sábado, setembro 19, 2020

Disparada dos alimentos expõe distorção entre inflação real e oficial .

O recente salto no preço dos alimentos da cesta básica assustou os consumidores brasileiros e evidenciou que a inflação oficial calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não reflete precisamente o peso dos reajustes no bolso dos consumidores.

Usado como o índice oficial de inflação para famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumula alta de somente 0,7% em 2020.

Ao mesmo tempo, itens essenciais para a população nacional, como óleo de soja (+18,63%), arroz (+19,25%), leite (+23%), feijão-preto (+28,92) e cebola (+50,4%) apresentam altas muito superiores às registradas pelo IPCA.

Para Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), o maior erro do IPCA é não refletir os hábitos reais dos consumidores brasileiros para "proteger o sistema financeiro" e "esconder a realidade financeira" das famílias.

 "Se você olhar o cenário dos combustíveis, da energia elétrica e dos alimentos, tivemos um aumento de 80% ou 100% nos preços somente nos últimos cinco anos”, afirma ele, que também comanda o Canal Dinheiro à Vista.

 

Vacina deve estar disponível ‘nos primeiros meses de 2021’, diz presidente da Anvisa.

O diretor Antônio Barra Torres, da Anvisa, disse ao jornal Extra que a vacina contra a Covid-19 deve estar disponível nos primeiros meses de 2021.

“Não gosto de previsões porque geram expectativa na população. A humanidade nunca passou pelo que está passando agora. ‘Ah, mas teve gripe espanhola, peste bubônica, a peste negra na idade média’. Não há comparação na abrangência, na velocidade de transmissão. Um pensamento pessoal meu de tudo que tenho visto colocaria minha expectativa para os primeiros meses de 2021”, afirmou.

A novela de Beto Rosado e Fernando Mineiro continua.

O juiz eleitoral Ricardo Tinoco intimou o então candidato a deputado federal nas eleições 2018, Kericlis Alves, “Kerinho”, a se manifestar no prazo de 7 dias sobre denúncia de inelegibilidade por não se desincompatibilizar do cargo público na Prefeitura de Monte Alegre (RN) para concorrer nas eleições como manda a legislação Eleitoral.

O caso pode interferir na composição da bancada federal potiguar, caso os votos de Kerinho sejam anulados, a coligação que elegeu o deputado Beto Rosado perderia a vaga para Fernando Mineiro (PT) em razão do quociente eleitoral.

Leia a matéria completa AQUI, no site Justiça Potiguar.

Tremor de 6.9 é registrado no RN.

Um tremor de magnitude 6.9 foi registrado na noite de sexta-feira (18) no Atlântico, próximo ao arquipélago São Pedro e São Paulo, que fica a quase 1 mil quilômetros de Natal (RN).

O evento foi confirmado pelo Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), que captou a atividade às 21h43.

No último dia 30 de agosto outro tremor de magnitude 6.5 já havia sido registrado no local.

De acordo com o geólogo Eduardo Menezes, que integra a equipe do Labsis, os tremores nessa região são comuns.

Lives de hoje: Wesley Safadão com Bruno e Marrone, Lucy Alves e mais shows para ver em casa.

Wesley Safadão se junta com a dupla Bruno e Marrone para uma live neste sábado (19). Além disso, Sheryl Crow traz a versão acústica do show que realizou na sexta-feira (18). A apresentação on-line da cantora é paga.

Chico César, Lucy Alves e Paulinho Boca de Cantor também fazem parte da programação de shows on-line do dia.

Confira a programação de lives neste sábado:

Sheryl Crow (cantora faz show acústico com venda de ingressos) – 14h – Link

Roby e Thiago – 16h – Link

Bruno Gouveia e Carlos Coelho – Especial 35 anos na estrada com Biquíni Cavadão – 16h30 – Link

Mel Semé (Playing For Change) – 17h – Link

Paulinho Boca de Cantor – 19h – Link

Chico César (Festival A Vida no Centro) – 19h – Link

Wesley Safadão, Bruno e Marrone – 20h – Link

Ivan Lins, Claudio Lins, Alfredo Lima, Celso Fonseca e outros (Festival #ZiriguidumemCasa) – 20h – Link

Lucy Alves (Festival Cultura em Casa) – 21h30 – Link

Banda Twister – 20h – Link

Teresa Cristina – 22h – Link

O2 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas no RN.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus neste sábado (19). Os casos confirmados somam 66.963.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.348 no total, sendo 02 ocorridos de fato nas últimas 24 horas. Em investigação estão 312 mortes.

Casos suspeitos somam 31.571 e descartados 132.012. Curados são 39.924.

Sem saber que estava ao vivo, pastor dá tapa e xinga mulher em live.

Em um vídeo que vazou na internet é possível ver o religioso se levantando e dando um tapa em algo, além de xingar a mulher que o está auxiliando no processo.

Pronto para entrar no ar, Edson fica incomodado com o ângulo da câmera e diz: “Que saco, merda. Arruma as coisas direito, imbecil. Arruma o negócio direito.”

Na sequência, ele volta a sentar e inicia a live: “Aceitem a paz do senhor.”

 

Comissão do Senado visita áreas de incêndio no Pantanal neste sábado.

A comissão temporária externa criada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal fará, neste sábado (19), uma visita a Mato Grosso, estado que abriga parte do bioma. A diligência foi aprovada na primeira reunião do colegiado, ocorrida esta semana, por sugestão do senador Wellington Fagundes (PL-MT), escolhido para a presidência.

"Nós pretendemos, com essa visita in loco, acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios detectados no bioma Pantanal e seus desdobramentos, bem como conhecer os espaços de acolhimento dos animais afetados e conversar com as equipes que estão atuando na região para subsidiar as futuras ações no âmbito desta comissão", disse o parlamentar.

 

No RN, 78% dos prefeitos podem concorrer à reeleição.

A disputa municipal deste ano terá o maior número de prefeitos aptos a se reeleger da história. Ao todo, 4.377 mil poderão disputar um novo mandato no dia 15 de novembro, o equivalente a 78,6% das 5.568 cidades do País. No Rio Grande do Norte, 78,4% prefeitos têm possibilidade de concorrer à renovação do mandato.

O levantamento foi feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que aponta como motivo a alta taxa de renovação ocorrida em 2016, quando menos da metade dos chefes dos Executivos locais que se candidataram conseguiu se reeleger.

Historicamente, o índice de prefeitos reeleitos vem caindo a cada eleição e, em 2016, foi de 21,4%, o mais baixo desde 2000 – a primeira vez em que a recondução foi permitida.

Bolsonaro passará por nova cirurgia na sexta.

Jair Bolsonaro será submetido na próxima sexta-feira (25), em São Paulo, a um procedimento cirúrgico para a retirada de um cálculo na bexiga, diz a CNN.

No fim do mês passado, o presidente afirmou que tem a pedra há cerca de cinco anos e que ela é “do tamanho de um grão de feijão”.

O procedimento a que Bolsonaro será submetido é considerado simples.

Torcida para jogos no Maracanã será liberada em outubro.

A prefeitura do Rio de Janeiro e a Federação de Futebol do Rio (FFERJ) definiram ontem sexta-feira (18) a volta do público no estádio Maracanã a partir do dia 4 de outubro, na partida entre Flamengo e Atlético Paranaense, pela 13ª rodada.

No encontro realizado a portas fechadas, no Riocentro, foram apresentados os protocolos para o retorno gradativo do público, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social, venda de ingressos pela internet e ocupação de apenas 30% de cada setor. A expectativa é que o estádio receba, no máximo, cerca de 24 mil torcedores por jogo.

Corinthians ameaça não entrar em campo. Se o público voltar só no Rio.

No final da noite de ontem, o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, soube que o Flamengo conseguiu outra vitória nos bastidores.

A diretoria do time carioca, que já havia conseguido a Medida Provisória 984, que permite ao mandante transmitir seus jogos, obteve a liberação das autoridades do Rio de Janeiro.

A partir do dia 4 de outubro, o público carioca poderá ir ao estádio.

A liberação é de um terço da capacidade dos estádios.

Andrés ficou irritadíssimo porque isso ainda está distante de acontecer em São Paulo.

O dirigente corintiano vê como um privilégio para os clubes cariocas, passarem a ter o dinheiro da arrecadação.

A cúpula da CBF se manteve calada, passiva, ao saber que o Rio de Janeiro quer libertar público daqui 15 dias.

Daí a revolta de Andrés.

Ele já havia mostrado sua revolta a membros da sua diretoria, que o acompanham há décadas.

Andrés garante.

Ou todos os clubes passarão a ter direito de público ou nenhum.

Se as equipes cariocas conseguirem esta vantagem, o Corinthians para de disputar o Brasileiro.

Enfrentará todas as sanções jurídicas.

Mas não se calará para o que chama de 'injustiça'...

 

Até com plateia mínima, começa neste dia 19 o Italiano de 2020/21.

Estimulado por uma novidade absoluta, por uma refrega de 19 contra um e por uma ameaça latente a pairar sobre toda a nação, principia neste sábado, 19 de Setembro, o Campeonato Italiano de Futebol, o “Calcio”, temporada de 2020/21. Trata-se da edição 119 do certame, a 89ª da sua época, digamos, moderna, de turno e returno, que se inaugurou na “stagione” de 1929/30. Com 20 clubes a se digladiarem em 38 “giornate”, caso não aconteça algum imprevisto, "vade retro!", deverá se encerrar em 23 de Maio de 2021.

Como alvo da refrega se corporifica a Juventus de Turim, nove vezes em seguida a conquistadora do “scudetto”, o total de 36 títulos em seu currículo, exatamente a soma de Internazionale e Milan, 18 cada. Na recente temporada de 2019/20, antes de a Covid-19 contaminar o campeonato e o interromper em 9 de Março, a Juve comandava a tabela de classificação com razoável tranqüilidade. Mas, quando as atividades recomeçaram, prejudicada pela inconstância do treinador Maurizio Sarri, no cargo depois dos três anos de sucesso de Antonio Conte e dos cinco de Massimiliano Allegri, literalmente desandou, a ponto de a sua diretoria se obrigar a trocá-lo por Andrea Pirlo.

Segurança esfaqueia cliente que tentou entrar em loja sem máscara .

Um homem foi esfaqueado pelo segurança de uma loja após tentar acessar o local sem utilizar máscara. O caso aconteceu nanoites de ontem sexta-feira (18), no bairro Santa Cecília, na região do Barreiro, em Belo Horizonte.

De acordo com a Polícia Militar, o homem teria tentado entrar na loja sem utilizar a máscara. Como o objeto é de uso obrigatório, o segurança do local impediu o acesso. Os dois discutiram e acabaram partindo para a briga.

Em determinado momento, o segurança teria pegado uma faca e dado pelo menos um golpe nas costas do cliente. A Polícia Militar foi acionada e compareceu ao local com diversas viaturas. A vítima foi levada a um hospital da região. Até o momento, não foram divulgados informações sobre o estado de saúde da vítima.

3,9 milhões podem sacar hoje novas parcelas do auxílio de R$ 600.

 A Caixa libera neste sábado (19) o saque de novas parcelas do auxílio emergencial para nascidos em janeiro. São 3,9 milhões de beneficiários do ciclo 2 do calendário de pagamento que poderão resgatar em dinheiro da 1ª à 5ª parcela de R$ 600, dependendo da data que entraram no programa. Também será liberado o saque emergencial do FGTS para os nascidos em maio.

O banco vai abrir parte das agências, das 8h às 12h, para o atendimento dos beneficiários que também podem sacar nos caixas eletrônicos e lotéricas. A transferência dos valores, via aplicativo Caixa Tem, para outras contas também estará liberada para esses grupos.

A Caixa reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas. Não é preciso chegar antes do horário de abertura.

sexta-feira, setembro 18, 2020

Fátima Bezerra suspende aulas presenciais na rede pública em 2020.

Com o encerramento do prazo estipulado em agosto pelo Decreto Estadual nº 29.928, o Governo do Estado publica neste sábado (19) a nova diretriz que suspende as aulas presenciais na rede pública estadual em 2020 e autoriza o retorno das atividades na rede privada de ensino e nas Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do dia 5 de outubro no Rio Grande do Norte.

O documento, assinado pela governadora Fátima Bezerra e pelos secretários de Estado Cipriano Maia (Saúde Pública), Getúlio Marques (Educação) e Raimundo Alves (Gabinete Civil), regulamenta a decisão anunciada no dia 8 de setembro.

De acordo com o decreto, a suspensão das aulas presenciais na rede estadual “não poderá impor prejuízos ao calendário acadêmico dos estudantes, especialmente daqueles que estão cursando o último ano do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos”. A determinação do Governo é de que a carga horária deverá ser cumprida por meio de estratégias alternativas de ensino.

O decreto ainda aponta uma ressalva. A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), em conjunto com o Gabinete Civil, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e os conselhos estaduais de Educação e de Saúde, pode estabelecer atividades presenciais em situações excepcionais.

As eventuais atividades podem ser implementadas de maneira regional e individualizada, levando em consideração os dados epidemiológicos de cada região e as adequações estruturais das escolas.

858 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas no Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (18):

– Registro de 858 óbitos nas últimas 24h, totalizando 135.793 mortes;

– Foram 39.797 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.495.183 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 3.789.139, com o registro de mais 36.057 pacientes curados. Outros 570.251 pacientes estão em acompanhamento.

Primeira onda da Covid-19 deve terminar em outubro, aponta UFF.

A transmissão da Covid-19 segue a mesma sazonalidade de outras doenças respiratórias, como H1N1 e gripe Influenza. Com isso, o Brasil e o Hemisfério Sul devem passar por uma diminuição de casos a partir de outubro, com a aproximação do verão, enquanto o hemisfério norte vê o aumento nos registros, com a chegada do inverno.

A análise está no estudo Detecção Precoce da Sazonalidade e Predição de Segundas Ondas na Pandemia da Covid-19, coordenado pelo professor Márcio Watanabe, do Departamento de Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“A sazonalidade de doenças significa que existe um padrão anual onde há um momento do ano em que a doença tem uma transmissão maior. No caso das doenças de transmissão respiratória, geralmente elas apresentam uma sazonalidade típica do período de outono e inverno, ou seja, elas têm uma transmissão maior e, portanto, uma quantidade maior de pessoas infectadas nos meses de outono e inverno”, explica Watanabe.

Para ele, geralmente a sazonalidade de uma doença só é detectada após alguns anos de incidência, com o acúmulo das séries de dados ao longo de vários anos mostrando as taxas de contágio e internação, como no caso do Sistema InfoGripe do Brasil, que reúne dados sobre as internações e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Porém, com a covid-19 foi possível verificar os picos em menos de um ano em razão da quantidade de informação produzida por todos os países durante a atual pandemia. Com isso, o professor diz que se comprovou a repetição da sazonalidade verificada na pandemia de H1N1 em 2009.

“Isso acontece no mundo inteiro, mas como as estações do ano são invertidas entre o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul, os meses [da sazonalidade] também se invertem. Aqui no Brasil e no Hemisfério Sul, o padrão se estende dos meses de abril até julho. No Hemisfério Norte você tem um padrão da doença aparecendo de setembro-outubro até janeiro-fevereiro. Isso vale para praticamente todas as doenças respiratórias”, afirma.

Justiça do Rio manda Flordelis usar tornozeleira eletrônica.

A Justiça do Rio determinou nesta sexta-feira (18) o monitoramento por tornozeleira eletrônica da deputada federal Flordelis, acusada de mandar matar o marido, o pastor Anderson do Carmo. 

A decisão do juiz Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, também impõe o recolhimento domiciliar noturno da parlamentar. 

Entre as justificativas o magistrado ressaltou o "quadro de incerteza acerca do paradeiro da ré Flordelis". O juiz destacou ainda a dificuldade de localizar a deputada federal na Câmara dos Deputados.

Ministério de Damares quer que Netflix retire do ar filme 'Cuties'.

O secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício José da Silva Cunha, do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves, pediu para a coordenadora da Comissão Permanente da Infância e Juventude, Denise Villela, que entre com medidas judiciais para suspender a oferta do filme Cuties aos assinantes da Neltflix Brasil. Além da retirada imediata, a pasta pede apuração de responsabilidade pela oferta e distribuição de conteúdo pornográfico envolvendo crianças.

O filme, que tem título original em francês Mignonnes, mas no país norte-americano e no Brasil recebeu o título de Cuties é protagonizado por uma menina de 11 anos. De acordo com o secretário, no texto do ofício, o filme apresenta cenas de pornografia infantil, inclusive com “oferta de sexo pela menina a um homem adulto, em troca de um aparelho celular, fato que, obviamente, excede o limite da liberdade de expressão para incitar a pedofilia e a exploração sexual de crianças".

Governo do RN anuncia nesta segunda plano de incentivo ao crescimento da economia.

O Governo do RN lança nesta segunda-feira (21), às 11h, na Escola de Governo, o Plano RN Cresce +, de incentivo à retomada e crescimento da economia potiguar, com ações de curto, médio e longo prazo.

Estão envolvidas as Secretarias de Estado da Tributação (SET), do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Turismo (Setur) e da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape).

O plano prevê uma série de incentivos fiscais, desburocratização e melhoria no ambiente de negócios, com vistas em novos investimentos para a geração de emprego e renda. São medidas que envolvem agropecuária, turismo, mineração, indústria, geração de energia, transportes e comércio, entre outras.

Devido ao evento do lançamento do plano, excepcionalmente, nesta segunda-feira (21), não haverá coletiva de imprensa na Escola de Governo com a atualização de dados da Covid-19.

Tite anuncia convocados para início das Eliminatórias da Copa de 2022.

O técnico Tite anunciou no início da tarde desta sexta-feira (18), a lista dos 23 convocados da Seleção Brasileira para os dois primeiros confrontos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. No dia 9 de outubro, o Brasil enfrenta a Bolívia, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). O segundo jogo será contra o Peru, fora de casa, no dia 13.

A grande novidade na lista do treinador é Gabriel Menino. Apesar de ser jogador de meio de campo, o atleta de 19 anos foi convocado atuar na lateral-direita, papel que também cumpre, quando necessário, no Palmeiras.

Além de Gabriel Menino, outros quatro atletas que atuam no futebol brasileiro foram convocados: os goleiros Santos (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras), o zagueiro Rodrigo Caio (Flamengo) e o meia Éverton Ribeiro (Flamengo).

Confira a lista completa:

Goleiros:

Alisson (Liverpool)

Santos (Athletico-PR)

Weverton (Palmeiras)

Laterais:

Danilo (Juventus)

Gabriel Menino (Palmeiras)

Alex Telles (Porto)

Renan Lodi (Atlético de Madrid)

Zagueiros:

Thiago Silva (Chelsea)

Marquinhos (PSG)

Felipe (Atlético de Madrid)

Rodrigo Caio (Flamengo)

Meias

Casemiro (Real Madrid)

Fabinho (Liverpool)

Bruno Guimarães (Lyon)

Douglas Luiz (Aston Villa)

Philippe Coutinho (Barcelona)

Éverton Ribeiro (Flamengo)

Atracantes:

Gabriel Jesus (Manchester City)

Rodrygo (Real Madrid)

Neymar (PSG)

Everton (Benfica)

Roberto Firmino (Liverpool)

Richarlison (Everton)

Águas do Rio São Francisco no RN.

As águas da transposição do Rio São Francisco deverão chegar ao Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2021. As Barragens de Oiticica (Seridó) e Armando Ribeiro Gonçalves (Assu) vão receber as águas que chegam através do Rio Piranhas que corta o Estado da Paraíba.

TSE divulga regras para exibição de candidatos em rádio e TV.

Desde ontem quinta-feira (17) até o dia 29 de novembro, emissoras de rádio e televisão têm de seguir uma série de restrições ao conteúdo que transmitem sobre candidatos, partidos políticos e coligações ou que revele a posição política de eleitores.

As restrições estão previstas na Lei das Eleições e fazem parte do calendário eleitoral 2020. O não cumprimento das regras pode acarretar em cassação do registro da candidatura ou do diploma de eleito, por uso indevido dos meios de comunicação.

Durante o período eleitoral, as emissoras podem organizar debates políticos ou citar candidatos, partidos ou coligações em programas jornalísticos. Mas a exibição de qualquer conteúdo que os mencione ou favoreça, como peças de propaganda política ou novelas, filmes e séries, não é permitida.

Os programas de rádio ou TV que tenham o nome de um candidato ou façam menção a ele não podem mais ser transmitidos até depois do segundo turno das eleições. Os candidatos que atuavam como apresentadores já estão afastados das funções desde 11 de agosto.

Até o segundo turno de votação, as emissoras também não podem mais exibir imagens de pesquisa ou consulta eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou que haja algum tipo de manipulação de dados.

 

 

Fim das coligações de vereadores é uma das mudanças para eleições .

As eleições municipais deste ano trazem algumas mudanças que pretendem corrigir distorções no processo eleitoral. Uma delas é o fim das coligações para as eleições proporcionais. Isto é, não será permitida a formação de alianças para as vagas no Legislativo. A transferência de votos entre legendas diferentes só poderá ocorrer no Executivo, para o cargo de prefeito.

"Esta é uma mudança positiva. Antes se mobilizava votos em torno de uma ficção  política. O eleitor votava no candidato A, mas acabava por eleger o B, de outro partido. Com a proibição das coligações, me parece que os princípios ficam mais bem desenhados. Agora a representação proporcional no Brasil reflete a proporcionalidade dos votos do eleitorado. Corrige assim o mecanismo de transferência de votos porque agora isso só ocorre dentro do partido, o que traz unidade", explicou o cientista político da Tendências Consultoria, Rafael Cortez.

A nova regra  foi aprovada pelo Congresso Nacional durante a reforma eleitoral de 2017, mas só entrou em vigor nestas eleições municipais. O candidato a uma cadeira na Câmara Municipal só pode participar do pleito em chapa única dentro do partido ao qual é filiado.

Rússia aprova primeiro medicamento para Covid-19 para venda em farmácias.

A Rússia aprovou o tratamento Coronavir, da farmacêutica russa R-Pharm, para pacientes ambulatoriais com infecções leves a moderadas por Covid-19 e o medicamento antiviral pode começar a ser vendido em farmácias no país já na próxima semana, segundo informações da própria empresa nesta sexta-feira. Será necessário, apenas, uma receita médica.

A aprovação do Coronavir como medicamento prescrito segue o sinal verde para outro medicamento russo para Covid-19, o Avifavir, em maio, mas que ainda não está à venda em farmácias. Ambos são baseados na substância favipiravir, que foi desenvolvida no Japão e é amplamente utilizado como base para tratamentos virais.

O anúncio da R-Pharm é outro sinal de que a Rússia está se esforçando para assumir a liderança global na corrida contra o vírus. Ela já está exportando seus testes para detecção do Sars-CoV-2 e fechou parcerias internacionais para o fornecimento de sua vacina Sputnik-V.

A R-Pharm disse que recebeu aprovação para o Coronavir após os ensaios clínicos de Fase 3 envolvendo 168 pacientes com Covid-19. O grupo de teste é considerado pequeno pela comunidade científica. O regulador europeu de saúde na sexta-feira liberou o uso do esteróide dexametasona no tratamento de pacientes com a doença após um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido em milhares de pacientes.

O medicamento foi aprovado pela primeira vez para uso em hospitais em julho. A R-Pharm iniciou negociações com farmácias sobre pedidos, disse o porta-voz da empresa, com o fornecimento de Coronavir previsto para começar na próxima semana.

RN contabiliza 66.555 casos de coronavírus e registra 2.341 mortes; 02 óbitos nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira(18). Os casos confirmados somam 66.555.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.341 no total, sendo 02 ocorridos de fato nas últimas 24 horas. Em investigação estão 314 mortes.

Casos suspeitos somam 31.686 e descartados 130.740.

Peritos do INSS não têm previsão de voltar ao trabalho nas agências .

Os peritos médicos não têm previsão de retornar ao trabalho presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Apesar da determinação da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, para o retorno imediato, a ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social) afirma que eles não voltarão ao atendimento presencial.

 "A suposta determinação de retorno imediato será ignorada pois ordem ilegal não deve ser cumprida e estamos defendendo o direito à vida dos cidadãos, tanto a nossa como a dos segurados", afirma em nota.

Parte das agências do INSS reabriram na segunda-feira (14), após quase seis meses. Além de hora marcada, o atendimento presencial é para alguns seviços, entre eles havia previsão da perícia médica. Mas os médicos peritos se recusaram a retomar as atividades normalmente nos postos do INSS sob a alegação de que há risco de contaminação pelo coronavírus.

O governo argumentou que houve inspeções nas agências, feitas conforme orientação do Ministério da Saúde e realizadas por servidores do próprio INSS.

De acordo com a secretaria, tanto as agências como as salas de perícia médica "cumprem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e cidadãos com relação à pandemia da covid-19".

Ao todo, 169 unidades do INSS espalhadas pelo país têm o serviço de perícia médica. Porém, conforme a secretaria, apenas 111 dessas agências estão preparadas para fazer as consultas e analisar os benefícios. O agendamento para esse atendimento é feito pelo portal "Meu INSS".

 

COVID-19: RN tem 255 pacientes internados e registra taxa de ocupação de leitos de 42%.

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (18). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 42% no Estado.

Pacientes internados entre críticos e clínicos, em hospitais públicos e privados são 255.

Veja alguns dados por região:

64% Seridó

60% Alto Oeste – Pau dos Ferros

48% Mossoró(além do Mato Grande e Agreste)

36% Região metropolitana de Natal

18% Trairi

Eleições 2020: TSE registra quase 35 mil candidaturas em todo o país.

 O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou, até as 8h30 desta sexta-feira (18), 34.845 candidaturas para as eleições municipais de 2020. Das quase 35 mil, 1.575 foram para o cargo de prefeito, 1.577 para vice-prefeito e 31.301 para vereador.

 Do total de candidatos registrados, 16,16% estão na faixa etária de 40 a 44 anos, 15,16% têm entre 45 e 49 anos, e 14,22%, entre 50 e 54.

Partidos e coligações terão até as 19h de 26 de setembro (sábado) para apresentarem os pedidos à Justiça Eleitoral.

A pior derrota do Flamengo: 5 X 0.

O Flamengo esteve irreconhecível e foi goleado pelo Independiente del Valle por 5 a 0 nesta quinta-feira, em Quito, no Equador. A partida foi válida pela terceira rodada do Grupo A da Libertadores. Essa foi a pior derrota do clube na sua história na Libertadores.

Com a derrota, o Flamengo fica com seis pontos, na segunda colocação do Grupo A. O Del Valle soma 9 pontos e se isola na liderança. O time rubro-negro volta a campo na próxima terça-feira, contra o Barcelona-EQU, no Equador. Já o Independiente del Valle encara o Junior, em Barranquilla, na mesma data.

RN é o 3° do Nordeste mais afetado pela fome; total de potiguares afetados chega a 282 mil.

A insegurança alimentar – seja ela leve, moderada ou grave – atinge 59% da população do Rio Grande do Norte. Em números absolutos, dos 3,5 milhões de habitantes do Estado, pelo menos 2 milhões convivem com a fome.

Conforme dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar do Brasil, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (17), o Rio Grande do Norte é o terceiro Estado nordestino com o maior índice de domicílios em situação de insegurança alimentar grave, com 7,6%. Esse nível é o comumente chamado por “passar fome” e afeta diretamente, pelo menos, 282 mil pessoas no território potiguar.

Ivermectina: 60% dos natalenses usaram 2,8 milhões de comprimidos.

Um levantamento realizado pelo comitê científico da prefeitura de Natal (RN) aponta que mais de 2,8 milhões de comprimidos de Ivermectina foram consumidos pela população natalense no mês de junho.

Desta forma, a estimativa é que quase 60% dos cidadãos da capital potiguar utilizaram o medicamento. A Prefeitura aponta o remédio como um dos principais responsáveis pelo sucesso do combate ao Coronavírus na cidade.

Natal tem registrado há 13 semanas consecutivas quedas na quantidade de casos da doença e de óbitos causados pela Covid-19. A informação foi revelada pelo secretário municipal do Gabinete Civil, Fernando Fernandes, em entrevista ao Repórter 98 desta quinta-feira (17).

IBGE: Taxa de desemprego sobe na pandemia e chega a 14,3%, atingindo 13,7 milhões.

O desemprego na pandemia atingiu, na última semana de agosto, o maior patamar da série histórica, iniciada em maio, segundo a Pnad Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid), divulgada nesta sexta-feira (18) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa de desocupação ficou em 14,3% no período, atingindo 13,7 milhões de pessoas no Brasil.

A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, afirma que, em maio, a taxa era de 10,5% e que a alta foi motivada por variações negativas da população ocupada e pelo aumento de pessoas que passaram a buscar trabalho.

quinta-feira, setembro 17, 2020

Instagram sai do ar em plena quinta-feira de TBT; Facebook cai junto.

Usuários das redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp relataram queda nos aplicativos durante a tarde desta quinta-feira (17/9). Para quem estava pensando em fazer #TBT, parece que o dia não está propício.

O site Downdetector informou que, a partir das 15h de hoje, o Facebook apresentou uma falha. Pelo Twitter, usuários das redes também reclamaram sobre quedas no Instagram e WhatsApp.

Brasil tem 829 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados na tarde desta quinta-feira (17/9), o Brasil chegou a 134.935 mortes e 4.455.386 casos confirmados de coronavírus. Nas últimas 24h foram notificados mais 829 óbitos e 36.303 diagnósticos positivos.

Corregedor Eleitoral do RN publica norma sobre poder de polícia e a fiscalização da propaganda eleitoral.

O Corregedor Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, Desembargador Cláudio Santos, publicou o Provimento no. 05, de 15 de setembro de 2020, que normatiza os procedimentos relativos ao exercício do poder de polícia no que diz respeito à propaganda eleitoral nas Eleições 2020. O provimento define como deve ser fiscalizada a propaganda e os prazos e medidas para o atendimento de determinações da Justiça Eleitoral no caso de irregularidades.

O provimento dispõe que o poder geral de polícia relativo exclusivamente à fiscalização da propaganda eleitoral será exercido pelos juízes eleitorais de primeiro grau. Nos municípios de Natal e Mossoró, o exercício do poder de polícia sobre a propaganda eleitoral será dos juízes da 3ª e da 33ª Zonas Eleitorais. Cabe ao juiz eleitoral tomar as providências necessárias para coibir práticas ilegais.

O provimento destaca ainda que o poder de polícia se restringe às providências necessárias para impedir ou fazer cessar a propaganda irregular, sendo vedada a censura prévia sobre o teor dos programas e matérias jornalísticas a serem exibidos na televisão, no rádio, na internet e na imprensa escrita; e destaca ainda que é vedado aos juízes eleitorais instaurar, de ofício, representação visando punir irregularidades na propaganda.

Governo autoriza retorno dos bancos no RN.

O Governo do Estado autoriza o retorno do funcionamento pleno das instituições financeiras e bancárias no Rio Grande do Norte a partir do próximo dia 28. A portaria conjunta será publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado, regulamentando as medidas necessárias para a retomada dos serviços.

O prazo dado pelo Governo é voltado para que as instituições apliquem os protocolos e façam as adaptações necessárias ao retorno do funcionamento e atendimento ao público.

Esta nova etapa de reabertura dos serviços segue a condição de manutenção da queda dos indicadores da pandemia no RN, como a taxa de transmissão do vírus e ocupação de leitos.

Para garantir a saúde de quem frequenta os locais, as instituições terão que seguir uma série de regras. A portaria conjunta nº 24/2020, que teve em sua construção a participação de representantes dos trabalhadores bancários, lista uma série de 20 medidas de biossegurança necessárias para garantir a saúde dos clientes e dos servidores das instituições bancárias e financeiras.

O documento orienta que as instituições devem dar prioridade ao atendimento por meio de agendamento, reservando as duas horas finais de funcionamento somente para quem agendar e, preferencialmente, que seja do grupo de risco. A lotação máxima dos locais deve ser de uma pessoa a cada 5 m², com marcações no piso para distanciamento de 1,5 m entre os clientes, assim como um distanciamento de cadeiras e estações de trabalho.

Magazine Luiza e FedEX estão interessadas nos Correios, revela Fábio Faria.

O ministro das Comunicações Fábio Faria afirmou em uma live que o governo quer, em breve, privatizar os Correios e que gigantes do varejo, como a Magazine Luiza, já demonstraram interesse na aquisição da Estatal.

“Não teremos um processo de privatização vazio. Já temos cinco players interessados, entre eles Magalu, DHL e FedEx”, adiantou o ministro, ressaltando que os Correios é uma empresa saudável.

Questionado sobre as diretrizes e a composição acionária de um Correios privatizado, Faria disse que as questões serão discutidas mais tarde. “Vai ser decidido no Congresso. Por exemplo: quem comprar [a Estatal] vai precisar continuar entregando em Macapá, Santarém… Vai ter essa obrigação?”.

Covid-19: casos ativos despencam 15,7% em setembro.

A tendência de queda nos casos de Coronavírus no Brasil se acentuou e o número de pessoas infectadas caiu 15,7% desde o início do mês, de acordo com o Worldometer. No dia 1º eram 669,2 mil pessoas infectadas e, apesar das críticas às pessoas deixando a clausura e voltando a viver suas vidas ao ar livre durante o feriadão, as previsões de disparada nos casos, mais uma vez, erraram feio e o total de doentes caiu a 564,6 mil.

Os críticos falam que o número de novos casos foi represado por três dias no feriado. Se isso é verdade, aconteceu o mesmo com as curas.

O número de casos é o menor desde 11 de julho, mas o “jornalismo de funerária” se nega a admitir que o pior passou e fica criando ressalvas.

14 candidatos vão disputar a prefeitura de Natal (RN).

Com o fim das convenções partidárias a disputa pela prefeitura de Natal (RN) terá um número recorde de candidatos: são 14 os candidatos que tiveram candidaturas homologadas. São eles: Álvaro Dias (PSDB), Kelps Lima ( Solidariedade), Carlos Alberto Medeiros (PV), Jaidy Oliver (Democracia Cristã), Coronel Hélio (PRTB), Sérgio Leocádio (PSL), Coronel Azevedo (PSC), Jean-Paul Prates (PT), Fernando Freitas (PCdoB), Hermano Morais (PSB), Coletivo Sol (PSOL), Rosália Fernandes (PSTU), Fernando Pinto (Novo) e Afrânio Miranda (Podemos).

Opções não vão faltar. Pelas últimas pesquisas divulgadas o prefeito de Natal (RN) e candidato a reeleição Álvaro Dias venceria a eleição já no primeiro turno.

Governo avalia distribuir ‘kit Covid’ com cloroquina e ivermectina, diz ministro.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (16) que o governo avalia distribuir por meio do programa Farmácia Popular um “kit Covid-19” que incluirá cloroquina.

Pazuello deu a declaração em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, após ter sido efetivado ministro da Saúde. Ele estava havia quatro meses no cargo de forma interina.

“Isso está sendo discutido também. No programa aqui tem farmácia popular, que é uma estrutura de não só cloroquina — todos os medicamentos do kit Covid-19 estão sendo discutidos para distribuir também na Farmácia Popular”, respondeu o ministro da Saúde.

Centro de testes da vacina de Oxford será inaugurado em Natal (RN) no dia 21 de setembro.

Estão abertas as inscrições para o “I Seminário Nacional Gestão e Inovação no Judiciário – A Justiça na era digital”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), por meio de sua Escola de Formação Judiciária. O evento virtual acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de outubro, através da plataforma Zoom, e tem o objetivo de fomentar a cultura de inovação no Judiciário, discutindo temas com alto impacto para a efetividade da Justiça e para a sociedade.

São oferecidas 500 vagas e podem se inscrever magistrados e servidores do Poder Judiciário, integrantes das Escolas judiciais e das outras escolas de governo, estudantes e sociedade. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro, por meio do hotsite do evento.

terça-feira, setembro 15, 2020

Oeste, Mato Grande e Agreste registram 0% de ocupação de leitos para covid; taxa no RN é de 39%.

Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (15). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 39% no Estado.

A Sesap ainda informa que 243 pessoas estão internadas na rede pública e privada de saúde no Estado.

Veja alguns dados por região:

64% Seridó

70% Alto Oeste – Pau dos Ferros

36% Região metropolitana de Natal

0% Mossoró(além do Mato Grande e Agreste)

18% Santa Cruz e região de São Paulo do Potengi

RN contabiliza 65.647 casos de coronavírus e registra 2.324 mortes; 02 óbitos nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira(15). Os casos confirmados somam  65.647.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.324 no total, sendo 02 ocorridos de fato nas últimas 24 horas. Em investigação estão 282 mortes.

Casos suspeitos somam 30.054 e descartados 127.108.

Bolsonaro desiste do Renda Brasil e vai manter o Bolsa Família.

O presidente Jair Bolsonaro publicou, no perfil pessoal do Twittter nesta terça-feira (15), que desistiu do programa Renda Brasil, uma ampliação do Bolsa Família e que substituiria o auxílio emergencial, previsto para terminar em dezembro. 

Visivelmente contrariado com manchetes de jornais que diziam que o governo estudava congelar aposentadorias ou acabaria com programa de proteção a idosos, Bolsonaro disse que até 2022 não irá reformular programas e reiterou o que disse há algumas semanas, que não irá tirar do pobre para dar ao paupérrimo".

TSE autoriza pagamento de até R$ 40 para alimentação de mesários .

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que vai pagar até R$ 40 de alimentação para cada um dos mesários ou colaboradores que forem convocados para as eleições municipais de 2020. 

A decisão foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (15) e assinada pelo diretor-geral do TSE, Rui Moreira de Oliveira.

De acordo com o texto, é proibido o pagamento do valor para magistrados e promotores de Justiça Eleitoral, bem como aos servidores em efetivo exercício no Tribunal Eleitoral.

Além disso, os Tribunais Regionais Eleitorais são autorizados a darem dinheiro para que os colaboradores se alimentem. 

Câmara acaba com auxílio-mudança de R$ 33,7 mil a deputados reeleitos .

A Câmara dos Deputados aprovou o fim da ajuda de custo para mudança e transporte, no valor de de R$ 33.763, aos deputados federais reeleitos, aos parlamentares que vivem no Distrito Federal e àqueles que assumirem as funções legislativas apenas no recesso parlamentar.

O ato da Mesa Diretora foi publicado no dia 1º de setembro, mas entrou em vigor na última segunda-feira (13). O valor era pago a todos os deputados no início e no final do mandatol

RN registrou a maior redução na média diária de mortes por covid em 8 dos últimos 10 dias.

Pelo 10º dia seguido o RN registrou queda na média diária de mortes por Covid-19, de acordo com os dados das secretarias estaduais de Saúde compilados pelo consórcio dos veículos de imprensa. Nesta segunda-feira, a redução de óbitos por Covid-19 no Rio Grande do Norte foi de 68%.

Em 8 dos últimos 10 dias o RN ficou em primeiro lugar na redução de número de óbitos causados pelo coronavírus. O comparativo é sempre feito em relação aos dados registrados 14 dias atrás.

Pesquisa: mais de 60% vão tomar vacina do Covid-19.

Levantamento do Paraná Pesquisa revela que, independentemente da obrigatoriedade, 61,2% dos brasileiros pretendem tomar a vacina contra o Covid-19, assim que estiver disponível. Outros 26,9% dizem que a decisão depende do país de origem da vacina e apenas 8,7% não pretendem se submeter a imunização. Sobre a possibilidade de a vacina ser obrigatória, 55,2% são a favor, 38,6% contrários e 6,2% não opinam.

Entre os jovens de 16 a 24 anos, 68,2% vão tomar a vacina anti-covid. A taxa cai para 59,6% entre aqueles com 60 anos ou mais.

Na região Sul, a taxa de rejeição à vacina atinge 10%, que representa a parcela da população que não vai tomar a vacina de jeito nenhum.

O Paraná Pesquisa ouviu 2.008 brasileiros, de 204 municípios dos 26 estados e do DF, entre os dias 10 e 12 de setembro.

Correios aguardam decisão da justiça para retomar atividades.

Os Correios afirmam que tentaram entrar em acordo com os empregados, mas os sindicatos se recusaram a abrir mão dos privilégios dos “tempos de prosperidade”. E pede que retornem ao trabalho antes do próximo dia 21.

Já os trabalhadores mantêm a greve e alegam que a “empresa não trouxe nenhuma proposta de avanço e insistiu na argumentação de que sua situação econômica não permite atender nada além do que está previsto na CLT”.

Anvisa esclarece que medição de temperatura pela testa não causa danos à saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclareceu que são falsas as informações que circulam nas redes sociais de que o uso de termômetros infravermelhos traria riscos aos seres humanos. Segundo a agência, circula pela internet o boato de que os termômetros, quando direcionados para a testa, fazem mal à região da glândula pineal (localizada na parte central do cérebro e responsável pela produção de hormônios).

Além do uso do equipamento ser inofensivo à saúde, o órgão informou, ainda, que “esses produtos não emitem radiação, somente captam o calor emitido pelo corpo humano na forma de radiação infravermelha”.

Conforme o neurocirurgião Fernando Gomes explicou no quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, a glândula pineal é uma estrutura que fica numa região profunda da cabeça, bem no meio e protegida pelo couro cabeludo, pelo crânio e muito tecido cerebral. “Então o termômetro não teria a capacidade de, seletivamente, ir lá e destruir a glândula pineal”, explicou.

“A pandemia só vai terminar em 2022”.

“A Pandemia só vai terminar em 2022”.

A previsão foi feita por Bill Gates, em entrevista ao jornal italiano La Stampa.

Uma vacina, segundo ele, deve ser aprovada pela FDA no fim de 2020 ou nos primeiros meses de 2021, permitindo uma queda no número de mortes no ano que vem, até o fim da epidemia em 2022.

segunda-feira, setembro 14, 2020

Luiz Fux, presidente do STF, está com coronavírus e ficará isolado.

Recém-empossado presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), o ministro Luiz Fux está com o novo Coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria da Suprema Corte, em nota.

Com o diagnóstico, Fux é o primeiro entre os 11 ministros a ser infectado.

Governo do RN adianta pagamento de setembro nesta terça.

Ainda em processo de recuperação de receitas perdidas durante o período da Pandemia, o Governo do Estado adianta o pagamento do mês de setembro ao funcionalismo nesta terça-feira (15), conforme calendário estabelecido no início deste ano, com depósito de mais de R$ 231,6 milhões.

Servidores, entre ativos, inativos e pensionistas que ganham até R$ 4 mil (valor bruto), terão o salário integral depositado já no início da manhã. E ainda 30% adiantado para quem recebe acima desse valor. Também recebe o integral toda a categoria da Segurança Pública.

O Governo liquida o pagamento de setembro, num total de quase R$ 455 milhões, no próximo dia 30. Os servidores que ganham acima de R$ 4 mil receberão os 70% restantes e o funcionalismo lotado em pastas com recursos próprios terá seu salário integral depositado nesta data.

Pediatras alertam para sintomas da Covid-19 em crianças.

Num momento em que as aulas são retomadas, pediatras brasileiros alertam para os sintomas da Covid-19 infantil a que os pais devem estar atentos. E eles não são apenas respiratórios, como se imaginaria, e a detecção precoce é fundamental para evitar o agravamento.

Febre e problemas gastrointestinais — como dores abdominais, vômitos e diarreia — podem ser um sinal da forma grave da Covid-19 infantil, frisa Arnaldo Prata Barbosa, coordenador de pesquisa em pediatria do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor).

A Covid-19 raramente se agrava em crianças e adolescentes, e a maioria é assintomática. Eles respondem por menos de 2% dos casos sintomáticos de Covid-19. Porém, quando adoecem, podem ser acometidos pela chamada síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, mais conhecida pela sigla em inglês MIS.

— A mensagem é que os pais devem estar atentos não somente a sintomas respiratórios. Na MIS, sintomas gastrointestinais são mais comuns. Uma criança com febre e dor abdominal precisa ser avaliada para MIS, ter o coração examinado — salienta Barbosa.

Ele coordenou a primeira pesquisa nacional a descrever características e a evolução clínica de crianças com Covid-19 internadas em UTIs no Brasil. O estudo foi realizado por pesquisadores do Idor e de outras 13 instituições brasileiras, como Uerj, UFRJ, PUC-RS, hospitais da Rede D’Or, Hospital Sírio Libanês (SP), entre outros.

Os cientistas analisaram casos de 79 crianças e adolescentes, de 1 mês a 19 anos, internados em 19 UTIs pediátricas (sete de hospitais públicos e 12 privados) associadas à Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva Pediátrica nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará e Pará.

Retomada de atendimento presencial do INSS tem filas e reclamações pelo país.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a retomar, nesta segunda-feira (14), o atendimento presencial em parte de suas agências, depois de mais de 5 meses de portas fechadas por causa da pandemia de coronavírus.

Os médicos peritos, no entanto, decidiram não retomar as atividades, e todas as perícias médicas agendadas foram suspensas. Segundo o INSS, os segurados precisam fazer a remarcação pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

RN contabiliza 65.360 casos de coronavírus, e registra 2.317 mortes; 01 óbito nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira(14). Os casos confirmados somam 65.360.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.317 no total, sendo 01 ocorrido de fato nas últimas 24 horas.

COVID-19: RN registra taxa de ocupação de leitos de 39%.

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (14). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 39% no Estado

Veja alguns dados por região:

62% Seridó

50% Alto Oeste – Pau dos Ferros

38% Região metropolitana de Natal

34% Mossoró

18% Santa Cruz e região de São Paulo do Potengi

Covid-19: mortes por semana no Brasil caem e atingem número de maio.

O número de mortos no Brasil em decorrência da Covid-19 continua a cair. Na última semana epidemiológica, compreendida entre os dias 6 a 12 de setembro, o Ministério da Saúde contabilizou 5.007 óbitos, uma redução de 12,8% em comparação ao período de 30 de agosto a 5 de setembro, quando o país registrou 5.741.

A quantidade é praticamente a mesma que a de 16 semanas atrás, quando o país perdeu 5.006 vidas entre 10 e 16 de maio.

Em relação aos infectados, segundo análise do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, foram 192.687 novos contaminados, uma queda de 30,4% em relação à semana imediatamente anterior.

domingo, setembro 13, 2020

Biden tem 5 pontos de vantagem sobre Trump, aponta pesquisa da Fox News.

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, aparece com 5 pontos de vantagem sobre o presidente americano, Donald Trump, em pesquisa conduzida pela Fox News, o primeiro levantamento feito pelo grupo após as convenções de democratas e republicanos. Segundo a sondagem, Biden lidera a preferência do eleitorado com 51% das intenções de voto, enquanto Trump aparece com 46%.

A pontuação, no entanto, está no limite da margem de erro da pesquisa, apontando pequena vantagem para os Democratas.

Segundo levantamento, a maioria eleitores tem uma opinião positiva de Biden e confia mais nele em relação a Trump sobre o combate ao coronavírus, à nomeações para a Suprema Corte e união do país. Este pontos colocam o ex-vice-presidente com um pouco mais de 50% a frente na corrida presidencial.

Ambos os candidatos garantem o apoio de seus principais blocos de votação. Biden lidera entre mulheres, eleitores suburbanos, idosos, jovens da “geração milênio”, negros e hispânicos. Trump está à frente entre os homens, brancos, eleitores rurais, veteranos, católicos brancos e membros da “geração X”.

“Apesar dos eventos público prejudicados, as campanhas geralmente são sobre o retorno partidário. Trump pode estar se beneficiando dessa dinâmica”, disse o pesquisador republicano Daron Shaw, que conduz a pesquisa da Fox News com o democrata Chris Anderson. “Parece que os eleitores indecisos com tendência republicana começaram a chegar”, avalia.

A maioria daqueles que planejam votar pelo correio, prefere Biden (71%), enquanto a maioria dos que planejam votar pessoalmente favorece Trump (58%).

Os eleitores ouvidos confiam mais em Trump em apenas uma questão: a economia, aparecendo à frente com 5 pontos. Biden é favorecido em questões como enfrentamento da desigualdade racial (+12), coronavírus (+8), saúde (+8), nomeações para a Suprema Corte (+7) e imigração (+7 pontos).

Marinha alerta para ressaca e ondas de até 2,5 metros na costa potiguar.

A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca aos navegantes da costa entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. As condições marítimas seguem adversas até a segunda-feira (14).

De acordo com a Marinha, foi identificada a tendência de intensificação dos ventos alísios na costa, que poderá provocar condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudeste a Leste, com até 2,5 metros de altura.

A área mais afetada será a faixa litorânea compreendida entre a Bahia, ao norte de Ilhéus, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, ao sul de Touros, entre a noite deste domingo 13 e a noite do da segunda-feira 14.

Devido às condições, a Marinha recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem a navegação e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

STF vai decidir se Estado pode obrigar pais a vacinarem os filhos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se pais podem deixar de vacinar seus filhos menores de idade tendo como fundamento convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais. Por unanimidade, o Tribunal reconheceu a existência de repercussão geral na matéria.

O recurso tem origem em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra os pais de uma criança, atualmente com cinco anos, a fim de obrigá-los a regularizar a vacinação do seu filho. Por serem adeptos da filosofia vegana e contrários a intervenções médicas invasivas, eles deixaram de cumprir o calendário de vacinação determinado pelas autoridades sanitárias.

A ação foi julgada improcedente na primeira instância, com fundamento na liberdade dos pais de guiarem a educação e preservarem a saúde dos filhos (artigos 227 e 229 da Constituição Federal). O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), contudo, reformou a sentença e determinou, em caso de descumprimento da decisão, a busca e apreensão da criança para a regularização das vacinas obrigatórias. De acordo com o tribunal estadual, prevalecem, às convicções familiares, os interesses da criança e de sua saúde e os da coletividade.

No RE, os pais argumentam que, embora não seja vacinada, a criança tem boas condições de saúde. Segundo eles, a escolha pela não vacinação é ideológica e informada e não deve ser considerada como negligência, mas excesso de zelo em relação aos supostos riscos envolvidos na vacinação infantil. Defendem que a obrigatoriedade da vacinação de crianças, prevista no artigo 14, parágrafo 1º, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e em normas infralegais, deve ser sopesada com a liberdade de consciência, convicção filosófica e intimidade, garantidas na Constituição.

Convenção do DEMOCRATAS de João Câmara/RN, será nesta quarta (16).

 


Anvisa aprova retomada dos testes da vacina de Oxford.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a volta dos estudos clínicos da vacina da Universidade de Oxford e do laboratório britânico AstraZeneca. Segundo a agência, foram analisados informações recebidas por órgãos britânicos, como a agência reguladora britânica (MHRA) e o Comitê Independente de Segurança do estudo clínico, para validar a decisão.

A AstraZeneca, laboratório envolvido no processo, havia suspendido os testes de estágio final de sua candidata a vacina contra Covid-19 na terça-feira (8). O motivo foi uma suspeita de reação adversa séria em um participante do estudo. A informação foi confirmada pela repórter da CNN americana Maggie Fox.

Foram avaliados os dados do evento, casualidade e conjunto de dados de segurança do estudo. Com essas informações em mãos, a Anvisa decidiu que a relação entre benefício do avanço do estudo com o risco se manteve favorável.

A Anvisa afirmou que continuará acompanhando todos os eventos e, caso seja identificada qualquer situação grave com voluntários brasileiros, poderá paralisar novamente os testes.

Brasil registra 3.553.421 pacientes curados da Covid-19.

O Brasil registrou neste sábado (12), mais 22.766 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 3.553.421 pessoas curadas da doença.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil já é cinco vezes superior ao número de casos ativos (631.056), que são os pacientes em acompanhamento médico.

O registro de pessoas curadas já representa 82,4% do total de casos acumulados.


Mega-Sena, concurso 2.298: ninguém acerta, e prêmio vai a R$ 9 milhões.

O sorteio do concurso 2.298 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (12) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

O prêmio – que poderia pagar R$ 6 milhões a quem acertasse todos os números – acumulou. Veja as dezenas sorteadas: 13 – 17 – 21 – 31 – 41 – 49.

RN registra queda na média diária de mortes por Covid-19 pelo 8° dia seguido.

O Rio Grande do Norte registrou 64% de queda na média diária de mortes pelo coronavírus, segundo o Consórcio do Veículos de Imprensa que utiliza dados das secretarias estaduais de Saúde.

Neste sábado (12), apenas o Amapá registrou uma redução maior que o RN, 76%. Foi o 8º dia seguido que o RN registrou queda neste número, e sempre com valores percentuais significativos. Em cinco destes oito dias, o RN foi o estado que teve a maior queda na média de mortes por dia.

No Brasil, a média de mortes diárias caiu 18%, em relação à média de 14 dias atrás. É o 6º dia seguido de queda deste número no país. A média de novos casos em todo o Brasil também caiu, 24%.

Quase 255 mil pessoas cancelaram plano de saúde durante pandemia até julho.

Os planos de saúde médicos perderam 254.545 beneficiários de abril e julho deste ano, de acordo com dados do IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar). Em abril, eram 47.013.307 beneficiários, frente a 46.758.762 em julho.

Em junho houve perdas pequenas e, em julho, o mercado começou a mostrar recuperação, já que houve queda de 0,2% em relação a julho do ano passado, o que, para Cechin, pode representar uma tendência de estabilidade para os próximos meses.

Detran retoma atendimentos presenciais em quatro Centrais do Cidadão nesta segunda-feira.

Os serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) voltarão a ser realizados presencialmente a partir da próxima segunda-feira 14 nas Centrais do Cidadão dos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e João Câmara, além da unidade situada na Zona Norte de Natal.

A ampliação do atendimento presencial nas Centrais está sendo realizado de forma gradual e responsável, a fim de que todas as medidas de biossegurança e os protocolos sanitários possam ser aplicados satisfatoriamente, evitando riscos de contaminação do novo coronavírus.

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte, ressalta que, nesse momento, serão feitos apenas atendimentos previamente agendados. Os usuários somente poderão acessar às Centrais se apresentarem o documento comprobatório de agendamento do serviço. Além disso, todos que adentrarem nas unidades deverão respeitar às normas de segurança interna, realizar a devida higienização, evitar contato próximo, cumprindo o distanciamento social, e utilizar máscaras de proteção.

Na Central do Cidadão de Parnamirim, a qual já havia retomado os atendimentos presenciais para serviço do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), os usuários poderão procurar o Detran no horário das 08h às 14h. Inicialmente apenas os serviços de habilitação e clínica estarão disponíveis. A partir do dia 21 de setembro, serviços de registro e vistoria também poderão ser realizados no local.

Nas unidades de São Gonçalo do Amarante e da Zona Norte de Natal, todos os quatro serviços oferecidos pelo Detran (habilitação, clínica, registro e vistoria) já estarão sendo feitos a partir do dia 14 de setembro. Em São Gonçalo do Amarante, que também havia reaberto anteriormente para atendimentos do Itep, o horário de funcionamento é também das 8h às 14h. Já a unidade de Natal ficará aberta entre 12h e 18h.

Em João Câmara, o Detran realizará apenas o serviço de vistoria na Central do Cidadão, que já vem prestando de forma presencial atendimentos para o Sistema Nacional de Emprego (Sine). O horário de funcionamento é das 07 às 13h.

AGENDAMENTOS

Detran (Natal/ZN, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e João Câmara)

Os usuários interessados em agendar serviços do Detran devem acessar o site do órgão na internet (www.detran.rn.gov.br) e selecionar o serviço desejado, clicando primeiro no ícone “Agendamentos” na homepage. Na página direcionada, estarão as opções dos serviços para o cidadão selecionar o que precisa.

Itep (Parnamirim, São Gonçalo do Amarante)

O agendamento para emissão da Carteira de Identidade (RG) é feito online, exclusivamente, por meio do site www.centraldocidadao.rn.gov.br. É necessário a criação de um cadastro, com e-mail e senha, além da apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular, não sendo possível realizar o agendamento para terceiros. O agendamento pelo site oferecerá atendimento no dia útil seguinte, com horário marcado.

Sine (João Câmara)

O agendamento pode ser feito, provisoriamente, por meio do telefone 3190-0777.

Diagnóstico de covid-19 pela saliva é desenvolvido por pesquisadores da USP.

Pesquisadores do CEGH-CEL (Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco) estão desenvolvendo 1 teste de diagnóstico do novo coronavírus pela saliva. É a 2ª testagem do tipo em desenvolvimento no Estado.

Em fase final de desenvolvimento, o novo exame será alternativo e poderá custar 1/4 quarto do valor do teste de RT-PCR, considerado o padrão-ouro para o diagnóstico da COVID-19 e realizado hoje por laboratórios no Brasil a 1 custo que varia entre R$ 350 e R$ 400.

Vinculado ao Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), o CEGH-CEL é 1 dos CEPIDs (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) financiados pela Fapesp.