sexta-feira, janeiro 07, 2011

Pelé critica leilão por Ronaldinho Gaúcho

A novela envolvendo o retorno de Ronaldinho Gaúcho ao Brasil não acaba. Depois de mais um dia sem definições, o Rei do Futebol resolveu se manifestar. E Pelé não deixou barato para Ronaldinho Gaúcho, dizendo que o amor deveria importar mais que o dinheiro.

- Se ele realmente ama o Grêmio, como ele diz, pode jogar de graça lá. Está com a vida feita, não é mesmo? É a minha opinião. Quando eu jogava no Santos, em 1974, havia dificuldade financeira e eu abri mão do salário - disse Pelé durante a cerimônia de inauguração do Memorial das Conquistas do Santos.

Além do Tricolor gaúcho, Palmeiras, Flamengo e Corinthians aparecem como os possíveis destinos de Ronaldinho em 2011. Para Pelé, o leilão que é feito pelos atletas hoje em dia seria inadmissível em seu tempo de jogador. - No meu tempo, o jogador não aceitava leilões. Tinha o clube que ele queria e pronto. Não é admissível que os clubes aceitem fazer leilão pelo jogador. O leilão é uma maneira de fazer o futebol ser muito baixo, você não vai jogar porque ama o time, você vai jogar para quem dá mais - cutucou.

O mau futebol apresentado por Gaúcho nos anos em que passou atuando pelo Milan também foi lembrado. - Ele perdeu um pouco o foco do preparo físico. Se perdeu um pouco, e começou a abandonar o futebol. Acho que esse condicionamento físico fez ele perder o foco. Se ele estiver em boas condições físicas será muito útil.

UFRN inicia cadastramento de aprovados no Vestibular 2011 a partir do dia 18

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará, no período de 18 a 21 de janeiro de 2011, a convocação e o cadastramento dos aprovados no Vestibular 2011 para o Campus de Natal. Os aprovados para os Campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz deverão se cadastrar até o dia 20 de janeiro, seguindo um calendário estabelecido pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD).

Veja nos links o calendário detalhado com todas as datas de cadastramento, por campi e por curso, nos editais publicados no site da Prograd (www.prograd.ufrn.br) e na página da UFRN (www.ufrn.gv).

Seu Jorge faz barraco em blitz da Lei Seca no Rio de Janeiro

As paradas policiais da Lei Seca andam pegando muita gente, inclusive quem nem bebeu. Foi o caso do Seu Jorge, que segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, foi parado na blitz, em Botafogo, no Rio de Janeiro. No teste do bafômetro, o cantor foi aprovado. Mas quando os policiais conferiram a documentação do carro, ela estava atrasada e a habilitação ainda estava vencida. Seu Jorge ficou nervoso com a possibilidade de seu Mustang ser rebocado.

"Meu carro vai ser roubado e quebrado lá. Não confio nessa cidade! Fiz um filme sobre isso aí, que é o mais visto nos cinemas!", teria alegado Seu Jorge, citando Tropa de Elite 2. Apesar das reclamações do cantor, o carro foi rebocado.

Prefeitura de João Câmara ainda não pagou o salário de dezembro

Servidores da Prefeitura de João Câmara continua aguardando o pagamento do salário de dezembro que ainda não saiu. O clima de descontentamento toma conta da categoria que começa a receber cobrança do comércio.

A prefeitura sinaliza pagar os servidores com a primeira cota do FPM de janeiro que será liberada nesta sexta-feira. Com a liberação é possível que o vencimento esteja nas contas dos servidores neste final de semana.

Com o atraso no pagamento do vencimento de dezembro, a Prefeitura para manter o pagamento dentro do mês trabalhado, terá que pagar duas folhas agora em janeiro.

UFRN abrirá turmas para mestrado a distância em Matemática

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou o mestrado profissional em Matemática, na modalidade a distância. A primeira turma terá início em abril de 2011 e as vagas serão disponibilizadas para os pólos de apoio presencial de Natal (15 vagas) e Caicó (10 vagas). A lista das universidades selecionadas pela CAPES para a implantação do mestrado foi recebida pelos professores responsáveis pelo projeto da UFRN no dia 21 de dezembro de 2010. Esse projeto faz parte da Rede Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT).

A admissão de discentes e a distribuição de bolsas de estudos acontecerão por meio do Exame Nacional de Acesso, versando sobre um programa de conteúdo matemático do ensino básico, previamente definido e divulgado, que consiste numa única prova, realizada pelo menos uma vez por ano, ao mesmo tempo, nas Instituições Associadas.

As normas de realização do Exame Nacional de Acesso, incluindo o período e requisitos para inscrição, a data, horários e locais de aplicação, o número de vagas em cada instituição associada, e os critérios de correção são definidos por Edital do Conselho Gestor, que será divulgado no site da Secretaria de Educação a Distância (http://www.sedis.ufrn.br/).

Programa de humor é líder do ranking de baixaria,afirma comissão da câmara

O programa Pânico na TV, da RedeTV!, foi o líder do 18° Ranking da Baixaria na TV, um serviço da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A lista dos programais mais denunciados tem, na sequência, os programas: Se liga Bocão, da TV Itapoan (afiliada da Rede Record de Televisão); Brasil Urgente, da RedeTV!; A Fazenda, da Rede Record; e Chumbo Grosso, da TV Goiânia (afiliada a Rede Bandeirantes).

O ranking aponta os cinco programas de televisão que mais se excederam com conteúdos de baixo calão. O balanço é feito a cada seis meses e leva em conta o número de reclamações feitas por telespectadores no site www.eticanatv.org.br ou pelo Disque Câmara (0800 619 619).

Desde 2010, foram feitas 892 denúncias de telespectadores. As reclamações mais comuns são quanto aos conteúdos de apelo sexual, incitação à violência, apologia ao crime, desrespeito aos valores éticos da família e preconceito.

A iniciativa é parte da campanha Quem financia a baixaria é contra a cidadania, uma parceria da Comissão de Direitos Humanos e Minorias com entidades da sociedade civil e tem como objetivo alertar as emissoras, os anunciantes, os telespectadores e o governo sobre os abusos e excessos na programação da televisão brasileira.

“Especialistas da campanha fazem um parecer sobre o conteúdo dos programas e encaminham para o Ministério Público, Ministério da Justiça, a emissora infratora e os anunciantes, para que sejam tomadas as providências. Em casos extremos, algumas emissoras são obrigadas a retirar o programa do ar, como, por exemplo, aconteceu com o programa Te vi na TV, do apresentador João Cleber, da emissora RedeTV!,” disse Augustino Pedro Veit, coordenador da campanha.

Fonte: Agência Brasil.

Fernandinho Beira Mar deve ser transferido para Mossoró no segundo semestre

O traficante Fernandinho Beira Mar será transferido para Mossoró no segundo semestre deste ano. Pelo menos é o que noticia a Folha de S.Paulo.

Na matéria especial veiculada no jornal a respeito do suposto plano do traficante de mandar sequestrar o filho do presidente Lula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, cita-se a transferência de Beira Mar entre para o presídio mossoroense como forma de evitar que ele mantenha vínculos.

De acordo com o juiz-corregedor da Penitenciária de Catanduvas (PR), Nivaldo Brunoni, ele só vai ficar no Paraná por mais seis meses, sendo transferido, depois, para a Penitenciária de Mossoró".

Fonte: Folha de S.Paulo

João Câmara no roteiro dos seis ciclistas que vão dar a volta no RN

Uma aventura e tanto. Seis ciclistas potiguares darão início nesta quinta-feira(6) a uma aventura sobre duas rodas com 1.147 quilômetros de percurso.

A Volta do RN ou “Viagem do Elefante”, como foi batizada a aventura, terá duração de 15 dias, cruzando 17 municípios potiguares, dentre eles João Câmara. A aventura teve início às 6h de hoje partindo da avenida Airton Senna em Natal.

Os ciclistas passarão por Touros, João Câmara, Macau, Areai Branca, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros, Patu, Jardim de Piranhas, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Passa e Fica, Canguaretama, Pipa, retornando a Natal.

Chinês mostra o que é ser chifrudo de verdade

Nenhum homem gostaria de virar um "chifrudo". É claro que não. Mas Huang Yuanfan, um chinês de 84 anos, não pode evitar.

O quê? A mulher dele? Não, ela não tem nada a ver com isso...

É que nasceu um chifre, de verdade, na cabeça do cara!

O "corno" já está sendo cultivado por Huang há dois anos e já ultrapassou 7 cm de tamanho.

- Eu tentei tirar, mas não adianta. O chifre só continua ficando maior.

O chinês ainda acrescentou, em declaração ao jornal britânico Metro, que está encontrando dificuldades para usar boné.

- Os médicos dizem que eles não sabem o que provocou o nascimento do chifre, mas se eles tentarem tirar, vai nascer de novo. Eu tento escondê-lo em baixo de um chapéu, mas se ele ficar um pouco maior, já vai furar a parte de cima.

As manchetes dos jornais desta Sexta

Diário de Natal: MP avaliará regra da inspeção veicular
Tribuna do Norte: Ministério Público vai analisar contrato e valores para inspeção
Globo: Dilma usará modelo do PAC para enfrentar a pobreza
Folha: Político não deve ganhar TV e rádio, diz ministro
Estadão: Atrasos em voos nas festas de fim de ano cresceram 33,6%
JB: Enfim, o verão
Correio: BC tira dólares de bancos para desvalorizar o real
Valor: Investidores pacientes tem melhor resultado nos IPOs
Estado de Minas: Minas fica fora de verba para chuva
Zero Hora: Autuações por álcool ao volante sobem 19%

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Ex-aluno mata vice-diretora e fere diretor em tiroteio em escola nos EUA

Um ex-aluno de 17 anos abriu fogo nesta quarta-feira (5) em uma escola de Omaha, no estado americano de Nebraska, matando a vice-diretora e ferindo o diretor. Assustados, os alunos, que haviam recém-voltado da folga de Natal, tiveram de se esconder na cozinha.

O acusado foi identificado como Robert Butler Jr., de 17 anos. Ele fugiu da cena do crime e acabou se matando dentro de seu carro, a cerca de 1,5 km do local do crime.

Ainda não se sabe qual foi o motivo do crime.

A vice-diretora Vicki Kaspar, de 58 anos, morreu no hospital. O diretor, Curtis Case, de 45, está em condição estável.

Butler frequentou a escola por cerca de dois meses apenas. Ele chegou em novembro, transferido de uma escola da cidade de Lincoln.

Em um post no site de relacionamentos Facebook, ele advertiu, na própria quarta-feira, que iria fazer coisas "más" e que foi a própria escola que o levou a praticar violência.

Ele disse que a escola de Omaha era pior que a que ele frequentava antes, e que a nova cidade o havia mudado. Ele pediu desculpas e apelou para que fosse lembrado pelo que era antes de afetar "a vida das famílias que arruinou".

Amamentação garante melhor condição física na adolescência

A amamentação de recém-nascidos traz muitas vantagens no curto e no longo prazo para os bebês. Entre elas, uma recém-descoberta indica, que a amamentação dá ao filho uma melhor resistência física no futuro. Um estudo da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que adolescentes que foram amamentados ao nascer têm os músculos da perna mais fortes do que aqueles que receberam leite artificial.

Os adolescentes que foram amamentados entre os três e cinco meses, ou por mais de seis meses, apresentaram metade do risco de ter baixo desempenho no exercício de saltos quando comparados com aqueles que nunca haviam sido amamentados.

Pais de 2.567 adolescentes informaram aos pesquisadores qual foi o tipo de alimentação dada aos seus filhos ao nascer e o tempo em que isso durou. Os adolescentes também realizaram testes físicos para avaliar várias habilidades tais como capacidade aeróbica e força muscular.

O estudo mostra que os adolescentes que foram amamentados quando bebês têm músculos mais fortes nas pernas do que aqueles que não foram. Além disso, a força muscular da perna apresentou-se maior naqueles que haviam sido amamentados por um período maior de tempo.

Este tipo de alimentação (exclusiva ou em combinação com outros tipos de alimentos) está associada com um melhor desempenho no salto horizontal por meninos e meninas, independentemente de fatores morfológicos, como a quantidade de gordura, altura do adolescente ou a quantidade de músculo.

Enrique García Artero, o principal autor do estudo, afirmou que até agora nenhum estudo examinou a associação entre amamentação e aptidão muscular no futuro.

- Nossos resultados, no entanto, concordam que outras condições, tais como o peso ao nascer, estão positivamente relacionadas com a melhor condição muscular durante a adolescência.

Benefícios da amamentação
- Se todas as crianças fossem amamentadas a partir do nascimento, seria possível poupar cerca de 1,5 milhões de vidas.

Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o leite materno é considerado o "alimento perfeito" para ser dado ao bebê como único alimento durante os primeiros seis meses de vida e até os dois anos.

Quanto ao recém-nascido, a vantagem nos primeiros anos de vida incluem a proteção imunológica contra alergias, doenças de pele, obesidade e diabetes, bem como a garantia do crescimento, do desenvolvimento e da inteligência do bebê.

A amamentação também traz benefícios a mulher tais como redução da hemorragia pós-parto, diminui o risco de anemia, de mortalidade materna e o risco de câncer de mama e ovário. Além de fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho.

Casais gays e pessoas solteiras podem ter filhos com reprodução assistida

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta quarta-feira resolução que permite que homossexuais e solteiros possam ser beneficiados pelas técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro e a inseminação artificial. Até hoje, o conselho só permitia o procedimento em casais heterossexuais e oficialmente casados.

Após a morte de um dos integrantes do casal, desde que comprovada autorização prévia, registrada em cartório, também é autorizado o uso do material biológico coletado - espermatozóide, óvulo ou do embrião.

Outra decisão do CFM foi limitar o número máximo de embriões a serem implantados na mulher de acordo com a idade. Hoje, são quatro embriões para qualquer faixa etária. Pela resolução, que será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, mulheres com até 35 anos podem receber, no máximo, até dois embriões para tentar engravidar; entre 36 a 39 anos, serão permitidos três embriões; igual ou acima de 40 anos, até quatro embriões. O objetivo é prevenir casos de gravidezes múltiplas, que provocam chances de prematuridade e aborto.

Fonte: R7.

Apresentadora do Vídeo Show estará em Natal neste domingo

A atriz e apresentadora do Vídeo Show, da TV Globo, Geovanna Tominaga, chega à Natal neste domingo (9) para participar do 3º Feirão Escolar da Casa Sarmento, no Praia Shopping. A convidada circulará pelo evento a partir das 16h e os fãs terão toda a tarde para curtir a simpatia e a beleza da global.

Cidade de João Câmara amanhece debaixo de chuva

A cidade de João Câmara amanheceu debaixo de chuva nesta quinta-feira(6) dia de Reis. Começou a chover pouco antes das 6h.

O tempo continua fechado e a previsão é de mais chuvas no decorrer do dia.

No vizinho Estado do Ceará, as chuvas de janeiro estão provocando destruição de casas e estradas. Primeiro foi no interior e agora o temporal chegou a capital Fortaleza.

Mega-Sena acumula e pode pagar mais de R$ 4 milhões no sábado

Ninguém acertou as dezenas do concurso 1.246 da Mega-Sena sorteadas na cidade de São Sebastião (SP).

As dezenas são: 10 - 37 - 40 - 43 - 57 - 59.

O prêmio acumulou e o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (8), pode pagar R$ 4,7 milhões, segundo estimativa da Caixa.

PREFEITURA DE LAGOA NOVA ABRE CONCURSO COM SALÁRIOS DE ATÉ 6,5 MIL

A Prefeitura de Lagoa Nova, distante a 198 quilômetros de Natal, lançou concurso para o preenchimento de 100 vagas de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 510 a R$ 6,5 mil. As inscrições podem ser feitas até o dia 21. As provas objetivas serão realizadas no dia 13 de março.

Os cargos são de auxiliar de serviços gerais, coveiro, porteiro, jardineiro, pedreiro, agente administrativo, almoxarife, secretário escolar, operador de informática, técnico arquivo, auxiliar de laboratório, auxiliar de enfermagem, auxiliar de parteira, orientador social, agente comunitário de saúde, técnico saúde bucal, técnico agrícola, contador, coordenado administrativo, assistente jurídico, bibliotecário, coordenador pedagógico, professor de história, geografia, ciências e educação física, médico, ginecologista, anestesista, generalista, cardiologista, pediatra, psiquiatra, veterinário, odontólogo, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, enfermeiro, bioquímico e nutricionista.

As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de janeiro pelo site www.multsai.com.br. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 65.

Fonte: Marcos Dantas

As manchetes dos jornais desta Quinta

Diário de Natal: Ação na justiça pede poda de cajueiro
Tribuna do Norte: Empresa do consórcio participou do estudo que propôs inspeção
Globo: Verbas bilionárias da Saúde provocam guerra PT-PMDB
Folha: Governo concede passaporte especial para filhos de Lula
Estadão: Além de cargos, PMDB quer maior influência no Planalto
JB: Com ele ninguém pode
Correio: Dilma força BC a agir para conter o dólar
Valor: Encomendas no início do ano animam a indústria
Estado de Minas: Reforma de Confins começa neste semestre
Jornal do Commercio: Tiroteio entre polícias mata agente federal
Zero Hora: Apagão expõe risco de desabastecimento de energia no verão

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Visite o Blog da PASCOM da cidade de João Câmara

A Pastoral da Comunicação de João Câmara foi implantada no ano de 1998 pelo então administrador paroquial o Mons. Luiz Lucena Dias.

Atualmente a pastoral da Comunicação conta com 12 componentes e tem como coordenadora a professora Maria José Lopes da Silva. A paróquia têm programas radiofônicos nas três emissoras de rádio da cidade:

A PASCOM evangeliza também com o Informativo Paroquial Mater Hominum (“Mãe dos Homens”) desde julho de 2008.

A PASCOM acaba de lançar seu Blog que tem como LINK: http://www.pascomjoaocamara.blogspot.com/ para evangelizar na Internet.

A PASCOM Atua também junto as outras pastorais e movimentos da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, cobrindo eventos e auxiliando no que é possível.

Elenco de Sansão e Dalila se reúne para assistir ao primeiro capítulo da minissérie

O elenco de Sansão e Dalila se reuniu na noite desta terça-feira (4), no cinema UCI, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, para assistir ao primeiro capítulo da nova produção da Record.

Para entrar no clima da minissérie, o espaço, que recebeu muitos convidados, teve uma decoração semelhante à utilizada no Oriente Médio retratado por Sansão e Dalila, no ano 1100 a.C., além de comidas típicas da época.

Na expectativa para a estreia, o diretor geral de Sansão e Dalila, João Camargo, contou ao R7 que estava ansioso, mas seguro pelo empenho e dedicação de toda a equipe.

- Mais que frio na barriga, estou sentindo frio no corpo todo [risos]. É normal em qualquer estreia. Fico seguro porque tive bons atores, grandes parceiros nesse trabalho.

Fernando Pavão, que na trama vive o herói hebreu Sansão, disse que a sensação era de alívio por finalmente poder conferir o resultado de tanto trabalho.

- O resultado de nosso esforço nesse trabalho vai ser visto agora por todos. Acho que tudo foi válido. Ganhei muito condicionamento físico me preparando para a minissérie. Não reclamo de nada. Foi uma experiência sensacional.

Causando alvoroço entre fãs e imprensa, Mel Lisboa, que vive a personagem Dalila, elogiou o autor da trama, Gustavo Reiz, que, segundo ela, deu mais nuance e complexidade ao perfil da filisteia.

- Acho que, por mostrar um lado humano da Dalila, o público pode vir a torcer pelo casal. Ela terá uma trajetória que será toda explicada na minissérie.

Certidões de casamento, óbito e nascimento serão padronizadas a partir de hoje

A partir desta quarta-feira, certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil serão confeccionadas em papel especial com marca d′água e microletras. Além disso, a impressão dos documentos será feita pelo mesmo processo das cédulas de dinheiro, o que aumenta a segurança contra falsificações.

A padronização será possível depois de uma parceria da Casa da Moeda do Brasil com a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Os funcionários dos cartórios de todo o país passarão por cursos de capacitação e a instituição receberá um kit com computador, sistema de impressão para a emitir documentos e uma certificação digital da Casa da Moeda. O objetivo é unificar todos as certidões do país e evitar a falsificação.

O formulário para preenchimento das certidões que sairá da Casa da Moeda será único e terá uma numeração. Os cartórios definem a finalidade do formulário e a numeração, que também serão controlados pelo Ministério da Justiça e CNJ.

Fonte: Agência Brasil

Bebê hippie faz "paz e amor" para mãe no ultrassom

Louis Neate, uma britânica de 30 anos, estava na 21ª semana de gestação e muito apreensiva se seu bebê iria nascer perfeitamente.

Mas, para sua surpresa, o próprio filho avisou para ela, lá de dentro do útero, que tudo estava numa boa.

Como? Ele fez um "paz e amor" - ou "V de vitória" -, que foi captado pelo ultrassom.

Ao jornal Daily Mail, ela contou que viu e comemorou.

- De alguma forma, eu soube que tudo ia ficar bem. Foi muito reconfortante.

INSS deposita benefício de aposentados e pensionistas

O salário de aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham até um salário mínimo e têm cartão com final 8 será depositado hoje (5). Também recebem aqueles que ganham acima do piso previdenciário e têm cartão com finais 3 e 8.

A folha de dezembro, no valor de R$ 19.336.202.951,92, será paga até a próxima sexta-feira (7). O calendário de pagamento de 2011 está disponível no Portal da Previdência Social.

Fonte: Agência Brasil

Lula vai descansar em praia no litoral paulista

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está descansando no Forte dos Andradas, no Guarujá, no litoral paulista, confirmou há pouco a assessoria de imprensa do Exército. A assessoria do ex-presidente disse ao subchefe do Comando Militar do Sudeste, Coronel Moura, que Lula está no local, mas que não deve receber a imprensa.

Lula já estaria planejando ir ao Guarujá, mas o mau tempo teria atrapalhado que ele fosse antes. O petista ficou em seu apartamento em São Bernardo do Campo até pelo menos a tarde de segunda-feira, quando almoçou a comida feita pela ex-primeira-dama, Marisa Letícia.

O ex-presidente já esteve de férias outras vezes na base militar do Forte dos Andradas, ao lado da Praia do Tombo, quando estava no cargo. Não se sabe até quando Lula ficará no Guarujá, mas no último fim de semana, ele disse que quer descansar por cerca de 20 dias. Nesta terça-feira, a movimentação foi tranquila em frente ao prédio de Lula no ABC Paulista. Um dos filhos do ex-presidente, Marcos, foi visto saindo do edifício durante a tarde.

Novo mínimo injetará R$ 556 milhões na economia potiguar

O aumento do salário mínimo de R$ 510 para R$ 540 deverá representar um incremento de R$ 556 milhões na economia potiguar. A estimativa é de que 1,085 milhão de pessoas no Rio Grande do Norte tenham rendimento referenciado no mínimo. O reajuste de 5,88% deverá ainda aumentar a arrecadação tributária sobre o consumo no RN em R$ 271 milhões.

Os dados foram divulgados ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Rio Grande do Norte, em uma nota técnica sobre a política de valorização do salário mínimo.

As manchetes dos jornais desta Quarta

Diário de Natal: Dívida do Estado com prefeituras soma 54 milhões
Tribuna do Norte: inspeção veicular representa negócios de 81,6 milhões
Globo: Itália vai ao Supremo e à Corte de Haia por Battisti
Folha: PMDB usa salário mínimo para obter cargo; Dilma reage
Estadão: PMDB usa alta do salário mínimo para retaliar Dilma
JB: Não dá para ser feliz
Correio: Bancos liberam R$ 105 bi para a casa própria
Valor: Um pacote de US$ 8 bi para Iberdrola comprar Elektro
Estado de Minas: Briga por cargos faz Dilma adiar nomeações
Jornal do Commercio: Detran reajusta taxas
Zero Hora: Supremo desarquiva processo de Battisti

terça-feira, janeiro 04, 2011

STF mantém a obrigatoriedade do exame da OAB

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, cassou nesta segunda-feira à noite a liminar que permitia que dois bacharéis em direito exercessem a advocacia independentemente de serem aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A íntegra da decisão não foi divulgada.

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, comemorou a decisão de Peluso. “A suspensão da liminar pelo STF é positiva porque reafirma a importância do exame de Ordem como instrumento de defesa da sociedade. A decisão garante, ainda, que a qualidade do ensino jurídico deve ser preservada na medida em que o advogado defende bens fundamentais aos cidadãos”, afirmou. “Aqueles que fazem um curso de direito de qualidade e se dedicam aos estudos são aprovados no exame de Ordem”, acrescentou.

Do Blog:
Esse assunto já está em discussão no STF desde 2009 e teve a repercussão geral reconhecida em um recurso relatado pelo ministro Marco Aurélio Mello. A decisão nesse processo valerá, portanto, para todas as ações que questionam a necessidade de prévia aprovação no exame da Ordem.

Sansão e Dalila, superprodução da Record, estreia hoje terça-feira (4)

A partir de hoje terça-feira (4), os telespectadores da Record farão uma viagem no tempo - exatamente a 1100 a.C. - para acompanhar a história bíblica de Sansão e Dalila, que virou uma minissérie homônima na emissora.

A minissérie vai ao ar logo depois da novela Ribeirão do Tempo.

Prefeitura de Mossoró lança concurso com 177 vagas com salários até R$ 1.277

A Prefeitura Municipal de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, lançou novo concurso público com oferta de 177 vagas para níveis médio e superior. As remunerações variam de R$ 644 a R$ 1.277. A Fundação João do Vale é a responsável pela organização do certame.

A maioria das oportunidades oferecidas são para o cargo de médico nas especialidades de Anatomopatologia, Clínica, Anestesiologia, Angiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Obstetrícia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Neurologia, Neuropediatria, Oftalmologia e Ortopedia, entre outros.

Existem ainda vagas para os cargos de agente comunitário de saúde, auxiliar de consultório dentário, agente de endemias, técnico de laboratório, auxiliar de Enfermagem, técnico de Enfermagem, fiscal de controle ambiental e urbanístico e engenheiro de segurança do trabalho.

Quem quiser participar do concurso pode fazer sua inscrições pelo site www.fundacaojoaodovale.com.br, no período de 20 de janeiro a 2 de fevereiro. A taxa de inscrição para os cargos de nível médio é de R$ 30 e de R$ 50 para os cargos de nível superior. As provas objetivas serão aplicadas no dia 13 de março.

Alckmin fará auditorias em contratos do governo Serra

O governador Geraldo Alckmin auditará todos os contratos de terceirização de serviços herdados da gestão de José Serra (PSDB).

Os alckmistas dizem que não é revanche, mas a determinação de Alckmin repete pacote anunciado por Serra em 2007 que abriu crise entre "serristas" e "alckmistas".

Alckmin bloqueia R$ 1,5 bilhão do Orçamento paulista

Na primeira semana de governo, Serra apresentou medidas de austeridade fiscal, que incluíam desde a revisão de contratos até pente fino no funcionalismo. Alckmin havia deixado o governo em 2006 e se sentiu exposto.
Nessa gestão, o pente-fino nos contratos e repasses a entidades sociais será feito pelo secretário de Gestão Pública, Julio Semeghini (PSDB-SP).

Só os serviços terceirizados que serão auditados somam R$ 4,1 bilhões em gastos, sendo R$ 2,8 bilhões na administração direta e R$ 1,3 bilhões na indireta.

Todo o trabalho de Semeghini será orientado pelo consultor de gestão Vicente Falconi, do INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial). Falconi orientou o chamado "choque de gestão" feito pelo senador eleito Aécio Neves em Minas, quando governador do Estado.

Faça abacaxi grelhado com raspas de limão

Durante o mês e janeiro faz muito calor. Para não errar na hora de escolher a sobremesa, aposte em pratos que levam frutas e sorvetes.

O nosso Blog separou uma receita bem fácil de fazer que leva os dois ingredientes. O mais legal é que ela vai surpreender os seus amigos com o toque diferente do preparo: a fruta deve ser grelhada! Não espere mais tempo para aprender a preparar esta delícia.

Veja como fazer:

Ingredientes
1 colher (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de açúcar
4 fatias grossas de abacaxi
4 bolas de sorvete sabor coco e abacaxi

Para decorar: raspas de limão

Modo de preparo
Aqueça uma frigideira grande e coloque a margarina. Polvilhe as fatias de abacaxi com o açúcar e junte na frigideira dourando dos dois lados. Reserve até esfriar.

Disponha uma bola de sorvete de coco e abacaxi no centro de cada fatia de abacaxi e polvilhe raspas de limão. Sirva em seguida.

Dica: Prepare uma calda na frigideira na qual os abacaxis foram grelhados. Quando retirar os abacaxis, junte à frigideira: 1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em meia xícara (chá) de suco de laranja e 1 colher (café) de essência de baunilha. Misture até engrossar levemente e sirva com o sorvete.

Jovem de 22 anos é encontrado morto em Mossoró com marcas de tiros

Diogo Oliveira dos Santos, de 22 anos, foi encontrado morto com várias marcas de disparos de armas de fogo. O corpo do jovem foi localizado pela polícia por volta das 19h desta segunda-feira (03), na Favela do Traquilim, bairro Nova Vida, Mossoró.

De acordo com o cabo da Polícia Militar Egenildo Carneiro, não consta no boletim de ocorrência como o crime aconteceu. O cabo conta que a Favela do Traquilim é um local muito perigoso, e testemunhas podem ter preferido não se pronunciarem por medo de possível represália dos bandidos.

Segundo o cabo Egenildo, a vítima tinha envolvimento com drogas e a motivação do assassinato pode ter sido um acerto de contas.

Creches brasileiras precisam abrir dez milhões de vagas para atender à população

Um antigo problema atormenta as mães das crianças pequenas: não há vagas em creches para que as trabalhadoras possam deixar seus filhos. Na prática, faltam 9,6 milhões de vagas no ensino público infantil no Brasil.

A lei assegura que toda criança de seis meses a seis anos de idade tem direito à educação infantil oferecida de graça pelo poder público.

A diarista Michelly Brito ficou cansada de escutar a famosa frase “não tem vaga” e procurou o conselheiro tutelar de seu bairro. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, mas, nem assim, a vaga saiu.

O MP de Goiás tem tentado abrir vagas na Justiça, mas surge outro problema. O promotor Everaldo de Souza diz que é preciso primeiro obrigar o município a construir as creches, pois não é possível superlotar as escolas e diminuir a qualidade do ensino público.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Homem morre afogado em açude na cidade de Itajá

Na tarde desta segunda-feira, um homem identificado por Francinilson Martins da Silva, 29, morreu afogado em um açude no sítio Mulugum, na zona rural de Itajá, distante 200 km de Natal. Segundo informações colhidas pela polícia, por volta das 13h30, Francinilson havia saído para pescar com o amigo Francisco de Assis Felipe, 38. A vítima teria se enrolado em uma tarrafa (rede de pescar) e caído na água, Francisco saiu em busca de ajuda junta a polícia, mas não houve tempo para resgatar Francinilson que foi encontrado morto.

Fonte: D/O.

IFRN abre inscrições para professor substituto

A diretoria do Campus Natal-Central autorizou a contratação temporária de 8 professores, mais quadro de reserva, para substituir docentes afastados para capacitação, licença para tratamento de saúde, licença para tratar de interesses particulares, bem como para substituir professores em função de processos de aposentadorias, exonerações e falecimentos, cujas vagas não estão autorizadas para provimento efetivo pelo Ministério do Planejamento.

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas das 10h do dia 3 de janeiro às 20h do dia 14 de Janeiro de 2011, exclusivamente via Internet, pelo site do IFRN. A taxa é de R$ 53 . Os professores substitutos terão regime de trabalho de 40 horas semanais e deverão atuar nas seguintes disciplinas: Arte-Teatro, Eletricidade, Eletrônica e Manutenção de Computadores, Eletro-Eletrônica e Controle de Processos (CLP e CIM), Eletrônica e Redes Industriais, Geografia, Interação Homem-Máquina e Informática Básica, Mineração, Mineralogia e Metalogênese, Produção Cultural e Programação em .Net com Acesso a Banco de Dados.

Fonte: D/O.

Psicóloga que sumiu na noite do Réveillon é encontrada viva na mala de um carro

A psicóloga Karen Tannhauser, que estava desaparecida desde a noite do último dia 31, foi encontrada na tarde desta segunda-feira (3), na mala de um carro dentro da garagem do prédio onde mora, no Jardim Botânico, zona sul do Rio. Segundo informações passadas por uma amiga da família, ela estava desorientada e o veículo seria do síndico do prédio. A polícia confirma a informação.

A psicóloga foi levada para o Hospital Miguel Couto, na zona sul. Segunda informações da polícia, Karen está sendo medicada e ainda não falou nada sobre o caso.

Projeto amplia licença em caso de morte de familiar

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7794/10, do Senado, que amplia de dois para cinco dias a licença de empregado em caso de morte de familiar (cônjuge, ascendente, descendente, irmão e dependente). A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43).

De acordo com o autor, senador César Borges (PR-BA), a atual licença é muito curta para o trabalhador se recuperar emocionalmente da perda.

Minissérie Sansão e Dalila estreia nesta terça-feira (4)

A partir da próxima terça-feira (4), os telespectadores da Record farão uma viagem no tempo - exatamente a 1100 a.C. - para acompanhar a história bíblica de Sansão e Dalila, que virou minissérie homônima na emissora.

A trama de época, adaptada por Gustavo Reiz e com direção geral de João Camargo, é protagonizada por Fernando Pavão e Mel Lisboa.

Ela vai narrar, do nascimento à morte, a história de Sansão (Pavão): herói hebreu que derrota, sozinho, exércitos armados e animais selvagens, mas não resiste aos encantos de Dalila (Mel).

No enredo, Sansão é traído pela cortesã Dalila. Ela se torna sua amante e entrega ao príncipe filisteu, Inarus, o segredo de sua força, que está em seus cabelos.

Sansão e Dalila é uma trama repleta de ação, paixões, lutas impactantes, histórias emocionantes de esperança, superação e fé.

É a primeira produção de teledramaturgia da emissora totalmente em alta definição (HD). Cada capítulo da minissérie - gravada em trigais de Minas Gerais, dunas cearenses e potiguares e pedreiras cariocas - custou, em média, R$ 800 mil.

Ao todo serão 18 capítulos e 30 personagens. No elenco, além de Fernando Pavão e Mel Lisboa, estão também Lu Grimaldi, Roberto Frota, João Vitti, Luiza Curvo, Ittala Nandi, Rafaela Mandelli, Claudio Gabriel, Milhem Cortaz, Miguel Thiré, Thais Fersoza, Marcello Escorel, Emilio Dantas, entre outros

Preta Gil compara vice-primeira-dama com Geyse Arruda

Desde a posse da presidente Dilma Rousseff, o assunto que reina no Twitter é a beleza da vice-primeira-dama Marcela Temer. Mas na tarde de domingo (2), a maioria dos usuários parou de elogiar a mulher do vice-presidente Michel Temer e passou a fazer piadas com sua semelhança com a ex-Fazenda e musa do microvestido da Uniban, Geisy Arruda.

A piada ganhou força com um comentário feito pela própria Geisy. “Gente, encontraram uma irmã minha perdida por ai! Marcela, querida, estou aqui, diga a mamãe!”, escreveu a moça, que não se contentou e completou a piada: “Pensei em pedir para o Ratinho o exame de DNA mas não tenho intimidade!”

A cantora Preta Gil ficou sabendo da piada e confessou que já tinha notado a semelhança: “Eu já tinha reparado, mas resolvi ficar na minha pra não polemizar. Mas é fato que a mulher do vice parece a Geisy Arruda!!!!

Resultado do vestibular da UFRN deverá sair esta semana

O resultado do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deverá ser divulgado esta semana. A previsão é da presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve) Betânia Ramalho. Foram realizadas cerca 28 mil inscrições para o vestibular 2011.

O período de matrículas para o primeiro semestre dos estudantes da UFRN será entre os dias 3 a 9 de fevereiro. Os documentos necessários para o cadastramento são: carteira de identidade, CPF, diploma ou certidão de conclusão de Ensino Médio, certidão de quitação eleitoral e para os homens, comprovante de alistamento militar. O início das aulas do primeiro semestre da UFRN será no dia 21 de fevereiro.

Idosa de 68 anos morre carbonizada dentro de casa no litoral paraibano

Uma idosa de 68 anos morreu carbonizada no início da manhã deste domingo, dia 2, no município de Baía da Traição, no litoral norte paraibano.

De acordo com os policiais da Companhia de Policiamento de Mamanguape, a agricultora Mércia Maria Fernandes Gaudêncio estava em sua residência acompanhada de um irmão de 87 anos e de um sobrinho quando um incêndio começou no local, por volta das 5h de hoje.

Os dois homens da família conseguiram sair da casa à tempo, mas Mércia não teve a mesma sorte e morreu carbonizada. Ainda não há informações do que teria provocado as chamas. As causas só serão reveladas depois que o resultado da perícia realizada no local for divulgada. O corpo da idosa foi levado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) onde ainda se encontra.

Fotos de Justin Bieber e Selena Gomez no maior ‘love’ circulam na internet

Fotos de Justin Bieber e Selena Gomez no maior “love” circularam pela internet na madrugada desta segunda-feira, 3. As imagens - mostram os pombinhos usando trajes de banho e na maior intimidade – foram postadas na página no Twitter do site “Oceanup”. Além de um quase beijos, as fotos mostram a mão boba de Bieber em ação.