sábado, dezembro 24, 2016

Mensagem do Blog do Valdemar Tibá.

Hoje é o dia de nos reunirmos com aqueles que amamos para lembrar e refletir que o maior ser humano que esteve entre nós veio a este mundo num estábulo, sem luxo, sem ceia, sem árvore, mas repleto do amor mais puro que há, e disposto a nos ensinar que a morada do Pai só será alcançada por aqueles que tiverem consciência do que é verdadeiramente importante!

Que o aniversário do Filho do Homem renove a esperança, a caridade, a humildade, a fé e o amor puro em nossos espíritos!

Feliz Natal!!!

Essa é a mensagem do Blog do Valdemar Tibá.

Ato Público pelo pagamento dos salários de novembro e dezembros dos servidores municipais de João Câmara/RN.


STF pede que Senado explique projeto que altera Lei de Telecomunicações.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, pediu ao Senado Federal que explique a tramitação de projeto que altera a Lei Geral de Telecomunicações no prazo de dez dias. A advogada-geral da União, ministra Grace Maria Fernandes Mendonça, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foram oficiados da decisão.

Em mensagem postada em uma rede social, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) destacou que a decisão da ministra atendeu a pedido feito por ela e pelo senador Paulo Rocha (PT-PA) para suspender a tramitação do projeto que modifica a Lei Geral das Telecomunicações. A senadora enfatiza que, no despacho, a ministra pede explicações ao Senado pelo rápido andamento do Projeto de Lei da Câmara (PLC), “que seguiria para aprovação sem nenhuma votação em plenário”. “Com a decisão, o Senado Federal tem dez dias para se posicionar a respeito da matéria, que não poderá seguir imediatamente para a sanção do presidente Michel Temer (PMDB)”, destacou a senadora.

Na última quinta-feira (22), os senadores de oposição se reuniram com a presidente do Supremo para pedir urgência no julgamento da ação liminar na qual os parlamentares pretendem suspender a tramitação do projeto que muda a Lei Geral de Telecomunicações. A matéria foi aprovada no dia 6 de dezembro na Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional do Senado. Antes de recorrer ao STF, os parlamentares protocolaram o mesmo recurso na Mesa Diretora do Senado.

De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o texto deveria tramitar em pelos menos três comissões que envolvem a matéria e passar por votação no plenário. Para a senadora, o projeto de lei não foi levado ao plenário porque os defensores do texto “tiveram receio do debate para favorecer interesse de alguma empresa”.

Uma das principais alterações na Lei Geral de Telecomunicações é a que permite a adaptação da modalidade de outorga do serviço de telefonia fixa de concessão para autorização, mediante solicitação da concessionária. Segundo a proposta aprovada, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai deliberar sobre o pedido mediante o cumprimento de requisitos específicos, como a garantia da prestação de serviço em áreas sem concorrência e a continuidade dos contratos já assumidos.

Entidades criticaram a falta de debate sobre mudanças nas telecomunicações. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Associação Brasileira de Procons e outras 18 organizações civis assinaram uma nota de repúdio contra o ato da Mesa Diretora do Senado Federal que rejeitou recursos parlamentares que pediam a análise em plenário do projeto de lei. As organizações alegam que o projeto não foi discutido democraticamente no Senado e que manobras regimentais violaram direitos.

Dilma: “Não penso em voltar à política porque o grande presidente para o Brasil é Lula”.

A frente de ex-presidentes latino-americanos continua em movimento. Há duas semanas, a ex-mandatária argentina Cristina Fernández de Kirchner fez uma viagem-relâmpago a São Paulo, onde se reuniu com dois ex-colegas brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Agora a própria Rousseff, destituída em agosto num processo de impeachment, retribuiu a gentileza com uma visita a Buenos Aires para participar da conferência Democracia, Direitos e Justiça Social e receber uma condecoração. Em meio a uma agenda bastante apertada, Rousseff manteve reuniões com diversas personalidades locais e opinou sobre a política brasileira e regional. “Não penso em voltar à política”, disse, “porque o grande presidente para o Brasil é Lula”. Denunciou também que a América do Sul vive “um longo processo de golpes de Estado” e foi muito dura com seu sucessor, Michel Temer, que já assumiu o cargo com um baixo índice de popularidade, o qual desabou ainda mais nos últimos meses. “Seria uma ingenuidade achar que ele vai renunciar”, alertou Rousseff, comentando os rumores de que o atual Governo seria insustentável. “Ninguém dá um golpe ilegal, doloroso e rasgando a Constituição para depois renunciar”, sentenciou.

A visita de Rousseff a Buenos Aires começou na noite de quarta-feira, comentou sobre a figura feminina nas lutas populares da América Latina. No dia seguinte, participou de um almoço com dirigentes políticos, sindicais e sociais, e pela tarde foi à sede da Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET), uma das entidades organizadoras do evento.

A jornalistas argentinos, a ex-presidenta criticou o Governo de Mauricio Macri, atribuindo-lhe a liderança de uma guinada neoliberal na região. “Eu acredito que ele tenha uma característica: propõe um Estado mínimo, a desregulação, radicaliza o neoliberalismo que foi implantado antes do período Kirchner, e acredito que aqui irão crescer a desigualdade e a perda de direitos, o que é muito grave e muito similar ao que ocorre no Brasil”, disse Rousseff.

Depois, atendeu ao resto da imprensa numa coletiva. Sem intérprete e com as perguntas previamente definidas, Rousseff opinou sobre as pressões pela renúncia de Temerapós a revelação de casos de corrupção que o envolvem e que já provocaram a saída de varios ministros em um semestre. A realização de eleições indiretas em 2017 “seria um golpe dentro do golpe”, disse a presidenta destituída, que comparou a atual situação regional com o cenário político que o Brasil enfrentou quando um golpe militar derrubou João Goulart, em 1964. “Também agora estamos vendo um longo processo de golpes.”

“Seria uma ingenuidade achar que Temer vai renunciar. Ninguém dá um golpe ilegal para depois renunciar”

A visita de Rousseff a Buenos Aires coincidiu com a confissão de executivos da empreiteira Odebrechtnos Estados Unidos sobre o pagamento de subornos milionários durante a gestão dela no Brasil e também em outros 11 países da América Latina para obter contratos de obras públicas. A ex-mandatária evitou responder diretamente. “Vamos diferenciar as coisas. Pode-se combater a corrupção na democracia, o que não é possível é usar [o combate à corrupção] de forma incorreta, porque aí se está interferindo na Justiça, no direito à defesa e nas bases e princípios que sustentam a relação jurídico-política. Todos somos iguais perante a lei, e quem acusa tem que provar. A pessoa não pode chegar no Ministério Público e dizer: ‘Não tenho nenhuma prova, mas tenho uma convicção’. Não estamos na Idade Média. Hoje é necessário que se prove a culpa, e isso vale para mim, para você e para os cidadãos de cada país.”

Sobre sua gestão, Rousseff não teve dúvidas: “Tiramos 36 milhões de pessoas da pobreza e levamos 40 milhões para a classe média. Obviamente não é um processo corriqueiro, e não estou dizendo que a América Latina e o Brasil resolveram os problemas de desigualdade. Digo que em um continente tão desigual nós demos um pequeno passo”. Via  EL PAÍS Brasil.

Servidores do município de Bento Fernandes/RN reclamam há três dias no aguardo da liberação do décimo.

Servidores da Prefeitura Municipal de Bento Fernandes insatisfeitos. Há dias enviado remessa ao banco pagador – Caixa Econômica  Federal e até as 16h00min desta sexta(23) ainda não disponível.

Desconforto e reclamações tem sido visível. A assessoria da tesouraria da Prefeitura de Bento Fernandes já informou que o repasse foi efetivado, mas, porém, há entraves operacionais que não efetivou o pagamento. Via Assis Silva.

Mordida de cachorro: todos os cuidados que precisam ser tomados.

Os cães foram domesticados há séculos, mesmo assim eles ainda conservam um instinto próprio. Farejar, correr, latir e morder são características herdadas dos ancestrais lobos e que, dependendo da situação, irão reaparecer. Então, se o animal se sentir ameaçado por uma pessoa, por exemplo, ele fará de tudo para se defender e o risco dela levar uma mordida de cachorro é bem grande.

Costuma-se ter medo apenas dos cães mais bravos, aqueles já conhecidos pela agressividade. Mas é preciso tomar cuidado com qualquer um, já que até o mais dócil e carinhoso pode atacar. Não é atoa que, no Brasil, milhares de pessoas dão entrada nos hospitais todo ano após levarem uma mordida de cachorro. A maior parte delas são crianças.

Os diferentes tipos de mordida
As mordidas podem causar quatro diferentes tipos de lesão, leve (arranhões), perfuração, dilaceração ou esmagamento. Isso vai depender desda força que o animal possui na mandíbula até a forma e intensidade que ele atacou. O tratamento é feito de forma diferente em cada situação.

A lesão leve, ou seja, a que ocorreu apenas arranhões, é a menos preocupante. Como o ferimento não chegou a sangrar, o risco de infecção é bem reduzido e o tratamento pode ser feito em casa mesmo, como antisépticos e cicatrizantes.

No caso da lesão por perfuração a pessoa deve se preocupar bastante. Isso porque a mordida foi profunda e a saliva do animal provavelmente infectou o machucado, que é pequeno e “protegido”, com condições plenas da para a multiplicação das bactérias. Esse tipo é o que possui maior risco de infecção e complicações posteriores.

Já as lesões por dilaceração e por esmagamento o animal morde e movimenta o maxilar de um lado para o outro. São as que possuem maior probabilidade de causar lesões internas graves ou até mesmo fraturas externas.

Perigos para a saúde
Antigamente a principal preocupação de quem havia sido mordido por um cachorro era se contaminar com raiva. Como a doença está praticamente erradicada, atualmente não se fala tanto dela, mas é preciso ficar atento já que não há um tratamento eficaz e a taxa de mortalidade beira os 100%. Verificar se a pessoa mordida e o cachorro que mordeu possuem vacina de raiva é uma atitude muito importante.

Leishmaniose, sarna e leptosprose são zoonoses que também podem ser transmitidas pela mordida. Consideradas doenças pirigosas possuem casos de fatalidade.

Hoje em dia o que mais assusta são as bactérias e as possibilidades de infecção. Na boca de um cachorro existem mais de 50 tipos diferentes de bactérias, a maior parte delas causa sérios riscos quando presentes na corrente sanguínea humano. Dentre elas estão as do gênero Pasteurella, consideradas as mais perigosas.

Os sintomas da infecção costumam aparecer poucas horas depois. Febre, inchaço, necrose, pus e dor são alguns deles. O ideal é que a pessoa não espere que eles apareçam para só então procurar ajuda médica. Quanto mais rápido se iniciar um tratamento, melhor será a recuperação.

O que fazer
Em todos os casos, exceto o da lesão leve, o indicado é procurar um médico imediatamente. Mas, antes de dar entrada no hospital alguns procedimentos emergenciais podem ser feitos. Lavar o local com água corrente e sabão instantes depois do ocorrido ajuda a diminuir os riscos de infecção. Depois disso, o sangramento deve ser estancado com uma toalha limpa, por exemplo.

O tratamento será feito de acordo com cada caso. Geralmente ocorre uma limpeza da ferida, aplicação de pontos e indicação de antibióticos. Todos os casos que possuem suspeita de infecção recebem o remédio. Outros medicamentos podem ser receitados, como anti-inflamatórios e analgésicos.

Como evitar ser mordido
Como boa parte dos casos registrados acontecem com crianças, a primeira saída é nunca deixar um cachorro sozinho com os pequenos, já que eles gostam de puxar o rabo, apertar e o animal pode não gostar disso. E não importa se o cachorro for muito manso, sempre precisa ter um adulto por perto.

Quando se trata de animais desconhecidos, o cuidado deve ser redobrado, já que não se sabe qual tipo de comportamento se trata. Tomando cuidado e respeitando o espaço do animal, os riscos de receber uma mordida de cachorro diminuem bastante.

Preço da gasolina sobe pela 3ª semana seguida.

Os preços do litro da gasolina e do diesel vendidos nos postos do Brasil subiram pela terceira semana seguida, segundo apontou nesta sexta-feira (23) um levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

O aumento acontece após a Petrobras elevar no início do mês os preços nas refinarias.

Programa Água Doce libera recursos para o RN.

O ministério do Meio Ambiente liberou R$3,689 milhões para o Programa Água Doce (PAD) no Rio Grande do Norte. O valor total do convênio firmado entre o ministério do Meio Ambiente e a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do estado é de R$ 19,960 milhões e visa a implantação, recuperação e gestão de 68 sistemas de dessalinização na primeira etapa, 2 unidades demonstrativas, 3 unidades movida a energia solar, beneficiando cerca de 28 mil pessoas.
 
O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) do MMA, Jair Tannús, adiantou que o programa, que atua em 10 estados, já realizou diagnósticos socioambientais e técnicos em 3.339 comunidades rurais de 316 dos municípios mais críticos quanto ao acesso à água na região semiárida e 250 sistemas já se encontram em funcionamento, beneficiando cerca de 100 mil pessoas com água de qualidade para consumo humano.

Impeachment liderou a audiência do telejornalismo em 2016.

O escritório brasileiro da GfK, empresa alemã que este ano passou a medir a audiência da TV no país, em concorrência ao Ibope, divulgou números em relação ao segundo semestre.
 
A política roubou a cena da teledramaturgia, de reality shows e até do esporte, em ano de Olimpíada e Paralimpíada no Brasil.
 
De acordo com os índices da GfK, a votação definitiva do impeachment de Dilma Rousseff, no Senado, em 31 de agosto, atraiu 35,1 milhões de brasileiros diante da TV. Foi o evento jornalístico mais visto do ano.

13% das ambulâncias do Samu no país não têm condições de funcionamento.

Levantamento feito pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) constatou que 13% das ambulâncias e 46% das motolâncias integrantes da frota das Unidades Móveis de Saúde (Samu) estavam sem condições de funcionamento entre os anos de 2013 e 2015 nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal.

A auditoria do ministério identificou também que houve um prejuízo de R$ 922 mil pela não comprovação da execução dos serviços de manutenção das ambulâncias pagas pelo Ministério da Saúde.

“À época dos exames, foram identificadas falhas nos controles internos administrativos do Ministério da Saúde que resultaram em casos de concessão de incentivos financeiros para habilitação e qualificação de unidades do Samu 192 sem comprovação do atendimento a todos os requisitos expressos na legislação vigente”, diz trecho do relatório.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, o Samu tem 185 centrais de Regulação das Urgências, que atendem aproximadamente 2.944 municípios. O serviço é disponibilizado para cerca de 150 milhões de habitantes, o que corresponde a 74,59% da população brasileira.

sexta-feira, dezembro 23, 2016

JUSTIÇA CONFIRMA CÁLCULOS DOS VALORES EM AÇÃO DO PCCR DE FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO DO RN.

A Justiça já confirmou como definitivos os cálculos dos valores relativos a ação do PCCR de 600 funcionários da educação. A ação foi movida pelo SINTE/RN e está dividida em 30 processos. Confira os nomes dos beneficiários clicando AQUI.

A previsão é que em janeiro os demais funcionários que estão nas outras 300 ações tenham os seus cálculos homologados. Após a homologação dos cálculos será a vez da justiça expedir os RPvs e Precatórios. Ou seja, o Estado será notificado do início da fase de pagamento.


Nos próximos dias o SINTE/RN vai protocolar a execução do período de 2010 a 2012 de todos os funcionários da educação. Lembrando que é importante entregar na sede do SINTE/RN a procuração assinada, cópia da identidade e CPF, cópia do comprovante de residência e do último contracheque.

Goleiro de 17 anos decide, Milan bate Juventus nos pênaltis e fatura Supercopa da Itália.

Dois dos mais tradicionais clubes do país, Juventus e Milan fizeram uma decisão de opostos na Supercopa da Itália, em Doha, no Catar. De um lado, a Juventus hegemônica, que domina o cenário nacional há anos. Do outro, o jovem time do Milan, que tenta se reerguer e que, pelo menos nesta sexta-feira, pôde comemorar sobre o rival ao conquistar o título nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação.

Foi a primeira conquista do Milan desde 2011, mas muito mais do que o troféu, a vitória sobre o grande rival representou a volta por cima de um clube que viveu o fundo do poço nos últimos anos, mas quer brigar novamente entre os maiores do país e do continente. O retrato deste cenário foi o choro dos jovens jogadores após o último pênalti convertido.

E o maior símbolo deste novo Milan apareceu mais uma vez nesta sexta. No confronto de um dos melhores goleiros da história com aquele que promete alcançar este posto um dia, falou mais alto a juventude de Donnarumma. Com apenas 17 anos, o arqueiro do Milan defendeu pênalti decisivo de Dybala e foi fundamental para o título.

De quebra, o Milan ainda se igualou à própria Juventus como maior vencedor da Supercopa da Itália, com sete troféus. Ao time alvinegro, restou lamentar a derrota após ter saído na frente. A ordem, agora, é se reerguer para as oitavas de final da Liga dos Campeões e para o Campeonato Italiano, que lidera com folga.

Quase três mil motocicletas foram furtadas ou roubadas no RN em 12 meses.

Durante os 12 meses do ano de 2016 quase três mil motocicletas foram furtadas ou roubadas nos municípios do Estado do Rio Grande do Norte. Desse número mais da metade foi abandonada por criminosos ou apreendida pela polícia. Os dados são do setor de estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

De Janeiro até o início do mês de Dezembro 2938 motocicletas foram furtadas ou roubadas e nesse mesmo período 1622 acabaram abandonadas ou apreendidas pela polícia, 55,2%. Na capital os números de foram 1230 veículos e com 67,7% recuperados. Esses dados não foram computados na cidade de Mossoró.
 
De acordo com o delegado da Deprov (Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas), Licurgo Nunes Neto esse tipo de veículo é muito visado por criminosos por vários motivos, como para o desmanche e prática de outros crimes. “A motocicleta é um instrumento rápido para as ações de criminosos e além disso o mercado ilegal de peças e muito forte e está de alguma maneira por trás desses roubos e furtos”, disse. Via PBO.

Mais de 900 mil ainda não sacaram abono salarial de R$ 880.

Mais de 900 mil trabalhadores com direito de sacar o abono salarial do PIS/Pasep, ano-base 2014, ainda não retiraram o benefício de um salário mínimo (R$ 880). O prazo termina na próxima sexta-feira (30). 

Para saber se tem direito aos recursos, o trabalhador pode fazer uma consulta na página do Ministério do Trabalho.

Mestrado Profissional em Gestão Pública da UFRN recebe inscrições até março.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas, até o dia 5 de março de 2017, para o curso de mestrado profissional na linha de pesquisa Gestão e Políticas. São ofertadas duas vagas para servidores docentes e técnico-administrativos da universidade.
De acordo com o edital, o processo seletivo é aberto somente para os servidores vinculados às seguintes instituições: Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Assembléia Legislativa do Estado Rio Grande do Norte.

Os interessados devem realizar as inscrições via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) seguindo as abas Stricto Sensu > Processos Seletivos. No preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deve anexar uma cópia do anteprojeto de proposta de intervenção ou do anteprojeto de dissertação de mestrado e da carta de anuência da instituição conveniada autorizando o candidato a participar do processo seletivo.

O processo seletivo será conduzido em quatro etapas, sendo a primeira o Teste da Associação Nacional de Pós–Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), que deve ser realizado pelo candidato antes da inscrição no Sigaa. O teste está disponível até 10 de janeiro neste site.

Outras informações podem ser conferidas no edital de seleção ou pelos telefones (84) 3342-2235 (Opção 3) e 99193-6096.

Cientistas descobrem novo órgão no corpo humano.

O mesentério liga o intestino à cavidade abdominal. Durante muitos anos, tem sido considerado como uma estrutura fragmentada que consiste em várias partes. No entanto, em seu estudo, Coffey descreve o mesentério como um órgão único, relata o portal Medical Xpress.

Seus argumentos para a necessidade de classificar o mesentério como um órgão independente foram apresentados na revista médica Lancet Gastroenterology & Hepatology.

Segundo o investigador, uma melhor compreensão da estrutura e função do mesentério irá ajudar no futuro a reduzir o número de complicações e contribuir para uma recuperação mais rápida dos pacientes.

“Ele é universalmente relevante porque afeta a todos nós. Até agora não havia uma área de estudo dedicada ao mesentério. Estabelecemos a sua anatomia e estrutura. O próximo passo é a função. Se entendermos a função, poderemos identificar a função anormal e, consequentemente, a doença. Colocado tudo junto, nós temos a ciência mesentérica… a base de uma nova área da ciência”, explica Calvin Coffey. Com informações do Sputnik Brasil.

Menina de 13 anos relata abuso pelo padrasto em carta a Papai Noel.

Em uma carta endereçada ao Papai Noel, uma menina de 13 anos pede um tênis, uma camiseta ou calça jeans e faz uma revelação surpreendente ao ‘bom velhinho’: “Meu padrasto abusou de mim, mas não conta pra ninguém.”

A carta, escrita à mão em boa caligrafia, foi vista pelo professor da escola pública onde a menina estuda, em Bauru, interior de São Paulo, e acabou virando caso de Justiça. A garota foi retirada de casa pelo Conselho Tutelar e levada para um abrigo mantido pela Secretaria de Bem Estar Social da prefeitura. O padrasto está sendo investigado.

O professor contou à TV Tem que os alunos, com idade entre 7 e 13 anos, foram estimulados a escrever cartas com pedidos natalinos no início de dezembro. O plano era enviar as correspondências para o programa Papai Noel nos Correios para que fossem adotadas por pessoas interessadas em atender aos pedidos. Quando ele se deparou com a cartinha da menina, tomou um susto.

UFRN forma primeiro aluno no curso de Letras Libras/Língua Portuguesa.

Délio Henrique Delfino de Oliveira é o primeiro aluno da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a se graduar no Curso de Graduação em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua brasileira de Sinais (LIBRAS). O aluno que obteve sua graduação de forma individual no último dia 16, sendo, portanto, protagonista nesta formação, precisou ultrapassar barreiras e realizar verdadeiras maratonas para conseguir o diploma bem antes do restante da sua turma, a primeira a ingressar no curso de libras da UFRN.
O que motivou Délio Henrique a buscar esta formação precoce foi o fato de ter passado num concurso para professor do Estado, havendo necessidade do diploma para poder ser nomeado. Neste momento ele cursava o sexto dos nove períodos necessários. Na correria - toda dentro das regras e normas legais, adiantou disciplinas restantes e fez os estágios obrigatórios, cumprindo todo o processo de adiantamento através de processos diversos, recursos e ultrapassou o que precisava alcançando seu objetivo.

Ele já vem neste ritmo frenético de estudos há bastante tempo, sendo graduado em psicologia na Universidade Potiguar (UnP), com duas especializações na UFRN (Libras e Psicologia) e um mestrado em Psicologia na UFRN. Em todos os seus estudos sempre buscou estabelecer o link entre libras e psicologia, mesmo não tendo parentes e nem ninguém da família como portador de deficiência auditiva grave. Segundo Oliveira, "foi por uma questão da psicologia que eu fui ao encontro da Libras, fui me interessando pela área clínica, pelo trabalho desenvolvido com campo da fala e escuta em psicoterapia e, com isso, ficando incomodado ao pensar no como uma pessoa surda não recebia o devido acompanhamento psicológico em sua língua natural".

Sobre o curso de Letras Libras/Língua Portuguesa que acaba de concluir de maneira pioneira na UFRN, diz, "o curso é de extrema relevância social e vem dar conta das propostas da educação bilíngue defendida pela comunidade surda. Como todo curso novo, este também encontrou dificuldades, mas está passando por modificações, mudanças, ainda tem muito a crescer. O Curso foi criado na UFRN no final de 2012 por meio através do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e do Departamento de Letras (DLET).

Menina de três anos era mantida presa em caixa com insetos.


A polícia do estado de Indiana, nos Estados Unidos, resgatou uma menina de três anos que era mantida presa dentro de uma caixa na casa do pai, Christopher Short. Ele e mais oito pessoas foram presas, enquanto a criança foi entregue ao Conselho Tutelar.

O resgate foi feito após uma denúncia. O ex-marido da mulher do pai da criança sugeriu que a polícia fizesse a busca. O xerife responsável, Jeff Richwine, admitiu que esperava que fosse um delírio do delator e se surpreendeu ao fazer a busca. As informações são da TV WSBT.

A caixa onde a criança foi encontrada, ainda por cima, estava repleta de insetos e sujeira.

O pai da criança, de 25 anos, sua esposa Donna Short, de 42, e Patricia Meeks, de 18, foram três dos presos, em flagrante. As outras pessoas, de identidade não revelada, foram presas sob acusação de não reportarem crime.

O xerife ainda contou que Christopher, Donna e Patricia, ao serem flagrados com a criança aprisionada, alegaram que ela vivia trancada na caixa por espontânea vontade. Via g1.

BNDES devolve R$ 100 bilhões ao Tesouro e reduz dívida bruta do governo.

Um mês depois de o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar a operação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devolveu R$ 100 bilhões ao Tesouro Nacional. A quantia faz parte dos R$ 532 bilhões que o banco deve à União referente aos empréstimos que recebeu de 2008 a 2014.

Em nota, o Ministério da Fazenda informou que a antecipação reduzirá a Dívida Bruta do Governo Geral em 1,6 ponto percentual do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país). Em outubro, segundo os dados mais recentes do Banco Central, o indicador estava em 70,3% do PIB.

A devolução também permitirá ao Tesouro economizar R$ 37,3 bilhões em subsídios que deixarão de ser pagos ao BNDES nos próximos anos para cobrir a diferença entre a taxa Selic (juros básicos da economia) e os juros inferiores às taxas de mercado cobrados nos financiamentos concedidos pelo BNDES. Apenas em 2017, a economia deverá ficar em torno de R$ 7 bilhões.

Dos R$ 100 bilhões, o banco pagou R$ 40 bilhões em títulos públicos e R$ 60 bilhões em dinheiro. Os títulos foram imediatamente cancelados, e os recursos financeiros serão utilizados exclusivamente para o pagamento de dívida pública em mercado.

“A operação é importante componente do programa de ajuste fiscal do Governo Federal e resulta em melhora substancial e imediata no nível de endividamento”, informou o Ministério da Fazenda em nota.

TEMER AUTORIZA POLÍCIAS A USAR FUZIL APREENDIDO COM CRIMINOSO.

O fuzil que um dia esteve em posse de um bandido poderá, agora, ser usado por forças policiais. O presidente Michel Temer alterou, por decreto publicado nesta quinta-feira, 21, no Diário Oficial da União, a regulamentação sobres armas de fogo no Brasil e autorizou que os órgãos de segurança pública e as Forças Armadas recebam doação de alguns tipos de armas que são apreendidas em operações policiais.
 
Pela regra anterior, todas as armas e munições recuperadas pela polícia deveriam ser enviadas em até 48 horas ao Comando do Exército, para que fossem destruídas. A partir do decreto, os órgãos policiais que fizeram a apreensão podem manifestar interesse no armamento e recebê-lo como doação, caso demonstrem a necessidade de obter o equipamento.
 
Os tipos de armas que podem ser repassadas para os órgãos policiais são fuzil, metralhadora, espingarda e carabina. O prazo para as instituições fazerem o pedido é de dez dias, após o envio da arma ao Comando do Exército, que avaliará as solicitações das Forças Armadas. Já as manifestações dos órgãos de segurança pública serão analisadas pelo Ministério da Justiça e Cidadania.
 
Caso a polícia que realizou a apreensão não manifeste interesse, os outros órgãos terão 30 dias para solicitar o armamento. De acordo com o decreto, as armas de fogo de valor histórico ou obsoletas poderão ser doadas para os museus das Forças Armadas ou das polícias. Já as que são registradas poderão ser devolvidas aos legítimos proprietários. A medida é um ato conjunto entre os Ministérios da Justiça e Cidadania e da Defesa.
 
Segundo afirma o ministro Alexandre de Moraes, da Justiça e Cidadania, mais de 800 fuzis foram apreendidos no Brasil neste ano. “Esses fuzis deixarão de ser destruídos e poderão ser aproveitados pelas polícias que os apreenderam”, disse em publicação na sua página no Facebook. Para Moraes, o decreto é uma “importante medida de fortalecimento das polícias e economia aos cofres públicos.

Desaprovação a Temer cresce e atinge 77%, mostra pesquisa Ipsos.

De acordo com dados do Pulso Brasil, monitoramento mensal de opinião pública da Ipsos, 77% dos brasileiros desaprovam a forma como o presidente Michel Temer vem atuando no país, ante 72% em novembro e 59% em outubro. A Ipsos também mediu a “Avaliação da Gestão do Governo Federal” e houve piora no índice, que saltou de 52% em novembro para 62% em dezembro. A pesquisa foi realizada de 30 de novembro a 12 de dezembro, com 1.200 entrevistas presenciais em 72 cidades brasileiras. A margem de erro é de três pontos percentuais.

“O aumento da desaprovação a Temer é fruto da combinação da falta de perspectivas concretas de melhora da economia mas, principalmente, da deterioração da imagem de seu governo causada pelas delações das investigações da Lava Jato que vêm atingido figuras importantes desse governo”, afirma Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs, responsável pelo Pulso Brasil.

A pesquisa também mediu a aprovação do presidente do Senado, Renan Calheiros. O político é avaliado negativamente por 79% dos brasileiros na pesquisa concluída em dezembro. No mês anterior, eram 62%. Outra figura pública avaliada na pesquisa da Ipsos foi o juiz Sérgio Moro, que está a frente da Operação Lava Jato. Dois em cada três entrevistados apoiam Moro. O índice de aprovação em dezembro é 12 pontos percentuais acima do registrado em novembro, quando estava em 54%.

Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa independente global na área de pesquisa de mercado presente em 88 países. A companhia tem mais de 5 mil clientes e ocupa a terceira posição na indústria de pesquisa. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de publicidade, fidelização de clientes, marketing, mídia, opinião pública e coleta de dados. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e analisam audiência, medem a opinião pública ao redor do mundo.

Temer fará balanço do ano em rede nacional na véspera do Natal.

O presidente Michel Temer fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite deste sábado, 24. A fala do presidente será exibida por volta das 20h (horário de Brasília) da véspera de Natal e, segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, Temer fará um balanço das ações do governo no ano de 2016.

Temer também apresentará os planos gerais para 2017, traçando um cenário positivo das medidas que estão sendo tomadas com a intenção de reativar a economia e tentar debelar a crise. O pronunciamento foi gravado durante esta semana, em Brasília, antes de o presidente embarcar para São Paulo, onde deverá passar o Natal com a família.

Homem se passa por médico durante quatro dias no Hospital Regional de João Câmara/RN.

É destaque no Novo Jornal nesta sexta-feira(23). Durante quatro dias consecutivos a equipe médica do Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, de João Câmara, deparou-se com um intruso que se passava por médico nos corredores da unidade da rede pública estadual. Da última sexta-feira (16) até a segunda-feira (19), o homem até aquele momento não identificado comparecia ao hospital vestido todo de branco. Frequentava a enfermaria, o pronto-socorro, até comia nas dependências do hospital. O problema é que ninguém do quadro de funcionários o conhecia.

Na noite da última segunda-feira, o mistério foi solucionado: tratava-se de um doente esquizofrênico que, devido à falta de segurança na unidade médica da cidade, conseguiu entrar nas dependências da unidade de saúde sem problemas. Um dos que tomaram a decisão de falar com o homem e descobrir sua identidade foi o médico Diego Torquato.

Confira todos os detalhes aqui

7 boas razões para fazer sexo todos os dias, segundo a ciência.

O sexo representa uma parte importante da vida humana e por isso a ciência se interessa muito por estudá-la. Com base em vários estudos realizados ao longo dos anos, a revista Cosmopolitan listou sete boas razões, científicas é claro, para fazer sexo todos os dias – ou pelo menos com bastante frequência:

Pode reduzir o risco de câncer da próstata. De acordo com um estudo realizado pela Harvard Medical School, os homens que ejaculam com mais frequência têm um risco 22% menor de desenvolver câncer da próstata.

O sistema imunológico fica mais forte, fazendo com que você tenha menos probabilidade de ter gripe, por exemplo. Um estudo realizado pela Universidade Wilkes, na Pensilvânia, descobriu que as pessoas que fazem sexo pelo menos duas vezes por semana libertam mais antigenes que ajudam a combater as gripes e resfriados.

Terá com uma aparência mais jovem e confiante. Um estudo escocês aponta que geralmente as pessoas que aparentam ter entre sete e 12 anos a menos do que a sua idade biológica afirmam fazer sexo três vezes por semana e serem mais confiantes e confortáveis com a sua identidade sexual.

Ajudará a se livrar das dores menstruais. Um estudo realizado em 2000 verificou que 9% de 1900 mulheres usavam a masturbação para amenizar as dores menstruais.

Se está tentando engravidar, fazer sexo com frequência aumenta a fertilidade. Segundo um estudo publicado na revista Fertility and Sterility, fazer sexo todos os dias pode ajudar o sistema imunológico a se preparar para a gravidez, o que no fundo aumenta a fertilidade.

Reduz a pressão arterial e ajuda a relaxar. Um estudo realizado em 2005 aponta que a relação sexual ajuda a baixar a pressão arterial e melhora a resposta do corpo ao estresse, deixando as pessoas mais relaxadas.

Pode lhe deixar mais inteligente. Dois estudos, um realizado pela Universidade de Maryland e outro pela Universidade de Seoul, descobriram que os ratos e as ratazanas que faziam sexo com mais frequência eram menos estressados; como o estresse afeta o funcionamento do cérebro, que é mais estressado é menos inteligente.

Dívida de Mandala resulta em morte no interior da Bahia.

Um rapaz foi morto onde se suspeita de ser motivado pelo um jogo da rede social, onde tem o nome de  “Mandala”.

Segundo informações, o fato aconteceu na manhã de quinta-feira(22), no município de Lauro de Freitas, região metropolitana da capital baiana.

Ainda segundo informações, um rapaz identificado por Pedro Henrique Cardoso Silva (responsável por “girar a Mandala”), onde segundo relatos o mesmo não pagou a importância de R$ 1.000,00 a Alan Patrick de Santana.
 
A vítima foi alvejada por pelo menos 6 tiros de arma de fogo calibre 380, onde com a eficiência da polícia o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado ao complexo policial da cidade.

Achar um namorado é a principal meta dos solteiros para 2017.

Uma pesquisa realizada com 1,7 mil pessoas pelo ParPerfeito (www.parperfeito.com.br), o maior site de relacionamento do Brasil, revela que a 41% dos homens e 39% das mulheres têm como principal resolução de Ano Novo encontrar um novo amor. Os demais planos mencionados por elas foram: 32% pretendem ter uma vida mais saudável, 13% desejam viajar para o exterior, 13% querem um novo emprego e 3% gostariam de iniciar um novo curso de idiomas. Já os demais desejos para 2017 deles são: 30% querem ter uma vida mais saudável, 20% buscam um novo emprego, 6% gostariam de viajar para o exterior e 3% pretendem iniciar um curso de idiomas.

Porém, eles não acham impossível nesses últimos dias do ano encontrar alguém. Afinal, nessas últimas semanas o clima de paquera aumenta e o número de usuários do ParPerfeito também. Assim, a maioria das mulheres (91%) e dos homens (88%) não descarta a possibilidade de terminar 2016 com um novo amor.

“Essa época do ano inspira as pessoas a começarem um novo ciclo de vida com a chegada do novo ano. É um tempo em que as esperanças se renovam e as pessoas se enchem de amor. E nada melhor do que esse clima para paquerar”, avalia Clarissa Assumpção, Diretora de Marketing do Match Group LatAm, empresa detentora da marca ParPerfeito. “Sempre vemos um aumento expressivo de novos usuários no ParPerfeito no último e primeiro mês do ano. As pessoas estão mais abertas para conhecer pretendentes nesse período, até porque estão mais relaxadas e esperançosas”, completa.

Diante da alta expectativa dos solteiros para encontrar um novo amor, o ParPerfeito acaba de lançar a campanha: Ano Novo, Novo Amor – 365 dias para se apaixonar. Entre as ações previstas, está uma contagem regressiva para 2017 nas redes sociais do maior site de relacionamento do Brasil representada pela hashtag #MeuParPerfeitoEm2017. Vale acompanhar essa contagem e ver os usuários que estão interagindo e contando os dias para encontrar um novo amor. Além disso, a campanha contará com conteúdos diários, como dicas para a virada do ano e uma playlist especial no YouTube, que recebe o título “Ano Novo, Novo Amor”, com músicas para inspirar o clima de paquera e começar 2017 com o pé direito!

Com gol de Vizeu, seleção sub-20 bate o Madureira no último amistoso do ano.

A Seleção Brasileira Sub-20 derrotou o Madureira por 1 a 0 na manhã desta sexta-feira (23). Em jogo-treino realizado na Granja Comary, em Teresópolis, a Seleção venceu com gol do atacante Felipe Vizeu. O amistoso faz parte da preparação da Seleção para o Sul-Americano Sub-20 de 2017, que será disputado no Equador.

O gol brasileiro saiu aos 29 minutos da primeira etapa. A exemplo do que aconteceu no amistoso contra o Tigres, o gol brasileiro veio da marcação pressão na saída de bola do adversário. Felipe Vizeu dividiu com o zagueiro do Madureira. A bola sobrou para Douglas, que tocou para Sávio. O meia ajeitou de calcanhar para a finalização de Vizeu: 1 a 0 Brasil. Durante a segunda etapa, o goleiro Lucas Perri foi exigido, mas garantiu a vitória brasileira. Aos 20 minutos, o Madureira teve uma chance na cara do gol, mas o goleiro saiu bem e abafou a finalização.

O jogo teve dois tempos de 30 minutos. A Seleção entrou em campo com: Lucas Perri; Dodô, Lyanco, Lucas Cunha e Guilherme Arana; Maycon, Douglas e Matheus Sávio; David Neres, Felipe Vizeu e Richarlison. No segundo tempo, o técnico Rogério Micale fez experiências e aproveitou para observar os outros jogadores do elenco. Depois a partida, os atletas tiveram folga para os feriados de fim de ano. A equipe volta a trabalhar no dia dois de janeiro, quando retorna para a Granja Comary.

Delegado Sandro Regis é agraciado com comenda concedida pelo Conselho tutelar de Almino Afonso/RN.

Na sexta feira da semana passada, o Delegado de Polícia civil da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Patu,  Sandro Regis, tive a honra de ser agraciado com mais uma comenda do mérito, concedida pelo Conselho Tutelar de Almino Afonso/RN.

A solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores daquela cidade do Alto Oeste Potiguar, onde se encontrava diversas autoridades do executivo , legislativo, juiz de direito, promotor de justiça e membros dos conselhos tutelares das cidades de Almino Afonso, Lucrécia, Frutuoso Gomes e Rafael Godeiro.
 
Em sua fala, Dr. Sandro Regis, agradeceu por mais essa conquista, primeiramente a Deus e a sua família, bem como a toda equipe de policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil, da qual é comandante.

Homem com deficiência intelectual é morto com pelo menos 35 facadas.

Um homem com deficiência intelectual foi assassinado com pelo menos 35 facadas durante a madrugada desta quinta-feira (22). Roberto Francisco Dillemburg foi atacado em casa justamente pelo homem que havia sido encarregado de cuidá-lo desde a noite de quarta (21).

Silmar de Camargo Telles, 21 anos, foi preso em flagrante pela Brigada Militar e confessou o crime, que aconteceu no bairro Lomba Grande, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

De acordo com o delegado Enizaldo Plentz, o suspeito alegou que foi ofendido pela vítima e, como estava embriagado, teria perdido o controle e o atacado. Além do autor das facadas, o delegado deve indiciar o irmão da vítima por negligência.

Segundo informações do Zero Hora, a polícia ainda investiga a possibilidade de que o crime tenha sido ordenado por interesse em uma suposta herança da vítima. Via Notícias ao Minuto.

LULA MANDA UMA MENSAGEM DE FIM DE ANO: ASSISTAM.


Complexo eólico no Nordeste terá financiamento do BNDES.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (22) a aprovação de empréstimo no valor de R$ 1,043 bilhão para o Complexo Eólico Ventos do Araripe 3, composto por 14 parques, nos municípios de Simões e Curral Novo (Piauí) e de Araripina (Pernambuco). A entrada em operação do complexo é prevista para 2017.

Segundo informou o banco, por meio de sua assessoria de imprensa, o complexo terá capacidade instalada total de 357,9 MW. Essa energia é suficiente para abastecer 1,14 milhão de residências. O número considera o consumo médio da Região Nordeste.

O projeto contribuirá para a diversificação da matriz elétrica, avalia o BNDES. Os investimentos permitirão a geração de até 2,4 mil empregos diretos e indiretos, além de melhorar a infraestrutura da região. Integra o financiamento um subcrédito social no valor de R$ 5,19 milhões, que será usado para investimentos no entorno do projeto, em cumprimento a exigências dos órgãos ambientais.

Está prevista também a emissão de debêntures de infraestrutura no valor de até R$ 300 milhões. Esses títulos vão compor uma parcela do valor total do investimento do complexo eólico, avaliado em R$ 1,743 bilhão, acrescentou o banco.

Mais de 56% estão endividados no País.

Em dezembro, 56,6% das famílias brasileiras possuíam algum tipo de dívida. É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). De acordo com a entidade, este é o menor patamar de endividamento desde 2012.

De acordo com a CNC, o resultado é reflexo do cenário econômico, com juros altos e maior dificuldade para concessão de crédito, que impediu maior impulso nas compras de natal. Em novembro, o percentual de endividamento das famílias foi de 57,3% e, em dezembro do ano passado, 61,1%.

CUT/Vox Populi: Lula, o melhor e mais admirado presidente do Brasil.

Para 43% dos brasileiros, Luiz Inácio Lula da Silva foi o melhor presidente do Brasil. O dado foi revelado em pesquisa  CUT/Vox Populi divulgada nesta quinta-feira (22). Além disso, 33% dos entrevistados afirmaram admirar/gostar muito do petista.

Ainda de acordo com os dados, apenas 13% dos entrevistados escolheram Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como melhor presidente.

O levantamento aponta que 96% dos brasileiros responderam que ficaram sabendo que Lula foi indiciado pelos procuradores da Operação Lava Jato.

Para o presidente da CUT, Vagner Freitas, os resultados da pesquisa CUT/Vox Populi mostram que “os brasileiros, mesmo os mais pobres e simples, têm discernimento, refletem e julgam racionalmente, não se deixam influenciar pela avalanche de denúncias sem provas e sensacionalismo da mídia conservadora”.

Para a CUT/Vox Populi, 56% dos brasileiros disseram que Lula fez mais coisas certas do que erradas (35%). E 58% dos entrevistados disseram que suas vidas melhoraram nos governos do PT.

Eleições 2018.

Na mesma pesquisa divulgada nesta quinta, Lula está à frente de todos os concorrentes em todas as simulações feitas no primeiro e no segundo turnos das eleições presidenciais de 2018. Lula tem 31% das intenções de voto espontâneas.

Bem atrás do ex-presidente, vem Aécio Neves (PSDB), com 5%; Marina Silva (Rede-AC), 4%; o ex-presidente FHC, 3%; e Alckmin, com 2%.

Na estimulada, Lula também ganha de todos. Tem 37% contra Aécio, que atinge 13%; tem 38% contra Alckmin, que atinge 12%; Marina atinge somente 10%.

Nas simulações de segundo turno, Lula também está à frente de todos. Tem 43% contra Aécio (20%); 45% contra Alckmin (20%) e 42% contra a Marina, que tem 21% das intenções de votos para 2018.

A Pesquisa CUT/Vox Populi ouviu 2.500 pessoas com mais de 16 anos, em 168 munícipios brasileiros. A margem de erro é de 2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Excesso de Facebook no Natal deixa pessoas deprimidas, diz pesquisa.

Passar muito tempo no Facebook durante o Natal – vendo fotos de famílias “perfeitas” e de amigos curtindo o recesso de fim de ano ─ tende a deixar as pessoas mais deprimidas, revelou uma nova pesquisa. O estudo, realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sugere que o uso excessivo das redes sociais pode desencadear sentimentos de inveja.
 
A pesquisa alerta, principalmente, para o efeito negativo de ficar bisbilhotando a vida dos outros sem manter relações de amizade com ninguém. O estudo, que entrevistou mais de 1,3 mil pessoas, a maioria mulheres, diz que o “uso regular de redes sociais como o Facebook pode afetar negativamente o seu bem-estar emocional e sua satisfação com a vida”

Professor chama aluno de mau-caráter e mentiroso em recado na prova.

Mal comportado, mal criado, mau-caráter e mentiroso. Foram esses adjetivos que um professor da Escola Aurea Pires Montes de Souza, em Rio Branco, no Acre, escreveu na prova de um dos seus alunos, de 11 anos de idade, para revolta da mãe do garoto.

De acordo com informações, a prova ocorreu no dia 12 de dezembro. Após receber a prova o menino ficou com medo e não mostrou para a mãe. Ao ler, Helen Vitória, mãe do garoto, ficou surpresa pelo conteúdo agressivo. “Achei um absurdo, meu filho nem sai de casa sozinho, ele não é mal criado na rua. Eu que sou mãe nunca chamei meu filho de mau-caráter, então, por que um professor tem direito de fazer isso?”, questionou. Ela ainda ressaltou que mora perto da escola e que, caso o professor tivesse reclamações a fazer, poderiam ser feitas pessoalmente ou por telefone. Quando ouviu do filho que o professor havia escrito algo em sua prova não imaginava que o teor seria tão agressivo. Segundo ela, o menino sequer sabia o que significava “mau-caráter”.


“Na hora que li, procurei a coordenação da escola. A direção me apoiou, disse que era uma falta de ética muito grande professor. Tiraram uma cópia da prova e enviaram para a Secretaria de Educação”, afirmou. De acordo com a mãe, após o ocorrido, o menino está triste e não quer sair de casa para brincar, mesmo estando de férias. “Espero que sejam tomadas as medidas necessárias e que isso não aconteça mais com nenhuma criança”, ressalta. A Secretaria de Educação do Acre afirmou que uma sindicância foi aberta para investigar o caso. Via Diário de Pernambuco.

Cármen Lúcia pede informações sobre tramitação da reforma da Previdência.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, pediu informações para a Câmara dos Deputados e à Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma da Previdência.

O pedido de informações faz parte de ação na qual associações de trabalhadores e aposentados pedem a suspensão do andamento da proposta.

De acordo com decisão, a AGU, a Câmara, além do Senado e da Procuradoria-Geral da República (PGR) terão cinco dias para se manifestar no processo. Após o prazo, a liminar estará pronta para decisão da ministra.

Em uma ação protocolada, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Química (CNTQ), a Federação dos Empregados de Autônomos de São Paulo e o Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical alegam que a PEC restringe direitos dos trabalhadores.

MP que permite saque do FGTS está no Diário Oficial.

Publicada hoje (23), no Diário Oficial da União, a medida provisória que eleva a rentabilidade das contas vinculadas do trabalhador por meio da distribuição de lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e dispõe sobre a possibilidade de movimentação de conta do Fundo vinculada a contrato de trabalho extinto até 31 de dezembro de 2015. As mudanças no FGTS foram anunciadas ontem (22) pelo presidente Michel Temer durante café da manhã com jornalistas, no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Pela medida, o Conselho Curador autorizará a distribuição de parte do resultado positivo auferido pelo FGTS, mediante crédito nas contas vinculadas de titularidade dos trabalhadores. A apuração do resultado auferido pelo FGTS, para fins de distribuição, será iniciada no exercício de 2016.

Entre os critérios, a medida estabelece que o valor de distribuição do resultado auferido será calculado posteriormente ao valor desembolsado com o desconto realizado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. O valor creditado nas contas vinculadas a título de distribuição de resultado, acrescido de juros e atualização monetária, não integrarão também a base de cálculo do depósito da multa rescisória.

Sobre o saque das contas inativas do FGTS não foi publicado um calendário, mas ontem (22) o Ministério do Planejamento informou que as operações começarão em fevereiro e que um calendário será anunciado com base na data de nascimento de cada um. Com potencial para injetar até R$ 30 bilhões na economia, a decisão do governo permitirá que cerca de 10,2 milhões de trabalhadores retirem todo o saldo das contas inativas até 2015.

Saldo do FGTS
O acesso à conta pode ser feito na página da Caixa Econômica Federal . Para conferir o extrato de todas as contas do FGTS, ativas e inativas, o trabalhador deve entrar na página, digitar o Número de Inscrição Social (NIS) e cadastrar uma senha. Caso o trabalhador tenha uma senha cadastrada e a tenha esquecido, pode pedir nova senha. Para isso, no entanto, é necessário digitar o número do título de eleitor.

A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo FGTS Trabalhador, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nos sistemas Android, iOS (da Apple) e Windows Phone. Também é necessário digitar o NIS e a mesma senha cadastrada no site.

É possível ainda verificar pessoalmente o extrato do FGTS nas agências da Caixa Econômica Federal. Quem tem o Cartão Cidadão pode ir a um posto de atendimento, desde que tenha em mãos a senha. A consulta não pode ser feita por telefone.

Solange Almeida anuncia saída do grupo Aviões do Forró.

 
A cantora Solange Almeida, de 42 anos, vai deixar a banda Aviões do Forró. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (22) pela assessoria da banda por meio de um comunicado e um vídeo publicados nas mídias sociais da do grupo. O Aviões do Forró segue sob a liderança do atual cantor Xand Avião. Em 2016, o grupo completou 14 anos de existência.

De acordo com "Xand", a cantora deve continuar ao seu lado no grupo até o carnaval de 2017, quando ela realizará o último show com o Aviões.
 
"Foi uma história linda, em que vocês foram protagonistas. Obrigado a todos os fãs por todo esse amor durante todo esse tempo. Eu tinha esse sonho a realizar, vou realizar se Deus quiser. Mas xandi vai ficar no Aviões, disse Solange na publicação,.
 
Neste ano, a empresa dona da banda, a A3, foi alvo de uma operação da Polícia Federal contra sonegação de impostos. A estimativa preliminar já identificou uma omissão de valores estimada em mais de R$ 300 milhões, segundo a Receita.
Leia íntegra do comunicado
 
"Está confirmada a carreira solo da cantora Solange Almeida, após 14 anos a frente do Aviões do Forró ao lado do parceiro Xand. A artista pretende se dedicar a carreira, família e a outros projetos pessoais.
 
Em respeito aos sócios, empresários, Xand e fãs, sua saída foi adiada durante três anos e aconteceu de forma amigável. A artista cumprirá toda a agenda com o Aviões até o carnaval.

A cantora gravará o seu primeiro DVD solo dia 08 de fevereiro, no Citibank Hall em São Paulo. A primeira música de trabalho, intitulada 'Duas e 23' já foi lançada de forma acústica na internet".

Nova pesquisa afirma de Wi-fi pode causar infertilidade masculina.

Uma pesquisa recente afirma: a radiação das conexões Wi-Fi pode causar infertilidade masculina. Cientistas afirmam ter descoberto uma ligação entre o uso do Wi-Fi e problemas relacionados à infertilidade. A notícia foi publicada no site Fertility and Sterility.

Os estudos que embasaram a descoberta foram feitos por uma equipe de Medicina Reprodutiva Nascentis, da cidade de Córdoba. Segundo os pesquisadores, o sinal de rede sem fio pode aumentar o dano no DNA humano e torná-lo mais vulnerável a complicações, em especial na produção de espermatozóides.

Os computadores portáteis com dispostivo de internet sem fio, quando posicionados próximo aos órgãos reprodutores masculinos, podem diminuir a qualidade do sêmen humano. Os pesquisadores ainda não têm todas as respostas. Eles não sabem, por exemplo, se esse efeito é induzido por todos os dispositivos móveis ligados à rede Wi-Fi, ou que tipo de condições aumentam esse efeito.

Temer é o pior presidente do Brasil, diz pesquisa.

A pesquisa CUT/Vox Populi, feita entre os dias 10 e 14 de dezembro, a primeira depois da divulgação da delação premiada de executivo da Odebrecht que acusou Temer e vários ministros de corrupção, confirma que esse governo golpista é contra os/as trabalhadores/as e contra o Brasil.

Para 70% dos brasileiros, com Temer, o desemprego vai aumentar. Apenas 12% têm expectativa de que os índices de desemprego vão ficar como estão.

87% da população rejeita a reforma da Previdência que praticamente inviabiliza a aposentadoria de milhões de trabalhadores. Apenas 8% concordam e 4% são indiferentes às medidas que preveem idade mínima de 65 anos e tempo mínimo de contribuição de 25 anos.

Para muitos, é o fim da aposentadoria em vida.
Sobre a reforma fiscal, aumentou de 70% para 78% de outubro para dezembro o percentual de brasileiros contrários ao congelamento por 20 anos dos gastos públicos, em especial com saúde e educação.

Avaliação negativa de Temer subiu de 34% para 55% entre outubro e dezembro deste ano em todas as faixas etárias, gênero e faixas salariais – no Nordeste, o percentual dos que rejeitam Temer pulou para 67%, enquanto a aprovação, atinge o ridículo percentual de 4%.

As medidas de arrocho que prejudicam os mais pobres, aliadas às inúmeras denúncias de corrupção envolvendo o presidente e seu núcleo duro – ministros mais próximos e amigos de longa data, delatados por executivos da Odebrecht -, contribuem para o aumento da avaliação negativa de Temer em todos os institutos de pesquisa. Os percentuais são praticamente idênticos quando se trata da avaliação negativa do ilegítimo: No Ipsos o índice de negativo é de 52%; no Ibope, 46%; no Datafolha, 51%.

Com Temer na presidência, o combate à corrupção vai piorar para 49% dos entrevistados – em outubro, esse percentual era de 30%.

E o Brasil vai piorar para 55% dos brasileiros – no Nordeste, o índice dos que não têm esperança de melhora de vida pula para 71%.

Quanto aos programas sociais, que Temer e sua equipe só falam em reduzir ou extinguir, para 54% dos brasileiros programas como Bolsa Família devem ser mantidos e ampliados porque distribuem renda e ajudam o Brasil a crescer.
 
Marcos Coimbra, do Vox Populi, resume em um tripé a elevadíssima desaprovação de Temer: 1) a falta de legitimidade; 2) a impopularidade do governo do PMDB; 3) a agenda recessiva, reprovada pela maioria do povo brasileiro.

A Pesquisa CUT/Vox Populi ouviu 2.500 pessoas com mais de 16 anos, em 168 municípios brasileiros.

A margem de erro é de 2%, estimada em um intervalo de confiança de 95%.