sexta-feira, agosto 19, 2022

Pesquisa: Fátima venceria com facilidade Styvenson e Fábio num eventual segundo turno.

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Item publicada nesta sexta feira (19), se a eleição fosse hoje Fátima Bezerra venceria no segundo turno Fábio Dantas e Styvenson Valentim com facilidade:

Contra Styvenson:

Fátima Bezerra – 42,5%

Styvenson – 28,5%.

Contra Fábio:

Fátima Bezerra – 43,5%

Fábio Dantas – 26%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto em 12 microrregiões do Rio Grande do Norte e entrevistou 1.600 pessoas. A margem de erro possível é de 2,45% e a margem de confiabilidade é de 95%.

A pesquisa está registrada sob os números RN-06634/2022 e BR-09298/2022.

Pesquisa: Carlos 25%, Rogério 22% e Rafael 16%.

Nova pesquisa no mercado divulgada pelo Instituto Item mostra os seguintes números para o Senado:

Estimulada:

Carlos Eduardo Alves – 23,5%

Rogério Marinho – 22%.

Rafael Motta – 16%

Espontânea:

Rogério Marinho – 15%.

Carlos Eduardo Alves – 14,5%

Rafael Motta – 10,5%.

Estes são os Candidatos mais votados para o Senado. Todos os outros estão abaixo de 1,5%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto em 12 microrregiões do Rio Grande do Norte e entrevistou 1.600 pessoas. A margem de erro possível é de 2,45% e a margem de confiabilidade é de 95%.

Pesquisa: Fátima 40%, Styvenson 17,5% e Fábio 17%.

Nova pesquisa no mercado divulgada pelo Instituto Item mostra os seguintes números para o Governo:

Estimulada:

Fátima Bezerra – 40%

Styvenson – 17,5%

Fábio Dantas – 17%

Clorisa Linhares – 2,5%

Rodrigo Vieira – 1,0%

Daniel Morais – 1,0%

Rosália Fernandes 0,5%

Antônio Bento – 0,5%

Nazareno Neris – 0,0%

Espontânea:

Fátima Bezerra – 31%

Styvenson – 10,5%

Fábio Dantas – 10%

Clorisa Linhares – 1,5%

Daniel Morais – 0,5%

Rodrigo Vieira – 0,5%

Rogério Marinho – 0,5%

Rosália Fernandes – 0,5%

Outros nomes citados – 1,0%

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto em 12 microrregiões do Rio Grande do Norte e entrevistou 1.600 pessoas. A margem de erro possível é de 2,45% e a margem de confiabilidade é de 95%.

A pesquisa está registrada sob os números RN-06634/2022 e BR-09298/2022.

Copa do Brasil: Corinthians e Flamengo decidirão semifinais em casa.

Após sorteio na sede da CBF, no Rio de Janeiro, foram definidos os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil, que já começam na próxima quarta-feira (24).  O São Paulo receberá o Flamengo no jogo de ida no Estádio do Morumbi, na capital paulista; e o Fluminense enfrentará o Corinthians no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os jogos da volta, que definirão os finalistas, ocorrerão no dia 14 de setembro, com Flamengo e Corinthians decidindo as vagas em casa. A CBF ainda definirá futuramente os horários das partidas.

Como os semifinalistas do torneio pertencem às mesmas cidades – Flu e Fla, do Rio; e Timão e Tricolor de São Paulo -  não foi permitido aos clubes rivais serem mandantes dos jogos no mesmo dia. A CBF optou por um sorteio de forma casada, com mandos de campo invertidos. A cerimônia contou com a participação de Carlos Alberto Parreira, técnico campeão do mundo com a seleção (1994) e que comandou o Corinthians na conquista do título da Copa do Brasil de 2002.

No sorteio com números de 1 a 10, se a bola sorteada fosse par, Corinthians e Flamengo fariam o jogo decisivo da volta em casa. No caso de ímpar, os mandantes da volta seriam Fluminense e São Paulo. A bola sorteada por Parreira foi a de número 4.

Os clubes que avançarem à final receberão R$ 25 milhões de premiação da CBF. Já quem se sagrar campeão do torneio receberá R$ 60 milhões.

RN registra 1 óbito por Covid-19 nas últimas 24h; novos casos são 123.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (19). São 550.454 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 123 novos casos e 1 óbito (Natal).

Óbitos confirmados para Covid-19: 8.430. Em investigação são 1.115. Recuperados são 540.209. Casos suspeitos somam 675 e descartados são 1.037.855. Estimativa de casos em acompanhamento: 1.815.

Eleições 2022: treinamento de mesários é prioritariamente a distância.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu tornar prioritariamente a distância o treinamento dos mesários convocados para trabalhar nas Eleições 2022, consolidando mudanças que implementadas no pleito de 2020 em razão da pandemia.

A regra agora, por exemplo, é o treinamento ocorrer preferencialmente por meio de um aplicativo de celular desenvolvido pela Justiça Eleitoral. A ferramenta, disponível para aparelhos Android e iOS, traz todas as informações necessárias, divididas em módulos de estudo.

Para utilizar o app, é preciso fazer um login utilizando o número do título de eleitor.  “Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades”, informou o TSE.

Na eleição deste ano, a Justiça Eleitoral convocou um contingente de mais de 2 milhões de pessoas para trabalhar nas mesas de votação ou no apoio logístico. A orientação é que os convocados já baixem a atualização do app e comecem a utilizar a ferramenta. O prazo pra concluir o treinamento é 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

Ao final do treinamento, um certificado será emitido  em formato PDF, que virá com um QR Code para a validação do documento por meio do Canal do Mesário.

A capacitação por aplicativo foi primeiro utilizada nas eleições municipais de 2020, quando as restrições impostas pela pandemia de covid-19 aceleraram a elaboração de ferramentas de ensino a distância. Naquele ano, mais de 1 milhão de pessoas se capacitaram pelo app.

Com o sucesso da iniciativa, o ensino à distância foi tornado prioritário pdlo TSE, embora os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ainda possam realizar capacitações presenciais se julgarem necessário.

Polícia Militar apreende 65kg de drogas em prédio abandonado no Alecrim.

No início da tarde desta sexta-feira (19) a Polícia Militar, através de agentes do 5º Batalhão, apreendeu 65kg de maconha prensada em um prédio na Rua dos Canindés, no bairro do Alecrim.

De acordo com o Sargento Luiz, “Estávamos em patrulhamento, quando um cidadão de bem perguntou se poderia fazer uma denúncia, tendo em vista que ele estava incomodado, com o entra e sai em um prédio comercial, onde aparentemente parecia uma prática criminosa. Ele disse que tinha muita gente entrando com mochila e saindo com mochila, mas principalmente à noite e na madrugada e tinha um cheiro forte”, explicou.

Ainda segundo o sargento, ao chegar no local os agentes identificaram que a parte de cima do prédio [o primeiro andar] estava abandonada e a droga foi encontrada em uma das salas, onde também tinha balança de precisão. Nenhum suspeito foi preso e a droga foi encaminhada para o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (DENARC).

Seleção brasileira fará amistosos contra Gana e Tunísia em setembro.

O Brasil fará os dois últimos amistosos antes da Copa do Mundo do Catar contra as  seleções da Tunísia e Gana, também classificadas para o Mundial, nos dias 23 e 27 de setembro. Os jogos preparatórios foram anunciados nesta sexta-feira (19) pela CBF. As cidades e os horários ainda serão definidos.

O técnico Tite fará a convocação dos jogadores para os dois próximos confrontos no dia 9 de setembro. O agendamento dos amistosos contra Tunísia e Gana se tornou possível após o cancelamento da reposição do duelo Brasil x Argentina, válido pelas Eliminatórias, que ocorreria em 22 de setembro.

A seleção de Gana está no Grupo H, junto com Portugal, Uruguai e Coreia do Sul. Já a Tunísia foi sorteada para  o Grupo D, que inclui ainda França, Dinamarca e Austrália.

O Brasil estreia na Copa do Catar no dia 24 de novembro contra a Sérvia, pelo Grupo G (que tem ainda Suiça e Camarões).

Ataque em mercado da Síria deixa ao menos nove mortos.

Nove pessoas morreram, incluindo pelo menos cinco crianças, em um ataque com a um mercado na cidade de Al-Bab, no Norte da Síria, nesta sexta-feira, de acordo com equipes de emergência que trabalham em áreas controladas por rebeldes.

Os Capacetes Brancos, grupo de resgate que trabalha em partes da Síria ainda ocupadas por facções armadas da oposição, disseram que pelo menos 28 pessoas ficaram feridas.

As facções, no conflito de 11 anos na Síria, dividiram o Norte em uma colcha de retalhos de zonas de controle.

Al-Bab fica dentro das áreas da província de Aleppo controladas por rebeldes apoiados pela Turquia, mas outras partes são mantidas por tropas do governo sírio apoiadas pela Rússia.

As Forças Democráticas Sírias (FDS), apoiadas pelos Estados Unidos, lideradas por grupos curdos que abriram diálogo com o governo de Damasco, também controlam partes do Norte e Nordeste.

O chefe do centro de mídia das FDS, Farhad Shami, disse que o grupo não tem nada a ver com o ataque de hoje.

Ativistas em Al-Bab planejavam um protesto após as orações muçulmanas, contra os comentários da Turquia pedindo reconciliação entre o governo sírio e a oposição.

Em comunicado distribuído à imprensa após o ataque de hoje, os ativistas cancelaram a manifestação por temores de mais violência.

Atleta potiguar faz campanha para comprar cadeira de rodas motorizada.

O nadador potiguar Leonardo Jovencio, de 18 anos, tem artrogripose – uma malformação das articulações dos bebês, que provoca a limitação de movimento e diminui a força muscular. O esporte foi o caminho encontrado para uma melhor qualidade de vida e logo vieram as competições. Hoje, a coleção tem 50 de medalhas, entre competições regionais e nacionais.

A síndrome atrofia os nervos de Leonardo com o passar dos dias, e o atleta da Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef) tem dificuldades de locomoção para curtas e longas distâncias, como explica a irmã, Rafaela Nogueira. Uma alternativa para conseguir uma melhor condição de deslocamento do atleta para treinos e competições seria a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada, mas os irmãos, moradores de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, não contam com os recursos financeiros necessários.

O valor estimado é de R$ 18 mil. Por este motivo, decidiram criar uma vaquinha on-line para a compra da cadeira de rodas motorizada (confira aqui). – A cadeira de rodas motorizada ajudará muito ele, até porque em algumas competições ele não poderá levar um acompanhante – conta Rafaela, que geralmente acompanha o irmão nas competições.

Técnico de Leonardo, Iarom Marques vê muito potencial no garoto. – Leonardo foi campeão nas Paralimpiadas Escolares. No último Brasileiro, conseguiu uma medalha de ouro e outra de prata. Esse ano já participou duas vezes do camping da seleção brasileira em São Paulo – destacou. A próxima competição que Leonardo vai participar será no dia 8 de setembro.

RN chega a 14 casos confirmados de varíola dos macacos, aponta Sesap.

O Rio Grande do Norte chegou a 14 casos confirmados de varíola dos macacos, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) nesta sexta-feira (19). São 14 casos confirmados em pessoas do sexo masculino, sendo 9 em Natal, 4 em Parnamirim e 1 em Mossoró.

São sete confirmações de pessoas entre 40 e 49 anos; 4 de pessoas entre 30 e 39 anos; e 1 confirmação, cada, para pessoas entre 10 a 19 anos; 20 a 29 anos; e 50 a 59 anos. Desde a chegada da doença no Estado, já foram 59 notificações suspeitas, sendo 23 casos descartados.

Segundo a Sesap, muitos ainda estão aguardando o resultado do exame, que é feito pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Portanto, os números podem aumentar nos próximos dias.

Varíola do macaco ‘está mais perto do que você imagina’, diz homem com a doença internado em SP.

Um advogado brasileiro viralizou nas redes sociais após contar detalhes de como estão sendo os dias dele, que foi infectado com a varíola do macaco. João Pinheiro, de 31 anos, foi internado na segunda-feira (17), em São Paulo, para controle da dor. Desde então, tem se dedicado a levar informações a pessoas que muitas vezes desconhecem a doença.

Foi no fim de uma viagem à Europa que ele começou a sentir os primeiros sintomas do que descobriria alguns dias depois ser a infecção pelo vírus monkeypox, que causa um surto global com mais de 40 mil casos. O cansaço e o que achava ser uma afta no lábio foram as primeiras manifestações da infecção.

Ele estava em Malta, no dia 5 de agosto, e ainda passaria um fim de semana em Paris. O cansaço persistiu, mas não interrompeu a programação na capital francesa, conta em entrevista ao R7. “Cheguei a Paris muito cansado no dia seguinte, também achei que o cansaço fosse por causa do calor e da viagem, que já estava no final. A afta começou a doer muito, [a ponto] de atrapalhar meu bem-estar para comer. Não era uma dor que precisasse de analgesia, mas incomodava.”

João, que é bissexual, chegou a comentar com os pais que poderia ser monkeypox, mas tentou se convencer do contrário. “Àquela altura, eu achava que era algo talvez sexualmente transmissível. Eu me envolvi só com uma pessoa na viagem, essa pessoa não tem nada. Pensei que não deveria ser nada.”

No surto atual, a transmissão tem sido relatada, principalmente, por contato sexual, mas pode ocorrer por qualquer contato de pele com um indivíduo que tenha lesões ativas ou até por roupas e lençóis, por exemplo. A suspeita dele começou a ficar mais forte quando retornava ao Brasil. Sentiu-se febril e com outro sintoma comum da varíola do macaco: inchaço de linfonodos, que podem ser no pescoço, atrás da orelha, embaixo dos braços ou na virilha.

“No dia em que eu estava pegando o voo para cá, senti que os gânglios no meu pescoço estavam muito doloridos, a ponto de eu não conseguir virar direito o pescoço. A afta parou de doer, só que estava com um aspecto meio emborrachado.”

Ele procurou um hospital em São Paulo e fez o exame na rede privada — planos de saúde ainda não cobrem o teste. O resultado positivo saiu no dia seguinte.

“No dia em que saiu o resultado, tinha saído um ferida no dedo, tinha essa da boca, uma no pulso e outra na perna. Pensei que seria uma coisa mais branda. No dia seguinte, essa ferida da boca começou a ficar muito grande, perdeu o aspecto de afta e ficou com aspecto de feridona mesmo e doendo muito. Uma dor que só ia aumentando.”

Aliados: com crescimento 'lento', Bolsonaro pode perder no 1º turno.

A equipe de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, buscou desqualificar publicamente a pesquisa Datafolha divulgada ontem quinta-feira (18). Aliados do presidente, porém, avaliaram ao blog que Bolsonaro reage "muito lentamente" nas pesquisas e corre o risco de perder já no primeiro turno se mantiver esse ritmo "lento" de crescimento.

O levantamento mostrou que Lula tem 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 32%. Pela pesquisa, existe a possibilidade de vitória de Lula ainda no primeiro turno. Isso porque o petista tem, segundo o levantamento, 51% dos votos válidos.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada em julho, Lula aparecia com os mesmos 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparecia com 29%. E no levantamento anterior, divulgado em junho, Lula também tinha 47%, e Bolsonaro, 28%. 

Para aliados de Bolsonaro, o presidente precisa reagir "mais rapidamente" se quiser evitar uma vitória de Lula já no primeiro turno. Ou seja, para interlocutores do presidente, o desafio de Bolsonaro agora é garantir que haja segundo turno.

Bolsonaro até tem subido nas pesquisas, mas em ritmo insuficiente para se aproximar de Lula. A equipe do atual presidente da República calculava que haveria empate em junho, depois passou a previsão para julho, depois para agosto e, até agora, isso não aconteceu. A diferença, mostrou o Datafolha, ainda que tenha diminuído nos últimos meses, ainda é de 15 pontos percentuais.

Série B: Vasco perde para CSA e desperdiça chance de virar vice-líder.

O Vasco perdeu de 2 a 0 para o CSA, na noite de quinta-feira (18) no estádio Rei Pelé, em Maceió, e desperdiçou a oportunidade de assumir a vice-liderança da Série B do Campeonato Brasileiro.

Agora, o Vasco retorna a campo no dia 28 de agosto, quando mede forças com o Bahia em Salvador. Um dia antes o CSA visita o Operário.

Lula promete criação de ministérios para indígenas e pequenas empresas.

Candidato à Presidência da República pelo PT, Lula esteve na noite de ontem (18) em Belo Horizonte em comício de campanha. Em seu discurso, defendeu a criação dos ministérios da Igualdade Racial, da Pequena Empresa, além de um ministério para os povos indígenas. Ele ainda afirmou que o ministro dessa pasta será um indígena.

“A gente vai dizer para os indígenas, não vai mais ter garimpo ilegal na terra de vocês. Se preparem, indígenas do Brasil, porque eu vou criar o Ministério dos Povos Originários. E um indígena, ou uma indígena, será ministro nesse país. Se preparem, porque a Funai [Fundação Nacional do Índio] não será mais dirigida por um branco dos olhos verdes. Será dirigida por uma mulher ou um homem indígena”, disse Lula.

O candidato do PT à Presidência da República também disse que pretende “reconstruir” outros ministério caos seja eleito.

“Se preparem que a gente vai reconstruir o Ministério da Igualdade Racial. A gente vai reconstruir o Ministério da Mulher, o Ministério da Pequena Empresa. Se preparem mais, porque mais coisa vai acontecer neste país”. 

O ex-presidente, que tenta voltar ao Palácio do Planalto após 12 anos, também afastou qualquer possibilidade de privatizar bancos públicos, os Correios e a Petrobras.

Simone e Simaria anunciam fim da dupla; irmãs seguirão em carreira solo.

Simone e Simaria divulgaram uma nota nesta quinta-feira (18) anunciando o fim da dupla. Leia abaixo:
 
“Em respeito aos fãs, amigos e parceiros, Simone e Simaria comunicam oficialmente que as atividades da dupla estão encerradas. As artistas seguem, a partir daqui, em carreira solo.

Reiteramos que todos os compromissos de shows já contratados até a presente data serão pontualmente cumpridos por Simone.

“Me afastarei temporariamente dos palcos para cuidar dos meus filhos e da minha condição vocal. Sigo cumprindo meus compromissos de publicidade e planejando os próximos passos da minha carreira artística. Aos nossos fãs, todo o meu carinho, amor e gratidão, vocês são o meu combustível para seguir adiante”, diz Simaria.

Simone completa: “A minha vontade de estar nos palcos é imensa e preciso fazer aquilo que amo! Seguirei cantando e levando toda a minha alegria e amor para os fãs de todo o Brasil. Em breve estarei de volta aos palcos e conto com o apoio, carinho e energia de vocês nessa minha nova trajetória

As artistas agradecem a todos pela compreensão e esclarecem que essa pausa se fez necessária para a definição dos próximos passos de suas carreiras.”

PESQUISA DATAFOLHA: Lula mantém 47%, e Bolsonaro avança para 32%.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem quinta-feira (18), encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, mostra o ex-presidente Lula com 47% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente Jair Bolsonaro, com 32%.

O petista manteve o percentual e o presidente avançou 3 pontos em relação à última pesquisa, feita na última semana de julho, que ainda tinha os nomes de André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil).

Intenção de voto estimulada

  • Lula (PT): 47%
  • Jair Bolsonaro (PL): 32%
  • Ciro Gomes (PDT): 7%
  • Simone Tebet (MDB): 2%
  • Vera (PSTU): 1%
  • Pablo Marçal (PROS): 0%
  • Roberto Jefferson (PTB): 0%
  • Felipe d’Avila (NOVO): 0%
  • Sofia Manzano (PCB): 0%
  • Léo Péricles (UP): 0%
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
  • Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%
  • Em branco/nulo/nenhum: 6%
  • Não sabe: 2%

O questionário foi registrado no TSE no dia 12, antes da retirada da candidatura de Pablo Marçal e do registro da candidatura de Eymael como Constituinte Eymael. A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Datafolha, mesmo com um quadro diferente de candidatos, a pesquisa atual pode ser comparada com as anteriores porque o percentual atingido pelos candidatos que entraram ou saíram da disputa fica entre 0 e 2%, dentro da margem de erro dos levantamentos, “e dessa forma não compromete a evolução dos resultados registrados desde maio deste ano”.

Com um a menos, São Paulo segura América-MG e avança na Copa do Brasil.

Mesmo com um homem a menos, o São Paulo segurou um empate por 2 a 2 com o América-MG, na noite de ontem quinta-feira (18) no estádio Independência, e se classificou para as semifinais da Copa do Brasil, onde terá o Flamengo como adversário. O Tricolor garantiu a vaga com a igualdade porque, na ida das quartas, venceu por 1 a 0 no Morumbi.

Antes de iniciar a disputa por uma vaga na final da Copa do Brasil com o Flamengo, o São Paulo visita o Santos no próximo domingo (21) pelo Brasileiro. No mesmo dia o América-MG visita o Athletico-PR.

Italo Ferreira vive dia de fortes emoções na etapa de Teahupo’o.

O brasileiro Italo Ferreira viveu um dia de fortes emoções na etapa de Teahupo’o (Taiti) da Liga Mundial de Surfe (WSL), pois foi eliminado da competição ao cair na repescagem, mas, por outro lado, teve a presença confirmada no WSL Finals (etapa especial na qual os títulos mundiais serão disputados entre os top-5 do ranking em setembro na Califórnia) graças à vitória de outro atleta do Brasil nesta quinta-feira (18).

O dia de disputas começou com as cinco últimas baterias masculinas da primeira fase. Mas os momentos mais marcantes da etapa vieram depois. Começou na repescagem, quando o atual líder do ranking mundial Filipe Toledo perdeu de 15,76 pontos a 14,83 para o australiano Nathan Hedge e se despediu da etapa de Teahupo’o.

Quem também deu adeus ao Taiti foi o campeão olímpico Italo Ferreira. O potiguar também parou na repescagem, mas diante de outro atleta do Brasil, Jadson André, que triunfou por 17,00 a 16,60.

Porém, Italo deixou a tristeza de lado momentos depois, quando o também brasileiro Yago Dora derrotou o norte-americano Griffin Colapinto por 14,94 a 14,63, já pelas oitavas de final, e fez o resultado que confirmou a presença do potiguar no WSL Finals.

Brasil nas quartas

Mesmo com a queda dos top 5 mundiais Italo Ferreira e Filipe Toledo em Teahupo’o, o Brasil permanece vivo na etapa do Haiti. Já pelas quartas de final, Yago Dora pegará o veterano Kelly Slater. Além disso, Caio Ibelli medirá forças com o australiano Nathan Hedge. Por fim, Miguel Pupo enfrenta o japonês Kanoa Igarashi.

Auxílio Brasil é pago hoje a beneficiários com NIS final 9.

A Caixa Econômica Federal paga hoje (19) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 9. Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda também liberou a inclusão de mais 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de pessoas atendidas pelo programa subiu para 20,2 milhões neste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta sexta (19/8).

Esta é a agenda dos 12 candidatos  à Presidência para esta sexta-feira.

Ciro Gomes (PDT): Às 10h, visita a  antiga fábrica da Cobrasma, onde hoje operam empresas que produzem produtos ferroviários em Osasco. Às 16h,Caminhada na Tijuca. Concentração: Praça Saens Peña . Às 17h30, inaugura o comitê de campanha do Ciro no Rio na Rua Conde de Bonfim, 834, no Rio de Janeiro.

Constituinte Eymael (DC):. Receberá às 11h30, na sede do Democracia Cristã, uma equipe de jornalismo do SBT para entrevista.

Felipe D’Avila (Novo): Gravação do programa eleitoral

Jair Bolsonaro (PL): Sem agenda de campanha 

Léo Péricles (UP):  Às 10h dará entrevista para o jornal Diário do ABC e às 18h participará de um debate na Universidade de São Paulo (USP).

Lula (PT): Gravação do programa eleitoral em São Paulo.

Pablo Marçal (Pros): Agenda ainda não divulgada

Roberto Jefferson (PTB): Agenda ainda não divulgada

Simone Tebet (MDB): 10h- Caminhada pela região central de Diadema (SP); às 11h15, parada na Livraria Sebo Fênix. Às 12h30, almoço no Restaurante Fonte Leone, em Santo André. Às 13h30, caminha pela região central de Santo André; 14h30, visita Fundo Social de Solidariedade.

Sofia Manzano (PCB): Às 15h30, participa de entrevista coletiva na sede do PCB no Rio de Janeiro. Às 18h30, participa de roda de conversa no espaço da ocupação Manoel Congo.

Soraya Thronicke (União): 13h - Apresentação do Plano de Governo ao governador de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Vera (PSTU): Às 16h20, participa de entrevista na Rádio Cultura (Aracaju/SE).

COVID: Brasil registra 206 óbitos e 22 mil casos nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quinta-feira (18), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 206 óbitos nas últimas 24h, totalizando 682.216 mortes;

– Foram 22.167 novos casos de coronavírus registrados, no total 34.245.374;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 173. A a média móvel de novos casos é de 17.256.

O ministério da Saúde calcula que mais de 33,1 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Gabriel Monteiro tem mandato cassado após denúncias de estupro.

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro (RJ) aprovou, na noite de ontem quinta-feira (18/8), a cassação do Vereador Gabriel Monteiro (PL). O parlamentar perdeu o cargo após diversas denúncias de estupro, exposição de crianças e crime sexual devido à divulgação de um vídeo íntimo com uma adolescente de 15 anos.

Vereadores aprovaram a cassação por 48 votos a dois. Monteiro foi acusado de quebra de decoro parlamentar, gravação e compartilhamento de vídeo sexual com menor de idade, estupro e assédio sexual contra ex-funcionários.

Band e 94 FM são escolhidas como emissoras geradoras do Horário Eleitoral no RN.

Ontem quinta-feira (18), foi realizada a audiência pública para determinar o plano de mídia do horário eleitoral gratuito para as Eleições de 2022. A reunião aconteceu no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje) e foi presidida pelo Juiz Dr. Jussier Barbalho Campos. Estiveram presentes o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Rodrigo Telles e a Promotora Eleitoral da 2ª Zona Eleitoral, Jeane Maria de Carvalho, além de representante das emissoras de rádio e TV do Estado.

Na audiência, foi definido que, para a TV, o grupo Bandeirantes (Band) será a emissora geradora e a Rede Tropical, a emissora suplente na geração das imagens. Já na rádio, a geradora da transmissão será a 96 FM, e terá como suplente, a rádio 94 FM.

A veiculação das propagandas eleitorais na TV e no rádio terão início na sexta-feira, 28 de agosto, e deverão acontecer até o dia 28 de setembro. Em caso de segundo turno, as propagandas iniciam no dia 7 de outubro e encerram no dia 28 do mesmo mês.

O horário eleitoral na TV acontecerá no turno da tarde e da noite. Já na rádio, no turno da manhã e da tarde.

Confira os dias de propagandas para cada cargo:

Candidatos a Presidência da República – Terças, quintas e sábados

Candidatos a Deputado Federal – Terças, quintas e sábados

Candidatos a Deputado Estadual – Segundas, quartas e sextas

Candidatos a Senador – Segundas, quartas e sextas

Candidatos a Governo de estado – Segundas, quartas e sextas.

Candidato a Deputado Estadual Maurício Filho 44 333 fará adesivaço nesta sexta (19) em João Câmara/RN.

 


Anatel adia em 60 dias início do 5G em Natal e mais 14 capitais.

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira, 18, mais 60 dias de prazo para a tecnologia móvel de 5ª geração (5G) começar a rodar em 15 capitais brasileiras.

A proposta de extensão foi recomendada na última sexta-feira, 12, pelo grupo da Anatel que acompanha a limpeza de faixas necessária para o 5G funcionar sem interferências nas cidades. A votação aconteceu em circuito deliberativo remoto.

Agora, essas 15 capitais precisam estar liberadas até 28 de outubro para a ativação da tecnologia. As operadoras então terão mais 30 dias, podendo ligar o sinal até 27 de novembro. Pela regra anterior, que já contava com uma prorrogação de prazos, todas as capitais deveriam receber o sinal até o fim de setembro. Mas, em razão do cronograma de entrega de equipamentos necessários para evitar interferências de sinal, o grupo recomendou a extensão do prazo.

O adiamento vale para Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.

Vereador Professor Silvano Carlos aprova Lei que cria o dia do Advogado.

Na sessão ordinária do dia (08/08) da Câmara Municipal, o Vereador Professor Silvano Carlos aprovou por unanimidade dos seus colegas vereadores presentes o projeto de Lei que cria o dia do advogado.

O Vereador Professor Silvano, ressaltou que tal lei é importante por reconhecer o grande trabalho que os advogafos exercem em nossa sociedade, sendo eles que garantem uma justiça com mais equilíbrio.
De acordo com a Lei 787/2022 sancionado pele poder executivo, o dia 11 de agosto será comemorado o dia do advogado no município de João Câmara.

OMS não recomenda 4ª dose de vacinas contra Covid para população geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou, ontem quinta-feira (18/8), as recomendações sobre o uso das vacinas contra a Covid-19. De acordo com os especialistas do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE, na sigla em inglês), não há necessidade de aplicar a quarta dose – o segundo reforço – na população geral, livre de fatores de risco.

A indicação do reforço fica restrita aos grupos com alto risco de desenvolver a forma grave da doença e morrer após infecção do coronavírus, incluindo idosos, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos, gestantes e profissionais de saúde.

Os especialistas da OMS têm feito constantes revisões de estudos sobre as vacinas e a resposta imunológica de diferentes grupos populacionais aos imunizantes.

O presidente do SAGE, Alejandro Cravioto, afirmou durante coletiva de imprensa que garantir que todos recebam a imunização primária (com as duas primeiras doses) continua sendo a prioridade.

quinta-feira, agosto 18, 2022

Única empresa a apresentar proposta, Aena leva Aeroporto de Congonhas.

A Aena arrematou o bloco mais esperado do leilão da sétima rodada do programa de concessões aeroportuárias, que incluiu entre os ativos o Aeroporto de Congonhas, localizado na zona sul da capital paulista, o segundo mais movimentado do país. A Aena já detém a concessão de seis aeroportos na Região Nordeste, entre o quais, os de Maceió e do Recife. A concessão é por 30 anos.

A empresa espanhola adquiriu todo o bloco SP-MS-PA-MG, que, além de Congonhas, inclui os aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará; e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais. O valor oferecido foi R$ 2,45 bilhões, o que significou ágio de 231,02% sobre o valor de referência estabelecido em edital.

Não houve concorrência no leilão deste bloco, pelo qual apenas a Aena fez proposta.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o programa de concessão aeroportuária do Brasil já havia repassado à iniciativa privada 77,5% do tráfego nacional entre os anos de 2011 e 2021. Com a sétima rodada, esse percentual deve atingir agora 91,6% de passageiros atendidos em aeroportos concedidos no país.

PF e Receita se unem contra comercialização de cigarros eletrônicos.

Nesta quinta-feira (18), três mandados de busca e apreensão e medidas cautelares estão sendo cumpridos pela Polícia Federal (PF) e pela Receita Federal, simultaneamente, em endereços comerciais e residenciais localizados no Recife (PE). Participam da ação 25 servidores da PF e da Receita.

As investigações começaram em abril de 2022, quando foi instaurado um inquérito policial para apurar os responsáveis pela comercialização ostensiva de cigarros eletrônicos e acessórios, tanto pela internet, quanto presencialmente, em bares e restaurantes da capital pernambucana.

“A investigação busca identificar outros envolvidos e confirmar o modus operandi dos grupos investigados, os quais adquirem os produtos proibidos no exterior (Paraguai, China etc), e comercializam por meio de vendedores ambulantes e em aplicativos de compra e venda pela internet”, detalhou a PF.

Os investigados vão responder, de acordo com sua participação e envolvimento, pelo crime de contrabando, cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.

Funcionária de loja em Natal/RN se engana e joga 8 mil reais no lixo.

A funcionária de uma loja localizada na avenida Tomaz Landim, em Natal, cometeu um enganou e jogou no lixo a sacola em que estava guardado todo o faturamento do final de semana do comércio. Aproximadamente R$ 8 mil estavam guardados no pacote.

Ao perceber o erro, a funcionária e os proprietários da loja procuraram a sacola junto ao lixo comum que se localizava na rua. Funcionários da empresa de coleta de lixo chegaram a ajudar nas buscas pelo dinheiro. Ao final, a sacola com os R$ 8 mil foi encontrada e a proprietária do loja, que pediu para não ser identificada, recuperou o faturamento do final de semana.

Irmãos morrem na BR-040 ao voltarem de velório da avó em Brasília.

Dois filhos de Marcos Raggazzi, diretor-executivo do tradicional colégio Bernoulli de Belo Horizonte (MG), morreram em um grave acidente nessa quarta-feira (17/8) quando voltavam de Brasília para a capital mineira. Milena Raggazi, 30, e o irmão Stéfano, retornavam do velório da avó quando o carro em que estavam bateu de frente em uma carreta na BR-040, altura de Três Marias (MG).

Nota enviada à comunidade do colégio Bernoulli informa que, em decorrência das perdas dos dois filhos do diretor, as unidades da Bernoulli não vão abrir as portas nesta quinta-feira (18/8). “Frente a esta tragédia, em respeito e carinho a ele e sua família, estamos decretando luto nas unidades escolares no dia de amanhã”, diz o aviso.

Ministro do TSE manda tirar do ar publicações de Damares sobre Lula.

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou na noite de ontem (17) a retirada do ar de um vídeo publicado pela ex-ministra Damares Alves em diferentes plataformas de rede social, alegando que se trata de material usado para desinformação.

De acordo com o processo, o vídeo trazia a informação falsa de que uma cartilha elaborada no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ensinava e motivava jovens a usar crack. O material foi publicado nas contas verificadas de Damares em quatro redes sociais.

O pedido para remoção do vídeo foi feito pela Brasil da Esperança, federação pela qual Lula é candidato a presidente nas Eleições 2022. De acordo com a petição inicial, o vídeo distorce uma cartilha produzida pelo governo federal destinada à prevenção do uso de drogas.

Ao analisar o material, o ministro Araújo constatou que o material tinha o objetivo contrário ao alegado no vídeo publicado por Damares, e por isso ordenou a remoção das publicações no prazo de 24 horas.

“Com efeito, verifica-se que o vídeo impugnado apresenta conteúdo produzido para desinformar, pois a mensagem transmitida está totalmente desconectada de seu contexto embrionário”, escreveu o ministro.

Ele entendeu que as publicações de Damares, feitas antes do início oficial da campanha, configuraram propaganda eleitoral antecipada negativa. Araújo acrescentou que “a edição toda descontextualizada do vídeo impugnado, com referência direta e expressa a determinado candidato, resulta, em alguma medida, repercussão ou interferência negativa no pleito, o que é objeto de preocupação da Justiça Eleitoral”.

Araújo decidiu com urgência sobre o caso, antes mesmo das manifestações do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da defesa da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Fifa vende 2,45 milhões de ingressos para Copa do Mundo no Catar.

Os organizadores da Copa do Mundo venderam 2,45 milhões de ingressos para o evento deste ano no Catar, disse a Fifa nesta quinta-feira, com mais de meio milhão deles vendidos no último período de vendas de 5 a 16 de julho.

A Fifa disse que o maior número de ingressos alocados foi para partidas da fase de grupos como Camarões x Brasil, Brasil x Sérvia, Portugal x Uruguai, Costa Rica x Alemanha e Austrália x Dinamarca.

“Os torcedores que moram no Catar, Arábia Saudita, Estados Unidos, México, Emirados Árabes Unidos, Inglaterra, Argentina, Brasil, País de Gales e Austrália lideraram o caminho e as filas digitais ao garantir o maior número de ingressos”, disse a Fifa.

A data de lançamento da próxima fase de vendas será anunciada no final de setembro, acrescentou a Fifa. As vendas de balcão também começarão em Doha após o lançamento da fase de vendas de última hora.

A Copa do Mundo começará um dia antes do previsto originalmente, com a cerimônia de abertura ocorrendo antes da seleção anfitriã enfrentar o Equador, em 20 de novembro.

Será a primeira Copa do Mundo sediada no Oriente Médio, tendo sido adiada para o final do ano, no lugar de sua ocorrência normal entre junho e julho, para evitar o forte calor do verão na região.

PF faz operação para reprimir fraudes na Receita Federal em Macaé.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (18) a Operação Criptônimo, para apurar a prática dos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso em Macaé, no norte fluminense. Esses crimes estão incluídos nos artigos 299 e 304, do Código Penal.

Segundo a PF, a medida cautelar foi pedida depois que as investigações indicaram que um homem, natural do Espírito Santo, agiu em conluio com uma servidora da Receita Federal em Macaé. As investigações apontaram que eles “emitiram um cadastro de pessoa física junto à Receita Federal se utilizando de fraude para obtenção dos documentos”.

A PF informou ainda que a servidora já foi condenada cinco vezes pelo crime de inserção de dados falsos em sistemas de informações, previsto no Art. 313-A. A PF divulgou nota, no início da tarde, para esclarecer a situação da servidora. De acordo com a nota: “na verdade, trata-se de uma ex-servidora, demitida pela Receita Federal, a qual já teve sua aposentadoria cassada em duas oportunidades distintas, em 2017 e 2019”, informou.

Os policiais federais estão nas ruas para cumprir três mandados de busca e apreensão, no município de Vilhena, em Rondônia. Todos foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. “O celular do investigado foi apreendido e será objeto de perícia técnica criminal para continuidade das investigações”, informou.

De acordo com a PF, as penas para os crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso variam de 2 a 6 anos de reclusão, além de multa.

Terceiro parágrafo da matéria ampliado às 14h54, para incluir nota de esclarecimento que a PF divulgou às 13h22, sobre a situação da servidora.

Festa do Peão de Barretos volta na forma presencial após dois anos.

Após dois anos de eventos online devido a pandemia de covid-19, começa hoje (18) a Festa do Peão de Barretos, no interior paulista, na forma presencial. Nesta 65ª edição vão acontecer mais de 100 shows com grandes nomes da música sertaneja. Vão subir ao palco Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Cesar Menotti & Fabiano e Bruno & Marrone.

Além do sertanejo, o evento também vai receber outros ritmos, como o forró de Wesley Safadão e o eletrônico de Alok.

A festa terá rodeios em touros de diversas modalidades, como cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning, em quatro competições.

Há ainda espaço para crianças e atividades culturais, como o concurso de berrante.

A expectativa da organização é que 900 mil pessoas passem pelas atrações do evento.

Mulher sem habilitação atropela criança, foge sem prestar socorro e é presa em Natal/RN.

Policias militares da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motos (Rocam), em patrulhamento no cruzamento da rua Rio Grande do Sul com a rua Paraíba, na Cidade da Esperança, prenderam uma mulher, que sem habilitação, conduzia uma motocicleta e atropelou uma criança de 7 anos, fugindo sem prestar socorro, ontem quarta-feira (17).

A infratora foi conduzida e apresentada na Central de Flagrantes para realização dos procedimentos cabíveis.

Bolsonaro é provocado durante selfies com apoiadores e se envolve em confusão com youtuber em Brasília.

O presidente Jair Bolsonaro se envolveu em uma confusão na manhã desta quinta-feira (18) após ter sido provocado pelo youtuber Wilker Leão, na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência em Brasília. Leão costuma ficar na saída do Alvorada e fazer vídeos provocando apoiadores do presidente. Ele também faz vídeos provocando petistas em manifestações.

Nesta manhã, Bolsonaro parou para tirar fotos e fazer lives com seus apoiadores na saída do Alvorada. Leão começou a fazer perguntas e provocações, foi empurrado e caiu no chão. Não fica claro quem empurrou o blogueiro. Irritado, ele passou a xingar o presidente de “vagabundo”, “safado”, “covarde” e “tchutchuca do Centrão”.

Bolsonaro entrou no carro oficial para seguir para sua agenda de campanha eleitoral, mas, com a aumento dos xingamentos, acabou saindo do veículo e foi em direção a Leão. O presidente disse que queria falar com o youtuber e tentou pegar o celular dele, mas acabou puxando o homem pela gola da blusa, depois no braço dele.

Em meio à confusão, os seguranças do presidente tiraram Leão de perto de Bolsonaro. Depois do episódio, Bolsonaro conversou com ele por alguns minutos e foi para a Base Aérea. O presidente faz campanha eleitoral em São José dos Campos (SP). Leão ainda permaneceu no local e conversou com outros apoiadores.

O g1 procurou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Secretaria de Comunicação Social (Secom) e mandou mensagens nas redes sociais de Leão, mas não obteve retorno deles até a última atualização desta reportagem.

O canal de Leão no YouTube tem 13 mil inscritos. Ele diz ser cabo do Exército desde 2014 e auxiliar da Assessoria Jurídica da Secretaria de Economia e Finanças do Exército desde 2015. E o objetivo de seu canal é “promover discussão acerca de tudo que está relacionado a esse universo político e militar”. Ele também tem 5,2 mil seguidores no Instagram e 125 mil no TikTok.

PF deflagra operação de fiscalização de empresas de formação de vigilantes no RN.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) uma operação que fiscaliza as empresas de formação de vigilantes. A Operação Formação Legal é de âmbito nacional e busca verificar o cumprimento das normas de segurança privada por parte dessas empresas.

Em todo o país, cerca de 219 empresas estão sendo fiscalizadas. No Rio Grande do Norte, a ação está sendo feita em três escolas de formação, sendo duas em Natal e uma na cidade de Mossoró. A operação da PF conta com 10 servidores, entre policiais federais e agentes administrativos.

O delegado de Polícia Federal Rodrigo de Lucca Jardim, coordenador-geral de Controle de Serviços e Produtos, ressaltou a relevância da operação. “A importância maior é justamente verificar a efetiva realização dos cursos e também começar a verificar a qualidade dos cursos dado pelas escolas”.

A ação ocorre de forma simultânea em todos os estados. O objetivo é verifica a regularidade das atividades desenvolvidas pelas empresas, de acordo com o regulamento normativo da Polícia Federal (art. 156 da Portaria nº 3.233/2012-DG/PF).

“Esperamos que as delegacias desenvolvam uma rotina de fiscalização, porque não basta um dia só de fiscalização. É importante ter uma continuidade, sequência, para justamente verificar a efetivação desse trabalho e fiscalizar se os cursos estão regularmente ministrados”, afirmou o delegado.

Chico Pinheiro vai apresentar comício de Lula e diz que entra na campanha para vencer.

O jornalista Chico Pinheiro passará a integrar oficialmente a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sua estreia ocorrerá nesta quinta-feira em um comício em Belo Horizonte, na praça da Estação, no período da tarde. Ele fará a apresentação do evento. Chico deixou a Globo em abril deste ano, após três décadas na emissora.

“Acho que há momentos na vida do país em que a gente não pode se omitir. Eu deixei o jornalismo diário e coloco o meu conhecimento de comunicação e de jornalismo à serviço da campanha do presidente Lula por entender que é um momento especial na vida do Brasil. É o momento de a civilização vencer a barbárie”, afirma Chico.

Uma conversa entre o jornalista e o ex-presidente está prevista para ocorrer durante o evento em Belo Horizonte para definir suas próximas participações na campanha. Embora ainda não saiba quais papeis desempenhará ao longo da corrida eleitoral, Chico Pinheiro se diz agradecido pelo convite e afirma estar à disposição para contribuir como puder. “É um trabalho voluntário”, pontua.

Esta será a primeira participação ativa de Chico em uma campanha política de grande porte. Na década de 1980, ele chegou a auxiliar seu pai na disputa pelo cargo de vereador em um pleito da capital mineira.  “Será a primeira vez que eu subo em um palanque para unir a minha voz à voz de uma multidão de pessoas conscientes. Seguimos na luta para buscar a vitória dos valores da civilização e da democracia”, afirma Chico Pinheiro.

Na semana passada, o jornalista compareceu ao ato na Faculdade de Direito da USP em que foram lidas cartas em defesa da democracia. De lá para cá, disse ver movimentos positivos em prol da manutenção do Estado democrático de Direito no país.

“Junto a isso, [houve] o discurso forte e vigoroso do ministro Alexandre de Moraes tomando posse no TSE [Tribunal Superior Eleitoral]. São indicadores auspícios de que estamos no caminho da consolidação da democracia no pais, contra toda forma de arbítrio autoritário”, diz ele.

Identificação de irregularidades na rede elétrica do RN aumenta 140% no 1º semestre de 2022.

O número de furtos, fraudes e defeitos provocados por essas irregularidades aumentou 140% nos seis primeiros meses do ano no comparativo com o mesmo período do ano passado. A informação é da Neoenergia Cosern, que visa conscientizar a população sobre os riscos das ações ilícitas contra a rede elétrica do Rio Grande do Norte.

Durante todo o primeiro semestre deste ano, a concessionária identificou e desativou 4.424 irregularidades, contra 1.844 situações do mesmo tipo nos seis primeiros meses de 2021. A Neoenergia Cosern entende como fraude quando um consumidor já é cliente da concessionária e manipula o medidor de energia, cm objetivo de reduzir o consumo. Já o furto corresponde ao desvio de energia diretamente da rede, sem medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.

“É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime. Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, declara Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern.

De acordo com a concessionária, foram recuperados 11,3 milhões de kWh de energia apenas no primeiro semestre com ações para identificação de irregularidades na rede. O volume é suficiente para abastecer um município como Macaíba, com 78 mil unidades consumidoras, por 30 dias.

Fluminense arranca empate e está na semifinal da Copa do Brasil.

Diante de mais de mais de 60 mil presentes, o Fluminense garantiu a classificação para as semifinais da Copa do Brasil ao empatar em 2 a 2 com o Fortaleza, na noite de ontem quarta-feira (17) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A equipe das Laranjeiras ficou com a vaga porque triunfou por 1 a 0 na ida das quartas de final.

Agora, o Fluminense se concentra no Brasileiro, onde pega o Coritiba no sábado (20). Um dia depois o Fortaleza mede forças com o Corinthians.

Número de candidatos policiais no RN dobra em 16 anos.

Nas últimas cinco eleições, o número de candidaturas de policiais mais do que dobrou no Rio Grande do Norte. Na corrida para governo estadual, Congresso Nacional e Assembleia Legislativa, as eleições de 2022 terão número recorde de representantes da área de segurança pública.

Em 2022, dos 546 nomes lançados, 19 têm como policial, representando 3,48% do total de candidatos. São 12 policiais militares (2,20%) e 7 policiais civis (1,28%).

Em 2006, dentre os 273 candidatos, 8 eram policiais. Isso representa cerca de 2,93% do total de concorrentes daquele ano. Naquela eleição, 7 eram Policiais Militares (2,56 %) e apenas 1 era Policial Civil (0,37%). Em comparação a 2022, houve um aumento de 137,5%.

Porém, em 2010, há uma queda nesse índice. Dos 249 nomes postos naquela eleição, apenas 4 eram da Polícia Militar, 1,61% dos candidatos. Nesse ano, nenhum Policial Civil concorreu ao pleito. No comparativo as eleições de 2022, o número reduz e apresenta 0,04% das candidaturas.

Já em 2014, o número total de policiais aumentou. Nessa eleição, entre os 402 candidatos, 13 policiais militares lançaram seus nomes, representando 3,23%. Não houve candidatura de Policial Civil. Em relação a 2022, esse número representa 68% dos policiais na disputa do cargo político.

Nas últimas eleições, em 2018, foram 18 candidatos da policia. Naquele pleito, 13 eram policiais militares (2,54%) e 5 eram policiais civis (0,98%). Dos 512 nomes do total, os policiais representaram 3,52% dos concorrentes daquele ano. O índice mantém o aumento em relação aos anos anteriores.

Copa do Brasil: Flamengo bate Athletico-PR com golaço de Pedro.

Com um golaço de Pedro, o Flamengo foi até a Arena da Baixada, em Curitiba, e derrotou o Athletico-PR por 1 a 0, na noite ontem quarta-feira (17), para se garantir nas semifinais da Copa do Brasil.

Agora, na próxima fase da competição, o Rubro-Negro enfrenta quem passar no confronto de hoje quinta-feira (18) entre São Paulo e América-MG. Na ida, no Morumbi, o Tricolor bateu o Coelho por 1 a 0.

Agora o Flamengo se concentra no Brasileiro, competição na qual visita o Palmeiras no próximo domingo (21). No mesmo dia o Athletico-PR recebe o Atlético-MG em Curitiba.

Máscaras deixam de ser obrigatórias para passageiros em aeronaves e nos aeroportos no Brasil.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) retirou ontem quarta-feira (17) a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves. A agência segue recomendando o uso nesses ambientes. A medida estava em vigor desde 2020.

Segundo a agência, o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras. No entanto, reforça que o uso de máscaras faciais e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e continuarão a ser recomendadas.

“Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, diz o documento. Dos cinco diretores da Anvisa, três já votaram a favor da retirada da obrigatoriedade das máscaras, levando à aprovação por maioria: o relator, Alex Machado Campos, e os diretores Daniel Pereira e Rômison Rodrigues Mota.

Em maio deste ano, a Anvisa liberou o serviço de bordo em aeronaves, mas manteve o uso de máscaras em aviões e áreas restritas de aeroportos. Na época, o retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros também foi autorizado.

A Anvisa manteve as seguintes medidas:

  • Disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves
  • Procedimentos de limpeza e desinfecção
  • Sistemas de climatização
  • Desembarque por fileiras

Avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis. Atualmente, países como Estados Unidos, França, Reino Unido e Portugal não exigem o uso de máscaras em aeroportos e aeronaves.

Copa do Brasil: Yuri Alberto decide e Corinthians se garante nas semis.

Contando com o faro de gol do atacante Yuri Alberto, o Corinthians goleou o Atlético-GO por 4 a 1, na noite de ontem quarta-feira (17) na Neo Química Arena, em São Paulo, e se credenciou para ser o adversário do Fluminense nas semifinais da Copa do Brasil.

Após perder de 2 a 0 na ida das quartas de final, o Timão tinha o desafio de vencer por, ao menos, dois gols de diferença para sonhar com a classificação. E o técnico Vítor Pereira mandou sua equipe para a frente desde o início para buscar a vitória.

As oportunidades foram se sucedendo até que, aos 41 minutos, Renato Augusto cruzou na área, onde Gil subiu muito para cabecear forte e superar o goleiro Renan.

Logo aos 4 minutos da etapa final o Timão conseguiu ampliar, com Róger Guedes, que recebeu na esquerda e tocou na medida para Yuri Alberto bater colocado. Mas ainda faltava um gol para a classificação direta para as semifinais. E ele veio aos 10 minutos, quando Renato Augusto levantou a bola na área em cobrança de falta e Yuri Alberto marcou de cabeça para garantir a vaga na próxima fase.

Mas ainda havia espaço para mais gols, e ele veio aos 26, quando o zagueiro Gil deu um chutão para a frente, a zaga cortou errado, Renato Augusto tocou para Yuri Alberto, que bateu por cobertura para marcar o seu terceiro no confronto.

Aos 41 o Atlético-GO ainda descontou com um bonito gol do atacante Wellington Rato, mas a vaga ficou mesmo com o Corinthians.

Após se garantir na Copa do Brasil, o Timão pega o Fortaleza no próximo domingo (21). No mesmo dia o Dragão enfrenta o Cuiabá.

Beneficiários com NIS de final 8 recebem Auxílio Brasil.

A Caixa Econômica Federal paga hoje (18) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. Essa é a primeira parcela com o valor mínimo de R$ 600, que vigorará até dezembro, conforme emenda constitucional promulgada em julho pelo Congresso Nacional.

A emenda constitucional também liberou a inclusão de mais 2,2 milhões de famílias no Auxílio Brasil. Com isso, o total de pessoas atendidas subiu para 20,2 milhões neste mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Em janeiro, o valor mínimo do Auxílio Brasil voltará a R$ 400, a menos que nova proposta de emenda à Constituição seja aprovada. Tradicionalmente, as datas do Auxílio Brasil seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. No entanto, portaria editada no início de agosto antecipou o pagamento da parcela deste mês para o período de 9 a 22.

Número de mortos em explosão de mesquita em Cabul chega a 21.

A explosão que destruiu uma mesquita em Cabul, no Afeganistão, durante as orações na noite de ontem quarta-feira (17), matou 21 pessoas, informou hoje a polícia local.

O porta-voz da polícia, Khalid Zadran, afirmou que mais 33 pessoas ficaram feridas na explosão.

Testemunhas disseram à Reuters que a forte explosão foi ouvida em um bairro do norte de Cabul, quebrando janelas em prédios próximos.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque, e as autoridades não atribuíram a culpa publicamente.

O governo talibã disse que está restaurando a segurança no país devastado pela guerra, que viu uma queda geral na violência desde que o grupo derrotou um governo apoiado pelos Estados Unidos há um ano. No entanto, vários grandes ataques, alguns reivindicados pelo Estado Islâmico, ocorreram em centros urbanos nos últimos meses.

COVID: Brasil registra 247 óbitos e 21 mil casos nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quarta-feira (17), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 247 óbitos nas últimas 24h, totalizando 682.010 mortes;

– Foram 21.927 novos casos de coronavírus registrados, no total 34.223.207;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 175. A a média móvel de novos casos é de 18.039.

O ministério da Saúde calcula que mais de 33,1 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Mais de 400 medidas protetivas foram descumpridas no RN em 2022.

De janeiro a julho deste ano, 402 denúncias de descumprimento de medidas protetivas de urgência foram registradas em Natal e na região Metropolitana, conforme dados da Polícia Civil.

Somente no último mês de julho, foram realizados 64 atendimentos de emergência pela Polícia Militar, totalizando duas medidas descumpridas por dia na Grande Natal.

Os mais de 400 casos registrados pela Polícia Civil em 2022 representam um aumento de 58% no comparativo com o mesmo período de 2021, que teve 254 boletins registrados nas unidades policiais do estado.

O descumprimento da medida protetiva é crime previsto pela Lei Maria da Penha, que estabelece uma pena de detenção de três meses a dois anos à quem descumprir a decisão judicial.

A lei prevê ainda que o descumprimento resulta na prisão em flagrante delito e somente a autoridade judicial poderá conceder fiança.

A partir da comunicação da vítima sobre o descumprimento da medida protetiva, a delegacia da Polícia Civil instaura um novo inquérito policial para que o agressor responda por mais esse crime.

A medida protetiva foi criada para ter efeitos pedagógicos nos agressores, fazendo com que muitos respeitem e não transgridam as determinações judiciais de não aproximação das vítimas e afastamento do lar, pela possibilidade de prisão em flagrante.

A assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que é possível pedir a medida protetiva em qualquer delegacia da mulher ou delegacia de polícia mais próxima. A mulher não precisa estar acompanhada de um advogado para fazer o pedido.

As solicitações também podem ser feitas na Defensoria Pública ou ao Ministério Público.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta quinta (18/8).

Esta é a agenda dos 12 candidatos  à Presidência para esta quinta-feira.

Ciro Gomes (PDT): Às 10h, participa do Ciclo de Debates promovido pela Associação Comercial de São Paulo. Às 18h, é entrevistado no André Marinho Show.

Constituinte Eymael (DC):.Agenda ainda não divulgada

Felipe D’Avila (Novo): Às 10h30, visita o Centro de Controle Operacional de Santos; às 11h35, visita o Complexo Hospitalar dos Estivadores; às 13h30, concede entrevista para o programa Ação Reação; às 14h50, participa de caminhada pela Praça Mauá; às 16h, participa de sabatina do Grupo Tribuna e Associação Comercial de Santos; às 18h, concede entrevista para a Rádio Santa Cecília FM e às 19h15, participa do lançamento de candidaturas do Novo.

Jair Bolsonaro (PL): Haverá uma motociata às 9h30 em São José dos Campos e depois um encontro no Farma Conde,

Léo Péricles (UP):  Agenda ainda não divulgada.

Lula (PT): Participa de um ato pela democracia às 18h na Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG). Evento será transmitido pelas redes do ex-presidente.

Pablo Marçal (Pros): Agenda ainda não divulgada

Roberto Jefferson (PTB): Agenda ainda não divulgada

Simone Tebet (MDB): 10h - participa da Hora do Voto, programa da OAB-SP que receberá os candidatos à presidente. 14h; reunião reservada com a coordenação da campanha; 16h, gravação de programa de propaganda eleitoral; 19h, entrevista ao FlowPodcast com Igor Rodrigues Coelho.

Sofia Manzano (PCB): Agenda ainda não divulgada

Soraya Thronicke (União): Às 9h, faz reunião com a equipe da Executiva Estadual do União Brasil do Mato Grosso do Sul em um encontro reservado para tratar da campanha eleitoral. Às 16h, participa da assinatura do termo de compromisso com o programa “Presidente Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente em São Paulo.

Vera (PSTU): Às 10h, a candidata e a vice gravam vídeo e foto em São Paulo (SP). Às 11h, fazem panfletagem da Feira da Brasilândia, em São Paulo. Às 14h, recebem o Plano País da Infância e Adolescência na Sede Nacional do PSTU. Às 15h, concede entrevista ao SBT na Sede Nacional do PSTU.