sexta-feira, maio 26, 2017

MPF vai recorrer da absolvição de esposa de Eduardo Cunha.

A força-tarefa da Operação Lava Jato vai recorrer da decisão do juiz federal Sergio Moro, que absolveu a jornalista Cláudia Cunha no processo em que ela era ré junto com o marido, o ex-deputado Eduardo Cunha. A informação foi dada hoje (26) pelo procurador do Ministério Público Federal (MPF) Carlos Fernando dos Santos Lima, durante entrevista coletiva para detalhar os pormenores da Operação Porto Seco, deflagrada na manhã desta sexta-feira.

“Nós vamos recorrer, nós discordamos [da decisão]. Cremos que isso decorre muito mais do coração generoso do juiz Sergio Moro na interpretação de um fato envolvendo a esposa de uma pessoa que, sabidamente, é ligada à corrupção”, disse o procurador. “Esperamos que no tribunal haja a reversão dessa absolvição.”

Segundo Lima, a profissão e o nível cultural de Cláudia Cunha davam a ela condições de saber que os ganhos de Eduardo Cunha eram incompatíveis com o salário de deputado federal que ele recebia. “Ela deveria saber, tinha indicativos suficientes para saber, tinha conhecimento cultural suficiente para saber a origem desses recursos. Portanto, ao gastá-los, ela cometeu o crime de lavagem [de dinheiro]”, argumentou o procurador.

A força-tarefa também destacou que a Operação Porto Seco, deflagrada hoje para investigar a compra de um campo seco de petróleo em Benin, na África, está ligada ao casal. “Parte dos valores, US$ 10 milhões, correspondente a mais ou menos um terço do valor da compra, foi repassada para operadores, chegando indiretamente até as mãos de Cláudia Cruz”, explicou Lima. De acordo com o procurador, parte destes valores abasteceu a conta usada pela jornalista para comprar artigos de luxo.

ONU condena uso recorrente da força por policiais no Brasil.

A Organização das Nações Unidas e a Comissão (ONU) e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) emitiram hoje (26) comunicado em que condenam o uso excessivo da força por policiais no Brasil. Na nota, as entidades demonstram preocupação com o “uso recorrente da violência” e citam três casos recentes de repressão policial nos meios agrário e urbano do país.

Os organismos condenaram ações da Polícia Militar durante as manifestações da última quarta-feira (24), em Brasília. O protesto reuniu cerca de 45 mil pessoas que protestavam contra as reformas trabalhista e Previdenciária e as recentes denúncias de corrupção envolvendo o governo.

A manifestação começou pacífica e, ao avançar em direção ao Congresso Nacional, terminou em tumulto, com depredação de prédios públicos e conflito entre alguns manifestantes e policiais. Para dispersar a confusão, a Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha.

Segundo balanço da PMDF, 49 pessoas ficaram feridas, oito foram detidas e foi aberta investigação sobre uso de arma de fogo por agentes durante o protesto. Para a ONU e o CIDH, o uso de armas de fogo é uma medida extrema que deve ser excluída no controle de protestos sociais.

Sobre os protestos, o governo de Brasília emitiu nota dizendo que a PMDF “agiu de acordo com o protocolo tático integrado assinado pelos governos federal e distrital, no mês passado, em que a segurança dos prédios públicos federais ficou sob a responsabilidade da União.” Informou ainda que “eventuais excessos serão rigorosamente apurados”.

Os organismos internacionais também condenaram a ação policial durante a operação de retirada de dependentes químicos da área conhecida como Cracolândia, em São Paulo, e a ação de despejo realizada pelas polícias civil e militar em uma fazenda do Pará, que resultou na morte de dez pessoas. Todas as ações ocorreram no mesmo dia.

Em São Paulo, as secretarias municipal e estadual de segurança pública disseram que não tinham conhecimento da operação policial. No Pará, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social argumentou que os policiais foram recebidos a tiros durante a operação para cumprimento de mandados judiciais.

O comunicado da ONU cita o decreto emitido pelo governo federal autorizando a convocação das Forças Armadas e sua revogação no dia seguinte ao protesto de Brasília. A ação foi justificada pelo Ministério da Defesa para garantir da lei e a ordem na cidade, além da preservação do patrimônio público e da segurança dos servidores.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos – por meio de seu escritório na América do Sul – e a Comissão Interamericana alertaram as forças de segurança para que respeitem as normas internacionais de direitos humanos. Segundo a nota, os padrões internacionais estabelecem que “o uso da força por parte dos órgãos de segurança deve estar definido pela excepcionalidade, e deve ser planejado e limitado proporcionalmente pelas autoridades”.

As entidades afirmam que condenam qualquer ato de violência e pedem aos manifestantes que exerçam o direito à manifestação de forma pacífica. Convocaram, ainda, o Estado brasileiro a “garantir e proteger a integridade física e a segurança dos manifestantes”.

Bandidos armados rendem Padre Nunes e roubam seu veículo na garagem de residência.

É o fim da picada. Em plena luz do dia, por volta de 11h, três homens armados surpreenderam o padre Nunes, no momento em que abria o portão da garagem em sua residência. Segundo informações preliminares, o trio rendeu a vítima e levou o seu veículo, um Jeep/Compass, de cor branca, 2017, placas QSG-2023. O endereço em que foi realizada a ação criminosa ainda não confirmado.

O padre Nunes é conhecido por celebrar a Missa de Cura e Libertação na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Neópolis, na Zona Sul de Natal, cerimônia que atrai cerca de duas mil e quinhentas pessoas em cada celebração.

MEC autoriza aulas a distância para o ensino fundamental 2.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta sexta-feira, 26, um decreto que amplia os casos em que é autorizada a oferta de aulas a distância para alunos dos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). A modalidade poderá ser adotada quando os estudantes estiverem “sem acesso às disciplinas obrigatórias do currículo escolar”.

O ensino a distância para o ensino básico (do 1º ano do fundamental ao 3º do médio) já era liberado em “situações emergenciais” em que o estudante está impedido de acompanhar as aulas presencialmente, como motivos de saúde, os que se encontram no exterior ou privados de liberdade. Com o decreto, o MEC passou a liberar também a modalidade para os casos em que as disciplinas obrigatórias não estiverem sendo ofertadas para os alunos dos anos finais do fundamental.

O decreto também alterou as regras para o ensino a distância no ensino médio e superior. As mudanças, segundo o MEC, atendem à reforma do ensino médio – o texto sancionado pelo presidente Michel Temer (PMDB), em fevereiro, já abria a possibilidade para que algumas disciplinas fossem ofertadas nessa modalidade.

Os critérios de como será a oferta das disciplinas a distância ainda não foram definidos. Segundo o ministério, eles serão estabelecidos em conjunto com os sistemas de ensino, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e Secretarias Estaduais de Educação.

Polos de EaD
Para o ensino superior, as mudanças vão permitir agora que as instituições possam criar cursos e polos de ensino a distância (EaD) sem exigir o credenciamento prévio para a oferta presencial. Elas também poderão ofertar exclusivamente os cursos a distância, sem que haja a oferta simultânea presencial.

Dessa forma, as instituições vão apenas comunicar o MEC sobre a criação dos polos e deverão respeitar os limites quantitativos, que serão definidos com base nos indicadores de qualidade de cada uma.

Janguiê Diniz, presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), diz que as mudanças vão agilizar a oferta de vagas e cursos.

“A avaliação dos polos era lenta, custosa e burocrática. A mudança vai facilitar a abertura, e a qualidade será garantida porque as instituições terão a limitação de acordo com seu indicador”, disse Diniz, durante o Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular (CBESP), em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Segundo o ministério, as mudanças fazem parte de uma estratégia para ampliar a oferta de vagas no ensino superior no País para atingir a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê elevar até 2024 a taxa de matrícula para 33% da população de 18 a 24 anos – em 2015, ela era de 18,1%.

PF apreende maconha do tipo skunk em duas operações no Rio.

A Polícia Federal apreendeu 4 quilos de maconha do tipo skunk (também grafada no Brasil como skank) em duas operações distintas no Rio de Janeiro. Em Copacabana, zona sul do Rio, agentes federais prenderam uma mulher e dois homens no momento em que negociavam o recebimento de cerca de 10 quilos da droga , que é pouco usada no Rio, devido ao seu custo bem mais alto do que a maconha e com menos cheiro. Outra apreensão alcançou 2 quilos da droga.

Na apreensão mais recente, ocorrida ontem (26), a droga foi trazida ao país por uma jovem, de 23 anos que havia desembarcado no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão em voo procedente de Manaus. A droga estava escondida no interior da mala de viagem despachada e foi detectada durante fiscalização de rotina com a ajuda de um cão farejador da PF. Policiais federais decidiram então acompanhar o trajeto da mulher, que seguiu em direção ao bairro de Copacabana para se encontrar com os receptadores. Os três foram presos em flagrante. Todos foram indiciados por tráfico de drogas e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional do estado.

Na última terça-feira (23), a PF realizou outra prisão, também no Aeroporto Internacional do Galeão, de uma mulher, também de 23 anos, que havia desembarcado de voo com escala no Rio de Janeiro e cujo destino final era a cidade de Aracaju. Com o auxílio de um cão farejador, policiais federais detectaram a presença de cerca de 2 quilos de skunk ocultos na bagagem da passageira. Ela foi indiciada por tráfico de drogas e encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Droga
O skunk é uma espécie de supermaconha, cultivada em laboratório, com maior teor de substância psicoativas. Não chega a ser uma maconha transgênica, porque a estrutura molecular da semente não é modificada. A diferença está no cultivo, feito em estufas com tecnologia hidropônica — plantação em água, como ocorre com algumas espécies de alface.

Temer vai sair mais forte da crise, diz ministro do Trabalho.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, demonstrou apoio ao governo do presidente Michel Temer, ameaçado pela crise política pela qual o País passa. “O presidente Michel Temer vai sair mais forte dessa crise”, afirmou, durante o 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção.

“Vamos acreditar no Brasil. O Brasil vai se superar. A superação é nossa maior obra. O Brasil vai superar esse momento de dificuldades”, acrescentou Nogueira.

O ministro destacou a criação de 59 mil postos de trabalho em abril, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Ele defendeu a proposta de reforma trabalhista, já aprovada na Câmara. “Não podemos permitir que essa insegurança jurídica continue. Precisamos ter coragem para fazer o enfrentamento necessário.”

OIE reconhece Brasil como país livre da pleuropneumonia contagiosa bovina.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu o Brasil como país livre da pleuropneumonia contagiosa bovina, durante a reunião anual da entidade, realizada nesta quarta-feira (24), em Paris. Segundo a OIE, o Brasil é um país que reflete transparência no seu serviço veterinário.

A pleuropneumonia contagiosa bovina é uma doença de bovinos e búfalos, causada por bactérias, e ataca os pulmões e a membrana (pleura) que reveste o tórax dos animais, o que gera uma taxa de mortalidade de até 50%. Para reduzir a infecção, existe vacinação com um tipo atenuado da bactéria. Não há casos de contágio em seres humanos, nem risco para a saúde pública.

De acordo com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Rangel, o reconhecimento da OIE é mais uma conquista da defesa sanitária animal brasileira. O próximo passo, segundo ele, será declarar o Brasil país livre da aftosa com vacinação, o que deve ocorrer em maio do ano que vem.

Rangel disse que o Brasil já apresentou a estratégia que será usada para a retirada gradual da vacinação contra a aftosa. “O plano foi muito bem elaborado, sendo um dos melhores dos últimos tempos, formulado com a participação de todos os setores da produção envolvidos e com muita segurança”, afirmou.

Mesmo com a vacina sendo um seguro tecnológico do rebanho, Rangel pondera que, se o país for declarado livre da doença, é natural que seja planejada a retirada da imunização, o que reduzirá os custos de produção. “Mas será uma transição feita com cuidado”, assinala.

O prazo para o setor privado enviar propostas sobre a retirada da vacinação será encerrado na próxima terça-feira (30).

Filho é preso após vídeo dele agredindo mãe de 84 anos causar revolta na web.

Nos últimos dias, vídeos de um homem xingando e agredindo a própria mãe, uma idosa de 84 anos, vêm sendo compartilhados por todo o País por meio do WhatsApp, atingindo milhões de visualizações e causando revolta entre as pessoas. Nas imagens, enquanto a mulher pede por clemência, o homem a ameaça verbal e fisicamente, a impede de levantar da cadeira, puxando-a com força para trás, chegando a dar tapas e até mesmo a bater nela com objetos.

O homem em questão é Roberto Elísio Coutinho, morador da cidade de Raposa, na região metropolitana de São Luís, no Maranhão, e que já teve prisão preventiva decretada pelas autoridades do Estado. A idosa nas imagens se chama Joseth Coutinho, é mãe do acusado e sofre do Mal de Alzheimer.

“‘Senhor’ é o c***, que eu não sou senhor, sou teu filho! […] Cala boca! Ou tu fica calada ou vai internada!”, estão entre as palavras ditas pelo homem ao longo da discussão, enquanto agride a mãe com tapas.

Antes de ser preso, Roberto chegou a dar uma entrevista ao telejornal JMTV, da TV Mirante, onde alegou ter assistido posteriormente aos vídeos gravados. Perguntado sobre o que sentiu ao ver suas próprias agressões, respondeu: “Arrependimento, tristeza, nojo, raiva, tudo.” “Eu preciso de tratamento, dessa vez, mais complexo, com internação. […] Quando eu tenho esses surtos, eu não gravo nada”, acrescentou.
A reportagem do canal também falou com José Augusto Cutrim, promotor de defesa do idoso que pediu a prisão preventiva de Roberto, que ainda deve passar por perícia médica. “Até que ele demonstre, via judicial, que realmente sofre de algum problema médico, é um sujeito perfeitamente normal, sabendo o que está fazendo e irá responder pelo crime que cometeu.”

O filho de Roberto já havia registrado uma ocorrência denunciando agressão de Roberto à senhora na semana anterior na Delegacia de Proteção ao Idoso.

Após os fatos virem à tona, a idosa fez exame de corpo de delito e pôde voltar para casa, acompanhada por assistentes sociais do Ministério Público.

Presidente da CDL de João Câmara/RN solicita ajuda do deputado Gustavo Fernandes para lutar pela reabertura do BB

Preocupada com a repercussão negativa no faturamento do comércio Lojista e também a situação de aposentados, pensionistas, deficientes e cadeirantes para sacar seu benefício, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL – João Câmara, Nildinha Freitas, enviou mensagem ao deputado estadual Gustavo Fernandes no sentido que este interceda junto a Superintendência do Banco do Brasil para que agilize a reabertura da agência de João Câmara.

Nildinha pede que a superintendência  procure providenciar o mais rápido possível, alguma solução para a falta de atendimento aos clientes,  especialmente os idosos, aposentados e pensionistas que estão tendo que se deslocar para Ceará-Mirim, já que o atendimento na agência dos Correios  não atende a demanda.

A presidente da CDL disse ao blog que foi registrado uma queda alta nas vendas das empresas da cidade, pois a maioria das pessoas está realizando suas compras nas cidades onde estão recebendo seus vencimentos. O deputado se comprometeu em ir a superintendência do Banco do Brasil para encontrar uma solução.

Contas de luz de junho terão bandeira verde, sem acréscimo na tarifa.

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz no mês de junho será a verde, o que significa que não haverá custo extra para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o retorno da bandeira verde foi possível pelo aumento das chuvas nos reservatórios das hidrelétricas em maio e pela perspectiva de redução do consumo de energia elétrica no país.
Desde abril, a bandeira estava vermelha, o que representa um acréscimo de R$ 3 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A previsão da Aneel era que a bandeira tarifária vermelha patamar 1 continuasse em vigor até o fim do período seco, que vai até novembro.

Como funcionam as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

Quando chove menos, por exemplo, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente.

Parazinho em Dia: Prefeitura antecipa pagamento de Maio para esta sexta-feira,26.

A Prefeita de Parazinho, Rita de Luzier continua cumprindo o que prometeu; hoje dia 26 já está sendo pago o mês de Maio de 2017. A Prefeita Rita de Luzier tem feito grandes esforços para cumprir rigorosamente o que prometeu para seu plano de governo: pagar os funcionários em dia para que cada funcionário possa cumprir também com os seus compromissos. Parazinho no caminho certo.

Hoje tem Allan no Mangueirão na Praça em João Câmara/RN.

Hoje o Mangueirão na Praça em João Câmara/RN apresenta muito MPB, sertanejo e forró das antigas com Allan Victor e Banda.

O Mangueirão na Praça conta com uma grande variedades de tira-gostos, um ótimo ambiente com o atendimento diferenciado!

E você é o nosso convidado super especial, não fique de fora dessa noite maravilhosa.
 

Organização

Lidiane e Mateus

PRB do RN encosta na candidatura de Fátima Bezerra ao governo do RN.

O soldado Vasco, informou ao Blog do Primo que à candidatura da senadora Fátima Bezerra ao governo do estado está em permanente e discreto processo de entendimentos e articulação.

Segundo, uma fonte do soldado Vasco, o PRB do RN está praticamente fechado com o projeto da senadora do PT.

Dirigente do PRB com DNA bacurau, afirma que o prestigio e força eleitoral do ex-presidente Lula é forte para definir qualquer candidatura.

PF deflagra Operação contra o tráfico de drogas na Grande Natal/RN.

A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira (26/5) em Parnamirim, Extremoz e Macaíba, região metropolitana de Natal, a Operação Moisés que visa desarticular uma quadrilha de tráfico internacional de drogas.
 
Cerca de 30 policiais federais e 16 PMs estão cumprindo 5 mandados judiciais de busca e apreensão nos endereços dos suspeitos, a maioria, residente em granjas. Segundo as investigações, que tiveram início há um ano, a droga vinha da Bolívia e era refinada no Rio Grande do Norte para que pudesse render mais aos traficantes.

quinta-feira, maio 25, 2017

Campanha de Vacinação contra Influenza é prorrogada até 09 de junho.

Mesmo com os esforços pelos três níveis de Gestão para o alcance das coberturas adequadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, até o momento, o país atingiu a média de 64% de cobertura, no Nordeste apenas 63% e o Rio Grande do Norte 65,6%.

Diante dessa baixa cobertura faltando apenas 1 dia para encerrar a 19ª Campanha Nacional contra a Influenza, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha até o dia 09 de junho. Nesse período continua sendo recomendada a vacinação aos indivíduos com 60 anos ou mais, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os povos indígenas, os grupos com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das escolas públicas e privadas que estejam atuando em sala de aula.

“Contamos com a adesão da população, e o empenho que já vem sido oferecido pelas equipes de vacinação, para conseguirmos vacinar os 90% de nossos grupos prioritários. Reforçamos que esta vacinação contribui para a redução das complicações, internações e consequentemente da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe nos grupos alvos definidos”, destaca Katiucia Roseli coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública.

Arrecadação federal cresce 2,27% e chega a R$ 118 bilhões em abril.

A arrecadação de impostos e contribuições federais chegou a R$ 118 bilhões em abril, com crescimento de 2,27% em relação ao mesmo período de 2016. De janeiro a abril, o total arrecadado ficou em R$ 446,8 bilhões, 0,65% maior que o registrado em igual período do ano passado.

Os dados foram divulgados hoje (25) pela Receita Federal. O crescimento é real, ou seja, leva em consideração a inflação do período medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Consideradas apenas as receitas administradas pela Receita Federal (excluídos outros órgãos), no entanto, o valor arrecadado ficou em R$ 112,5 bilhões em abril, com queda real de 1,3% em relação a abril de 2016. No acumulado de janeiro a abril, o valor arrecadado chegou a R$ 432,4 bilhões, apresentando um decréscimo real de 0,93%.

O recolhimento das receitas federais brasileiras já registrou sucessivas quedas, devido à contração da atividade econômica. O ano de 2016 terminou com queda real de 2,97% do total arrecadado.

No ano passado, a queda no ingresso de receitas federais só começou a desacelerar em outubro, com a entrada de recursos do programa de regularização de ativos, ou repatriação. Em janeiro deste ano, a arrecadação federal cresceu pela primeira vez em três anos, na comparação com o mês anterior.

Que Fazer uma Pós-graduação a Distância, fale comigo.

Atenção você que já terminou a sua Graduação, Licenciatura ou Curso de Tecnólogo, estou trabalhando com Pós-graduação totalmente a distância, ao total são mas de 300 cursos nas áreas Educacional, Empresarial, Saúde, Social, Jurídica e Engenharia.
Atendemos nas cidades de Bento Fernandes, Jandaira, Jardim de Angicos, Poço Branco, Taipu e João Câmara.

Mais detalhes entrar em contato comigo Valdemar Tibá, Telefones: (84) 98883-9346, 99158-6004, 99850-8331 ou e-mail: valdemartiba@bol.com.br

Menina do RN vence em estreia no Circuito Nacional de tênis.

A tenista potiguar Vitória Barandas começou muito bem o Circuito Nacional Infanto-Juvenil. Ela venceu na manhã desta quinta-feira, 25, Maria Isabel Goedert, que é de Santa Catarina, onde está sendo realizado o torneio. Vitória venceu sem muitas dificuldades, por 6/2, 6/2. Amanhã, ela terá pela frente Nalanda Silva, tenista número 2 do Brasil na categoria até 16 anos.

Vitória é atleta da Academia de Tênis DRTT Natal, e ocupa hoje a 24ª posição no ranking da Confederação Brasileira de Tênis. É a nordestina melhor colocada no ranking, e está representando a região no Circuito Nacional, que é a maior competição das categorias de base do país. Via PnoAR.

Governo do RN promove mais 38 policiais civis.

O governador Robinson Faria confirmou nesta quinta-feira (25) a efetivação da promoção de 29 agentes, três escrivães e seis delegados da Polícia Civil. “Estamos cumprindo a legislação, promovendo a valorização e estimulando os policiais civis que têm importante função no enfrentamento à violência”, afirmou o governador.

Robinson Faria também destacou os esforços que a administração estadual vem fazendo para melhorar os serviços como aquisição de equipamentos e realização de curso de qualificação profissional. Em 2015 foram promovidos outros 809 policiais civis, sendo 74 delegados, 60 escrivães e 675 agentes de polícia civil.

A secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas disse que a atualização das promoções ”mostra o compromisso e a atenção do Governo aos policiais e a preocupação em melhorar sempre os serviços prestados ao cidadão”.

Para a vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil (Adepol-RN), Ana Cláudia Saraiva, a atualização das promoções “respeita os direitos da categoria e a legislação. Só temos a agradecer e reconhecer o compromisso da administração estadual com a segurança pública”.

Fernandinho Beira-Mar está a caminho do RN.

O traficante Fernandinho Beira-Mar, de 49 anos, está sendo transferido para o Rio Grande do Norte nesta quinta-feira, 25. O criminoso chega à Penitenciária Federal de Mossoró no mesmo dia em que ocorreu a maior fuga da história do estado. Na madrugada, 91 presos escaparam da Penitenciária Estadual de Parnamirim, o PEP.

A saída de Beira-Mar da Penitenciária Federal de Rondônia, onde ele estava desde 2012, foi transmitida em tempo real pelo site ‘Rondônia Ao Vivo’. A transferência foi feita pela Polícia Federal e pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

“Ele vai para outro presídio federal, provavelmente o de Mossoró”, diz o repórter do site.

A transferência do traficante é um desdobramento da Operação Epístolas, que ontem cumpriu 35 mandados de prisão. Dez deles contra familiares do criminoso.

GOVERNO LANÇA O CadRN PARA OS MUNICÍPIOS NESTA SEGUNDA(29).

O Sistema de Cadastro Único do RN (CadRN) será lançado, na próxima segunda-feira (29), para todos os 167 municípios do estado, na Escola de Governo, às 14h. O evento contará com a participação de prefeitos e secretários municipais da Assistência Social, além do governador Robinson Faria, da secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, e do representante do Governo Federal, responsável pelo SAGI.

A secretária da Sethas-RN, Julianne Faria, frisou a importância do sistema, que já foi aderido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). “O sistema é de fácil acesso e permite um amplo banco de dados social, com indicadores essenciais para vários programas sociais tanto realizados por governos estaduais quanto pelo Governo Federal. O CadRN já foi aderido pelo MDSA e também por cerca de 20 estados brasileiros que irão adotar o sistema como modelo”, explicou.

O CaDRN é um sistema de informações do perfil populacional do Rio Grande do Norte criado por técnicos do Governo do Estado. A ferramenta permite aos profissionais da assistência social ter acesso a dados como população sem acesso a água, habitação, coleta de lixo, nível de pobreza e de alfabetização, dentre outros.

Os dados do CadRN são extraídos do Cadastro Único do Governo Federal, o mesmo que serve de base para o Bolsa Família, por exemplo. No entanto, diferente deste último, ele poderá ser acessado por uma gama mais ampla de profissionais que precisam de dados para implementação de políticas públicas.

STJ nega liberdade a mãe de quatro crianças condenada por furtar ovos de Páscoa.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro negou liberdade a uma mãe de quatro crianças condenada a três anos, dois meses e três dias por furtar ovos de Páscoa e um quilo de peito de frango. Ela vive com seu bebê recém-nascido numa cela lotada da Penitenciária Feminina de Pirajuí, em São Paulo.

A Defensoria Pública de São Paulo havia pedido o habeas corpus na última sexta-feira, com os argumentos de que a sentença era desproporcional à tentativa de furto e de que Maria* é mãe de quatro crianças — de 13, 10 e 3 anos de idade, além de bebê de 1 mês que está com ela na penitenciária, mas que será separado da mãe ao completar 6 meses.

Para a defensora Maíra Coraci Diniz, a extensão da pena da mãe é "absurda", ao se considerar o caráter pouco impactante e lesivo do crime. Diante disso, ela acionou o STJ para pedir a atipicidade material da conduta (anulação por ser crime insignificante), a readequação da pena ou a prisão domiciliar, garantida pela lei às mães responsáveis por filhos menores de 12 anos.

Relator da ação, Cordeiro não enxergou "evidente constragimento ilegal" que justificasse a concessão da liminar de soltura de Maria*. A decisão foi publicada na manhã desta quinta-feira e consta no acompanhamento processual da Corte. O habeas corpus, segundo ele, é medida excepcional.

"Esta não é uma situação presente, onde as pretensões de absolvição por aplicação do princípio da insignificância, readequação da pena ou determinação de que a condenação seja cumprida em prisão domiciliar são claramente satisfativas", escreveu o ministro.

Cordeiro manteve Maria* em regime fechado por "não vislumbrar a presença dos requisitos autorizativos da medida urgente". Não haveria suficiente base legal para concretizar o direito pleiteado pela Defensoria Pública, na avaliação do relator.

"A admissão de circunstâncias judiciais gravosas ao réu incidente faz admitir como possível a fixação do regime prisional fechado, devendo ser oportunamente analisado o pleito pelo colegiado", destacou Cordeiro, ao indeferir a liminar. Via G1.

Campanha de vacinação contra gripe atingiu 61% do público-alvo em São Paulo.

A campanha da vacinação na capital paulista, iniciada em 17 de abril, imunizou até hoje (25) pouco mais de 2 milhões de pessoas, ou seja, 61% do público-alvo. A meta definida pelo Ministério da Saúde é atingir cerca de 3 milhões de pessoas no município. As doses estarão disponíveis nos postos apenas até amanhã (26).

Os grupos que podem se vacinar são os trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos de idade, indígenas, portadores de doenças crônicas ou com condições clínicas especiais, professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medida socioeducativa.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a menor cobertura da campanha foi das gestantes, apenas 42,5% do público compareceu para se vacinar, seguido pelas crianças (45%). A taxa de cobertura dos idosos foi de 72,3%.

Nas últimas semanas, também foram liberados para se vacinarem policiais civis e militares, bombeiros, carteiros e funcionários do Poupatempo e Defesa Civil, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O objetivo da campanha é combater os casos de complicações e mortes causados pela gripe nessas populações. A vacina também reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia.

"É importante deixar claro que a vacina não causa gripe, pois na sua composição existem apenas partículas de vírus 'mortos', então, quem integra um dos grupos prioritários e ainda não se vacinou, pode procurar os postos até amanhã", destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Cristina Shimabukuro.

As contraindicações da vacina são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina ou que apresentaram reação grave em doses anteriores.

OAB entrega à Câmara pedido de impeachment de Temer.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregou na tarde desta quinta-feira (25) à Câmara dos Deputados o pedido de impeachment do presidente Michel Temer. A entidade também pediu que Temer fique inabilitado de exercer cargo público por oito anos.
 
LEIA A ÍNTEGRA DO PEDIDO
A entidade usa como base a delação premiada de executivos da J&F para argumentar que o presidente cometeu crime de responsabilidade e violou o decoro do cargo de presidente. Com base no que foi informado, o ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar Temer.

"O pedido da OAB leva em consideração as manifestações do presidente da República, que em dois momentos, em rede nacional de televisão, declara textualmente conhecimento com relação a todos os fatos. O presidente declara que escutou desse empresário, que ele nominou como fanfarrão e delinquente, todos aqueles crimes e nada fez com relação ao que escutou", disse o presidente da OAB, Claudio Lamachia, ao chegar à Câmara.

Antes de protocolar o pedido, Lamachia acrescentou que a entidade também pediu o impeachment de Dilma Rousseff, "o que demonstra que a OAB é uma instituição absolutamente e apartidária."

"Há menos de um ano, lamentavelmente, fomos nós da OAB, fui compelido a apresentar o pedido de impeachment da então presidente da República Dilma Rousseff. A OAB cumpre o seu papel, apresenta dois impeachments de dois presidentes da República, processos de impeachment diametralmente opostos no que diz respeito à questão das ideologias partidárias, o que demonstra que a OAB é uma instituição absolutamente independente e apartidária", declarou.

Após manifestações, PF faz varredura no prédio do Ministério do Trabalho.

A Polícia Federal (PF) fez hoje (25) uma varredura no prédio do Ministério do Trabalho. Por volta das 10h, o edifício foi evacuado e a área, isolada. A PF negou que houvesse suspeita de bomba no interior do edifício, como divulgaram alguns veículos de imprensa. Segundo a Polícia Federal, o que ocorreu foi uma perícia dos danos causados pelas manifestações de ontem (24) na Esplanada dos Ministérios.

Segundo a assessoria do Ministério do Trabalho, por volta do meio-dia, os servidores já puderam retornar ao trabalho.

Durante o protesto de ontem, o prédio do Ministério da Agricultura foi depreadado. Um grupo de manifestantes invadiu o edifício e ateou fogo em algumas áreas. De acordo com o ministério, foram destruídos quadros que fazem parte da galeria de ex-ministros da pasta.

Evolução física e chance: os planos do Corinthians para o garoto Carlinhos.

O Brasileirão deve marcar a estreia do atacante Carlinhos, de 20 anos, no time profissional do Corinthians. Artilheiro na conquista da última edição da Copa São Paulo, com 11 gols em nove jogos, o centroavante passou por uma cirurgia no púbis em fevereiro, encarou um processo de recondicionamento físico e, agora, está bem mais perto de seu primeiro jogo entre os profissionais.

Promovido em setembro do ano passado, Carlinhos desceu para a base ao lado de Mantuan ainda no fim do ano para a disputa da Copinha, onde teve desempenho muito destacado. Fora da lista de inscritos do Paulistão de 2017, ele passou pela intervenção cirúrgica e acabou ficando para trás dentro do elenco alvinegro. 

De volta aos treinamentos no dia a dia, Carlinhos recebeu tratamento especial e foi emprestado ao sub-20 para três jogos no Paulistão da categoria, marcando dois gols diantes do Atibaia. Preparador físico do Timão, Walmir Cruz explicou que esse processo tem ajudado o atleta a retomar o ritmo de jogo e a ganhar confiança novamente.

– Por conta da cirurgia, o Carlinhos acabou perdendo um pouco da preparação que fizemos com outros atletas. Tivemos de refazer todo esse período que ele perdeu. Foi feito um trabalho individualizado para que ele recuperasse sua condição e voltasse a jogar. Como tem idade para disputar as competições de base, ele desceu. Isso gera até uma facilidade. Quando o jogador está treinando com a equipe profissional em alto nível e volta para a base, ele se destaca na parte física – explicou Cruz.

Ação do Bope termina com quatro mortos e um ferido em favela do Rio.

Quatro pessoas morreram e uma ficou ferida em confronto com militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Militar, as vítimas foram baleadas.

Após serem socorridas, foram levadas ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde quatro delas morreram. O quinto atingido passa por cirurgia. A ação da tropa de elite da Polícia Militar foi contra o tráfico de drogas no Jacarezinho.

Por medida de segurança, uma escola e duas creches suspenderam as aulas na comunidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as unidades atendem a 844 alunos.

Na ação os policiais apreenderam quatro pistolas automáticas, um tablete de maconha, carregadores para pistola, munição, além de cocaína. A operação do Bope teve o apoio de policiais do Batalhão de Ações com Cães e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Jacarezinho.

Suspeito de matar motorista da reitora da UFRN é preso.

Uma operação da Polícia Militar prendeu nessa quarta-feira (24), na comunidade Novo Horizonte, Zona Oeste de Natal, um homem de 31 anos, suspeito de ter assassinado o motorista da reitora da UFRN no dia 9 de abril deste ano. O suspeito foi levado para a sede da Polícia Federal, responsável pelas investigações do crime, e deve ser ouvido nesta quinta-feira (25).

O suspeito preso disse à polícia que é foragido da Penitenciária de Alcaçuz e confessou envolvimento em outros crimes.

Servidora que seria babá de Michelzinho é nomeada em novo cargo na Presidência.

Leandra Barbosa dos Santos Brito, que ganhou notoriedade há duas semanas, ao ser apontada como babá do filho do presidente Michel Temer com remuneração bancada pelo Palácio do Planalto, foi nomeada pela Casa Civil da Presidência da República para exercer o cargo de assessora técnica no gabinete pessoal do presidente Temer.

A nomeação foi publicada nesta quinta-feira, dia 25, no Diário Oficial da União. Na época em que o jornal "O Globo" divulgou que a servidora era babá de Michelzinho, o Planalto e o próprio presidente negaram a informação.

A edição do DOU não trouxe a exoneração de Leandra do cargo de assessora técnica no Gabinete-Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República (Gaia), que ela já ocupava.

De acordo com reportagem do "Globo", Leandra disse que não é babá do filho do presidente, mas não teria especificado o tipo de trabalho que desenvolvia no Planalto. A reportagem contou ainda que Leandra dá expediente no Palácio do Jaburu e acompanha a família de Temer em viagens.

No dia 15 de maio, durante entrevista a rádios regionais, Temer, irritado, negou que a funcionária fosse babá de seu filho. "Se a (funcionária) não puder prestar serviços por lá (no Palácio do Jaburu), isso vai ser reformulado", disse na ocasião.

Temer explicou também, na ocasião, que saiu da estrutura da Vice-Presidência para a da Presidência e que agora está havendo fazendo adequações "se pode ou não haver serviços por lá." De acordo com ele, as atividades tanto do Palácio da Alvorada quanto do Palácio do Jaburu são formalizadas por meio de atos do Planalto. Via G1.

IFRN: Campus João Câmara dá início ao projeto Biblioteca Ativa.

Desde o início deste mês, teve início no Campus João Câmara o projeto de extensão Biblioteca Ativa, que tem como principal objetivo dar visibilidade à Biblioteca Natanael Gomes da Silva (BNGS), despertando na comunidade externa o interesse em conhecer este ambiente e utilizar seus serviços.

Entre os dias 11 e 16 de maio, as servidoras Anyelle Palhares e Larissa Lima visitaram seis escolas da cidade de João Câmara/RN, sendo três na zona urbana (Escola Estadual Antônio Gomes; Escola Estadual Capitão José da Penha; e Escola Municipal Cícero Varela); e três na zona rural (Escola Municipal XVI de Junho; Escola Municipal Elialda Sabino; e Escola Municipal João Maria Furtado).

Na oportunidade, elas puderam conversar com professores e demais membros da equipe pedagógica das escolas para falar sobre o projeto e convidá-los a levar seus alunos para conhecer a BNGS dentro das ações do Biblioteca Ativa, que incluem a visita guiada às instalações e uma série de atividade lúdicas, como rodas de conversa e oficinas.
 
Nas próximas semanas as servidoras da biblioteca irão recepcionar os alunos das escolas citadas através de visitas previamente agendadas pelos professores, nas quais poderão apresentar a BNGS e seus serviços à comunidade.

Fuga na Penitenciária Estadual de Parnamirim é maior já registrada no RN; mais de 90 presos escaparam.

Alcaçuz sai de cena. A fuga da Penitenciária Estadual de Parnamirim(PEP) na madrugada desta quinta-feira (25), infelizmente, é a maior já registrada na história do sistema prisional do Rio Grande do Norte.

Foi confirmado pela Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), até o momento, que 91 presos escaparam por um túnel. Nove foram recapturados.

Até então, a maior fuga ocorrida no estado havia sido a de janeiro deste ano, durante o massacre de Alcaçuz. A penitenciária, a maior do RN, fica em Nísia Floresta, também na região metropolitana da capital potiguar. Na ocasião, 56 conseguiram escapar durante rebeliões e confrontos entre presos.

Segundo a Polícia Militar, a debandada aconteceu por volta das 4h. Pelo menos dois carros e uma motocicleta foram vistos dando apoio ao resgate dos presos. Informações dão conta que os fugitivos também trocaram de roupa para dificultar a identificação.

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) disse que todas as torres de vigilância no entorno da penitenciária estavam ocupadas durante a fuga. A Sesed ainda destaca que foi um dos guariteiros quem percebeu a movimentação, fez disparos de advertência e evitou que a fuga fosse ainda maior.

Governo repassa mais de 6 milhões para projetos em 158 escolas do Estado.

O governador do Estado, Robinson Faria, ao lado da Secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa e do Secretário de Gestão de Projetos e de Metas, Vagner Araújo assinam convênio para repasse de recursos do Projeto de Inovação Pedagógica (PIP). Para a edição de 2017, o valor é de mais de R$ 6 milhões e beneficiará 158 Escolas Estaduais. O evento conta com a presença dos diretores das DIRECs, técnicos e gestores envolvidos no PIP e acontecerá na próxima segunda-feira (29), às 10h, no auditório máster da Escola de Governo.

Os recursos dessa ação estão previstos no segundo componente de atuação do Projeto Governo Cidadão que contempla a melhoria dos serviços públicos. O montante que cada escola irá receber variam entre R$ 30 mil e R$ 45 mil.

O apoio técnico, pedagógico e financeiro a Projetos de Inovação Pedagógica apresentados pelas escolas possibilita o fortalecimento dos processos educacionais e de aprendizagem para os estudantes de 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. “Todos os projetos foram produzidos pela própria escola e visam contribuir para resolução de problemáticas e melhoria da aprendizagem através de propostas. Nas unidades escolares contempladas, serão realizados acompanhamentos in loco pelos orientadores do PIP, bem como o monitoramento sistemático (à distância e presencial) durante todo ano letivo” disse a Secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa.

Sobre o PIP
O PIP – Projeto de Inovação Pedagógica é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação com apoio do Governo Cidadão e acompanhamento do Banco Mundial previsto no acordo de empréstimo.

O processo de escolha das escolas selecionadas se deu através de sorteio na presença Diretores e Técnicos Pedagógicos de cada Diretoria Regional de Educação, representantes do Tribunal de Contas do Estado, representante do Banco Mundial e da Secretaria de Educação e Cultura.

A seleção iniciou com 171 escolas. Dessas, 165 submeteram seus projetos para análise e 158 foram aprovadas, de acordo com os critérios de elegibilidade constantes no Edital de seleção dos Projetos, para receber apoio técnico, pedagógico e financeiro.

Não há condições éticas de Temer seguir no cargo, diz secretário-geral da CNBB .

Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner avalia não ver condições éticas para a permanência do presidente Michel Temer no cargo após a revelação de detalhes de seu encontro com o empresário Joesley Batista, do grupo JBS, em março.
 
Mas ele também acredita que o país não superaria o atual “momento de tensão” com uma eventual candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, devido à “resistência de uma parcela da sociedade à pessoa dele, dadas as contínuas notícias de que estaria implicado na Lava Jato”.

Fátima Bezerra condena violência em manifestação na Esplanada dos Ministérios.

Em pronunciamento, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) manifestou repúdio às cenas de “truculência e violência” verificadas hoje na Esplanada dos Ministérios. Para ela, a reação da polícia contra os manifestantes mostra o “apodrecimento” do governo de Michel Temer.

A senadora salientou que o ato é pacífico e o vandalismo partiu de indivíduos que não seguem a orientação do próprio movimento, mas, conforme sublinhou, não se justifica a violência policial contra uma marcha que reúne milhares de pessoas.

Fátima Bezerra entende que é dever dos parlamentares estar ao lado do povo e restaurar sua dignidade através da saída de Temer e a realização de eleições diretas. Ela opinou que somente um governo legitimado pelas urnas poderá dar um rumo ao país.

— O recado foi dado. O recado de que esse governo apodreceu, de que ele não tem mais condições de continuar, e o remédio para isso é ouvir o povo através das eleições diretas — frisou.

SUS passa a distribuir pílula anti-HIV.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta (24) a incorporação no SUS de tratamento que previne a infecção pelo HIV. A terapia será ofertada a grupos mais expostos ao risco, como homens que fazem sexo com homens e profissionais do sexo.

O tratamento consiste na administração diária do antirretroviral Truvada, que é uma combinação de outros dois medicamentos (tenofovir e emtricitabina), em pessoas não infectadas pelo HIV que mantêm relações de risco.

No primeiro ano, o tratamento estará disponível para 7.000 pessoas, número que foi tido como insuficiente por especialistas durante discussão sobre o assunto na Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias), que recomendou a terapia.

Segundo eles, o cálculo de 7.000 só atingiria 3,8% dos homens gays e bis –trans, travestis e heterossexuais não entrariam nesse cálculo.

Estimativa feita nos EUA prevê que um quarto dos homens que fazem sexo com homens teriam recomendação para usar a a chamada “prep” (da sigla em inglês para profilaxia pré-exposição).

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 40 milhões.

Nenhum apostador acertou o resultado do concurso 1933 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (24/05, em Santo Antônio de Jesus (BA). Com isso, a estimativa do prêmio acumulado para o próximo sorteio, no sábado (27/05), sobe para R$ 40 milhões. Os números sorteados foram: 02 – 14 – 15 – 19 – 35 – 59.

Sine RN oferece nesta quinta(25) mais de 418 oportunidades de empregos.

O Sine-RN oferece, nesta quinta-feira (25) mais de 418 oportunidades de emprego em Natal, Parnamirim e Mossoró. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Vagas permanentes – Natal e Grande Natal
Auxiliar de limpeza -01 vaga
Chefe de serviço de limpeza 01
Costureiras de máquinas industriais 400 vagas
Pasteleiro 01
Técnico de Manutenção Eletrônica 01
Técnico em Segurança do Trabalho 01
Vagas Temporárias – Natal e Grande Natal
Pedreiro 01
Auxiliar de limpeza 02
Mossoró e Região
Atendente Balconista 01
Consultor de vendas 01
Costureira em geral 01
Cozinheiro geral 01
Oficial de Serviços gerais na manutenção de edificações 01
Psicólogo do Trabalho 01
Representante Comercial Autônomo 01
Vendedor interno 01

Juristas divergem sobre legalidade da medida tomada por Temer.

O decreto do presidente Michel Temer que autorizou o uso das Forças Armadas no Distrito Federal até 31 de maio em manifestações foi visto com preocupação por alguns juristas e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. A poucos metros do conflito entre policiais e manifestantes na Esplanada, Mello interrompeu um julgamento sobre questões tributárias no plenário da Corte para dizer que estava “um pouco preocupado” e, antes de confirmar o decreto, que “esperava que a notícia fosse falsa”.

Fuga em massa no presídio de Parnamirim/RN.

Após algum tempo de tranquilidade no sistema prisional do estado, foi registrado na madrugada desta quinta-feira uma fuga em massa no PEPE(presídio provisório de Parnamirim). Nos grupos de polícias comentam quase 40 fugas com oito presos recapturados até o momento.

A ação teria sido bem planejada, teve o apoio de carros e pessoas do lado de fora do presídio.

Os bandidos fugiram por um tunel.

Estamos tentando confirmar essss números com a SEJUC.

Lei do Artesão vai beneficiar diretamente 20 mil artesãos potiguares.

A Lei do Artesão é uma luta de 30 anos dos artesãos potiguares e representa uma conquista para essa cadeia produtiva. A lei institui o Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proart-RN) e estabelece que, no mínimo 60% dos produtos artesanais, comercializados nos espaços do Estado sejam dos artesãos potiguares. Além disso, todo produto artesanal produzido no RN terá sua origem certificada através do selo “Potiguar sou eu”.

Serão beneficiados cerca de 20 mil artesãos em todo o estado. A artesã de Caicó, Arlete Silva, 56, ficou muito contente com a aprovação da lei e ressaltou a sua importância. “Temos que agradecer ao governador Robinson Faria e a secretária Julianne Faria por ter levantado a bandeira do artesanato. Essa lei representa o crescimento do nosso artesanato. Ela vai dá oportunidade de comercialização para o artesão e sua família. É um legado para nós artesãos e vai proporcionar a valorização de nossa arte”, desabafa a artesã emocionada.

quarta-feira, maio 24, 2017

Manifestantes colocam fogo no Ministério da Agricultura.

O clima de tensão aumentou nesta tarde na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Manifestantes que protestam nesta quarta-feira, 24, contra as reformas e pela renúncia do presidente Michel Temer colocaram fogo no prédio do Ministério da Agricultura. Carros do Corpo de Bombeiros, Samu e caminhão pipa já estão no local para controlar a situação. Enquanto bombeiros se aproximam, manifestantes jogam pedaços de pau e uma pessoa se feriu no rosto.

Há barricadas montadas pela Esplanada, alguns ministérios estão sendo alvo de depredação e a polícia continua lançando bombas de gás e spray de pimenta para tentar dispersar os manifestantes.

Oposição ocupa Mesa Diretora pedindo encerramento da sessão.

Deputados da oposição subiram na Mesa Diretora do plenário da Câmara na tarde desta quarta-feira, 24, para pedir o encerramento da sessão. Opositores protestam contra a reação da polícia à manifestação realizada em frente ao Congresso Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência e contra o governo Michel Temer, alvejado por uma crise política após executivos da JBS incriminarem o presidente em delação premiada. O protesto provocou a suspensão da sessão por 10 minutos.

Parlamentares do PT, PDT, PSOL e Rede subiram à Mesa Diretora e ficaram ao lado do 2º vice-presidente da Câmara, deputado André Fufuca (PP-MA), que preside a sessão. Opositores gritam palavras de ordem contra o governo como “Fora Temer” e “O povo quer votar, diretas já”.

Deputados da base aliada reagiram com protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Lula na cadeia”, gritam parlamentares da base. “Chama a segurança para tirar esses arruaceiros daí”, disse o líder do PP, Arthur Lira (AL).

Os deputados estavam em uma sessão de debates, mas está prevista na pauta da Casa para esta quarta a votação de MPs.

Mais cedo, deputados como o líder da oposição na Câmara, José Guimarães (PT-CE), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Orlando Silva (PCdoB-SP) relataram reação exagerada da polícia durante o protesto realizado pelas centrais sindicais em frente ao Congresso.
De acordo com os parlamentares, policiais jogaram bombas de gás e spray de pimenta em pessoas que não estavam cometendo delitos, inclusive em alguns deputados.

Homem inventa relacionamento com mulher e Justiça o obriga a desmentir nas redes.

Em maio do ano passado, Lázaro Nascentes Dias inventou para seus amigos que teve relações sexuais com Izabela Stelzer. O rapaz de 26 anos forjou até mesmo uma conversa entre os dois por WhatsApp que foi compartilhada em grupos e acabou chegando ao namorado de Izabela. A jovem de 22 anos registrou, então, uma queixa contra Lázaro e conseguiu na Justiça, na última segunda-feira, que ele desmentisse, em redes sociais, as alegações que fez sobre ela.

Uma audiência de conciliação entre Izabela e Lázaro no 2° Juizado Especial Criminal de Vitória, no Espírito Santo, determinou que ele deveria publicar um texto em seus perfis do Facebook e Instagram contando que mentiu sobre o caso para que a queixa de Izabela fosse arquivada.

Segundo a determinação da Justiça, a publicação tem que ficar em modo público no perfil de Lázaro no Facebook por tempo indeterminado. No Instagram, a publicação deve ficar por 30 dias em modo público, e depois por outros 60 sem que Lázaro possa apagá-la. Se Lázaro descumprir a determinação da Justiça, Izabela pode entrar com uma ação contra ele.

Izabela compartilhou a publicação de Lázaro em seu perfil no Facebook e agradeceu o apoio de todos que acreditaram nela. A jovem ainda encorajou outras mulheres vítimas de situações parecidas a "irem atrás da justiça". Segundo seu advogado, Augusto Goldner, Izabela ficou satisfeita com o acordo que foi feito:

— Ela queria justiça e justiça para ela era uma retratação. Desde o começo a Izabela queria que o maior número de pessoas soubessem que aquilo era uma mentira. Com a repercussão que o caso teve, várias pessoas tiveram acesso à história e ela conseguiu desmentir o que ele falou. Via G1.

Polícia prende idoso de 71 anos por suspeita de abuso sexual em Natal/RN.

Uma investigação da Delegacia Especializada no Atendimento de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) resultou na prisão de Antonio Guedes da Silva, 71 anos de idade, morador do bairro de Felipe Camarão, na terça-feira 23.

Ele é investigado em inquéritos policiais por ter cometido os abusos sexuais em quatro vítimas e existem mais de 20 denúncias relatando outros abusos com vítimas do sexo feminino com idades entre 12 e 16 anos.
 
De acordo com a investigação, ele oferecia dinheiro, presentes e alimentação para as vítimas e para as mães delas em troca das relações sexuais. Antonio Guedes já foi condenado pela Justiça a uma pena de seis anos de reclusão.

100 mil são esperados no #OcupaBrasília para derrubar Temer e exigir Diretas Já.

São esperadas 100 mil pessoas nesta quarta-feira (24), no Distrito Federal, no #OcupaBrasília cuja palavra de ordem é “Eu Quero Votar Para Presidente da República”.

Os movimentos sociais e sindicais que organizam o protesto desta quarta sabem que o ilegítimo governo Michel Temer acabou, por isso clamam por Diretas Já.

Aliás, Temer disse que não renunciaria e desafiou o povo que o derrubasse do cargo ao qual se apegou tanto em tão pouco tempo.