sábado, julho 03, 2021

Óbitos por covid-19 apresentam queda no país.

O número de óbitos por covid-19 no país vem caindo desde o dia 19 de junho e atingiu na última sexta-feira (1º) o mesmo nível de 9 de março, quando o gráfico subia de forma acelerada para o pico da segunda onda da doença no país. A incidência de casos cai de forma consistente desde o dia 23 de junho.

De acordo com os gráficos do Monitora Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a média móvel de sete dias ficou ontem em 1.564,86. Em abril, a curva de mortes atingiu dois picos, de 3.117 no dia 1º e 3.123 no dia 12. Depois apresentou redução até uma mínima de 1.639,14 no dia 5 de junho, seguido de nova alta até o dia 19, quando a média móvel ficou em 2.071,43.

O estado de São Paulo não mostra a mesma tendência de queda acentuada nos óbitos, mantendo variações por volta de 550 mortes diárias na média móvel desde o dia 11 de junho. O estado registrou ontem 530,86 óbitos. O pico no estado ocorreu no dia 1º de abril, com 890,14 mortes e atingiu um mínimo em 4 de junho, com 417,29 mortes.

No Rio de Janeiro, a redução pode ser vista desde 14 de junho, quando foram 210 óbitos na média móvel. Ontem foram 122,14.

Casos

No dia 23 de junho, o país atingiu um pico de 77.327 novos casos da covid-19 na média móvel de sete dias, após o pico de 77.129 atingido em 27 de março. Entre essas duas datas, o gráfico teve altas e baixas, chegando a um mínimo de 56.532 em 26 de abril.

Série B: em 9º lugar, Vasco recebe Confiança e pode se aproximar do G4.

Vasco da Gama e Confiança se enfrentam neste sábado (3), em São Januário, no Rio de Janeiro, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As equipes tentam se recuperar na competição. O time carioca, nono colocado na classificação geral, perdeu o último embate fora de casa, contra o Goiás por 1 a 0. A equipe adversária tamém vem revés: levou de 1 a 0 do Coritiba, dentro do Batistão, em Aracaju. A partirda , com início às 16h30 (horario de Brasília), será transmitida ao vivo na Rádio Nacional, com narrração de  André Luiz Mendes, e comentários de Mário Silva e Bruno Mendes.

O Cruzmaltino ocupa o nono lugar da tabela e soma 10 pontos. O técnico Marcelo Cabo tem cinco jogadores suspensos: Bruno Gomes e Juninho por cartão vermelho, além de Léo Jabá, Galarza e Morato pelo terceiro cartão amarelo.  Por outro lado, livre de lesão, o artilheiro Germán Cano está confirmado para o jogo.

Outra boa notícia no Gigante da Colina foi a convocação do reserva de Vanderlei, do goleiro Lucão, convocada para a seleção brasileira olímpica.

“Realização de um sonho, espero aprender com esse grupo em Tóquio e trazer o ouro para o Brasil mais uma vez”, avaliou o jovem, formado nas bases vascaínas.

O Confiança soma oito pontos e ocupa a 15ª posição na tabela. A novidade da equipe sergipana, treinada por Rodrigo Santana, é o recém-contratado Hernane Brocador, de 33 anos. O atacante já atuou no Bahia e Sport, além de ter conquistado a Copa do Brasil pelo Flamengo em 2013.

“Todos os clubes que passei fiz muitos gols e espero que aqui não seja diferente”, dusse o atleta, anunciou o Brocador ao ser apresentado pelo Dragão na última quarta (30 de junho).

Primeira etapa de vacinação contra febre aftosa é prorrogada no RN.

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), prorrogou a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A autorização veio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que atendeu o pleito solicitado pelo Instituto.

Com a nova data, o produtor potiguar terá até 15 de julho para adquirir a vacina e 15 de agosto para declarar o rebanho. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para os animais de todas as idades.

Com um rebanho que soma mais de 950 mil animais, o Rio Grande do Norte tem conseguido manter um alto índice de cobertura vacinal nas campanhas realizadas pelo IDIARN. Na segunda etapa da campanha contra uma febre aftosa realizada em novembro de 2020, mesmo ocorrendo em período pandêmico, o RN teve mais de 93% do rebanho potiguar imunizado contra uma doença.

“Esses números positivos positivos que o Estado mantém o status livre de febre aftosa com vacinação e continuar com as ações para a retirada da obrigatoriedade da vacinação que é o nosso maior pleito. Para isso, nós reforçamos a importância de vacinar e declarar todos os animais durante as duas etapas ”. – Mário Manso, Diretor-geral do Idiarn.

O produtor cadastrado junto ao IDIARN deve adquirir a vacina em uma das lojas autorizadas e após isso, imunizar os animais e declarar o rebanho até 15 de agosto em um dos escritórios do próprio IDIARN, EMATER ou Secretarias Municipais de Agricultura.

A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.

Chegam ao RN mais 28 mil doses de vacinas da Pfizer; Lotes da Janssen e AstraZeneca desembarcam no fim da tarde deste sábado.

A vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte tem um importante reforço neste sábado (3). Ao longo do dia, divididas em três lotes, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebe 108.130 doses de imunizantes, enviadas pelo Ministério da Saúde.

O primeiro lote pousou no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante por volta das 10h, com 28.080 doses da Pfizer.

De acordo com o Ministério da Saúde, no fim da tarde deste sábado (3) serão entregues mais 47.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 32.300 da Janssen, respectivamente, em voos vindos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Segundo a Sesap, a equipe da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) estará trabalhando ao longo do fim de semana para agilizar o processamento dos carregamentos e encaminhar as vacinas o mais rápido possível aos municípios.

Estes carregamentos servirão para atender os novos públicos prioritários para vacinação pactuados entre a Sesap e os municípios, bem como dar continuidade ao processo de imunização de grupos anteriores e o escalonamento por idade.

Até meados da manhã deste sábado, a plataforma RN+ Vacina apontava o registro de 1.623.041 vacinas aplicadas. São 1.188.490 de potiguares que receberam ao menos uma dose, sendo 434.551 completamente imunizadas.

Deslizamento de terra deixa 19 desaparecidos no Japão.

Um deslizamento de terra ocasionado por chuvas no Japão neste sábado (3) soterrou pelo menos 80 casas na região de Shizouka e 19 pessoas estão desaparecidas.

Segundo o G1, a avalanche de lama atingiu a cidade costeira de Atami. O número de desaparecidos pode ser maior, chegando a 100, de acordo com a Associated Press.

O governo local solicitou ajuda militar para missões de resgate.

'Se opor a Bolsonaro é higiene moral', diz Lobão, que apoiou presidente e hoje é a favor de protestos.

Para o cantor e compositor Lobão, que votou em Jair Bolsonaro e foi um dos artistas mais engajados na eleição de 2018, o impeachment do presidente deveria ser a "prioridade zero" do Brasil no momento. Segundo ele, o governo federal é uma "virtuose na merda" e se opor a ele é uma questão de "higiene moral". 

"Chegou uma hora em que a gente precisa tirar esse cara. Ele tem que sair de qualquer jeito", disse, em entrevista à BBC News Brasil, por telefone.

Nos últimos dias, Lobão está produzindo um novo disco triplo, a ser lançado nos próximos meses. Já em sua conta no Twitter ele tem compartilhado diversas mensagens de apoio às manifestações que pedem a saída do presidente. Segundo a organização, estão previstos atos em mais de 160 cidades do Brasil neste sábado (3/7), além de dezenas no exterior.

Partidos e movimentos de centro-direita ou direita, como o PSDB e o Movimento Brasil Livre (MBL), não devem participar das manifestações. Nesta semana, parlamentares de esquerda e de direita, como Gleisi Hoffmann (PT) e Kim Kataguiri (DEM), se uniram para apresentar um novo pedido de impeachment contra o mandatário.

Dessa vez, o pedido imputa a Bolsonaro 23 crimes previstos na lei 1.079/50, conhecida como Lei do Impeachment. Entre eles, cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, tentar dissolver o Congresso Nacional, atrapalhar investigações, violar o direito à vida dos cidadãos na pandemia, incitar militares à desobediência à lei e não agir contra subordinados que agem ilegalmente.

Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro tem minimizado os atos contra si e participado de atos pró-governo, como demonstração de força. Em sua live mais recente, em 1° de julho, ele ironizou o "superimpeachment". "Quem não tem o que fazer fica tentando atrapalhar a vida de quem produz", declarou.

Já Lobão afirma que apoia os protestos deste sábado, mas não vai comparecer por receio de se infectar com a covid. "Não vou porque tomei só uma dose da vacina. A mãe da minha mulher está morando com a gente. Não posso bobear. Quando eu tomar a segunda dose, ainda vou sair de casa com todo o cuidado. Mas agora não vou sair, não."

Ele diz acreditar que esquerda e direita podem caminhar lado a lado em manifestações, embora haja "ressentimentos e acusações de ambos os lados".

Para o artista, Bolsonaro "não fez nada de bom desde que entrou". "O simples fato de esse cara andar na rua sem máscara, tirando máscara de criança, já é motivo (para impeachment). Ele é o presidente da República de um país com 500 mil mortos na pandemia, e ele dá esse exemplo todos os dias na televisão. Isso já é criminoso por si só, é genocida por si só", afirma.

O compositor conta ter falado em impeachment de Bolsonaro ainda em abril de 2019, quando o governo estava em seus primeiros meses. "Desde a primeira semana eles estão pisando na bola, falando em golpe de Estado, fazendo coisas absurdas todo dia, toda hora. É um abuso de poder", diz.

Lobão faz parte de um grupo de artistas e influenciadores que apoiou ou sinalizou voto em Bolsonaro, mas hoje mudou de lado e se posiciona contra sua gestão, como o comediante Danilo Gentili, o ator e deputado federal Alexandre Frota (PSDB) e o apresentador Luciano Huck, da TV Globo.

O compositor justifica seu apoio dizendo que "não havia alternativa" na época, que não a "retirada do PT do Presidência".

"O Brasil queria se ver livre do PT, não tinha mais alternância de poder. Ele se aliou com o que há de pior na política, inúmeros casos de corrupção. Ele foi corresponsável pelo chavismo na Venezuela, e iria dar um golpe", acusa. "A gente sabia que o Bolsonaro era o que ele é. Mas achava que uma facção liberal e o Exército, que tinha um prestígio de 30 anos depois da ditadura e pessoas esclarecidas, poderiam segurar o cara. Mas não deu", diz.

Não é a primeira vez que Lobão apoia a saída de um presidente. Em 1992, foi a favor do impedimento de Fernando Collor e, em 2016, foi uma das vozes públicas que pediram o afastamento da petista Dilma Rousseff.

Na época, ele discursou em protestos comandados por movimentos como MBL e Vem Pra Rua.

"Para mim, o que Bolsonaro está fazendo supera em muito em gravidade o que os outros dois fizeram. Há uma coleção de crimes. O último é essa denúncia de superfaturamento de vacina", diz, em referência às suspeitas de cobrança de propina para compra de vacinas Covaxin pelo Ministério da Saúde.

Durante os governos petistas, o cantor se posicionou fortemente contra o PT, chamando o ex-presidente Lula de "ladrão e psicopata".

Para as eleições do próximo ano, ele também refuta qualquer possibilidade de votar no ex-metalúrgico, mesmo em um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

"Vou me abster. Não voto em nenhum dos dois. Infelizmente, no Brasil o voto é negativo. A gente vota em um para que o outro, pior, não ganhe. Precisamos de um presidente em que a gente possa sair na rua e não haja um clima de semi-guerra civil entre as pessoas", diz Lobão, que ainda acredita em uma possível terceira via para disputar a Presidência.

A mudança de postura em relação a Bolsonaro dificultou a relação do compositor com amigos que continuam seguindo o mandatário, como o músico Roger Moreira, líder da banda Ultraje a Rigor, um dos mais fiéis defensores do bolsonarismo nas redes sociais.

"Não falo mais com quem continua com Bolsonaro. Roger era um parceiro de 40 anos. Mas dei um block nele", conta Lobão.

"Quem é Bolsonaro hoje em dia tem uma questão de higiene moral, não consigo nem falar. Não tenho o menor tipo de aproximação. Você não precisa ser um gênio para perceber o que está acontecendo no Brasil. É um acinte, um estupro, uma violência. Bolsonaro não fez nada de bom, tudo o que ele toca vira merda, é uma virtuose na merda", diz.

Durante a pandemia, Lobão perdeu 90% de sua renda, que vinha essencialmente dos shows. "Fico mais preocupado com os músicos que trabalham comigo, que dependem muito dos shows. Sou um eremita, fico muito em casa, compondo e tocando", diz.

Nos últimos meses, o artista de 63 anos tem se dedicado a produzir um novo disco triplo, Canções de Quarentena, que será lançado em vinil em breve.

De tempos em tempos, o cantor lança na internet uma das faixas do álbum, sempre uma versão dele para músicas que marcaram sua vida, como Gita, de Raul Seixas, e Disparada, de Geraldo Vandré.

“Mera liberalidade”: CBF responde na Justiça sobre número 24 e diz que combate todo preconceito.

A CBF respondeu na Justiça ao pedido do Grupo Arco-Íris de esclarecimento sobre ser a única seleção a não usar a camisa 24 na Copa América. Em manifestação no processo judicial, a entidade nacional do futebol brasileiro citou questões de regulamento original da competição e a posição do jogador, no caso um meia, Douglas Luiz, do Aston Villa, que usa a 25.

A contestação da CBF na Justiça foi publicada pelo site "Esporte News Mundo". Os advogados da CBF explicam que a comissão técnica não quis convocar mais cinco jogadores além dos 23 inicialmente inscritos e convocou apenas mais um atleta – a rigor, o 24º Douglas Luiz já estava convocado desde as Eliminatórias, já que Tite tinha o meio-campista suspenso para o confronto com o Equador. 

“... para esse jogador, em razão de sua posição (meio-campo) e por mera liberalidade, optou-se pelo número 25. Como poderia ter sido 24, 26, 27, 28, a depender da posição desportiva do jogador convocado; em regra, numeração mais baixa para os defensores, mediana para volantes e meio-campo, e mais alta para os atacantes”, dizia o texto da contestação da CBF.  

Na manifestação, o departamento jurídico da CBF citou ações em redes sociais contra o preconceito. Também disse que a CBF “reafirma seu compromisso com a isonomia e com o combate a qualquer forma de preconceito”.

"[...] A comissão técnica sentiu-se confortável em convocar apenas mais um jogador, além dos 23 inicialmente inscritos, e, para esse jogador, em razão de sua posição (meio-campo) e por mera liberalidade, optou-se pelo número 25. Como poderia ter sido 24, 26, 27 ou 28, a depender da posição desportiva do jogador convocado: em regra, numeração mais baixa para os defensores, mediana para volantes e meio campo, e mais alta para os atacantes", escreveu a CBF, em trecho de sua resposta.

Oposição voltam a protestar contra Bolsonaro neste sábado (3).

Manifestantes de oposição voltaram às ruas na manhã deste sábado (3) em pelo menos sete capitais brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, Recife, Goiânia e Florianópolis (foto) para pedir o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e cobrar celeridade na vacinação contra Covid-19.

Os protestos, convocados por entidades e movimentos sociais, contam com o respaldo de partidos políticos e centrais sindicais.

Devido à pandemia, alguns manifestantes distribuíram álcool em gel e máscara para os demais presentes no ato. Até a noite desta sexta, estavam previstos 361 atos em 315 municípios de todos os estados brasileiros e em 15 países na América e na Europa, segundo os organizadores. Também está programado um tuitaço contra o presidente da República.

Com vitória na Copa América, Seleção Brasileira reforça histórico positivo contra Chile: veja números.

A Seleção Brasileira venceu o Chile por 1 a 0 nesta sexta-feira, em jogo válido pelas quartas de final da Copa América. O triunfo do time de Tite reforçou o histórico positivo do Brasil enfrentando o Chile.

Na história, Brasil e Chile se enfrentaram em 73 jogos. Até o momento foram 51 vitórias para o Brasil, 14 empates e apenas oito vitórias do Chile, segundo o Footstats.

O Brasil marcou 165 gols no confronto, enquanto os chilenos marcaram 61. O aproveitamento do Brasil no confronto direto é de 76%, sendo que a Seleção nunca perdeu para o Chile jogando em terras brasileiras.

PF cumpre mandados contra suspeitos de divulgar pornografia infantil.

Policiais federais (PF) cumpriram hoje (3), em Macapá (AP), a três mandados judiciais de busca e apreensão contra suspeitos de armazenar e compartilhar pornografia infantil. Um dos investigados, um homem de 37 anos cujo nome não foi divulgado, foi detido em flagrante.

O delegado federal João Paulo Bastos, coordenador de operações da superintendência estadual da PF, disse à Agência Brasil que o homem detido era um dos alvos dos mandados cumpridos esta manhã. Em sua casa foram apreendidos equipamentos eletrônicos contendo material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes.

Em nota, a PF afirmou que as duas operações deflagradas esta manhã, Hera e Loki, visam a apreender instrumentos utilizados pelos investigados e identificar outros possíveis envolvidos com a produção, armazenamento e/ou compartilhamento de material contendo pornografia infantil, crimes cujas penas podem chegar a dez anos de prisão.

No âmbito da Operação Hera, agentes do Núcleo de Repressão a Crimes de Ódio e Pornografia já haviam identificado que, entre os dias 26 de março e 3 de abril, um dos suspeitos baixou, da internet, material ilícito que disponibilizou a outras pessoas.

Já na Operação Loki, outros dois homens alvo dos mandados judiciais cumpridos hoje são investigados sob a suspeita de trocar material pornográfico infantil em aplicativos de mensagens instantâneas.

Detran retoma atendimento presencial em 8 unidades do interior do RN na próxima segunda-feira (5).

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) vai reabrir oito unidades de atendimento presencial no interior do estado a partir da próxima segunda-feira (5).

As unidades são as que funcionam dentro das Centrais do Cidadão nos municípios de Alexandria, Assú, Santa Cruz, Nova Cruz, Macaíba, Apodi, João Câmara e Patu, além da unidade de Zona Norte de Natal.

Há ainda a previsão do início dos exames médico e psicológico em Parelhas, a partir do dia 14 deste mês.

Outras unidades em Natal, Ceará-Mirim; Parnamirim; São Gonçalo do Amarante; São José de Mipibu; Currais Novos; Caicó; São Paulo do Potengi foram autorizadas a abrir ainda em junho.

Segundo o órgão, os atendimentos presenciais serão controlados com um número fixo de agendamento diário para cada serviço oferecido no posto do Detran, para manter o controle do fluxo de pessoas e evitar aglomerações no interior das instalações.

Para ter acesso ao prédio é preciso que o usuário faça seu agendamento antecipado pelo site do Detran e, na ocasião do serviço, apresente a guia de agendamento para entrar na unidade, como também fazer uso de máscara de proteção facial.

Neste primeiro momento, os serviços presenciais liberados contemplam os relacionados a registro de condutores (habilitação), registro de veículos e atendimento clínico.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Cada repartição do Detran no interior contará com serviços específicos na sua lista de atendimento e o usuário poderá conferir cada um no momento em que for realizar o agendamento, pois o sistema de dados mostra o município, tipo de serviço, data e hora disponíveis para agendar.

O horário de atendimento das unidades do Detran que reabrem na segunda-feira (5) e estão localizadas nas centrais do cidadão do interior do Rio Grande do Norte é de 7h às 13h.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 62,4%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 62,4%, registrada no início da tarde deste sábado (03). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 426.

A taxa de ocupação é a mais baixa registrada desde o dia 3 de fevereiro deste ano, quando era de 60%.

Até o momento desta publicação são 146 leitos críticos (UTI) disponíveis e 242 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 241 disponíveis e 181 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 55,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 81,7% e a Região Seridó tem 55%.

COVID: RN possui 146 leitos críticos e 241 leitos clínicos disponíveis; fila permanece zerada.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento no início da tarde deste sábado (03).

Por volta das 12h45, haviam apenas 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Outors 02 pacientes aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 146 leitos críticos e outros 241 sendo clínicos.

Comissão vai debater intenção do Ministério da Saúde de encerrar compra da Coronavac.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quinta-feira (8) sobre a intenção do Ministério da Saúde de encerrar contratos de compra da vacina Coronavac, produzida pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.

O pedido para realização da audiência é do deputado Felicio Laterça (PSL-RJ). Ele cita reportagem do Correio Braziliense, publicada em junho, na qual o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, manifesta a intenção de suspender a compra da Coronavac pelo fato de o imunizante ter “baixa eficácia em idosos” e pela existência de casos de pessoas que tomaram a Coronavac e mesmo assim foram infectadas, após as duas doses.

“Um estudo denominado Vaccine Effectiveness in Brazil Against Covid-19 apontou que a eficácia geral para quem tem mais de 80 anos está em torno de 28%”, relatou o deputado.

Foram convidados para o debate representantes do Ministério da Saúde; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); do Instituto Butantan; e da Fundação Oswaldo Cruz.

quinta-feira, julho 01, 2021

Eduardo Leite: 'Sou um governador gay, e não um gay governador'.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é o entrevistado do Conversa com Bial de quinta-feira, 1/7. De São Paulo, onde discute as prévias do PSDB para as eleições à presidência da República, o governador mais jovem do Brasil se conectou com Pedro Bial e falou sobre sua orientação sexual, assumindo-se publicamente homossexual pela primeira vez.

"Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser", explica. Nas palavras do governador, "nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é". 

"Eu sou gay. E sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso."

Corpo de Lázaro Barbosa é enterrado três dias após a morte, em Cocalzinho de Goiás.

O corpo de Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi enterrado na tarde desta quinta-feira (1º) em um cemitério de Cocalzinho de Goiás, segundo informações da funerária. O sepultamento aconteceu três dias após a morte dele durante um confronto com a polícia em Águas Lindas. O criminoso foi procurado por 20 dias seguidos por uma força-tarefa com 270 agentes.

Uma tia informou que o caixão estava aberto e que o sepultamento aconteceu em cerimônia reservada para a família. O velório durou aproximadamente 30 minutos.

O corpo estava no Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia desde a segunda-feira (28). No local, foi feita uma autópsia para ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte e a quantidade de tiros. O resultado deve ser divulgado em 10 dias.

Apesar de o corpo ter sido liberado ainda na segunda-feira, ele foi liberado da unidade na tarde de quarta-feira (30) e levado para uma funerária no Distrito Federal, onde foram feitos os procedimentos para o sepultamento.

Vacinação no Brasil: mais de 101 milhões de doses de vacinas contra a Covid foram aplicadas.

O Brasil já aplicou mais de 101 milhões de doses de vacinas, somando a primeira e a segunda doses e a dose única. De acordo com os dados do consórcio de de veículos de imprensa divulgados às 20h desta quinta-feira (1º), são 101.120.461 imunizantes aplicados no total.

Mais de 26,5 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose ou a dose única de vacinas contra a Covid desde o começo da vacinação. O número representa 12,55% da população. São 25.944.570 da segunda dose e 636.015 da dose única, um total de 26.580.585 pessoas imunizadas.

A primeira dose foi aplicada em 74.539.876 pessoas, o que corresponde a 35,20% da população.

De ontem para hoje, a primeira dose foi aplicada em 970.622 pessoas, em 197.908 na segunda dose e em 113.851 na dose única, com um total de 1.282.381 doses aplicadas neste intervalo.

A informação é resultado de uma parceria do consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, "O Globo", "Extra", "O Estado de S.Paulo", "Folha de S.Paulo" e UOL. Os dados de vacinação passaram a ser acompanhados a partir de 21 de janeiro.

Comissão de Ética em Pesquisa aprova início de testes com a ButanVac.

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou hoje (1º) o início dos testes em humanos com o imunizante ButanVac, vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan e um consórcio internacional.

Segundo o Instituto Butantan, para os testes serem iniciados, ainda falta uma aprovação final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No dia 9 de junho, a Anvisa já havia dado uma autorização para o início desses testes.

De acordo com a Anvisa, a pesquisa clínica da ButanVac terá três etapas, com previsão de participação de 6 mil voluntários. A autorização já dada corresponde à fase A, da qual participarão 418 pessoas.

Os testes iniciais com a vacina serão desenvolvidos pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, no interior paulista.

De acordo com o Instituto Butantan, mais de 93,7 mil pessoas se inscreveram para os testes com a vacina.

Bebê de 9 meses morre de Covid nos braços da mãe a caminho do hospital, em MS.

Uma bebê, de 9 meses, morreu de Covid nos braços da mãe a caminho de uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), específica para crianças, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. De acordo com as informações do secretário de Saúde de Costa Rica (MS), Jesus Bardi, a bebê deu entrada na Fundação Hospitalar do município na tarde do dia 29 de junho deste ano e veio a óbito à noite, durante a transferência.

O caso só veio à tona nesta quinta-feira (1º), com a divulgação oficial da morte da bebê, de 9 meses, através do boletim epidemiológico, divulgado pela secretaria estadual de Saúde (SES). Conforme os dados do documento oficial, a menina tinha síndrome de down e uma doença respiratória crônica.

Segundo as informações do laudo de óbito da criança, obtidas com exclusividade pelo G1, através do secretário de Saúde de Costa Rica, a bebê de 9 meses, deu entrada no hospital da cidade no dia 29 de junho deste ano, às 14h29.

O secretário explicou que a criança ficou em observação até às 21h, quando foi encaminhada para Campo Grande, no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Bairdi detalhou que a bebê veio a óbito durante o transporte, por volta das 22h, do dia 29 de junho deste ano. 

"A mãe chegou queixando que a criança estava com falta de ar e fez o teste de Covid, que deu positivo. Chamamos o cirurgião para fazer o acesso venoso, foi feito e em seguida chamaram o pediatra que recomendou que ela fosse intubada. Foi muito rápido", detalhou Bairdi.

Ainda conforme as informações de Bairdi, a família da menina chegou a unidade primária, que atende casos no início dos sintomas da Covid, no dia 28 de junho, um dia antes da morte da bebê. Porém, a família teria feito os testes para detecção do vírus, que deram negativo.

"O atendimento pré-hospitalar foi no dia 28 de manhã. Ela relatou os sintomas, a médica fez outros exames. A informação da mãe é que ela não tinha tido contato com ninguém e não testaram positivo. A médica pediu para que ele voltasse no dia seguinte para dar o tempo certinho. A médica seguiu o protocolo, a médica examinou outras partes da menina, medicou e mandou ficar em observação para voltar no dia seguinte", detalhou.

Mortes de moradores de rua pelo frio geram mobilizações pelo país.

Após relatos de mortes de pessoas em situação de rua em três estados brasileiros devido ao frio, entidades civis, ativistas e governos intensificaram mobilizações para auxiliar esse público durante a onda de baixas temperaturas que atingem principalmente os estados do sul e sudeste.

A cidade de São Paulo registrou nesta semana um recorde de 6,3 graus na noite de quarta-feira (30), a mais fria dos últimos cinco anos. Segundo o Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo, sete pessoas em situação de rua morreram de frio nas noites de terça (29) e outras quatro na quarta-feira.

As mortes teriam acontecido, segundo a entidade, na região central (na Praça da Sé, Pátio do Colégio, Baixada do Glicério e Bom Retiro) e na zona oeste, na Barra Funda. 

Em meio a onda de frio, o governo paulista solicitou doações ao setor privado e anunciou o oferecimento de 25 mil cobertores e a mesma quantidade de sacos de dormir para os moradores da capital. Os itens foram integralmente doados pelo Grupo CCR, antiga Companhia de Concessões Rodoviárias.

Na capital paulista, a prefeitura instituiu em abril um comitê para executar o "Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas - 2021” que, segundo a gestão, realizou cerca de 4 mil acolhimentos e distribuiu 3 mil cobertores para o público em situação de rua desde então.

As autoridades paulistanas, no entanto, não confirmam que a causa das mortes relatadas pelo Movimento Estadual da População em Situação de Rua seja o frio. Segundo a prefeitura, a determinação da causa de morte é atribuição de órgãos competentes, como o IML.

Empate com Ceará trava série de vitórias do Bragantino no Brasileiro.

O Red Bull Bragantino perdeu a oportunidade de disparar novamente na liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (1º), Massa Bruta e Ceará não saíram do zero no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), pela oitava rodada da competição.

O clube do interior segue na ponta da tabela, agora com 18 pontos; dois a frente do vice-líder Athletico-PR, que tem um jogo a menos. Os paulistas tiveram encerrada uma sequência de quatro vitórias consecutivas. O Vozão, que empatou pela terceira vez nas últimas quatro partidas, foi aos mesmos dez pontos de mais quatro times (Atlético-GO, Atlético-MG, Corinthians e Fluminense), aparecendo na 11ª posição, por conta do saldo de gols.

As duas equipes voltam a jogar neste domingo (4), às 18h15 (horário de Brasília). O Bragantino vai a capital paulista visitar o São Paulo, no Morumbi. O Ceará recebe o Juventude na Arena Castelão, em Fortaleza.

Atletismo: delegação brasileira em Tóquio será a 2ª maior na história.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quinta-feira (1º), em entrevista coletiva, os atletas que representarão o país nas disputas da modalidade na Olimpíada de Tóquio (Japão). A delegação reúne 51 integrantes e será a segunda maior do Brasil na história do evento, menor somente que a dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, quando foram 67 convocados.

A equipe reúne 31 homens e 20 mulheres. A delegação masculina é formada, na maioria (58,1%), por atletas estreantes em Olimpíada. O grupo feminino, por sua vez, é mais experiente: 61,9% das convocadas já estiveram em alguma edição dos Jogos.

A lista foi anunciada após a World Athletics (federação internacional de atletismo) fechar o ranking mundial por pontos. A meta da CBAt, segundo o diretor executivo Cláudio Castilho, é que o Brasil alcance, pelo menos, 13 finais na Olimpíada.

O RN gerou 2.097 novos postos de trabalho com carteira assinada no último mês de maio.

O Rio Grande do Norte gerou 2.097 novos postos de trabalho com carteira assinada no último mês de maio. Os dados estão no relatório mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que foi divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Economia.

O saldo é o resultado da diferença de contratações e demissões em trabalhos formais neste período.

O Caged aponta que o RN teve em maio 12.854 admissões e 10.757 desligamentos, gerando o saldo positivo.

No acumulado do ano, considerando os cinco primeiros meses do ano, o saldo também é positivo. Foram 71.472 contratações e 63.674 demissões – saldo de 7.798. O único mês com registro negativo foi abril, quando o estado fechou 170 postos de trabalho.

Brasil registra 1.943 mortes por covid-19 nas últimas 24h e marca total supera 520 mil vítimas.

O Brasil registrou 1.943 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa. A média móvel, que leva em consideração dados dos últimos sete dias, ficou em 1.558 nesta quinta-feira, 1, dando continuidade à tendência de redução no número diário vítimas.

Apesar dessa tendência, especialistas alertam para o elevado patamar de óbitos e casos. Os novos registros de mortes estão em queda há 12 dias consecutivos. A média móvel é a mais baixa desde 8 de março e, em relação a 14 dias atrás, o dado apresentou redução de 24%. 

Nesta quinta, o País ultrapassou a marca de 520 mil vítimas da covid-19, número que ficou em 520.189. O balanço apontou 63.035 novos casos confirmados da doença, o que fez o total de testes positivos chegar a 18.622.199. A média de novos casos (54.115) também está em queda: redução de 24% na comparação com duas semanas atrás.

Os dados diários do Brasil são do consórcio de veículos de imprensa formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL em parceria com 27 secretarias estaduais de Saúde, em balanço divulgado às 20h. Segundo o Ministério da Saúde, o País tem 16.931.272 pessoas recuperadas da doença e 1.170.937 em acompanhamento médico.

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde 8 de junho de 2020, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 Estados e no Distrito Federal. A iniciativa inédita é uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia, mas foi mantida após os registros governamentais continuarem a ser divulgados.

Guedes volta a defender novo imposto nos moldes da extinta CPMF.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender um imposto sobre transações financeiras (nos moldes da extinta CPMF) para compensar a desoneração da folha de pagamento.

"Esse imposto sobre pagamento não é declaratório, não tem que preencher papel, não tem que pagar advogado, ninguém está isento. Falam que ele é regressivo, cruel, mas não é. Se todo trabalhador que ganha R$ 1.500 receber um aumento de R$ 1,50, já compensa essa incidência do tributo", afirmou, em evento virtual organizado pelo empresário Abílio Diniz.

Para Guedes, as pessoas são contra esse imposto por causa da "economia de drogas, de corrupção e do tráfico de armas".

"Todo mundo pagaria e as digitais poderiam ficar em transações bancárias, e aí o próprio banco fica apavorado e diz que vai destruir o sistema de intermediação financeira. O banco quer beber dessa água sozinha", argumentou.

Prefeitura Municipal de João Câmara/RN entregará Unidade Básica de Saúde a comunidade de Morada Nova nesta sexta-feira(02).

A Prefeitura Municipal de João Câmara/RN, por meio da Secretaria de Saúde, entregará à população de Morada Nova, a sua Unidade Básica de Saúde. Construída com recursos próprios, esta importante obra, beneficiará não apenas os habitantes de Morada Nova, mas também todas as comunidades adjacentes.

O ato inaugural está marcado para sexta-feira, dia 02 de julho, por volta das 15h na referida comunidade.

Natal/RN retoma vacinação e amplia faixa etária para pessoas de 42 anos nesta sexta-feira (02).

A capital potiguar retoma a vacinação nesta sexta-feira (02) a partir do recebimento de novos imunobiológicos. O público a ser vacinado foi ampliado para pessoas com 42 anos sem comorbidades, além da retomada dos demais públicos e categorias prioritárias. A aplicação continua acontecendo em 35 Unidades Básicas de Saúde e em quatro drives (Via Direta, Palácio dos Esportes, Nélio Dias e Sesi), lembrando que o Sesi não abre aos domingos. Os trabalhadores da indústria também tiveram público ampliado para pessoas a partir de 32 anos. Esses, poderão receber o imunizante exclusivamente no Sesi.

A documentação necessária, lista dos locais de vacinação, fila dos drives em tempo real e perguntas frequentes podem ser acessadas através do site https://vacina.natal.rn.gov.br/ . Também é importante que seja realizado o cadastro prévio no RN Mais Vacinas para facilitar o registro da aplicação do imunizante.

Falso passageiro com apoio de bando assalta ônibus com quase 40 pessoas na BR-304, em Mossoró /RN.

Um ônibus com 40 passageiros foi assaltado na manhã desta quinta-feira (1º), na BR-304, em Mossoró. O detalhe da ocorrência, de acordo com reportagem do G1-RN, é que um dos criminosos estava dentro do veículo se passando por passageiro. O veículo saiu da rodoviária de Mossoró às 7h com destino a Natal. O assalto foi anunciado logo após o ônibus passar pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na saída de Mossoró, próximo ao km 64.

Informações dão conta que um veículo vinha atrás do ônibus dando cobertura e aproveitou que ônibus reduziu a velocidade. O condutor chegou a ser agredido por um dos bandidos com uma coronhada na cabeça. Na ação criminosa, os marginais roubaram pertences das vítimas e do motorista e, Segundo informações da PRF, entre os passageiros havia um policial militar que teve a arma roubada pelos criminosos.

Após fuga dos bandidos com destino ignorado, diligências foram realizadas na região mas nenhum suspeito foi encontrado.

Primeiro-ministro do Japão cogita proibir presença de público na Olimpíada.

Mesmo depois de permitida pelas autoridades japonesas, a presença de público nos Jogos de Tóquio pode sofrer novas restrições. Faltando três semanas para o início do torneio, o primeiro-ministro do país, Yoshihide Suga, afirmou nesta quinta-feira, dia 1º, que avalia uma redução ou até a proibição dos torcedores no evento, que começa no dia 23. O líder japonês tem preocupação com o aumento de casos de covid-19 registrados no país, tendência que pode ser acelerada com a chegada de milhares de atletas, patrocinadores e jornalistas.

"Existe a possibilidade de não haver espectadores. Em qualquer caso, agiremos tendo a segurança e a proteção do povo japonês como nossa principal prioridade", afirmou Suga. O primeiro-ministro afirmou ainda que novas decisões serão tomadas em consenso entre os governos japonês e metropolitano, o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Organizador.

Especialistas apontam que a variante Delta da doença pode desencadear um rápido ressurgimento das infecções durante os Jogos Olímpicos. Nesta quarta-feira, a capital japonesa registrou 673 novos casos, reafirmando a tendência de alta. O estado de emergência foi suspenso no dia 20 de junho.

De acordo com a determinação atual, cerca de 10 mil espectadores poderão assistir às provas e eventos em cada arena. O número pode variar de acordo com a capacidade das arenas. O importante é que apenas metade dos espaços sejam ocupados. A organização dos Jogos foi alvo de críticas depois da autorização da presença de públicos. Estrangeiros continuam proibidos de assistir às competições. Somente o público japonês está liberado.

Na semana passada, o imperador Naruhito, do Japão, se mostrou "extremamente preocupado" com a possibilidade de aumento da contaminação por covid-19 durante a disputa da Olimpíada e a Paralimpíada. A informação foi dada pelo chefe da Agência da Casa Imperial, na quinta-feira, dia 24. Embora seja patrono honorário da Olimpíada de Tóquio, Naruhito não possui poder político. Mas sua figura é bastante respeitada.

Tacho com óleo frio cai em cima de bebê e mãe faz alerta: "Situação serviu de lição para nos policiarmos mais".

Vinte e cinco segundos! Esse é o tempo de um vídeo, que circula nas redes sociais, mostrando um tacho caindo em cima de um bebê, de um ano, que estava com um andador. O recipiente circular de metal estava com óleo, porém, o líquido estava frio. Foi um susto para a mãe do menino, Karina Lopes, 28, que viu a situação como um alerta importante para ela e outros pais: "A maternidade é cheia de desafios, a gente erra tentando acertar", disse Karina à CRESCER. 

O episódio aconteceu no dia 29 de maio, um sábado. Um dia antes, a família, de Foz do Iguaçu (PR), tinha feito pastel e o espaço, onde ficava o tacho, estava desorganizado. Então, Karina e o marido Ivanildo Farias Figueiredo decidiram limpar o local no final de semana. "Lá, tinha um banheiro, que estava servindo como despensa, resolvemos tirar as coisas de lá para usá-lo, por isso estava uma bagunça naquele momento", relata a mãe. Durante a faxina, Karina deixou os dois filhos, Isadora, 4, Nicolas, 3, pintando em uma mesinha e o caçula, Bernardo, 1, no andador. "Eu o coloquei no andador no início, porque achei que seria mais seguro, por enquanto. Mas o tempo todo nós estávamos presentes".  

O acidente ocorreu em questão de segundos. A mãe foi deixar uma roupa dentro de casa e logo ouviu o grito do marido. No início, ela achou que Ivanildo tinha caído da escada, mas acabou se deparando com seu esposo segurando seu filho, que estava assustado. "Foi um susto! A minha preocupação era se ele tinha batido com a cabeça em alguma parte do tacho, porque tínhamos consciência que o óleo estava frio. Por isso, fomos procurar nas câmeras", lembra Karina. No início, o bebê chorou um pouco com o susto, mas não se machucou.  

Segundo a paranaense, seu filho nunca tinha feito algo desse tipo e reforça que o uso do andador não é frequente em sua casa. "Não é algo que deixo a tarde inteira, mas, às vezes, como socorro, colocava ele rapidinho".  A mãe diz que resolveu divulgar o vídeo como um alerta para outros pais. "Nosso intuito é salvar outras vidas. Se alguma pessoa ver esse vídeo, pode ficar mais atenta às panelas com cabo virado ou baldes em casa, por exemplo", disse a mãe. Para a família, essa situação serviu para se ligar um alerta sobre tudo aquilo que represente perigo e rever algumas atitudes. "Não sou a mãe perfeita, mas tento ser todos os dias a melhor mãe que posso ser", disse a Karina, que compartilha a rotina com os três filhos em seu Instagram kary.lf. 

Confira o vídeo: 

Ministério da Saúde lança plataforma com prontuário médico eletrônico.

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (1º) o sistema Conecte-SUS Profissional, um prontuário eletrônico onde ficam reunidas todas as informações do médico e do paciente. São dados sobre internações, carteira de vacinação digital, medicamentos do paciente, alergias, entre outros.

Com a tecnologia, médicos de todo o país passarão a ter acesso ao histórico clínico com dados registrados nas redes pública e privada, nos vários níveis de atenção à saúde. Segundo o ministério, programa está apto a ser acessado em cerca de 15 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil.

“É importante que as pessoas entendam o potencial do Conecte SUS. Pela primeira vez o paciente vai ter acesso ao seu prontuário eletrônico. E todos os profissionais de saúde estarão conectados na rede SUS, e não só com os dados dos estabelecimentos públicos, mas de toda rede de saúde”, explicou o diretor do DataSUS, Jacson Barros.

Quando o profissional atualiza as informações no prontuário, o paciente recebe uma notificação no aplicativo Conecte-SUS Cidadão. As informações podem ser acessadas por meio do celular, computador ou tablet, utilizando o CPF.

O lançamento foi na cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas, na Unidade Básica de Saúde da Poeira, no Loteamento São José. Durante o evento, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a necessidade de novas tecnologias para que toda a população tenha acesso à saúde, inclusive em áreas remotas.

“Nós temos 9% da população vivendo em áreas remotas, e como vamos chegar lá? Nós vamos chegar através da tecnologia, de informação e de comunicação, levando a aproximação da média e da alta complexidade com as unidades básicas de saúde”, disse o ministro.

A pasta considera o Conecte-SUS um marco na troca de informações e orientações para profissionais e gestores, que passarão a contar com informações que auxiliarão na tomada de decisões e na continuidade do cuidado com os pacientes. Assim, uma pessoa que começou o seu atendimento médico em Alagoas, por exemplo, ao seguir para São Paulo, terá todas as informações de seu prontuário eletrônico, bem como os medicamentos que o paciente usa.

O programa Conecte-SUS teve início em 2019, com o projeto-piloto em Alagoas. Em agosto de 2020, foi lançado o aplicativo voltado para o cidadão, que permite ao usuário a visualização do seu histórico clínico, atendimentos realizados, internações, medicamentos, entre outras funcionalidades. No caso da carteira e do certificado de imunização para a covid-19, estes podem ser impressos ou salvos em PDF, caso necessite apresentar em algum momento.

CPI: policial confirma proposta de propina e tem celular apreendido.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado ouve nesta quinta-feira (1º) o policial militar Luiz Paulo Dominguetti Pereira. Durante o depoimento, após ser questionado pelos senadores, o policial teve que assinar um termo circunstanciado e seu celular foi apreendido. O equipamento foi lacrado na presença de todos os senadores da comissão.

Dominguetti confirmou que participou de uma reunião com integrantes do Ministério da Saúde na qual teria sido pedido propina de US$ 1 pela venda de cada uma das 400 milhões de doses, em negociação com a pasta, da vacina Oxford/AstraZeneca.

Segundo ele, o encontro ocorreu em fevereiro, em um restaurante em Brasília, com a presença do então diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, e do coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa, à época diretor substituto do mesmo departamento. Os dois foram exonerados ontem (31) da pasta após reportagem sobre o assunto publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Luiz Paulo Dominguetti disse ainda que uma quarta pessoa, que ele não sabe o nome, também esteve no encontro.

Caso Lázaro: 'Anônimo' bancou custos de enterro de criminoso em Goiás.

O funeral do serial killer Lázaro Barbosa, morto em confronto com policiais após 20 dias de fuga, foi custeado por um terceiro cujo nome é mantido em anonimato. O sepultamento marcado para esta quinta-feira será restrito a familiares.

O velório está previsto para ser realizado em Cocalzinho de Goiás na tarde de hoje, conforme o nosso blog apurou. A família optou por não divulgar o horário e o local da cerimônia por questões de segurança e privacidade. O corpo de Lázaro foi encaminhado a uma clínica de Brasília, onde é preparado antes de ser transferido.

A contratação dos serviços da funerária Bom Samaritano, do Distrito Federal, ocorreu de forma anônima por um terceiro, a pedido de um advogado. A funerária afirmou ao nosso blog que não houve nenhum tipo de doação e que a empresa não presta serviços gratuitos.

— Não existe gratuidade nesse serviço. Te garanto que não houve nenhum tipo de doação, ainda mais nesse caso. Não é o que a nossa empresa preza — disse um representante que pediu para não ser identificado. — Foi um terceiro que nos contratou, a pedido de um advogado. Essa é a informação que eu tenho.

O cadáver do criminoso foi removido do Instituto Médico Legal (IML) de Goiânia nesta quarta-feira por intermediários da família acompanhados de um representante da funerária. O advogado Wesley Fernandes auxiliou os familiares de Lázaro na busca por informações dos trâmites legais.

Covid-19: quase 8 milhões de doses serão distribuídas até domingo.

Quase 8  milhões de doses serão distribuídas a estados e municípios nos próximos três dias. Serão entregues 3 milhões de doses da Janssen, 2,8 milhões da Oxford/AstraZeneca em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 2,1 milhões da Pfizer/BioNTech.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde hoje (1º) por meio de seus canais de comunicação nas redes sociais. A pasta atualiza o recebimento e a distribuição de remessas de vacinas contra a covid-19 a medida que essas chegam.

Até o momento, foram distribuídas a estados e municípios 135 milhões de doses, tendo sido entregues 128 milhões de doses. Foram aplicadas 101,4 milhões de doses, sendo 74,35 milhões da primeira dose e 27,12 milhões da segunda dose.

Documento mostra que governo federal defendeu comprar o mínimo possível de doses da Covax Facility e só para 'grupos de risco'.

O parecer do Ministério da Saúde que embasou a decisão de pedir o mínimo possível de doses de vacinas contra a Covid-19 do consórcio Covax Facility, da OMS, cobrindo apenas 10% da população, justifica a decisão com a argumentação de que a vacinação deveria se voltar aos "grupos de risco". O documento, da Secretaria Executiva do órgão, argumenta que não seria necessário vacinar toda a população.

A nota, de agosto do ano passado, é assinada por Elcio Franco, então Secretário Executivo, Arnaldo Correia de Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde, e outras autoridades da pasta. Em uma tabela, há o cálculo de que, para vacinar os grupos de risco (idosos, trabalhadores na área de saúde, indígenas e outros) seria preciso comprar apenas 89 milhões de doses de vacina.

Hoje, o Brasil já passa das 98 milhões de doses aplicadas. Na última semana, porém, a média de mortes diárias foi de 1.600 pessoas, o que mostra que, mesmo com um número alto de vacinas aplicadas priorizando justamente os grupos de risco, a pandemia não arrefeceu no país.

Editoras brasileiras faturaram 36% com conteúdos digitais em 2020.

O faturamento das editoras brasileiras com conteúdo digital cresceu 36% no ano passado, em termos reais, isto é, descontada a inflação, somando R$ 147 milhões. O crescimento nominal da receita foi de 43%. Em 2019, o faturamento atingiu R$ 103 milhões. As informações constam da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, divulgada hoje (1º) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A sondagem teve dados apurados pela Nielsen Book.

O impulso observado no setor de livros digitais foi atribuído pelo presidente do SNEL, Marcos Pereira, à pandemia do novo coronavírus. “Teve essa circunstância de o mundo ficar muito online durante a pandemia e teve uma migração muito forte para esse formato”, analisou, em entrevista à Agência Brasil. “É a primeira vez que a gente tem a oportunidade de mostrar dados comparáveis, que é uma coisa muito boa. Foi um ganho enorme. A partir de agora, a gente incorpora o conteúdo digital nas análises anuais”, assegurou Pereira.

Rosa Weber envia à PGR pedido de investigação contra Bolsonaro e Roberto Dias.

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro e o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias.

A notícia-crime se refere ao suposto pedido de propina em uma negociação paralela para um contrato entre o Ministério da Saúde e a empresa Daviti, relacionado a um lote de 400 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca contra a Covid.

O pedido foi enviado ao STF pela deputada Natália Bonavides (PT-RN) e aponta possível crime de prevaricação por parte de Jair Bolsonaro. Em relação a Dias, a intenção é verificar se ele cometeu os delitos de associação criminosa, corrupção passiva e advocacia administrativa. 

O envio do caso à PGR é praxe e está previsto nas regras internas do Supremo. Isso ocorre porque cabe ao Ministério Público verificar se há elementos para pedir a abertura de um inquérito.

"Determino a abertura de vista dos autos à Procuradoria-Geral da República, a quem cabe a formação da opinio delicti em feitos de competência desta Suprema Corte, para manifestação no prazo regimental", escreveu Weber.

Fies: alunos de medicina reclamam de aumento abusivo nas mensalidades.

Reajustes de até oito vezes nas mensalidades fazem com que estudantes de medicina, beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), não consigam mais pagar o curso. Os aumentos, segundo entrevistados pela Agência Brasil, são frutos das mudanças feitas no Fies em 2017 e que agora começam a gerar problemas.

A reportagem conversou com estudantes da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, uma das poucas instituições privadas que oferecem curso de medicina no país e que integra um dos maiores grupos de educação no Brasil. Há estudantes que viram a contribuição que pagam por mês subir de cerca de R$ 400 para mais de R$ 3 mil em apenas um semestre, durante a pandemia. Como o programa é voltado para estudantes de baixa renda, com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos, as famílias dizem não ter condições de bancar esses valores. Os casos aguardam julgamento na Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Entre esses estudantes, está Marta*, que começou a cursar medicina no segundo semestre de 2019. “Consegui uma boa porcentagem de financiamento [acima de 90%]. Foi a oportunidade que eu tive de fazer o que eu sempre sonhei”. No primeiro semestre do curso, pagou, por mês, R$ 430. Em 2020, no segundo semestre de medicina, esse valor passou para R$ 3,4 mil por mês. A renda familiar vem da mãe, que trabalha como balconista em uma farmácia e do pai, motorista de aplicativo. “A situação era bem difícil e ainda veio a pandemia. O trabalho deles diminuiu muito”, diz. 

O aumento foi muito acima do esperado e Marta conta que não houve nenhum tipo de aviso ou justificativa. Eles procuraram a universidade e a Caixa Econômica Federal, que opera o financiamento, e tentaram fazer um novo ajuste. “Comecei a ficar com dívida, meu nome foi para o Serasa”. Ela conseguiu negociar e a dívida foi parcelada em 18 vezes. Essas parcelas, no entanto, de acordo com a estudante, somaram-se às mensalidades, elevando o valor para mais de R$ 4 mil mensais. A família vendeu um terreno que tinha e conseguiu quitar o semestre.

RN está entre os destinos mais procurados para as férias de julho.

Com base nas buscas por pacotes de viagens na Decolar, a capital potiguar Natal (RN) está entre os três destinos mais procurados no Nordeste pelos brasileiros para as férias de julho. Dos 15 destinos citados, os destinos de praia são predominantes no levantamento, com Rio de Janeiro, Maceió, Natal, Porto Seguro, Fortaleza, Porto de Galinhas, Salvador, Recife, Florianópolis, Maragogi, João Pessoa e Jericoacoara.

O Nordeste dispara na preferência dos brasileiros: entre os 15 destinos mais procurados, 10 são na região: considerando o ranking geral estão as cidades de Maceió (3º), Natal (4º), Porto Seguro (5º), Fortaleza (6º), Porto de Galinhas (8º), Salvador (9º), Recife (10º), Maragogi (13º), João Pessoa (14º) e Jericoacoara (15º).

“Compreendemos que esse é um momento essencial, por isso estamos realizando muitas ações de promoção do destino e esse é um dos resultados que irá colaborar com a retomada do turismo no RN”, pontuou Bruno Reis, diretor da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

CNC: semestre fecha com maior percentual de endividados desde 2010.

O primeiro semestre deste ano encerrou com um percentual de 69,7% das famílias brasileiras com alguma dívida, em atraso ou não. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), esse é o maior patamar de endividamento familiar da série histórica de sua pesquisa, iniciada em 2010.

De acordo com os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC, em maio, a parcela de pessoas com dívida era de 68%. Em junho de 2020, o percentual havia ficado em 67,1%.

As dívidas com cartão de crédito também bateram recorde, aparecendo como principal fonte de endividamento para 81,8% do total.

O percentual de inadimplentes, ou seja, pessoas que têm contas ou dívidas em atraso, ficou em 25,1% em junho deste ano, acima dos 24,3% do mês anterior, mas abaixo dos 25,4% de junho do ano passado.

As famílias que sem condições de pagar suas contas passaram de 10,5% em maio para 10,8% em junho deste ano. Em junho do ano passado, o percentual era de 11,6%.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o orçamento das famílias na pandemia de covid-19 tem sido afetado por questões como inflação mais alta e o valor reduzido do auxílio emergencial.

“Ainda que os indicadores de inadimplência se encontrem mais baixos na comparação anual, os números mostram que as famílias têm se endividado mais ao longo do ano para conseguir manter algum nível de consumo, respaldadas por uma frágil segurança no mercado trabalho, e diante de preços mais altos dos itens de primeira necessidade”, afirmou Tadros.

Prova de vida para servidores inativos volta a ser exigida a partir desta quinta-feira (01).

Os servidores do Poder Executivo aposentados e pensionistas, que recebem pelo Regime Próprio de Previdência Social, deverão voltar a fazer a prova de vida a partir desta quinta-feira (1º) para não terem os benefícios cortados. Suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia de covid-19, o procedimento deve ser feito até 30 de setembro, na maioria dos casos.

A obrigação também vale para os anistiados políticos civis. O calendário será escalonado de acordo com o mês de nascimento. Quem nasceu de janeiro a julho tem até 30 de setembro para fazer a prova de vida de 2020 e de 2021. Quem nasceu nos meses seguintes obedece a um cronograma distinto para a prova de vida de cada ano, conforme o calendário abaixo.

A prova de vida deve ser feita na agência bancária onde o servidor inativo, pensionista ou anistiado político recebe o pagamento. Algumas instituições financeiras oferecem canais digitais, como caixas eletrônicos e aplicativos móveis. O cidadão deve consultar as opções disponíveis no seu banco.

Caso tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o procedimento pode ser feito pelo celular, no aplicativo Meu Gov.br. As orientações para a prova de vida digital estão disponíveis no aplicativo SouGov.br.

Prêmio da Mega-Sena acumulado em R$ 22 milhões será sorteado nesta quinta-feira (1°).

Com prêmio acumulado em R$ 22 milhões, a Mega-Sena realiza mais um sorteio nesta quinta-feira (1º), pelo concurso 2.386. Este é o segundo sorteio da Mega-Semana de Férias e o próximo será no sábado (3).

O primeiro sorteio para o evento ocorreu na terça-feira (29), mas nenhum apostador acertou as dezenas sorteadas. As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa de todo o Brasil, bem como pela internet. O valor de uma aposta simples é R$ 4,50.

Um terço das mortes no primeiro semestre no país é por covid-19.

Dos 927.568 registros de óbito no primeiro semestre no país, 314.036 foram por covid-19. Os números estão no Portal da Transparência do Registro Civil e foram atualizados até a madrugada de hoje (1º).

Os dados do portal são atualizados duas vezes por dia e seguem os prazos legais. A família tem até 24 horas após o falecimento para registrar o óbito em cartório, porém esse prazo foi estendido para 15 dias por causa da pandemia. O cartório tem até cinco dias para efetuar o registro de óbito e depois até oito dias para enviar o ato à Central Nacional de Informações do Registro Civil, que atualiza a plataforma online. Portanto, os números ainda podem mudar.

Até o momento, os dados oficiais do Ministério da Saúde somam 518.066 mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil desde o início da pandemia.

O registro de óbitos por covid-19 vem caindo. Em março, a média móvel de mortes dos últimos sete dias chegou a 3.357 no dia 30. Foi o ponto mais alto do primeiro semestre. Em junho, essa média ficou entre 1.600 e 2.000 óbitos. O mês termina com uma média móvel de 592 mortes. Apesar da incidência de casos continuar acima de 70 mil novos casos diários. No pico da pandemia no ano passado, entre o fim de maio e o fim de agosto, a média móvel de óbitos ficou em torno de 1.000 registros por dia.

O presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Arpen/RJ), Humberto Costa, disse que esse número não leva em conta as mortes causadas por outras doenças que podem ser associadas ao agravamento da covid-19, principalmente a síndrome respiratória aguda grave (SRAG), responsável por 16.868 óbitos em 2020 e 8.613 este ano. Em 2019, antes da pandemia portanto, foram registrados 1.512 óbitos por SRAG.

“Houve um aumento exacerbado no número de óbitos. No cartório em que eu sou titular, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, por exemplo, a gente passou de um total de 300 a 400 óbitos mensais para 600 a 700 óbitos mensais. Isso em razão da pandemia, antes o número máximo que a gente tinha feito era de 400 óbitos”, explicou Costa.

Papa recebe líderes religiosos cristãos para "invocar paz".

Sensível aos sofrimentos do Líbano, o papa Francisco recebeu hoje (1º) no Vaticano dez  líderes religiosos cristãos libaneses para "invocar a paz" e pensar no futuro de um país em grave crise.

A agência oficial Vatican News informou que os dez representantes estiveram recolhidos na Basílica de São Pedro, antes do início das três sessões de trabalho previstas, que serão conduzidas, a portas fechadas, pelo núncio no Líbano, Joseph Spiteri.

A conclusão dos trabalhos está prevista para as 18h locais.

"Convido-vos a todos a unirem-se espiritualmente conosco, rezando para que o Líbano se recupere da grave crise por que passa e mostre uma vez mais a sua face de paz e esperança", escreveu Francisco na rede social Twitter nessa quarta-feira.

Em mensagem ao país há quase um ano, um mês depois da tragédia das explosões no porto de Beirute, o papa considerou que o Líbano enfrentava um "perigo extremo", que ameaçava a sua existência e que não podia ser "abandonado à solidão".

"O Líbano representa mais do que um Estado, é uma mensagem de liberdade e um exemplo de pluralismo, tanto para o Oriente quanto para o Ocidente", disse Francisco à época, pedindo à população para não abandonar a sua herança.

O Líbano vive, desde o fim de 2019, uma das piores crises econômicas da sua história, e o Banco Mundial calcula que atualmente mais de 50% da população vivem abaixo do limiar da pobreza.

Nas últimas semanas, a situação deteriorou-se com uma nova queda no valor da libra libanesa, mais inflação e escassez de combustível, medicamentos e produtos básicos.

Os libaneses estão sem governo há dez meses, por ausência de um acordo entre os partidos no poder, acusados pela população de deixarem o país afundar.

Os principais apoiadores pedem a Beirute a formação de um novo governo para realizar as reformas estruturais exigidas pela comunidade internacional em troca de mais ajuda.

Segundo o arcebispo Paul Gallagher, chefe da diplomacia do Vaticano, o papa "talvez" se desloque ao Líbano entre o fim de 2021 e o início de 2022.

Anvisa libera 2 milhões de doses da Janssen que estavam com pendências.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ontem quarta-feira (30) que foi liberada uma carga de 2 milhões de doses de vacinas da Janssen que estavam com pendência de documentação oriunda do Ministério da Saúde.

Em nota, a agência afirmou que as vacinas foram doadas pelos Estados Unidos e chegaram na semana passada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e foram desembarcadas no mesmo dia pelo órgão. No entanto, ficou pendente a apresentação de informações complementares sobre a distribuição dos imunizantes. 

“A Anvisa esclarece que tem atuado com agilidade e contribuído para a rápida disponibilização de vacinas à sociedade brasileira. No âmbito do enfrentamento da pandemia de covid-19, todos os pedidos de licença de importação de medicamentos e de vacinas são analisados com a máxima urgência e absoluta prioridade pela agência”, declarou a agência.

Caiu a máscara de Bolsonaro.

Bolsonaro sempre foi um deputado medíocre, que vivia de rachadinhas no seu gabinete e de apresentação de notas fiscais discutíveis para cobrança de despesas com combustíveis para seus automóveis. Até que um dia, na esteira da corrupção do governo petista, ele enxergou uma oportunidade de lançar a candidatura a presidente, aproveitando um grande vácuo na política brasileira deixada pelo ostracismo do lulopetismo. Oportunista, percebeu que o discurso de combate à corrupção, latente por causa da Lava Jato, era um anseio nacional. E vestiu a máscara de paladino da moralidade, da ética, da família e de Deus acima de tudo. Mais tarde, veremos que foi tudo uma farsa e que a máscara iria cair. Na verdade, Bolsonaro nunca combateu a corrupção, sua família sempre se locupletou de pequenos e grandes trambiques, como o filho primogênito demonstrou, e apenas se valeu da Bíblia para engambelar os incautos evangélicos.

Mas, houve os que acreditaram que seu governo poderia ser redentor e muitos até o chamavam de “mito” por suas aparições nos aeroportos em grande estilo, sobretudo às vésperas da campanha eleitoral de 2018. Essa condição messiânica se agigantou quando ele, em Juiz de Fora (MG), levou uma facada e isso o transformou em semi-Deus para o gado bolsonarista. Venceu a eleição sem fazer campanha, sem participar de debates. Ganhou com um pé nas costas, como se diz, enfrentando o candidato petista que simbolizava a corrupção e as práticas não republicanas de governar. Prometia um governo austero e de combate aos malfeitos. A nomeação do ex-juiz Sergio Moro para o ministério ajudou a concretizar essa fantasia.

Não durou muito. Logo nos primeiros meses de governo surgiu o caso das rachadinhas do filho Flávio, dos negócios mal explicados, da compra de imóveis milionários, de enriquecimento ilícito, envolvendo não apenas o 01, mas também vários outros parentes e amigos do presidente, como foi o caso do PM Fabrício Queiroz, nitidamente ligado à milícia carioca e que até dinheiro na conta da primeira-dama depositou. A partir daí, o capitão despiu a capa de presidente íntegro e interviu na PF, no Coaf, na PGR, na Abin, demitiu ministros sérios como Bebianno, Santos Cruz, Moro, Mandetta e seu governo se transformou num escritório do Centrão, que loteou os cargos públicos, dominou a máquina e implantou um grande esquema de corrupção, como o que estamos vendo agora na compra das vacinas.

Está claro que o governo Bolsonaro não apenas deixou roubar, mas como também montou uma máquina para permitir o roubo. A máscara caiu e o roubo é livre no governo. E não se trata apenas dos desvios na compra superfaturada e escandalosa de imunizantes. O assalto aos cofres públicos está também no orçamento paralelo, que desviou quase R$ 30 bilhões em emendas para a compra de tratores e encher o bolso de parlamentares que apóiam um governo estruturado para limpar os cofres públicos. Portanto, o superimpeachment pedido nesta quarta-feira por partidos e políticos de todas as correntes é mais do que oportuno. É indispensável. O pedido deixa o presidente nu e desmascarado. Sua queda nas pesquisas mostra que ele enganou a muitos por muito tempo, mas não há mal que dure a vida toda. A máscara caiu e a casa ruiu.