sábado, agosto 21, 2010

Saúde faz apelo a estados para que matenham a vacinação de animais domésticos

O Ministério da Saúde recomenda que seja mantida a vacinação em animais de estimação contra a raiva em todo o país. No estado de São Paulo, a campanha foi suspensa por conta da morte de cães e gatos após terem sido vacinados.

O ministério informa que os casos de reação adversa relatados até o momento estão abaixo do padrão e ressalta que a não vacinação coloca em risco a população. “Não há evidências, até o momento, que os eventos adversos apresentados justifiquem a interrupção da campanha, pois eles estão abaixo do relatado na literatura internacional e do produtor.”

Os donos de animais de estimação devem vaciná-los contra a raiva para não pôr em risco a população. Isso porque a raiva pode ser contraída por humanos. Nesses caso, a taxa de letalidade é próxima de 100%, segundo nota do ministério.

De acordo com a pasta, foram registrados nove casos graves, sendo oito mortes de animais. Os casos ocorreram na região metropolitana do Rio de Janeiro (2), na capital paulista (4) e em Guarulhos (3). Para o ministério, os eventos estão relacionados à reação individual de cada animal à vacina, como hipersensibilidade ou doenças.

O ministério afirma ainda que a vacina antirrábica usada no Brasil é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem garantia de imunização por um ano. O laboratório fabricante é licenciado pelo Ministério da Agricultura e vende o produto em clínicas veterinárias de todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Dilma abre 17 pontos de vantagem sobre Serra e venceria no 1º turno

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff (PT), abriu 17 pontos de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. É o que mostra a primeira pesquisa Datafolha realizada após o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. De acordo com o levantamento, publicado neste sábado pelo jornal "Folha de S.Paulo", a petista tem 47% das intenções de voto, contra 30% do tucano.

No levantamento anterior, realizado entre os dias 9 e 12 de agosto, Dilma aparecia 8 pontos à frente de Serra, com 41% da preferência do eleitorado, contra 33% do tucano.

Já Marina Silva (PV) caiu um ponto e está agora com 9%. Os demais candidatos, segundo o instituto, não pontuaram. Os que votam em branco, nulo ou nenhum somam 4% e os indecisos, 8%.

De acordo com o levantamento, 34% dos entrevistados já assistiram o horário eleitoral alguma vez desde que começou, na última terça-feira. Entre os que assistiram a propaganda, Dilma tem 53% e Serra, 29%.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Criado site para feios paquerarem

O primeiro site de paquera destinado a pessoas feias foi criado no Reino Unido: The Ugly Bug Ball.

O site exclui "qualquer pessoa que seja reconhecidamente bonita ou atraente". E abre as portas às pessoas que "não foram abençoadas com um bom visual".

De acordo com o criador do site, Howard James, The Ugly Bug Ball oferece um serviço extremamente importante "àqueles abandonados pela estética".

"Algumas pessoas são moderadamente feias, mas outras caíram da árvore da feiura. Não é porque elas não se parecem com Kate Moss ou Cheryl Cole que não tenham muito amor a dar", disse Howard ao "Sun".

Desde que entrou no ar, esta semana, o site já conseguiu atrair 1.500 corações solitários.

O PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS O BOBOCA: “O ASFALTO DA RN 288 É DE BOA QUALIDADE”


Os motoristas, motociclistas e curiosos que vem passando pela RN 288, trecho Povoado Rajada a sede do município de Carnaúba dos Dantas estão elogiando a qualidade do asfalto implantado pelo governo do estado.

Observando atentamente, pudemos constatar que o DER está colocando uma camada de asfalto satisfatória, idêntica a que vem sendo feita nas estradas federais.

Para o prefeito Alexandre Dantas (Boboca) as pessoas vêm elogiando a qualidade do asfalto e o cuidado que o DER vem tendo na execução dos serviços. “Não posso deixar de reconhecer o esforço e o compromisso do governador Iberê Ferreira em realizar essa importante obra para nossa cidade” completou o prefeito.

Fonte: Assessoria.

Marinha inscreve até segunda-feira para 584 vagas

Boa oportunidade para quem deseja seguir carreira militar. A Marinha abre inscrições na próxima segunda-feira (23) para concurso com 584 vagas para nível técnico.

Existem vagas para as especialidades de Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Mecânica, Metalurgia, Motores, Química e Secretariado, entre outros.

As inscrições poderão ser feitas dos dias 23 de agosto a 23 de setembro, pelo site www.ensino.mar.mil.br ou nas organizações militares indicadas no edital de abertura da seleção. Para participar, é necessário ser brasileiro nato e ter no mínimo 18 e no máximo 25 anos até janeiro de 2011. A taxa de cadastro é de R$ 20.

Os candidatos inscritos passarão por prova escrita de conhecimentos profissionais, prova de expressão escrita, verificação de dados biográficos preliminar, seleção psicofísica, teste de suficiência física e exame psicológico. A primeira etapa será aplicada em novembro, em dia que ainda será definido. Os aprovados em todas as fases passarão por curso de formação, que terá início em 18 de julho de 2011.

Hoje a aniversariante do dia é a minha amiga Dona Salete


Dona Salete estou feliz porque hoje é o seu dia. Um dia de reunir os
amigos e cantar parabéns á senhora.

Que todos os votos de felicidades, cheguem até o trono de Deus,
para torná-los realizáveis o mais rápido possível.

A senhora merece e os homenageados de hoje somos todos nós
que temos a sua amizade.

Feliz aniversário, muitos anos de vida, saúde e paz.

Que Deus te abençõe a cada ano.

Desejando que esta data tão querida, se repita por muitos e muitos
anos.

Parabéns e muitos anos de vida é o que deseja esse seu amigo de hoje e sempre Tibá de Rita de Patrão.

Corpo de Bombeiros do RN abre inscrições para curso de socorros

Estão abertas as inscrições para o Curso de Socorros de Urgência do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. Coordenado pelo Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento da instituição, o Curso é dedicado aos profissionais das mais diversas áreas que estejam interessados em receber instruções teóricas e práticas em diferentes situações de urgência e emergência.

Os alunos que realizam o Curso do Corpo de Bombeiros são submetidos a uma variedade de disciplinas que o deixarão aptos a serem socorristas, entre elas: Noções de Anatomia, Emergências Clínicas, Traumas, Afogamento, Avaliações Primárias e Secundárias, Cinemática do Trauma e Parto de Emergência.

Periodicamente, o Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento do Corpo de Bombeiros Militar abre inscrições do curso de socorros de urgências (CSU). Os interessados podem obter mais informações na Base Aérea de Natal, Setor Oeste. AV. Dr. Luiz Antônio, CEP: 59.148-900 – Parnamirim/RN ou pelo telefone (84) 3644-6400. As vagas são limitadas.

Mãe leva filha de cinco anos para assaltar banco

Uma mulher tentou assaltar um banco na Alemanha na quinta-feira na companhia da sua filha, de apenas cinco anos de idade. A informação é da polícia da cidade de Chemnitz, no leste da Alemanha. A mulher de 34 anos, cujo nome não foi revelado, tentou praticar dois assaltos no mesmo dia e foi presa nas duas vezes. Na segunda vez, no entanto, ela não estava com sua filha.

A polícia alemã ainda não sabe explicar por que ela foi liberada após o primeiro assalto. Ninguém ficou ferido em nenhum dos incidentes. No primeiro deles, pela manhã, a polícia foi chamada depois que a mulher entrou em um banco com sua filha e ameaçou um funcionário com uma faca. Ela exigia milhares de euros. Quando os policiais chegaram, ela se entregou.

Após uma breve prisão, ela foi solta e tentou assaltar outro banco na mesma vizinhança à tarde, desta vez sem sua filha. Novamente ela se entregou quando a polícia chegou. Ela será indiciada nesta sexta-feira. O porta-voz da polícia da cidade, Thomas Knabe, disse ao jornal alemão Freie Presse que não se descarta as tentativas de assalto como "atos de desespero" por parte da mulher.

Fonte: Portal Uai

Pai pula em jaula de urso e salva filha de 3 anos

Um pai salvou a vida da filha de 3 anos ao resgatá-la da jaula de um urso em um zoológico da Alemanha, afirmou a polícia. Ela chegou a ser atacada pelo animal, mas foi salva a tempo. Pai e filha ficaram feridos, mas sem gravidade. O incidente ocorreu em um momento de distração dos pais. A menina escalou uma grade de cerca de um metro de altura e caiu em um fosso dentro da jaula de um urso negro asiático no zoológico de Luenebach, no oeste da Alemanha.

O urso chegou a atacar a menina, atingindo-a na testa. O pai, um holandês de 34 anos, pulou a cerca imediatamente depois e entrou na jaula para resgatá-la. Ele também foi atacado, e ficou ferido na perna. Outros visitantes do zôo chamaram uma ambulância e a menina foi levada a um hospital de helicóptero. Seu pai também foi internado.

Fonte: BBC Brasil

quinta-feira, agosto 19, 2010

For Hall apresenta

Centros de assistência social serão instalados em todos os municípios até o fim do ano

A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, anunciou nesta quinta-feira (19), durante o 4 º Encontro Nacional de Monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que, até o final do ano, serão instalados em todos os municípios do país Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“Implantaremos pelo menos um Cras em cada município. Atualmente existem cerca de 6.700 no país, mas 1.600 municípios ainda não têm esses centros”, afirmou a ministra.

Até amanhã (20), 220 técnicos de municípios e conselheiros estaduais e municipais de assistência social participam do encontro para debater os resultados dos censos de 2009 referentes aos Cras e aos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) O Suas é responsável pela organização dos serviços socioassistenciais em todo o Brasil.

Segundo a ministra, os Creas também serão ampliados, passando de 1.200 para 2.400. Os Creas prestam atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres vítimas de violência doméstica e crianças que sofreram abuso sexual.

Dados apresentados pelo ministério, com base no censo Suas de 2009 e na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 99,3% dos municípios possuem rede de assistência social estruturada.

Outra informação divulgada é sobre o crescimento do número de Cras no país. A região que teve o maior aumento foi a Sul, que passou de 682 para 887 (30%). A Região Nordeste, por sua vez, foi a que menos cresceu - passou de 1.837 para 2.000.

Fonte: Agência Brasil

Do Blog: As prefeituras estão entendendo que a assistência social não pode mais ser tratada como uma ação de benevolência, um favor e, sim, como uma política de estado, um direito assegurado por lei.

Secretaria de Educação à Distância da UFRN inaugura nova sede nesta sexta-feira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte inaugura a nova sede da Secretaria de Educação à Distância (SEDIS) nesta sexta-feira, 20, às 10h. Estarão presentes o reitor José Ivonildo do Rêgo, o secretário nacional de Educação a Distância e o diretor da Educação a Distância, ambos do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky e Celso José da Costa, respectivamente. A obra custou R$ 1.104.728,40, com recursos oriundos do REUNI e do Ministério da Educação.

As novas instalações da SEDIS possuem uma central de produção de material didático, estúdio de televisão, auditório com 100 lugares e sala de capacitação para 40 alunos.

A SEDIS conta, atualmente, com um total de 3.800 alunos matriculados em cursos de graduação, sendo cinco de licenciatura e dois de bacharelado. Neste semestre-letivo, 2010.2, estão sendo oferecidos dois cursos de especialização: Gestão Pública Municipal, com 320 alunos, e Mídias na Educação, com 500 alunos. Já em 2011, a previsão é para a abertura do curso de especialização em Gestão Pública, com 320 vagas.

A SEDIS oferece, também, os cursos de licenciatura a distância em Física, Matemática, Química, Geografia e Ciências Biológicas, e os de bacharelado em Administração e Administração Pública.

Fonte: UFRN.

Brasil tem recorde de empregos nos 7 primeiros meses

O Brasil bateu recorde na criação de empregos nos primeiros sete primeiros meses do ano (janeiro a julho) com a geração de 1.655.116 vagas com carteira assinada, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

Apesar do resultado, em julho foram abertas 181.796 vagas com carteira assinada no país, número inferior ao registrado em junho - criação de 212.952 vagas. Essa foi a 3ª queda consecutiva mensal, mas o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, não acredita que as duas quedas seguidas sejam sinal de desaceleração.

- Houve uma acomodação nesses dois meses, mas acredito em recordes sucessivos a partir de agora, nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

Para Lupi, o resultado ainda mantém a meta de criação de 2,5 milhões de empregos neste ano. No mês passado, 1,398 milhão de pessoas foram admitidas e 1,259 milhão foram demitidas.

O desempenho, de acordo com o ministério, ocorreu graças a um bom desempenho em todos os setores da economia, com recorde em três setores: serviços (61.606 empregos, alta de 0,45%); indústria da transformação (41.530 novas vagas, alta de 0,53%) e Construção Civil (38.382 novas vagas, alta de 1,54%).

José Augusto se apresetará no Club Acampar da cidade de Parelhas

GOVERNO DO ESTADO INICIA ASFALTO DE CARNAÚBA DOS DANTAS


O governo do estado, através do DER, iniciou nesta quinta (19) os serviços de recapeamento asfáltico da RN 288, trecho entroncamento da BR 427 a sede do município de Carnaúba dos Dantas, um trecho de aproximadamente 7 km.

Além disso, os serviços beneficiarão, também, o centro da cidade até o Monte do Galo, principal centro de romaria do Seridó, além, da recuperação do trecho até a divisa com a Paraíba, importante artéria de ligação com os estados do Nordeste.

Carnaúba dos Dantas é conhecida pela produção de telhas e tijolos que são consumidos no RN e nos estados da PB, PE e Alagoas.

“Queremos agradecer a sensibilidade do governador Iberê Ferreira em garantir a execução dessa importante obra de infra-estrutura na nossa comunidade. Carnaúba é conhecida pela quantidade de cerâmicas, suas indústrias e um comércio bastante fortalecido, tudo isso é preciso de estradas bem feitas e de qualidade para escoamento da produção” completou satisfeito o prefeito Alexandre Dantas (Boboca).

Fonte: Assessoria.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Na China, bebê de 10 meses já tem 20 quilos e intriga médicos


Um bebê chinês de 10 meses está sendo avaliado por médicos da província de Hunan pelo acelerado ganho de peso. Ele tem 20 quilos, o equivalente ao peso de uma criança de seis anos de idade, informa o site do jornal britânico Telegraph. Segundo a mãe do garoto, chamado Lei Lei, ao nascer ele tinha peso normal.

Ana Maria Braga inova e vence o Fala Brasil, da Record


O Mais Você, de Ana Maria Braga, deixou hoje o Fala Brasil, da Record, em segundo lugar no Ibope.

Segundo a prévia, a loira deu média de 7,5 pontos contra 6,4 do telejornal, que estava na liderança por um ano.

A atração da Globo chegou a picos de 9 pontos.

Ana Maria era só alegria no programa, que estava mais dinâmico.

Ela abriu o Mais Você no Leblon, onde foi conhecer as padarias do bairro.

A apresentadora foi de moto para a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Depois, voltou de helicóptero para o Projac.

Fonte: Portal R7.

Brasileiros em ação nesta quarta em Cingapura


Alexander Elstrodt durante regata da Classe Byte CII, nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, nesta quarta-feira (18). Ele terminou na sexta posição na última corrida, entre 22 velejadores

Evite DST use CAMISINHA

Primeira dama do Brasil diploma jovens potiguares

O governador Iberê Ferreira de Souza recepcionou a primeira dama do Brasil, Marisa Letícia da Silva, que chegou a Natal ontem, no início da noite, para participar do encerramento do curso de qualificação profissional do projeto Vira Vida. A cerimônia foi realizada no Hotel Vila do Mar, onde foram entregues os certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional - desenho de moda de vestuário, assistente administrativo e cozinheiro básico - a 71 jovens potiguares. Além da esposa do presidente Luís Inácio Lula da Silva e do governador, o evento contou com a presença do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli. Este ano, a meta nacional do projeto é capacitar mil jovens, sendo 100 em Natal.

O Vira-Vida é iniciativa do Sesi em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Trabalho e Habitação Social (Sethas), Caixa Econômica, Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senac e Sebrae), instituições filantrópicas e não governamentais, que vem transformando a vida de inúmeras crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual.

Com o objetivo de possibilitar aos jovens a construção de uma nova perspectiva de vida, o projeto contempla a necessidade de integração entre formação profissional, educação básica e atendimento psicossocial. Dessa forma, além de terem disponível capacitação qualificada, os participantes do Projeto Vira Vida têm a garantia de terem seus direitos fundamentais preservados ao passo que contam, também, com o apoio oferecido às suas famílias.

Implantado nas cidades de Natal, Fortaleza, Recife, Belém, Campina Grande, João Pessoa, Bahia, Brasília e Teresina, o processo sócio-educativo do Vira Vida está baseado em cursos profissionalizantes selecionados a partir do alinhamento entre a demanda de cada mercado e o perfil e as expectativas dos jovens atendidos.

Fonte: Agência Brasil.

Seis universidades brasileiras estão entre as 500 melhores do mundo

O ranking 2010 das 500 melhores instituições de ensino superior do mundo, realizada pela Universidade de Comunicações de Xangai (China), tem seis universidades brasileiras entre as 500 melhores. As universidades norte-americanas ficaram no topo da lista, com 17 dos 20 primeiros lugares.

Entre as universidades brasileiras, figuraram: a USP (entre as 150 melhores), Unicamp (entre as 300 melhores), UFMG, UFRJ, Unesp (as três entre as 400 melhores) e a UFRGS (entre as 500 melhores).

As primeiras colocações ficaram com as americanas Harvard (1º), Stanford (2º), Berkeley (3º) e MIT (4º). As únicas universidades fora dos Estados Unidos presentes nas 10 primeiras colocações são as britânicas Cambridge (em 5º) e sua rival, Oxford (em 10º). O número total de universidades britânicas entre as 500 melhores do mundo caiu de 40 para 38.

Fonte: G1.

Dengue sofre mutação e pode chegar mais perigosa ao RN

Com o registro de três casos de dengue do sorotipo 4 no estado de Roraima, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) deve reforçar as ações preventivas da vigilância epidemiológica para diminuir os riscos de que o DENV4 chegue ao RN. "A nossa preocupação é que se o vírus chegar, como nunca circulou aqui, a população estará mais suscetível a desenvolver a doença", afirmou a supervisora do Programa de Controle da Dengue no RN, Lúcia de Fátima Araújo.

Medidas como o aumento do número de visitas dos agentes de saúde, carro fumacê e exames de isolamento viral realizados no Laboratório Central, já estão sendo desenvolvidas. "Em casos suspeitos de dengue, é importante que seja coletada amostras do sangue paciente em até 72h após o surgimento dos sintomas, para termos a identificação correta do sorotipo com o exame realizado no Lacen", completou Lúcia de Fátima.

Os sintomas da dengue tipo 4 são os mesmos dos demais sorotipos: febre, dores intensas no corpo e diarreia. No RN, segundo Lúcia de Fátima circulam atualmente os sorotipos DENV1, principalmente na região do Seridó e DENV2, concentrado em Natal e Parnamirim. Segundo os últimos dados divulgados pela Sesap, já foram notificados neste ano no RN, 4.232 casos de dengue, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ainda foram confirmados 65 casos da Febre Hemorrágica da Dengue, além da suspeita de 12 óbitos devido à doença. "Como estamos enfrentando um período chuvoso, os casos tiveram um relativo aumento. Por isso temos que continuar com a ajuda da população para não ter riscos de criadouros do mosquito em casa. Terrenos baldios e com acúmulo de lixo também serão fiscalizados", enfatizou Lúcia de Fátima.

Em Natal foram notificados 2.346 casos de dengue desde o início do ano, de acordo com Cristiana Souto do Departamento de Vigilância à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, bairros como Potengi, na Zona Norte, além de Quintas e Felipe Camarão, apresentam os maiores índices de dengue na capital. Proprietários de imóveis fechados também estão sendo convocados pela secretaria para agendamento de visitas dos agentes de saúde. "Locais que acumulam lixo e estão em situação de abandono são o nosso foco para continuar em um combate eficaz da dengue", disse Cristiana Souto.

Focos

Para fazer denúncias de possíveis focos de dengue, a população conta com dois números telefônicos. Quem estiver na capital, pode ligar para o disque-dengue pelo 0800-281-4031. Já para os demais municípios potiguares, o telefone é 0800-281-4030. Lembre-se: o combate à dengue depende de ações coletivas e da colaboração da população.

Fonte: D/O.

Carro de presidente do TRE é metralhado e motorista morre

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), Luiz Mendonça, sofreu uma tentativa de assassinato hoje (18) na cidade de Aracaju, capital do estado. Ele estava acompanhado de seu motorista, que morreu após ser baleado.

De acordo com o Comando Geral da Polícia Militar de Aracaju, as primeira informações são de que homens teriam se aproximado do veículo por volta das 8h e atirado. Os relatos são de testemunhas que estavam no local.

Mendonça foi levado para um hospital da região. A identidade do motorista foi divulgada.

Fonte: Agência Brasil

Conselho de Farmácia do RN é contra terceirização de serviços laboratorais

O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte e uma comissão de servidores municipais querem saber a posição do Ministério Público Estadual (MPE) sobre o possível processo de terceirização dos serviços laboratoriais dos 82 unidades de saúde de Natal. A presidente da instituição, Maria Célia Ribeiro, tem audiência marcada para a manhã de hoje com a promotora da Saúde, Iara Pinheiro. "Já é do nosso conhecimento o processo de terceirização. O que queremos saber é o posicionamento do MP", declarou a conselheira. A Secretaria Municipal de Saúde nega a possibilidade de terceirização e afirma que será feita uma reformulação no funcionamento da rede com a transformação de laboratórios em postos de coleta, que enviarão os exames para uma central.

Marido contrata bandido para assaltar a mulher

Em Salto de Pirapora, cidade a 121 quilômetros de São Paulo, uma tentativa de assalto terminou de forma inusitada. Uma mulher foi roubada dentro de um ônibus. O ladrão pegou a bolsa e saiu do coletivo, mas passageiros conseguiram anotar a placa do carro em que ele fugiu. A vítima registrou boletim de ocorrência.

À noite, ela passeava de carro com o marido, quando ele foi abordado pela Polícia Militar. Os PMs deram voz de prisão ao marido da vítima, informando que o carro dele foi identificado como o que havia sido usado na fuga assalto.

Segundo a PM, ele confessou que havia contratado uma pessoa para roubar a mulher, identificada como Terezinha. Adilson Bueno Santos, 42 anos, foi preso em flagrante por roubo e encaminhado para a cadeia de Pilar do Sul. Na delegacia, entretanto, ele negou que tenha sido o mandante do assalto.

Embora a bolsa da mulher tenha sido levada, não havia dinheiro dentro. É que a vítima havia saído para fazer um saque de R$ 3 mil no banco, dinheiro de uma indenização, mas não conseguiu fazer a retirada do dinheiro. Os dois moravam juntos há quatro anos.

Agora, a mulher não quer mais viver com o marido.

- A gente não espera o próprio marido da gente fazer isso - disse ela.

Mulher é presa após depositar cocaína em banco

A polícia do estado do Connecticut, nos Estados Unidos, prendeu a norte-americana Kendl Murphy, de 43 anos, após uma denúncia inusitada. Segundo reportagem da emissora de TV WTNH, a mulher tentava depositar um envelope contendo cocaína em uma agência do banco Rockville, na cidade de South Winds.

Após notarem que Kendl colocava um pó branco no envelope, funcionários do banco pediram para que a mulher concluísse a operação e, então, chamaram a polícia.

Um teste comprovou que a substância era cocaína. Kendl foi acusada de porte e posse de drogas e deixou a cadeia após pagar uma fiança de US$ 1 mil.

Competição de Karatê consagra Escola Vovó Mulata Campeão


Na manhã do domingo (15.08.2010), realizou-se na cidade de Jardim de Angicos/RN, o I TOTNEIO DE KARATÊ ENTRE ESCOLAS DA REGIÃO DO MATO GRANDE, onde participaram:
Escola Infantil Vovó Mulata, Escola Infantil Chapeuzinho Vermelho, Escola Infantil Educandário Monsenhor Lucena, Escola Estadual Bittencourt (todas de João Câmara), Escola Estadual Miguel Teixeira, Escola Municipal Francisco Barbosa (de Jardim de Angicos) e Escola Municipal Aída Gomes e Escola Municipal Miriam Soares (de Pedra Grande).

A classificação entre escolas ficou da seguinte forma:

1º Lugar – Escola Infantil Vovó Mulata (Campeã)
2º Lugar – Escola Municipal Aída Gomes (Vice-Campeã) e
3º Lugar – Escola Municipal Francisco Barbosa.

Para abrilhantar a competição formamos uma chave especial, com praticantes de karatê com idade acima dos 15 anos, nas modalidades kata e kumitê individual, tendo participado os atletas, RANGEL, ANTONIO, JÚNIOR TIXA, IRACILDO, OSVALDO, RUI e PAULO CÉSAR. O Atleta RANGEL, foi o destaque da chave especial. Parabéns.

O atleta DUDÚ, da Escola Infantil Vovó Mulata, que ia ler o juramento do atleta, muito emocionado passou mau e ficou fora da competição, mesmo assim um parabéns muito especial para o mesmo e dizer que todos os participantes do evento sentiram sua falta.

Este evento fará parte do calendário anual da Associação de Karatê da Região do Mato Grande e no próximo ano esperamos contar a participação de mais escolas.

Juíz anuncia regras para campanha eleitoral nas cidades de Acari e Carnaúba dos Dantas

Diário da Justiça Eletrônico do TRE/RN traz em sua edição desta terça-feira (17) a Portaria N° 07/2010 da 22ª Zona Eleitoral, na qual o excelentíssimo Senhor Witemburgo Gonçalves de Araújo, juíz da comarca de Acari, anuncia as regras que deverão ser obedecidas durante o período eleitoral nas cidades de Acari e Carnaúba dos Dantas.

Comícios

De acordo com o artigo 1°, "a realização de comícios e a utilização de aparelhagem de sonorização fixa, durante o evento, somente serão permitidas entre as oito e as vinte e quatro horas, até o dia 30 de Setembro de 2010, enquanto a utitlização de alto-falantes ou amplificadores de voz, bem como de carros de som, pelos candidatos, partidos políticos ou coligações, so serão permitidas das oito às vinte e duas horas, até a véspera das eleições (dia 02 de Outubro).

Concursos: carreiras públicas terão 30 mil vagas até 2014

Os interessados em ingressar nas carreiras públicas podem se preparar para a maratona de oportunidades reservadas para os próximos anos. A União planeja abrir mais de 30 mil vagas em concursos até 2014, em postos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os salários vão de R$ 1,9 mil a R$ 14,5 mil e, até o fim do ano, ao menos seis dessas seleções já aprovadas pelo Ministério do Planejamento terão seus editais publicados. O boom para os próximos anos incorpora, entre outras, a necessidade do Estado de renovar uma parte do seu quadro de profissionais que envelheceu nos últimos anos.

Somente na Polícia Federal e no Banco Central, são quatro mil vagas abertas para cobrir a aposentadoria de servidores. De acordo com levantamento feito pelo Ministério do Planejamento, 85% de todos os funcionários públicos ativos devem entrar em condições de encerrar sua vida profissional como servidores até 2015. "O governo está com um problemão, de manter a máquina pública com condições mínimas de funcionamento", avalia o diretor-presidente do Gran Cursos, José Wilson Granjeiro.

Dentro das milhares de vagas previstas, o órgão que mais pretende contratar é o Ministério Público da União (MPU). Além da seleção deste ano, com prova marcada para 11 de setembro, o Senado Federal aprovou o projeto de lei que autoriza a criação de mais 6.804 vagas de analistas e técnicos a partir do ano que vem. Os postos serão distribuídos na proporção de 25% por ano, cerca de 1,7 mil vagas por concurso.

Cuidado lixo TÓXICO

ATENÇÃO!! O MIX SIMETRIA 2º ano está de volta!

Agora visando e reforçando os assuntos para as provas de QUÍMICA, FÍSICA, BIOLOGIA e PORTUGUÊS garantindo melhores notas, e consequentemente, a sua APROVAÇÃO fácil!

Com aulas musicadas, listas de exercícios simulando as provas, “macetes” diferenciados, dicas de resolução de questões discursivas, repetições dos conteúdos, assim, fica mais fácil você garantir nota máxima nas matérias de ponta!

As aulas acontecerão na sala do simetria (rua Antº Proença)na cidade de João Câmara

Dia: quintas – feiras
Horário: 8:30 às 11:30
Mensalidade: 40,00
Início das aulas: 26/08/10
MATRÍCULAS ABERTAS na Somóveis!
INF: 9414 8983

terça-feira, agosto 17, 2010

Homem é preso após confessar ter matado o próprio filho

Um homem foi preso, nesta terça-feira, após confessar ter matado o próprio filho, de apenas um ano e seis meses. Anderson da Silva Ribeiro, conhecido como Bombom, 20 anos, indicou à polícia o local onde enterrou a criança, em uma fazenda no município de Surubim, no Agreste pernambucano.

Segundo informações da delegada do município de Vertentes, Soraia Souto Arruda, a mãe e a avó materna da criança procuraram a delegacia hoje. Elas alegavam que Anderson havia levado a criança após uma briga entre o casal, na quinta-feira passada. Ao ser localizado, o pai acabou confessando ter matado, no mesmo dia em que levou a criança. Ele ainda mostrou o local onde enterrou o corpo.

De acordo com a delegada, Anderson já havia sido preso em flagrante por homicídio, no ano passado, mas estava em liberdade. Pela morte do próprio filho, se condenado por homicídio e ocultação de cadáver, ele poderá pegar uma pena de até 30 anos.

Fonte: D/O.

Vox Populi mostra Dilma 16 pontos percentuais à frente de Serra

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem sobre o presidenciável do PSDB, José Serra, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pelo Instituto Vox Populi, encomendada pela TV Band e o portal iG. A petista aparece 16 pontos percentuais à frente do candidato do PSDB.

Dilma tem 45% das intenções de voto e Serra aparece com 29%. Marina Silva, do PV, manteve os 8% registrados na última pesquisa. Os outros candidatos não chegaram a 1%. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 pontos percentuais.

A pesquisa registrou ainda 5% de votos brancos ou nulos e 12% de eleitores indecisos. Nesse cenário, se a eleição fosse hoje Dilma seria eleita no primeiro turno, já que teria mais votos do que a soma dos outros candidatos.

A pesquisa ouviu 3 mil eleitores em 219 municípios, entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 22.956/10.

Atleta de Karatê da cidade de João Câmara é convocado para a Seleção Brasileira

O atleta Camarense JOSIMAR DANTAS DA SILVA, participou no período de 07 a 11 de julho de 2010, na cidade de Goiânia/GO, do XXII Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional e conquistou alguns título e a confiança para participação em outros eventos.

JOSIMAR, Faixa Preta 1º Dan, foi vice-campeão na modalidade Kata Individual, 3º Lugar Kata Equipe e 3º Lugar em Em-Bu Misto.

Diante do desempenho no referido evento, o atleta foi convocado para fazer parte da Seleção Brasileira de Karatê, e participar do 15th World Tradicional Karatê Championship a ser realizado de 09 a 15 de novembro e, Curitiba/PR.

Do Blog: O Blog de Valdemar deseja sucesso a JOSIMAR.

Fonte: Blog Academia Meikyô.

Ricky Tavares no "Fala Sério", Vídeo Show!


Thalita Rebouças sai com a missão de descobrir o que rola nas matinês que fazem a cabeça da garotada.

A repórter do Vídeo Show encontrou Ricky Tavares, de Malhação, marcando presença na noite dos adolescentes. Para o ator, a matinê facilita a vida da galera que quer sair pra beijar na boca e se divertir.

Se você perdeu o Vídeo Show, confira aqui no Ricky TOTAL

Mulher mata dois filhos e forja acidente jogando carro em rio

Uma mãe da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, confessou nesta terça-feira ter sufocado dois de seus filhos até a morte e jogado ambos em um carro no rio para simular um acidente. Ela havia alegado antes à polícia que as crianças tinham morrido afogadas.

Shaquan Duley, de 29 anos, contou que matou Ja‘van, de 18 meses, e Devean, de 2 anos, depois de uma briga com a mãe pela forma que os dois estavam sendo criados. A mulher afirma ainda que estava deprimida por estar desempregada.

O pai das crianças, que não vivia com a família, não foi encontrado. Shaquan tem ainda uma filha, de 5 anos, que vive com a avó.

Na segunda-feira, Shaquan parou uma pessoa numa estrada no condado de Orangeburg para pedir ajuda. Ela dizia que seu carro havia caído por acidente no rio North Edisto e que não conseguia retirar os filhos, presos pelo cinto de segurança.

A versão foi logo contestada pela polícia, que estranhou o fato de não haverem marcas de freada na estrada ou qualquer indício de que um acidente havia acontecido. Após um longo interrogatório, ela confessou ter matado os filhos e forjado o acidente.

Concursos com inscrições abertas no RN somam 161 vagas; salários até 6.722,85

Três concursos continuam com inscrições abertas no Rio Grande do Norte. São 161oportunidades de emprego oferecidas para os níveis médio e superior. O destaque é o concurso realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) , com inscrições abertas até o dia 12 de novembro. São nove vagas com salários até R$ 6.722,85.

Confira:

Prefeitura de Mossoró (Guarda Civil Municipal)
Inscrições: Até 20/08
vagas: 100
Salário: R$ 522,24
Prova: 10 de setembro

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Inscrições: 12/11
Vagas: 09
Salário: R$ 6.722,85
Prova: 13 a 17 de dezembro

Prefeitura do Natal (Processo Seletivo Simplificado para Médicos)
Inscrições: de 13/08 a 10/09/2010
Vagas: 43
Salário: R$ 5.500,00 (cinco mil e quinhentos reais)
Seleção: Análise Curricular.

Operário tem martelo cravado na testa, mas sobrevive

Yuan Dongjiang estava trabalhando em um canteiro de obras na cidade de Nanning (China) quando um martelo caiu, de uma altura de três metros, na sua direção. A ferramenta ficou cravada na testa do chinês de 40 anos e por pouco não atingiu o seu olho esquerdo.

O sujeito chegou ao hospital consciente e passou por cirurgia de emergência. O martelo foi retirado e Yuan não deverá ter sequelas.

Dilma diz que dará continuidade à política de valorização do salário mínimo

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, declarou hoje (17) que vai dar continuidade à política de valorização do salário mínimo implantada no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Acredito, e acho que nós demonstramos isso, ao longo do nosso governo, que é possível reajustar o salário mínimo acima da inflação e manter a inflação sobre controle”, afirmou.

Ela disse acreditar que a política de valorização do mínimo foi uma das responsáveis pelo crescimento do mercado interno brasileiro e por sua “consistência”. Dilma ressaltou que, com essa política, aliada ao crédito e à formalização de empresas, que geraram 14 milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada, o Brasil teve capacidade de resistir à crise econômica internacional.

“Junto com isso, os programas sociais, como o Bolsa Família, o Luz para Todos, o programa de aquisição de alimentos, todos esses fatores confluíram para, de fato, termos a redução da desigualdade que beneficiou todos os brasileiros”.

A candidata do PT participou, na manhã desta terça-feira, de ato com trabalhadoras de seis centrais sindicais (CUT, Força Sindical, Nova Central Sindical, CGTB, UGT e CTB), na Casa de Portugal, no bairro paulistano da Liberdade.

Fonte: Agência Brasil

Madonna deve casar com modelo brasileiro em setembro


A cantora Madonna vai casar no próximo mês com o modelo e DJ brasileiro Jesus Luz, informa a agência Uno Notícias. Informações de diversos meios de comunicação dão conta de que o casório será em San Petersburgo, na Rússia.

Segundo fontes, o evento acontecerá no Palácio Konstantinovski, localizado em Strelna, um dos muitos antigos palácios da família imperial russa.

Este será o terceiro casamento de Madonna, que já teve como marido o ator Sean Penn e o cineasta Guy Ritchie, com quem viveu durante oito anos e se divorciou em 2008.

Eleições de outubro terão 22,5 mil candidatos

Concorrem às eleições gerais de 3 de outubro 22.520 candidatos aos cargos de presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e distritais (no Distrito Federal). Entre esses, estão os 1.654 que serão escolhidos pelos 135.804.433 eleitores brasileiros para mandatos de quatro ou oito anos - no caso dos senadores. O número de eleitores brasileiros registrados em 2010 representa aumento de 7,8% dos portadores de título eleitoral emrelação às eleições de 2006.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 275 dos registrados concorrem ao Senado, onde estão em disputa 54 das 81 cadeiras, o que representa dois terços do total de senadores. Outros 292 concorrem ao cargo de primeiro suplente de senador e mais 296 para o cargo de segundo suplente. A diferença entre o número de titulares e de suplentes deve-se ao fato de algumas candidaturas ainda estarem em aberto por motivos como desistência ou morte do candidato titular.

Nove pessoas disputam o cargo de presidente da República e outras nove o de vice-presidente. Para os 27 governos estaduais há 169 inscritos, sendo os registros de candidatos a vice-governador também pouco maior do que o dos titulares - eles são 176.

Caso haja necessidade de segundo turno para a escolha de presidente e de governadores, a nova eleição será realizada no dia 31 de outubro, conforme o calendário estabelecido pelo TSE. O segundo turno só ocorrerá se nenhum dos candidatos atingir a maioria absoluta dos votos válidos.

Mulher é acusada de matar o filho com chumbinho e se matar em seguida

Uma mulher é acusada de ter matado o filho com veneno, no fim da tarde de segunda-feira (16/8), em Valparaíso, no Distrito Federal. O crime aconteceu na rua 14, da quadra 54, lote 21. De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Valparaíso, a mulher, Grasiele Carvalho de Oliveira, teria colocado chumbinho na bebida de seu filho e, em seguida, também tomou o conteúdo do segundo frasco e morreu.

Por volta das 17h30, o irmão de Grasiele, que mora no mesmo lote, Diego José dos Santos, 22 anos, viu a porta da casa aberta e entrou. Quando o jovem entrou, encontrou o sobrinho de 8 anos caído no chão e a irmã na cama, ambos sem vida. Segundo o Ciops, havia no quarto dois frascos vazios de chumbinho e uma garrafa de refrigerante, onde a mulher teria colocado o veneno para o filho tomar.

De acordo com o depoimento do irmão, a mulher havia se separado recentemente do marido e sofria de depressão. Diego dos Santos disse, ainda, que Grasiele sempre falava que, caso se separasse do marido, iria se matar e matar o filho e o ex-marido com veneno.

O laudo para verificar a causa da morte deve sair em trinta dias. Mas a polícia trabalha com a possibilidade de Grasiela ter misturado o veneno com refrigerante para o filho e ter tomado o chumbinho direto do frasco.

Fonte: Correio Braziliense

segunda-feira, agosto 16, 2010

Dilma amplia vantagem sobre Serra na disputa pela Presidência, mostra pesquisa

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ampliou ainda mais a vantagem sobre o adversário José Serra (PSDB), aponta pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira (16). O levantamento mostra a petista com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra. Marina Silva (PV) aparece isolada na terceira colocação, com 8% da preferência do eleitorado.

Os votos brancos e nulos somam 7% do total. Outros 9% disseram que ainda não sabem em quem vão votar.

Já na simulação do segundo turno, Dilma aparece com 48% das intenções de voto, contra 37% a favor de Serra. Neste caso, votos brancos e nulos chegam a 8%, e os indecisos são 7%.

Considerando apenas os votos válidos - quando os brancos e nulos são descartados - Dilma poderia vencer no primeiro turno, de acordo com a pesquisa divulgada hoje. Nos votos válidos, Dilma tem hoje 51%, Serra aparece com 38% e Marina com 10%. Os outros candidatos somaram 1%.

Adolescente de 12 anos está desaparecida há 10 dias na Zona Norte

Está desaparecida há 10 dias, a adolescente Vida Karoline Ramos, 12 anos. Ela foi vista pela última vez no dia 6 de agosto, quando saiu de casa onde mora com a família, no Parque dos Coqueiros, com algumas amigas sem dizer para onde ia. Até o momento não existe pistas sobre o paradeiro da adolescente.

Segundo a mãe de Vida, Luzinete Guedes Ramos, 63, a filha usava short jeans e blusa amarela quando saiu acompanhada de algumas amigas.

"Essas amigas fizeram a cabeça da minha filha. Depois que ela conheceu essas meninas eu só faltei enlouquecer", afirma. Segundo a dona de casa, essa é a terceira vez que a adolescente foge de casa. Na primeira vez que fugiu, Vida Karoline passou 12 dias fora. "Quando voltou, estava com fome, muito suja e não quis falar nada do que aconteceu", disse a mãe.

Luzinete Guedes não sabe dizer se a filha tem namorado ou se consome drogas. Apenas que uma das amigas dela, que tem 15 anos de idade, se prostitui. "Meu medo é que ela apareça morta ou se envolva com gente perigosa", lamenta.

Fonte: D/O.

UFRN abre curso de extensão em cinema

O Departamento de Ciências Sociais irá oferecer o curso de extensão “Cinema e Sociedade: comportamento social e globalização”. Serão 16 aulas semanais, durante as quartas-feiras, com início no dia primeiro de setembro. Estão sendo oferecidas 30 vagas, das quais 14 são para a comunidade acadêmica e 16 para a comunidade em geral. As inscrições ocorrem de 19 a 27 de agosto, na Secretaria do Departamento de Ciências Sociais. Será emitido certificado para os participantes.

“O curso foca a participação de pessoas ligadas à área das humanidades, tanto alunos quanto professores e profissionais dessa área”, disse Gilmar Santana, coordenador da atividade. Será feita uma seleção entre os interessados por meio de carta de interesse com histórico e expectativas sobre o curso que devem ser entregues na inscrição, além de um pequeno questionário desenvolvido pelo coordenador. O resultado sairá no dia 30 de agosto.

Com foco na vida moderna, os encontros serão divididos em quatro blocos, com temas sobre o desencanto, realidade, vida e morte, solidão e globalização. Haverá exibição de filmes, debates, leituras de textos, atividades individuais e em grupo e desenvolvimento de leitura crítica dos filmes. “Além da troca de informações, iremos trabalhar no desenvolvimento de críticas, pensando em uma futura publicação dos materiais que serão desenvolvidos”, explicou o coordenador. Mais informações: 8717-1473 ou através do email gsfz@hotmail.com.

Fonte: UFRN.

Médicos-residentes do SUS entrarão em greve a partir desta terça

Os médicos-residentes do Sistema Único de Saúde (SUS) entrarão em greve a partir desta terça-feira (17). De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes, a categoria reivindica reajuste de 38,7% na bolsa-auxílio que, segundo ele, está congelada em R$ 1.916,45 desde 2006.

“O movimento está sólido e os residentes estão muito bem organizados. Além do reajuste da bolsa, para cerca de R$ 2,7 mil, queremos reajustes anuais dela, com data base em 1º de setembro, junto com a dos médicos”, disse Carvalhaes à Agência Brasil. A Fenam pede, também, a ampliação da licença maternidade para seis meses e que haja instrutores para fazerem o acompanhamento dos residentes.

Segundo a Fenam, 22 mil médicos-residentes paralisarão as atividades. A entidade afirma que, desde abril, os residentes tentam – sem sucesso – abrir negociações com os ministérios da Saúde e da Educação.

Fonte: Agência Brasil

Ribeirão do Tempo: Madame Durrel desmaia ao descobrir que Querêncio é seu filho


Vão por água abaixo os planos de madame Durrel (Jacqueline Laurence) de voltar a morar na Europa. No capítulo desta quarta-feira (18) da novela Ribeirão do Tempo (Record), a ricaça - insatisfeita por não ter conseguido encontrar seu filho desaparecido há mais de 50 anos - manda Teixeira (Victor Fasano) preparar o jatinho para ela deixar de vez a cidadezinha. Mas uma ironia do destino vai fazê-la mudar de ideia.

A reviravolta começa quando Durrel briga feio com Querêncio (Taumaturgo Ferreira), que não sabe que ela é, na verdade, sua mãe (e vice-versa). O bebum e artista plástico decide, então, vender o quadro que pintou da madame. E justamente na praça do Enforcado.

Rapidamente, um grupo de turistas se aproxima e fica de olho na pintura. Célia (Mônica Torres) chega e elogia Querêncio, impressionada com a beleza do retrato de madame Durrel. O marido dela, o engenheiro Bruno (Giuseppe Oristânio), é chamado e tenta fazer o artista a desistir da venda. Irritado com a ricaça, ele não cede e quase vende a obra para uma americana, não fosse a interferência de Arminda (Bianca Rinaldi). Mas a executiva da Patrimônio Eterno desiste da compra por conta da confusão.

Por fim, chega na praça madame Durrel. Ela oferece dez mil dólares pela pintura, mas o turrão Querêncio não quer fazer negócio. Irritada, a empresária pega o quadro e sai. No melhor estilo cabo de guerra, ela puxa a tela de um lado. Ele, de outro. Mas Teixeira se mete e consegue tirar o bebum da jogada, jogando ele no chafariz. Ao cair, Querêncio acaba deixando parte do bumbum à mostra, dando para ver a marca de nascença em forma do mapa do Brasil, que caracteriza o filho de Durrel. É o fim do mistério para ela.

Ao ver a marca, a ricaça entra em pânico e desmaia, sendo amparada por Célia, Bruno e Arminda. Ela é levada ao seu solar por Teixeira, no colo. Depois de ser atendida por um médico, Durrel acorda e pede para ficar a sós com Teixeira, seu advogado. Aflita, a empresária não sabe mais o que fazer. Uma coisa é certa: o retorno à Europa é abortado.

Fantástico tem queda no Ibope e Silvio Santos melhora


O Fantástico ficou com 20 pontos de audiência média e saiu como derrotado na briga do Ibope dominical da TV. Nos últimos meses, com embalo da Copa do Mundo e de atrações que o antecediam, como as finais da Dança dos Famosos, o programa da Rede Globo oscilava entre 22 e 23 pontos de média; neste domingo (15), no entanto, marcou 20 pontos, segundo dados consolidados do Ibope.

O programa registrou, assim, apenas seis pontos à frente do Domingo Espetacular durante sua exibição, entre 20h45 e 23h13. A atração da Rede Record marcou 14 pontos de média durante esse horário.

Silvio Santos também foi bem na faixa noturna e marcou 12 pontos, abrindo três de diferença para seu principal concorrente, o Pânico na TV. O principal programa da grade da Rede TV! ficou mais uma vez abaixo dos 10 pontos, e voltou ao patamar dos últimos dois meses. Apenas na semana passada a atração comandada por Emilio Surita esboçou uma reação e superou 10 pontos.

Já à tarde, Eliana, pelo SBT, e Gugu, pela Record, tiveram bom desempenho e finalizaram seus horários com média igual – 11 pontos. A Rede Globo liderou, com 20 pontos, apresentando uma partida do Campeonato Brasileiro e o final do Domingão do Faustão.

Marinha abre 584 vagas para cargo de auxiliar de praças

Boa oportunidade para quem deseja seguir carreira militar. A Marinha, ligada ao Ministério do Defesa, divulgou nesta segunda-feira (16/8) o edital de abertura do concurso para admissão ao curso do corpo auxiliar de praças. Há 584 chances para quem formação de nível técnico. As informações estão no Diário Oficial da União, na página 18 da terceira seção.

Existem vagas para as especialidades de Administração, Administração Hospitalar, Contabilidade, Desenho de Arquitetura, Desenho Mecânico, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Estatística, Estruturas Navais, Geodésia e Cartografia, Gráfica, Higiene Dental, Mecânica, Metalurgia, Motores, Química e Secretariado, entre outros.

As inscrições poderão ser feitas dos dias 23 de agosto a 23 de setembro, pelo site www.ensino.mar.mil.br ou nas organizações militares indicadas no edital de abertura da seleção. Para participar, é necessário ser brasileiro nato e ter no mínimo 18 e no máximo 25 anos até janeiro de 2011. A taxa de cadastro é de R$ 20.

Os candidatos inscritos passarão por prova escrita de conhecimentos profissionais, prova de expressão escrita, verificação de dados biográficos preliminar, seleção psicofísica, teste de suficiência física e exame psicológico. A primeira etapa será aplicada em novembro, em dia que ainda será definido. Os aprovados em todas as fases passarão por curso de formação, que terá início em 18 de julho de 2011.

Avião se parte em três após ser atingido por raio e deixa um morto e 120 feridos


Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas em um acidente com um Boeing 737-700 em San Andrés, na Colômbia. Segundo o diretor da Polícia Nacional general Orlando Paez, o avião da companhia Aires se partiu em três ao tentar aterrissar no aeroporto da ilha. Autoridades informaram que a aeronave levava ao menos 121 passageiros e seis tripulantes. Segundo a rede CNN, além destes 127 adultos, quatro crianças também estariam a bordo. Paez afirmou que apenas seis pessoas saíram ilesas.

De acordo com a rádio colombiana Caracol, havia três brasileiros e um cidadão americano no avião. A passageira que morreu foi identificada como Amar Fernández de Barreto. Segundo o jornal "El Tiempo", ela teria sofrido um infarto. O comandante do Grupo aéreo do Caribe da Força Aérea Colombiana, Gustavo Barrero, afirmou que o acidente teria sido causado por um raio. O piloto confirmou a versão. Passageiros disseram que a perícia dele foi fundamental para evitar uma tragédia maior.

- A aeronave que fazia o trajeto Bogotá-San Andrés aterrissava em meio a uma intensa tempestade elétrica quando um raio teria ocasionado seu descontrole na cabeceira da pista - disse Barrero, segundo o jornal colombiano "El Tiempo".

O voo 8250, que era comandado por Wilson Gutiérrez, saiu do aeroporto Eldorado às 0h07m. O acidente aconteceu por volta de 1h50m (horário local), quando o avião estava a 80 metros da pista de pouso. Os feridos foram levados para um hospital e uma clínica na ilha. Cinco deles estariam em estado grave, incluindo uma criança.

As operações no aeroporto de San Andrés foram suspensas. Uma equipe da Aeronáutica foi mandada ao local para investigar as causas do acidente. Segundo o "El Tiempo", a rápida ação de tripulantes, bombeiros e da polícia evitou que a aeronave pegasse fogo.

Taxistas que passavam pelo local e presenciaram o acidente também ajudaram. Na retirada das pessoas que estavam a bordo, até recepcionistas teriam participado.

Propaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada nesta terça-feira

A propaganda eleitoral gratuita para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro começa a ser veiculada no rádio e na televisão na próxima terça-feira (17) e vai ao ar até 30 de setembro. Serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, sempre às 7h e 12h no rádio e às 13h e 20h30 na televisão, considerado o horário de Brasília.

Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários - seis para cada cargo - em forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos. De acordo com a legislação, é proibida a divulgação de propaganda paga nas emissoras de rádio e TV. A propaganda dos candidatos nesses veículos restringem-se ao horário eleitoral gratuito.

CARGOS

Às segundas, quartas e sextas-feiras será veiculada a propaganda dos candidatos a governador (18 minutos), seguida dos programas de deputado estadual/distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).

Já às terças, quintas e sábados será transmitida a propaganda de candidatos à Presidência da República (25 minutos) e, logo depois, a de deputado federal (25 minutos).

Funcionário cai em máquina e perde um dos braços

Segundo bombeiros, foi identificado como Rafael Costa de Souza, de 25 anos, o rapaz que perdeu um dos braços ao cair dentro de uma máquina de triturar farinha, em Coelho da Rocha, na Baixada Fluminense, na manhã desta segunda-feira. Rafael teve o braço amputado o braço até o ombro. Ele foi levado de helicóptero para o Hospital de Saracuruna.

Fonte: D/O.

domingo, agosto 15, 2010

Programa abre mais de mil vagas no RN; inscrições começam neste terça-feira

Qualificar mão-de-obra para atender as próximas demandas da indústria nacional de petróleo e gás, especialmente as da Petrobras. Esse é o objetivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) que chega ao seu quinto ciclo com uma oferta de 27.915 vagas, em 13 estados, para cursos gratuitos em categorias profissionais de níveis básico, médio, técnico e superior. As inscrições para o processo de seleção pública começam nesta terça-feira, 17 de agosto. A organização é da Fundação Cesgranrio.

As 27.915 vagas estarão assim distribuídas: 20.601 para cursos gratuitos de nível básico; 5.188 para os de nível médio; 1.286 para o nível técnico e 840 para as categorias de nível superior. Nos níveis médio e superior, há oferta de vagas para portadores de necessidades especiais em algumas categorias específicas

Serão oferecidas vagas para os estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo.

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural. Os candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

Todas as informações sobre os cursos oferecidos nesta etapa de seleção podem ser obtidas no edital, que já se encontra disponível para consulta e download, nos sites do Prominp e da Cesgranrio.

Inscrições

O edital, que será publicado terça no Diário Oficial da União (DOU), estende até 12 de setembro o prazo para os interessados efetuarem suas inscrições. O valor das inscrições custará, respectivamente, R$ 24,00 (nível básico), R$ 40,00 (níveis médio e técnico) e R$ 60,00 (superior).

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidatodeve ter idade igual ou superior a 18 anos, além de preencher os pré-requisitos do curso desejado. As inscrições podem ser feitas por meio do site do Prominp ou nos postos de inscrição credenciados, listados no edital. Outros postos serão criados no decorrer do período de inscrições e divulgados no site do programa e através da imprensa.

Existe a possibilidade de isenção da taxa de inscrição para candidatos que possuírem o Número de Identificação Social (NIS) e declararem que não possuem recursos financeiros para pagamento do valor. Para fazer jus à isenção total da taxa, os candidatos devem atender às condições listadas no edital e encaminhar a solicitação até 24 de agosto, pelo site do Prominp.

Homem morre coberto por piche após acidente com caminhão

Um homem morreu neste domingo após ser coberto por piche que vazou de um caminhão, na estrada do Pinheirinho, zona sul de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 4 da manhã houve o tombamento de um caminhão de piche no local. O material vazou e encobriu a vítima. Ele foi socorrido com vida, mas tinha várias queimaduras no corpo, provocadas pelo produto, não resistiu e morreu

Doação de órgãos está em alta no Rio Grande do Norte.

A doação de órgãos subiu no Rio Grande do Norte, passando de sete doações multiorgânicas (de dois ou mais órgãos) em 2009 para 13 nos primeiros seis meses de 2010. A informação é da coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Francinete Guerra. O RN é o quarto estado do Nordeste em captação e transplante.

Em primeiro lugar, está o Ceará. A central funciona desde 2001 no RN. Todas as capitais têm uma. Até agora, foram realizadas 12.025 transplantes de córnea, 282 de rins, 15 de coração, um de valva cardíaca e seis de fígado.

Quatro pessoas esperam transplante de coração, seis esperam um fígado e 281 esperando córneas. A lista de receptores de rins é maior. São 881 pessoas. Deste total, apenas 76 estão aptas a receber um rim. O restante está inscrito na lista de espera, mas não realizou todos os exames exigidos no transplante. Por isso, não pode receber o órgão mesmo que surja um doador compatível. Para Francinete, o aumento no número de transplantes tem três causas: a capacitação dos profissionais de saúde, a criação da Organização de Procura de Órgãos no estado (Opo) e a realização de campanhas de conscientização. Quanto à capacitação, só em 2009, foram capacitados 140 funcionários do Hospital Walfredo Gurgel. Este ano, a central está capacitando também profissionais de todos os hospitais públicos e privados no RN.

A equipe de médicos da Central Estadual de Transplantes está participando de uma capacitação na Santa Casa, em São Paulo, em parceria com o Hospital Sírio Libanês.

Em fevereiro deste ano, a central deu mais um passo na captação de órgãos. Foi criada, com recursos provenientes do governo federal, a Organização de Procura de Órgãos do estado (Opo). Os enfermeiros e médicos da organização realizam um trabalho de busca ativa nos principais hospitais da capital 24 horas por dia. O trabalho deles é encontrar potenciais doadores de órgãos e viabilizar o transplante.

Números

Doações multiorgânicas no RN

2009 - 7

2010 (até julho) - 13

Lista de espera

Coração - 4 pessoas

Fígado - 6

Córneas - 281

Rins - 881

Avisar à família é fundamental

Mas quem pode ser um doador de órgãos? Para Francinete Guerra, pessoas que sofreram um grande trauma, morreram devido a um acidente, tiveram um acidente vascular cerebral ou sofreram um aneurisma podem ser doadores. Para isso, é necessário que avisem aos parentes que desejam doar órgãos.

A retirada dos órgãos só é autorizada quando a morte encefálica é constatada após três exames diferentes. Para doar tecidos, como no caso das córneas, basta o coração parar de bater. A central é parceira de vários hospitais na capital tanto para captação de órgãos quanto para realização de transplantes. Este é o caso dos hospitais Walfredo Gurgel, José Pedro Bezerra, Onofre Lopes, Prontoclínica de Olhos, Hospital do Coração, Natal Hospital Center e HMC coração.

Serviço

Para entrar em contato com a Central, basta ligar para o 0800- 2818500 ou para 3232-7620/7621.

Fonte: D/O.

Homem invade em bar, mata um e fere quatro

Um jovem morreu e outros quatro ficaram feridos depois que um homem não-identificado invadiu um bar na madrugada deste domingo e efetuou vários disparos, em Ouro Preto, região central de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta das 3h, no distrito de Antônio Pereira, na zona rural do município. Testemunhas contaram que os cinco rapazes estavam sentados no bar conversando quano o homem chegou e atirou contra o grupo.

Álvaro Santana Correia, de 21 anos, morreu na hora. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. César Jerônimo dos Santos, de 28, Adriana da Conceição Costa, de 25, Vanderleia Conceição Ladislau, de 20, e Lucimar Guido, de 29, foram encaminhados para o Hospital Monsenhor Horta, em Mariana.

O caso foi encaminhado para a Polícia Civil de Ouro Preto. Ainda não há informações sobre a identidade do suspeito. Segundo testemunhas, trata-se de um rapaz moreno que trajava moleton verde e calça jeans. A polícia investiga se o caso está relacionado a vingança.

Fonte: Estado de Minas

Tiago Fernandes vence alemão Peter Heller na estreia em Cingapura


Uma das maiores esperanças de medalha para o Brasil nos Jogos da Juventude, o tenista Tiago Fernandes estreou bem e venceu o alemão Peter Heller. O cabeça de chave número três bateu o adversário com as parciais de 6-1, 5-7 e 6-4.

Na segunda rodada o brasileiro enfrentará o eslovaco Josef Kovalik, que venceu o macedônio Setefan Micov por 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 6-1.

Outros favoritos também saíram com vitória da quadra do Kallang Tennis Center. O peruano Duilio Beretta passou pelo tunisiano Ahmed Triki por 2 sets a 0 (duplo 6-4) e o húngaro Mate Zsiga não teve dificuldades para bater o eslovaco Filip Horansky pelo menos placar (6-3 e 6-2).

Fernandes foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura em Cingapura. Neste ano, entre suas façanhas estão a conquista do Aberto da Austrália e a chegada à liderança do ranking mundial juvenil de tênis.

Falta de ambulância prejudica atendimento no Hospital Regional de João Câmara

Por Assis Silva.

Um problema que vem se arrastando há anos e que as autoridades não têm dado a devida atenção. Atendimentos que poderiam salvar vidas, estão sendo prejudicados por falta de ambulâncias com equipamentos necessários para manter os pacientes vivos até o atendimento de urgência e emergência.

Não é de hoje que a população reclama do fato do Hospital Regional de João Câmara, que atende há mais de 20 municípios, não dispor de uma ambulância e quando precisa para o transporte de pacientes em casos de urgência, ter que se socorrer de prefeituras vizinhas levando muitas vezes horas para o veículo chegar ao hospital. Te quando vai perdurar essa situação?

Afinal, boniteza não salva vidas. Que o Hospital tá bonitinho e “bem administrado”, admitamos que sim, mas só isso não basta para salvar vidas.

Ontem por exemplo, tivemos mais um daqueles momentos de caos, vários pacientes entre a vida e a morte precisando ser transferidos para o Walfredo Gurgel e nenhuma ambulância no local e a que apareceu não tinha tubo de oxigênio…

Até quando vamos continuar vendo nossos conterrâneos morrendo a míngua por ingerência de determinados governantes? O secretário de Saúde do Estado esteve visitando o hospital há dias atrás, encontrou tudo limpinho, arrumadinho, mas só isso não basta pra salvar vidas.