sábado, março 28, 2015

Corpo de desaparecido em Mãe Luíza é liberado pelo Itep e sepultado em Natal/RN.

O corpo do ajudante de pedreiro Kleberson do Nascimento já foi liberado pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), após ter sido resgatado na madrugada deste sábado (28). Ele foi encaminhado para sepultamento que estava marcado para o fim da manhã deste sábado (28), no Cemitério do Bom Pastor II, zona Oeste de Natal.

O Itep constatou, após realização de diversos exames, que Kleberson morreu por “asfixia mecânica por afogamento”. Do órgão, o mesmo foi levado ao cemitério do Bom Pastor, onde foi sepultado.

A coordenação das buscas encerrou a operação por volta das 3 horas, após uma semana de atividades. A equipe de resgate contou com apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e da empresa responsável pela obra de drenagem do bairro.

O servente estava desaparecido desde sábado (21), quando foi sugado por uma tubulação da Rua Atalaia, que fica paralelo à Rua Guanabara. A Rua Guanabara está passando por uma obra de reestruturação por conta que foi destruída nas fortes chuvas que aconteceram em junho de 2014. Os locais de buscas são no canteiro de obras, uma vez que o PV-5 se encontra nesta localidade.

Nível do Cantareira aumenta pelo 22º dia seguido.

O nível do Sistema Cantareira aumentou hoje (28) pela 22ª vez consecutiva, ao passar de 18,4% ontem (27) para 18,6 %, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Pelo novo método de cálculo que passou a ser usado no último dia 16 e leva em consideração a utilização do volume morto, ou seja, abaixo das comportas, o nível do Sistema Cantareira aumentou de 14,3% para 14,4%. O volume armazenado alcançou 182,9 bilhões de litros.

No Alto Tietê, o nível caiu de 23%, ontem, para 22,9%, hoje. O sistema Rio Grande também caiu de 97,8% para 97,6 %. O sistema Alto Cotia aumentou sua capacidade de 64,3% para 64,4 %. O Rio Claro passou de 43,6% para 43,7 %. A represa Guarapiranga manteve seu nível em 85%.

Estudantes são recebidos na Secretaria da Educação do RN com pauta de reivindicações.

Secretaria da Educação do RN mantém postura democrática dos primeiros dias de gestão e recebe grupo de estudantes de cinco estaduais de Natal para tratar de pauta reivindicatória.
 

Estudantes das escolas estaduais Francisco Ivo Cavalcanti, Winston Churchill, Atheneu, Centro de Educação Profissional Jesse Pinto Freire e Instituto Padre Miguelinho, foram recebidos na manhã de quinta-feira (26) no gabinete da Secretaria da Educação do RN pelo próprio titular da pasta, professor Francisco das Chagas Fernandes.
 

Na pauta de reivindicações dos estudantes questões de instalação de aparelhos de ar condicionado em salas de aula, contratação de professores, restauração e construção de quadra de esportes, instalação de laboratórios e melhorias na merenda escolar.
 

Francisco das Chagas ouviu as reivindicações e solicitou a equipe gestora da pasta da Educação do RN presente a reunião respostas para a pauta levada pelos estudantes. “Estamos aqui para ouvir cada um de vocês”, disse Chagas.
 

A secretária adjunta Socorro Batista disse que o grêmio estudantil das escolas têm direito a saber qual o planejamento e quais as novas soluções a serem adotadas na rede estadual de ensino: “Nos casos onde isso não ocorre, temos que analisar e conversar com a escola”, afirmou.
 

Mônica Guimarães, da CORE, informou que o repasse da verba para a merenda escolar foi feito no inicio do ano letivo com o aval dos Conselhos Escolares nas escolas. Com relação à contratação de professores, o governo está contratando os 428 professores aprovados no Concurso Público (001/2011).

Colisão de carro com caminhão mata três pessoas na BR-304, no RN.

Três pessoas morreram após uma colisão envolvendo um caminhão e um Palio no início da manhã deste sábado (28) no KM 154 da BR-304, trecho entre as cidades de Angicos e Fernando Pedroza, na região Central do Rio Grande do Norte.

Segundo o serviço de emergência da Polícia Rodoviária Federal, a colisão aconteceu por volta de 1h40. Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas, mas ao chegarem ao local do acidente já encontraram as vítimas sem vida.

Até o momento não foi possível precisar o que ocasionou a batida. Os mortos ainda não foram identificados. Via g1/RN.

Bombeiros retiram de tubo corpo de homem sugado por chuva em Natal/RN.

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte e a Defesa Civil de Natal enfim conseguiram resgatar, já na madrugada deste sábado (28), o corpo do auxilar de pedreiro Klebson Nascimento, de 37 anos, que passou quase uma semana preso dentro de uma tubulação de drenagem no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste da capital potiguar.

Klebson estava sendo procurado desde o início da tarde do último sábado (21), quando foi sugado pelo bueiro que fica na Rua Atalaia. Ele tentava desobstruir a passagem da água da chuva que caía naquele momento quando aconteceu o acidente.

A retirada do corpo foi anunciada pela assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros às 3h36.
 
Área em construção.
As buscas pelo corpo ocorreram entre as ruas Atalaia e Guanabara, em uma área que está em reconstrução depois de ter sido atingida por fortes chuvas que causaram deslizamentos de terra em junho do ano passado. O secretário adjunto de Defesa Social de Natal, Pedro Júnior, afirmou que a tubulação foi construída pela empresa responsável pelas obras de reconstrução da área. "Foi uma sugestão dos moradores para escoar a água. Havia uma grade protegendo a boca de lobo, mas ela foi retirada, e o local estava aberto", disse. Via g1/RN.

Serviço Social do HWG procura por parentes de pacientes.

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) procura por parentes, ou conhecidos, de dois pacientes internados e que, até o momento, não receberam visita ou foram contatados por seus familiares. O primeiro, que foi vítima de ferimento por arma branca, tem pele morena escura, olhos castanhos claros, barba, cabelos escuros encaracolados, com altura aproximada de 1,60m, pesando cerca de 70 kg, possui duas tatuagens: uma com o nome Fábio Marcos no braço direito e outra nos dedos da mão esquerda com o nome Andriely. Também possui uma cicatriz na barriga (provável cirurgia).

O outro paciente está consciente e afirma se chamar José de Assis Pinheiro. Mas não é possível confirmar esta informação, uma vez que ao ser encontrado, ele não portava nenhum documento de identificação. Como características físicas, possui: cerca de 45kg, pele clara e olhos castanhos claros. José ainda diz que mora na rua Dinarte Mariz, no bairro de Nova Descoberta, mas esta informação também não pôde ser confirmada. Ele está de alta hospitalar desde o último dia 24.

Sinte-rn realizará assembleia com professores em Taipu/RN.


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sinte-rn, regional de João Câmara realizará Assembleia Geral com professores da rede municipal de Taipu na próxima segunda-feira(30) às 14h30 na Escola Municipal Francisca Avelino. Na pauta: O Piso profissional Nacional e 1/3 de hora atividade.

MPF denuncia prefeito de Rafael Godeiro (RN) por fraude em licitação.

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra Abel Belarmino de Amorim Filho, prefeito de Rafael Godeiro, no Rio Grande do Norte, por irregularidades na aplicação de verbas federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos anos de 2003 e 2004 (quando exercia o segundo de seus quatro mandatos à frente da Prefeitura daquele município).

Também foram denunciados Olga Evarista Jales Belarmino, esposa do prefeito; Francisca Gomes Rocha, ex-membro da Comissão Permanente de Controle Interno (CPCI); Maria Jeane de Paiva Nunes, ex-secretária de Administração; Aluizio Fernandes da Silva, ex-secretário de Finanças, e sua esposa, Maria Joseni Gomes de Araujo Fernandes, ex-tesoureira do município.

Dentre as acusações mais graves, destaca-se a aquisição de produtos alimentícios sem o devido procedimento de licitação, por meio de contratação de empresas de forma dirigida, com pendência junto aos fiscos estadual e federal. D

e acordo com o MPF, os denunciados, de comum acordo, utilizaram-se dos cargos que ocupavam para desviar e se apropriar de recursos federais oriundos do PNAE e do EJA. As acusações baseiam-se em declarações de testemunhas, além de provas documentais – cheques, empenhos e fitas de auditorias.

COMER EM PRATOS PEQUENOS NEM SEMPRE FUNCIONA PARA EMAGRECER.

Porção: dica de mudar o tamanho do prato para comer menos pode não funcionar para adolescentes
Um dos truques utilizados por quem quer emagrecer é comer em pratos pequenos, como os de sobremesa, e não nos grandes. Especialistas em dieta dizem que esse hábito faz uma pessoa ingerir menos alimentos. Para adolescentes acima do peso ideal, no entanto, a dica não funciona, revelou um estudo da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos.

Pesquisadores entrevistaram 162 meninas de 14 a 18 anos, com diversos índices de massa corpórea (IMC), sobre a percepção que elas tinham do tamanho de uma porção de comida em pratos de vários tamanhos. Eles descobriram que, na média, o truque visual funcionava menos para adolescentes com sobrepeso e obesidade do que para as garotas de peso normal.

“Presume-se que pessoas obesas ou com sobrepeso têm, em comparação com indivíduos de peso saudável, propensão a subestimar o tamanho de uma porção e, consequentemente, comer mais. Isso valeria, sobretudo, para alimentos apresentados em recipientes grandes”, afirma o psiquiatra Lance Bauer, coautor do estudo. Por esse motivo, diz Bauer, quem quer emagrecer é encorajado a comer em pratos pequenos – uma vez que a mesma porção que seria satisfatória em um recipiente pequeno e cheio pode não satisfazer a pessoa em um recipiente grande e menos preenchido.

Gol anuncia voo Campinas/Natal.

Mais um resultado positivo da redução do ICMS do querosene de aviação. A Gol, em parceria com a CVC, inaugura um novo voo Campinas/ Natal, já a partir de junho. 

A parceria com a maior operadora do Brasil representa um voo com divulgação e clientes em potencial, neste mercado promissor, para a rota que irá incrementar a nossa economia. O anúncio oficial será dia 10 de abril em São Paulo.

VÍRUS PERIGOSO INVADE SMARTPHONES ANDROID E PODE TIRAR DINHEIRO DE USUÁRIOS.

(Foto: Reprodução)

Nos últimos meses, um vírus perigoso foi descoberto e apontado como capaz de burlar sistemas de reconhecimento de imagem captcha – os números que letras que normalmente aparecem no final de formulários online -. O vírus consegue fingir que as requisições foram feitas por um ser humano.

O vírus foi batizado de Trojan-SMS.AndroidOS.Podec e consegue usar serviços de tradução humana em tempo real. Segundo a empresa Kaspersky Lab, que descobriu o vírus, o Podec é direcionado para usuários Android da rede social russa Vkontakte o que infecta principalmente a Rússia ou em países vizinhos. Mas segundo uma publicação do site TechTudo, usuários na América Latina também já foram infectados ao baixarem jogos ‘craqueados’, como por exemplo o Minecraft – Pocket Edition.

Quando instalado no smartphone, a primeira coisa que o vírus faz é solicitar privilégios de administrador, e caso aconteça, fica mais difícil de remover ou impedir a execução do código malicioso. Outra ação pesado do vírus é que quando ele é instalado no celular, tenta tirar dinheiro do usuário infectado por meio de cadastros em serviços que exigem um tarifa adicional.

Em um relatório feito por Victor Chebyshev, Diretor do Grupo de Pesquisa No-Intel da Kaspersky Lab, ele diz: “O Podec marca uma nova e perigosa fase na evolução dos malwares móveis. As ferramentas de engenharia social utilizadas na sua distribuição, a proteção avançada usada para ocultar códigos maliciosos e o complicado processo de extorsão projetado para passar no teste captcha, nos levam a crer que este trojan está sendo desenvolvido por uma equipe de programadores Android especializados em fraudes e monetização ilegal”.
 
Quando instalado no smartphone, a primeira coisa que o vírus faz é solicitar privilégios de administrador, e caso aconteça, fica mais difícil de remover ou impedir a execução do código malicioso. Outra ação pesado do vírus é que quando ele é instalado no celular, tenta tirar dinheiro do usuário infectado por meio de cadastros em serviços que exigem um tarifa adicional.

Globo e Baraúnas iniciam caminhada no 2º turno do Estadual neste sábado.

O primeiro turno esteve longe do que sonharam Globo e Baraúnas. Neste sábado (28), as duas equipes iniciam uma nova caminhada para tentar um desfecho diferente e garantir entre outras coisas, uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Diante deste cenário, as duas equipes se encontram logo mais, às 17 horas, no estádio Barretão, em Ceará-Mirim.

O Globo, que chegou a liderar a competição, terminou na quarta colocação no 1º turno e busca a recuperação neste segundo. A vaga na final do Estadual também está entre as metas da equipe da região metropolitana de Natal. Para o técnico Leandro Sena, após uma campanha de erros em momentos importantes da disputa, mais equilíbrio na nova etapa pode resultar em conquistas.

“O foco é total no segundo turno do estadual para que a gente consiga nossa meta que é a vaga na série D e chegar na final do Campeonato Potiguar. Vamos fazer um segundo turno mais concentrados entendendo que cada partida é uma decisão e esperando que a gente consiga os pontos necessários”, afirmou Sena.

O Baraúnas, por outro lado, viveu uma oscilação na disputa e terminou o turno numa modesta sexta colocação e com uma sequência negativa, com duas derrotas, em seus dois jogos finais. Ainda assim, os mossoroenses sonham com dias melhores na competição e, se possível, com uma briga direta pelas primeiras colocações.

No primeiro encontro entre as duas equipes, o Leão do Oeste foi derrotado em Macau, por 1 a 0. Agora, a equipe projeta devolver o resultado não apenas pela revanche, mas também para iniciar a competição largando na frente dos demais.

sexta-feira, março 27, 2015

Ações do Seapac já beneficiaram quase 20 mil famílias no Rio Grande do Norte.

Já são quase 20 mil famílias beneficiadas em 106 municípios do Rio Grande do Norte, ao longo dos últimos dez anos com as ações de convivência com o semiárido do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos (SEAPAC). Somente na região do Seridó foram 7.800 famílias atendidas com as ações, que na sua maioria permite o acesso à água para beber, cozinhar e produção de alimentos destas famílias.

Aqui na Serra de Santana mesmo, muitas mulheres carregavam água por dois ou três quilômetros na cabeça, e hoje estas pessoas estão com agua nas cisternas de 16 mil litros em suas casas, felizes, com água de qualidade e que pode garantir a sua independência hídrica”, explicou Damião Santos, coordenador do Programa de Convivência com o Semiárido do Seapac. Via M/D.

Próxima reunião dos Governadores do Nordeste será em Natal/RN.

A próxima reunião dos Governadores dos Estados do Nordeste deve acontecer em Natal, com data prevista para o dia 8 de maio. Os Governadores nordestinos se reuniram em Brasília nesta quarta-feira, 25, antes da audiência com a presidenta da República, Dilma Rousseff para elaborar um documento com reivindicações ao Governo Federal.

Os governadores nordestinos solicitaram a Dilma Rousseff a definição de uma nova fonte de financiamento e crédito, a continuidade dos investimentos federais, apoio à rede pública de saúde, combate à estiagem, a aprovação pelo Senado das regras para o comércio eletrônico e a inclusão do Nordeste como laboratório para o Sistema Único de Segurança Pública.

'Vai longe', diz professor de escola que deu bolsa para 1º lugar no IFRN.

O estudante Thompson Vitor, de 15 anos de idade, que foi o 1º lugar geral no exame de seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), alçou seu primeiro voo: se mudou para Fortaleza. Ele recebeu uma bolsa integral para estudar em uma escola privada da capital cearense, além de ajuda de custos e moradia. "Estou gostando muito daqui, a escola é muito boa, os professores são excelentes", disse Thompson.

Ele é filho de uma catadora de lixo e um pasteleiro e morava com a família em uma casa simples no Paço da Pátria, na Zona Leste de Natal. O garoto, que se tornou um exemplo na comunidade onde morava após ser aprovado em 1º lugar no IFRN, foi surpreendido com a oferta de uma bolsa de estudos da Organização Educacional Farias Brito ainda em fevereiro.

Comércio e indústria têm mais de 14 mil vagas temporárias para a páscoa.

Ainda dá tempo de conseguir uma vaga para trabalhar na Páscoa. Há cerca de 14 mil oportunidades temporárias disponíveis em todo país, segundo pesquisa da Fenaserhtt e do Sindeprestem. O comércio tem 9,3 mil vagas e a indústria 5,3 mil. No total, a expectativa é de que sejam contratados 84,4 mil temporários para a data. Em 2014 a Páscoa gerou 83,5 mil vagas temporárias.

A maior parte dos temporários contratados deve permanecer na vaga por um período entre 61 a 90 dias. Dos selecionados, 70% recebe treinamento para a função. “O mercado de trabalho enfrenta uma séria escassez de mão de obra qualificada, o que faz do treinamento uma necessidade. O temporário, mesmo que não seja efetivado, leva consigo esse aprendizado profissional, que pode, num futuro próximo, abrir outras portas para o emprego”, explica Maria Olinda Maran Longuini, diretora de Comunicação do Sindeprestem.

O presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, Vander Morales, concorda. “O trabalho temporário atua como um estabilizador do emprego, principalmente em tempos de instabilidade econômica, ao promover e facilitar o encontro entre candidatos e oportunidades de trabalho.”

No comércio, as vagas são ofertadas em maior quantidade para as seguintes funções: vendedor (35%); balconista (20%); repositor (20%) e auxiliar administrativo (5%). A indústria costuma contratar mais auxiliares de produção (60%) e promotores de vendas (15%).

Com quase 7 mil casos suspeitos, RN decreta epidemia de dengue.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) anunciou nesta sexta-feira (27) um decreto que coloca o Rio Grande do Norte em situação de epidemia de dengue. O cenário epidêmico foi decretado pelo secretário Ricardo Lagreca em função do aumento significativo no número de notificações.

Do início deste ano até esta sexta-feira, foram notificados 6.902 casos suspeitos de dengue, o que representa um aumento de 169,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. Deste total, houve 523 confirmações da doença. O prazo para diagnóstico laboratorial é de 60 dias.

Os municípios que mais notificaram foram: Natal (1868), Currais Novos (508), Parelhas (404), Parnamirim (368), Cerro Corá (243), Acari (230), Ceará-Mirim (213) e São Gonçalo (199). Quanto aos óbitos no estado, desde o início do ano até o momento, foram notificados sete casos suspeitos, dos quais um foi confirmado.

Lagreca enfatizou que o controle da dengue é uma responsabilidade de todos. “É preciso que a população participe ativamente tanto na prevenção dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, quanto na denúncia desses focos, por meio do Disque Denúncia ou on line, por meio do Observatório da Dengue”.

O número de telefone para denúncia é 0800 281 4031 e o site do Observatório é www.telessaude.ufrn.br/observatoriodadengue.

Governo anuncia 14 milhões para presídio em Ceará-Mirim/RN.

No final da manhã de hoje (27), o Governo do Estado, em entrevista coletiva, apresentou um Plano de Ações para o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte.  O objetivo do plano é a reestruturação do sistema no estado.

Durante sua fala, Robinson Faria anunciou que Força Nacional ficará por mais 60 dias no estado, e também falou que o Plano de Ações foi feito para trabalhar com metas.

Dentro do plano, foram assegurados cerca 14 milhões para a construção da cadeia pública masculina de Ceará-Mirim, com 603 vagas. Os recursos são federais, do Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional e Penitenciário do Ministério da Justiça, e serão liberados aos poucos, de acordo o avanço da obra.

Jovem é assassinado no bairro Paraíso em Santa Cruz/RN.

Mais um jovem perdeu sua vida em Santa Cruz. Desta vez, o assassinato aconteceu por traz do SENAI, no bairro Paraíso. A vítima foi Ítalo Praxedes de Andrade, 18 anos. Ele foi vítima de três disparos de arma de fogo, dois tiros nas costas e um na cabeça.

O jovem foi socorrido ao SAMU para o Hospital Regional Aluízio Bezerra, chegando com poucos sinais de vida na unidade hospitalar. A vítima teve uma parada cardíaca e os médicos de plantão ainda tentaram o socorrer, mas sem sucesso a reanimação.

O corpo de Ítalo Praxedes encontra-se no Hospital Regional aguardando a chegada do ITEP. A Polícia Militar fez diligência na busca de encontrar suspeitos, mas não há informações de quem cometeu o crime. O caso será investigado pela 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil.

Este é o nono homicídio em Santa Cruz este ano. Via Édipo Natan

Henrique Alves é o novo ministro do Turismo.

A presidente Dilma Rousseff vai anunciar o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB) como novo ministro do Turismo. A presidência anunciou nesta sexta que o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, será titular do Ministério da Educação. Ribeiro entra no no lugar de Cid Gomes (Pros-CE), que pediu demissão na semana passada. Ele acertou sua ida para o ministério com a presidente Dilma em reunião nesta sexta e sua posse será no dia 6 de abril.

O comando da Educação estava interinamente nas mãos de Luiz Cláudio Costa, secretário-executivo da pasta, desde quarta-feira (18), depois da conturbada saída de Cid, que se desentendeu com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. Cid havia sido convocado a se explicar na Câmara sobre uma declaração na qual disse que a Casa tem “uns 400 deputados, 300 deputados” achacadores. Via UOL.

Curso de especialização técnica em Energia Eólica abre inscrições.

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), parceria entre a Petrobras e o Senai, está com inscrições abertas para o curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Energia Eólica. A previsão é de que as aulas comecem no dia 13 de abril, na unidade do CTGAS-ER, em Natal, na Avenida Capitão-Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova. Ao todo, serão oferecidas 48 vagas.

O curso tem formato semi-presencial: do total de 380 horas/aulas, 208 são pelo método à distância e 172 de forma presencial. A expectativa de conclusão é de um ano. Com a especialização, os alunos vão adquirir conhecimentos em métodos de medição anemométrica, tecnologias aplicadas a aerogeradores, sistemas elétricos aplicados a parques eólicos e a conexão destes à rede elétrica monitoradas por sistemas de automação.

Para realizar a inscrição, o candidato deve comprovar formação técnica ou superior nas áreas de Mecânica, Elétrica, Soldagem, Petróleo e Gás, Edificações, Instrumentação, Refrigeração, Automação e Meteorologia. Além disso, os interessados devem comparecer à sede do CTGAS-ER, com cópias do histórico e certificado de conclusão de ensino técnico ou diploma de graduação superior, RG, CPF, comprovante de residência e duas fotos 3×4, ou enviar esta documentação para o e-mail nead@ctgas.com.br.
Mais informações pelo telefone (84) 3204-8143.

ECONOMIA BRASILEIRA CRESCE 0,1% EM 2014, DIZ IBGE.

A economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, segundo informou nesta sexta-feira (27) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes (em reais), a soma das riquezas produzidas no ano passado chegou a R$ 5,52 trilhões.
Em relação ao terceiro trimestre, o PIB do quarto trimestre de 2014 avançou 0,3%.

A previsão mais recente do Banco Central era de que o PIB tivesse recuado 0,1%, próxima à do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), chamado de “prévia do PIB”, que estimava uma contração de 0,15% no ano passado. Já a expectativa dos analistas do mercado financeiro era positiva, porque indicava uma alta de 0,15%, segundo o boletim Focus, do Banco Central.

O cálculo que mede as riquezas do país ficou diferente a partir deste ano. A nova metodologia incluiu dados que não existiam, deslocou informações e mudou a classificação de alguns itens, deixando a medição mais precisa. Novos dados foram incorporados a partir de 2010, gerando uma revisão de toda a série, até 1995.
 
O novo cálculo do PIB foi aperfeiçoado para seguir padrões internacionais recomendados por órgãos como a ONU, OCDE e Banco Mundial e que devem ser adotados pelos países até 2016. A mudança serve para garantir uma comparação e calibragem mais apurada entre as economias. A última mudança na metodologia havia ocorrido em 2007.

ECONOMIA BRASILEIRA CRESCE 0,1% EM 2014, DIZ IBGE.

A economia brasileira cresceu 0,1% em 2014, segundo informou nesta sexta-feira (27) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes (em reais), a soma das riquezas produzidas no ano passado chegou a R$ 5,52 trilhões.
Em relação ao terceiro trimestre, o PIB do quarto trimestre de 2014 avançou 0,3%.

A previsão mais recente do Banco Central era de que o PIB tivesse recuado 0,1%, próxima à do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), chamado de “prévia do PIB”, que estimava uma contração de 0,15% no ano passado. Já a expectativa dos analistas do mercado financeiro era positiva, porque indicava uma alta de 0,15%, segundo o boletim Focus, do Banco Central.

O cálculo que mede as riquezas do país ficou diferente a partir deste ano. A nova metodologia incluiu dados que não existiam, deslocou informações e mudou a classificação de alguns itens, deixando a medição mais precisa. Novos dados foram incorporados a partir de 2010, gerando uma revisão de toda a série, até 1995.
 
O novo cálculo do PIB foi aperfeiçoado para seguir padrões internacionais recomendados por órgãos como a ONU, OCDE e Banco Mundial e que devem ser adotados pelos países até 2016. A mudança serve para garantir uma comparação e calibragem mais apurada entre as economias. A última mudança na metodologia havia ocorrido em 2007.

Dengue mata criança de oito meses em Natal, segundo pais.

O casal Paulo Henrique Correia Gomes e Ryan Van Nek realizou o sepultamento da filha Solange Lua Van Nek de oito meses de idade na manhã desta sexta-feira (28) no cemitério da Vila de Ponta negra sob um forte clima de emoção.

A criança morreu na manhã da quarta-feira (25), segundo os pais em uma uma sucessão de erros nos procedimentos médicos e das autoridades que deveriam ter diagnosticado a doença no primeiro momento.

O casal,que mora na Vila de Ponta Negra, notou que a pequena Solange apresentou sintomas de febre alta e tosse no último domingo (22). Decidiram levá-la para o Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste, localizado no bairro de Dix-Sept Rosado.

“Lá aplicaram uma série de remédios,além de procedimentos  e nebulização e diagnosticaram bronqiolite e nos mandaram comprar vários medicamentos que demos à Solange. Temos todas as receitas”, explicou a comunicadora holandesa Ryan Van Nek.

Mesmo assim, na terça-feira (24), houve uma piora no quadro da criança e os pais retornaram ao hospital.

Discurso ao plenário da senadora Fátima Bezerra (PT-RN) no dia 25 de março.


MÉTODO SIMPLES DE PREPARO PODE CORTAR CALORIAS DO ARROZ EM ATÉ 60%.

Arroz
Arroz: próximo passo do estudo é estudar quais variedades de arroz podem passar a ter menos calorias com o método de cozimento(Thinkstock/VEJA)

Uma xícara de arroz tem cerca de 240 calorias. Não é tão pouco, considerando que o grão é a base da alimentação brasileira e costuma ser ingerido em grande quantidade. Na segunda-feira, cientistas anunciaram um novo e simples modo de cozimento que pode reduzir seu número de calorias entre 50% e 60%.

O arroz possui dois tipos de amido: o digestível, absorvido pelo organismo, e o resistente, que não conseguimos digerir. Como o amido resistente não é quebrado em açúcar e absorvido pela corrente sanguínea, cientistas da Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka buscaram formas de transformar o amido digestível em resistente, de modo a diminuir a quantidade de calorias do arroz.

Os pesquisadores desenvolveram um método de preparo que consiste em adicionar 1 colher de chá de óleo de coco à agua em ebulição e, somente em seguida, adicionar o arroz. Quando o grão cozinhar, ele deve ser refrigerado por 12 horas. “O resfriamento é essencial para transformar o amido digestível em resistente”, afirma o líder do estudo, Sudhair A. James, que apresentou a descoberta no Encontro e Exposição Anual da Sociedade Americana de Química. “O ato de reaquecer o arroz não afeta os níveis de amido resistente”, diz ele, cujo estudo ainda não foi publicado.

O próximo passo é estudar quais variedades do grão podem ser mais adequadas para este processo de redução de calorias. A equipe também investigará quais óleos, além do de coco, ajudam a transformar o amido.

CÂMARA APROVA MAMOGRAFIA GRATUITA A MULHERES A PARTIR DOS 40.

Tratamento pelo SUS será estendido a mais mulheres (Edson Lopes Jr./Gov. de São Paulo)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (25) o Projeto de Decreto Legislativo 1442/14, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que suspende parcialmente a Portaria 1.253/12, do Ministério da Saúde. A suspensão evita a recusa do exame de mamografia às mulheres na faixa de idade de 40 a 49 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria deve ser votada ainda pelo Senado.
O texto aprovado é uma emenda da deputada Gorete Pereira (PR-CE), relatora pela Comissão de Seguridade Social e Família, que mantém a mamografia para essa faixa etária com o custeio por meio de recursos do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec).

A portaria permite a mamografia com recursos desse fundo apenas para a faixa etária de 50 a 69 anos, alterando a Tabela de Procedimentos do SUS.

A emenda aprovada surgiu após um acordo com o Ministério da Saúde, que viabilizou a permanência de outras mudanças feitas pela portaria, mas garantiu o objetivo do projeto. “Se conseguirmos salvar uma mulher com o exame preventivo do câncer de mama, já podemos considerar um sucesso”, afirmou Carmen Zanotto, elogiando as negociações que viabilizaram o acordo.

A deputada ressaltou que a portaria é contrária à Lei 11.664/08 que, em seu artigo 2º, estabelece a realização de exame mamográfico por todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. “Uma condicionante como essa [da portaria] equivale a restringir o acesso das mulheres a esses exames, que têm se mostrado efetivos no diagnóstico precoce do câncer de mama”, defendeu.

Para a relatora, deputada Gorete Pereira, a lei seguiu dados técnicos para obrigar a idade mínima de 40 anos para mamografias e não poderia ter sido desrespeitada por uma resolução. “A Organização Mundial de Saúde estabelece que, se não tiver ao menos uma mamografia nesta idade, não diminuiriam nunca os óbitos ocorridos”, disse.

Carmen Zanotto citou dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) segundo os quais o câncer de mama em estágio avançado está presente em mais da metade dos casos desse tipo de câncer.

Ela citou ainda dados do Atlas de Mortalidade por Câncer do Inca que apontam um índice de 10,7% (8.844) de mortes por câncer de mama entre mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos em relação ao total de mulheres que tiveram óbito por essa doença em 2011. Via Congresso em Foco.

Igreja de Cristo no Brasil em João Câmara/RN, Uma família que ama VOCÊ...


Universidades selecionam 27 professores na Paraíba, com remuneração de até R$ 2,8 mil.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com 16 vagas abertas para professor substituto nos campi de João Pessoa, Rio Tinto e Mamanguape. Os vencimentos vão de R$ 2.018,77 para regime de trabalho de 20 horas semanais a R$ 2.814,01 para 40 horas por semana. Veja aqui o edital. A Universidade Federal de Campina grande tem mais 11 oportunidades.

As vagas são para os departamentos de Matemática, Letras, Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria, Clínica e Odontologia Social, Fisiologia e Patologia, Ciências Exatas e Ciências Sociais e Aplicadas. A seleção ocorre por etapas que compreendem prova didática e avaliação de títulos. Todos os procedimentos constam no edital publicado ontem quinta-feira (26), no Diário Oficial da União.

Ministério da Educação garante renovação de todos os contratos do Fies.

O diretor de Gestão de Fundos e Benefícios do Ministério da Educação (MEC), Antônio Corrêa Neto, garantiu que todos os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) serão renovados. O programa beneficia atualmente 1,9 milhão de estudantes, que terão até 30 de abril para aditar seus contratos. Se necessário, o prazo será estendido, informou Corrêa. O representante do Executivo participou nesta quinta-feira (26) de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) para dar explicações sobre os problemas enfrentados pelos universitários para prorrogarem seus benefícios.

— O ministro tem dito e repetido, e eu confirmo aqui: está garantido o aditamento de 1,9 milhão de contratos. Esse negócio de falar que o MEC está travando o sistema de propósito é faltar coma verdade. Não precisa de ansiedade. E o MEC não está fazendo favor, tem obrigação de renovar os contratos — afirmou.

Segundo a Agência Senado, Antônio Corrêa Neto reconheceu falha no sistema de internet do MEC e informou que está sendo desenvolvida uma nova plataforma mais adequada ao grande número de acessos. Segundo ele, as melhorias devem ser sentidas a partir do início da semana que vem. Por isso, já avisou que até lá a página pode ficar fora do ar por alguns momentos. Via M/D.

COM 120 ANOS, SOTEROPOLITANA PODE SER A MAIS VELHA DO MUNDO.

Perguntada sobre o segredo da sua longevidade, Vovó acredita que foi um querer de Deus. ”Ele quis e estou aqui”. (Foto: Eli Cruz/iBahia)

Com um sorriso no rosto e unhas bem feitas. Foi assim que Vovó recebeu a equipe de reportagem do iBahia na tarde desta quarta-feira (25). A anciã, que pode ser uma das mulheres mais velhas do mundo, se chama Eurides Fagundes e ganhou o apelido carinhoso das cuidadoras da Associação Solidariedade Grupo de Apoio ao Paciente Portador de Câncer (ASGAP), no bairro de Cidade Nova, em Salvador, onde ela vive há 17 anos.

Dona Eurides soma 120 anos bem vividos. Nasceu no dia 6 de dezembro de 1894, em Salvador, segundo sua carteira de identidade, mas contesta e diz que nasceu e foi criada em Caboto, no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. Para se ter uma ideia, ela chegou a conhecer Lampião e Maria Bonita que, por sinal, nasceram depois dela, em 1898 e em 1911 respectivamente. “Ele assustava todo mundo e não existia aquele que não tivesse medo”, conta.

Sem filhos e sem nunca ter casado, dona Eurides conta que após uma paixão não correspondida, ainda na adolescência, resolveu esquecer os homens. “Tinha um rapaz que morava perto da minha casa e que eu gostava, mas as ‘raparigas’ sempre tomavam ele de mim. Quando ele foi trabalhar em Nazaré das Farinhas, voltou com outra, aí eu não quis saber mais de ninguém”, revelou.

Vivos e que ela tenha ainda relação, sobraram apenas alguns sobrinhos que moram em Candeias e que vão visitá-la em datas comemorativas. “Vou passar essa Páscoa com eles. Em dezembro (mês do seu aniversário) eles estiveram aqui”, lembra. Vovó foi morar na casa de apoio após uma cirurgia, em 1995 no Hospital Santa Izabel, para a retirada do útero após descobrir um câncer na região e foi quando o vice-presidente da casa, Jorge Brito, resolveu adotá-la.

“Na época da cirurgia (quando tinha 101 anos) ela precisava de acompanhamento e deveria ter alguns cuidados especiais e o vice percebeu que ela não teria esses cuidados em Candeais – onde ela morou com os familiares por alguns anos – então ele decidiu deixá-la na casa mesmo curada” explica Maria Helena, cuidadora de Dona Eurides há dois anos. Via Correio da Bahia.

Assembleia promove ação de combate ao câncer de pele neste sábado (28).

Dentro das atividades sociais desenvolvidas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o projeto Assembleia Cidadã abre o calendário 2015 com a realização de um trabalho de conscientização e prevenção ao câncer de pele. O evento vai ocorrer entre as 8h e 14h deste sábado (28), próximo à estátua de Iemanjá, na Praia do Meio.

Na ação, será feita a distribuição de panfletos educativos, kits com boné e protetores solares, além de atividades recreativas para todos os banhistas. A Assembleia Cidadã vai disponibilizar ainda uma tenda onde especialista em dermatologia irá atender a população que apresente algum sintoma de doenças de pele.

Fátima Bezerra não quer condenar Agripino antecipadamente, mas quer apuração de tudo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a investigação para apurar o possível envolvimento do senador José Agripino no esquema de fraude na inspeção veicular no Estado, descoberto na Operação Sinal Fechado. Quem gostou da notícia foi a senadora Fátima Bezerra.

Fátima disse para is mais próximos que não quer condenar o companheiro de parlamento e adversário político, mas que quer a apuração de tudo e que vai acompanhar todos os desdobramentos de perto. Agripino vinha sendo um dos principais críticos do PT por causa do esquema do Petrolão. Agora, ele anda calado e se comunicando apenas por meio de notas oficiais.

GRAÇA DIZ QUE CORRUPÇÃO VEIO DE FORA E QUE LAVA JATO MUDARÁ PETROBRAS.

A ex-presidente da Petrobras Graça Foster afirmou nesta quinta-feira (26), em depoimento à CPI da Petrobras, que a Operação Lava Jato muda a estatal “para melhor” e que o esquema de corrupção se formou fora da empresa.

Segundo ela, as suspeitas de corrupção envolvendo a estatal vieram à tona devido ao trabalho da PF e do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com Graça Foster, mecanismos de controle interno e externo, como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), não conseguiram detectar as irregularidades.

Funcionária de carreira da petroleira, Graça Foster deixou o comando da empresa em fevereiro desgastada pela crise motivada pelas revelações da Operação Lava Jato, que apura desvio de dinheiro e pagamento de propina na estatal.

Nesta quinta, ela foi ouvida pela quinta vez no Congresso Nacional – a primeira como ex-presidente – para dar explicações sobre as suspeitas de irregularidades na empresa.

“Eu não tenho dúvida do bem que a Operação Lava Jato já vem causando à Petrobras. Existe uma série de marcas que vão ficar na nossa história eternamente. Nós não vamos esquecer nunca o ano de 2014, mas a Lava Jato realmente muda a Petrobras para melhor, não tenho dúvida disso”, destacou a ex-presidente.

PF diz que fraude de R$ 19 bilhões contra o Fisco beneficiou 70 empresas.

A Polícia Federal (PF) afirmou ontem quinta-feira (26) que pelo menos 70 empresas são investigadas no esquema que pode ter dado prejuízo de R$ 19 bilhões à Receita Federal a partir da anulação ou redução indevida de multas aplicadas pelo órgão.

O Jornal do Brasil informou que a PF já apreendeu mais de R$ 1,3 milhão, em espécie, além de carros de luxo, como parte da Operação Zelotes, deflagrada na manhã desta quinta (26) no Distrito Federal, em São Paulo e no Ceará, em parceria com a Receita Federal, o Ministério Público Federal e a Corregedoria do Ministério da Fazenda. Em apenas um dos 41 locais onde foram cumpridos os mandados de busca e apreensão, foram encontrados R$ 800 mil em espécie.

Os agentes da Polícia Federal estiveram na sede do Banco Safra, na Avenida Paulista, em São Paulo. No banco de Joseph Safra, um dos bilionários mais ricos do País, foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

Senadores tucanos querem proibir cubanos no Mais Médicos.


Os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Aloysio Nunes (PSDB-SP) apresentaram um projeto de decreto legislativo (PDS 33/2015) para proibir que os profissionais cubanos do programa Mais Médicos continuem atendendo no Brasil.

O projeto dos senadores é acabar com o termo de cooperação técnica entre o Brasil e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Mas para eles, trata-se de um “acordo bilateral realizado entre o governo brasileiro e o de Cuba com o objetivo de transferir dinheiro à ditadura cubana”.

Para justificar a proposta, os tucanos recorrem a uma reportagem da revista Veja, onde funcionários do Ministério da Saúde e da Opas confirmam que o termo de cooperação foi usado para evitar o exame do tema pelo Congresso Nacional, o que seria indispensável caso se celebrasse um acordo bilateral. Com o acordo, o ministério da Saúde conseguiu completar o número de profissionais e atender os cerca de 5 mil municípios que solicitaram médicos dentro do programa.

Helicóptero da Força Nacional realiza transferência de paciente de Currais Novos para Natal.

Ontem quinta-feira (26), a aeronave Nacional 01, pertencente a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que está no Rio Grande do Norte em apoio às ações do Governo do Estado, foi acionada pelo SAMU 192 RN, através do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ceiopaer), para realizar o transporte de um paciente do Hospital Regional de Currais Novos para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, em Natal.

O senhor Severino Emídio de Freitas, 49 anos, necessitava de uma transferência imediata para internação na capital em virtude de um quadro de insuficiências respiratória e renal dialítica.

A aeronave da Força Nacional decolou da Base Aérea de Natal às 15:15h, retornando às 17:30h. A ação rápida e integrada foi considerada um sucesso pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), que esteve monitorando a operação. Severino Emídio de Freitas está neste momento sendo avaliado por uma equipe médica do hospital. Via Sesed.

SELCOM - Serviços Comércio e Assessoria Elétrica em João Câmara/RN.

Desde que foi fundada, a Loja SELCOM - Serviços Comércio e Assessoria Elétrica localizada na cidade de João Câmara/RN vizinho a secretaria de obras, vem construindo uma história de sucesso e credibilidade no mercado. Ao longo dos anos, a empresa sempre trilhou o caminho da qualidade e já conta hoje com vários contratos realizados nos quatro cantos da cidade de João Câmara/RN e Região do Mato Grande.

A Loja SELCOM - Serviços Comércio e Assessoria Elétrica comercializa, industrializa materiais elétricos residências e industriais bem como serviços e mão de obra em montagens e manutenções da sua casa a sua empresa, a Loja SELCOM oferece ao mercado soluções completas, seguras e competitivas.

Na Loja SELCOM você pode fazer sua recarga no chip Oi, Claro e Vivo e fazer pagamento de água, luz e telefone como também tirar a 2º via da Cosern gratuito.

Loja SELCOM.
3262-2083 - 9131-7646

Resgate identifica provável localização do corpo de homem em Mãe Luiza.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil localizaram na noite de ontem quinta-feira (26) algo que pode ser o corpo do pedreiro Kleberson do Nascimento, próximo ao Poço de Visitação 05 (PV05). A informação foi confirmada pelo secretário Municipal da Defesa Civil, Eugênio Soares.

O poço era o que tinha ligação com a tubulação que o mesmo foi sugado, construída numa obra de drenagem no bairro de Mãe Luíza.
Na tarde desta quinta, uma equipe de mergulhadores dos bombeiros entrou dentro do PV 4 em direção ao PV 5. Eles demoraram realizar esta atividade por ser um dos meios mais perigosos.

“Após os bombeiros terem detectado algo suspeito, a equipe da Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) junto com os bombeiros soltaram jatos de água e um forte odor que não era de esgoto foi exalado próximo do PV 5”, comentou Soares, que agradeceu as atividades da Caern, pois facilitou bastante o trabalho do resgate.

A mudança de estratégia se deu após a cobrança de familiares por melhores resultados no trabalho de busca. Eles também realizaram a utilização de sondas dentro da tubulação para encontrar o corpo de Kleberson, porém sem êxito.

Nesta sexta-feira (27), sétimo dia do resgate, a equipe através de jatos de água vai tentar empurrar o corpo da tubulação do PV 5 para o PV 3, que tem uma grande e isto vai facilitar a retirada do cadáver para ser conduzido ao Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

O servente estava desaparecido desde sábado (21), quando foi sugado por uma tubulação da Rua Atalaia, que fica paralelo à Rua Guanabara, ambas localizadas em Mãe Luíza. A Rua Guanabara está passando por uma obra de reestruturação por conta que foi destruída nas fortes chuvas que aconteceram em junho de 2014, durante os jogos da Copa do Mundo.

Os locais de buscas são no canteiro de obras, uma vez que o PV 5 se encontra nesta localidade. Os operários da empresa responsável pela reestruturação também está ajudando no resgate.

Kleberson estava limpando o lixo que estava entupido na encanação quando foi sugado pela força da água. Conhecido pela comunidade como “Neném”, ele era pai de cinco filhos e estava separado.

Neymar diz que seleção brasileira ‘deu a volta por cima’ após o 7 a 1.

Na saída dos vestiários, os jogadores da seleção brasileira se mostraram satisfeitos com a atuação na vitória por 3 a 1 sobre a França, nesta quinta-feira, mas não se deixaram levar pela euforia. Autor de mais um gol com a camisa do Brasil, Neymar evitou comparar o momento atual com o vivido em 1998, na derrota para os franceses na decisão da Copa do Mundo, mas reconheceu que a atmosfera mudou e que a equipe deu a volta por cima após o 7 a 1 sofrido diante da Alemanha.

Para o astro do Barcelona e do Brasil, o mais importante no jogo desta quinta não foi nenhuma eventual revanche contra a França, 17 anos após o 3 a 0 que deu ao adversário o título mundial, e sim a atuação convincente. “É um estádio histórico, vencer dentro da casa deles é especial”, reconheceu. “Mas não tem essa (de revanche). Passou muito tempo, é outro jogo, outros jogadores. Não tem nada a ver. Só fizemos o nosso papel, que era vencer”, afirmou o artilheiro da nova era Dunga.

Segundo Neymar, a seleção ainda está se levantando depois do tropeço no Mundial do Brasil. “Foi difícil depois do que aconteceu na Copa do Mundo. Mas demos a volta por cima. Sabemos que não podemos baixar a cabeça. O passado é história. Já fizemos sete jogos, e hoje foi muito bom”, afirmou. “A autoestima não pode cair nunca.”

Companheiro de Neymar no ataque, Firmino disse que quer se afirmar na seleção. Viu sua primeira atuação como titular com bons olhos, mas acha que tem muito a evoluir para garantir um lugar no grupo. “Foi boa a estreia pela vitória, pela dedicação da equipe. Valeu a pena, jogamos bem e conseguimos controlar o jogo e fazer os gols”, disse o destaque do Hoffenheim, da Alemanha. “Eu estava preparado para o que viesse. Mas dá pra melhorar bastante ainda”, garantiu.

Um dos destaques do Brasil no primeiro tempo, pela defesa na cabeçada à queima-roupa de Karim Benzema, Jefferson se mostrou satisfeito com a própria atuação, mas descartou se considerar titular neste momento. “Na seleção não tem jogador com cadeira cativa”, afirmou. “Eu me sinto importante na seleção, cada vez mais firme, mas o caminho é longo para a Copa do Mundo.”

quinta-feira, março 26, 2015

Cisternas têm transformado a vida dos agricultores da Serra de Santana/RN.

Quem chega no Assentamento João Milanês, na Zona Rural de Lagoa Nova não consegue imaginar que a região do Seridó esteja enfrentando uma de suas maiores estiagens, pela escassez de chuvas. Graças às tecnologias implantadas pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), aliada a parcerias com os Governos Federal e Estadual, centenas de familiares de Lagoa Nova, Cerro Corá e Bodó foram beneficiadas com a construção de cisternas, através dos Programas Primeira e Segunda Água.

As de 16 mil litros são destinadas apenas para o consumo humano, e as de 54 mil para a produção de hortaliças e de outros produtos e atividades da Agricultura Familiar. A história de Dona Fátima Lopes serve de exemplo para muitos, e não é a toa que sua humilde residência virou intercâmbio para conhecimento das experiências do Seapac. Com a Cisterna Calçadão, que recentemente transbordou com as últimas chuvas, Fátima e seu esposo produzem vários tipos de hortaliças e frutas, que são vendidas nas comunidades de Lagoa Nova, e demais município da Serra de Santana.

Minha vida mudou quase 100% depois da cisterna. Hoje eu posso produzir coentro, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, pimentão, couve-flor, rúcula, acelga, batata-doce, tudo sem uso de agrotóxico. A procura é grande demais. Só eu sei quanto entra no nosso orçamento mensal com a venda destes produtos”, explicou. Lidiane Maria da Silva, moradora do Assentamento Domingos é outra que só tem motivos para se alegrar, com a chegada as cisternas construídas pelo Seapac.

Ela destaca que um dos principais problemas que afetava a comunidade, a falta d’água, deixou de existir, e como a chuva encheu completamente sua cisterna de 16 mil litros, agora sua família tem água suficiente para beber e cozinhar o ano inteiro. “Antes da cisterna faltava muita água aqui, a gente passava até 15 dias sem água. Agora não vai faltar mais. Realmente mudou o dia a dia do nosso povo”. Somente no Assentamento José Milanês foram construídas 39 cisternas, que deve beneficiar aproximadamente 200 pessoas. A atuação do Seapac junto a comunidade é elogiada por José Pedro da Silva, presidente da Associação Rural José Milanês. Via Marcos Dantas.