sábado, maio 23, 2020

Pais cancelam matrículas de crianças em creches particulares.

Pais, mães e responsáveis cancelam a matrícula de alunos de escolas particulares em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os cancelamentos ocorrem principalmente na educação infantil, período em que é mais difícil manter atividades fora da escola. O movimento preocupa o setor, que estima que as creches, que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, percam dois terços das matrículas este ano.

Entre os motivos para tirar os filhos do colégio estão a incerteza de quando as aulas serão retomadas e a perda de renda familiar. Gabriela* é uma dessas mães. Ela precisou tirar a filha, Bianca*, 5 anos, da escola. A família tem, em Goiás, uma fazenda que produz carne e produtos derivados do leite. As vendas reduziram nos últimos meses. Ela procurou a escola três vezes para negociar a redução da mensalidade, que custa cerca de R$ 700. “Falaram que não poderiam fazer nada”, disse.

Os cancelamentos das matrículas, de acordo com o presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Ademar Batista Pereira, preocupam. “Tem uma debandada, principalmente da educação infantil, da primeira etapa, até os 3 anos de idade. Está saindo muita gente. Nessa etapa, a escola tem o trabalho de cuidar e educar, o ensino remoto é difícil”, afirmou.

A estimativa da Fenep é que dois terços dos estudantes deverão abandonar as creches particulares este ano, o que equivale a cerca de 1 milhão de crianças fora da escola em todo o país, o que levará ao fechamento de muitos desses estabelecimentos. A preocupação é que, com a retomada das aulas, sem as escolas, as crianças não consigam ser matriculadas na rede pública, que já sofre com falta de vagas na etapa, nem na particular.

Militares concluem desinfecção na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia.

A pós quatro dias de trabalho, o Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha, Exército e Força Aérea, concluiu a desinfeção da área administrativa e os quatro pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. A ação tem o objetivo de prevenir e enfrentar o novo coronavírus e, na próxima semana, será estendida aos dois pavilhões da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga.

Para a desinfecção, os apenados foram removidos ao pátio dos pavilhões pelos policiais penais da unidade com apoio do Departamento de Operações Táticas (DOT), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penal de Operações com Cães (GPOC) e participação da Coordenadoria Executiva de Administração Penitenciária (COEAP).

O trabalho abrangeu as áreas de uso comum, corredores e dada atenção especial as celas. Os internos estão colaborando com as medidas de prevenção ao contágio do Covid-19. Em Alcaçuz, foram empregados militares das Forças Armadas habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 3º Distrito Naval.

Essa é a segunda vez que o Comando Conjunto atua em desinfeções no sistema penitenciário. No dia 24 de abril, os militares desinfectaram o Centro de Recebimento e Triagem (CRT), em Parnamirim, ocasião em que 20 policiais penais concluíram o curso de treinamento sobre defesa biológica focada no combate ao novo Coronavírus.

Espanha anuncia volta do turismo e do Campeonato Espanhol.

A Espanha reabrirá suas fronteiras para o turismo em julho e o Campeonato Espanhol de futebol voltará ainda antes, em junho, informou neste sábado (23) o primeiro-ministro do país, seguindo a reabertura gradual do país, que adotou um dos lockdowns — restrição de circulação — mais restritivos do mundo.

Os dois anúncios feitos pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, coincidiram com pedidos de renúncia pelo partido de extrema-direita Vox, em razão do impacto do lockdown nos empregos e na economia.

O Vox convocou um protesto em várias cidades do país e reuniu milhares de pessoas em carreatas. “A partir de julho, o turismo estrangeiro retornará em condições seguras. Vamos garantir que os turistas que cheguem não corram qualquer risco, nem tragam qualquer risco a nós”, afirmou Sánchez em uma coletiva de imprensa, sem dar detalhes adicionais.

Os visitantes estrangeiros contribuem com aproximadamente um oitavo do PIB espanhol, e as medidas do governo, tomadas para conter a pandemia em um dos países europeus mais atingidos, causaram o fechamento de hotéis, bares e restaurantes, além de praias e parques, em um momento em que a temporada de turismo começaria a esquentar.

Cerca de um milhão de empregos foram perdidos apenas em março, quando começou o lockdown, e o Banco da Espanha previu que a economia encolherá 12% neste ano. Sánchez também afirmou que outro evento que movimenta muito dinheiro na nação, o Campeonato Espanhol de futebol, voltará no dia 8 de junho.

No RN, Violência doméstica cresce 260%.

Os casos de violência doméstica e as tentativas de homicídio cresceram durante o isolamento social no Rio Grande do Norte. No caso dos crimes contra a mulher, o aumento foi de 258,7%, enquanto que as ações criminosas contra a vida aumentaram 300%. As demais tipificações criminais reduziram 20,2% no RN e 9,9% em Natal.

A conclusão de pesquisadores e especialistas em segurança pública é de que a dinâmica e o padrão dos índices de violência mudou com a pandemia. Os números fazem parte de um estudo do Observatório da Violência Letal e Intencional do Rio Grande do Norte (OBVIO/RN).

Viagens de trem entre Natal e Ceará-Mirim serão supensas nesta segunda (25).

A s viagens de trem entre Natal e Ceará-Mirim serão suspensas nesta segunda-feira (25), de acordo com informações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A interrupção ocorrerá por causa de danos na estrutura de uma galeria pluvial que passa sob via férrea, no trecho da Linha Norte.

A Companhia informou ainda que já entrou em contato com a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), responsável pela manutenção da galeria, para que providências sejam adotadas o mais rápido possível.

Os trens que realizam o percurso entre Natal e Parnamirim circularão normalmente.

Apresentador da TV Tropical Salatiel de Souza testa positivo para a Covid-19.

Há duas semanas, quando o Blog do FM noticiou que vários funcionários da TV Tropical testaram positivo para o Coronavírus, e que a emissora estaria tomando todas as precauções com relação às medidas de prevenção ao contágio do vírus, sabia que não seria fácil.

Nessa sexta-feira, o apresentador do Café com Notícia na 98FM e do Cidade Alerta, na TV Tropical, Salatiel de Souza, 47 anos, foi a mais nova vítima da Covid-19.

Salatiel deverá permanecer em isolamento em casa.

Governo do RN normatiza funcionamento dos templos e igrejas.

O Governo do Rio Grande do Norte não flexibilizou a abertura de igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares. O que está normatizado por meio de uma Portaria Nº 004/2020 publicada, neste sábado (23), no Diário Oficial do Estado é o funcionamento das atividades de oração de forma individualizada, bem como as medidas sanitárias que devem ser seguidas para as transmissões online dos cultos e celebrações religiosas.

As atividades coletivas seguem suspensas desde edição do Decreto 29.583 de 01 de abril, para evitar a propagação do novo coronavírus. A portaria é um ato administrativo conjunto entre o Gabinete Civil e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Após vídeo, decano Celso de Mello vê possível crime de Weintraub.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), apontou na decisão em que levanta sigilo da reunião ministerial do dia 22 de abril aparente "prática criminosa" cometida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. No trecho destacado pelo decano, Weintraub afirma: "Por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia. Começando no STF".

Segundo o decano, a "gravíssima aleivosia" feita por Weintraub, "num discurso contumelioso e aparentemente ofensivo ao patrimônio moral" dos ministros, põe em evidência que tal afirmação configuraria possível delito contra a honra (como o crime de injúria).

Mello ainda determinou que se oficie todos os ministros do STF sobre o fato, enviando a eles cópia de sua decisão, para que possam, "querendo, adotar as medidas que julgarem pertinentes".

No último mês de abril, Weintraub postou uma publicação irônica contra a China, insinuando que o país asiático sairia "fortalecido" da crise causada pelo coronavírus. Não foi só: afirmou que a China segurou informações sobre a pandemia para vender respiradores e máscaras a preço de leilão.

O ministro também fez piada com o sotaque dos chineses, comparando-o ao do personagem "Cebolinha", criado por Maurício de Sousa. Weintraub chegou a usar uma imagem dos personagens da Turma da Mônica ambientada na Muralha da China e quase provocou uma crise diplomática. Em razão disso, o STF determinou a abertura de inquérito por racismo contra ele.

Desgastado no governo, Weintraub ficou ainda mais enfraquecido com a divulgação do vídeo. Ao se definir como um ministro "do grupo mais ligado com a militância", Weintraub admitiu que continuava "militando" e se queixou de "intrigas palacianas", além da "agenda própria" de muitos colegas. Embora não tenha dito a palavra Centrão, ele não escondeu a contrariedade com as negociações políticas em andamento.

"A gente tá conversando com quem a gente tinha que lutar. (...) Fico escutando esse monte de gente defendendo privilégio, teta (...) Negócio. Empréstimos. A gente veio aqui para acabar com tudo isso, não para manter essa estrutura", insistiu o ministro da Educação.

A cena provocou mal-estar e constrangimento no Planalto, embora Bolsonaro tenha concordado ali com o raciocínio do auxiliar. "O que o Weintraub tá falando - eu tô com 65 anos - (é que) a gente vai se aproximando de quem não deve. Eu já tenho que me policiar no tocante a isso daí. São pessoas aqui em Brasília, dos três Poderes, que não sabem o que é povo", observou presidente na reunião.

Covid-19: 184 óbitos no RN; 3 registrados nas últimas 24h.

A Secretaria de Saúde do RN atualizou os números do Coronavírus no Estado neste sábado (23).

O número de casos confirmados chega a 4.599, enquanto eram 4.251 no boletim dessa quinta-feira (21). São 348 casos a mais.

O total de vítimas do Covid-19 no RN chega a 184 – são 3 óbitos a mais que a atualização do boletim de ontem (22) sexta-feira. Os óbitos registrados foram nas cidades de Natal, Parnamirim e Caicó.

Os casos suspeitos chegam a 14.067. Descartados somam 9.910.

Governo do RN normatiza funcionamento de igrejas, templos e espaços religiosos.

O Governo do Rio Grande do Norte regulamentou o funcionamento de igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares, que estão autorizados a funcionar durante a pandemia do novo Coronavírus, por meio de uma Portaria publicada neste sábado (23), no Diário Oficial do Estado.

O texto normatiza o decreto estadual de 1º de abril, que já trazia medidas restritivas de funcionamento nos estabelecimentos religiosos. No documento do Governo do Estado foram estabelecidas uma série de recomendações sanitárias para as atividades religiosas e orações individuais.

A portaria recomenda organização de filas, dentro e fora, das igrejas com a distância mínima prevista, além de frequência simultânea de até 20 pessoas. A manutenção da higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato para evitar o contágio por Covid-19 também foi estabelecida como condição para a reabertura.

RECOMENDAÇÕES:
Disponibilização alternada de assentos entre as fileiras de bancos, devendo estar bloqueados de forma física aqueles que não puderem ser ocupados;

Disponibilização ininterrupta e suficiente de álcool gel 70% em locais fixos de fácil visualização e acesso, devendo os frequentadores higienizar as mãos na entrada e na saída do estabelecimento;

Utilização de máscaras de proteção, industriais ou caseiras, pelos frequentadores e funcionários durante todo o tempo em que permanecerem no estabelecimento;

Vedação de distribuição de qualquer material impresso aos frequentadores;

Utilização de embalagens individuais para a partilha de objetos litúrgicos;

Utilização, sempre que possível, de sistema natural de circulação de ar, abstendo-se da utilização de aparelhos de ar condicionado e ventiladores.

A publicação em Diário Oficial também condiciona o funcionamento dos centros religiosos a “priorização do afastamento” de pessoas colaboradoras da igreja, que pertençam ao grupo de risco da nova doença, como idosos, hipertensos e diabéticos. As igrejas, templos e espaços também ficam autorizadas a transmitir missas e cultos pela internet, desde que sigam as recomendações sanitárias.

A liberação das atividades nos espaços religiosos acontece três dias após a renovação do decreto estadual, que estabelece medidas restritivas de isolamento social para conter a pandemia do novo coronavírus no RN. O Rio Grande do Norte tem 4.251 casos confirmados de Covid-19 e 181 mortes causadas pela doença.

Reunião ministerial teve mais palavrões do que citações ao coronavírus.

O uso de palavrões pelo presidente Jair Bolsonaro e por parte de sua equipe ministerial não chega a chocar quem acompanha as notícias do Planalto, mas chama a atenção na transcrição da reunião ministerial de 22 de abril que há mais xingamentos do que menções a uma crise de saúde pública que, àquela altura, já havia matado quase 3 mil brasileiros.

Uma contagem dos palavrões e termos de baixo calão usados pelo presidente Bolsonaro e o conselho de ministros mostra que foram 37 vocábulos do tipo.

A maior parcela foi dita por Bolsonaro. ele citou sete vezes a palavra “bosta”; cinco o termo “merda”; quatro, “putaria”; duas, “puta que o pariu”; e “porra” e “cacete”, uma vez cada.
O uso dado pelo presidente aos termos predominou sobretudo em cobranças aos ministros, como por mais defesa do governo.

“Eu quero ter paz no Brasil, mais nada. Porque se for a esquerda, eu e uma porrada de vocês aqui têm que sair do Brasil, porque vão ser presos. E eu tenho certeza que vão me condenar por homofobia, oito anos por homofobia. Daí inventam um racismo, como inventaram agora pro [Abraham] Weintraub [ministro da Educação] Desculpa, desculpa o … o desabafo: puta que o pariu! O Weintraub pode ter falado a maior merda do mundo, mas racista? Vamos ter que reagir pessoal, é outra briga”, afirmou durante a reunião, referindo-se ao imbróglio diplomático criado pelo ministro com a China.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também usou o mesmo linguajar, só que com menos frequência. O chefe das finanças repetiu “foder” por três vezes e “porra” uma.

“Aquilo não atrapalha ninguém. Deixa cada um se foder. Ô Damares [Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos]. Damares, Damares,deixa cada um… Damares, Damares… O presidente, o presidente fala em liberdade. Deixa cada um se foder do jeito que quiser. Principalmente se o cara é maior, vacinado e bilionário. Deixa o cara se foder, pô”, disse, ao defender expansão do turismo, e sendo quase explícito ao endossar turismo sexual.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, lançou voz por três vezes do termo “porra”. Usou, por exemplo, o termo “porra” ao reclamar de punições ao descumprimento do isolamento social. “O Luiz Lima, que nadou com meu pai, foi atleta olímpico, teve a esposa e a filha de 14 anos presa ontem, no camburão. Que porra é essa?”, questionou.

No RN, comércio de vestuário, móveis e eletrodoméstico concentra-se em 31 municípios.

O comércio de vestuário, calçados, móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática está concentrado em 31 municípios potiguares. O dado foi divulgado pelo IBGE nesta semana e faz parte da pesquisa “Regiões de Influência das Cidades (Regic) 2018 – Informações de deslocamento para o comércio”. A média de deslocamento de moradores do Rio Grande do Norte para esse tipo de compras era de 50 quilômetros no período pesquisado.

Para adquirir roupas e calçados (grupo 1 de itens da pesquisa), a população potiguar se desloca para 24 polos, o que representa 14,4% dos municípios potiguares. Os dez maiores índices de atração do comércio de vestuário e calçados do RN são: 1º) Natal; 2º) Mossoró; 3º) Pau dos Ferros; 4º) Caicó; 5º) Currais Novos; 6º) Açu; 7º)Santa Cruz; 8º) Parnamirim; 9º) João Câmara; e 10º) São Paulo do Potengi.

Quando se trata da compra de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática (grupo 2 de itens da pesquisa), 27 municípios são considerados polo. Isso representa 16,2% do total de municípios. A ordem dos dez maiores índices de atração é: 1º) Natal; 2º) Mossoró; 3º) Pau dos Ferros; 4º) Açu; 5º) Caicó; 6º) Currais Novos; 7º) João Câmara; 8º) Parnamirim; 9º) Nova Cruz; e 10) Santa Cruz.

China não registra novos casos de coronavírus pela primeira vez.

Ontem sexta-feira (22) a China não registrou nenhum novo caso de coronavírus em seu território pela primeira vez desde que a doença começou a se espalhar, no final de 2019. Também não houve mortes.

A notícia foi divulgada pela Comissão Nacional de Saúde do país neste sábado, que também afirmou ter apenas dois novos casos suspeitos, um deles em Xangai, importado (quando o paciente contraí o vírus em outro país), e outro na província de Jilin.

No total, o país teve 82.971 casos de Coronavírus e 4.634 mortes até agora.

Testes iniciais indicam que vacina chinesa contra o coronavírus é segura, diz estudo.

A primeira rodada de testes em humanos de uma possível vacina contra a Covid-19 mostrou resultados preliminares animadores: o imunizante foi capaz de criar uma resposta imune entre os voluntários e foi considerado seguro e bem tolerado, segundo um estudo publicado ontem na renomada revista científica The Lancet. O próprio artigo ressalta, porém, que novos estudos são necessários para confirmar se essa resposta imune observada no organismo dos voluntários é, de fato, capaz de proteger contra uma infecção por covid-19.

O estudo, conduzido por cientistas chineses do Instituto de Biotecnologia de Pequim, contou com a participação de 108 voluntários saudáveis que foram acompanhados por 28 dias na fase 1 da pesquisa. Eles serão monitorados ainda por seis meses, quando os resultados finais deverão ser divulgados.

A vacina em testes utiliza a forma atenuada de um vírus causador de resfriado (adenovírus) como meio de levar para dentro das células o material genético que codifica uma proteína do coronavírus responsável por sua replicação. Quando nosso sistema imunológico reconhece essa proteína como parte de um elemento invasor, começa a produzir anticorpos contra o coronavírus.

O teste foi feito com três diferentes doses do imunizante: baixa, média e alta. Em todos os casos, o imunizante foi capaz de criar a resposta imune e não teve efeitos colaterais importantes. Os mais comuns foram febre, fadiga, dor de cabeça e dores musculares.

“Esses resultados representam um marco importante. O estudo demonstra que uma dose única da nova vacina produz anticorpos e células T específicas para o vírus em 14 dias, tornando-a candidata potencial para investigação futura”, disse Wei Chen, primeiro autor do estudo e professor do Instituto de Biotecnologia de Pequim.

“No entanto, esses resultados devem ser interpretados com cautela. A capacidade de desencadear respostas imunes não indica necessariamente que a vacina protegerá seres humanos contra a covid-19. Esse resultado mostra uma visão promissora para o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, mas ainda estamos longe de que ela esteja disponível para todos”, completou.

sexta-feira, maio 22, 2020

Terremoto de magnitude 6,1 atinge o México.

Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter foi registrado nesta sexta-feira (22) na região costeira do estado da Baixa Califórnia do Sul, no México, de acordo com um relatório do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

O terremoto ocorreu no mar, ao sul deste estado mexicano, a 173 quilômetros de San José del Cabo, com uma profundidade de 10 quilômetros.

Até o momento, não há alerta de tsunami ou relatório de impacto.

RN registra 181 óbitos por Covid-19 e 4.251 casos confirmados da infecção.

O Rio Grande do Norte teve um incremento de 190 novos casos de infecção por coronavírus nas últimas 24h e contabiliza nesta sexta-feira (22), 4.251 confirmações de Covid-19. O número de óbitos está em 181, três a mais que o registrado nesta quinta (21). Os casos suspeitos são 12.920. Descartados somam 9.590, mas 47 óbitos ainda estão em investigação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).

As regiões da Grande Natal, de Mossoró e do Vale do Assu permanecem com maior incidência de Covid-19 no estado. São 420 pessoas internadas por causa da doença, entre casos suspeitos e confirmados.

O estado tem 69 pacientes à espera de regulação (internação), dos quais 13 são classificados como prioridade "1"; 6 são prioridade "2"; e 50, prioridade "3".

As preocupações com a disseminação da doença levaram o secretário-adjunto da Sesap, Petrônio Spinelli, a fazer, mais uma vez, um apelo em favor do cumprimento das ações de isolamento social.

"A sociedade tem que fazer valer os decretos e as medidas de isolamento para evitar o colapso na saúde do estado", disse.

Vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovam projeto para que profissionais de saúde recebam gratificação durante pandemia.

Vereadores da Câmara Municipal de Natal (RN) aprovaram, em sessão ordinária virtual, em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar 06/2020 enviado pelo chefe do Executivo Municipal.

O PL dispõe sobre a criação de gratificação transitória aos servidores da saúde municipal que estiverem exercendo suas atividades durante o período de pandemia da COVID-19.

LIVE: O tom do sertanejo universitário de Gusttavo Lima é atração na BAND NATAL nesta sexta-feira (22).

O diretor-geral da BAND NATAL, Carlo Bastos, confirma para esta sexta-feira, dia 22, às 22h15, o show de Gusttavo Lima, que cantará os seus maiores sucessos no programa “Música na Band Live”, com apresentação de Lauana Prado e Ju Guimães.

“Vai ser uma noite de muito sertanejo, alegria e diversão para a sua sexta-feira”, aposta Bastos.

Além das transmissões, Gusttavo Lima iniciou um projeto para período de isolamento, chamado o “Embaixador na Quarentena”, com o lançamento de uma nova música por semana nas redes sociais.

“Seguimos fazendo história ao trazer o universo das lives musicais para televisão aberta brasileira com os sucessos de Matheus & Kauan”, comemora o diretor da BAND NATAL.

FONTE: Assessoria de imprensa da BAND NATAL

Nova gestão do Conselho de Serviço Social tem desafio de garantir condições de trabalho na pandemia.

O Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS-RN) empossou nova Diretoria, na sexta-feira (22), para o triênio 2020-2023. Sem solenidade coletiva, em virtude da pandemia da Covid-19, os 18 novas conselheiros assinaram o termo de posse separadamente, por hora marcada, na sede do Conselho em Natal e na Seccional Mossoró.

As gestões "Da luta não me retiro: enfrento e resisto!" (Natal) e "Liberdade e luta" (Seccional Mossoró) chegam em um momento desafiador, no auge da crise de um país que bate recordes de confirmações e mortes pelo novo coronavírus. Com a categoria de assistentes sociais atuando também na linha de frente, principalmente na Saúde e na Assistência Social, o grupo tem a missão de fortalecer o trabalho de fiscalização e orientação profissional.

"Assistente social não comunica óbito nem é responsável pela guarda das declarações de óbito", ressalta a presidenta eleita, Angely Cunha. "Mais do que nunca, estamos combatendo esta prática, fiscalizando e garantindo que trabalhemos em conformidade com o nosso Código de Ética Profissional", completa.

Angely lembra, ainda, que é função da/o assistente social atuar na garantia de direitos por parte da população usuária dos serviços públicos, principalmente em tempos de pandemia. "São as mulheres, os negros e pobres que vivem nas periferias que mais sofrem em tempos de crise", denuncia.

O CRESS-RN criou o Observatório Covid-19 e está monitorando as condições de trabalho no estado, com relação ao uso de EPIs adequados para os profissionais que estão na linha de frente; às atribuições; à garantia dos adicionais de insalubridade previstos por lei, dentre outras questões. Para acessar e participar, é só entrar no site https://bit.ly/3g9C4X7. Também é possível fazer denúncias pelo e-mail fiscalizacao@cressrn.org.br.

Avião com 107 pessoas cai em área residencial no sul do Paquistão.

U m avião da companhia PIA Airlines, com 99 passageiros e oito tripulantes a bordo, caiu nesta sexta-feira (22) em uma área residencial da cidade de Karachi, no sul do Paquistão, no momento em que se preparava para o pouso.

"Ele caiu perto do aeroporto de Karachi. Estava a um minuto do aeroporto e caiu em uma área residencial", disse à Agência Efe, o porta-voz da Autoridade de Aviação Civil do Paquistão, Abdul Sattar, sem confirmar se há sobreviventes.

Um porta-voz da companhia aérea disse ao jornal paquistanês The Nation que havia 90 passageiro no voo saiu de Lahore e tinha Karachi como destino.

A cidade de Karachi é a mais populosa do Paquistão. É considerada o centro financeiro e comercial do país, além de ser sede do principal porto paquistanês.

O acidente ocorre no momento em que o Paquistão começava a retomar voos domésticos, suspensos anteriormente por conta da pandemia do novo coronavírus.

Fraudadores aproveitam brecha no sistema para conseguir auxílio emergencial.

O Brasil conseguiu processar até quinta-feira (21) 72% dos exames para Covid-19. 

O estado que menos consegue processar exames é Alagoas. Apenas 30% dos testes feitos foram analisados. Também tem resultados baixos o Rio de Janeiro (42%), Rio Grande do Sul (47%), Rondônia (49%) e Rio Grande do Norte (50%).

Por outro lado, Paraná é o estado que mais consegue analisar os exames feitos, com 96% dos testes processados. Ele é seguido por Goiás (93%), Tocantins (93%), Amazonas (91%) e Roraima (89%).

Trinta municípios da região Agreste do RN ficam sem água até este sábado.

Duas paradas de energia registradas nessa quinta-feira (21) afetaram o abastecimento dos 30 municípios que são atendidos pelo sistema adutor Monsenhor Expedito, região Agreste do Estado. A primeira parada foi registrada por volta de meio dia, próximo ao município de Monte Alegre (RN).

A retomada do fornecimento elétrico apresentou oscilações, afetando o bombeamento inicial da água e causando uma variação de vazão. Esse processo causou um golpe na tubulação, provocando um vazamento. A Caern deve concluir o serviço no final da tarde desta sexta-feira (22), pois o vazamento ocorreu na tubulação que passa sob uma ponte construída sobre o Rio Trairi, tornando a execução do trabalho mais difícil.

Às 17h foi registrada outra interrupção no fornecimento de energia, desta vez na Estação de Bombeamento localizada no município de Boa Saúde, a EB-3. A previsão da Cosern é que a energia seja religada por volta das 22h, porém o sistema só poderá ser religado após a conclusão do serviço em Monte Alegre, que está previsto para às 18h desta sexta (22).

O abastecimento deverá ser totalmente normalizado na manhã de domingo (24), quando a rede estará completamente pressurizada. Confira a lista dos municípios afetados com a parada:

Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde, Serrinha, São José de Campestre, Lagoa D’Anta, Passa e Fica, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, Tangará, Santa Cruz, Bom Jesus, São Pedro do Potengi, Ielmo Marinho, São Paulo do Potengi, Santa Maria, Lagoa de Velhos, Barcelona, Rui Barbosa, São Tomé, Sítio Novo, Lajes Pintada, Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Japi, Campo Redondo, Monte Alegre e Jaçanã.

Nota de pesar da Prefeitura de Jardim de Angicos/RN.


quinta-feira, maio 21, 2020

Cloroquina aqui não, diz Fátima Bezerra.

Da governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra em entrevista a Rádio CNN sobre o uso da cloroquina no Estado para pacientes com Covid-19:

“Com relação à questão da cloroquina aqui não muda. Isso é um assunto que tem que ser tratado do ponto de vista da ótima médica. Portanto, a posição que se tem, em sintonia a ciência, de que não há evidências seguras de que o uso indiscriminado da cloroquina seja aconselhável, portanto nós temos aqui esse posicionamento, repito, corroborado aqui pelo nosso comitê científico em diálogo, inclusive aqui também, com o conselho regional de medicina”.

Reflexo da pandemia Pedidos de seguro-desemprego sobem 76,2% na primeira quinzena de maio.

O s pedidos de seguro-desemprego de trabalhadores com carteira assinada subiram 76,2% na primeira quinzena de maio em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (21) pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia e considera tanto os atendimentos presenciais – nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Superintendências Regionais do Trabalho – e os requerimentos virtuais. Foram 218 mil pedidos a mais do o número registrado no mesmo período de 2019.

Na primeira metade do mês, 504.313 benefícios de seguro-desemprego foram requeridos, contra 286.272 pedidos registrados no mesmo período do ano passado. Ao todo, 77,5% dos benefícios foram pedidos pela internet no mês passado, contra apenas 1,7% no mesmo período de 2019.

Brasil registra 1.188 mortes em 24 horas; total passa de 20 mil.

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (21) que o país chegou a 310.087 casos confirmados e 20.047 mortes pelo novo coronavírus. Na quarta (20), eram 18.859 óbitos e 291.579 casos confirmados.

Em 24 horas, foram anunciadas mais 1.188 mortes, de acordo com a pasta. Foram 18.508 casos incluídos no balanço em um dia.

Bolsonaro obtém apoio de governadores para impedir reajuste salarial de servidores.

Em uma reunião marcada pelo tom conciliador, o presidente Jair Bolsonaro recebeu apoio de governadores para vetar, no projeto de socorro a estados e municípios, o trecho que autoriza reajustes para servidores públicos. A medida de ajuste foi incluída no texto original sugerido pelo governo, mas desidratada no Congresso. Bolsonaro afirmou que sancionará a lei, com o veto, o mais breve possível. Com isso, o funcionalismo de União, estados e municípios terão os salários congelados até 2021. Bolsonaro afirmou que o congelamento de salários é o remédio menos amargo.

A fala do presidente foi apoiada pelos gestores locais, que participaram por videoconferência. Todos os 27 administradores estavam presentes.

Em nome da maioria, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse que os gestores apoiam o veto à possibilidade de aumento para servidores.

— A maioria dos governadores entende importante vetar esse aumento para os servidores. Nós todos também estamos dando uma cota de sacrifício. É um momento ímpar da história do nosso país — disse ele.

Tibau será o segundo município do RN a decretar lockdown.

A Prefeitura de Tibau (RN) deve publicar nos próximos dias um decreto que prevê o lockdown como medida de conter a disseminação do Covid-19. O decreto deverá ser validado a partir do próximo dia 29 de maio. Porém, o prefeito Josinaldo Marcos de Souza ainda vai dialogar com os comerciantes para informar da decisão. Tibau possui 13 casos suspeitos, 12 confirmados e nenhum óbito. Será o segundo município do RN a decretar ‘lockdown’. O primeiro foi Itaú (RN). Que também fica no Oeste do Estado.

Casa Durval Paiva e parceiros lançam campanha “Generosidade gera gratidão”.

A Casa Durval Paiva firmou parceria com os fotógrafos Humberto Lopes, Canindé Soares e a Inove Decora para o lançamento da campanha "Generosidade gera Gratidão". Qualquer pessoa pode fazer parte dessa corrente do bem: ao doar a cota de R$ 390, é possível escolher e levar para casa uma das 12 telas doadas pelos artistas.

Devido à pandemia do novo coronavírus, foi necessário juntar esforços para incentivar a doação e assim retribuir com arte toda a solidariedade que a instituição recebe.

A Casa Durval Paiva é referência há 25 anos na luta contra o câncer infanto juvenil no Rio Grande do Norte.

Para saber mais, acesse o site. Pedidos pelo (84) 4006-1600.

A Prefeitura de João Câmara/RN, não para no combate ao covid 19.


Hoje a Secretaria Municipal de saúde do município de JOÃO CAMARA/RN, realizou mais uma importante ação contra o covid19, realizando a distribuição de máscaras para a população do bairro da COHAB.

Lembre-se: higienize as mãos sempre que necessário com água e sabão ou álcool em gel.⁣ É importante ressaltar também que o uso de máscara agora é obrigatório em todo território nacional ao sair de casa, além de se proteger, você está protegendo o próximo. ⁣ 

Alguns registros.




#TodosContraOcoronaVirus
#UsarMascaraJc
#DefesaCivil
#AgentesDeEndemias
#vigilânciaSanitara

No Twitter, Fátima elogia reunião com Bolsonaro.


Cosern lança portal para negociação de dívidas.

A Cosern lançou nesta quinta-feira (21) um portal de negociação para pagamentos e parcelamento de débitos para clientes residenciais com mais de duas contas de energia em aberto. O portal é mais uma iniciativa da distribuidora para minimizar o impacto econômico provocado pela pandemia da Covid-19 no orçamento doméstico dos potiguares.

Batizado de “Fique em Dia Cosern”, o portal de negociação on line está disponível no site e vai ficar no ar por tempo limitado. O cliente tem acesso a uma série de vantagens no pagamento de faturas em aberto, tais como quitação à vista, pagamento integral no débito com o cartão virtual Caixa Elo (Auxílio Emergencial) ou parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito (nesses dois últimos casos por meio da Flexpag). Na negociação, são aceitos os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex.

Para Gilmar Mikeias, Gerente de Recuperação da Receita da Cosern, o portal de negociação online é mais uma ferramenta digital planejada pela concessionária para estar ao lado dos clientes nesse momento delicado da economia.
“Trabalhamos de forma rápida para disponibilizar essa solução digital como forma de minimizar o impacto econômico provocado pela pandemia no orçamento doméstico”, explica Gilmar. “Com o portal, o processo de negociação ficou acessível e seguro, pois nele o cliente pode negociar seus débitos de casa, a um clique de mouse, como exige esse período de isolamento social”, finaliza.

Para utilizar os serviços do portal “Fique em Dia Cosern” e ter acesso às opções de negociação, é necessário realizar um cadastro informando o CPF e a conta contrato do cliente. Depois desse primeiro passo, é possível visualizar o débito e as condições especiais de pagamento disponíveis planejadas pelas Cosern.

O portal de negociação online da Cosern está integrado ao processo de transformação digital pelo qual a distribuidora vem passando. Desde o dia 20 de março, a Cosern disponibiliza atendimento digital também por meio do WhatsApp (084-3215-6001). No novo canal, é possível ter acesso a mais de 50 serviços oferecidos pela Cosern de forma prática e segura.a

Jardim de Angicos/RN: A prefeita Suely Fonseca lançou a pré-candidatura do seu sobrinho a prefeito durante a entrevista que concedeu ao programa Café com o Messias na FM 101.


Prefeita Suely Fonseca.
Na manhã desta quinta-feira (21) o programa líder de audiência da 101 FM na cidade de João Câmara/RN, Café com o Messias, com o radialista Messias Araújo entrevistou a prefeita do município de Jardim de Angicos/RN, Suely Fonseca, o bate papo foi agradável e teve a participação do deputado estadual, Hermano Morais, por celular e de moradores do município de Jardim que realizaram perguntas pelo o aplicativo de mensagem whatsapp. 

Durante a entrevista a prefeita mostrou bom humor, respeito, coerência, ética, compromisso com o município o qual está na administração por mais de 7 anos, com a população e seus ex-aliados que hoje são seus adversários políticos.

Messias, perguntou como foi pegar o município na situação ruim que se encontrava e transformar no município em destaque na região, outros pontos abordado foi o porque a UBS de Nova Descoberta ainda não abriu ainda, sobre as estradas do município e sobre o rompimento dos seus vereadores com a mesma. 

Suely relatou os problemas que teve e que ainda tem pra organizar Jardim, não é fácil pegar um município com tudo errado e organizar, também falou que aguarda a COSERN ligar a energia da UBS pra fazer a entrega ao comunidade, sobre a estrada ela garantiu que no máximo 20 dias os serviços se inciaram, que não iniciou ainda por causa das chuvas na região, sobre o rompimento com os vereadores mostrou gratidão pelo o apoio durante os mais de 7 anos na sua administração, mostrou respeito e ética na decisão politica dos vereadores em na seguirem seus aliados.  

Por fim a prefeita mais bem avaliada pela população de Jardim e região do mato grande e a imprensa regional e estadual, lançou a pré candidatura do seu sobrinho a prefeito de Jardim de Angico, Siderley Wendell Fonseca Bezerra, que tem 23 anos, irá fazer 24 anos agora em Junho, universitário cursando dois cursos ao mesmo tempo, sendo de Educação Física na UNP e Administração pela FACEN, o pré candidato a prefeito já ocupou o cargo de secretário do município nas seguintes secretarias municipais, em 2017 secretaria e educação, cultura e do esporte, em 2018 e 2019 a secretaria de planejamento e administração. Via Eurípides Dias.

O Covid-19 já chegou em 128 municípios potiguares.

Só pra reforçar o que já publicamos mais cedo e para você ficar em casa:

O Rio Grande do Norte registra 264 novos casos de Coronavírus, em um total de 4.060, com mais de 12 mil suspeitos, 9.117 descartados e 178 mortes; 08 óbitos confirmados nas últimas 24 horas. Há registro de confirmações da doença em 128 municípios potiguares.

Governo do RN destina 100 mil máscaras às filas da Caixa Econômica Federal.

O Governo do Estado, através do programa RN+Protegido, firmou uma parceria para distribuir 100 mil máscaras nas filas de agências da Caixa Econômica Federal em todo o Rio Grande do Norte. Um termo de compromisso foi assinado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e pelo superintendente regional da Caixa, Fares Haum Júnior, na tarde de ontem quarta-feira (20). O principal público alvo da ação é a população beneficiária do auxílio emergencial que necessita ir às agências em datas pré-estabelecidas pelo Governo Federal para fazer o saque.

O superintendente regional da Caixa, Fares Haum, explicou que os itens de proteção serão entregues em todas as agências do RN e agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa. "Não pouparemos esforços para que as pessoas mais carentes sejam atendidas com as máscaras e, com isso, a Caixa também vai contribuir com o Governo para a redução dos casos de coronavírus aqui no estado", declarou. Segundo Fares, a instituição possui 44 agências no estado. Cada uma delas ficará responsável pela distribuição aos clientes.

Desde o início da semana, a Caixa Econômica Federal vem liberando conforme calendários o saque da segunda parcela para os beneficiários do Bolsa Família e da primeira parcela do auxílio para 8,3 milhões de pessoas que na semana passada ainda aguardavam análise da Dataprev. Já os 50 milhões de brasileiros que tiveram o benefício autorizado anteriormente começaram a receber a segunda parcela hoje (20) nas contas poupanças digitais e só poderão sacar em espécie a partir do dia 30 de maio. O objetivo é dividir a presença dos dois públicos e reduzir as filas nas agências.

Em reunião com governadores, Bolsonaro diz que deve sancionar ajuda financeira aos estados ainda nesta quinta (21).

O presidente Jair Bolsonaro participou de uma videoconferência nesta quinta-feira (21) com governadores para trata do enfrentamento da crise do coronavírus. Na abertura do encontro, ele afirmou que deve sancionar nesta quinta o projeto de auxílio financeiro a estados e municípios.

Ao lado do presidente, no Palácio do Planalto, estavam os presidente de Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Os dois reforçaram a importância da ajuda aos estados e pediram união entre o governo federal e os estaduais no combate ao coronavírus.
A reunião ocorreu em clima de harmonia entre os participantes, depois de atritos nos últimos dias. Desde o início da crise, Bolsonaro critica governadores por causa das medidas de isolamento tomadas para evitar o alastramento no vírus.

Nesta quinta, ele pediu consenso em torno da manutenção dos vetos dele ao projeto de auxílio financeiro aos estados.

De acordo com o projeto aprovado pelo Congresso Nacional, o Rio Grande do Norte será beneficiado com aproximadamente R$ 946 milhões, em quatro parcelas mensais. Desse valor, R$ 597 milhões serão encaminhados para o Governo do Estado e R$ 349 milhões serão rateados entre os 167 municípios.

“É urgente a sanção do presidente ao auxílio emergencial aos estados”, disse Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.

Bolsonaro disse ainda que o governo defende congelamento de salários de servidores até o ano que vem.

"O mais importante: se possível sair uma proposta aqui por unanimidade de nós, ao vetarmos quatro dispositivos, um que é de extrema importância, que esse veto venha a ser mantido por parte do parlamento. Porque é assim que vamos construir nossa política, nos entendendo cada vez mais", disse Bolsonaro.

Às vésperas do Dia de Santa Rita, maior imagem católica do mundo recebe máscara simbolizando combate ao Coronavírus em Santa Cruz/RN.

A maior imagem católica do mundo, do Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN, recebeu simbolicamente uma máscara para conscientizar ainda mais a população da importância da utilização do equipamento de proteção individual.

A ação é da Prefeitura de Santa Cruz e visa intensificar a utilização das máscaras por parte da população para que minimize a chance de contágio do Coronavírus no município.

A colocação da máscara acontece na véspera do Dia de Santa Rita de Cássia, dia 22 de maio, dia em que Santa Cruz acolhe cerca de 100 mil pessoas que participam da procissão da padroeira, um dos momentos de fé de maior repercussão no estado.

Com a pandemia de Coronavírus, a festa de Santa Rita aconteceu de forma online organizada pela Paróquia de Santa Rita de Cássia.

A Prefeitura de Santa Cruz reitera a importância do isolamento social, pois com menor aglomeração de pessoas a circulação do vírus é contida. Se for necessário sair de casa, use máscara e higienize as mãos para proteção de todos.

Trump diz que ‘incompetência da China’ causou ‘massacre’ no mundo.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a culpar a China pela pandemia de Covid-19. Ontem quarta-feira (20), em sua conta no twitter, o líder norte-americano afirmou que “foi a incompetência da China, e nada mais, que causou esse massacre em todo o mundo”.

O republicano e membros de seu governo vêm elevando o tom contra o país asiático quando o assunto é o novo coronavírus. Analistas já temem que as tensões transbordem com firmeza para a seara comercial, apesar do acordo tarifário assinado entre as partes no início do ano.

Na terça-feira (19), o assessor de Comércio da Casa Branca, Peter Navarro, afirmou em entrevista à rede CNN que a China “basicamente desencadeou a pandemia pelo mundo”.

Advogado que pediu impeachment de Fátima já foi candidato e teve contas reprovadas.

O advogado Rilyonaldo Marques, que ingressou no início da semana com um pedido de impeachment na Assembleia Legislativa contra a governadora Fátima Bezerra, foi candidato a deputado federal nas eleições de 2014 e teve a prestação de contas reprovada pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Rilyonaldo foi candidato pelo PTC e obteve 294 votos. No julgamento da prestação de contas, os juízes da Corte concluíram que o então candidato cometeu irregularidade ao não apresentar extratos bancários referentes a todo o período da campanha.

“Verifica-se que o candidato não juntou os extratos bancários abrangente de todo o período da campanha eleitoral, limitando-se a juntar apenas uma folha de extrato, a qual não reflete a totalidade da movimentação financeira do candidato, faltando, inclusive, o registro do depósito bancário no valor de R$ 400,00”, escreveu na época o juiz Sérgio Maia, que era relator do caso.

Segundo o juiz-relator, o caso tem jurisprudência no TRE. No processo, o magistrado resgatou uma decisão de 2014 do tribunal que concluiu que “a juntada de extratos bancários incompletos, que não compreendem todo o período da campanha, ou sem valor igual, equivalem a sua não apresentação, impedindo a aferição da movimentação financeira da campanha”.

Sem apresentação de recurso, o caso foi aprovado.
A reprovação das contas não impediu o advogado de ser candidato na eleição seguinte. Em 2016, novamente pelo PTC, ele foi candidato a vereador no município de São José de Mipibu, na Grande Natal, e obteve só 23 votos. A prestação de contas foi aprovada com ressalvas pela juíza Miriam Jácome de Carvalho Simões. Não houve recurso, e o processo foi arquivado.

Codiv-19: são178 óbitos no RN e 08 confirmados nas últimas 24 horas.

Na coletiva de hoje quinta-feira(21), a Secretaria de Estado e Saúde Pública divulgou mais um boletim epidemiológico com os números do coronavírus no Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte registra 264 novos casos de Coronavírus, em um total de 4.060, com mais de 12 mil suspeitos, 9.117 descartados e 178 mortes. Nas últimas 24 horas, 08 óbitos confirmados. Sob investigação estão 40 mortes.

A taxa de isolamento, de acordo com levantamento feito nessa quarta-feira(20) é de apenas 40% – distante dos 60% – números considerados ideias para a diminuição de casos.

CBF planeja retomada das atividades do futebol brasileiro para o fim de junho.

O futebol brasileiro começou a ensaiar uma retomada que, dependendo da curva de casos de coronavírus, poderia ocorrer no fim de junho, comentou o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman. O dirigente destacou que o Campeonato Brasileiro pode ter todos os jogos com portões fechados e ser concluído apenas no começo de 2021. Segundo ele, a volta da liga da Alemanha, no fim de semana, deu esperança ao futebol mundial e mostrou uma perspectiva animadora.

“Parar foi necessário e voltar é possível. Esse é o grande aprendizado com o retorno do Alemão… a Alemanha é uma ótima sinalização”, disse Feldman à Reuters. O Campeonato Alemão foi o primeiro das grandes ligas do mundo a retomar suas atividades, mas com uma série de protocolos e restrições, como jogos com portões fechados, medidas de distanciamento social e testes de atletas e profissionais envolvidos.

O protocolo final de saúde da CBF, que será recomendado aos clubes, está em fase de conclusão, mas incluirá, segundo o próprio Feldman, medidas como testes permanentes para a covid-19, distanciamento social, medidas de higiene, transporte em veículos particulares dos atletas e partidas com portões fechados. “Aglomerações mesmo só com vacina e controle absoluto”, afirmou Feldman.

O Campeonato Brasileiro deveria ter começado este mês não fosse a pandemia. Agora, a perspectiva é que o futebol nacional seja retomado entre o fim de junho e o início de julho. “Maio é o período mais dramático da doença e vamos ver as portas que vão se abrir em junho… o aprofundamento da crise, agora, significa que logo em seguida deve vir o abrandamento”, disse.

Ontem terça-feira (19), dirigentes de clubes de futebol, incluindo presidentes de Flamengo e Vasco, se reuniram em Brasília com o presidente Jair Bolsonaro para conversar sobre a situação do futebol brasileiro. Bolsonaro posou para fotos, uma delas com a camisa do Flamengo. O futebol brasileiro está parado desde março.

Porto Alegre libera shoppings, bares, academias e igrejas.

Um decreto publicado na noite de ontem pela prefeitura de Porto Alegre liberou o funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais e outros serviços, mesmo em meio à pandemia da Covid-19.

Poderão reabrir, segundo a nova determinação, shoppings, bares, restaurantes, academias e igrejas — desde que sigam protocolos de higiene e mantenham restrições em relação ao número de pessoas que podem frequentar os locais ao mesmo tempo.

A flexibilização das regras da quarentena entrou em vigor nesta quarta-feira, mas a maioria dos shoppings permaneceu fechada. Eles devem voltar a funcionar em 15 dias.

Menos da metade das declarações de imposto de renda foram entregues, aponta Receita.

Em quase três meses de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, menos da metade dos contribuintes acertou as contas com o Leão. Até as 11h de hoje (20), 14.786.867 de pessoas haviam enviado o documento à Receita Federal.

O total enviado equivale a 46,2% dos 32 milhões de declarações esperadas para este ano. O prazo de entrega começou em 2 de março e vai até as 23h59min59s de 30 de junho. Inicialmente, o prazo acabaria no fim de abril, mas a data foi prorrogada por dois meses por causa da pandemia de coronavírus.

Quem declara no início do prazo tem prioridade para receber a restituição, caso não a preencha com erros e omissões. Pessoas com mais de 60 anos, com moléstias graves ou deficiência física, também recebem a restituição primeiro.

A prefeita Suely Fonseca é a entrevistada no programa #CafeComMessias de hoje.

Hoje quinta feira 21 de maio às 9h, a prefeita Suely Fonseca da cidade de Jardim de Angicos/RN é a entrevistada no programa #CafeComMessias. 

Fiquem ligados e sintonizados na 101 FM.

quarta-feira, maio 20, 2020

Ministério da Educação adia o Enem 2020.

O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais“, diz nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O cronograma inicial previa a aplicação do Enem 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital, fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. mais de 3,5 milhões de candidatos se inscraveram para o exame.

Para definir a nova data, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.

Mais cedo, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, mencionou um possível adiamento do Enem, pelas redes sociais. Em sua conta no Twitter, ele informou que a decisão ocorre “diante dos recentes acontecimentos no Congresso” e após conversas com líderes do centrão.

A Câmara dos Deputados está pautada para votar hoje requerimento de urgência para a votação do projeto de lei (PL) 2623/2020, que adia o Enem enquanto durarem as medidas sanitárias emergenciais decorrentes da pandemia do novo coronavírus, mas com o adiamento anunciado pelo próprio MEC, há a possibilidade de a pauta ser derrubada.

Sine retoma atendimento em Centrais do Cidadão com agendamento prévio.

O Governo do Estado autorizou, em caráter excepcional, a reabertura das Centrais do Cidadão localizadas nos municípios de Apodi, Assú, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz e Pau dos Ferros, exclusivamente para as atividades do Sistema Nacional de Emprego (SINE). A Subsecretaria do Trabalho, órgão da Sethas e responsável pelo SINE-RN, também ampliou o número de telefones para agendamento de quem quer dar entrada no seguro-desemprego presencialmente na unidade matriz de Candelária, em Natal, e o seu horário de funcionamento.

Inmet prevê chuvas de até 50 mm para Natal/RN até nesta quinta (21).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um novo aviso de chuvas intensas com grau de severidade “Perigo Potencial” para 41 cidades do RN. O aviso é válido até às 10h da manhã desta quinta-feira (21).
 
Estão previstas chuvas entre 20 a 30 milímetro por hora ou até 50 mm por dia. Ainda segundo o Inmet, existe baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com áreas de risco.

Especialistas recomendam restringir venda de álcool durante pandemia.

U m levantamento realizado por um grupo internacional de pesquisadores mostra que situações de pandemia podem desencadear um aumento nos índices de alcoolismo. Ainda que, no curto prazo, a diminuição da renda ou as restrições na venda possam contribuir para uma redução no consumo de álcool, no médio e longo prazo o estresse causado por eventos como esse pode gerar um aumento do uso de bebidas alcoólicas. No Brasil, exceto pelo fechamento de bares, não há políticas de restrição de vendas durante a pandemia, o que pode tornar o quadro ainda mais preocupante.

O estudo foi publicado na revista Alcohol and Drug Review por pesquisadores do Brasil, Canadá, Estados Unidos e África do Sul, e de órgãos como a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O grupo de autores esteve reunido em uma das maiores conferências mundiais de políticas públicas sobre álcool, em março, pouco antes de vários aeroportos da Europa fecharem por conta da pandemia.

“Foi quando começamos a discutir a necessidade de prever a tendência de consumo de álcool durante o surto do novo coronavírus”, diz Zila Sanchez, professora da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), apoiada pela FAPESP e coautora do artigo.

“À medida que o novo coronavírus espalhou-se, os países foram lançando políticas de combate à doença. Ficou claro que seria interessante mostrar como estavam agindo de maneira diferente à venda de álcool durante a pandemia. É sabido que a regulamentação da comercialização é o que mais influencia o consumo de bebidas alcoólicas pelas populações”, explica a pesquisadora.