quinta-feira, setembro 15, 2016

Professor da UFRN apresenta pesquisa sobre desastres naturais.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terá representação no workshop INQUIMUS 2016, que ocorre de 21 a 23 de setembro na cidade de Salzburg, na Áustria. O evento traz como temática A Dinâmica Espacial e Temporal de Risco e Vulnerabilidade e é promovido pela Universidade de Salzburg em cooperação com a Universidade das Nações Unidas.

O professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Geografia, Lutiane Almeida é quem leva contribuições para o congresso com a apresentação da pesquisa Disaster risk indicators in Brazil, que avalia os riscos de desastres naturais que podem acontecer no país. O estudo foi desenvolvido com pesquisadores alemães na Universidade das Nações Unidas, em Bonn (considerada como Centro Internacional de Pesquisa e Ciências) e na Universidade de Stuttgart.

A pesquisa em parceria com os colegas Jörn Birkmann e Torsten Welle, ambos da Universidade de Stuttgart produziu um índice de risco de desastres para os municípios brasileiros utilizando vários bancos de dados como o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, Perfil dos Municípios Brasileiros do IBGE, teses, dissertações, portais de bancos de dados sobre desastres da UNEP - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, entre outros.

Diversas Universidades participam do evento, como a University of South Carolina, e também a Agência Europeia do Ambiente. A programação do INQUIMUS inclui a discussão de dados ambientais e socioeconômicos de riscos e vulnerabilidades combinada com desafios metodológicos que impedem o desenvolvimento de cenários que são relevantes para a avaliação, o que deve contribuir para a adaptação às alterações climáticas, bem como na redução do risco de desastres naturais pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário