quinta-feira, outubro 28, 2021

MEC publica edital de adesão ao Sisu 2022.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (28) o edital de adesão das instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo é de 8 a 12 de novembro e a adesão deve ser feita por meio do sistema de gestão do Sisu.

O documento com o cronograma e procedimentos foi publicado no Diário Oficial da União.

É de exclusiva responsabilidade da instituição participante descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas. Aquelas que precisarem retificar informações sobre a adesão terão de 15 a 19 de novembro para enviar os novos documentos ao MEC, também por meio do site do Sisu.

O edital de adesão ao Sisu prevê ainda que seja disponibilizado, pelas instituições, o acesso virtual para que os estudantes selecionados pelo programa possam encaminhar a documentação exigida e efetuar suas matrículas de forma remota, caso não possam realizar os procedimentos necessários de forma presencial.

Cabe a elas, ainda, divulgar, tanto em suas páginas na internet como em locais de grande circulação de estudantes, as condições específicas de concorrência às vagas ofertadas no âmbito do Sisu, conforme seus documentos de adesão, bem como editais próprios e a sistemática adotada para a convocação dos candidatos.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC para acesso de estudantes a um curso de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas semestralmente e, para participar, é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

Para a seleção dos candidatos, serão exigidos, exclusivamente, os resultados obtidos pelos estudantes no Enem de 2021, que será aplicado nos próximos dias 21 e 28 de novembro. Após a divulgação da data do resultado do Enem 2021, o MEC publicará o edital com o prazo de inscrição e demais procedimentos para o Sisu do primeiro semestre de 2022.

Prefeitura Municipal de João Câmara/RN, inicia hoje programação de Aniversário da cidade.

A Prefeitura de João Câmara/RN inicia nesta quinta-feira, 28, a programação de 04 dias alusiva aos 93 anos de emancipação política do município, com a inauguração de pavimentação de ruas nos bairros: São Francisco, Cohab, Bela Vista, Novo Horizonte, Renascer e Planalto, às 16 horas.

Amanhã, feriado municipal, a programação do dia começa com alvorada pelas principais ruas da cidade às 5h com a Filarmônica Manoel Rafael de Freitas; às 8h hasteamento das bandeiras em frente a sede do Palácio Torreão (prefeitura); às 10h inauguração da Escola Municipal Professora Ivanise Lacerda Pimenta, localizada as margens da RN 023; e Às 15h, Desfile Cívico no centro da cidade.

Por unanimidade, TSE arquiva cassação da chapa de Bolsonaro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (28) por 7 votos a zero arquivar por falta de provas duas ações que pediam a cassação da chapa que elegeu o presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão.

Durante a sessão, o TSE também definiu que, nas eleições de 2022, o uso de aplicativos de mensagens instantâneas "para realizar disparos em massa, promovendo desinformação, diretamente por candidato ou em seu benefício e em prejuízo de adversários políticos" pode configurar abuso do poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social.

Ainda durante o julgamento, o ministro Alexandre de Morares, que presidirá o TSE nas eleições de 2022, afirmou que a Justiça Eleitoral "não será pega de surpresa" em 2022 como "o Brasil foi pego de surpresa em 2018 por essas milícias digitais".

"Nós já sabemos como são os mecanismos, quais são as provas que devem ser obtidas e como. E não vamos admitir que essas milícias digitais tentem novamente desestabilizar as eleições, as instituições democráticas, a partir de financiamentos espúrios, não declarados, a partir de interesses econômicos também não declarados e que estão sendo investigados. Porque aqueles que auxiliaram depois tiveram uma contrapartida", declarou o ministro.

As ações julgadas pelo TSE acusaram a chapa Bolsonaro-Mourão de ter cometido abuso de poder político e econômico por disparos de mensagens em massa em redes sociais durante a campanha eleitoral de 2018.

Resolução para liberar máscaras ao ar livre no RJ é publicada, e cariocas já podem sair de casa sem o acessório.

A resolução da Secretaria Estadual de Saúde que regulamenta a lei das máscaras foi publicada no início da tarde desta quinta-feira em uma edição extra do Diário Oficial.

Não é mais obrigatório usar máscara em áreas abertas nos municípios que se enquadrarem nessas duas condições:

  1. estar sob risco moderado, baixo ou muito baixo para Covid, de acordo com o mapa epidemiológico da semana;
  2. ter concluído a vacinação em 75% do público-alvo (indivíduos com 12 anos ou mais) e/ou 65% da população total.

 Nesta quinta-feira, todas as regiões do RJ estavam na bandeira amarela, ou risco baixo

“O uso de máscaras em ambientes fechados permanece obrigatório, incluindo espaços públicos fechados, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, assim como áreas fechadas de uso comum de condomínios residenciais e comerciais”, ressalta o texto. 

Governo convoca 103 candidatos para curso de formação de policial penal no RN.

O governo do Rio Grande do Norte convocou 103 candidatos para o terceiro curso de formação de policiais penais, como fase do último concurso público da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP).

O edital do curso e a relação dos convocados foram publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28).

Segundo o governo, com esse novo curso, o estado chega a uma renovação de cerca de 20% do efetivo de policiais penais em três anos. O estado já formou 147 policiais.

A Seap afirmou que este será o primeiro curso que abrangerá conteúdos adequados à Matriz Curricular Nacional para a Educação em Serviços Penitenciários, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explicou que o candidato matriculado receberá uma bolsa de estudos no valor de 50% do vencimento básico inicial do cargo.

“O curso focará no papel do policial penal enquanto agente público e de transformação social, para uma gestão ética, eficiente, técnica e pautada na legalidade e na dignidade humana. São exigidos 100% de frequência em disciplinas que envolvem armamento, tiro e procedimentos de escolta penal, além do estágio supervisionado. Entre disciplinas teóricas e práticas, o curso terá carga horária de 528 horas”, informou a Seap.

RN registra um óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 119.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (28). São 372.773 casos totalizados. Na quarta (27) eram contabilizados 372.502, ou seja, 271 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 119 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.390 no total. Um óbito (Areia Branca) foi registrado nas últimas 24 horas. Na quarta (27) eram 7.388 mortes. A Sesap não registrou mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.307.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 181.149 e descartados são 754.316. Em acompanhamento, são 104.899.

Bárbara Domingos se classifica à final do Mundial de Ginástica Rítmica.

A curitibana Bárbara Domingos colocou o Brasil, pela primeira vez na história, em uma final individual geral do Mundial de Ginástica Rítmica. Na manhã desta quinta-feira (28) , a atleta garantiu presença na final da competição, na cidade de Kitakyushu (Japão) ao totalizar 69,800 nos quatros aparelhos (arco, bola, fita e  maças). Bárbara conseguiu o melhor resultado de uma competidora das Américas no evento.. A segunda posição ficou a norte-americana Evita Griskenas (63,000). A final do individual geral está programada para as 2h30 (horário de Brasília), de sábado (30).

Hoje (28), Bárbara brilhou na exibição com fita, cuja coreografia como samba resultou em nota 20,500. Na sequência, na apresentação com maças, conseguiu 22,500. As notas foram somadas às obtidas ontem (27), no primeiro dia de provas: a curitibana alcançou 23,550 com arco e 23,750 com bola. 

O melhor resultado do Brasil em Mundiais havia sido da própria atleta, 31ª posição, na edição de 2019.

Municípios podem aplicar D2 da Pfizer em quem tomou primeira dose da Oxford, decide Saúde do RN.

A Câmara Técnica de Vacinação do Rio Grande do Norte (RN) deliberou, nesta quarta-feira, 27, sobre a aplicação da D2 da Pfizer em pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Oxford/Atrazeneca. A medida já foi tomada por outros estados e a intercambialidade da vacina já acontece também em outros países com segurança.

Ficou aprovado que os municípios que estão desabastecidos de Oxford/Atrazeneca apliquem a D2 da Pfizer em quem está com a segunda dose em atraso.

O Estado vai distribuir 20.346 doses de Pfizer para ajudar os municípios a cumprir o esquema vacinal deste público. O intervalo para a D2 se mantém o mesmo da Astrazeneca, ou seja, de 90 dias. A secretaria recebeu na manhã de ontem quarta-feira (27) 11.700 doses do imunizante da Pfizer. A distribuição acontecerá na manhã da próxima quinta-feira (28) e serão 29.471 da Reserva técnica, sendo 20.346 da Pfizer e 9.125 doses da Oxford/Astrazeneca.

A Sesap ressalta a importância de completar o esquema vacinal para o enfrentamento da pandemia da covid-19. A plataforma RN Mais Vacina aponta que hoje o Estado do Rio Grande do Norte tem 207.054 pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose.

Covid-19: eficácia da AstraZeneca/Fiocruz é comprovada contra a Delta.

A aplicação de duas doses da vacina AstraZeneca, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), conferem alta proteção contra a variante Gama do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19, em pessoas acima dos 60 anos. É o que revela um estudo publicado hoje (28) na revista científica Nature Communications.

A Gama surgiu em Manaus, no fim de 2020, e foi responsável pela segunda onda da doença no Brasil, de fevereiro até junho deste ano. Atualmente, a variante de prevalência no país é a Delta, surgida na Índia.

O levantamento foi feito em São Paulo e mediu a proteção que a vacina oferece contra morte por covid-19. A pesquisa mostrou que a segunda dose eleva em cerca de 30% a proteção em relação à aplicação da primeira, com efetividade de 93,6%.

O estudo envolveu 20 pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Espanha e foi coordenado pelo médico infectologista Julio Croda, da Fiocruz Mato Grosso do Sul. Croda explica que a pesquisa buscou fornecer dados sobre a eficiência da vacina em pessoas mais velhas, já que o envelhecimento causa uma perda natural na imunidade.

“Sabemos que os idosos têm a questão da imunossenescência [alterações do sistema imunológico provocadas pelo envelhecimento], mas essa análise nos maiores de 60 anos mostra que, mesmo no contexto da circulação da Gama, o esquema vacinal completo garante uma boa proteção. Daí a necessidade de buscar os faltosos, encontrar todo mundo que não completou o esquema vacinal e garantir que tomem as duas doses”.

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 40 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.423 da Mega-Sena, realizado na noite de ontem quarta-feira (27) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou.

Veja as dezenas sorteadas: 16 – 18 – 38 – 48 – 51 – 60.

A quina teve 40 apostas ganhadoras; cada uma receberá R$ 82.766,60. A quadra teve 3.295 apostas vencedoras; cada uma levará R$ 1.435,36.

O próximo sorteio será no sábado (30). O prêmio é estimado em R$ 40 milhões.

PF faz operação contra Precisa Medicamentos.

A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para buscar documentos apresentados pela empresa Precisa Medicamentos para o Ministério da Saúde no processo da compra da vacina Covaxin.

A Precisa foi alvo da CPI da Covid, após por ter intermediado a aquisição de 20 milhões de doses da Covaxin com o Ministério da Saúde, em contrato de R$ 1,6 bilhão com suspeita de pedido de propina, entre outras denúncias de irregularidades.

A operação desta quinta tem 11 mandados de busca e apreensão para serem cumpridos nas cidades de Brasília, São Paulo e Campinas.

Participam 50 agentes da Polícia Federal e 8 servidores da Controladoria-Geral da União.

A operação foi autorizada pela 12ª Vara Criminal do Distrito Federal.

Governo do RN vai abrir 1,5 mil vagas de concurso em 2 anos.

Ele trabalha condicionado pelas falhas estruturais do Estado brasileiro e, nada raro, por vezes é criticado por falta de eficiência na prestação de seus serviços. Em muitas ocasiões, injustamente. Hoje é comemorado o Dia do Servidor Público, profissional que, como qualquer outro, terá que se adequar a uma nova realidade do ponto de vista técnico, analítico e comportamental para atender às necessidades dos cidadãos.  O governo do Estado está planejando novos concursos, que deverão ofertar 1.500 vagas nos próximos dois anos.

A informação das vagas abertas foi confirmada pela secretária de Administração e Recursos Humanos do RN, Virgínia Ferreira. Além de saberes técnicos específicos, senso de coletividade e empenho são requisitos fundamentais, segundo ela, para uma boa carreira no setor público.

“Respeito à população e às instituições, vontade de fazer as coisas acontecerem e saber lidar de maneira racional com a burocracia, para que ela deixe de ser um problema e passe a ser um meio de controle e organização das ações públicas é o que se espera do novo servidor”, afirma Ferreira. Ela, além de ter sido nomeada ao longo de sua trajetória profissional para assumir secretarias tanto do Estado quanto do município, também é uma funcionária pública de carreira, com graduação em Economia e ingressou na administração indireta via Datanorte. 

Em 2022, o governo do Estado planeja realizar concursos para a Polícia Militar, Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase), Detran e Corpo de Bombeiros totalizando aproximadamente 1.500 vagas a serem abertas. Ferreira diz que essa quantidade pode aumentar, a depender do comportamento das receitas estaduais e da previsão de outros concursos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 44%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 44%, registrada no início da tarde desta quinta-feira (28). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 135.

Até o momento desta publicação são 102 leitos críticos (UTI) disponíveis e 80 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 83 disponíveis e 55 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 42,9% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 47,7% e a Região Seridó tem 41,7%.

COVID: RN possui 102 leitos críticos e 83 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 11h55 desta quinta-feira (28).

Neste período, havia nenhum paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 102 leitos críticos e outros 83, sendo clínicos.

quarta-feira, outubro 27, 2021

Zé Vaqueiro se pronuncia após não convidar a mãe para casamento: "Muito fácil julgar".

O cantor Zé Vaqueiro se pronunciou pela primeira vez nesta quarta-feira (27) sobre a polêmica de não ter convidado a mãe, Nara de Sá Marcolino, para seu casamento com Ingra Soares, que aconteceu na segunda-feira (25). Foi a própria Nara que revelou que não foi chamada para a celebração ao deixar um comentário durante a live que transmitiu a cerimônia. "Que Deus abençoe, meu filho. Se tivesse me convidado, eu tinha ido", disse ela.

Em seu Instagram, Zé Vaqueiro fez um post para falar do assunto e mostrou ter mágoas da mãe. "Ser uma pessoa pública não me obriga a expor minhas feridas, espero que as pessoas compreendam e respeitem. É muito fácil julgar o que não viveu", declarou ele, que assinou o texto com seu nome verdadeiro, José Jacson.

No último sábado, em seu Instagram, Nara parabenizou a nora. "Hoje é dia dela, da minha nora Ingra. Que Deus te conceda toda sorte de bênçãos e muitos anos de vida e paz ao lado do meu filho. Obrigada por cuidar tão bem dele. Feliz aniversário", escreveu Nara. Em fevereiro, Nara postou fotos com o filho cantor e se declarou. "Matando a saudade do meu bebê", escreveu.

A celebração, religiosa e civil, foi ao ar livre e decorada com flores brancas. Xand Avião, amigo do casal, foi um dos famosos presentes.

O casal está junto há dois anos e tem o pequeno Daniel Martin, de 1. O menino levou as alianças até o altar ao lado da irmã, Nicolle, filha de Ingra. Em seus votos, ela relembrou o dia em que conheceu o agora marido, abordou a diferença de idade entre eles e falou sobre a importância do menino em suas vidas.

Universidade tem que responder a perguntas da sociedade, diz ministro.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse hoje (27) que é importante as universidades manterem-se em sintonia com as necessidades da sociedade.

“A universidade tem que responder às perguntas que a sociedade está fazendo, se não ela fica irrelevante. Uma delas é essa questão do emprego e da demanda da mão de obra”, ressaltou Ribeiro, ao participar do 23º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular Brasileiro.

Segundo o ministro, por isso, as universidades federais que estão sendo planejadas deverão abrir cursos ligados às suas realidades. A criação desses campi ainda dependem, contudo, de diversos trâmites. destacou Ribeiro, “Das cinco universidades que o governo pretende criar – vai depender da economia e do Parlamento - três estão localizadas em estados do Norte e do Nordeste que só possuem uma universidade federal."

Ribeiro disse que algumas dessas instituições deverão atender populações em áreas de difícil acesso. “Quando quero criar uma segunda universidade do Amazonas, eu quero criar uma universidade lá na tríplice fronteira do Brasil, no Alto Solimões, em Benjamin Constant, [em] que só se chega de avião ou de barco”, citou.

Apesar de enfatizar a importância dos currículos para o sucesso das novas instituições, o ministro lembrou que as universidades têm autonomia para decidir quais cursos serão abertos e o tamanho deles. “O que nós queremos é abrir novas vagas, sim, mas a universidade tem autonomia. O MEC [Ministério da Educação] não tem autorização sequer, nas universidades federais, de determinar a criação ou a supressão de nenhum curso”, ressaltou.

Integrantes da CPI entregam relatório final à PGR e ao STF.

Um dia depois do encerramento oficial dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, integrantes do colegiado se reuniram com o procurador-geral da República, Augusto Aras. Ele recebeu uma cópia do relatório final do senador Renan Calheiros (MDB-AL), aprovado pela comissão ontem (26).

Com 80 pedidos de indiciamento, entre eles o do presidente da República, Jair Bolsonaro, por nove crimes, senadores independentes e de oposição que foram maioria na CPI defendem que o PGR “cumpra seu papel” e dê seguimento aos fatos apurados pela comissão. Por ser um tribunal político, uma comissão parlamentar de inquérito não pode, por si só, punir qualquer cidadão. Apesar de poder recomendar indiciamentos, o aprofundamento das investigações e o eventual oferecimento de denúncia dependem de outras instituições. No caso do presidente, ministros de Estado, deputados e senadores, isso cabe ao procurador-geral da República, chefe do Ministério Público Federal (MPF).

No encontro, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), fez um breve relato dos trabalhos da comissão, lembrou o número de mortos em decorrência da pandemia de covid-19 e destacou a resistência do governo federal na compra de vacinas como um dos aspectos mais graves apurados pelo colegiado. “Foram mais de 600 mil mortos. Nós não queremos vingança. Queremos justiça. Que as pessoas que contribuíram para isso possam ser responsabilizadas pela justiça dos homens e confiamos no trabalho da Procuradoria-Geral da República e de todo o Ministério Público Federal”, disse Aziz.

Aras, por sua vez, destacou aos senadores as providências tomadas pelo MPF desde o início da pandemia. Entre as ações, ele lembrou a instauração do inquérito epidemiológico, cujo objetivo é analisar causas e prevenir novos episódios de problemas sanitários. O procurador-geral também ressaltou a atuação feita em momentos mais críticos da pandemia, seja para assegurar o fornecimento de oxigênio, de kits para intubação de pacientes e a busca por responsabilização no caso de desvios de recursos destinados ao enfrentamento do novo coronavírus.

Augusto Aras lembrou ainda o modelo de atuação do Ministério Público, que prevê o trabalho descentralizado. Segundo ele, é por isso que casos como o da Prevent Senior e da Precisa Medicamentos, que já são objeto de apurações do Ministério Público, correm de forma independente na primeira instância, respectivamente, em São Paulo e em Brasília. Há ainda ações penais já apresentadas no STJ e em outros tribunais, todas com o acompanhamento de integrantes do Ministério Público.

Para dar agilidade à análise das conclusões da CPI, ficou acertado no encontro que caberá a Augusto Aras o encaminhamento da análise de quem tem prerrogativa de foro. No caso de indiciados a quem cabe análise por outras instâncias do Ministério Público, como a Procuradoria-Geral da República do Distrito Federal, do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, ficou acertado que a própria CPI fará essa repartição de competências. O fatiamento, segundo assinalou o próprio Aras, deve ser feito o quanto antes para não atrasar o prazo de 30 dias para que a PGR se manifeste sobre o documento.

Especificamente sobre o relatório, o procurador-geral reiterou que uma equipe qualificada analisará, sob sua coordenação direta, todas as informações e adotará as providências cabíveis, “sempre sustentadas no respeito à Constituição e às leis” que, destacou, é o que assegura credibilidade ao trabalho do Ministério Público.

MP (RN) abre Inquérito Civil para apurar venda de etanol adulterado em Posto de Natal (RN).

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (RN), através do Promotor de Justiça Sérgio Luiz de Sena, determinou a abertura de Inquérito Civil, com a finalidade apurar a venda de ETANOL fora das especificações exigidas pela Agência Nacional de Petróleo, pelo Posto São Luiz III (Luiz Flor & Filhos Ltda), que fica localizado na Rua Jaguarari – 5000, Candelária, em Natal (RN), cuja denúncia foi encaminhada pela ANP.

Sebrae lança cursos para capacitar artesãos.

Habituados ao contato direto com os consumidores, os artesãos de todo o país foram severamente afetados pelas restrições impostas pela pandemia da covid-19. Mesmo com o avanço da vacinação e a redução do número de mortes e de novos casos da doença, estes trabalhadores ainda enfrentam dificuldades para recuperar as perdas econômicas, conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada na semana passada.

Segundo a 12ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, 76% dos artesãos entrevistados declararam que seguem faturando menos que antes do novo coronavírus chegar ao Brasil. Além disso, 23% dos artesãos continuavam sem poder trabalhar integralmente.

Mesmo a pandemia tendo explicitado a importância de produtores se valerem das novas tecnologias para fazer com que seus produtos cheguem a um público mais amplo, menos da metade (49%) dos artesãos promoveram mudanças na forma como atuavam antes da pandemia.

Capacitação

Diante deste cenário e pensando em ajudar os profissionais a se adaptar para melhorar a renda, o Sebrae e a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia vão oferecer a interessados de todo o país cursos gratuitos de capacitação à distância.

As inscrições serão abertas hoje (27), após a iniciativa ser apresentada, às 19h, na abertura do 14º Salão do Artesanato, que acontece em Brasília. De acordo com a assessoria da entidade, mais de 2,5 mil pessoas já manifestaram interesse nas oficinas. A ficha de inscrição pode ser preenchida aqui.

Apelidada de Trilha Artesão Empreendedor, a ação é fruto de um acordo de cooperação técnica assinado em 2019, para estimular o desenvolvimento do artesanato brasileiro. Além de promover a digitalização da divulgação e das vendas, as capacitações também vão tratar de planejamento e gestão do negócio; formas de obter créditos; marketing digital; atendimento aos clientes e benefícios do cadastramento no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).

Segundo o Sebrae, mesmo que a meta não seja substituir o contato direto com os clientes por uma atuação totalmente digital, é importante que os micro e pequenos empreendedores, incluindo os do chamado setor criativo – caso dos artesãos – conheçam e estejam aptos a usar as interações digitais a seu favor.


 

UFRN oferece atendimento jurídico à população de Natal/RN.

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UFRN está oferecendo atendimento de apoio jurídico à população da capital potiguar. Os serviços são destinados a pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos e acontecem, durante a pandemia, em formato remoto.

O NPJ de Natal dá apoio jurídico nas áreas de Direito Civil, do Consumidor e Previdenciário. Os horários de primeiro atendimento serão das 8h às 12h e das 14h às 18h e ocorrerão via whatsapp através dos telefones: (84) 99193-6459 (matutino), e (84) 99167-6595 ou (84) 3342-2309 (vespertino) ou pelo e-mail: npjufrn@gmail.com.

Durante o primeiro atendimento, o cidadão deverá apresentar os seguintes documentos em formato PDF: identidade, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência, além de outros documentos que podem ser solicitados para instruir o processo.

Todo atendimento é gratuito e realizado por alunos de Direito da UFRN, com supervisão de professores e profissionais da área.

PF faz ação contra fraudes em contratos do Ministério da Saúde no Rio.

A Polícia Federal cumpre hoje (27) quatro mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com irregularidades em contratos no Ministério da Saúde. A PF investiga um processo de contratação emergencial para serviços de engenharia no prédio-sede da Superintendência Estadual do ministério no Rio de Janeiro.

Segundo a PF, a contratação, realizada sem licitação, é de aproximadamente R$ 20 milhões e há fortes indícios de que a empresa, sediada em Magé, no Grande Rio, não possuía capacidade econômica ou operacional para a execução do contrato celebrado.

Além disso, de acordo com a PF, a outra empresa concorrente interessada em participar do processo apresentou proposta de R$ 22 milhões, também estava sediada em Magé e tampouco possuía “suficiente capacidade operacional e econômica para execução do contrato pretendido”, diz a nota da PF.

A investigação teve como base um parecer emitido pela Advocacia-Geral da União (AGU), que apontou que a contratação extrapolou o atendimento à situação emergencial, que a planilha orçamentária não observou os requisitos legais e que houve um sobrepreço na comparação com tabelas referenciais de serviços equivalentes.

Mais de 3,6 milhões de vacinas da Pfizer chegam ao Brasil.

O Ministério da Saúde recebeu hoje (27) mais dois lotes com 3,615 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. Os imunizantes chegaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). O primeiro lote, com 982.800 doses, chegou às 4h45, e o segundo lote, com 2.632.500 doses, chegou às 6h51, ambos vindos de Amsterdam.

Os lotes são o nono e o décimo do segundo contrato da Pfizer com o governo brasileiro, que prevê a entrega de 100 milhões de vacinas até dezembro.

A farmacêutica Pfizer já cumpriu primeiro contrato de 100 milhões de doses da empresa com o governo federal na primeira semana de outubro.

RN registra dois óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 107.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (27). São 372.502 casos totalizados. Na terça (26) eram contabilizados 372.219, ou seja, 283 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 107 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.388 no total. Dois óbitos (Canguaretama e Natal) foram registrados nas últimas 24 horas. Na terça (26) eram 7.381 mortes. A Sesap não registrou mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.303.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 181.010 e descartados são 753.243. Em acompanhamento, são 104.630.

COVID: RN possui 104 leitos críticos e 90 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 11h50 desta quarta-feira (27).

Neste período, havia 02 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 104 leitos críticos e outros 90, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 42,9%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 42,9%, registrada no início da tarde desta quarta-feira (27). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 128.

Até o momento desta publicação são 104 leitos críticos (UTI) disponíveis e 78 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 90 disponíveis e 50 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 42,1% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 45,5% e a Região Seridó tem 41,7%.


 

Flamengo e Athletico-PR disputam vaga na final da Copa do Brasil.

Flamengo e Athletico-PR se encontram, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (27) no estádio do Maracanã, para decidirem quem chega à grande decisão da Copa do Brasil. Como o primeiro confronto (disputado na última semana na Arena da Baixada) terminou em igualdade de 2 a 2, quem vencer, por qualquer placar, avança. Em caso de empate, independente do marcador, a vaga será definida na disputa de pênaltis.

Polícia Civil prende 19 estudantes de medicina suspeitos de entrarem no curso com documentos falsos em GO e na BA.

A Polícia Civil prendeu 19 estudantes de medicina, nesta quarta-feira (27), suspeitos de entrarem no curso com históricos escolares falsos no processo de transfência externa, ou seja, entre faculdades, para a Universidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Foram 17 presos em Goianésia, um em Formosa e um em Barreiras, na Bahia.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados. Por isso, o g1 não localizou a defesa deles para se manifestar sobre as prisões. Eles foram levados para a delegacia numa van da universidade. 

Segundo a investigação, alguns deles nunca estudaram medicina e já entravam no quinto ou sexto-período do curso. Outros já estavam na fase de internato e atendendo à comunidade.  

A investigação levantou que quatro estudantes são da mesma família, sendo uma mulher, seus dois filhos e seu irmão. Outro caso que chamou a atenção da polícia foi de quatro são casais, sendo marido e mulher.

A Universidade de Rio Verde (UniRV) disse em nota que identificou fortes evidências de fraude documental praticada por alguns dos candidatos no processo de transferência. A instituição explicou que as faculdades que seriam de origem dos alunos confirmaram as fraudes. 

O comunicado diz ainda que a universidade comunicou as fraudes à Polícia Civil, que assumiu o caso e orientou na continuidade da transferência para não atrapalhar a investigação. Após a operação policial, a instituição comunicou que vai expulsar os estudantes investigados.

Apesar de a instituição ter sede em Rio Verde, os alunos estudavam em campus de Goianésia e Formosa, segundo a polícia. Foram apreendidos também aproximadamente 80 históricos escolares falsificados durante a operação.

O delegado informou que a investigação continua para identificar se outros alunos também usaram documentos falsos para ingressar em universidades de Goiás.

Cadastramento de fundos da criança e do adolescente termina amanhã.

Termina amanhã (28) o prazo para o cadastramento de fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os gestores municipais e estaduais interessados devem preencher formulário eletrônico disponibilizado no site do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

De acordo com a pasta, com o cadastro, é possível sistematizar e regularizar os fundos que estão habilitados a receber doações dedutíveis do Imposto de Renda. Assim, os estados e municípios estarão aptos a captar recursos com a finalidade de financiar ações, programas e projetos voltados para a promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Para apoiar os gestores no preenchimento do cadastro, o ministério disponibiliza dois canais exclusivos, pelo telefone (61) 2027 3104 ou pelo e-mail cadastro.fdca@mdh.gov.br.

Os fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA) foram criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990. Anualmente, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza o cadastramento desses fundos para atualizar a lista dos estados e municípios que estão em situação regular.

Para serem incluídos no cadastro nacional, os fundos municipais, estaduais e do Distrito Federal devem ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica CNPJ com natureza jurídica 132-5 (Fundo Público da Administração Direta Estadual ou do Distrito Federal) e 133-3 (Fundo Público da Administração Direta Municipal) e situação cadastral ativa.

Também é obrigatório ter no nome empresarial ou nome de fantasia, expressão que estabeleça claramente a condição de Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. Devem ainda apresentar conta bancária aberta em instituição financeira pública e associada ao CNPJ informado. Os recursos destinados aos fundos são gerenciados pelos conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente de cada ente.

Mega-Sena pode pagar R$ 30 milhões nesta quarta-feira.

O concurso 2.423 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 30 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quarta-feira (27) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada também pela internet até 19h.

Santa Catarina passa a adotar número de RG igual ao do CPF em novembro.

A carteira de identidade em Santa Catarina passa adotar um novo modelo a partir do dia 8 novembro. O número do registro geral (RG) será o mesmo do CPF. Quem já tiver o RG, o número continua valendo, mas quem for emitir a primeira via já não vai contar com um número separado do RG.

No Brasil, cada unidade da federação pode emitir o número de sua identidade. Isso significa que uma pessoa pode ter 27 números diferentes de RG.

Com a unificação do RG com o número do CPF, especialistas acreditam que fica mais fácil evitar fraudes, uma vez que a tecnologia une a biometria, que é única, com um número de identificação nacional, que no caso seria o CPF.

O perito do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) Giovani Eduardo Adriano acredita que o documento unificado será mais confiável.

“É um documento mais confiável, um documento menos suscetível a fraudes. Só no vazamento de informações nos últimos meses da Receita Federal com o banco de dados do IGP aqui de Santa Catarina, nós conseguimos derrubar mais de 160 mil CPFs que poderiam ser duplicados ou ser utilizados para fraudes”.

A unificação, pioneira no Brasil, começou a ganhar forma a partir de 2019, quando um convênio permitiu acesso do IGP ao banco de dados da Receita Federal e a Receita acesso ao banco de dados do estado de Santa Catarina.

Outros estados como Paraná e Rio Grande do Sul também caminham para adotar um único número de identificação.

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho.

Trabalhadores informais nascidos em julho recebem hoje (27) a sétima parcela do auxílio emergencial em 2021. O benefício tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro é depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

Também recebem hoje a sétima parcela do auxílio emergencial os participantes no Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. As datas da prorrogação do benefício foram anunciadas em agosto.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros estão sendo beneficiados pela rodada do auxílio emergencial deste ano. O benefício começou a ser pago em abril.

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.


 

Brasil registra 442 mortes e 13,4 mil novos casos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (26):

– O país registrou 442 óbitos nas últimas 24h, totalizando 606.246 mortes;

O Brasil registrou, nesta terça-feira (26/10), média móvel diária de 341 óbitos. Na segunda (25/10), o país havia computado uma média móvel de 334 mortes. Na comparação com o verificado há 14 dias, houve variação de 7,9%, sinalizando uma estabilização nos óbitos.

– Foram 13.424 novos casos de coronavírus registrados, no total 21.748.984.

O Ministério da Saúde calcula que 20.944.087 pessoas já se recuperaram da covid-19. Outras 198.651 estão em acompanhamento.

Covid-19: vacinação passa a ser obrigatória para servidores públicos estaduais do RN.

A vacinação contra a Covid-19 passa a ser obrigatória no âmbito do serviço público estadual do Rio Grande do Norte, com o objetivo de garantir um ambiente de trabalho com reduzido risco de contaminação, preservando a saúde coletiva dos servidores e assegurando um cenário epidemiológico favorável no Estado. A regra passa a valer por meio do Decreto Estadual Nº 31.022, de 26 de outubro de 2021, que será publicado nesta quarta-feira (27) no Diário Oficial do RN.

O novo decreto é destinado a todos os agentes públicos do Poder Executivo Estadual, civis ou militares. Os órgãos e entidades da Administração Pública estadual direta e indireta comunicarão, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, seus servidores e empregados a fim de que apresentem a comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização.

terça-feira, outubro 26, 2021

Crise é pior que a de 2018 e não vamos recuar, diz líder de caminhoneiros sobre greve na próxima semana.

Wallace Landim, conhecido como Chorão, um dos líderes da greve de 2018 dos caminhoneiros e que segue como representante da categoria, afirma que não há chance de recuo em relação à paralisação marcada para segunda-feira (1º) se não houver sinalização do governo Jair Bolsonaro sobre mudança na política preços de combustíveis por parte da Petrobras.

Na segunda-feira (25), em movimentação contrária, a Petrobras anunciou novos reajustes nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias. A gasolina subirá 7% e o diesel, 9,1%. Segundo a estatal, os aumentos refletem a elevação das cotações internacionais do petróleo e da taxa de câmbio.

No domingo (24), Bolsonaro disse que não interferirá na tabela de preços.

“Isso mostra um andamento totalmente contrário àquele pelo qual estamos lutando. Estamos brigando por estabilidade no combustível, no gás de cozinha, para colocar em vigor leis já aprovadas, e é isso que a Petrobras faz”, diz Chorão à reportagem.

“A cada dia a paralisação ganha mais força. E esse aumento de agora afeta também com quem trabalha diretamente com combustível, como motoristas de aplicativos. Também estou conversando com eles para envolver os demais setores na mobilização”, acrescenta.

“O governo, principalmente o ministério da Economia, está trabalhando para os acionistas. Sem preocupação em criar um colchão, um fundo de estabilidade”, afirma Chorão.

A reunião que estava originalmente marcada para quinta-feira (28) foi desmarcada pelo governo federal. Os caminhoneiros dizem não ter nova previsão de encontro.

Chorão diz que a Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), da qual é presidente, não recuará em relação à paralisação, e que tem certeza de que outras associações também não, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).

“Se até o dia 31 o governo não sinalizar com alguma coisa concreta para a categoria, a paralisação está mantida. Quero ver o que o governo vai falar com esse novo aumento. É muito fácil o chefe da nação fazer uma live e dizer: ‘olha, estou conversando, acionando ministério da Economia, o presidente da Petrobras, vamos buscar uma solução’. Mas não, fala que vai ter mais aumento e não vai interferir”, acrescenta.

Chorão diz que Bolsonaro entra em contradição com essas falas, relembrando de quando o presidente decidiu demitir Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras, em fevereiro, após seguidos reajustes nos combustíveis e pressão dos caminhoneiros.

“Ele está sendo contraditório em relação ao que ele mesmo dizia. Tanto na campanha como na demissão do Castello Branco”, conclui.

Inter e Guerrero acertam rescisão de contrato, e peruano está livre no mercado.

Paolo Guerrero não é mais jogador do Inter. Na manhã desta terça-feira, clube o estafe do peruano acertaram os últimos detalhes para a rescisão de contrato de forma amigável, dois meses antes do término do vínculo do centroavante.

O assunto já vinha sendo discutido há algumas semanas. No dia 11 de outubro, o clube gaúcho emitiu um comunicado e informou que estava em conversas com os representantes do peruano para acertar detalhes contratuais e o fim do vínculo. A rescisão foi oficializa logo após a publicação desta notícia. 

– O Sport Club Internacional e o atleta Paolo Guerrero, após interesse mútuo, ajustaram o término antecipado do contrato de trabalho. Grande ídolo do futebol peruano e com reconhecida carreira mundial, o atacante vestiu a camisa colorada em 72 jogos e marcou 32 gols. O clube agradece e deseja sucesso na sequência da carreira – diz a nota do clube.

A decisão ocorreu depois que o camisa 9 recebeu a confirmação que não teria o contrato renovado para a próxima temporada. Com isso, Guerrero fica livre no mercado para acertar com outro clube. O centroavante já recebeu sondagens do Brasil e do Exterior. 

Guerrero só deve voltar a atuar em 2022. No momento, a prioridade do centroavante é se livrar das dores no joelho direito, operado no ano passado e que o deixou de fora dos gramados por sete meses. Ele chegou a ir à Alemanha realizar parte do tratamento.

A rescisão ocorreu em comum acordo e coloca um ponto final em uma relação que ficou estremecida nos últimos meses. No começo de maio, o empresário Vinícius Prates revelou um pedido de rescisão de Guerrero com o Colorado por alegada insatisfação justamente sobre seu futuro no clube. Em poucos dias, porém, o jogador voltou atrás e prometeu que cumpriria o contrato até o fim.

Após quase dois meses foragido no exterior, Zé Trovão volta ao Brasil e se entrega à PF.

Após ter passado quase dois meses foragido no México, o líder caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, retornou ao Brasil e se entregou nesta terça-feira à Polícia Federal em Joinville (SC). Ele foi alvo de uma ordem de prisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, decretada em 1º de setembro, por incitar violência e atos antidemocráticos nas manifestações de 7 de setembro.

De acordo com fontes que acompanhavam o paradeiro dele, Zé Trovão teria viajado do México para o Peru na semana passada com o objetivo de retornar para o Brasil. De lá, o bolsonarista teria voltado ao país no último final de semana e ficou escondido alguns dias com sua família, até se entregar hoje.

Apesar da ordem de prisão, as autoridades mexicanas não chegaram a prender Zé Trovão. Seu nome ainda não tinha sido incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, por isso ele não poderia ser preso no exterior.  

Aconselhado por seus advogados, o bolsonarista decidiu, então, se entregar. A defesa agora vai tentar converter a prisão preventiva em medidas cautelares, para permitir que ele cumpra prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica. Essa medida já foi adotada contra outros alvos da investigação dos atos do 7 de setembro. "Está ao dispor da Justiça para provar sua inocência. Na sequência, a defesa formulará pleitos de liberdade", afirmaram em nota os advogados Elias Mattar Assad e Thaise Mattar Assad.

Zé Trovão divulgou um vídeo nas redes sociais pouco antes de se entregar. Relatou ter saído do Brasil para continuar falando nas redes sociais e incentivando as manifestações do 7 de setembro, que motivaram a sua prisão.

PF deflagra operação contra emissão de carteiras de vigilante falsas.

A Polícia Federal (PF) deflagou hoje (26) a Operação Gladiador para reprimir a emissão e comercialização de Carteira Nacional de Vigilante (CNV) falsa. O documento é emitido exclusivamente pela PF.

De acordo com as apurações, o esquema consistia na venda de CNV para pessoas sem vínculo empregatício com qualquer empresa de vigilância e mediante o uso de dados falsos.

Segundo o investigado na operação, cada carteira era emitida por R$ 180 a R$ 220. A estimativa é de que tenham sido comercializadas mais de 500 carteiras para vigilantes do estado de São Paulo e de outras unidades da federação.

A operação resultará em fiscalização, processos punitivos de empresas de segurança privada e dos vigilantes envolvidos no esquema ilícito e na responsabilização penal das responsáveis pelos supostos delitos de falsidade.

CAMISAS SUBLIMADAS E BORDADAS É NA TOP ARTES EM JOÃO CÂMARA/RN.

 

Atualmente existem diversos tipos de estampas, por isso, uma das grandes dificuldades que as pessoas enfrentam quando precisam procurar por produtos personalizados é saber qual é o tipo de estampa que oferece o melhor resultado e qual irá atender ao seu propósito.

Trabalhando com diversos tipos de estampas, a TOP ARTES vem se destacando no município de João Câmara/RN.

Faça seu orçamento e veja qual é o tipo de estampa que certamente irá atender melhor as suas necessidades.

Toffoli arquiva ação de governadores contra Bolsonaro.

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), rejeitou uma ação dos governadores da Bahia e do Maranhãocontra o presidente Jair Bolsonaro. O processo refere-se a uma tabela de repasses divulgada por Bolsonaro no Twitter, em fevereiro deste ano, com valores entregues a cada Estado ao longo de 2020.

Em decisão, Toffoli afirmou que o caso não demonstrou ser de competência do Supremo, pois os governadores não apontaram a presença de conflito federativo e inegável potencial para desestabilizar o pacto federativo.

O tweet de Bolsonaro foi feito na esteira das ações do governo federal para atribuir a governadores a responsabilidade pela evolução crítica da pandemia de covid.

Seleção feminina arranca empate em 2 a 2 com Austrália em 2º amistoso.

A seleção brasileira feminina de futebol arrancou um empate em 2 a 2 com a Austrália, na manhã desta terça-feira (26), no segundo e último amistoso preparatório, na capital Sidney. O time comandado pela técnica suiça Pia  Sundhage, que perdera o primeiro confronto no sábado (3 a 1),  saiu atrás no marcador hoje, mas se recuperou na etapa final, com gols de Érika e Debinha.

Ao final do último amistoso, Marta avaliou o desempenho da equipe nas duas partidas.

"Acho que muita coisa legal vem por aí. É um momento de renovação, quando estamos tendo a oportunidade de jogar com meninas novas, algumas sem tanta experiência internacional. Hoje foi um grande jogo e acredito até que, se tivéssemos um pouco mais de tempo, iríamos virar a partida", disse a meia-atacante.

Fiocruz entrega 4,5 milhões de doses de vacina contra a covid-19.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrega hoje (26) ao Ministério da Saúde mais 4,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19. O imunizante é produzido no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocuz).

Em um acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca, a Fiocruz produz, no Brasil, a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford.

A distribuição para os estados, seguindo os critérios do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é feita pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo a Fiocruz, novas doses serão entregues até o fim da semana.

A Fundação já entregou 118,3 milhões de doses para a vacinação contra a covid-19.

Servidores da Saúde do RN anunciam greve para quarta-feira.

Servidores da saúde do estado do Rio Grande do Norte iniciam uma greve a partir desta quarta-feira (27), após o grupo aprovar a ideia durante um ato realizado em frente à Governadoria no último dia 19 de outubro. A primeira atividade de mobilização está marcada para as 9h de da quarta, em frente ao Hospital Walfredo Gurgel.

De acordo com o Sindsaúde, a greve ocorre para pressionar o Governo sobre diversas reivindicações. Entre elas, reajuste salarial, que a categoria afirma não receber há mais de dez anos; o ponto eletrônico, que supostamente não abarca todas as categorias de forma igualitária; o atraso na apresentação do impacto financeiro das tabelas do Plano de Cargos (PCCR); a defesa de uma produtividade justa para a saúde; e as condições de trabalho nos hospitais.

No dia seguinte ao início da greve, quinta-feira (28), a direção do Sindicato será recebida pela governadora Fátima Bezerra (PT) para que se realize uma negociação das pautas da categoria.

IPCA-15: prévia da inflação fica em 1,20% em outubro e atinge 10,34% em 12 meses.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, acelerou a alta para 1,20% em outubro, após ter registrado taxa de 1,14% em setembro, mostram os dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta foi puxada pelo custo da energia elétrica (3,91%), que representou 0,19 ponto percentual da inflação do mês, e dos combustíveis (2,03%)

RN registra nenhum óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 103.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (26). São 372.219 casos totalizados. Na segunda (25) eram contabilizados 372.054, ou seja, 1650novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 103 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.381 no total. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Na segunda (25) eram 7.379 mortes. A Sesap não registrou mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.301.

Recuperados são 260.484. Casos suspeitos somam 180.723 e descartados são 752.280. Em acompanhamento, são 104.352.

COVID: RN possui 111 leitos críticos e 84 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 11h50 desta terça-feira (26).

Neste período, havia 03 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 111 leitos críticos e outros 84, sendo clínicos.

 


RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 39%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 39%, registrada no início da tarde desta terça-feira (26). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 120.

Até o momento desta publicação são 111 leitos críticos (UTI) disponíveis e 71 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 84 disponíveis e 49 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 39,7% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 38,6% e a Região Seridó tem 33,3%.

Prefeito Manoel Bernardo decreta ponto facultativo do dia 01 de novembro de 2021, e dá outras providências.

O Prefeito do Município de João Câmara, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas no Art. 70, inciso II, da Lei Orgânica do Município, DECRETA:

Art. 1º Fica transferido o ponto facultativo do Dia do Servidor Público nos órgãos da Administração Pública Municipal, para o dia 01 de novembro de 2021, segunda-feira, véspera de feriado nacional “Dia de Finados”.

Art. 2º Os serviços considerados essenciais não serão paralisados em função deste Decreto, devendo funcionar normalmente ou em regime de plantão, a critério de cada órgão, conforme a necessidade e a conveniência, não se aplicando o disposto no artigo 1º deste decreto.

Art. 3º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. Dependências do Palácio Torreão, Gabinete do Prefeito Municipal de João Câmara-RN, em 25 de outubro de 2021. Manoel dos Santos Bernardo Prefeito Municipal. Via Jadson Nascimento.

TSE vai aprofundar investigações de inquérito que apura ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral.

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontou em relatório parcial a necessidade de aprofundar as investigações do inquérito administrativo ao qual responde o presidente Jair Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral.

Salomão é o corregedor do TSE e responsável pelo inquérito. Ele deixará o tribunal nesta semana e será substituído por Mauro Campbell Marques, que assumirá o posto de corregedor e o caso de Bolsonaro.

A apuração vai se voltar para a ofensiva do presidente sobre a Justiça Eleitoral antes e no próprio 7 de Setembro. Nesse dia, em atos em Brasília e São Paulo, ele ameaçou o Supremo Tribunal Federal e atacou ministros.

A intenção é verificar se ficou configurada propaganda política antecipada. Outro foco é o uso de recursos públicos nas motociatas realizadas por Bolsonaro, que podem configurar atos antecipados de campanha eleitoral.

O inquérito foi aberto no começo de agosto após uma série de ataques sem provas de Bolsonaro às urnas eletrônicas.

O presidente foi notificado pelo TSE para apresentar as supostas provas das fraudes que denunciou em relação às urnas. Ele respondeu à notificação, mas não apresentou provas. 

Bolsonaro chegou a protagonizar uma "live" no fim de julho, no Palácio da Alvorada, na qual admitiu não ter elementos que comprovassem alterações no sistema e ainda repetiu informações já desmentidas pela Justiça Eleitoral.

Em seu relatório, Salomão encaminha as conclusões já existentes ao Ministério Público Eleitoral, que pode tomar providências, como propor ações contra o presidente na Justiça.

Salomão ressalta que o inquérito pode ter impacto para as eleições de 2022 e gerar futuros processos, como representação por propaganda fora de período eleitoral, representação por condutas vedadas e ações de investigação judicial eleitoral.

Salomão pediu ainda que o Supremo Tribunal Federal compartilhe inquérito em tramitação no STF e que investiga fake news e a atuação de uma suposta milícia digital contra as instituições e a democracia.

Algumas frentes de investigação são as seguintes:

  • realização de ataques à Justiça Eleitoral nos atos preparatórios e no dia 7 de setembro de 2021, e eventual propaganda política antecipada;
  • possível ingerência política na Empresa Brasil de Comunicação e utilização para propaganda eleitoral antecipada;
  • corte no repasse de pagamentos das plataformas para sites e blogs que espalham notícias falsas sobre o sistema de votação eletrônica.

CPI pede para banir Bolsonaro de todas as redes sociais.

O relatório final da CPI da Covid, registrado na manhã desta terça-feira (26) no sistema do Senado, pede o afastamento do presidente Jair Bolsonaro de todas as redes sociais.

O pedido é encaminhado para a Advocacia-Geral do Senado, que deverá acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A ideia ganhou força na CPI após Bolsonaro fazer, na live da última quinta-feira (21), menção a uma notícia falsa que associa a vacinação contra a Covid-19 ao desenvolvimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Após repercussão negativa, o registro da transmissão foi excluído por YouTube, Facebook e Instagram. 

A versão final do relatório da CPI, que pede o indiciamento de Bolsonaro, mais 75 pessoas e 2 empresas por supostos crimes cometidos ao longo da pandemia, será votada nesta terça.

"Por esse motivo, entre os encaminhamentos deste relatório, estará a solicitação à Advocacia-Geral do Senado, para que represente ao STF e ao Procurador-Geral da República, a fim de que promovam a responsabilização do Presidente da República e maneje a ADVOSF as devidas ações cautelares para pleitear a imediata interrupção da continuidade delitiva, garantindo a ordem pública e o resultado útil de eventual futuro processo, por meio da determinação do afastamento do Presidente de todas as redes sociais, para a proteção da população brasileira", afirma o relatório. 

O texto diz ainda que, ao propagar notícias falsas e ataques às instituições, Bolsonaro não está simplesmente divulgando uma opinião pessoal. Na avaliação do relatório, Bolsonaro, como presidente da República, dá declarações que têm "natureza de decisão oficial".

"É importante reiterar que a propagação de informações falsas e os ataques às instituições não se limitam à opinião pessoal de Jair Bolsonaro. Ao assumir a Presidência da República, ele assumiu as responsabilidades e atribuições do cargo em que ocupa, de forma que suas declarações têm a natureza de decisões oficiais, que influenciam fortemente a população. Dessa maneira, conclui-se que o Presidente foi ator relevante na propagação de comunicação falsa em massa no que se refere à pandemia de covid-19."

PF faz operação contra grupo especializado em roubos a bancos.

Policiais federais cumprem hoje (26) seis mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão contra um grupo suspeito de roubar bancos. Os mandados, que estão sendo cumpridos pela operação Magia Negra, foram expedidos pela Vara Única da Justiça Federal em Muriaé (MG).

As investigações da Polícia Federal (PF) começaram em junho deste ano, depois de roubo a uma agência bancária da Caixa Econômica Federal em Pirapetinga (MG). Na ocasião, os assaltantes destruíram o banco com explosivos, fizeram reféns e fugiram em direção ao estado do Rio de Janeiro.

Entre os suspeitos estão ex-militares, com habilidade no manuseio de explosivos, e ex-vigilantes. Eles deverão responder pelos crimes de roubo qualificado, pertencimento a organização criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, o nome da operação faz referência a um dos líderes do grupo.


 

Tabata Amaral acusa Eduardo Bolsonaro de difamação em queixa-crime apresentada ao STF.

Começou a tramitar no STF, ontem, a queixa-crime da deputada federal Tabata Amaral contra o também deputado Eduardo Bolsonaro por difamação.

Motivam a reclamação de Tabata postagens feitas pelo filho do presidente após o veto ao projeto que concede absorventes gratuitos à mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo Eduardo, Tabata estaria agindo para “atender ao lobby de seu mentor-patrocinador Jorge Paulo Lemann", empresário que teria relação com a “produtora de absorventes P&G”.

Tabata reclama que toda a "linha de pensamento" de Eduardo se baseia em fake news. Que Lemann não tem qualquer relação com P&G e que ela não tem qualquer relação com Lemann.

"Por essas razões, patente que o querelado compartilhou mensagens objetivando violar a honra objetiva de Tabata Amaral, através de desgaste de sua reputação", diz a defesa de Tabata.

O caso está com o ministro Dias Toffoli.

Convite missa de sétimo dia de vida eterna de Paulo Roberto.


 

Ministério da Saúde não prevê data para publicar protocolo de flexibilização do uso de máscaras.

O Ministério da Saúde não tem previsão para divulgar o parecer que orientará o fim do uso obrigatório de máscaras. Conforme apurou O GLOBO, a pasta aguarda os resultados de estudo, que avalia a eficácia da dose de reforço para quem recebeu CoronaVac, em parceria com a Universidade de Oxford, para definir uma data.

A estimativa inicial era de que o protocolo, elaborado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), fosse publicado até o fim de outubro. Havia também a possibilidade de que a entrega do parecer técnico ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fosse adiantada em duas semanas. Esse prazo, contudo, dependia do ritmo de trabalho dos pesquisadores envolvidos.

Além do trabalho da Decit, a pasta deve formar um grupo de trabalho até o fim desta semana que será responsável por avaliar outros indicadores: o cenário epidemiológico a nível nacional e local, os índices de vacinação e a quantidade de leitos disponíveis, entre outros fatores. A liberação, contudo, será escalonada e dividida entre cenários ao ar livre, ambientes e reuniões, entre outros. Além disso, a variante Delta, que levou à explosão de casos em outros países e já é dominante no Brasil, também será considerada.

Para o infectologista Júlio Croda, estados com maior cobertura vacinal e redução expressiva de casos, de hospitalizações e de mortes por Covid-19 já podem considerar o uso facultativo de máscara em locais abertos. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) cita São Paulo e Mato Grosso do Sul como exemplos.

— A estratégia tem que ser feita por estado, no mínimo, porque existe muita variação entre as cidades e muito fluxo (entre elas). Locais fechados, só quando 90% da população acima de 12 anos estiver vacinada e não tivermos nova variante e nem perda de efetividade da vacina ao longo do tempo, ou seja, se a tendencia de redução de casos, hospitalização e óbitos continuar em momento de queda — pondera o professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Sem uma diretriz unificada, locais como Rio de Janeiro e Distrito Federal estudam tornar o uso facultativo por conta própria. A prefeitura carioca deve publicar um decreto que flexibiliza o uso da proteção facial nesta terça, dia em que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) deve votar um projeto de lei que segue a mesma linha.

Provável titular no Corinthians, Matheus Donelli será o goleiro mais jovem na Série A em 2021.

Provável titular do Corinthians na partida diante da Chapecoense, no dia 1º de novembro, na Neo Química Arena, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, Matheus Donelli será o goleiro mais jovem a atuar na Série A na temporada 2021.

Nascido em 17 de maio de 2002, Donelli terá 19 anos, cinco meses e 15 dias na data da partida. 

Antes dele, o mais jovem a jogar na atual edição do Brasileirão havia sido João Paulo, goleiro da Chapecoense, que entrou em campo pela primeira vez em 13 de junho, já com 20 anos. O goleiro do clube catarinense nasceu em 8 de março de 2001.  

Mesmo sendo mais jovem, Donelli deve superar as concorrências de Guilherme Castellani (21 anos), Caíque França (26 anos) e o recém-chegado Carlos Miguel (22).

Campeão com a seleção brasileira sub-17 e dono da Luva de Ouro da Copa do Mundo em 2019, prêmio dado pela Fifa ao melhor goleiro do Mundial, ele é visto como uma aposta de futuro no Timão.

Em março, Donelli foi o goleiro mais jovem a jogar pelo Corinthians desde 1975, quando o jovem Solito, também aos 18 anos, fez a sua estreia pelo Timão. Ele foi a campo pela primeira vez com 18 anos, nove meses e 14 dias. 

Será a quinta vez que Cássio dará vaga a Donelli. Foram três jogos no Paulistão, contra Palmeiras, Ponte Preta e Novorizontino, e meio tempo contra o River Plate-PAR, na Sul-Americana. O camisa 12 levou o terceiro amarelo por fazer cera nos minutos finais do empate por 2 a 2 contra o Internacional e está suspenso contra a Chape.

Donelli tem 100% dos direitos econômicos ligados ao Timão. A multa contratual para clubes de fora do país é de 30 milhões de euros (R$ 139 milhões). O contrato é até 5 de janeiro de 2025.