sexta-feira, maio 25, 2012

Sasha sofre com entrevista de Xuxa.

Acabou sobrando para Sasha...

A situação da menina na escola e entre os amigos, depois das fortes declarações que a mãe deu para o Fantástico, não é das mais confortáveis.

Ficam todos fazendo mil perguntas para ela.

E Sasha é superdiscreta, não gosta de ficar se expondo

Por outro lado, foi bom Xuxa ter afirmado que sofre abuso infantil, pois as denúncias aumentaram bastante nesta semana.

Seca na cidade de Caicó foi destaque no Jornal Nacional da TV Globo .

Em Dormentes (PE), toda a cidade é abastecida com carros-pipa. A água do açude de Cedro está contaminada e não serve mais para o consumo humano. A seca também atinge a pecuária pernambucana.

No RN, muitos animais estão morrendo devido a falta D'água e a fome ocasionada por falta de pasto para o rebanho.

A matéria do Jornal Nacional destaca a critica situação da falta de chuva na cidade de Caicó e mostra que aqui o gado já começa a morrer devido as mazelas ocasionadas pela violenta seca que atinge nossa região.

Ex-prefeito Carlos Eduardo nas mãos da justiça.

Com a desaprovação da prestação de contas do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) referente ao exercício financeiro de 2008, começou a polêmica sobre a legalidade de sua candidatura à sucessão da prefeita Micarla de Sousa (PV). "Afinal, Carlos Eduardo pode ou não ser candidato?", perguntam os eleitores que estão acompanhando o processo. A resposta será da Justiça. Com a vigência da Lei da Ficha Limpa, os gestores que tiverem contas rejeitadas pelos Tribunais de Contas ou pelo Poder Legislativo ficam inelegíveis por oito anos. Mas, a questão não é tão simples o quanto parece.

A Lei da Ficha Limpa prevê que são inelegíveis para qualquer cargo "os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição".

Ministério Público do RN realiza 3ª edição do "Notícia Cidadã".

A 3ª edição do Notícia Cidadã ocorrerá na Sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no próximo sábado, dia 26 de maio, às 9h. Promovido pelo Ministério Público do RN, o evento, é voltado para profissionais de comunicação, e consiste na realização de debates com a participação de Promotores de Justiça, Editores; Chefes de Redação; Chefes de Reportagem, Pauteiros, Produtores e Repórteres.

Os participantes compõe uma mesa redonda constituída para a discussão de temas específicos, definidos sempre ao final de cada edição. Para o mês de maio, o tema escolhido é “Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público, que será conduzido pelos Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e pela jornalista Juliska Azevedo do Jornal Diário de Natal.

O Notícia Cidadã já discutiu temas como “Liberdade de Imprensa, controle da informação e presunção e de inocência” e “Plano Diretor - Necessidade de efetiva participação da sociedade civil no processo de criação”.

Fábrica é inaugurada no município de Baraúna.

Será inaugurada oficialmente hoje a Fábrica de Cimento Mizu. O empreendimento recebeu apoio do Governo do Estado por meio incentivos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (Proadi) para sua instalação no Rio Grande do Norte. A produção do cimento teve início em abril do ano passado com a inauguração do complexo de moagem. Desde então, mais de R$ 370 milhões foram investidos na unidade industrial. Agora, a unidade industrial inaugura o seu primeiro forno, com capacidade para 3.000 toneladas por dia, e oficializa o seu funcionamento como fábrica de cimento integrada. A solenidade, que acontecerá às 11h na sede da fábrica em Baraúna, terá a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

De acordo com o diretor da unidade industrial da Mizu, José Antero dos Santos, com a ativação deste primeiro forno, a estimativa é atingir, até o final do ano, 85% da capacidade de produção instalada da fábrica, que é 1,2 milhões de toneladas por ano. Hoje, a indústria opera com 55% de sua capacidade instalada.

Na época emque participou da inauguração do complexo de moagem da Mizu, em março de 2011, a governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a importância de oferecer incentivos para atrair indústrias ao estado. "Essa é uma forma de atrair novos empreendimentos. Queremos promover o desenvolvimento regional, levando indústrias para todas as regiões do Estado. Vamos aproveitar o potencial de cada região para a geração de emprego, geração de renda nas mais diversas atividades, inclusive na indústria", disse.

Convite.

Polícia prende homem acusado de abusar sexualmente de duas irmãs no Maranhão.

Em um povoado da cidade de Timon (MA), a população está chocada com um crime bárbaro. Após denúncias dos moradores e investigação da polícia, foi preso Francisco das Chagas Silva, acusado de estuprar duas garotas, uma de 10 e outra de 13 anos, que são irmãs.

Francisco nega todas as acusações, mas de acordo a delegada Vlad Holanda, “a investigação foi minuciosa, bastante detalhada, temos relatórios do conselho tutelar sobre o caso, depoimento das duas irmãs e a principal prova, a prova material, com o exame de corpo de delito que comprova que essas duas crianças foram abusadas sexualmente, inclusive com rompimento himenal”. Para a delegada, não existe dúvida de que Francisco é o autor dos crimes.

A prisão preventiva foi expedida e o acusado vai para o Presídio Jorge Vieira, onde ficará a disposição da Justiça.

Wilma diz que partido tomará providências contra dissidentes.

A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, se mostrou contrariada com a posição dos vereadores Adenúbio Melo (PSB) e Bispo Francisco de Assis (PSB), durante a votação da prestação de contas de Carlos Eduardo, na última quarta-feira. Apesar de o partido ter emitido resolução orientando os parlamentares a votar a favor do pedetista, eles votaram pela desaprovação do balanço financeiro apresentado pelo ex-prefeito.

A pessebista disse que o partido tomará providências em relação aos vereadores que votaram contra a orientação do diretório municipal. "O PSB municipal orientou sua bancada a votar a favor da aprovação das contas. Isso foi anunciado pelo líder do partido na Câmara, o vereador Júlio Protásio. Dos nossos cinco vereadores - Dickson já saiu do partido - três seguiram a orientação. Somaremos providências em relação aos outros dois", informou Wilma.

Na avaliação da ex-governadora, a votação na Câmara não seguiu critérios técnicos. Segundo ela, os vereadores rejeitaram as contas do ex-prefeito com objetivos políticos. Wilma disse acreditar que o pedetista conseguirá reverter a decisão da Câmara na Justiça. "Carlos Eduardo já consultou várias fontes jurídicas, que garantiram que ele poderá ser candidato. Existem erros técnicos na decisão. Ele tem direito a ir à Justiça. Acredito na candidatura", declarou.

Wilma de Faria disse que trabalhará, nas eleições de 2012, pelo fortalecimento da oposição em todo o Rio Grande do Norte. Ele disse que agregará os partidos oposicionistas para somar forças em nível estadual e nos municípios. A pessebista se comprometeu a levar a voz da oposição a cada canto do Estado. O objetivo do grupo de oposição - formado na capital por PSB, PDT, PPS, PSD e PCdoB - é conquistar o maior número de prefeituras possível para se fortalecer com vistas ás eleições de 2014.

Escola mais antiga da cidade de João Câmara sofre com falta de professores.

A Escola estadual Capitão José da Penha, em João Câmara, a mais antiga do município e que foi responsável pela formação inicial de muitas personalidades Camarenses, enfrenta uma crise sem precedentes com relação a falta de professores. A escola funciona nos três turnos, cada um com 9 turmas,as o número de professores é mínimo e não atende a demanda do alunado.

A professora Marta Geruza, diretora da escola, disse ao blog que já levou o problema a Secretaria Estadual de Educação, a 16ª Diretoria Regional de Educação, mas até o momento nada foi feito e o alunado está sofrendo com a falta de professores em todos os turnos.

Recentemente a diretora fez uma reunião com todos os funcionários da escola, pais de alunos e Conselho Escolar, onde expôs o problema, mas nem assim sensibilizou as autoridades.

Sem ter mais a quem apelar a não ser esperar providência da Secretária de Educação do Estado, a diretora Geruza disse que o problema tende a se agravar, haja vista que muitos dos poucos professores que resta estão aguardando só a publicação para se aposentarem.

As manchetes dos jornais desta Sexta.


Diário de Natal: Cinco desembargadores são investigados pelo CNJ
Tribuna do Norte: Jurista afirma que decisão não significa inelegibilidade
O Mossoroense: PT decide fechar aliança com o PSB em Mossoró
Gazeta do Oeste: Polícia descobre ponto usado para desmanche de motos
Globo: Delta e Cachoeira usaram laranjas também no Rio
Folha: Renda e emprego resistem à freada econômica do país
Estadão: Na CPI, assessor de Cachoeira complica governador tucano
Valor: União já executa o plano de construir usinas no Tapajós
Estado de Minas: Quantas vidas mais BH terá de perder?
Jornal do Commercio: PT marca nova prévia
Zero Hora: Caixa faz o primeiro feirão de imóveis da era do juro reduzido
Diário do Nordeste: Fortaleza registra 316 novos casos dengue por dia

quinta-feira, maio 24, 2012

Inscrições para o Enem 2012 serão abertas na segunda-feira.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já poderão ser feitas a partir de segunda-feira (28), exclusivamente pela internet. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá mudanças nos critérios de correção da redação.

Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira (25) do Diário Oficial da União.

No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 7 de novembro e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.

Pai que estuprava filha de 14 anos é preso em Minas Gerais.

Um homem foi preso na tarde desta quinta-feira suspeito de abusar sexualmente da filha de 14 anos. De acordo com a Polícia Militar (PM), as agressões começaram quando a menina tinha 10 anos. Carlos Barbosa dos Santos, 38 anos, foi detido em uma fazenda, onde trabalhava como agricultor, em Sarzedo, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o tenente Dirceu Gonçalves, responsável pela ocorrência, após conversa com uma vizinha, a menina decidiu ir até o conselho tutelar denunciar o pai. Carlos levava a filha até um matagal, onde cometia os estupros. Ele ameaçava a garota com armas de fogo e uma faca. “Quando o questionamos, ele admitiu ter abusado da filha diversas vezes. Perto do lugar onde ele cometia os atos, nós encontramos uma arma de fabricação caseira, uma espingarda, munição e uma faca”, relatou.

Ainda conforme o tenente, o pai obrigava a filha a usar uma calcinha vermelha em todos os abusos. Além disso, o suspeito fazia a menina folhear revistas pornográficas durante os estupros. Os policiais encontram vários preservativos masculinos usados no local.

A jovem, que morava com o pai e madrasta, foi encaminhada a um hospital da região e passará por exames para comprovar os estupros. O homem foi levado à Delegacia de Sarzedo.

Titina Medeiros é destaque em programa da Globo.

A atriz potiguar Titina Medeiros, a Socorro da novela Cheias de Charme, foi destaque no programa Vídeo Show desta quinta-feira (24).

Titina participou de um bate-papo e contou a sua trajetória artística. A atriz revelou que se considera espontânea como a personagem Socorro e que gosta de trabalhar com a comédia.

Ao ser questionada se fazer novela era um sonho, a atriz respondeu que nunca havia pensado nisso. "Se um dia pintar, vou lá e faço", disse.

Comissão aprova projeto que inclui casamento gay no Código Civil.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou projeto de lei da senadora Marta Suplicy (PT-SP) que introduz no Código Civil a união estável entre casais homossexuais e a possibilidade da conversão dessa união em casamento civil. A proposta não interfere nos critérios adotados pelas igrejas para o casamento religioso.

O projeto define como entidade familiar “a união estável entre duas pessoas, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

Para ser transformada em lei, a proposta ainda necessita de aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário do Senado e também na Câmara dos Deputados.

Após 35 quilômetros de perseguição, PRF prende acusados de roubo na BR-406.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens na BR-406, nas proximidades do município de João Câmara, acusados de roubar um veículo. O fato aconteceu na noite de ontem quarta-feira (23), após 35 quilômetros de perseguição pela rodovia. Uma arma e seis munições também foram apreendidas.

De acordo com informações do inspetor Roberto Palhano, da PRF, os dois homens foram identificados como Erivan Cleiton Ferreira da Silva, 20 anos, e Alex de Lima Ribeiro, 22 anos, que já foi condenado por roubo e encontrava-se no regime semi-aberto. A dupla estava em VW/Gol de cor branca, de placas NNX-6365, e não atendeu a ordem de parada na blitz. Os agentes iniciaram uma perseguição ao veículo, e receberam a informação que Gol acabara de ter sido tomado de assalto por dois homens armados.

Ainda segundo o inspetor, após trinta e cinco quilômetros de perseguição e tendo alvejado os pneus traseiros, o veículo perdeu o controle saindo da pista. Cleiton Ferreira e Alex de Lima foram abordados e presos por duas equipes da PRF. Ao realizar buscas no interior do veículo foi encontrado um revólver com seis munições intactas.

Garoto mantido refém pela própria mãe é libertado no Paraná.

O garoto de 11 anos que foi mantido refém pela própria mãe desde às 3h desta quinta-feira (24), em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, foi libertado por volta das 10h30. O tenente-coronel do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Nerino Mariano de Brito, disse, que a mulher estava 'perturbada emocionalmente' e que se trancou com o garoto no quarto. “Nós recebemos o chamado de vizinhos, que diziam que ela estava exaltada e gritava muito. Tentamos negociar a todo momento, mas foi difícil”.

Brito explicou também que depois que o garoto disse que estava cansado e com fome, a mãe começou a dar golpes de machado nas paredes. “Depois disso, percebemos que a criança corria risco e invadimos a residência. No fim das contas deu tudo certo e ninguém ficou ferido”.

A mulher foi levada para o pronto-atendimento de Fazenda Rio Grande e a criança está sendo atendida por psicólogos da prefeitura. Depois, ficará sob os cuidados de parentes.

Cerca de 20 policiais de Comandos e Operações Especiais (COE) e Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) participaram da ação.

Menor coração do mundo é implantado em menino de 16 meses.

Médicos italianos salvaram a vida de um menino de 16 meses com o implante do menor coração artificial do mundo, até que um doador fosse encontrado para fazer um transplante. O bombeador de titânio colocado no bebê pesa apenas 11 gramas, pode suportar um fluxo sanguíneo de 1,5 litros por minuto e foi inventado pelo médico americano Robert Jarvik. Até agora, o dispositivo só tinha sido testado em animais.

Os médicos do hospital de Roma Bambino Gesu disseram que a operação foi feita no mês passado e veio a público esta semana. O bebê, cuja identidade não foi revelada, foi mantido vivo por 13 dias antes do transplante e reage bem ao pós-operatório.

O menino sofria de miocardiopatia dilatada, uma doença no músculo do coração que alarga as fibras do coração e gradualmente enfraquece o órgão, até que ele para de bombear o sangue de forma eficaz.

Segundo o cirurgião Antonio Amodeo, o dispositivo foi usado como uma ponte para um transplante, mas no futuro pode ser permanente.

Antes do implante, a criança teve uma séria infecção em volta de um bombeador mecânico que tinha sido colocado para sustentar a função do coração natural.

IFPA abre concurso com 216 vagas para o cargo de professor.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) abriu novo concurso público com oferta de 216 oportunidades no cargo de professor do ensino básico, técnico e tecnológico. De acordo com o edital de abertura, as remunerações variam de R$ 2.215,54 para quem possui graduação a R$ 3.825,89 para doutores. As informações estão no Diário Oficial da União desta quinta-feira (24/5), na página 45 da terceira seção.

Há chances para os campi de Abaetetuba, Altamira, Belém, Bragança, Breves, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Marabá Rural, Santarém e Tucuruí. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Do número total de chances, 5% serão reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais.

Interessados podem se inscrever dos dias 5 de junho a 8 de julho, pelo site http://www.ifpa.edu.br/. A taxa de participação é de R$ 100. Todos os candidatos passarão por prova escrita, prova de desempenho didático e avaliação de títulos.

Estúpido-pi-dúúúú! Restaurante faz chover salsichas em cidade dos EUA.

Lembra aquele personagem de desenho animado que todo fim de episódio dizia estúpido-pi-dúúúú!? Oi? Como assim não era essa a fala? Bem, não importa. O fato é que um restaurante de Detroit (EUA) parece estar matando cachorro a grito para turbinar os negócios.

Prova disso é isso: para comemorar seu 95º aniversário, o estabelecimento fez chover salsichas. Na quarta-feira (23), um helicóptero sobrevoou uma área alugada pelo restaurante, e bombardeou o lugar com precisamente 955 salsichas. O número tem a ver com a idade do restaurante e é também a frequência da rádio local, 95.5.

Enquanto isso, lá embaixo, cerca de 25 pessoas com problemas de autoestima (só pode ser isso) disputaram entre si para ver quem conseguia guardar mais salsichas em seus corpos e orifícios. O estagiário insolente do UOL Tabloide se recusou a perguntar às autoridades locais onde algumas dessas carnes foram estocadas. Sabe-se, porém, que o vencedor da colheita de salsichas abocanhou US$ 1.000 e terá um ano de fornecimento grátis do produto.

Para não desperdiçar nada, o restaurante diz que as salsichas atiradas do céu foram recolhidas dos participantes e já tem um destino, o mundo cão. Os alimentos serão doados a uma organização protetora de cachorros. (Isso, cachorro comendo cachorro-quente. Seria irônico, se não fosse marketing.)

Projeto lança cartilha educativa de trânsito para crianças em Caicó.

Na manhã dessa quarta-feira, 23, o 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN) realizaram o lançamento da Cartilha Educativa de Trânsito destinada para mais de mil alunos da rede de ensino público e privado do Município de Caicó. A solenidade ocorreu no auditório do 6º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade.

A cartilha faz parte do Projeto "Educação de Trânsito na Escola", idealizado pelo Major PM Francisco Borges da Silva Neto e posto em prática desde outubro de 2011, o qual vem desenvolvendo ações educativas sobre trânsito nas escolas do Município de Caicó.

"O projeto justifica-se pela necessidade de formarmos condutores e pedestres mais educados e conscientes sobre seus direitos e deveres, formando-os desde o ensino fundamental. O processo facilitará o futuro condutor de veículos e pedestres, uma vez que desde criança eles irão aprender as noções básicas de segurança no trânsito", declarou o Major PM Silva Neto.

Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho.

O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Até esta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.

Escola de Enfermagem abre inscrições para cursos profissionalizantes.

A Escola de Enfermagem de Natal (EEN) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). São 44 vagas para operador de computador, cuidador infantil e maqueiro.

As inscrições podem ser feitas de 21 a 31 de maio, das 8h às 12h, na sala 4 da EEN, localizada no Campus Central da UFRN. Todos os cursos são gratuitos e para se inscreverem, os interessados devem levar CPF, RG e Número de Inscrição Social (NIS).

As vagas são destinadas exclusivamente aos beneficiários dos Programas Federais de Transferência de Renda, como Bolsa Família e Garantia Safra. As aulas têm início no dia 4 de junho e têm duração média de dois meses, dependendo do curso escolhido.

No Rio Grande do Norte, o PRONATEC é apoiado e realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), EEN e Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).

Mais informações sobre os cursos realizados na EEN pelo telefone 3215 3668 ou pelo e-mail een@enfermagem.ufrn.br.

Acusado de estuprar menina de 11 anos é preso no interior do RN.

No início da noite de ontem quarta-feira (23) foi preso na comunidade Giromão no município de Campo Redondo, Matias Gomes, de 20 anos, aacusado de estuprar uma garota de 11 anos. A prisão do acusado só foi possível porque o marido da tia da vítima, Jorge André Diogo, passava de motocicleta pelo local do crime quando encontrou a garota chorando.

Imediatamente, a testemunha levou a vítima para sua residência e acionou a Polícia Militar, que chegou ao local indicado e conseguiu prender o acusado que foi encaminhado para a 9ª DRP, em Santa Cruz, para os procedimentos legais.

Segundo o delegado Petrus Antônio, da delegacia do município, a própria menina informou que essa não foi a primeira vez que ele teria a violentado. O Conselho Tutelar também foi acionado e acompanhou os familiares a PM até Santa Cruz para a lavratura do flagrante.

Cantor Ivan Lins se apresenta nesta quinta, no Teatro Riachuelo.

Um piano. Uma voz conhecida e suave. Décadas pontuadas por sucessos. E uma coleção de composições premiadas nacional e internacionalmente. Ivan Lins pisa hoje o chão do Teatro Riachuelo com a bolsa carregada de músicas revestidas pelo manto do jazz. São clássicos do cancioneiro brasileiro com um toque mais sofisticado, em um show intimista. Os ingressos estão esgotados. Pudera. O Projeto MPB Petrobras possibilitou o valor reduzido de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) para mais uma edição de boa música, com o intuito da formação de plateia para artistas locais e nacionais. Além de Ivan Lins, a potiguar Thábata Medeiros, reconhecida pelo trabalho pautado no axé. Para este show, o repertório foi montado com músicas de Chico Buarque, Djavan, Tim Maia e Milton Nascimento, dentre outros compositores.

Ivan Lins traz para Natal um show baseado no álbum Perfil, lançado em 2010 em comemoração aos seus 40 anos de carreira. Com forte acento jazzístico, o repertório passeia por diversos clássicos da sua trajetória com destaque para as canções Madalena, Vitoriosa, Bilhete e Dinorah, Dinorah, dentre outras. No palco, Ivan Lins, nos teclados, tem a companhia dos músicos Teo Lima, na bateria, e Nema Antunes, no baixo. E ainda uma bagagem de 35 discos e 400 composições. Ivan Lins é um dos compositores mais gravados e conhecidos fora do país. Entre os admiradores e intérpretes de suas canções, estão as musas do jazz Ella Fitzgerad e Sarah Vaughan, Jane Monheit, Sting e Barbra Streisand. Em um dos seus shows, Paul McCartney estava na plateia e o procurou depois no camarim.

No Brasil, o primeiro sucesso do artista foi a canção Madalena, sucesso na voz de Elis Regina. Agraciado com um Grammy de "Melhor Álbum de MPB" em 2009, as composições do artista marcam presença nas trilhas sonoras das telenovelas e minisséries brasileiras.

Maioria dos reservatórios no RN está com capacidade abaixo de 60%.

Apesar das chuvas registradas ontem no estado, 30 dos principais reservatórios de água do Rio Grande do Norte, entre barragens e açudes, atuam abaixo dos 60% de sua capacidade volumétrica. Além disso, são as zonas rurais dos municípios potiguares são as que mais sofrem com a ausência de chuvas no interior do estado. Por outro lado, considerando os 44 principais reservatórios do estado, o Rio Grande do Norte alcança hoje uma capacidade total de 70%.

Embora 139 dos 167 municípios potiguares tenham decretado estado de emergência pela ausência de chuvas, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) avalia que o estado possui ainda uma boa reserva hídrica e que no longo prazo não há problemas de abastecimento nos municípios, sendo descartada uma previsão de colapso.

Garis protestam contra falta de salários e jogam lixo em frente à Sempla.

Os garis e representantes do Sindicato dos Empregados e Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do RN (Sindlimp-RN) estão reunidos desde às 8h desta quinta-feira, 24, em frente a secretaria de Planejamento (Sempla), em Tirol, onde jogaram lixo na frente do prédio para reivindicar o não recebimento dos salários e outras gratificações pelas empresas desde abril. São cerca de 800 trabalhadores da empresa SS construções e Líder, que prestam serviços para a prefeitura. O secretario da Sempla, Antônio Carlos Soares Luna, não está no local e não foi localizado pela assessoria.

As empresas alegam que não estão recebendo o repasse da prefeitura, no caso da Líder, há pelo menos um ano. A prefeita Micarla de Sousa determinou o pagamento de vale transporte e vale alimentação dos funcionários da Líder, e quanto a SS Construção, foi marcado uma reunião na procuradoria do trabalho, no próximo dia 5 de julho, para que seja feito um pagamento, com valor ainda não divulgado.

Devido ao movimento iniciado pelos trabalhadores, desde a última quinta, 17 de maio, a coleta na Zona Leste que é feita pela Líder, estava totalmente parada. " Estamos aqui para protestar contra o todo poderoso Luna. Quem manda na prefeitura é o Luna ou a Micarla? Esse homem só paga quando quer”, afirma Wilson Duarte, presidente do Sindlimp, em meio ao protesto.

Pela SS cons­truções, os servidores alegam que estão sem receber vale alimentação, transporte e férias, além do salário. E da empresa Líder, vale trasporte e alimentação.

Herói da vitória, Paulinho comemora.

Foi sofrido, “do jeito que a Fiel gosta”. Aos 42 minutos do segundo tempo, Paulinho balançou as redes do Pacaembu em uma cabeçada certeira e colocou o Corinthians na semifinal da Taça Libertadores da América, eliminando o Vasco. Ao comemorar o gol, o volante não sabia o que fazer: saiu correndo, balançando a camisa, claramente emocionado. Subiu no alambrado e saudou a torcida. Na entrevista pós-jogo, faltaram palavras.

– Está difícil falar. Foi uma classificação com a cara do Corinthians, mais um passo na Libertadores. Foi mérito pela doação de todos, pela simplicidade que o grupo tem. (Classificação) mais do que merecida – disse o jogador, em euforia.

– É o gol mais importante da minha vida, da minha carreira, não tenha duvida – vibrou.

MEC anuncia amanhã mudanças para Enem 2012.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse ontem (22) que será apresentado amanhã os detalhes da edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Mercadante, serão anunciadas “mudanças” na prova, mas ele não quis adiantar os detalhes.

O edital com a data de aplicação do exame, os prazos de inscrição e todas as regras do certamente será publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (25).

No ano passado o Enem teve mais de 6 milhões de inscritos para as provas nos dias 22 e 23 de outubro. Desde 2009 o exame passou a ser utilizado por universidades públicas como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.

O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

As manchetes dos jornais desta quinta.

Diário de Natal: Câmara reprova contas de Carlos Eduardo
Tribuna do Norte: Câmara reprova contas e Carlos Eduardo vai a justiça
O Mossoroense: Assassinato de jovem de 14 anos teria sido ordenado por traficante
Globo: Dilma fará vetos ao Código Florestal de olho na Rio+20
Folha: Greve de 12 horas no metrô para SP e provoca tumulto
Estadão: Só 5% das obras da Copa estão prontas
Correio: Câmara Legislativa, nova em folha, já vai ser reformada
Valor: Saída de dólares é a maior desde 2008
Estado de Minas: Por dentro da mansão do medo
Jornal do Commercio: Novo tumulto expõe clima tenso na Funase
Zero Hora: Nova lei derruba tabu do sigilo nos salários dos órgãos públicos

quarta-feira, maio 23, 2012

Pedreiro morre eletrocutado em Currais Novos.

Na manhã desta quarta-feira, um pedreiro identificado como João Maria de Araújo, 31 anos morreu eletrocutado no município de Currais Novos, interior do RN.

Quando a polícia foi acionada encontrou o pedreiro caído de bruços e com o corpo envolvido em uma extensão elétrica ligada na tomada. O Itep identificou sinais de queimaduras em uma das mãos e no pescoço. João Maria deixou esposa grávida de seis meses.

Quase 20% dos detentos do presídio de Caicó deveriam estar em liberdade.

Em um mutirão realizado pela Defensoria Pública do Estado na Penitenciária Estadual do Seridó, conhecida como “Pereirão”, que fica na cidade de Caicó, foi descoberto que 65 presos, dos 400 que integram o sistema carcerário, estão em situação irregular, pois já teriam direito à revisão da pena.

A denúncia foi feita na manhã desta quarta-feira pela deputada estadual Gesane Marinho (PSD), durante a sessão ordinária, na Assembleia Legislativa.

“Além de ferir o direito do cidadão que já cumpriu sua pena, o fato causa prejuízos ao Estado, que gasta cerca de três mil e quinhentos reais por mês para manter um preso”, argumenta a parlamentar. Em seu pronunciamento, Gesane também pediu ao Estado que a Defensoria do Rio Grande do Norte seja mais valorizada e tenha melhores condições de trabalho, com mais orçamento e estrutura.

Professor é afastado depois de falar palavrões em sala de aula.

Polêmica em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. Um professor foi afastado da Escola Estadual Dr. Delfim Moreira por fazer gestos obscenos e falar palavrões em sala de aula. O homem de 41 anos ministrava aulas de História e foi denunciado por pais de alunos à polícia.

De acordo com a Polícia Militar (PM), além de fazer gestos que constrangiam os alunos ele ainda falava frases obscenas. Após ser ouvido na delegacia, o professor foi liberado.

Segundo pais de algumas crianças, uma comissão será criada para formalizar a denúncia na Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre.

Dois estudantes - um menino e uma menina - que não querem se identificar, contam que apesar de não concordarem com as atitudes do professor também não aprovam o comportamento dos alunos. "Todos os professores já reclamaram dessa sala, falaram que o vocabulário deles não é um vocabulário bom", disse a menina.

Pedro Leonardo deve deixar UTI nesta quarta-feira.

O cantor Pedro Leonardo será transferido para a Unidade Semi-Intensiva do Hospital Sírio Libanês, na região central de São Paulo. Segundo a assessoria Ede Cury, a transferência pode ser feita na tarde desta quarta-feira (23). No entanto, o hospital ainda não confirma essa informação.

Ontem terça-feira (22), a cirurgia do cantor para corrigir fraturas na perna esquerda terminou por volta das 11h15. De acordo com Ede, o procedimento, iniciado às 8h, correu bem e irá permitir que o jovem volte a sentar.


O cantor acordou do coma no último domingo (20), exatamente um mês depois do acidente de carro que sofreu. Ele recebeu a visita de um médico para fazer exercícios de fonoaudiologia.

Mais de 120 alunas são envenenadas no Afeganistão.

Mais de 120 estudantes, todas meninas, e três professores foram envenenados no norte do Afeganistão. É o segundo ataque do tipo em meses no país, e a polícia e as autoridades escolares culpam radicais conservadores pela ação.

O incidente aconteceu na província de Takhar, onde, de acordo com a polícia, radicais que se opõe à educação de mulheres e meninas usaram substâncias tóxicas não identificadas para contaminar o ar das salas de aula. Várias alunas ficaram inconscientes.

O Diretório Nacional de Segurança, a agência de inteligência do Afeganistão, afirma que o Talibã tem a intenção de fechar escolas antes da retirada das tropas internacionais do país.

— Parte da operação Ofensiva de Primavera deles é fechar escolas. Ao envenenar garotas eles querem criar medo. Eles tentam fazer com que as famílias não mandem seus filhos para a escola — afirma Lutfullah Mashal, porta-voz do diretório.

O Ministério de Educação do Afeganistão informou na semana passada que 550 escolas de 11 províncias onde o Talibã tem forte apoio foram fechadas por insurgentes.

No mês passado, 150 alunas foram envenenadas na província de Takhar após beber água contaminada.

Desde que o Talibã foi expulso do poder em 2001, as meninas afegãs voltaram a frequentar as escolas, especialmente na capital Cabul. Antes, mulheres não podiam trabalhar nem ter acesso à educação.

O país ainda enfrenta ataques periódicos contra estudantes, professores e escolas, geralmente no sul e leste, partes mais conservadoras do país onde o Talibã tem maio apoio.

Falsa grávida terá que pagar indenização de R$4 mil por copiar ultrassom.

A pedagoga Maria Verônica Aparecida Vieira, 25 anos, que ficou conhecida nacionalmente pela falsa gravidez de quadrigêmeos, terá que pagar indenização de R$4 mil a administradora Ana Paula Alves, cujo ultrassom foi copiado. Segundo o advogado de Maria Verônica, Enilson de Castro, a decisão foi tomada logo após audiência conciliatória, realizada na última segunda-feira.

Ana Paula Alves entrou na Justiça com um pedido de indenização logo que percebeu que o ultrassom divulgado pela falsa grávida era seu. Maria Verônica copiou a imagem do blog da administradora para tentar comprovar a gestação. Segundo o advogado da pedagoga, a audiência foi “bastante emocional”.

“Ana Paula não tinha conhecimento do que realmente tinha acontecido, então contei da doença e da história de vida da Maria Verônica. Num gesto humano ela aceitou a conciliação, mas queria uma forma de reparação”, explicou Enilson de Castro.

Ex-dançarina do Clube do Bolinha é encontrada morta em Sorocaba, SP.

A Polícia Civil de Sorocaba (SP) investiga o homicídio de Marta Rodrigues Nascimento, 50 anos, encontrada com marcas de facada ontem terça-feira (22) na garagem de sua casa, na zona norte da cidade. O homicídio está sendo investigado por membros da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). “Encontramos a documentação da vítima e um registro de artista. Ela é ex-dançarina do Clube do Bolinha”, diz o delegado Acácio Leite.

Moradores do bairro Cidade Jardim acionaram a Polícia Militar após sentirem um cheiro estranho saindo da casa de Marta. Os policiais encontraram o corpo da ex-dançarina enrolado em vários cobertores e acionaram a equipe pericial da Polícia Científica. “O corpo estava em estado avançado de decomposição, mas os peritos encontraram marcas de golpes de faca”, explica o delegado.

Os vizinhos disseram à polícia que a mulher morava em Sorocaba há aproximadamente cinco anos. Ela vivia sozinha, tendo como companhia apenas seus dois cachorros. A vítima não tinha contato próximo com nenhum familiar, segundo os vizinhos.

O laudo da perícia técnica, que irá determinar a causa da morte, deverá sair em até 30 dias. “Investigaremos o crime, porém, como tudo é muito recente, não temos nenhum suspeito neste momento”, explica o delegado Acácio Leite.

Sem acordo, greve nos trens e metrôs da CBTU pode ir a dissídio.

Metroviários e ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em cinco estados prosseguem com a greve iniciada na semana passada. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Paulo Pasin, que representa os sindicatos dos funcionários ligados à CBTU, a paralisação por tempo indeterminado interrompe o transporte de passageiros em Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife.

Segundo informações da Fenametro, na última semana, os grevistas se reuniram com a CBTU para tentar um acordo, mas a empresa manteve a posição de não mexer nos salários. Os trabalhadores da estatal pedem um reajuste salarial que reponha as perdas de 2011, além de benefícios como plano de saúde integral. Sem acordo entre as partes, as negociações podem ir a dissidio no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

TJ-RJ rejeita reconhecimento de suposta união da viúva da Mega-Sena com lavrador.

Os desembargadores da 5ª Câmara Cível do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) decidiram nesta terça-feira (22), por unanimidade, rejeitar o pedido da ex-cabeleireira Adriana Ferreira Almeida para que fosse reconhecida sua suposta união estável com o milionário Renê Sena, assassinado em janeiro de 2007, em Rio Bonito, no interior do Estado.

Com a ação, ajuizada um ano após a morte de Renê, Adriana pretendia garantir o direito a 50% da herança, avaliada atualmente em R$ 100 milhões. O acórdão do TJ-RJ não foi divulgado porque o processo tramita sob segredo de Justiça.

O pedido de Adriana já havia sido indeferido em primeira instância em junho do ano passado. Em seu último testamento, o milionário deixou metade de sua fortuna para Adriana, e os outros 50% para sua filha única, Renata Sena. O ex-lavrador ganhou sozinho R$ 52 milhões na Mega Sena em 2005.

"Os desembargadores entenderam que o único interesse de Adriana em Renê era financeiro, e não em constituir família. Agora ela nem sequer pode dizer que é viúva de Renê. Se o fizer, estará cometendo o crime de falsidade ideológica", disparou o advogado Marcus Rangoni, que representa Renata Sena.

Acusada pelo Ministério Público de ter encomendado a morte de Renê, Adriana foi absolvida em dezembro do ano passado pelo Tribunal do Júri de Rio Bonito. Caso tivesse sido condenada, ela perderia automaticamente o direito à herança, e Renata ficaria com os 100%.

Caos em delegacia no interior do RN ganha destaque em rede nacional.

O jornal matinal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, exibiu uma matéria hoje falando sobre a delegacia de Guamaré, a 165 quilômetros de Natal, que estaria sendo ultilizada com uma carceragem improvisada. Segundo a matéria, um dos presos ajuda a tomar conta dos outros.

São 42 detentos, onde só deveriam estar 24. Homens e mulheres estão na mesma cela. Do lado de fora da cela, tem um buraco na parede, e outros já teriam sido fechados com recursos dos próprios policiais e da comunidade, além de problemas como um esgoto a céu aberto, problemas na rede elétrica e falta de policiais.

O responsável pela delegacia improvisada, Luiz Carlos de Souza, confirma. “A gente sempre está em reuniões, quinzenais e, às vezes, mensais, pedindo que eles não fujam, explicando que está próximo de sair os alvarás. Eles dependem de atestado nosso de conceito de conduta, e isso vai contribuindo para que eles desistam de uma possível fuga”.

A matéria ainda cita o acúmulo das pastas de Justiça e Cidadania e Segurança e Defesa pelo secretário Aldair da Rocha, há dois meses. Além de uma citação do comandante geral da PM, coronel Araújo. “Foram retiradas as mulheres que estavam junto com os homens. Todas elas foram transferidas. Em alguns destacamentos da Polícia Militar existem presos que tem a guarda feita por policiais militares. Em vários destacamentos da Polícia Militar”.

Brasileiros usam até 45% da renda para pagar dívidas.

No momento em que o governo tenta conter de novo o desempenho fraco da economia pelo consumo, o peso das dívidas antigas alcança valores recordes no orçamento das famílias brasileiras. Em abril, só as dívidas financeiras representavam em média 45% da renda anual, segundo projeção do economista Simão Silber, da Universidade de São Paulo (USP), com base em dados do Banco Central (BC). Esse percentual era de 24,94% em janeiro de 2007 e de 35,8% no começo de 2010.

— O comprometimento das famílias com o endividamento aumentou bastante recentemente e dá sinais de saturação. A questão é que o maior acesso a crédito no Brasil é acompanhado por taxas de juros ainda elevadas, o que significa um perfil de endividamento que não é saudável. Isso gera a armadilha da dívida. As pessoas vão se estrangulando e ficam presas aos bancos — afirma o professor de Economia da Uerj Luiz Fernando de Paula, admitindo risco de aumento de inadimplência por causa das medidas de estímulo ao consumo anunciadas pelo governo.

Além disso, atualmente, todo mês, mais de um quinto da renda das famílias já está comprometida com o pagamento de dívidas bancárias. Neste caso, essa fatia saltou de 18%, em janeiro de 2008, para 22% em fevereiro último. Um percentual muito elevado, segundo economistas, já que o consumidor ainda tem despesas como educação, habitação, transporte, saúde e alimentação. O excesso de dívidas acaba se traduzindo em aumento de inadimplência. Em março, a taxa, que considera atrasos acima de 90 dias, chegava a 7,4% dos financiamentos para pessoas físicas, ou R$ 38,85 bilhões.

Wilma de Faria renuncia candidatura e passa a apoiar Carlos Eduardo.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) oficializou a desistência da sua candidatura para prefeita de Natal nas eleições 2012, nesta quarta-feira, 23, durante entrevista coletiva no clube da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército em Natal (Assen), confirmando seu apoio ao ex-prefeito Carlos Eduardo. A ex-governadora mencinou que essa união visa unir a oposição em nível estadual para sua candidatura nas eleições de 2014, mas não chegou a mencionar o cargo.

O pré-candidato Carlos Eduardo falou sobre o abandono na atual administração, mas não chegou a tocar no nome da prefeita Micarla de Sousa. Além de Wilma, ele também conta com a adesão do PPS, PPL, PCdoB e PSD.

A aliança entre Wilma e Carlos Eduardo foi fechada nesta terça, em conversa reservada entre os dois. O PSB deverá indicar o vice do pedetista.

Na Espanha, anão é preso por abusar sexualmente de mulheres.

Em Madri, na Espanha, a polícia prendeu um anão, de 48 anos, suspeito de abusar sexualmente de várias mulheres. Ele fingia ser curandeiro, levava as vítimas para a sua casa e as sedava com uma droga potente.

O caso começou a ser desvendado pelos policiais há uma semana, quando uma mulher denunciou que acabara de sofrer abusos sexuais. A vítima explicou que estava no centro de Madri quando foi abordada por um anão, que não levantou suspeitas por estar numa zona bastante movimentada da cidade. Ele fingiu ser um curandeiro.

O suspeito deu um jornal à mulher, que começou a sentir-se muito relaxada e instável. Essa progressiva falta de percepção da realidade pela vítima levou-a a acompanhar o agressor até sua casa. A mulher recorda que o homem bebeu algo, e a obrigou a beber do mesmo, ficando cada vez mais relaxada até perder a noção do tempo.

Sintro descarta paralisação de ônibus nesta quarta-feira.

O Sindicato dos Transportes Rodoviários (Sintro-RN), vai se reunir junto ao Sindicato das empresas de Transportes Urbanos do Rio Grande do Norte (Seturn) e representantes do Ministério Público na sede do órgão nesta quarta-feira, 23, às 15h, para discutir o reajuste salarial da categoria, após uma greve de quatro dias na última semana. A paralisação teve fim após os empresários garantirem um aumento salarial de pelo menos 6%. Segundo a vice-presidente do Sintro, Maria da Paz, os trabalhadores querem mais do que esse aumento, mas não há previsão de paralisação imediata caso não haja acordo.

“Hoje nós vamos prezar pelas negociações e tentar qualquer forma de negociação, que amenize a situação que a categoria se encontra, mas também pensando na população de Natal. Se o Seturn insistir, aí sim, poderá se pensar em greve”, afirmou.

Emparn espera chuva nas próximas 48h em todo o estado.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) espera que o tempo de chuva permaneça nas próximas 48h, mas prevê que o volume de água diminua até o fim da tarde. Segundo o meteorologista da Emparn, Gilmar Bistrot, As chuvas também devem passar pelo interior do estado, mas se concentram no litoral potiguar. Com as chuvas das últimas 12h, a empresa registrou 60mm na capital potiguar, considerada uma chuva entre moderada e forte.

O tempo atual foi causado pela instabilidade oceânica, que forma nuvens em alto mar e as leva para o continente. As boas condições de humidade e vento baixo favorecem a chegada de chuvas mais fortes, que acontecem, principalmente, nas 12h primeiras horas.

Sonda faz imagem de eclipse solar visto do espaço.

Fotografia feita pela sonda espacial Hinode do eclipse
(Foto: JAXA/Hinode)
A sonda espacial Hinode fez imagens do eclipse solar do último domingo (20) vistas do espaço, informou a agência espacial americana (Nasa). A Hinode é uma sonda japonesa, fruto de uma parceria com a Nasa e o Reino Unido. O eclipse anular foi visto no Hemisfério Norte, na Ásia e nos Estados Unidos.

A sonda está a 630 km de altitude, em órbita da Terra e é usada para estudar o Sol.

Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua se coloca entre a Terra e a estrela. Quando ele é anular, cria um anel de fogo em volta da sombra do satélite.

Chove em João Câmara desde a meia noite.

A tão esperada chuva pelo homem do campo chegou. Desde a meia noite desta terça-feira(22) chove em João Câmara e vários outros municípios da região do Mato Grande proporcionando alegria para o homem do campo em especial os agropecuaristas que estavam perdendo o rebanho devido a falta de pasto.

A chuva que cai desde a noite de noite não é tão intensa, mas o suficiente para molha a terra, armazenar águas nas cisternas e amenizar a sede do trabalhador rural que até então estava sofrendo com a falta de água até para o consumo humano. A quarta-feira(23) amanheceu com tempo fechado e mais chuva.

Wilma anuncia nesta quarta a desistência de candidatura.

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB) oficializará hoje a decisão de não disputar a sucessão da prefeita Micarla de Sousa (PV). O anúncio ocorrerá às 10h, em entrevista coletiva, no clube da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército em Natal (Assen). Na ocasião, ela também anunciará o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), que já conta com a adesão do PPS, PPL, PCdoB e PSD. A aliança entre Wilma e Carlos Eduardo foi fechada ontem, em conversa reservada entre os dois. O PSB deverá indicar o vice do pedetista. Ele estará presente durante o evento.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Justiça obriga governo a abrir leitos de UTI
Tribuna do Norte: Wilma oficializa desistência em ato para anunciar apoio
O Mossoroense: Garoto de 14 anos assassinado a tiros
Gazeta do Oeste: Plano de saneamento setorial mostra diretrizes para limpeza urbana
Globo: Câmara manobra contra punição de contas-sujas
Folha: Montadoras cortam preço de veículos em até 10%
Estadão: Cachoeira se cala e CPI mira Delta
Correio: O cinismo da esfinge
Valor: Governo avalia mais ações para destravar o crédito
Zero Hora: STF decide divulgar salários de ministros, servidores e inativos
Jornal do Commércio: Fifa aposta em Pernambuco
Diário do Nordeste: Cid fala com Lula e quer manter aliança com o PT

terça-feira, maio 22, 2012

Blog Valdemar Tibá bate próprio recorde de acessos.

O nosso Blog Valdemar Tibá vem fazendo algumas mudanças em relações às matérias aqui publicadas e parece que vem dando certo, pois o numero de acesso vem superando, a cada semana e batendo próprio recorde de acessos diários, hoje terça-feira dia 22 de maio de 2012, as matérias do nosso Blog foram acessadas 1.200 vezes, sei que é um número pequeno em relação aos grandes Blogs do nosso querido RN, mais estamos aqui trabalhando para levar informação de qualidade até você que acessa o nosso Blog.

Agradeço a todos que acessam o nosso humilde Blog e que faz dele a sua revista eletrônica.

Afegã que perdeu orelhas e nariz tenta refazer a vida nos EUA.

Aisha Mohammadzai voltou a sorrir, ainda que de forma tímida. A jovem afegã, que foi atacada e perdeu parte do nariz e orelhas após fugir dos abusos de seu marido e sogros em 2008, passou por vários meses de reabilitação e cirurgias. Agora, aos 22 anos, ela luta para refazer sua vida.

Há quatro anos, Aisha sofria constantes abusos da família de seu marido, que maltratavam a jovem e a obrigavam a dormir no estábulo com os animais, no Afeganistão.

Quando ela tentou escapar, a família de seu marido a perseguiu e, quando a encontrou, mutilou seu rosto.

“Quando cortaram meu nariz e minhas orelhas, eu desmaiei. Na metade da noite, sentia como se tivesse uma água fria no rosto. Abri os olhos e quase não podia ver nada, com tanto sangue em cima de mim”, contou a jovem durante uma entrevista à rede norte-americana CNN.

Abandonada em uma região montanhosa, Aisha conseguiu chegar até a casa de seu avô, que, junto ao pai da jovem, a levou até um posto de assistência da missão dos EUA no Afeganistão.

Ela ficou nesse local por dez semanas recebendo tratamento até ser levada a um refúgio norte-americano em Cabul, capital do país.

Meses depois, em agosto de 2010, Aisha desembarcou nos EUA, onde teve suas cirurgias pagas pela Fundação Grossman Burn, na Califórnia. No ano passado, a afegã conseguiu oficializar seu status de refugiada política.

Seca castiga Rio Grande do Norte e afeta 500 mil pessoas na área rural.

A falta de chuvas em parte da Região Nordeste já obrigou 139 cidades do Rio Grande do Norte a decretar situação de emergência, afetando, somente nas zonas rurais, a mais de 500 mil pessoas. Em alguns municípios do sertão potiguar, como Luís Gomes e Antônio Martins, apontados pelo governo estadual como dois exemplos de situação crítica, a estiagem já obriga muitas pessoas a percorrer longas distâncias em busca de água. O percurso, na maioria dos casos, é feito a pé, sob sol forte.

Moradores de várias localidades do Semiárido dependem de carros-pipa contratados pelo Exército para ter água potável, usada para beber e cozinhar. É o caso da zona rural de Lajes, cidade da região central, a cerca de 120 quilômetros da capital, Natal. Segundo o secretário de Comunicação e coordenador da Defesa Civil municipal, Pedro Joventino Alves, a situação no município é caótica e já há quem preveja que até 50% do rebanho local poderão morrer por falta de água e comida.

“A situação é muito preocupante. Há um ano não chove na região e os reservatórios que abastecem a zona rural, onde vivem cerca de 2,5 mil pessoas, estão secos. Lá, o abastecimento é feito por meio de carros-pipa”, disse o secretário hoje (22) à Agência Brasil.

PM atira na cabeça do filho durante discussão familiar em Minas Gerais.

Uma suposta discussão em família terminou com um adolescente de 17 anos baleado na cabeça na tarde desta terça-feira em uma casa do Bairro Glória, na Região Noroeste de Belo Horizonte. O tiro foi disparado pelo pai do garoto, que é cabo da Polícia Militar e está em processo de separação da mulher, mãe do jovem. O policial foi preso após se apresentar espontaneamente à corporação. A PM trata o caso como uma fatalidade, pois o militar afirma que o disparo ocorreu acidentalmente.

O cabo, cujo nome é preservado pela PM, é lotado no 34º Batalhão. Segundo o comandante da unidade, tenente-coronel Fagundes, o militar não é o pai biológico do adolescente, mas o registrou como filho quando o garoto tinha 1 ano de idade. “O cabo está se separando da mulher e foi até a casa dela buscar alguns pertences. Ele disse que ela o pediu para conversar com o adolescente, que não gostou da atitude e passou a agredi-lo”, conta o comandante.

Segundo o tenente-Coronel, o militar afirmou que o filho o atacou com um cabo de vassoura. Para se defender, ele sacou uma pistola calibre 380, de uso particular. “O cabo disse que durante a briga a arma caiu no chão e ele se apressou em pegá-la, porque o garoto estava muito nervoso e poderia fazer besteira caso a pegasse. Neste momento a arma disparou acidentalmente”, diz o comandante.

Imediatamente o cabo ligou para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que socorreu o garoto e o levou para o HPS. Em seguida, ele se dirigiu até a 8ª Companhia do 34º Batalhão, onde é lotado, relatou o caso e foi conduzido pelos militares para a Delegacia Regional Noroeste. “O cabo trabalha conosco há muito tempo. É um militar que apresenta um ótimo serviço. Pelo perfil dele, acreditamos sim que foi um acidente. Mas é claro que tudo será devidamente apurado”, acrescenta o tenente-Coronel Fagundes.

Ainda segundo a PM, o adolescente precisou ser submetido a uma cirurgia para retirada do projétil, que ficou alojado em sua cabeça. Não há informações atualizadas sobre o seu estado de saúde. A mãe dele é acompanhada por uma assistente social do HPS dentro da unidade médica.

Mulher se diz traída e vira um dos assuntos mais falados do Twitter.

A brasileira Fabiana Karla, homônima da atriz, ficou entre os assuntos mais falados do Twitter na tarde desta terça-feira (22) após ter dito no Facebook que havia sido traída. Além da declaração, ela colocou na rede social uma foto de uma mulher nua, que disse ter encontrado no celular do namorado.

“Hoje é um dia muito triste para mim, porque descobri que fui traída por Anderson”, publicou ela.

Em seguida, ela divulgou a imagem da suposta amante de seu namorado nua. Karla também alterou seu status de relacionamento na rede social para “solteira” e prometeu a publicação dos vídeos que havia encontrado no celular do agora ex namorado.

Ela gerou uma série de comentários nas redes sociais, já que as pessoas comentavam a divulgação da imagem e aguardavam a divulgação do vídeo.

Poucas horas depois da publicação, a foto já havia sido tirada do ar e o perfil de Fabiana havia sido deletado.

"Mais Você", de Ana Maria Braga, não ganha da Record desde o começo do mês.

A apresentadora Ana Maria Braga enfrenta uma crise de audiência daquelas.

O "Mais Você" (Globo) tem perdido para as atrações matutinas da Record constantemente.

Desde o dia 3 de maio, o "Mais Você" não vence a concorrente em ibope.

No mês de abril, a média do programa foi de seis pontos, ante sete pontos da Record no horário.

Em maio, até o dia 18, o programa de Ana Maria marcou seis pontos, ante oito da Record.

Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na Grande São Paulo.

CPI sobre exploração sexual quer ouvir Xuxa.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes vai votar nesta terça-feira, 22, requerimento para ouvir a apresentadora de TV Xuxa Meneghel.

Em depoimento veiculado na TV Globo no último domingo, durante o programa Fantástico, a apresentadora revelou ter sofrido abuso sexual na infância e na adolescência. O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), autor do pedido, argumentou que a apresentadora prestou um testemunho impactante e que a presença dela na CPI será uma contribuição importante para a comissão.

Xuxa revelou ter sido abusada sexualmente por 'várias vezes' e que não contou aos seus pais por medo. Ela apontou o 'melhor amigo' do pai e o namorado da avó como dois dos responsáveis pelo abuso. Xuxa também citou um professor. Ele teria dito que ninguém acreditaria na palavra da apresentadora, então uma criança, caso ela resolvesse revelar o abuso.

O depoimento da apresentadora foi feito quando ela falava sobre seu trabalho com as crianças. 'Eu fui abusada. Eu sei o que é, o que uma criança sente. A gente sente vergonha, a gente não quer falar sobre isso, acha que a gente é culpada', disse a apresentadora.

Polícia prende idosa acusada de encomendar a morte do próprio filho.

A polícia prendeu na manhã desta terça-feira, Maria Selma Costa dos Santos, de 70 anos, acusada de encomendar a morte do próprio filho, o construtor José Fernandes dos Santos Reis, de 52 anos, assassinado no dia 29 de novembro do ano passado. No momento do crime, José saía da casa onde a mãe mora, na Rua José Alvarenga, no Centro de Duque de Caxias. Ele foi morto com três tiros, dois na cabeça e um no tórax.

O crime começou a ser esclarecido há duas semanas, quando a doméstica Maria José da Silva Irmã, de 42 anos, confessou a sua participação no assassinato. Maria José pagou R$ 20 mil, a mando da mãe da vítima, para que um segurança de rua conhecido como Isaac cometesse o crime. Além da mãe da vítima, ela também foi presa por homicídio duplamente qualificado (por motivo fútil e sem chance de defesa). Os mandados de prisão foram expedidos pela 4ª Vara Criminal.

O matador, Isaac, foi localizado pela polícia na manhã desta terça-feira, na Vila Operária, também em Caxias.

Prefeitura na PB abre mais de 1.120 vagas em concurso.

A Prefeitura de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa, abriu na segunda-feira (21) as inscrições de concurso público para o preenchimento de mais de 1.120 vagas em seu quadro permanente de pessoal, além de oportunidades que surjam na administração pública. Conforme o edital, 5% das oportunidades são reservadas a deficientes. Há funções para profissionais com níveis de escolaridade fundamental, médio ou superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 5 mil, mais renda por produtividade em alguns cargos.

Os interessados podem se inscrever até as 23h59 de 8 de junho pelo site da empresa organizadora, no endereço http://www.contemaxconsultoria.com.br/. Também é possível confirmar participação no concurso presencialmente, no mesmo prazo. Os candidatos serão atendidos no térreo do Centro Administrativo Municipal, localizado na Avenida Liberdade, número 3.720, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, exceto aos sábados, domingos e feriados.

Comissão aprova criação de cargos para o Ministério da Educação.

O Ministério da Educação poderá ser autorizado a criar mais de 77 mil cargos e funções, a serem preenchidos deste ano até 2014. Este é o objetivo do projeto de lei da Câmara (PLC 36/12), encaminhado pela da Presidência da República, que obteve parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (22). O projeto ainda será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), antes de ser submetido ao Plenário.

Como observa em seu voto favorável o relator do projeto, senador Roberto Requião (PMDB-PR), trata-se de uma das “mais expressivas” medidas de ampliação de quadros das instituições federais de ensino. Segundo a proposta, são instituídos 43.875 cargos de professor, dos quais 19.569 da carreira de magistério superior e 24.306 do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. São criados ainda 27.714 cargos de técnicos administrativos, além de 1.608 cargos de direção e 3.981 funções gratificadas.

– A proposta foi apresentada em um contexto em que o governo federal tem emitido sinais de preocupação com o aumento de sua participação na oferta de vagas na educação superior e na educação técnico-profissional. De certo modo, pode-se atribuir ao presente projeto a condição de evidência de que tal preocupação ultrapassa o plano discursivo e das intenções, para alcançar a realidade das instituições de ensino – afirma Requião, que é também presidente da comissão.

Roberto Requião acrescenta que o projeto visa a imprimir “concretude e eficácia” a dois importantes programas do governo: o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Tipo de arritmia cardíaca é maior causa de AVC.

Você já apalpou o seu pulso para saber como estão os seus batimentos cardíacos? Esta simples medida, recomendada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pode ajudar a identificar sinais de que algo vai errado quando as batidas do coração estão irregulares ou até prevenir um derrame cerebral. A fibrilação atrial — tipo de arritmia que acontece quando o átrio deixa de contrair, acumula sangue e forma coágulos — é uma das principais causas do acidente vascular cerebral (AVC), mas a população não sabe disso. É o que revela uma pesquisa, feita em abril, em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, com 7 mil brasileiros, com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O estudo revelou que 33% acreditam que a principal causa de AVC é a pressão alta. A obesidade também foi apontada como causa por 26% dos entrevistados, seguida pelo colesterol alto, com 16%.

— A pesquisa nos mostra o quanto a população está desinformada sobre as doenças do coração — afirmou o cardiologista Jadelson Andrade, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A fibrilação atrial atinge cerca de 1,5 milhão de homens e mulheres no país. Os tratamentos vão desde o uso de anticoagulante até a intervenção cirúrgica. E a prevenção pode ser feita com idas regulares ao médico.

Os AVCs causados pela fibrilação atrial são mais graves porque este tipo de arritmia atinge grandes áreas do cérebro.

Senac oferece 350 vagas gratuitas para cursos em junho.

O Senac/RN abre processo seletivo para bolsas de estudos gratuitas em cursos no mês de junho, por meio do Programa Senac Gratuidade (PSG). As inscrições começam nesta quarta-feira (23) e seguem até a próxima terça-feira (29), por meio do site www.rn.senac.br/psg.

Estão sendo disponibilizadas 350 vagas em treze cursos nas áreas de comércio, comunicação, gestão e negócios, imagem pessoal, saúde e turismo. Os municípios contemplados nesta fase são Mossoró, Natal e Parnamirim.

O PSG tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Somente nos meses de abril e maio, mais de 1.076 novos alunos iniciaram cursos no Senac, a partir dos benefícios do Programa. Até dezembro, o PSG ofertará o total de 4.782 bolsas de estudos integrais no Rio Grande do Norte.

Processo Seletivo.
A seleção dos candidatos ocorre de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac, observando-se também os critérios definidos pela Política do PSG: possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade escolhida.

Logo após a realização da inscrição, os candidatos com as melhores classificações serão convocados, via e-mail e através de publicação de listas no site da instituição, para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Serão realizadas convocações ao longo o período de inscrição, até o preenchimento de todas as vagas.

Os processos seletivos para cursos inseridos no PSG são lançados mensalmente. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

Serviço:Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 4005-1000 e pelo site http://www.rn.senac.br/.

Jovem é encontrada morta em açude de Currais Novos.

Por volta das 11h de ontem segunda-feira (21),policiais militares de Currais Novos encontraram o corpo de uma mulher identificada como Raimunda Medeiros, 20 anos, que morreu vítima de afogamento no açude Dourado.

De acordo com testemunhas que contaram o fato a polícia, Raimunda teria problemas mentais e na noite de domingo teria mergulhado no açude e desde então estava desaparecida.

O corpo da jovem só foi encontrado na manhã desta segunda após buscas realizadas pela polícia e bombeiros.

Depois de cantor caicoense, jovem de Ouro Branco também é selecionada para eliminatórias do programa Ídolos.

A jovem Ourobranquense Scarlett O’hara acaba de receber a notícia, via email, da confirmação de seu nome como uma das selecionadas para as audições do Programa Ídolos da Rede Record. A audição acontecerá em Salvador diante de três jurados e do apresentador do programa Rodrigo Faro .

Neste programa, os cantores de todo o país disputam um prêmio em dinheiro e a gravação de um CD, além de um contrato com a Record Music.

Scarlett O’Hara foi pega de surpresa com a notícia no email, pois ela não havia feito a inscrição no site da record, seu irmão, Hugo Donato, fã incondicional da cantora, fora o responsável pela inscrição.

A jovem estudante de odontologia é considerada a mais bela voz de Ouro Branco com desempenhos memoráveis em alguns eventos religiosos da Igreja Católica, como podemos ver no vídeo abaixo.

Pernambuco terá curso para combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

O Ministério da Justiça e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) comandam a partir desta terça-feira (22), no Recife, um curso de capacitação no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Até sexta-feira (25), cerca de 120 pessoas assistirão às aulas que tratam da legislação e experiências práticas relacionadas ao tema.

O objetivo é fornecer informações para que os agentes públicos possam identificar, investigar e conduzir os processos com o objetivo de recuperar o dinheiro desviado. Será possível a troca de experiências entre representantes de órgãos federais e regionais e a integração das agências locais de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e corrupção.

A organização do curso é do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça. Palestrantes que atuam nas áreas citadas abordarão, entre outros assuntos, fraudes à licitação, delitos cibernéticos e delação premiada. Na terça-feira (22/5), o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Ricardo Saadi, explicará o conceito de lavagem de dinheiro e tratará sobre legislação e estudo de casos.

Desde o primeiro curso do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), em 2004, o Ministério da Justiça já capacitou aproximadamente nove mil agentes públicos, em cerca de cem cursos realizados pelo país. Neste ano, ao total, serão dez cursos. Pernambuco já teve edições em 2008 e 2009.

Boleiros elegem ‘bando de loucos’ como torcida mais temida no país.

A menos de um minuto do início da partida, sobe a escada uma fila de corintianos. À esquerda, um jovem faz o sinal da cruz três vezes antes de enxergar o gramado do Pacaembu. No centro, o pai leva duas crianças, a menina no colo. E à direita, um casal de idosos caminha apressadamente (a senhora passos à frente) para não perder nem um instante do jogo. O grupo caminha para se juntar a quase 15 mil torcedores na estreia do time no Campeonato Brasileiro.

O ritual se repete inúmeras vezes por ano. A Fiel tem orgulho em bater no peito e dizer que é diferente das outras torcidas. Os rivais garantem que é balela. Que tal, então, perguntar a quem está em campo. Na pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM em parceria com a revista “Monet” com mais de 300 jogadores, a torcida corintiana foi eleita a mais temida por 142 boleiros. Votação surpreendente, sobretudo pela vantagem sobre a maior do país: os flamenguistas foram citados somente 42 vezes.

Filho de Leonardo deve passar por cirurgia no fêmur nesta terça.

O cantor Pedro Leonardo Dantas da Costa, filho do cantor sertanejo Leonardo, tem reagido bem aos estímulos feitos pela equipe médica, depois de acordar do coma, que durou um mês. Consciente e internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, ele é submetido a uma operação na perna direita na manhã desta terça-feira. Ele acordou do coma na noite de domingo e reclamou de uma forte dor na perna, onde sofreu uma fratura no acidente de carro ocorrido em 20 de abril. O último boletim médico divulgado pelo hospital aponta que Pedro apresenta melhora progressiva neurológica, está acordado, tem movimentos voluntários e apresenta sinais de comunicação.

O pai deveria visitá-lo ainda ontem. O primo e parceiro musical, Tiago, esteve no Sírio-Libanês pela manhã. A assessora do cantor Leonardo, Ede Cury, contou que ele está consciente e bem-humorado. Mas desconversa quando os médicos tentam falar sobre o acidente. Começou-se a falar um pouco do acidente. Ele desconversou, falou uma coisa totalmente diferente e achou-se melhor não continuar, contou Ede Cury. Está falando baixinho, mas desenrolado. Falando tudo, já até brincou com um dos médicos, disse a assessora.