sábado, novembro 12, 2011

Operário encontra 20 fetos em construção de maternidade em GO.

Fetos foram encontrados em contrução de maternidade
(Foto: Zuhair Mohamad/O Popular)
Vinte fetos humanos foram encontrados na construção de uma maternidade pública na Vila Redenção, em Goiânia, na sexta-feira (11). Segundo a polícia, um operário da obra fazia uma escavação para construir um muro quando atingiu um dos vidros e o quebrou. De acordo com a polícia, os fetos estavam guardados em vidros grandes e pequenos, em sacolas e em frascos de soro fisiológico cortados ao meio.

Segundo a Polícia Técnico-Científica, o material foi encontrado no local onde funcionava o necrotério do antigo prédio da maternidade, que foi demolido no início de 2010. Por esse motivo, a polícia trabalha com a hipótese do material ter sido soterrado. A polícia vai apurar ainda se os fetos eram usados em pesquisas científicas ou se foram abandonados no local.

Suspeito de participar de sequestro de irmão da dupla Zezé di Camargo e Luciano é preso.

Um suspeito de participar do sequestro de Wellington Camargo, irmão dos cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, foi preso em Lençóis Paulista, cidade a 287 km de São Paulo.

A prisão ocorre 14 anos depois do crime. O homem de 46 anos também é suspeito de um sequestro ocorrido em 1991 em Apucarana, no Paraná.

O sequestro do irmão dos sertanejos chocou o país. Para forçar a família a pagar o resgate de 300 mil dólares (cerca de R$ 522 mil), os sequestradores chegaram a cortar parte da orelha da vítima.

A prisão do suspeito ocorreu em cumprimento a um mandado da Justiça paranaense. De acordo com vizinhos, o suspeito levava uma vida normal na região há cinco anos. Segundo a mulher dele, porém, até dois anos atrás, ele usava documentos falsos.

Fluminense tenta assumir liderança contra lanterna América-MG.

Embalado pela vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, em pleno Beira-Rio, o Fluminense pode assumir neste sábado a liderança do Campeonato Brasileiro. Pelo menos de forma provisória, já que é o terceiro colocado com 56 pontos e recebe o lanterna América-MG, às 19 horas (de Brasília), no Engenhão. O Tricolor passaria assim a noite na ponta da tabela de classificação, superando Corinthians e Vasco, que lideram com 58 pontos, mas que entram em campo somente no domingo.

Já o Coelho, na última posição, com 28 pontos, tenta manter vivo o sonho de evitar o rebaixamento e, para isso, pretende repetir o feito da semana passada, quando bateu o líder Corinthians, por 2 a 1, embolando a briga pelo título. Também serve de motivação para a equipe a própria vitória sobre o Fluminense, no primeiro turno, com um convincente 3 a 0.

Diante das surpresas que o América-MG pode aprontar, os jogadores do Fluminense têm consciência de que encontrarão problemas contra o Coelho. Depois do triunfo do lanterna sobre o líder, os tricolores ligaram o sinal de alerta.

"O América mineiro não derrotou o Corinthians por acaso e nem conseguiu fazer outros grandes jogos neste Campeonato Brasileiro sem qualidade. Estamos cientes de que teremos muitas dificuldades pela frente neste sábado e só vamos contar com a vitória após os noventa minutos. Nosso favoritismo representa nada antes do jogo", disse o zagueiro Leandro Euzébio.

Governo muda as regras para a entrada de padres e pastores em presídios.

Padres católicos, pastores evangélicos e demais líderes espirituais poderão entrar em qualquer presídio do país sem passar pela revista íntima — procedimento imposto aos parentes de detentos durante as visitas — e terão acesso total e irrestrito às dependências por onde os presos transitam. As novas regras, publicadas no Diário Oficial da União nesta semana pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do Ministério da Justiça, são alvo de críticas por parte dos trabalhadores do sistema penitenciário e até pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para João Rinaldo Machado, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de São Paulo, que concentra quase metade da população carcerária brasileira, a entrada de armas, drogas e celulares pode aumentar com as novas diretrizes do governo federal. “Tenho certeza de que, em pouquíssimo tempo, as facções utilizarão essas regras em proveito próprio”, lamenta o agente penitenciário. “A gente não gostaria de fazer revista íntima em ninguém, mas estamos em unidades prisionais superlotadas, com poucos funcionários, onde há periculosidade. Essa revista pode ser constrangedora, mas não violenta ou ofensiva. É a mesma coisa pela qual a visita passa. Por que abrir essa brecha?”.

Convite lançamento do livro: Histórias das fazendas dos Azevêdo:

Ações judicias contra bloqueiros são tema de debate na câmara.

Túlio Vianna procurou dar uma abordagem jurídica para a discussão e informou que muitos processos acontecem recentemente, com o objetivo de calar a voz de blogueiros que, para ele, sofrem verdadeiras perseguições. “Isso é uma forma de censura, pois empresas de comunicação contam com um corpo jurídico para responder casos de processos, diferente de blogueiros que são na maioria autônomos.”

A cidade de João Câmara comemora criação da paróquia.

Igreja matriz de Nossa Senhora mãe dos Homens.
A paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de João Câmara, completa 82 anos domingo, 13 de novembro, e terá missa em ação de graças pelo aniversário de criação. Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, o quarto bispo e primeiro Arcebispo de Natal, foi quem criou a paróquia. Naquela época, a Igreja de Baixa Verde, antigo nome de João Câmara, pertencia à Paróquia de Taipu. No livro de tombo da paróquia de João Câmara, consta o registro da criação, nos seguintes termos: “A paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Baixa Verde, foi criada aos 13 de novembro de 1929”.

Com a criação da paróquia, a então capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens passa a ser a Igreja Matriz. Construída pelo engenheiro férreo Antônio Porença, a Igreja foi inaugurada em 1915. “A então capela pertencia à Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Taipu, até a criação da paróquia”, registra texto escrito pelo atual administrador paroquial, Pe. Edvan Araújo de Lucena. Atualmente, ele é auxiliado pelo vigário paroquial, Pe. Ivanilson Alexandrino, e pelo pároco emérito, Pe. Luiz Lucena Dias, nos trabalhos pastorais.
 
Fonte: Assis Silva.

CONVITE do PC do B de Carnaúba dos Dantas.

As manchetes dos jornais deste Sábado.

Diário de Natal: Polícia Civil não tem efetivo em 30 municípios
Tribuna do Norte: OAS suspense uso de piçarro retirada de área ambiental
Globo: A hora da UPP da Rocinha: "Estamos prontos para o que acontecer", avisa Beltrame
Folha: BC faz mudanças e facilita o crédito ao consumidor
Estadão: Desaceleração faz governo aliviar restrição ao crédito
Correio: BC libera credito para garantir natal gordo
Estado de Minas: Inflação cai. Mas o aluguel...
Zero Hora: Fifa credencia 91 hotéis do RS para a Copa

sexta-feira, novembro 11, 2011

Dilma desiste de participar de programa do PMDB na TV.

A presidente Dilma Rousseff desistiu de gravar uma declaração para o programa de televisão do PMDB depois de ter acenado positivamente ao vice-presidente Michel Temer sobre sua aparição na propaganda do partido, no dia 24.

Segundo a assessoria de Temer, a participação de Dilma, que é filiada ao PT, poderia acarretar contestações jurídicas colocando em risco a imagem da presidente e até mesmo resultar no cancelamento do programa de TV do PMDB em 2012.

A legislação impede que membros de um partido participem de programas de outras legendas.

Diante da análise jurídica, Dilma desistiu de gravar a participação e comunicou a Temer a decisão na quinta-feira.

Mais de 30 municípios do RN sofrem com falta de Polícia Civil.

Mais de 30 municípios do RN sofrem com falta de Polícia Civil. A informação faz parte de um diagnóstico da estrutura física e pessoal da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, feito pela Associação dos Delegados de Polícia do estado (Adepol/RN). Existem cidades que não possuem um prédio próprio, viatura, armamento ou efetivo trabalhando nesses locais.

O levantamento foi exposto nessa sexta-feira (11) durante o 2º Fórum da Situação das Delegacias do RN, que reuniu delegados e o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha. Por sua parte, o secretário promete investimentos nas estruturação das unidades distritais de Natal e a nomeação de 60 dos concursados de forma emergencial até o final do ano.

“As condições de trabalho na maioria das delegacias do interior são mínimas. A situação atual é crítica, estamos a iminência do colapso”, adverte a presidente da Adepol, a delegada Ana Cláudia Gomes.

Ana Cláudia diz que desde o ano passado a associação tem feito um estudo da situação da Polícia Civil com o objetivo de mostrar ao governo estadual as necessidades da instituição antes da nomeação dos concursados. “Precisamos de investimentos na nossa estrutura para que os novos policiais tenham como trabalhar quando forem convocados. Não basta só a nomeação”.
 
Fonte: D/O.

Educar para formar cidadãos.

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, disse, certa vez, Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e principal símbolo da luta contra a segregação racial no país. Um dos profissionais que detêm esse instrumento de transformação social é o pedagogo. Na educação infantil, é ele quem, fora do ambiente caseiro, começa a formar cidadãos. Mas essa influência extrapola a sala de aula. Há muitos graduados que atuam na área da orientação educacional, como Liliana Antunes Figueiredo Sousa, 30 anos, funcionária de uma escola particular brasiliense. Ela foi entrevistada pela universitária Poliane da Silva Santos, 20, que está no sexto semestre do curso.

Na conversa, a orientadora, que acumula oito anos de experiência, deu dicas sobre o mercado, analisou o ensino acadêmico e criticou a falta de uma formação continuada. “Todos os dias, a gente vê novas metodologias e técnicas para melhorar a educação. Mas alguns trabalhadores se acomodam, entram em uma situação de inércia e acabam ficando para trás.”

Adolescente de 16 anos é baleada pelo ex-namorado.

Uma adolescente de 16 anos foi baleada pelo ex-namorado na manhã desta sexta-feira, em Diamantina, na Região do Vale do Jequitinhonha. Segundo a Polícia Militar (PM), S.M.M. estava no consultório odontológico onde trabalhava quando foi atacada pelo atirador.

O homem fugiu e ainda não foi preso. S.M.M. foi socorrida e levada para a Santa Casa de Diamantina. A PM faz buscas pelo suspeito.

Traficantes matam homem e ameaçam PM em Nova Cruz.

Na noite da última quarta-feira, a polícia do município de Nova Cruz registrou o homicídio a tiros de José Geraldo da Silva, mais conhecido por “Zezinho da Cela” de 60 anos.

O fato marcante do crime foi que o suspeito deixou na boca da vítima uma faca e uma carta (ver imagem) que afirmava que o homicídio era em virtude das dívidas com drogas e ainda fez ameaça a um policial militar.

Na carta, o autor do crime diz que Zezinho alegava que não estava pagando a dívida no tráfico por está sofrendo pressão para pagar o aluguel da casa. Zezinho teria, inclusive, pedido que o militar fosse assassinado. No final do bilhete, o assassino ainda diz que antes do final do ano irá matar o policial militar.

Polícia Militar do Ceará abre concurso com mil vagas para soldados.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) abriu novo concurso público com oferta de mil oportunidades imediatas para o cargo de soldado. Do número total de chances, 950 serão para candidatos do sexo masculino e 50 para candidatos do sexo feminino. O certame será organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

A remuneração prevista em edital é de R$ 1.606,01. Para participar, é necessário ter diploma de nível médio, no mínimo 18 e no máximo 30 anos e estatura a partir de 1,62m para homens e 1,57m para mulheres. Interessados podem se cadastrar dos dias 25 de novembro a 16 de dezembro pelo site www.cespe.unb.br/concursos/pmce2011. A taxa de participação é de R$ 80.

Todos serão submetidos a provas objetivas, inspeção de saúde (exames médico-odontológico,

biométrico e toxicológico) e curso de formação profissional (prova de capacidade física, avaliação psicológica, investigação social e prova objetiva). Todas as etapas serão realizadas na capital Fortaleza. A primeira fase está marcada para acontecer no dia 26 de fevereiro de 2012.

Administração é o curso com maior número de estudantes no país.

Dados do Censo da Educação Superior de 2010, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que o curso de administração é o que tem maior número de estudantes no país: 705.690. Na lista das graduações mais populares, aparecem, na sequência, direito (694 mil), pedagogia (297 mil), enfermagem (244,5 mil) e ciências contábeis (244,2 mil). Os números referem-se apenas às matrículas dos cursos presenciais, que totalizam 3,1 milhões de estudantes.

Para o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, não é positivo que haja concentração da formação em áreas específicas. “Isso não é bom para o desenvolvimento do país, nem vantajoso do ponto de vista social e econômico. Temos que continuar trabalhando por meio de mecanismos de oferta que incentivem a criação de novos cursos e permitam ao aluno ter melhor visualização das vagas disponíveis”, explica o secretário. Ele cita como exemplo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta criada pelo MEC em 2009, que reúne vagas oferecidas por diferentes instituições públicas de ensino superior e permite ao aluno pleitear uma delas utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em 2010, foram oferecidos 3,1 milhões de vagas pelas instituições públicas e privadas em cursos presenciais e o dobro de estudantes se inscreveu nos processos seletivos em busca de uma delas. Entre os cursos com maior procura, o campeão foi direito: 632 mil candidatos para disputar uma das 218 mil vagas ofertadas. Em segundo lugar vem administração, com 617 mil inscritos, seguido por medicina, com 542 mil, pedagogia, com 268 mil, e enfermagem, com 257 mil.

Segundo Costa, houve um incremento de 45% no número de alunos que ingressaram nos cursos de engenharia – área considerada estratégica pelo governo e que sofre com a falta de mão de obra qualificada. “Pode não haver vaga no mercado de trabalho para tanto administrador que está se formando e, ao mesmo tempo, o Brasil precisa de outras carreiras”, pondera o secretário.

Professor é assassinado pelo companheiro com golpe de foice na Grande Natal.

Um professor identificado como Francisco das Chagas Silva, 39 anos, foi assassinado com um golpe de foice no pescoço por volta das 18h dessa quinta-feira (10), no sítio Campina, no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. De acordo com a polícia, o acusado pelo crime foi identificado como João Maria da Silva, 45 anos, parceiro da vítima, que alega ter cometido o crime como legitima defesa.

Segundo a polícia, o acusado disse que estava sentado na calçada de sua residência, quando uma mulher passou em frente e o paquerou. Após o flerte, o professor ficou revoltado com a situação e partiu para cima de João Maria com uma foice. Na ocasião, ele disse que conseguiu tomar a arma do parceiro e desferiu um golpe que atingiu o pescoço de Francisco das Chagas.

A polícia disse que o golpe foi tão violento que por pouco a vítima não foi decapitada. Apesar de ter cometido o homicídio, João Maria ainda ligou para a emergência pedindo resgate de seu companheiro, que morreu de forma instantânea.

Após o crime, populares revoltados amarraram João Maria em um poste e começaram a espancá-lo. A polícia chegou ao local por volta das 19h e conseguiu evitar mais um homicídio.

O acusado foi encaminhado para a delegacia de plantão Zona Norte, onde confessou que havia toma uma lata de cana com seu companheiro antes do crime. João Maria ainda disse que o professor sofria de surtos de depressão

Justiça determina fim da greve dos professores de Touros.

Em caráter liminar, o Tribunal de Justiça, por intermédio do desembargador Cláudio Santos, determinou hoje o imediato retorno dos professores da rede municipal de ensino de Touros à sala de aula. O desembargador estipulou em R$ 5 mil o valor da multa diária a ser paga em caso de desobediência à ordem judicial.

Os professores estão em greve há pouco mais de 90 dias. O Sindicato dos Trabalhadores na Educação, seção de Touros, marcou para esta sexta-feira, a partir das 9 horas, assembleia geral extraordinária da categoria. A expectativa é de que os educadores acatem a decisão judicial e decidam pelo retorno imediato ao trabalho.

Ao conceder tutela antecipada ao pedido de liminar apresentado pela Prefeitura de Touros, o desembargador Cláudio Santos destacou, entre outros argumentos: “Diferentemente do movimento paredista no setor privado, a greve estatutária traz, em si, uma pesada carga de prejuízos à população como um todo” e “A greve dos servidores da educação (...) está causando à coletividade graves danos, inclusive com risco de perda do ano letivo, conforme já vem sendo noticiado por diversos periódicos locais”.

Fonte: Gerson de Castro.

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: Ação inédita contra crimes ambientais
Tribuna do Norte: Areia para obra da Arena é retirada da APA de Genipabu
Folha: Europa prevê PIB de 0,5% e nova recessão em 2012
Globo: Nem diz que metade do caixa do tráfico era para policiais
Estadão: PT fortalece Hadad em SP para matar prévias e dar exemplo
Correio: Presidente da CLDF arquiva pedido de impeachment contra Agnelo
Jornal do Comércio: Acesso mais lento a zona sul
Zero Hora: Uniã dá aval para novos empréstimos para o RS

quinta-feira, novembro 10, 2011

Menina de 12 anos é seduzida pelo Orkut e estuprada por jovem de 21 anos.

A ingenuidade típica de uma menina simples, de família evangélica e origem humilde, que mora em uma cidade do interior da Paraíba, foi literalmente quebrada pela ação de um homem, que se aproveitou da facilidade promovida pela internet. Esta é a realidade vivida pela família de uma garota de apenas 12 anos de idade, moradora da cidade de Pocinhos, distante 158 quilômetros de João Pessoa. Ela conheceu um rapaz de 21 anos,através de um site de relacionamentos e chegou a encontrar pessoalmente com ele cinco vezes. No último encontro, ela foi convencida a praticar sexo com o acusado.

Há cerca de 30 dias, a jovem acessava sua página pessoal no site Orkut, quando localizou a página do acusado, identificado como "Anderson", morador do bairro Dinamérica, em Campina Grande. Após algumas conversas com o rapaz, a menina marcou o primeiro encontro pessoal. Em uma moto, "Anderson" foi até Pocinhos, onde se encontrou com a garota quatro vezes. Nos primeiros contatos, a atitude do rapaz não passava de carícias, segundo depoimento dado pela jovem. "Nestes primeiros encontros nós só 'ficamos'. Ele ainda chegou a falar com meus pais, dizendo que queria namorar comigo, mas eles não aceitaram", declarou.

Na manhã da última terça-feira, dia 8, depois de combinar o primeiro encontro fora de Pocinhos, "Anderson" voltou à cidade. Por volta das 9h30, ele chegou à Escola Municipal Padre Galvão a procura da menina, que já o aguardava e, juntos, viajaram para Campina Grande. Os amigos da criança perceberam a sua ausência e informaram o fato a direção da escola, que aguardou o retorno da menina, que só aconteceu por volta das 12h. "Ela contou que primeiro ele a chamou para ir ao cinema e, depois, quando já estava aqui em Pocinhos, disse que queria lhe levar para uma pousada. Ela aceitou porque está totalmente apaixonada por ele. Esse rapaz se aproveitou da ingenuidade da menina para fazer esta barbaridade", declarou uma tia da garota. Ao tomarem conhecimento da situação, os familiares da menina procuraram as autoridades policiais e o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, que conseguiram identificar e prender o responsável pelo abuso.

O caso foi encaminhado para Campina Grande, onde foi atendido pela delegada Alba Tânia Abrantes, da Delegacia Especializada no Combate a Crimes contra Infância e Juventude. Ao ser questionado pelas autoridades policiais, "Anderson" confessou que manteve relações sexuais com a garota.

Brasil bate o Gabão em amistoso internacional.

Em seu teste mais fácil na Era Mano Menezes, a Seleção Brasileira não teve dificuldades para superar a frágil equipe do Gabão, por 2 a 0, nesta quinta-feira, na capital Libreville. Com um time misto, o Brasil contou com vacilos da defesa anfitriã para fazer valer sua superioridade diante da seleção número 68 do ranking da Fifa. Sandro e Hernanes marcaram os gols brasileiros, ambos no primeiro tempo.

O amistoso, que marcou a inauguração do Estádio Nacional de Libreville, foi marcado por um blecaute momentos antes do apito inicial. A falta de luz atrasou o início da partida em 18 minutos. Com a bola rolando, os jogadores sofreram com o péssimo estado do gramado, que receberá jogos da Copa Africana de Nações em 2012 - Gabão dividirá a sede com Guiné Equatorial.

Homem que matou a mulher a golpe de machado comete suicídio.


Miro e a esposa(foto reproduzida por Evanuel Ataliba)
Valdomiro Teixeira dos Santos, de 44 anos que na noite desta quarta-feira(9) matou a esposa com golpes de machado foi encontrado pendurado em um cajueiro próximo a casa onde morava. O corpo foi encontrado por crianças por volta das 12h desta quinta-feira(10).
 
A morte do casal de forma trágica comoveu a comunidade de Pousa, município de Poço Branco. Valdomiro trabalhava há sete anos em uma fazenda na comunidade do Cravo e segundo depoimento de moradores, vivia apenas do trabalho e tinha e tinha bom relacionamento na comunidade.
 
O casal deixou órfão seis filhos, sendo dois menores de idade, um com 11 e outro com 14 anos.

Misturando ficção com histórias reais, "Marcas da Vida" estreia em novembro na Record.

Diogo Savala, filho de Elizabeth Savala, e
Maga Bianchi em cena de "Marcas da Vida"
Estreia em 21 de novembro na Record o programa "Marcas da Vida", que traz histórias reais encenadas por atores e discutidas por especialistas. Explorando o gênero docudrama, ele será exibido de segunda a sexta às 16h.

Em "Marcas da Vida", Maga Bianchi interpreta a jornalista Helena Lemos, que, por causa de um drama pessoal, criou um blog em que recebe relatos de leitores. Com sua equipe, ela investiga e narra histórias de pessoas que perderam o emprego aos 50 anos, mulheres que engravidaram aos 40 ou que contraíram AIDS do próprio marido, entre outros temas.

Médicos, terapeutas, advogados e outros especialistas são convidados para discutir e orientar o público sobre o tema abordado em cada episódio.

PRF reforça fiscalização durante o feriado.

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) realizará, da meia noite de sexta-feira(11) até às 8h dão dia 16, a “Operação Proclamação da República 2011”. Durante esse período, o PRF disponibilizará um efetivo de 15 policiais, que se somará Às equipes de serviço, com o objetivo de reforçar a fiscalização e o policiamento das rodovias federais do RN, durante o período que inclui o feriado de 15 de novembro.

Radares e bafômetros serão usados nas ações, além de 28 viaturas. As ultrapassagens indevidas; o excesso de velocidade; a desatenção de condutores e a embriaguez ao volante estarão no centro das atenções da PRF.

Durante a operação, condutores e veículos serão alvos de fiscalização rigorosa, o que impõe aos motoristas o cumprimento das normas de trânsito e o aprontamento de seus veículos no que tange aos itens de manutenção preventiva; ao porte de equipamentos de segurança e documentos obrigatórios.

Roupa Nova comemora 30 anos com show em Natal.

A banda Roupa Nova comemora 30 anos com show em Natal este mês. O show está marcado para acontecer no dia 18, a partir das 21h, no Teatro Riachuelo.

O show será realizado no formato pista. Os valores dos ingressos variam entre R$ 140 e R$ 160. Pessoas com carteira de estudante poderão pagar a metade do preço.

A criança e o adolescente, este com idade entre 12 e 14 anos incompletos, só poderão participar e ter acesso ao evento se estiverem acompanhados pelo pai, mãe, responsável, parente, acompanhante ou qualquer um deles.

"Novidades" - RN Móveis.

Homem mata mulher a golpe de machado em Poço Branco.

Crime bárbaro na comunidade de Pousa, município de Poço Branco, na região do Mato Grande no início da noite desta quarta-feira(9). Um homem enciumado matou a golpe de machado na cabeça a mulher, Maria Teixeira dos Santos, de 44 anos.

O crime ocorreu por volta das 18h30 desta quarta-feira(9) na comunidade de Pousa. O suspeito da morte da mulher é o agricultor Valdomiro Ferreira Teixeira, de 44 anos, mais conhecido como Miro. O crime revoltou os moradores da comunidade.
 
Fonte: Assis Silva.

Natal é destaque durante programação da Rede Globo.

A temperatura e a incidência de raios ultravioletas em Natal foram destaques no programa Bem Estar da Rede Globo de Televisão. Nesta quinta-feira (10), o programa abordou a itensidade do sol na cidade, principalmente nas praias do litoral potiguar. Devido a proximidade com os trópicos, a capital potiguar fica a 6º da linha do equador, o que favorece a maior temperatura e alerta os moradores e turistas sobre os cuidados com a pele.

Uma das orientações apresentadas no program global, trata-se do uso do protetor solar e os riscos do uso do bronzeador. Além disso, a matéria elogiou o crescimento o número de pessoas na cidade que se utilizam do protetor solar na praias, o que reduz consideravelmente os riscos de cancer de pele. A praia de Ponta Negra, foi o cenário utilizado para a realização das filmagens.

Campanha de vacinação antirrábica começa nesta quinta no RN.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental, realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina a partir desta quinta-feira até 10 de dezembro, sendo o Dia D em 26 de novembro. A população a ser vacinada é de 681.290 animais, sendo 471.933 cães e 209.357 gatos.

A meta do RN e seus 167 municípios é vacinar a cada campanha, que ocorre anualmente, no mínimo 80% dos cães estimados. Para alcançar esse percentual, deverão ser vacinados 377.546 cães. Natal abriga 17,7% de todos os animais estimados do Estado, ou seja, 120.418 animais, sendo 85.673 cães e 34.745 gatos.

A II Unidade Regional de Saúde Pública - com sede em Mossoró, compreendendo 26 municípios - é a região com o maior número de cães a vacinar e um total de 132.041 animais.

Município de Goiás abre concurso com 290 vagas em todos os níveis.

A prefeitura de Anápolis, em Goiás, abriu 290 vagas em todos os níveis de escolaridade. O certame será organizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) e ofertará salários que variam entre R$ 789,97 e R$ 1.936, 21.

Interessados poderão se inscrever pelo site da organizadora a partir dessa quinta-feira (10/11) até o dia 4 de dezembro. A taxa de participação é de R$ 45 para nível fundamental, R$ 56 para nível médio e R$ 70 para nível superior.

Oportunidades.
Os cargos que exigem formação básica são os de apontador, armador, carpinteiro, eletricista, encanador, jardineiro, pedreiro, pintor, serralheiro, soldador, braçal, coveiro e zelador.

As chances de nível médio são as de agente de serviço social, assistente de atividades culturais, assistente de tecnologia de informação, fiscal de edificações, fiscal de postura, motorista (habilitação AB, B, D e E), músico (baixo elétrico, baterista, bombardino, clarinete, flauta transversal, percussão, trombone e tuba), técnico em agrimensura e técnico em trânsito e transporte.

Já para o nível superior, as oportunidades são as de analista de esporte e lazer, analista de tecnologia de informação, analista em cultura (teatro, cenografia e iluminação, interpretação, luteratura dramática, ballet clássico, jazz e sapateado), analista em finanças, arquiteto, assistente social, auditor fiscal de tributos municipais, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro de trânsito e tráfego, engenheiro elétrico, fiscal de meio ambiente, maestro e técnico de defesa do consumidor.

Avaliações.
A prova objetiva será realizada no dia 18 de dezembro. Os concorrentes aos cargos de motorista e música deverão realizar prova prática. Os inscritos aos postos de analista de esporte e lazer e cultura deverão, ainda, passar por prova de títulos.

Vasco faz goleada histórica e está nas semifinais da Copa Sul-Americana.

O Vasco goleou o Universitário do Peru por 5 a 2 na noite desta quarta-feira no Rio de Janeiro e avançou às semifinais da Copa Sul-americana. O duelo em São Januário foi dramático, com o Vasco saindo na frente e tomando o empate no primeiro tempo. No início do segundo, os peruanos viraram o jogo. Daí em diante, só deu Vasco, que marcou quatro gols para construir a vantagem necessária.

Na próxima fase, o Vasco enfrenta o vencedor do confronto entre o Universidad do Chile e o argentino Arsenal.

Efeitos colaterais de tratamento fazem Lula ficar em repouso.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sentindo efeitos colaterais da quimioterapia e tem passado os últimos dias em casa.

Lula foi diagnosticado com um câncer de laringe e fez o primeiro ciclo do tratamento na semana passada.

Ao visitar o ex-presidente no sábado, o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho (PT), chegou a dizer que o Lula voltaria a trabalhar em seu instituto nesta semana, o que não ocorreu.

Segundo um de seus médicos, Lula tem sentido muito cansaço, um efeito comum do tratamento, e a orientação é que ele fique em casa.

Outro efeito sentido pelo ex-presidente é a perda do paladar para alguns alimentos. Ele não tem sentido, no entanto, náuseas.

Ontem, ele apareceu na janela de seu apartamento usando máscara cirúrgica. Seu médico disse que o uso é uma recomendação comum devido à redução da imunidade causada pela químio.

Lula, que, segundo sua assessoria, não tem recebido visitas, deve manter a mesma rotina nos próximos dias.

Ele gostaria de ir a uma reunião com empresários promovida pelo Instituto Lula, no próximo dia 16, sobre investimentos na África, mas sua presença ainda não está confirmada

Polícia prende chefe do tráfico na Rocinha em porta-malas de carro no Rio.

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar prenderam na madrugada de nesta quinta-feira (10) o traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem. De acordo com a polícia, ele chefiava o tráfico de drogas na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, e era considerado um dos traficantes mais procurados do Rio. Nem foi levado para a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, na zona portuária do Rio.

Ele foi capturado enquanto tentava fugir do cerco policial na comunidade, escondido no porta-malas de um Corolla preto. Segundo o soldado Heitor, do Batalhão de Choque da Polícia Militar, dentro do carro estavam três pessoas: um advogado, um homem que se identificou como cônsul honorário do Congo e outro que se identificou como funcionário do Consulado. O suposto cônsul impediu a Polícia Militar de revistar o veículo, alegando imunidade diplomática e disse que só abriria o veículo para revista em uma unidade policial. O veículo seguiu, então, escoltado pelos PMs.

Durante o trajeto, no entanto, os homens pararam o automóvel, na região da Lagoa, também na zona sul, e ofereceram propina de R$ 1 milhão aos policiais para que fossem liberados. Os PMs revistaram então o veículo e encontraram o traficante.

Na Rocinha, em breve, será implantada uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Após 80 dias afastado, Marrone volta aos palcos com parceiro.

Após 80 dias afastado, Marrone volta aos palcos ao lado de Bruno, que desde o acidente com o colega vinha cumprindo a agenda de shows sozinho, o show será no dia 19 de novembro, no Citibank Hall, no Rio de Janeiro.

O sertanejo passou por uma avaliação psicológica nesta quarta-feira (19), em Goiânia, e foi liberado pelo psiquiatra Salomão Rodrigues Filho. O retorno de Marrone estava previsto para dezembro.

Em comunicado enviado à imprensa, a assessora da dupla afirmou que o cantor se sentiu muito bem em dois voos assistidos. Ele ainda irá se submeter a algumas simulações de voo para ganhar mais confiança.

O Acidente.
Marrone sofreu um acidente de helicóptero em maio deste ano, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Na queda, o cantor teve escoriações leves e o piloto teve o pé direito decepado. O primo do cantor, que também estava a bordo, teve um sério trauma na cabeça. Cogitou-se que Marrone, que não tem licença, pilotava a aeronave no momento, mas a polícia atestou que não.

Motociclista colide com carreta e tem perna decepada na BR-427.

Um grave acidente ocorrido na BR-427, mais precisamente na Serra de Acari por volta das 16h40 dessa quarta-feira (09) decepou a perna esquerda de um motociclista identificado como Marioste Ferreira da Silva, 37 anos. Na ocasião, informações dão conta que a vítima tentava fazer uma ultrapassagem na descida da serra e acabou colidindo em uma carreta Bi – trem, de placas MIT-8163-Lauro Muller-S/C.

Após o acidente, o condutor da carreta, cuja identidade não foi revelada, disse em depoimento que a colisão não aconteceu com sua carreta e sim com o caminhão que a vítima tentava ultrapassar. O veículo chegou a ser apreendida pela Polícia Militar que repassou para a Polícia Rodoviária Federal para serem tomadas as medidas cabíveis.

Apesar da gravidade do acidente, a vítima continuava consciente até o socorro médico. Ele foi socorrido para o Hospital Regional de Currais Novos e em seguida encaminhado para Natal.

Familias potiguares sofrem com a falta de leite servido pelo governo.

Cerca de 40% das famílias beneficiadas pelo Programa do Leite estão sem receber o produto há cerca de dois meses no RN, depois da interrupção parcial do fornecimento, devido ao atraso no cronograma de pagamento firmado com o Governo do Estado.

Essa não é a primeira vez que atrasos de pagamento aos fornecedores ameaçam o fornecimento da distribuição do leite. Mas, segundo o coordenador do Programa do Leite do Estado, Rubens Suassuna Carneiro, apenas o laticínio São Pedro (CLAN) deixou de entregar, os demais continuam normalmente. Ele reconheceu que o problema foi devido a débitos do ano passado, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro.

A dívida do Governo do Estado para com os produtores e os laticínios é de R$ 8.109.434,63. Desse total, o Governo do Estado está pagando aos produtores o montante de R$ 4.851.295,12, dividido em três parcelas, as duas primeiras estão quites e a última deverá ser paga até o final deste mês. O Programa do Leite contribui para a melhoria das condições de saúde.

Homem é assassinado a tiros e golpe de faca em Mossoró.

A Central de Operações do 2º batalhão de Polícia Militar registrou no início da noite dessa quarta feira (09), mais uma morte de forma violenta em Mossoró. O crime aconteceu na rua Francisca Gurgel Praxedes, no bairro Bom Pastor, as margens da BR 405 saída para a cidade de Apodi.

Ailson Nóbrega da Silva, 38 anos, mecânico de automóveis, foi atingido com cerca de seis disparos de arma de fogo nas regiões da cabeça, tórax, além de uma perfuração de faca peixeira na virilha. De acordo com populares, a vítima tinha um envolvimento com uma mulher na residência onde foi morto.

Apesar da brutalidade do crime, nenhum morador da rua ou proximidades disse ter visto o autor do crime. A polícia acredita que a morte do mecânico seja mais uma queima de arquivo ou acerto de contas do tráfico de drogas. No local surgiu uma informação que a vitima já havia sido presa acusada de tráfico.

Viaturas da Rocam e Patamo’s fizeram patrulhamento na área, mas ninguém foi preso. Peritos do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia (Itep) removeram o corpo de Ailson para os procedimentos de necropsia.

De faxineiro a professor universitário.

“Não podemos subestimar as oportunidades. Às vezes, achamos que a vida nos abriu uma janelinha, mas na verdade é uma grande porta.” É assim que Ednei Francisco Monteiro, 36, encara os desafios do dia a dia. Em quatro anos, ele passou de faxineiro a professor na Universidade Metodista.

Em 2001, Monteiro foi demitido de uma empresa de alimentos, onde trabalhava na área de vendas e merchandising. Por meio de um conhecido, ficou sabendo que a Universidade Metodista estava recrutando pessoas para o setor de higiene. “Sem pretensão, fui até a faculdade saber mais sobre as vagas e acabei conversando com o próprio chefe do setor de limpeza e manutenção”, lembra.

Depois de participar do processo seletivo, Monteiro foi chamado para começar a trabalhar em janeiro de 2002. “Quando soube que quem trabalhava na instituição tinha direito à bolsa de estudos, foi a realização de um sonho. Sempre tive vontade de cursar Ensino Superior. O emprego caiu como uma luva”, conta.

Monteiro abraçou a oportunidade, encarando aquele emprego como outro qualquer. “Analisei a questão da bolsa de estudos e percebi que teria ainda mais benefícios. Assumi aquela profissão com toda vontade mesmo.” Preconceito, ele conta que sofreu apenas por parte de alguns antigos colegas de trabalho, mas sabia quais eram os seus objetivos – batalhar e estudar. “Trabalho desde os 16 anos e com certeza aquele foi o melhor emprego que eu tive na minha vida”, afirma.

Vereador Eraldo Paiva PT/São Gonçalo do Amarante é destaque nacional.

Dia 08 de novembro de 2011 fica marcado na historia e na vida do vereador Eraldo Paiva do PT/ São Gonçalo do Amarante. Ele apresentou projeto de lei que foi aprovado na ultima terça-feira, dia 8 de novembro, e institui o Dia Municipal do Trabalhador na Coleta de Resíduos e Limpeza Urbana Pública (Gari) no município de São Gonçalo do Amarante.

Conforme lembrou o parlamentar o ‘Dia do Gari’ foi estabelecido em nosso país por lei, em 31 de outubro de 1962, para ser comemorado, anualmente na data de 16 de maio.

Por Telefone perguntei ao vereador a importância desse Projeto para classe da limpeza urbana de São Gonçalo do Amarante. O Vereador no tom emocionado falou: "Você sabe mais do que ninguém, como é importante destacarmos o empenho diário desses grandes servidores que arduamente deixam nossa cidade limpa".

Justificando a proposta do projeto de lei Eraldo Paiva enfatizou ainda dizendo que o gari é um profissional essencial para a sociedade, pois é ele quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, causando enchentes e permitindo a proliferação de bichos e doenças, e um aliado do meio ambiente.

Eraldo agradeceu aos demais vereadores que apoiaram e votaram no projeto que da feriado ao gari no município de São Gonçalo do Amarante, agradeceu a direção do SINDLIMP pela oportunidade de deixar marcado esse projeto em sua vida e na história de São Gonçalo do Amarante.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Sonegação fiscal: rombo de 395 milhões
Tribuna do Norte: STF adia votação do Ficha limpa após 1º voto favorável
Globo: Ocupação em contagem regressiva - Policiais são presos ajudando traficantes a fugir da Rocinha
Folha: Mercados fazem pressão para Berlusconi sair logo
Estadão: Senado aprova exigência de 'álcool zero' para dirigir
Correio: Tolerância zero para quem bebe e dirige
Valor: Socorro à Itália pode exigir € 700 bi
Estado de Minas: Álcool e direção: tolerância zero
Jornal do Commercio: Tolerância zero para quem bebe e dirige
Zero Hora: Senado aprova pena maior para quem dirigir após beber

Bebê somali que comoveu o mundo com desnutrição aguda consegue recuperar peso e sobrevive.

O bebê Minhaj Gedi Farah se tornou símbolo da fome que devasta a Somália, quando há três meses uma foto sua chocou o mundo. Com graves problemas de desnutrição, nem seus pais acreditavam que aquele esquelético Minhaj poderia sobreviver e se transformar numa criança que hoje, com 8 quilos, pode até ser chamada de gordinha.

O quase inevitável destino de Minhaj foi transformado graças a ajuda do grupo International Rescue Commitee. A fome já matou dezenas de milhares de pessoas na Somália, mas a ONU garante que, apesar das restrições do movimento de insurgência islâmica al-Shabbab, está aumentando o alcance de suas agências no país.

- Nem a mãe dele (de Minhaj) imaginava que ele poderia se recuperar. Cada membro da família está feliz - disse Sirat Amin, uma das enfermeiras que ajudaram a monitorar o tratamento de Minhaj. - Agora, ele pode sentar sozinho, está engatinhando.

Torta de carne moída.

Ingredientes.
1 xícara (chá) farinha de trigo
1 gema
5 colheres (sopa) azeite de oliva espanhol
1 cebola pequena ralada
2 colheres (sopa) farinha de trigo
1 xícara (chá) carne moída refogada
1/2 xícara (chá) caldo de carne
4 ramos folhas de manjericão picadas
2 colheres (sopa) molho de tomate
1 colheres (sopa) queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo.1-Peneire sobre uma tigela a farinha de trigo, faça uma cavidade no centro e misture a gema, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e 30 a 40 ml de água. Trabalhe a massa até ficar lisa, embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 15 minutos

2-Com 2 colheres (chá) de azeite de oliva, unte 4 assadeiras (capacidade para 100 ml), abra a massa nas próprias assadeiras, forrando os fundos e as laterais.

3-Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 10 minutos. Retire do forno e reserve.

4-Em uma panela, refogue a cebola em 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Misture a farinha de trigo, a carne e o caldo de carne.

5-Ao encorpar, acrescente o manjericão, o molho de tomate, o sal e a pimenta-do-reino. Retire do fogo, distribua dentro das massas e cubra com o queijo.

6-Volte ao forno por mais 10 minutos ou até a superfície dourar. Retire do forno.

7-Montagem: arrume as tortinhas nos pratos, regue com o azeite de oliva restante e decore com pimenta-do-reino moída na hora e manjericão.

Prefeita de Natal é desaprovada por 90,86% da população, diz pesquisa.

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), tem o governo desaprovado por 90,86% dos moradores da cidade, segundo levantamento da Certus Pesquisa e Consultoria divulgada nesta terça-feira por um jornal online da região, o Nominuto.com.

Segundo a pesquisa, Micarla, que pretende disputar a reeleição em 2012, é aprovada por apenas 6,71% dos entrevistados. Outros 1,86% disseram não saber e 0,57% não responderam. A assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que não tem conhecimento da pesquisa.

Empresária e ex-apresentadora de televisão, Micarla é alvo de protestos de parte do funcionalismo público e de estudantes, que chegaram a ocupar a Câmara Municipal por 11 dias até a instalação de uma comissão especial de inquérito (CEI) que investiga os contratos da prefeitura.

A prefeita ainda perdeu o apoio dos políticos que ajudaram em sua eleição em 2008, como a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), e o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, depois de demitir secretários indicados por eles.

Na pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Natal, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) lidera, com 38,43%, seguido pela ex-governadora Wilma de Faria (PSB), que tem 25,57%. Micarla tem a preferência de apenas 1,57% dos entrevistados e o maior percentual de eleitores que não votariam nela: 60,86%.

A Certus entrevistou 700 pessoas nos dias 5 e 6 de novembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.(Raphael Di Cunto/Valor).

Rio é eleito pela segunda vez "destino gay" mais sexy do mundo.

A cidade do Rio de Janeiro ganhou o título de destino gay mais sexy do mundo, segundo informação divulgada pela prefeitura nesta quarta-feira. Há um mês, cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da 16ª edição da Parada do Orgulho LGBT, na praia de Copacabana, na zona sul da cidade.

A eleição foi realizada pelo site TripOutGayTravel.com, em parceria com o Logo, canal da MTV americana voltado para o público LGBT. As cidades candidatas foram escolhidas por um grupo de escritores e jornalistas especializados em viagens.

Ao ser indicado, o Rio de Janeiro foi definido como a cidade onde vivem as pessoas mais sensuais. A cidade venceu a disputa pelo segundo ano consecutivo após superar, com 48% dos votos, as cidades de Madrid, na Espanha, Portland, no Oregon, Estados Unidos. St. Tropez, na França, Buenos Aires e a capital da Suécia, Estocolmo. Em 2009, o Rio já havia recebido o título de melhor destino gay do planeta.

quarta-feira, novembro 09, 2011

Campanha Papai Noel dos Correios será lançada nesta sexta.

A Campanha Papai Noel dos Correios será lançada oficialmente, no Rio Grande do Norte, na próxima sexta-feira (11), em um evento às 10h da manhã, no auditório do edifício-sede dos Correios, na Ribeira. A data coincide com o lançamento nacional, que ocorrerá em São Paulo.

Em 2011, a Campanha Papai Noel dos Correios, já em sua 22ª edição, consolidou um passo significativo em prol da educação. Serão admitidas exclusivamente cartinhas provenientes de crianças que estejam cursando até o 5º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas. As unidades foram selecionadas pelas secretarias municipais de Educação e já estão cadastradas.

Aproximadamente 70 escolas dos municípios de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta, Mossoró e Currais Novos participam da campanha. A prioridade foi dada às escolas localizadas em áreas mais carentes, onde reside a população de menor poder aquisitivo. Também enviarão cartinhas crianças atendidas em algumas entidades assistenciais que trabalham com infância e adolescência.

Com a nova regra, o “padrinho” (qualquer cidadão que se interesse em presentear as crianças) adotará a cartinha em uma das agências dos Correios com a certeza de não só estar presenteando quem efetivamente frequenta o ambiente escolar, como também apoiando uma ação de incentivo à escrita nas salas de aula. Diretores, coordenadores e professores irão orientar os alunos na redação das cartas, inclusive alertando quanto à importância do endereçamento correto das correspondências, uso do selo e do Código de Endereçamento Postal (CEP).

A empresa ou repartição que se interessar em adotar as cartinhas das crianças neste Natal pode procurar a agência dos Correios mais próxima ou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação pelos telefones 3220-2472/2405 ou pelo email ascom-rn@correios.com.br

Menina de 11 anos dá à luz após 31 semanas de gestação.

Uma adolescente mexicana de 11 anos deu à luz após 31 semanas de gestação e o bebê se recupera de uma pneumonia em um hospital da cidade de Puebla, capital do estado homônimo no centro do país. A Procuradoria Geral de Justiça do Estado investiga se a gravidez da menor é consequência de um caso de abuso sexual, informou o diretor do Hospital da Mulher, Rogelio González.

O médico lembrou que, no dia 22 de outubro, a menor foi internada com sintomas de parto, apresentava convulsões e complicações que punham em risco sua vida e a do bebê. A menina foi submetida a uma cesariana e deu à luz a um menino de 1,5 quilos, que até hoje está internado na unidade de terapia intensiva neonatal "com boas expectativas para um menor tão prematuro", disse González.

"Hoje a menor vem todos os dias acompanhada de sua mãe para alimentar o filho a cada quatro horas e ela se recupera muito bem do parto", acrescentou o médico.

O aborto é criminalizado nesse Estado e as mulheres que interrompem sua gravidez são castigadas com multas e prisão - a única exceção aceita pela Justiça são os casos de abuso sexual.

Pelé sobre Xuxa: "Se ela se lembra do meu pé, imagina do resto...".

O bem humorado Pelé participou nesta terça-feira (8) do lançamento do seu livro "Primeiro Tempo", que conta o início da trajetória do "Rei do Futebol". A informação foi publicada pelo portal UOL nesta quarta-feira (09).

Segundo o portal, sentado em uma poltrona e ouvindo as mais diversas perguntas dos jornalistas, não faltou ao eterno camisa 10 muita descontração e algumas cutucadas.

A principal delas foi direcionada a apresentadora Xuxa. Cerca de dois meses atrás, a ex-namorada do Rei havia dito que o pé de Pelé era uma das coisas mais nojentas que já havia visto na vida. Ele então respondeu: "Eu estava viajando e fiquei sabendo do que foi dito. Eu não sei quem é essa apresentadora. Mas se ele se lembra do meu pé, imagina do resto", brincou.

Trabalhadores rurais são convocados para fazer cadastro na Previdência Social.

Os trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todos os municípios do Rio Grande do Norte, estão sendo convocados para fazer o cadastro na Previdência Social.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Câmara, Francisco Matias(Renda) é importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras façam o seu cadastro e que os interessados devem se dirigir a sede do Sindicato para obter maiores informações de como proceder. O cadastro é gratuito.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Arena será adaptada para receber carnatal
Tribuna do Norte: Prefeitura vai terceirizar os estacionamentos nas ruas
Globo: Lupi: "Duvido que Dilma me tire. Nem na reforma"
Folha: Crise faz Berlusconi renunciar
Estadão: Berlusconi é o sétimo governante europeu a cair por causa da crise
Correio: Acusador de Agnelo agora culpa distritais
Valor: Crise derruba as receitas de bancos de investimento
Estado de Minas: Vítimas da crise
Jornal do Commercio: Festa de primeira
Zero Hora: ONU aponta uso militar de projeto nuclear do Irã

terça-feira, novembro 08, 2011

A Cidade de Galinhos será destaque em revista da Gol Linhas Aéreas

Durante todo o final de semana uma equipe da revista de bordo da empresa Gol Linhas Aéreas esteve no Rio Grande do Norte para produzir uma matéria sobre a praia de Galinhos. A praia potiguar é uma das três sugestões de melhor destino turístico brasileiro para passar as férias de final de ano. As belezas do lugar vão estampar a edição de dezembro da publicação.

De acordo com a equipe de jornalismo da revista, Galinhos será apresentada como uma sugestão para os leitores que buscam um cenário de simplicidade, sossego, beleza e piscinas naturais. A praia é um lugar aconchegante para curtir bons momentos de sol, mar e descanso durante a alta estação.

A revista de bordo da Gol Linhas Aéreas tem hoje uma tiragem de 150 mil exemplares, que ficam disponíveis nas aeronaves de todo o Brasil durante um mês. Nesse período, passam pelos aviões da empresa cerca de 1 milhão de passageiros.

Governo lança programa para atendimento médico em casa.

O governo federal lançou nesta terça-feira (8) o Programa Melhor em Casa, com o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é que, até 2014, o programa tenha mil equipes de atenção domiciliar e 400 de apoio atuando em todo o país. As equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, vão levar atendimento em casa a pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

Cada equipe poderá atender, em média, a 60 pacientes, 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e em regime de plantão nos fins de semana.

A expectativa é que o atendimento domiciliar do programa ajude a reduzir as filas nas emergências dos hospitais da rede pública e desocupar os leitos de quem pode se recuperar em casa. “A medicina aprendeu que esse tipo de atenção domiciliar reduz a necessidade de internação, reduz infecção hospitalar e humaniza o atendimento”, disse e ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O ministro informou que já foram cadastradas 110 equipes em todo o país. A presidenta Dilma Rousseff também participou da cerimônia de lançamento do programa, no Palácio do Planalto.

O Ministério da Saúde vai investir R$ 1 bilhão para custear o atendimento domiciliar. Esses recursos também poderão ser usados na manutenção dos serviços, como na compra de equipamentos e remédios.

Convite.

Mais de 88 mil potiguares participam da avaliação da Prova Brasil.

Um total de 88.317 alunos de 1.248 escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte participa da Prova Brasil 2011, que segue até a próxima sexta-feira (11) em todo o país. A aplicação das provas está sendo feita através de parceria do consórcio CESP/CESGRANRIO e Diretorias Escolares das Secretarias Estadual e Municipais de Educação. Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a prova Brasil tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo Sistema Educacional Brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Composta por provas de Português e Matemática, a avaliação não tem o objetivo de avaliar o aluno, mas de fornecer dados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) que também tem como referência a Taxa de Aprovação dos alunos na escola. O IDEB é um dos principais indicadores de referência da qualidade da educação no Brasil. Os resultados deste ano só devem ser divulgados pelo MEC entre os meses de Junho e Julho de 2012.

Participam da Prova Brasil, todos os alunos do 5º e 9º ano de toda a rede pública, além de uma amostra de alunos do ensino médio e outra amostra de alunos da rede privada. De acordo com Afonso Gomes, coordenador da Prova Brasil no Estado, essa divisão é necessária porque para o ensino fundamental da rede pública o IDEB é calculado por escola, já no ensino médio e em toda a rede privada o índice calculado é um resultado que avalia a rede de ensino em geral.

Concursos de prefeituras no RN oferecem 112 vagas com salários até R$ 8 mil.

Publicado Edital de retificação do concurso público 001/2011 da Prefeitura de Coronel Ezequiel, situada a 141 km de Natal, no Rio Grande do Norte. O certame está oferecendo 88 vagas, sendo 23 vagas imediatas e 65 vagas para cadastro reserva de nível fundamental, médio/técnico e superior. A remuneração é de até R$ 8.000,00, com carga horária de 30 e 40 horas semanais. Serão reservadas 5% das vagas para portadores de necessidades especiais.

Cargos.
Assistente de Serviços em Geral, Jardineiro, Cozinheira, Merendeira, Coveiro, Gari, Vigilante, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Motorista, Técnico em Controle Interno, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviço Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Contabilidade, Professor, Pedagogo, Psicopedagogo, Médico, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Técnico Nível Superior, Assistente Social e Nutricionista.

Confira abaixo as alterações no cronograma do Edital, motivadas pelos Festejos de Emancipação Política da Cidade, que serão realizados no dia anterior ao da aplicação das provas.

Inscrição.
As inscrições foram prorrogadas até o dia 17 de novembro de 2011, pela internet, através do site http://www.concsel.com.br/  As taxas de inscrição prosseguem como informado a seguir:

Nível fundamental: R$ 35,50 e 41,00;
Nível médio/técnico: R$ 46,50 e 57,50;
Nível superior: R$ 68,50 e 79,50.

Prova.
As provas estão previstas para ser aplicadas nos dias 17 e/ou 18 de dezembro de 2011, em local e horário a serem divulgados através do cartão de inscrição, a partir do dia 09 até o dia 17 de dezembro de 2011.

Os gabaritos serão divulgados no dia 19 de dezembro de 2011, a partir da zero hora no site http://www.concsel.com.br/ e na sede da Prefeitura e da empresa a partir das 08 horas. Por fim, ficou retificado que a divulgação do Resultado Final se dará no dia 07 de janeiro de 2012.

Validade.
O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 2 anos, mediante Decreto doa Chefe do Poder Executivo Municipal, com publicação na Imprensa Oficial.

PREFEITURA DE ROFOLFO FERNANDES.
A prefeitura municipal de Rodolfo Fernandes, cidade situada a 369 km de distância de Natal, segue com inscrições até o dia 17/11/2011 para concurso público municipal. As vagas ofertadas são de Agente de Combate a Endemias, Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Enfermagem.

Todo processo seletivo será realizado através da empresa CONCSEL, que ficará responsável pela execução e toda a organização do concurso.

O edital encontra-se divulgado nos meios de comunicações do município, como: murais escolares e em órgão públicos.

A prefeita Bernardette Queiroz, realiza o concurso com a intenção de contratar novos profissionais e regularizar a situação do município. “Sinto há muito tempo à necessidade, mas só agora a prefeitura teve condições de abrir as inscrições, por isso desejo boa sorte a todos que se inscreverem”.

O endereço eletronico é: http://www.concsel.com.br/

Dryélison é hoje o nosso aniversariante do dia.

Dryélison - Nova Cruz.
Querido e estimado amigo Dryélison, quanto prazer sinto em poder te parabenizar neste dia que é seu.
Desejo que a paz lhe seja favorável e as alegrias uma constante companhia.
Estou feliz por comemorar o dom da sua vida, sei o quanto você luta para ser feliz e também proporcionar bem estar a todos que te rodeiam.

Eu sou seu amigo e testemunha de quanto você é um ser humano digno e admirável, sinto muita honra em ter sua amizade.

Hoje eu quero lhe afirmar embora você já saiba a minha opinião que te considero uma pessoa incrível, que sabe o que quer e irá alcançar muito mais do que deseja.

Quero demais que sempre consiga realizar os seus ideais e lhe digo que não se preocupe exageradamente com o que não tem solução e se tiver solução, para que se preocupar demais,é só esperar e tudo se resolverá.

Confio muito na sua felicidade e você também deve crer nela.

Felicidades Meu Querido Amigo!!!

Feliz Aniversário é o que deseja esse seu humilde amigo!!!

Mais de 60% dos alunos do ensino superior estudam à noite.

Seis em cada dez alunos do ensino superior no Brasil estudam à noite. As matrículas nos cursos noturnos cresceram de 56,1% para 63,5% entre 2001 e 2010. É o que apontam os dados do Censo da Educação Superior, divulgado hoje (7) pelo Ministério da Educação (MEC).

Nas instituições federais, que concentram 14,7% das matrículas, predomina o atendimento diurno, oferecido a mais de 70% dos estudantes. Já as universidades estaduais apresentam um atendimento mais equilibrado com quase 46% dos alunos matriculados no turno da noite. No caso das privadas, os números indicam um aumento na oferta de vagas noturnas que, em 2010, corresponderam a 72,8% dos estudantes matriculados.

O perfil do aluno do ensino superior no Brasil é jovem. Em 2010, metade dos estudantes tinha menos de 24 anos e a média de idade nos cursos presencias estava em 26 anos. Já nos cursos a distância, metade dos alunos tem até 32 anos e a média de idade é 33 anos.

As mulheres continuam sendo maioria nos bancos universitários. No ano passado, 57% dos estudantes do ensino superior eram do sexo feminino, patamar que se mantém estável desde 2001.

Ministério amplia em R$ 1,7 mi repasse contra dengue no RN.

Os municípios do Rio Grande do Norte receberão um incentivo R$ 1,7 milhão para ampliar as ações contra a dengue em sua região. Para garantir os recursos, os gestores devem apresentar um plano de contingência ao Ministério da Saúde até 15 de dezembro. São metas como a manutenção do número adequado de agentes de controle de endemias para uma maior cobertura das visitas domiciliares, realização do LIRAa (levantamento da infestação de larvas do mosquito), além de adequar a rede de atenção primária para atender os casos na sua área de abrangência.

Em todo o país, serão investidos R$ 90 milhões. O incentivo equivale a 20% a mais do Piso Fixo de Vigilância e Promoção à Saúde. A estratégia foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no último mês.

Ao todo, 989 municípios deverão receber os recursos. As ações devem ser aprovadas na Comissão Intergestores Bipartite dos estados (onde municípios e o Estado entram em acordo sobre atuação regional). No país, mais de 100 milhões de pessoas serão beneficiadas com as medidas.

São diversas metas que os municípios precisam cumprir como: garantir quantitativo adequado de agentes de controle de endemias; garantia de cobertura das visitas domiciliares pelos agentes; a adoção de mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realização do LIRA (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) com ampla divulgação nos veículos de comunicação locais; notificação dos casos graves suspeitos de dengue, entre outras.

“Hoje contamos com cerca de 90 mil agentes de vigilância em saúde no país e os municípios devem qualificar o trabalho desses agentes. Para isso, existem várias formas, como oferecer alguns incentivos e aumentar a fiscalização”, ressalta o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Quase 20% dos convocados para o Enade faltaram à prova.

Quase 20% dos 366 mil alunos de cursos superiores convocados para participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado ontem (6), faltaram às provas. A avaliação é obrigatória e os alunos que não compareceram ficam impedidos de colar grau e, consequentemente, receber o diploma.

O Enade é um dos principais componentes dos indicadores utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade dos cursos superiores. A cada ano, são avaliadas diferentes áreas do conhecimento. Nesta edição, o maior percentual de faltosos foi registrado entre os alunos de ciências sociais: 36,2%. Já a maior taxa de participação foi entre os estudantes de engenharia: apenas 7,3% faltaram.

Para regularizar a situação, o estudante que faltou à prova deste domingo precisa participar do próximo Enade, em 2012. Essa inscrição deverá ser feita pela instituição de ensino superior na qual está matriculado. Em anos anteriores, os alunos que faltaram tiveram um prazo para apresentar justificativa ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Globo não irá gravar especial de fim de ano com Roberto Carlos.

Os fãs de Roberto Carlos vão se decepcionar neste final de ano. O tradicional show que a Rede Globo grava com o “Rei” todo Natal foi deixado de lado. No lugar, a emissora colocará na grade de programação uma reprise da apresentação de Roberto em Jerusalém.

Segundo a “Folha de S. Paulo”, o motivo é presentear com o show os fãs que gostaram da atração, além de dar a chance para quem não viu antes, conferir agora a super produção.

Vale registrar que esta é a primeira vez em 30 anos que a Globo não irá gravar um novo especial com o “Rei”.

Sesap inicia campanha de vacinação anti-rábica nesta quinta-feira.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (SUVAM), realizará a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina a partir desta quinta-feira (10) até 10 de dezembro, sendo o dia "D" 26 de novembro. A população a ser vacinada é de 681.290 animais, sendo 471.933 cães e 209.357 gatos.

A meta do RN e seus 167 municípios é vacinar a cada campanha, que ocorre anualmente, no mínimo 80% dos cães estimados. Para alcançar esse percentual, deverão ser vacinados 377.546 cães. Natal abriga 17,7% de todos os animais estimados do Estado, ou seja, 120.418 animais, sendo 85.673 cães e 34.745 gatos.

Escolas da rede Estadual realizam eleições para Diretores e vices nesta terça-feira.

Nesta terça-feira(8) é dia de eleição para escolha de Diretores e Vice-Diretores da escolas da rede estadual em João Câmara e outras escolas da 16ª Dired.

Todos os pais de alunos, professores e funcionários estão sendo convocados para participarem do pleito. A votação começa às 8h e terminará às 21h.

Nas quatro escolas haverá chapa única, sendo que em duas delas, Antonio Gomes e Francisco Bittencourt, os atuais diretores e vice-diretores são candidatos a reeleição.

Escola Estadual Antonio Gomes a chapa é formada pelos professores Francisco José(Maguinho) e Zélia Santos.

Escola Estadual Francisco Bittencout, professores Gilmar e Mariazinha.

Escola Estadual Marluce Lucas, professoras Marilma e Nadelma

Escola Estadual Capitão José da Penha, professoras Marta Gerusa e Romeika.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: Dois policiais entre os acusados de assaltos
Tribuna do Norte: Caixa adia convênio e quer saber mais sobre custos das obras
Folha: Juros disparam na Itália e Berlusconi pode cair
Globo: Comissão de ética e PDT fragilizam Carlos Lupi
Estadão: Começa reintegração de posse em prédio da USP ocupado por estudantes
Jornal do Comércio: Crack toma lugar do álcool
Diário do Nordeste: Acesso a universidade avança entre os cearenses
Correio: Investigações contra Lupi na bola sete
Zero Hora: Empresas de pedágio admitem baixar tarifas para prorrogar contrato

segunda-feira, novembro 07, 2011

Convite lançamento do livro: Histórias das fazendas dos Azevêdo: cotidiano e vida privada ( Carnaúba dos Dantas, séculos XIX e XX).

Sobre a autora:


Maria da Paz Medeiros Dantas nasceu em Carnaúba dos Dantas/RN. É graduada em Estudos Sociais e História ( licenciatura ) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN ), Campus de Currais Novos e Caicó, respectivamente. Especialista em História do Nordeste pela UFRN, onde sob a orientação da profª Maria das Dôres Medeiros realizou estudo e defendeu a monografia intitulada "Desvendando o viver nas Fazendas dos Azevêdo - Carnaúba dos Dantas - 1870/1940". Professora das redes públicas de ensino do Estado do Rio Grande do Norte ( atualmente aposentada ) e do município de Carnaúba dos Dantas. Apaixonada pelos estudos desde criança, enfrentou-os com perseverança e por incentivo dos seus pais, que não mediam esforços para que as filhas tivessem uma melhor formação escolar.

Judiciário Federal do RN entra em greve a partir de quarta.

A categoria, que engloba os servidores do TRE, TRT e JF, reivindica reposição salarial estagnada há cinco anos.

Os servidores do Judiciário Federal do Rio Grande do Norte entram em greve esta semana. Decisão foi tomada em assembleia, no final da manhã da última sexta-feira (04), e a paralisação começa a partir da próxima quarta-feira (09).

A categoria, que engloba os servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Justiça Federal (JF), reivindica reposição salarial estagnada há cinco anos.

Jovem tenta estrangular a namorada e se matar com remédios depois de briga.

Por pouco uma briga de casal não termina em tragédia na capital mineira. De acordo com a Polícia Militar, um jovem de 23 anos tentou estrangular a namorada no Bairro Anchieta, Região Centro-Sul, na manhã deste domingo. A briga aconteceu no apartamento do rapaz, identificado como Hugo Marques Gomide, de 23 anos. Após as agressões, o jovem teria tentado se matar ingerido medicamentos de uso controlado.

A PM chegou ao local depois que a jovem, que tem 20 anos, conseguiu escapar e ligou para o 190. A vítima disse aos policiais que essa não é a o primeira vez que é agredida pelo namorado. Ela contou que já registrou outras queixas de agressão e que iria solicitar uma medida protetiva de afastamento à Justiça.

De acordo com o boletim de ocorrência, as agressões teriam sido motivadas por ciúmes. O rapaz disse à polícia que a namorada saía sozinha e sempre chegava tarde. “Quando chegamos ao local, ele estava com o nariz sangrando e tinha tomado vários comprimidos. A suspeita é de que ele tentou se suicídar”, disse um policial que atendeu a ocorrência.

Por conta dos ferimentos, o jovem foi levado para o Hospital Life Center, onde permanecia internado até a manhã deste domingo. Segundo a PM, depois de liberado, o agressor será ouvido pela Polícia Civil. Ele deverá responder por tentativa de homicídio, lesão corporal e ameaça. Já a jovem, que sofreu ferimentos no pescoço, também foi medicada e liberada.

Escola pública do RN recebe prêmio por experiência inovadora.

A Escola Estadual Antonio Carlos, localizada no município de Caraúbas, receberá nesta segunda-feira (7) o prêmio de Gestão Escolar - destaques estaduais pelas ações desenvolvidas na intituição de ensino. A entrega do prêmio será entregue a 24 escolas públicas que se destacaram ao longo de 2010 com experiências inovadoras em educação. Como prêmio, a escola vai receber R$ 6 mil para desenvolver

Cada escola vai receber um diploma de “Escola Referência Nacional em Gestão”. Aos seus diretores, que acabaram de voltar de uma viagem de intercâmbio de experiências para os Estados Unidos, com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos e das Secretarias Estaduais de Educação, serão oferecidos também diplomas do Gestão Escolar.

O Prêmio.
Criado em 1998, o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Unesco e Fundação Roberto Marinho.

Podem participar todas as escolas das redes públicas estaduais, municipais e/ou conveniadas, com mais de 100 alunos matriculados na Educação Básica. Após a inscrição, são formados comitês estaduais para avaliar as escolas inscritas e escolher a que vai representar o estado na etapa nacional.

A escola classificada como “Escola Referência Brasil” receberá R$ 30 mil. As seis escolas finalistas ganharão R$ 10 mil. Já as escolas selecionadas como “Destaques Estaduais” ganharão R$ 6 mil cada. Este ano, 2.375 escolas se inscreveram em todo o Brasil. Os estados do Amapá, Espírito Santo, Pará e Piauí não participaram desta edição.

Bióloga potiguar recebe prêmio nacional por trabalho ambiental.

Duas décadas guerreando pela preservação do Atol das Rocas. Maurizélia Brito Silva, conhecida como Zélia Brito, afirma ter encontrado a liberdade e a felicidade em um dos pedaços de terra mais naturais do planeta. Filha e neta de funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Zélia sempre carregou no sangue a paixão e o amor pela natureza, tida como a sua melhor amiga. "Às vezes, lá no atol, me pego a falar com as aves, com os peixes, com tubarões e golfinhos. A criação me responde com sons perfeitos, que me enchem de alegria", compartilha.

Hoje, aos 45 anos, Zélia Brito comemora 15 anos como chefe da unidade de preservação ambiental do Atol das Rocas e afirma ter perdido a sua liberdade desde que pisou no Atol das Rocas pela primeira vez em 1981. Jovem e sem saber o que queria fazer em sua vida, Zélia sentiu, no momento em que chegou à ilhota, que sua relação de amor havia acabado de começar. Aos 19 anos, Zélia entrou naequipe de preservação ambiental do Atol e era coordenada pelo seu próprio pai que era superintendente no Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.

"Fiz sociologia e biologia duas vezes. Aliás, eu tentei terminar os cursos e não conseguia porque sempre reprovava por faltas. A paixão pelo atol me prendeu a ele, sou escrava das belezas naturais e da harmonia que eu só consegui encontrar por lá", realça. Segundo Zélia, a sua maior e melhor faculdade é o Atol das Rocas. "Onde eu poderia aprender e ter mais conhecimento senão junto de pesquisadores dos mais variados segmentos da biologia?", questiona.