quarta-feira, abril 20, 2022

RN não registra óbito por Covid nas últimas 24hs; Novos casos são 158.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (20). São 502.421 casos totalizados. Na terça-feira (19) eram contabilizados 502.170, ou seja, 251 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 158 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.168. Nenhum óbito registrado nas últimas 24h.

A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.466.

Recuperados são 491.358. Casos suspeitos somam 390 e descartados são 943.767. Estimativa de casos em acompanhamento: 2.895.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 12,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 12,3%, registrada na tarde desta quarta-feira (20). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 10.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 14% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 6,7% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 45 leitos críticos (UTI) disponíveis e 8 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 58 disponíveis e 2 ocupados.

Outros 12 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 10 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

COVID: RN possui 45 leitos críticos e 58 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 16h20 desta quarta-feira (20).

Neste período, não havia  paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e nem aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 45 leitos críticos e outros 58, sendo clínicos.

Após escândalo de áudios, Arthur do Val renuncia a cargo de deputado.

O deputado Arthur do Val, conhecido como Mamãe Falei, renunciou, nesta quarta-feira (20/4), a seu mandato como deputado estadual em São Paulo. Após a divulgação de áudios sexistas, revelados pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, ele se via no meio de um processo de cassação na Assembleia Legislativa (Alesp).

No último dia 12/4, o Conselho de Ética já havia decidido pela cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar. A decisão seguiria ao plenário, provavelmente no fim do mês.

Em nota, Arthur explicou a decisão: “Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos, e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições”, disse. “Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito à defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política.”

“Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos.”

Corinthians estreia na 3ª fase da Copa do Brasil contra Portuguesa-RJ.

A caminhada do Corinthians na Copa do Brasil começa, nesta quarta-feira (20), contra a Portuguesa-RJ. Por estar entre os clubes brasileiros participantes da Libertadores, o Timão entra agora na terceira fase da competição. Por seis vezes o Alvinegro Paulista chegou às finais deste torneio, faturando o título em 1995, 2002 e 2009. Já a Lusa Carioca é estreante na Copa do Brasil e já eliminou CRB-AL e Sampaio Corrêa-MA nas fases anteriores, de jogo único. Como mandante, a Portuguesa levou o jogo para o Estádio do Café, em Londrina,  A partida terá início às às 21h30 (horário de Brasília).

A equipe corintiana vem de três vitórias consecutivas. A última delas por 3 a 0 contra o Avaí dentro de casa, no último sábado (16), pela Série A do Campeonato Brasileiro.  Antes disso, os corintianos superaram o Deportivo Cali (Colômbia) pela Libertadores por 1 a 0. 

Próximo de completar dois meses de trabalho à frente do Timão, o técnico português Vitor Pereira fala sobre o desembarque de treinadores lusitanos no Brasil nos últimos anos. 

O treinador vem adotando rodízio no Corinthians: a mistura entre jogadores mais experientes e os miúdos, os garotos que chegam da base. Sendo assim, a escalação do Timão na noite desta quarta (20) é um mistério, mas deve contar com a volta do lateral Fagner, que cumpriu suspensão no último jogo contra o Avaí.

Já a Lusa Carioca, time da Ilha do Governador, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, chega ao embate contra o Timão, após estrear na Série D do Brasileiro no último domingo (17).  A equipe comandada pelo técnico Toninho Andrade empatou sem gols com o São Bernardo-SP na casa do adversário.

O mando desta partida de ida é da Portuguesa, mas como o estádio Luso Brasileiro possui apenas 5 mil lugares e a CBF exige que, nesta fase,  as partidas da Copa do Brasil ocorram em estádios com no mínimo 10 mil lugares, o jogo foi vendido para o Estádio do Café, na Londrina (PR).

Bancos fecharão no feriado de amanhã em todo o país.

No feriado da Inconfidência Mineira,  nesta quinta-feira (21), não haverá atendimento nas agências bancárias de todo o país.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking.

Contas de consumo como água, energia e telefone, por exemplo, que vencerem no dia 21 de abril, poderão ser pagas no dia 22, sem acréscimo de juros. Nesta sexta-feira (22), as agências reabrirão com atendimento normal aos clientes.

Pelé volta a ser internado para tratamento contra tumor no cólon; Boletim médico diz que ele está em condições “boas e estáveis”.

Pelé foi internado novamente no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta segunda-feira, para dar sequência ao tratamento contra um tumor no cólon, identificado em setembro do ano passado.

Em boletim, o hospital informou que o ex-jogador está em condições “boas e estáveis”. Ele tem alta prevista para os próximos dias. Diz o boletim:

“Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein ontem (18) para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021. Suas condições clínicas são boas e estáveis, e a alta hospitalar deve acontecer nos próximos dias.”

No fim de fevereiro, Pelé recebeu alta depois de tratar uma infecção urinária. O Rei do Futebol ficou internado por duas semanas, após ser hospitalizado para dar continuidade a seu tratamento médico. Em setembro, ele retirou um tumor do cólon, parte do intestino.

INSS reagenda atendimentos marcados para a próxima sexta-feira.

As agências do INSS não vão abrir na próxima sexta-feira (22) para atendimento presencial. Os segurados marcados para o dia 22 de abril devem confirmar seu novo agendamento pelo Meu INSS ou ligar para o telefone 135.

De acordo com o instituto, a própria pessoa pode escolher uma nova data para atendimento. Para isto, basta acessar Meu INSS, pelo aplicativo ou site, entrar com login e senha do Gov.br e clicar em consultar pedidos ou agendar perícia.

Os segurados que possuem o aplicativo Meu INSS, instalado no celular, devem receber um aviso de texto informando sobre o feriado e a remarcação do atendimento.

O instituto explica que não entra em contato com servidores por ligações telefônicas e nem pelo WhatsApp para conceder informações pessoais ou ofertar serviços.

Os cidadãos podem buscar informações, pedir benefícios ou agendar serviços pelo Meu INSS. Já o atendimento telefônico pelo número 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, horário de Brasília.

Aeroportos devem ter movimento maior no feriado de amanhã.

O movimento nos aeroportos operados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) deve ser ainda maior neste feriado da Inconfidência Mineira (21) na comparação com a Semana Santa. Enquanto no feriado religioso da semana passada, os 17 aeroportos da Infraero receberam em torno de 451 mil passageiros de voos comerciais regulares, agora são esperados 576 mil passageiros. Entre os dias 20 e 25 de abril estão previstos 4,4 mil pousos e decolagens.

Congonhas, na capital paulista, vai receber mais da metade do total de passageiros - 294,1 mil - seguido pelo aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com 179,8 mil. Juntos, os dois terminais terão 82% do total esperado para o feriado de Tiradentes.

A projeção foi elaborada a partir de programações informadas pelas empresas aéreas. Em 2021, não houve alteração na demanda dos aeroportos nesse período, pois o feriado não foi prolongado por ter caído em uma quarta-feira. A expectativa é de que os dias mais movimentados sejam hoje (20), com 109 mil passageiros e 859 movimentos de aeronaves, e a próxima segunda-feira (25), com 122 mil passageiros e 959 aeronaves.

Brasil registrou 125 óbitos e 14,1 mil casos Covid nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem terça-feira (19), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 125 óbitos nas últimas 24h, totalizando 662.151 mortes;

– Foram 14.131 novos casos de coronavírus registrados, no total 30.275.219;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 94, a menor desde 06 de janeiro de 2021 e a média móvel de novos casos é de 13.041, a menor desde 05 de janeiro de 2022.

O ministério da Saúde calcula que mais de 29,2 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Governo do RN decreta ponto facultativo para sexta feira (22).

O Governo do Rio Grande do Norte (RN) decretou ponto facultativo para a próxima sexta-feira (22), um dia após o feriado de Tiradentes. A confirmação ocorreu na edição do Diário Oficial do Estado dessa terça-feira, dia 19.

Pelo decreto, fica declarado ponto facultativo na Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, na sexta-feira. A medida, contudo, não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que não possam ser paralisados ou interrompidos.

Lula diz não acreditar em 3ª via e defende polarização.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem terça-feira (19.abr.2022) não acreditar na viabilidade de uma 3ª via que possa rivalizar com ele e com o presidente Jair Bolsonaro na corrida eleitoral deste ano. O petista, no entanto, disse ser preciso perder o “medo da polarização”.

“Não acredito que surja a 3ª via. Acho que vai ser uma eleição polarizada, mas não temos que ter medo da polarização. A polarização sempre existe quando se tem 2 times jogando, 2 países em conflito. […] O que importa é que a gente diga para o povo o que está em jogo, que é a volta da democracia”, disse. O petista deu entrevista para a rádio Conexão 98 FM, de Palmas (TO).

Rio lança campanha de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis.

A prefeitura do Rio inicia hoje (20) a campanha de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o carnaval fora de época. Com o slogan “Deu match? Use camisinha”, a ação irá distribuir 700 mil preservativos e informativos sobre outros métodos de prevenção, como PrEP (Profilaxia pré-exposição) e PEP (Profilaxia pós-exposição), no Sambódromo, no Terreirão do Samba e em festas privadas do município.

A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual, e pela Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de conscientizar sobre riscos à saúde oferecidos pelas ISTs, a iniciativa visa a minimizar a resistência à testagem e ao uso dos preservativos e de outros métodos de prevenção, que são disponibilizados gratuitamente nas clínicas da família e centros municipais de saúde ao longo de todo o ano.

Entre eles, está a PEP, combinação de medicamentos que deve ser tomada após episódios de relação sexual desprotegida ou de violência sexual, com o objetivo de impedir a infecção pelo vírus HIV. Para funcionarem, os comprimidos precisam ser tomados em até 72 horas após o ato sexual

“No carnaval, é comum que o cidadão se empolgue e deixe a saúde em segundo plano, mas isso não pode acontecer. Usar camisinha, fazer o teste e se proteger é um ato de amor por si mesmo e pelo próximo. Com essa campanha, o Rio volta a realizar um trabalho de prevenção nas ruas durante a folia”, disse, em nota, o coordenador executivo da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson.

“A estimativa do Ministério da Saúde em 2019 era de que cerca de 135 mil brasileiros viviam com HIV/Aids sem saber que estavam infectados. Queremos lembrar à população que não existe grupo de risco, mas sim comportamento de risco, e que toda pessoa sexualmente ativa deve se testar a cada seis meses”, acrescentou.

Homens querem mais relacionamento aberto do que mulheres, diz pesquisa.

Novas formas de se relacionar estão cada vez mais presentes no dia a dia. Trisais, relacionamentos não monogâmicos e ménages são maneiras fora do convencional de ter relações afetivas ou sexuais com alguém.

Quando se fala em relacionamento aberto, não necessariamente falamos em ter envolvimento afetivo com outra pessoa. Muitas relações não monogâmicas envolvem apenas passe livre para sexo casual com outros parceiros sem que isso seja considerado infidelidade.

Uma pesquisa realizada com mais de 1.300 usuários, pelo aplicativo de encontros happn, apontou que existe muita gente disposta a manter os relacionamentos tradicionais. Além disso, a pesquisa apontou um descompasso entre as expectativas do público masculino e feminino.

Um dado interessante a se observar é que, após o período da pandemia, mais casais se mostraram dispostos a abrir os relacionamentos. De acordo com a terapeuta sexual norte-americana Tammy Nelson, houve um aumento de 45% nas consultas para discutir o assunto com as parcerias.

Para o portal New York Post, ela declarou que os casais estão mais ansiosos do que nunca para apimentar as coisas. E ainda ressaltou que enquanto os homens são os que mais sugerem o relacionamento aberto, são as mulheres que querem que isso continue.

PRF reforça efetivo para feriado prolongado de Tiradentes.

A partir das 0h01 de amanhã (21), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) volta a atuar em regime especial, na Operação Tiradentes 2022, que vai intensificar o policiamento nas estradas federais durante os quatro dias de feriadão.

Como em todos os anos, a PRF estará com efetivo reforçado em pontos estratégicos de maior incidência de acidentes graves e criminalidade. Os policiais também farão ações de prevenção para condutas de risco, como ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante e não utilização do cinto de segurança.

Durante as operações em feriados costumam se intensificar também as fiscalizações para recuperar veículos roubados e apreender armas ilegais, drogas e outras mercadorias ilícitas.

Neste feriado de Tiradentes, não haverá restrição de veículos de carga com dimensões ou pesos excedentes. Em todos os estados brasileiros, os veículos poderão circular livremente, todos os dias, a qualquer hora, informa a PRF.

A corporação reforça o pedido para que as pessoas usem cinto de segurança e cadeirinha para o transporte de crianças, respeitem os limites de velocidade e ultrapassem com prudência. A PRF pede ainda que pessoas sem carteira de motorista ou embriagadas não dirijam.

No feriado de Páscoa, na semana passada, a Operação Semana Santa  registrou queda de 50% no registro de acidentes graves (com ao menos um morto) nas estradas federais, em relação ao ano anterior.

Também foi contabilizada queda de 71% no número de feridos, que caíram de 235 para 92, de ano a ano. O número de mortos, contudo, aumentou 32%, com o registros de 53 vítimas de acidentes neste ano.

Flamengo e Palmeiras se enfrentam pela 1ª vez após a Libertadores.

O confronto entre Flamengo e Palmeiras, hoje, às 19h30, no Maracanã, coloca frente a frente dois dos times mais vitoriosos do futebol nacional e que, junto ao atual campeão brasileiro, o Atlético-MG, formam a trinca de protagonistas nos últimos anos.

A partida, válida pela 4ª rodada antecipada do Brasileirão, será a primeira entre os rivais interestaduais depois da final da Libertadores 2021, disputada no Uruguai e vencida pelo Verdão com um gol de Deyverson na prorrogação.

Jogando em casa, o Flamengo chega para o confronto pressionado para dar uma resposta à torcida rubro-negra com um grande jogo. Isso porque o time perdeu o título estadual para o Fluminense e não vem fazendo partidas animadoras sob o comando do técnico Paulo Sousa.

Depois da queda no Cariocão, venceu as duas partidas que fez na fase de grupos da Libertadores, empatou na estreia do Brasileirão com o Atlético-GO e, no último jogo, ganhou do São Paulo por 3 a 1 no Maracanã.

Para o duelo desta quarta, o Rubro-Negro segue sem o atacante Bruno Henrique e com outros sete desfalques por contusão, caso de Matheus França, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Vitinho, Fabrício Bruno, Matheuzinho e Ayrton Lucas. Há a expectativa da estreia do zagueiro Pablo.

Motoristas do Samu Metropolitano voltam às atividades após paralisação.

Motoristas de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) voltaram suas atividades na manhã desta quarta-feira (20) após um dia de paralisação dos serviços nas regiões metropolitanas e oeste do Estado.

De acordo com a Sesap, que gerencia as atividades do Samu Metropolitano, houve uma reunião com a direção da empresa JMT, responsável pela contratação dos condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na tarde da última terça-feira (19) e foi alinhado o retorno imediato do trabalho essencial para a população.

Em nota, a secretaria afirmou que “ainda não há data definida para a finalização dos contratos e que eventuais novidades sobre esses prazos serão oportunamente notificadas”.

O motivo do protesto dos condutores é a contratação de uma nova empresa, que abriu seleção para novos motoristas de ambulância, e pedem a manutenção dos seus empregos.

A JMT Service afirmou que não há demissão de qualquer profissional referente a este serviço, até o momento.

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 3 milhões.

A Mega-Sena sorteia, nesta quarta-feira (25), um prêmio estimado em R$ 3 milhões. As seis dezenas do concurso 2.321 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio principal, caso aplicado na poupança, renderia no primeiro mês R$ 3,4 mil. O valor da aposta simples, com seis números, custa R$ 4,50.

Mega da Virada
O concurso especial da Mega da Virada tem prêmio estimado em R$ 300 milhões e o sorteio será realizado na noite de 31 de dezembro de 2020. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas ou pela internet.

Como nos demais concursos especiais das Loterias Caixa, a Mega da Virada não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores da segunda faixa, com o acerto de cinco números, e assim por diante.

Escolas de samba de Natal/RN fazem desfile fora de época neste feriado.

O tradicional desfile das escolas de samba de Natal será realizado em versão simplificada nesta quinta-feira 21, feriado de Tiradentes, a partir das 20h, no bairro das Rocas, onde estão sediadas duas agremiações carnavalescas, a Balanço do Samba e a Malandros do Samba. Com incentivo público municipal via emenda parlamentar destinada pelo vereador Eribaldo Fernandes, no valor de R$ 35 mil, seis escolas voltam à avenida neste pós-pandemia, passados quase dois meses do período oficial de carnaval.

A Liga Independente das Escolas de Samba do RN (LIERN), que congrega 10 das 13 escolas que participam do carnaval de rua da capital, decidiu cair em campo com o propósito de renovar a alegria de tanta gente que trabalha o ano todo para ver sua escola do coração brilhar por uma noite. Presidente da Liga e mestreda bateria da agremiação Acadêmicos do Morro, do bairro de Mãe Luíza, Antônio Cristiano relata o esforço coletivo que as comunidades estão fazendo para manter viva essa tradição.

O desfile será na Rua Pereira Simões e o público se acomodará ao longo da via para assistir ao desfile, pois não há verba suficiente para arquibancada, relata o sambista que se divide durante todo o ano entre sua carreira profissional na área da saúde e o ativismo cultural. “Estamos fazendo tudo isso para matar um pouco a saudade do carnaval, só para ver o nosso povo se alegrar um pouco. Graças ao apoio do vereador Eribaldo Fernandes, estamos voltando à cena”, afirmou.

Nesta quarta-feira 20, as escolas estarão em seus bairros realizando o ensaio geral, experimentando figurinos, afinando os tamborins e repassando o samba-enredo. “Contamos com a participação da comunidade e de toda Natal para ir prestigiar nosso minidesfile”, refere-se com modéstia ao evento, que tem acesso gratuito para toda a população.

PGR não vê indícios para investigar Bolsonaro em esquema do MEC.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou, ontem terça-feira (19/4), que não há elementos que justifiquem a abertura de uma investigação contra o presidente Jair Bolsonaro pelas suspeitas de irregularidades e crimes praticados na destinação das verbas públicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O então ministro da Educação Milton Ribeiro foi exonerado após vir à tona o suposto favorecimento de pastores na distribuição de verbas do MEC. Ribeiro estava no comando da pasta desde julho de 2020. Segundo reportagens do O Estado de S. Paulo e da Folha de S.Paulo, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), Ribeiro priorizava pastores na liberação das verbas públicas para construção de escolas e creches. Em troca, os pastores cobravam propina dos prefeitos, solicitando pagamentos em dinheiro, em bíblias e até em ouro.

A PGR se manifestou por determinação da ministra do STF Cármen Lúcia, que é relatora de três pedidos da oposição para que Bolsonaro seja investigado pelo escândalo no MEC. Na manifestação, a PGR avaliou que o Ministério Público já deu o andamento devido ao caso ao solicitar a abertura de um inquérito para apurar as possíveis irregularidades. Pela Constituição, cabe ao MP determinar se é preciso investigar o caso.

Segundo a PGR, as evidências apresentadas até o momento “não são suficientes para inclusão do representado [Bolsonaro] como investigado pelos eventos em questão, eis que não apontam indícios da sua participação ativa e concreta em ilícitos penais”.

CAIXA oferece Crédito Sim Digital para pessoas físicas e jurídicas, inclusive negativados.

O programa SIM Digital tem por objetivo estabelecer medidas de estímulo ao empreendedorismo popular e à formalização dos pequenos negócios, mediante a destinação de recursos para essa modalidade de crédito.

O Crédito SIM Digital para clientes Pessoa Física vai disponibilizar de R$ 300 a R$ 1 mil, variando de acordo com a avaliação de crédito que define a capacidade de pagamento de cada pessoa. Com taxa de juros a partir de 1,95% ao mês e parcelamento em até 24 meses, o empréstimo poderá ser contratado pelo aplicativo CAIXA Tem, sem necessidade de ir ao banco.

Para Pessoa Jurídica é preciso possuir mais de 12 meses de faturamento como MEI (faturamento anual de até R$ 81 mil). O pedido de empréstimo pode ser solicitado nas agências do banco, variando de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil, parcelamento em até 24 meses e taxa de juros a partir de 1,99% ao mês.

terça-feira, abril 19, 2022

Trens Urbanos de Natal/RN não funcionarão durante feriado de Tiradentes.

A CBTU informa à população que nesta quinta-feira, 21, feriado de Tiradentes, o Sistema de Trens Urbanos de Natal não funcionará. 
 
A circulação dos trens retornará na sexta-feira, 22, a partir das 04h59 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal e das 05h19 na Linha Sul, no percurso Boa Esperança(Parnamirim)/Natal.
 
Mais informações no 84 3221-3355.

Faltam 15 dias para tirar, regularizar e transferir o título de eleitor, avisa TRE-RN.

Eleitoras e eleitores têm até 4 de maio para emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor. Essa também é a data final para que pessoas transexuais ou travestis solicitem o uso do nome social no documento. Após essa data, terminam as alterações no cadastro eleitoral para as Eleições Gerais de 2022. As operações podem ser feitas on-line pelo Autoatendimento do Eleitor .

Paulinho da Força se encontra com Lula e sugere apoio do Solidariedade ao petista.

Presidente do Solidariedade, o deputado federal Paulinho da Força, que na última semana foi vaiado em um evento promovido pelo PT com sindicalistas, encontrou-se, na manhã desta terça-feira (19), com o ex-presidente Lula e a presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, a fim de apaziguar os ânimos entre os dois partidos que pretendem caminhar juntos na eleição presidencial deste ano.

Embora não tenha oficializado o apoio do Solidariedade à candidatura do ex-presidente Lula, Paulinho da Força deu a entender que o partido vai, sim, apoiar o petista, provavelmente já no primeiro turno.

Na quinta-feira, durante encontro de Lula e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) com centrais sindicais, em São Paulo, Paulinho da Força acabou sendo vaiado quando tinha o nome mencionado por representantes dos trabalhadores, o que estremeceu a relação entre o Solidariedade e o PT.

Nos bastidores, o deputado demonstrou irritação com o PT por entender que o partido não fez nada para evitar o constrangimento durante evento com as centrais sindicais. Em reação ao episódio, ele cancelou ato programado para o próximo dia 3 de maio que iria oficializar o apoio da legenda à pré-candidatura de Lula à presidência da República.

No entanto, nesta terça, parece que as duas siglas fizeram as pazes: “Me reuni hoje com o ex-presidente Lula e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que deixaram claro a importância do apoio do Solidariedade e a construção de uma ampla aliança com outros partidos para as próximas eleições presidenciais.”, escrevei Paulinho da Força em suas redes sociais ;

“Com isso, Lula me pediu para buscar novos apoios para juntos vencermos as eleições. Com união e diálogo, vamos lutar para recuperar o emprego e a renda do povo brasileiro”, acrescentou o presidente do Solidariedade.

Em Portugal, turismo precisa de 3 mil empregados e faz apelo aos brasileiros: “Venham trabalhar”.

Algarve, em Portugal, faz campanha para atrair trabalhadores para o próximo verão europeu. É uma das regiões de Portugal mais atingidas pela falta de mão de obra no turismo.

Presidente da Associação de Turismo do Algarve, João Fernandes, disse ao Portugal Giro que precisa de aproximadamente três mil trabalhadores para hotelaria, gastronomia e serviços relacionados com o turismo.

Para cobrir parte da lacuna, Fernandes faz um apelo aos brasileiros. Ele diz precisar tanto de trabalhadores quanto de turistas do Brasil para ajudar na retomada do setor.

— Meu apelo aos brasileiros é: venham trabalhar, conhecer e estudar no Algarve, que é um bocado do Brasil em Portugal. Aqueles que trabalhavam aqui e foram embora na pandemia, chegou a hora de voltar — disse Fernandes, que também espera preencher as vagas com imigrantes de outras nacionalidades.

Fernandes informou que a ocupação hoteleira na Páscoa foi de 90%. A previsão para o verão, segundo ele, é superar ou chegar perto dos números de 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19.

— Precisamos garantir mão de obra para hotéis, restaurantes, agências de turismo e locadoras de automóveis. São três mil pessoas de imediato, porque estamos falando de uma perspectiva a nível de 2019, quando batemos recorde de 21 milhões de pernoites em hotéis e nove milhões de passageiros no aeroporto de Faro — garantiu Fernandes.

Em 2021, brasileiros chegaram a acumular três trabalhos devido à falta de mão de obra na região. Apesar dos esforços recentes para atrair população e trabalhadores durante todo o ano, os baixos salários seguem como obstáculo. Vítima da mão de obra sazonal, a economia ancorada no turismo praticamente inexiste fora da alta temporada.

— As empresas começaram a subir os salários porque há falta de recursos humanos, o que já aconteceu antes. E também porque começam a ganhar alguma perspectiva sobre a saúde financeira após dois anos difíceis. A Páscoa já foi boa — afirmou Fernandes.

Aura Mineral anuncia compra de Big River Gold por US$ 67,4 milhões e vai beneficiar o RN.

A Aura Mineral anunciou a compra, por meio de sua subsidiária Aura BidCo, de 100% da Big River Gold por meio de um arranjo de aquisição de ações australiano, que avalia a empresa em 91,7 milhões de dólares australianos (US$ 67,4 milhões), bem como a formação de uma joint venture com a Dundee Resourses, da qual deterá 80%, de acordo com comunicado ao mercado.

“A aquisição representa uma oportunidade atrativa para a Aura expandir seus projetos em fase de desenvolvimento por meio da aquisição do Projeto de Ouro em Borborema no Rio Grande do Norte (RN) no Brasil”, que deverá operar um projeto de ouro a céu aberto, diz o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Prouni: amanhã termina prazo para informações da lista de espera.

Termina nesta quarta-feira (20) o prazo para que os pré-selecionados na lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), edição do primeiro semestre de 2022, comprovem as informações dadas no ato da inscrição. Inicialmente, o período terminaria na semana passada, dia 13. O prazo para as instituições de ensino participantes desta edição emitirem   o documento de concessão ou não da bolsa será de 22 de abril até 3 de maio.

Documentação

Os documentos para comprovação de que o pré-selecionado atende aos critérios do Prouni devem ser entregues na instituição para a qual o estudante foi pré-selecionado. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na reprovação do candidato.

A instituição de ensino deve, obrigatoriamente, entregar ao pré-selecionado o protocolo de recebimento da documentação solicitada. O estudante deve ficar atento quanto à e entrega de documentos adicionais, caso demandada pelo coordenador do Prouni na instituição.

Inscritos

Nesta edição, 544.755 candidatos se inscreveram no Prouni, número que registrou um recorde de bolsas: 273.001, sendo 181.036 integrais e 91.965 parciais. Foram oferecidas bolsas para um total de 19.584 cursos de graduação, em 1.085 instituições privadas de ensino superior, em todos os estados e no Distrito Federal.

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 3.

A Caixa Econômica Federal paga hoje (19) a parcela de abril do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 3. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas.

Copa do Brasil: Flu recebe Vila Nova em jogo de ida da terceira fase.

Cumprindo o que já se tornou uma maratona, o Fluminense volta a campo nesta terça-feira (19), no Maracanã, para enfrentar o Vila Nova-GO pela terceira fase da Copa do Brasil, depois de vencer o Cuiabá, por 1 a 0, no último sábado (16), na Arena Pantanal, pela Série A Campeonato Brasileiro. Já o adversário goiano disputa a Série B e vem de empate sem gols contra o Novorizontino dentro de casa. Na estreia da competição, empatou em 1 a 1 com o Vasco em São Januário.

O jogo de ida entre Flu e Vila Nova, a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Servidores terão ponto facultativo no dia 22 de abril.

Portaria do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União de hoje (19), inclui, no calendário dos dias considerados como ponto facultativo para servidores públicos, o 22 de abril, sexta-feira próxima. Assim, será possível para a categoria, prolongar o feriado que terá início no dia anterior (21 de abril), quando se comemora o Dia da Inconfidência Mineira.

Para possibilitar a prolongamento do feriado, a Portaria nº3.413 alterou a portaria nº14.817/21, que divulga os dias de feriados nacionais e estabelece os dias de ponto facultativo no ano de 2022.

Critérios

São consideradas ponto facultativo datas próximas a feriados estabelecidos pelo calendário oficial que poderão, segundo critérios internos, ter ou não expediente.

Conforme previsto na portaria alterada, "caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência".

Explosões em escola de Cabul deixam pelo menos seis mortos.

Pelo menos seis pessoas morreram hoje (19) e 11 ficaram feridas em duas explosões que atingiram uma escola para rapazes em um bairro da capital do Afeganistão habitado por famílias da minoria xiita hazara, disse a polícia afegã.

"As explosões na escola Abdul Rahim Shahid mataram seis pessoas e provocaram ferimentos em 11", disse à agência France-Presse o porta-voz da polícia de Cabul, Khalid Zadran referindo-se a um "balanço provisório".

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as explosões na zona oriental da cidade de Cabul.

Antes, uma fonte policial disse à agência espanhola Efe que 16 feridos tinham sido transportados para o hospital pelas forças de segurança.

O bairro xiita hazara, na capital do Afeganistão, afetado pelas explosões é densamente povoado. 

COVID: Brasil registra 66 óbitos e 8,4 mil casos nas últimas 24h.

Foram divulgados os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem segunda-feira (18), de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass):

– O país registrou 66 óbitos nas últimas 24h, totalizando 662.026 mortes;

– Foram 8.470 novos casos de coronavírus registrados, no total 30.261.088;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 100, a menor desde 06 de janeiro de 2022 e a média móvel de novos casos é de 14.269, a menor desde 05 de janeiro de 2022.

O ministério da Saúde calcula que mais de 29,2 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Rodovias federais do RN registram 5 mortes na Semana Santa, mas têm redução de 35% nos acidentes.

O número de acidentes nas rodovias federais do Rio Grande do Norte caiu 35% na Semana Santa deste ano. Apesar disso, cinco pessoas, incluindo três ciclistas na BR-406 na noite de domingo (17), morreram nas estradas do estado.

Os dados foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (18) após o encerramento da Operação Semana Santa, que começou quinta (14) e terminou domingo.

De acordo com a PRF, em 2021 nenhuma morte foi registrada durante esse mesmo feriado nas rodovias federais do estado.

O relatório do órgão informou que 13 acidentes foram registrados neste ano, um número 35% menor do que na Semana Santa do ano anterior.

Houve queda também, de 25%, no número de acidentes graves, sendo três, ao todo. A quantidade de pessoas feridas caiu 85%, também sendo três.

Segundo a PRF, durante os quatro dias de operação, foram mais de 4 mil pessoas e cerca de 3,6 mil veículos fiscalizados em todo o estado. Além disso, as ações de educação para o trânsito (cinema rodoviário) alcançaram 257 pessoas.

Das cinco vítimas fatais nas rodovias, além dos três ciclistas atropelados, houve um atropelamento de pedestre e uma colisão frontal.

Autuações

De acordo com a PFR, o número de autuações da operação demonstram que alguns comportamentos que atuam diretamente no aumento do risco e à gravidade dos acidentes ainda são repetidos por motoristas.

Entre essas infrações, as que mais foram autuadas, foram:

  • Dirigir sob efeito de álcool (33 autuações),
  • Ultrapassagens indevidas (205 autuações)
  • Uso de celular ao volante (4 autuações)
  • Crianças transportadas sem cadeirinha (11 autuações)
  • Uso do capacete (44 autuações)
  • Uso do cinto de segurança (60 autuações).

Além disso, durante as operações a PRF prendeu nove pessoas foram presas e recuperou um veículo roubado.

Feriado de Tiradentes: veja o que abre e fecha no comércio de Natal/RN.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal divulgou o horário de funcionamento do comércio na capital potiguar no feriado de Tiradentes, nesta quinta-feira (21). O comércio de rua no Alecrim e Cidade Alta estará fechado. Os supermercados vão funcionar normalmente, e os shoppings terão horários diferenciados.

Comércio de rua

  • Alecrim: Lojas fechadas
  • Centro da Cidade: Lojas fechadas
  • Zona Norte: Lojas fechadas

Shoppings

Midway Mall

  • Das 11h às 21h, sendo praça de Alimentação e lazer: das 11 às 21h
  • Demais lojas: 12h e 15h

Natal Shopping

  • Alimentação: 11h às 22h
  • Quiosques de alimentação: 13h às 21h*
  • Âncoras e Mega Lojas: 12h às 21h*
  • Demais lojas e quiosques: 15h às 21h*
  • Academia Bodytech: 9h às 15h
  • Cinema: Conforme Programação
  • * Fechamento facultativo das 20h às 21h.

Praia Shopping

  • Praça de Alimentação: das 11h às 22h
  • Demais lojas: das 15h às 21h

Shopping Cidade Jardim

  • Lojas e Quiosques: 14h às 20h
  • Praça de Alimentação: a partir das 11h

Shopping Via Direta

  • Lojas e Quiosques: 14h às 20h
  • Praça de Alimentação: 12h às 20h

Partage Norte Shopping Natal

  • Praça de Alimentação/Lazer: 11h às 22h
  • Lojas/Quiosques: 15h às 21h, sendo facultativo, a partir das 12h
  • Cinema: Conforme sessões

Shopping 10

  • Fechado

Supermercados

  • Funcionam normalmente: 7h às 22h

Bancos

  • Fechados.

MPF pede que WhatsApp adie aumento de grupos para 2023.

O Ministério Público Federal em São Paulo enviou um ofício ao WhatsApp perguntando sobre a possibilidade de adiar a estreia do recurso “comunidades” – que vai permitir a criação de grupos com mais de 2 mil pessoas – para 2023.

O ofício, foi encaminhado ao diretor de Políticas Públicas do Whatsapp, Dario Durigan, no sábado (16). No documento, o MPF-SP pede que o WhatsApp preste algumas informações sobre o recurso “comunidades”.

O Ministério Público pede que o WhatsApp apresente informações sobre a possibilidade de adiar a implementação para 2023, e não para depois das eleições de 2022, como anunciado pela empresa.

Atualmente, o WhatsApp permite a formação de grupos de no máximo 256 integrantes. A plataforma, porém, já anunciou a intenção de aumentar esse número para 2.560 pessoas. No Brasil, o WhatsApp pretende aplicar essa mudança depois da eleição, de modo a não ter impacto no processo eleitoral.

Segundo o MPF, o adiamento seria prudente “considerando os riscos – dada a recente experiência vivida nos Estados Unidos, com a grave invasão do Capitólio – que um aumento de viralização de conteúdos potencialmente desinformativos pode trazer para os direitos fundamentais de participação política dos cidadãos e das cidadãs” do Brasil.

EUA não vão mais exigir máscaras em voos, trens, metrô e ônibus.

O uso de máscara não é mais obrigatório em voos nacionais, trens, metrô e ônibus nos Estados Unidos (EUA) desde ontem segunda-feira (18), de acordo com o governo do país.

Ainda há diretrizes dos Centros de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) para que se use máscaras nesses ambientes, mas o órgão responsável pelo policiamento do uso da máscara, a Administração de Segurança em Transporte (TSA) afirmou que não vai mais policiar as pessoas para fazer essa medida ser cumprida.

A medida vale para o território dos EUA, no entanto, para voos internacionais, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, da sigla em inglês) diz que cabe a cada empresa aérea decidir as normas para o embarque que podem ou não exigir o uso de máscara.

O governo anunciou a medida depois que uma juíza americana declarou ilegal a obrigatoriedade federal do uso de máscaras no transporte público dos EUA. A medida era objeto de uma batalha judicial.

A magistrada Kathryn Kimball Mizelle, de Tampa, Flórida, determinou que os CDC ultrapassaram sua autoridade ao impor a exigência, que se aplica a aviões, trens, metrô e ônibus, entre outros.

O governo está avaliando quais serão seus próximos passos, mas, por enquanto, não há obrigatoriedade.

Ministro da Saúde diz que CoronaVac deverá ser usada apenas em crianças e adolescentes.

O ministro da Saúde falou ontem segunda-feira (18) sobre o fim do estado de emergência sanitária nacional, decretado em fevereiro de 2020 por causa da pandemia de coronavírus.

Mais de 2.000 normas serão invalidadas em todo o país. Entre elas, a possibilidade de comprar medicamentos e insumos médicos sem licitação. Segundo Marcelo Queiroga, as políticas de saúde, como a vacinação permanente, não serão interrompidas.

O Ministério da Saúde pediu à Anvisa a renovação da autorização do uso emergencial da CoronaVac por mais um ano. O imunizante será destinado apenas para crianças e adolescentes.

segunda-feira, abril 18, 2022

RN chega a 7 milhões de vacinas aplicadas contra covid-19.

O Rio Grande do Norte alcançou, nesta segunda-feira (18), a marca de 7 milhões de vacinas contra a covid-19 aplicadas na população. O feito é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que coordena o processo de distribuição das doses e as estratégias da campanha, e os municípios potiguares, que operam o processo na ponta, com a responsabilidade de aplicar os imunizantes.

A marca chega no momento em que a pandemia da covid-19 diminui no estado, com os menores índices de contaminação pelo coronavírus, de internações em leitos de UTI e clínicos e de óbitos pela doença, reforçando a necessidade de toda a população elegível tomar todas as doses dentro do prazo.

“Alcançar as 7 milhões de vacinas aplicadas nos braços dos potiguares é um momento muito importante para nós que estamos nesse esforço desde o início. O crédito desse sucesso é todo dos profissionais de cada sala de vacina do estado, que vem mostrando o tamanho da importância do SUS e a eficácia da vacina”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima.

Até o momento, na totalidade do público-alvo da campanha de imunização contra a covid-19 já foram vacinadas com ao menos uma dose 93% das pessoas, tendo 83% recebido as duas e 46% com a dose de reforço. Entre os adultos, que são os que podem tomar as três doses, esses patamares chegam respectivamente a 92%, 87% e 55%.

Já entre os adolescentes, a cobertura encontra-se em 88% para a 1ª dose e 70% para os totalmente vacinados. Para as crianças de 5 a 11 anos, os percentuais estão em 59% na dose inicial e 25% para a 2ª dose.

RN não registra óbito por Covid nas últimas 24hs; Novos casos são 14.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (18). São 501.919 casos totalizados. No domingo (17) eram contabilizados 501.903, ou seja, 16 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 14 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.159. Nenhum óbito registrado nas últimas 24h.

A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.504.

Recuperados são 490.758. Casos suspeitos somam 387 e descartados são 942.298. Estimativa de casos em acompanhamento: 2.896.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 7,9%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 7,9%, registrada na tarde desta segunda-feira (18). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 8.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 8,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 6,3% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 60 leitos críticos (UTI) disponíveis e 6 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 81 disponíveis e 2 ocupados.

Outros 10 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 5 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

COVID: RN possui 60 leitos críticos e 81 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 15h40 desta segunda-feira (18).

Neste período, havia dois (02) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um (1) estava aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 60 leitos críticos e outros 81, sendo clínicos.

Surto de gripe e dengue deixam prontos-socorros de Natal/RN lotados.

A pandemia teve um arrefecimento e, neste momento, poucas pessoas estão buscando as unidades de saúde em decorrêcia da covid-19. Porém, os prontos-socorros dos principais hospitais de Natal, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão abarrotadas. O motivo é um surto de gripe e também aumento nos casos de dengue entre a população. Nesta segunda-feira (18), pelo menos dois dos maiores hospitais privados da cidade estavam com os PS abarrotados de pacientes.

No início de abril, o Boletim Epidemiológico Centro de Controle de Zoonoses de Natal apontou que os registros de casos de dengue, zika e chikungunya em Natal tiveram crescimento 407,6% entre os meses de janeiro e o início de abril de 2022, comparado com o mesmo período do ano passado. Até o dia 8 de abril, foram notificados 934 neste ano, contra 184 no mesmo período de 2021. Os casos de dengue foram os que tiveram maior aumento de registros (336,91%), seguidos pelo crescimento nas notificações de zika (266,67%) e chikungunya (75%).

Aliados a esses números, um surto de gripe tem sido observado na população, incluindo entre as crianças. Com isso, a demanda pelos serviços dos hospitais cresceu de maneira exponencial e, em alguns casos, unidades de saúde precisaram suspender temporariamente o atendimento à população.

Bolsa Atleta contempla mais de 6,3 mil desportistas.

Mais de 6,3 mil atletas de modalidades que fazem parte dos programas Olímpico e Paralímpico, referentes aos eventos ocorridos em 2021, foram contemplados com o benefício do Bolsa Atleta.

A portaria com a medida está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18).

O documento informa que foram beneficiados atletas de várias categorias, sendo 241 na categoria atleta olímpico e paralímpico; 845 na de atleta internacional; 4.755 na classe de atleta nacional e 292 na de atleta base. Na categoria atleta estudantil, foram habilitados 241.

Veja no anexo da portaria a lista com os nomes dos atletas contemplados na categoria atleta olímpico e paralímpico.

FNDE prorroga prazo para renovação de financiamento do Fies.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até 30 de abril o prazo para que estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) façam os aditamentos de dilatação e transferência dos contratos de financiamento, concedidos até o segundo semestre de 2017 e referente ao primeiro semestre de 2022. O novo prazo foi estipulado em portaria publicada hoje (18), no Diário Oficial da União.

O novo prazo vale para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de ampliação do prazo de utilização do financiamento, respectivamente, referente ao primeiro semestre de 2022.

Os aditamentos deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), disponível na página eletrônica do Ministério da Educação.

PRF divulga dados do feriadão com menos acidentes e mais mortos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço da Operação Semana Santa deste ano. Nos quatro dias de fiscalização intensificada, foi registrada uma queda de 50% no registro de acidentes graves (com ao menos um morto) nas estradas federais, em relação ao ano anterior.

Também foi contabilizada queda de 71% no número de feridos, que caíram de 235 para 92, de ano a ano. O número de mortos, contudo, aumentou 32%, com o registros de 53 vítimas fatais de acidentes neste ano.

Em 2022, a PF dobrou o número de pessoas fiscalizadas (100.595) e quase dobrou o de veículos abordados (79.263). A quantidade de apreensões de cigarros contrabandeados (111 mil maços) e cocaína (uma tonelada) também subiram, 269% e 243%, respectivamente.

Além disso, 657 prisões foram realizadas, e 120 veículos roubados foram recuperados durante os quatro dias de operação especial.

Cartórios registraram número recorde de divórcios em 202.

Mais de 80 mil casais se divorciaram nos cartórios do Brasil em 2021 – um número recorde, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil, que reúne os tabelionatos de notas do país. Os dados não incluem os divórcios judiciais.

De janeiro a dezembro, foram 80.573 divórcios, uma alta de 4% em relação aos 77.531 registrados em 2020 e o maior número da série iniciada em 2007 (quando foram anotados 22.195 divórcios nos cartórios). 

Divórcios por estado

O Distrito Federal liderou o crescimento dos divórcios no ano passado, com uma alta de 40%, para 2.583. Houve altas acentuadas também no Amapá (33%), Acre (27%), Pernambuco (26%) e Roraima (19%). 

Em números absolutos, São Paulo lidera com folga: foram 17.701 casamentos desfeitos em 2021. Paraná aparece na segunda posição, com 9.501, seguido por Minas Gerais (8.025).  


AC18623627%
AL295280−5%
AM79188512%
AP7510033%
BA2 1702 51316%
CE2 4432 4330%
DF1 8502 58340%
ES2 5692 87912%
GO4 9674 485−10%
MA1 5031 5674%
MG7 9558 0251%
MS980899−8%
MT1 3391 48011%
PA1 3521 340−1%
PB7287716%
PE1 4251 79826%
PI43751317%
PR9 6439 501−1%
RJ5 5706 0398%
RN5445644%
RO1 4481 430−1%
RR9911819%
RS5 8666 3438%
SC4 8775 0353%
SE409365−11%
SP17 41417 7012%
TO596524−12%


 

Queiroga: Covid não acabou, mas é preciso “conviver com o vírus”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (18/4), que, mesmo com o fim do estado de emergência, a Covid-19 não acabou.

“A Covid não acabou e nem vai acabar, pelo menos nos próximos tempos. Precisamos conviver com essa doença e com esse vírus. Felizmente, parece que o vírus tem perdido a força. A cada dia, vislumbramos um período pós-pandêmico mais próximo de todo o mundo”, disse.

A declaração foi dada em coletiva de imprensa para explicar as principais mudanças legislativas com o fim da emergência sanitária. A revogação da portaria foi anunciada por Queiroga na noite de domingo (17/4), em pronunciamento oficial em cadeia de rádio e televisão. A mudança deve ser oficializada em publicação no Diário Oficial da União (DOU) até o fim de semana.

Segundo Queiroga, a medida terá vigência após 30 dias depois da publicação em Diário Oficial da União (DOU). “A ideia é de que essa portaria entre em vigor em 30 dias. Nós vamos verificar caso a caso as dificuldades da manutenção das políticas públicas”, disse Queiroga.

Desaparecido há dois dias, pescador é encontrado morto com ferimento na cabeça em praia de Natal/RN.

Um pescador foi encontrado morto com um ferimento na cabeça, na manhã deste domingo 17, em uma praia da Zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar, o homem estava desaparecido há dois dias. Outros pescadores visualizaram o corpo boiando na água e o conduziram até a terra.

O caso foi registrado nas proximidades da Ponte Newton Navarro. Segundo populares, a suspeita é de que a lâmina do barco tenha cortado a cabeça da vítima enquanto ela pescava.

A Polícia Militar constatou o óbito, isolou a área e acionou demais entidades da segurança pública, como Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Coube ao Itep-RN fazer a retirada do corpo do local e a Polícia Civil deve investigar o caso. Relatos feitos nas redes sociais constataram que o homem já foi enterrado.