sábado, setembro 17, 2016

1º Torneio de Futebol Minicampo e Domingueira da Independência em Cana Brava - Pureza/RN.


Polícia prende suspeito de matar companheira em Jaçanã, RN.

Agentes da Delegacia Regional de Santa Cruz, município da região Agreste potiguar, prenderam nesta sexta-feira (16) um homem suspeito de ter matado com um tiro a própria companheira, a dona de casa Eleika Talia Venâncio Soares, de 19 anos. A jovem foi morta dentro de casa, crime ocorrido no último domingo (11) na cidade de Jaçana, que fica na mesma região.

Segundo a polícia, Ricardo Tomé dos Santos, mais conhecido como 'Nego', de 31 anos, admite ter feito o disparo, mas alega que o tiro foi acidental.

Titular da Delegacia Regional de Santa Cruz, Silva Júnior falou sobre o caso. Ele disse que o suspeito foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. "Dois dias depois da morte da mulher ele foi à delegacia acompanhado de um advogado e se apresentou. Como não havia mais o flagrante, tive que liberá-lo. Então eu pedi à Justiça a prisão preventiva. Quando o mandado foi expedido, fomos atrás dele e demos voz de prisão. Ricardo foi preso no Sítio Flores, distrito de Jaçanã. O encontramos na casa dos pais tomando cerveja", afirmou o delegado.

Ainda de acordo com o delegado, Ricardo Tomé não soube dizer onde está a arma que ele usou. "Ele disse que fugiu e que o revólver ficou dentro de casa. Fizemos buscas, mas não encontramos nada. No dia do acontecido, ele disse que estava bebendo na residência de amigos e que foi em casa para buscar a mulher, e que acabou havendo uma discussão. Então a mulher teria tentado pegar o revólver que ele carregava na cintura, ocasião em que a arma disparou. Pelo menos essa é a versão que ele conta", afirmou Silva Júnior. "Eleika morreu sentada. O tiro foi transfixante. Pegou no pescoço e saiu pela cabeça", acrescentou Silva Júnior.

O delegado ressalta, no entanto, depoimentos que indicam que o suspeito já teria planejado o crime. "Testemunhas disseram que, antes mesmo de chegar em casa, o Ricardo mostrou que estava armado e, apontando para o revólver, disse: quero que ela venha brigar comigo. Olha aqui o que eu tenho pra ela". Via G1/RN.

TSE: Candidato só pode ser preso em flagrante delito a partir deste sábado.

Resultado de imagem para TSE: Candidato só pode ser preso em flagrante delito a partir deste sábado
A partir deste sábado (17), nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou vereador poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. A medida faz parte de dispositivo do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), observa informação do portal eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O ministro Admar Gonzaga, do TSE, explica que a medida “é para que a prisão não seja utilizada como elemento de constrangimento político, afastando o candidato da campanha, o que não pode ser admitido em uma democracia, salvo se houver flagrante delito”.
 
Visa resguardar, principalmente, o direito do candidato de continuar realizando sua campanha e também o equilíbrio na disputa entre os candidatos”, esclarece o ministro.

Profissionais do HUOL participam dos Jogos Paralímpicos do Rio.

Profissionais de saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estão tendo a chance de participar do quadro de profissionais que trabalham nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

As enfermeiras Verônica Feitosa e Isabel Karolyne Costa integram a Força Nacional do SUS, que fica de prontidão no Hospital Geral do Exército, onde três tendas para atendimento e sete leitos de UTI estão preparados para situações de emergência e resposta a acidentes e atentados.

Envolvidos em atividades diretas com o âmbito esportivo estão o oftalmologista Alexandre Bezerra, que é médico classificador do Comitê Paralímpico Internacional, e o enfermeiro Adailton Dantas, membro da equipe técnica da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica. Além deles, o médico aposentado do HUOL, Roberto Vital, é coordenador médico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

"É um momento marcante na carreira e na vida. É uma experiência realmente incrível, em que as estrelas, que são os atletas, inspiram o que há de mais positivo nas pessoas", resumiu Adailton Dantas.

MOBILIZAÇÃO: FÓRUM ESTADUAL DOS SERVIDORES CONVOCA ASSEMBLEIA GERAL UNIFICADA PARA O DIA 29.

O Fórum Estadual dos Servidores do RN, entidade da reúne diversas organizações sindicais do estado, está convocando o conjunto dos servidores para uma Assembleia Geral Unificada. 

A assembleia está marcada para o dia 29 de setembro corrente, uma quinta-feira, às 9h, na Praça Cívica, em Natal, registra informação do portal virtual do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai/RN), um dos órgãos ligados ao Fórum.

Em pauta os atrasos de salários, as possíveis demissões dos servidores, o Projeto de Lei nº 257, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 241, o Projeto de Lei nº 4.667 e as reformas trabalhista e da previdência.

Justiça rejeita pedido de Paulinho da Habitação contra blogueiro de São Gonçalo do Amarante.

O candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho de São Fernando (PR), entrou na Justiça para que o blogueiro, Leidismar Régis Gurgel, retirasse uma postagem no Facebook em que mostra “10 motivos para não votar em Paulinho”, em que segundo o candidato, “era uma postagem caluniosa contra ele e seu grupo político”. Nos motivos, mostram que Paulinho havia sido condenado por vários processos.

No entanto, a juíza eleitoral de São Gonçalo do Amarante, Daniella Paraíso Guedes Pereira, indeferiu o pedido do candidato. De acordo com o parecer, as notícias – referentes aos processos – não são inverídicas já que, de fato, o candidato teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), na época em que foi vice-prefeito (1993/1996) e prefeito (2001/2008) do município de São Fernando (RN), localizado na região Seridó.

Como os processos são verdadeiros, a juíza eleitoral ainda afirma que as suspensões a que Paulinho sempre se refere não passam de um efeito para que seu nome não apareça na lista do TCE/RN, fim de não ser considerado inelegível.

Para Leidismar, essa vitória na Justiça mostra que não adianta se calar quando existe a verdade. “O grupo Jaimista tem essa conduta de tentar nos oprimir e nos calar, principalmente quando tocamos na ferida com fatos verdadeiros”, revela.

TSE deve julgar chapa Dilma-Temer em 2017.

O julgamento da ação que pede a cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer, eleita na disputa presidencial de 2014, deve ocorrer apenas em 2017, disse ontem no Rio o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. Caso a corte eleitoral decida pela condenação, a Constituição prevê a realização de eleição indireta à sucessão de Temer, que foi efetivado na Presidência após o impeachment de Dilma, no mês passado.

O ministro evitou conjecturar se uma eleição indireta para presidente pelo Congresso Nacional não traria mais “perturbação” para o País. “Não vou dar opinião sobre esse quadro institucional. O Brasil voltou a um quadro de normalidade. Estamos respirando normalmente, tentando trazer o País para o caminho da normalidade”, disse.

De acordo com Mendes, a data do julgamento dependerá da conclusão da fase de instrução, em que depõem as testemunhas de defesa e de acusação. “Eu sei que o que preocupa é que se houver um juízo positivo de uma eventual cassação ainda este ano, haveria eleições diretas. Do contrário, eleições indiretas, como determina a Constituição. Mas o futuro a Deus pertence. Vamos aguardar”, afirmou o ministro.

Mendes classificou o processo como “peculiar”. “Primeiro é preciso julgar, para depois condenar. Não sabemos também se haverá condenação. Temos um processo todo peculiar porque a figura central (a ex-presidente Dilma Rousseff) saiu com o impeachment. Tudo isto dá uma nova configuração ao processo, que terá de ser verificado”, complementou.

Ontem, três testemunhas de acusação prestaram depoimento em uma das quatro ações impetradas pelo PSDB que pede a cassação da chapa. Elas foram ouvidas pelo ministro Herman Benjamin, corregedor do TSE no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), porque as testemunhas moram na cidade. Também estão marcados depoimentos em São Paulo.

As testemunhas ouvidas foram o ex-gerente de Serviços da Petrobrás Pedro Barusco, o engenheiro e lobista polonês Zwi Skornicki, ex-representante no Brasil do estaleiro Keppel Fels, e o lobista Hamylton Pinheiro Padilha Júnior, que atuava junto à Diretoria Internacional da Petrobrás. A ação tramita em segredo de Justiça.

A defesa da ex-presidente Dilma nega irregularidades, mas defende que, caso a Justiça Eleitoral considere a chapa culpada, Temer também deverá ser responsabilizado. Já a defesa do presidente tenta separar responsabilidades.

Lana Leite e Mestre Raimundo arrastam multidão pelas ruas da cidade de João Câmara/RN.

Governador Robinson declarando seu apoio a candidatura de Lana Leite.



O blogueiro Valdemar Tibá e o governador Robinson.
Em mais uma noite de desafios e medição de forças e com a presença do governador Robinson, a Coligação “Unidos para Vencer” que tem como candidata a prefeita Lana Leite(PSD) e a vice-prefeito Mestre Raimundo(PP) levou uma grande multidão as ruas da cidade de João Câmara/RN nesta sexta-feira(16). 

A  ‘Onda azul’ que vem crescendo a cada mobilização tomou conta da cidade em clima de muita euforia.  A candidata a prefeita Lana Leite foi conduzida ao palanque instalado na Rua Ariamido de Almeida, no conjunto Bela Vista, nos braços do povo.  Antes porém, em passeata, a multidão percorreu várias ruas da cidade. Por onde a mobilização passou, as pessoas batiam no peito e em gesto de confiança demonstravam que estavam com eles nesta luta.

Comitê prevê modernização da gestão universitária da UFRN.

Os procedimentos para adquirir um produto, como solicitar um reparo em uma peça ou pedir manutenção para máquinas, equipamentos, utensílios, móveis e outros bens públicos duráveis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) serão normatizados em breve pelo Comitê Gestor de Aquisição e Contratação (CGAC), instalado na manhã desta sexta-feira, 16, pela administração central da Universidade.

Exigência do último Acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) e acatado como instrumento para reforçar a eficiência na gestão pública, “o CGAC funcionará em caráter permanente e deve padronizar em curto prazo rotinas essenciais ao bom funcionamento da universidade”. Esta foi a principal recomendação da reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, na primeira reunião com titulares e suplentes na Sala de Reunião da Reitoria.

“A modernização da gestão universitária consta do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2015-2019)”, observou a reitora. Pró-reitor de Administração (Proad) e presidente do Comitê, Anailson Gomes, observou que os padrões a serem estabelecidos para as aquisições e contratações vão facilitar o dia a dia da universidade, “porque ao Comitê compete pensar melhorias para os processos e procedimentos diários”. “O resultado deste trabalho vai fazer a diferença na gestão desta universidade”, completou a pró-reitora adjunta de Administração e vice-presidente do CGCAC/UFRN, Maria do Carmo Araújo de Medeiros.

Em João Câmara/RN, Mauricio e Holderlin realiza mais uma mobilização.

Fotos Montoril.


A “mobilização amarela” do candidato a prefeito de João Câmara/RN Mauricio (DEM), da coligação “Vontade do Povo” que tem como companheiro de chapa Holderlin Silva (PTN), realizou uma passeata e comício na noite desta sexta-feira (26), com termino na Rua Walfredo Gurgel.

O evento contou também com centenas de carros, mas também houve motos e bicicletas, que acompanharam o candidato numa demonstração, que estão com Maurício e Holderlin.
 
Ao final, o candidato a prefeito Mauricio agradeceu à população pelo carinho e a presença no comício da coligação “Vontade do Povo, com a Força do Povo” iremos vencer essa eleição em 2016!

Nação 55 pelas ruas de João Câmara/RN com Lana Leite e Mestre Raimundo

Uma multidão incalculável  tomou conta das ruas da cidade de João Câmara/RN,nesta sexta feira (16) todos juntos com a caravana da esperança, Lana leite prefeita e Mestre Raimundo vice.

Justiça Eleitoral do RN prepara mais de nove mil urnas para as eleições municipais.

A Justiça Eleitoral iniciou a alimentação dos dados das 9.240 urnas eletrônicas de votação, que serão utilizadas nas eleições de prefeito e vereador em 167 municípios do Rio Grande do Norte.

O coordenador de Logística do Tribunal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) , Tyronne Dantas de Medeiros, informou que “o trabalho de geração de mídia e cargas das urnas é o principal evento antes do pleito eleitoral”, com a inserção de cartões de memórias que incluem dados como tabelas dos candidatos a prefeito e vereador, dos partidos e dos próprios locais de votação.

Tyronne Dantas disse que a alimentação dos dados nas urnas eletrônicas tem pelo menos quatro etapas, começando pela identificação da caixa da urna, seção, eleitores, em seguida ocorre a carga dos aplicativos, depois elas passam por testes “para ver se estão funcionando normalmente”.

Papa aponta hospitalidade como arma contra terrorismo.

O papa Francisco afirmou neste sábado (17), ao se referir sobre a emergência da imigração que existe na Europa e em todo mundo, que a "hospitalidade genuína" é a "nossa maior segurança contra os atos terroristas hediondos". 

Francisco pronunciou estas palavras hoje em um discurso aos membros das associações de ex-alunos dos Jesuítas que se reuniram em Roma para assistir uma conferência sobre imigração e a crise dos refugiados.

O pontífice afirmou que atualmente acontece "a mais grave crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial" e lembrou que existem "65 milhões de refugiados no mundo" que "não são diferentes de nossos familiares, amigos e que eles têm o direito inalienável de viver em paz e planejar um futuro melhor para seus filhos".

Ele explicou que existem guerras em várias partes do mundo e que "nunca foi registrado um número tão alto de pessoas que morreram tentando atravessar o Mar Mediterrâneo, que se transformou em um cemitério ou que passam anos em campos de refugiados".

Para os ex-alunos da Companhia de Jesus, Francisco pediu ajuda para que também a Igreja "seja capaz de responder à tragédia humana dos refugiados, através dos atos de misericórdia que promovam sua integração no contexto europeu".

Além disso, o papa "os encorajou a acolher os refugiados em suas casas e comunidades, para que sua primeira experiência na Europa não seja o trauma de dormir nas frias ruas".

Preocupado, o pontífice ressaltou que "menos de 50% das crianças refugiadas têm acesso à educação primária e que infelizmente, o número se reduz para 22% entre os adolescentes refugiados com idade para a educação secundária e menos de 1% estão nas universidades".

BR-101 em Natal é interditada em Natal a partir deste sábado.

A partir deste sábado (17), quem trafega pela BR-101 deve ficar atento às mudanças no trânsito que ocorrem em razão de obras do Departamento Nacional de Infraestrutura, que fechou a via, na altura do bairro de Neópolis, nos dois sentidos.

A interdição deverá durar por quatro meses para a construção de túneis para facilitar o escoamento do tráfego. Ao todo, são previstos seis túneis.

O condutor de veículo deve utilizar as pistas marginais para se locomover no trajeto afetado.

REFLEXÃO POLÍTICA

Professor Luciano e o Blogueiro Valdemar Tibá.
Ele vota no 25 e eu voto no 55, mais acima de tudo, eu e o professor Luciano Damasceno somos grande amigos. Já está na hora de fazermos uma “REFLEXÃO POLÍTICA” e perguntarmos a nós mesmo: “Será que vale a pena eu me distanciar da minha família e perder as boas amizades por causa da política ?”

Vamos aprender a não misturar as coisas e saber conviver políticamente em harmonia, pois quando a política afeta o convívio familiar e as amizades, Ela passa, mais as marcas e feridas profundas ficam para sempre.

A Política é importante quando é feita sem demagogia e desentendimentos.

A Família e os Amigos são muito mais, pois é o Elo que nos une a DEUS.

Não deixe que a “politicagem” afete os seus relacionamentos.
Exerça a sua cidadania sem denegrir a imagem de ninguém.

As eleições passam, mas a família e as boas amizades ficam no coração.

Um abraço a todos.

sexta-feira, setembro 16, 2016

IV Semana de Eletroquímica Ambiental abre período de inscrições.

O Laboratório de Eletroquímica Ambiental e Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para a IV Semana de Eletroquímica Ambiental, que ocorre de 5 a 7 de outubro, em parceria com o Instituto de Química (IQ) e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ).

Sob a coordenação dos professores Carlos Alberto Martínez Huítle e Djalma Ribeiro da Silva, o evento tem como objetivo apresentar temas referentes aos fundamentos e aplicações na área de eletroquímica ambiental, técnicas emergentes para tratamento de efluentes industriais e domésticos, energias renováveis, sensores e eletrossíntese orgânica.

A programação contempla palestras sobre o uso da nanotecnologia voltada para fins ambientais, entre outros temas. Um minicurso sobre técnicas eletroanalíticas e espectroscopia de impedância será ministrado pela empresa Metromh. As inscrições  devem ser realizadas na secretaria do PPGQ do Instituto de Química ou pelo e-mail leaa_ufrn@yahoo.com.br. O evento acontece no Anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET).

Participam da IV Semana professores e pesquisadores de reconhecimento nacional: Maria Zanoni, da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara), Marília Goulart, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Adalgisa Andrade, da Faculdade de Ciências de Ribeirão Preto (FFCL/USP Ribeirão Preto) e Rodnei Bertazzoli, da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp.

Gelatina cremosa.

Ingredientes

  • 2 caixinhas de gelatina (sabor de sua preferência)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 caixinha de leite condensado

Modo de Preparo

  • Bata tudo no liquidificador até obter uma mistura homogênea
  • Coloque em uma travessa
  • E leve para a geladeira por aproximadamente 4 horas ou que esteja bem durinho


Tempo de preparo

15 MIN

Porções

10 porções

TRE-RN DEFINE DETALHES DAS ELEIÇÕES 2016.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte  realiza, nesta sexta-feira (16), às 9h,  reunião geral sobre as Eleições 2016. O evento contará com presença de juízes da Corte e representantes dos Órgãos de Segurança Pública do estado.

Durante a manhã, serão debatidos assuntos administrativos e, à tarde, a programação continua com representantes dos Órgãos de Segurança Pública do RN para definir os últimos detalhes do esquema que vai garantir a proteção de eleitores e candidatos no dia 02 de outubro.

1º Torneio de Futebol Minicampo e Domingueira da Independência em Cana Brava - Pureza/RN.


Voto jovem representa 27% do eleitorado e pode decidir eleição.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os jovens entre 15 e 29 anos representam 27% do eleitorado nacional, o que demonstra, para a Justiça Eleitoral, que o voto dessa camada da população deverá ser determinante nas eleições municipais de outubro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos, correspondendo a um quarto da população do país. Desses, mais de 75% (38.876.290) estão aptos a votar nas eleições deste ano, segundo dados do TSE. Os jovens entre 25 e 29 anos representam 10,83% do eleitorado; de 21 a 24 anos, 8,71% e de 16 a 20 anos, 7,45%.

Para o cientista político Leonardo Barreto, especialista em comportamento eleitoral, o voto dos jovens pode ser determinante nas eleições porque, por terem mais escolaridade que as gerações anteriores, acabam por influenciar o voto das pessoas do seu círculo social, como pais e avós. Segundo Barreto, pesquisas demonstram que a rede de amizades e familiares é o fator que mais influencia na escolha dos candidatos. “Mas o jovem costuma ter um voto crítico”, diz o especialista.

Voto facultativo
De acordo com a Justiça Eleitoral, 1.638.751 jovens de 16 e 17 anos votaram nas eleições de 2014. Para estas eleições municipais, 2.311.120 adolescentes estão aptos a votar. O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição.

O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 anos e menores de 18.

O Brasil tem 144 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições para prefeitos e vereadores. O primeiro turno será no dia 2 de outubro.

Centro de Biociências da UFRN realiza simpósio sobre Bioeconomia.

O Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, de 19 a 21 de outubro, o XIV Simpósio do Centro de Biociências, este ano com o tema Bioeconomia: impactos da biotecnologia no desenvolvimento regional.

O Simpósio do CB é uma reunião científica integrada à Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) da UFRN. Com o objetivo de promover um fórum de discussão científica agregando os nove departamentos e 10 programas de pós-graduação que compõem o centro, procura criar um ambiente para interação dos setores produtivos com a academia, buscando soluções para problemas de mercado.

O evento tem como público-alvo estudantes do ensino superior da UFRN e de outras universidades públicas e privadas, docentes e profissionais que atuam nas diversas áreas das biociências.

Nesta edição, o evento conta com a participação não só de pesquisadores locais, mas também de convidados de outras instituições de ensino superior do país, assim como de representantes de agências de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas aqui.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO QUER REFORMAR O ENSINO MÉDIO AINDA EM 2016.

Resultado de imagem para ensino médio vai mudar
Em entrevista após a abertura do seminário “Caminhos para a qualidade da educação pública: impactos e evidências”, realizado na quinta-feira,15 de setembro, em São Paulo, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o governo pretende aprovar até o final do ano a Reforma do Ensino Médio. A reformulação é vista como prioridade para o Ministério da Educação (MEC).

A intenção do MEC é aprovar a reforma já na semana que vem, por meio de Medida Provisória (MP) a ser editada pelo presidente Michel Temer. Inicialmente, a ideia era aprovar a reforma por meio do Congresso, mas como a prioridade do parlamento neste momento é aprovar medidas relacionadas à economia, o MEC deve optar pela MP.

*Mudanças
A Reforma do Ensino Médio visa, principalmente, a diminuição e a flexibilização das matérias, além do aperfeiçoamento da conexão entre o ensino médio e o técnico. A proposta, cujo texto inicial pertence ao deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), também estabelece o ensino em tempo integral. Pela proposta, o aluno tem que optar por uma das grandes áreas no ensino médio (Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências Biológicas), semelhante ao que acontece em países como Estados Unidos e China. Isso não significa que um estudante que opte por Exatas, por exemplo, terá apenas aulas de Matemática e Física. As outras disciplinas continuarão sendo ensinadas, mas com menor aprofundamento.
 
Segundo o ministro da Educação, “não faz sentido que o jovem que quer ingressar em um curso ligado à área de humanas tenha a mesma base curricular daquele jovem que vai para as ciências exatas”. Mendonça Filho também considera alto o número de 13 disciplinas obrigatórias que compõem a grade curricular atualmente. Com a reforma, o MEC também quer aproximar o ensino médio do técnico, como acontece nos institutos e centros federais. “A grande maioria das redes da educação média são absolutamente separadas da educação técnica. Nós temos que aproximar mais para oferecer também essa oportunidade para os jovens”, disse o ministro.

UFRN sedia seminário sobre resíduos de equipamentos eletrônicos.

O Departamento de Engenharia de Materiais (DEMat) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, de 23 a 24 de setembro, no Instituto Metrópole Digital (IMD), o I Seminário de Resíduos de Equipamentos Eletrônicos do RN. O evento discute problemáticas sociais relevantes a respeito do tema, como a destinação do lixo e as condições de vida dos catadores de material reciclável.

Esses temas já estão em discussão dentro da perspectiva de ensino e aprendizagem da UFRN. Contudo, o seminário acontece também como forma de expor um projeto elaborado pelo DEMat sobre resíduos eletrônicos, que visa à definição de uma conduta que contemple benefícios econômicos, sociais e ambientais para a própria instituição.

O seminário propõe a análise desse projeto sob a ótica de especialistas na área. O evento tem como público-alvo professores, servidores da UFRN que atuam em setores especializados em meio ambiente e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de engenharia, serviço social, publicidade, ciências sociais e ecologia.

A programação do evento conta com exposições, painéis, apresentações de trabalhos e outras atividades. As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, neste link.

Pense nisso!


Por que há um movimento de mulheres que não quer mais usar sutiã?

Quem é mulher sabe que usar sutiã pode ser um grande incômodo. A alça apertada, o ferrinho embaixo, os elásticos atrás – tudo pode machucar e tem dias que dá vontade de tirá-lo no meio da rua.

Por outro lado, existe o constrangimento de sair de casa sem sutiã. Afinal, muitas pessoas apontam essa peça como fundamental no vestuário feminino. Acontece que há muitas mulheres, especialmente a nova geração feminista, que pensa o contrário.

Olívia Nicoletti, 25 anos, diz que nunca gostou de usar sutiã pelo incômodo, mas a decisão de deixar de usá-lo não foi tão simples. “Sinto falta de ar, pressão e até ânsia de vômito dependendo do modelo. Não foi uma decisão completamente segura ou ‘fácil’ de ser tomada, mas acredito que, com a maturidade, começamos a deixar de lado certas coisas impostas pela sociedade pensando no nosso bem-estar”, explica.

Apesar de algumas mulheres não se sentirem bem com sutiã, o mastologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Antônio Frasson, afirma que, até agora, não há nenhum estudo que comprove que o uso da peça pode efetivamente prejudicar a mulher ou gerar problemas de saúde, como câncer de mama. Na opinião de Frasson, a tendência é “mais um modismo comportamental que uma prevenção”.

O movimento contra o sutiã é uma marca do movimento feminista há muito tempo. Em 1968 aconteceu a “Queima dos Sutiãs”, quando aproximadamente 400 ativistas se reuniram em 7 de setembro em Atlanta, nos Estados Unidos, para fazerem um protesto. A intenção era queimar a peça e outros itens que simbolizavam a feminilidade, mas a fogueira acabou não acontecendo.

Uma das dúvidas de mulheres é como se vestir sem o sutiã. Olívia afirma que, muitas vezes, é desafiador. Especialmente pelos olhares e julgamentos das pessoas. “Elas olham, cochicham e reparam, claro. No começo me incomodava um pouco, mas passei a relevar”, afirma. No entanto, há algumas situações que ela se sente pressionada a usar algo por baixo da blusa.
Tento ter parcimônia: não uso certas roupas no trabalho ou ambientes mais formais e, quando uso, coloco um sutiã sem bojo, aro ou qualquer coisa de ferro, por baixo ou um top. Acho que ficou até mais divertido me vestir depois de tomar essa decisão,” diz Olívia. “Espero realmente que algum dia se torne uma peça optativa e não imposta.”

Juiz federal mantém suspensão de multa por farol desligado em rodovias.

O juiz federal Renato Borelli, da 20ª Vara Federal em Brasília, rejeitou o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve suspensa a aplicação de multas a motoristas que transitarem com o farol desligado nas rodovias do País. A decisão do dia 2 deste mês foi dada em caráter liminar “até que haja a devida sinalização das rodovias” sobre a nova lei do farol baixo, que entrou em vigor no dia 8 de julho.

A AGU, órgão que defende a União, alegou em seu recurso feito nessa quarta-feira, 14, que a liminar não deixou claro qual o tipo de sinalização que seria suficiente à aplicação das multas e se valia para todas as rodovias ou apenas para trechos que cortam perímetros urbanos. O juiz, contudo, afirmou que “não se verificam as contradições ou obscuridades defendidas pela União” e reiteirou que “não é possível penalizar o condutor até que haja a escorreita sinalização das rodovias”.

A lei federal que determina o uso de farol baixo por todos os veículos, inclusive durante o dia, nas rodovias de todo o País foi sancionada pelo presidente Michel Temer em maio e entrou em vigor no dia 8 de julho. O descumprimento da regra é considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e anotação de 4 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). A partir de novembro, o valor da multa vai subir para R$ 130,16.

No primeiro mês de vigência, 124 mil veículos foram multados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por transitarem com os faróis desligados. Só nas estradas estaduais de São Paulo, foram 17 mil autuações, segundo a Polícia Militar Rodoviária, o que totaliza cerca de R$ 12 milhões em infrações aplicadas. Desde o dia 2 de setembro, porém, a aplicação de multa está suspensa em todo o País e as duas policias deixaram de aplicar a sanção. A liminar não anula as multas aplicadas até o início deste mês.

A suspensão da multa atendeu a pedido feito em ação civil pública pela Associação Nacional de Proteção Mútua aos Proprietários de Veículos Automotores (ADPVA). A entidade questionou a norma citando o caso específico de Brasília, onde existem várias rodovias dentro do perímetro urbano que não haviam sinalização sobre a nova regra.

Para o magistrado, “não restam dúvidas quanto à extensão dos efeitos advindos do provimento liminar, bem como quanto ao tipo de sinalização que seria suficiente à aplicação das multas, em razão de os órgãos de trânsito disporem de todo o conhecimento técnico necessário à melhor implantação de tal medida”.

A implementação da lei foi criticada por motoristas e especialistas em trânsito por causa da falta de sinalização, conforme o jornal O Estado de S. Paulo mostrou em julho em rodovias estaduais e federais em São Paulo. Para os críticos, a aplicação de multas sem a devida informação aos motoristas passa a impressão de que a medida tem “finalidade arrecadatória”.

Em agosto, a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp) começou uma campanha nas 20 rodovias privatizadas do Estado, como os Sistemas Anchieta-Imigrantes e Anhanguera-Bandeirantes, com a instalação de 144 faixas e distribuição de 700 mil adesivos nos pedágios, alertando sobre a lei.

Com seis novidades, Tite convoca Seleção para as Eliminatórias.

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a lista de convocados do Brasil para os duelos contra Bolívia e Venezuela válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. A segunda relação do treinador desde que assumiu o cargo foi marcada por retornos e uma grande surpresa.
O goleiro Alex Muralha, do Flamengo, foi a grande novidade. Em grande fase no Rubro-Negro, que briga pela ponta do Brasileiro, ele recebe sua primeira oportunidade pela Seleção. Além disso, Tite promoveu os retornos do zagueiro Thiago Silva, dos meias Fernandinho, Douglas Costa e Oscar, além do atacante Roberto Firmino. O último, contudo, não entrou em campo no duelo contra o Chelsea nesta sexta-feira por conta de um problema na virilha. A cúpula de futebol da Seleção já está atenta.

Outra detalhe que chamou atenção foi a quantidade de jogadores convocados: 24. Isso ocorreu em função da suspensão de Paulinho. Com isso, caso ninguém seja suspenso ou se machuque para o confronto diante da Venezuela, o treinador precisará cortar um nome entre os relacionados para a partida.
A delegação se apresentará no dia 3 de outubro em Natal. A partida contra a Bolívia acontece na Arena das Dunas no dia 7. A Seleção fica em Natal até domingo e só vai para Venezuela na segunda-feira dia 10.

OS CONVOCADOS

Goleiros

Alisson (Roma)
Alex Muralha (Flamengo)
Weverton (Atlético-PR)

Laterias
Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Marcelo (Real Madrid)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)

Zagueiro
Miranda (Inter de Milão)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)
Gil (Shandong)

Meias
Casemiro (Real Madrid)
Renato Augusto (Beijin)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Giuliano (Zenit)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Lucas Lima (Santos)
Oscar (Chelsea)
Willian (Chelsea)

Atacantes
Neymar (Barcelona)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Firmino (Liverpool) 

Projeto de Pesquisa da UFRN promove exposição inspirada no vento.

Pesquisadores das áreas de Artes Visuais, Teatro, Música e Ciências da Informação do projeto de pesquisa Ventos uivantes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com pesquisadores do Laboratório Media Lab e da Escola de Música da Universidade Federal de Goiania (UFG), apresentam a exposição e espetáculo Ventos Uivantes-Natal. A obra tem como inspiração o vento como força da natureza e as apresentações gratuitas acontecem em outubro, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Essa apresentação marca a inauguração das criações do Laboratório 10 Dimensões, sediado no Departamento de Artes da UFRN. Na obra, um conjunto de dispositivos capazes de perceber a velocidade e a direção do vento e de outros índices da natureza vinculados a ele transformam esses dados em sequências de som e luz, apresentados em dois ciclos principais.

O espetáculo será apresentado às terças e às quintas-feiras do mês de outubro, nos horários das 9h às 12h e das 15h às 18h. A programação é diferente no dia 20, durante a Semana de Ciências e Tecnologia, e tem sessão especial no domingo, 30 de outubro, com participação da equipe de criação e produção. As exibições são abertas ao público e agendamentos podem ser realizados pelo telefone 3232-3274 ou pelo e-mail contato10dimensoes@gmail.com.

Garoto pode ter sido morto por ficar com jovem comprometida, diz polícia.

A Polícia Civil investiga a suspeita de que o adolescente Pedro Carlos Vidoreto Viesi, de 15 anos, foi esfaqueado e morto na saída do colégio em Guariba (SP) porque se envolveu com uma jovem comprometida. O namorado dela seria o autor do crime, mas ainda não foi identificado.

A Prefeitura de Guariba decretou luto oficial por três dias, a partir desta sexta-feira (16).

O delegado Izildo Aparecido Beltrame afirmou que convocará um colega de Pedro, que estava com ele no momento do crime, para prestar depoimento. A testemunha deve ajudar a polícia a identificar o suspeito.

“As primeiras informações são de que o crime envolveria uma moça, uma suposta namorada, algo assim. São ótimas as informações a respeito da conduta dele. Por isso, acreditamos que o motivo seja mesmo uma briga por causa de namorada”, disse.

Beltrame contou que já esteve na Escola Estadual José Pacífico, onde a vítima estudava, mas a direção não confirmou a suspeita. Segundo o delegado, Pedro foi descrito como um aluno exemplar e que nunca se envolveu com qualquer tipo de problema dentro do colégio.

“A vítima é de uma conduta ilibada, um menino muito tranquilo. Não há mínima informação de qualquer envolvimento errado dele. Uma postura exemplar. Ele é tido como uma pessoa muito respeitada”, disse.

Horário de Verão este ano começa no dia 16 de outubro.

Logo no primeiro minuto do domingo 16 de outubro, os brasileiros de 10 estados mais o Distrito Federal terão de adiantar em uma hora os ponteiros do relógio. É o início do horário de verão 2016/2017, que se estende até 19 de fevereiro. Essa é a 41ª vez que o país adota o esquema a fim de estimular o uso consciente de energia elétrica e, consequentemente, economizar.

A hora de verão vigora nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, conforme o decreto 6.558 de 2008, que fora revisado em 2013. O texto ainda prevê a duração de quatro meses para o período de horários alterados — entre o terceiro domingo de outubro de cada ano e o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Brasil inaugura sua maior termelétrica com combustível renovável.

A maior termelétrica do Brasil movida a combustível renovável – gás procedente de aterro sanitário – é inaugurada nesta sexta-feira (16), na cidade de Caieiras, na Grande São Paulo. A Termoverde Caieiras tem potência instalada de 29,5 megawatts (MW) e gera energia renovável a partir do lixo depositado em aterro, que libera o gás metano, usado como combustível para a termelétrica.

O gás metano, também encontrado como combustível fóssil, é chamado biogás quando obtido a partir da decomposição de alguns tipos de matéria orgânica como resíduos agrícolas, madeira, bagaço de cana-de-açúcar, esterco, cascas de frutas e restos animais e vegetais.

Considerando possíveis perdas, a média para a geração de energia deve chegar a 26 MW por hora, o que é o mesmo consumido por uma cidade de 300 mil habitantes, como o Guarujá, Taubaté ou Limeira.

Os aterros sanitários geram muito metano, que é um dos gases do efeito estufa. Antes da utilização para a geração de energia, esse metano era queimado em flare, que é um sistema de queima controlada capaz de transformá-lo em gás carbônico (CO2), com potencial de aquecimento global cerca de 20 vezes menor que o metano. Agora, com a termelétrica, além de evitar que o metano seja liberado na atmosfera, ele será transformado em energia elétrica.

“O primeiro processo, que é o de evitar a emissão de gás de efeito estufa, já estava sendo garantido. Mas faltava um fim mais nobre nesse processo”, disse Carlos Bezerra, diretor da Termoverde Caieiras, do grupo Solvi. Segundo ele, o projeto só foi possível com o incentivo dos governos federal, por meio do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI), e estadual, pela isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“É sustentável, é uma excelente opção. Na medida em que você está captando biogás e queimando, de alguma forma, para não jogar na atmosfera, esse biogás já é absolutamente sustentável. Melhor ainda quando você está usando para um fim energético”, afirmou a professora Suani Teixeira Coelho, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Bioenergia (Gbio), do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP).

Ela acrescentou que a técnica é pouco utilizada por falta de viabilidade econômica. “Os empreendedores, muitas vezes, acham que o custo dessa eletricidade não é baixo que ele consiga depois comercializar”, disse.

OAB/RN realiza palestra sobre direitos dos pacientes com câncer.

oab
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte realiza no dia 19 de setembro, às 9h, palestra sobre os Diretos dos Pacientes com Câncer, no Hospital Infantil Varela Santiago. O tema será abordado pela advogada Ionara Nunes dos Santos.

O evento faz parte da programação de atividades da Comissão da Saúde da OAB/RN, presidida por Eisângela Fernandes, durante o “Setembro Dourado” de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. “Campanhas como essa são essenciais para alertar a população sobre sintomas e consequente diagnóstico precoce da doença, passo muito importante para cura do câncer infanto-juvenil”, esclareceu Elisângela.

Durante a palestra serão distribuídos balões, lápis de cor e cadernos para as crianças que estão em tratamento no hospital. O projeto conta com o apoio da Escola Superior de Advocacia da OAB/RN, Caixa de Assistência dos Advogados (CAARN) e da Comissão de Eventos.

Governo do Estado paga no sábado vencimento dos pensionistas que recebem até R$ 4 mil.

O governador Robinson Faria anunciou hoje, através do seu perfil oficial nas redes sociais, o pagamento dos pensionistas referente ao mês de agosto e apenas para quem recebe até R$ 4 mil. O depósito será feito no próximo sábado.

O governador não anunciou a data de pagamento para quem recebe acima do valor.

Tem sido constante e incansável o trabalho do Governo do Estado em busca dos recursos para honrar o compromisso com os servidores ativos, inativos e pensionistas. Anuncio para o próximo sábado o pagamento de 8.313 pensionistas com salários de até R$ 4 mil, o que representa aproximadamente 80% dos pensionistas do Estado”, postou o chefe do Executivo estadual potiguar.

Ingressos para Brasil x Bolívia só começam a ser vendidos na quarta.

A venda de ingressos para Brasil x Bolívia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018, será iniciada na próxima quarta-feira. A informação foi confirmada após reunião realizada no auditório da Arena das Dunas, em Natal, que será o palco do confronto no dia 6 de outubro. Os valores serão divulgados já na segunda-feira.

- Definiremos a questão dos preços dos ingressos entre hoje (quinta) e amanhã (sexta), por isso iremos soltar apenas na segunda-feira. Iremos definir alguns detalhes, por isso a visita de hoje se faz importante, até para ver algumas questões operacionais aqui da Arena pra que possamos chegar a um preço condizente com a realidade local - disse Manoel Flores, diretor de Competições da Confederação Brasileira de Futebol.

Professores da UFRN participam de XI Congresso da SOBER Nordeste.

O professor Emanoel Márcio Nunes, do Programa de Pós-graduação em Economia (PPECO), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é o coordenador-geral do XI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), em sua versão regional.

Outros professores da UFRN também integram o evento, como a professora Zoraide Souza Pessoa, do Departamento de Políticas Públicas; Joana Vaz Moura, do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR); e do professor Washington José de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA). Todos fazem parte do comitê científico do evento.

O evento, que acontece na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, no período de 16 a 18 de novembro, está com inscrições abertas para a submissão de trabalhos até o próximo dia 18.

Nesta edição, o congresso aborda 10 eixos temáticos: Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e agroecologia; Agricultura Familiar e Ruralidade; Políticas Públicas e Reforma Agrária; Empreendedorismo, Cooperativismo e Associativismo no Meio Rural; Agronegócio, Mercados e Comercialização; Gestão Social; Tecnologia, Inovação e Extensão para o Campo; Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional; Turismo Rural e; Temas Emergentes.

As inscrições acontecem online, por meio da página oficial do evento: http://sobernordeste2016.com.br/index.php.

Moro deverá publicar decisão sobre denúncia contra Lula na próxima segunda.

A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está com o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal, em Curitiba. Moro tem até cinco dias para decidir se acata a denúncia dos procuradores que integram a força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato. A assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná informou que o despacho com a decisão deverá ser publicado na próxima segunda-feira (19).

Caso a denúncia seja acolhida por Moro, Lula se tornará réu no processo, bem como os outros denunciados: a mulher do ex-presidente, Marisa Letícia da Silva; o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto; o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro; e quatro pessoas ligadas à empreiteira, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.

É a primeira vez que o ex-presidente é denunciado à Justiça Federal no âmbito da Lava Jato.

GOVERNO DO RN COGITA DESLIGAR PELO MENOS 450 FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.

Os servidores públicos do Rio Grande do Norte que são regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e têm aposentadoria são que têm mais chances de deixar os quadros do serviço público. É o que afirma o secretário de Administração do Rio Grande do Norte, Cristiano Feitosa. Ao todo, pelo menos 450 empregados poderão ser desligados pelo Executivo, o que resultará em economia anual de aproximadamente R$ 54 milhões. Na manhã desta quinta-feira (15), Cristiano Feitosa reafirmou que o Estado busca ajustes para se enquadrar no limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e as demissões de cargos efetivos são cogitadas. Ainda de acordo com Feitosa, a lei prevê que, em casos desse tipo, o Estado pode cortar cargos comissionados, servidores sem estabilidade e, caso necessário, até os que são efetivos e estáveis.

Porém, o secretário confirmou que as medidas seriam extremas e que acredita que o Governo encontrará outra solução. Já com relação aos funcionários que são regidos pela CLT, há um pensamento antigo sobre possíveis desligamentos e que ganhou força nos últimos dias. Segundo Feitosa, seriam os casos somente dos funcionários que já possuem aposentadoria pelo INSS e que acumulam os vencimentos com o salário do estado. Para esses casos, o desligamento é mais provável. “São empregados que vieram da Datanorte, Bandern, e regidos pela CLT. Essas pessoas se aposentam pelo INSS, e o TST e STF entendem que o vínculo de trabalho delas não se extingue com aposentadoria. Então, elas recebem dobrado. Essas pessoas podem ser desligadas sem nenhum trauma financeiro ou social”, disse Feitosa. Somente com relação à Datanorte e Ceasa, são aproximadamente 450 empregados nesta situação, além de outros em situação idêntica que tiveram ligação com Bandern, Emprotur, Emparn e outros órgãos.

A expectativa inicial é que, com os desligamentos, o Rio Grande do Norte economize aproximadamente R$ 3,5 milhões por mês na folha de pagamento. O número, segundo Feitosa, pode aumentar, mas os desligamentos ocorrerão gradativamente, caso se confirmem pelo Estado. “Atualmente, precisamos cortar R$ 8,1 milhões da folha por mês para ficarmos dentro da LRF. Ainda com esses desligamentos, seriam necessárias outras medidas”, explicou. Com os estudos em curso pela comissão que trata sobre os ajustes, Feitosa não descarta totalmente a possibilidade de demissão de servidores estáveis e efetivos. Porém, reafirmou que não acredita que essas medidas serão necessárias. “Pode demitir? Pode, porque a lei permite. Vai se demitir? Creio que não porque há perspectivas de que a receita aumente”, disse Feitosa, explicando que, com o aumento dos recursos, o estado entraria no limite legal do percentual de gastos com servidores, que é de pouco mais de 49%. Atualmente, o Governo gasta mais de 50% de suas receitas com a folha de pessoal. Via M/C.

Sem acordo, greve de bancários continua nesta sexta-feira.

Sem uma nova proposta da Federação Nacional de Bancos (Fenaban), os bancários decidiram continuar em greve nesta sexta-feira (16). Na oitava rodada de negociação, feita nesta quinta-feira (15), os bancos mantiveram a mesma proposta apresentada no dia 9: reajuste de 7% nos salários e benefícios e abono de R$ 3,3 mil, a ser pago dez dias após a assinatura do acordo.

“A nova proposta resulta numa remuneração superior à inflação prevista para os próximos 12 meses, com ganho expressivo para a maioria dos bancários”, disse a Fenaban, em nota, no dia 9. Os bancários, no entanto, pedem reajuste de 14,78% (5% de aumento real, mais a correção da inflação), 14º salário e participação nos lucros e resultados de R$ 8.297,61, entre outras demandas.

“Os banqueiros agem com total descaso ao tentar impor perdas de 2,39% aos bancários, já que insistem em não repor a inflação, e ainda, desvalorizar os funcionários, sem atender às demais reivindicações. Quem quer redução de salário? É inadmissível que o setor que continua a lucrar tanto, mesmo em tempos de crise, opte por um papel tão nefasto de falta de responsabilidade social com seus funcionários e com a economia do país”, disse Roberto von der Osten, um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários.

A greve dos bancários começou terça-feira passada (6). Nesta quinta-feira (15), 12.608 agências e 49 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas em todo o Brasil, segundo o sindicato dos bancários. O número representa 54% das agências no Brasil. A Fenaban não divulgou números.

Propostas da saúde presentes no plano de governo da candidata a prefeita Lana Leite e vice Mestre Raimundo.

Analise as propostas da saúde presentes no plano de governo da prefeita Lana Leite e vice Mestre Raimundo. Lana tem experiência, Lana tem competência para ser a melhor prefeita do município de João Câmara/RN.

•Construção de UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) em parceria com o MS;
• Implantação de uma central de exames de média complexidade;
• Ampliação do saneamento básico municipal;
• Construção, reestruturação e ampliação das UBSIESF (unidades básicas de saúde);
• Garantir a assistência farmacêutica no âmbito do SUS, através da farmácia básica;
• Garantir a atenção integral a saúde da pessoa idosa e portadores de doenças crônicas e estímulos ao envelhecimento sadio através das ESF (Estratégias Saúde da Família);
• Reestruturação e ampliação do CEM (Centro de Especialidades Médicas). trazendo para o município vários especialistas na área de saúde;
• Qualificação, estruturação e valorização profissional dos ACS (Agente Comunitário de Saúde) e ACE (Agente de Combate às Endemias);
• Implantação do PCCR (Plano de Cargo, Carreira e Remuneração) dos profissionais da saúde;
• Fortalecer e aprimorar o controle social, disponibilizando infraestrutura, promovendo a formação e capacitação para conselheiros municipais de saúde;
• Implantar Redes de Assistência à Saúde (Saúde Mental, psicossocial, do idoso, urgência, emergência e pacientes com necessidades especiais) com adoção de linhas de cuidado e protocolos de atendimento;
• Revitalização dos programas Saúde na Escola, Projeto Olhar Brasil, Brasil Sorridente, Academia da Saúde, Consultório na Rua, dentre outros, em parceria com o MS;
• Adesão ao PMAQ com acompanhamento para atingir as metas estabelecidas pelo MS;
• Intensificação dos programas de vigilância em saúde (sanitária, ambiental, epidemiológica e saúde do trabalhador);
• Intensificação dos programas de Controle das endemias;
• Implantação de Políticas Públicas para Defesa e Proteção Animal;
• Planejar e implantar, em convênio com os governo do estado e federal, uma UTI
- Unidade de Tratamento Intensivo, no hospital regional de João Câmara;
• Melhorar o atendimento dos pacientes com tratamento intensivo, a exemplo dos pacientes em hemodiálise, com melhoria do transporte e assistência médica no percurso das viagens;
• Ampliar o número de ambulâncias com equipamentos de primeiros socorros no
município e com profissionais habilitados;
• Promoção de cursos e seminários com vistas a treinamentos de aperfeiçoamento dos profissionais da saúde.

Professor da UFRN integra comissão em visita a Universidade da Malásia.

O professor Sandro José de Souza, do Programa de Pós-graduação em Bioinformática do Instituto Metrópole Digital (IMD), visita a University of Malaya (Malásia) - uma referência em bioinformática na região da Ásia -, no período de 19 a 23 de setembro.

Na ocasião, o educador integra uma comissão internacional que irá avaliar a iniciativa de implantação da bioinformática nesta universidade. Segundo Sandro José de Souza, sua experiência no campo abrirá novos horizontes para a instituição. “A minha experiência como um dos pioneiros da bioinformática no Brasil pode trazer dividendos interessantes para a iniciativa da Malásia”, explica.

Além disso, ainda de acordo com o professor, o modelo que o grupo está implementando no IMD e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é bastante inovador. Sua expectativa para a viagem é aumentar a colaboração entre as universidades. “Espero que o evento traga a possibilidade de colaborações frutíferas na área e aumente a internacionalização do programa de bioinformática do IMD e das atividades de pesquisa da UFRN”, afirma.

Projeto da UFRN promove ações durante o movimento Setembro Cidadão.

Professores, estudantes e técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do projeto de extensão Dinheiro Público é da Sua Conta, participam da organização e do apoio ao movimento Setembro Cidadão, que acontece durante este mês de setembro. O grupo atua em parceria com a ONG Observatório Social do Brasil (OSB).

Participam do projeto professores dos departamentos de Ciências Contábeis e Administração (Campus central) e estudantes de ambos os cursos, sendo dois bolsistas de extensão e 10 voluntários, além de um servidor técnico-administrativo da Pró-reitoria de Planejamento e Coordenação Geral (Proplan/UFRN).

As ações acontecem, principalmente, no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy e estima-se que 300 crianças participarão das  atividades lúdicas de contação de história, além dos demais interessados nas palestras abertas ao público. A programação completa está disponível aqui.

Projeto
Com suporte de professores e técnicos de órgãos de controle, os alunos dos cursos de administração e ciências contábeis vivenciam experiências práticas de auditoria e fiscalização. O projeto tem apoio do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN), da Ong OSB Natal e de mais 37 entidades.

O projeto, coordenado pelo servidor Anderson Amorim e pela professora Halcima Batista, surgiu da necessidade de se aplicarem conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Ao mesmo tempo, contribui para a disseminação do conhecimento e do controle fiscal das gestões públicas, por meio da integração com a Rede OSB de Controle Social espalhada pelo Brasil.

Também está prevista a realização de palestras e oficinas de capacitação para avaliação de portais da transparência e monitoramento de licitações e compras públicas para os alunos de graduação durante a Cientec 2016, que acontece de 19 a 21 de outubro.

Caixa lidera ranking de reclamações de clientes, diz BC.

A Caixa Econômica Federal liderou o ranking de reclamações de clientes nos meses de julho e agosto, informou ontem (15) o Banco Central (BC). A Caixa recebeu nesse período 1.364 reclamações que foram consideradas procedentes pelo BC, no ranking com nova metodologia. 

Para fazer o ranking, as reclamações são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado o índice, que representa o número de reclamações de cada instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes.

A Caixa, que tem mais de 81,683 milhões de clientes, ficou com um índice de 16,69 na classificação. Pela nova metodologia, as instituições financeiras são divididas em dois grupos: as que têm mais de 4 milhões de clientes e as que têm menos de 4 milhões de clientes. A Caixa está no grupo com mais clientes.

Segundo o Banco Central, com a inclusão de informações detalhadas para as operações de clientes com crédito acima de R$ 200 - antes este parâmetro era de R$ 1 mil -, aumentou significativamente a base de clientes para fazer o cálculo do índice do ranking. Outra mudança foi na periodicidade da divulgação, que passou de mensal para bimestral.

Entre as instituições de maior porte, o Santander ficou em segundo lugar, com índice de 15,86, 578 reclamações procedentes e 36,438 milhões de clientes, e o Bradesco, em terceiro, com índice em 15,75, 1.464 queixas e 92,939 milhões de clientes.

Procurados pela Agência Brasil, Caixas, Bradesco e Santander ainda não posicionaram sobre o resultado do ranking do BC.Via Terra.

quinta-feira, setembro 15, 2016

Festa do Boi confirma atrações; confira.

Está confirmado. Em outubro, o Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, será palco da 54ª edição da Festa do Boi, uma das maiores festas populares da região Nordeste. O ‘festão’ acontecerá de 7 a 15 de outubro com grandes atrações.

Além do cantor Luan Santana, a banda Aviões do Forró, a dupla Simone & Simaria e o projeto ‘Cabaré’ com Leonardo e Eduardo Costa, também estão confirmados Luan Estilizado, Forró Pegado, Avine Vinny, Dorgival, Solteirões, Os Gonzagas, Jonas Esticado, Raça Negra, Cavaleiros e Pedro & Benício.

A venda de ingressos já começou nas lojas Online do Norte Shopping, Hiper Prudente, Via Direta, Parnamirim e Macaiba. Na internet, o público pode adquirir através do site www.ingressando.com.br. Nos três dias de festa, a expectativa é de atrair público de mais de 100 mil pessoas na área de shows.