sábado, março 02, 2019

Com Bruno César decisivo, Vasco vence o Boavista e segue invicto no Carioca.

A ausência de Maxi López não foi problema para o Vasco neste sábado de carnaval. Em São Januário, a equipe não teve maiores problemas para vencer o Boavista pela Taça Rio. Com um gol em cada tempo, marcados por Marrony e Rossi, o time de Alberto Valentim venceu e segue invicto no Campeonato Carioca. Para o jogo, o treinador optou por uma formação mais ofensiva, atuando com dois meias.

Com o resultado, o Vasco segue empatado com o Fluminense na liderança do Grupo B da Taça Rio. O Boavista, por sua vez, tem apenas 1 ponto, na lanterna do Grupo C. Campeão da Taça Guanabara e invicto no torneio estadual, o Cruz-Maltino volta a jogar no próximo sábado no clássico contra o Flamengo. O time de Saquarema encara a Portuguesa no mesmo dia. 

Jiboia de 1,8 metro é capturada após subir em moto em cima da calçada em Guaíra/SP.

Uma jiboia de aproximadamente 1,80 metro foi capturada após ser encontrada na calçada em frente a uma casa no bairro Reynaldo Stein, em Guaíra (SP) na sexta-feira (1º).

Assustados com a aparição, moradores registraram o momento em que a cobra aparece sobre uma moto tentando chegar ao topo de uma árvore.

Não foi registrado nenhum ataque. Segundo apurou a EPTV, afiliada da TV Globo, o réptil é fêmea e tem em torno de 15 anos.

Depois de permanecer quase uma hora no local, a jiboia foi capturada pela Guarda Civil Municipal e levada a uma reserva ecológica da região.

Brumadinho contrata profissionais para atenderem vítimas de tragédia.

A prefeitura de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, contratou 142 profissionais com formações diversas em saúde (psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia) e na área social (assistência social e direito) para atender as vítimas resgatadas com vida e os familiares das pessoas que morreram em consequência do rompimento da barragem da mineradora Vale no Córrego do Feijão.

As equipes iniciam treinamento na quinta-feira (7) após o feriado de carnaval. Os profissionais de assistência humanitária foram selecionados por meio de concurso público da prefeitura, conforme determinação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

O pessoal contratado será remunerado com recursos (R$ 2,6 milhões) repassados pela Vale à Prefeitura de Brumadinho. Além do atendimento à saúde e assistência social, os recursos podem ser utilizados na compra de equipamentos para atendimentos emergenciais.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais permanece trabalhando na lama de rejeitos da mineradora Vale, fazendo buscas com escavadeiras convencionais e anfíbias, tratores, pás carregadeiras e caminhões para a retirada da lama. Segundo os bombeiros, algumas escavações chegam a 20 metros de profundidade.

A Defesa Civil de Minas contabiliza, até o momento, 186 mortos na tragédia. Todos identificados.

Corinthians só empata com lanterna São Bento e perde a chance de ficar perto da vaga na segunda fase.

O Corinthians perdeu neste sábado de Carnaval uma ótima chance de ficar muito próximo da vaga na segunda fase do Campeonato Paulista. Com mais um gol sofrido pelo alto, o 11º em 15 na temporada, o Timão só empatou por 1 a 1 com o lanterna São Bento, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, e manteve o Grupo C embolado. Clayson abriu o placar com um golaço.

Com a igualdade, o Corinthians chega aos 14 pontos e abre um para a Ferroviária. O Bragantino, terceiro com dez pontos, recebe o São Paulo no domingo e pode acirrar ainda mais a briga pelas duas vagas na chave. Na próxima rodada, o Timão faz o clássico contra o Santos, domingo (10 de março), às 16h, em Itaquera. 

Metrô do Rio circula 24 horas durante carnaval.

A concessionária Metrô Rio é uma opção para o deslocamento dos foliões neste carnaval para fugirem dos congestionamentos no trânsito e das interdições de vias públicas. Os trens circulam sem interrupção, durante 24 horas por dia, até o fim da noite de terça-feira (5) para atender aos foliões. As composições da Linha 2 fazem o trajeto direto entre a estação Pavuna, na zona norte e a estação Jardim Oceânico, no outro extremo da cidade, na Barra da Tijuca, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar do Sambódromo ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança, Mas Não Cai deve optar pelo desembarque na estação Central do Brasil. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou sairão nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que pretendem participar dos shows no Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

O metrô também é opção para quem frequentar o centro do Rio, que teve as principais ruas e a Avenida Presidente Vargas fechadas para os desfiles das escolas de samba. Também há esquemas especiais para quem vai frequentar os blocos da zona sul, como Simpatia É Quase Amor e Barbas.

Até a terça-feira (5), a estação General Osório, do Metrô também conta com um esquema diferenciado. Os acessos Complexo Rubem Braga (acesso C) e Sá Ferreira (acesso D) estarão abertos para desembarque e embarque, exclusivamente, de clientes com cartões pré-adquiridos – cartão Giro, cartão unitário e pré-pago do Metrô Rio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte. Os passageiros sem esses cartões podem comprar no acesso Praça General Osório (acesso A), que tem bilheterias e estrutura especial na área externa para agilizar a compra dos cartões e o embarque.

As agremiações da Associação Independente de Blocos da Zona Sul (Sebastiana) se apresentam, a partir de hoje (2). O Bloco do Barbas está se apresentando agora à tarde na Rua Arnaldo Quintela, na esquina com a Rua Assis Bueno, em Botafogo. O bloco vai percorrer o bairro com o tema “No Barbas, continência só pro general da banda”.

Em Ipanema, está se apresentando hoje o Simpatia É Quase Amor, com saída da Praça General Osório. O bloco comemora 35 anos e desfila com o samba “No cordão da liberdade”.

Justiça Eleitoral inicia etapa 2019/2020 do recadastramento biométrico.

A Justiça Eleitoral já iniciou a etapa 2019/2020 do recadastramento biométrico do eleitorado, prevista para ocorrer em 755 municípios de todo o país.

Os eleitores dessas localidades têm um prazo para se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo, portando documento oficial com foto e comprovante de residência. Confira no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se, no seu município, está sendo feito o recadastramento biométrico obrigatório.

Além de atualizar as informações de sua inscrição no Cadastro Eleitoral, o eleitor também será fotografado e terá as impressões digitais colhidas. Esse material será incluído no banco de dados da Justiça Eleitoral e auxiliará a coibir possíveis fraudes, como uma mesma pessoa possuir diversos títulos simultaneamente ou um eleitor tentar se passar por outro na hora da votação.

O prazo para se recadastrar varia de cidade a cidade, conforme cronograma estabelecido pelo respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se não atender à convocação no prazo estabelecido pelo TRE, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral o quanto antes para regularizar sua situação.

Caso contrário, poderá ter seu título eleitoral cancelado, ficando sujeito a alguns impedimentos, entre eles o de obter passaporte e carteira de identidade ou o de inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública.

A previsão da Justiça Eleitoral para esta fase do recadastramento biométrico é de que mais de 17 milhões de eleitores passem a ser identificados pela biometria na hora de votar. Até o momento, já foram recadastrados mais de 90 milhões de cidadãos, e a meta da Justiça Eleitoral é que, até as Eleições de 2022, todo o eleitorado seja identificado pelas digitais.

Cai em 40% número de homicídios no RN.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (SESED/COINE) divulgou, neste sábado (02), que o número de homicídios contabilizados em fevereiro de 2019 apresentou uma redução recorde de 42,7% em relação ao mês de fevereiro de 2018. Em fevereiro deste ano foram 102 condutas violentas letais intencionais (CVLIs), comparadas a 178 do ano anterior. Além disso, fevereiro de 2019 não apresentou nenhuma ocorrência de feminicídio.

Tal redução é resultado de um trabalho integrado e fundamentado na lógica da análise criminal e na liderança proativa. Um outro fator que contribuiu para a redução foi a deflagração da Operação Verão.

Nas informações acumuladas dos dois primeiros meses, as reduções se mostram significativas contrapondo 388 CVLIs em 2018 a 232 em 2019, o que resulta em 156 vidas poupadas em 2019 em relação a 2018. Os números proporcionais também apresentam a menor incidência de CVLIs na série histórica desde 2015. 

O sistema de coleta de dados é a Metodologia Metadados, que se baseia em preceitos técnicos, utilizando em seus pilares indicadores internacionais como o Protocolo de Bogotá, por exemplo. Com isso, busca-se sempre a valorização do estudo científico e da transparência de informações públicas, permitindo que os dados estejam em constante auditagem. Com isso, a atual gestão renova seu compromisso em publicizar dados e informações corretas e com credibilidade, tornando possível todo um congraçamento com a sociedade potiguar em busca de um Rio Grande do Norte de paz e de oportunidades.

Agências bancárias só voltam a abrir na quarta-feira às 12h.

Sexta-feira (1º), véspera de feriado prolongado de carnaval, é o último dia de funcionamento normal dos bancos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (4) e na terça-feira (5). Na quarta-feira de cinzas (06), os bancos abrirão a partir do meio-dia, com exceção do estado do Rio de Janeiro no qual, em função da Lei 8217 que estabelece feriado estadual, não há expediente em 6 de março.

A entidade lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (6). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento.

Já para aqueles clientes que passarão a semana inteira viajando e não dispensam a ida a uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Basta acessar o link www.buscabanco.com.br e fazer a busca de acordo com o Estado e município desejado.

Aos 99 anos, Orlando Drummond vai a bloco em sua homenagem no Rio.

Vestindo uma camiseta com alguns dos personagens aos quais deu voz na dublagem - como Scooby-Doo, Popeye e o Vingador -, o ator Orlando Drummond caiu na festa em um bloco de carnaval na tarde desde sábado, 2, no Rio de Janeiro.

O bloco Diversão Brasileira está homenageando o centenário do ator - que será completado em outubro.

O intérprete do eterno Seu Peru chegou à festa em uma cadeira de rodas e com um adereço na cabeça tal qual seu personagem na Escolinha do Professor Raimundo. Acompanhado pelos netos, ele foi bastante tietado e fez a alegria dos fãs.

O bloco Diversão Brasileira reúne profissionais e fãs de dublagem na praça Xavier de Brito, no Rio. No ano passado, Drummond também participou da festa, que homenageava as novelas mexicanas.

Turismo interno movimentará R$ 3,5 bilhões no estado do Rio de Janeiro.

O turismo interno será responsável pela movimentação de R$ 3,5 bilhões no estado do Rio de Janeiro durante o carnaval, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises, divulgada na sexta-feira (1º), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado Rio de Janeiro (Fecomércio RJ). A pesquisa foi realizada no período de 21 a 25 de fevereiro, com 500 consumidores de todo o território fluminense. O tíquete médio será de R$ 1,5 mil por pessoa, durante todo o carnaval.

“É um volume que surpreendeu. Foi bem positivo”, disse o economista-chefe da Fecomércio RJ, João Gomes. Para ele, o Rio de Janeiro começa a demonstrar “uma certa recuperação”. Essa injeção financeira na economia fluminense será dada por 18,2% da população fluminense adulta, representando o deslocamento de 2,3 milhões de moradores dentro do estado.

“Pelo menos na parte do lazer, há uma propensão ao gasto muito forte. A gente pode dizer que nesse primeiro trimestre, avança tudo para que a expectativa continue positiva em relação à economia”, disse Gomes.

Na avaliação do secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Otavio Leite, a pesquisa aponta para o reaquecimento da atividade turística no Rio de Janeiro. "A pesquisa revela a importância do carnaval como um período de diversão ou descanso para uma população que circula e consome serviços nesse período. Esse é um fértil movimento que faz girar a roda da economia, gerando renda de forma espalhada, e empregos, mesmo que sazonalmente”, disse o secretário.

Barça vence Real de novo, abre 12 pontos e volta a dominar El Clásico após 87 anos.

Mesmo jogo, mesmo palco e... mesmo resultado. Pela segunda vez em três dias, o Barcelona visitou o Real Madrid no Santiago Bernabéu e saiu de lá com uma vitória. Neste sábado, o placar ficou em apenas 1 a 0, e o herói da noite foi o meia Rakitic, que marcou o único gol de um triunfo que faz o Barça voltar a dominar El Clásico após 87 anos. 

A vitória no Bernabéu faz com que o Barcelona ganhe mais um embalo rumo ao título espanhol e praticamente enterre as chances do Real Madrid na disputa de La Liga. Os catalães agora têm 60 pontos, abrindo 12 de vantagem para o maior rival, que segue na terceira colocação. O Atlético de Madrid tem 50, mas ainda entra em campo neste domingo.

Homem é preso por matar pastor e beber sangue da vítima.

Um homem foi preso em flagrante na sexta-feira (1º), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Ele é acusado de matar um pastor com golpes de barra de ferro e, em seguida, beber o sangue da vítima.

De acordo com o jornal Extra, Fábio Souza Brito, de 38 anos, teria reagido com violência após o pastor Ronaldo Calazans Inês, 56, tentar lhe entregar um panfleto bíblico.

O crime foi cometido atrás de uma escola municipal no bairro de Barro Vermelho.
 
O suspeito prestou depoimento e foi levado para a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF). O caso será investigado.

Adolescente foi estuprada por seis tios durante 10 anos no Ceará.

Uma adolescente de 17 anos foi estuprada pelos próprios tios durante 10 anos no Crato, cidade da Região do Cariri, no Ceará. Dos seis denunciados, cinco foram presos na manhã de sexta-feira (1º) e um está foragido. A mãe sabia dos abusos desde 2016.

Os suspeitos foram denunciados pela adolescente, anonimamente, no fim de 2018. Após a investigação foram expedidos 6 mandados de prisão pela justiça. Os nomes foram omitidos para preservar a vítima.

De acordo com a polícia, os estupros começaram após a morte do pai da vítima, quando ela tinha apenas 7 anos de idade. Durante a investigação, os agentes descobriram que a denúncia foi feita pela própria adolescente.

A vítima morava com a mãe e os tios, irmãos do pai dela, num sítio, mas em casas diferentes. A mãe da jovem teve conhecimento dos estupros em 2016 mas, segundo ela, não procurou a polícia por medo.

A vítima vai passar por tratamento psicológico para tratar o trauma sofrido ao longo dos 10 anos. Os suspeitos, detidos com mandados de prisão temporária, vão responder por estupro coletivo de vulnerável.

De acordo com Kamila Brito, titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) do Crato, os 30 dias em que os tios da vítima ficarão presos serão suficientes pra ouvir todos os depoimentos necessários e concluir as investigações. Depois desse prazo, eles ficar à disposição da justiça.

Os presos foram levados à DDM do Crato, onde serão ouvidos para, em seguida, serem levados à cadeia pública do Crato. A vítima e mãe também prestaram depoimento.

Ao se despedir de neto, Lula critica quem o condenou e diz que levará 'diploma de inocente' para o céu .

Liberado pela Justiça para acompanhar o velório e a cerimônia de cremação de seu neto Arthur, de 7 anos, que morreu vítima de meningite na sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou os responsáveis por sua condenação na Lava-Jato e lembrou que o garoto sofria bullying na escola por ser seu neto. As declarações foram dadas em um ambiente fechado, onde não foram permitidas gravações nem a presença de jornalistas. 

— As pessoas que me condenaram... duvido que elas possam olhar para os netos como eu olhava para você — disse Lula, dirigindo-se ao corpo do neto, de acordo com relatos.  

Lula prometeu ainda provar a inocência em memória de Arthur, que, segundo o ex-presidente, enfrentou problemas na escola devido ao parentesco:

— Você sofreu muito bullying por ser meu neto. Eu vou provar minha inocência e vou levar para o céu o meu diploma de inocente. Vou provar quem é ladrão e quem não é.

O ex-presidente chegou ao cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, às 11h07 cercado por um forte aparato de segurança da Polícia Federal (PF). Dezenas de policiais militares também ocuparam o cemitério.

O petista desceu do carro já bastante emocionado e acenou para as centenas de apoiadores que estavam na parte interna do cemitério, mas do lado de fora prédio onde ocorria o velório.

Lula entrou no prédio chorando, segundo relatos dos presentes. No caminho até o caixão foi abraçando familiares, amigos e lideranças petistas. Participaram da cerimônia, entre outros, o ex-prefeito Fernando Haddad, a ex-presidente Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Rui Costa, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Caso de meningite no DF apresenta risco baixo de contaminação.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou relatório (com data de 1º de março) confirmando o caso de meningite em um estudante de uma escola particular em Vicente Pires, bairro próximo a Taguatinga – a segunda principal região administrativa do DF. O órgão, no entanto, descartou medidas de imunização de pessoas que tiveram contato com o paciente.

Segundo o relatório, o caso registrado foi viral, não bacteriano. Além disso, o paciente contraiu uma variedade branda de meningite, o que dispensa a necessidade de medicamentos e vacinas para quem teve contato com a vítima sete dias antes de os sintomas se manifestarem.

A secretaria informou que “até o presente momento” não há “indícios clínicos” que sugiram “necessidade de medidas de controle” e “não há recomendação de medidas quimioprofiláticas, como o uso de medicamentos”.

O relatório responde consulta da diretora pedagógica da escola, que informou sobre o diagnóstico do aluno que está internado e pediu à Secretaria de Saúde do DF esclarecimentos sobre medidas e cuidados para a meningite.

O documento, no entanto, assinala que “a meningite é considerada uma doença endêmica, por isso, espera-se a ocorrência de casos durante todo o ano”. O documento recomenda medidas como lavar e higienizar mãos e utensílios domésticos com frequência, manter os ambientes bem ventilados e evitar aglomerações e ambientes fechados.

Conforme o documento da Secretaria de Saúde do DF, o calendário de imunização estabelecido pelo Ministério da Saúde prevê diferentes vacinas – como a Pentavalente, a BCG, a Pneumocócica 10 valente, a Meningocócica C conjugada e Tríplice viral – que protegem contra diversos tipos de meningite.

Bancos de leite e de sangue pedem doações para o carnaval.

O carnaval é comumente associado à festa, diversão e alegria, mas também é um período que preocupa profissionais de saúde por causa da baixa nos estoques dos bancos de leite e de sangue em todo o país. Por isso, instituições como a Fundação Hemocentro de Brasília e o Banco de Leite Humano da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, fazem um apelo para que os doadores ajudem a manter as unidades abastecidas durante a folia.

No caso dos bancos de leite, a queda do estoque é comum porque muitas mães doadoras aproveitam o período de recesso para viajar, afastando-se da cidade onde moram e se desligando do programa de doação ao qual pertencem. “Isso prejudica o aprovisionamento de leite aos bebês prematuros, de baixo peso ou portadores de patologias, internados nas unidades de terapia intensiva neonatais e que não podem ser amamentados pela própria mãe”, alertou a Fiocruz.

De acordo com a entidade, a queda nas doações de leite humano nesse período chega a até 60% nos estoques da unidade, comprometendo o desenvolvimento e a nutrição de recém-nascidos prematuros. São necessários, em média, 300 litros por mês para atender a todos os lactentes internados no instituto e, desde o início de 2019, foram coletados apenas 110 litros – menos da metade do que é preciso.

Em relação aos bancos de sangue, as doações diárias feitas na capital federal, por exemplo, passam de até 220 para 190 no período do carnaval. Um agravante é que, em meio à queda do estoque, o feriado prolongado registra aumento no número de acidentes de trânsito e, por consequência, de pacientes que precisam utilizar o sangue estocado. A recomendação é que os voluntários agendem a doação pela central telefônica 160, opção 2.

A Fundação Hemocentro de Brasília funciona neste sábado, das 7h às 18h; na segunda-feira, das 7h às 13h; e na quarta-feira de Cinzas, das 14h às 18h. O atendimento voltará ao horário normal na quinta-feira, quando as doações podem ser feitas das 7h às 18h.

Pai e filha são baleadas durante tentativa de assalto na zona norte de Natal/RN.

Um homem e a sua filha de 7 anos de idade foram baleados em uma tentativa de assalto no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, no início da tarde deste sábado (2). Os bandidos também foram baleados, mas o Regimento de Polícia Montada (RPMon), da Polícia Militar, disse não saber informar de onde saíram os tiros que atingiram os criminosos.

Uma bala pegou de raspão na cabeça da criança, que foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Potengi, junto com o pai, que também sofreu um tiro na perna. Depois do atendimento na UPA, pai e filha foram levados para o pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Um dos criminosos foi socorrido por populares após ser alvejado e levado ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte. O outro foi abordado pela RPMon, enquanto, baleado, tentava fugir e também está no Hospital Santa Catarina.

Congresso: violência contra a mulher é prioridade da bancada feminina.

Projetos que combatam a violência contra a mulher está entre as pautas prioritárias da bancada feminina no Congresso Nacional. Propostas que promovam a igualdade de gênero e o acesso à saúde, à educação e ao emprego também estão na agenda das 77 deputadas e 12 senadoras.

Segundo a secretária da Mulher da Câmara, professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), a bancada vai trabalhar especialmente pela aprovação de projetos de lei que tratam do fortalecimento das estruturas de combate à violência contra a mulher e da qualificação feminina para o mercado de trabalho.

De acordo com a deputada, o feminicídio e os casos de violência contra a mulher têm números que chamam a atenção. “Precisamos saber por que, mesmo com todo o aparato legal criado, as pessoas continuam com muita covardia e têm coragem de praticar a violência contra a mulher usando o poder e a força. Em muitos casos o que está previsto do ponto de vista legal não se cumpre”.

Parlamentares têm dado destaque nesta nova legislatura a propostas que endurecem pontos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). O plenário da Câmara aprovou na terça-feira (25) o regime de urgência para o projeto de lei 17/2019 que determina ao juiz do caso de violência contra a mulher ordenar a apreensão de arma de fogo eventualmente registrada em nome do agressor. A proposição insere dispositivos na Lei Maria da Penha para prevenir o feminicídio.

Outra proposta que prevê mudanças na Lei Maria da Penha é o projeto de lei 510/2019 que permite que a vítima de violência doméstica solicite ao juiz a decretação imediata do divórcio ou do rompimento da união estável.

Segundo levantamento da Secretaria da Mulher, 425 proposições relacionadas aos direitos femininos estão em tramitação. Outra proposta que a Câmara vai analisar é o PL 517/19 que aumenta em um terço a pena para feminicídio cometido contra mulheres com menos de 18 anos. Atualmente, o Código Penal aumenta a pena em um terço apenas quando a vítima for menor de 14 anos.

Já o projeto de lei 452/19 prevê a tipificação no Código Penal do crime de estupro corretivo, definido como aquele para controlar o comportamento sexual ou social da vítima. Nesses casos, a pena prevista para crime será aumentada em um terço.

Três jovens são assassinados juntos em São Gonçalo do Amarante/RN.

Um triplo homicídio foi registrado nesta tarde deste final de semana (02) em São Gonçalo do Amarante, onde as vitimas foram assassinadas com tiros na região da cabeça.

A polícia militar do 11° batalhão esta no local solando a área do crime. A CONNECTTV foi informada que as vítimas foram executadas na comunidade de Olho D’Água dos Carrilhos. Os jovens mortos ainda seguem sem identificação e também não a informações se os mesmos são da localidade. 

Populares também relataram que ouviram vários tiros, mas já em relação aos assassinos ninguém preferiu falar sobre o caso. 

Rio coleta quase 8 toneladas de lixo durante passagem de blocos.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) coletou 7,91 toneladas de lixo ontem (1º) durante a passagem de 18 blocos de rua pela capital fluminense.

Segundo informações do órgão, a agremiação que mais acumulou lixo no desfile foi o Rola Preguiçosa Tarda Mas Não Falha, em Ipanema, com 2,92 toneladas. Desde o último dia 16 até hoje, foram retiradas 130,3 toneladas de resíduos das ruas do Rio de Janeiro após a passagem dos blocos.

No Sambódromo, onde aconteceu ontem o desfile de sete das escolas do Grupo de Acesso, foram coletados 24,87 toneladas de resíduos.

A quantidade de materiais potencialmente recicláveis foi de 2,06 toneladas, que serão encaminhadas para as cooperativas de catadores credenciadas junto à Comlurb.

Lula volta para carceragem em Curitiba após cremação do corpo do neto.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está retornando à carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, após participar do velório e acompanhar a cremação do corpo de seu quinto neto, Arthur Lula da Silva, que morreu aos 7 anos por causa de uma meningite meningocócica.

Lula ficou cerca de duas horas no cemitério, onde chegou escoltado e acompanhou o velório e a cerimônia de cremação ao lado de amigos e da família. 

O ex-presidente deixou o cemitério de São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, de onde tomou helicóptero para se deslocar até o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de onde embarca para Curitiba.

A viagem de volta à capital paranaense será feita em avião do governo do estado, conforme pedido da Polícia Federal.

Comerciante é preso em Lajes/RN por exploração sexual de adolescente.

Durante fiscalização da Operação Carnaval, Policiais Rodoviários Federais prenderam, na noite desta sexta-feira (01), no km 199 da BR 304, no município de Lajes/ RN, um homem de 54 anos, comerciante da região central do Estado, pela prática do crime de exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Por volta das 20h, a equipe da PRF percebeu um veículo estacionado às margens da rodovia, em um acesso de uma estrada vicinal. No momento da abordagem, desceu o condutor do carro, fazendo gestos de fechamento da calça. No interior do veículo encontrava-se também uma jovem de 16 anos.

No decorrer da ocorrência, a jovem conversou que há aproximadamente um mês, vinha mantendo relações sexuais com o acusado e que em contrapartida recebia a quantia de R$ 500, por cada encontro. Disse ainda que inicialmente procurou o homem para pedir emprego, mas este teria dito que poderia ajudá-la, porém de uma outra forma. E a partir daí passou a se relacionar com ele.

Diante dos fatos, ficou configurado o crime de exploração sexual contra crianças e adolescentes, previsto no Estatuto da criança e do adolescente – ECA. O acusado foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Paulo do Potengi/RN.

Febraban alerta foliões sobre golpes com cartão de crédito ou débito.

Os foliões devem ficar atentos ao usar cartões de crédito ou débito durante o carnaval em eventos com aglomerações de pessoas. O alerta é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre quadrilhas que aproveita as distrações das pessoas em eventos ao ar livre para aplicar o golpe da troca do cartão.

De acordo com a Febraban, a ação criminosa ocorre da seguinte maneira: - o golpista, ou um vendedor ambulante mal intencionado, entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Ele se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque e desvia sua atenção, para que a pessoa insira, por engano, a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Ainda aproveitando a falta de atenção do comprador, ele troca o cartão e devolve um similar, muitas vezes do mesmo banco. A troca só é percebida muito tempo depois, em uma nova tentativa de usar o cartão.

Segundo a federação, outro golpe comum nesta época do ano é o da dupla operação ou do valor errado. “Nele, o bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco, diz a Febraban.

Em situações como essa, a orientação é sempre pedir e conferir o recibo para ter certeza que a cobrança não foi realizada. Se algo estiver errado, é sempre possível pedir para cancelar a operação imediatamente. Para reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, a Febraban destaca as seguintes orientações:

- Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém e nunca o perca de vista. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
- Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo.

- Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um boletim de ocorrência em uma delegacia mais próxima;

- Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;

- Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;

- Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;

- Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão, aumentando, assim, a chance de identificar uma transação fraudulenta;

- Nenhum banco envia alguém até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito; e

- Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio. Mesmo com o plástico cortado, é possível fazer transações se o chip estiver intacto.

Ação ostensiva da PM constrange em velório de neto de Lula.

A Polícia Militar de São Paulo fez um esquema especial de segurança antes da chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao velório do neto Arthur. Ao todo, seis PMs armados estão na capela onde o corpo do menino está sendo velado. Além disso, mais de dez viaturas estão no entorno do local e uma barreira feita na entrada do cemitério causou incômodo à família de Lula.

Entraram seis PM armados na capela onde está sendo velado corpo e chegou caminhão com grades. O deputado estadual Emídio de Souza e Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, conversaram com o comando da Polícia Militar no local pedindo que os agentes sejam menos ostensivos e reclamando de exageros na operação. O comandante da PM afirmou que o combinado é a entrada apenas de familiares e amigos da família. 

O clima no velório era de profunda tristeza. Sandro, filho caçula de Lula e pai de Arthur, chorava em uma cadeira ao lado do caixão branco do garoto, sob o qual foram postos um par de chuteiras e uma bola de futebol. 

Distribuição de camisinha feminina não chega a 2% da masculina no SUS .

A camisinha feminina é o método contraceptivo mais completo para as mulheres:impede uma gravidez indesejada e também infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). No entanto, nos últimos seis anos, o número de preservativos femininos distribuídos pelo Ministério da Saúde não chegou a 2% do de masculinos. 

Especialistas apontam o acesso ao produto como o principal problema para a popularização de seu uso. Após dois anos sem adquirir novos preservativos femininos, o Ministério da Saúde informou que foram comprados, em dezembro, 35 milhões de camisinhas femininas, das quais 3 milhões começarão a ser distribuídas este mês.

Para a antropóloga Sonia Corrêa, uma das autoras do livro “Preservativo feminino: das políticas globais à realidade brasileira”, a medida não é suficiente.

— Compras gigantescas só beneficiam os fabricantes. Se as mulheres não forem motivadas a conhecer e a usar o produto, não adianta.

Corpo de Bombeiros reforça equipes nos principais polos de festejos do carnaval.

O 1º Grupamento Bombeiro Militar, que atua na área de prevenção e combate a incêndio na Grande Natal e cidades vizinhas, atuará com postos avançados durante as festividades do Carnaval visando reduzir o tempo resposta às possíveis ocorrências que surgirem no período.

No Polo de Petrópolis, o CBMRN estará com equipes de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio no , durante a abertura do Carnaval em Natal.

Já em Ponta Negra, será montado um Posto de Comando Móvel integrado com os demais órgãos da Secretaria de Segurança Estadual (Sesed) e a Prefeitura Municipal de Natal.

“A programação do Polo Ponta Negra este ano contará com atrações de renome nacional, diariamente, e com isso prevemos uma maior concentração de foliões em relação ao ano passado. Desta forma, teremos um Posto de Comando no local com equipes móveis de atendimento pré-hospitalar para garantir uma maior segurança”, disse o comandante do grupamento, Capitão Christiano Couceiro. Em apoio ao Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Natal irá disponibilizar para Ponta Negra cerca de 20 brigadistas e duas ambulâncias.

Em Parnamirim, equipes de atendimento pré-hospitalar e de combate à incêndio estarão distribuídas, a partir de sábado, em pontos estratégicos para reduzir o tempo resposta às possíveis ocorrências de incêndio e acidentes. Em Pirangi, por exemplo, a corporação manterá viaturas de primeira resposta na Praça São Sebastião, foco na folia.

A morte do inocente neto de Lula soltou os monstros do ódio.

Sabíamos que no Brasil majoritariamente solidário, sensível à dor alheia e que ama seus pequenos, existiam monstros de ódio. Confesso, no entanto, que ignorava que fossem tantos e com tanta carga de sadismo. Estão sendo revelados pelos comentários sórdidos e até blasfemos, já que invocam a Deus como motivo da morte de Arthur, de sete anos, neto inocente de Lula, condenado e preso por corrupção.

Uma criança ainda não teve tempo de conhecer a que abismos de cegueira tanto a política como a ideologia podem conduzir. E cai sobre nossa consciência de adultos a infâmia de transformar em piadas baratas, em ironia e sarcasmo nas redes sociais a dor de um avô pela perda de seu neto. Lula, mesmo condenado e na cadeia, não perdeu nem sua dignidade de pessoa nem seu pedaço de história positiva que deixa escrita neste país.

Aqueles que se alegram pela perda do neto de Lula, que seria o castigo de Deus por ter apoiado como presidente governos como o da Venezuela que hoje mata de fome suas crianças, como li aqui mesmo neste jornal, estão revelando a que ponto de cegueira e insensibilidade humana pode chegar o soberbo Homo sapiens.

Essa ausência de empatia e decência chegou a infectar até políticos com responsabilidade, como o filho do presidente Bolsonaro, o deputado federal Eduardo, que tudo o que soube escrever na Internet sobre a triste morte do neto de Lula é que este deveria estar "em uma prisão comum, como um prisioneiro comum", sem uma única palavra de piedade ou pelo menos de respeito por seu inimigo político. Como resposta, Fernando Lula Negrão escreveu que as palavras do filho do presidente "eram emblemáticas do caráter, da criação, dos complexos, da falta de misericórdia, dos ódios, das angústias e da falta de amor que é típica dos psicopatas, dos serial killers e dos covardes...” Um duro julgamento que, tenho certeza, tem o aplauso dos milhões de brasileiros que não perderam a capacidade de mostrar solidariedade com a dor dos outros.

E também Alexandre Braga, certamente outro dos milhões de brasileiros sãos, não envenenado pela ideologia, lhe respondeu com sensatez: "Perdeu a chance (Eduardo) de ficar calado. Lula já está acabado e preso. Respeite a dor do avô, basta desse ódio malvado e vamos pensar no Brasil".

Tentando lembrar tempos sombrios da História em que o ser humano chegou a se degradar a ponto de não só não respeitar a inocência da infância, como também fazer dela carne da infâmia, só me vieram à memória aqueles campos de concentração nazistas onde as crianças eram queimadas vivas porque "não serviam para trabalhar". Foi em um desses campos que um de seus dirigentes dedicava para a rega das flores de seu jardim a pouca água que havia, deixando as crianças morrerem de sede.

Para aqueles que como eu dedicaram tantos artigos a louvar o positivo da alma brasileira que tanto me ensinou e confortou nos momentos em que não é difícil perder a confiança no ser humano, ler os comentários sem alma, sem empatia, de ódio ou sarcasmo e até mesmo regozijando-se pela morte de um inocente, tão somente por ódio a Lula, seria preferível não ter vivido este dia.

Estou entre os jornalistas que criticaram na época o fato de Lula, que chegou com a esperança de renovar a política, ter acabado se contaminando pelos afagos dos poderosos e pela política fácil da corrupção. Hoje, porém, diante desses caminhões de lixo que as redes estão vomitando contra ele e até contra o neto inocente que perdeu, eu me atrevo a lhe pedir perdão em nome dos milhões de brasileiros que ainda não se venderam ao ódio fácil e ainda sabem manter sua dignidade perante o mistério da morte de um inocente.

Houve quem escrevesse que depois dos campos de concentração do nazismo não seria possível continuar acreditando em Deus. E depois desses ódios e insultos imundos despejados contra Lula por causa de sua dor por ter perdido o neto, é possível continuar acreditando no Brasil? O Brasil dos esgotos, que hoje manchou gratuitamente a alma de uma criança inocente, passará, como o nazismo passou. O outro Brasil, o anônimo, aquele que hoje ficou horrorizado vendo os monstros soltos desfilando nas redes sociais, o majoritário, acabará — ou será somente a minha esperança? — dominando os monstros que hoje nos assustam para assim abrir caminho aos anjos da paz.

Foliã é encontrada morta em sede de bloco em Caicó/RN.

Nessa manhã, por volta das 9 horas, a Polícia Militar de Caicó e o Corpo de Bombeiros foram acionados à sede de um bloco por denúncia de uma mulher encontrada sem vida dentro de um carro.

Ao chegar no local, a polícia se deparou com uma jovem, aparentemente 22 anos, desacordada. Os bombeiros constataram que se tratava de um óbito, acionando a Polícia Civil e o Itep, para liberação e remoção, respectivamente.

O dono do veículo disse que chegou ao local, inclusive colocando o veículo dentro do prédio (antigo Labodeguita), por volta das 4 horas da manhã de hoje, 02.

O pessoal é de Currais Novos, incluindo o dono do veículo e a vítima. À polícia, o dono do carro confessou ter ficado com a jovem dentro do veículo, mas disse não entender sua morte.

Lewandowski nega pedido de liberdade para João de Deus .

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski negou ontem (1º) pedido de liberdade feito pela defesa do médium João de Deus, que está preso desde 16 de dezembro sob a acusação de violação sexual mediante fraude e de estupro de vulnerável.

O caso ficou sob a relatoria de Lewandowski após os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux se declararem suspeitos para analisar o caso. 

Na quinta-feira (28), o ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), já havia negado, um pedido de prisão domiciliar feito por João de Deus. Um dos argumentos para a rejeição foi de que o médium movimentou, por intermédio de um terceiro, quantias milionárias em aplicações financeiras.

A defesa do médium argumenta que João de Deus não tem condições de permanecer no Núcleo de Custódia de Aparecida de Goiânia (GO), onde encontra-se preso preventivamente, por ter 77 anos e sofrer de doença coronariana e vascular, além de ter sido operado recentemente de um câncer no estômago.

João de Deus é réu em duas ações penais decorrentes de denúncias feitas pelo Ministério Público de Goiás envolvendo casos de abuso sexual a frequentadoras do centro Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO). Ele nega as acusações.

Principais aeroportos receberão 6,8 milhões de passageiros no carnaval.

Os aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Recife (PE) e Salvador (BA) devem movimentar 6,8 milhões de passageiros por causa do feriado de carnaval. São esperados 41,7 mil pousos e decolagens entre voos domésticos e internacionais.

O dia de maior movimento para voos nacionais deverá ser esta sexta-feira (1º) com 565 mil passageiros em circulação. Na quarta-feira de Cinzas (6), são esperados cerca de 551 mil passageiros retornando do feriado. No caso dos voos para o exterior, os aeroportos do Galeão, Guarulhos, Recife e Salvador devem receber 83,1 mil e 82,3 mil passageiros, respectivamente nos dias 2 e 9 de março.

As estimativas são da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, e contabilizam os prováveis embarques em voos domésticos e internacionais entre os dias 25 de fevereiro a 9 de março - período da Operação Carnaval nos terminais aeroportuários. Entre esses dias, a taxa de ocupação média dos assentos ofertados pelas companhias aéreas deverá ser de 85%.

Em nota, o Ministério da Infraestrutura informou que haverá reforço de profissionais nos seis aeroportos das equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea); e as companhias aéreas também deverão aumentar as equipes para check-in e despacho de bagagem.

Para evitar dificuldades de embarque, a orientação da Anac é de que o passageiro chegue com uma hora e 30 minutos de antecedência para voos domésticos e duas horas e 30 minutos para voos internacionais. A Anac mantém em seu site serviços de ouvidora para atendimento a passageiros, inclusive para reclamações quanto ao atendimento das companhias aéreas.

Unicef alerta para surto global de sarampo; Brasil colaborou no aumento de casos.

Após analisar os dados sobre sarampo de 194 países nos anos de 2017 e 2018, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) emitiu um alerta nessa quinta-feira, 28, sobre o aumento de casos da doença no mundo. Segundo o órgão, há um surto global puxado por dez países que tiveram aumento nos registros no período. Entre eles, está o Brasil, que obteve o certificado de erradicação da doença há três anos e estava sem registros até 2017, mas superou os 10,2 mil casos no ano passado

A entidade diz que 98 países reportaram mais casos da doença no ano passado do que em 2017 e dez foram responsáveis por mais de 74% do aumento dos registros no mundo: Ucrânia, Filipinas, Brasil, Iêmen e Venezuela foram os países que tiveram o crescimento mais expressivo no número de ocorrências da doença na comparação entre os anos de 2017 e 2018. Campanhas de vacinação estão sendo conduzidas em alguns desses países.

Os dados de 2019 também foram destacados pela entidade. De acordo com o Unicef, no ano passado, a Ucrânia registrou 35.120 casos. Neste ano, já há o registro de 24.042 pessoas infectadas pelo vírus. No caso das Filipinas, até 18 de fevereiro, houve 12 736 casos da doença e 203 mortes. Em todo o ano passado, foram 15.599 registros.

A doença, segundo o órgão, é altamente contagiosa e a pessoa pode ser infectada até duas horas depois que outra com o vírus ter saído do local. O risco maior é para crianças malnutridas e bebês que ainda não foram imunizados. Não há tratamento para o sarampo.

A vacina deve ser aplicada em duas doses: uma aos 12 meses e a outra, aos 15 meses. Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que não foram vacinadas devem tomar duas doses. Para pessoas de 10 a 29 anos, a indicação é de duas doses. Quem tem entre 30 e 49 anos, só precisa tomar uma dose da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

Projeto quer incluir ensino sobre Lei Maria da Penha nas escolas públicas do RN.

O conteúdo da Lei Maria da Penha poderá entrar na grade de ensino das escolas públicas do Rio Grande do Norte. A deputada estadual Isolda Dantas (PT) apresentou projeto de lei com o objetivo de obrigar a inclusão de aulas sobre noções básicas acerca da lei de proteção às mulheres na rotina das escolas. A proposta vai tramitar nas comissões temáticas do Poder Legislativo.

No entendimento da deputada, há a necessidade de criação de formas eficazes de combate à violência contra a mulher. Posteriormente à criação da Lei Maria da Penha, segundo Isolda Dantas, foram criados mecanismos eficazes de proteção às mulheres, o que têm facilitado a tramitação das ocorrências de violência doméstica.

“Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, 43% das mulheres brasileiras declararam ter sofrido alguma forma de violência e, a cada 15 segundos, um ato de violência contra elas é praticado. Assim, premente a necessidade de que os temas afetos à violência contra a mulher sejam tratados junto à comunidade escolar”, justificou a deputada no projeto.

Pela proposta, torna-se obrigatório o ensino extracurricular de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha em todas as escolas públicas do Rio Grande do Norte, com a execução da norma ficando a cargo da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), juntamente com os demais organismos da Administração Direta do Estado voltados às políticas para as mulheres.

“Ainda há muito que se construir, ampliar e, especialmente, divulgar o teor da Lei e sua eficácia. Ciente da necessidade de diminuição da violência contra as mulheres, submeto o presente projeto de lei a esta Casa Legislativa”, explicou a deputada.

A proposta irá tramitar nas comissões técnicas da Casa e, após os pareceres, será encaminhada a plenário para votação. Caso seja aprovada, o Governo deverá se pronunciar, sancionando ou vetando o projeto.

Eduardo Bolsonaro diz que enterro de neto deixa Lula ‘posando de coitado’.

Para o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, o debate acerca da possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixar a prisão em Curitiba para acompanhar o sepultamento de um parente só coloca o petista “em voga posando de coitado”. Lula perdeu na sexta (1), o neto Arthur, de sete anos, vítima de uma meningite.

O comentário foi feito no Twitter, em resposta do deputado a um usuário que publicou uma enquete a seus seguidores para opinarem sobre o tema. “Lula é preso comum e deveria estar num presídio comum”, escreveu Eduardo. “Quando o parente de outro preso morrer ele também será escoltado pela PF para o enterro? Absurdo até se cogitar isso, só deixa o larápio em voga posando de coitado.”

Lula pediu à Justiça para deixar a prisão temporariamente para se despedir do neto. Anteriormente, a Justiça negou pedido semelhante feito pela defesa de Lula quando da morte de seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, no mês passado. Na ocasião, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli interveio e liberou a ida de Lula a um encontro com familiares, mas a decisão foi tornada pública no mesmo momento em que o corpo de Vavá era sepultado.

Carnaval 2019 será o primeiro com lei de importunação sexual.

Pela primeira vez, carnaval deste ano estará sob a vigência da Lei 13.718/2018 que torna crime atos de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro. Em termos legais, a importunação sexual é definida como prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena prevista varia de um a cinco anos de prisão – se o ato não constituir crime mais grave.

Ainda pouco conhecido, o texto foi aprovado pela Senado Federal em agosto do ano passado e sancionado em setembro pelo então presidente Michel Temer. A nova tipificação de importunação sexual substitui a contravenção penal de importunação ofensiva ao pudor, punida somente com multa ou, no máximo, períodos curtos de prisão (de 15 dias a dois meses) em regime aberto ou semiaberto.

Mulher que apanhou do marido até ele quebrar o dedo levou três pontos na sobrancelha.

A mulher que foi agredida pelo marido com socos, tapas e chutes em Botucatu (SP) na quinta-feira (28) precisou levar três pontos para fechar um corte na sobrancelha. O suspeito acabou quebrando o próprio dedo durante a agressões.

A briga teria começado por ciúme, segundo a vítima de 46 anos. Ela contou que já foi agredida pelo menos outras quatro vezes pelo marido durante os dois anos em que estão juntos.

“Ele é muito ciumento. É ciúmes de psicopata. Já me deu um tapa no rosto, pontapé, mas eu usava calça e ninguém via. Não denunciava porque ele ameaçava me matar. Até a minha sogra e minha cunhada mandavam eu denunciar, mas eu tinha medo dele me matar”, conta.

Na quinta-feira (28), o homem teria discutido com a vítima após ficar bravo com mensagens no celular dela. Ela contou ao G1 que o marido a xingou e começou as agressões.

“Me deu um tapa que eu caí da cadeira. Me deu uma gravata, fiquei roxa. Falava que eu ia morrer. Ele me bateu, me socou, me chutou. Me jogava como uma boneca. Me jogou na cama e me socou até a sobrancelha cortar e começar a sangrar. Ele mandou eu lavar e continuou me ameaçando”, lembra.

A vítima foi socorrida pela sogra e levada ao pronto-socorro da Unesp onde precisou levar três pontos cirúrgicos. “Eu já estava cansada de apanhar, ele falava que eu era inútil. Depois veio atrás de mim pedindo para eu não denunciar, que ele ia mudar.”

O agressor também recebeu atendimento na Unesp porque quebrou o dedo durante as agressões. A vítima contou ao G1 que não lembra como ele se machucou. “Acho que foi dar um murro na parede como ele costumava fazer”.

Depois de passar por atendimento médico, o casal foi levado ao plantão policial. “Tive coragem de denunciar, mas é difícil, o medo ainda está em mim. Eu não volto para casa, só para tirar as minhas coisas.” Via G1.

Touros/RN deverá realizar concurso para agente de endemias.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) publicou recomendação no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (1º) para que a Prefeitura de Touros/RN adote todas as providências necessárias para realização do processo seletivo para contratação dos agentes de combate às endemias do município.

Investigação conduzida pela Promotoria de Justiça da comarca apurou que o Município de Touros admitiu, sem prévio processo seletivo público, várias pessoas para o exercício dos cargos de Agente de Combate às Endemias.

A situação encontrada vai de encontro a regramento municipal que diz: “a contratação para os cargos de Agentes de Combates às Endemias deverá ser precedida de processo seletivo de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para o exercício das atividades, que atenda aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”.

O prefeito tem dez dias para prestar informações ao Ministério Público acerca das providências adotadas em cumprimento à Recomendação, sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis, principalmente pela via judicial.

Sábado de carnaval no Rio terá mais de 70 blocos e dia chuvoso.

O sábado (2) de carnaval na cidade do Rio de Janeiro será com o dia chuvoso e temperatura em declínio, embora a cidade já tenha saído do estado de atenção, decretado pela prefeitura às 18h40 de ontem (1º), em consequência do temporal que atingiu a cidade, atrasando, inclusive, o início do desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso, que mesmo assim se apresentaram debaixo de muita água. A chuva forte veio acompanhada de rajadas de ventos, relâmpagos e trovoadas, deixando não só a passarela do samba, na Marquês de Sapucaí, alagada, como, também ruas e avenidas de vários bairros da cidade. Niterói,

Neste sábado de carnaval, segundo a meteorologia, a Zona de Convergência de Umidade vai perder força no decorrer do dia. E a previsão é de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada pela manhã/tarde e a partir da noite, chuva fraca isolada. As temperaturas estão em declínio, com a máxima prevista de 29 graus Celsius (°C) e a mínima de 21°C.

Indiferente à mudança no tempo, mais de 70 blocos de carnaval farão a festa do folião hoje em toda a cidade. No Aterro do Flamengo, na zona sul, a festa começou cedo. Às 7h centenas de foliões do bloco Amigos da Onça já estavam concentrados para o desfile. Às 8h uma multidão já aguardava o início do desfile do mais tradicional dos blocos da cidade, o Cordão da Bola Preta. Agremiação fundada em 1918, e considerado o mais antigo bloco de carnaval do Rio.

O Cordão da Bola Preta desfila sempre pelas principais ruas do centro do Rio, ao som de sua principal marchinha: Quem não chora não mama / segura meu bem a chupeta / lugar quente é na cama / ou então no Bola Preta. Este será o desfile de número 101 do Cordão, que costuma reunir cerca de 2 milhões de pessoas pelas ruas do centro da cidade. O bloco iniciará seu desfile a partir da Avenida Presidente Antônio Carlos.

O sábado de carnaval terá também o bloco Céu na Terra, que se apresenta pelas ruas de Santa Tereza, a tradicional Banda de Ipanema, que desfila pelas ruas do bairro e este ano homenageia o compositor Paulinho da Viola; o Simpatia é Quase Amor, que desfila também pelas ruas e avenidas de Ipanema, na zona sul; o Barbas, em Botafogo; e o Carrossel de Emoções, que desfila na Barra da Tijuca ao ritmo do funk.