quarta-feira, março 15, 2023

Balanço das ações das Forças de Segurança mostram 37 suspeitos presos por ataques criminosos.

No início da tarde desta quarta-feira(165) a Polícia Militar atualizou o número de ações que foram realizadas no Rio Grande do Norte, após a onda de ataques criminosos no Estado. 

Confira abaixo os números parciais- até as 14h:

37 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 4 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 suspeito encaminhado ao hospital)

9 armas de fogo apreendidas

1 simulacro de arma de fogo apreendido

33 artefatos explosivos apreendidos

8 Galões de Gasolina apreendidos 

5 motos apreendidas 

2 Carro apreendidos

Dinheiro

Drogas

Munições

Governo pede suspensão da venda de gasolina fracionada no RN.

Diante dos ataques criminosos registrados desde a madrugada desta terça-feira (14), o Governo do RN, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitou ao Sindicato dos donos de postos de gasolina que não negociem mais de forma fracionada a gasolina. O combustível tem sido utilizado como produto inflamável na queima de veículos do transporte coletivo em Natal e no interior.

Após receber a solicitação, o Sindipostos encaminhou em forma de recomendação o pedido, visto que a venda só poderia ser realmente vetada por meio de decisão judicial. A orientação foi divulgada por que o sindicato não tem o ‘poder’ de determinar a suspensão da venda francionada.

A recomendação foi feita por que apenas a ANP (Agência Nacional de Petróleo) por meio de uma regulamentação nacional, ou a Justiça, em caráter liminar pode pedir que a venda seja suspensa. Vale ressaltar que a Justiça só age se provocada, ou seja, ela teria que ser acionada ou pelo Estado ou pelo  MP, ou, ainda, por qualquer cidadão.

O vereador e professor Silvano Carlos, é hoje o nosso aniversariante do dia.

Silvano Carlos hoje é o teu dia! Não deixe ninguém estragar este dia, pois ele é especial não só pra você... Não só pra sua mãe que te esperou nascer... Ou seja, não só é especial pra quem te ama aqui na Terra. 

Mas lembra-te que hoje é especial também para Deus, pois foi o dia que Ele escolheu pra você nascer.

Hoje tem festa no céu por tua causa.
Seja grato a Deus por este dia.

Parabéns! Feliz aniversário!

É o que deseja seu amigo e Blogueiro Valdemar Tibá.

MEC altera data para inscrição no Enem Regular 2023.

O Ministério da Educação (MEC) estipulou novo prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem Regular 2023).

Segundo a Portaria nº 116, publicada no Diário Oficial da União de hoje (15), as inscrições deverão ser feitas entre os dias 5 e 16 de junho.

A data das provas, tanto para a versão impressa quanto para a digital, foi mantida nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O gabarito será divulgado em 24 de novembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram mantidas as datas do Enem voltado para pessoas privadas de liberdade (PPL), bem como para a reaplicação do Enem Regular, conforme previsto pela Portaria 575 de dezembro de 2022.

Assim sendo, as inscrições serão de 9 a 27 de outubro e a aplicação, nos dias 12 e 13 de dezembro. O gabarito do Enem 2023 para PPL (e para reaplicação do Enem Regular) será divulgado no dia 27 de dezembro e os resultados, em 16 de janeiro de 2024.

Urgente: Governadora e empresas fazem acordo e ônibus voltarão às 15h a rodar em Natal/RN.

Um acordo firmado e anunciado pela governadora Fátima Bezerra (PT) com as empresas do transporte coletivo de Natal vai garantir o retorno da circulação dos ônibus em Natal. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Estado.

Segundo a comunicação do Governo, o acordo foi viabilizado pela presença da Força Nacional já circulando por Natal (em viaturas improvisadas da Secretaria Estadual de Tributação). 

Mas cedo, por volta das 11h, os ônibus foram recolhidos após um novo ataque ao transporte coletivo, ocorrido na comunidade do Leningrado, na zona Oeste de Natal.

Elminatórias para Copa de 2026: Brasil estreia contra Bolívia em casa.

Começam em setembro as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 e a estreia do Brasil será contra a Bolívia em casa. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15), durante reunião do Conselho da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Kigali, capital de Ruanda.

Ao contrário dos anos anteriores, a Conmebol optou por não fazer sorteio e manteve a ordem dos jogos das Eliminatórias de 2022 para a Copa do Catar. Além de encarar a Bolívia, a seleção brasileira masculina também enfrentará o Peru em setembro. Até o fim do ano serão mais dois jogos (outubro e novembro). Os locais das partidas ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O cronograma da Conmebol para a Copa de 2026 tem uma novidade em relação ao ciclo anterior: duas janelas para o escrete canarinho enfrentar seleções de outros continentes. Estão previstos quatro partidas ano que vem: duas em março e o restante em junho.

O Mundial de 2026 – de 8 de junho e 3 de julho - será o primeiro com 48 equipes, que se enfrentarão em três países-sede: Estados Unidos, México e Canadá.  Desta vez , seis equipes se classificarão diretamente para a Copa do Mundo por meio das Eliminatórias Sul-Americanas. O sétimo colocado terá direito a disputar uma vaga na repescagem.

Jogos do Brasil n as Eliminatórias para a Copa de 2026

Brasil x Bolívia

Peru x Brasil

Brasil x Venezuela

Uruguai x Brasil

Colômbia x Brasil

Brasil x Argentina

Brasil x Equador

Paraguai x Brasil

Chile x Brasil

Brasil x Peru

Venezuela x Brasil

Brasil x Uruguai

Brasil x Colômbia

Argentina x Brasil

Equador x Brasil

Brasil x Paraguai

Brasil x Chile

Bolívia x Brasil

Governadora diz que ataques criminosos reduziram 60%.

A governadora Fátima Bezerra disse à imprensa, na tarde desta quarta-feira (15), que o Governo do Rio Grande do Norte está tomando as medidas necessárias para garantir a ordem em Natal e no interior. De acordo com ela, houve uma redução de aproximadamente 60% nos ataques de criminosos nas últimas 24 horas, em comparação ao dia anterior.

Segundo a governadora, as ações do Governo colaboraram para a redução nos crimes e a Força Nacional, que já está no estado, está nas ruas. Além disso, Fátima disse que está atuando em parceria com os estados da Paraíba e Ceará para combater o crime organizado e evitar novos atentados.  

“Estamos fazendo todos os esforços. Agora é pedir serenidade (à população) e dizer a ela que estamos atuando com toda firmeza”, disse Fátima Bezerra.

UFRN suspende atividades presenciais.

Tendo em vista a nova suspensão do serviço de transporte público, realizada no final da manhã de hoje e visando a preservação da segurança da comunidade universitária, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa que as atividades acadêmicas e administrativas presenciais estão suspensas a partir desta quarta-feira, 15, em todos os seus campi. A instituição está acompanhando a todo instante a situação e emitirá um novo comunicado a respeito da retomada das atividades logo que possível.

Chuvas intensas e ventos fortes são esperados no MA e PA.

A Defesa Civil Nacional divulgou um alerta de “chuvas intensas nos estados do Maranhão e Pará para esta quarta-feira (15). A previsão é ventos com velocidade superior a 100 quilômetros por hora (km/h) e acumulados de chuvas acima de 100 milímetros.

“Há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas, em cidades com áreas de risco. As regiões de maior risco de desastres são o norte, o centro e o oeste maranhense, o nordeste e o sudeste paraense e a área metropolitana de Belém”, informou em nota a Defesa Civil.

O órgão orienta os moradores dessas regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta. Para tanto, basta enviar SMS com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199.

“Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção”, acrescenta a Defesa Civil.

É também recomendado que as pessoas fiquem atentas aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional e do Instituto Nacional de Meteorologia.

Diante da situação, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) alterou o nível operacional para alerta Laranja, além de manter monitoramento 24 horas por dia.

Abate de bovinos no Brasil volta a crescer após dois anos de queda.

O abate de bovinos voltou a crescer em 2022 depois de dois anos seguidos de queda. Foram 29,80 milhões de cabeças no ano passado, aumento de 7,5% frente ao ano anterior, ou 2,09 milhões de cabeças a mais. Ao alcançar 56,15 milhões de cabeças, o abate de suínos teve um crescimento de 5,9% em relação ao ano anterior e estabeleceu um recorde na série histórica.

Os dados são da Estatística da Produção Pecuária, divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O analista da pesquisa, Bernardo Viscardi, disse que o aumento de 19,1% no abate de fêmeas foi fundamental para essa retomada do abate de bovinos. “São os ciclos da pecuária. Depois de um período de retenção das vacas para procriação, seguido pela entrada dos bezerros no mercado e sua consequente desvalorização pelo aumento da oferta, as fêmeas começam a ser destinadas ao abate”, explica em texto no site do IBGE.

O estado de Mato Grosso permanece na liderança do ranking nacional no abate de bovinos. A participação do estado no total do país ficou em 15,8%. Na sequência está São Paulo, com 11,5%, e Mato Grosso do Sul, com 11%.

UFRN retoma atividades presenciais a partir da tarde desta quarta-feira (15).

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa que as atividades acadêmicas e administrativas presenciais serão retomadas a partir das 12h desta quarta-feira, 15 de março.

Na Paraíba, suspeito de organizar “Salve” no RN é morto em confronto com Polícia Civil potiguar.

De acordo com a Polícia Civil, José Wilson da Silva Filho era foragido dos sistemas prisionais da Paraíba e do Rio Grande do Norte e estava escondido no bairro de Paratibe, na capital paraibana. A notícia é do G1 PB.

Segundo Luciano Augusto, delegado do Departamento de Investigação Contra o Crime Organizado no Rio Grande do Norte (DEICOR-RN), o jovem fazia parte do grupo criminosos responsável pelos ataques, e já era monitorado pelo departamento há cerca de um ano.

A polícia recebeu uma denúncia com o endereço dele, na Paraíba. Na abordagem, José Wilson trocou tiros com a polícia, foi baleado e chegou a ser socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu e morreu no início da manhã. Com ele, a polícia apreendeu uma pistola e um carro.

Ele é o segundo morto em confronto com a polícia após os ataques. O primeiro foi morto no Rio Grande do Norte em um confronto na madrugada de terça-feira.

Segundo o delegado, José era um dos poucos integrantes da facção que estava em liberdade.

“Com os recentes ataques oriundos de ordens vindas do presídio, ele era um dos poucos integrantes do grupo em liberdade, e estava orquestrando o cumprimento destas ordens. Nós intensificamos a investigação contra ele e identificamos que ele atuou fornecendo armamentos, dinheiro e determinando os locais dos ataques que aconteceram nos últimos dias”, disse Luciano.

Ainda conforme o delegado, outros alvos estão sendo monitorados, mas as informações não podem ser divulgadas para não comprometer a investigação.

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 18 milhões.

O sorteio do concurso 2.573 da Mega-Sena foi realizado na noite dessa terça-feira (14) no Espaço da Sorte, em São Paulo.

O prêmio acumulou e para o próximo concurso, na quinta-feira (16), é estimado em R$ 18 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 06 - 26 - 32 - 35 - 37 - 49.

A quina registrou 37 apostas vencedoras. Cada uma vai pagar prêmio de R$ 58.420,68. Já a quadra teve 2.718 ganhadores, cabendo a cada acertador R$ 1.136,11.

Nesta Mega Semana da Mulher, a Caixa oferece ao apostador três concursos: o de ontem, o de amanhã e outro no sábado (18).

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Ataques no RN foram motivados por exigência de 'regalias' para presos, diz secretário: 'Querem televisão e visita íntima'.

As ordens para os ataques criminosos registrados desde a madrugada de terça-feira (14) no Rio Grande do Norte foram motivadas por exigências de "regalias", como aparelhos de televisão e visitas íntimas, para presos do sistema penitenciário estadual. A afirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo, na manhã desta quarta-feira (15).

Ainda de acordo com Araújo, as ordens teriam partido de dentro da Penitenciária de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado, localizada em Nísia Floresta, na Grande Natal. Uma facção criminosa é apontada como responsável pelos ataques.

Na terça-feira (14), o secretário de Segurança havia afirmado que as investigações iniciais apontavam operações policiais recentes como a causa dos ataques promovidos pela facção. O estado sabia da possibilidade dos ataques desde a tarde de segunda-feira (13). 

As ações criminosas abrangem prédios públicos, comércios, ônibus de transporte público e privado, carros de coleta de lixo, entre outros veículos. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas durante os ataques. 28 suspeitos foram presos e um morreu em confronto com a polícia, em Natal.

"Pela investigação, eles querem uma forma diferenciada de estar dentro dos presídios. O que está sendo cumprido é dentro da lei de execução penal, tudo dentro da lei, não existe nada além da lei, então vai ser mantida toda a estrutura como atualmente. Pelas reivindicações, eles querem televisão, querem sistema de iluminação, visita íntima, coisa que o sistema prisional não está atendendo porque está cumprindo a lei de execução penal", afirmou.

Um preso apontado como líder da facção criminosa foi transferido da penitenciária de Alcaçuz, nesta terça-feira (14), para um presídio federal. O secretário ainda afirmou que outros presos deverão ser transferidos ao longo desta quarta (15).

"Nós temos investigações, tanto da Polícia Civil, como da Polícia Federal e Ministério Público, de possíveis pessoas que estavam presas com esse líder da organização criminosa que foi transferido ontem à noite, de ter ordenado esses ataques. Ele estava preso em Alcaçuz, recebeu visitas e, pelas investigações, tem indícios de ele ter dado ordem para fazer esse tipo de ação", declarou.

Março Azul: internações por câncer de intestino batem recorde no país.

Em média, 265 brasileiros são internados diariamente no Sistema Único de Saúde (SUS) por complicações graves relacionadas ao câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal. O número, identificado ao longo de 2022, atingiu o maior patamar da década, conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).

De acordo com as entidades, os registros de internação trazem números alarmantes: 768.663 hospitalizações só no SUS para o tratamento da doença entre 2013 e 2022. Já os dados de mortalidade decorrentes desse tipo de câncer indicam que, somente em 2021, foram registrados 19.924 óbitos. Os casos aumentam, em média, cerca de 5% a cada ano, sendo que houve crescimento de 40% em relação aos casos registrados em 2012 (14.270).

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta em 45.630 o número de novos casos de câncer de intestino no Brasil para o triênio de 2023 a 2025. Se tais projeções se confirmarem, de acordo com as entidades, a doença alcançará contingente superior a 136 mil pessoas no país. Segundo o Inca, o risco estimado é de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres.

“Apesar de pouco discutida, a doença – que atinge o reto e intestino – já ocupa lugar de destaque entre as neoplasias mais letais para homens e mulheres no Brasil”, alertam as associações médicas. O diagnóstico de câncer colorretal, entretanto, não é sentença de morte Se não for bem tratado, pode, de fato, ter consequências sérias para o bem-estar do paciente. Mas, quanto mais cedo for descoberto, maior a possibilidade de intervenção e cura.

A orientação é que, a partir dos 45 anos, todos devem procurar um médico para avaliar a saúde do intestino. Cerca de 90% dos casos de câncer de intestino têm origem a partir de um pólipo, tipo de lesão na mucosa do intestino que pode se transformar em câncer. Em uma colonoscopia, por exemplo, esses pólipos podem ser retirados, prevenindo a doença. Em casos de histórico de família, é importante que a avaliação seja feita antes mesmo dos 45 anos.

Outro alerta é que pessoas com doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, têm risco aumentado para o câncer de intestino. Parte desses pacientes pode não apresentar qualquer tipo de sintoma nas fases iniciais da doença – daí a importância dos exames diagnósticos.

Entenda as novidades na declaração do Imposto de Renda 2023.

A partir das 8h desta quarta-feira (15), o contribuinte poderá acertas as contas com o Leão. Começa o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. Segundo a Receita Federal, a expectativa é que sejam recebidas entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações neste ano, número superior ao recorde registrado em 2022, quando o Fisco recebeu 36.322.912 documentos.

A partir deste ano, a declaração terá novo prazo, de 15 de março a 31 de maio. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para permitir que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.

Segundo o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, como a maioria das informações oferecidas na declaração pré-preenchida só chegam à Receita Federal no fim de fevereiro, o Fisco precisa de um prazo para consolidar os dados. Por causa disso, o formulário pré-preenchido, no qual o contribuinte recebe um formulário preenchido e apenas confirma os dados antes de os enviar ao Fisco, só sai na metade de março.

A declaração terá novidades relativas à restituição. Quem optar por receber a restituição via Pix ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades legais. Em relação ao Pix, no entanto, a novidade só vale para quem declarar a chave do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no campo de pagamento da restituição.

Outra mudança importante é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso havia sido estendido a quem tem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, o formulário, que proporciona mais comodidade e reduz as chances de erros pelo contribuinte, terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.

Também houve uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores. A Receita flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Só quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.

Senado aprova projeto de Zenaide que beneficia pessoas com deficiência.

O Senado aprovou nesta terça (14) o PL 3.660/2021, de autoria da senadora Zenaide Maia (PSD – RN), que confere validade permanente a laudos médicos que atestem deficiências irreversíveis. A parlamentar havia indicado o projeto como uma das prioridades da bancada feminina do Senado para o mês da Mulher: “A maioria das pessoas com deficiência é cuidada por uma mulher: seja mãe, esposa, avó, irmã. Então, a aprovação desse projeto é também uma demonstração de que o Senado está olhando para essas mulheres!”, comemora a autora.

Zenaide, que é médica, afirma que a validade permanente dos laudos sobre deficiências irreversíveis facilitará o acesso das PCD a direitos e a políticas públicas. “É algo que fará uma diferença grande, principalmente para as famílias de baixa renda, que enfrentam filas no SUS para renovar esses laudos e, depois, vão para outra fila, no INSS, para pedir um benefício que é seu direito.”, argumenta a senadora potiguar. O PL 3.660/2021 teve como relatora a senadora Jussara Lima (PSD – PI) e segue para análise da Câmara dos Deputados.

Governo deposita primeira parcela do pagamento de março nesta quarta (15).

O Governo do Estado antecipa o pagamento do mês de março nesta quarta-feira (15). Servidores ativos, inativos e pensionistas receberão o salário integral ou a primeira parcela, a depender do valor do vencimento e da pasta onde estão lotados.

Quase metade do funcionalismo estadual receberá o salário integral, e mais 30% do quadro da folha de pagamentos do Estado terá 30% dos vencimentos adiantados. Serão investidos R$ 290 milhões na conta dos servidores ao longo do dia.

Receberão o salário integral os ativos, inativos e pensionistas da categoria da Segurança Pública e servidores que recebem até R$ 4 mil (valor bruto), totalizando mais de 57 mil servidores, além do adiantamento de 30% para outros 41 mil que recebem acima desse valor.

A previsão para conclusão da folha salarial de março é no próximo dia 31, quando recebem o salário integral os servidores lotados em pastas com recursos próprios e da Educação, e os 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil, totalizando uma folha de R$ 587 milhões.

Repartições públicas do Estado vão funcionar normalmente nesta quarta (15).

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN) informa que será mantido expediente normal nos órgãos públicos da administração direta e indireta nesta quarta-feira (15).

Todas as forças estaduais de segurança pública estão com os efetivos totalmente mobilizados para trabalhar diuturnamente pela garantia da ordem pública em todo o território norte-rio-grandense. Além disso, haverá reforço federal.

Articulado pela governadora Fátima Bezerra, o Ministério da Justiça anunciou nesta terça-feira, 14, envio de policiais, armamentos e viaturas para reforçar o efetivo estadual no combate à criminalidade registrada nas últimas horas no Rio Grande do Norte.

Chuvas de mais de 140 milímetros foram registradas nas últimas 24 horas na região do Seridó.

Noite de ontem terça-feira (14) e madrugada de quarta-feira (15) de boas chuvas na região do Seridó. Em alguns municípios os registros ultrapassaram os 100 milímetros.

Sítio Tôco (Timbaúba dos Batistas) – 150 mm
Logradouro dos Enéas (Timbaúba dos Batistas) – 88 mm
Sítio Lago Azul (Timbaúba dos Batistas) -110 mm
Sítio Vida Nova(Timbaúba dos Batistas) -60 mm
Sítio Timbaúba Velha (Timbaúba dos Batistas) -138 mm
Sítio Encampinado de Cima (Timbaúba dos Batistas) – 130 mm
Sítio Encampinado de Baixo (Timbaúba dos Batistas) -130 mm
Conjunto José Damascena (Timbaúba dos Batistas) – 100 mm
Sítio Macambira de Diton (Caicó) – 110 mm
Furna da Onça (Caicó) – 50 mm
Bairro Santa Cecília (Jardim de Piranhas) – 125 mm
Parque das Luzes (Jardim de Piranhas) – 110 mm.

Efetivo da Força Nacional chega ao RN para dar apoio no combate a criminosos.

Agentes da Força Nacional disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para dar apoio às ações de combate à criminalidade no Rio Grande do Norte desembarcaram nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (15) na Base Aérea de Natal. A governadora Fátima Bezerra, que estava em agenda em Brasília, veio junto com a tropa no avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave pousou com 30 policiais militares a bordo. Um segundo avião, com mais 70 agentes, chegou pouco tempo depois.

O grupo é parte de um total de mais 200 agentes de segurança que virão ao RN.

A terceira parte do efetivo, com cerca de 100 agentes, vem para Natal pela manhã em 30 viaturas que também irão atuar no Estado.

O efetivo estará completo com a chegada de outros 30 policiais do sistema prisional federal, que irão reforçar os serviços na Penitenciária Federal em Mossoró, totalizando mais de 200 agentes de segurança.

A tropa foi disponibilizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) após pedido oficial feito pela governadora em reunião realizada na tarde desta terça (14). Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal também participaram da reunião.

O reforço da Força Nacional será incorporado ao trabalho integrado das instituições de segurança pública em combate aos atos criminosos ocorridos nas últimas horas no Rio Grande do Norte.

Até esta madrugada, 25 pessoas suspeitas de envolvimento nas ações criminosas foram presas pela Polícia Militar no RN. Armas, drogas, artefatos explosivos, veículos, dinheiro e munições foram apreendidos.

Ônibus começam a circular em Natal/RN, informa STTU.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou no início desta quarta-feira (15) que os ônibus começaram a circular em Natal. Confira abaixo o comunicado:

“Frota de transporte iniciando operação, veículos saíram das garagens para seus respectivos terminais.”

Caixa libera abono salarial para nascidos em março e abril.

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março e abril recebem hoje (15) o abono salarial ano-base 2021. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento em 15 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 17 de julho, baseada no mês de nascimento do beneficiário.

O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS. Nos dois casos, no PIS e no Pasep, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo.

Polícia Militar divulga novo balanço de ações em combate aos ataques criminosos no RN.

A Polícia Militar divulgou um novo balanço do número de ações que foram realizadas no Rio Grande do Norte em decorrência dos ataques criminosos. Os números correspondem a esta quarta-feira (15) até às 6h30. Veja abaixo:

  • 28 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 3 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 suspeito encaminhado ao hospital)
  • 6 armas de fogo apreendidas
  • 1 simulacro de arma de fogo apreendido
  • 30 artefatos explosivos apreendidos
  • 8 Galões de Gasolina apreendidos
  • 5 motos apreendidas
  • 2 Carro apreendidos
  • Dinheiro
  • Drogas
  • Munições.

terça-feira, março 14, 2023

Pelo menos 9 pessoas foram presas após ataques no Rio Grande do Norte.

Ataques incendiários contra prédios públicos e veículos de prefeituras vêm sendo registrados em série desde ontem segunda-feira (13) no Rio Grande do Norte. Segundo o governo do estado, foram registrados também disparos em algumas localidades. Pelo menos nove suspeitos de envolvimento com os ataques foram presos.

Para preservar o trabalho de inteligência e investigação, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social não informa “locais, quantidade ou tipos de ocorrências criminosas” dos atentados.

Diante da situação, diligências investigativas foram reforçadas e ações ostensivas, ampliadas em pontos estratégicos do estado. “Providências judiciárias também foram solicitadas pelas forças de segurança pública aos órgãos competentes”, informou o governo potiguar.

“Entre a madrugada e a manhã de hoje, nove pessoas foram presas; e armas, drogas, dinheiro, motocicletas e artefatos explosivos foram apreendidos. Em uma ocorrência, registrada na zona oeste de Natal, houve um confronto entre forças policiais e criminosos, ocasião em que um homem foi ferido, mas não resistiu”, informou, em nota, a assessoria governamental.

Reforma tributária elevará arrecadação de municípios, diz Alckmin.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que os municípios não serão prejudicados com a reforma tributária que o governo tentará aprovar no Congresso Nacional. Segundo ele, a medida vai simplificar, reduzir custos e aumentar a eficiência, o que deve gerar aumento na arrecadação das cidades.

"A reforma [tributária] não é para tirar dinheiro de ninguém, mas é para buscar simplificação, redução de custos e eficiência econômica. Pode ter certeza que a arrecadação vai crescer para os municípios", afirmou Alckmin.  

A reforma tributária vai ser discutida a partir de um grupo de trabalho criado no Congresso Nacional com base em duas propostas que já tramitam na Câmara dos Deputados (PEC 45/19) e no Senado Federal (PEC 110/19). O relator é o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O governo não vai encaminhar proposta própria, mas aproveitar o teor desses projetos em andamento e intensificar a articulação parlamentar para aprová-los.

A declaração de Alckmin foi dada na noite desta segunda-feira (13), durante participação do vice-presidente na 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Brasília. A entidade reúne gestores de todas as capitais e municípios com mais de 80 mil habitantes. "O governo local é o governo que enxerga os problemas da população", destacou o vice-presidente, em discurso aos gestores municipais.

PF realiza operação contra tráfico internacional de drogas.

Cento e vinte policiais federais e 12 agentes da Receita Federal cumprem, nesta terça-feira (14), 52 mandados judiciais para aprofundar a apuração de um suposto esquema criminoso envolvendo indícios de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Batizada de Operação Flight Level 2, a ação é um desdobramento da primeira fase das investigações, deflagrada em abril de 2021. Hoje estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e região metropolitana e nas cidades de São Paulo e Florianópolis.

Também estão sendo executados cinco mandados de prisão preventiva; cinco mandados de prisão temporária; 17 mandados de sequestro de veículos automotores e de sete imóveis, além do bloqueio de contas bancárias e criptoativos de 34 pessoas físicas e empresas.

CGU e Polícia Federal investigam fraudes licitatórias em prefeituras.

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta terça-feira (14) a Operação Onipresente, visando à atuação de organização criminosa que, segundo a investigação, tem contratos firmados com 74 prefeituras do estado do Espírito Santo e em mais sete estados da federação.

"Por meio de uma sólida rede de influência econômica, diversas pessoas jurídicas pertencentes ao grupo empresarial investigado se valiam de seu domínio na área de desenvolvimento de programas de informática, fornecimento de provedores de internet, bem como consultoria e assessoria de sistemas, para direcionar e assim fraudar procedimentos licitatórios, seja por meio da inclusão de cláusulas restritivas, ou mesmo através de simulação de concorrência e rodízio das empresas contratadas”, revelam as investigações.

De acordo com a PF, a cronologia dos fatos investigados demonstra a extensa atuação, não somente do ponto de vista territorial, uma vez que empresas ligadas ao grupo estão presentes em contratos firmados em ao menos oito estados brasileiros, mas também no que diz respeito ao tempo dessa atuação.

“Em que pese as investigações terem sido iniciadas em 2016, os documentos analisados dão conta de que, pelo menos desde 2002, o grupo atua junto a prefeituras e outros órgãos municipais, dominando as contratações em alguns setores capixabas, sobretudo da área de informática”, diz a corporação.

“Para se ter uma dimensão do vulto financeiro, foi identificado que, no período de janeiro de 2017 a junho de 2022, foi empenhado por 74 prefeituras do Espírito Santo o montante de R$ 165,4 milhões em favor da principal empresa gerida pelo grupo, dos quais R$ 136 milhões já teriam sido pagos, envolvendo recursos federais e recursos próprios dos municípios”, acrescentou a PF.

Segundo as investigações, foram identificados indícios de irregularidades em uma série de situações que, em conjunto, apontam para um possível direcionamento das contratações em favor das empresas, que ainda são investigadas por lavagem de capitais, corrupção ativa e passiva, além da constituição de organização criminosa.

Com a autorização judicial da 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, dez mandados de busca e apreensão foram expedidos para pessoas físicas e jurídicas que ocupam diferentes funções na hierarquia criminosa.

Cerca de 50 policiais federais e quatro servidores da Controladoria-Geral da União participam da ação, executando as medidas cautelares nos municípios de Domingos Martins e Vitória.

Os crimes investigados são frustração do caráter competitivo de procedimento licitatório; corrupção passiva; corrupção ativa; organização criminosa; e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas máximas para esses crimes alcançam 46 anos de reclusão.

PF cumpre sete mandados ligados à corrupção eleitoral no Amapá.

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (14) sete mandados de busca e apreensão em Macapá e Tartarugalzinho (AP), incluindo a prefeitura do município do interior amapaense. O caso trata de promessa de vantagem pessoal e coação de trabalhadores de duas empresas durante campanha para a Assembleia Legislativa do Amapá, nas eleições de 2022.

Segundo a PF, foram apurados indícios "de que os empregados eram coagidos, sob pena de terem o ponto cortado, para participarem de reuniões, bandeiradas, passeatas e caminhadas, bem como para se comprometerem a votar e dar apoio à candidata ao cargo de deputada estadual”.

O caso envolve um servidor público da prefeitura de Tartarugalzinho, que seria responsável por operar o esquema. São investigados o possível abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral, o gasto ilícito de recursos e a captação ilícita de sufrágio, com consequências no âmbito da Justiça Eleitoral. Os nomes dos investigados não foram divulgados.

Fifa confirma 12 grupos na próxima Copa do Mundo, com 4 seleções cada.

A Fifa, entidade máxima do futebol, confirmou o novo formato da Copa do Mundo que será adotado a partir da próxima edição de 2026.  A competição terá 12 grupos com quatro seleções cada. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (14), em reunião do Conselho da entidade, em Kigali (Ruanda). O próximo Mundial ocorrerá em três sedes: Estados Unidos, Canadá e México.

No novo formato, avançarão à fase eliminatória os dois primeiros colocados de cada grupo, e também oito seleções melhores terceiras colocadas. Com a alteração, as equipes que se classificarem às semifinais da Copa do Mundo, disputarão oito jogos, um mais dos que os tradicionais sete.

Inicialmente, a entidade havia planejado dividir as 48 seleções em 16 grupos com três times cada, e apenas os dois primeiros de cada chave avançariam após mata-mata. No entanto, a Fifa resolveu revisar o projeto inicial. Segundo a entidade, “o formato revisado mitiga o risco de conluio e garante que todas as equipes joguem no mínimo três partidas, proporcionando tempo de descanso equilibrado entre equipes concorrentes”.

O Conselho da Fifa também definiu que o período de preparação para o Mundial será maior do que vigorou na  última Copa do Catar - de sete dias – assim como os dias descanso após a competição. A partir de 2026, será destinado um total de 56 dias (preparação, tempo destinado aos jogos da Copa, e período de descanso). Desta forma, a entidade mantém os períodos idênticos às edições das Copas de 2010, 2014 e 2018.

O calendário detalhado de partidas internacionais do futebol masculino de 2025 a 2020 será anunciado pela entidade nos próximos dias. A partir desta quarta (15), também em Kigali, capital de Ruanda, tem início o Congresso da Fifa Fifa e a expectativa é que o atual presidente da entidade, Gianni Infantino, seja reeleito para seu terceiro mandato.

Ônibus são recolhidos em Natal. Sindicato diz que não há condições de manter transporte com a violência.

Toda a frota de ônibus de Natal está sendo recolhida para as garagens após novos ataques na cidade. A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), em cuidado a vida dos operadores. Na última hora, dois veículos de transporte de passageiros foram queimados na zona Leste de Natal.

A decisão do sindicato veio após o incêndio de um ônibus no bairro de Mãe Luiza e outro na Praia do Meio, ambos durante a tarde desta terça-feira. Antes dos casos, o diretor executivo do Sintro, Gilvan Silva, já havia informado que os rodoviários estavam de prontidão para recolher toda a frota em caso de registro de atentados.

Os ônibus que ainda circulam na cidade já rodam com o letreiro sinalizando que vão para garagem e não recebem mais passageiros.

Governo Federal terá novo programa de oferta de médicos em regiões distantes.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse hoje (14) que, em breve, o governo lançará um novo programa de oferta de médicos em regiões mais distantes dos centros urbanos, nos moldes do Programa Mais Médicos, criado em 2013 na gestão da presidenta Dilma Rousseff.

O nome do programa ainda não foi definido, mas, por enquanto, está sendo chamado de Mais Saúde para os Brasileiros. Segundo Costa, ele será ampliado para incluir a formação de especialistas na atenção básica e terá incentivos para que médicos recém-formados atuem nas regiões mais carentes de profissionais.

“Vamos elevar a oferta de serviço não apenas de forma quantitativa, mas qualitativa, capacitando ainda mais a assistência básica em nosso país, além de ofertar esses médicos, voltando ao patamar que nós tínhamos de garantia de todas as cidades, regiões, distritos, localidades distantes terem a possibilidade de ter médicos para assistir à população”, explicou o ministro em entrevista à imprensa, no Palácio do Planalto, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Rui Costa, ainda não há previsão para incluir médicos estrangeiros no programa, como foi com o Mais Médicos. Na ocasião, o governo federal fez um acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para trazer profissionais  cubanos para ocupar vagas não preenchidas por brasileiros ou outros estrangeiros com diplomas validados no Brasil.

“A prioridade será para brasileiros”, disse o ministro, explicando que médicos brasileiros que se formaram no exterior terão a possibilidade de validar seus diplomas. “O programa de revalidação volta para possibilitar que essas pessoas possam trabalhar, ter sua formação validade e possam a trabalhar ajudando a alcançar essa assistência [em saúde]”, disse Rui Costa.

Polícia divulga números de ações em combate ao ataques criminosos no RN.

As forças de Segurança Pública do Rio Grande do Norte prenderam nove suspeitos desde a madrugada desta terça-feira(14), quando começaram os ataques incendiários no estado. 

A polícia também apreendeu artefatos, armas, munições, veículos e dinheiro. Um suspeito morreu em confronto com os policiais. Todo o efetivo das forças de segurança está mobilizado, por determinação da governadora.

Números parciais:

9 presos

1 morte

18 coquetéis molotov

1 arma de fogo

4 motos

2 galões de gasolina 

Dinheiro

Atentados no RN: Ministro da Justiça diz que medidas serão adotadas.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, acaba de se pronunciar via Twitter sobre os atentados que estão acontecendo no Rio Grande do Norte desde a madrugada de hoje. “Desde cedo, o Ministério da Justiça está em contato com o governo do Rio Grande do Norte, a fim de verificar o apoio possível, à vista da crise local na Segurança Pública”disse. E acrescentou: “Conversei com a governadora Fátima e ainda hoje medidas serão adotadas.”

O Rio Grande do Norte amanheceu a terça-feira sob uma série de ataques que ainda estão em andamento, na capital do Estado e em cidades do interior. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Social convocou uma coletiva para informar que reforçou o efetivo e desenvolveu uma operação contando com participação das polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal. O Corpo de Bombeiros e a polícia Penal também participam da ação.

Durante a madrugada, um homem morreu e dois foram presos. De acordo com informações da polícia, o suspeito teria atirado contra policiais.

Não há ainda uma explicação oficial para os ataques. A Sesed credita que se trata de uma reação a prisões e apreensões promovidas nas últimas semanas dentro do território potiguar. Em Mossoró, por conta dos atentados, aulas e transporte público foram interrompidos. Na Assembleia legislativa, a questão da segurança pautou os debates nesta terça-feira.

Ufersa suspende toda atividades acadêmicas nesta terça-feira (14).

Também por causa dos ataques de criminosos em diversas cidades do estado, a reitoria da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, paralisou as atividades administrativas e acadêmicas nesta terça-fera (14).

A decisão se aplica ao Campus Sede, em Mossoró, nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros e no polo de Educação a Distância na Serra de São Bento. A suspensão das atividades permanece durante todo o dia de hoje, 14 de março de 2023.

Em Mossoró, o acesso ao Campus Sede ficará mais restrito a partir das 13h. O portão de acesso ao Expocenter será fechado e o acesso pelas guaritas do Lado Leste e Oeste seguirá os padrões de feriados e domingos.

A gestão da Ufersa disse que está monitorando a situação e, assim que necessário, emitirá novas decisões.

Confira a nota:

Comunicamos a toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) que, devido ao registro de ataques a bens e órgãos públicos em várias cidades do Estado na madrugada e manhã de hoje, dia 14 de março de 2023, a Reitoria decidiu suspender todas as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade no Campus sede, em Mossoró, nos campi de Pau dos Ferros, Angicos, Caraúbas e no Polo UAB Serra de São Bento, no período vespertino e noturno de hoje.

A medida visa resguardar a vida dos discentes, técnicos-administrativos, docentes e funcionários de empresas terceirizadas, bem como salvaguardar o patrimônio público.

Fica também suspenso neste período o uso de transportes da Instituição, bem como que a entrada da Universidade deverá ter os seus portões fechados, com acesso controlado.

Mossoró-RN, 14 de março de 2023.

Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira

Reitora

“Nós não iremos aceitar”, diz Secretário de Segurança do RN sobre ataques criminosos.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (14), o Secretário de Segurança do Rio Grande do Norte (Sesed-RN), Coronel Araújo, afirmou que o estado deverá enfrentar a onda de ataques criminosos.

“Nós não iremos aceitar e não admitiremos o pânico e qualquer ação que eles [os criminosos] queiram fazer contra à sociedade”, disse.

Ainda de acordo com ele, todas às forças de segurança pública estarão se posicionando de forma integrada para inibir as ocorrências registradas.

Ataques continuam. Criminosos incendiaram ônibus e carro em Macaíba nesta terça-feira(14).

As ações incendiárias orquestradas pelo crime organizado continuam nesta terça-feira (14). A polícia foi chamada para uma ocorrência na comunidade de Areia Branca, em Macaíba. 

Um ônibus estava passando pela via quando criminosos pararam e mandaram os passageiros descerem. Em seguida, eles atearam fogo também em um veículo pálio, de um trabalhador da região, que estava parado no local. O corpo de bombeiros chegou às 11h30 para conter as chamas.

Polícia Civil apreende galões de combustível em Mossoró/RN.

Policiais civis da Divisão de Polícia Civil do Oeste do Estado (DIVIPOE) apreenderam, nesta terça-feira (14), galões de combustível no bairro Paredões, em Mossoró. Os suspeitos, ao perceberem a aproximação dos policiais, abandonaram os objetos, que foram encaminhados para a delegacia de plantão, e fugiram.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

SINTE/RN convoca os trabalhadores em educação da rede municipal de ensino de João Câmara/RN para uma assembleia.

Em virtude do prefeito municipal de João Câmara/RN não ter chamado a direção do sindicato e nem respondidos os ofícios da entidade sindical referente o pagamento do Piso Salarial do magistério de 2023 calculado em 14,95%, a direção do SINTE/RN Regional de João Câmara convoca os trabalhadores e as trabalhadoras em educação da rede municipal de ensino para uma assembleia nesta quinta-feira (16), a partir das 08:00mim, no salão da E.M. Profa. Alzira Matias de Melo, localizada na Rua Fátima Rafael de Freitas - de frente ao Banco Nordeste.
 
Vale salientar que o prefeito havia se comprometido na assembleia de 04/11/2022, em pagar o reajuste do Piso deste ano no mês de fevereiro, o que não aconteceu e muito menos deu satisfação a categoria e a entidade representativa da categoria.
 
A direção do sindicato obedeceu todos os trâmites legais, deu prazo, porém não teve retorno do gestor municipal.
 
Em João Câmara o prefeito Manoel Bernardo deve o retroativo de 2022 que ficou acordado de iniciar o pagamento agora no mês de março, é o que o SINTE e a categoria espera.

Estudante é encontrado morto no campus da UFRN em Natal/RN.

Um estudante da UFRN foi encontrado morto, nesta terça-feira (14), no setor de aulas 1 do Campus Central, em Natal. Segundo informações, ele teve um mal súbito e veio a óbito.

A equipe de segurança da UFRN e a equipe do SAMU estão no local. A identidade da vítima ainda não foi divulgada.

Por meio de nota, a instituição lamentou a situação. Confira o comunicado:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informa, com profundo pesar, o falecimento de um estudante do curso de Ciências Econômicas, na manhã desta terça-feira, 14, no Setor I do Campus Central. A direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e a Diretoria de Vigilância Patrimonial (DSP) prestaram o apoio necessário, para garantir o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). A causa do óbito ainda não foi identificada. Diante do ocorrido, a UFRN lamenta o falecimento e presta solidariedade aos familiares e amigos do estudante.

Concessões aos detentos e dificuldade na fiscalização podem ter contribuído para ataques no RN, diz Sindppen.

Os ataques orquestrados possivelmente por facção criminosa no Rio Grande do Norte na madrugada desta quarta-feira (14) já eram esperados pelos policiais penais do estado. É o que afirma a presidente do sindicato que representa a categoria, Vilma Batista. De acordo com ela, o aumento de concessões aos detentos e dificuldade na fiscalização contribui para situações como essa.

Segundo Vilma Batista, os policiais penais têm percebido um comportamento diferente por parte dos detentos. Ordens que anteriormente eram seguidas, agora têm sido ignoradas. “Antes, não havia uma parede riscada nas celas, mas agora não se pode fazer mais nada”, disse Vilma Batista, que alegou haver uma onda de denúncias falsas por supostos maus-tratos aos detentos e atuação de órgãos de defesa aos Direitos Humanos.

Além disso, a representante dos policiais penais também explica que está havendo facilidade para a comunicação entre os detentos e membros da facção criminosa.

“Nós sabíamos internamente, de várias ordens que estão saindo de dentro do sistema prisional, na nossa cara, porque essa televisita, à época, na pandemia fez com que eles (os detidos) tivessem contato com seus familiares, no entanto, a (televisita) foi aberta até para os amigos, a galera. Basta só ligar o computador e a galera da comunidade, da facção inclusive trocando informações. Já houve vários episódios em que os policiais penais tiveram que intervir”, explicou.

De acordo com ela, o Sindppen vai enviar ainda nesta terça-feira um documento aos policiais penais solicitando a eles que “cortem” as regalias e “não haverá mais os teleatendimentos, principalmente presenciais porque precisamos cessar esses comandos, esses contatos e priorizar o Estado”.

Secretaria de Segurança Pública divulga nota sobre ataques do Sindicato do Crime no RN e diz que está monitorando.

A Secretaria de Segurança Pública divulgou uma nota a respeito dos ataques provocados pelo Sindicato do Crime na noite de ontem e madrugada de hoje (14) no Rio Grande do Norte.

Confira abaixo na íntegra:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social monitora desde a noite dessa segunda-feira o eventual aumento de ocorrências criminosas, e atua com ação conjunta de todas as forças de Segurança do Estado. A Sesed ampliou o efetivo, realizou algumas prisões durante intervenções e registrou a morte de um suspeito em confronto com policiais, que reagiram à injusta agressão, e prendeu outros dois suspeitos. Os episódios se restringiram à madrugada, entre meia-noite e 2 horas desta terça-feira. As forças de segurança permanecem mobilizadas.

Acidente com vítimas na Ponte Newton Navarro deixa trânsito lento na região.

 A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) confirmou uma ocorrência de acidente registrada durante manhã desta terça-feira (14), na Ponte Newton Navarro, próximo ao viaduto de Santos Reis. De acordo com a pasta, uma colisão entre veículos com vítimas na saída da ponte deixou o trânsito lento na região por volta das 07h55. Uma equipe de agentes de trânsito foi encaminhada até a área para organizar os veículos que trafegam no local.

Criminosos atacam companhias da PM e estabelecimentos em Natal e interior.

A madrugada foi marcada por ataques aos batalhões da Polícia Militar, supermercados, micro-ônibus, lojas e bancos em Natal e interior. Segundo o 9º Batalhão da Polícia Militar, o crime foi realizado por uma facção criminosa e começou por volta da 0H00. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social está acompanhando o caso. Até o momento, há relatos de pelo menos 25 ataques.

Em Felipe Camarão, de acordo com a PM, o primeiro ataque identificado ocorreu contra um supermercado. Na ocasião, indivíduos chegaram ao local com artefatos explosivos para tentar atear fogo no estabelecimento e, após a chegada da viatura, fugiram do local. Alguns objetos utilizados na tentativa de incêndio foram apreendidos e levados à Delegacia de Polícia.

O segundo ataque ocorreu em Cidade da Esperança contra um micro-ônibus e, na sequência, uma Companhia de Polícia do 9º Batalhão, nas proximidades do (Detran). Segundo a PM, dois indivíduos chegaram armados no local e começaram a disparar. Ocorreu trocas de tiros e um dos suspeitos foi alvejado e encaminhado ao Hospital Walfredo Gurgel, mas não resistiu. O outro homem foi apreendido e levado à Delegacia.

Outro ataque à Companhia do 9ª BPM, no bairro Bom Pastor, também foi marcado por trocas de tiros. A PM não conseguiu confirmar o número exato de suspeitos, mas assegurou terem sido muitos. Eles estavam armados e portavam combustível para tentar atear fogo na Companhia, mas fugiram do local e até o momento não foram capturados.

Interior

Além de Natal, há relatos de ataques em São Miguel do Gostoso, Parnamirim, Campo Redondo, Lajes Pintadas, Macau, Acari, Touros, Cerro Corá e Caicó, onde houve ataque a agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, inclusive com disparos de armas de fogo.

Além disso, ainda em Caicó, um posto de combustíveis e uma loja de motocicletas também foram atacados.

Em nota, a Sesed monitora desde a noite da segunda-feira o “eventual aumento de ocorrências criminosas, e atua com ação conjunta de todas as forças de Segurança do Estado”. A Sesed disse que ampliou o efetivo, realizou algumas prisões durante intervenções e registrou a morte de um suspeito em confronto com policiais e prendeu outros dois suspeitos. Os episódios se restringiram à madrugada, entre meia-noite e 2 horas desta terça-feira. As forças de segurança permanecem mobilizadas.

CDP de Parnamirim sofre atentado durante madrugada de terror no RN; não houve fugas.

Uma onda de crimes foi registrada no final da noite de ontem segunda-feira (13) e permaneceu pela madrugada desta terça-feira (14) em várias cidades do Rio Grande do Norte. De acordo com Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), por volta das 2h, foi registrado ataque ao CDP de Parnamirim, região Metropolitana de Natal. Não teve fuga.

De acordo com apuração da Tribuna do Norte, arremessaram três coquetéis molotov, porém o liquido derramou, mas não incendiou. Um bateu em um carro de um policial penal, outro no vidro da uma viatura e terceiro se perdeu.

Além disso, houve tiros na entrada do CDP. Equipes da Polícia Penal já em prontidão no local.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social disse que monitora desde a noite dessa segunda-feira o eventual aumento de ocorrências criminosas, e atua com ação conjunta de todas as forças de Segurança do Estado. A Sesed ampliou o efetivo, realizou algumas prisões durante intervenções e registrou a morte de um suspeito em confronto com policiais, que reagiram à injusta agressão, e prendeu outros dois suspeitos. Os episódios se restringiram à madrugada, entre meia-noite e 2 horas desta terça-feira. As forças de segurança permanecem mobilizadas.

Governo Lula prepara regulamentação das redes sociais.

Está em gestação no Governo Federal uma proposta de regulamentação das redes sociais. O projeto, quando ficar pronto, será apresentado ao presidente Lula e, tendo aprovação do petista, segue para o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que trata sobre o tema na Câmara.

“Tenho a impressão de que com o deputado Orlando e seus colegas, e, posteriormente, no Senado, vamos encontrar boas soluções”, afirmou o ministro da Justiça, Flávio Dino, em evento promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Dino afirmou ainda que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) também devem apresentar propostas sobre o tema, o que foi confirmado por Alexandre de Moraes, magistrado da corte.

No Supremo, o ministro Gilmar Mendes é quem encabeça a ideia da regulamentação. O ministro, também presente no evento da FGV, defendeu a proposta.

“Uma regulação mais rígida e moderna para a moderação do conteúdo das redes sociais é urgente e necessária no Brasil”, declarou o decano do STF.

Previsão da semana é de chuvas em todas as regiões do RN.

A previsão da terceira semana de março é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registra a presença e atuação da Zona de Convergência Intertropcial (ZCIT), principal sistema meteorológico formador de nuvens de chuva no litoral do Nordeste Brasileiro. Os maiores acumulados do final de semana, das 9h15 da sexta-feira 10 até o mesmo horário da manhã desta segunda-feira 13 ocorreram em Angicos (Central Potiguar), 46,mm, Itajá (Oeste Potiguar) com 24,6mm e Ruy Barbosa (Agreste Potiguar), 16mm.

“No Leste Potiguar foram registradas chuvas expressivas, entre 50/90mm durante toda segunda semana de março, mas no final de semana a Zona de Convergência avançou um pouco para o interior do estado provocando chuvas com baixos volumes. Esperamos um aumento nos acumulados nesta semana”, comentou o meteorologista, chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A previsão para as temperaturas nesta semana, no litoral, deverá variar entre a média de 20°C durante as madrugadas e 34°C durante as tardes. Já o interior a variação média deverá ser entre 18°C e 36°C.

O Sistema de Monitoramento da Emparn pode ser acessado por meio dos seguintes endereços: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil disponibiliza à população os canais de acesso à informação, como alertas emitidos a partir das análises de dados dos serviços de meteorologia. Ao efetuar o cadastro, o cidadão passa a receber esses alertas. Whatsapp: 55 61 2034-4611 ou no link: https://wa.me/556120344611; ou receber via SMS, cadastrando o CEP através do número: 40199

Marina Silva é internada em Brasília com suspeita de malária.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), passou por uma consulta médica no Hospital Brasília, no Lago Sul, e acabou internada após relatar sintomas de malária ontem segunda-feira (13/3).

Marina Silva se encontrou nesta tarde com o vice-chanceler da Alemanha e ministro da Economia e Ação Climática, Robert Habeck. Após a reunião, os representantes iriam fazer uma declaração à imprensa, mas o evento foi cancelado porque a ministra se sentiu indisposta.

Nas primeiras semanas de março, Maria Silva esteve em Roraima e visitou a terra indígena Yanomami para verificar as ações implementadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região. Além disso, a ministra também participou de encontros com políticos e lideranças em Belém do Pará.

Veja a íntegra da nota do Hospital Brasília sobre o caso de Marina:

O Hospital Brasília confirma que a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, deu entrada nesta segunda-feira, 13, na unidade do Lago Sul, em Brasília, com suspeita de malária.

Mais informações sobre o estado de saúde da paciente serão divulgadas pela assessoria da ministra.

O Hospital Brasília não comenta sobre o estado de saúde de seus pacientes em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Brasília, 13 de março de 2023
Hospital Brasília

Fátima cumpre agenda em Brasília (DF) nesta terça (14) e quarta-feira (15).

A Governadora do Rio Grande do Norte (RN) cumpre agenda nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15) em Brasília (DF). Na terça-feira, às 9h, Fátima Bezerra se reúne com o ministro das Cidades, Jáder Barbalho Filho e, às 10h, com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Na quarta-feira (15), às 11h, a governadora participa da cerimônia de assinatura do decreto que institui o novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci II, com entrega simbólica de viaturas destinadas às Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM) para as governadoras do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal. Ainda na quarta-feira, às 17h, Fátima Bezerra cumpre agenda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Misturar álcool com refrigerante zero açúcar deixará você mais bêbado do que misturar com refrigerante normal.

A combinação entre álcool e refrigerante diet deixa a pessoa bêbada mais rapidamente. Testes feitos com 16 jovens mostraram que beber vodca com refrigerante de limão diet, por exemplo, fazia com que os participantes da pesquisa ficassem mais propensas a ultrapassar o limite de embriaguez para dirigir, mesmo quando eles não se sentiam bêbados.

O fato ocorre porque estômago reage a bebidas açucaradas como se fossem comida, ou seja, faz com que ele trabalhe para digerir calorias. Desta forma, o organismo mantém o álcool no estômago por mais tempo, retardando sua liberação para a corrente sanguínea.

Com o refrigerante diet, no entanto, o fenômeno acontece de maneira oposta: o estômago não percebe que deve fazer a digestão, levando a bebida diretamente ao intestino delgado, onde a maior parte do álcool é absorvida pela corrente sanguínea. O resultado, então, é uma embriaguez mais acelerada.

segunda-feira, março 13, 2023

Noite de clássico no Cariocão: Fla e Vasco fazem 1º jogo da semifinal.

 Flamengo e Vasco se enfrentam na noite desta segunda-feira (13) pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Carioca, no Maracanã. Por ter encerrado a Taça Guanabara na vice-liderança, o Cruzmaltino tem a vantagem do empate nos dois confrontos (ida e volta) para avançar à final. Já o Flamengo precisa vencer no placar agregado para assegurar a classificação.

Sobre o time que começa jogando, o técnico Vitor Pereira vai efetuar cinco mudanças em relação à derrota contra o Fluminense na última quarta-feira (8), quando o Tricolor faturou o título da Taça Guanabara. Devem voltar ao time titular: Fabrício Bruno, Vidal, Thiago Maia, Ayrton Lucas e Pedro. Já Léo Pereira, Igor Jesus, Everton Cebolinha, Matheus França e Gerson, suspenso, ficam de fora.

Os rubro-negros devem começar o confronto com: Matheus Cunha; Fabrício Bruno, Rodrigo Caio e Pablo; Matheuzinho, Vidal, Thiago Maia e Ayrton Lucas; Arrascaeta, Gabigol e Pedro.

Do outro lado, o técnico do Cruzmaltino Maurício Barbieri deve efetuar apenas uma mudança em relação à equipe que venceu o Flamengo por 1 a 0,  na décima rodada da Taça Guanabara. 

Na zaga, o argentino Capasso entra na vaga de Miranda, que se recupera de lesão no tornozelo esquerdo.

A tendência é que o Vasco entre em campo com: Léo Jardim, Pumita, Capasso, Léo, Lucas Piton; Rodrigo, Andrey, Jair, Alex Teixeira, Gabriel Pec e Pedro Raul.

Haddad nega que irá voltar com CPMF em reforma tributária.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 2ª feira (13.mar.2023) que o governo federal não avalia cobrar impostos sobre transações financeiras, como era o caso da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Caso a medida fosse incluída na reforma tributária planejada pela equipe econômica, o Pix e compras no cartão de crédito poderiam ser tributados.

“Não está no nosso radar [a volta da CPMF], nem no plano do governo e nem nos planos da área econômica. Falo no nome [dos ministérios] da Fazenda, Planejamento, da Indústria: não está na mesa de ninguém essa possibilidade”, disse Haddad em evento promovido pelos jornais Valor Econômico e O Globo.

A CPMF foi criada no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para financiar a saúde na década de 1990.

O imposto tinha incidência sobre as movimentações bancárias. A alíquota chegou a 0,38% sobre operação. A medida foi prorrogada por vários anos, mas acabou em 2007. O dinheiro era usado para outras finalidades.

Haddad avaliou também que a reforma tributária deve ser concluída em setembro ou outubro deste ano. A expectativa do Ministério da Fazenda é de que a proposta seja votada na Câmara dos Deputados entre junho e julho e no Senado, no 2º semestre.

O ministro também fez críticas ao governo anterior. Segundo ele, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não votou a reforma tributária “porque não quis”.

“Eu tenho convicção de que se o governo anterior quisesse ter votado a reforma tributária, ele teria conseguido. O governo anterior não quis votar a reforma tributária, poderia ter votado, seria um legado importante para o país. A própria ministra Simone Tebet me confidenciou que esteve várias vezes no gabinete do ministro da Economia [Paulo Guedes] que estava obcecado com a ideia do imposto único”, afirmou.

RN é um dos estados que enviaram dados insuficientes de violência contra mulher.

O Rio Grande do Norte é um dos estados que enviaram informações de forma insuficiente para os indicadores de violência contra mulher. O mapeamento faz parte de uma parceria entre o Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal, a empresa social Gênero e Número e o Instituto Avon. Os pedidos de dados de segurança aos estados e ao Distrito Federal foram encaminhados pela Gênero e Número, em meados de 2022. O Maranhão, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, e Rio Grande do Sul também se juntam ao RN neste indicativo.

Dezoito estados e o Distrito Federal (DF) não forneceram dados sobre violência contra as mulheres, em descumprimento à Lei Acesso à Informação (LAI). Entre eles, Acre, Paraíba e Santa Catarina negaram completamente o acesso aos seus indicadores estaduais. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e DF não responderam aos pedidos de envio dos indicadores.ebcebc

Em resposta, Maranhão, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, e Rio Grande do Sul enviaram informações insuficientes. Apenas os estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Ceará, São Paulo e Espírito Santo mandaram os dados completos conforme solicitado.

“Como somos do Senado, a gente tem feito um trabalho de procurar os senadores desses estados que ainda não enviaram [os dados] para pedir esse reforço junto aos secretários de Segurança estaduais, para ver se a gente consegue esses dados e dar continuidade ao projeto”, disse a coordenadora do Observatório da Mulher no Senado Federal, Maria Teresa Prado, em entrevista à Agência Brasil.

A reportagem da Agência Brasil entrou em contato com os estados que não apresentaram as informações solicitadas para ouvir seus posicionamentos, mas até a publicação deste conteúdo não recebeu resposta.

Secretário diz que compensações não são suficientes e alíquota do ICMS deve aumentar no RN.

O secretário de Tributação do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier, afirmou que a ainda não há uma decisão definitiva sobre o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no primeiro dia do mês de abril. No entanto, alegou que as compensações estabelecidas pela União não são suficientes. A declaração foi dada em entrevista ao Jornal 96, na manhã desta segunda-feira (13).

Mesmo com recorde histórico de arrecadação de ICMS em janeiro, com R$ 682 milhões, representando um crescimento de 5% relacionado ao mesmo mês de 2022, a possibilidade do aumento para 20% é o caminho que deve ser seguido pelo Governo do Estado.

“O acordo foi feito com 27 estados, porém cada um com uma realidade distinta. Nós esperamos cerca de R$ 400 milhões, porém o RN deve receber R$ 260 milhões”, afirmou.

As compensações, conforme Carlos Eduardo Xavier, ainda é referente ao ano passado. De 2023 em diante, os estados não possuem o direito de obter essa compensação oriunda da União.

Um acordo de compensação foi firmado entre estados e o Distrito Federal, garantindo um total de R$ 26,9 bilhões, que será pago de forma parcelada nos próximos quatro anos. Aproximadamente R$ 9 bilhões já foram compensados por meio de liminares concedidas pelo STF a estados devedores da União, no âmbito do Grupo de Trabalho criado pela Corte para mediar o acordo.

O restante do valor será abatido das parcelas da dívida com a União ou será pago pelo governo federal para estados com pequenas dívidas ou mesmo sem dívida até 2026. Estados que têm a receber entre R$ 150 milhões e R$ 500 milhões, como é o caso do Rio Grande do Norte, receberão um terço do montante em 2023 e dois terços em 2024.

Homem com sinais de embriaguez é preso por pilotar jet ski em alta velocidade e ameaçar bombeiros no RN.

Um homem de 25 anos, visivelmente embriagado, foi detido por colocar em risco a sua própria vida e a de outras pessoas ao pilotar um jetski de maneira perigosa na Lagoa de Extremoz, na região metropolitana de Natal. O suspeito ainda teria ameaçado bombeiros civis e se recusado a acatar ordens dos guardas civis do município.

O guarda civil responsável pela ocorrência relatou que o condutor do jetski não respondeu às primeiras chamadas para reduzir a velocidade, mas acabou sendo convencido a parar após muita insistência e com a presença de sua mãe.

Além disso, o suspeito teria ameaçado de morte e agredido os bombeiros civis de Extremoz, o que motivou a acionar os militares da Marinha do Brasil.

O homem foi multado e conduzido à Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal. Já o veículo foi entregue a terceira pessoa autorizada a levá-lo para casa.

Vacinação contra a varíola dos macacos começa nesta segunda-feira (13).

Começa nesta segunda-feira (13), a campanha de vacinação contra monkeypox, doença também chamada de mpox e que anteriormente era chamada de “varíola dos macacos”. De acordo com o Ministério da Saúde, como o atual cenário epidemiológico da varíola dos macacos apresenta queda progressiva, a imunização irá priorizar a proteção das pessoas com maior risco de contaminação e evolução para as formas graves da doença.

A pasta autorizou duas estratégias de vacinação: pré e pós-exposição. Os grupos prioritários para pré exposição são:

– Pessoas que vivem com HIV/Aids com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade igual ou superior a 18 anos;

– Profissionais que atuam nos laboratórios em contato com o vírus (pré-exposição): pessoas de 18 a 49 anos de idade que trabalham diretamente com Orthopoxvírus [a família do vírus da monkeypox] em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3).

Já a vacinação pós-exposição se aplica a:

– Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para monkeypox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS.

O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Ela é indicada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. A vacina autorizada no Brasil é a Jynneos, produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic. Esse é o mesmo imunizante utilizado nos Estados Unidos e na Europa.

Decisão por torcida única nos estádios do RN permanecerá até o final do ano.

Na manhã desta segunda-feira (13), a Polícia Militar participou de uma reunião na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), envolvendo as forças de segurança pública, o Ministério Público Estadual e a Federação Norteriograndense de Futebol, sobre a presença das torcidas organizadas/torcida única nos estádios de futebol.

Na ocasião, a Corporação decidiu em conjunto com os demais órgãos envolvidos que os jogos em formato de torcida única permanecerão nessa modalidade até o final de 2023.

O Comandante Geral da PMRN, Coronel Alarico, ressaltou o trabalho da Instituição em garantir a segurança de todos os torcedores e envolvidos no pré, durante e pós-jogos.

Além do Comandante Geral, estiveram presentes o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Araújo, o Promotor de Justiça do Ministério Público do RN, Luiz Eduardo Marinho, o Comandante do Policiamento da Capital (CPC), Coronel Marinho, o Comandante de Policiamento Metropolitano (CPM), Coronel Josemario, o Comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Tenente-Coronel Ricardo, o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Aciolly e representantes da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF).

Lideranças indígenas e Lula debatem proteção de terras tradicionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (13) da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Como pauta principal estão discussões sobre a proteção das terras tradicionais, gestão dos recursos naturais e a agenda do movimento indígena para o ano de 2023.

Além de Lula, o evento, que é realizado no Centro Regional Lago Caracaranã, terá a presença da presidente da Fundação Nacional do Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e de representantes de órgãos federais, como o Ministério dos Povos Indígenas, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Polícia Federal, além do Ministério Público.

A reunião de Lula está prevista para ocorrer às 12h (horário de Brasília). Esta será a segunda visita do presidente ao estado desde que assumiu o mandato, no dia 1º de janeiro. Ele esteve em Boa Vista, no dia 21 de janeiro, quando foi verificar a situação humanitária do povo Yanomami e determinou socorro urgente aos indígenas.

Desde sábado (11), a assembleia reúne cerca de 2 mil líderes indígenas para discutir o tema Proteção Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Entre as lideranças, estão representantes dos povos Yanomami, Wai Wai, Yekuana, Wapichana, Macuxi, Sapará, Ingaricó, Taurepang e Patamona.

Durante o evento, os visitantes também poderão visitar uma feira de produtos orgânicos, de artesanato e a exposição de animais criados em terras indígenas. Os debates prosseguem até terça-feira (14).