quinta-feira, dezembro 22, 2016

Cadastro da UFRN na ANCINE permite à TVU pré-licenciar obras audiovisuais.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) obteve resposta afirmativa à solicitação de cadastro na Agência Nacional de Cinema (ANCINCE) e com isso está habilitada a pré-licenciar obras audiovisuais de produtores independentes para veiculação na Televisão Universitária, principalmente aquelas financiadas pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O pedido de cadastro foi encaminhado pela Superintendência de Comunicação (COMUNICA) da UFRN, com a apresentação de série de documentos legais da instituição e outra providências e,  nesta quinta-feira, 22,  a Universidade foi comunicada oficialmente da aprovação.

Atualmente, encontra-se em aberto edital da ANCINE, em sistema de fluxo contínuo, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV), para financiamento de projetos direcionados a produções independentes com o propósito de complementar a grade de programação das emissoras de televisão em sinal aberto. Acontece que uma das exigências da chamada pública para submissão de projetos é o pré-licenciamento da obra junto a uma emissora de televisão com cadastro na ANCINE.

Segundo explicou o professor José Zilmar Alves da Costa, Superintendente de Comunicação da UFRN, o pré-licenciamento é “a garantia de uma janela de exibição que a produção terá quando a obra for finalizada”, o que resulta para a emissora de televisão a exclusividade de exibição em primeira mão de um conteúdo inédito.

Além do incentivo aos produtores independentes locais, o professor José Zilmar assinala com fato positivo decorrente da obtenção desse cadastro da UFRN na ANCINE “a possibilidade de a TVU passar a dispor de obras de qualidade para inovar a programação da emissora com conteúdos no formato de obra seriada de ficção, documentário e animação e de telefilmes documentários”.

Como o pré-licenciamento requer uma contrapartida financeira em um percentual proporcional ao montante do orçamento geral do projeto, o superintendente José Zilmar avalia que a partir de agora é possível a UFRN estabelecer uma política de apoio sistemático e criteriosa para apoiar os projetos. “Essa política passa a ser também um instrumento de fortalecimento das ações acadêmicas do curso de Audiovisual, recentemente criado pelo Departamento de comunicação”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário