Durante todo o primeiro semestre deste ano, a concessionária identificou e desativou 4.424 irregularidades, contra 1.844 situações do mesmo tipo nos seis primeiros meses de 2021. A Neoenergia Cosern entende como fraude quando um consumidor já é cliente da concessionária e manipula o medidor de energia, cm objetivo de reduzir o consumo. Já o furto corresponde ao desvio de energia diretamente da rede, sem medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.
“É muito importante que os potiguares saibam que todos nós pagamos pelo prejuízo causado por esse tipo de crime. Todos os anos, no momento de calcular o valor do reajuste tarifário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui no cálculo um percentual relativo à essas perdas”, declara Gilmar Mikeias, gerente de Recuperação da Receita da Neoenergia Cosern.
De acordo com a concessionária, foram recuperados 11,3 milhões de kWh de energia apenas no primeiro semestre com ações para identificação de irregularidades na rede. O volume é suficiente para abastecer um município como Macaíba, com 78 mil unidades consumidoras, por 30 dias.
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