sábado, janeiro 16, 2016

Plantas da Caatinga podem ajudar a combater Aedes aegypti.

Duas plantas comuns na Caatinga – a cutia e a umburana – estão sendo estudadas por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido por terem compostos que funcionam como biopesticidas no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da chikungunya. Os testes mostraram que os compostos dessas plantas são capazes de exterminar até 50% das larvas dos mosquitos, valor de referência para que sejam classificados como eficazes.

O coordenador da pesquisa, Alexandre Gomes, contou que desde 2011 um grupo de pesquisadores do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga vem estudando plantas desse bioma em busca de substâncias com propriedades larvicidas contra o mosquito. “Já sabíamos que os compostos aromáticos, ou terpenoides, reconhecidos a partir do cheiro forte de certas plantas, são inseticidas. Se eu pegar a folha da pitanga e amassar, por exemplo, vou sentir o cheiro da pitanga. O mesmo ocorre com o cravo da índia. Essas plantas têm uma quantidade boa desses compostos chamados terpenóides”, explicou. Os óleos essenciais da cutia e da umburana também são obtidos por meio do sumo da folha.

Os pesquisadores testaram os óleos essenciais de diversas plantas, seguindo o modelo definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A gente pega um recipiente, no caso, um copo descartável, faz uma solução do óleo essencial com água e, em cada copinho, coloca 50 ml de líquido e 10 larvas do mosquito. Após 24h, averiguamos quantas larvas morreram e se o resultado foi satisfatório.”

Alexandre Gomes explicou que a grande vantagem de usar pesticidas vegetais, orgânicos, é que essas substâncias são mais seletivas e agem em pragas específicas. Os resultados dos testes mostraram que os óleos matam mais de 50% das larvas, número de referência na biologia para saber se um composto funciona. “Um produto é considerado eficaz quando mata 50%”, ressaltou.

Andreza Priscila é hoje a nossa aniversariante do dia.

Andreza Priscila feliz aniversário! Hoje é o seu dia especial, pois completar mais um ano de vida é um momento de alegria, de celebrar junto daqueles que mais ama, junto daqueles que têm um sorriso e um abraço sinceros para compartilhar com você neste dia de festa.

Abra o seu coração para todas as felicitações, para a alegria que é a dádiva da vida e usufrua dela o melhor que conseguir.

Muitos parabéns e muitas felicidades! Que a vida continue sorrindo e presenteando você com as melhores graças, com muito amor, com muita saúde, amizade e felicidades mil. Desejos de um dia muito feliz e que você possa celebrar a vida hoje e sempre, e celebrar-se a si todos os dias da sua vida.


Parabéns e felicidades sempre, é o que deseja esse seu amigo de sempre.

Valdemar Tibá.

Pesquisa aponta qual a maior torcida do RN; confira quem ganhou.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) divulgou nesta sexta-feira (15), o resultado de uma pesquisa que mostra o perfil do torcedor potiguar. Os dados reafirmam o América e ABC como os clubes detentores das maiores torcidas do Rio Grande do Norte.

Na disputa de qual equipe tem o maior número de torcedores, a equipe alvinegra leva a melhor. De acordo com a pesquisa, 30% dos entrevistados afirmaram torcedor pelo ABC. O América aparece na segunda colocação, com 28,82% da preferência dos potiguares.

Os times do Alto-Oeste aparecem logo em seguida na lista. Baraúnas, Potiguar de Mossoró e Assu contam com 10,59%, 9,02 e 3,33% dos torcedores do Estado.

Completam a lista dos dez times com maiores torcidas no Rio Grande do Norte, o Globo (3,14%), Palmeira de Goianinha (2,94%), Alecrim (1,57%), Coríntians de Caicó (0,98%) e Centenário (0,20%). A pesquisa apontou ainda que 9,1% dos entrevistados afirmaram não torcer para times do Estado.

A pesquisa publicada pela FNF foi realizada pelo Instituo Smart Pesquisa de Opinião, entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro. Ao todo, 500 pessoas foram entrevistadas nas cidades de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha, Assú, Mossoró e Caicó.A margem de erro da pesquisa é de 4%.

sexta-feira, janeiro 15, 2016

Artilheiro faz três gols, Corinthians vira contra o Inter e vai às quartas da Copa São Paulo.

O Corinthians não precisou usar o regulamento para se garantir nas quartas de final da Copa São Paulo de Júnior. Em uma partida truncada e dificultada pelo gramado encharcado em Limeira, o Timão contou com o brilho do artilheiro Gabriel Vasconcelos para vencer o Internacional, por 5 a 2, de virada, no Estádio Major José Levy Sobrinho, pela quarta fase da competição nacional.

Polícia Civil apreende 90 quilos de maconha na Grande Natal/RN.

A Polícia Civil apreendeu 90 quilos de maconha na tarde desta sexta-feira (15) em Parnamirim, na Grande Natal. Um homem e uma mulher foram presos. A polícia encontrou a droga após uma denúncia anônima.

Policiais da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) receberam uma denúncia de que um homem em um carro faria a entrega de um pacote de drogas para uma mulher em uma parada de ônibus localizada em Passagem de Areia. A Polícia Civil foi ao local e flagrou a entrega da droga. O homem foi seguido e na casa dele os policiais encontraram a droga.

O homem e a mulher foram presos. Os dois foram autuados por tráfico e associação para o tráfico e estão à disposição da justiça. A droga foi encaminhada para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para perícia.

Maria Zilda Betlhem revela que retirou o útero após suspeita de tumor.

A atriz Maria Zilda Betlhem, afastada da TV desde 2012, quando trabalhou na novela “Aquele Beijo”, da Globo. Ela, em conversa com o site “Ego”, revelou que, durante esse período distante do vídeo, descobriu a existência da suspeita de um tumor no útero.

“Logo que terminou a novela, em abril de 2012, tive problema sérios de saúde. Olhei e disse: ‘Peraí, vou tomar conta de quem está precisando’. Então eu parei e me cuide, me cuidei demais, não sabia que era tão bom cuidar de mim e cuidar das pessoas próximas a mim. Isso demanda tempo. É como uma flor que você precisa cuidar todo dia. Passei a cuidar melhor das flores do meu jardim. Na verdade eu tinha que ter um tempo para isso”, contou.

“Fui à médica e descobri uma suspeita de um tumor no útero. Como eu já era avó, disse que podia tirar tudo. Aquilo não faria a menor falta pra mim. Falei para a média que ela podia tirar e jogar na primeira lata do lixo. Depois que joguei tudo aquilo fora, fiquei melhor. Estou livre, leve e solta. Chegaram a dizer na mídia que eu tive câncer na mama, mas não tive nada no seio. Meu problema era no útero”, completou.

Governo sanciona lei que permite contratação de agentes penitenciários.

O governador Robinson Faria (PSD) sancionou Lei, nesta sexta-feira (15), que permite a contratação, pelo Governo do Estado, de agentes penitenciários temporários, para atender a demanda do sistema prisional do estado. De acordo com a Lei, os agentes contratados serão escolhidos por processo seletivo público simplificado. As regras serão estabelecidas no edital.

O processo seletivo simplificado poderá exigir exame físico, exame psicotécnico e investigação social. Também poderá conferir pontuação diferenciada por títulos aos candidatos que contarem com experiência prévia na área de segurança pública, no sistema penitenciário ou nas forças armadas.

A Lei prevê ainda que os candidatos selecionados serão submetidos a treinamento profissional antes de assumirem as funções e ficarão diretamente subordinados aos diretores das unidades prisionais. O número de contratados entre homens e mulheres poderá ser definido pela relação proporcional existente entre internos do sistema prisional dos sexos masculino e feminino. Com a sanção da Lei, o governo poderá lançar o edital a qualquer momento.

Guilherme confirma acerto e elogia a torcida corintiana: "Todo mundo baba".

Guilherme deve mesmo ser o próximo reforço do Corinthians. Ainda na Turquia, onde pertence ao Antalyaspor, o jogador de 27 anos confirmou que chega na segunda-feira a São Paulo para realizar exames médicos e, sendo aprovado, assina contrato por quatro temporadas com o Timão.

– Faltam detalhes, os exames médicos, o que é praxe nas contratações, e depois disso se Deus quiser assinamos o contrato. Está acertado em quatro anos e deve se manter assim – disse ele, em entrevista à rádio "Bradesco Esportes FM".

Revelado pelo Cruzeiro, o meia-atacante atuou também por Dínamo de Kiev, CSKA Moscou e Atlético-MG. Com a camisa dos dois clubes mineiros, enfrentou o Timão por diversas vezes. E admitiu que a força da torcida sempre chamou a sua atenção.
– Jogar contra a gente sabe que é aquela dificuldade enorme, todo mundo baba. Sempre que o Corinthians é enfrentado, há admiração não só pelo time em si, que é uma potência, mas também pelo seu torcedor, em casa ou fora. Tenho uma expectativa grande de sentir isso a favor. Vai ser um momento único na minha vida. Espero dar muitas alegrias a eles e sentir esse calor a meu favor. Porque contra o negócio é pesado – afirmou o jogador.

Assembleia com a rede municipal de João Câmara, para discutirmos estratégias de Luta para garantir o pagamento de dezembro, como também, o terço de férias e a implantação do Piso Nacional.


XXI Seminário de Pesquisa do CCSA da UFRN acontece de 2 a 6 de maio.

O Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, entre os dias 2 e 6 de maio de 2016, o XXI Seminário de Pesquisa do CCSA. Este ano, o evento conta com a seguinte temática: “Cidadania em tempos de intolerância”.

O seminário oportunizará a participação em grupos temáticos, apresentação de artigos, de posters e de casos para ensino. Além disso, serão ofertados minicursos, mesas-redondas, mostra de artes e lançamentos de livros e revistas.

O interessado em expor trabalho deve acessar a página do evento (http://www.seminario.ccsa.ufrn.br/) e ficar atento aos prazos de envio da proposta de acordo com cada categoria especificada. Para participar do Seminário, é preciso pagar o valor de R$ 20 (estudante) ou R$ 40 (professor).

Os participantes que desejam ter os seus trabalhos publicados no evento devem realizar o pagamento até o dia 21 de março. Para aqueles que desejam apenas participar das atividades, o pagamento pode ser feito até o dia 22 de abril.

As inscrições e demais informações sobre o evento podem ser acessadas no site: http://www.seminario.ccsa.ufrn.br/.

Governo faz estudo sobre impacto da liberação de cassino e bingo no Brasil.

Mulher dança em cima de balcão no cassino do hotel Cosmopolitan, em Las Vegas (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Salão de cassino do hotel Cosmopolitan, em Las Vegas (Foto: Flávia Mantovani/G1)

A pedido do Palácio do Planalto, o Ministério do Turismo iniciou no final do ano passado uma ampla pesquisa para avaliar os impactos da eventual liberação de cassinos no Brasil e os possíveis modelos de exploração de jogos de azar.

A pesquisa servirá para subsidiar a proposta que o Executivo vai defender no Congresso Nacional para permitir essa atividade e aumentar, com isso, a arrecadação da União e dos estados.

A proposta inicial, é autorizar a instalação de cassinos somente em hotéis e mediante regulamentação.

No final do ano passado, líderes da base aliada disseram ter sido consultados, em reunião com a presidente Dilma Rousseff, sobre a possibilidade de aprovar um projeto de lei que permita jogos de azar no país. No entanto, nenhum representante do governo falou, até hoje, oficialmente sobre o tema.

Embora o Palácio do Planalto não tenha divulgado um posicionamento sobre o assunto, o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, responsável pela articulação política defende, pessoalmente a liberação do jogo.

Já tramitam tanto na Câmara quanto no Senado propostas de liberação de jogos de azar .

Revista de Turismo Contemporâneo realiza chamada de artigos.

A revista de Turismo Contemporâneo, do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com processo de submissão de artigos para sua sexta edição, que será lançada em junho deste ano.

Os pesquisadores podem enviar trabalhos até o dia 12 de fevereiro por meio do site da revista. Os artigos devem estar de acordo com as normas disponíveis neste link, podendo ter, no máximo, cinco autores. Além disso, os textos devem ser  inéditos e não podem estar em processo de avaliação em outra revista.

Outras informações podem ser consultadas no site da site da revista, pelo telefone (84) 3215-3617 ou, ainda,  pelo e-mail rtc@ccsa.ufrn.br.

A Revista de Turismo Contemporâneo é uma publicação semestral, editada pelo PPGTUR da UFRN deste 2013 e já tem cinco números publicados, divididos em 3 volumes. O periódico está cadastrado pelo ISSN n.º 2357-8211.

Re-reprise de “Rei Davi” supera exibição original e mantém SBT em terceiro.

A Record tem muito a comemorar em relação ao seu horário de novelas. Há cerca de um ano, elas alcançavam índices abaixo dos 6 pontos de média, na faixa das 21h. Hoje, às 20h30, a emissora alcança o segundo lugar com folga.

E, para a surpresa de todos, a faixa é ocupada por re-reprises, ou seja, minisséries bíblicas que já foram reapresentadas, e estão na segunda exibição. Esse crescimento se deve à novela “Os Dez Mandamentos”, que encerrou em novembro de 2015.

Ela seria substituída pela novela “Escrava Mãe”, de Gustavo Reiz, mas após algumas chamadas, o canal voltou atrás e decidiu dar continuidade aos folhetins com temática religiosa. Apesar da queda em relação à antecessora, o horário segue muito bem.

Até a próxima segunda-feira (18), a faixa é ocupada por “Rei Davi”, cuja exibição original foi em 2012, e a reprise aconteceu no mesmo ano. No entanto, esta exibição de 2015 está superando ambas, e deve terminar com média-geral de 13 pontos.

Em 2012, na faixa das 23h, ela fechou com 12 pontos. Os mesmos 12 estão sendo a audiência da Record no horário, que vem deixando o SBT em terceiro lugar, com a novela “Cúmplices de um Resgate”, que vem registrando 10 de média.

Cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande São Paulo. A partir da semana que vem, o horário será ocupado apenas pela reexibição de “José do Egito”, exibida originalmente em 2013, com reprise em 2014.

RN registra 151 crianças adotadas em 2015.

A Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Judiciário potiguar (CEIJ/RN) registra que 151 crianças foram adotadas no Rio Grande do Norte, no período compreendido entre janeiro e novembro de 2015. “Os números de adoção em 2015 foram considerados positivos, mas podem ser melhorados com campanhas de conscientização para o acolhimento de crianças com mais de cinco anos, com necessidades especiais e em grupos de irmãos, que são as que encontram maiores dificuldades em serem adotadas”, avalia o juiz coordenador José Dantas Paiva da acerca das estatísticas sobre adoção no Rio Grande do Norte.

Natal contabiliza a acolhida como membro da família por mais de 50 crianças durante o mencionado período. Para continuar a obter resultados favoráveis, o magistrado afirma que já há campanhas previstas para 2016. A primeira delas deve ser realizada em maio, quando acontece a 2ª Semana Estadual de Adoção. Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção 42 crianças estão aptas a serem adotadas no Estado.

Para entrar para o Cadastro Nacional de Adoção, José Dantas ressalta a importância de o adotante se conscientizar acerca do processo para ter certeza de que quer realizar a adoção. A partir disso, os interessados devem “procurar uma das Varas da Infância e Juventude na cidade para preencher o cadastro com o juiz da sua comarca, onde vão passar por uma avaliação psicológica e participar de um curso sobre os efeitos jurídicos e sociais da adoção”, explica o magistrado.

É importante que o processo de adoção tramite pelo Poder Judiciário para garantir o registro legal da criança. O juiz José Dantas explica que “a adoção informal, além de ser configurada como crime, cria uma instabilidade constante dentro da família que compromete a criação do filho. Também correi o risco da mãe que entregou o filho para adoção se arrepender e querer interferir no processo, criando assim o litígio para obter a guarda criança”.

Orçamento da União de 2016 é publicado no Diário Oficial.

O Orçamento Geral da União de 2016, sancionado ontem (14) sem vetos pela presidenta Dilma Rousseff, estima receitas no montante de R$ 3 trilhões. Desse total, para os orçamentos fiscal e da seguridade social, a receita estimada é R$ 2,9 trilhões. Para o refinanciamento da dívida pública federal estão previstos R$ 885 bilhões. A íntegra do Orçamento foi publicada na edição de hoje (15) do Diário Oficial da União.

A lei também fixou que as fontes de recursos para financiamento das despesas do Orçamento de Investimento somam R$ 97 bilhões, destinados a ministérios para obras e projetos.

Aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro do ano passado, a Lei Orçamentária Anual (LOA) inclui previsão de queda de 1,9% no Produto Interno Bruto (PIB) e inflação oficial de 6,47%.

Com a sanção integral do texto aprovado pelos parlamentares, Dilma manteve a previsão de repasse de R$ 819 milhões para o Fundo Partidário, valor considerado alto por alguns especialistas. A justificativa para a manutenção deste valor na lei é que este será o primeiro ano eleitoral em que o financiamento privado de campanhas estará proibido.

Power Ranger vermelho é preso e indiciado por matar colega com espada.

Conhecido como astro da série "Power Rangers", o ator Ricardo Medina Jr., de 36 anos, foi preso na quinta-feira (14). Ele será indiciado pelo assassinato de um colega de quarto em janeiro de 2015. Na ocasião, ele foi acusado de ter matado com uma espada o jovem com quem dividia a casa.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa pelo escritório de advocacia de Los Angeles, os promotores devem fixar uma fiança no valor de US$ 1 milhão.
 

Advogado de Medina, Allen Bell disse estar confiante na inocência de seu cliente. "Até onde eu sei, nada mudou no último ano quando Rickey foi preso pela primeira vez. Pela evidência que eu sei, ele é tão inocente agora quanto foi no passado", declarou em entrevista ao site E!.

"Aguardar por um ano pela acusação de alguém pode prejudicar um cliente, as lembranças se perdem, você pode não ser capaz de encontrar testemunhas importantes e cenas do crime podem ser adulteradas", analisou.

O julgamento está marcado para o dia 19 de janeiro. Se condenado, Medina terá 26 anos de prisão em regime fechado.

EMPARN registra mais chuvas em todo o RN.

Nas últimas 24 horas, a gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registrou a ocorrência de chuvas em 55 postos pluviométricos do estado. O tempo segue desta forma em várias localidades ainda por conta da atuação do Vórtice Ciclônico de Ar Superior.  De acordo com a previsão da meteorologia, as chuvas vão continuar durante o fim de semana.

As maiores chuvas na mesorregião Oeste caíram em Itau, 48,0 milímetros (mm); Tabuleiro Grande, 40,0mm; Rodolfo Fernandes, 38,3mm; Venha Ver, 33,0mm e Apodi, 9,0mm. Choveu ainda em Tenente Ananias, São Francisco do Oeste, Severiano Melo, Pau dos Ferros, Felipe Guerra e Portalegre. No Agreste choveu mais forte em Jundiá, 53,8mm; Nova Cruz, 36,0mm; Santa Cruz, 20,5mm e Jaçanã 16,5mm. Na região Leste choveu forte em Espírito Santo, 78,5mm; Canguaretama, 75mm; Senador Georgino Avelino, 40,7mm; Baia Formosa, 30,0mm; Nísia Floresta, 23,8mm; Montanhas, 15,6mm; Goianinha, 13,3mm; Parnamirim, 6,6mm e Natal, 5,4mm.

Coluna: “Espaço da Preta”: Orixás: o panteão das divindades africanas no Brasil.



Bom dia a todos e a todas... É com muito prazer e alegria que estou aqui mais uma vez tecendo estas singelas e significativas palavras sobre temáticas que envolvem questões afro-brasileiras e africanas. Hoje vou apresentar para vocês, leitores, o Panteão dos Orixás que estão no Brasil desde a vinda dos primeiros negros do continente Africano para as terras do “Novo Mundo”.

Primeiro, eu gostaria de mais uma vez explicar a intencionalidade desta coluna, que é trazer para os leitores deste Blog reflexões sobre nossas construções sociais, enquanto povo brasileiro, sob a perspectiva da história, religião e cultura afro-brasileira e africana. Precisamos compreender que vivemos momentos turbulentos em nosso país, e quando falamos em religião são muitas as opiniões, mas há sempre pouca verdade no que se fala. Assim, quando nos remetemos as religiões de Matriz Africana, entre as quais estão o Candomblé, a Umbanda, o Batuque, o Tambor de Minas entre muitas outras, o imaginário brasileiro criado desde tempos remotos da nossa colonização, distorce seus significados e contribuições para a sociedade brasileira e para diversos outros países pelo mundo a fora.

Pensando nisso vou trazer para vocês alguns ilustres personagens de algumas religiões afro-brasileiras: os Orixás. Seres tão demonizados e estereotipados pela mídia, e pela própria história e cultura brasileira, mas, que na realidade se configuram em memórias e tradições ancestrais permeadas de crenças e fé.

Na África, dependendo do lugar e de suas culturas religiosas, existem diversos Orixás que não conhecemos aqui no Brasil. Na realidade, no processo da diáspora africana atravessaram o Atlântico alguns povos e com eles suas crenças e divindades, ao chegarem por essas terras, diante doscompassos e descompassos da escravidão negra, eles foram se misturando e ao longo dos séculos os Orixás foram se constituindo no panteão que hoje temos em algumas religiões afro-brasileiras, cada um com seus ritos e cerimônias específicos.

Mas o que é um Orixá? Os Orixás são divindades africanas correspondentes as forças da natureza, e suas características estão relacionadas as expressões dessas forças. A personalidade de cada Orixá se aproxima bastante dos seres humanos, pois se manifestam através de emoções como nós – sentem raiva, amam excessivamente, choram. Cada Orixá é portador de símbolos próprios e específicos como cores, comidas, cantigas, rezas, espações físicos, entre outros.


Vamos conhecer os Orixás mais populares no Brasil?Assim temos: Oxossi (senhor das matas e florestas), Ogum(senhor do ferro e grande guerreiro), Xangô(senhor da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo), Exu(o mais humano de todos os orixás, é mensageiro entre os mundos), Ossaim (senhor das folhas e das ervas), Oxalá(detentor do poder procriador masculino), Oxumarê(senhor da beleza e das artes), Omolu(o médico dos pobres, e atende as pestes em geral), Iroko(primeiro filho de Oxalá), Iansã (senhora dos ventos e das tempestades), Iemanjá(a rainha do mar); Oxum(senhora dos lagos, rios e cachoeiras), LogunEdê,(senhor da elegância e da sofisticação), Nanã(a mais velha entre os Orixás), Obá(senhora das águas revoltadas), Ewá(caçadora habilidosa, é a senhora das possibilidades) e os Ibejis(são orixás gêmeos protetores das crianças). Lembrando que existem outras divindades, aqui estão as mais conhecidas no Brasil.

Na síntese da criação do Orum (mundo os espíritos, o céu) e do Aiê (mundo físico, a terra), de acordo com a mitologia dos iorubás (um dos maiores grupos étnico-linguístico da África Ocidental), está Olorum, o criador. Cada Orixá tem suas histórias e particularidades que conheceremos em postagens futuras desta coluna. Por hora esses são alguns importantes personagens do universo religioso afro-brasileiro que gostaria que vocês conhecessem.

Diante do que foi aqui apresentado a palavra de ordem de hoje é: se permita, o conhecimento acompanhado da sabedoria nos liberta de pensamentos pequenos e limitantes, precisamos compreender que existem outras formas de ver o mundo, que as verdades são diversas e com diferentes significados, que nossa versão das coisas não é única. Amplie seu repertório de conhecimentos, viaje por outros universos, porque como Paulo Freire bem nos lembrou: nós somos seres incompletos, então vamos aproveitar essa incompletude para compreender e respeitar o outro e suas formas de sentir e ver o mundo.

Para finalizar quero saudar a Oxalá (Epaepa Babá) e a Iemanja (Odoyá) que são os Orixás regentes desse ano de 2016, que traga muita paz para o mundo, muito amor entre as pessoas, e luz para toda a humanidade...

Deixo para vocês uma canção de Maria Betânia e Ivete Sangalo, “Muito Obrigado Axé”, que sintetiza em letra e melodia a essência de muitas crenças afro-brasileiras.

Link para o vídeo no Youtube, Muito Obrigado Axé: https://www.youtube.com/watch?v=BnpIHxRgZPk 

Axé, Namastê, Amém, Maktub, Savará, Optchá, Shalon... Um maravilhoso fim de semana para todos!

Programa Extra Classe TV do SINTE/RN.


Bancos: TED sem limite mínimo entra em vigor hoje.

(Foto reprodução/Google)

A partir de hoje (15), não haverá mais limite mínimo para a emissão de Transferência Eletrônica Disponível (TED). Até ontem (14), o valor mínimo era R$ 250,00.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o objetivo da mudança é facilitar a vida do consumidor na hora de fazer transferências de dinheiro entre bancos diferentes. Criada em 2002, a TED foi instituída com o novo Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB).

Ao utilizar a TED, o valor da transferência de um banco para o outro é creditado na conta do favorecido no mesmo dia, se a transferência for realizada dentro do horário do atendimento bancário. Não existe limite máximo para a emissão de uma TED.

Para a Febraban, desde a sua criação, a TED oferece vantagem em relação aos cheques e ao Documento de Crédito (DOC), que só ficam disponíveis após a compensação tradicional, que demora, no mínimo, um dia útil. Essas transferências transitam pela Compe – Serviço de Compensação de Cheques e Outros Papéis. O valor máximo de um DOC é de R$ 4.999,99.
 
As tarifas cobradas para a realização de TED variam de banco para banco, conforme a política comercial de cada um. Para saber os preços das tarifas, os consumidores podem consultar o Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros (Star) da Federação Brasileira de Bancos www.febraban-star.org.br.

Dilma diz que Previdência é assunto que mais preocupa governo.

A presidente Dilma Rousseff disse hoje (15) que a situação da Previdência é o assunto que mais preocupa o governo neste momento. Em café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, ela destacou que a reforma da Previdência deve ser estudada de forma técnica e política. Participaram do encontro correspondentes estrangeiros e dos veículosonline.

“Acho que a questão mais importante para o país é a Previdência. Isso não quer dizer que tentativas golpistas não sejam importantes”, disse ao ser perguntada sobre qual assunto é mais urgente para sua gestão: a Previdência ou os pedidos de impeachment. “O impeachment tem uma repercussão política, o que significa [pôr em xeque] a estabilidade democrática do país”, completou.

Segundo ela, há duas alternativas para lidar com o déficit da Previdência: o aumento da idade mínima para aposentadoria e a continuidade da fórmula 85/95 – soma do tempo de contribuição e idade até atingir 85, para as mulheres, e 95 para os homens. Na prática, a fórmula 85/95 permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo do que pelo cálculo do fator previdenciário.

Em João Câmara/RN servidores com salário atrasado são mobilizados para grande manifestação segunda-feira (18).

Ontem pela manhã quinta-feira (14), o SINTE esteve fazendo mais uma manifestação em frente ao Palácio Torreão e mais uma vez sem obter resposta por parte do pode executivo.

Sendo assim, ficou decidido que se não houver pegamento até sábado (16), Os professores e demais trabalhadores em educação do município promete fazer uma grande mobilização na segunda-feira (18) ás 8 horas da manhã e dessa vez dentro da prefeitura para cobrar um posicionamento sobre o pagamento atrasado de dezembro de 2015.

Anvisa suspende lotes de três anti-inflamatórios.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quinta-feira a distribuição e a venda dos lotes dos anti-inflamatórios diclofenaco, estolato de eritromicina e nimesulida da Prati Donaduzzi. A decisão foi tomada porque a empresa alterou o processo de produção dos três medicamentos sem prévia avaliação da agência reguladora, segundo informou a Agência Brasil.

A Anvisa também determina que a empresa recolha o estoque existente no mercado e recomenda que quem tenha o produto em casa não faça uso.

Os lotes do diclofenaco sódico 50 mg suspensos são todos produzidos até dia 19 de outubro. Já o estolato de eritromicina 50 mg/mL suspensão oral e a nimesulida 50 mg/mL suspensão oral tiveram suspensos todos os lotes produzidos com irregularidade, sem especificação de data.

Procurada, a empresa Pratti Donaduzzi disse que as alterações feitas sem autorização da Anvisa visam a modernização dos processos produtivos e do parque fabril, com instalação de novos equipamentos com a mais alta tecnologia disponível no mercado mundial, segundo informou aAgência Brasil.

Em nota, a empresa afirma que seus produtos atendem os mais altos padrões de qualidade e eficácia na sua plenitude, “uma vez que as constatações pós-registro são de ordem documental”. A empresa diz que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver a situação o mais breve possível. Via Veja/Com Estadão Conteúdo.

Trabalho escravo em Brejinho levou Justiça e proibir novos contratos da Souza Cruz.

Líder nacional na produção de cigarros, a Souza Cruz está impedida de firmar novos contratos de compra e venda de tabaco no Rio Grande do Norte, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A decisão liminar da 4ª Vara do Trabalho de Natal resulta de ação do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN), motivada por denúncia sigilosa que revela fraude trabalhista e situação de trabalho análogo à escravidão, na região de Brejinho (RN), envolvendo tais contratos.

Para o procurador do Trabalho José Diniz de Moraes, que assina a ação do MPT, “o contrato acabava por transferir todos os riscos e custos da produção ao agricultor, além de tratar-se de um esquema utilizado pela Souza Cruz com intuito de ocultar relação econômica equiparada à empregatícia e se furtar das obrigações trabalhistas e previdenciárias”, conta. Com a decisão assinada pela juíza do Trabalho Anne de Carvalho Cavalcanti, foi reconhecida a fraude na relação de trabalho, realizada através de contrato bilateral fictício de compra e venda de folhas de tabaco, que na realidade beneficiava apenas a Souza Cruz e dava margem a condições de trabalho semelhantes à escravidão. Esse tipo de contrato agora está proibido de ser firmado pela empresa no estado.

Mulher briga com o marido e desconta no coelho de estimação.

Um casal brigou e quem acabou sofrendo as consequências foi o coelho de estimação. Após discutir com o marido, a mulher de 29 anos pegou o animal e o jogou na fogueira. Ele ainda foi salvo e está internado em uma clínica veterinária de São Pedro, no interior de São Paulo, cidade onde o caso foi registrado na madrugada desta quinta-feira, 14.

A Polícia Militar foi chamada ao local, no bairro São Dimas, por causa da briga entre os moradores. No local, depararam-se com os dois envolvidos, que seriam usuários de drogas. A mulher, que está desempregada, contou que eles tinham fumado crack e depois começou um desentendimento.

No auge da discussão, os dois trocaram agressões e o marido incendiou o guarda-roupa da companheira, que revoltada jogou o bicho no fogo. Outro coelho se livrou de ir parar nas chamas, mas, segundo os policiais, estava bem debilitado.

Denúncia
A ocorrência foi registrada na Polícia Civil como lesão corporal entre as partes e a mulher também responderá por maus-tratos.

O coelho queimado não corre risco de vida e segue sendo medicado. Já o outro foi recolhido e levado para uma entidade de atendimento aos animais. Ambos estavam há um bom tempo sem ser alimentados.

Mara Maravilha se transforma em catadora para o “Programa do Gugu”.

Mara Maravilha se vestiu de catadora de lixo para gravar um quadro do programa “Gugu”, com reestreia agendada para o próximo dia 3. A apresentadora passou despercebida durante as gravações ocorridas em um lixão, na última segunda-feira (11), segundo o colunista de TV Daniel Castro, nesta sexta-feira.

A reportagem seria uma referência ao apelido que a famosa recebeu dos colegas de confinamento do reality que a chamavam de Carminha, personagem vivida por Adriana Esteves, 46, na novela “Avenida Brasil”, de 2012. “No lixão, Mara não foi reconhecida pelas pessoas que circulavam pelo local”, afirmou uma pessoa próxima da baiana.

A reportagem vai ao ar em um momento não muito favorável para Mara Maravilha dentro da Record. Ela, que por muito tempo foi vista como protagonista e provável ganhadora de A Fazenda 8, ficou conhecida como encrenqueira dentro da emissora. “Mara vivia reclamando de tudo ao participar dos programas da casa. Tudo era motivo de desentendimento”, relata uma fonte.

Brasil é o quarto país em que energia eólica mais cresce no mundo.

O Brasil já está na lista de maiores produtores de energia eólica do mundo. O levantamento “Energia Eólica no Brasil e Mundo”, do Ministério de Minas e Energia, aponta que o país foi o quarto colocado no ranking mundial de expansão de potência eólica em 2014. 

As nações que realizaram um avanço superior ao Brasil em 2014 foram a China (23.149 megawatts), Alemanha (6.184 megawatts) e Estados Unidos (4.854 megawatts). No mesmo período, o Brasil teve uma expansão de potência instalada de 2.686 megawatts (MW).

Após adotar menino de nove anos, gay solteiro ganha licença de seis meses.

O vendedor Peterson Rodrigues dos Santos, 34 anos, de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre (RS), acaba de quebrar diversos tabus. Solteiro e homossexual, ele conseguiu tirar licença-paternidade de seis meses após adotar o menino Lucas, de nove anos.

A história dos dois começou em 2013, quando Peterson começou a frequentar uma ONG que, por coincidência, chama-se Amigos de Lucas, e promove o apadrinhamento de crianças que vivem em abrigos.

"Procurei a instituição para fazer um trabalho voluntário, participei de oficinas e depois de uma festa para conhecer as crianças que poderiam ser apadrinhadas", conta.

Para surpresa de Peterson, durante a comemoração, Lucas se aproximou pedindo a ele que segurasse seu agasalho para poder brincar. "A psicóloga da ONG me alertou que aquilo era um sinal de empatia, pois ele não costumava falar com ninguém. Então perguntei: tu já tem dindo? E ele respondeu, tenho sim, é tu."

Em geral, crianças que participam do projeto não estão disponíveis para adoção porque ainda não perderam o vínculo com a família de origem. Além disso, elas são maiores de cinco anos, perfil que não costuma ser procurado por candidatos a pais adotivos.

"Ao conseguirem um padrinho, as crianças passam a ter uma referência da vida fora do abrigo. Elas podem sair aos finais de semana para passear e passar férias com os padrinhos", diz.

Foi aí que o vínculo entre os dois se fortaleceu. "Inicialmente, as visitas eram a cada 15 dias, mas logo passei a vê-lo toda semana, e o amor foi crescendo." Um ano depois, Lucas foi destituído da família, tornando-se adotável.

"Contratei um advogado e entrei com um pedido de guarda em outubro de 2014, mas não contei a ele para não criar expectativas. Sei que o mundo é preconceituoso e temia ser barrado nas entrevistas por ser gay e solteiro."

Levou quase um ano para que a decisão do juiz – favorável a Peterson – saísse. "Brinco que minha gestação durou 11 meses. Em setembro de 2015, Lucas tornou-se meu filho." Via bol.

Atletas potiguares são avaliados por técnico que revelou tenista nº 1 do Brasil.

Os atletas do tênis potiguar estão tendo a oportunidade de passar por uma avaliação com o famoso técnico francês, Didier Rayon. A clínica de tênis segue até o domingo (17). Rayon é o técnico responsável por revelar a atual tenista número 1 do Brasil, Teliana Pereira, que atualmente figura no Top 50 da World Tennis Association (WTA)

A clínica teve início com os atletas infanto-juvenis e já surpreendeu o técnico. “Eu descobri campeões em todos os lugares do Brasil e aqui, no Rio Grande do Norte, as chances de encontrarmos um atleta de alto nível são grandes. Ainda maiores se identificarmos ainda no início da carreira”, explica o técnico.

As avaliações entre os adultos acontecem neste sábado (16) das 8h30 às 11h30 e das 15 horas às 18 horas, no centro de treinamento Didier Rayon Tênis Team, em Capim Macio.

Radicado no Brasil há quase 30 anos, Didier Rayon trouxe a sua equipe para Natal com o intuito de oferecer aos potiguares um centro de excelência no treino do tênis. Para garantir o bom desempenho dos atletas potiguares, o francês vem regularmente a capital treinar pessoalmente e avaliar o rendimento nas quadras.

“Nas clínicas o nosso trabalho é orientar os alunos e também passar instruções técnicas para os professores do centro de treinamento. Queremos aprimorar o rendimento dos atletas adultos, isso também faz parte do objetivo da clínica”, conta Rayon.

Para o técnico, o tênis é um esporte que tem muito a ajudar no desenvolvimento das crianças. “Esse é um esporte que exige muita concentração e desenvolvimento estratégico, e esses aspectos podem ser trabalhados em todas as nossas atividades do dia a dia”, explica. Os benefícios de formação moral ainda se somam a parte física do esporte, que trabalha a flexibilidade, coordenação, reação, velocidade e resistência.

Fies abre inscrições a partir do dia 26 de janeiro.

Estudantes interessados em obter financiamento no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão se candidatar de 26 a 29 de janeiro. O Ministério da Educação ainda não divulgou detalhes sobre a seleção. A candidatura ao Fies poderá ser feita, portanto, logo após o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), entre 19 a 22 de janeiro. O ProUni oferece bolsas de estudo que cobrem até 100% das mensalidades em instituições privadas de Ensino Superior.

De acordo com as regras fixadas no ano passado, para participar é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem e não ter tirado zero na redação. O candidato precisa também apresentar renda familiar média de até 2,5 salários mínimos por pessoa. O Fies oferece financiamento para cursos em instituições particulares de Ensino Superior a juros mais baixos do que os praticados no mercado. Mais de 2,1 milhões de estudantes são beneficiados pelo programa.

Siamesa separada tem piora no estado de saúde, diz hospital

A siamesa separada Fernanda Neves, de 5 meses, teve uma piora no estado de saúde. Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (15), o quadro é considerado gravíssimo. Já a gêmea dela, Júlia, segue em estado grave. Ambas seguem internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e respiram com a ajuda de aparelhos.

Fernanda já havia apresentado um momento de instabilidade na quinta-feira (14) por causa de um pneumotórax, que é excesso de ar no diafragma. Segundo o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, o problema provoca uma maior dificuldade na respiração. Por isso, foi implantado um dreno de emergência.

Conforme o médico, na ocasião, a situação foi percebida e normalizada imediatamente. “Logo que percebemos já foi colocado o dreno de emergência, que tira o ar para fora do diafragma, e ela voltou a ficar estável. Esse dispositivo deve ser removido em dois ou três dias só com uma anestesia local”, esclareceu o médico. No entanto, a menina voltou a apresentar piora. Via g1.

Porto de Natal recebe mais um cruzeiro de luxo nesta sexta-feira (15).

O Porto de Natal estará recebendo nesta sexta-feira (15) mais um Cruzeiro Internacional de Alto Luxo. O Ocean Princess estará atracando às 07h e tem saída prevista às 16h, após 670 turistas visitarem Natal, inclusive as praias, e curtirem outras programações oferecidas pelas operadoras de turismo, movimentando a economia local que já está aquecida com a excelente ocupação da rede hoteleira.

O Ocean Princess é registrado nas Ilhas Bermudas, território britânico ultramarino no Oceano Atlântico, dependente do Reino Unido e localizado na América do Norte. Tem 344 cabines, das quais 200 possuem uma varanda particular, distribuídas em 181 metros de comprimento e 30.200 toneladas. Os tripulantes dispõem de acesso a restaurantes, pizzaria, piscinas, bares, cassino, pista de atletismo (com partida de golf), academia de ginástica, spa e banheiras de hidromassagem, além de biblioteca e várias opções de programação cultural.

Homem consegue retirar dois cabritos devorados inteiros por jiboia.

Um homem foi filmado na sua luta para recuperar dois cabritos que haviam sido devorados inteiros por uma jiboia, de cerca de 3 metros de comprimento, em estrada de Kerala (Índia).

O agricultor pressionou o estômago inchado do réptil na esperança de reaver os caprinos, que são importante fonte de renda na região.

Os dois cabritos foram retirados da cobra, mas não resistiram e morreram.

Sisu tem mais de 2,5 milhões de inscritos; são dez candidatos por vaga.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até as 17h 2.556.293 inscritos, segundo o Ministério da Educação (MEC). As inscrições serão encerradas ontem (14), às 23h59, no horário de Brasília.

O número corresponde a cerca de dez estudantes por vaga ofertada pelo sistema. “Muitos não entrarão no ensino superior agora, mas teremos outras oportunidades, entre elas o Sisu para vagas remanescentes, o ProUni e o Fies”, lembrou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Nesta edição, o Sisu oferece 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. Pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de 0 na prova de redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no exame.

As inscrições são feitas pela internet, no site do Sisu. O MEC divulgou hoje as últimas notas de corte, pontuação mínima para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para o curso. Elas estão disponíveis na página do programa.

Na inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso, que poderão ser alteradas até quinta-feira (14). O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 e os selecionados deverão fazer a matrícula na instituição nos dias 22, 25 e 26. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada regular.

Quem não for selecionado ou for selecionado apenas para a segunda opção de curso pode aderir à lista de espera, que estará disponível na página do Sisu na internet nos dias 18 e 29 deste mês.
O ProUni, que oferece bolsas em instituições privadas de ensino superior, abrirá inscrições no próximo dia 19. As inscrições para o Fies serão abertas dia 26.

Natal/RN receberá 32 médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica.

Os profissionais médicos com até três anos de formados que se interessam em trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) e ter especialidade na área de Saúde da Família podem se inscrever até esta sexta-feira (15) no Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab), por meio do site www.maismedicos.saude.gov.br. O programa do governo federal disponibilizou 32 vagas para o município de Natal e os selecionados devem começar a atuar no início de março.

Segundo a agente administrativa do Núcleo de Provimentos e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Regina Vasconcelos, o objetivo do Provab é estimular e valorizar o profissional de saúde para atuação em equipes multiprofissionais na Atenção Básica e na Estratégia de Saúde da Família, nas unidades de saúde do município.

Wilma retorna ao Rio Grande do Norte.

Depois de passar por recente procedimento cirúrgico no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a presidente estadual do   PSB, ex-governadora Wilma de Faria, retornou na terça-feira (13) ao Rio Grande do Norte. 

Seguindo recomendações médicas, ela manterá repouso nesses primeiros de volta ao estado.

Polícia Militar lança oficialmente neste sábado a Campanha “Em Baixo e Bom Som” no litoral potiguar.

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM), com o apoio do Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça do RN, inicia oficialmente, neste sábado (16), uma campanha educativa e de conscientização denominada “Em Baixo e Bom Som” em estabelecimentos comerciais e em casas de veraneio quanto a utilização abusiva de som alto. A ação tem como objetivo apoiar a Operação Verão 2015/2016 do Governo do Estado que segue até o dia 14 de fevereiro, após o Carnaval.

Os principais locais de fiscalização são as praias dos litorais Sul e Norte da Região Metropolitana, nas praias de Tibau, na Região Oeste e na cidade de Caicó, no Seridó, mas a ação poderá ser estendida para outras localidades.

De acordo com o Comandante da Cipam, Major Alexandre Correia, o objetivo da ação é conscientizar os proprietários de veículos, bares e restaurantes a seguirem as leis ambientais e não incomodar os vizinhos com o som alto.

“O que queremos mostrar com a campanha educativa é que todos temos direitos e deveres. O trabalho será feito com proprietários de bares e restaurantes e demais estabelecimentos comerciais, bem como donos de paredões, para que entendam que deve existir a diversão, mas tudo tem que ser conciliado com a tranquilidade de vizinhos e moradores próximos a esses locais. Não podemos esquecer que existem crianças e idosos nas proximidades. Em locais sem a acústica adequada, o som chega diretamente na casa das pessoas e isso não é permitido”, explicou o Major.

Durante a ação, os policiais estarão distribuindo cartilhas com orientações a evitar a poluição sonora e os males que o som alto pode causar nas pessoas e no meio ambiente.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 24 milhões no sábado.

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.780 da Mega-Sena, e o prêmio acumulou. No próximo sorteio, que será realizado no sábado, a premiação pode chegar a R$ 24 milhões. Os números sorteados pela Caixa Econômica Federal nesta quinta-feira foram: 06-20-22-31-33-34.

Trinta apostas acertaram a quina e vão receber R$ 70.266,06, cada uma. Outras 3.095 acertaram a quadra. O prêmio será de R$ 972,98.

Até agora, nenhum apostar acertou a Mega-Sena nos concursos realizados em 2016. O próximo sorteio, referente ao concurso 1.781, será realizado no sábado, na cidade de Serra, no Espírito Santo.

A probabilidade de acerto da aposta simples, de seis números é de uma em 50 milhões. Já no caso da aposta de 10 números, aumenta para uma em 238 mil.