sábado, junho 09, 2018

Em um intervalo de dez horas 12 pessoas foram mortas em Natal/RN.

Início de final de semana violento na capital do Rio Grande do Norte com onde doze pessoas foram mortas com disparos de arma de fogo em um intervalo de 10 horas, entre às 17h desta sexta-feira(8)  e às 3h deste sábado(9).

Nove residiam na zona norte de Natal, outras duas na zona leste e uma na zona oeste. Uma idosa e um outro homem, que estavam próximos a alguma das vítimas no momento do crime, também foram feridos.

Rio Grande do Norte tem 79,4% do público alvo vacinado contra a gripe

Após prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, 79,4% do público-alvo se vacinou no Rio Grande do Norte. Segundo o balanço publicado pelo Ministério da Saúde, 727.142 doses foram aplicadas no estado.

Em todo o Brasil, 75,8% desse público já está vacinado. A expectativa é que 54,4 milhões de pessoas sejam vacinadas em todo o País até 15 de junho, quando termina a campanha. O público com maior cobertura até o momento é de puérperas, com 86,7%, seguido pelos idosos (86,6%), professores (85,4%) e indígenas (81,7%). Entre os trabalhadores de saúde, a cobertura de vacinação ficou em 79,7,6% e gestantes 62%. O grupo com menor índice de vacinação foram as crianças, entre seis meses e cinco anos, a cobertura é de apenas 57,5%.

Mossoró: Prefeitura abre processo seletivo com mais de 120 vagas para a área da saúde

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) publicou edital de Processo Seletivo Simplificado com 122 vagas, além de cadastro de reserva, para a área da Saúde. O documento foi publicado no Jornal Oficial do Município (JOM) desta sexta-feira, 8.

As inscrições para o certame terão início nesta segunda-feira, 11, e prossegue até a sexta-feira, 15. Não haverá taxa de inscrição. Elas serão realizadas exclusivamente de forma presencial no Centro Administrativo Professor Alcides Belo, no bairro Aeroporto, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

Há vagas para os cargos de Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo e Médicos de diferentes especialidades. A jornada de trabalho para os cargos de nível superior será de 20 (vinte) horas semanais e para os cargos de nível médio, 30 (trinta) horas semanais.

FAB intercepta avião que transportava 300 kg de pasta base de cocaína

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na manhã deste sábado (9), um avião carregado com cerca de 300 quilos de pasta base de cocaína. Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e efetuar a interceptação do monomotor PT- IDV proveniente da Bolívia.

Segundo a FAB, o piloto não respondeu às interrogações, uma das etapas das medidas de policiamento do espaço aéreo, e foi classificado como suspeito.

O monomotor efetuou um pouso forçado em uma área rural nas proximidades do município de Tapirapuã (MT).

De acordo com o comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro Carlos Vuyk de Aquino, a interceptação demonstrou que a FAB apresentou pronta-resposta à sociedade brasileira. “A Força Aérea Brasileira cumpre com sua missão constitucional de controlar o espaço aéreo brasileiro”, afirmou, em nota.

A interceptação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal.

Marinha encontra segundo barco que naufragou em Itaguaí

A Marinha informou na tarde deste sábado (9) que encontrou a embarcação pesqueira Lucas Mar, que naufragou na Baía de Sepetiba, em Itaguaí (RJ). O barco foi localizado a 8 metros de profundidade. 

Além da Lucas Mar, também naufragou a embarcação Milemar na madrugada de sexta-feira. Estavam a bordo 21 pessoas. Sobreviventes relataram que chovia e ventava muito no momento do acidente.

Até o momento, foram encontrados nove sobreviventes e seis corpos. Ainda há seis desaparecidos. As buscas, que haviam sido interrompidas ontem às 18h e retomadas hoje às 6h, ocorrem em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro.

"A Marinha se solidariza com os familiares das vítimas e continua envidando esforços nas buscas dos desaparecidos, atuando com seis embarcações, sendo uma delas de desembarque de carga geral, uma aeronave, mergulhadores e com o navio-patrulha Guaporé", informou em nota.

De acordo com o texto, também já foi instaurado inquérito para apurar as causas do naufrágio e as responsabilidades dos envolvidos.

Homem morto a tiros no conjunto Vila Maria em Guamaré/RN

Agora apouco, por volta de meio dia foi registrado uma execução à bala ao lado da Creche Olindina Vieira, próximo ao Estádio de Futebol Ubajarão, no conjunto Vila Maria. A vítima foi identificada por Juninho de Lampião.

Segundo as primeiras informações colhidas no local, cerca de dois homens encapuzados chegaram numa moto, pararam Juninho que se encontrava em outra motocicleta, e efetuaram vários disparos a queima roupa indo a óbito no local.

Neste exato momento a Polícia Militar realiza varias diligências na região em busca dos autores do homicídio. Muitos curiosos estão no local em busca de noticias. A 5ª Regional da Polícia Civil de Macau já foi informada da ocorrência e dará inicio as investigações.

Ainda não se sabe os motivos que levaram a execução da vítima, mas segundo a PM tudo leva a crê que foi acertos de contas. A PM e GM isolaram o local até achegada do ITEP para realizar os procedimentos de praxe. Via Assis Silva.

Miranda será capitão do Brasil em amistoso

O zagueiro Miranda vai ser o capitão da seleção brasileira no amistoso deste domingo, contra a Áustria, em Viena. Será a terceira vez que o jogador da Inter de Milão vestirá a braçadeira sob o comando do técnico Tite, que adotou o rodízio do posto. Durante a Copa do Mundo, o jogador também deverá exercer a função em pelo menos uma partida.

Miranda já foi capitão em jogos das Eliminatórias contra Equador (na estreia de Tite, em 2016) e Uruguai. Ele é o segundo jogador a vestir mais vezes a braçadeira. Só fica atrás de Daniel Alves, que não estará na Copa por causa da lesão no joelho que o obrigou a passar por cirurgia, e tem quatro partidas como capitão de Tite. Já foram 16 capitães diferentes em 20 ocasiões.

A seleção fez na tarde deste sábado o último treinamento para o jogo com os austríacos, no estádio Ernst Happel, sem a presença de Fred. O volante ainda sente dores no tornozelo direito, atingido por Casemiro no treino da quinta-feira no CT do Tottenham, em Londres, manca um pouco e ficou no hotel fazendo tratamento.

Os médicos da seleção brasileira iriam avaliar ainda neste sábado a necessidade de submeter o jogador a um exame de imagem para ter uma noção mais exata da gravidade da contusão. No entanto, as informações são de que o quadro evoluiu satisfatoriamente. Ele não atuará contra os austríacos.

Em compensação, Renato Augusto tem treinado normalmente e mostra excelente evolução, após as dores no joelho esquerdo provocadas por inflamação. Douglas Costa também não sente mais os reflexos da contusão na coxa esquerda e, assim como o ex-meia do Corinthians, tem boas chances de ser aproveitado durante o jogo deste sábado.

A seleção vai enfrentar a Áustria com Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. A partida terá início às 11 horas (de Brasília).

Governo do RN participa de reunião sobre Transposição do Rio São Francisco

O Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco (PISF) foi o tema de uma reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA), em São José de Piranhas, na Paraíba. O diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), Josivan Cardoso, e o secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, representaram o Governo do Estado do Rio Grande do Norte no evento que contou com apresentações das instituições federais envolvidas no Projeto.

O Ministério da Integração (MI) fez uma explanação sobre o estado atual das obras, a ANA apresentou os desafios da regulação e gestão das águas transpostas e a Codevasf falou como acontecerá a operação do PISF.

De acordo com o MI, as obras do eixo norte devem ser concluídas no final de 2018, mas só devem chegar ao RN, no final de 2019, pelo leito do rio Piranhas, em Jardim de Piranhas. Sobre o Ramal do Apodi, onde as águas vão entrar no RN pelo eixo norte, o MI ressalta que o projeto já está pronto, mas a obra ainda está sem previsão para ser licitada. “Com as chuvas do último inverno rios como o Piranhas Já estão com fluxo, as águas da transposição entrarão no nosso estado por ele, se elas já estivessem chegando já teríamos condição de fazer uso delas”, ressalta Josivan Cardoso.

O secretário da Semarh, Mairton França, explica que reuniões estão acontecendo para discutir os últimos detalhes da gestão das águas da transposição, assim que elas estiverem chegando ao RN. “Estamos discutindo nosso modelo de gestão com a Ana e, do ponto de vista de infraestrutura hídrica, já estamos construindo o canal de aproximação dentro da Barragem de Oiticica e finalizando o projeto da tomada d’água a ser localizada dentro do reservatório” explica Mairton.

PRF apreende 28 quilos de droga em Planaltina no Distrito Federal

No fim da noite dessa sexta-feira (8), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 26 tabletes de substância análoga à maconha. A abordagem foi a um ônibus na BR-020, em frente à unidade operacional da PRF em Planaltina no Distrito Federal.

Ao vistoriar o bagageiro, os policiais contaram com o auxílio da cadela Eva, que indicou a presença de entorpecentes em uma das malas. A bagagem foi identificada como pertencente a um homem de 29 anos. O passageiro fazia o percurso de Goiânia para Feira de Santana (BA).

No interior da mala, os policiais encontraram 26 tabletes de substância análoga à maconha, totalizando cerca de 28 quilos.

Segundo a PRF, o passageiro recusou-se a informar sua origem e destino da droga e quaisquer outras informações. O suspeito alegou ainda pertencer a uma organização criminosa conhecida como PCC (Primeiro Comando da Capital).

Facebook veiculará programas jornalísticos em serviço de vídeo

O Facebook anunciou nesta semana que vai passar a veicular programas jornalísticos de algumas emissoras no seu serviço de vídeo chamado Watch (assista, em inglês). Os noticiários serão produzidos exclusivamente para o Facebook por emissoras importantes nos Estados Unidos, como ABC, CNN e Univision.

O serviço de vídeos foi lançado em outubro de 2017 como uma estratégia da empresa de entrar no mercado de vídeo online, já que o principal concorrente da plataforma, a Google, é líder neste segmento com o YouTube. O foco é a veiculação de séries e outros programas na forma de capítulos. O serviço ainda não está disponível no Brasil.

Vão ser disponibilizados no canal de vídeos os programas Anderson Cooper Full Circle, da CNN, Fox News Update, da Fox, On Location, da ABC, e uma revista audiovisual voltada ao público hispânico. Os conteúdos serão exclusivos e direcionados para a audiência da plataforma.

Diretores do Facebook disseram em entrevistas a veículos especializados que a iniciativa é uma forma de promover conteúdos de qualidade e de referência para os usuários, uma forma também de responder às críticas sobre o papel da plataforma na divulgação das chamadas notícias falsas (fake news).

O anúncio é um marco importante. Até agora, a despeito das diversas funcionalidades que oferece, o Facebook é uma rede social que serve de espaço para a circulação de textos, imagens e vídeos de terceiros. Com essa iniciativa, mesmo que ainda em parceria, passa a ser promotora de conteúdos próprios, tornando-se também uma empresa de mídia.

Temer lança pedra fundamental de reator que produzirá radioisótopos

O presidente Michel Temer participou ontem (8) do lançamento da pedra fundamental do Reator Multipropósito Brasileiro e do início dos testes de integração dos turbogeradores do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica, no Centro Industrial Nuclear de Aramar, em Iperó (SP), interior de São Paulo.

O reator vai produzir radioisótopos para a fabricação de medicamentos usados no tratamento de doenças nas áreas de cardiologia, oncologia, hematologia e neurologia. “Hoje, somos obrigados a importar fármacos para combater várias doenças, principalmente o câncer. O tratamento fica mais complicado e, naturalmente, mais caro, porque o país depende de fornecedores estrangeiros”, disse o presidente.

Com o reator, segundo o presidente, o Sistema Único de Saúde (SUS) aumentará os atendimentos de câncer, além de reduzir custos no tratamento. Os medicamentos terão preço de custo. A tecnologia permitirá ainda a produção de fontes radioativas para a indústria, agricultura e meio ambiente. A previsão é que o reator comece a funcionar em 2024.

Serão investidos R$ 750 milhões no projeto do reator multipropósito que possibilitará a fabricação de radiofármacos a preço de custo para o SUS. O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, explicou que a pasta vai investir esse valor até 2022. Neste ano serão liberados R$ 30 milhões.

Museu Nacional comemora 200 anos com atividades gratuitas

O Museu Nacional preparou uma intensa programação para este fim de semana e promete atrações para as crianças e suas famílias. As 35 ações estão incluídas nas comemorações dos 200 anos da mais antiga instituição científica do Brasil e maior museu de história natural e antropológica da América Latina. A visitação neste sábado (9) e domingo (10) está aberta das 10h às 16h.

Criado em 6 de junho de 1818, por dom João VI, originalmente com o nome de Museu Real foi incorporado em 1946 à Universidade do Brasil e atualmente pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O público terá contato com pesquisadores em oficinas, exposições, jogos e atividades lúdicas, entre elas, um passeio em um túnel que reproduz o solo lunar, e o melhor, é que tudo é gratuito. As atividades ocorrerão em uma tenda de 1200 metros, montada na Alameda das Sapucaias, em frente ao Museu, dentro da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte do Rio.

As crianças vão se divertir ainda em uma caixa de areia onde poderão escavar um dinossauro. Em outra parte vão montar com os encaixes de ossos do Maxakalisaurus topai. Esse dinossauro é herbívoro e viveu durante o período Cretáceo. Estarão expostas também cabeças de dinossauros em tamanho real, como a do Carnotaurus. Entre as diversas variedades o público vai conhecer o peixe elétrico e da coleção Crustacea.

No sábado às 16h, o público vai se divertir com uma apresentação da bateria da escola de Samba Imperatriz Leopoldinense que desfilou, este ano, com um enredo em homenagem ao bicentenário do Museu Nacional.
Durante a visita ao Museu vai ser possível ver parte de mais de 20 milhões de peças que compõem o acervo da instituição e o local que serviu de residência imperial de importantes personagens da história brasileira como dom João VI, dom Pedro I e dom Pedro II.

Com visitas guiadas, o público terá o auxílio de paleontólogos na exposição de paleovertebrados com vários fósseis. Haverá oficina também no herbário e as crianças vão passar pela experiência de simular a polinização de flores. Se o interesse é o período pré-histórico, a oficina de Pintura Rupestre vai mostrar como o homem daquela época era um artista plástico além de artesão.
 
“O mais interessante é mostrar para o público como funciona o Museu Nacional nos seus bastidores. O que faz um pesquisador que trabalha com plantas, que cuida de acervos bibliográficos. É isso que a gente precisa fazer. Precisa mostrar para a sociedade as maravilhas que temos nesta instituição, por favor, não percam”, disse o diretor do museu e paleontólogo Alexander Kellner.

Corpo de Maria Esther Bueno é velado no Palácio dos Bandeirantes em SP

Maria Esther Bueno, que morreu aos 78 anos na cidade de São Paulo é velada hoje (9) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Considerada a maior tenista do país, a paulista tratava de um câncer que se espalhou pelo organismo e agravou seu estado de saúde.

O governador Márcio França emitiu nota de pesar, em que decreta luto oficial de três dias pelo falecimento da tenista. O velório segue até as 15h no Palácio e o corpo será sepultado às 16h, no Cemitério da Consolação.

Rádio Nacional faz programa especial sobre a Copa do Mundo

A Rádio Nacional Brasília AM escalou um time de apresentadores e convidados para entrar em campo na manhã deste sábado (9) com o programa especial Nacional na Copa. A Copa do Mundo da Rússia começa na próxima quinta-feira (14).

Os âncoras Valter Lima, Estevão Damázio e André Luiz Mendes entrevistaram atletas que jogaram na seleção brasileira de futebol, relembraram gols e lances históricos, conversaram com o tricampeão Wilson Piazza, vencedor do mundial de 1970, no México, e com o chefe da delegação da seleção pentacampeã em 2002, Weber Magalhães.

Luiz Américo, cantor e compositor da música “Camisa 10”, lançada em 1973, conversou sobre sua inspiração para a criação da letra que cobrava de Zagalo mudanças no time que disputaria os jogos de 1974. A canção ironizava a busca por um camisa 10 para ocupar o lugar de Pelé.

Segundo Valter Lima, o intuito da programação especial é contribuir para essa “grande festa mundial”. “O objetivo é fazer com que a motivação já entre no espírito do brasileiro para ele começar a vibrar com a Copa do Mundo. A nossa garra é essa de vibrar com o futebol. Muita gente está preocupada com a gasolina que faltou, ou seja, com os problemas que acontecem, mas o importante é esquecer tudo isso é partir para dentro da Copa”, disse, em alusão à greve dos caminhoneiros que provocou o desabastecimento de combustível no país.

Homem morre após bater carro de frente com caminhão em Natal/RN

Um homem de 34 anos morreu depois de bater o carro de frente com um caminhão na BR-101, em Neópolis, Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 3h deste sábado (9). Uma pessoa que ia no banco do passageiro do caminhão foi socorrida ao hospital em estado grave.

A PRF informou que Ricardo Dantas Cortez seguia em um i30 no sentido da rodovia que vai de Natal até Parnamirim, na Região Metropolitana. Ele perdeu o controle do carro perto da passarela do bairro Neópolis, atravessou a pista e colidiu com o caminhão. Ricardo morreu na hora.

O automóvel ficou bastante deteriorado. Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram encontradas garrafas de cerveja dentro do veículo.

Operação em comunidades do Rio mobiliza mais de mil agentes

As forças de segurança vinculadas ao Gabinete de Intervenção Federal realizam hoje (9) no Rio de Janeiro uma operação integrada em quatro comunidades da zona sul do Rio de Janeiro. Mais de mil agentes foram mobilizados. As ações se desenvolvem na Rocinha, Vidigal, Chácara do Céu e Parque da Cidade. Há também emprego de veículos blindados, helicópteros e equipamentos pesados de engenharia.

De acordo com o Comando Conjunto das Forças Armadas, o trabalho envolve cerco, estabilização dinâmica da área e remoção de barricadas erguidas pelo tráfico. Além disso, revistas seletivas de pessoas e veículos também são realizadas. Mais de 120 mil pessoas moram nas áreas abrangidas pelas ações.

Nas redes sociais, diversos moradores da Rocinha deram notícia de troca de tiros nas primeiras horas da manhã. "Como é que dorme na Rocinha nesse sábado de tiroteio?", escreveu um internauta no Twitter por volta de 8h.

A Polícia Militar participa da operação com bloqueios de possíveis rotas de fuga de criminosos e a Polícia Civil faz a checagem de antecedentes criminais e cumpre mandados judiciais. A Polícia Federal também está presente nas áreas das comunidades.

De acordo com o Comando Conjunto, algumas vias na região poderiam ser interditadas. A autoestrada Lagoa-Barra chegou a ficar interditada devido a ação, mas o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a via já tinha sido totalmente liberada nos dois sentidos às 7h30. Na Avenida Niemeyer, que liga o Leblon a São Conrado, há bastante reforço no policiamento. 

Delação de Rita das Mercês atinge todos os Poderes do RN

A Tribuna do Norte trouxe em matéria de capa neste sábado (9) uma matéria sobre a delação de Rita das Mercês na Operação Dama de Espadas. Em seu acordo de colaborações premiadas, a ex-procuradora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte atingiu pessoas de todos os Poderes.

Na delação, Rita citou dez desembargadores, quatro ex-governadores, o atual governador, cinco deputados federais, um ex-deputado federal, dois senadores, um ex-senador, deputados estaduais, oito conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e outros políticos.

De acordo com a TN, os agentes políticos e os membros do Judiciários são apontados como suspostos beneficiados e mandantes do esquema de contratação de funcionários fantasmas pelo Legislativo. Os crimes teriam acontecido entre 2006 e 2015.

No acordo, Rita das Mercês poderá ter uma suposta pena revertida em quatro anos de serviços comunitários. Familiares dela também terão de cumprir serviços à comunidade.

Ainda segundo a Tribuna, o acordo determina que a ex-procuradora identifique autores, coautores e participantes das ações que tenham relação com a Dama de Espadas. Ela ainda se comprometeu a devolver apartamentos, lote e casa.

Rita das Mercês foi presa em agosto de 2015, na Operação Dama de Espadas, mas foi solta dias depois.

Eleições 2018: Confira as datas do calendário do TSE

Neste ano, os brasileiros vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, dois terços do Senado e deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

O primeiro turno será realizado no dia 7 de outubro, e a votação do segundo turno será no dia 28 de outubro

Confira as datas mais importantes:
JUNHO
18/06
  • TSE divulga o valor total disponível no FECF (Fundo Especial de Financiamento de Campanha).
  • Novidade das eleições de 2018, o fundo público eleitoral foi aprovado em 2017 pelo Congresso Nacional para custear campanhas.
30/06
  • Pré-candidatos que sejam apresentadores ou comentaristas ficam proibidos de participar de programas de rádio e TV.
JULHO
7/07
  • Início do período de "condutas vedadas" aos agentes públicos, em vigor até a posse dos eleitos.
  • Ficam proibidas, por exemplo, a contratação ou a demissão de servidores públicos sem justa causa.
17/07
  • Início do prazo de habilitação do eleitor para voto em trânsito, ou seja, fora do seu domicílio eleitoral.
  • A solicitação poderá ser feita até o dia 23 de agosto, nos cartórios eleitorais.
  • O voto em trânsito estará disponível nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores.
  • Quem estiver em outro estado só poderá votar para presidente; se a viagem for no mesmo estado, será possível votar para todos os cargos em disputa.
20/07
  • Os partidos têm dessa data até o dia 5 de agosto para realizar convenções e definir candidatos e coligações.
AGOSTO
15/08
  • Último dia para partidos e coligações registrarem seus candidatos na Justiça Eleitoral.
16/08
  • Início da propaganda eleitoral nas ruas (carreatas, distribuição de material gráfico) e na internet — até 5 de outubro.
  • Também fica permitida a realização de comícios — até 4 de outubro.
31/08
  • Início da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV — até 4 de outubro.
SETEMBRO
9/09
  • Data em que as campanhas devem enviar à Justiça Eleitoral a primeira parcial da prestação de contas.
17/09
  • Prazo final para o julgamento de todos os pedidos de registro de candidaturas.
  • As urnas são lacradas com a lista dos candidatos que vão concorrer ao pleito.
22/09
  • Início do período em que nenhum candidato pode ser preso ou detido, a não ser em flagrante.
OUTUBRO
2/10
Publicidade
  • Data a partir da qual nenhum eleitor pode ser preso ou detido, exceto em caso de flagrante ou condenação por crime inafiançável.
4/10
  • Fim da propaganda eleitoral em rádio e TV e último dia para a realização de debates e comícios.
7/10
  • Votação do primeiro turno.
8/10
  • Início da propaganda para o segundo turno nas ruas, com comícios, carreatas e distribuição de material gráfico.
12/10
  • Começa a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV para o segundo turno.
13/10
  • Início do período em que nenhum candidato do segundo turno pode ser preso ou detido, a não ser em flagrante.
23/10
  • Data a partir da qual nenhum eleitor pode ser preso ou detido, a não ser em flagrante.
25/10
  • Último dia para a realização de comícios.
26/10
  • Fim da propaganda eleitoral em rádio e TV e último dia para a realização de debates.
28/10
  • Votação do segundo turno.

Polícia registra quatro homicídios na zona Norte de Natal/RN

A noite de sexta-feira (8) foi violenta em Natal/RN. Mais precisamente na zona Norte da capital. A Polícia Militar registrou quatro homicídios por arma de fogo na região.

O primeiro caso aconteceu no início da noite. No conjunto Soledade II, Lionaldo de Santana Ferreira, de 33 anos, foi morto por homens em um carro branco. Ele foi atingido na cabeça e nas costas, morrendo no local.

Pouco depois, Walace Ferreira de Lima, 22 anos, foi assassinado no Pajuçara. Ele foi alvejado por cerca de oito tiros e também morreu no local do crime. Mais uma vez os suspeitos chegaram em um carro.

No José Sarney, Luisiano da Rocha Sales, 22 anos, foi morto por vários disparos por volta das 20 horas. No entanto, “a lei do silêncio” não permitiu que a PM conseguisse mais detalhes do crime.

Já no conjunto Boa Esperança, Cristiano da Silva Mariano, 31 anos, foi morto a tiros. Uma segunda pessoa foi socorrida ao Hospital Santa Catarina com ferimento de arma de fogo.

Restos mortais de mais de 50 crianças são encontrados no Peru

Restos mortais de mais de 50 crianças foram encontrados por um grupo de arqueólogos no setor Pampa La Cruz, em Huanchaco, no município costeiro de Trujillo, no Peru. As vítimas teriam sido oferecidas em ritual da cultura pré-colombiana chimu, na costa norte do país. "Até o momento encontramos os restos mortais de 56 crianças que foram sacrificadas pela cultura chimu", declarou à AFP o arqueólogo Gabriel Prieto.

Ainda de acordo com Prieto, agora, confirma-se que é o maior sacrifício de crianças do mundo. "Tranquilamente, neste novo espaço, podemos dobrar o número de restos mortais que encontramos em Huanchaquito", disse, acrescentando que as crianças, entre 6 e 14 anos, foram encontradas no início de maio.

"O interessante do tema é que foram sacrificados com um corte no esterno e mostram as costelas abertas assim como em Huanchaquito", comentou o arqueólogo da Universidade Nacional de Trujillo. "Reforça-se que Huanchaco foi um local onde foram feitos sacrifícios maciços de crianças durante a cultura chimu", acrescenta.

O SAMU existe pra salvar vidas.


Novo viaduto entre Natal e Parnamirim terá pista principal liberada dia 16, diz Dnit.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou na sexta-feira (8) que no sábado, dia 16, fará a liberação da pista principal do viaduto que está sendo erguido na BR-101, entre Natal e Parnamirim, na entrada da Av. Abel Cabral. A liberação vai acontecer a partir das 8h. No mesmo instante, a saída da avenida para acesso à rodovia também será desbloqueada.

Inicialmente, a liberação do tráfego na parte superior do viaduto estava prevista para até o final de maio. Porém, ainda segundo o Dnit, o atraso aconteceu em razão das fortes chuvas que caíram na região – o que retardou a execução das obras dos dutos de saneamento da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern).

Governo do RN nomeia novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros

O Governo do Estado nomeou um novo comandante-geral para o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. A nomeação do coronel Josenildo Acioli Bento foi publicada na edição deste sábado (9) do Diário Oficial.

O oficial que ocupava o posto anteriormente foi destituído do cargo em maio passado e, desde então, a corporação estava sem comandante. Depois de ser exonerado, o coronel Luiz Monteiro da Silva Júnior disse que o governador o tirou da função depois que se negou a cumprir ordem do governador para liberar uma festa irregular.

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o coronel Acioli é especialista em Gestão de Sinistro pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), através do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), e especialista em Segurança Pública no Curso Superior de Polícia (CSP).

Ele assume o comando aos 42 anos de idade, depois de ter passado por várias áreas de atuação dentro do Corpo de Bombeiros potiguar.

Antes de audiência, Bretas relembra frase a Lula e diz a Cabral: 'Juiz não é inimigo'.

Antes de interrogar o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, o juiz Marcelo Bretas comentou na sexta-feira (8) sobre outra audiência desta semana que causou polêmica. Na terça passada, Cabral convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prestar depoimento como testemunha de defesa. Bretas se referiu a Lula como uma figura histórica da política e permitiu que o ex-governador conhecesse o neto recém-nascido.

Os comentários feitos por Bretas na sexta foram considerados por ele próprio como um desabafo, após ser criticado em redes sociais. Internautas o atacaram por considerarem que havia elogiado Lula.

"Só não bateram mais em mim por ter me deixado encontrar seu neto (na terça) porque houve um assunto mais importante que foi a conversa com o ex-presidente. Tem pessoas que confundem as coisas. Acham que juiz não tem que ser humano, que tem que ser máquina. Juiz é humano, mais do que qualquer um tem que ter respeitar a humanidade. Achei que o senhor não causaria mal nenhum a sociedade se encontrasse sua família", disse Bretas.

O magistrado disse ainda que trabalha há dois anos na Lava Jato, mas que antes disso repetiu o gesto com presos pobres. Ou seja, permitiu a visita de familiares.

"Cansei de pedir aos policiais que aguardassem aqui fora. Não fiz isso porque era o senhor não. O país está muito sensível politicamente. Nos tratamos com respeito, independentemente de ter condenado o senhor. Juiz não é inimigo de ninguém", completou.

Na semana passada, Bretas falou o seguinte para Lula ao encerrar a oitiva.

"Senhor Luiz Inácio, muito obrigado. Inclusive pela postura que se portou. O senhor é uma figura importante no nosso país, é relevante sua história para todos nós. Para mim, inclusive. Aos 18 anos estava aqui num comício na Avenida Presidente Vargas com um milhão de pessoas e eu estava lá usando o boné e a camiseta com seu nome".

Governo do RN paga folha suplementar do reajuste dos professores

A Secretaria Estadual de Educação (Seec) do RN iniciou o processo de pagamento do reajuste dos professores. Foi realizada a tramitação processual das ordens bancárias para o pagamento do reajuste de 6,81% do piso salarial do Magistério.

Segundo a pasta estadual, o pagamento será feito por meio de uma folha suplementar, contemplando também a diferença dos servidores GNO. A previsão é de que até este sábado, 9, o pagamento esteja na conta dos servidores.

Mega-Sena acumulada pode pagar R$ 9,5 milhões neste sábado

A Mega-Sena acumula pode pagar, neste sábado (9), o prêmio de R$ 9,5 milhões ao apostador que acertar os seis números. O concurso 2.048 será sorteado a partir das 20h (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da Caixa que está na Praça de Eventos na cidade de Goiás (GO).

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) de  sábado em qualquer lotérica do país. Clientes com acesso ao Internet Banking Caixa podem fazer suas apostas pelo  computador pessoal, tablet ou smartphone. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

É preciso estimular a presença feminina na indústria do cinema

O reconhecimento da mulher brasileira no mundo do audiovisual passa pelo trabalho das diretoras Laís Bodanzky e Susanna Lira. Mas, segundo elas, a luta pela diversidade e protagonismo das mulheres nesse espaço predominantemente masculino não é fácil e ainda tem muitos desafios a serem vencidos.

No jardim da casa da poetisa goiana Cora Coralina, na cidade de Goiás (GO), as diretoras, junto com a atriz Bruna Linzmeyer, participaram de uma conversa sobre o espaço das mulheres no cinema. O evento faz parte da programação do 20º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), que acontece até domingo (10) na cidade do interior do estado de Goiás.

Diretora de filmes como Bicho de Sete Cabeças e Como Nossos Pais, Laís vive o cinema desde a infância com o pai, o cineasta Jorge Bodanzky, e não teve dificuldades para entrar na profissão. “Eu desmitifiquei muita coisa, de que cinema é coisa de homem. Tive a oportunidade de observar meu pai e a verdade da profissão. Foi um interesse natural."

No início da carreira, de maneira inconsciente, passou a retratar temas relacionados ao espaço da mulher na sociedade, como no filme Cartão Vermelho, de 1994, sobre uma adolescente que jogava futebol com os meninos. “Eu vejo uma diferença ao longo desses anos da tomada de consciência”, disse, contando que hoje essa reflexão sobre as desigualdades de gênero já está amadurecida.

Para ela, as estruturas sociais sempre levaram a mulher a ficar à margem em muitos setores, mas cabe à mulher fazer essa mudança e definir os seus próprios limites. “Quem faz a mudança é quem o calo está doendo. Podem falar o que quiserem, mas cabe a nós colocar os limites”, disse, ressaltando que o movimento das grandes atrizes do cinema, por exemplo, tem sido muito importante para o movimento geral das mulheres no mundo.

Setor de construção aposta em austeridade para melhorar investimentos

A retração do setor de infraestrutura verificada na Pesquisa Anual Indústria da Construção 2016 (Paic), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem (8), não surpreendeu empresários do setor. O presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), Evaristo Pinheiro, disse à Agência Brasil que já vinha alertando a sociedade e o governo federal sobre esse quadro e avalia que os principais responsáveis são a crise fiscal do país e a insegurança jurídica para investidores.

“A gente teve um pico histórico de faturamento em 2014. O foco da pesquisa do IBGE é de 2015 para cá, mas o pico mesmo de faturamento foi 2014. De lá pra cá, nós perdemos, só na infraestrutura de construção pesada, mais de 600 mil empregos. Isso equivale a voltar ao mesmo nível de emprego de 2007. Ou seja, 11 anos para trás”, apontou. Ele destaca que isso representa 5% do desemprego gerado no Brasil nesse período e que se fossem considerados os empregos indiretos, tendo em vista que se trata de uma cadeia de ponta, o número seria ainda maior.

Os dados da pesquisa indicam que, entre 2007 e 2016, houve uma queda da participação das obras de infraestrutura no valor da indústria de construção, que passaram de 45,6% em 2007 para 29,5%. Por outro lado, cresceu a participação da construção de edifícios (de 39,7% para 45,9%); e dos serviços especializados (de 19% para 24,6%).

Em carta, Lula se diz preso político e reafirma candidatura para acabar com "sofrimento do povo".

Um preso político, tratado como inimigo pela Justiça, afastado da convivência com o povo brasileiro, candidato à Presidência para acabar mais uma vez com o "sofrimento do povo brasileiro", é como o ex-presidente Luiz Inácio Lula se apresentou nesta sexta-feira, em uma carta enviada a militantes no lançamento da sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.

"Não tenho dúvida de que me puseram aqui para me impedir de conviver com minha grande família: o povo brasileiro. Isso é o que mais me angustia, pois sei que, do lado de fora, a cada dia mais e mais famílias voltam a viver nas ruas, abandonadas pelo Estado que deveria protegê-las", escreveu o ex-presidente na carta lida pela ex-presidente Dilma Rousseff em Contagem, zona metropolitana de Belo Horizonte.

Preso há dois meses em Curitiba por causa de uma condenação na operação Lava Jato, Lula não compareceu ao ato montado pelo PT para mostrar unidade do partido em torno da sua candidatura. No palco, as principais lideranças do partido, parlamentares, e quatro dos cinco governadores petistas --Camilo Santana (CE) foi o único que não compareceu.

Cerca de 2 mil pessoas lotaram um auditório para ouvir quase três horas de discursos de lideranças petistas.

Quando Dilma começou a ler o que Lula batizou de "Manifesto ao Povo Brasileiro", o silêncio tomou conta do local.

"Contra todas as injustiças, tenho o direito constitucional de recorrer em liberdade, mas esse direito me tem sido negado, até agora, pelo único motivo de que me chamo Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso me considero um preso político em meu país", escreveu o ex-presidente.

"Quando ficou claro que iriam me prender à força, sem crime nem provas, decidi ficar no Brasil e enfrentar meus algozes. Sei do meu lugar na história e sei qual é o lugar reservado aos que hoje me perseguem. Tenho certeza de que a Justiça fará prevalecer a verdade."

Mais uma vez, Lula afirmou que o condenaram sem provas, sem o direito de defesa e sem ser tratado como um cidadão comum, mas como inimigo.

"É para acabar com o sofrimento do povo que sou novamente candidato à Presidência da República. Tive muitas candidaturas em minha trajetória, mas esta é diferente: é o compromisso da minha vida. Quem teve o privilégio de ver o Brasil avançar em benefício dos mais pobres, depois de séculos de exclusão e abandono, não pode se omitir na hora mais difícil para a nossa gente", disse.

"Sei que minha candidatura representa a esperança, e vamos levá-la até as últimas consequências, porque temos ao nosso lado a força do povo."

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto para o Planalto na eleição de outubro, mas pode ficar impedido de concorrer devido à Lei da Ficha Limpa que torna inelegíveis condenados por órgãos colegiados da Justiça, como aconteceu com o petista.

No texto, Lula diz que quer ser presidente porque já provou que o Brasil pode ser um país melhor para todos e que seu governo foi "um tempo de paz e prosperidade, como nunca antes tivemos na história".

"Acredito, do fundo do coração, que o Brasil pode voltar a ser feliz. E pode avançar muito mais do que conquistamos juntos, quando o governo era do povo", escreveu.

O ex-presidente avançou ainda no que deve ser seu programa de governo, caso possa manter sua candidatura. Afirma que impedirá a privatização da Eletrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Afirmou que a Petrobras "não foi criada para gerar ganhos para os especuladores de Wall Street", mas para garantir a autossuficiência de petróleo no país e com preços compatíveis com a economia popular.

"Sonho ser o presidente de um País em que o julgador preste mais atenção à Constituição e menos às manchetes dos jornais. Em que o Estado de Direito seja a regra, sem medidas de exceção. Sonho com um país em que a democracia prevaleça sobre o arbítrio, o monopólio da mídia, o preconceito e a discriminação. Sonho ser o presidente de um país em que todos tenham direitos e ninguém tenha privilégios", escreveu.

Ao final de sua carta, o ex-presidente fez um apelo à união das esquerdas em torno de sua candidatura. Disse ser necessário unir as "forças democráticas" do país em um projeto "mais solidário e mais justo" e que tem certeza que todos estarão "juntos no final da caminhada".

"Daqui onde estou, com a solidariedade e as energias que vêm de todos os cantos do Brasil e do mundo, posso assegurar que continuarei trabalhando para transformar nossos sonhos em realidade. E assim vou me preparando, com fé em Deus e muita confiança, para o dia do reencontro com o querido povo brasileiro. E esse reencontro só não ocorrerá se a vida me faltar", concluiu.

Processo Seletivo para professores está aberto na UnP

Seguindo o cronograma de cada semestre, a Universidade Potiguar abre Processo Seletivo de Docentes para 2018.2. As oportunidades de ingressar como professor da maior universidade privada do Norte-Nordeste são para cursos de Graduação e Pós-Graduação, nos Campi de Natal e Mossoró e nos Polos Caicó, Currais Novos e Limoeiro do Norte. A inscrição pode ser feita no site vagas.laureate.net até o dia 22 de junho e titulação mínima exigida está descrita em cada vaga.

Aqueles que têm interesse em se candidatar a mais de uma vaga, devem sinalizar os códigos de cada uma das oportunidades no momento de preenchimento do formulário de inscrição. A seleção terá duas etapas: Triagem de Currículos e Banca Examinadora. As etapas de seleção podem iniciar durante o período de inscrição.

No primeiro passo do processo, será realizada a seleção dos currículos. Os aprovados serão convocados para a exposição de aula didática com tema a ser divulgado por e-mail, com antecedência mínima de 24 horas. Uma banca examinadora terá o papel de analisar a performance dos candidatos.

Os selecionados farão parte da única Universidade privada do estado e com tradição de mais de 35 anos. A Instituição é integrante da Laureate International Universities e oferece mais de 100 cursos em Graduação, Pós-Graduação e Cursos Técnicos. A rede global líder em Ensino Superior no mundo conta com mais de um milhão de estudantes matriculados em 60 instituições presenciais e on-line, em 25 países.

Para fazer sua inscrição acesse vagas.laureate.netClique nos documentos abaixo para ver as vagas disponíveis.

TRF5 derruba liminar que suspende tabela de preços de frete no RN

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador Cid Marconi Gurgel de Souza, decidiu nessa sexta-feira (8) derrubar a liminar que suspendeu os novos valores mínimos para o frete o rodoviário no país. Na decisão, o desembargador argumentou que é prudente à ordem pública e à ordem administrativa assegurar as bases do acordo entre o governo e os caminhoneiros.

“Toda a sociedade brasileira tem sido testemunha do processo de negociação em que se envolveu o Poder Executivo desde o início da greve dos caminhoneiros. Pode-se dizer que as liminares proferidas num momento em que as partes ainda buscam um consenso pode interferir neste processo e, pior, inviabilizá-lo, sobretudo se de fato se concretizar o efeito multiplicador referido na inicial”, argumentou Gurgel de Souza.

O desembargador disse ainda que é dever do Poder Executivo buscar a solução de consenso que melhor atenda a todas as partes envolvidas.

Liminar válida no Rio Grande do Norte
Na quinta-feira (7), o juiz federal da 8ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, Orlan Donato Rocha, concedeu uma medida liminar para suspender os efeitos da Medida Provisória 832/2018, editada em 27 de maio e que previa uma tabela de preços para o frete rodoviário no país.

A decisão, até então, só era válida para duas empresas que entraram com a ação e que atuam no setor de sal do Rio Grande do Norte. As empresas alegaram que a medida é inconstitucional, por violar princípios como o da livre iniciativa e da livre concorrência, argumento que foi acolhido pelo juiz.

Nova tabela
Independente da decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, uma nova tabela chegou a ser anunciada na tarde dessa quinta-feira, mas foi suspensa horas depois para uma nova rodada de negociações com os caminhoneiros.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta sexta-feira que as questões técnicas da tabela “continuarão em discussão na agência e com o setor, a fim de chegar a uma solução que harmonize os interesses de produtores, transportadores e sociedade”.

A tabela de preços mínimos para o frete é uma das reivindicações dos caminhoneiros acordadas com o governo para colocar fim à paralisação da categoria que ocorreu em maio e que durou dez dias. O movimento resultou em prejuízos em diversos setores da economia e em desabastecimento de combustível, alimentos e de outros produtos.

Começa a temporada de festas juninas em João Câmara/RN e região

Junho chega com calendário repleto de festas nos fins de semana. Em locais fechados ou na rua, não vão faltar nem as comidas nem as bebidas típicas das celebrações de são João, canjica, milho assado, pamonha, pé-de-moleque, quentão, cocada! O vestido de chita, a camisa xadrez e o chapéu de palha também saem do armário. As quadrilhas, ao som de sanfonas ou não, completam o balancê.

Como em João Câmara este ano não haverá o tradicional ‘São João Câmara’ nos moldes do ano passado, devido a troca de prefeito, as atenções estarão voltadas para o São João de Jardim de Angicos, promovido pela Prefeitura que promete dez dias de muita festa.

sexta-feira, junho 08, 2018

Entra em vigor a partir de hoje suspensão de 31 planos de saúde

A partir desta sexta-feira (8), 12 operadoras de saúde suplementar estão proibidas de comercializar 31 planos de saúde. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com base em reclamações recebidas pelo Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da agência reguladora, durante o primeiro trimestre deste ano.

Os planos atendem a 115,9 mil beneficiários, que não serão afetados pela medida, uma vez que os planos são obrigados a manter a assistência aos clientes. A decisão da ANS proíbe apenas a venda para novos clientes.

A suspensão é temporária e pode ser revertida se as operadoras comprovarem melhoria no atendimento. Trinta e três planos de 16 operadoras, que haviam sido suspensos anteriormente, por exemplo, serão reativados a partir de sexta-feira.

A ANS analisou aproximadamente 14 mil reclamações, das quais a maioria (39,53%) de queixas por questões gerenciais, como autorização prévia, franquia e coparticipação.

Houve ainda reclamações de problemas relacionados ao rol de procedimentos e coberturas (15,85%) e prazos máximos para atendimento (15,04%).

Buscas a desaparecidos no naufrágio em Itaguaí continuam

O Comando do 1º Distrito Naval informou que a Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruçá), distrito de Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, continua com as buscas aos seis desaparecidos no naufrágio de dois pesqueiros na madrugada desta sexta-feira (8), na Baia de Sepetiba, em Itaguaí, na região metropolitana da capital fluminense.

Segundo nota da Marinha do Brasil, até o momento, das 21 pessoas que estavam a bordo, foram encontradas 15, entre as quais, as seis vítimas do acidente. Somente a embarcação Milemar (Guto 1) foi localizada. Ainda não há informação sobre o outro pesqueiro Lucas Mar.

A Marinha se solidarizou com as famílias das vítimas e informou que permanecerá com a operação de buscas. Foram enviadas para a região do naufrágio cinco embarcações, uma aeronave, uma embarcação de desembarque de carga geral e mergulhadores. Além disso, o navio patrulha Guaporé foi deslocado para auxiliar nos resgates que contam com a participação do Corpo de Bombeiros, que também enviou embarcações para lá.
 
Segundo a Marinha, que instaurou um inquérito para apurar o acidente, as causas e as responsabilidades dos envolvidos serão apuradas.

Audiência sobre currículo do ensino médio é supensa após manifestação

A audiência pública que discutiria hoje (8), em São Paulo, a proposta para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio teve que ser cancelada devido a manifestações de professores e estudantes contrários à proposta do Ministério da Educação (MEC). A reunião foi organizada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Apresentada pelo MEC em abril, a proposta está explicada um site, no qual se afirma que a construção do projeto é democrática e envolveu educadores e sociedade. “O que aconteceu hoje aqui em São Paulo acende uma luz amarela, no meu modo de entender, a respeito dos procedimentos de elaboração dessa Base Nacional Comum Curricular, que, quero dizer também, ela está profundamente interligada com as questões da lei da reforma de ensino médio”, disse César Callegari, que integra o CNE e preside a comissão responsável pela elaboração da proposta.

A proposta do governo organiza a o currículo do ensino médio por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Apenas as disciplinas de língua portuguesa e matemática aparecem como componentes curriculares, ou seja, disciplinas obrigatórias para os três anos do ensino médio. As alterações são alvo de crítica de professores e estudantes que se manifestaram no local em que seria realizada a audiência.

“Nosso papel no conselho é ampliar essa discussão. Nós entendemos como legítimas as manifestações, inclusive as que aconteceram hoje aqui em São Paulo, que mostra que tem setores relevantes no país que estão preocupados e querendo ser ouvidos e tudo o mais. Então nosso papel agora é ter antenas ligadas sobre o que querem dizer os diferentes setores da educação brasileira”, acrescentou Callegari.

Em nota, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeosp) disse que as mudanças vão provocar um “apartheid educacional” no Brasil. Segundo a categoria, com exigências tão mínimas, o resultado pode ser escolas boas para quem pode pagar e escolas ruins para alunos da rede pública. Segundo a nota, a audiência pública seria uma forma de legitimar a aprovação da BNCC dentro do Conselho Nacional de Educação.

Gasolina subiu 21,48% em 12 meses

O aumento nos preços dos combustíveis, acompanhando a política de reajustes de preços da Petrobras, tem pesado na inflação oficial do País nos últimos 12 meses. O grande vilão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses foi a gasolina, com um aumento nas bombas de 21,48%, o equivalente a 0,81 ponto porcentual da taxa de 2,86% acumulada pelo IPCA no período.

O diesel subiu 19,78% em 12 meses, mas pesa menos na inflação ao consumidor, por isso o impacto se limitou a 0,03 ponto porcentual.

O gás de botijão ficou 13,04% mais caro em 12 meses, uma contribuição de 0,16 porcentual para a inflação do período. O Gás Natural Veicular (GNV) aumentou 13,84%, impacto de 0,02 ponto porcentual.

A gasolina e o diesel puxaram a alta de 1,38% registrada pela inflação de preços monitorados em maio, ao lado do item energia elétrica. Em 12 meses, a energia elétrica ficou 3,97% mais cara, uma influência de 0,14 ponto porcentual sobre o IPCA.

A inflação de bens e serviços monitorados pelo governo acumulada em 12 meses ficou em 8,15% em maio.

Maio
Segundo o IBGE, a gasolina ficou 3,34% mais cara em maio, o que resultou também no maior impacto sobre a inflação do mês, o equivalente a 0,15 ponto porcentual da taxa de 0,40% registrada pelo IPCA. O óleo diesel subiu 6,16% no IPCA de maio, mas com impacto de apenas 0,01 ponto porcentual.

Já o etanol caiu 2,80%, um impacto negativo de 0,03 ponto porcentual.

As passagens aéreas também contribuíram para conter a inflação no mês. As tarifas aéreas recuaram 14,71% em maio, uma contribuição negativa de 0,05 ponto porcentual para o IPCA.

“A passagem aérea foi o maior impacto negativo”, ressaltou Fernando Gonçalves, gerente na Coordenação de Índices de Preços do IBGE.

Os gastos das famílias com Transportes passaram de estabilidade em abril (0,00%) para avanço de 0,40% em maio.

Campanha alerta sobre importância do atendimento rápido em caso de AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ficando atrás da doença isquêmica cardíaca. Juntas, elas mataram 15,6 milhões de pessoas em 2016 e lideram o ranking mundial nos últimos 15 anos.

Provocado pelo rompimento ou obstrução de um vaso sanguíneo no cérebro, o AVC é uma emergência médica e, por isso, o tempo é fundamental para evitar possíveis sequelas graves. Especialistas apontam que cada minuto sem ajuda médica corresponde a 1,9 milhão de neurônios a menos.

Pensando nisso, a Rede Brasil AVC e a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) se uniram para lançar a campanha “A Vida Conta – cada minuto faz diferença”, que alerta sobre a importância do atendimento rápido em casos de AVC.

O tempo se mostra essencial para definir o tratamento adequado. A trombólise, por exemplo, que é a dissolução do coágulo no vaso sanguíneo, é uma importante opção nos casos de obstrução. “O tratamento pode ser dado até 4 horas e 30 minutos após o início do AVC, mas quanto mais precoce o tratamento é administrado, melhor é o seu efeito”, informa a Rede Brasil AVC.

Para conscientizar a população, as entidades farão uma ação nesta sexta-feira, 8, na Ponte Estaiada, na zona oeste da capital paulista. A partir das 19h, a iluminação da estrutura será reduzida – uma alusão à perda gradativa de neurônios – e, depois, um vídeo de conscientização será projetado na coluna da ponte.

Fique atento
Assim, é importante saber a hora aproximada do início dos sintomas, que incluem formigamento na face, no braço ou na perna – principalmente em apenas um lado do corpo -, dificuldade para falar e compreender a fala, alteração na visão e dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente.

Caso o atendimento não seja rápido, o problema pode se agravar e incapacitar a pessoa. As sequelas vão desde dificuldades visuais, de memória e na fala até perda de força muscular, dificuldade de movimentação e alteração no comportamento.

Segundo a SBDCV, 90% dos casos de AVC podem ser evitados, basta que a pessoa controle alguns fatores de risco, tais como: tabagismo, obesidade, colesterol alto, pressão alta, fibrilação atrial, diabetes e estresse crônico.