sábado, setembro 24, 2016

Atirador mata quatro em shopping no Estado de Washington.

A polícia procura neste sábado por um homem que disparou tiros na loja de um shopping ao norte de Seattle, no Estado de Washington, nos Estados Unidos. Ele matou quatro mulheres antes de fugir a pé em direção a uma rodovia. O ataque ocorreu dentro da seção de maquiagem da loja de departamentos Macy’s.

Pessoas fugiram e alguns clientes se esconderam nos provadores enquanto funcionários trancavam as portas de lojas próximas logo depois do início do tiroteio, por volta das 19h no horário local (23h no horário de Brasília) no shopping Cascade. Helicópteros e policiais com cães revistam a área em busca do atirador.

“Ainda estamos ativamente buscando o atirador”, disse o porta-voz da polícia do Estado de Washington, o sargento Mark Francis. De acordo com ele, a polícia busca um homem hispânico vestindo roupas pretas e armado com um rifle de caça. Ele teria sido visto indo em direção a uma rodovia interestadual.

As autoridades desconhecem a motivação do ataque, que ocorreu a cerca de 97 quilômetros ao norte da cidade de Seattle.

O FBI dá assistência às autoridades locais enquanto dezenas de policiais buscam pelo suspeito. Segundo o FBI, não há informações de que outros ataques possam ter sido planejados no Estado de Washington.

Um homem também ficou criticamente ferido, embora não tenha ficado claro em que local do shopping ele levou um tiro. Não foram fornecidos mais detalhes sobre as vítimas.

Stephanie Bose, gerente assistente de um restaurante italiano ao lado da loja da Macy’s no shopping disse que imediatamente trancou as portas depois de ouvir sobre o tiroteio por relatos do namorado de uma colega de trabalho. “Ele estava tentando ir ao shopping e as pessoas estavam gritando”, disse ela.

Ainda segundo o porta-voz da polícia, o shopping foi evacuado às 20h30 no horário local (meia noite e meia em Brasília). O centro de compras deve permanecer fechado pelo resto do dia.

Papa recebe parentes de vítimas de ataque em Nice.

O Papa Francisco recebeu familiares de vítimas do ataque ocorrido na cidade de Nice, na França, oferecendo a eles “imensa compaixão” e os encorajando a não responder ao ódio com mais ódio.

O público no Vaticano neste sábado incluía cristãos, muçulmanos e judeus. O Papa disse que relações fortes entre as religiões poderiam ajudar a “aliviar as feridas desses eventos dramáticos”

O ex-prefeito de Nice trouxe uma cesta com 86 flores para simbolizar as 86 vítimas do ataque ocorrido em 14 de julho no qual um extremista atingiu pessoas que celebravam o feriado do dia da Queda da Bastilha na cidade da Riviera Francesa.

Francisco alertou contra “responder ao ódio com ódio e à violência com violência”, mas disse que a tentação para fazê-lo pode ser grande.

Algumas das pessoas mostraram, no encontro, fotos dos parentes mortos e o Papa cumprimentou os participantes um por um.

Nordeste Open de Jiu-Jitsu recebe mais de 1.600 atletas em Natal/RN.

Mais de 1.600 competidores de todo o país já estão em Natal para participar da oitava edição do Nordeste Open de Jiu-Jitsu, que acontece neste sábado (24) com sequência também no domingo (25), no ginásio do Sesi, em Natal. O campeonato, que teve início em 2013, consolidou-se como o mais importante da região Nordeste, por revelar atletas e trazer aos tatames campeões mundiais da arte suave, além de oferecer R$ 30 mil em prêmios.

A arbitragem do evento será composta por profissionais do quadro da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), sob a coordenação de Rodrigo Totti, nome conceituado no esporte nacional e que já esteve presente no evento. ”O Nordeste Open de Jiu-Jitsu não deixa a desejar em nada em relação a outros eventos que acontecem pelo Brasil”, afirmou.

O campeão mundial Rodrigo Cavaca destaca a organização do NEOJJ pelo alto nível da arbitragem e pela competitividade dos atletas. “Estou muito satisfeito com a organização que estou vendo no Nordeste Open. São árbitros selecionados e sei que as equipes vêm muito fortes”, acrescentou.

O NEOJJ é aberto a todas as academias de Jiu-Jitsu, não sendo requerido qualquer tipo de filiação. As disputas se darão em todas as categorias, divididas por idade, a partir dos quatro anos, faixa e peso, além das categorias absolutos – as mais disputadas da competição – que oferecem mais de R$ 15 mil em dinheiro.

A competição conta com o patrocínio máster da Potiguar Honda, além dos patrocínios da WM Fitness, Café Santa Clara e Frisco. A organização tem a assinatura da HC Sports e da Fábrica de Esportes.

Na edição anterior do Nordeste Open de Jiu-Jitsu, ocorrida em abril deste ano, quase 1.200 atletas de 15 estados entraram no tatame, representando mais de 300 categorias. A competição vem mantendo uma média superior a 1.200 atletas por edição e tem trazido representantes de todos os estados do Nordeste, além de Manaus, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Números que comprovam o sucesso e consolidam o evento.

Lana Leite e Mestre Raimundo realiza mais uma grande mobilização política em João Câmara/RN.







A coligação Unidos para Vencer que tem como candidatos, Lana Leite e Mestre Raimundo, prefeita e vice-prefeito respectivamente, realizou na noite desta sexta-feira(23) mais uma grande mobilização política pelas ruas da cidade. O azul mais uma vez predominou e contagiou as milhares de pessoas que participaram do evento político.

A grande expectativa ficou para o discurso do atual vice-prefeito de João Câmara, Josafá Araújo, que desmentiu os boatos de que estaria aderindo ao outro lado.  Josafá reafirmou que está ao lado de Lana e Mestre Raimundo e que jamais, ao menos cogitou mudar par ao lado de lá e que continua empenhado trabalhando para a vitória de Lana e Mestre Raimundo. O deputado estadual José Dias e o deputado federal Rafael Motta, marcaram presença no comício que aconteceu na rua da Esperança.

Novo ensino médio enfrenta resistências; matérias obrigatórias ampliam polêmica.

A Medida Provisória que reformula o ensino médio – publicada ontem no Diário Oficial da União – já enfrenta resistências no Congresso, nos Estados e no Ministério Público. Além disso, apesar dos diversos esclarecimentos do Ministério da Educação (MEC), continuam as polêmicas sobre as disciplinas que serão obrigatórias. As dúvidas sobre implementação do modelo persistem, com alunos de escolas paulistas já falando até em ocupações, como as que aconteceram em 2015. O MEC ressaltou ontem que o novo modelo, como foi informado anteontem, é opcional – ou seja, ninguém está obrigado a adotá-lo.

Ontem, a MP publicada manteve os trechos que tratam das disciplinas de Artes e Educação Física, sem citar nominalmente a obrigatoriedade dessas matérias no novo currículo – o que havia repercutido negativamente anteontem. O MEC garante, no entanto, que elas vão permanecer em caráter indispensável pelo menos até a definição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ocupará a primeira metade do ensino médio. A segunda metade poderá ser flexibilizada em cinco ênfases.

O secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli da Silva, alegou que o “mal entendido” em torno da dispensa das duas disciplinas foi porque a pasta distribuiu aos jornalistas versão preliminar da MP, e não a redação final, que ainda precisava de “ajustes técnicos”. Em nota de esclarecimento, ele afirma que “não está decretado o fim de nenhum conteúdo, de nenhuma disciplina”.

A secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, foi ontem na mesma linha e ressaltou que as mudanças ainda serão discutidas com secretários estaduais de Educação e professores. Estão previstos seminários para tratar do tema nos próximos dois meses. “O que nós teremos é uma nova Base Nacional Curricular Comum que será discutida e depois encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, para aprovação no ano que vem.” A secretária participou, no Rio, da terceira edição do Educação 360, encontro internacional promovido pelos jornais O Globo e Extra.

Mesmo que a MP seja aprovada no Congresso Nacional (o que deve ocorrer em um prazo máximo de 120 dias, sob pena de perder efeito), as escolas de todo o País ainda não serão obrigadas a se adequar ao modelo proposto. As redes são livres para oferecer todas as ênfases – Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática ou Ensino Técnico -, apenas algumas ou até mesmo nenhuma. Neste último caso, de acordo com a secretária executiva do MEC, a única exigência da pasta será o cumprimento da base nacional.
O Congresso deverá reunir um dos focos de resistência à reforma. A primeira reunião da comissão mista formada por deputados e senadores para debater a agora chamada MP 746 deve acontecer na semana após as eleições municipais. Ex-ministro da Educação, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) procurou a líder do governo no Congresso, senadora Rose Freitas (PMDB-ES), para pleitear a relatoria do tema.

Mas os partidos de oposição já anunciaram que farão obstrução a qualquer análise. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) disse que o bloco vai trabalhar para que o governo retire o texto e retome o debate via projeto de lei. Já o relator do projeto que tramitou na comissão especial da Câmara e está aguardando votação no plenário desde o fim de 2014, o deputado Wilson Filho (PTB-PB), destacou que as MPs sempre estão sujeitas a modificação. Ele ressaltou que o tema estava esquecido no Congresso. “Há muito tempo todo mundo vem protelando. A MP não é o melhor caminho, mas coloca todo mundo para debater”, disse.

O Ministério Público Federal também considerou “pouco democrático” o processo. Em nota sobre o tema, a procuradoria federal dos Direitos do Cidadão critica a decisão do governo e sustenta que as mudanças precisam de “segurança jurídica”, sem descartar a “eventual adoção de medidas” judiciais.

Às críticas sobre a escolha da medida provisória como “atalho” para concretizar a reforma do ensino médio, o ministro da Educação, Mendonça Filho, tem respondido que as mudanças “não nasceram de forma impositiva”, mas foram discutidas e avalizadas pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação, além de ter por base o conteúdo do projeto de lei que tramita no Congresso Nacional sobre o mesmo tema.

ABC inicia vendas do 2º lote de ingressos para decisão contra Botafogo-SP.

Os ingressos do 2º lote já estão disponíveis para a torcida do ABC em todos os pontos de venda. O segundo jogo da grande decisão contra o Botafogo/SP acontece no dia 7 de Outubro, às 19h, no Frasqueirão.

Para o setor de arquibancada, os ingressos do 2º lote custam o valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). No setor de cadeira, os valores permanecem os mesmos, custando R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). As entradas do 2º lote estarão à venda até o dia 6 de outubro, véspera do grande jogo.

PONTOS DE VENDA
SterBom (Midway e Prudente de Morais), On Line For Men (Norte Shopping, Hiper Prudente, Parnamirim e Via Direta), Livraria Câmara Cascudo (Rio Branco e Parnamirim), Espaço Sócio Mais Querido e, no dia da partida, nas bilheterias do Frasqueirão.

PREÇOS – 2º LOTE
Arquibancada:
R$ 40,00 / R$ 20,00
Cadeira:
R$ 60,00 / R$ 30,00

Confira o horário de funcionamento dos pontos de venda:
SterBom – Midway:
Segunda-feira à sexta-feira: das 10h às 22h;
Sábado: 10h às 22h;
Domingo: 11h às 22h.
SterBom – Shopping Natal Sul/Prudente de Morais:
Segunda-feira à sexta-feira: das 9h30 às 17h30;
Sábado: 9h30 às 13h;
On Line For Men – Norte Shopping:
Segunda-feira à sexta-feira: das 9h às 21h;
Sábado: 10h às 21h;
Domingo: 15h às 21h.
On Line For Men – Hiper Prudente:
Segunda-feira à sexta-feira: das 9h às 21h;
Sábado: 9h às 21h;
Domingo: 15h às 21h.
On Line For Men – Via Direta:
Segunda-feira à sexta-feira: das 9h às 21h;
Sábado: 8h às 12h.
On Line For Men – Parnamirim:
Segunda-feira à sexta-feira: das 8h às 18h;
Sábado: 8h às 12h.
Livraria Câmara Cascudo – Rio Branco:
Segunda-feira à sexta-feira: das 8h às 18h;
Sábado: 8h às 12h.
Livraria Câmara Cascudo – Parnamirim:
Segunda-feira à sexta-feira: das 8h às 18h;
Sábado: 8h às 12h.
Espaço Mais Querido – Frasqueirão:
Segunda-feira à sexta-feira: das 9h30 às 17h30;
Sábado: 9h30 às 13h.
Bilheteria – Frasqueirão:
Somente no dia da partida.

GOVERNO DO RN CONCLUI PAGAMENTO ATRASADO DE AGOSTO DE PENSIONISTAS NA TERÇA (27).

 
O Governo do Estado anunciou na sexta-feira (23) que encerra na próxima terça (27) o pagamento dos pensionistas do Rio Grande do Norte. Em nota o governo afirmou que neste sábado (24) recebem 497 pessoas que ganham de R$ 6001 até R$ 9 mil, totalizando uma folha de R$ 3,6 milhões, com pensão média de R$ 7,2 mil.

Já na terça serão creditados os pagamentos dos 754 pensionistas restantes que recebem acima de R$ 9 mil, equivalente a uma folha de R$ 12,033 milhões, com valor médio de pensão de R$ 15,9 mil. O pagamento da folha do estado do mês de agosto começou a ser paga no dia 2 de setembro. Até o dia 14 de setembro receberam ativos e inativos com salários até R$ 5 mil. Os servidores que recebem acima de R$ 5 mil receberam os salários dia 17. O pagamento dos pensionista só começou no dia 17 de setembro quando foram pagos os que ganham até R$ 4 mil. Os pensionistas que recebem entre R$ 4.001,00 e R$ 6 mil receberam nesta sexta (23).

Pelo Instagram, o governador Robinson faria pediu a compreensão dos potiguares pelo atraso. "É importante esclarecer ainda, para a compreensão de todos, que os recursos que estão sendo investidos em obras do governo são verbas carimbadas, de outras rubricas, que não podem ser aplicados em gastos de pessoal. Todo o recurso que pode, por lei, ser remanejado para a folha, está sendo", escreveu.

sexta-feira, setembro 23, 2016

STF derruba estabilidade de servidores efetivados sem concurso na UERN.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam a inconstitucionalidade de dispositivos de uma lei potiguar que assegurava a permanência dos servidores da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN) – admitidos em caráter temporário sem prévia aprovação em concurso público. A decisão, tomada pelo Plenário da Corte na tarde desta quinta-feira (22), foi unânime.

A Corte entendeu que houve ofensa ao princípio constitucional do concurso público (artigo 37, inciso II), além de usurpação, pela Assembleia Legislativa, de prerrogativa do Poder Executivo em editar matéria de regime jurídico de servidores públicos.

Por essa razão, o Plenário julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 1241, na qual a Procuradoria Geral da República (PGR) questionava os artigos 1º e 2º da Lei Estadual 6.697/1994. Esses dispositivos asseguravam a permanência dos servidores no quadro suplementar, sem terem feito concurso público, mesmo tendo sido admitidos em caráter temporário por um período certo [entre janeiro de 1987 e junho de 1993]. Também tornavam sem efeitos os atos da direção da universidade que, de qualquer forma, importasse em exclusão dos servidores da estrutura daquela instituição.

O ministro Dias Toffoli, relator da ação, votou pela declaração da inconstitucionalidade dos dispositivos atacados, uma vez que a proposição legislativa decorreu de iniciativa parlamentar, “tendo sido usurpada a prerrogativa conferida constitucionalmente ao chefe do Executivo”. A ofensa ao princípio do concurso público foi outro motivo destacado pelo ministro para a procedência do pedido, tendo em vista a estabilização de servidores contratados apenas temporariamente. Segundo ele, o artigo 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) concedeu estabilidade excepcional somente aos servidores que, ao tempo da promulgação da Constituição Federal, estavam em exercício há mais de cinco anos.

Assim, o relator julgou procedente a ADI, “ante a vigência prolongada da Lei estadual 6.697/1994 e a necessidade de se resguardar a segurança jurídica”, conforme jurisprudência já firmada pelo STF. O ministro Dias Toffoli propôs a modulação de efeitos da declaração de inconstitucionalidade para que a presente decisão apenas passe a valer após 12 meses da data da publicação da ata de julgamento. Nesse ponto, ficou vencido o ministro Marco Aurélio.

O relator considerou este período de 12 meses como “tempo hábil” para a realização de concurso público, a nomeação e a posse de novos servidores, a fim de evitar prejuízo à prestação de serviço público de ensino superior na UERN. De forma semelhante ao julgamento da ADI 4876, ele propôs que sejam ressalvados dos efeitos dessa decisão os servidores que já estejam aposentados e aqueles que tenham preenchido os requisitos para a aposentadoria. Via Portal no Ar.

Ajossiliane Silva é hoje a nossa aniversariante do dia.

Ajossiliane Silva por ser você este alguém tão especial, agradeço a Deus o privilégio de neste lindo dia, amanhecer celebrando tua existência, pois sua amizade significa mais do que as palavras possam dizer, pois uma grande amizade abençoa os dias que temos para viver.

Que DEUS te abençoe minha querida amiga, com paz, saúde e alegria; e, mesmo nos momentos mais difíceis e inevitáveis, você possa contar com ELE que é o verdadeiro amigo de todas as horas, e se os degraus da vida tiverem difíceis de subir, segura na mão dele que com certeza, encontrarás forças necessárias para prosseguir.

Um FELIZ ANIVERSÁRIO, para quem faz de meus dias, especiais com sua EXISTÊNCIA: VOCÊ!

Feliz aniversário AMIGA é o que esse seu  humilde amigo ti deseja.

Medida Provisória do Ensino Médio será publicada na segunda ou terça-feira.

A Medida Provisória (MP) anunciada ontem (22) com o objetivo de reestruturar e flexibilizar o ensino médio, de forma a torná-lo mais atrativo, só será publicada na segunda (26) ou terça-feira (27). A informação foi dada à Agência Brasil pela Casa Civil do Palácio do Planalto, que não entrou em detalhes sobre a justificativa do atraso.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), alguns ajustes técnicos ao texto, em especial relativos a prazos a serem cumpridos, vinham sendo feitos até o início da noite de ontem, após o anúncio da MP.

Sine-RN oferece nesta sexta-feira 540 oportunidades de emprego.

O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (23), 540 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró, e Parnamirim. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Seleção Brasileira chega a Natal em 2 de outubro; confira programação.

Está definida a programação da Seleção Brasileira para as duas próximas rodadas das Eliminatórias Copa do Mundo Rússia 2018. A delegação se apresenta no dia 2 de outubro diretamente no Hotel Ocean Drive, local da concentração da equipe em Natal, Rio Grande do Norte. Os jogadores que atuam na Europa chegam no dia seguinte.

Na segunda-feira, o técnico Tite comanda o primeiro trabalho no Frasqueirão, às 18h. O atendimento à imprensa será realizado depois da atividade.

Nos dois dias seguintes, terça e quarta-feira, o treinamento será na Arena das Dunas, palco de Brasil x Bolívia no dia 6 de outubro. O treino começará às 17h, com atendimento à imprensa logo após o término da atividade.

Brasil e Bolívia se enfrentam na Arena das Dunas, na quinta-feira (6), às 21h45. No dia seguinte ao duelo não haverá atividade, mas a delegação seguirá em Natal.

Já no sábado, a Seleção Brasileira voltará a treinar na Arena das Dunas, novamente às 17h, com atendimento à imprensa logo depois.

No domingo, dia em que a delegação embarca para a Venezuela, o técnico Tite ainda comanda uma atividade pela manhã na Arena das Dunas. O treinamento está marcado para as 9h30. À tarde, o time segue para Mérida, em voo fretado, às 15h. A chegada à cidade venezuelana está prevista para as 21h25 (22h25 de Brasília).

O Brasil realizará um treinamento no palco do confronto com a Venezuela, o Estádio Metropolitano, na véspera da partida. A atividade começará às 17h (18h de Brasília), novamente com atendimento à imprensa logo após.

A partida contra a Venezuela, no Estádio Metropolitano, em Mérida, começa às 20h30 (21h30 de Brasília).

Do Aeroporto El Vigia, às 2h (3h de Brasília), a delegação deixa a Venezuela rumo ao Brasil. A chegada ao Aeroporto Internacional de Guarulhos está prevista para as 11h50.

Após campanha, menino com síndrome rara embarca para Espanha.


O menino Luiz Roberto de Aguiar, de 3 anos, que sofre da síndrome de Arnold Chiari, e seus pais, embarcam nesta sexta-feira (23) para Espanha para realizar uma cirurgia que só é realizada no país. Para passar pelo procedimento, os pais do menino precisariam desembolsar R$ 100 mil, por isso começaram uma campanha nas redes sociais e também em toda a cidade de Bauru (SP), onde moram. “A ansiedade está a mil. Não dá para acreditar que deu tudo certo. É só gratidão”, comemora Karina Bernardes de Aguiar, mãe do Luizinho, como o menino é chamado.

A síndrome Arnold Chiari é caracterizada por uma malformação no crânio, na junção da cabeça com o pescoço, e causa uma série de complicações como fortes dores de cabeça, paralisia e pode até levar a morte. E a esperança da família está nesse procedimento que é realizado em um instituto especializado na síndrome em Barcelona.

A cirurgia está marcada para terça-feira (27). Luizinho deve ficar sete dias internado no hospital depois do procedimento e mais três semanas em um apartamento, fazendo acompanhamento semanal com os médicos. “A gente nem dorme. Ele está ansioso em voar, fica vendo ouvindo a gente falar. A gente só espera que dê tudo certo e vai dar”, acredita.

A família volta para o Brasil dia 25 de outubro e ele precisará de mais seis meses de recuperação. “Não pode ficar correndo muito, terá que ficar com medicação e depois de um ano tem que voltar para Espanha para verificar se está tudo certo”, explica Karina.

Professora é afastada após chamar aluno de 'macaco' em sala de aula.

Uma professora do Instituto de Educação Clélia Nanci, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, foi afastada do cargo depois de ter chamado um aluno negro, de 14 anos, de macaco, na segunda-feira (19).

Em uma gravação, a professora identificada como Nádia Restum aparece em uma discussão com o estudante e responde: "Você olha para o seu rabo, macaco". O vídeo foi gravado por um colega de turma do garoto.

A Secretaria Estadual de Educação, responsável pela administração do colégio, enviou nota afirmando que "a professora foi afastada imediatamente das funções e responderá a uma sindicância". "A secretaria ressalta que repudia quaisquer formas de preconceito e discriminação."

A 72.ª DP (São Gonçalo) abriu investigação. O crime foi registrado como injúria por preconceito. "Testemunhas serão ouvidas e outras diligências estão em andamento para esclarecer o ocorrido", afirmou, em nota, a polícia.

HORÁRIO DE VERÃO 2016/2017 TEM INÍCIO EM 16 DE OUTUBRO.

Resultado de imagem para HORÁRIO DE VERÃO 2016/2017
À zero hora do dia 16 de outubro, terceiro domingo do mês, tem início o horário de verão 2016/2017 brasileiro. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas unidades federativas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.

Como durante o verão o uso de eletricidade para refrigeração, condicionamento de ar e ventilação aumenta, a estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir a demanda principalmente no período de pico, entre as 18h e as 21h, ou seja, quando mais pessoas, empresas e indústrias estão utilizando a energia elétrica. 

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quando a demanda de energia elétrica diminui, as empresas que operam o sistema conseguem prestar um serviço melhor ao consumidor porque as linhas de transmissão ficam menos sobrecarregadas. Para as hidrelétricas, a água conservada nos reservatórios pode ser importante no caso de uma estiagem futura. Para os consumidores em geral, o combustível ou o carvão mineral que não precisou ser usado nas termelétricas evita ajustes tarifários.
 
No ano passado a economia gerada pelo adiantar dos ponteiros foi de R$ 162 milhões. Além disso, o ONS também afirmou em nota que, caso não houvesse horário de verão, R$7,7 bilhões teriam que ter sido investidos para suprir o atendimento da demanda elétrica no período.

Quartas de final de campeões sem clássicos estaduais na Copa do Brasil.

Oito times, 18 títulos em 27 edições disputadas. Em sorteio realizado na manhã desta sexta-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram conhecidos os confrontos de uma inédita quartas de final da Copa do Brasil: pela primeira vez esta fase do mata-mata conta apenas com clubes que já foram campeões, mas as bolinhas deixaram de lado os clássicos estaduais. Juventude, Internacional, Palmeiras e Cruzeiro decidem em casa contra Atlético-MG, Santos, Grêmio e Corinthians, respectivamente. Confira os duelos e os mandos de campo – os jogos de ida acontecem no dia 28 de setembro, e os de volta, em 19 de outubro. Locais e horários ainda serão confirmados pela CBF:

IDA (28/09)
. Atlético-MG x Juventude
. Santos x Internacional
. Grêmio x Palmeiras
. Corinthians x Cruzeiro

VOLTA (19/10)
. Juventude x Atlético-MG
. Internacional x Santos
. Palmeiras x Grêmio
. Cruzeiro x Corinthians

A definição dos mandos de campos foi simples, com dez bolas numeradas de 1 a 10. Atlético-MG, Santos, Grêmio e Corinthians ficaram do lado ímpar, e Juventude, Inter, Palmeiras e Cruzeiro, do lado par. A bola número 6 definiu que os quatro últimos fariam a segunda partida diante de suas torcidas. A divisão visou a evitar que Atlético-MG e Cruzeiro, Palmeiras e Corinthians e Grêmio e Inter jogassem no mesmo dia em suas cidades, por questões de segurança – Santos e Juventude mandam seus jogos na Vila Belmiro, em Santos, e no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Gol fora de casa continua sendo critério de desempate nas quartas e nas semifinais. Com o chaveamento definido, as semifinais só poderão ter dois clássicos – Juventude x Internacional e Palmeiras x Corinthians –, e a decisão pode reservar um Gre-Nal na busca pelo título. Ou um bis de 2015, caso Palmeiras e Santos avancem até o fim.
 
Ao contrário do sorteio que estabeleceu as partidas das oitavas, nas quartas de final não houve os potes A e B para separar as equipes de acordo com o ranking da CBF ou participação na Taça Libertadores. Desta forma, todos os clubes poderiam se enfrentar – o sorteio para definir os confrontos a partir das oitavas de final passou a ser usado a partir de 2015. A partir das quartas o chaveamento é definido, sem sorteio para as semifinais.

Preços dos alimentos voltam a cair e aliviam a inflação, diz FGV.

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou variação de 0,18% na terceira prévia de setembro, variação que é 0,09 ponto percentual inferior à da última apuração (0,27%).

Cinco dos oito grupos pesquisados tiveram queda com destaque para alimentação (de 0,44% para 0,11%). Nesta classe de despesa, o índice teve o impacto, principalmente, dos laticínios que ficaram em média 1,86% mais baratos. No levantamento anterior, os preços destes produtos já tinham recuado 0,21%.

A pesquisa do IPC-S é feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) em sete capitais: Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.

Em educação, leitura e recreação houve alta de 0,39%, bem abaixo do aumento verificado na segunda prévia (0,72%). No grupo transportes, a variação caiu de 0,04% para 0,02%; em saúde e cuidados pessoais (de 0,39% para 0,37%) e despesas diversas (de -0,22% para -0,28%).

Alimentação e roupas
Já em habitação, houve elevação no ritmo de aumento (de 0,21% para 0,27%) e o mesmo foi constatado em vestuário (de 0,05% para 0,33%) e comunicação (de -0,01% para 0,01%).
Os itens que mais pressionaram a inflação no período foram: plano e seguro de saúde com alta de 1,05%; banana-nanica (28,69%); refeições em bares e restaurantes (0,46%); tomate (10,91%) e passagem aérea (9,61%).

Entre os que ajudaram a conter a inflação estão: leite tipo longa vida (-7,02%); batata-inglesa (-22,50%); gasolina (-1,03%); banana-prata (-6,01%); feijão-carioca (-4,68%).

Unidade da CAERN em João Câmara/RN informa.


A CAERN (Cia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte) Unidade João Câmara/RN. Informa que a falta d’água se deve por manutenção da adutora na saída do “Conjunto Motor Bomba”. 

Obs: Sem previsão a normalização do sistema

 Com Informações e fotos: Caern Unidade João Câmara/RN.

Lula defende como prioridade eleição de Mineiro em Natal/RN.

O ex-presidente Lula participou de um almoço de adesão num restaurante na Via Costeira e de uma plenária na Praça da Árvore de Mirassol, nesta quinta-feira (22), em apoio à candidatura de Mineiro e Carla à Prefeitura de Natal. Ele falou sobre a perseguição que sofre de setores do Ministério Público Federal (MPF), lamentou o que chamou de “operação boca de urna” promovida pela lava jato para desmobilizar a militância petista e conclamou todos a redobrarem os esforços para elegermos Mineiro e Carla.

Lula disse que “não veio aqui para falar ‘fora’ ninguém”, mas sim para dizer que a prioridade é “eleger Mineiro”. “Nestes 10 dias que faltam para as eleições, é muito importante a gente acreditar que podemos, com nossa capacidade de convencimento, chegar ao segundo turno. É muito importante a gente saber que a gente é melhor que os nossos adversários”, afirmou.

O ex-presidente reafirmou que “nós temos que ter muito orgulho do que fizemos pelo país”, referindo-se ao legado de inclusão social dos 13 anos dos governos do PT.

“Nós colocamos os pobres desse país no Orçamento da União. Provamos que esse país tinha jeito”, declarou à multidão que acompanhava o ato na praça, mesmo sob calor intenso.

Lula disse que “ficaria muito orgulhoso” se o povo de Natal lhe desse “o presente de eleger Mineiro”. “Natal vai reconhecer o que você tem feito a essa cidade”, disse ele a Mineiro.

Mineiro: Nós não sairemos das ruas

Para Mineiro, a população natalense saberá “dar uma resposta aos golpistas nas urnas”. Ele declarou que, apesar das tentativas da “justiça partidarizada” de desanimar a militância de esquerda, “nós não sairemos das ruas”.

“Não temos medo de enfrenta-los”, assegurou. Mineiro conclamou a militância a redobrar o engajamento nestes últimos dias de campanha.

“A eleição está nas nossas mãos. Não se trata só de votar no PT e PCdoB, mas mostrar que queremos enfrentar o golpe nas urnas e ruas”, enfatizou.

A senadora Fátima Bezerra seguiu no mesmo tom, afirmando que a eleição de Mineiro e Carla representa uma resposta àqueles que traíram o voto do povo de Natal.

“Eleger Mineiro, Carla e nossos vereadores é derrotar os candidatos golpistas”, reafirmou Fátima Bezerra.

Além de Lula, os dois atos em apoio à candidatura de Mineiro e Carla contaram com a presença do presidente nacional do PT Rui Falcão, do presidente nacional da CUT Vagner Araújo e dos membros do Diretório Nacional do PT Márcio Macedo e Paulo Frateschi.

Pagamento dos servidores do RN referente ao mês de agosto será retomado nesta sexta (23).

http://www.janeayresouto.com.br/upload/post_imagem_item/5f14fc35c5e8a461b3c76dc7b7d9390197891ca901e94ab8483e9a249d510463.jpg
O governo do Estado anunciou, na quarta-feira (21), a retomada do pagamento da folha de pessoal dos servidores públicos relativa a agosto, com a liberação, nesta sexta-feira (23), dos contracheques dos pensionistas. O secretário estadual da Administração e Recursos Humanos, Cristiano Feitosa, informou que receberão os pensionistas com renda na faixa entre R$ 4 mil a R$ 6 mil. 

Em uma rede social, o governador Robinson Faria também confirmou o pagamento, dizendo que serão atendidos 994 pensionistas. Outros 1.345, com pensões acima dos R$ 6 mil, terão que aguardar. “Os demais receberão conforme os recursos entrem no caixa estadual”, disse o governador na mensagem postada.

Ingressos para Brasil e Bolívia acabam em menos de cinco horas.

Os ingressos para Brasil e Bolívia, em Natal, se esgotaram em menos de cinco horas. A carga total disponibilizada foi de 31 mil ingressos. As vendas começaram às 10h, foram interrompidas e depois reiniciadas ao meio-dia pelo site da Confederação Brasileira de Futebol. Três horas depois restavam pouco mais de mil entradas. E quem acessou o site por volta das 17h ja tinha dificuldade para adquirir, mesmo os mais caros, os últimos a serem vendidos.

A Seleção Brasileira entrará em campo às 21h45 do dia 6 de outubro, na partida válida pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018. Todos os ingressos terão lugar marcado.

Temer apresenta medida provisória da reforma do ensino médio; confira.

O presidente Michel Temer editou ontem quinta-feira, 22, a Medida Provisória que reformula o currículo do ensino médio e aproveitou a cerimônia no Palácio do Planalto para dizer que o seu governo não vai reduzir verbas para educação. “Em momento algum nós faremos isso. Nós sabemos qual é a nossa responsabilidade fiscal e que a responsabilidade social caminhe junta”, afirmou. “Se de um lado temos responsabilidade fiscal, que importa para austeridade, de outro temos que ter responsabilidade social com nossos olhos voltados para educação ”

Temer disse ainda que está “certíssimo” de que as medidas anunciadas nesta quinta “criando mais oportunidades para jovens constroem a base de um crescimento econômico sustentável”.
O presidente destacou trechos da Constituição, afirmou que o artigo 25 define competências em matéria de educação e que o texto prevê opções curriculares e não “imposições”. “O novo plano do ensino médio visa eficiência do plano educacional”, afirmou.

A MP, que estabelece a partir de 2017 mais horas de aulas e menos disciplinas, com metade do curso montado pelo aluno, é a maior mudança da educação brasileira em 20 anos, desde a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Como tem feito em seus discursos, Temer lembrou de sua infância no interior de São Paulo, disse que ficou de “segunda época em física e química” e que a escola deve ser grande aliada de cada jovem na sua formação intelectual e social. “Queremos dar um salto de qualidade na educação brasileira”, disse.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, ao discursar afirmou que há uma “falência do atual ensino médio”. Segundo ele, essa urgência justifica a necessidade de uma Medida Provisória. “O novo ensino médio tem como propósito de um lado a ampliação da carga horária gradual e uma política de fomento à implantação de escolas em tempo integral”, afirmou.

Mudanças
Conforme mostrou o jornal O Estado de S. Paulo, a reformulação tem o objetivo de evitar a evasão escolar e melhorar a qualidade do ensino. Com a nova proposta, a carga horária passa de 800 para 1,4 mil horas -, exigindo turno integral.

O currículo, que hoje abarca 13 disciplinas obrigatórias, também sofrerá modificações. Durante todo o primeiro ano e metade do segundo, o estudante seguirá aprendendo o básico de cada matéria, com base nos pilares que já norteiam o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem): Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática.

No ano e meio seguinte, porém, ele terá mais flexibilidade para priorizar assuntos que sejam da sua área de interesse para um futuro ensino técnico ou superior. “O novo ensino médio tem como pressuposto principal o protagonismo do jovem”, disse Mendonça.

10ª Zona Eleitoral em João Câmara/RN faz teste das urnas eletrônicas com a presença da imprensa.

Equipe técnica faz teste do funcionamento das urnas  para a imprensa
O Cartório Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral que compreende os municípios de João Câmara, Bento Fernandes, Jardim de Angicos e Jandaíra, convocou a imprensa e fez ontem quinta-feira(22) a verificação das urnas eletrônicas para mostrar como funciona e quanto o sistema é seguro.

Em quatro urnas, uma de cada município foi inserido a mídia de teste e feita uma simulação pelas funcionárias responsáveis para dar assistência as 130 urnas que foram enviadas pelo TSE a 10ª Zona Eleitoral para os quatro municípios.

Pouco antes em conversa com a imprensa local, o chefe do Cartório Eleitoral Daniel Oliveira Rodrigues falou sobre algumas mudanças de locais de secções eleitorais no município sede, João Câmara. As urnas que funcionavam na comunidade de Cauaçu, foram transferidas para a comunidade Pedra D’água.  As que funcionavam na Escola Estadual Marluce Lucas foram transferidas para a Escola Municipal Estudante Francisco Leite. A as urnas do Setor de Alimentação Escolar 99, 151 e 153 irão funcionar no prédio da Câmara Municipal de Vereadores. Via Assis Silva.

Jessicleide, Wilson e Ozanir (Funcionários do Cartório Eleitoral)

Promotora Eleitoral Dra. Engracia Guiomar Rego, Wilson e Daniel Oliveira(chefe do cartório eleitoral)

Equipe responsável manutenção das urnas eletrônicas durante o pleito

Obesidade e violência são desafios aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A ampliação do acesso à saúde e planejamento familiar e a redução da mortalidade materna e infantil estão entre as melhorias alcançadas pelos países na busca por alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apesar dos avanços, a obesidade infantil, o consumo de álcool e as mortes causadas pela violência continuam sendo obstáculos significativos para muitas nações no cumprimento das metas.

As conquistas e desafios estão listados no estudo Global Burden of Disease (GBD), divulgado esta semana. O relatório analisou o progresso de 188 países em 33 indicadores relacionados à saúde. Os países foram classificados por pontuações em uma escala de zero a 100 e divididos em cinco categorias, com base em uma combinação entre educação, fertilidade e renda per capita. Segundo o estudo, esta nova categorização ultrapassa a definição de “desenvolvidos versus em desenvolvimento”.

A Islândia ficou no topo da lista com uma pontuação de 85. No final do ranking está República Centro-Africana, com 20 pontos. O Brasil está na 90ª posição, com 60 pontos, seguido de Indonésia, China e Oman (todos com 60 pontos). De todos os indicadores em que foi avaliado, o Brasil obteve seu pior resultado no quesito “violência”.

A Colômbia ficou na 88ª posição, com 61 pontos; e a Venezuela em 78ª, com 62 pontos. Argentina (52ª) e Chile (54ª) ficaram com 67 pontos.

Concurso 1859 da Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 57 milhões.

Nenhum apostador acertou o resultado do concurso 1859 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (22/09), no Caminhão da Sorte da Caixa, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). Com isso, a estimativa do prêmio acumulado para o próximo sorteio, no sábado (24/09), sobe para R$ 57 milhões.

Os números sorteados hoje foram: 1 - 13 - 14 - 21 - 26 - 51.

quina teve 88 acertadores, que vão receber cada um o prêmio de R$ 32.842,30. Já a quadra teve 6.049 apostas vencedoras. Cada um desses sortudos irá receber R$ 682,55.

Nesta semana, a Mega-Sena realiza três sorteios: o concurso 1858 na terça-feira (20/09), o 1859 na quinta-feira (22/09) e o 1860 no sábado (24/09). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 3,50.

Para a aposta simples, de apenas seis números, a probabilidade de ganhar é 1 em 50 milhões, mais precisamente de 1 em 50.063.860, de acordo a Caixa. Já para a aposta máxima, de 15 números, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acerto é de 1 em 10 mil.

quinta-feira, setembro 22, 2016

Brasil terá maior queda entre as grandes economias.

O Brasil terá, em 2016, a maior contração entre as grandes economias do mundo e a queda deve continuar em 2017. Relatório publicado na quarta-feira, 21, pela Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad) aponta que a queda do PIB será de 3,2%.

No geral, o PIB mundial deve ter uma expansão de 2,3%, abaixo do desempenho de 2015 e revelando a fragilidade das estratégias de retomada do crescimento da economia mundial. “A expectativa é de uma queda no crescimento nos EUA que pode ficar, pela primeira vez em sete anos, abaixo daquele da União Europeia. Enquanto isso, no Japão, persiste a estagnação. No Reino Unido, a recente recuperação será negativamente afetada pelo Brexit.”

Entre os emergentes, a expansão será de apenas 3,8%, a mais baixa desde 2009. “A perda de dinamismo econômico nas economias avançadas está afetando os países em desenvolvimento, que vão crescer, em média, menos de 4% este ano, cerca de 2,5 pontos porcentuais abaixo da taxa alcançada durante o período pré-crise”, indicou a ONU.

Entre as dez maiores economias do mundo, apenas a do Brasil e a da Rússia sofrerão uma contração. No caso de Moscou, ela será de 0,2%, depois de uma queda de 3% em 2015. Para a economia brasileira, os dados revelam três anos de contração ou praticamente de estagnação. Em 2014, o desempenho do PIB apontou para um aumento de apenas 0,1%. No ano seguinte, a queda foi de 3,8%, o que também colocou o Brasil como tendo o pior desempenho entre as maiores economias do mundo. Agora, mais uma queda deve ser registrada. A situação do Brasil está inclusive afetando as demais economias da região latino-americana.

DECIN discute formação e situação de rede das bibliotecas escolares.

O Departamento de Ciência da Informação (Decin) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas para o evento Biblioteca Escolar: diálogos possíveis, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa 1).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. O evento é aberto ao público e acontece no período da tarde com realização de mesas-redondas para debater a aplicação da lei 12.244/2010 e apresentar a situação das redes Municipal e Estadual de Bibliotecas Escolares e de Usuários das Bibliotecas Públicas e Privadas.

O evento conta com a participação dos conselhos Federal e Regional de Biblioteconomia, da Coordenação do Plano Estadual do Livro e Leitura, egressos do curso de Biblioteconomia da UFRN, representante da Frente Parlamentar da Leitura, do Livro e da Biblioteca e demais profissionais Bibliotecários.

Tribunal de Contas suspende concurso público em Parnamirim.

O Tribunal de Contas do Estado, através da Primeira Câmara de Contas, suspendeu os efeitos pertinentes ao concurso público deflagrado pela prefeitura de Parnamirim pelo edital nº 001/2015, o que implica na proibição de nomear os candidatos classificados, até a apreciação do mérito da matéria. O processo foi relatado pelo auditor marco Montenegro, na sessão desta quinta-feira (22) e acatado pela unanimidade dos conselheiros.

A medida foi tomada após análise da documentação encaminhada a Diretoria de Atos de Pessoal, que detectou graves irregularidades, ferindo princípios da Constituição e da Lei de Responsabilidade Fiscal. Instado a se pronunciar, o Ministério Público de Contas, através da procuradora Luciana Ribeiro Campos, ratificou integralmente o posicionamento do corpo técnico, opinando pela implementação de medida cautelar, em vista da possibilidade de grave lesão ao erário.

De acordo com o relator, foram detectadas impropriedades no concurso público, sobretudo no que concerne a ausência de demonstração de prévia dotação orçamentária, suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrente, bem como a ausência de demonstração de que as admissões foram acompanhadas da estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deveria entrar em vigor e nos dois subsequentes.

Diante dos fatos, o voto foi pela suspensão dos efeitos do referido concurso público, determinando ao chefe do executivo que comunique ao TCE, num prazo de dez dias, o número exato de pessoas que tenham sido nomeadas e empossadas até o momento, especificando seus nomes, cargos e remunerações recebidas. O descumprimento da medida acarretará aplicação de multa diária no valor de R$ 200,00. Via TCE-RN.

RN conquista um ouro e dois bronzes no primeiro dia dos Jogos Escolares da Juventude.

O Rio Grande do Norte começou com três pódios o primeiro dia de competições dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 12 a 14 anos. Na manhã desta quarta-feira (21), no Centro de Convenções de João Pessoa-PB, a judoca Carla Patrícia Macedo de Melo, do Complexo Educacional Contemporâneo Cidade Verde, abriu o dia com a conquista da medalha de bronze. Pelo período da tarde foi a vez da luta olímpica brilhar em dose dupla com Natália Soares, conquistando medalha de ouro, na categoria peso leve, e Vanessa Soares, medalha de bronze, no peso médio. As duas alunas-atletas pertencem à Escola Municipal Manoel Machado, de Parnamirim.

Os resultados positivos na estreia da competição deixaram o chefe da delegação do Rio Grande do Norte e da equipe técnica da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), professor Fábio Bezerra, bastante otimista para as disputas desta quinta-feira. “As três medalhas foram só uma amostra da capacidade e qualidade técnica de nossos atletas que vão começar o segundo dia de competição disputando várias finais e com grandes chances de conquistar mais medalhas”, disse Bezerra.

O Rio Grande do Norte começa o dia já classificado para três provas finais de atletismo com Regiclécia Candido e Deisiane Silva, nos 250m, Igor Gabriel e Igor Clemente, no salto em distância e Larissa Silva, nos 80m com barreira. No badminton, Izabel Azevedo busca classificação para a final, enquanto no ciclismo Jhonata Henrique busca vaga para decisão. O dia também será decisivo para a ginástica rítmica, judô, luta olímpica (masculino), natação, tênis de mesa e xadrez.

A partir de domingo (25) iniciam os jogos das modalidades coletivas (futsal, voleibol, handebol e basquete). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.

CUT e outras centrais sindicais fazem protestos contra Temer pelo país.


Manifestantes realizaram atos contra o presidente Michel Temer (PMDB) em ao menos 17 estados ao longo desta quinta-feira (22). As manifestações fazerm parte do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização das Categorias, convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), contra perda de direitos trabalhistas e a reforma da previdência. Os atos contam com apoio dos movimentos Frente Brasil Popular e Povo sem Medo, além de outras centrais sindicais.

As manifestações ocorreram em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Até as 17h, cerca de 32 mil pessoas participavam dos atos segundo os organizadores e 1 mil de acordo com a Polícia Militar. Ao menos 23 cidades registravam manifestações até o horário.

O maior ato contra Temer era registrado até as 13h em Sorocaba (SP) - a organização diz que 7 mil pessoas participaram do ato e a Polícia Militar não tinha informações sobre o número de pessoas. As demais manifestações eram bem menores até o horário - com algumas centenas de pessoas participando.

Veja a situação em cada local:
Alagoas
Grupos contrários ao governo de Temer realizaram ato pela manhã em Maceió. Segundo representantes do movimento, 3 mil participam do ato. A Polícia Militar não acompanha a manifestação. Os manifestantes percorreram as ruas do Centro e o trânsito ficou congestionado.

Amapá
Grupo de trabalhadores fez um protesto na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá, pela manhã. Participaram do ato diversas instituições sindicais e elas pediram, entre várias reivindicações, afastamento do governo Temer. De acordo com os organizadores, cerca de 2 mil pessoas estão presentes no ato. A Polícia Militar não fez estimativa de manifestantes.

Bahia
As universidades estaduais do estado da Bahia nas cidades de Salvador (Uneb), Feira de Santana (Uefs) e Ilhéus (Uesc), estão sem aulas e com portões fechados nesta quinta. O ato  faz parte de um protesto do 'Dia Nacional de Luta' e critica o governo Temer. Professores e estudantes se reuniram em frente à sede de cada instituição para fazer uma panfletagem e não houve problema no trânsito. A polícia não acompanhou o ato.

Ceará
Trabalhadores em Fortaleza rfizeram ato contra medidas anunciadas pelo governo de Michel Temer para as leis trabalhista e previdenciária. Segundo a organização, 5 mil pessoas participaram do. A Polícia Militar informou que não fará levantamento da quantidade de participantes.Com a mobilização, a Avenida Duque de Caxias, próximo à Rua Barão do Rio Branco, teve o trânsito bloqueado no sentido Centro Aldeota.

Espírito Santo
Centrais sindicais e movimentos populares protestaram em frente à Assembleia Legislativa, em Vitória pela manhã. Os manifestantes são contra as reformas na previdência e as mudanças nas leis trabalhistas propostas pelo governo Temer. A organização estima a participação de 3 mil pessoas. A Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) disse 350 manifestantes.

Goiás
Diversas entidades sindicais se reuniram pela manhã em Goiânia. Elas criticaram projetos que preveem mudanças trabalhistas, a terceirização de serviços e também pediram a saída do presidente Temer. O ato teve início por volta das 8h na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). De acordo com os organizadores, cerca de 2 mil pessoas estiveram presentes. Já a Polícia Militar estima que foram cerca de 700.

Minas Gerais
Trabalhadores de várias categorias participam de atos contra medidas do governo Temer em Belo Horizonte. Por volta das 11h, a Praça Sete, no hipercentro da capital mineira, foi fechada. Manifestantes se reuniram no entorno do monumento Pirulito, nos cruzamentos das avenidas Afonso Pena e Amazonas. Segunod a organização, cerca de mil pessoas participavam do ato. A Polícia Militar não informou o número de manifestantes.

Pará
Grupo de manifestantes realizou uma passeata pela manhã nas ruas de Belém. Eles protestaram contra o governo Temer e a retirada de direitos dos trabalhadores. A organização do ato estima que 2 mil pessoas participaram da passeata. A Polícia Militar informou que não vai divulgar o número de participantes.

Paraíba
Manifestantes fizeram atos em vários pontos de João Pessoa. Todos os trens que circulam na Região Metropolitana de João Pessoa e parte dos ônibus que atendem a população da capital ficaram sem circular pela manhã. A CUT informou que não tem estimativa de quantas pessoas participaram dos protestos desta manhã. As aulas em parte da rede pública e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também estão suspensas nesta quinta.

Pernambuco
Protesto interditou um trecho da Avenida Sul pela manhã no Recife. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), as retenções no trânsito começaram a ser registradas por volta das 8h30 e o tráfego foi liberado pouco antes das 10h. A ação fez parte dos atos contra o Governo Temer. Segundo os organizadores, a manifestação reuniu 300 pessoas. A Polícia Militar informou que não faria estimativa de participantes.

Piauí
Diversas entidades realizaram manifestação pelas ruas do Centro de Teresina pela manhã. A organização estima que 500 pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não acompanhou o protesto. O ato, que faz parte do Dia Nacional de Paralisação, começou por volta das 8h e terminou às 11h. Manifestantes são contra a reforma trabalhista e previdenciária proposta pelo governo federal.

Rio Grande do Sul
Sindicalistas realizam protestos contra reformas trabalhistas e na previdência porpostas no governo Michel Temer em Porto Alegre. Os ônibus foram impedidos de sair das garagens pela manhã. Após a liberação das garagens, trabalhadores e sindicalistas realizaram caminhadas em pontos de Porto Alegre. Na Zona Leste, uma manifestação bloqueou o corredor da Avenida Bento Gonçalves no sentido bairro-Centro durante ato. Não há estimativa de pessoas participantes do ato.

Rondônia
Vários sindicatos de servidores públicos realizaram manifestação pela manhã no Centro de Porto Velho. De acordo com o Movimento Frente Brasil Popular (FBP) que organiza o evento, os trabalhadores se uniram em protesto pela reforma trabalhista e contra o presidente Michel Temer. As centrais sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB) e Eletrobras Rondônia estiveram presentes. Segundo a organização, 100 pessoas participaram do ato.

Roraima
Manifestantes se reuniram pela manhã em frente ao Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista, em apoio ao Dia Nacional de Paralisação e Mobilização. O ato foi organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), juntamente com 20 sindicatos locais. Conforme o grupo,150 pessoas participaram do ato. A PM não acompanhou o protesto.

Santa Catarina
Trabalhadores do transporte público paralisaram as atividades pela madrugada na Grande Florianópolis. Os ônibus não saíram das garagens entre 4h30 e 6h, segundo o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb). Motoristas e cobradores se unem ao movimento nacional contra reformas trabalhistas. Em nota, o Sintraturb afirmou que a mobilização é "contra a retirada de direitos feita pelo governo de Michel Temer". Não há estimativa de pessoas participantes do ato.

Em Joinville, no Norte catarinense, uma manifestação começou às 9h na Praça da Bandeira, com cerca de 500 servidores públicos, municipais e estaduais, além de alunos. Com faixas, cartazes e bandeiras, os participantes também pediam a saída do presidente Temer. Além dos funcionários públicos de Joinville, estavam presentes no ato representantes sindicais de Itapoá. Segundo a prefeitura de Joinville, nenhum serviço foi comprometido por casa da paralisação.

São Paulo
Manifestantes convocados pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e pela Força Sindical ocuparam duas faixas da Avenida Paulista, em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A Força Sindical estimou em 3.000 o número de participantes. A PM não fez estimativa.

Em Sorocaba, centrais sindicais fizeram manifestação contra o governo Temer. A mobilização foi liderada pelo sindicato dos metalúrgicos. Segundo os organizadores, 7 mil pessoas participaram do ato que contou com a presença de 16 sindicatos, a maioria do setor de indústrias. O número de participantes não foi divulgado pela Polícia Militar, que não acompanhou a manifestação.

Na cidade de Bauru, grupo de manifestantes de sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) fez ato na frente da Câmara dos Vereadores. A Polícia Militar não acompanhou a manifestação, que reuniu aproximadamente 20 pessoas, de acordo com os manifestantes.

Já em Taubaté, manifestantes se reuniram pela manhã na região central. De acordo com a organização, cerca de 250 pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar acompanha o protesto, mas não fez um balanço de quantas pessoas aderiram ao movimento. A manifestação se concentrou na praça Dom Epaminondas, onde líderes de movimentos sociais e sindicais fizeram discursos contra o governo e em defesa do emprego.

Sergipe
Em Aracaju, centenas de pessoas ligadas a sindicatos de várias categorias, setores sociais, trabalhadores públicos e privados se reuniram na praça Fausto Cardoso, no Centro da cidade, para a mobilização nacional a favor dos direitos dos trabalhadores e contra o governo Temer. A CUT estimou em 2 mil o número de participantes. A PM não fez estimativa.