sábado, junho 11, 2011

Filipino de 61 cm tenta quebrar recorde e se tornar o “menor homem do mundo”.

O filipino Junrey Balawing tenta quebrar o recorde mundial de menor homem do mundo e entrar para o livro dos recordes, o Guinness Book. Neste sábado (11), o jovem, de 17 anos, teve sua estatura medida pelos auditores da organização, na cidade de Sindangan, nas Filipinas.

De acordo com autoridades locais, Balawing mede aproximadamente 61cm – 6 a menos que o nepalês Khagendra Thapa Magar, que no ano passado conquistou o “título” com seus 67cm de altura.

Apesar de só ter entrado para a publicação em 2010, quando completou 18 anos, o nepalês já vinha aproveitando da fama há mais tempo, e virou até tema do slogan oficial do país: "O homem mais baixo do mundo, da montanha mais alta do mundo, convida você para visitar o Nepal."

A expectativa, porém, é que o filipino seja declarado o menor homem do mundo neste domingo (12), quando Balawing completa 18 anos.

Agentes evitam tentativa de fuga em presídio no Seridó,

Uma tentativa de fuga no Centro de Detenção Provisório masculino de Jucurutu foi frustrada pelos agentes penitenciários e policiais que estavam de plantão durante o dia de ontem.

Um detento identificado como Evaldo Chianca da Silva, 21 anos, natural de Jucurutu, que responde por tráfico de drogas, aproveitou a falta de visibilidade do local e cavou um buraco na parede da cela de número 2.

Porém, os agentes e policiais receberam a informação da fuga e se dirigiram a ela onde encontravam-se três presos e localizaram o buraco na parede. Um dos presos identificado por Evaldo, assumiu que ele tinha feito o buraco.

O buraco já estava bastante avançado. O Diretor do Centro de Detenção Provisório de Jucurutu informou que o preso Evaldo Chianca da Silva, responsável pela tentativa de fuga, foi transferido para o presidio Pereirão m Caicó e os demais colocados em outra cela.

Novo site de Agripino já está no ar.

Já está na rede o novo site do senador José Agripino. Com design moderno e lay out personalizado com as cores que marcaram a história política do parlamentar potiguar, a página eletrônica traz links para as redes sociais como Twitter e Facebook.

O http://www.joseagripino.com/ terá sempre notícias atualizadas, vídeos, reportagens e declarações em áudio com o representante do RN no Senado. O endereço eletrônico também trará análises e artigos sobre tudo de relevante que acontece na política potiguar, brasileira e internacional.

O internauta também poderá utilizar a ferramenta para baixar fotos, áudios, vídeos e se informar sobre a trajetória do atual presidente nacional do Democratas.

Humorista Shaolin recebe alta e já está em Campina Grande.

O humorista Shaolin desembarcou numa UTI aérea na madrugada deste sábado (11), no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande. A chegada do comediante a Paraíba foi por volta das 2h.

Shaolin – que continua em coma – está em casa com todo aparato médico. Ele estava internado há pouco mais de quatro meses no Hospital das Clínicas em São Paulo.

Segundo informações de assessores, os médicos de São Paulo deram alta ao humorista há cerca de cinco dias e os familiares decidiram trazê-lo para Campina, onde receberá atenção dos parentes. Shaolin está tendo alguns sinais de evolução como abrir os olhos, porém a situação neurológica continua da mesma forma.

Uma equipe do Samu composta por um médico, enfermeiro, técnico e um socorrista fez o translado do humorista – do aeroporto até a residência – em uma ambulância avançada de UTI Móvel.

Segundo médicos paulistas, o quadro dele não progrediu nem regrediu, por isso acharam melhor trazer para perto da família pra ver se assim ele reage a algum estímulo.

Fonte: Correio da Paraíba.

sexta-feira, junho 10, 2011

Fotos da viagem á região do Seridó.

Conforme prometi a vocês, estão aqui algumas fotos da minha viagem às cidades de Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas situadas na região do Seridó nos dias 03, 04 e 05 de junho de 2011.

1º Escala da viagem foi na cidade de Carnaúba dos Dantas.

Um pouco da História da cidade de Carnaúba dos Dantas.
É uma pequena cidade, localizada na Região do Seridó, a 227km da capital, cercada de serras. Tem a Serra Rajada, a Pedra do Dinheiro e o Monte do Galo, que reservam segredos de rara beleza natural e mistérios que rondam a imaginação popular. Mas o principal atrativo turístico é, sem dúvida, o Monte do Galo, em cujas escadarias intercaladas por rampas estão dispostas as 14 estações da Via Sacra, responsáveis pela vivência do Turismo Religioso. A chegada ao cume proporciona uma visão panorâmica da cidade, levando os visitantes a conhecerem a famosa escultura em forma de galo que pesa 5 toneladas.

Significado do Nome Carnaúba dos Dantas.
O nome da cidade deu-se pelo fato de que existia uma farta plantação de carnaúba, planta da qual se extrai uma cera dos mais diversos usos. O nome Dantas é a fusão da expressão das antas, que acabou por se agregar ao nome do município.

Monte do Galo na cidade de Carnaúba dos Dantas.

Monte do Galo na cidade de Carnaúba dos Dantas.

Capela de Nossa Senhora das Vitórias em cima do
Monte do Galo na cidade de Carnaúba dos Dantas.

Eu na Capela de Nossa Senhora das Vitórias.

Rodrigo Paulino na Capela de Nossa Senhora das Vitórias.


Dr: Ivan na Capela de Nossa Senhora das Vitórias.

Dr: Ivan, eu e Rodrigo Paulino na Balada Paradise Club.

Tabata e eu na Balada Paradise Club.

Dedé da Padaria e eu  na Balada Paradise Club.
2º Escala da viagem foi na cidade de Acari.

Um pouco da História da cidade de Acari.
Habitado primitivamente pelos índios Cariris, o município de Acari foi fundado, na condição de povoado, pelo sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, vindo da Serra do Saco. Manuel Esteves ergueu em 1737 a capela no novo povoado, consagrada à Nossa Senhora da Guia. Em 11 de abril de 1835, foi criado o município de Acari, por resolução do conselho de Governo. Neste mesmo ano, ou seja, na época do império, já dizia o “Código de Postura da Intendência Municipal da cidade de Acary” cujo autor é desconhecido, “Em toda a cabeça de casal será obrigado a ter limpado as frentes de suas casas nas povoações, nas quatro festas, principalmente de cada um ano, sob pena de pagar por cada vez que faltar a limpeza, duzentos réis para as despesas da Câmara”. As pessoas eram obrigadas a manter a limpeza na cidade. Assim a legislação no Império e na Velha República previa que todos os habitantes mantivessem suas casas e ruas bem conservadas.

Com o tempo, a obrigação tornou-se consciência, pois com o título “CIDADE MAIS LIMPA DO BRASIL”, a população tomou orgulho de morar em Acari.
Açude de Gargalheiras em Acari.

Açude de Gargalheiras em Acari.
Rodrigo Paulino no Açude de Gargalheiras em Acari.

Eu no Açude de Gargalheiras em Acari.

Dr: Ivan e eu no Açude de Gargalheiras em Acari.

Dr: Ivan e Rodrigo Paulino  no Açude de Gargalheiras em Acari.

3º Escala da viagem foi na cidade de Parelhas.

Um pouco da História da cidade de Parelhas.
O topônimo deste município teve origem numa competição esportiva conhecida como "parelhas", muito comum na região em meados do Século XIX. Por ter suas várzeas planas e extensas a localidade conhecida como Boqueirão, às margens do Rio Seridó, tornou-se ponto de encontro tradicional de cavaleiros da época, que disputavam corridas montados em seus cavalos, sempre em duplas ou parelhas, numa espécie de jóquei rústico. O evento atraía habitantes de todas as redondezas e chegou a ser atração domingueira para as corridas, com direito a prêmio e festejos. O local passou a ser conhecido como "Boqueirão de Parelhas".


Eu no açude do Boqueirão na cidade de Parelhas.

Açude do Boqueirão na cidade de Parelhas.
Rodrigo Paulino, Tabata. Dr: Ivan e eu.

Eu parecendo um modelo rsrsrs.

Jovem é preso após agredir irmã e avó em Currais Novos.

A Polícia Militar de Currais Novos prendeu na manhã desta sexta-feira um jovem identificado por Márcio Cássio Soares dos Santos, 19 anos, acusado de agredir a própria irmã e a avó dentro de casa após uma discussão.

Segundo informações colhidas pela polícia, Márcio teria agredido a irmã com uma cadeira após uma discussão e acertou um soco na avó. O acusado está em regime semi-aberto e responde processo por tráfico de drogas e faz ameaças constantes a idosa que já havia prestado queixas contra o neto.

A polícia conduziu o acusado para a delegacia regional onde foi autuado pela Lei Maria da Penha e logo depois conduzido para o CDP (Centro de Detenção Provisória) onde ficará detido a disposição da Justiça.

Fonte: D/O.

Sandrinho é hoje o nosso aniversariante do dia.

Sandrinho uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem.

Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.

Hoje, mais um a janela se abre diante de seus olhos, mais um espinho foi retirado da flor, restando apenas a beleza de tão bela data.

Os sintomas da felicidade se traduzem do otimismo, na fé, na esperança tenho empenho por se ser melhor a cada dia.

Continue firme pelos caminhos da virilidade e suas verdades.

Continue trilhando pelos vales da vida, pois um dia encontrarás o mais belo jardim, o jardim que representará a realização de seus maiores sonhos.

Que Deus te ilumine, todos os dias de sua vida.

Feliz Aniversário é o que deseja esse seu humilde cunhado Tibá!

Espécie rara de lagosta azul é encontrada por pescador.

Uma lagosta azul da espécie procambarus alleni foi encontrada na última quarta-feira (8) por um pescador no Canadá. O crustáceo foi resgatado por Blair Doucette, que pratica pesca há 35 anos e afirmou nunca ter visto algo parecido.

A espécie, que vive em ambiente de água salgada, foi encontrada nas proximidades da ilha Príncipe Eduardo. A cor azul é resultado de uma mutação genética e apenas uma em cada 2 milhões de lagostas nasce com essa essa cor. Apelidada de Fluffy, o animal foi levado para um aquário da cidade, onde ficará em exposição.

Guilherme Arantes faz show neste domingo no Teatro Riachuelo.

O cantor, compositor e pianista Guilherme Arantes se apresenta neste domingo (12), a partir das 20h no Teatro Riachuelo. O show faz parte da comemoração dos 35 anos de carreira do artista.

O músico virá acompanhado por nomes de peso como Luis Carlini (guitarra), Alexandre Blanc (Guitarra e Violão), Willy Verdaguer (contra-baixo) e Gabriel Martini (bateria), o músico no comando do piano encanta a platéia ao tocar diversos hits da carreira como “Planeta Água” , ‘ Um Dia, Um Adeus” , “ Cheia De Charme”, entre tantos outras canções marcantes.

Aeroportos começam a emitir alerta sonoro sobre vacinação contra sarampo.

Aeroportos em todo o país começam a emitir nesta sexta-feira (10) alertas sonoros em português e em inglês orientando pessoas que vão viajar para o exterior a se vacinar contra o sarampo. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a estratégia foi adotada em razão do surto da doença na Europa.

O órgão destacou que a vacinação é a medida mais eficaz na prevenção ao sarampo e está disponível em todos os postos de saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório, altamente contagiosa, geralmente de evolução benigna e que tem como principal complicação a broncopneumonia. Os sintomas incluem febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, mal-estar geral, coriza, conjuntivite e tosse com catarro.

De acordo com a Anvisa, pessoas que apresentarem algum desses sintomas devem procurar o serviço de saúde mais próximo e informar que países visitou recentemente.

Fonte: Agência Brasil.

Garota de 16 anos ganha o direito de cursar medicina sem terminar ensino médio.

Aos 16 anos e ainda sem completar o ensino médio, Isabel Tolentino ocupa uma das carteiras do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande (MS), onde nasceu e mora.

Ela ingressou no curso por meio do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). Aos 15 anos de idade, ela já podia ter ingressado no curso de engenharia de produção na Universidade Federal de Pelotas (RS). “Não quis isso porque estava no primeiro ano do ensino médio e não havia definido “se gostava ou não do curso”, diz Isabel.

Isabel teve de recorrer à Justiça para garantir seu ingresso na universidade. Até duas semanas atrás, ela frequentava medicina e o ensino médio ao mesmo tempo. Agora, com uma permissão concedida pelo desembargador Joenildo de Souza Chaves, do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a garota pode continuar os estudos só no ensino superior

Segundo o desembargador, a limitação de idade para cursar a faculdade refere-se apenas à “capacidade intelectual da pessoa”. Os impedimentos deixariam de existir por Isabel ter provado seus conhecimentos no Enem.

Filha única de um advogado e veterinário com uma psicóloga, Isabel diz que conseguiu a vaga por ter “estudado mais que os colegas” no ano passado. “Cursava o 2º ano durante o dia, mas à noite frequentava um curso preparatório para o Enem. Agora, com a decisão, estou aliviada e estudando menos.”

Isabel acha que as escolas devem preocupar-se mais com o Enem. “O ensino médio se preocupa em questões específicas, já o Enem é mais amplo. Tanto que só passei porque fiz um cursinho para o Enem”, diz.

Resultados de exames são enviados via internet.

O Laboratório Central de Saúde Pública Almino Fernandes (Lacen) é referência em todo o Estado na realização de exames de média e alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde. O laboratório atende a população realizando coletas de segunda a sábado, no horário das 7h às 19h, além de dar suporte a unidades de saúde de todo o Rio Grande do Norte. São realizadas mais de oito mil análises a cada mês, com emissão de laudos como toxoplasmose, HIV, dengue, doença de Chagas, sífilis, entre outros.

Para coordenar todo este trabalho o Lacen conta com o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), um software do Ministério da Saúde criado para informatizar o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. O sistema permite o gerenciamento das rotinas, o acompanhamento das etapas para realização de exames e relatórios epidemiológicos, além de possibilitar que os laudos sejam enviados às unidades de saúde via web e possam ser impressos no município onde se encontra o paciente.

No Rio Grande do Norte o Gerenciador passou a ser instalado no ano de 2008 e hoje é utilizado em 135 dos 167 municípios. "Tivemos grandes vantagens para os pacientes e economia para os municípios, pois antes os pacientes do interior demoravam a receber os resultados e os municípios necessitavam de motoristas para vir até Natal buscar os laudos", explica Fátima Tinoco, uma das gerenciadoras do GAL.

Para o diretor do Lacen, Ralfo Cavalcanti de Medeiros, a informatização significou um ganho para funcionários, usuários e gestores. "Já podemos nos adiantar e nos programar para liberação dos resultados". A expectativa é de que até o final do ano o GAL esteja implantado em todo o Estado.

Souza diz que volta aos gramados pelo torcedor do América.

Depois de aceitar o desafio de voltar aos gramados com a camisa do América mesmo após dois anos e meio fora de atividade, o meia Souza falou ao Diário de Natal sobre seu retorno ao clube. Na opinião dele o momento vivido pelo clube é favorável ao seu retorno, principalmente em virtude do apelo da torcida. "Já ouvi várias pessoas aqui dizendo que minha presença anima", disse.

"Aproveito até para agradecer ao torcedor do América e dizer que eu só estou aqui de novo por causa dele", comentou. Segundo Souza, ainda não é possível dizer quando - ou até mesmo se haverá - será sua reestreia com a camisa rubra, mas se depender da dedicação logo mais o torcedor americano poderá reencontrar um de seus maiores ídolos. "Estou sentindo um ambiente muito bom aqui no América e isso já é meio caminho andado e, no futebol, se não tiver harmonia, não adianta", comentou o meia.

Por fim, Souza, que não deve ainda participar do coletivo de hoje, às 15h30 em Goianinha, mais uma vez dedicou suavolta à torcida: "É como se eu fosse um representante deles aqui".

Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) espera para esta sexta-feira (10) – último dia de prazo – um grande número de inscrições no Exame Nacional do Ensime Médio (Enem). Muitos estudantes devem acessar o site http://www.inep.gov.br/, que suporta até 300 conexões simultâneas. O prazo se encerra às 23h59, e o processo é todo feito pela internet. Até o fim da tarde de ontem (9), o número de candidatos chegava a quase 5 milhões.

As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de outubro e, para fazer o exame, é necessário o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 35. Apenas alunos que cursam o 3° ano em escola pública estão isentos da taxa.

A participação no Enem é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Quem faz a prova também pode disputar vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país ao se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

BODÓ: Filho que sofre de problemas mentais mata a própria mãe.

Na tarde de ontem quinta-feira (09/06), por volta das 17h00minh, no município de Bodó, José Ausônio dos Santos de 32 anos, mais conhecido como Gessé matou a própria mãe, Luiza Francisco Dionizio de 64 anos, usando uma soleira de cimento para atingi-la, enquanto a mesma assistia televisão sentada no sofá.

Gessé sofre de transtornos mentais e já foi internado várias vezes em Hospitais Psiquiátricos e atualmente freqüentava o CAPS em Currais Novos, que dar atendimento a pessoas que sofrem desses distúrbios.

Após o ocorrido, Gessé pegou uma moto e foi até a Delegacia de Lagoa Nova onde relatou o que acabara de fazer, sendo preso em flagrante.

A Polícia Militar se dirigiu até o local e infelizmente constatou a veracidade dos fatos encontrando dona Luíza morta no sofá.

O Delegado da Polícia Civil, Dr. Luiz Antônio foi comunicado do ocorrido e compareceu na Delegacia onde efetuou o flagrante e aguarda a decisão da Juíza da comarca de Santana dos Matos sobre a transferência do acusado para um Hospital de Custodia.

Fonte: PM Lagoa Nova/Sd J.JR

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: Crime ambiental no lixão de cidade nova
Tribuna do Norte: Relator presta serviço a contratada da Prefeitura
Globo: Bombeiros exigem anistia para negociar com Cabral
Folha: Eletropaulo é ineficiente sob chuva, diz Alckmin
Estadão: Ministro da articulação nem saiu e PT se digladia pelo cargo
Correio: Máfia do transporte usa greve para elevar tarifa
Valor: Estímulos regionais devem compensar perdas do ICMS
Estado de Minas: Chuva e vendaval paralisam BH
Zero Hora: Efeito do vulcão

quinta-feira, junho 09, 2011

Nos últimos dois anos, ficou mais barato telefonar pelo celular.

O preço médio do minuto da telefonia celular no Brasil caiu 44% nos últimos dois anos e, no mesmo período, o tempo que os usuários brasileiros passam falando ao telefone subiu 42%.

De acordo com dados da consultoria Teleco, o preço médio do minuto da telefonia móvel, com impostos, caiu de R$ 0,39 no fim do primeiro trimestre de 2009 para R$ 0,22 em março de 2011. No mesmo período, o tempo médio mensal de uso do celular subiu de 77 minutos para 110 minutos.

De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), os índices são resultados principalmente da competição entre as prestadoras dos serviços. Nos últimos dois anos, o número total de celulares cresceu 38%: em março de 2009 eram 153,6 milhões de usuários e em abril deste ano chegou a 212 milhões de usuários.

A oferta de serviços da telefonia móvel está disponível a 99,6% da população brasileira. Em 46% das cidades brasileiras existe a presença de três ou mais operadoras prestando os serviços e em 36% dos municípios, entre eles os mais populosos, os serviços são prestados por quatro ou cinco operadoras.

Fonte: Agência Brasil.

FHC discute em SP descriminalização da maconha.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participa de palestra hoje no Cine Livraria Cultura, em São Paulo, sobre a descriminalização da maconha. O encontro será após a exibição do documentário "Quebrando o Tabu" de Fernando Grostein Andrade, que trata das políticas de repres­são às drogas.

Mulher de 100 anos de idade vai à aula todos os dias.


Em Londrina , interior do Paraná, uma mulher com cem anos de idade dá um exemplo de determinação . Ela voltou à escola porque quer aprender a ler e a escrever.

Fonte: UOL Notícias

Aeronáutica encerra inscrições para 120 vagas nesta quinta-feira.

O Comando da Aeronáutica encerra nesta quinta-feira (9/6) o período de inscrições do exame de admissão aos cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria para o ano de 2012. De acordo com as instruções do concurso, o período de aprendizagem (quatro anos) equivale a uma graduação. Após os estudos, os candidatos receberão o título de bacharéis em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Do número total de vagas, 70 são para oficiais aviadores de ambos os sexos, 30 para oficiais intendentes de ambos os sexos e as outras 20 para oficiais de infantaria do sexo masculino. Durante o curso de formação, os inscritos serão denominados cadetes da Aeronáutica. Após a conclusão dos estudos, os alunos passarão a ser considerados aspirantes-a-oficial. Para participar, basta ser brasileiro nato e possui diploma de nível médio.

Interessados podem se inscrever até as 15h pelos sites www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?id=423&page=mostra_concurso e www.epcar.aer.mil.br/. A taxa de participação é de 70 para todos os cargos.

Todos os participantes deverão ser submetidos a exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de aptidão à pilotagem militar, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência dos critérios e documentações exigidas para matrícula no curso de formação. A primeira etapa avaliativa está marcada para acontecer no dia 21 de agosto, em diversos estados.

Inscrições para o Sisu começam no dia 15 de junho.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2011 poderão ser feitas entre os dias 15 e 19 de junho, somente pela internet, no site www.sisu.mec.gov.br. A portaria com as datas foi publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial da União.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas das 6h às 23h59 (horário de Brasília). O pré-requisito para participar do processo é ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

Nesta edição serão oferecidas 26.336 vagas em universidades federais e estaduais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O número supera em 59% a oferta do processo do segundo semestre de 2010, quando 35 instituições participaram, com de 16 mil vagas.

A primeira chamada está prevista para o dia 22 de junho. A matrícula nas instituições de ensino deverá ser feita nos dias 27 e 28 do mesmo mês. A segunda chamada deve ocorrer no dia 2 de julho. E nos dias 5 e 6 serão feitas as matrículas nas instituições de ensino.

Os candidatos que não forem convocados para o curso escolhido como primeira opção terão entre os dias 2 e 7 de julho para entrar na lista de espera.

O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado para unificar a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.

Fonte: Agência Brasil.

Justiça proíbe militares de fazerem tarefas domésticas para oficiais.

Uma decisão da 3ª Vara Federal de Santa Maria (RS) determina que as Forças Armadas deixem de utilizar militares subalternos em tarefas domésticas nas residências de oficiais. A decisão, da juíza Simone Barbisan Fortes, vale para todo o território nacional e deve entrar em vigor em um prazo de até 90 dias. O Ministério da Defesa afirmou que só vai se manifestar- se vai recorrer da decisão ou não- depois de ser oficializado a decisão judicial.

Fonte: G1.

Do Blog: Greve da Educação do RN continua!


A Governadora Rosalba quer mesmo brincar com a educação, já são quase 40 dias de greve e não existe nenhuma proposta para atender completamente as reivindicações dos professores.

Na assembléia de ontem quarta-feira, educadores votou todos mais uma vez pela continuidade da greve.

É isso mesmo professores não abra mão de nenhum direito de vocês.

Alerta: RN já tem 14 mil casos de dengue.

O número notificações de casos de dengue no Rio Grande do Norte já chega a 14 mil. A informação foi dada ontem pelo secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, durante uma audiência de autoridades públicas do setor com deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na ocasião, Arruda também destacou que, no início de 2011, especialistas previam que a doença não atingiria mais do que 2 mil pessoas, ao longo de todo o ano, no estado.

Ao longo da audiência, o secretário também lamentou o fato do estado ter o maior número de casos graves da região Nordeste, situação que alarmou o Ministério da Saúde. Segundo ele, um dos problemas da alta incidência da doença em Natal foi a irregularidade da coleta de lixo. Domício Arruda afirmou que todas as cidades brasileiras que tiveram problema com o lixo aumentaram proporcionalmente os números de casos de dengue.

Vai à sanção projeto que permite a detento usar frequência escolar para reduzir a pena.

O Plenário aprovou ontem quarta-feira (8) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 265/06, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), com emendas aprovadas pela Câmara dos Deputados. A matéria entrou na ordem do dia a pedido das lideranças partidárias. De acordo com o projeto, que vai à sanção presidencial, os condenados em todo o Brasil poderão descontar um dia de pena para cada 12 horas de frequência escolar.

O preso poderá estudar de forma presencial ou em cursos a distância. A proposta também prevê que o tempo a ser resgatado pelo presidiário em função das horas de estudo será acrescido de um terço no caso de conclusão do ensino fundamental, médio ou superior durante o cumprimento da pena, desde que certificado pelo órgão competente do sistema de educação.

A senadora Ana Rita (PT-ES) afirmou que o projeto é uma reivindicação da Pastoral Carcerária. De acordo com ela, 63% dos detentos brasileiros não completaram o ensino fundamental e muitos deles são analfabetos. O relator e o autor da matéria foram parabenizados pelos senadores Lídice da Mata (PSB-BA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Gim Argello (PTB-DF), além dos já citados.

Fonte: Agência Senado.

Em final emocionante, Vasco conquista a Copa do Brasil 2011.

A Copa do Brasil tem um novo e inédito dono e a Libertadores da América 2012 tem o primeiro time brasileiro classificado. É o Vasco da Gama, que depois de oito anos sem um grande título volta a levantar uma taça mesmo com uma derrota por 3 a 2 para o Coritiba, em um jogo dramático no Estádio Couto Pereira, na capital paranaense. Na partida de ida, o Cruzmaltino havia vencido por 1 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro.

O Alviverde começou pressionando, mas tomou um susto aos 11 minutos, após um rápido contra-ataque carioca. Éder Luis fez a jogada na direita e serviu Alecsandro, que só teve o trabalho de empurrar para o gol. O empate veio aos 29 minutos, depois de falha da zaga vascaína que deixou Bill subir e testar para as redes. O gol animou os donos da casa que pressionaram até o gol de Davi, aos 44 minutos, aproveitando rebote de Fernando Prass.

A virada animou novamente o torcedor e, principalmente o time, que voltou pressionando no segundo tempo em busca do gol que daria o título. Porém, um banho mais gelado do que a noite curitibana, aos 12 minutos, com um chute de Éder Luis, de longe, que desviou e matou Edson Bastos. O duelo não estava encerrado e William, de fora da área fez um golaço para o Vovô. A partir daí pressão verde e branca, mas insuficiente para reverter o resultado.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Dengue atinge 14 mil no RN em 6 meses
Tribuna do Norte: Contratos suspeitos na Urbana somam 14,2 milhões
Globo: PMs se unem a bombeiros para pressionar por reajuste
Folha: Dilma demitiu Palocci na hora certa, diz Lula
Estadão: Dilma nega imobilismo e diz que escolha de Gleisi foi sua
Correio: Economia ajuda Dilma a espantar a crise
Valor: Fusão da Perdigão com a Sadia corre risco no Cade
Estado de Minas: Começar de novo
Zero Hora: STF solta Battisti e desagrada à Itália

quarta-feira, junho 08, 2011

Projeto de Lei potiguar pretende estimular o reconhecimento de paternidade.

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (8), Projeto de Lei que cria o Programa Público Paternidade Responsável, que tem o objetivo de incentivar e promover a busca pelo reconhecimento de paternidade em relação a crianças e adolescentes da rede pública estadual de ensino.

De acordo com o Projeto de Lei, a execução do programa será de responsabilidade da Defensoria Pública do Estado (DPE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).

A realização do Programa Público Paternidade Responsável compreende algumas medidas, tais como: promoção de palestras por Defensores Públicos do Estado em estabelecimentos de ensino da rede pública estadual, com vistas a conscientizar alunos, pais e responsáveis sobre a importância do reconhecimento do estado de filiação, bem como acerca da atuação da DPE no sentido de viabilizar o exercício de tal direito; prestação de serviço de assistência social pela SETHAS em benefício de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Público Paternidade Responsável; e financiamento de exames de Ácido Desoxirribonucléico (ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid), solicitados em procedimentos extrajudiciais de investigação de paternidade instaurados no âmbito da DPE.

Segundo dados coletados no último Censo Escolar, realizado em 2009, o Estado conta com cerca de 27 mil alunos cuja paternidade é desconhecida. O Programa Público Paternidade Responsável tem a proposta de reverter este quadro, colocando em discussão o tema “direito de filiação” nas unidades de ensino, contribuindo para incentivar a procura pelo reconhecimento de paternidade de alunos da rede pública estadual.

A Proposição também pretende estimular o reconhecimento do estado de filiação na esfera extrajudicial, notadamente porque permitirá o custeio de exames de DNA nos casos em que a paternidade seja questionada pelo suposto pai.

Fonte: Assecom/RN.

Programa Bem Receber Copa estimula qualidade dos serviços turísticos no país.

O ministro do Turismo, Pedro Novais, anunciou na manhã desta quarta-feira (8), em Fortaleza (CE), que 230,4 mil brasileiros terão acesso aos cursos do programa Bem Receber Copa entre 2011 e 2013. O programa do Ministério do Turismo contemplará profissionais de três segmentos do setor: alimentação fora do lar, meios de hospedagem e agentes de receptivo. O investimento do MTur no programa, nesse período, será de R$ 257,7 milhões.

Em 2011, serão criadas 85 mil vagas. Para 2012, a estimativa é de 81 mil, e, um ano antes da Copa, em 2013, o MTur deve gerar mais 64,4 mil vagas. Em 2010, o Bem Receber Copa ofereceu 63 cursos, distribuídos em 75,5 mil vagas para sete segmentos do setor (alimentação fora do lar, meios de hospedagem, turismo de aventura, negócios e eventos, agências e operadoras, locadoras de automóveis e receptivo aeroportuário), nos 12 estados-sede do mundial de 2014.

Prefeitura de João Câmara distribuirá cestas básicas a carentes e funcionários.

A prefeitura municipal de João Câmara/RN sancionou a lei de nº 346/2011 - GP aprovada pelo Legislativo Municipal que autoriza a prefeitura distribuir mensalmente, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, até 2.000 cestas básicas à população carente e a funcionários do Município com vencimentos até um salário e meio mensal. As cestas deverão, conforme reza no art 01 da referida lei, serem, “no mínimo” no valor de R$ 100,00.

Da Seleção:
Diz o art. 3°- Os beneficiários das Cestas Básicas serão selecionados por uma Comissão formada pelo representantes das seguintes entidades:

02 ( dois) representantes da Prefeitura Municipal e respectivos suplentes, indicados pelo Prefeito:
02( dois) representantes da Câmara Municipal e respectivos suplentes, escolhidos pelo Plenário:
01( um) representante do Ministério Púnlico Estadual e respectivo suplente, indicado pelo Promotor de justiça com atuação junto à Vara Cível da comarca.

Parágrafo único- Cumpre à Comissão organizar o seu funcionamento elegendo o Presidente e o secretário e tomando as demais iniciativas necessárias ao seu bom desempenho.

Dos beneficiados:
Diz o art. 4°- Serão beneficiados com o programa de distribuição de cestas básicas criado por esta lei, exclusivamente:

I- Os inscritos no Programa Bolsa Família do Governo Federal:
II- Os comprovadamente desempregados e carentes:
III-Os deficientes físicos e mentais cujos familiares não tenham renda suficiente para a sua manutenção:
IV- Os servidores municipais que ganhem salário igual ou inferior a um (01) salário mínimo e meio (1/2).

Das restrições:
Art. 5°- O Programa de distribuição de Cestas Básicas não poderá ser iniciado em ano eleitoral.

Parágrafo único- Em ano eleitoral o programa não poderá distribuir cestas básicas em número superior que tenha sido distribuído no ano anterior.

Dos recursos:
Art. 6º- Para fazer ás despesas com a execução do programa ora estabelecido, o Executivo Municipal utilizará recursos próprios do Orçamento Municipal.

Fonte: DOM.

Veja a lista dos dez carros mais roubados no Brasil.

Susep (Superintendência de Seguros Privados) divulgou a lista com os dez modelos mais roubados em todo o país. O índice é feito a partir de estatísticas de roubos e furtos de veículos segurados no mercado brasileiro.

O VW Gol é o preferido dos ladrões e ocupa as duas primeiras posições. O ranking dá um ótimo panorama dos modelos mais visados, pois não leva em consideração os números absolutos, mas compara a porcentagem dos sinistros (número de veículos segurados x número de veículos sinistrados).

Conheça os modelos mais visados pelos ladrões:
1º. Volkswagen Gol acima de 1.0
2º. Volkswagen Gol 1.0
3º. Fiat Uno 1.0
4º. Chevrolet Astra
5º. Fiat Palio 1.0
6º. Peugeot 206
7º. Chevrolet Celta 1.0
8º. Chevrolet Corsa 1.0
9º. Ford Fiesta 1.0
10º. Toyota Corolla

Secretaria Municipal de Saúde em João Câmara/RN adota crachá de identificação funcional.

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura municipal de João Câmara/RN adotou para todos os seus servidores o uso de crachá funcional que os identificarão no atendimento ao usuário, além de especificar as atribuições de cada funcionário. Outras Secretarias poderão adorar o mesmo procedimento.

Assessoria de Impressa.

Comissão aprova aumento de prazos para consumidor reclamar de produtos.

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira (8) o Projeto de Lei 214/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que aumenta de 30 para 60 dias o prazo para que o consumidor faça reclamações ao fornecedor sobre problemas aparentes ou de fácil constatação em serviços e produtos não duráveis, como roupas e calçados. Já no caso de serviços e produtos duráveis, como automóveis e imóveis, a proposta prevê que esse prazo aumentará dos atuais 90 dias para 180.

O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), que determina que esse prazo seja contado a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços. A proposta mantém essa determinação. O relator, deputado Valadares Filho (PSB-SE), recomendou a aprovação da proposta.

Ele argumenta que se as garantias estabelecidas em contrato ou acordo entre as partes não são suficientes, “é necessário que a lei ampare aquele que está na condição de desvantagem na relação comercial, que é o cliente”.

A alteração proposta, segundo ele, vai favorecer os consumidores e ampliar as responsabilidades dos fornecedores, em especial daqueles que comercializam produtos usados.

Fonte: Agência Câmara.

Papa nomeia novos bispos para o Brasil.

O Papa Bento XVI nomeou dois novos bispos para o Brasil: dom Roberto Francisco Ferrería Paz para a diocese de Campos e dom Francisco Biasin para Barra do Piraí.

O novo bispo de Campos substitui Roberto Gomes Guimarães, que se aposenta. Dom Roberto Franciso Ferrería, de 58 anos, nasceu em Montevidéu, Uruguai, mas tem nacionalidade brasileira. É formado em Teologia e Direito Canônico.

Já dom Biasin sucede João Maria Messi, que também se aposenta.

Nascido em 1943 em Padua, Itália, iniciou a vida sacerdotal em sua cidade natal, mas se mudou nos anos 70 para o Brasil.

Criança de 11 anos é encontrada morta com mão decepada no interior do RN.

Uma criança identificada como Francisco de Assis Gonçalves Júnior, 11 anos, conhecido por Júnior, foi encontrada morta na manhã dessa terça-feira (07), por volta das 10h por um caçador que passava em um açude localizado no Sítio Alencar, cerca de 1 km do Conjunto Manuel Domingos, em Pau dos Ferros/RN. De acordo com o blog de Rosivan Amaral, o corpo da criança foi encontrado a margem do açude praticamente escondido. Na ocasião, a criança foi encontrada com à mão esquerda decepada e com um buraco no seu rosto.

Segundo o blog, o local onde o corpo foi encontrado teve que ser isolado diante do grande número de pessoas que foram até o açude para acompanharem o trabalho de remoção do corpo. Ainda segundo o blog, o delegado Regional, Dr. Inácio Rodrigues esteve presente ao local junto com policiais militares e uma guarnição do DPRE, onde aguardaram a chegada do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), que encaminhou o corpo para a realização da perícia no objetivo da descoberta da causa da morte.

O blog ainda destaca que o corpo da criança foi encontrado em local diferente do informado por outras crianças que estavam na companhia da vítima, o que intriga a polícia diante das informações desencontradas.

Francisco de Assis Gonçalves Júnior desapareceu na manhã de domingo (5), onde voluntários iniciaram um trabalho de busca pela criança, além do trabalho da polícia e Corpo de Bombeiros.

O delegado Inácio Rodrigues aguarda informações do Itep para que seja iniciada uma investigação a respeito do caso. Também foi confirmado que o Conselho Tutelar aguarda pelo laudo dos peritos e, em caso de necessidade, poderá acionar o Ministério Publico.

Policiais decidem manter greve mesmo com corte de ponto e ilegalidade.

Mesmo diante das declarações do Procurador Geral do Estado, Miguel Josino, divulgadas à imprensa na tarde dessa terça-feira (7), de que o governo pretende pedir a ilegalidade da greve dos Policiais Civis e cortar o ponto dos grevistas, a categoria está irredutível e vai continuar com a paralisação.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte, Djair José de Oliveira Junior, a categoria já esperava essa reação por parte do governo. “Isso é próprio de um governo que não quer negociar” declarou o vice-presidente.

Com a reação da administração do estado, os grevistas decidiram acampar em frente a Governadoria reivindicando uma audiência com a governadora Rosalba Ciarline, mas até o momento não houve nenhuma sinalização de que isso possa acontecer.

Segundo Djair de Oliveira, a Polícia Civil foi a única categoria com a qual o governo não negociou nenhuma proposta concreta. “Queremos um cronograma de datas para saber quando será apresentado um novo plano de cargos e salários e quando serão chamados os aprovados no último concurso para a Polícia Civil”, reivindicou.

Tom Cavalcante se apresenta neste final de semana no Teatro Riachuelo.

Tom Cavalcante estará em Natal nesta sexta-feira (10) e neste sábado (11). O Comediante irá apresentar o 'Show do Tom' no Teatro Riachuelo, localizado no terceiro piso do shopping MidWay Mall, a partir das 21h.

Um dos pontos altos do espetáculo fica por conta do pot-pourri em que Tom Cavalcante homenageia grandes ídolos da Música Popular Brasileira. Quase impossível não imaginar que no palco estão se apresentando Caetano Veloso, Fagner, Betânia, Fabio Jr. e claro a impagável performance do Rei Roberto Carlos.

O espetáculo entra num ritmo alucinante com a performance do manguaçado João Canabrava, que avisa a todos os adeptos: “Estou sóbrio. Se eu cuspir no chão nasce um pé de cana”. O velho Venâncio e seus surpreendentes causos, a empregada Jarilene: “Com licença, obrigada” completam a seleção dos hilários personagens. Com o único compromisso de fazer rir, Tom está pronto para subir mais uma vez ao palco.

Serviço:
Plateia A e B: R$ 100 (inteira) R$ 50 (meia)
Frisa: R$ 100 (inteira) R$ 50 (meia)
Camarote: R$ 100 (inteira) R$ 50 (meia)
Balcão Nobre: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia)

Abertura das Portas: 20h
Duração: 1h15min
Classificação: 16 anos.

Advogado afirma que Bruno foi enganado por aventureiros e oportunistas.

A defesa do ex-goleiro do Flamengo Bruno Fernandes das Dores de Souza deposita suas fichas no júri popular. Sem muita confiança de que o atleta possa responder em liberdade pela acusação de sequestro, morte e ocultação do corpo da ex-amante Eliza Samudio, o advogado Cláudio Dalledone Junior afirma que o futuro do ex-craque rubro-negro está nas mãos dos 12 jurados. Depois de ter tido habeas corpus negado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e uma liminar rejeitada em Brasília, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o réu aguarda o julgamento de outro habeas corpus, também no STJ, o que deve acontecer em 60 dias.

“Bruno teve a liberdade negada no Tribunal de Minas, que se acovardou diante da opinião da mídia. A prisão não tem fundamentação e meu cliente preenche todos os requisitos para responder em liberdade. Não foi concedido o direito de ele se defender. Sabe o que vai acontecer? Não vai haver discussão se os réus merecem ir à júri. Vão negar todos os recursos, para Bruno e os outros. A defesa de Sérgio, que diz que ele é testemunha, vai desistir da manobra (de o acusado ser julgado separadamente). Quem vai decidir é o jurado e Bruno vai sair livre, vai sair andando do salão do Tribunal do Júri de Contagem. Nas ruas, você só escuta em coro que Bruno é inocente”, afirma o advogado. “E isso vai acontecer ainda este ano, até dezembro”, garante.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Governo corta ponto dos policiais civis
Tribuna do Norte: Palocci se demite e Dilma chama senadora Petista
Globo: Palocci cai e enfraquece Dilma com apenas 5 meses de governo
Folha: Crise derruba Palocci; Dilma põe senadora novata na Casa Civil
Estadão: Escândalo derruba Palocci e senadora assume Casa Civil
Correio: Palocci cai e Dilma põe senadora na Casa Civil
Valor: Dilma demite Palocci e nomeia Gleisi
Estado de Minas: Palocci sai e senadora Gleisi assume Casa Civil
Jornal do Commercio: Senadora substitui Palocci
Zero Hora: Queda de Palocci muda perfil do governo Dilma

terça-feira, junho 07, 2011

Ministro Antonio Palocci pede afastamento do cargo, diz nota.

O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, deixou o cargo nesta terça- feira (6), quase um mês após a publicação de uma reportagem pelo jornal “Folha de S.Paulo” segundo a qual ele teve o patrimônio aumentado em 20 vezes entre 2006 e 2010.

O Palácio do Planalto confirmou que a substituta será a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

A saída de Palocci foi comunicada por meio de uma nota divulgada pela Casa Civil. O ministro, que ficou pouco mais de seis meses no cargo, é o primeiro a deixar o ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.

Dois meses após massacre em Realengo, aluna de 13 anos continua internada.

Dois meses após Wellington Menezes de Oliveira invadir a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, matando 12 adolescentes, uma das alunas permanece internada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, a menina de 13 anos permanece com quadro estável e se recuperando bem.

Suplementos sem orientação podem diminuir massa muscular.

As vitaminas regulam o metabolismo e as funções orgânicas e, muitas delas, possuem papel crucial no metabolismo energético. No caso das atividades físicas, o treino aumenta a necessidade nutricional do praticante. Assim, é certo que atletas precisam de maior aporte nutricional de vitaminas para recuperar, manter e construir massa magra. Para que essa condição seja alcançada, em alguns casos, o uso de suplementação de vitaminas entre praticantes de atividade física e atletas se faz necessário.

No entanto, independente da intensidade, os praticantes de atividade física precisam ficar atentos ao uso excessivo de suplementos sem orientação. Essa prática, segundo especialistas, pode trazer resultados opostos aos desejados. Caso o usuário não tenha suporte calórico adequado e não malhe em frequência e intensidade capazes de consumir o aporte energético consumido, pode perder massa muscular e até ganhar peso. O uso indiscriminado dessas substâncias também pode causar alterações renais, pode comprometer o desempenho esportivo e provocar quadros de toxicidade.

Na maioria dos casos, a recomendação de uso de suplementos é indicada para atletas em deficiência nutricional e risco nutricional, tais como os que precisam perder peso drasticamente (ginastas e lutadores, principalmente) e aqueles que voluntariamente se enquadram em grupos de restrições alimentares.

O desempenho e o bem-estar físico podem ser garantidos pela dieta personalizada e balanceada. O exercício programado é capaz de requerer mais energia e nutrientes do organismo, mas a suplementação vitamínica deve ser planejada com papel acessório na preparação atlética.

Cabeleireiro é encontrado morto com três tiros na BR-304.

Um homem identificado Demilson Carlos de Medeiros, 40 anos, cabeleireiro, foi encontrado morto por volta de 1h desta terça-feira (7) com três tiros na BR-304, próximo ao bairro Alto de São Manoel, município de Mossoró. De acordo com o blog O Câmera, site que cobre o noticiário policial da região, a vítima foi vista por uma viatura da Polícia Militar, que passava pelo local e visualizou o homem sem vida na pista.

Segundo o blog, a delegacia de plantão local disse que Demilson teve um relacionamento com uma mulher, e que em uma oportunidade o cabeleireiro teria dado uma facada na ex-companheira. Na ocasião, os filhos da mulher teriam prometido se vingar, o que levanta a suspeita pelo crime de vingança, já que nenhum pertence da vítima foi encontrada na BR-304. Uma outra situação apontada pelo blog seria a possibilidade de Demilson ter sido alvejado e morto durante uma tentativa de assalto.

A Polícia Rodoviária Federal isolou a área do crime até a chegada do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep), que realizou o trabalho de remoção do corpo para a conseqüente perícia.

Leonardo faz show em Natal neste mês.

Leonardo fará show em Natal este mês. O show será no Teatro Riachuelo, no dia 16, a partir das 21h. O artista cantará seus sucessos sertanejos e românticos com o novo trabalho, Alucinação.

Os ingressos estão à venda na Ótica Diniz do Midway Mall, que fica no primeiro piso. O valor é de R$ 120 para cadeira, frisas e camarotes, e R$ 100 o front stage. O preço tem desconto de 50% para estudantes, mediante apresentação da carteira.

De acordo com a assessoria do teatro, a criança e o adolescente, com idade entre doze e dezesseis anos incompletos, só poderão participar e ter acesso ao evento se estiverem acompanhados pelo pai, mãe, responsável, parente, acompanhante ou qualquer um deles. O adolescente na faixa etária entre quatorze e dezesseis anos incompletos poderá participar do evento desacompanhado, desde que expressamente autorizado pelo pai, mãe ou responsável, cujo documento é obrigatório.

Professores estaduais realizam protesto para pressionar governo.

Os professores da rede estadual de ensino, em greve há 35 dias, concentram-se nesta terça-feira (07), às 15h, em frente à Escola Estadual Atheneu para uma caminhada pelo centro da cidade até o calçadão da rua João Pessoa. A ideia é pressionar o Governo do Estado a rever a proposta apresentada à categoria que prevê um parcelamento do escalonamento da aplicação do piso nacional no atual Plano de Cargos até o mês de dezembro. Mesmo considerando que houve um avanço por parte do governo, "porque quem apresentava zero agora mostrou alguma coisa e, por isso considero, avanço", para a dirigente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, com essa proposta o governo mais uma vez penalizou o magistério.

"Falta de fato o governo entender que o magistério precisa de uma negociação mais imediata, que venha dentro dos padrões que o sindicato apresentou. Não podemos aceitar é que só recebamos em dezembro, quando outras categorias já receberam 30% desde janeiro deste ano", disse Fátima Cardoso. Desde que os profissionais recusaram a proposta do Governo doEstado, ainda não houve nenhuma negociação. Da proposta feita pelo governo, os profissionais em greve discordam, principalmente, do não cumprimento da tabela de salários sugerida pelo sindicato e o parcelamento em quatro vezes (de setembro a dezembro deste ano) do Piso Nacional do atual Plano de cargos.

Dataprev prorroga inscrições de concurso com 2.090 oportunidades.

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) prorrogou as inscrições do concurso público que oferece 2.090 vagas reservas para cargos de nível superior. O prazo final, antes previsto para o meio-dia dessa segunda-feira (6), foi prorrogado para as 18h.

Segundo o Instituto Quadrix de Tecnologia e Responsabilidade Social, empresa responsável pela organização do concurso, o adiamento do prazo foi decidido em virtude do grande número de acessos ao site nesta manhã, o que causou congestionamento momentâneo em seus servidores.

Para fazer a inscrição, o interessado deve acessar http://concursos.quadrix.org.br/ , http://www.quadrix.net.br/ ou http://www.quadrix.org.br/  O pagamento dos boletos, cuja data de vencimento está programada para hoje, deve ser efetuado por meio de qualquer agência bancária, lotéricas, estabelecimentos que aceitem pagamento de contas ou pagamento on-line (de acordo com disponibilidade do banco).

As provas objetivas e discursivas serão realizadas em todas as capitais brasileiras na data provável de 19 de junho, das 14h às 18h30 (horário de Brasília). A seleção também contará com avaliação de títulos.

Lula nega que tenha falado com Dilma sobre caso Palocci.

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, evitou comentar a situação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Perguntado sobre o assunto, após ser homenageado no Prêmio Top Etanol, ele negou que tenha tratado do assunto com a presidenta Dilma Rousseff. “É uma questão muito pessoal. Eu já vivi isso, sei como é”, disse rapidamente ao sair do evento.

Palocci foi citado em uma reportagem da Folha de S.Paulo, que apontou uma grande evolução em seu patrimônio entre 2006 e 2010, período em que era deputado federal.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu nessa segunda-feira (6) arquivar as representações contra o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci.

A PGR recebeu quatro representações contra o ministro que pediam abertura de inquérito para investigar a evolução patrimonial do ministro. “A lei penal não tipifica como crime a incompatibilidade entre o patrimônio e a renda declarada. Trata-se de fato que, em tese, poderá configurar ato de improbidade administrativa”, diz Gurgel, no despacho.

Segundo o procurador-geral, o eventuais atos de improbidade administrativa cometidos por Palocci serão apurados no inquérito civil aberto pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: Cofres fechados para a cultura
Tribuna do Norte: Regra do BC sobre dinheiro manchado lesas a população
Globo: Procurador arquiva caso e Lula tenta manter Palocci
Folha: Procurador-geral poupa Palocci de investigação
Estadão: Procurador manda arquivar denúncias contra Palocci
Correio: Nova droga dá sobrevida a pacientes com câncer
Valor: UE tenta garantir oferta de matérias-primas do Brasil
Zero Hora: Procurador-geral poupa Palocci de investigação

segunda-feira, junho 06, 2011

Servidores da UFRN em entram em greve por tempo indeterminado.

Em meio a onda de greves que atinge todo o estado, mais uma categoria decidiu pela paralisação dos serviços na manhã desta segunda-feira (6). Desta vez foram os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que deflagraram o movimento grevista após assembléia realizada na reitoria da universidade.

Seguindo a mesma linha, os servidores da Ufersa também vão aderir ao movimento na manhã desta quinta-feira (9).

Entre as principais reivindicações estão a implementação do piso de três salários, reposicionamento dos aposentados e isonomia salarial. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest/RN) cerca de 3 mil servidores poderão aderir ao movimento em todo o estado.

Entre os profissionais que adotam o movimento estão ASG e profissionais de nível superior como médicos, dentistas, advogados e jornalistas.

CPF no formato de cartão plástico não será mais emitido Medida vale a partir desta segunda-feira (6).

A partir desta segunda-feira (6), a Receita Federal do Brasil não vai mais emitir o cartão plástico para comprovar a inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Quem solicitar o documento terá o número no comprovante de inscrição, entregue no dia do atendimento, ou poderá imprimi-lo pela internet.

Órgãos públicos e empresas não devem pedir para o cidadão apresentar o cartão plástico do CPF. O estabelecimento pode comprovar a inscrição no CPF pela Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira de identidade profissional ou qualquer outro documento que tenha o número de inscrição no Cadastro.

Para solicitar o CPF, é preciso ir a uma agência do Banco do Brasil, dos Correios ou da Caixa Econômica Federal portando título de eleitor e carteira de identidade.

Professora Amanda Gurgel lança blog nesta terça-feira.

A professora Amanda Gurgel que ficou conhecida após veiculação na internet de vídeo no qual aponta os problemas que percorrem a educação brasileira vai lançar um blog nesta terça-feira (7). Depois do Facebook e do Twitter, Amanda investe agora em um blog para debater os problemas da educação e abrir um espaço para que outros educadores também protestem.

"Quero que seja um espaço para todos os professores, alunos, educadores e todos os que continuam capazes de se indignar com esta situação nas escolas. Aqui você encontrará artigos, agendas, formas de contato e um canal para enviar o seu vídeo, com o seu depoimento sobre a sala de aula.", diz Amanda sobre o blog.

A inauguração do blog será nesta terça-feira (7), mas os interessados já podem acessar a página. O endereço é http://blogdaamanda.com.br/ . Um vídeo de divulgação do blog também pode ser visto na conta que a professora possui no Youtube.

Dedé Santana recebe alta do hospital.

O humorista Dedé Santana, 75 anos, recebeu alta do hospital em que estava internado, no Rio de Janeiro, às 14h desta segunda-feira (6).

As informações são do boletim médico divulgado pelo Hospital Barra D'Or, onde ele passava por tratamento.

Santana deu entrada na unidade no último dia 27, após passar mal e sofrer um princípio de desmaio. Os exames constataram que o humorista apresentava um sangramento estomacal. Segundo os médicos, o problema teria sido causado por uma doença diverticular.

Na última quinta-feira (2), Dedé deixou a terapia intensiva depois de apresentar melhora.

As manchetes dos jornais desta segunda.

Globo: Aliados cobram de Dilma a solução sobre Palocci
Folha: Despachantes lucram com dado sigiloso do Detran
Estadão: Dilma decidirá futuro de Palocci após parecer do procurador-geral
Correio: E vêm aí transtornos…
Valor: Investidores acham brechas para escapar do IOF maior
Estado de Minas: Governo paga R$ 4 bi ao ano a filhas de militares
Jornal do Commercio: Porto e aeroporto novos para o Estado
Zero Hora: Blitz da Balada Segura flagra quatro vezes mais embriagados