.

O guindaste que tombou no interior do templo estava sendo utilizado para obras destinadas a restaurar e ampliar o recinto. No momento do acidente, a cidade saudita estava sob forte chuva.

O complexo religioso abriga a Kaaba, uma grande construção em forma de cubo que os peregrinos circundam por sete vezes, e em direção à qual os muçulmanos rezam cinco vezes por dia.

Igor Cosso se empolga com casamento de Bezalel e Deborah: "Ansioso pra gravar a festa".

Igor Cosso deixou os fãs de Os Dez Mandamentos em polvorosa na noite de ontem sexta-feira (11). 

Intérprete do personagem Bezalel, o ator convidou os admiradores a mandarem perguntas para ele no Twitter. Para participar, Igor pediu apenas que usassem a hashtag #BezalelVaiCasar. 

Durante o bate-papo, o jovem galã falou sobre os rumos da novela, o futuro de seu personagem e curiosidades dos bastidores

América viaja para Cuiabá indefinido.

Com o aproveitamento bem aquém do esperado como visitante na série C, onde em sete jogos o time conseguiu acumular apenas cinco pontos dos 21 disputados, o América vai até Cuiabá com a missão de não regressar para Natal sem pontos na bagagem. 

Uma derrota neste momento vai deixar o clube numa posição incômoda na luta pela classificação, situação que na visão dos atletas já poderia estar bem mais tranquila, se a campanha como visitante não fosse tão ruim em comparação a que o clube faz como mandante.

‘Meu corpo chegou ao limite e me cobrou’, afirma Padre Marcelo sobre o período de depressão.

Emoção foi a palavra-chave do encontro de Padre Marcelo Rossi com seus fiéis, no Espaço Marcanã da 17ª edição da Bienal: alguns vieram de outros municípios para encontrar o religioso e ganhar sua benção. Foi o caso da família de Cristiane de Oliveira, moradora de São Gonçalo, que depois de falar com o padre precisou ser amparada pelo esposo Marcelo Alexandre, de 43 anos, e pelos filhos Marcelo Junior, de 20, e Ana Karoliny, de 15. De acordo com o pai da família, sua mulher passou por momentos difíceis com a ajuda do padre.

— Ela teve endometriose e precisou passar por cirurgia para tirar o ovário. Depois disso, desenvolveu crise de pânico e depressão e até tentou suicídio. Mas passou a acompanhar o padre no rádio e na televisão e está melhorando bastante. Quando viemos para cá, estávamos escutando ele. Saímos 7h da manhã de casa — lembra Marcelo.

Com a voz embargada pelo choro, Cristiane não conseguia descrever o momento ao lado de Padre Marcelo Rossi:

Em um dos intervalos no atendimento ao público, o padre conversou com o EXTRA e lembrou da sua vinda na 15ª edição da Bienal, em 2011, quando precisou sair de mão enfaixada do estande da editora Globo. Desde então, prefere dar bênçãos individuais no lugar de assinatura dos livros.

— Quando eu vim em 2011, eu causei um reboliço danado. Aí prometi para eles que eu ia pegar um outro horário esse ano para isso não acontecer de novo. A princípio seria no dia 7, no feriado, mas iria ser muito tumultuado, então pedi para ser hoje (sexta-feira), nesse horário, porque eu queria atender as pessoas sem senha. Isso é importante para mim: atender a todos, até o último que vier aqui — contou ele, que abençoava desde crianças a idosos. Via Extra.

Torcida alvinegra na luta pela vitória contra o CRB hoje na Arena.

O ABC tem apenas 21 pontos em 24 partidas disputadas na série B do Brasileiro, aparecendo na última posição da tabela. E, de acordo com os matemáticos, para escapar do rebaixamento, é necessário alcançar, no mínimo, 46 pontos ao término do campeonato. Ou seja, restando 14 jogos para o fim da competição, o Alvinegro precisa conquistar 25, dos 42 pontos em disputa. 

E essa reação precisa começar hoje, quando o time abecedista recebe o CRB/AL, a partir das 16h30, na Arena das Dunas, pela 25ª rodada da disputa. Só uma vitória interessa para que o ABC siga com chances de escapar da queda para a série C.

Com doença degenerativa rara, Guilherme Karan tem piora e pai já perdeu a esperança.

Diagnosticado com a síndrome de Machado-Joseph, uma doença neurológica rara e hereditária que faz com que a pessoa perca a capacidade motora, Guilherme Karan está há mais de um ano internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. O ator, que completará 58 anos no dia 8 de outubro, teve uma piora no estado de saúde.

Em entrevista à coluna Retratos da Vida, do jornal Extra, o pai de Guilheme, Alfredo Karan, relatou o sofrimento do filho, que não anda, não fala e não consegue se alimentar.

— Estive no hospital, como sempre faço, e ele não está bem. Já vi a mesma coisa acontecer com o irmão e a mãe dele. O pulmão começou a dar problemas. Infelizmente, não tenho boas notícias. Só resta pedir a Deus para que ele não sofra.

A doença, que é hereditária, já vitimou dois irmãos e a mãe de Guilherme Karan, que era a portadora do gene da síndrome.

— Eu conto com Deus e minha fé. Tudo o que não queria é que meus filhos sofressem. Mas essa doença é minha sina. De acordo com o pai de Karan, o filho não consegue mais se mexer e se comunica apenas com os olhos.

Em 2014, o ator chegou a receber amigos no hospital, mas há seis meses as visitas cessaram por conta do estado debilitado dele.

— Ele não fala mais, só se comunica com os olhos. É difícil aceitar ser visto assim.

Ainda de acordo com a publicação, Guilherme Karan recebe um salário da Globo, onde trabalhou nos últimos anos. Seu último papel na TV foi na novela América, de Glória Perez, há dez anos.

Servidores do Itep discutem indicativo de greve geral na terça-feira.

O indicativo de greve dos servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep), será deliberado na próxima terça-feira (15) às 18h, em assembleia. Caso a greve seja deflagrada todos os servidores estão disposto a aderir a paralisação, segundo Paulo Macedo, presidente do sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol-RN). Na última sexta-feira (11) a categoria recebeu uma resposta do Governo a proposta referente ao Estatuto do Itep, com base na minuta que está pronta desde 2013. Segundo Paulo Macedo, a minuta recebida pelo sindicato não sofreu alterações em relação a enviada anteriormente, “o Governo continua afirmando que não pode reconhecer os servidores relotados ou redistribuídos no Itep”, afirma.

Embasados na resposta recebida, os servidores irão discutir até segunda-feira (14) alguns pontos e enviar novamente ao Governo, para mais uma tentativa de acordo. Um dos principais pontos de discussão entre a categoria e Governo é o reconhecimento de servidores que foram relotados ou redistribuídos ao Itep. Segundo o Sinpol, muitos desses servidores vieram de secretarias que não funcionam mais. Dessa forma não teriam como retornar ao seus órgãos de origem e precisariam ser redistribuídos ou relotados a outros órgãos. Atualmente no Itep RN trabalham 150 servidores efetivos e cerca de 300 relotados ou redistribuídos.

Explosão de gás mata dezenas em restaurante na Índia.

Pelo menos 85 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas após a explosão, neste sábado (12), de um depósito de gás em um restaurante no estado de Madhya Pradesh, no centro da Índia, diz o inspetor B.L. Gaur, da polícia local. As informações são da Reuters.

O número de mortos não é definitivo e pode aumentar. A CNN fala em 55 mortos, enquanto a agência France Presse corrigiu que o número de vítimas fatais é 85. "No início, pensamos que eram 104 pessoas, com base em vários relatórios que chegam a nós, mas agora a nossa informação oficial diz que são 85 mortes confirmadas", diz M. L. Gond, um inspetor de polícia do distrito de Jhabua, à qual pertence a localidade de Petlawad, onde ocorreu a tragédia.

As equipes de emergência trabalham nas buscas por sobreviventes entre os escombros do edifício. A explosão aconteceu por volta das 8h30 locais (0h30 de Brasília), em uma cidade do distrito de Jhabua, e os feridos foram transferidos para diferentes hospitais, segundo um porta-voz da polícia da região.

Mais de 880 mil alunos fazem prova da final da Obmep neste sábado.

A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) acontece neste sábado (12) em todo o país. A prova será realizada a partir das 14h30 em mais de 9 mil centros de aplicação espalhados por todos os estados brasileiros.

Cerca de 888 mil alunos, de aproximadamente 42 mil escolas da rede pública de ensino, classificaram-se para esta segunda etapa da competição. Os competidores devem comparecer aos locais de prova, que podem ser conferidos no site da olimpíada, com 30 minutos de antecedência munidos de documento original com foto.

O exame deste sábado será composto por seis questões discursivas e os candidatos terão três horas para a resolução dos exercícios. A correção da prova será realizada em duas etapas, dividas nos âmbitos regional e nacional. O resultado, com a divulgação dos premiados, sai no dia 27 de novembro.

A competição vai distribuir 6,5 mil medalhas aos participantes com melhor desempenho. Serão 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 de bronze, além de pouco mais de 46 mil menções honrosas. Os medalhistas ainda serão contemplados com um convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em 2016.

Governo do Estado nomeia 47 agentes de Polícia Civil.

O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe neste sábado (12) a nomeação de 47 novos agentes de Polícia Civil que passam a integrar imediatamente o quadro de pessoal da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O grupo faz parte de 171 policiais civis, dos quais 44 delegados e 51 agentes, que estão concluindo o curso de formação. Os agentes serão redistribuídos de acordo com a necessidade da Delegacia Geral de Polícia (Degepol). No dia 22 de agosto, o Governo do Estado já havia nomeado 29 escrivães.

Em junho deste ano, 809 policiais civis foram promovidos (74 delegados, 60 escrivães e 675 agentes).

A secretária estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, ressaltou o empenho do governador Robinson Faria em valorizar os policiais civis, mantendo a categoria mais motivada para o cumprimento eficiente das missões diárias.

“O governador Robinson Faria tem cumprido sua palavra, dando um tratamento diferenciado aos agentes de segurança pública do RN. Com isso, o Governo do Estado quer oferecer à população, profissionais mais estimulados e dispostos a enfrentar a criminalidade e garantir a paz social tão desejada por todos!”, disse Kalina Leite.

Projeto que beneficiou mulheres pescadoras no RN concorre a prêmio.

Melhorar as condições de trabalho e aumentar a renda de pescadoras de mariscos do litoral potiguar. Foi com esse objetivo que a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) aderiu ao projeto ‘Gente da Maré’ (GDM), anunciado na última quarta-feira (9) como um dos três finalistas do ‘Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais’ na categoria ‘Mulheres’. Caso saia vencedor, o projeto receberá uma premiação no valor de R$ 50 mil.

Entre 2009 e 2011, a universidade colaborou com mais de 30 instituições afim de capacitar e otimizar as cadeias de valores produtivos da Associação das Mulheres Pescadoras e Artesãs de Grossos, localizado na região da Costa Branca. A iniciativa foi financiada pela Agência Canadense de Cooperação Internacional e desenvolvida pela Organização Não Governamental (ONG) canadense World Fisheries Trust.

“Qualquer recurso desta premiação será utilizada para expandir nossas atividades e até mesmo adentrar em outras comunidades e realizar um trabalho de reestruturação como foi feito em Grossos”, finalizou Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, um dos coordenadores estaduais do programa.

De acordo com Gonzaga, o trabalho da universidade abarcou diversas etapas do processo produtivo. “Quando chegamos até as marisqueiras, fizemos trabalhos de qualificação desde os métodos de pesca do marisco, passando pela segurança no trabalho, sustentabilidade da extração, até o beneficiamento do marisco para agregar valor ao produto final”, explicou o professor do departamento de Ciências Animais da Ufersa, em Mossoró.

Em relação as atividades ministratas, Gustavo detalhou. “Dentre os trabalhos realizados, foram feitas oficinas e cursos de capacitação voltadas para o desenvolvimento de técnicas de processamento de pescados e de saúde do trabalho, além de oficinas para beneficiar o manejo pesqueiro”, completou. Via g1/RN.

MEC vai lançar programa para incluir ensino de ética nas escolas.


O Ministério da Educação (MEC) vai lançar um programa para incluir a ética na formação educativa das escolas do país. A informação é do ministro Renato Janine, que fez a conferência magna “A ética é o que nos faz falta” no Encontro Internacional Educação 360, que vai até amanhã na Escola Sesc Ensino Médio, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

Durante dois dias, serão discutidas questões atuais e os rumos da educação, com conferências magnas, mesas de debate e estudos de caso. Participam do evento convidados internacionais, educadores, gestores, estudantes e familiares e representantes do poder público.

De acordo com o ministro, será lançado um portal na internet, ainda sem data definida, que vai reunir informações e trabalhos relacionados ao tema. “Nós temos inicialmente a construção de um portal que vai unir várias ações éticas que já existem ou que estão sendo iniciadas. Por exemplo, elaboramos um material sobre o plágio, que é um problema sério sobretudo desde o ensino médio, que se torna grave no ensino superior e muito grave na pós-graduação. Então, é uma das questões éticas a discutir, bem como as questões mais básicas, como educação das crianças para o respeito ao outro, para a igualdade de todos”.

Janine cita também uma história em quadrinhos feita pelo desenhista Maurício de Sousa, a pedido da Controladoria-Geral da União (CGU), e uma cartilha da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre educação financeira, que integrarão o projeto. De acordo com o ministro, a educação para a ética pode elevar o nível do debate político do país no futuro.

O ministro afirma que sempre faltou no país uma base ética para se discutir política, o que, segundo ele, deixa até hoje o debate limitado ao bem contra o mal. “A grande forma de atacar e desestabilizar qualquer poder que seja é acusá-lo de corrupção, isso é histórico, eu procurei mostrar na palestra que isso tem 400 anos”, disse o ministro.

Aula magna da UFRN vai abordar os desafios da igualdade racial no país.

A aula magna do segundo semestre de 2015 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será no dia 28 de setembro, no auditório da Reitoria, com a ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil, Nilma Lino Gomes.

Primeira negra do Brasil a comandar uma universidade federal, a professora, pedagoga e doutora em Antropologia Social Nilma Gomes aceitou o convite da reitora Ângela Maria Paiva Cruz para protagonizar um dos momentos mais marcantes da vida acadêmica de uma instituição universitária.

Aberta ao público, a aula magna do segundo semestre da UFRN irá começar às 9h.

Pela primeira vez, “Os Dez Mandamentos” derrota “A Regra do Jogo”.

O que era inimaginável na história da TV brasileira aconteceu na noite de ontem sexta-feira, 11 de setembro. A novela bíblica “Os Dez Mandamentos”,  conseguiu derrotar o folhetim das 21h “A Regra do Jogo”.

Segundo dados preliminares, durante o confronto direto de 12 minutos com a trama de João Emanuel Carneiro, a novela da Record ficou com 21,2 pontos de média  contra 20,5 pontos da Globo em São Paulo.

Em  Recife, a novela de Vivian de Oliveira também venceu a trama das 9 pelo placar de 25 pontos contra 21 da platinada e em Salvador empatou  (21 x 21). Vale lembrar novamente que os dados são prévios.

Posse da nova diretoria do Sinte-RN será realizada hoje.

A cerimônia será realizada neste sábado (12), às 18, no CEPE (Clube dos Empregados da Petrobras Natal/RN), que fica na Av. Ayrton Senna, 1891, Parnamirim/Nova Parnamirim.

XVII Exame de Ordem: 2ª fase acontece neste domingo (13).

A Ordem dos Advogados do Brasil aplicará no próximo domingo (13) as provas da segunda fase (prático-profissional) do XVII Exame de Ordem Unificado em todo o país. No Rio Grande Norte, a prova será aplicada na Universidade Potiguar (Natal – Av. Engenheiro Roberto Freire-2184-Capim Macio; Mossoró – Av. Joao da Escossia-1561-Nova Betânia) a partir das 13h.

Estão aptos os candidatos que foram aprovados na primeira fase (prova objetiva), realizada no dia 19 de julho pela Fundação Getúlio Vargas. Dos 1856 inscritos no Estado, foram aprovados 856 para segunda fase, sendo 199 em Mossoró e 657 em Natal. Também estão aptos 134 examinandos que solicitaram reaproveitamento da 1ª fase do XVI Exame.

Cursos técnicos do IFRN já têm mais de 20 mil candidatos.

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen) encerra nesta segunda-feira (14) as inscrições para o Edital 28/2015, referente à seleção de alunos para os cursos técnicos integrados do Instituto. No total, são 3.004 vagas, distribuídas entre 28 cursos diferentes e 20 campi em todo o estado. Até agora, já foram registrados mais de 20 mil inscritos.

Os interessados devem se inscrever no site de processos seletivos do IFRN (http://processoseletivo.ifrn.edu.br/). Antes de se inscrever, é necessário fazer um cadastro no site. No portal, o candidato pode acessar o tutorial para inscrições.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 20, deve ser paga até 15 de setembro em qualquer agência bancária ou lotérica. Os alunos inscritos na edição 2015 do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC) devem se inscrever no processo seletivo para concorrer às vagas, mas estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Metade das vagas é reservada a estudantes que fizeram todo o ensino fundamental em escola da rede pública.

Servidores e governo reúnem-se segunda-feira para tentar pôr fim à greve no INSS.

Em greve há mais 60 dias, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e representantes do Ministério do Planejamento devem se reunir na próxima segunda-feira (14) para tentar pôr fim à paralisação. A informação foi divulgada na sexta-feira (11) pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) e confirmada pelo governo federal.

Na reunião anterior, realizada na última terça-feira (8), as negociações não avançaram. A proposta mais recente do Ministério do Planejamento prevê um reajuste de 10,8% em dois anos, sendo 5,5% em 2016 e 5% em 2017. Os servidores pediam, inicialmente, 27,6% de aumento salarial, em parcela única. A pasta manteve a oferta de reajuste dos benefícios conforme a inflação do período em que ficaram congelados.

Em entrevista coletiva, o representante da Fenasps, José Campos, disse que os servidores estão cumprindo todos os dispositivos legais previstos e que a greve é justa. Segundo Campos, o governo precisa realizar concursos públicos para repor o quadro de funcionários do INSS, além de melhorar as condições de trabalho da categoria.

“As condições não são adequadas para reconhecer os direitos da população brasileira. A demanda cresce, e os servidores caem, os sistemas não são adequados”, disse o representante dos servidores. “Nosso objetivo, com a greve, é melhorar o INSS e garantir o atendimento.”

sexta-feira, setembro 11, 2015

Vende-se um terreno na cidade de João Câmara/RN.

Vende-se um terreno 15X30M no Bosque dos Cajueiros na esquina, fundo com a Rua Ariamiro de Almeida no Bairro Boa Vista na cidade de João Câmara/RN.

Tratar com Fátima André na Sorveteria Sabor Essencial ao lado da Rodoviária Chico da Bomba. 

Fone: (84)99146-0844.

Etapa de circuito nacional de hipismo acontece neste fim de semana em Natal/RN.

Natal recebe neste fim de semana o Concurso Nacional de Saltos – 4ª Etapa do Norte/Nordeste de Hipismo. O torneio será realizado na Hípica do Jiqui Country Club, em Parnamirim, e contará com a participação de 150 conjuntos (cavaleiro/cavalo) das duas regiões do Brasil, sendo 50 do Rio Grande do Norte. As competições serão realizadas desta sexta-feira (11) até o domingo (13).

Serão distribuídos R$ 22 mil em prêmios para os vencedores; R$ 7 mil só para a prova especial. A organização é da Confederação Brasileira de Hipismo em parceria com a Federação Norte-rio-grandense da modalidade equestre. Os conjuntos estão divididos em seis categorias, sendo a Série Principal, com obstáculos de 1,30 metros de altura, a mais importante.

Um dos destaques da equipe potiguar é a jovem promessa Brunna Hosser. Aos 14 anos, ela e seu companheiro inseparável, o cavalo WFH Calei Dólar de Joter, prometem boas apresentações na competição de alto nível. “Ela vem se preparando muito para esta etapa e a expectativa é muito boa”, avalia Flávio Veloso, instrutor do Jiqui e vice-presidente da FNH.

Filme com Regina Casé disputará indicação ao Oscar.

“Foi dada a largada! #QueHorasElaVolta? acaba de ser indicado pelo Brasil para concorrer ao #Oscar de filme estrangeiro! Como diz a Val SHOW DE BOLA! agora é BOLA PRA FRENTE!!!! Já assistiu????”. Foi assim que a apresentadora e atriz Regina Casé comemorou a indicação de “Que Horas Ela Volta?” para representar o Brasil no Oscar.

A atração,  da cineasta Anna Muylaert, competiu com sete filmes: ‘A Historia da Eternidade’, de Camila Cavalcante, ‘Alguém Qualquer’, de Tristan Aronovich, ‘Campo de Jogo’, de Eryc Rocha, ‘Casa Grande’, Felipe Barbosa, ‘Entrando numa Roubada’, de André Miraes, ‘Estrada 47’, de Vicente Ferraz, além de ‘Estranhos’, de Paulo Alcântara.

Vale ressaltar que “Central do Brasil” foi a última vez que o Brasil teve um filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, no ano de 1999. Na mesma ocasião, concorreram ao prêmio “O pagador de promessas” (1963), “O quatrilho” (1996) e “O que é isso, companheiro?” (1998).

Dilma sanciona lei que torna obrigatório ensino médio em penitenciárias.

A presidente Dilma Rousseff sancionou, com veto, mudanças na Lei de Execução Penal para instituir o ensino médio nas penitenciárias. O texto está publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Entre as determinações, a nova lei estabelece que o ensino médio, regular ou supletivo, com formação geral ou educação profissional de nível médio, será implantado nos presídios, em obediência ao preceito constitucional de sua universalização. O ensino ministrado aos presos será integrado ao sistema estadual e municipal de ensino e será mantido, administrativa e financeiramente, com o apoio da União, não só com os recursos destinados à educação, mas pelo sistema estadual de justiça ou administração penitenciária.

A nova lei ainda fixa que os sistemas de ensino oferecerão aos presos cursos supletivos de educação de jovens e adultos e que a União, os Estados, os municípios e o Distrito Federal incluirão em seus programas de educação a distância e de utilização de novas tecnologias de ensino o atendimento aos presos. Também diz que o censo penitenciário deverá apurar, entre outros dados, o nível de escolaridade dos detentos e a existência de bibliotecas e as condições de seu acervo.

Primeira parcela do FPM é zerada para João Câmara e 48 cidades do RN.

A primeira cota de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi zerada para cidade de João Câmara e 48 municípios do RN e está menor em 38,07% em relação ao mesmo período de 2014. A queda se deve à retração na economia.

No mês, cada município recebe três repasses do FPM. De acordo com a Federação dos Municípios do RN (Femurn), a expectativa é que em setembro deste ano a queda total seja de 10,27% sobre 2014.
Já no comparativo com o mês passado, o recuo será de 21,26%.

Abaixo, a lista de municípios que não receberam recursos:
-AFONSO BEZERRA
-ALTO DO RODRIGUES
-ANTÔNIO MARTINS
-AREIA BRANCA
-BARAÚNA
-CAIÇARA DO NORTE
-CARNAUBAIS
-CORONEL EZEQUIEL
-CURRAIS NOVOS
-EQUADOR
-EXTREMOZ
-FELIPE GUERRA
-FERNANDO PEDROZA
-FLORÂNIA
-GOV.DIX-SEPT ROSADO
-GROSSOS
-IELMO MARINHO
-JAÇANÃ
-JANDAIRA
-JOÃO CÂMARA
-LAGOA DE VELHOS
-LAGOA D ANTA
-LAGOA SALGADA
-LUIS GOMES
-MARTINS
-MAXARANGUAPE
-MOSSORÓ
-NISIA FLORESTA
-NOVA CRUZ
-PARAZINHO
-PARNAMIRIM
-PAU DOS FERROS
-PEDRA GRANDE
-PEDRO VELHO
-PENDÊNCIAS
-PUREZA
-RIO DO FOGO
-RUY BARBOSA
-SANTA MARIA
-SANTANA DO MATOS
-SANTANA DO SERIDÓ
-SÃO BENTO DO NORTE
-SÃO BENTO DO TRAIRI
-SÃO RAFAEL
-SÍTIO NOVO
-TIBAU
-TRIUNFO POTIGUAR
-UMARIZAL
-VÁRZEA

Ministro da Integração participa de debate sobre a seca no RN.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promove no dia 21 de setembro, a partir das 9h, o evento “RN pela Transposição” para discutir a obra de transposição do rio São Francisco. O ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi estará presente na discussão, que é uma iniciativa do Poder Legislativo estadual, Comitê de Ações de Combate à Seca da Assembleia, Frente Parlamentar da Água e da Comissão Temporária do Senado Federal para Acompanhamento das Obras da Transposição.

“A seca tem trazido sofrimento para os norte-riograndenses, principalmente nos municípios onde o colapso de água chegou no nível mais crítico. Este debate será um momento importante para discutirmos juntos ações definitivas para combater a crise hídrica no nosso Estado”, justificou o presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

Para a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), integrante da Comissão do Senado para Acompanhamento das Obras da Transposição, é preciso, que neste evento, o estado se mostre unido pela rapidez na conclusão do trecho de seis quilômetros das obras que ligam a Barragem de Caiçara a São José de Piranhas, na Paraíba. “É essa obra, que vai contribuir definitamente para que a água chegue nos municípios do Rio Grande do Norte”, explicou a parlamentar.

Além do ministro da Integração Nacional, estarão presentes representantes do poder executivo estadual, deputados estaduais, federais, senadores, além de vereadores e prefeitos dos municípios potiguares. Em paralelo ao evento, a Assembleia promoverá exposição fotográfica com imagens do sertão do Rio Grande do Norte e ainda atividades lúdicas de conscientização para o uso racional da água.

Obama decreta três dias de oração em homenagem às vítimas do 11 de setembro.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou três dias nacionais de oração em homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque e em Washington.

“Eu, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, em virtude da autoridade que me confere a Constituição e as leis dos Estados Unidos, proclamo, sexta-feira, 11, até domingo, 13 de setembro, três dias de oração em comemoração nacional”, indicou, por meio de comunicado.

“Peço aos norte-americanos que honrem e recordem as vítimas do 11 de setembro de 2001 e seus entes queridos por meio de orações, contemplação, memoriais, visitas a locais de homenagem, do tocar dos sinos, vigílias a luz de velas e outras cerimônias e homenagens apropriadas,” disse.

O presidente dos Estados Unidos lembrou que há 14 anos, a paz de uma bonita manhã foi quebrada. “Os acontecimentos de 11 de setembro de 2001 deixaram uma marca no espírito de todos os norte-americanos e a nossa nação mudou para sempre. Perderam-se quase 3 mil valiosas vidas e seus entes queridos tiveram de enfrentar um sofrimento inimaginável”, indicou Obama.

No dia 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos sofreram o pior ataque terrorista de sua história, quando dois aviões sequestrados pela Al-Qaida se chocaram contra as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, e outro contra o Pentágono, em Washington, enquanto um quarto avião caiu na Pensilvânia.

Estações de transferências em Natal terão validadores a partir deste sábado.

As novas estações de transferência agora contarão com validadores. A Prefeitura do Natal anunciou que o sistema com gets entrará em operação neste sábado (12) nas unidades do Bairro Latino (na região Sul) e Igapó (região Norte).

Antes sem os validadores, o serviço de embarque e desembarque de passageiros era restrito apenas para os usuários que já vinham nos ônibus e necessitavam fazer a transferência para outra linha que integrava dentro da unidade.

Agora, com os validadores, não haverá restrições, bastando o usuário apresentar a Identidade Estudantil Eletrônica ou cartão eletrônico passe fácil. Já para os maiores de 65 anos será necessário a apresentação da Carteira de Identidade ou cartão eletrônico da maior idade (opcional).

Dona Dorinha é hoje a nossa aniversariante do dia.

Felicidades para a senhora por este dia tão especial que é o seu aniversário. Que a senhora possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes. E que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados. 

Que o seu coração esteja sempre em festa porque a senhora é um ser de luz e especial para todos que ti gosta e ti ama. Felicidades pelo seu aniversário! 

Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões para que suas conquistas e vitórias sejam constantes em seus dias. 

Parabéns por hoje, mas felicidades sempre!

Em audiência com o Secretário Estadual de Educação, Chagas Fernandes, o SINTE/RN discutiu o pagamento das gratificações dos diretores, dos salários dos novos professores, do abono de permanência e a convocação dos aprovados no concurso de 2011.


Mais de 115 mil alunos da rede estadual recebem kit com material escolar.

Ontem dia 10 de setembro, no qual se comemora o Dia Estadual da Educação Cidadã, o Governador Robinson Faria entregou kits aos alunos da Escola Estadual Almirante Newton Braga de Faria, no bairro do Alecrim, em Natal. Os kits são uma iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e vão beneficiar 115.887 alunos do 1º ao 9º ano em todo o estado. A rede estadual de educação possui 256 mil alunos matriculados em 639 escolas, sendo 514 escolas de ensino fundamental.

O kit para os alunos do 1º ao 5º ano é composto por 1 caderno de desenho, 1 caderno brochurão, 4 lápis grafite, 1 caixa giz de cera (12 cores), 1 coleção de lápis de cor (12 cores), 2 borrachas, 1 apontador, 1 tesoura sem ponta e 2 caixas de massa de modelar.

Para os alunos do 6º ao 9º ano o kit contém 1 caderno de desenho, 2 cadernos universal, 1 coleção de lápis de cor (12 cores), 4 canetas esferográficas, 4 lápis grafite, 2 apontadores, 1 esquadro de 60º, 1 esquadro de 45º, 1 transferidor de 180º, 1 régua, 1 tesoura sem ponta e 2 borrachas. O investimento do Governo do Estado na aquisição dos kits é no valor de R$ 1.970.464,11.

Tribunal de Contas determina retorno de 170 agentes de segurança em 60 dias.

O Tribunal de Contas do Estado determinou, em sessão realizada ontem quinta-feira (10), o retorno de 170 agentes de segurança, que atualmente estão em comprovado desvio de função, às atividades inerentes aos seus cargos num prazo de 60 dias.

A decisão foi tomada à unanimidade pela Corte de Contas em consonância com o voto do relator, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves. O processo é resultado de representação enviada pelo Ministério Público de Contas, a partir do procurador Geral de Contas, Luciano Ramos.

“Os Dez Mandamentos” (11/09/2015): Preocupado, Ramsés pede ajuda aos deuses egípcios.

Depois de três pragas,  Ramsés (Sérgio Marone) começa a ficar preocupado. Mas não com o povo egípcio, e sim com ele e sua família. O faraó tentará de tudo para evitar um novo mal.

Após ser avisado por Moisés (Guilherme Winter) sobre uma nova praga que vai causar mais dor e sofrimento no Egito, Ramsés resolve procurar o sumo sacerdote e seu sogro Paser (Giuseppe Oristânio).

Adivinhe para quê? Quem falou em preparar oferendas para os deuses egípcios, com o objetivo de se proteger do Senhor do povo hebreu, acertou. Essa é a ordem que ele dá a Paser e Simut (Renato Livera). Será que vai dar certo? As cenas vão ao ar nesta sexta-feira, 11 de setembro ás 20:30 na TV Record.

Justiça determina que Itaú, Santander e Bradesco aceitem boletos de outros bancos.


O juiz titular da 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Paulo Assed Estefan, concedeu uma liminar em ação civil pública para que os bancos Santander, Itaú e Bradesco aceitem, no estado do Rio, o pagamento de boletos de qualquer banco na boca do caixa, de correntistas e não correntistas, sem qualquer distinção. Em caso de desobediência, as instituições estão sujeitas a uma multa diária de R$ 5 mil. A ação foi movida pelo Procon Estadual.

A recusa no recebimento de boletos bancários é uma reclamação comum dos consumidores, segundo o órgão. A irregularidade foi comprovada e a autarquia autuou os bancos, que continuaram a se negar a efetuar o pagamento dos boletos.

Caso as instituições alvos da ação não corrijam a irregularidade, a multa será aplicada tão logo seja comprovada que as instituições foram notificadas da decisão da Justiça.

Dilma vai cortar cargos e ministérios a partir de hoje, diz líder do governo.

O governo começa a anunciar nesta sexta-feira cortes em despesas administrativas, como em contratos de serviços de terceiros, passagens aéreas e diárias. O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), se reuniu com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, onde esse cronograma foi acertado. Delcídio disse que serão adotadas medidas de caráter administrativo. Levy quer encerrar até a semana que vem todos os anúncios. As medidas de maior impacto, sobre carga tributária e nova estrutura de ministérios, ocorrerão na próxima semana. O governo tem apenas R$ 115,1 bilhões livres dentro do Orçamento da União para realmente mexer. São as chamadas despesas discricionárias contingenciáveis (quem pode ser cortadas).

NÃO PERCAM! Vem aí III tributo a Roberto Carlos na AABB João Câmara, neste sábado 12 de setembro.


Senadores se unem a movimentos sociais para “sepultar de vez” financiamento empresarial de campanhas.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) apresentou,  em Plenário, requerimento de urgência para que a PEC 113/2015, que trata da constitucionalização das doações empresariais a partidos e campanhas, seja votada rapidamente em Plenário. “Assim, poderemos sepultá-la de vez”, ressaltou a parlamentar. Fátima alertou  para a necessidade de a sociedade civil se mobilizar no sentido de garantir que o Senado derrube a PEC 113, já aprovada pela Câmara, e que autoriza empresas a realizarem doações aos partidos nas campanhas eleitorais.

O requerimento foi assinado por mais de 30 senadores, dentre eles os líderes Humberto Costa (PT), Eunício Oliveira (PMDB), Omar Aziz (PSD), João Capiberibe (PSB) Lídice da Mata (bloco Socialismo e Democracia), Randolfe Rodrigues (PSOL), Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Delcídio Amaral (Governo). A senadora teve apoio de nove dos 15 partidos com representação na Casa.

TJRN firma parceria com Ministério da Justiça para auxiliar o consumidor.

O presidente do TJRN, desembargador Claudio Santos, e o juiz Paulo Maia, coordenador dos Juizados Especiais no Rio Grande do Norte, firmaram na manhã de ontem quinta-feira (10), acordo para a instalação do projeto “Resolva Aqui”, que conta com parceira do Ministério da Justiça, por meio da Secretária Nacional do Consumidor.

O objetivo de estimular e divulgar a prática da pré-conciliação, por meio do acesso ao site www.consumidor.gov.br nos problemas que envolvem a relação entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços. O TJRN é o terceiro Tribunal de Justiça a concretizar e divulgar este serviço no país, seguindo uma prática implantada pelos TJs do Rio Grande do Sul e do Paraná. “O consumidor vai poder resolver questões referentes a aquisição de produtos, diretamente com a empresa onde fez a compra, via internet e sem qualquer custo”, destaca Paulo Maia.

“Os Dez Mandamentos” (10/09/2015) registra excelente audiência.

Na noite de ontem quinta-feira, 10 de setembro, teve mais um capítulo da novela bíblica da Rede Record “Os Dez Mandamentos”, com todas as suas emoções, e registrou excelente audiência, encoxando a Globo mais uma vez.

A trama de Vivian de Oliveira marcou, segundo  dados preliminares, uma média de 18 pontos, com pico de 20 na Grande São Paulo. No confronto direto, a Globo ficou em primeiro lugar com 23 pontos e o SBT ficou em terceiro com uma média de 10 pontos.

No capítulo desta quinta, Moisés aparece nas margens do rio  Nilo e tem uma conversa amigável com Ramsés sobre a infância, mas o faraó o ameaça de morte continue as pragas.

Autoridades da Bahia vem conhecer o projeto do SUS Mediado no RN.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresenta nesta sexta-feira (11) o projeto do SUS Mediado para representantes da Secretaria de Saúde da Bahia. Acompanham a comitiva baiana o Procurador Geral daquele estado, Paulo Moreno, e o Defensor Geral da Bahia, Cleriston Macedo. A visita acontece na sede da Defensoria Pública Estadual, no bairro da Ribeira, a partir das 10h.

“É um projeto muito inovador e exitoso. Fomos o primeiro estado do Brasil a criar um programa de mediação que envolve a Procuradoria, Defensoria e a gestão”, disse Adriana Torquato, Procuradora do Estado do RN e coordenadora do SUS Mediado na Sesap.

STF TEM TRÊS VOTOS PARA DESCRIMINALIZAR PORTE DE MACONHA.

O CannaCamp é um resort onde usuários da maconha podem se reunir para uso recreacional da erva
STF analisa porte de drogas para consumo pessoal

No julgamento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa se o porte de drogas para consumo pessoal deve ser considerado crime, três ministros da Corte, Gilmar Mendes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, já proferiram votos favoráveis à descriminalização do posse, pelo menos de maconha, para consumo individual. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Teori Zavascki.

Dos votantes, Mendes e Barroso consideraram também que o cultivo de maconha, desde que para consumo próprio e em pequenas quantidades, não deve ser punido penalmente. A mais alta Corte do país analisa um processo em que é questionada a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, que tipifica como crime o porte de substâncias ilícitas para consumo pessoal.

O Supremo elegeu julgar o caso específico da condenação do ex-presidiário Francisco Benedito de Souza, penalizado em 2009 com a prestação de dois meses de serviços à comunidade após ter sido flagrado por agentes carcerários com 3 gramas de maconha. Souza admitiu ser dono da droga, mas disse que era para consumo próprio, o que levou a Defensoria Pública da São Paulo a alegar que a condenação do porte de entorpecentes para consumo próprio violaria a intimidade e o exercício da autonomia privada.

Até o momento, apenas três ministros – Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin – votaram no caso, cada um com um entendimento diverso sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Em comum entre eles a avaliação de que não é crime um cidadão ter consigo uma pequena quantidade de maconha para consumo individual.

Encontro discute eleições do Conselho Nacional de Políticas Culturais neste sábado.

O Conselho Nacional de Políticas Culturais será renovado. Para discutir e tirar dúvidas sobre as eleições dos Colegiados Setoriais no Rio Grande do Norte e o Plenário do CNPC, o Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto, promove o encontro presencial da eleição neste sábado (12), a partir das 9h, no IFRN da Cidade Alta. O evento faz parte da mobilização organizada pelo Ministério da Cultura (MinC) para atrair os mais diversos segmentos culturais para o pleito.

A etapa estadual da Eleição do CNPC para o período de 2015 a 2017 começou na terça-feira (8), pelo site www.cultura.gov.br/votacultura. Interessados podem se candidatar pela internet até 26 de setembro. A votação segue até 7 de outubro.

Agradecimentos pelos acessos ao nosso humilde Blog.

Quero agradecer os acessos ao nosso humilde Blog e o apoio dado pelos amigos, que atualmente, vez ou outra (fisicamente e virtualmente), agora me “vêem” por aí e falam que estão visitando o nosso humilde Blog.

Sinceramente, não imaginava que teria tantos acessos e que tanta gente estaria visitando o nosso humilde meio de comunicação diariamente.

Nesse exato momento são milhares de acessos diários partindo de diversos pais como Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Índia, Turquia, França, Ucrânia, Rússia, e Espanha, conforme foto abaixo, para mim inesperados, sinceramente.
 
 
Obrigado e voltem sempre.