sábado, maio 16, 2015

Agradecimentos pelos acessos ao nosso humilde Blog.

Quero agradecer os acessos ao nosso humilde Blog e o apoio dado pelos amigos, que atualmente, vez ou outra (fisicamente e virtualmente), agora me “vêem” por aí e falam que estão visitando o nosso Blog.

Sinceramente, não imaginava que teria tantos acessos e que tanta gente estaria visitando o nosso humilde meio de comunicação diariamente.

Nesse exato momento são mais de 4 mil acessos diários partindo de diversos pais como Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, Índia, Rússia, China, Ucrânia, Portugal e Espanha, conforme foto abaixo, para mim inesperados, sinceramente... 
Voltem sempre e faça do nosso humilde meio de comunicação a sua revista eletrônica.

Um abraço bem apertado!

Com carinho meus sinceros agradecimentos, 

Valdemar Tibá.

"Um novo tempo para a educação do Seridó", comemora Fátima Bezerra.

A senadora Fátima Bezerra participou na sexta-feira (14), em Parelhas, na região do Seridó, da solenidade que inaugurou oficialmente o primeiro semestre letivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) do município. As aulas se iniciaram na quarta-feira (6).

"Sonhei muito com esse dia, o dia em que estaríamos aqui juntos, em Parelhas, iniciando este ciclo tão importante e especial para as atuais e futuras gerações. É um novo tempo para a educação da região", ressaltou a senadora Fátima Bezerra para professores, servidores, autoridades e os 80 alunos que iniciam os estudos nos cursos de Mineração e Tecnologia da Informação.

Com o objetivo de contribuir para a expansão dos institutos federais no interior do estado, a senadora Fátima Bezerra, então deputada federal, destinou emenda de R$ 20 milhões junto ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2011 para o plano de expansão dos IFRN's.

Vereador Holderlin Silva avisa que em julho estará lançando sua pré-candidatura a prefeito.

É do conhecimento de todos nos quatro cantos do município de João Câmara/RN, o desejo do vereador Holderlin de concorrer ao cargo de prefeito de João Câmara no ano que vem. Mas neste sábado, nas redes sociais o vereador Holderlin  postou uma nota avisando aos amigos que em julho estará lançando sua pré-candidatura e dando assim o ponta-pé inicial de sua luta rumo a conquista do Palácio Torreão.

Holderlin até o momento é o único nome da oposição que manifestado o desejo de concorrer a sucessão do prefeito Ariosvaldo Targino. A ex-prefeita Gorete Leite, candidata natural do sistema tem se mantido na retaguarda esperando o momento certo para entrar em campo, conforme tem expressado seus seguidores.

Taleban bloqueia rodovias e sequestra civis no Afeganistão.

O chefe da polícia da província de Paktia, no Afeganistão, general Zelmai Oryakhail, afirma que militantes do Taleban bloquearam estradas no leste do país, forçando carros a pararem e sequestrando seus ocupantes.

Segundo ele, das 22 pessoas capturadas pelo grupo, seis continuam em poder do Taleban. Oryakhail destaca que reforços policiais foram mobilizados na tentativa de libertar os reféns.

O Taleban reivindicou a responsabilidade pelo ataque pelo Twitter. O Taleban lançou sua ofensiva anual no final de abril. Sequestro em massa parece ser a nova estratégia.

Dica aos que estão acostumados a dormir com o celular carregando.

Pra aqueles que estão acostumados a dormir com o celular carregando (me incluo nessa e hábito será mudado a partir de agora), eis uma queimadura por choque elétrico por carregador de celular!
 
Acrescentando informações aos incrédulos: O paciente estava deitado mexendo no celular que estava conectado ao carregador, então o carregador deu um curto elétrico, causou um pequeno fogo e então prendeu ao cordão do paciente que sofreu um choque elétrico pela descarga elétrica gerada e ficou alguns segundos preso e a descarga elétrica então saiu pelo dedo indicador do paciente, Felizmente o choque elétrico não causou danos físicos maiores do que a lesão que vêem na foto, nenhum órgão interno do corpo foi atingido como temíamos quando ele chegou a unidade de saúde e encontra-se estável.

Lideranças da Rocinha se encontram com Dilma.

Na última terça (12), Dilma recebeu o apoio de lideranças comunitárias da Rocinha, com quem se encontrou quando visitou as obras da Linha 4 do metrô do Rio, que passará pela comunidade. O encontro foi avaliado como positivo pelos participantes. O presidente da Câmara Comunitária, Antonio Xaolin, afirmou que a Rocinha recebeu a presidenta de braços abertos. Niura Maria Antunes, da Associação dos Moradores, disse ter ficado muito emocionada: "Agradeci muito a ela e disse que nós a reconhecíamos por nunca ter vacilado um minuto ao colocar a própria vida em risco na defesa de seu povo, de sua pátria."

Plano de cargos dos agentes penitenciários será analisado pela Consultoria Geral do Estado‏.

O governador Robinson Faria recebeu na noite de quinta-feira (14) representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp) para tratar sobre o plano de cargos da categoria, discutir o sistema de co-gestão no sistema prisional e  melhorias para os agentes. A reunião contou com a participação do deputado Fernando Mineiro e dos secretários de Estado do Planejamento, Gustavo Nogueira, e de Justiça e Cidadania, Edilson França.

Uma das principais determinações do chefe do Executivo Estadual foi que o plano de cargos seja analisado pelo consultor Geral do Estado, Eduardo Nobre. O estudo levará em conta se a implantação do plano não colide com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Uma nova reunião será realizada na manhã da próxima terça-feira (19) para apresentação do parecer.

Também foi discutido na reunião o pagamento de diárias operacionais, que será tratada especificamente com o secretário Gustavo Nogueira para definir a melhor forma de pactuação.

O sistema de co-gestão na administração dos presídios foi outro ponto da pauta do Sindicato. O governador reafirmou o compromisso com o funcionalismo e reforçou a intenção de melhorar o serviço público. “A minha boa vontade sempre foi com o servidor, mas o que nós estamos buscando dentro da nossa proposta inovadora de gestão é dar mais eficiência na esfera pública. Não tenho preconceitos. Vamos estudar todas as formas e buscar como fazer o nosso estado.

Travestis e transexuais poderão usar o nome social no Enem 2015.

Travestis e transexuais poderão solicitar este ano o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após a inscrição pela internet. O nome social passou a ser adotado oficialmente na aplicação do exame no ano passado, mas era preciso solicitar o uso por telefone. No dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam.

“Isso quer dizer que ninguém da equipe do Enem poderá se dirigir à pessoa por um nome que não seja o da sua condição, o que se inscreveu. O nome que essa pessoa usa é com o qual deve ser chamado”, afirmou o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. “As pessoas têm o direito de ser tratadas com o respeito que merecem. Portanto, ninguém deve submetê-las a situação vexatória”, acrescentou o ministro.

Ano passado, foram feitos 95 requerimentos por telefone para o uso do nome social.

Nesta edição, os participantes que desejarem esse atendimento deverão enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente pelo sistema de inscrição de 15 a 26 de junho, após o período de inscrição, que é de 25 de maio a 5 de junho.

Para o cantor e ativista trans Erick Barbi, a medida foi bem recebida. “O simples fato de o MEC autorizar o nome social já na inscrição tira o peso de termos que nos explicar para as demais pessoas. Alivia muito o processo e, com certeza, levará mais jovens ao exame. Todos ficarão mais tranquilos e poderão melhorar até o desempenho na prova.”

Ele destaca ainda a importância do uso do banheiro de acordo com a identidade de gênero: “A maioria das pessoas trans tem problemas ao frequentar o banheiro. Muitos evitam ir ao banheiro”, acrescenta.

SINTE/RN ganha ação que pede atualização do plano de carreira dos servidores do estado.


#Conquista #Luta #SINTERN

Sinte/RN e a 16ª Dired, participaram da 2ª Conferência Municipal de Educação de Jandaira/RN.

José Teixeira.
Vanusa, Egivânia e José Teixeira.
A prefeitura do município de Jandaira/RN realizou na manhã deste sábado a 2ª Conferência Municipal de Educação. A conferência foi realizada na Escola Estadual Professora Maria da Conceição Messias.

O evento teve como objetivo discutir e encaminhar propostas ao Documento Base do Plano Municipal de Educação em construção. A Conferência foi coordenada pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Comissão representativa do Plano Municipal de Educação.

A Conferência teve como tema: uma construção participativa, democrática e dialógica.

O Sinte/RN e a 16ª Dired marcaram presença na 2ª Conferência Municipal de Educação de Jandaira/RN.

Embarcando no projeto do amigo Wosley Pontes. Teleférico para o MONTE DO GALO em Carnaúba dos Dantas/RN.


É um sonho realístico. O projeto é viável e já está na fila do Ministério do Turismo. Estamos trabalhando dia e noite para a construção do Teleférico do Monte do Galo. 

O valor inicial da obra é de 2 milhões e meio, com prazo de entrega em 5 messes. Além do atrativo turístico o teleférico vai gerar renda e emprego. Na estação de embarque terá 20 salas comerciais e 4 "carrinhos" para locomoção levando 4 pessoas por vez com tempo de translado de 6 minutos. 

Carnaúba dos Dantas/RN é o polo cultural da região do Seridó que necessita dessa atração para, ainda mais, produzir riquezas as culturais da nossa gente. Amo Carnaúba do Dantas, a sua gente, o meu amigo Gabriel Montenegro que mesmo distantes, demonstra a amizade conosco, pessoas trabalhadores, pessoas do Bem! Saí de Carnaúba dos Dantas, mas nunca a cidade sairá do meu coração. Amar é assim! Não tem amor sem ação, sem cumplicidade e gratidão. "As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo." Epicuro. NÃO VOU DESISTIR DE CARNAÚBA DOS DANTAS!

Josie Wosley Pontes

TERRORISTA DA MARATONA DE BOSTON É CONDENADO À PENA DE MORTE.

Dzhokhar Tsarnaev
Dzhokhar Tsarnaev(Reuters/VEJA)

O júri do caso do atentado na Maratona de Boston decidiu nesta sexta-feira pela condenação à pena de morte do terrorista Dzhokhar Tsarnaev. No dia 15 de abril de 2013, Dzhokhar e o irmão mais velho, Tamerlan, detonaram bombas perto da linha de chegada da corrida, provocando a morte de três pessoas e deixando mais de 260 feridos – dezessete pessoas perderam as pernas.

As explosões de duas bombas caseiras tiraram a vida de Krystle Marie Campbell, de 29 anos, Lingzi Lu, de 23 anos, estudante chinesa da Universidade de Boston, e Martin Richard, um menino de 8 anos. Durante a fuga das autoridades, Dzhokhar e o irmão também assassinaram o policial Sean Collier, que trabalhava na segurança do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês).

Os doze membros do júri (sete mulheres e cinco homens) já haviam declarado o jovem de 21 anosculpado das 30 acusações relacionadas ao ataque. Dezessete dessas acusações poderiam resultar na pena de morte. Para isso, bastaria que em uma delas, a decisão fosse por tomada por unanimidade. No caso de Dzhokhar, a decisão unânime foi tomada em seis acusações, incluindo uso de arma de destruição em massa e arma de fogo.


Morre o ator Elias Gleizer, após quebrar 5 costelas e perfurar o pulmão em queda.

Morreu neste sábado, dia 16, no hospital Copa D'Or, o ator Elias Gleizer. Ele estava internado desde quarta-feira, 6 de maio, após fraturar cinco costelas e perfurar o pulmão durante uma queda de escada rolante. A causa da morte oficial foi por conta das complicações, que levaram à falência circulatória por conta de bronco-pneumonia. 

No dia 6, Gleizer havia saído apenas para ir ao dentista. O próprio dentista foi buscar o ator em sua casa, na Barra da Tijuca, para levá-lo ao consultório, dentro de uma galeria em Copacabana. Na subida pela escada rolante, Gleizer caiu, quebrando as costelas e perfurando o pulmão. Ele foi internado e atendido de imediato, mas logo começaram algumas complicações: ele pegou uma pneumonia e uma infecção hospitalar. O ator já havia saído da UTI para a semi-UTI, mas não resistiu.

Sua assessora de imprensa havia conversado com ele por telefone nesta sexta-feira, dia 15, e ele havia dito que estava tudo bem, que não era para se preocupar, que logo logo ele iria para casa. O óbito pegou a todos de surpresa.

Municípios poderão licitar construção de creches.

Com o objetivo de agilizar a construção de creches e cumprir metas do Plano Nacional de Educação (PNE), o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vão autorizar os municípios e o Distrito Federal a licitar diretamente as creches aprovadas.

Essa reformulação do processo é fruto de diálogo com dirigentes municipais e secretários de educação de todo o país. A partir do dia 19 de maio, os entes federados poderão optar pela mudança de suas creches. Além dos projetos padrão já existentes, o FNDE oferecerá dois novos modelos que poderão ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada local. Prefeitos e dirigentes da educação poderão tratar das situações específicas de suas localidades diretamente com o FNDE.

Cansada de receber apelidos, jovem perde 30 kg em 7 meses.

Após receber apelidos e sofrer com comentários feitos por colegas, a estudante de direito Bruna Gomes, de 20 anos, decidiu emagrecer. A jovem, que sempre pesou 53 kg, não lembra de quando começou a engordar, mas diz ter tomado um susto quando se pesou e viu que estava com 85 kg.

“As pessoas me diziam que eu estava gorda, mas eu me olhava e não me via gorda. Eu nunca fiz exercício físico, nunca comi coisas saudáveis, então não vi quando foi que comecei a engordar. Foi um processo tão natural [engordar], que até hoje, olhando para trás, eu não sei quando tudo isso começou”, conta a paulista.

Sem dinheiro para procurar um nutricionista e se matricular na academia, a jovem começou a fazer caminhadas, comer de três em três horas, tomar sucos verdes e incluiu frutas e verduras em sua nova dieta. “Quando eu vi, tinha perdido 10 kg. Então, comecei a pular corda, descer e subir escadas em casa. Eu fui fazendo tudo sozinha, pesquisando e fazendo, só não queria ficar parada.”

Hoje, Bruna faz acompanhamento médico com uma nutricionista e se matriculou na academia. Em sete meses emagreceu 30 kg e pretende definir o corpo e voltar aos 53 kg que sempre pesou. Via g1.

Câncer de mama é o mais frequente, mas o de pulmão é o que mais mata no RN.

Com a finalidade de esclarecer a forma de lidar com o câncer para profissionais da saúde e o público em geral, a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer realiza até este sábado, na Escola de Governo, o IV Congresso da Liga. As ações contam com palestras de profissionais de diversas áreas e de estudantes universitários.

No Rio Grande do Norte, a maior incidência é de casos de câncer de mama, acometendo principalmente as mulheres, sendo o câncer de pulmão o que mais mata. “A maioria dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao tabagismo, mas mesmo os não fumantes podem desenvolver a doença”, explicou Andrea Juliana, coordenadora do evento.

Para a médica, os fatores causadores do câncer são diversos e muitos ainda desconhecidos, mas de maneira geral, hábitos como o tabagismo, o consumo de álcool, o sedentarismo e má alimentação são algumas das causas mais comuns do aumento exponencial do diagnóstico de câncer.

A especialista comemora a grande gama de informações e de estudos realizados nessa área atualmente. Segundo ela, as novas tecnologias tem feito o tratamento dar grandes saltos de qualidade. É preciso deixar claro que ainda não chegamos lá, mas estamos no caminho. A Liga como instituição representante tem uma meta, que é se tornar um serviço de excelência, pelo menos no porte Norte/Nordeste até 2025”, finalizou.

Com marreta, homem ataca imagem de Cristo dentro de catedral no RN.


Um homem empunhado uma marreta golpeou uma imagem de Jesus Cristo dentro da Catedral de Santa Luzia, na Praça Vigário Antônio Joaquim, no Centro de Mossoró. O vandalismo, segundo a Polícia Militar, aconteceu na manhã deste sábado, por volta das 9h40.

“O homem entrou, começou a atacar a imagem e depois foi embora. Pelas imagens das câmeras de segurança da igreja, vai ser possível identificá-lo. Agora estamos tentando encontra-lo”, disse o sargento Valdo Caetano, do 2º Batalhão da PM.

Ainda de acordo com o policial, testemunhas contaram que a igreja estava aberta, mas que não estava havendo nenhuma celebração no momento. “Tinham cinco, seis pessoas no máximo. Elas conseguiram impedir que ele causasse um estrago maior, mas não puderam segurar o homem”, acrescentou.

A imagem atacada representa o Cristo morto e sepultado na cripta, logo após ser crucificado. O vândalo deixou a marreta no local. A bancada ficou cheia de cacos de vidro. Na cabeça da imagem, é possível ver as marcas das pancadas. Via g1/RN.

Maior hospital do RN está com vazamento de radiação.

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, maior unidade da rede de saúde pública do Rio Grande do Norte, está com um vazamento de radiação na sala de raio-x do Pronto Socorro Clóvis Sarinho, que pertence a unidade. A afirmação é do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN). De acordo com o sindicato, técnicos de radiologia que trabalham no hospital realizaram um teste que comprova o vazamento.

Segundo a nota emitida pelo sindsaúde, os técnicos colocaram uma folha de raio-x do lado de fora da sala, enquanto uma radiografia era feita. Ainda de acordo com o sindicato, a chapa teria ficado marcada, comprovando o vazamento. A radiação atravessa a parede e chega até a sala onde os técnicos trabalham, local que deveria ser isolada contra radiação.

Seleção interna para mestrado em Direito recebe inscrições até dia 22.

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) está com inscrições abertas até 22 de maio, para o curso de mestrado. São oferecidas três vagas para servidores (professores e técnicos administrativos) ativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O curso para mestrado em Direito é concentrado na área “Constituição e Garantia de Direitos”, com atuação em três linhas de pesquisa: Constituição, regulação e desenvolvimento; Processos e garantias de direitos na Constituição e Direito internacional e concretização dos direitos.

Os interessados devem realizar inscrição no SIGAA por meio do endereço eletrônico: http://www.sigaa.ufrn.br e apresentar toda a documentação exigida na secretaria do PPGD, no horário das 8h30 às 11h30.  Todas as informações a respeito do processo seletivo podem ser consultadas no edital disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf.

Mulher de 51 anos dar a luz ao 21º filho em Aracaju e diz que quer mais.


Ela é mais conhecida na comunidade onde mora como ‘Poucos Filhos’, Sebastiana Maria da Conceição tem 51 anos, e possui no currículo 21 partos, todos normais. O último filho nasceu na quarta-feira (13) na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, o bebê chegou ao mundo pesando 3.040 kg e medindo 46,5 cm. Os três filhos mais novos de Sebastiana têm um ano e seis meses, dois anos e oito meses e três anos e onze meses.

“Meu primeiro filho foi aos 13 anos, ainda era muita menina, não sabia de muita coisa. Mas, foi depois que fiquei com idade avançada que comecei as ter um atrás do outro”, conta Sebastiana.

Ainda na maternidade, ela exibe com orgulho o bebê, que até então não tinha nome. Sebastiana pergunta o meu nome durante a matéria, acha diferente e bonito, e não deu outra, o pequeno foi ganhou o nome de Tássio da Conceição Souza.

“Ela gosta de nomes diferentes, batizou o nome da outra filha de Damaris, nome de uma enfermeira. Sebastiana teve os últimos seis filhos aqui na maternidade Nossa Senhora de Lourdes e sempre busca que não são tão comuns”, disse Juliana Costa, assessora de comunicação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Sebastiana Maria da Conceição mora em um povoado do município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, é uma mulher humilde e vive com o marido da venda de pescados. Ela confessa que ama crianças e diz que não teve medo de dar a luz aos 51 anos.
Via g1.

Tecnologia em Gestão de Cooperativas recebe conceito máximo do MEC.

O curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas recebeu na semana passada, o conceito máximo (cinco) em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação (MEC).

A graduação é promovida em parceria entre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Após três anos de duração, o curso vai formar sua primeira turma no final de 2015. Para o coordenador, o professor Washington Souza, a baixa taxa de evasão revela o interesse dos estudantes. “Começamos o curso com 49 alunos e terminaremos com 46. E os três que desistiram foi devido a problemas pessoais”, conta Souza.

Na opinião do professor, o aumento do comprometimento com a reforma agrária é uma das maiores conquistas dos alunos do curso. “Houve uma grande mudança de postura. Eles passaram a participar mais da vida de seus assentamentos e a se engajar em movimentos sociais e em espaços onde se discutem as políticas públicas”, ressalta.

As aulas de Tecnologia em Gestão de Cooperativas acontecem no Centro de Treinamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (CENTERN), em São José de Mipibu, e no Campus da UFRN, em Natal.

Baseado na pedagogia da alternância, o curso tem a carga horária dividida entre aulas presenciais durante uma semana por mês e aulas práticas nas comunidades às quais os estudantes pertencem. Para saber mais sobre a atuação do INCRA e do PRONERA, acesse o site: http://www.incra.gov.br/.

Governo do Estado entrega obra do pavilhão 4 de Alcaçuz.

Na tarde de ontem sexta-feira (15), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SIN), entregou a obra de recuperação do Pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz – Dr. Francisco Nogueira Fernandes, localizada em Nísia Floresta.

O secretário da pasta, Jader Torres e o secretário de Justiça e Cidadania, Edilson França, acompanhados do coordenador do Sistema Penitenciário, Durval Oliveira, e do diretor da unidade Heider Brito, vistoriaram a obra do pavilhão 4.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, o governo cumpre o prazo estabelecido para a entrega no pavilhão nesta primeira fase.
“Estamos cumprindo a primeira meta hoje. E pretendemos entregar um pavilhão a cada 30 dias, totalizando os cinco existentes na maior penitenciária do estado”, afirma Torres.

Além da reconstrução também houve adequação nas celas, como a ventilação, para atender as necessidades dos presos com doenças infectocontagiosas.

Com a finalização deste bloco, na próxima segunda, dia 18, será iniciada a recuperação de outra estrutura dentro da unidade, ainda não divulgada por motivos de segurança. Durante a obra, a empresa responsável pelos serviços, também está utilizando mão de obra dos apenados, num total de 15.

Serviços realizados no pavilhão 4:
  • Revisão e substituição de telhas danificadas;
  •  Recuperação das grades;
  • Recuperação das camas de concretos – Total 165 camas, em 15 celas;
  • Pintura de todo o prédio (parte interna e externa);
  • Instalação de concertinas.

Por causa de celular, homem é suspeito de matar irmã a facada em Touros/RN.

Uma mulher de 28 anos, que segundo a família sofria de distúrbios mentais, foi morta com uma facada no peito após uma discussão por causa de um aparelho celular. O suspeito do homicídio, crime que aconteceu na tarde de ontem sexta-feira (15) na cidade de Touros, no litoral Norte potiguar, é irmão da vítima. Emílio Carlos de Nascimento Santana tem 39 anos e confessou. Márcia Najara do Nascimento Santana ainda foi socorrida ao hospital, mas não resistiu ao ferimento. Segundo a mãe, antes de a filha morrer ela teria dito: "foi o homem mal".

“Emílio passou o dia bebendo. Quando chegou em casa, a moça queria usar o telefone dele. Como ela tinha problemas mentais, ele não quis dar o aparelho e então os dois começaram a brigar. Foi quando ele deu uma facada no peito dela. Depois, foi mais uma vez para o bar e voltou a tomar cachaça. Quando fomos até a casa da família, o Emílio estava tranquilo, assistindo televisão, como se nada tivesse acontecido", revelou o delegado Natanión de Freitas, um dos titulares da Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal.

Após a morte, o delegado disse que mãe da vítima foi à Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal e comunicou o crime, mas que não desconfiava de ninguém. “Suspeitamos do irmão da moça porque a mãe contou que a casa não tinha sido arrombada. E que somente os próprios pais e o Emílio sabiam onde a chave estava. E também a mãe contou que os irmãos sempre brigavam e que o filho dela tinha problemas com a bebida e que de vez em quando fazia uso de drogas. Por isso fomos atrás dele”, contou.

Por fim, Natanión revelou que Emílio foi encontrado em casa, já por volta das 3h, deitado no sofá de casa assistindo televisão. Aparentemente ainda sob efeito de álcool, ele estava tranquilo. Primeiro ele negou o crime, mas depois acabou abrindo o jogo e confessou tudo”, concluiu.

Emílio foi detido em flagrante e levado para Natal, onde permanece à disposição da Justiça. A faca utilizada no crime foi encontrada no bar onde ele passou o dia bebendo. Via g1/RN.

Papa Francisco diz que líder palestino é um “anjo da paz”.

O papa Francisco chamou o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas de “anjo da paz” durante um encontro com o líder no Vaticano.

O elogio foi feito neste sábado, durante a tradicional troca de presentes ao fim de uma audiência oficial no Palácio Apostólico. O papa presenteou Abbas com um medalhão e explicou que este representava o anjo da paz “destruindo o espírito mau da guerra”. O Pontífice declarou que considera o presente adequado, já que Abbas “é um anjo da paz”.

O líder palestino foi convidado ao Vaticano para a canonização de dois santos que eram da região da Palestina, então Império Otomano. A visita também ocorre dias após o Vaticano firmar acordo bilateral com o Estado da Palestina – tornando explícito o reconhecimento do governo e da região como país independente. No encontro com o papa Francisco, Abbas presenteou o representante da Igreja Católica com relíquias dos dois novos santos.

Vem ai 1ª edição do Encontro de Blogueiros do RN.

Você já se perguntou isso: Por que Blog? Nós também, muitas vezes. É para tentar responder a esta pergunta que estamos lançando a 1ª Edição do Encontro de Blogueiros, queremos descobrir a receita dos melhores blogueiros, youtubers e profissionais digitais para fazer do nosso trabalho um sucesso. Se você é como nós, está sempre querendo aprender coisas novas, participe! 

O Encontro de Blogueiros é destinado à profissionalização de blogueiros e à capacitação de profissionais da área de comunicação e marketing digital, para atuação na blogosfera. 

 • 11 de Julho de 2015 - Local: Hotel Pipa Atlântico - Praia da Pipa Tibau do Sul/RN 
Maiores detalhes, acesse: http://encontrorgn.yolasite.com/

Bar e Restaurante AABB de João Câmara/RN.


Grave acidente deixa um morto e 11 pessoas feridas entre Parelhas e Jardim do Seridó.

Um grave acidente entre dois veículos, uma C-10 e um Gol deixou o saldo de uma pessoa morta e 11 feridos na noite de ontem sexta-feira (15) na Estrada que liga Parelhas a Jardim do Seridó. A colisão entre os dois carros aconteceu na entrada que dá acesso ao Sítio Tuiuiú.

O motorista do Gol, identificado inicialmente por Pedro morreu na hora. De acordo com informações, ele teria aproximadamente 50 anos e consertava ventiladores em Parelhas. A C-10 transportava dezenas de pessoas para um aniversário no sítio São Bento em Santana do Seridó.

Segundo as primeiras informações da Polícia Rodoviária Estadual, várias pessoas se feriram gravemente e foram socorridas para os hospitais de Jardim do Seridó e Parelhas. Somente em Parelhas foram dez vítimas que deram entrada no hospital.

Alunos do CEI Romualdo Galvão são destaque na Olimpíada Brasileira de Informática 2015.

O CEI Romualdo Galvão foi destaque na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), realizada no último dia 08 de maio. Ao todo, 77 alunos do Ensino Fundamental foram contemplados com certificados de Honra ao Mérito e dois deles premiados com medalhas: Melina Lyra Lins Bahia, premiada com medalha de ouro, e Diogo da Cunha Lima Almeida, que levou medalha de prata.

Os estudantes participaram da competição em dois níveis, na Modalidade Iniciação, que propõe a resolução de problemas de lógica de programação e questões ligadas a computação. O objetivo é estimular jovens através de atividades que envolvem desafio, engenhosidade e detectar talentos potenciais para programação.

A Olimpíada Brasileira de Informática é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através do Instituto de Computação. As disputas seguem os moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

sexta-feira, maio 15, 2015

MEC publica regra que altera isenção de taxa no Enem para aluno que faltar prova.

Portaria do Ministério da Educação publicada hoje (15) no Diário Oficial da União determina que candidatos isentos de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não comparecerem nos dois dias de provas de forma injustificada, perderão o benefício para a próxima edição.

O anúncio da nova regra foi feito ontem (14) pela pasta. O objetivo, segundo o governo, é diminuir os índices de abstenção e, com isso, evitar o desperdício de dinheiro público. “As ausências injustificadas de candidatos inscritos no Enem importam, anualmente, em prejuízos vultosos ao Erário”, informou a portaria.

Na edição do Enem do ano passado, dos 8.721.946 alunos inscritos, 2.494.477 faltaram aos dois dias de prova. O número representa índice de abstenção de 28,6%. A maior parte dos faltosos é composta por estudantes isentos da taxa de inscrição.

O ministro da Educação, Renato Janine, destacou que quase 30% das provas do Enem são impressas e transportadas, com infraestrutura e segurança previstas, para alunos que não comparecem. A pasta ainda vai definir quais serão as justificativas aceitas para a ausência de alunos nas provas.

Em assembleia, professores da UERN aprovam novo indicativo de greve.

Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovaram na manhã desta sexta-feira, 15, uma nova assembleia para a próxima sexta-feira, 22, com indicativo de greve para o dia 25. O novo encontro dos docentes foi decidido em assembleia realizada na sede da Associação dos Docentes da UERN (Aduern).

Homem é assassinado a golpe de faca durante bebedeira em Florania/RN.

Uma bebedeira entre amigos acabou em morte na cidade de Parelhas na tarde de ontem (14). A vítima identificada como Lamon Anderson Santos, de 23 anos, sofreu uma cutilada de faca peixeira na região do peito, desferida por Clébio Alves de Araújo, de 25 anos, conforme informações da PM de Jucurutu.

Vítima e acusado bebiam juntos desde cedo e em determinado momento, Lamon teria exigido droga de Clébio, o qual disse que não tinha, surgindo a partir daí uma discussão, momento em que o agressor sacou de uma faca e atingiu a vítima que chegou a ser socorrida para o hospital regional de Currais Novos, mas não resistiu ao ferimento.
A polícia foi acionada, iniciou diligência e conseguiu prender o suspeito já na BR 226, na saída de Florânia para São Vicente. Segundo informações os dois já tinham  passagem pela polícia.

MEC anuncia provas do Enem 2015 para os dias 24 e 25 de outubro.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 ocorrerão nos dias 24 e 25 de outubro. As inscrições serão feitas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre as 10h do dia 25 deste mês e 23h59 do dia 5 de junho, horários de Brasília. A informação foi divulgada ontem quinta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC).

No ano passado, cerca de 6,2 milhões de estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que garante vagas gratuitas em cursos técnicos.

O Enem também é pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras e certificação do ensino médio.

Ufersa de Pau dos Ferros ganha três cursos a partir de 2015.

O Ministério da Educação – MEC autorizou a criação dos cursos de Engenharia de Software, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia da Informação para o campus da Ufersa em Pau dos Ferros. As novas opções já estarão na lista de cursos ofertados no Sistema de Seleção Unificada – SiSU  do segundo semestre deste ano.

Ao todo, são 300 novas vagas ofertadas anualmente, assim distribuídas: 60 vagas para Engenharia de Software; 80 vagas para o curso de Arquitetura e Urbanismo e mais 160 vagas para o curso de Tecnologia da Informação. Esse quantitativo é igualmente dividido entre os dois semestres letivos, portanto no SiSU 2015.2 serão disponibilizadas 150 vagas.

Os novos cursos são resultantes do processo de reformulação do câmpus de Pau dos Ferros, aprovada pelo Conselho Universitário – Consuni da Ufersa no final de 2014. Atualmente, o câmpus oferta apenas o Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, com duas opções de cursos para o segundo ciclo para formação em Engenharia Civil e Ciência da Computação.

POLICIAIS PAGAM FIANÇA DE HOMEM QUE ROUBOU CARNE PARA DAR AO FILHO.

Eletricista comoveu agentes da Polícia Civil com sua história - Foto: Divulgação | Polícia Civil do DF
Eletricista comoveu agentes da Polícia Civil com sua história

Preso em flagrante após tentar roubar uma peça de dois quilos de carne na tarde de quarta-feira, 13, o eletricista Mário Ferreira Lima, de 47 anos, foi encaminhado à 20ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, onde comoveu agentes da Polícia Civil com sua história.

Desempregado há mais de dois meses, sem condições de ajudar a esposa convalescente e de sustentar o filho de 12 anos, Lima estava sem comer há dois dias quando foi detido. Saiu da delegacia com a fiança paga pelos próprios policiais, que o levaram novamente a um supermercado e o presentearam com alimentos e produtos de higiene.

“Ele escondeu a carne em um momento de fraqueza”, disse o agente Francisco Sena, que atendeu o caso. No supermercado, foi comprar pães, mortadela, presunto e queijo, além da peça de carne, mas percebeu que tinha apenas R$14 em sua conta bancária.

Segundo o relato feito aos policiais, ele tentou pagar pelos outros itens e colocou a carne em sua bolsa, movimento que foi imediatamente repreendido pelo segurança do local. Impedido de sair do local, ele ainda teria ligado para sua mãe para que ela pagasse pela carne, mas ela não conseguiu ajudá-lo.

Lima disse aos policiais que recebe mensalmente uma parcela de R$70 do programa Bolsa Família, atualmente a única fonte de renda que sustenta ele e o filho. A esposa sofreu um acidente há cerca de um ano, o que teria obrigado o eletricista a largar o emprego. “Por um período que ela ficou em coma no hospital, ele teve que sair do trabalho para cuidar dela”, contou Sena.

Ao chegar à delegacia, o eletricista passou mal e quase desmaiou. Uma equipe médica foi chamada para atendê-lo e constatou que Lima não comia há pelo menos dois dias. Ele disse aos policiais que, quando saiu de casa, achava que o valor do Bolsa Família referente a maio já havia sido pago.

O delegado decidiu que a fiança pela liberdade do eletricista seria de R$270. Por volta das 19h, uma agente policial pagou o valor, e Lima foi levado para casa por quatro policiais. A história que ele havia contado se confirmou, e os agentes resolveram levar Lima a um supermercado.
 
O caso ainda não está totalmente resolvido. Um processo será encaminhado ao Tribunal de Justiça de Santa Maria, no Distrito Federal, onde será decidido como Lima pagará pelo roubo da carne.

Fátima Bezerra pede união contra o projeto da terceirização.

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) criticou duramente o texto final do PL 4330/2004, aprovado pela Câmara, que permitiu a contratação de empregados terceirizados no país até mesmo em atividades-fim das empresas. Durante a audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa que discutiu “a Lei Áurea, a terceirização e o combate ao trabalho escravo”, a senadora destacou que seu partido, tanto na Câmara como no Senado, é contrário ao projeto. “Eu não voto a favor desse projeto de lei da terceirização, que joga por terra muitos direitos dos trabalhadores. Por isso, mesmo que não fosse uma posição do meu partido, eu não votaria a favor desse projeto”, disse.

Fátima conclamou ainda todas as centrais sindicais e movimentos sociais a se unirem contra o projeto da terceirização. “Fico muito feliz de ver este auditório cheio de energia, cheio de esperança, cheio de disposição e união contra o projeto da terceirização. Precisamos ficar atentos e vigilantes contra os ataques aos direitos dos trabalhadores”, afirmou. Aprovado na Câmara, o projeto, que regulamenta os contratos de trabalho e as relações trabalhistas dele decorrentes, tramita agora no Senado, com o número PLC 30/2015. Na próxima semana, o Plenário vai realizar uma sessão temática sobre esse tema.

TEMER PROPÕE PRAZO DE 2 MESES PARA GRUPO DISCUTIR FATOR PREVIDENCIÁRIO.

(Foto reprodução/Google)

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta quinta-feira (14) que vai propor à presidente Dilma Rousseff que o fórum formado por representantes do governo e das centrais sindicais para discutir questões trabalhistas e previdenciárias tenha o prazo de até dois meses para sugerir uma solução para o fator previdenciário.

Atualmente o fator reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 (mulheres). Proposta aprovada nesta terça-feira na Câmara, contra a vontade do governo, institui a fórmula conhecida como 85/95, na qual o trabalhador se aposenta com proventos integrais se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar 85 (mulheres) ou 95 (homens).

Conforme o Blog da Cristiana Lôbo, o governo está convencido de que não há como arcar com as mudanças no fator previdenciário, que teriam um custo de R$ 40 bilhões em 10 anos e R$ 300 bilhões em 20 anos. Por isso, a presidente Dilma Rousseff já mandou avisar aos líderes que o caminho será vetar a proposta, caso ela também seja aprovada no Senado.


Eliminado da Libertadores, Corinthians cortará gastos e deverá perder jogadores.

A eliminação precoce na Copa Libertadores significa uma mudança de rumo no departamento de futebol do Corinthians. Essa é a intenção da diretoria depois da derrota para o Guaraní, do Paraguai. Haverá corte de custos e a saída de alguns jogadores. Os contratos de Guerrero e Emerson terminam em julho e os de Danilo, Ralf e Fábio Santos no final do ano. Atletas que foram contratados no ano passado e que são pouco utilizados, como Petros e Luciano, podem ser negociados.

A folha salarial beira R$ 10 milhões por mês, valor elevado para um clube que vive crise financeira como demonstrou o balanço divulgado em abril. O Corinthians ainda deve direitos de imagem e premiações para o elenco, embora tenha pago nesta quinta-feira uma parte da dívida com os atletas.

Fora da Libertadores, o clube perde premiações da Conmebol e arrecadações milionárias de bilheteria (destinadas ao pagamento do estádio), além da chance de disputar o Mundial de Clubes da Fifa. “Não é que o quadro fica mais apertado. Apertado ele já está. O que se perde (fora da Libertadores) é um valor difícil de mensurar, é uma série de coisas que o torneio traz”, afirmou o diretor financeiro Emerson Piovezan.

Segundo ele, a decisão de enxugar o número de jogadores ou a folha salarial fica a cargo do departamento de futebol. “O que eu faço é mostrar a nossa situação financeira e eles trabalham em cima disso”.