sábado, novembro 17, 2018

Thompson Flores assina exoneração de Sergio Moro.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Thompson Flores, assinou ontem (16) a exoneração do juiz federal Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em 1º grau. O pedido foi encaminhado por Moro, convidado para assumir o Ministério da Justiça no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

Thompson Flores recebeu na manhã desta sexta-feira (16) o pedido de exoneração. O prazo de vigência da medida é a partir de segunda-feira (19).

Moro argumentou que pretende “organizar a transição e as futuras ações do Ministério da Justiça”. “Houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do futuro governo”, diz o juiz no pedido.

O juiz federal citou seu orgulho por ter exercido a magistratura por mais de duas décadas. “Destaco meu orgulho pessoal de ter exercido durante 22 anos o cargo de juiz federal e de ter integrado os quadros da Justiça Federal brasileira, verdadeira instituição republicana.”

Sergio Moro foi convidado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para assumir o Ministério da Justiça, cujo foco será concentrado em duas frentes: o combate à corrupção e ao crime organizado. A pasta deverá agregar o Ministério da Segurança Pública e parte do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

PGR pede prorrogação de inquérito contra Aécio Neves no Supremo.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes a prorrogação do inquérito aberto contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por mais 60 dias. O pedido foi feito no último dia 12. 

O inquérito apura o suposto recebimento de valores indevidos da empreiteira Odebrecht pelo parlamentar em 2014. De acordo com o Ministério Público Federal, os repasses teriam ocorrido de forma dissimulada e por meio de uma empresa de publicidade. 

Para justificar o pedido, a PGR alegou que há diligências pendentes e necessárias para a investigação. Não dá previsão para uma decisão do relator, Gilmar Mendes. 

No inquérito, a defesa de Aécio Neves sustenta que o caso deve ser remetido para Justiça Eleitoral. Para os advogados, o caso trata de doações eleitorais, "não tendo correlação direta" com supostas contrapartidas" por parte do senador.

Secretaria aguarda documento para libertar delator de Sérgio Cabral.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) informou hoje (17), por meio de sua assessoria de imprensa, que está aguardando a entrega do documento oficial para formalizar a libertação de Carlos Miranda, apontado pelo Ministério Público Federal como operador financeiro do esquema de corrupção comandado pelo ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (MDB).

De acordo com a SEAP, o documento apresentado pelos advogados do preso não estava correto, o que impediu a soltura de Miranda nessa sexta-feira (16).

A defesa de Miranda informou no início da tarde deste sábado que vai protocolar um habeas corpus no plantão judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), requerendo o relaxamento da prisão, tendo em vista a sua “manifesta ilegalidade”.

Trabalho de escoramento em viaduto paulistano prossegue neste sábado.

O trabalho de escoramento no viaduto da Marginal Pinheiros, que cedeu cerca de 2  metros na última quinta-feira (15) continua neste sábado (17). Durante a madrugada, operários trabalharam no local, que fica perto da Ponte do Jaguaré, zona oeste da capital paulista. O degrau formado pela parte do viaduto que cedeu amanheceu pichado.

Ontem (16) as ações de escoramento foram aceleradas por causa de uma movimentação de 7 milímetros. Na ocasião, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, disse que o objetivo inicial era garantir a segurança e evitar que a estrutura sofresse um colapso. Depois dos trabalhos de escoramento é que a prefeitura vai estudar o que ocorreu e buscar em uma solução.

A pista expressa da Marginal Pinheiros está fechada desde o incidente, no sentido Castelo Branco, desde a Ponte Transamérica até a Ponte do Jaguaré. O trânsito está sendo desviado para a pista local.

A prefeitura de São Paulo vai liberar o rodízio municipal de veículos em trecho da Marginal Pinheiros por causa dos transtornos provocados pela interdição da via. A circulação de todos os veículos será liberada no sentido Castelo Branco, entre a Avenida dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios, a partir da próxima quarta-feira (21). Até o dia 20, o rodízio já estaria suspenso por causa do feriado prolongado. A suspensão será mantida até a liberação total da pista.

Devido à trepidação causada à estrutura, a circulação de trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que passa sob o viaduto, foi interrompida entre as estações Pinheiros e Ceasa desde a manhã de ontem (16). As estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária estão fechadas. O sistema de ônibus gratuito Paese foi acionado e faz a integração no trecho interrompido.

Defensoria Pública pede à Justiça manutenção de regras do Mais Médicos.

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou ação civil pública (ACP) em que pede à União a manutenção das atuais regras do programa Mais Médicos e a abertura deste a profissionais estrangeiros de qualquer nacionalidade. O objetivo, segundo a própria defensoria, é garantir a continuidade dos serviços prestados à população.

“O pedido de tutela de urgência em caráter antecedente à ACP visa evitar que ‘a população atendida seja prejudicada com a saída abrupta de milhares de médicos sem que a União previamente promova medidas efetivas de modo a repor imediatamente o quantitativo de médicos que estão em vias de deixar o programa’”, informou o órgão, por meio de nota.

A Defensoria Pública da União alega que qualquer mudança – incluindo a não necessidade de submissão ao Revalida – deve estar condicionada à realização de prévio estudo de impacto e comprovação da eficácia imediata de medidas compensatórias que assegurem a plena continuidade dos serviços.

O Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem trabalhar no Brasil. O exame é feito tanto por estrangeiros formados em medicina fora do Brasil, quanto por brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

Homem mata filha, esposa e comete suicídio em Araguari/MG.

Uma tragédia marca este sábado em Araguari, no Triângulo Mineiro. Uma ocorrência de duplo assassinato seguida de suicídio mobilizou equipes de resgate e policiais durante a madrugada na região do Bairro Bosque, no centro da cidade. Um homem matou a filha de 4 anos, a esposa e se matou em seguida a facadas.

O casal era de Uberlândia. O homem foi identificado pela Polícia Militar (PM) como Thiago José Aquino Marques, de 39 anos. Ele era proprietário de um restaurante em Uberlândia. A esposa é a obstetra Mariana Barbosa Paranhos, de 33. A criança se chamava Valentina Paranhos Aquino.
 
O crime ocorreu por volta das 3h30 na Rua Marechal Deodoro, altura do número 80. “Esse cidadão deslocou em seu veículo Corolla, colidiu várias vezes no muro de duas residências, em seguida esfaqueou a criança, esfaqueou a esposa, depois propriamente se esfaqueou”, informou um bombeiro da cidade por meio de um áudio enviado à imprensa pelo WhatsApp.

PRF do Piauí apreende Hilux clonada com placas de Caicó/RN.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) da cidade de Alegrete do Piauí apreendeu na noite dessa sexta feira, 16, uma Hilux com adulteração documental e possivelmente com queixa de furto/roubo, caso ainda está sendo averiguado, com placas de Caicó.

De acordo com o empresário caicoense, George Dantas, seu veículo foi comprado zero km na concessionária de fábrica em Caicó, contudo, pouco tempo depois os criminosos de Araripina, no Pernambuco, a clonaram.

Ainda de acordo com o empresário, uma família do Ceará estava em passeio pelo Piauí e ao passar em um posto da PRF foi parada, e só aí descobriu que tinha comprado um carro possivelmente roubado com placas clonadas.

O empresário recebia multas constantemente e através desse dispositivo conseguiu acionar as autoridades policiais por meio de uma assessoria jurídica, que monitorava possíveis rotas feitas pelo veículo hora apreendido.

A diferença entre os dois veículos é mínima, mas há um detalhe imprescindível para que fosse reconhecido pela vítima e a polícia, mesmo a uma boa distância: O veículo do empresário tem o Santo Antônio, o clone, não.

Submarino argentino é encontrado um ano após desaparecimento.

A Marinha da Argentina confirmou em anúncio pelo Twitter neste sábado, 17, que pesquisadores encontraram o submarino ARA San Juan, que desapareceu há um ano com 44 tripulantes a bordo nas águas do Oceano Atlântico. A embarcação foi detectada a 800 metros de profundidade na Península Valdés, na Patagônia argentina.

De acordo com o anúncio, a confirmação foi realizada por um veículo operado por controle remoto da companhia norte-americana Ocean Infinity, contratada para auxiliar nas buscas. A empresa receberá US$ 7,5 milhões pelo achado.

O submarino desapareceu no dia 15 de novembro de 2017, quando realizava o percurso entre Ushuaia, no extremo sul da Argentina, e sua base em Mar del Plata.

No último contato com a embarcação, a cerca de 400 quilômetros da costa do país, a tripulação relatou avarias causadas por uma entrada de água pelo sistema de ventilação, que “provocou um curto-circuito e um princípio de incêndio” nas baterias. Horas depois, uma explosão foi detectada pela Marinha.

O navio Seabed Constructor da Ocean Infinity, companhia responsável pelas buscas sem sucesso do avião da Malaysia Airlines desaparecido em 2014, foi utilizado nas buscas.

O anúncio da descoberta do submarino acontece apenas dois dias depois de as famílias dos tripulantes realizarem um evento em homenagem ao aniversário de um ano do desaparecimento.

Bolsonaro terá série de reuniões na próxima semana em Brasília.

O presidente eleito Jair Bolsonaro passará três dias da próxima semana em Brasília. Na agenda de compromissos, conversas com a procuradora-geral da República, Raquel Dogde e visita ao Tribunal de Contas da União (TCU), além de reuniões no gabinete de transição. Está prevista também a participação de Bolsonaro no fórum de governadores do Nordeste. O presidente eleito deverá ficar de terça-feira (20) a quinta-feira (22) na capital federal.

Bolsonaro deverá desembarcar em Brasília na manhã de terça-feira (20) e se reunir logo cedo com o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário. Inicialmente, o presidente eleito anunciou que parte da CGU poderá ser absorvida pelo Ministério da Justiça. A definição está em aberto.

Também para a terça-feira estão previstas reuniões com o ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, e representantes da Associação das Santas Casas do Brasil, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

As reuniões com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, estão previstas para a tarde de terça-feira.

Na quarta-feira (21), Bolsonaro deverá se reunir com os governadores eleitos e reeleitos do Nordeste. Na semana passada, o governador do Piauí, Wellington Dias, confirmou o encontro, uma vez que, entre os governadores da região, ele foi o único que pôde comparecer ao encontro de governadores eleitos promovido em Brasília pelos futuros governadores de São Paulo, João Doria, e do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

Há ainda a possibilidade. não confirmada oficialmente, de o presidente eleito ir para São Paulo. Bolsonaro deverá ser submetido a uma bateria de exames, no Hospital Albert Einstein, para preparar a retirada da bolsa de colostomia. A cirurgia para remoção da bolsa está prevista para 12 de dezembro.

Homem é esfaqueado e morto após relação sexual.

Rosilene Santaiago da Luz, de 38 anos, foi presa nesta sexta-feira, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, após esfaquear Juscelino Natal de Oliveira, de 62, pouco depois de manter relação sexual com a vítima.

O idoso ainda foi levado com vida para o Hospital São João Batista, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo o delegado Celso Gustavo Castello Ribeiro, da 93ª DP (Volta Redonda), a mulher foi autuada em flagrante por crime de homicídio.

Ao prestar depoimento, ela alegou que se relacionava com Juscelino há algum tempo, e que cometeu o crime porque a vítima não pagou um progrma de R$ 70 e também não lhe deu drogas como havia prometido.

O crime ocorreu na saída de uma loja, após uma discussão, e foi flagrado por uma câmera de segurança. As imagens que circulam nas redes sociais mostram o idoso já ferido, cambaleando até cair. Rosilene aparece pegando uma mochila rosa que caiu no chão, para, em seguida, deixar o local rapidamente.

A imagem mostra o idoso se levantando e caindo mais duas vezes, até ser amparado por uma pessoa.

Na delegacia, ao abrir a bolsa, os policiais encontraram a faca usada no assassinato.

— Já ouvimos testemunhas do crime. A vítima e Rosilene se relacionavam há algum tempo e, segundo ela, nessas ocasiões ele sempre pagava uma quantia em dinheiro, além de lhe dar drogas. Roseline confessou o crime e disse que fez isso porque, desta vez, não recebeu o dinheiro nem a droga. Ela vai responder pelo crime de homicídio qualificado — disse o delegado.

Caso seja condenada pelo assassinato, Rosilene estará sujeita a uma pena que pode chegar a até 30 anos de prisão.

COB promove Valores Olímpicos durante Jogos Escolares em Natal/RN.

Nos dias 19, 20 e 23, o Transforma – programa de Valores Olímpicos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) – promove nos Jogos Escolares da Juventude 2018, ações com 400 crianças das escolas municipais Maria Ilka de Moura e Amadeu Araújo, além de outras instituições como o Colégio Maristella e o Instituto Compartilhar – do técnico Bernardinho. A molecada vai experimentar e vivenciar atividades esportivas, educativas e culturais no Centro de Convivência do evento.

Serão exibidos vídeos do Movimento Olímpico, além de oficinas da bola, de tecnologia, do pensamento do corpo, lan house, biblioteca do COB, tela de LED interativa, estandes da ONU Mulher, exposição de uniformes, pins, selos, mascotes, moedas comemorativas, medalhas e clínicas esportivas. A ação também vai aproximar as crianças dos embaixadores dos jogos, como a atleta de vôlei Fabi Alvim e o judoca Tiago Camilo.

O Transforma utiliza o esporte como ferramenta para o desenvolvimento da criança e do adolescente. A partir de uma inédita parceria entre o COB e escolas públicas e privadas, o programa tem como objetivo difundir os ideais positivos do Movimento Olímpico para a sociedade através de dois pilares: ações e cursos, envolvendo crianças, jovens, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de todas as disciplinas.

“As ações do Transforma nos jogos são uma oportunidade de exercitar a temática dos  Valores Olímpicos com o público infantil e um agradecimento do COB a Natal, que está de portas abertas recebendo a 19ª edição dos Jogos Escolares da Juventude”, diz Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.

Imóvel desaba em Fortaleza e bebê de um ano é resgatado com vida.

Um imóvel duplex desabou na Avenida Augusto dos Anjos, no Bairro Parangaba, em Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (16). As vítimas foram socorridas com vida, entre elas um bebê de cerca de um ano. Eles foram encaminhados para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

De acordo com o G1, na parte inferior no imóvel funcionava um comércio e, na parte superior, era uma residência.

Um pedreiro de 53 anos que trabalhava no local chegou a ficar soterrado e foi o último a ser socorrido.

Ambulâncias do Samu, carros do Corpo de Bombeiros e uma equipe do Núcleo de Ações Emergenciais (Nueme) da Defesa Civil de Fortaleza foram ao local.
 
A Defesa Civil informou que a área foi interditada. O proprietário do imóvel foi orientado a contratar empresa especializada para demolir o restante da estrutura.

Bandidos arrombam depósito de gás em Parelhas e levam 41 botijões de 13 kg.

A Polícia Militar de Parelhas foi acionada na manhã desta sexta-feira (16) com informes que davam conta de que um depósito de botijões de gás havia sido arrombado na cidade.

Os militares foram até o local indicado e constataram a veracidade do fato. O depósito fica localizado no Bairro São Sebastião. Segundo informações, cerca de 41 botijões de gás foram levados do local.

Ainda de acordo com informações, há suspeita de que uma caminhonete modelo D-20, de cor verde, foi usada na ação. Cadeados do depósito foram quebrados pelos acusados.

Nenhum bandido foi localizado até o momento. Com informações da PM de Currais novos.

Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23.

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem renovar os contratos até o dia 23 de novembro. O prazo, que terminaria ontem (16) foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Devem fazer o aditamento aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o FNDE.

A renovação do contrato é feita pelo sistema SisFies. Segundo o FNDE, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique de fora. “Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, diz o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, em nota enviada pela autarquia.

O FNDE ressalta ainda na nota que é “fundamental que os alunos acessem o SisFies o quanto antes e não deixem para a última hora”.
Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para, depois, as informações serem validadas pelos estudantes no sistema.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Natal/RN instala sinalização sonora e em braille em travessias.

A Prefeitura do Natal/RN, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, está implantando boteiras sonoras e em braille na cidade para auxiliar a travessia das pessoas com deficiência visual.

Externamente igual a convencional, a botoeira foi desenvolvida para ajudar a inclusão do deficiente visual na mobilidade urbana. Para acessar o sistema, a pessoa mantém o botão apertado por 5 segundos e após este período, a botoeira emite um BIP sonoro, que é a indicação de que o recurso foi acionado. Quando da abertura do sinal verde para o pedestre a boteira emite um BIP sequencial que reduz os intervalos conforme o tempo de travessia vai se esgotando.
Para o presidente da Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (SOCERN), o radialista Ronaldo Tavares da Silva “as botoeiras sonoras e em braille são fundamentais para a boa mobilidade e locomoção das pessoas cegas e com baixão visão em Natal. E, portanto, é mais uma conquista para nossa sociedade junto a Prefeitura do Natal e devemos parabenizar pela iniciativa.”

Entre os benefícios do equipamento estão: a possibilidade de permitir mais mobilidade e segurança na travessia do deficiente visual na via, acompanha placa de instrução em braille fixada junto ao equipamento e elimina poluição sonora, pois somente será acionada na presença do deficiente.

De acordo com a STTU, as primeiras unidades foram implantadas na Av. Rio Branco (Altura do Escola Winston Churchill) e na Av. Coronel Estevam (na altura da Central do Cidadão e Escola Nossa Senhora das Neves, respectivamente).

A nova sinalização sonora para o deficiente visual está em sintonia com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que padroniza e regulamenta os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos semáforos de trânsito, incluindo a identificação com sinalização tátil e de alerta.

Em Macau/RN, vereador que faltar sessão terá desconto no salário.

O Projeto de Resolução foi aprovado na última sessão ordinária de terça feira (13).

O vereador Pintinho autor do projeto explicou que apesar da Lei Municipal nº 1.172, de 29 de julho de 2016, prevê descontos no subsídio do vereador que falte às sessões, não há clareza e nem critérios claros no que diz respeito à falta injustificada.

Apenas com a matéria do Projeto de Resolução aprovado é que será possível regulamentar estes casos.

A referida resolução prevê também a publicação, via site da Câmara, da frequência dos vereadores com discriminação de presenças, bem como as ausências, justificadas ou não, de cada parlamentar.

Médicos fazem hoje exame para validar diploma obtido no exterior.

A segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2017 será aplicada amanhã (17) e domingo (18) em Brasília (DF), Curitiba (PR), São Luís (MA), Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG). Mais de 900 médicos farão as provas, de acordo com o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Revalida reconhece os diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O Exame é feito tanto por estrangeiros formados em medicina fora do Brasil, quanto por brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

A segunda etapa do Revalida é uma Prova de Habilidades Clínicas na qual o participante percorre dez estações para resolução de tarefas sobre investigação de história clínica, interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos e aconselhamento a pacientes ou familiares.

São dois dias de prova e dois turnos de aplicação em cada um. As provas do primeiro turno começam às 13h e as do segundo turno, às 17h. Os portões são fechados meia hora antes. Os horários estão detalhados no Cartão de Confirmação e no Edital do Revalida – 2ª Etapa. É obrigatória a apresentação de via original de documento oficial de identificação com foto para a realização das provas.

Temporal causa mortes e estragos em BH; adolescente está desaparecida.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encontrou, na manhã de hoje (16), o corpo de um homem que pode ter se afogado ao tentar atravessar o córrego que corta uma ocupação de sem-teto na região da Mata do Izidoro, no bairro Jaqueline, região Norte de Belo Horizonte, após o forte temporal que atingiu a capital na noite desta quinta-feira (15). Segundo a Defesa Civil estadual, ontem foi o dia em que mais choveu na capital mineira desde o início do ano.

A identidade da vítima não foi confirmada e a Polícia Civil ainda vai apurar se a morte foi causada pelas chuvas. 

Segundo testemunhas, o homem cujo corpo foi encontrado em um córrego da rua Aroeira, na ocupação Vitória, aparentava estar embriagado e pode ter sido arrastado pelas águas ao tentar atravessar a enxurrada.

Uma mulher de cerca de 40 anos e sua filha morreram afogadas ontem dentro do próprio carro, que foi levado pela enxurrada junto com outros veículos em uma rua do distrito de Venda Nova.

A adolescente Anna Luísa Fernandes de Paiva Maria, de 16 anos, está desaparecida desde a noite de ontem. Ela teria caído em um bueiro destampado ao descer do carro em que estava com o namorado, tendo sido arrastada pela força das águas.

A Defesa Civil estadual informou que os danos causados pela chuva ainda estão sendo contabilizados. Mais de 50 pedidos de ajuda foram atendidos durante o temporal, incluindo casas destelhadas e queda de muros. As avenidas Vilarinho e Álvaro Camargo, na região de Venda Nova, tiveram os pontos mais atingidos, mas o maior volume de chuva (103,6mm) foi registrado no bairro da Pampulha.

O volume de água acumulado levou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (Cbtu) a interditar a operação em parte da linha azul do metrô, que desde a noite de ontem  funciona parcialmente. A Estação Vilarinho, de integração entre ônibus e metrô, amanheceu fechada, sem previsão de retomada das operações.

Adolescente é assassinada pela prima de 13 anos no interior do Piauí.

Por volta das 19h30 desta quarta-feira (8), uma adolescente de 17 anos, identificada como Ana Vitória, foi morta com um golpe de faca na cidade de Água Branca, interior do Piauí. O crime aconteceu próximo à BR-343 e uma prima da vítima, de apenas 13 anos, é a principal suspeita do crime.

De acordo com o major Lacerda, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, as adolescentes possuíam uma relação conturbada e não se entendiam muito bem. “Eu conversei com o pai da vítima e ele me disse que elas tinham uma espécie de rixa, mas não soube dizer o motivo”, declarou.

Lacerda afirmou, ainda, que a menor foi morta com um único golpe desferido pela prima, na região do peito, com um faca ou canivete. “Ainda não conseguimos precisar qual foi o instrumento usado no crime, mas encontramos uma bainha de canivete no local”, completa.

A vítima foi socorrida e levada para o hospital de Água Branca, mas não resistiu ao ferimento e acabou falecendo. A Polícia Militar está realizando diligências para localizar a suspeita do crime. “Fomos informados pelo advogado dela de que ela irá se apresentar à polícia até esta quinta-feira (9) ao meio-dia”, finalizou Lacerda.

Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017.

A cada dez feminicídios cometidos em 23 países da América Latina e Caribe em 2017, quatro ocorreram no Brasil. Segundo informações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), ao menos 2.795 mulheres foram assassinadas na região, no ano passado, em razão de sua identidade de gênero. Desse total, 1.133 foram registrados no Brasil.

O levantamento também ranqueia os países a partir de um cálculo de proporção. Nessa perspectiva, quem lidera a lista é El Salvador, que apresenta uma taxa de 10,2 ocorrências a cada 100 mil mulheres, destacada pela Cepal como “sem paralelo” na comparação com o índice dos demais países da região.

Em seguida aparecem Honduras (5,8), Guatemala (2,6) e República Dominicana (2,2) e, nas últimas posições, exibindo as melhores taxas, Panamá (0,9), Venezuela (0,8) – também com uma base de 2016, e Peru (0,7). Colômbia (0,6) e Chile (0,5) também apresentam índices baixos, mas têm uma peculiaridade, que é o fato de contabilizarem somente os casos de feminicídio perpetrado por parceiros ou ex-parceiros das vítimas, chamado de feminicídio íntimo.

Totalizando um índice de 1,1 feminicídios a cada 100 mil mulheres, o Brasil encontra-se empatado com a Argentina e a Costa Rica.

Estão abertas inscrições para torneio de xadrez da UFRN.

O Complexo de Esportes e Eventos (COESPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até o dia 21 de novembro, para o Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes. A competição é organizada pelo COESPE e pela Federação Norte-Rio-Grandense de Xadrez e acontece no dia 21 de novembro.

Para se inscrever é necessário acessar o site do Sigaa e seguir pelas opções Extensão > Eventos e, em seguida, pesquisar pelo nome “Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes”. Aos que ainda não possuírem cadastro no sistema, é necessário preencher a opção “ainda não possuo cadastro”e preencher o formulário. Do contrário, é necessário efetuar somente a confirmação da inscrição.

A competição é dividida entre categorias individual e equipe, masculino e feminino. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. Além disso, as pontuações individuais serão contabilizadas no Circuito Estadual de Xadrez, bem como para o Rating Estadual.

Dúvidas gerais podem ser tiradas pelo telefone do COESPE, o (84) 3342-2397.

Natal sediará XIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (COSEMS-RN) em sua trajetória de participação técnica e política no cenário da representação colegiada dos gestores potiguares, tem ao longo de seus 29 anos de existência, juntamente com seus parceiros, acumulado experiência e se revigorado rumo à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como um Sistema público de saúde includente, resolutivo e democrático.

Neste sentido, o COSEMS-RN com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Ministério da Saúde (MS) realizará o XIV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN, no período de 20 a 22 de novembro de 2018, com tema central “30 anos de SUS: Recortes Históricos e Perspectiva de novos Horizontes”. O evento acontecerá no Hotel Vila do Mar, na Via Costeira, em Natal e terá como público-alvo os secretários municipais de saúde do Estado.

O Congresso terá o objetivo de proporcionar aos gestores municipais a oportunidade de discussões, ajudando na tomada de decisões da gestão do SUS no âmbito dos municípios norte-rio-grandenses e fortalecendo políticas públicas que viabilizem estruturas organizacionais resolutivas.

Com uma pauta bastante rica, voltada à gestão municipal do SUS, o evento contará com a participação de nomes locais e nacionais de peso que militam e defendem a saúde pública brasileira. A reunião ordinária mensal do Cosems-RN de novembro acontecerá durante o Congresso.

Artista plástico promove técnicas de arte e pintura com crianças da LBV.

Unir as diferentes cores e formas em algo colorido, faz parte das atividades desenvolvidas no grupo de artes e cultura empreendida com os meninos e meninas assistidos no programa Criança Futuro no Presente! mantido pela Legião da Boa Vontade – LBV, na capital potiguar.

Para contar um pouco mais sobre a técnica das artes plásticas e apoiar a Campanha Natal Permanente da LBV – Jesus o Pão Nosso de cada dia, que assistirá 50 mil famílias em vulnerabilidade social em todo o Brasil, as crianças e adolescentes da Instituição, recebem o artista plástico Demétrius Montenegro, em sua Unidade no Bairro Dix-Sept Rosado.

Ele vai acompanhar a exposição dos trabalhos concebidos pela garotada da LBV, nas atividades artísticas e também compartilhará suas obras para inspirar os pequenos nas artes plásticas. Além do encontro com as crianças, o artista vai vestir a camisa da campanha para mobilizar seus amigos em suas redes sociais em prol da iniciativa solidária natalina.

A visita do artista plástico Demétrius Montenegro, ao trabalho empreendido pela LBV na cidade do Natal, acontece nesta segunda-feira, 19 de novembro, às 14h, no Centro Comunitário de Assistência Social, localizado à Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações pelo telefone: (84) 3613-1655.

Serviço: Técnicas de artes plásticas para crianças do Dix-Sept Rosado
Dia: 19/11/18 – 14h
Endereço: LBV – Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado
Informações: (84) 3613.1655

Governo do Estado do RN ainda não tem prazo para quitar o 13º salário.

O governador Robinson Faria (PSD) aguarda o julgamento do mérito pelo Tribunal Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) do pedido de antecipação dos royalties do petróleo, em forma de empréstimo bancário, para o pagamento da folha dos servidores. O valor aguardado pelo governo está estimado em R$ 180 milhões.

De acordo com Robinson Faria, apesar de o Banco do Brasil ter autorizado a movimentação financeira, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) entrou com uma ação para impedir o empréstimo. “São R$ 180 milhões que poderiam pagar o 13º de 2017 e parte da folha de 2018. O dinheiro tem finalidade específica para o pagamento dos servidores”, explicou o governador, durante entrevista ao programa “Repórter 98”, da rádio 98 FM.
 
O dinheiro será utilizado para o pagamento do 13º salário de 15 mil servidores de 2017, além de parte da gratificação de 2018. “Esperamos uma decisão do TJRN. São R$ 180 milhões, e a finalidade específica é para o pagamento dos servidores”, afirma.

Brasil vence amistoso contra Uruguai com gol de Neymar.

Nesta sexta-feira (16), no penúltimo amistoso da Seleção Brasileira em 2018, a equipe comandada pelo técnico Tite enfrentou o rival sul-americano Uruguai. Jogando no Estádio do Arsenal, em Londres, a Canarinho mostrou o melhor futebol e venceu por 1 a 0, com gol de Neymar.

Este foi o quinto jogo do Brasil após a Copa do Mundo da Rússia, e o time segue com 100% de aproveitamento e nenhum gol sofrido. Após esse teste, a Seleção volta a campo na próxima terça-feira (20), diante de Camarões, às 17h30 (de Brasília), no MK Stadium, também em Londres.

Homem é preso suspeito de agredir filha de nove anos com corda no Ceará.

Um homem foi preso nesta sexta-feira (16) suspeito de agredir a filha de nove anos com uma corda, em Quixeramobim, no interior do Ceará. Em depoimento, o suspeito afirmou que bateu na criança porque ela havia desobedecido à avó.

De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu na terça-feira (13), quando a vítima chegou da escola. Os agentes de segurança, no entanto, só tomaram conhecimento do fato nesta sexta-feira, após terem visto as fotos que foram divulgadas nas redes sociais com as marcas da agressão.

A menina foi submetida a um exame de corpo e delito no Núcleo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), onde foram constatadas as lesões. O laudo complementar, que poderá comprovar ou não se as marcas são graves, será concluído em até 30 dias.

O titular da Delegacia Municipal de Quixeramobim, Huggo Leonardo de Lima Anastácio, diz que a família prestou depoimento nesta sexta. A mãe da criança informou que, na ocasião, conseguiu tomar a corda da mão do marido, impedindo que as agressões continuassem. Já a tia da criança contou que a mãe da vítima também foi lesionada.

“Solicitei que o Conselho Tutelar acompanhasse a rotina da família para saber se outros parentes batem na menina. É inadmissível ele voltar depois do que fez”, pontua Huggo Anastácio.

Francisco Miranda não tinha antecedentes criminais. Ele vai responder por maus-tratos, sob o âmbito da Lei Maria da Penha. Se for constatada a lesão grave, ele vai responder por maus-tratos qualificado.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 37 milhões neste sábado.

Os apostadores que acertarem os seis números do concurso 2098 da Mega-Sena vão dividir um prêmio estimado em R$ 37 milhões. Os números serão sorteados às 20h, no Caminhão da Sorte, que estará estacionado na cidade de Manhumirim, em Minas Gerais.

No sorteio de quarta-feira passada (14), realizado em Nazaré Paulista, São Paulo, ninguém acertou as dezenas 09, 24, 28, 45, 49 e 51, e o prêmio acumulou.

A aposta mínima, com seis dezenas, custa R$ 3,50.
Os apostadores podem tentar a sorte até as 19h de hoje nas casas lotéricas ou pelo sistema online de loterias da Caixa Econômica Federal.

Ao sair de velório, pastor, mulher e sobrinha morrem em acidente em GO.

Um acidente envolvendo um carro e um caminhão na GO-222, em Anápolis, a 55 km de Goiânia, deixou três mortos da mesma família ontem sexta-feira (16). Eles tinham ido a um velório em Itaberaí e voltavam para Anápolis.

As vítimas foram o pastor evangélico João Batista Gomes, de 60 anos, a mulher dele, Sueli Pereira de Matos Gomes, de 49, e a sobrinha, Irene Lúcia Gomes, de 49. A filha do casal e o caminhoneiro ficaram feridos.

Como apurado pelo ‘G1’, João Batista era chefe de gabinete do vereador de Anápolis Mauro Severiano. O político contou ao site que a família tinha ido ao velório da irmã do pastor e mãe de Irene.
“Enterramos a irmã dele em Itaberaí e voltamos para Anápolis. Eu vim na frente e ele saiu cerca de uma hora depois. É uma tragédia”, lamentou Severiano.
 
Testemunhas relataram ao Corpo de Bombeiros que o carro do pastor, um Ford Eco Sport, bateu de frente contra o caminhão no momento em que fazia uma ultrapassagem. As causas do acidente, no entanto, serão reveladas pela perícia.

sexta-feira, novembro 16, 2018

Vizinhos salvam mulher de estupro após pedreiro tentar violentá-la.

Um pedreiro foi preso em flagrante depois de invadir a casa de uma vizinha, de 63, em São Vicente, no litoral de São Paulo, e tentar estuprá-la, informou a Polícia Civil nesta sexta-feira (16). A vítima gritou por socorro ao ser atacada e chamou a atenção de vizinhos, que imobiliaram o suspeito.

Segundo informações da polícia, a aposentada estava na sala e foi surpreendida depois que o pedreiro, identificado como José dos Santos, de 49 anos, invadiu o imóvel no bairro Jóquei Clube. A porta da residência, localizada em um condomínio de casas, não estava trancada.

Conforme relato, o pedreiro agarrou a idosa, abaixou a cueca e tentou levantar a saia dela a força. Foi quando a vítima gritou por socorro e vizinhos correram para ajudá-la e retiraram o homem do local. Ele foi contido pelas pessoas até a chegada de equipes da PM, que o detiveram em flagrante.

Levado à delegacia sede da cidade, o pedreiro foi atuado em flagrante por importunação sexual e ficou preso, à disposição da Justiça. Ele estava, aparentemente, alcoolizado. Em abril desse ano, o suspeito foi detido temporariamente após ameaçar o tio com uma faca e agredi-lo.

Atividade econômica cresce 1,74% no terceiro trimestre.

A economia brasileira registrou crescimento no terceiro trimestre deste ano. A expansão, calculada pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje (16), chegou a 1,74% na comparação com o segundo trimestre. Em setembro, comparado a agosto, houve queda de 0,09%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2017, o crescimento do IBC-Br chegou a 1,72%. No ano, o IBC-Br registra expansão de 1,14% e, em 12 meses encerrados em setembro, o crescimento de 1,45%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajudar o Banco Central a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Mas o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas pelo país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Facebook rompe com agência de relações públicas.

O Facebook informou ontem quinta-feira, 15, que encerrou sua relação com a consultoria Definers Public Affair, sediada em Washington, que divulgava informações depreciativas sobre os críticos e concorrentes da rede social.

O anúncio veio após reportagem do New York Times, publicada na quarta-feira, que descrevia o trabalho feito pela Definers na esteira dos últimos grandes escândalos envolvendo a companhia de Mark Zuckerberg, em meio a uma turbulência generalizada na gigante das mídias sociais ao lidar com a descoberta da intromissão russa nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e violações da privacidade de dados.

Entre outras coisas, a Definers desacreditava ativistas contrários ao Facebook, em parte ligando-os ao megainvestidor George Soros. Também tentou desviar críticas à rede social pressionando jornalistas a investigarem rivais como o Google. Soros tem sido um detrator frequente do Facebook, chamando-o de uma “ameaça” no início deste ano.

Os principais executivos do Facebook, incluindo Zuckerberg e Sheryl Sandberg, não estavam cientes do trabalho específico que está sendo feito pela Definers, disse ao NYT uma fonte que não quis se identificar.

Em longa réplica à reportagem do NYT, o Facebook afirmou que nunca escondeu seus laços com a consultoria e contestou a afirmação de que pediu à empresa que divulgasse informações falsas. “É errado sugerir que tenhamos pedido à Definers para pagar ou escrever artigos em nome do Facebook, ou comunicar qualquer coisa que não seja verdade”, disse a rede social. “A relação com o Facebook era bem conhecida pela mídia – até porque em várias ocasiões enviaram convites para centenas de jornalistas sobre importantes chamadas da imprensa em nosso nome ”

O conselho do Facebook também defendeu os executivos. “Como Mark e Sheryl deixaram claro ao Congresso, a empresa demorou demais para detectar a interferência da Rússia e demorou demais para agir”, disse em nota o colegiado. “Como um conselho, nós os impulsionamos a avançar mais rápido. Mas sugerir que eles sabiam sobre a interferência russa e tentaram ignorá-la ou impedir investigações sobre o que aconteceu é extremamente injusto.”

Médicos cubanos lutam na Justiça por trabalho.

Pelo menos 150 médicos cubanos desertores do programa federal lutam na Justiça para poder clinicar no Brasil de forma independente, fora do acordo entre Brasil e Cuba, ganhando salário integral. Esse grupo de profissionais moveu ações contra o Ministério da Saúde, o governo cubano e a Organização Panamericana de Saúde (Opas), segundo o advogado André de Santana Corrêa, que defende os estrangeiros.

Ele diz que, com a decisão de Cuba de sair do Mais Médicos, mais profissionais devem tentar permanecer no Brasil. “Desde ontem (anteontem, quarta-feira, 14), recebi muitas ligações de interessados em entrar com processo para ficar no Brasil”, afirmou.
De acordo com o advogado, o principal argumento usado é o respeito ao princípio da isonomia. “Por que eles recebem um salário menor que os outros estrangeiros se fazem exatamente o mesmo trabalho que os outros médicos?”, questionou o defensor.

Do total de ações movidas por ele, cinco já tiveram liminares favoráveis aos médicos. “O problema é que quando chega nas instâncias superiores, indeferem porque sabem que causaria colapso econômico ao governo ter que pagar o salário integral a todos os médicos”, disse.

O cubano R. abandonou o programa em 2017 e foi um dos que entraram na Justiça para tentar trabalhar como médico fora do acordo de cooperação. “Não achava justo ficarmos apenas com 25% do salário. Além disso, casei com uma brasileira e tive um filho Queria continuar aqui”, disse ele, que hoje vive em um município da região Norte. Enquanto espera a resposta judicial, sobrevive com a renda de um pequeno comércio que montou na cidade com a esposa.

R. diz que, por ter abandonado o programa, é considerado um desertor pelo governo cubano e está impedido de entrar em seu país pelos próximos oito anos. “Tenho um filho lá e não posso visitá-lo nem tenho condições financeiras para trazê-lo”, contou As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

PM apreende 215 kg de drogas em comunidades da zona norte do Rio.

Cerca de 215 kg de drogas em tabletes foram apreendidos hoje (16) pela Polícia Militar (PM) durante operação nas comunidades de Manguinhos, Mandela e Varginha, todas na zona norte do Rio. Foram recolhidas ainda 21 granadas, uma balança de precisão, um caderno de anotações e uma pistola.

Segundo a PM, houve confronto entre policiais e criminosos e um suspeito foi baleado e encaminhado ao Hospital Federal de Bonsucesso, também na zona norte da cidade. Não há informações sobre seu estado de saúde.

A operação, que ainda está em andamento, tem o objetivo de coibir o tráfico de drogas e grupos armados. Os agentes também retiram barricadas montadas pelo tráfico para dificultar as ações policiais.

Para isso, unidades do Comando de Operações Especiais (COE), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque (BpChq), Grupamento Aeromóvel (GAM) e Batalhão de Ações com Cães (BAC) dão suporte à ação.

IFRN Campus João Câmara/RN suspende atividades nesta sexta-feira(16/11).

A Direção-Geral do IFRN João Câmara, por meio da Nota, resolveu suspender as atividades acadêmicas e administrativas do Campus nesta sexta-feira(16), tendo em vista a necessidade do desligamento dos equipamentos de rede, para que a infraestrutura elétrica da Sala da Coordenação de Tecnologia da Informação(CTI) possa sofrer adequações em processo de reforma.

Por tal motivo, todos os serviços de informática, tais como internet e arquivos, estarão indisponíveis no Campus, bem como parte do Instituto ficará sem energia, impossibilitando ainda mais a realização de qualquer atividade administrativa ou acadêmica.

O Campus voltará a funcionar normalmente na próxima segunda-feira(19/11/2018), bem como que a comunidade acadêmica/administrativa não sofrerá prejuízos, havendo reposição de conteúdo.

RN tem seis concursos públicos abertos até o fim de novembro.

O Rio Grande do Norte tem quatro editais de concursos abertos para seis concursos públicos. São processos que estão disponibilizando um total de 131 vagas de emprego. O certame com maior número de vagas é o da Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte. A oferta é de 53 vagas para os cargos de analista contábil e técnico de controle interno. A remuneração é de R$ 4.295,63. As inscrições começam na quarta-feira, 14, a partir do endereço eletrônico da empresa organizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A Prefeitura de Taboleiro Grande abriu nesta segunda-feira, 12, inscrições para 37 vagas em concurso público. As inscrições seguem até o dia 12 de dezembro. Os interessados devem procurar o site da instituição responsável pelo certame, a Consulplam.

A Prefeitura de São José de Mipibu, por sua vez, vai abrir no próximo dia 19 de novembro as inscrições para selecionar 30 trabalhadores temporários. Os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

A Câmara Municipal de Pau dos Ferros iniciou na segunda-feira, 12, as inscrições para concurso público. Serão preenchidas sete vagas para diveros cargos. Os profissionais receberão de R$ 954 a R$ 2,5 mil. As inscrições podem ser feitas no site da organizadora das provas, a Cpcon, até o dia 9 de dezembro de 2018. As taxas variam de R$ 80 e R$ 100 de acordo com o cargo escolhido.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) vai realizar processo seletivo para professor substituto para as cidades de Parnamirim e Lajes. Ao todo, serão três vagas disponíveis para a docência das áreas de Sistemas de Informação e Eletroeletrônica. As inscrições para a seleção podem ser feitas até o dia 20 de novembro de 2018 através do endereço eletrônico http://professorsubstituto. ifrn.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 77,93.
 
Por fim, a Prefeitura de São Bento do Norte abriu processo seletivo para contratar, de forma temporária, um engenheiro civil. O profissional vai receber salário de R$ 3 mil. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Administração, na Avenida Ursulino Silvestre, 448, no horário das 8h às 12h.

Adolescentes que cumprem medida socioeducativa expõem trabalhos artísticos.

O serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto do CREAS Leste conduziu, este ano, o projeto “Socioeducação e Arte Urbana: Construindo Projetos de Vida”, com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Foram realizados encontros sobre orientação profissional, inserção no mercado de trabalho, projeto de futuro e arte urbana. Por meio das reuniões, os adolescentes aprenderam aspectos relacionados ao mercado de trabalho, como também habilidades relacionadas à arte e ao grafite.

O projeto culminou em uma exposição sobre as atividades que foram realizadas pelo grupo durante todo o ano de 2018. O evento começou nesta terça-feira (13) e contou com a presença dos adolescentes, familiares, servidores, instituições parceiras e representantes do judiciário.

A exposição contou com pinturas, fotos, vídeos e telas produzidas pelos próprios adolescentes, no CREAS.

43% dos idosos são os principais responsáveis pelo sustento da casa, revela pesquisa da CNDL/SPC Brasil.

Com a crise econômica que ainda afeta o bolso dos consumidores e o aumento do desemprego entre a população jovem, em muitos lares os idosos acabam sendo a principal fonte de renda. Um levantamento realizado em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 43% dos brasileiros acima de 60 anos são os principais responsáveispelo pagamento de contas e despesas da casa – o percentual é ainda maior (53%) entre os homens. De modo geral, 91% dos idosos no Brasil contribuem com o orçamento da residência, sendo que em 25% dos casos colaboram com a mesma quantia que os demais membros da família. Somente 9% não ajudam com as despesas.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, não é só a crise econômica que explica esses números, mas também uma mudança demográfica e comportamental dessa população. “Há muitos casos em que a renda do aposentado é a única maneira para sustentar o lar de uma família que perdeu emprego, mas o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e suas atitudes nesta fase da vida também são fatores importantes. Hoje, os idosos são mais ativos, têm mais autonomia financeira e trabalham por mais tempo, seja por necessidade ou porque se sentem dispostos”, explica a economista.

Outro dado que reforça a independência financeira de boa parte dos idosos é que 66% não recebem ajuda financeira de parentes, amigos, pensão ou programa social. Há 34% de idosos que contam com algum tipo de ajuda.

João Câmara/RN: FIERN/CAIXA/SEBRAE realizarão evento sobre cenários e perspectivas do crédito.

O Sistema FIERN — por intermédio do Núcleo de Acesso ao Crédito, em parceria com a Caixa Econômica Federal com apoio do SEBRAE vai promover dois eventos voltados para orientações de acesso ao crédito das empresas e linhas de financiamento.

Na terça-feira, dia 20 de novembro, haverá palestra no escritório da FIERN, em João Câmara, a partir das 18h30, relacionadas aos cenários e perspectivas do crédito e a segunda será no dia 28 de novembro a partir das 8 horas na sede da FIERN, com o mesmo tema.

Os temas principais serão: “A concessão de crédito no contexto atual” e, em seguida, será abordado o tema “Cenário da Indústria e o Pacote Valor Caixa”. A programação inclui também atendimento as empresas após as palestras.

Para participar, os interessados devem levar 1 kg de alimentos não perecíveis. Os contatos sobre o evento podem ser feitos, em João Câmara, pelo fone 3262 2004 ou WhatsApp 99435 9241 e, em Natal, pelo fone 3204 6154. Em todos os casos pode-se usar o e-mail nac-rn@fiern.org.br

quinta-feira, novembro 15, 2018

Caixa registra lucro de R$ 4,8 bilhões no terceiro trimestre.

A Caixa Econômica Federal registrou lucro de R$ 4,8 bilhões no terceiro trimestre do ano, o maior já alcançado pela instituição, uma alta de 122% em relação ao mesmo período do ano passado. Em nove meses, o lucro foi de R$ 11,5 bilhões, alta de 83,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Ao anunciar o resultado, o presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza, disse que a instituição “está preparada para viver um novo ciclo” e pronta para ampliar a oferta de crédito ao mercado, no próximo ano, e colaborar para o crescimento econômico do país, gerando emprego e renda. Entre as prioridades propostas para 2019, estão contratações de financiamento para pequenas e micro empresas, além de linhas de financiamento para o consumo interno.
Segundo o dirigente, a situação financeira da CEF foi saneada de tal forma que o banco não precisará recorrer a capital de quaisquer natureza, quer seja do Tesouro Nacional ou por meio de algum tipo de captação de recursos externos.

Ele comemorou o resultado do lucro líquido no terceiro trimestre como efeito da política de administração adotada.

Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu, sozinho, a obrigação legal dos bancos compensarem seus clientes por perdas financeiras decorrentes dos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990. A decisão monocrática, do dia 31 de outubro, suspende, até fevereiro de 2020, o pagamento dos valores já arbitrados pela Justiça, em processos de ações individuais já julgados e nos quais não caberia mais recursos. A decisão não afeta os poupadores que aderiram ao acordo homologado no início do ano pelo Supremo.

A petição que originou o Recurso Extraordinário julgado por Mendes foi apresentada pelo Banco do Brasil e pela Advocacia-Geral da União (AGU). O banco e a instituição pública encarregada de representar a União no campo judicial alegaram que o prosseguimento das ações individuais já ajuizadas e o cumprimento das sentenças judiciais já proferidas “têm desestimulado a adesão dos poupadores” ao acordo assinado pela AGU, Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e entidades representativas de consumidores, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo).

Assinado no fim de 2017 para tentar pôr fim a uma disputa judicial que se arrasta há décadas nos tribunais de Justiça, o acordo foi homologado pelo STF em março deste ano. Ele vale para quem já tinha ingressado com ação judicial individual ou coletiva a fim de reaver as perdas financeiras decorrentes da entrada em vigor dos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor 2 (1991), ou para seus dependentes, e que optasse por aderir ao acordo homologado pelo STF.

Desde o início, divulgou-se que a adesão ao acordo seria voluntária. E ainda que o acerto previsse descontos de 8% a 19% sobre os valores a que muitos poupadores têm direito e o pagamento de quantias acima de R$ 5 mil seja feito em parcelas semestrais para quem tem direito a mais de R$ 5 mil (podendo levar até dois anos), muitos poupadores aderiram ao acordo, temendo que, se continuassem com ações individuais, demorariam ainda mais para ver seus direitos reconhecidos.

Em sua petição, o Banco do Brasil expôs o argumento de que, mesmo com a homologação do acordo coletivo, continuou tendo que suportar o prosseguimento de milhares de cobranças dos expurgos inflacionários. Ao pedir, junto com a AGU, a suspensão de todas as liquidações e execuções de sentenças judiciais pelo prazo de 24 meses, o Banco do Brasil argumentou que as sentenças questionadas desestimulam a adesão dos poupadores, refletindo, nas palavras do ministro Gilmar Mendes, “o insignificante número de adesões pelos clientes do Banco do Brasil, o que prejudica o objetivo maior do acordo, que é garantir o direito dos particulares e facilitar opagamento da dívida pelas instituições”.

Telefonia fixa mantém redução de linhas em setembro, diz Anatel.

O Brasil registrou pouco mais de 38,70 milhões de linhas fixas em operação no mês de setembro, o que representa menos 346.171 unidades em relação ao mês anterior, conforme dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Nos últimos 12 meses, a redução foi de pouco mais de 2 milhões de linhas, uma diminuição de 5,04%.

Em setembro deste ano, mais de 16 milhões de linhas fixas foram registradas pelas autorizadas no país e mais de 22 milhões pelas concessionárias. Em 12 meses, as autorizadas tiveram redução de 403.445 linhas (-2,38%) e as concessionárias, menos 1.653.272 linhas (-6,92%).

Comércio ilegal de cigarros supera mercado regular no Brasil.

O número de cigarros comercializados irregularmente superou neste ano a quantidade de produtos vendidos legalmente. A constatação vem de pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Encomendado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), o estudo aponta que, em 2018, foram consumidos 106,2 bilhões de cigarros, dos quais 57,5 bilhões de unidades (54%) fora do mercado legal.

A proporção de produtos comercializados de forma irregular cresceu, de acordo com a pesquisa, seis pontos percentuais em comparação com 2017. O levantamento foi realizado em 208 municípios, ouvindo 8,2 mil consumidores entre 18 e 64 anos.

Segundo a Receita Federal, as apreensões de cigarros também têm crescido nos últimos anos. Em 2014, foram recolhidos 182,05 milhões de maços que entraram ou estavam sendo comercializados de forma irregular no Brasil. Em 2017, o número chegou a 221,95 milhões, crescimento de 21,92%. Até setembro deste ano, as apreensões somam 213,75 milhões. A Receita estima que a quantidade encerre 2018 ultrapassando o recolhido no ano passado.

De janeiro a setembro, 271 transgêneros foram mortos em 72 países.

De 1º de janeiro a 30 de setembro, 271 pessoas transgênero foram assassinadas em 72 países. Os dados foram divulgados pela organização não governamental (ONG) austríaca Transgender Europe, por ocasião do Dia Internacional da Memória Trans, celebrado, anualmente, em 20 de novembro, em homenagem às vítimas de transfobia.

De acordo com o documento, a maioria das mortes ocorreu em locais públicos ou com grande circulação de pessoas, como ruas (104); rodovias (12); litoral, rios ou sob pontes (13); hotéis, motéis ou drive-in (8); parques, praças públicas ou mercados (4); bares, restaurantes ou danceterias (6); salões de beleza ou barbearias (3) e ferrovias, estações de metrô ou de trem (2). Conforme o levantamento, 38 homicídios ocorreram no interior da residência da vítima. 

Outros locais onde se registraram assassinatos foram matagais, bosques, pradarias, florestas ou áreas rurais (12) e automóveis, como carros e vans (5). Uma vítima chegou a ser morta dentro de uma cela prisional ou delegacia - o relatório não especifica precisamente qual o ambiente - e outras nove foram executadas em lugares que não se encaixam em nenhuma das classificações. Não foram informados os locais de 43 crimes.

Do total, 45% (122) das vítimas foram assassinadas a tiros, 17,3% (47) por esfaqueamento e 8,11% (22) por espancamento. São mencionados ainda casos de enforcamentos, atropelamentos e queimaduras.

Três vítimas morreram em decorrência de torturas e quatro foram decapitadas ou tiveram os corpos esquartejados. Não há detalhes quanto a 41 ocorrências.