sábado, janeiro 27, 2018

Belo Horizonte confirma terceira morte por febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte confirmou a terceira morte na cidade causada por febre amarela desde julho. O homem de 42 anos estava internado em um hospital público e faleceu na última segunda-feira (22). A contaminação ocorreu em um sítio fora da capital mineira, em outro município da região metropolitana, segundo informou a secretaria na noite de ontem (26).

Situação de emergência
No último dia 20, o governo de Minas Gerais decretou situação de emergência de saúde pública em três regionais do estado por seis meses devido à febre amarela. Além da região de Belo Horizonte, estão sob efeito da medida as áreas de Itabira e Ponte Nova, totalizando 94 cidades.

O decreto autoriza a adoção de medidas administrativas para conter o surto da doença, como aquisição de insumos e contratação de serviços de atendimento.

Desde julho de 2017 até a última terça-feira (23), foram confirmados no estado 47 casos de febre amarela, com 25 mortes. A contagem não incluí o óbito registrado em Belo Horizonte.

Na capital mineira, 134 mil pessoas já foram vacinadas neste ano, deixando a cidade com 88% de imunização. As doses da vacina estão disponíveis em 152 centros de saúde da capital mineira, que podem ser procurados de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Prefeito de João Câmara/RN recebe diretores do Grupo Burac para tratar da usina de beneficiamento de resíduos sólidos

Prefeito reunido com diretores da empresa do grupo Burac.
O prefeito de João Câmara/RN, Maurício Caetano, acompanhado do secretário de Finanças, Erinaldo Gomes, recebeu nesta sexta-feira(26) diretores do Grupo Burac, empresa responsável pela efetivação da Política de resíduos sólidos.

O projeto apresentado prevê a implantação de uma Usina de Beneficiamento de Resíduos Sólidos no município, gerando 80 empregos diretos.

Período de chuvas exige cuidados com risco de dengue e diarreia

A chegada do verão, período que combina com o ciclo de férias escolares, não traz apenas a expectativa de momentos de alegria e descontração em cenários de praia e piscina. A estação com maior incidência de chuvas apresenta condições climáticas que favorecem a proliferação de viroses gastrointestinais e do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya. Estas doenças podem levar à desidratação, um problema relativamente simples de solucionar, mas que, em quadros mais graves, pode representar um risco à vida.

Sede, dor de cabeça, fraqueza, tontura, fadiga e sonolência podem indicar quadros leves de desidratação. Boca seca, redução do volume de urina, prostração, taquicardia e falta de elasticidade da pele são os indícios de um quadro moderado do problema. Pessoas com desidratação severa podem apresentar sede intensa, ausência de urina (anúria), respiração rápida, confusão mental, pele fria e úmida e alterações no funcionamento termorregulador e cardiovascular do organismo.

De acordo com Olavo Rodrigues, farmacêutico clínico, mestre em Biotecnologia e superintendente de Desenvolvimento de Produtos e Assuntos Regulatórios da Natulab, é preciso corrigir o mais brevemente possível os mecanismos anormais de perdas de líquido, como febres, vômitos, diarreias. Nestes casos, a prevenção passa diretamente pelo cuidado com a alimentação, por meio da higienização correta de alimentos, a fim de evitar intoxicações alimentares, viroses e outras infecções oportunistas. Nos casos em que a desidratação está instalada, independentemente da causa, os princípios gerais de tratamento são os mesmos: reidratar e promover o equilíbrio eletrolítico (de sais minerais). “Para a desidratação leve e moderada, pode ser indicada uma terapia de reidratação oral, com uso de soluções reidratantes – sejam elas caseiras ou não. Nos casos mais graves, pode ser necessária a reidratação endovenosa (na veia)”.

Crianças, idosos e gestantes demandam cuidados especiais. “O organismo destas pessoas é mais sensível às alterações bruscas de ambiente, exigindo cuidados e medidas preventivas redobrados”, alerta Rodrigues.

A desidratação profunda pode, em última instância, comprometer as funções metabólicas do organismo de forma generalizada, e com risco de morte. Vale lembrar que, aproximadamente, 75% da composição corporal é água. Manter essa concentração é fundamental para preservar o bom funcionamento dos sistemas orgânicos. “O corpo humano elimina água através da urina, fezes, suor, por evaporação imperceptível pela pele e através da respiração. Essas duas últimas formas, embora imperceptíveis ao indivíduo, representam uma perda significativa no total diário”, explica o superintendente da Natulab.

A boa notícia é que algumas medidas preventivas simples podem ser adotadas, a fim de garantir o bem-estar nesta época do ano. “O primeiro passo é compensar a perda natural de água que é maior nessa época, com a ingestão de bastante líquido (dois litros ou mais ao dia)”, orienta. O farmacêutico ressalta ainda outros fatores importantes: evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente entre 10h e 16h; buscar ambientes frescos e à sombra; manter uma alimentação equilibrada, leve e nutritiva; e permanecer atento aos sintomas da desidratação.

Procurador-Geral de Justiça abre investigação contra o governador do RN

O procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Eudo Leite, abriu um inquérito civil contra o governador do estado, Robinson Faria (PSD). A suspeita é de que o governador tenha cometido improbidade administrativa, que significa prática de atos ilegais ou contrários aos princípios básicos da administração pública. A portaria que determina a instauração da investigação foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (27).

Robinson terá um prazo de 10 dias para apresentar uma manifestação, por escrito, a respeito dos fatos que levaram o a PGJ a instaurar a investigação. De acordo com a publicação, o governador teria cometido atos ilegais na prestação de contas públicas. Também foram apontados como razões, a elevada participação da folha de pessoal nos gastos do governo e o aumento dos restos a pagar entre 2016 e 2017.

Sisu 2018: inscrições estão encerradas; resultado sairá na segunda-feira (29)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram encerradas às 23h59 da sexta-feira (26), conforme previsto no edital. As listas de aprovados em cada curso serão divulgadas na próxima segunda-feira, dia 29, no site http://sisu.mec.gov.br/. Estão em disputa 239.716 vagas em 130 instituições.

Também será possível consultar o resultado nas páginas das instituições de ensino e na central de atendimento do Ministério da Educação (0800-616161).

Aqueles que forem selecionados devem verificar, junto à universidade em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula.

O prazo para efetivá-la vai do dia 30 de janeiro ao 7 de fevereiro. De acordo com o último balanço divulgado pelo MEC, às 12h desta sexta (26), o sistema registrava 1.954.849 inscritos e 3.793.667 inscrições, já que cada candidato pode se inscrever em até duas opções de curso.

Luto na Califórnia: morre uma das gorilas mais velhas do mundo

Uma das gorilas mais velhas do mundo morreu em um zoológico no sul da Califórnia.

Vila, uma fêmea africana que completou 60 anos em outubro, morreu esta quinta-feira cercada por familiares, informou o Safari Park, em San Diego.

Ela era a matriarca de cinco gerações de gorilas e, durante sua vida, desempenhou o papel de mãe substituta de vários gorilas da subespécie ocidental das planícies.

Os gorilas geralmente vivem de 35 a 40 anos. Segundo ambientalistas, eles estão em grave perigo de extinção devido a doenças, caça, guerras e perda de seu hábitat.

Vila sofria de artrite e outros problemas de saúde relacionados à sua idade e estava sob cuidados veterinários.

Nascida no Congo em 1957, ela chegou ao zoológico dois anos depois e foi transferida para a área aberta do parque em 1975.

De volta da Suíça, Temer terá semana cheia dedicada à reforma da Previdência

De volta de sua viagem a Davos, o presidente Michel Temer terá uma semana cheia e cancelou a viagem que faria a Portugal na próxima sexta-feira (2), por ocasião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal. Segundo um assessor, o presidente decidiu não viajar para a cúpula bilateral para dedicar-se à reforma da Previdência. O governo precisa garantir os 308 votos necessários para aprovar a matéria, prevista para ser votada em 19 de fevereiro.

A reforma será assunto recorrente nos próximos dias. Na noite deste sábado (27), será exibida uma entrevista do presidente ao Programa Amaury Jr, da Band. Dentre outros assuntos está a reforma da Previdência. Este também será o foco da conversa entre o presidente e apresentador e empresário Silvio Santos, que será exibida na noite deste domingo (28). O presidente gravou na semana passada, sua participação no programa do empresário.

Na segunda-feira (29), o presidente participará de um programa na Rádio Bandeirantes, às 8h30. Ele será entrevistado por três jornalistas e um cientista político. O presidente tem se esforçado para popularizar a reforma e garantir assim o apoio dos deputados. Dos 308 votos necessários para aprovação da reforma na Câmara, o governo estima que tem 275, nas contas do relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA).

Explosão de ambulância-bomba em Cabul deixa ao menos 63 mortos e 151 feridos

Uma explosão com uma ambulância-bomba neste sábado (27) no centro de Cabul, capital do Afeganistão, deixou pelo menos 63 mortos e 151 feridos.

O último balanço de vítimas foi informado à Agência EFE* pelo porta-voz do Ministério da Saúde do Afeganistão, Ismail Kawosi. O governo teme que o número de mortos e feridos aumente.

A explosão ocorreu por volta das 12h50 (6h20 em Brasília) em frente à antiga sede do Ministério do Interior, onde ainda funcionam alguns órgãos da pasta e perto de um dos escritórios do Diretório Nacional de Segurança (NDS), a principal agência de inteligência do país.

O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, confirmou à EFE que um suicida, com um carro lotado de explosivos, conseguiu entrar no complexo do ministério. "Ele detonou o veículo quando foi identificado pelos agentes", disse o porta-voz.

O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, reivindicou o atentado através de uma mensagem divulgada no aplicativo de mensagens Telegram. "Um mártir com um carro-bomba atingiu o primeiro ponto de controle perto Ministério do Interior", disse.

Mujahid ainda afirmou que havia uma grande concentração de policiais afegãos na área na hora do ataque.

No local também está o hospital público Jamhuriat e os escritórios de algumas organizações não governamentais. A região também tem vários mercados.

Ataques
O atentado ocorre em meio a um crescente número de ataques terroristas contra alvos civis por parte dos talibãs e do grupo Estado Islâmico (EI) nos últimos dias.

No último fim de semana, 20 pessoas morreram no Hotel Intercontinental de Cabul durante um ataque realizado por seis terroristas. Eles enfrentaram as forças de segurança por 12 horas.

Na quarta-feira, um ataque do EI contra a sede organização Save the Children em Jalalabad, no Leste do país, provocou a morte de quatro funcionários da organização não governamental, um civil e um membro das forças de segurança que estava no local.

TRT-RN discute aplicação de novas regras trabalhistas

“A  Reforma Trabalhista é um tema que vamos dar enfoque ao longo de 2018”, garantiu o desembargador Bento Herculano Duarte Neto, na abertura do II Seminário sobre Reforma Trabalhista: dialética e perspectivas jurídicas da Reforma Trabalhista, realizado pelo TRT do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (26), em Natal.

Magistrados, servidores, advogados e estudantes participaram da discussão, que marcou a abertura das atividades deste ano da Escola Judicial do TRT-RN e reuniu o advogado e professor Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho (FGV-SP) e a juíza do trabalho Lorena de Mello Rezende Colnago (TRT-SP).

Para Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, essa discussão sobre os impactos da mudança na legislação trabalhista, como aconteceu no Brasil no final de 2017, com a aprovação pelo congresso da Reforma Trabalhista, é um movimento que vem ocorrendo em vários países.

“Em todo o mundo a busca por direitos trabalhistas e sociais está sofrendo mais pressão a cada dia”, observou o advogado.

Com aumento de casos no verão, saiba como evitar a conjuntivite

No verão, uma das doenças que tem aumento no número de casos é a conjuntivite, infecção que aparece na conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho.

A mais comum é a causada por vírus, que é mais resistente, circulando com mais facilidade no ar por causa das altas temperaturas e umidade nesta época do ano e também em ambientes fechados. 

“A gente pega mais fácil por contato direto. Se a pessoa coloca a mão no olho, dá a mão para outra pessoa, aí acaba pegando a conjuntivite. Mas pode pegar até pelo ar”, disse a integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Cristina Dantas. Piscinas são grandes focos de contaminação.

Saiba mais sobre a conjuntivite:
O que é a doença?
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte da frente do globo ocular e também o interior das pálpebras. Pode ser alérgica, viral ou bacteriana. Nos dois últimos casos, é contagiosa.

Quais são os sintomas ?
Coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, com sensação de areia ou ciscos, secreção amarelada (quando causada por uma bactéria) ou esbranquiçada (quando causada por vírus), pálpebras inchadas e grudadas ao acordar e também visão borrada.

doença pode acometer um ou ambos os olhos de uma semana a 15 dias.

Como é o contágio?
A conjuntivite alérgica acomete mais crianças, não é contagiosa e é provocada pelo ácaro.

A viral e a bacteriana são transmitidas pelo contato com as mãos, secreção ou objetos contaminados, como maçanetas, toalhas e água de piscina, em especial morna e com pouco cloro. Em ambientes fechados e com grande circulação, como escolas ou ônibus, o risco de contaminação aumenta. As duas são diferenciadas somente por meio de exame oftalmológico.

A viral, geralmente, ataca os dois olhos e a secreção é esbranquiçada. A conjuntivite bacteriana dá em um olho só, com secreção mais amarelada ou esverdeada.

Como evitar?
Evite coçar os olhos em locais com grande aglomeração, como piscinas e academias. As mãos e o rosto devem ser higienizados com frequência.

Quem estiver doente deve lavar as mãos com frequência, trocar fronhas de travesseiros e toalhas diariamente, preferir toalhas de papel na hora de enxugar o rosto e evitar compartilhar produtos para os olhos, como delineador e rímel. 

Como é o tratamento?
No caso da conjuntivite viral, não existe tratamento específico. A médica Cristina Dantas recomenda o uso de compressas frias ou geladas e aplicação de colírio lubrificante gelado várias vezes por dia para aliviar.

Para a bacteriana, o tratamento é com colírio antibiótico. É recomendado lavar os olhos e fazer compressas de água gelada, filtrada e fervida, ou soro fisiológico. Nos casos mais graves, a córnea pode ser perfurada.

A conjuntivite alérgica é tratada com colírio antialérgico. No caso das crianças, a médica alerta para necessidade do tratamento, pois as chances de uma úlcera ou ferida na córnea são maiores.

Sempre procure um oftalmologista para o diagnóstico correto.

Ceará tem 231 raios em dia de chuva com uma pessoa e animais atingidos

O Ceará teve 231 raios na quinta-feira (25), o segundo dia mais chuvoso deste mês; desde o início do ano, foram 1.575 raios no estado, conforme a Enel, distribuidora de energia no Ceará. Os raios atingiram uma grávida em Santana do Cariri, e matou animais em Cedro.

O estado recebeu chuva em 93 dos 184 municípios nesta quinta, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação ocorreu em Massapê, de 81 milímetros. O município fica no litoral norte cearense, que concentrou as chuvas mais volumosas desta quinta.

A garota Katiane, grávida de quatro meses, foi atingida por um raio no município de Santana do Cariri e sobreviveu sem ferimentos graves. O caso ocorreu na comunidade de Baixa dos Euclides, que fica próxima ao Pontal de Santa Cruz, um dos principais pontos turísticos da cidade. Nesta quinta choveu 34 milímetros na cidade. Árvores e torres de energia foram derrubados.

Em Santana do Cariri, quatro vacas que se abrigavam sob uma árvore morreram atingida por um raio. De acordo com a Funceme, a chuva foi de apenas 9,7 milímetros e durou cerca de uma hora.

sexta-feira, janeiro 26, 2018

Governo entrega mais de 60 mil kits escolares a alunos do RN

Cadernos, canetas, lápis e borrachas. Esses são alguns dos itens que estudantes de 105 escolas da rede estadual estão recebendo do Governo do RN para iniciar o ano letivo de 2018. Davi Cerqueira, de 17 anos, aluno da Escola Estadual Peregrino Júnior, na Zona Norte de Natal, é um dos beneficiados com os kits.

“Meus pais se esforçam todos os anos para comprar o material escolar e agora eles poderão economizar um pouco e utilizar o dinheiro para outras necessidades”, contou o aluno do 3° ano do ensino médio. Apenas na escola de Davi, serão beneficiados 1.051 alunos. Ao todo, serão 60.900 kits escolares distribuídos em todo o estado.

Parte deste material foi entregue na manhã desta sexta-feira (26), pelo governador Robinson Faria e pela secretária de Educação do RN (SEEC), Cláudia Santa Rosa, às 16 diretorias regionais. Os kits estão no Almoxarifado do órgão, em Natal, e já começaram a ser distribuídos pelo estado.

“A educação é uma de nossas prioridades e, em três anos, temos muitas conquistas que merecem ser comemoradas nesta área. Hoje temos 49 escolas em tempo integral e oito escolas técnicas funcionando no Rio Grande do Norte. A entrega deste material é mais uma prova que o governo se preocupa em oferecer mais estrutura e melhores condições aos nossos alunos. É das páginas desses cadernos que estamos entregando hoje que sairão os profissionais do futuro”, destacou Robinson Faria.

Os kits fazem parte de uma parceria do Governo do RN com o Ministério da Educação, com um investimento de quase R$ 2 milhões. “Pleiteamos o material com o governo federal, atendemos os requisitos e mostramos as justificativas para receber o benefício. Agora vamos distribuir os kits para alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Priorizamos unidades que ainda não estavam contempladas com outros programas executados pela secretaria”, explicou a titular da SEEC.

O professor de biologia da Escola Peregrino Júnior, Nednaldo Dantas, parabenizou o governo pela iniciativa. “Temos muitos alunos que passam por dificuldades financeiras e não tem condições de comprar nem um caderno. A entrega desses kits é fundamental para eles seguirem os estudos e também é um estímulo para permanecerem em sala de aula”.

Ainda na ocasião, foi entregue pelo governador à secretaria de educação um caminhão para atender as demandas e distribuir móveis e materiais para as escolas do RN. Além disso, Robinson Faria lançou um edital para a realização da 1ª Mostra de projetos de Cultura e Arte das escolas da Rede Estadual de Ensino. “O objetivo é reconhecer projetos de teatro, música, literatura e outras modalidades desenvolvidos nas escolas do estado. A etapa estadual deve acontecer no mês de agosto”, informou Cláudia Santa Rosa.

Uso indevido de medicamento foi responsável por 33,62% dos casos de intoxicação

O uso indevido de medicamentos foi responsável por 33,62% dos casos de intoxicação atendidos no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) da Unicamp, em Campinas (SP) no ano passado. Segundo um levantamento feito pela instituição, dos 5.420 atendimentos realizados no centro em 2017, 1.822 estavam relacionados ao uso indevido de remédios.

De acordo com o médico Luiz Carlos Silveira Monteiro a automedicação ainda é uma cultura muito resistente na sociedade brasileira e o uso inadequado de medicamentos pode acarretar sérios prejuízos para a saúde podendo até levar a morte do paciente.

Segundo ele, há diversas análises que devem ser levadas em conta antes de prescrever um remédio. “A interação com outros medicamentos, por exemplo, é fundamental para um diagnóstico preciso e a melhor indicação medicamentosa. O uso inadequado de várias substâncias pode ainda dificultar o correto diagnóstico e aumentar o problema de saúde do paciente”, disse.

Monteiro explicou que as crianças e os idosos são os mais prejudicados pelo uso incorreto de medicamentos. As crianças estão mais sujeitas à ingestão acidental e à intoxicação, principalmente no período de férias. Os idosos podem confundir os medicamentos.

“Por isso é preciso separar esses remédios em frascos para facilitar a identificação pelo idoso. Colocar em recipientes de cores diferentes, por exemplo, facilita na hora da medicação”, orientou o médico.

Crea-RN lança campanha Carnaval Legal

Com o objetivo de garantir que os projetos de estruturas para o Carnaval 2018 sejam vistoriados por responsáveis técnicos habilitados, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) lança a campanha Carnaval Legal. Pela primeira vez o trabalho vai chegar a 20 cidades do Estado.

Os fiscais das inspetorias e da sede do Crea-RN irão visitar os polos carnavalescos para verificar a presença de profissional, devidamente habilitado e registrado junto ao Conselho, como também a existência das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) nas áreas de infraestrutura como arquibancadas, camarotes, palcos, iluminação, praticáveis e trios elétricos.

A equipe de fiscalização vai verificar a presença de responsáveis técnicos nos planos de combate a incêndio, instalação de geradores e banheiros químicos. “Lançamos a campanha para defender os interesses da sociedade e, ao mesmo tempo, chamar a atenção dos gestores e dos organizadores do evento que é necessário a presença de um profissional para a elaboração dos projetos e emissão da ART junto ao Crea-RN”, disse Ana Adalgisa Dias, presidente do Crea-RN.

A fiscalização preventiva será realizada no período de 7 a 9 de fevereiro nos municípios de Natal (5 polos), Parnamirim (Pirangi do Norte), Tibau, Areia Branca, Grossos, Assu, Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, Caicó (Ilha de Santana), Alexandria, Frutoso Gomes, Tenente Ananias, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, , Jardim de Piranhas, Macau, Guamaré e Alto do Rodrigues.

“Nossa intenção não é multar, nem suspender a festa. Queremos verificar a responsabilidade técnica dos projetos e, consequentemente, a segurança das estruturas montadas para o Carnaval”, finalizou Marcelino Júnior, gerente de Fiscalização do Crea-RN.

Detran registra reprovação em 27% dos testes de direção veicular

O setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou nesta sexta-feira (26), um relatório com dados comparativos entre os anos de 2017 e 2016 no tocante as provas práticas e teóricas realizadas pelos candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As informações coletadas mostram uma redução nas reprovações em ambos os testes, sendo a prova teórica com registro de queda de inaptos em 7,8% e no exame prático 7%.

Em números absolutos, em 2017 foram efetivados 49.369 exames teóricos, sendo desse total registrado 44% (21.706) de inaptos. Já em 2016 o número de testes alcançou a soma de 62.383, com um total de reprovação de 51,8% (32.285). Em relação as provas práticas de direção veicular os dados de 2017 apontaram para 58.350 exames realizados, ficando 27,1% (15.839) de candidatos inaptos. O índice de reprovação caiu em relação a 2016, quando 77.302 candidatos se submeteram ao teste, sendo que 34,1% (26.390) foram considerados inabilitados.

O documento estatístico também fez perceber a queda acentuada no número de candidatos ausentes, que são aqueles que agendam o exame e não comparecem na data, local e hora marcadas. Nesse ponto, a prova teórica registrou queda de ausência de 88%. Foram 1.759 candidatos que não compareceram em 2016 e no ano seguinte o número foi de apenas 211. Já na prova prática de direção veicular o registro de ausência caiu em 51,4%, saindo de 2.709 (2016) para 1.316 (2017).

Outro dado confirmado no relatório foram os meses de registro de maior e menor demandas nesses dois exames de habilitação de condutores. A procura nos meses de março e agosto foi mais acentuada, enquanto nos meses de janeiro e outubro foram registradas a menor demanda pelo serviço.

O diretor geral do Detran, Eduardo Machado, avaliou os números como positivos no sentido de verificar a melhoria nos índices de aprovações dos candidatos que estão buscando a primeira CNH. “São dados que apontam a elevação das aprovações refletidas pelo processo de transparência e modernização implantados nos setores de provas práticas e teóricas, como também pelo desafio do Detran de buscar que os centros de formações de condutores aperfeiçoem o processo de preparação do futuro condutor”, explicou o diretor.

Três fenômenos lunares acontecem no dia 31

Em 31 de janeiro teremos três fenômenos envolvendo a Lua: a Super Lua, a Lua Azul e um Eclipse Lunar, que deixará a Lua alaranjada. Mas o que estes fenômenos significam? Qual a explicação científica por trás? O professor e astrônomo, Cássio Barbosa, do Centro Universitário FEI, esclarece mitos e verdades sobre cada um deles. Confira!

A Super Lua é uma Lua cheia

A Super Lua, como é conhecida popularmente, é na verdade uma Lua cheia que ocorre nas proximidades do ponto da órbita em que a Lua está mais próxima da Terra, chamado de perigeu. “Pela proximidade com a Terra, a Lua parece ser maior e mais brilhante no céu. A diferença de tamanho é mais fácil de se perceber quando a Lua está mais próxima do horizonte”, explica o professor. O astrônomo também ressalta que não há uma grande alteração de tamanho e brilho, por isso, não se frustre: poucas pessoas conseguem perceber que é uma Super Lua.

Na Lua Azul, a Lua não fica azul

O segundo fenômeno é a Lua Azul. “Na verdade, a Lua Azul é apenas um apelido dado a segunda Lua cheia, que acontece no mesmo mês. E a Lua não fica azul!”, esclarece o astrônomo. No dia primeiro de janeiro tivemos uma Lua Cheia – que também foi uma Super Lua – e como o tempo entre as duas Luas cheias é de aproximadamente 29 dias, até o fim do mês teremos mais uma Lua cheia.

Eclipse lunar deixará a Lua com tom alaranjado

A Super Lua e a Lua Azul coincidem com um terceiro fenômeno, um eclipse lunar. Em um eclipse lunar, a Lua mergulha na sombra da Terra ficando com uma cor alaranjada, por causa dos raios de luz que atravessam a atmosfera terrestre. “Dependendo do grau de poluição de nossa atmosfera ela pode ficar entre um avermelhado forte, cor de tijolo, até um laranja bem sutil”, conta Cássio. O astrônomo também destaca que textos apocalípticos falam em Lua de Sangue e por semelhança com a coloração da Lua em eclipses lunares, muitas pessoas associam uma coisa à outra. No entanto, o termo científico correto para este fenômeno é eclipse lunar. “Infelizmente, esse eclipse lunar não será visto no Brasil em 31 de janeiro. Mas, em 27 de julho deste ano, teremos outro eclipse lunar e este será visível no Brasil”, conta o professor da FEI.

Com que frequência esses fenômenos acontecem?

A Super Lua é um evento bem comum, em geral há 2 ou 3 delas a cada ano, já a Lua Azul acontece uma vez a cada um ou dois anos. Os eclipses são bastante comuns, em geral acontecem pelo menos 2 todo ano em algum lugar do planeta. “A próxima Lua Azul acontece dia 31 de março, mas a próxima Super Lua acontece apenas no ano que vem, dia 21 de janeiro”, destaca Cássio.

Qual a melhor forma de observar a Super Lua e a Lua Azul?

Para observar a Super Lua, que será também uma Lua Azul, não é preciso usar nenhum instrumento. É só ir para um espaço aberto com ampla visão do céu. É melhor ver a Lua quando ela está baixa no horizonte, além dela ter uma coloração mais amarelada, a proximidade com objetos como árvores e prédios permitem fazer uma comparação de tamanhos. Essas condições são interessantes, também, para tentar uma foto bonita.

Apesar desses fenômenos acontecerem com uma certa frequência, sempre despertam a atenção do público e fazem as pessoas olharem para o céu. Como destacado pelo professor Cássio Barbosa, “isso pode parecer pouca coisa, mas você se lembra a última vez que tentou contemplar as estrelas? Esse é um hábito cada vez mais difícil na vida moderna”.

Pesquisa aponta que 47% dos britânicos querem outro referendo do "Brexit"

Uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pelo jornal "The Guardian" apontou que 47% dos britânicos são a favor da realização de um segundo referendo sobre o Brexit, contra 34% que são contra reabrir a questão sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). As informações são da EFE*.

Eliminando os indecisos, 58% apoiariam a ideia de um novo referendo, enquanto 42% a rejeitariam, de acordo com o estudo elaborado pela firma ICM.

Segundo a ICM, 25% dos que votariam pelo Brexit são a favor de convocar um novo referendo assim que o governo britânico alcançar um acordo com Bruxelas sobre os termos da futura relação entre as partes.

Londres espera assinar com a UE um amplo acordo que permita ao Reino Unido continuar comercializando com as menores barreiras possíveis com o bloco depois de seu desligamento oficial, que está previsto para 29 de março de 2019.

No referendo realizado em 23 de junho de 2016, 51,9% dos votantes britânicos foram a favor da saída do Reino Unido da bloco.

Em dezembro do ano passado, a Câmara dos Comuns aprovou uma emenda que obrigará o governo da primeira-ministra, a conservadora Theresa May, a submeter à aprovação do Parlamento o pacto que ela firmar com Bruxelas para poder implementar as medidas estipuladas nas negociações com o bloco.

Reclamações contra serviços de telecomunicações caem 12,9% em 2017

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou no ano de 2017 uma redução de 12,9% no número de reclamações contra as prestadoras de serviços de telecomunicações. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (26) pela Anatel, mostram que durante todo o ano foram registradas 3.405.697 reclamações, 506.161 a menos do que as registradas em 2016.

Os serviços de banda larga fixa, de telefonia fixa, de telefonia móvel nas modalidades pré-paga e pós-paga, e o de TV por assinatura, que juntos totalizam 327.267.253 contratos ativos, registraram redução nas reclamações no ano de 2017.

A maior queda ficou com a telefonia fixa, que registrou uma redução de 19,4% nas reclamações. Em seguida aparece o serviço de telefonia móvel pré paga, com menos 18,3% nas queixas. Os serviços de banda larga fixa, com menos 9,6%, e de telefonia móvel pós-paga, com menos 9,3%, aparecem em seguida.

A TV por assinatura aparece com o menor percentual de redução, com 8,5%, aparece em último lugar. Do total de reclamações, 7,7% foram direcionadas contra serviços de radiodifusão (rádio e TV) ou em relação à própria agência reguladora.

A redução no número de reclamações contra prestadoras de telecomunicações “é, principalmente, consequência da diminuição das ocorrências de problemas no funcionamento dos serviços fixos”, informou a Anatel.

O resultado se deveu a uma redução no volume de reclamações sobre o funcionamento nas prestadoras Oi, Vivo e Net, com redução nas reclamações de 25,9%, 12,5% e 9,2%, respectivamente. Essas principais prestadoras registraram um saldo de 185.757 reclamações a menos, evolução maior do que o resultado do serviço como um todo.

Em processo de recuperação judicial, a Oi liderou a redução no número de reclamações do serviço de banda larga fixa, com menos 21% queixas. De acordo com a Anatel, o principal fator foi a queda nas reclamações sobre funcionamento e reparo.

Em seguida aparece a Vivo com menos 7,8% no número de reclamações. Já a Net, registrou um aumento de 14,2% nas reclamações. As queixas sobre funcionamento e reparo, mais as relativas à cobrança, foram responsáveis pelo aumento registrado na operadora.

Apesar da queda geral nas reclamações, de acordo com a agência reguladora, ainda há ainda bastante espaço “para a redução deste tipo de reclamações, especialmente na banda larga fixa.”

Na telefonia móvel pré-paga a Vivo foi a operadora que mais registrou queda nas queixas com menos 28,2% reclamações. A Claro aparece em seguida, com menos 27,0%. Oi, com menos 24,8% e Tim, com menos 8,1% aparecem depois.

Já na telefonia móvel pós-paga, a Vivo aparece na frente com o menor percentual de reclamações. Foram menos 17,1% do que as registradas em 2016. A Oi aparece em seguida, com menos 15,8%. A Claro, com menos 7,2%. Segundo a Anatel, a diminuição nas queixas se deve à diminuição das reclamações relativas a cancelamento e a atendimento. A Tim foi a única que registrou um aumento nas reclamações de 7,7%.

No que se refere à TV por assinatura, os assinantes dos serviços via satélite das prestadoras Claro, Oi e Sky, com respectivamente menos 27,1%, 25,3% e 10,4% formaram o grupo de usuários que apresentou a maior redução no registro de reclamações à Anatel.

Já a Net teve um aumento de 7,8% devido a queixas de cobrança após o cancelamento e cobrança em desacordo com o contratado. A Vivo registrou também aumento nas reclamações de 3,5%

A Anatel informou ainda que em 2018 vai iniciar o processo de fiscalização relativo às falhas de informação na oferta e contratação de serviços e nas alterações de planos e pacotes, à indisponibilidade das informações obrigatórias no espaço reservado ao consumidor nos portais online das prestadoras e às dificuldades em cancelamento dos serviços de telecomunicações.

Pesquisadora diz que ataque a macacos pode atrasar detecção da febre amarela

A pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Mariana Rocha David, doutora em biologia parasitária, fez um alerta hoje (26) de que a grande mortandade de macacos provocada por ataques humanos por meio de espancamento ou de envenenamento pode sobrecarregar o sistema de detecção do vírus da febre amarela.

Em palestra no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a pesquisadora destacou que a confirmação de que o macaco de fato morreu vítima da doença pode demorar um tempo maior a partir do momento em que uma grande quantidade de amostras de sangue desses animais chegar aos laboratórios de referência para serem analisadas.

“Além de a gente estar matando o animal que mostra onde está a circulação do vírus, cometendo crime ambiental, provocando desequilíbrio ecológico, a gente está sobrecarregando o sistema que detecta os casos”, disse a pesquisadora.

O último balanço da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da prefeitura do Rio mostrou que o estado contabiliza 131 macacos mortos desde o início do ano. Desse total, 69% têm sinais de agressão humana.

A pesquisadora da Fiocruz também ressaltou que, se a população de macacos for dizimada, a tendência é que os mosquitos silvestres transmissores do vírus que circulam na copa das árvores voem até a borda da floresta, onde podem infectar uma pessoa que não está imunizada.

“O macaco não transmite a doença. Ele avisa onde está a circulação do vírus. Precisamos protegê-los”, disse Mariana, que reforçou a necessidade de as pessoas terem responsabilidade ao divulgar informações sobre a febre amarela nas redes sociais.

Ontem (25), o Linha Verde, programa do Disque-Denúncia específico para delatar crimes ambientais, lançou uma campanha contra o ataque a macacos no Rio de Janeiro, depois do elevado número de mortes de primatas este ano. Os animais são hospedeiros da febre amarela silvestre, e apesar de não transmitirem a doença, estão sendo atacados pela população.

Sisu registra quase 2 milhões de inscritos; prazo vai até 23h59

A poucas horas do fim do prazo para inscrições na edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018, o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que, até o meio-dia desta sexta-feira (26), 1.954.849 candidatos haviam se inscrito em instituições públicas brasileiras de ensino superior de todo o país. Como cada candidato pode escolher até duas opções de curso, o total de inscrições chegou a 3.793.667.

O ritmo de inscrições continua intenso, mas não deve ser divulgado novo balanço hoje. O MEC informou à Agência Brasil que, na semana que vem, será divulgado o total de inscrições. Até ontem , os 10 cursos mais procurados eram: medicina, direito, administração, pedagogia, enfermagem, educação física, psicologia, ciências biológicas, ciências contábeis e veterinária.

O Sisu é usado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Este ano estão sendo ofertadas 239.716 vagas em 130 instituições, sendo 30 públicas estaduais – um centro universitário, sete faculdades e 22 universidades; e 100 públicas federais, com dois centros de educação tecnológica, uma faculdade, 36 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e 61 universidades.

Defesa de Lula recorre ao TRF1 para reaver passaporte do ex-presidente

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu hoje (26) ao Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), sediado em Brasília, para anular a decisão que determinou a apreensão do passaporte do ex-presidente e o proibiu de deixar o país.

No habeas corpus, o advogado Cristiano Zanin argumenta que a liminar, concedida por um juiz federal de Brasília, não tem fundamento concreto e está baseada em suposições.

“Onde está a declaração a indicar que o paciente [Lula] estaria disposto a pedir asilo político? Em lugar algum! A verdade é que não há nenhuma evidência, ainda que mínima, de que o paciente pretenda solicitar asilo político em qualquer lugar que seja ou mesmo se subtrair da autoridade da decisão do Poder Judiciário Nacional”, sustenta o advogado.

Ontem (25), o juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, determinou apreensão do passaporte e proibiu o ex-presidente de sair do país. A medida foi solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF) em virtude de uma viagem que o ex-presidente faria hoje (26) à Etiópia para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O magistrado entendeu que a viagem poderia trazer riscos para investigação, como a fuga do país. Um dos fatores que levaram à concessão da liminar foi a decisão do TRF-4 que, nesta semana, confirmou a condenação de Lula na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão.

A medida cautelar foi autorizada no âmbito do processo em que Lula é acusado na Justiça do Distrito Federal do crime de tráfico de influência na compra, pelo governo federal, de caças da Força Aérea Brasileira (FAB) da empresa sueca Saab.

Agentes da PRF prendem homem em ônibus com 40 quilos de maconha, no Rio

Agentes da Polícia Rodoviária Federal que fazem parte da Operação Égide prenderam nas últimas horas, na rodovia Presidente Dutra, em Piraí, na região sul fluminense, um homem, de 35 anos, que transportava 40 quilos de maconha prensada no bagageiro de um ônibus que vinha de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro. 

A operação tem por objetivo combater roubo de cargas e drogas no Rio de Janeiro.

Na fiscalização do bagageiro, na parte externa do coletivo, os agentes da PRF acharam a droga com a participação da cadela Stella, especialista no faro de entorpecentes, armas e munições.

O agentes encontraram na mala, 39 tabletes de maconha prensada, totalizando aproximadamente 40 quilos da droga. Aos policiais o homem contou que receberia R$ 2 mil para entregar a mala a um desconhecido ao desembarcar na Rodoviária Novo Rio. O preso foi encaminhado à delegacia de Piraí, onde foi autuado como traficante.

Brasileiros gastam US$ 19 bilhões em viagens ao exterior, maior valor desde 2014

Os gastos de brasileiros no exterior em viagens chegaram a US$ 19 bilhões em 2017, informou hoje (26) o Banco Central (BC). Adespesa é a maior desde 2014, quando foram gastos em viagens ao exterior US$ 25,6 bilhões.

As receitas, ou seja, gastos de estrangeiros em viagens ao Brasil foram US$ 5,8 bilhões, menor que os gastos dos brasileiros. Com isso, o saldo em viagens ficou negativo no ano passado, chegando a um déficit US$ 13,2 bilhões. Trata-se também do maior saldo negativo desde 2014, quando essa conta fechou com um déficit de US$ 18,7 bilhões.

Os dados das viagens internacionais fazem parte da conta de serviços (viagens internacionais, transportes, aluguel de equipamentos, seguros, entre outros) das transações correntes.

No ano passado, os serviços fecharam com um déficit de US$ 33,8 bilhões, o maior desde 2015, quando chegou a US$ 36,9 bilhões negativos.

"A maioria das rubricas de serviços têm apresentado crescimento de déficit, mostrando, de fato, que é disseminada uma maior demanda por serviços importados", diz o chefe do Departamento de Estatísticas do Banco Central, Fernando Rocha. A conta de serviços faz parte das transações correntes, ou seja, as contas externas do país, que em fecharam 2017 com saldo negativo.

O déficit em transações correntes, que são as compras e as vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do país com o mundo, ficou negativo em US$ 9,8 bilhões. O déficit, é o menor desde 2007, quando o país registrou saldo positivo de US$ 408 milhões.

Contrabando aumenta 9,4% e atinge R$ 2,3 bilhões no ano passado

A apreensão de drogas, cigarros e mercadorias contrabandeados no Brasil somou mais R$ 2,3 bilhões em 2017. Segundo a Receita Federal, o valor é recorde e representa um crescimento de 9,4% em relação a 2016, quando foram apreendidos R$ 2,1 bilhões.

O balanço divulgado hoje (26) pela Receita mostra que a apreensão de cigarros cresceu mais de 11%, com um volume de mais de 221 milhões de maços, e a captura de drogas mais do que dobrou, alcançando percentual de variação de 122,4% em relação a 2016. Foram apreendidos no ano passado mais de 45 toneladas de maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas.

Brasil fecha 20,8 mil vagas de trabalho formal em 2017

O Brasil fechou 20.832 vagas de trabalho formal em 2017, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje (26) pelo Ministério do Trabalho. O número representa redução de 0,05% em relação ao estoque de 2016, quando foram fechadas 1.326.558 vagas. Esse foi o terceiro ano consecutivo de saldo negativo. Em 2015, houve queda de 1.534.989 vagas.

Para o Ministério do Trabalho, o resultado de 2017 significa estabilidade do emprego no país. "É um resultado que veio dentro das expectativas. Todas as estimativas de mercado apontavam para algo próximo da estabilidade no emprego", avaliou o coordenador-geral de Estatística do ministério, Mário Magalhães.

De acordo com os dados, as contratações, no ano passado, totalizaram 14.635.899, e as demissões, 14.656.731. Apenas em dezembro, 328.539 postos de trabalho formal foram fechados – queda de 0,85% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Home Center abre 750 vagas de trabalho na Zona Norte de Natal/RN.

A rede de materiais de construção Carajás Home Center que irá instalar sua primeira unidade na zona Norte de Natal está com 750 vagas de emprego abertas para diversas funções.

Os interessados devem levar currículo para a sede da Coteminas, na avenida Thomaz Landim, ou enviar pelo email dhocarajas@gmail.com. As vagas são para ambos os sexos e com carteira assinada.

A rede que já atua e Alagoas e Paraíba deve abrir as portas no Rio Grande do Norte ainda no primeiro semestre deste ano.

Agreste do RN registra maiores chuvas nas últimas 24 horas

O último boletim com as chuvas registradas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponta que as principais chuvas ocorreram na região Agreste Potiguar. Os dados correspondem às 7h de quarta-feira até às 7h desta quinta-feira.

No posto de medição em São Paulo do Potengi, a Emparn registrou 35 milímetros de chuvas. Em Boa Saúde, foram 30 mm.

Na mesorregião Agreste Potiguar, o destaque foi o município de São Bento do Norte com 23 milímetros, seguido por Florânia com 22,6 mm.

Confira o boletim pluviométrico (em milímetros) completo:
MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR
Messias Targino (Prefeitura) 21,0
Rafael Godeiro (Emater) 10,9
Upanema (Prefeitura) 9,8
Campo Grande (Particular 2) 7,1
Janduís (Emater) 4,6
Parau (Prefeitura) 3,5
Caraubas (Particular) 2,0
João Dias (Emater) 2,0
Olho D’Água Dos Borges (Particular) 2,0
Campo Grande (Particular) 1,7
Major Sales (Prefeitura) 1,5
São Rafael (Particular Ii) 1,4
São Rafael (Emater) 1,1
Assu (Particular) 0,2

MESORREGIÃO CENTRAL POTIGUAR
São Bento Do Norte (Prefeitura) 23,0
Florânia (Sitio Jucuri) 22,6
São Fernando (Emater) 15,2
Caicó (Batalhao) 15,0
Jardim De Angicos (Emater) 10,5
Timbauba Dos Batistas (Emater-fz. Timbauba) 5,0
Caicó (Acude Itans) 2,7
Cruzeta (Base Fisica Da Emparn) 1,5

MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR
Sao Paulo Do Potengi (Emater) 35,0
Boa Saude (Emater) 30,5
Joao Câmara (Centro Saude) 11,5
Passa E Fica (Prefeitura) 8,1
Bento Fernandes (Sec Agricultura) 5,0
Rui Barbosa (Emater) 2,6
Coronel Ezequiel (Particular) 2,0
Monte Alegre (Emater) 2,0
Parazinho (Emater – Ex-particular) 1,7
Barcelona (Particular) 1,3

MESORREGIÃO LESTE POTIGUAR
Ceara Mirim (Prefeitura) 11,6
Pureza (Emater) 4,9
Macaiba (Piripiri) 4,8
São Goncalo Do Amarante (Base Fisica Da Emparn) 4,6
Taipu (Particular) 2,0
Goianinha (Emater) 1,9
Montanhas (Prefeitura) 1,6
Baía Formosa (Destilaria Vale Verde) 1,3

Advogado entrega passaporte de Lula à Polícia Federal em São Paulo

O advogado Cristiano Zanin Martins entregou no final da manhã desta sexta-feira (26) o passaporte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Polícia Federal, em São Paulo. Zanin, que defende Lula em vários processos, atendeu a determinação do juiz substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília.

Na quinta-feira (25), o magistrado atendeu a pedido da Procuradoria da República do Distrito Federal, que entende que o ex-presidente pode abandonar o país após Tribunal Regional Federal da 4 ª Região (TRF4) confirmar a condenação de Lula na ação penal envolvendo o triplex no Guarujá (SP) e aumentou a pena do ex-presidente para 12 anos e um mês de prisão.

O juiz deu prazo de 24 horas para que o documento fosse entrega à PF e determinou que o nome de Lula fosse incluído no cadastro de pessoas impedidas de deixar o país.

Lula viajaria à Etiópia nesta sexta-feira (26) para participar de um evento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O ex-presidente cancelou a viagem.

BARRACO: Promoção de Nutella em supermercado causa confusão entre clientes

Uma rede de supermercados na França decidiu fazer uma promoção imperdivel em potes de Nutella. O desconto de 70% foi tão impressionante que a tentativa dos clientes de levar a maior quantidade possível do creme de avelã com cacau terminou em briga em diversos estabelecimentos.

Circulam nas redes sociais imagens de um aglomorado franceses avançando sobre pilhas de potes de Nutella. Internautas não perderam a oportunidade para fazer piadas com o furor provocado pela oferta. Um pote normalmente custa 4,50 euros (cerca de R$ 17,60), mas, com o desconto, o preço caiu para 1,41 euro (algo em torno de R$ 5,50).

Trump afirma em Davos que "Estados Unidos em primeiro" não quer dizer sozinhos

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse nesta sexta-feira (26) que está em Davos para defender e representar os interesses dos americanos, já que sempre colocará seu país "em primeiro", mas ressaltou que isso não quer dizer que deve ficar "sozinho". A informação é da Agência EFE.
 
Em discurso no Fórum Econômico Mundial, Trump assegurou que não vai tolerar mais que se descumpram as regras comerciais. Ele defendeu a restauração da "integridade" do sistema comercial para conseguir um comércio "justo e recíproco", para que não funcione apenas em benefício do seu país, mas de todos.

CMN regulamenta juro zero do novo Fies para estudantes de baixa renda

A partir de hoje (26), 100 mil estudantes de famílias de baixa renda poderão contratar empréstimos do novo Financiamento Estudantil (Fies) corrigidos apenas pela inflação. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou os juros reais zero para as operações de crédito concedidas a universitários de domicílios com renda per capita de até três salários mínimos.

Sancionada em dezembro pelo presidente Michel Temer, a lei que cria o novo Fies ainda precisava ser regulamentada pelo CMN para que os financiamentos para os estudantes de baixa renda pudessem ser contratados.

Em 2018, o Fies beneficiará 310 mil estudantes de curso superior, divididos em três categorias. A faixa 1, para a população de menor renda, terá 100 mil vagas com juros reais iguais a zero. O CMN estabeleceu que as parcelas para essa faixa serão corrigidas apenas pela inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com capitalização (aumento de valor) uma vez por ano.

Nessa modalidade, os financiamentos são cobertos pelo novo Fundo Garantidor do Fies, que paga aos bancos eventuais calotes dos beneficiários. Segundo o Ministério da Fazenda, quando o estudante começar a pagar o empréstimo, após a formatura, as parcelas serão descontadas diretamente do salário para reduzir o risco de inadimplência. O estudante começará a pagar as prestações no primeiro mês após a conclusão do curso, assim que conseguir trabalho, por até 14 anos.

O Fies ainda tem duas faixas de crédito para estudantes de maior renda. A segunda faixa terá este ano 150 mil vagas para universitários com renda família per capita de até cinco salários mínimos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que pagarão juros um pouco acima da inflação. Os financiamentos serão concedidos com recursos dos fundos constitucionais e de desenvolvimento das três regiões.

A terceira modalidade do Fies destina 60 mil vagas a estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos para estudantes de todo o país. Os juros nessa faixa também serão um pouco acima da inflação.

Especialista orienta sobre o que fazer em caso de água no ouvido e como evitar infecções

Ao sair da piscina, do banho ou do mar, pode ser comum a água no ouvido ser o incômodo de muita gente. O que pode se tornar um agravante é a maneira de solucionar esse quadro. O otorrinolaringologista Pedro Cavalcanti, do Hapvida Saúde, recomenda soluções comuns já realizadas pela população.

"As manobras que são feitas, de virar a cabeça de lado e puxar a orelha pra trás e para cima, são soluções imediatas. Além de pulinhos ou tapinhas do lado oposto da cabeça também serem bastante frequentes”.

Se o abafamento e o problema persistirem, a água no ouvido é um alerta para os cuidados como explica o especialista. ”Se os métodos que foram feitos não solucionar o incômodo pode pingar duas gotinhas de álcool, aguardar cerca de 5 segundos e depois virar a cabeça para a água no ouvido sair”.

Os cuidados precisam ser redobrados, caso repita os procedimentos algumas vezes e não conseguir solucionar. Em determinados casos, as soluções caseiras podem ser arriscadas e causar infecções. Então, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista.

"A dor irá surgir quando ocorrer inflamações causadas pela proliferação de bactérias no ouvido. É preciso atenção porque qualquer manuseio errado pode causar infecção. Por isso, a prevenção é sempre o melhor remédio”, finaliza o médico.

Microempreendedor poderá abrir e fechar contas bancárias por meio eletrônico

Os microempreendedores individuais (MEI) poderão abrir e fechar contas bancárias por meio de smartphones e computadores. A autorização foi aprovada ontem (25) na reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN).

De acordo com o Banco Central (BC), os microempreendedores seguirão os mesmos procedimentos das pessoas físicas, que já podem abrir ou encerrar contas por meios digitais. Os documentos exigidos na legislação podem ser enviados por smartphones ou computadores, cabendo à instituição financeira concluir a abertura da conta.

Ouvidorias
O CMN também aprovou resolução que determina que os clientes de instituições financeiras possam avaliar as ouvidorias das entidades. Até 1º de julho, bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, caixas econômicas e sociedades de crédito, financiamento e investimento deverão implementar alguma ferramenta de avaliação da qualidade do atendimento das ouvidorias.

Segundo o Banco Central, as notas e reclamações dos clientes alimentarão o recém-criado ranking de qualidade de ouvidorias. As instituições financeiras deverão divulgar a cada seis meses as avaliações dos serviços de ouvidorias em suas páginas na internet.

UFRN convoca alunos para responder pesquisa nacional

Os alunos dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são convidados a participar da 5ª Pesquisa do Perfil Socioeconômico das Universidades Federais, realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Assistência Estudantil (Fonaprace). Os dados serão utilizados como subsídio para políticas públicas voltadas aos próprios estudantes, com vistas a auxiliar demandas de assistência estudantil por meio de diagnósticos, análises, acompanhamentos e avaliações.

O levantamento é realizado desde 1996 para coletar as características sociais, econômicas e culturais dos alunos, cujo perfil apresenta mudanças nos últimos anos. Estudos anteriores demonstram, por exemplo, que o número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014 e que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo, o que exige novas estratégias de ação para garantir a permanência com sucesso desse público e a conclusão do curso superior no tempo certo.

A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, ressalta que a adesão de todos os discentes à pesquisa é extremamente importante para a consolidação dos dados, que beneficiam os universitários ao nortear a definição de políticas que atendam às suas necessidades reais. “Contamos com todos os alunos de graduação da UFRN para realizar essa tarefa que fortalece a excelência acadêmica e a formação de qualidade”.

O preenchimento do questionário foi considerado fácil e rápido pelos estudantes Evandro Ferreira, do curso de Jornalismo, e Ricardo Nunes, de Audiovisual, os primeiros da UFRN a participar da pesquisa. Para ambos, as perguntas traduzem a preocupação em proporcionar uma graduação melhor em todos os sentidos.

“As IFES buscam saber não apenas nosso perfil econômico, mas também aspectos como saúde mental e violência, para ter uma atuação mais efetiva no cuidado e na assistência aos universitários”, afirmou Evandro Ferreira. Segundo Ricardo, a participação dos alunos é fundamental por proporcionar melhorias para eles mesmos.

Para responder o questionário, os estudantes devem acessar o site www.perfil.ufu.br, informar o número do CPF e selecionar a UFRN no menu “Escolha uma Instituição”.

Municípios do RN podem perder até R$ 1,1 bilhão em obras de mobilidade

Os municípios do Rio Grande do Norte podem perder até R$ 1,1 bilhão em projetos de mobilidade urbana em 2018, segundo dados do Ministério das Cidades. Isso porque, até o momento, nenhum município potiguar apresentou propostas para o programa “Avançar Cidades – Mobilidade Urbana”, cujo prazo se encerra em julho.
 
De acordo informações enviadas pelo ministério, obtidas com exclusividade pelo jornal Agora RN, não foram incluídas cidades potiguares na última listagem do programa federal, de 15 de janeiro. Segundo o ministério, os municípios com até 20 mil habitantes poderão encaminhar propostas entre R$ 500 mil e máximo de R$ 5 milhões. Para as acima de 20 mil até 60 mil habitantes, o mínimo é de R$ 1 milhão e o máximo R$ 15 milhões.

PM apreende armamento pesado em ação contra criminosos na Rocinha

A Polícia Militar (PM) divulgou um balanço da operação de ontem (25), na favela da Rocinha, zona sul do Rio, onde foram registrados intensos tiroteios por mais de duas horas na parte alta da comunidade pela manhã e à tarde. Muitos moradores não tiveram condições de deixar suas casas e acabaram faltando ao trabalho.

Três criminosos ficaram feridos. A PM não informou se eles foram levados para hospitais da região. Os militares apreenderam seis fuzis e três pistolas automáticas nas localidades do Macega e Terreirão. Em outro ponto da favela, na localidade da Cachopa, policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha, após confronto, prenderam um criminoso e apreenderam com ele um fuzil automático, uma pistola e uma granada.

Pela manhã, um policial do Batalhão de Choque foi ferido com um tiro de fuzil na barriga e encaminhado ao Hospital Miguel Couto. O estado de saúde do militar é grave. À tarde, outro policial do Choque foi ferido na perna e socorrido no mesmo hospital.

Por volta das 17h, manifestantes fecharam a Avenida Niemeyer nos dois sentidos, em frente à entrada do Vidigal, onde um ônibus foi incendiado, próximo ao Hotel Sheraton. No momento, o veículo está sendo retirado para liberação do trânsito. Os policiais atuam na região no sentido de evitar novas ações de vandalismo.

O balanço da operação de hoje indica que um homem foi preso, cinco pessoas ficaram feridas, sendo três criminosos e dois militares do Batalhão de Choque, e um morador foi atingido por bala perdida. Além disso, foram apreendidos sete fuzis, quatro pistolas e uma granada.

Balanço
Desde o dia 18 de setembro do ano passado, 32 criminosos foram mortos em operaçães na comunidade; 17 menores, apreendidos; e 82 pessoas, presas. Trinta e cinco fuzis automáticos, 53 pistolas, três submetralhadoras, seis espingardas e 61 granadas foram retiradas das mãos dos criminosos.

Petistas do RN falam em “guerra”, “golpe” e “fraude” contra Lula

A decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de ampliar a pena do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva de nove para 12 anos de prisão foi repercutida pelos políticos potiguares filiados ao Partido dos Trabalhadores, o PT. Para eles, o julgamento no Rio Grande do Sul foi uma “operação de guerra”.

Vereadora de Natal pelo PT, Natália Bonavides disse que há uma “clara tentativa de aniquilamento do maior instrumento da classe trabalhadora brasileira, o PT, e de seu maior símbolo, Lula”.

Na quinta-feira, 25, o PT lançou a pré-candidatura de Lula à Presidência da República. A senadora potiguar Fátima Bezerra afirmou que a garantia da campanha política do ex-presidente representa “a democracia e a vontade da maioria do povo brasileiro. Vamos lutar no Judiciário e, principalmente, nas ruas para que Lula seja candidato e vença as eleições”.

Para a senadora, a condenação de Lula é “política, sem provas e faz parte da continuidade do ‘golpe’” – uma referência ao impeachment da ex-presidente da República Dilma Rousseff.

Outro que pediu militantes nas ruas é o deputado estadual Fernando Mineiro. Para ele, “eleição sem Lula é fraude”.

Inscrições para o Sisu terminam nesta sexta-feira

Terminam nesta sexta-feira (26), às 23h59, as inscrições para a edição do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Até agora, 1.812.401 candidatos se inscreveram para a seleção, em busca de uma vaga no ensino superior. O candidato pode se inscrever em até duas vagas entre as ofertadas, indicando a ordem de preferência.

Como muitos já marcaram as diferentes opções, o total de inscrições chegou a 3.510.592 às 18h desta quinta-feira (25), informou o Ministério da Educação (MEC).

É possível trocar de opção durante todo o período de inscrição, pois apenas a última alteração será validada. De acordo com a pasta, os 10 cursos mais procurados até agora foram: medicina, com 219.300 inscrições; direito, 201.539; administração, 185.813; pedagogia, 159.205; enfermagem, 120.999; educação física, 120.524; psicologia, 94.203; ciências biológicas, 87.806; ciências contábeis, 79.532 e veterinária, com 71.679.

O Sisu é usado por instituições públicas de educação superior na oferta de vagas a estudantes, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total, são 239.601 vagas oferecidas em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. O processo de inscrição é feito exclusivamente pelo site do Sisu.

Podem se candidatar estudantes que participaram do Enem 2017 e obtiveram nota na redação diferente de zero. Não é necessário pagar taxas.

Para líder petista, pena de 12 anos mais 1 mês de Lula é provocação com o 13 do PT

O presidente do PT paulista, Luiz Marinho, disse na manhã desta sexta-feira, 26, em entrevista à Rádio Eldorado de São Paulo, que os desembargadores do TRF-4 que confirmaram a sentença do juiz Sérgio Moro, de condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá (SP), fizeram uma provocação, “uma brincadeira jocosa”, ao ampliarem de 9 anos e seis meses para 12 anos e um mês a pena do petista. “Doze mais 1 dá 13, que é o número do PT nas urnas”, frisou Marinho, dizendo crer que a sentença proferida pelo colegiado do TRF-4 “foi combinada e representa uma violência às normas do Direito”.

Marinho, que também é pré-candidato ao governo de São Paulo, afirmou na entrevista que além de político é bacharel em Direito e, como tal, pode dizer com propriedade que os desembargadores do TRF-4 “rasgaram a Constituição” no julgamento ocorrido nesta quarta-feira, 24, em Porto Alegre. E disse acreditar que a sentença será revertida nas instâncias superiores da Justiça, como o Supremo Tribunal Federal (STF). “Não é possível que todos da Justiça tenham a insanidade dos magistrados do TRF-4”, alfinetou.

Homem é preso pela Polícia Civil em Lajes/RN suspeito de ter estuprado criança de 9 anos

Uma equipe de policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) conseguiu prender José Leandro de Souza, 34 anos, nesta quinta-feira (25), na cidade de Lajes. Ele foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva porque é apontado como o autor de um estupro de vulnerável, cometido contra uma criança de 9 anos de idade, no ano de 2017. Os policiais civis também cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de José Leandro.

Além do cumprimento do mandado de prisão, José Leandro foi atuado em flagrante pela prática de pornografia infantil, pois durante o interrogatório perante a autoridade policial, ele confessou que armazenava em seu celular material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.

José Leandro informou ser funcionário da Prefeitura de Lajes e vice-presidente do grupo de escoteiros da cidade. Sobre o material pornográfico em seu poder, ele alegou que armazenava as imagens com o intuito de fazer denúncias sobre casos de pedofilia, o que não ficou comprovado. A equipe da DCA continuará investigando o caso.

Maioria das grávidas ou lactantes presas no Brasil é parda ou negra, diz CNJ

Levantamento divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que há 622 grávidas ou lactantes nas unidades prisionais do país.

De acordo com o Cadastro Nacional de Presas Grávidas e Lactantes, no último dia de 2017, havia 373 mulheres grávidas e 249 amamentando seus bebês nas prisões brasileiras. Segundo o CNJ, por meio de um censo carcerário, foi possível identificar o perfil das detentas que tiveram filho na prisão: quase 70% delas tinham entre 20 e 29 anos; 70% são pardas ou negras; e 56% são solteiras.

São Paulo é o estado com maior número de mulheres em tal situação. Das 235 que se encontram sob custódia do Estado, 139 são gestantes e 96 lactantes. Em seguida, vêm Minas Gerais, com 22 gestantes e 34 lactantes; Rio de Janeiro, com 28 gestantes e 10 lactantes, e Pernambuco, com 22 gestantes e 13 lactantes.

Ainda conforme o levantamento, Mato Grosso do Sul tinha, no último dia de 2017,15 gestantes e 16 lactantes. O único estado que não registrou casos de mulheres grávidas ou lactantes presas foi o Amapá.

Em nota divulgada pelo CNJ, a presidente do conselho e do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, classificou de “absoluta indignidade” o fato de haver crianças tendo de nascer em presídios. Segundo Cármen Lúcia, caso não haja condições de o Judiciário conceder prisão domiciliar a essas mulheres, cabe ao Estado providenciar um local adequado para a custódia das mães até o término da gestação.

Conforme prevê a Cartilha da Mulher Presa, do CNJ, a mulher não perde a guarda dos filhos quando é presa. A guarda, no entanto, fica suspensa até o julgamento definitivo do processo, ou caso ela seja condenada a pena superior a dois anos de prisão. Enquanto durar o cumprimento da pena, a guarda dos filhos fica com o marido, com parentes ou com amigos da família. Cumprida a pena, a guarda retorna à mãe, caso não haja decisão judicial contrária.