sexta-feira, novembro 12, 2021

Brasil recebe 2,2 milhões de doses de vacinas da Pfizer.

A Pfizer entregou hoje (12) o 19º lote de vacinas contra a covid-19. Chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, 2.254.590 doses do imunizante.

A entrega faz parte do segundo acordo assinado entre a farmacêutica e o governo federal, que prevê a entrega de 100 milhões de doses até o fim de 2021.

A previsão do Ministério da Saúde é que 56,7 milhões de doses cheguem agora em novembro, com antecipação de parte dos lotes.

Em outubro, foram recebidos 25,4 milhões de doses. No mês passado, o laboratório também finalizou o primeiro contrato com o governo brasileiro para o fornecimento de 100 milhões de doses.

Leonardo Gaciba não comanda mais a comissão de arbitragem da CBF.

 A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) demitiu Leonardo Gaciba, presidente da comissão de arbitragem, e anunciou uma reformulação na estrutura do órgão. Segundo nota da entidade, a decisão tomada na manhã desta sexta-feira (12) ocorreu após reunião entre Ednaldo Gomes, presidente da entidade, e o próprio Gaciba.

“Houve entendimento mútuo da necessidade de uma mudança com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos”, disse a CBF em nota oficial.

O atual vice-presidente da comissão, Alício Pena Júnior, assumira assumirá interinamente a vaga deixado por Gaciba, que estava no cargo desde 2019.  Pena Júnior ficará responsável por acompanhar a arbitragem brasileira nas competições até o final deste ano.

A demissão de Leonardo Gaciba ocorre no dia seguinte à marcação contestada de um pênalti pelo árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo, que originou o primeiro gol do Flamengo na noite de ontem (11), na vitória contra o Bahia por 3 a 0.  Araújo anotou o pênalti ao ver toque do braço do zagueiro Conti na bola. Após chamado pelo Árbitro de Vídeo (VAR), Araújo revisou o lance e manteve o pênalti.

 


 

Consumo das famílias tem queda de 1,13% em setembro.

O consumo das famílias teve queda de 1,13% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2020, segundo levantamento divulgado hoje (12) pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado dos nove primeiros meses do ano, entretanto, o Índice Nacional de Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 3,13%.

Segundo o vice-presidente Administrativo e Institucional da Abras, Marcio Milan, apesar da queda no mês, a entidade mantém a previsão de crescimento de 4,5% em 2021 devido aos bons resultados da imunização contra a covid-19. “A vacinação hoje está bastante avançada. A economia praticamente destravada nos seus negócios”, ressaltou.

Inflação é maior em outubro para famílias de menor renda, diz Ipea.

O estudo Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado hoje (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou aceleração da taxa de inflação para todas as faixas de renda no mês de outubro deste ano, sendo maior para famílias de menor renda pelo sétimo mês consecutivo. Para essa parcela da população, a taxa de 1,35% ficou 0,15 ponto percentual acima da taxa das famílias de maior renda (1,2%). Em outubro do ano passado, as taxas apuradas foram de 0,98% para as famílias de renda mais baixa e 0,82% para as famílias de renda mais alta.

No mês pesquisado deste ano, o grupo que mais contribuiu para a alta inflacionária das famílias dos três segmentos de renda mais baixa foi habitação, com aumentos de 1,1% dos reparos no domicílio e de 0,95% dos artigos de limpeza. Sobre essas famílias recaíram ainda reajustes de 1,2% das tarifas de energia elétrica, 3,7% do gás de botijão e 0,9% do aluguel.

O segundo segmento que mais afetou a inflação das famílias de menor renda foi o de alimentos e bebidas, gerado pelo aumento dos alimentos no domicílio, especialmente a batata (16%), açúcar (6,4%), café (4,6%) e aves e ovos (3,2%), além do incremento de 0,91% dos produtos farmacêuticos. Em contrapartida, caíram os preços do arroz (-1,4%), feijão (-1,9%) e carnes (-0,04%).

Para as três faixas de renda mais alta, o maior impacto foi do grupo de transportes, a exemplo do que ocorreu em setembro. A alta inflacionária desse segmento foi influenciada pelos reajustes de 3,1% da gasolina, de 33,9% das passagens aéreas e de 19,9% dos transportes por aplicativo. Segundo o Ipea, além das altas dos grupos alimentação e habitação, o grupo despesas pessoais, influenciado pelo aumento dos serviços ligados à recreação, começa a impactar mais fortemente a inflação para as famílias das faixas de renda mais elevadas.

RN registra 02 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 167.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (12). São 376.948 casos totalizados. Na quinta-feira (11) eram contabilizados 376.496, ou seja, 452 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 167 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.431 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas (São Fernando e Natal). Na quinta (11) eram 7.429 mortes. A Sesap não registrou óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.334.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 184.249 e descartados são 769.532. Em acompanhamento, são 109.033.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 43,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 43,3%, registrada no início da tarde desta sexta-feira (12). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 131.

Até o momento desta publicação são 93 leitos críticos (UTI) disponíveis e 71 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 78 disponíveis e 60 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 47,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 36,4% e a Região Seridó tem 33,3%.

COVID: RN possui 93 leitos críticos e 78 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 11h50 desta sexta-feira (12).

Neste período, havia 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 93 leitos críticos e outros 78, sendo clínicos.


 

Covid-19: Brasil tem menor média de mortes desde 24 de abril de 2020.

O Brasil registrou ontem (11) 222 mortes diárias por covid-19, segundo média móvel de sete dias, divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É o patamar mais baixo desde 24 de abril do ano passado, quando foram confirmados 218 óbitos.

Há dez dias, a média diária de mortes pela doença vem se mantendo abaixo dos 300 óbitos, de acordo com os dados da Fiocruz.

O número registrado ontem está 35% abaixo do patamar de 14 dias antes (341 mortes) e 50% abaixo do observado um mês atrás (437 óbitos). É também 14 vezes menor do que o apurado no auge dos óbitos da pandemia, em 12 de abril deste ano, quando foram registradas 3.124 mortes.

A média móvel de sete dias é calculada somando-se os dados do dia em questão com os seis dias anteriores e dividindo-se o resultado por sete.

Deputado estadual mais votado da Bahia morre afogado em praia.

O deputado estadual João Isidório (Avante) morreu no final da tarde de ontem quinta-feira (11) na praia do Loreto, na Ilha dos Frades, que pertence a Salvador (BA) quando sofreu um mal súbito e se afogou. O parlamentar baiano tinha 29 anos e estava no primeiro mandato. Ele foi o deputado estadual mais votado da Bahia em 2018 com 110.540 votos.

A informação da morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros no começo da noite. João Isidório é filho do deputado federal pastor Sargento Isidório. João será enterrado nesta sexta-feira (12), no Cemitério de Caboto, em Candeias.

Após o afogamento, ele foi socorrido inicialmente por familiares. Em seguida, o deputado chegou a ser atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que tentou reanimar o parlamentar por cerca de uma hora. Ele chegou a ser levado para o Hospital de Madre de Deus, mas não resistiu e morreu.

Após a morte de João Isidório, partidos e políticos lamentaram a morte do parlamentar. O governador da Bahia, Rui Costa, decretou luto de três dias no estado.

Presidente inicia viagem para Oriente Médio em busca de investimentos.

O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta sexta-feira (12) para o Oriente Médio. Ele partirá às 10h para Lisboa, em Portugal, e de lá seguirá para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde se realiza a Expo Dubai 2020. Em 15 de novembro, será comemorado o Brazilian Day no pavilhão do Brasil na feira. O vice-presidente Hamilton Mourão e ministros de Bolsonaro já estiveram na feira para a abertura, em setembro.

No dia 13, a programação de Bolsonaro inclui reunião seguida de almoço com o príncipe herdeiro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Zayed Al Nahyan e sessão de assinatura de atos internacionais ainda em negociação. O presidente participará da Expo Dubai e deve se encontrar com o xeque Al Maktoum, de Dubai, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Na segunda-feira (15), Bolsonaro vai abrir o seminário da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e na terça-feira (16) viaja para a capital do Bahrein, Manara. De lá, o presidente vai para o Catar na quarta-feira (17).

Potiguar Ítalo Ferreira concorre ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou ontem quinta-feira, dia 11, os atletas que concorrem ao troféu de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico 2021. Medalhistas olímpicos nos Jogos de Tóquio, Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas), Rayssa Leal (skate) e Rebeca Andrade (ginástica artística), no feminino; e Hebert Conceição (boxe), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) e Italo Ferreira (surfe), no masculino, concorrerão ao prêmio máximo da festa de gala do esporte brasileiro. Os vencedores serão revelados no dia 7 de dezembro, em cerimônia no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE). Em 2019, última edição do evento, os melhores do ano foram o ginasta Arthur Nory e a pugilista Bia Ferreira. 

“Pela primeira vez no Nordeste, o Prêmio Brasil Olímpico celebrará a melhor campanha da história do país em Jogos Olímpicos. Tenho certeza de que será uma grande festa em homenagem aos atletas, técnicos e a todos que contribuíram para esse resultado memorável em Tóquio”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley. “O esporte olímpico brasileiro estará muito bem representado por qualquer um desses atletas que conquistar o troféu de Melhor Atleta do Ano. Os concorrentes são muito fortes e encantaram o país com a qualidade de suas performances em Tóquio”, completou.

O COB anunciou também o nome dos 51 melhores atletas em cada modalidade esportiva olímpica (lista abaixo). Já os atletas que concorrerão ao prêmio Atleta da Torcida serão revelados no domingo, dia 14 de novembro, quando será aberta a votação popular pela Internet.

O processo para a escolha dos indicados a Melhor Atleta do Ano e dos melhores das modalidades foi realizada por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes, Comissão de Atletas do COB, patrocinadores, ex-atletas e personalidades do esporte.

Explosão em mesquita deixa dezenas de feridos no Afeganistão.

Uma explosão numa mesquita da província de Nangarhar, na região leste do Afeganistão, deixou nesta sexta-feira mais de uma dezena de feridos e pelo menos três mortos. Embora os relatos variem quanto ao número de feridos, os talibãs já confirmaram o incidente e afirmam tratar-se de um atentado.

"Foram registrados pelo menos três mortos e 15 feridos, até o momento", disse à AFP um médico do hospital local.

A Reuters informa que há pelo menos 12 feridos, não relatando qualquer morte.

A explosão ocorreu por voltas 13h30 (hora local) no distrito de Spin Ghar, perto da cidade de Jalalabad, um dos redutos do braço afegão da organização jihadista do Estado Islâmico IS-K. Qari Hanif, o porta-voz do governo da província de Nangarhar, disse à agência de notícias AP que parecia que tinha sido posta uma bomba na mesquita.

Já Atal Shinwari, um habitante da cidade, afirmou à Reuters que parecia que os explosivos tinham sido instalados no interior da mesquita.

"Posso confirmar que houve uma explosão durante as orações desta sexta-feira, dentro de uma mesquita no distrito de Spin Ghar. Há feridos e mortos", disse fonte do regime talibã à AlJazeera, acrescentando que entre as vítimas se encontra o imã da mesquita.

À hora da explosão ocorriam as orações da manhã na mesquita, onde estariam muçulmanos sunitas. O Estado Islâmico na província de Khorasan, ISKP (ISIS-K) - uma afiliada do grupo armado Isil  (Isis) - assumiu a responsabilidade dos vários ataques a espaços de culto que têm ocorrido no país desde que os talibãs assumiram o poder no Afeganistão. Todavia, até agora, a autoria do ataque não foi reivindicada.

Um dos últimos ataques do Isis, no início deste mês, no Hospital Militar Nacional de Cabul fez pelo menos 19 mortos e 50 feridos. Mais de 120 pessoas foram mortas em ataques do Estado Islâmico (EI), nas últimas semanas, em duas mesquitas, frequentadas principalmente pela comunidade Hazara, uma minoria xiita.

Criado em 2014, o ramo do EI no Afeganistão está presente principalmente no leste do país. O Estado Islâmico da Província de Khorosan (EI-K), como é conhecido, é de fação sunita, como os talibãs, mas é ainda mais rigoroso e defende uma 'jihad' global".


 

PF apreende animais silvestres que sofriam maus-tratos no Rio.

Com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal deflagrou a Operação Sencientes, com a finalidade  de apurar irregularidades em um  criadouro de aves localizado no município de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

O proprietário já foi indiciado por diversos crimes.

Os policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico cumpriram mandado de busca e apreensão na sede da empresa e apreenderam sete pássaros em situação irregular ou sob maus-tratos.

O Ibama expediu ainda 11 autuações contra o criadouro por irregularidades administrativas.

O dono do criadouro e seu pai foram presos e liberados mediante assinatura de termo circunstanciado de compromisso.

O responsável pelo criadouro foi indiciado nos crimes contra o meio ambiente e a fauna, receptação qualificada, falsificação de documento particular, falsificação ideológica e lavagem de dinheiro.

STF julga validade de decisões sobre descontos em mensalidade escolar.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta quinta-feira (11) ações que contestam decisões judiciais que concederam descontos lineares nas mensalidades de faculdades durante a pandemia de covid-19. Entidades particulares pretendem derrubar a concessão de descontos compulsórios.

Na sessão de hoje, os ministros julgaram a admissibilidade das ações. O mérito da discussão será analisado na quarta-feira (17).

Devido aos efeitos econômicos provocados pela pandemia, pais e alunos passaram a cobrar a redução do valor das mensalidades diante das dificuldades de pagamento, proibição de aulas presenciais e adoção de aulas virtuais. Com a falta de consenso, o Judiciário foi acionado, e diversos juízes obrigaram à redução das cobranças.

Nas ações, protocoladas pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), as entidades alegam que foi retirado das escolas privadas o poder de negociar com os pais ou alunos individualmente os atrasos no pagamento, beneficiando quem não teve a renda afetada durante a pandemia.

Além disso, o setor alega que o serviço educacional continua sendo prestado de forma remota, por meio de aulas virtuais, autorizadas pelo Conselho Nacional de Educação. Segundo a Anup, a medida causa dificuldades financeiras aos estabelecimentos, que correm o risco de encerrar suas atividades devido a sua insustentabilidade econômica.

As ações são relatadas pela ministra Rosa Weber.

Flamengo vence Bahia e continua sonhando com o Brasileiro.

O Flamengo derrotou o Bahia por 3 a 0, na noite de ontem quinta-feira (11) no estádio do Maracanã, e manteve vivo o sonho de conquistar o título do Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo o Rubro-Negro permanece na 3ª posição da classificação, agora com 57 pontos, mas com uma partida a menos do que o líder Atlético-MG (68 pontos) e do vice-líder Palmeiras (58 pontos). Para o Bahia o revés representou a proximidade da zona do rebaixamento, pois ficou na 16ª posição com 36 pontos.

Fiocruz descarta casos de vaca louca em pacientes internados no Rio de Janeiro.

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz) informou por meio de nota que os dois pacientes que estavam com suspeita de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como a doença da vaca louca, no Rio de Janeiro, “estão com suspeita da forma esporádica da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), considerando os aspectos clínicos e radiológicos”.

Na nota, assinada pelo vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Estevão Portela Nunes, o INI informa que essa forma esporádica não tem relação com o consumo de carne. “Reiteramos que os pacientes estão internados no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 do INI e que ambos os casos não tem confirmação diagnóstica”.

Trabalhadores nascidos em agosto podem sacar auxílio emergencial.

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em agosto podem sacar, a partir de hoje (12), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 28 de outubro.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a rodada de pagamentos teve sete parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, receberam R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebeu R$ 375; e pessoas que moram sozinhas receberam R$ 150.


 

Brasil vence Colômbia e garante vaga na Copa do Catar.

O Brasil carimbou sua vaga na Copa do Mundo de 2022 (Catar) ao derrotar a Colômbia por 1 a 0 pelas Eliminatórias Sul-Americanas, ontem quinta-feira (11) na Neo Química Arena, em São Paulo.

Com este resultado, a seleção comandada por Tite manteve a liderança da classificação, agora com 34 pontos, e não pode mais deixar de ficar entre os quatro primeiros colocados, que garantem a classificação direta para o Mundial.

Diante de mais de 22 mil torcedores, o Brasil não encontrou facilidades diante de uma Colômbia que se preocupava mais em não oferecer espaços. Assim, o time de Tite criou pouco na etapa inicial, tendo as melhores oportunidades em chute do lateral Danilo na trave e finalização de cabeça de Marquinhos.

Com o objetivo claro de sair de campo com os três pontos, o técnico brasileiro trocou o volante Fred pelo atacante Vinícius Júnior no intervalo. A mudança melhorou a performance da seleção brasileira, que passou a chegar com mais perigo na etapa final.

quinta-feira, novembro 11, 2021

Depois de gasolina, diesel e gás de botijão, agora também o GNV bate preço recorde em 20 anos.

Dias depois de os preços da gasolina, do diesel e do gás de botijão atingirem o maior valor desde 2001, hoje foi a vez do GNV (gás natural veicular). Segundo dados do Monitor dos Preços do Observatório Social da Petrobras (OSP), o combustível registrou o maior preço real do século em novembro, com o metro cúbico chegando a R$ 4,256.

Os dados mostram que o GNV começou a bater recordes em termos reais no mês de maio deste ano, a partir do aumento de 39% promovido pela Petrobras, chegando ao custo de R$ 4,02.

“Anteriormente, o pico do GNV aconteceu nos meses de fevereiro e março de 2019, quando o metro cúbico alcançou R$ 3,70. De lá para cá, o preço do combustível manteve-se mais ou menos estável, com uma queda em meio à pandemia por conta da diminuição do preço do barril de petróleo", diz o economista Eric Gil Gomes, do Instituo Brasileiro de Estudos Políticos e Socias (Ibeps) e do OSP.

Mas, segundo ele, a partir de maio de 2021 os preços começaram a subir, impulsionados pela valorização do barril e a desvalorização do câmbio, dois fatores que indexam os contratos com as distribuidoras.

Mesmo com o preço elevado, o GNV ainda é o combustível mais barato do mercado. Levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), entre janeiro e setembro (até o dia 28) deste ano, 163.168 veículos fizeram a mudança de combustível, um crescimento de 88,5% em relação ao mesmo período de 2020.

Imunização contra covid-19 gera segurança para 75% de brasileiros.

Um levantamento feito a pedido da Pfizer Brasil e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) mostrou que o sentimento de segurança gerado com o aumento na taxa de imunização contra a covid-19 abrange 75% dos 2 mil entrevistados. Outros 20% disseram se sentir inseguros, enquanto 86% afirmaram ter muito ou um pouco de medo de que haja uma nova onda da doença.

As perguntas fazem parte da pesquisa “Vacina. Tomar para retomar” e foi respondida pela internet por pessoas com 16 anos ou mais, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro‐Oeste, entre os dias 19 e 29 de outubro de 2021.

Também será feita uma campanha de mesmo nome com a exposição da Bandeira da Retomada, criada pelo artista plástico paulista Didu Losso, a pedido da Pfizer, para simbolizar a esperança e o otimismo gerados pelo avanço da imunização no Brasil. A ideia é destacar o papel fundamental das máscaras no enfrentamento da pandemia e lembrar que ainda é preciso usá-la. A bandeira ficará exposta entre os dias 12 e 18 de novembro na entrada da Shopping Center 3, na Avenida Paulista.

Segundo o resultado do questionário feito para entender as expectativas e os aprendizados dos brasileiros para o cenário pós‐pandemia, as sensações despertadas pela ampliação da vacinação no país são de impacto positivo: esperança em primeiro lugar com 29%; seguida por otimismo com 24%; e alívio com 16%. Só esses três sentimentos somam 69%.

Campanha Papai Noel dos Correios começa nesta quinta-feira.

Os desejos de Natal de crianças até 10 anos, em situação de vulnerabilidade social, já podem começar a ser enviados aos Correios onde, todos os anos, milhares de ajudantes do Papai Noel vão buscar as famosas cartinhas.

A campanha começou há mais de 30 anos, quando empregados da empresa, comovidos com as cartinhas em caligrafia recém-aprendida ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam, decidiram tirar esses sonhos do papel. Somente nos últimos dez anos mais de 6 milhões de cartinhas já foram atendidas.

Nesta edição, até o momento, mais de 65 mil cartas já chegaram. Os pedidos são variados: vão de brinquedos a gêneros de primeira necessidade como cestas básicas e até mesmo material escolar.

A professora Fabíola Neves é uma das ajudantes do bom velhinho e, todos anos, mobiliza colegas de trabalho, familiares e amigos para realizar sonhos de Natal. “Todo ano muita gente se compromete a ajudar. Algumas cartinhas são muito emocionantes. Uma vez, uma menina de 8 anos disse o sonho dela era dar à mãe um jogo de xícaras. Na carta, ela dizia que durante uma brincadeira quebrou as que tinham em casa e que sua mãe tinha ficado muito triste. Não tem como não atender a um pedido desses”, lembrou.

Este ano, com o avanço da vacinação, a campanha será híbrida. O envio e a adoção das cartas podem ser realizadas pessoalmente - nas agências participantes e nas casas do Papai Noel montadas pelo país -, e também no blog da campanha.

“Ano passado, a campanha teve que ser inteiramente digital em razão da pandemia que impactou profundamente a vida de todos. Entretanto, com a vida retornando aos poucos à normalidade e primando pelos cuidados ainda necessários para preservar a saúde das pessoas, é com muita alegria que anunciamos que a campanha terá formato híbrido", destacou o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto.

Seis em cada dez servidores já presenciaram atos antiéticos.

Seis em cada dez servidores públicos federais afirmam já ter observado, em algum momento de suas carreiras, um colega de trabalho agir de forma antiética. Embora 38% deles acreditem que atualmente não sejam cometidos atos contrários à ética pública nos órgãos em que trabalham, quase metade (47,6%) deles julga que há, sim, nos locais onde estão lotados, quem ainda incorra em práticas ilícitas.

Os dados constam de pesquisa censitária sobre ética e corrupção no serviço público federal cujos resultados o Banco Mundial divulgou hoje (11). Realizado em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério da Economia e Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o estudo consultou, de forma remota, mais de 22 mil servidores de todo o Brasil, entre os dias 28 de abril e 28 de maio deste ano.

Entre os 58,7% dos entrevistados, que responderam online já ter presenciado outro servidor cometer ato antiético, os relatos mais frequentes são de casos em que alguém se valeu do cargo público para obter vantagens para amigos ou parentes ou deixou de cumprir leis, normas ou regras por pressão de seus superiores hierárquicos. Além disso, 33% dos entrevistados afirmaram ter sofrido, nos últimos três anos, algum tipo de pressão para flexibilizar regras e procedimentos organizacionais, ignorar atos indevidos ou compartilhar informações de acesso restrito.

Parcela minoritária dos entrevistados aceitou responder a uma pergunta específica sobre os impactos da pandemia da covid-19 para controle e transparência na contratação de serviços e a compra de produtos por órgãos federais. A partir das respostas, os pesquisadores concluíram que a percepção dos servidores é que as práticas antiéticas aumentaram durante a pandemia. Para 56% dos entrevistados, práticas como a interferência política aumentaram (26,3%) ou permaneceram iguais (29,5%) durante o período.


 

RN registra 04 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 121.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (11). São 376.496 casos totalizados. Na quarta-feira (10) eram contabilizados 376.095, ou seja, 401 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 121 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.429 no total. Quatro (04) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas (Serra do Mel, Açu, Goianinha e Parnamirim). Na quarta (10) eram 7.422 mortes. A Sesap não registrou óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.333.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 183.958 e descartados são 767.710. Em acompanhamento, são 108.583.

Papa diz que sucesso da COP26 é vital porque "tempo está acabando".

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira (11) que os católicos da Escócia rezem pelo sucesso da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) em Glasgow porque "o tempo [para salvar o planeta] está acabando".

Em carta, Francisco disse que lamentou não poder comparecer à abertura da conferência, como esperava inicialmente, mas pediu que todos se unam em oração por um resultado frutífero.

"Esta reunião foi concebida para tratar de uma das grandes questões morais do nosso tempo: a preservação da criação de Deus, dada a nós como um jardim a ser cultivado e como uma casa comum para nossa família humana", disse ele na carta divulgada pelo Vaticano.

Ele implorou por "sabedoria e força" dos participantes para que tenham em mente as gerações futuras.

"O tempo está acabando; esta ocasião não deve ser desperdiçada para que não tenhamos que enfrentar o julgamento de Deus por nosso fracasso como zeladores fiéis do mundo que ele confiou aos nossos cuidados", afirmou.

Em mensagem formal à conferência, lida em seu nome no dia 2 de novembro, Francisco disse que as chagas duplas infligidas pela pandemia de covid-19 e pela mudança climática são comparáveis àquelas causadas por um conflito global e que deveriam ser confrontadas da mesma maneira.

No dia 8 de outubro, o Vaticano anunciou que o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, comandaria sua delegação para a COP26.

Basquete 3x3: seleção masculina estreia nesta sexta no Americup.

O Basquete 3x3 do Brasil começa nesta sexta-feira (12) a busca pelo título do Americup, em Miami (Estados Unidos),  torneio que reúne 18 seleções masculinas e 15 femininas. Quem vencer garante vaga direta na Copa do Mundo 3x3 ano que vem, na Antuérpia (Bélgica). Os jogos serão transmitidos ao vivo no Canal Olímpico.

A seleção brasileira masculina fará sua estreia amanhã (12), às 17h (horário de Brasília) contra o Chile, em partida pelo Grupo C. Depois, às 20h50 volta à quadra para encarar o oponente que virá da qualificatória B1. A equipe, comandada pelo técnico Douglas Lorite, conta com  Léo Branquinho, André Ferros, Jefferson Socas e William Weihermann. 

O escrete feminino fará o primeiro jogo da fase classificatória no sábado (13), às 16h15, contra a República Dominicana. Assim como no masculino, as brasileiras também retornarão à quadra no mesmo dia para um segundo embate: às 20h05 medirão forças com o rival que vier da qualificatória A1. A seleção feminina, da técnica Rafaella Bauerfeldt, será representada por Vitória Marcelino, Lays da Silva, Vanessa Sassá e Thayná Silva. 

Os dois melhores times em cada chave - tanto no masculino, quanto no feminino - avançam às quartas de final (mata-mata) no domingo (14).

Abate de suínos aumenta, mas de bovinos cai no terceiro trimestre.

O abate de suínos subiu 7,6% e o de frangos 1,2% no terceiro trimestre de 2021, conforme mostram os primeiros resultados da produção animal no período, na comparação com o ao mesmo trimestre de 2020. Já o abate de bovinos caiu 11,1% na mesma comparação.

Em relação ao segundo trimestre deste ano, foi registrada queda de 2,4% no abate de bovinos, mas o de suínos avançou 5,1% e o de frangos 0,6%. Os dados das pesquisas trimestrais do Abate de Animais, do Leite e do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, que englobam o período de julho a setembro de 2021, foram divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, no terceiro trimestre deste ano foram abatidas 6,91 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária. A produção de carcaças bovinas ficou em 1,88 milhão de toneladas, o que significa recuo de 9,4% se comparado ao mesmo período de 2020 e avanço de 0,4% em relação ao segundo trimestre de 2021.

Suínos

Também de julho a setembro deste ano, o abate de suínos alcançou 13,70 milhões de cabeças. O número, além de representar ualta de 7,6% em relação a igual período do ano anterior, foi um avanço de 5,1% na comparação com o segundo trimestre de 2021.

O peso acumulado das carcaças atingiu 1,27 milhão de toneladas, o que equivale a uma elevação de 8,5% frente ao terceiro trimestre de 2020 e de 4,5% se comparado ao período imediatamente anterior.

Frangos

A alta de 1,2% na produção de frangos foi obtida com o abate de 1,53 bilhão de cabeças no terceiro trimestre de 2021, em relação aos mesmos meses de 2020 e de 0,6% ante o segundo trimestre de 2021.

O peso acumulado das carcaças alcançou 3,63 milhões de toneladas. É uma alta de 4,1% em relação aos meses de julho a setembro de 2020 e de 0,8% frente ao trimestre anterior.

Leite

A aquisição de leite cru, que é feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária federal, estadual ou municipal, ficou em 6,19 bilhões de litros. O volume equivale a queda de 5,1% em comparação com o terceiro trimestre de 2020, mas avanço de 6,4% na comparação com o período imediatamente anterior.

Couro

Os curtumes declararam que receberam 6,96 milhões de peças inteiras de couro cru bovino entre julho e setembro de 2021. Isso representa queda de 15,4% em relação a igual período de 2020 e de 7,3% na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

O IBGE destacou que os curtumes investigados pela Pesquisa Trimestral do Couro são aqueles que efetuam curtimento de, pelo menos, 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano.

Ovos de galinha

A produção de ovos de galinha atingiu 994 milhões de dúzias entre julho e setembro deste ano, o que representa recuo de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas aumento de 0,8% em comparação com o segundo trimestre de 2021.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 41,6%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 41,6%, registrada no início da tarde desta quinta-feira (11). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 130.

Até o momento desta publicação são 101 leitos críticos (UTI) disponíveis e 72 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 81 disponíveis e 58 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 45,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 34,1% e a Região Seridó tem 33,3%.


 

COVID: RN possui 101 leitos críticos e 81 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 11h50 desta quinta-feira (11).

Neste período, havia nenhum paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 101 leitos críticos e outros 81, sendo clínicos.

Homem suspeito de estuprar enteada de 6 anos é preso em Natal/RN.

Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA) prenderam, ontem quarta-feira (10), um homem de 20 anos, pelo crime de estupro de vulnerável. Ele foi detido no bairro de Petrópolis, em Natal.

Em desfavor do suspeito, existia um mandado de prisão, em decorrência do crime de abuso sexual praticado contra sua enteada, desde os seis anos de idade dela, em Parnamirim. O inquérito policial foi iniciado na DCA, em 2020.

O homem foi conduzido à delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Polícia prende acusados de pirâmide financeira no estado de São Paulo.

A Polícia Federal cumpre hoje (11), com apoio da Polícia Civil, quatro mandados de prisão e 23 de busca e apreensão em uma operação contra um grupo acusado de pirâmide financeira. As ações, autorizadas pela Justiça estadual de São Paulo, estão sendo realizadas em nove municípios, incluindo a capital paulista.

Segundo as investigações, o esquema pode ter movimentado R$ 100 milhões. Em dois anos, um empresário, apontado como líder do grupo, abriu dezenas de empresas e filiais no interior do estado de São Paulo, oferecendo serviços de crédito. No entanto, de acordo com a Polícia Federal, os poupadores eram convencidos a repassar seus recursos para supostos investimentos com remuneração com juros de até 6% ao mês.

De acordo com a apuração, os ganhos eram, na verdade, pagos com o dinheiro aportado por novos investidores, o que caracteriza o sistema ilegal de pirâmide financeira.

IBGE: Vendas do varejo recuam 1,3% em setembro.

As vendas do comércio varejista brasileiro caíram em setembro tanto na serie com ajuste sazonal como na comparação sem ajuste. No primeiro cenário, que calcula o resultado frente ao mês anterior, o recuo ficou em 1,3%, após revês de 4,3% em agosto. Frente ao mesmo mês de 2020, a retração ficou em 5,5%, também sucedendo um revés no mês anterior (4,1%).

No varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, o volume de vendas recuou 1,1%, após cair 3,0% no mês anterior. A média móvel do trimestre encerrado em setembro foi -0,9%. Frente a setembro de 2020, o varejo ampliado caiu 4,2%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE.

Na PMC de setembro, seis das oito atividades pesquisadas tiveram queda: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,6%), Móveis e eletrodomésticos (-3,5%), Combustíveis e lubrificantes (-2,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (-1,1%).

Por outro lado, duas atividades apresentaram estabilidade: Livros, jornais, revistas e papelaria (0,0%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,1%). No varejo ampliado, o comércio de Veículos, motos, partes e peças registrou queda de 1,7% entre agosto e setembro, enquanto Material de construção caiu 1,1%.

Romário assume presidência do Senado.

O senador Romário (PL-RJ) assumiu nesta quarta-feira, 10, a presidência do Senado Federal pela primeira vez. Segundo vice-presidente, ele comandará as sessões durante os próximos seis dias, substituindo os ausentes Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).

“Jamais imaginei, na minha infância no Jacarezinho, que conquistaria tanto nos campos, na política e na vida. E nada mais simbólico que, no mês da consciência negra, assuma a cadeira de presidente do Senado um negro, um cara que veio da favela, um brasileiro em sua melhor essência”, escreveu nas redes sociais.

Ex-jogador de futebol e apontado como maior responsável pela conquista do título mundial da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, Romário é senador desde 2010, quando disputou pela primeira vez uma eleição.


 

Ginástica Rítmica: Brasil domina Campeonato Sul-Americano na Colômbia.

A delegação do Brasil dominou o Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, disputado entre os dias 4 e 7 de outubro em Cali (Colômbia). Desde a categoria pré-infantil (9 e 10 anos) até a adulta (a partir de 16 anos) os brasileiros conquistaram aproximadamente 50 medalhas de ouro (mais de 97% de vitórias).

“Tivemos na Colômbia mais uma comprovação de que o Brasil é o grande país do continente em nível técnico na ginástica rítmica”, declarou a coordenadora do comitê técnico de ginástica rítmica da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Márcia Aversani.

Na competição o Brasil foi representado por 57 ginastas, representando sete estados da federação e o Distrito Federal. “Mostramos uma força muito grande e um trabalho consistente, enraizado em diferentes regiões do país”, concluiu a dirigente.

Com goleada, Corinthians mantém 100% na Libertadores Feminina.

O Corinthians finalizou a primeira fase da Libertadores Feminina com 100% de aproveitamento. Nesta quarta-feira (10), o Timão goleou o Deportivo Capiatá (Paraguai) por 4 a 0 no estádio Arsenio Erico, na capital paraguaia Assunção, assegurando a liderança do Grupo D da competição.

A equipe alvinegra volta a campo neste sábado (13), às 19h45 (horário de Brasília), novamente no Arsenio Erico, para encarar o vice-líder do Grupo C. O adversário será definido após o confronto entre Alianza Lima (Peru) e Real Tomayapo (Bolívia), que começa às 19h45 desta quarta-feira no estádio Manuel Ferreira, também em Assunção. As peruanas somam os mesmos três pontos da Universidad de Chile, atualmente na segunda posição, mas ficam atrás pelo saldo de gols.

Covid-19: País receberá este mês 35 milhões de doses a mais de vacina.

O governo federal conseguiu antecipar o recebimento de 35 milhões de vacinas contra covid-19 que chegaria ao Brasil em dezembro. A previsão inicial para o mês de novembro era receber dos laboratórios 61,8 milhões de doses, mas esse número subiu para 98 milhões de doses.

Segundo a previsão do Ministério da Saúde, devem ser entregues 21,7 milhões de doses da AstraZeneca, 56,7 milhões da Pfizer e 7,7 milhões da Janssen, de dose única. “A nossa campanha vai muito bem. Até o final do ano, toda a população brasileira pode estar plenamente vacinada com as duas doses de vacina”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante agenda em João Pessoa (PB).

Até agora, 344,1 milhões de doses foram entregues aos estados e o Distrito Federal pelo Ministério da Saúde. O Brasil aplicou mais de 280,9 milhões de doses de vacinas contra covid-19. Mais de 156,3 milhões de pessoas tomaram a primeira dose - o que representa cerca de 88,3% da população-alvo (177 milhões de pessoas). Cerca de 124,6 milhões de brasileiros completaram o esquema vacinal, ou seja, cerca de 70,4% do público-alvo.

Mega-Sena: cinco apostas dividem prêmio de 90 milhões.

Cinco apostas simples acertaram as seis dezenas do Concurso 2.427 da Mega-Sena e vão dividir um prêmio de R$ 90 milhões. O sorteio ocorreu no Espaço Loterias CAIXA, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo na noite de ontem quarta-feira (10).  As dezenas sorteadas foram: 03 - 19 - 25 - 37 - 44 - 56.

Todas as apostas sorteadas foram simples e foram feitas nas cidades de Angical (BA), Goiânia, Benedito Leite (MA), João Pessoa e Borborema (SP). Cada apostador vai receber um prêmio de cerca de R$ 18,18 milhões. Quatro dos jogos foram feitos em lotéricas e um no canal eletrônico da Caixa.

A quina teve 680 apostas ganhadoras e cada uma vai levar R$ 11.418,47 e a quadra teve 19.557 apostas ganhadoras, com prêmios de R$ 567,17.

No próximo concurso, com sorteio no sábado (13), o prêmio estimado é de R$ 3 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h de hoje nas casas lotéricas, no portal Loterias CAIXA e no app Loterias CAIXA. Clientes do banco podem usar o Internet Banking CAIXA. 

O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Trabalhadores nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial.

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em julho podem sacar, a partir de hoje (11), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 27 de outubro.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a rodada de pagamentos teve sete parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, receberam R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebeu R$ 375; e pessoas que moram sozinhas receberam R$ 150.

Cerca de 85 mil pessoas podem ter benefício do INSS suspenso.

Cerca de 85 mil segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) têm até hoje (11) para agendar a perícia médica. Eles foram convocados pela operação pente-fino do órgão para verificar possíveis irregularidades e terão o benefício suspenso se não passarem por nova perícia.

Em 27 de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem perícia médica até 11 de novembro. Segundo o instituto, até agora somente 10.397 marcaram o exame, com 85.191 passíveis de perderem o auxílio de incapacidade temporária.

A relação completa dos convocados pode ser consultada no Diário Oficial da União. Desde julho, o órgão está enviando cartas a 170 mil segurados. As perícias começaram em agosto. Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data informada pelos Correios, para agendar o procedimento.

De acordo com o INSS, as pessoas convocadas por meio do Diário Oficial não foram localizadas nos endereços da base de dados do órgão ou receberam a carta de notificação, mas não marcaram a perícia.

O exame pode ser agendado de três formas: pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do INSS na internet. O beneficiário deve levar os seguintes documentos no dia da perícia: carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), código da doença/CID (classificação internacional) e a descrição da doença.


 

Por vaga antecipada na Copa, Brasil encara Colômbia nas Eliminatórias.

O Brasil pode finalizar a 13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo matematicamente garantido no Catar. Para isso, é preciso bater a Colômbia nesta quinta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.

Se ganhar nesta quinta, a seleção comandada por Tite vai a 34 pontos e abre 18 de diferença para os próprios colombianos, que ocupam o quarto lugar e podem até igualar o Brasil na pontuação final, mas ficarão atrás pelo número de vitórias. Na pior das hipóteses, a equipe canarinho se garante na repescagem mundial em caso de triunfo na capital paulista.

A vaga direta à Copa, portanto, pode ser confirmada na sexta-feira (12), se o Uruguai perder da Argentina como anfitrião no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. Os uruguaios somam os mesmos 16 pontos da Colômbia, mas ainda podem chegar aos mesmos dez triunfos do Brasil, caso a seleção verde amarela não some mais pontos até o fim das Eliminatórias.

Sonhar é de graça. Realizar exige suor, dedicação, sacrifício, qualidade e, também, humildade. O Atlético-MG não é campeão brasileiro. Mas está perto de ser. Os 58 mil torcedores na quarta-feira sabem disso. É impossível ignorar a proximidade do feito. A comemoração, após os 3 a 0 diante do Corinthians, trazem respostas. 

Há uma grande confiança pela taça nacional, muito pelo que o torcedor vê neste Galo de Cuca. Se toda cautela é pouca em relação a um clube que foi vice-campeão invicto em 1977, bateu na trave várias vezes com timaços, o que o Atlético 2021 vem jogando traz solidez para o fim do jejum.

A torcida fez uma bonita festa, após o apito final. Um membro da comissão rodou camisa junto com os torcedores. Crianças (provavelmente filhas de jogadores) bateram bola no campo vazio. O clima era de comemoração pelo que virá. Cuca foi ao meio de campo, agradeceu, saiu ovacionado em direção ao túnel dos vestiários. 

São 68 pontos somados, 10 a mais do que o líder, faltando apenas sete rodadas. O Atlético não é campeão, ainda. As chances matemáticas de título foram para 98%, probabilidade bem mais alentadora do que a quase contratação de Marcelo Gallardo em 2008. 

Depois de levar um suco na cara, agora Moro leva uma moeda.

O Ex-Juiz Sergio Moro, parcial e suspeito de acordo com o STF, passou por uma saia justa no evento que marcou sua filiação ao Podemos, nesta quarta-feira (10). Um homem jogou uma moeda no palco e gritou “traidor”. Ele foi retirado do local pouco após o ocorrido.

O episódio ocorreu após o discurso de Moro, em que ele criticou tanto Lula como Bolsonaro. Naquele momento, ele posava para fotos ao lado de parlamentares. O lavajatista chegou a olhar para a moeda, mas reagiu com indiferença. 

Outro dia jogaram um copo de suco na cara de Moro. Esse vai indo bem.

Brasil registra 280 óbitos e 12,2 mil casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quarta-feira (10):

– O país registrou 280 óbitos nas últimas 24h, totalizando 610.036 mortes;

– Foram 12.273 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.909.298.

O Ministério da Saúde calcula que 21.117.407 de pessoas já se recuperaram da covid-19. Outras 181.855 seguem em acompanhamento.

Nesta quarta-feira (10), as médias móveis de óbitos e de infecções ficaram em 257 e 10.502, respectivamente.

Em comparação com o verificado há duas semanas, houve queda de 24,6%, sinalizando desaceleração nos óbitos.

Ministro da Segurança Pública confirma repasse de R$ 25 milhões para o RN.

O Rio Grande do Norte vai receber, até o final deste mês de novembro, cerca de R$ 25 milhões em recursos fundo a fundo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para aplicação em investimentos e custeio na segurança do Estado. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (10), em evento no Centro de Convenções, em Natal.

O repasse foi confirmado pelo ministro Anderson Torres e pelo secretário de segurança do Estado, Coronel Francisco Araújo, durante a I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (JONASP), que reuniu secretários de Segurança Pública, comandantes das Polícias e Bombeiros Militares, chefes de Polícia Civil e diretores de Institutos de Perícia de todo o Nordeste.

30% dos recursos serão destinados para a valorização dos profissionais de segurança pública e 70% para o fortalecimento das instituições, incluindo o Corpo de Bombeiros.


 

quarta-feira, novembro 10, 2021

Polícia prende dez pessoas em operação contra milícia no Rio.

Policiais civis fazem hoje (10) uma operação para combater a construção de imóveis irregulares em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. As edificações estão sendo erguidas por uma milícia que atua na região.

Até o início da tarde, dez pessoas haviam sido presas na operação, coordenada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da Polícia Civil.

Segundo policiais, a finalidade da ação é acusar criminalmente os responsáveis pelos empreendimentos ilegais. Ainda segundo a polícia, após perícia criminal, os envolvidos nas construções serão conduzidos à delegacia.

Órgãos ambientais serão notificados a fim de promover medidas cabíveis, como multa e demolição das construções irregulares.

PL confirma a filiação do presidente Jair Bolsonaro.

O Partido Liberal (PL) confirmou nesta quarta-feira (10) a filiação do presidente Jair Bolsonaro. A entrada dele na sigla havia sido antecipada pela CNN e foi confirmada pela assessoria de imprensa da legenda.

A cerimônia de filiação de Bolsonaro está marcada para 22 de novembro. Com o ingresso no PL, é possível a candidatura dele à reeleição em 2022.

Presidente do Inep diz na Câmara que realização do Enem está garantida.

O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Danilo Dupas, afirmou nesta quarta-feira (10) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) “vão ser realizados normalmente nas próximas semanas”, apesar dos pedidos de demissão de 37 servidoresque trabalhavam na organização do Enem.

“Reforço que as aplicações estão garantidas, as fases preparatórias estão concluídas”, disse Dupas em audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

ORÇAMENTO SECRETO: STF conclui julgamento e suspende os repasses.

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu, na tarde desta quarta-feira (10), o julgamento que trata dos repasses das emendas do chamado orçamento secreto. Rosa Weber, relatora da ação, votou pela suspensão dos repasses. Ela foi acompanhada pelos ministros Luis Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Dias Toffoli, o último a incluir o voto na sessão virtual. Divergiram de Weber os ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques

Pelo entendimento da Corte, o Congresso Nacional e o governo devem adotar medidas de transparência para realizar a distribuição dos recursos. As emendas de relator são montantes enviados pelo Executivo aos deputados para a execução de projetos nos estados. Tradicionalmente, quem apoia o governo recebe mais verba. Para os magistrados, não existem regras claras de publicidade e que definam como a verba pública será empregada, descrevendo, por exemplo, qual parlamentar vai recebê-la e detalhando onde os recursos serão aplicados.

O chamado “orçamento secreto” ganhou o nome em meio aos questionamentos sobre a falta de transparência da mais recente modalidade de emendas que porporciona ao relator-geral do Orçamento a cada ano designar os repasses. Diferentemente das emendas individuais, de bancadas ou de comissões, a de relator não identifica o parlamentar que que indicou a destinação da verba.

RN registra 02 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 128.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (10). São 376.095 casos totalizados. Na terça-feira (9) eram contabilizados 375.678, ou seja, 417 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 128 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.422 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas (Mossoró e Caicó). Na terça (9) eram 7.420 mortes. A Sesap não registrou óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.330.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 183.806 e descartados são 766.293. Em acompanhamento, são 108.189.


 

Tite prega paciência com Vini Jr, vê Seleção entrando em novo estágio e "segura" escalação.

O técnico da seleção brasileira masculina, Tite, pregou paciência com o atacante Vini Júnior na seleção brasileira e disse ter conversado com Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, sobre questões táticas e comportamentais do jovem jogador, de apenas 21 anos.

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, véspera do duelo contra a Colômbia, pela 13ª rodada das Eliminatórias, Tite comentou a situação de Vini Jr, convocado após corte de Roberto Firmino. O atacante tem sete partidas e 189 minutos disputados com a amarelinha. 

– Tendo paciência e compreensão do jovem, do tempo que ele possa ter para afirmação dentro da Seleção, criar um ambiente receptivo para que ele possa ter esse desenvolvimento. Me parece que ele passou um tempo de adaptação no Real bastante grande, e que foi dando aos poucos a ele essa maturidade que ele possa desenvolver e chegar no estágio que está. Também na seleção é assim, a gente tem que ter consciência da preparação do atleta. Nós também servimos para fomentar, consolidar, reafirmar, orientar, evoluir. É o nosso processo – comentou o técnico.

Em seguida, o treinador tratou do posicionamento de Vinicius Júnior no clube e na Seleção:

– O Real trabalha num tripé no meio de campo, que sustenta o lado esquerdo, deixando ele numa posição de penúltimo atacante, às vezes até o último, quando o Benzema vem um pouco mais. Nós não usamos mais esse tripé. Então, ele vai ter só a função de ataque, de ser jogador agressivo, ter toda essa liberdade. E ter uma compactação defensiva, setorizada, numa segunda linha de quatro, que ele vem. E isso eu conversei com Ancelotti, daquilo que ele tem da fase ofensiva e defensiva, para dar a ele essa tranquilidade maior para desenvolver. Mas já trabalhando essa evolução. 

Na entrevista, o treinador não quis falar os 11 jogadores que iniciarão a partida desta quinta-feira, contra a Colômbia, mas avisou que a escalação será exibida no treino desta tarde.

Uma possível formação é: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Gabriel Jesus e Neymar.

PF volta a cancelar passaportes não retirados em 90 dias.

A Polícia Federal (PF) retomou nesta quarta-feira, (10), o prazo de 90 dias para o cancelamento automático de passaportes que não foram retirados pelos seus titulares. Por causa da pandemia de covid-19, desde fevereiro deste ano, a medida estava suspensa. De acordo com a portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, passaportes não retirados serão cancelados, sem devolução das taxas pagas para a emissão.

Quem estiver fora do prazo, perde o valor pago e terá que dar entrada no processo do início para tirar o documento de novo. Atualmente a taxa para emissão de passaporte custa R$ 257,25.

Segundo o diretor executivo da Polícia Federal, Cairo Costa Duarte, além de dar vazão aos processos, a retomada do cancelamento automático do passaporte, também considera o aumento do número de imunizados no país, a retomada, de forma geral, das atividades pela sociedade; e a adoção de medidas de distanciamento, uso de equipamentos e prevenção nos postos de atendimento da Polícia Federal.

Requisitos

Para emitir passaporte no Brasil o interessado deve cumprir etapas:

- ser brasileiro nato ou naturalizado;
- ter feito alistamento eleitoral, nos casos em que a lei obriga;|
- ter votado (ou justificado ou pago multa) na última eleição;
- estar em dia com o serviço militar obrigatório, no caso de homem que completa entre 19 e 45 anos no ano corrente;
- ter os documentos necessários para a emissão;
- e não ser procurado pela Justiça nem estar impedido de obter o documento ou de sair do país.

Com os documentos necessários em mãos, os interessados devem acessar o site da Polícia Federal, clicar na opção passaporte e seguir os passos, conforme orientado.

Depois de pronto, o passaporte é entregue somente ao titular, na mesma unidade onde foi solicitado. No caso de menores de 16 anos, eles devem estar acompanhados do responsável legal. Já os menores de 12 anos não precisam comparecer e o documento pode ser entregue ao responsável legal. Neste momento, é importante levar documentação, como: identificação original e que tenha foto do titular.

Sociedade civil pede que PGR apure crimes apontados na CPI da Pandemia.

Organizações da sociedade civil, encabeçadas pela Anistia Internacional Brasil, protocolaram hoje (10) no Ministério Público Federal (MPF), em Brasília, uma petição popular pedindo que o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, apure os possíveis crimes apontados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado sobre a pandemia de covid-19. Os senadores entregaram o relatório final no mês passado e Aras tem 30 dias para se manifestar sobre o documento e dar encaminhamento às investigações.

Por ser um tribunal político, uma comissão parlamentar de inquérito não pode punir nenhum cidadão. Na prática, a CPI recomenda indiciamentos, porém o aprofundamento das investigações e o eventual oferecimento de denúncia dependem de outras instituições. No caso do presidente Jair Bolsonaro e outras autoridades com foro por prerrogativa de função, como ministros de Estado, deputados e senadores, a análise de crimes imputados cabe ao procurador-geral da República.

A diretora-executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck, destacou que Aras ainda está dentro do prazo e que é importante que ele “assuma plenamente seu papel”, que todo agente público tem, de dialogar com a sociedade.

“Os indícios de crimes que vimos na CPI eram fortíssimos. Mesmo se a CPI não tivesse investigado, temos mais de 600 mil vidas perdidas e isso demanda, com urgência, que o PGR dê consequência dos passos necessários para responsabilizar os apontados”, disse.

COVID: RN possui 99 leitos críticos e 82 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h10 desta quarta-feira (10).

Neste período, havia 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 02 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 99 leitos críticos e outros 82, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 42,4%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 42,4%, registrada no início da tarde desta quarta-feira (10). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 131.

Até o momento desta publicação são 99 leitos críticos (UTI) disponíveis e 73 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 82 disponíveis e 58 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 43,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 43,2% e a Região Seridó tem 33,3%.

Pré-candidato à Presidência, Cabo Daciolo terá agenda em Mossoró/RN.

Pré-candidato à presidência da República, Cabo Daciolo (Brasil 35) deverá cumprir agenda em Mossoró no próximo dia 20 de novembro.

Ele vai participar do lançamento do nome da ex-vereadora de Grossos Clorisa Linhares ao Governo do RN. As informações são de Saulo Vale.

O evento será às 18h, no Hotel Vila Oeste.

Clorisa vai assinar ficha de filiação ao Brasil 35 (antigo PMB), nesse mesmo dia, para ser candidata a governador pela sigla.

Cabo Daciolo foi deputado federal pelo Rio de Janeiro de 2015 a 2019. Ele se candidatou à presidência da República em 2018 pelo Patriota.

Ficou em sexto lugar na disputa, com 1,3 milhão de votos.

Convocados pelo INSS têm até amanhã para agendar perícia médica.

Termina amanhã (11) o prazo para agendamento da perícia médica dos segurados convocados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no fim de setembro. A relação completa pode ser consultada no Diário Oficial da União, e o exame pode ser marcado pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou pela página do instituto na internet.

São segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e foram convocados pela operação pente-fino do órgão para fazer perícia médica, a fim de verificar possíveis irregularidades. Quem não fizer o agendamento terá o pagamento suspenso. Após 60 dias da suspensão, caso o segurado não compareça nesse prazo, o benefício poderá ser cancelado.

Em 27 de setembro, o INSS convocou 95.588 segurados para agendarem perícia médica até 11 de novembro. Mas, segundo o órgão, pouco mais de 10 mil marcaram o exame. Desde julho, o instituto está enviando cartas a 170 mil segurados que não realizam perícia médica há mais de seis meses. Os atendimentos começaram em agosto, e a revisão segue até dezembro.

Quem recebe a notificação tem 30 dias, a contar da data de recebimento informada pelos Correios, para marcar o procedimento. De acordo com o INSS, as pessoas convocadas por meio do Diário Oficial da União não foram localizadas nos endereços da base de dados do órgão ou receberam a carta de notificação, mas não agendaram a perícia médica.

Na data marcada para a realização da perícia, o beneficiário deve levar os seguintes documentos: carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), exames médicos recentes que comprovem a incapacidade de trabalhar e laudo com nome do médico, registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), descrição e código da doença - CID (classificação internacional de doenças).

País registra maior queda na média móvel de óbitos por covid-19.

O Brasil registrou ontem (9) uma redução de 31,24% na média móvel de óbitos por covid-19 em relação aos 14 dias anteriores, o maior recuo desde o início da pandemia. Se a comparação for feita com o registrado no pico da pandemia, em 19 de abril, a diminuição da média móvel de óbitos é de 91,62%. Os dados são do Ministério da Saúde.

A pasta destacou que segunda-feira (8) foi o terceiro dia consecutivo em que o Brasil obteve a menor média móvel de óbitos pela doença em todo o ano de 2021. Nove estados e o Distrito Federal não registraram óbitos por covid-19.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o cenário de diminuição das contaminações se deve à Campanha de Vacinação, que atingiu nesta terça-feira a marca de mais de 279 milhões de doses aplicadas e quase 88,8% da população-alvo vacinada com a primeira dose.

“Hoje, temos um grande número de brasileiros com a primeira dose e estamos prestes a ultrapassar mais de 70% da população-alvo completamente vacinada. Avançamos com quase 10 milhões nas doses de reforço. E o resultado é isso: vários estados e municípios sem nenhum registro de óbito”, disse o ministro.

De acordo com o ministério, a vacinação contra a covid-19 atinge 69,5% da população com as duas doses ou dose única do imunizante. Além disso, cerca de 10 milhões de pessoas acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos receberam a dose adicional ou de reforço. A partir desta terça-feira, o Ministério da Saúde vai distribuir mais 1,2 milhão de vacinas para o reforço. Os imunizantes serão entregues aos estados e ao Distrito Federal nas próximas 48 horas.

A pasta destacou ainda que o país aplicou mais de 13 milhões de doses em crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. Nesse público, a recomendação é que o imunizante da Pfizer seja utilizado, pois é a única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) para essa faixa etária.

Lula convida Alckmin para vice em 2022.

Depois de trocarem recados por meio de interlocutores, Lula e Geraldo Alckmin se falaram hoje por telefone.  Lula convidou o tucano para ser seu vice na chapa para disputar a Presidência da República em 2022.

Alckmin se mostrou animado e ambos ficaram de aprofundar as negociações com suas equipes.

Série B: Cruzeiro espanta risco de queda e Brusque pode entrar no Z4.

O Cruzeiro espantou de vez qualquer risco de rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Ontem terça-feira (9), a Raposa derrotou o Brusque por 2 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada da competição. A equipe celeste terminará a semana a oito pontos do Z4, com nove em disputa.

Pela 36ª rodada, o Cruzeiro encara o Vitória no Barradão, às 19h de domingo (14). Na segunda-feira (15), às 16h, o Brusque recebe o CRB no estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC).

Trabalhadores nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial.

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em junho podem sacar, a partir de hoje (10), a sétima parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 26 de outubro.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro só podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a rodada de pagamentos teve sete parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, receberam R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebeu R$ 375; e pessoas que moram sozinhas receberam R$ 150.

Justiça do Rio mantém decisão de submeter Flordelis a júri popular.

Em nova análise, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) confirmou, na noite dessa terça-feira (9), a decisão tomada em setembro para que a ex-deputada federal Flordelis e outros nove réus sejam submetidos a júri popular.

A data do julgamento será marcada pelo Tribunal do Júri de Niterói. Eles são acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, marido de Flordelis, que foi executado a tiros em junho de 2019, em Niterói.

Todos os magistrados do colegiado acompanharam o voto do relator, o desembargador Celso Ferreira Filho. Ele acolheu parcialmente os recursos da defesa de Flordelis, de sua filha adotiva Marzy Teixeira da Silva e de sua neta Rayane dos Santos Oliveira.

Ferreira Filho acolheu a alegação de ter ocorrido omissão no acórdão anterior, pela ausência de manifestação para constituição de novo advogado ou a nomeação de defensor dativo para a apresentação de alegações finais. Outra alegação acolhida foi a ter havido excesso de linguagem na decisão.

O acórdão dizia que “a extração das mensagens trocadas entre a Recorrente [Flordelis] e os corréus Flávio, Marzy, Simone, André e Rayane comprovam o vínculo criminoso existente entre eles". A palavra “comprovam” foi substituída por “demonstram”.

Segundo o TJRJ, o último recurso acolhido foi da defesa de Rayane, que alegou erro material na redação do acórdão, ao mencionar que ela havia requerido nulidade da sentença de pronúncia, mas apenas as defesas de Adriano e Simone se manifestaram nesse sentido.