sábado, agosto 28, 2021

Pix terá medidas de segurança para coibir sequestros e roubos.

O aumento de casos de sequestros relâmpago e de roubos relacionados ao Pix fez o Banco Central (BC) introduzir medidas de segurança no sistema instantâneo de pagamentos. As alterações divulgadas ontem (27) também afetam outras modalidades de pagamento eletrônico, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED), cartões de débito e transferências entre contas de um mesmo banco.

Na mudança mais importante, o limite de transferências entre pessoas físicas, inclusive microempreendedores individuais (MEI), cairá para R$ 1 mil entre 20h e 6h. O novo limite vale tanto para o Pix como para a liquidação de TEDs, para cartões de débito e para transferências intrabancárias.

Em outra mudança, o BC decidiu impedir o aumento instantâneo de limites de transações com meios de pagamento por meios eletrônicos. Agora, as instituições terão prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para efetivarem o pedido do correntista se feito por canal digital. A medida abrange tanto o Pix, como a TED, o Documento de Ordem de Crédito (DOC), as transferências intrabancárias, cartões de débito e boletos.

As instituições financeiras passarão a oferecer aos clientes a possibilidade de definir limites distintos de movimentação no Pix durante o dia e a noite, permitindo limites mais baixos no período noturno. Elas também passarão a permitir o cadastramento prévio de contas que poderão receber Pix acima dos limites estabelecidos, mantendo os limites baixos para as demais transações.

Outras medidas 

•permitir que os participantes do Pix retenham uma transação por 30 minutos durante o dia ou por 60 minutos durante a noite para a análise de risco da operação, informando ao usuário sobre a retenção;
•tornar obrigatório o mecanismo, já existente e hoje facultativo, de marcação no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) de contas com indícios de utilização em fraudes no Pix, inclusive no caso de transações realizadas entre contas do mesmo participante;
•permitir consultas ao DICT para alimentar os sistemas de prevenção à fraude das instituições, de forma a coibir crimes envolvendo a mesma conta em outros meios de pagamento e com outros serviços bancários;
•exigir que os participantes do Pix adotem controles adicionais em relação a transações envolvendo contas marcadas no DICT, inclusive para fins de eventual recusa a seu processamento, combatendo assim a utilização de contas de aluguel ou os chamados laranjas;
•determinar que os participantes de arranjos de pagamentos eletrônicos compartilhem, tempestivamente, com autoridades de segurança pública, as informações sobre transações suspeitas de envolvimento com atividades criminosas;
•exigir das instituições reguladas controles adicionais sobre fraudes, com reporte para o Comitê de Auditoria e para o Conselho de Administração ou, na sua ausência, à Diretoria Executiva, bem como manter à disposição do Banco Central tais informações;
•exigir histórico comportamental e de crédito para que empresas possam antecipar recebíveis de cartões com pagamento no mesmo dia, reduzindo a ocorrência de fraudes.

Tartaruga-aligátor, que tem mordida mais forte do que a de um leão, é encontrada em SP.


Uma tartaruga-aligátor (Macrochelys temminckii), originária das américas do Norte e Central, foi encontrada em um acostamento próximo à represa do Rio Santo Anastácio, em Presidente Prudente (SP).

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, não há registro da presença do réptil no Oeste Paulista. O animal foi encontrado por uma pessoa que o levou até a sede da Polícia Ambiental na quinta-feira (26).

Conforme a polícia, o que chama a atenção no animal é a força de sua mordida, que pode ultrapassar 600 quilos, enquanto a de um leão gira em torno dos 400 quilos.

Além disso, é uma das maiores e mais agressivas tartarugas do mundo, podendo pesar até 159 quilos, ainda segundo a corporação.

As mandíbulas da tartaruga-aligátor são tão fortes que podem quebrar ossos humanos com facilidade, conforme a Polícia Ambiental. 

A Polícia Ambiental ainda informou que tudo indica que o animal foi abandonado, pois é originário da América do Norte e da América Central e não poderia estar na região.

A tartaruga foi encaminhada para o Zoológico da Cidade da Criança, onde permanece aos cuidados dos profissionais que trabalham no parque ecológico.

Segundo a polícia, esse tipo de prática é considerado crime e, se alguém tiver alguma informação sobre quem teria abandonado a tartaruga-aligátor, deve entrar em contato com a corporação pelo telefone (18) 3906-9200.

De acordo com a médica veterinária Érica Silva Pellosi, da Cidade da Criança, esse é um animal exótico, que não faz parte da fauna brasileira.

"Ele é encontrado na América do Norte e América Central. Ele é um cágado, um animal semiaquático, que se alimenta de peixes, lagartos e pequenas aves. Ele é um animal extremamente perigoso, agressivo. A sua mordida é muito forte, podendo arrancar um pedaço de um membro", explicou.

Média móvel de mortes é a menor desde dezembro.

O Brasil registrou 791 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando ontem sexta-feira (27) 578.396 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 677 --a menor registrada desde 30 de dezembro. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -21% e aponta tendência de queda. É o 4º dia seguido de tendência de queda no índice.

Já a média móvel de casos, em 25.088 por dia, voltou a atingir o menor patamar visto em mais de nove meses.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h de ontem sexta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

TJ nega habeas corpus a deputados bolsonaristas, incluindo filho do presidente, contra passaporte da vacina na cidade de SP.

O desembargador Fabio Gouveia, do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou ontem sexta-feira (27) um habeas corpus preventivo feito por sete deputados federais bolsonaristas contra o "passaporte da vacina". O documento será implantado pelo prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), como objetivo de identificar quem está com imunização completa contra a Covid-19 e, assim, liberar o acesso a estabelecimentos como shoppings e restaurantes.

O "passaporte da vacina" será um aplicativo com código de barras, mas ainda não foi implantado.

Entre os autores do habeas corpus estão parlamentares que não foram eleitos por São Paulo nem moram na cidade. Fizeram o pedido os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-GO), Carlos Roberto Coelho de Mattos Junior (PSL-RJ), Marcio Tadeu Anhaia de Lemos (PSL-SP), Christiane Nogueira dos Reis Tonietto (PSL-RJ), Luiz Armando Schroeder Reis (PSL-SC), Soraya de Souza Mannato (PSL-ES), Vitor Hugo de Araújo Almeida (PSL-GO) e Caroline Rodrigues de Toni (PSL-SC).

Segundo a decisão, os parlamentares argumentaram que a decisão de Nunes de implantar o "passaporte" de vacinados contra a Covid era "abusiva" e oferecia um constrangimento. Os deputados pediam que eles "e toda a população de São Paulo" não fosse impedida de ter acesso a locais por não terem se vacinado ou possuírem o passaporte. 

Na decisão que negou o habeas corpus, o desembargador argumentou que a vacina contra Covid-19 é obrigatória, conforme previsão em lei nacional, e que municípios e estados podem adotar medidas indiretas de implementação da vacinação compulsória, como o "passaporte da vacina".

"Com efeito, é incontroverso que as unidades federadas podem adotar a vacinação compulsória como uma das medidas administrativas para enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19, conforme preconizado pela Lei nº 13.979/2020", escreveu o desembargador.

E finalizou: "Considerando que o Município pode estabelecer medida indireta para implementação da vacinação compulsória, não vislumbro, em sede de liminar, qualquer ilegalidade ou abuso na medida anunciada pelo Prefeito Ricardo Nunes".

Tite convoca Hulk e mais oito para Eliminatórias.

O técnico da seleção brasileira, Tite, convocou mais nove jogadores para as três próximas partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O anúncio ocorreu na tarde de ontem sexta-feira (27). O Brasil enfrenta o Chile no dia 2 e setembro, a Argentina no dia 5 e o Peru no dia 9.

Foram convocados os goleiros Everson (Atlético-MG) e Santos (Athletico-PR), o zagueiro Miranda (São Paulo), os meio campistas Edenílson (Internacional), Gerson (Olympique, da França), Matheus Nunes (Sporting, de Portugal) e os atacantes Hulk (Atlético-MG), Malcom (Zenit, da Rússia) e Vinícius Júnior (Real Madrid, da Espanha).

Esses atletas foram convocados em virtude do impasse sobre a liberação de jogadores que defendem clubes da Inglaterra. As equipes da Terra da Rainha decidiram não permitir que os atletas brasileiros convocados se apresentassem para as partidas das Eliminatórias, já que o Brasil está na “lista vermelha” para o novo coronavírus (covid-19).

A Inglaterra determinou que todos os seus moradores que viajarem para países como Brasil e Argentina, dentre outros que integram essa lista, devem fazer quarentena de dez dias ao regressarem. Isso deixaria os atletas de fora de dois ou três jogos de seus clubes.

Com isso, nove jogadores que atuam no Campeonato Inglês não se apresentariam para os amistosos. Diante do impasse, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu convocar um número adicional de jogadores. Mas os atletas de clubes ingleses não serão desconvocados. Devem ficar de fora das próximas partidas da seleção os goleiros Alisson e Ederson, o zagueiro Thiago Silva, os meias Fred e Fabinho e os atacantes Raphinha, Firmino, Richarlison e Gabriel Jesus.

Vem aí o grande torneio de Futebol na comunidade de Oiticica em João Câmara/RN.

 


Rio: número de óbitos provocados pela covid-19 tem queda de 11%.

O estado do Rio de Janeiro teve redução de 11% no número de óbitos provocados pela covid-19 e aumento de 6% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), segundo a 45ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada ontem sexta-feira (27) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A análise compara as semanas epidemiológicas 32 (de 08 agosto a 14 de agosto) e 30 (25 de julho a 31 de julho) de 2021.

“Os indicadores precoces também apresentaram indícios de alerta no cenário pandêmico do estado e as ações referentes ao plano de contingência já foram acionadas. Ele nos permite tomar decisões com mais tranquilidade, como a abertura de leitos”, disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

O Mapa de Risco mostra que a taxa de ocupação de leitos no estado do Rio de Janeiro é de 70% para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de 46% para enfermaria.

Das nove regiões do estado, cinco estão na bandeira amarela: Metropolitana II, Norte, Baixada Litorânea, Centro-Sul e Médio Paraíba. As regiões Serrana e Baía da Ilha Grande estão na faixa laranja, já a Metropolitana l e a Noroeste estão em bandeira vermelha.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Prepare o bolso! Gás de cozinha vai ficar 7% mais caro a partir de setembro.

O Sindicato a Empresas Transportadoras e Revendedoras de GLP do Distrito Federal (Sindvargas) informou, nesta quinta-feira (26/8), que o gás de cozinha terá reajuste a partir da próxima quarta-feira (1°/9).

De acordo com o Sindvargas, o reajuste, dessa vez, não partiu da Petrobras e sim das distribuidores. O aumento será em média de 7% e será para cobrir altas de custos decorrentes da inflação e o reajuste salarial de funcionários. "Nosso compromisso é manter nosso serviço que é de excelência prezando a qualidade, garantia e segurança ao consumidor, por isso não há como absorver qualquer tipo de reajuste", diz o Sindicato na nota. 

Em agosto, a Petrobras já tinha reajustado o valor do gás em 7%.

Conta de luz seguirá com bandeira vermelha patamar 2 em setembro, informa Aneel.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (27) que a conta de luz seguirá em setembro com a bandeira tarifária vermelha patamar 2, a mais cara do sistema.

O sistema de bandeiras tarifárias é uma cobrança adicional aplicada às contas de luz quando o custo de produção de energia aumenta. O valor extra é reflexo da crise hídrica que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas. Para preservar água, o governo acionou as usinas termelétricas, que são mais caras e mais poluentes.

Atualmente, o valor da cobrança adicional está em R$ 9,49 por 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos. Segundo a colunista do G1 Ana Flor, a bandeira será reajustada na próxima semana e vai passar a custar R$ 14,20 por 100 kWh.

Diferentemente de meses anteriores, desta vez, a Aneel não incluiu o valor da bandeira tarifária no comunicado.

O valor da bandeira vermelha patamar 2 já tinha sido reajustado em 52% para o mês de julho, passando de R$ 6,24 por 100 kWh para os atuais R$ 9,49.

A Aneel abriu uma consulta pública para decidir se a taxa da bandeira continuaria em R$ 9,49 por 100 kWh ou se aumentaria para R$ 11,5 por cada 100 kWh. 

Porém, segundo a colunista do G1 Ana Flor, o presidente Jair Bolsonaro e os ministros que fazem parte da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg) decidiram aumentar a cobrança adicional para um valor maior do que o previsto pela consulta pública, porém menor do que o desejado pela área técnica da Aneel.

Normalmente, os reajustes das bandeiras tarifárias são decididos somente pela diretoria colegiada da Aneel, em reunião pública, após consulta com a sociedade.

Sistemas do Banco do Brasil saem do ar e afetam pagamentos e aplicativo.

Correntistas do Banco do Brasil relataram hoje que os sistemas do banco estão fora do ar. Segundo relatos nas redes sociais, o problema afetou pagamentos digitais e o acesso ao site e aplicativo, o que foi confirmado pelo banco.

“O BB confirma inconsistência em seus sistemas na tarde desta sexta-feira, 27, e trabalha para restabelecer a normalidade”, diz o comunicado enviado ao UOL. O banco, porém, nega que tenha havido ataque hacker à instituição, hipótese que vinha sendo levantada nas redes sociais.

O problema afeta todo o Brasil e atinge o sistema do banco de forma generalizada. A maioria das pessoas reclama de não ter conseguido realizar pagamentos, mas há também quem alegue que não conseguiu realizar saques ou acessar o aplicativo e o site.

Segundo a assessoria do BB, o problema acontece em vários meios, mas o aplicativo, por ser mais utilizado, é o mais afetado.

Segundo o site “DownDetector”, que monitora problemas e quedas de serviço em tempo real, os problemas com o sistema do banco começaram a ser reportados a partir das 14h45 de hoje. Só na última hora já foram feitas mais de 2.300 reclamações.

Com gol de Navarro, Botafogo vence Coritiba na Série B.

O Botafogo derrotou o Coritiba por 1 a 0, na noite de sexta-feira (27) no estádio Couto Pereira, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com este triunfo, o Alvinegro entrou no G4 da competição com 35 pontos, enquanto o Coxa se manteve na ponta da classificação com 39 pontos.

O gol que garantiu a vitória do time carioca foi marcado por Rafael Navarro, de cabeça aos 37 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de Chay.

Na próxima rodada o Alvinegro mede forças com o Remo, enquanto o Coritiba pega o Londrina.

Brasil registra 761 óbitos e 27 mil novos casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (27):

– O país registrou 761 óbitos nas últimas 24h, totalizando 578.326 mortes;

– Foram 27.345 novos casos de coronavírus registrados, no total 20.703.906.

O Ministério da Saúde calcula que 19.629.675 pessoas já se recuperaram da covid-19.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 688, e a média móvel de novos casos é de 27.345, ambas com tendência de queda.

sexta-feira, agosto 27, 2021

RN não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta sexta-feira (27). São 364.695 casos totalizados. Na quinta-feira (26) eram contabilizados 364.587, ou seja, 108 novos casos em comparação com o dia anterior.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte (RN), são 7.258 no total,  sendo nenhum (zero) registrado nas últimas 24 horas. Na quinta-feira (26) eram 7.256 mortes.  A Sesap ainda registrou 02 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.340.

Recuperados são 256.642. Casos suspeitos somam 171.534 e descartados são 713.456. Em acompanhamento, são 100.795.

Mais um caso de variante Delta no RN.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que foi identificado o terceiro caso de contaminação pela variante Delta do Coronavírus no Rio Grande do Norte (RN).

O paciente é do sexo masculino e tem relação familiar com um dos dois primeiros casos identificados com a variante Delta. A contaminação do paciente foi constatada no dia 10 de agosto. Ele tomou 1ª dose de vacina contra Covid-19 em 22 de julho e está em boas condições clínicas.

Todos os possíveis contatos no ambiente de trabalho já foram identificados, não registram de sintomas de contaminação e seguem sendo monitorados.


 

COVID: RN possui 159 leitos críticos e 180 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 12h15 desta sexta-feira (27).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 159 leitos críticos e outros 180, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 36,9%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 36,9%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (27). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 142.

Até o momento desta publicação são 159 leitos críticos (UTI) disponíveis e 93 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 180 disponíveis e 49 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 37% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 38,9% e a Região Seridó tem 29,4%.

Santa Cruz entra para seleto grupo de 11 municípios potiguares com população acima de 40 mil habitantes.

Com 40.295 habitantes, o município de Santa Cruz entra para um seleto grupo de municípios no Rio Grande do Norte com população acima dos 40 mil habitantes.

Segundo estimativas do IBGE, apenas 11 municípios potiguares tem mais de 40 mil habitantes em sua população.

Natal, a capital potiguar é o município mais populoso com 896.708. a segunda cidade com maior população é Mossoró, que tem 303.792.

Santa Cruz se aproxima de dois municípios: São Jose de Mipibu, o 10º mais populoso do Estado com 44.566 e Currais Novos, 9º mais populoso com 45.022.

Somadas, a população desses 11 municípios é de 1.992.357 habitantes, o que equivale a 56% dos 3.560.903 habitantes residentes no Rio Grande do Norte.

Confira a lista completa dos 11 municípios potiguares com população acima de 40 mil habitantes:

1. Natal 896.708

2. Mossoró 303.792

3. Parnamirim 272.490

4. São Gonçalo do Amarante 104.919

5. Macaíba 82.828

6. Ceará-Mirim 74.268

7. Caicó 68.726

8. Açu 58.743

9. Currais Novos 45.022

10. São José de Mipibu 44.566

11. Santa Cruz 40.295

Marinha emite alerta de ressaca com ondas de até 2,5 metros no RN.

A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca com ondas de até 2,5 metros de altura no litoral do Rio Grande do Norte. O alerta é válido até 9h de sábado (28).

De acordo com o alerta, a previsão de ressaca é entre Conde, na Bahia, e Natal, com ondas de Sudeste a Leste.

A Capitania dos Portos do RN recomenda que as embarcações de pequeno porte “evitem a navegação” e que as demais embarcações “redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança”.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no site.

YouTube suspende pagamentos a canais após decisão do TSE sobre fake news.

O YouTube informou na última quinta-feira (26) que suspendeu pagamentos a produtores de conteúdo de 14 canais, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre disseminação de notícias falsas.

"Em cumprimento à decisão do Tribunal Superior Eleitoral de 16 de agosto, o YouTube informa que já suspendeu o acesso à receita atribuída aos responsáveis pelos 14 canais indicados pelo TSE", afirmou a plataforma em nota. 

"Reforçamos nosso compromisso de permanecer colaborando com o trabalho das autoridades no Brasil e de prosseguir investindo em políticas, recursos e produtos para proteger a comunidade do YouTube de conteúdo nocivo", adicionou a empresa.

Na semana passada, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, determinou que as plataformas digitais YouTube, Twitch, Twitter, Instagram e Facebook suspendessem o repasse de valores obtidos por meio da exibição de propagandas para pessoas e páginas que estariam propagando notícias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro. 

De acordo com a decisão, os valores que seriam pagos pelas redes sociais a esses canais, páginas e sites ficarão indisponíveis, depositados em uma conta judicial até o fim das investigações. Enquanto isso, os canais vão continuar no ar.

Segundo a agência Reuters, entre os canais e páginas compreendidas pela decisão estão algumas das principais redes de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como o canal Terça Livre, o Jornal da Cidade Online e o canal de Oswaldo Eustáquio, apoiador que chegou a ser preso na investigação sobre atos antidemocráticos.

A apuração da PF acontece dentro do inquérito aberto pelo Tribunal Superior Eleitoral para apurar os ataques feitos por Jair Bolsonaro às eleições brasileiras. Sem apresentar nenhuma prova, o presidente tem levantado suspeitas de fraudes, tanto nas eleições passadas quanto na votação prevista para 2022.

Petrúcio Ferreira é bicampeão nos 100m e quebra recorde na Tóquio 2020.

O paraibano Petrúcio Ferreira é o bicampeão paralímpico na prova dos 100 metros raso da classe T47 (deficiência nos membros superiores). O primeiro ouro do brasileiro foi conquistado na Rio 2016. Além disso, Petrúcio, de 26 anos, bateu o recorde paralímpico na manhã desta sexta-feira (27), ao completar a prova em 10s53, no Estádio Olímpico de Tóquio, na capital japonesa.

O pódio teve ainda o carioca Washington Júnior, de 24 anos, que conquistou a medalha de bronze, com o tempo de 10s68.  A prata ficou com o polonês Michal Darua (10s61).  O paulista Lucas de Sousa Lima também competiu nos 100m raso da classe T47, terminando em sexto lugar, com o tempo de 11s14.

Petrúcio coleciona quatro medalhas em paralimpíadas. Além dos dois ouros, o paraibano conquistou duas pratas na Rio 2016: nos 400 metros raso (T47) e no revezamento 4x100m (T42-47).

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto.

Trabalhadores informais nascidos em agosto recebem nesta sexta-feira (27) a quinta parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Também hoje, recebem a quinta parcela do auxílio emergencial os participantes do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas há duas semanas.

Ao todo, 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio é pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

COVID: Brasil registra 920 óbitos e 31 mil novos casos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (26):

– O país registrou 920 óbitos nas últimas 24h, totalizando 577.565 mortes;

– Foram 31.024 novos casos de coronavírus registrados, no total 20.676.561.

O Ministério da Saúde calcula que mais de 19,5 milhões de pessoas já se recuperaram da covid-19.

A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 703, e a média móvel de novos casos é de 26.050, ambas com tendência de queda.


 

Maioria do STF mantém lei que determinou autonomia do Banco Central.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta quinta-feira para manter a lei sancionada em fevereiro pelo presidente Jair Bolsonaro que deu autonomia ao Banco Central e estabeleceu que os mandatos do presidente e dos diretores do banco não vão mais coincidir com o do presidente da República.

A lei foi alvo de questionamento em uma ação apresentada pelo PSOL e pelo PT, que apontavam dois problemas na Lei Complementar 179/2021: o projeto foi uma iniciativa do Congresso e não do Executivo, e o próprio conteúdo do texto aprovado.

O tema começou a ser discutido pela Corte em junho deste ano no plenário virtual, em que os ministros não se reúnem e votam pelo sistema eletrônico da Corte, mas foi transferido para o plenário presencial após pedido do ministro Dias Toffoli.

Primeiro a votar nesta quinta, Toffoli acompanhou a divergência aberta pelo ministro Luís Roberto Barroso, para quem não é de iniciativa privativa do presidente da República dispor sobre a alteração no funcionamento do Banco Central. O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, ao contrário, entende que a lei é inconstitucional porque a iniciativa do projeto deveria ter sido do chefe do Executivo e não de uma das Casas do Congresso.

Além de Toffoli, Barroso também foi seguido pelo ministro Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro em setembro de 2020. O ministro lembrou que a autonomia do Banco Central, a exemplo do Federal Reserve (Fed) norte-americano ou do Banco Central Europeu, é requisito essencial para a confiança nas relações internacionais — representando um indicativo de transparência, responsabilidade e governança.

quinta-feira, agosto 26, 2021

João de Deus é preso novamente.

Denunciado por estupro de vulneráveis, João Teixeira de Faria, popularmente conhecido como João de Deus, teve mais uma vez sua prisão decretada pela prática de crimes sexuais. A prisão, a pedido do Ministério Público de Goiás (MPGO), foi acatada pela Justiça e o mandado de prisão foi cumprido nesta quinta-feira (26).

De acordo com o MPGO, a decisão de hoje está relacionada a uma denúncia por estupro de vulnerável envolvendo oito mulheres. As acusações contra João de Deus começaram a vir a público em dezembro de 2018, quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, divulgou as primeiras denúncias de abuso sexual contra mulheres que o procuravam em busca de ajuda espiritual na Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiania (GO).

Em nota, os procuradores informam que a denúncia, oferecida pela Promotoria de Justiça de Abadiânia, relaciona outras 44 vítimas, “mas, em razão de os crimes estarem prescritos ou ter decaído o direito de representação da ofendida, elas figuraram como testemunhas, notadamente para reforçar a forma de agir do denunciado”.

Esta é a 15ª denúncia contra ele. O MP informa que os casos ocorreram entre 1986 e 2017, envolvendo vítimas vindas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso e Espírito Santo.

Das 14 denúncias anteriores – todas por crimes sexuais – João de Deus já recebeu três condenações. Em uma delas, a 40 anos de reclusão por cinco estupros de vulneráveis. Nas outras duas foi condenado a 19 anos e 4 meses de reclusão por violação sexual mediante fraude, na modalidade tentada, violação sexual mediante fraude, e 2 estupros de vulneráveis; e em outra a 2 anos e 6 meses de reclusão por violação sexual mediante fraude contra uma vítima.

Ele foi também condenado a 4 anos de reclusão por posse irregular de arma de fogo de uso permitido e por posse irregular de arma de fogo de uso restrito.

Preso desde 16 de dezembro de 2018 no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (GO), João de Deus obteve o benefício da prisão domiciliar em março de 2020, por conta da pandemia da covid-19.

Professor Wallace é recebido pelo Deputado Estadual George Soares e reafirma parceria para 2022.

O professor Wallace Vieira que foi por muitos anos conselheiro tutelar em João Câmara/RN e agora está como servidor público do ITEP/RN na Central do Cidadão em nosso município, foi recebido na manhã desta quinta-feira(26) na primeira secretaria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo deputado estadual George Soares.

Na oportunidade o encontro tratou sobre política, principalmente o trabalho que será feito em João Câmara/RN visando a reeleição de George Soares, o deputado também confirmou presença em um almoço que acontecerá nos próximos dias em João Câmara com os amigos do professor wallace.

Impeachment contra magistrado é remédio extremo, diz presidente do STF.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, afirmou hoje (26) que aqueles que discordam de decisões judiciais devem apresentar recursos pelas vias cabíveis, e não pedidos de impeachment contra magistrados.

“Não é possível no país que decisões judiciais sejam criminalizadas. Aqueles que não aceitam decisões judiciais devem se utilizar dos recursos próprios, das vias próprias jurisdicionais, e não do impeachment, porque o impeachment, tem, digamos assim, uma roupagem de ameaça, de cassação de um juiz por suas opiniões”, disse Fux. “O impeachment e um remédio extremo”, afirmou o presidente do Supremo.

As declarações de Fux foram feitas um dia depois de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ter rejeitado um pedido de impeachment contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, que havia sido apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Fux defendeu decisões recentes de Moraes que foram tomadas mesmo sem manifestação prévia da Procuradoria-Geral da República (PGR), como a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente do PTB.

“Se há uma ameaça, a ameaça já é passível de intervenção pelo Judiciário”, disse Fux. “Se nós sabemos que estão sendo arquitetados atos antidemocráticos, que podem gerar consequências gravíssimas, é dever do Judiciário utilizar a chamada tutela de urgência”, acrescentou ele.

“Se um cidadão anuncia que já está montando uma operação para invadir o Supremo Tribunal Federal, nós vamos esperar essa invasão? Não, temos de agir imediatamente, e posteriormente enviar para o Ministério Público, como ocorreu com o inquérito da fake news”, disse o presidente do STF.

As falas foram dadas durante evento organizado por uma casa de investimentos. Fux participou de um painel com o título “Democracia e Segurança Jurídica: caminhos para o desenvolvimento”, na manhã desta quinta-feira (26).

Governo institui sistema de crédito facilitado para microempresas.

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que institui o Sistema Nacional de Garantias de Crédito, com o objetivo de facilitar o acesso de micro e pequenas empresas ao crédito simplificado. A medida foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União e entra em vigor imediatamente.

Pelo novo sistema, as garantias dos empréstimos poderão ser realizadas por outras instituições, uma espécie de “fiador”. As entidades autorizadas são: as sociedades de garantia solidária e as sociedades de contragarantia; as cooperativas de crédito; os fundos públicos ou privados; e qualquer instituição cujo estatuto ou contrato social contemple a outorga de garantia em operações de crédito.

“Assim, por exemplo, um grupo de empresas poderá se juntar e montar uma cooperativa de crédito e garantir as operações que forem contratadas pelos seus cooperados”, explicou a Secretaria-Geral da Presidência, em nota.

Os fundos já em operação também poderão participar do novo sistema, como o Fundo de Garantia de Operações (FGO), do Banco do Brasil, que dá garantia aos créditos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), e o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entretanto, de acordo com o decreto, a instituição desse sistema não implica em aporte adicional de recursos do Tesouro Nacional nas outorgas de garantias em operações de crédito, exceto se previsto em lei orçamentária.

O novo sistema de garantias integra o Sistema Financeiro Nacional. Para estimular as operações na nova modalidade, os órgãos reguladores do sistema financeiro serão responsáveis por estabelecer condições mais flexíveis nos empréstimos para esse segmento do mercado. Por sua vez, o Conselho Monetário Nacional (CMN) deverá regulamentar a aceitação e a prestação de garantias por parte das instituições financeiras, estabelecendo critérios prudenciais e de supervisão.

“A criação desse novo sistema possui potencial para estimular a competição bancária, a eficiência do mercado e proporcionar maior acesso ao crédito, além de contribuir para a retomada da economia”, diz a nota, destacando que as micro e pequenas empresas respondem por cerca de 72% dos empregos formais do país.

Segundo a secretaria-geral, apesar da contribuição para a geração de vagas, essas empresas possuem dificuldades de acesso ao sistema de crédito tradicional, por não conseguirem prestar as garantias normalmente exigidas nessas operações. “Por esse motivo, elas acabam sendo preteridas pelas instituições financeiras, que podem preferir emprestar seus recursos para empresas com maior porte e patrimônio”, completou. 

Em até 180 dias, as entidades autorizadas a operar pelo novo sistema deverão disponibilizar em seus sites as informações sobre a origem dos recursos que lastreiam as garantias emitidas e os saldos agregados das operações de crédito garantidas e ativas.

RN recebe mais 131.590 doses de vacinas contra a Covid entre Coronovac/Butantan e Pfizer.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebe nesta quinta-feira (26) mais uma carga de vacinas contra a Covid-19. O reforço para a campanha de imunização no Rio Grande do Norte conta com 131.590 doses, entre unidades da Coronovac/Butantan e da Pfizer.

A primeira carga chegou ao estado pouco após o meio-dia, com 76.600 doses da Coronavac/Butantan. O lote é dividido por igual entre primeira e segunda doses, com a estimativa de atender mais de 38 mil potiguares com a imunização completa.

O segundo carregamento conta com 54.990 doses da Pfizer, sendo 43.290 para segunda dose e 11.700 para primeira, e é esperado no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, às 15h.

Assim, os lotes recebidos hoje pela Sesap ficam divididos entre 50 mil vacinas para primeira dose que vão ampliar a cobertura entre os grupos etários e outras 81.590 doses que são para completar o esquema de imunização.

As vacinas serão processadas pela equipe da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) para a distribuição dentro do tempo hábil, garantindo a manutenção da campanha de vacinação em todo o RN.

Prefeitura Municipal de João Câmara/RN realizará a sua XI Conferência Municipal de Assistência Social.

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em conjunto com a Prefeitura Municipal de João Câmara, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, realizam nesta sexta-feira, 27 de agosto, a 11ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento acontecerá no Ginásio do Cícero Varela e tem como tema: “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A conferência de Assistência Social reunirá usuários (as), representantes da sociedade civil e trabalhadores (as) da Política de Assistência Social, cujo objetivo é dialogarmos políticas públicas, direitos humanos e financiamento para a continuidade dos programas e serviços socioassistenciais. Participem!

RN registra 01 morte por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 181.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (26). São 364.587 casos totalizados. Na quarta-feira (25) eram contabilizados 364.406, ou seja, 181 novos casos em comparação com o dia anterior.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.256 no total,  sendo 01 registrado nas últimas 24 horas, em Gumaré. Na quarta-feira (25) eram 7.255 mortes. Óbitos em investigação são 1.335.

Recuperados são 256.642. Casos suspeitos somam 171.300 e descartados são 712.572. Em acompanhamento, são 100.689.

Professores têm até segunda para escolher livros da educação infantil.

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para que professores e gestores das escolas públicas escolham os livros e os materiais didáticos para a educação infantil de 2022. A escolha das obras deve ser feita por meio do Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), acessível via Sistema PDDE Interativo/Simec.

Segundo o Ministério da Educação, as escolas estaduais e municipais que ainda não tenham acesso ao sistema devem solicitá-lo à Secretaria de Educação. No caso das escolas federais, o acesso deverá ser autorizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Todos as informações necessárias e o passo a passo nesse processo de escolha do material estão disponíveis na internet. 

O PNLD distribuirá, esse ano, obras da educação infantil para estudantes e professores das escolas públicas de todo o país. “Esta edição traz um ciclo próprio que inclui materiais para estudantes, professores e gestores. A grande novidade fica por conta dos livros didáticos direcionados aos estudantes da pré-escola”, informa o ministério.

De acordo com a pasta, a distribuição do material “busca assegurar o desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos, fundamental para a promoção da igualdade de oportunidades educacionais, conforme disposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”.

Cabe ao FNDE coordenar a aquisição e distribuição do material, que terá como destino cerca de 30 milhões de estudantes de toda a educação básica. Já ao PNDL cabe avaliar e disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, regular e gratuita, para a rede pública.

STF autoriza inquérito para apurar falas do senador Styvenson Valentim sobre ferimentos de Joice Hasselmann.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira (26) a abertura de um inquérito para apurar a conduta do senador Styvenson Valentim (Pode-RN).

Rosa Weber atendeu a um pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão quer apurar se o senador cometeu crime contra a honra da deputada Joice Hasselmann (sem partido-SP) em declarações na internet.

Em julho, Joice Hasselmann acionou a Polícia Legislativa do Senado após apresentar fraturas no rosto e no corpo.

Em uma transmissão ao vivo em redes sociais, Styvenson comentou o assunto e teria afirmado: “Aquilo ali, das duas uma: ou duas de quinhentos [em um gesto, Styvenson leva as mãos à cabeça, fazendo chifres] ou uma carreira muito grande [inspira como se cheirasse droga]. Aí ficou doida e pronto… saiu batendo em casa”.

No último dia 13, a Polícia Civil do Distrito Federal concluiu que a deputada caiu, possivelmente em decorrência de efeitos de remédio para dormir.

Decisão

Na decisão em que autorizou a abertura do inquérito, Rosa Weber afirmou que há elementos mínimos que justificam a abertura de uma investigação para apurar se houve crime.

A ministra autorizou que o senador e a deputada prestem depoimentos sobre os fatos. O inquérito tem prazo inicial de 90 dias.

O pedido da PGR

No pedido de abertura de inquérito, o vice-procurador-geral Humberto Jacques de Medeiros afirmou que é preciso verificar o contexto das declarações e se estão no contexto da imunidade parlamentar, ou seja, se as falas têm relação com o desempenho do mandato.

“A natureza dessas declarações implica, em tese, a prática de crime contra a honra, sendo necessária a elucidação do contexto de tais expressões para compreensão da sua ligação com o exercício do mandato e seu alcance pela imunidade material parlamentar”, afirmou.

Pentágono confirma explosão no aeroporto de Cabul.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, informou que uma explosão ocorreu nesta quinta-feira (26) no aeroporto de Cabul. A mesma fonte confirmou a existência de "um número desconhecido de vítimas". Os talibãs adiantam que pelo menos 11 pessoas morreram.

"Podemos confirmar uma explosão no exterior do aeroporto de Cabul", escreveu Kirby no Twitter, acrescentando não dispor, por enquanto, de maiores informações.

Segundo fontes norte-americanas, a explosão foi provocada por um homem-bomba.

De acordo com a agência Reuters, a explosão atingiu o lado de fora do aeroporto. 

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, foi informado sobre a explosão, de acordo com uma autoridade da Casa Branca. Biden estava em uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão, onde os EUA estão em fase final de encerrar uma guerra de 20 anos. 

O governo dos Estados Unidos tem se apressado para retirar cidadãos norte-americanos e afegãos de Cabul antes do prazo final para a conclusão dos trabalhos, 31 de agosto.

A explosão ocorreu após ter sido emitido um alerta de ameaça de atentado no aeroporto, onde se vive um ambiente caótico, com milhares de afegãos tentando fugir do país e embarcar em voos de repatriamento. A ameaça vem pressionar a saída de estrangeiros e afegãos quando restam apenas cinco dias até a retirada oficial das tropas ocidentais.

Apos a emissão do alerta, os governos dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Austrália pediram aos seus cidadãos para deixar a área, aconselhando uma tentativa de fuga pela fronteira. Países como a França e a Hungria estão apressando as operações de retirada e já anunciaram que não podem retirar mais pessoas a partir da noite desta sexta-feira. Com informações da RTP - Rádio e Televisão de Portugal e da Reuter.

Explosão nos arredores do aeroporto de Cabul deixa ao menos 13 mortos, diz Talibã.

Uma explosão nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, deixou ao menos 13 mortos, incluindo crianças, e feriu vários guardas do Talibã, afirmou uma autoridade do grupo islâmico à agência Reuters.

A explosão, inicialmente, foi confirmada pelo governo dos Estados Unidos sem precisar se havia vítimas ou feridos em meio ao grande esforço internacional para a retirada de pessoas da capital afegã.

“Podemos confirmar uma explosão fora do aeroporto de Cabul. O número de vítimas não está claro neste momento. Forneceremos detalhes adicionais quando pudermos”, informou, no Twitter, o secretário de Imprensa do Pentágono, John Kirby.

Funcionários da Casa Branca disseram que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado sobre a explosão na capital afegã. Biden participava de uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão.

Explosão nos arredores do aeroporto de Cabul deixa ao menos 13 mortos, diz Talibã.

Uma explosão nos arredores do aeroporto de Cabul, no Afeganistão, deixou ao menos 13 mortos, incluindo crianças, e feriu vários guardas do Talibã, afirmou uma autoridade do grupo islâmico à agência Reuters.

A explosão, inicialmente, foi confirmada pelo governo dos Estados Unidos sem precisar se havia vítimas ou feridos em meio ao grande esforço internacional para a retirada de pessoas da capital afegã.

“Podemos confirmar uma explosão fora do aeroporto de Cabul. O número de vítimas não está claro neste momento. Forneceremos detalhes adicionais quando pudermos”, informou, no Twitter, o secretário de Imprensa do Pentágono, John Kirby.

Funcionários da Casa Branca disseram que o presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado sobre a explosão na capital afegã. Biden participava de uma reunião com autoridades de segurança sobre a situação no Afeganistão.

COVID: RN possui 160 leitos críticos e 176 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 12h05 desta quinta-feira(26).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Apenas 01 aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 160 leitos críticos e outros 176, sendo clínicos.

Conab estima safra de grãos 2021/2022 em 289,6 milhões de toneladas.

A produção da safra de grãos 2021/2022 do Brasil ficará em 289,6 milhões de toneladas. A expectativa foi apresentada hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em videoconferência para apresentar as primeiras projeções oficiais da produção. Os números consideram a projeção das safras de soja, arroz, milho, algodão e feijão, que correspondem a cerca de 94% do total e grãos do país.

De acordo com a Conab, na produção da safra há uma expectativa de leve aumento da safra de arroz, com recuperação dos estoques; recuperação forte da safra de algodão, com o incremento das exportações e manutenção da área plantada de feijão, mas com aumento de produtividade.

Segundo o diretor-presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, os destaques devem ficar para o milho, cuja expectativa é de colheita de 116 milhões de toneladas, e a soja, com produção de 141,2 milhões de toneladas.

“Temos a previsão de uma safra recorde estimada em 289,6 milhões de toneladas e rumo a 300 milhões, com um recorde na produção de milho e soja e o Brasil permanecendo o maior exportador de soja do mundo”, afirmou Ribeiro.

Segundo as projeções, as exportações de soja em 2020 devem ficar em 83,42 milhões de toneladas e no próximo ano devem chegar a 87,58 milhões de toneladas, com a área de cultivo da oleaginosa alcançando 39,91 milhões de hectares.

A Conab disse que a alta está sendo puxada principalmente pelo alta do dólar, que favorece as exportações, além do aumento na demanda da China, principal comprador do produto.

Em relação ao milho, a Conab disse que a produção apresentou um aumento de 33,8% na comparação anual. Os números indicam uma recuperação após o cultivo ter sofrido com a seca e a geada. Com isso, a safra de verão do cereal deve aumentar 9% ficando em 27,2 milhões de toneladas.

No caso do algodão (pluma), a expectativa é de alta de 15,8% na produção, com a safra 2021/2022 ficando em 2,71 milhões de toneladas. Os números indicam um aumento de 13,4% na área de cultivo, que deverá atingir 1,55 milhão de hectares.

Durante a apresentação, a Conab também atualizou os números da estimativa da safra de 2020/2021. Houve uma redução em relação ao que foi divulgado em julho, quando a estimativa foi de 260,7 milhões de toneladas. Com a revisão, a safra do período ficou em 253,9 milhões de toneladas. A explicação foi que a redução foi puxada por efeitos do clima sobre as lavouras.

O diretor-presidente da Conab ressaltou que o quadro é de recuperação, mas que ainda permanecem incertezas em razão da pandemia do novo coronavírus. “O quadro ainda é de relativa incerteza, diante da pandemia da covid-19, mesmo que tenhamos acompanhado sinais de melhora recentemente”, disse.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 36,5%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 36,5%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (26). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 146.

Até o momento desta publicação são 160 leitos críticos (UTI) disponíveis e 92 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 176 disponíveis e 54 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 37,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 35,2% e a Região Seridó tem 29,4%.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Comemorada desde 1964, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos.
 
O Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, ou seja, 23,9% da população. Desse valor, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira, segundo o último CENSO realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).
 
A deficiência intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade. No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas.
 
A inclusão de pessoas com atraso cognitivo no mercado de trabalho pode ser complicada, mas para que estes alcancem um melhor desempenho profissional, é preciso que exista um ambiente adequado, no qual consigam se concentrar, desempenhar suas funções e interagir com os colegas. A dinâmica do trabalho é diretamente ligada ao suporte que recebem, por isso todos devem se conscientizar de que suas tarefas devem estar de acordo com suas capacidades e seu tempo de produção precisa ser respeitado.
 
Fontes: APAE e Planeta Sustentável

Copa Natal de Futebol 2021 tem abertura neste sábado (28).

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promove mais uma edição da Copa Natal de Futebol a partir deste sábado (28). O torneio reúne 22 equipes representantes dos Centros Desportivos da capital, que estarão divididas em sete grupos de todas as zonas administrativas da cidade.

Os jogos vão acontecer aos finais de semana nos campos dos Centros Desportivos do Santa Catarina, Nova Natal, KM6, Rocas, Niterói, Mãe Luíza, Nova Descoberta, Pajuçara e Cidade da Esperança.

A titular da SEL, Jodia Melo, destaca a importância do torneio: “A Copa Natal de Futebol 2021 será mais uma importante iniciativa da gestão do prefeito Álvaro Dias voltada ao desporto comunitário e que contemplará todas as zonas da cidade através dos centros desportivos”, afirmou.

Duas partidas simultâneas marcam a abertura da competição, no sábado, 28, às 15h30: Trindade FC x ABC Planalto, no campo do Centro Desportivo do Santa Catarina; e Timeco FC x Praça Deodoro, no campo do Centro Desportivo das Rocas.

Vereador Professor Silvano Carlos EMITE NOTA DE PESAR pelo falecimento do Ex-Deputado Antônio Câmara.

Nós nos despedimos de um grande homem público, que defendeu os interesses de João Câmara e da nossa região do Mato Grande a nível nacional. Ex-Deputado Federal, Antônio Câmara. Lamentamos e queremos nos somar a Família Câmara, aos amigos nesse momento de dor e de muita tristeza.

O Rio Grande do Norte perde um homem dedicado, e que deixa um legado a este município e Estado.

Descanse em paz, Toinho!

PM entra com processo contra 12 colegas de farda por ataques homofóbicos, no DF.

Alvo de comentários homofóbicos em um grupo de WhatsApp, o policial militar Henrique Harrison, de 29 anos, entrou com processos judiciais contra colegas de farda. O soldado protocolou 12 ações cíveis com pedidos de indenização por danos morais.

As ofensas foram feitas após Harrison ter publicado em suas redes sociais uma foto beijando o namorado. Nos dias seguintes, ele passou a ser alvo de chacota e mensagens preconceituosas em grupos de WhatsApp com policiais.

Harrison busca ser indenizado em R$ 25 mil por cada um dos denunciados. Ao todo, o valor dos processos chega a R$ 300 mil.

— O fundamento geral é o dano moral que me foi causado e o direito de imagem. Eles usaram minha foto para me humilhar, de um jeito que afetou todo meu trabalho e desencadeou nos problemas psicológicos que estou tendo. Então é uma reparação aos danos que tive — afirma o soldado.

O policial permanece afastado das atividades profissionais. A medida foi tomada depois que ele denunciou os ataques homofóbicos ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

Pobreza cresce na pandemia e chega a 40,7% da população do RN.

Aos mais atentos, é nítido o aumento da pobreza no Rio Grande do Norte depois da pandemia da covid-19. Mas o que poderia ser entendido como uma percepção da realidade, foi quantificado em um estudo do economista Daniel Duque, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Ele mostra o crescimento da parcela pobre no estado em relação ao total da população, que passou de 37,2%, em janeiro de 2019 – antes da crise sanitária –, para 40,7%, em janeiro de 2021.

O alto índice coloca o RN na 14ª posição entre os estados com maior fatia de pobres. Os cálculos foram feitos a partir de dados de renda da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e da Pnad Covid 19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, foi considerada a classificação de pobreza do Banco Mundial, de renda per capita de até US$ 5,50 por dia, ou cerca de R$ 450 por mês, considerando a taxa de câmbio pela paridade do poder de compra.

Apesar do percentual alto, o Rio Grande do Norte ainda é o estado do Nordeste com a menor população pobre. Ele fica logo abaixo da Bahia, cuja fatia chega a 42,9%, e do Ceará (44,3%). Na região, o Maranhão está em pior situação. Lá, a parcela mais vulnerável corresponde a mais da metade do total de maranhenses (54,9%). Em relação às variações, o RN está entre as quatro menores do Nordeste e entre as 10 menores do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, a fatia pobre da população subiu 6,9 pontos percentuais enquanto o Distrito Federal, saltou 7,9 pontos.

Os três únicos Estados que não tiveram expansão da pobreza tinham participação acima de 30% dos pobres na população geral: Acre (46,4%), Pará (45,9%) e Tocantins (35,7%). Como referência, a fatia de população pobre na média do Brasil como um todo passou de 25,2% no primeiro trimestre de 2019 para 29,5% no mesmo período de 2021.


 

Copa do Brasil: Fortaleza arranca empate com São Paulo no Morumbi.

Na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, o Fortaleza arrancou um empate de 2 a 2 com o São Paulo, na noite de ontem quarta-feira (25) no estádio do Morumbi. As equipes decidem quem avança para a semifinal no dia 15 de setembro, no Castelão.

Após um primeiro tempo sem gols, o São Paulo conseguiu abrir uma vantagem de 2 a 0 graças ao faro de gol do atacante argentino Rigoni, que marcou aos 23 minutos e aos 33 minutos.

Porém, o Fortaleza não desistiu e lutou até o fim. E a insistência começou a dar resultado aos 38 minutos, quando o goleiro Tiago Volpi falhou e Yago Pikachu descontou. A partir daí, o time comandado pelo técnico Juan Vojvoda partiu com tudo para o ataque, e arrancou o empate final já nos acréscimos, quando Henríquez cruzou para Romarinho fazer de cabeça.

Pfizer anuncia acordo com empresa brasileira para produção de vacina da Covid-19.

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram, nesta quinta-feira (25/8), a assinatura de uma carta de intenção com o laboratório brasileiro Eurofarma para a produção de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com a empresa, o objetivo é fabricar imunizantes para distribuição em toda a América Latina. Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Eurofarma será responsável pelas atividades de fabricação dentro da cadeia e do fornecimento do imunizante ComiRNAty.

As organizações ainda não informaram em qual sede da Eurofarma ocorrerá a fabricação dos fármacos. O projeto faz parte da extensão da Pfizer ao redor do globo: a empresa espera construir mais 20 laboratórios em diversos países, em quatro continentes.

De acordo com a Pfizer, as “atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente” junto à Eurofarma.

A empresa brasileira receberá matéria-prima dos Estados Unidos e a fabricação de doses prontas começará em 2022. A expectativa é de que a produção anual chegue a 100 milhões de doses, que serão distribuídas exclusivamente na América Latina.

“Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos — nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina”, disse, em nota, Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.

Atualmente, o Brasil tem fabricação própria de duas vacinas contra a Covid. A Coronavac, produzida no Instituto Butantan, em São Paulo, e a AstraZeneca, fabricada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

RN ultrapassa 30% dos adultos totalmente vacinados contra Covid-19, que corresponde a mais 817 mil pessoas; 50 mil ainda não foram tomar a 2ª dose.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue avançando no Rio Grande do Norte. No início desta semana, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) registrou dois números que apontam para este avanço. A plataforma RN+ Vacina registra no fim da manhã desta quarta-feira (25) que mais de 30% dos adultos que moram no estado receberam as duas doses ou a dose única.

O percentual representa mais de 817 mil pessoas que completaram o esquema vacinal desde o início da campanha de imunização, sendo 762.521 que tomaram as duas doses de Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz ou Pfizer e outras 54.937 que tiveram aplicada a Janssen.

A Sesap ressalta, no entanto, que ainda há um quantitativo substancial de moradores do RN que ainda não foram até os postos de vacinação para tomar a segunda dose. O número de pessoas, segundo levantamento mais recente feito na RN+ Vacina, ultrapassa as 50 mil pessoas. No próximo sábado (28), a secretaria vai apoiar junto aos municípios a realização de mais um Dia D de vacinação, com foco nas pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal.

Primeira dose

Outro número alcançado esta semana reforça o avanço da vacinação contra a Covid-19 no RN. Já são mais de 2 milhões de potiguares que receberam ao menos uma dose, chegando a 76% do público-alvo.

Até o início da manhã desta terça-feira, eram exatos 2.039.755 pessoas que tiveram a aplicação de suas doses cadastradas pelos municípios junto à RN+ Vacina. O total de doses administradas nas salas de vacina das 167 cidades potiguares é de 2.857.213 unidades.

Após ser intimado, Carlos Gabas confirma que vem à CPI da Covid na ALRN.

Carlos Gabas, secretário executivo do Consórcio Nordeste, confirmou na tarde de ontem quarta-feira(25), em contato da Tribuna do Norte, que vai atender a convocação da CPI da Covid, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e virá depor no dia 6 de outubro.

Carlos Gabas diz que o Consórcio Nordeste seria o mais interessado em esclarecer a situação. Ele será ouvido no dia 06 de outubro.

A intimação vai questionar o desvio de 48 milhões na compra de respiradores, dentre eles 5 milhões correspondem ao estado do Rio Grande do Norte.

Flamengo mostra força e goleia Grêmio na Copa do Brasil.

O Flamengo mostrou toda a sua força ao derrotar o Grêmio por 4 a 0, na noite de ontem quarta-feira (25) em Porto Alegre, em partida na qual jogou com um homem a menos desde o final do primeiro tempo. Com o triunfo na ida das quartas de final, o Rubro-Negro fica muito próximo da vaga das semifinais.

As equipes voltam a se encontrar no dia 15 de setembro, no estádio do Maracanã, para definirem quem avança. Mas a situação do time da Gávea é muito confortável, podendo até mesmo perder por três gols de diferença para se classificar no tempo normal.

Carros de luxo, moedas estrangeiras e milhões em bitcoins: entenda a operação contra pirâmide financeira no Rio.

As apreensões feitas pela Polícia Federal nesta quarta-feira, na Operação Kryptos, dão a dimensão do esquema de pirâmide financeira investigado no Rio de Janeiro. De acordo com a corporação, o alvo era uma organização criminosa responsável por fraudes bilionárias envolvendo criptomoedas. Os agentes recolheram 21 carros de luxo, 591 bitcoins - equivalente a R$ 147 milhões na cotação atual - e R$ 13,8 milhões em espécie na casa dos suspeitos.

A operação também resultou na prisão de cinco pessoas: três no estado do Rio de Janeiro e dois em São Paulo, sendo que um deles estava no Aeroporto de Guarulhos com 25 mil dólares. Este último também vai responder por evasão de divisas.

Apontado como líder da quadrilha, o empresário Glaidson Acácio dos Santos, dono da GAS Consultoria Bitcoin, foi preso ontem. Na casa dele, agentes retiraram malas de dinheiro vivo e precisaram recorrer a uma empresa de valores para contabilizar a quantia.

A contabilização levou o dia inteiro e terminou no começo da noite de ontem. Segundo a PF, foram apreendidos R$ 13.825.091,00. Também foram recolhidas 100 libras esterlinas, além de valores em euro que não foram contabilizados.

Agentes que estiveram na operação dentro da casa de Glaidson, em condomínio na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, dizem que nunca viram tanto dinheiro numa operação, nem mesmo na Lava-Jato.

Os policiais também apreenderam carteiras físicas para criptomoedas. Elas são como pendrives nos quais ficam salvos os criptoativos. Nesse formato, a PF encontrou 591 bitcoins. De acordo com o CoinMarketCap, um bitcoin ontem valia cerca de R$ 255 mil.

Na busca e apreensão, os agentes ainda recolheram 21 carros de luxo. Entre os veículos há esportivos, conversíveis e os utilitários SUVs. Os automóveis foram encontrados em endereços na cidade do Rio de Janeiro e em Cabo Frio (RJ). Os agentes apreenderam modelos de marcas como Land Rover, Mercedes-Benz, Audi, Mitsubishi e Corvette.