sábado, janeiro 24, 2015

Mulher é presa em Alcaçuz com droga e chips dentro de pomada para coceira.

Uma jovem de 20 anos foi presa na manhã deste sábado (24) ao tentar entrar com maconha e quatro chips de celular na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. A droga e os chips estavam escondidos dentro da bisnaga de uma pomada dermatológica usada em casos de coceira na pele.

Diretora da penitenciária, Dinorá Simas explicou que o material apreendido seria entregue ao companheiro da suspeita. O preso, que cumpre pena por arrombamento de um residência no bairro de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, foi identificado como Jonatha Paulo França de Souza, de 22 anos.

“A moça foi presa em flagrante. Ela ficou muito nervosa durante a revista e os agentes acabaram desconfiando de que havia algo errado. Ela gora vai responder pela tentativa de entrar com o material proibido na penitenciária e o namorado dela também será autuado”, afirmou Dinorá.

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz fica na cidade de Nísia Floresta, na região Metropolitana da capital potiguar. Em média, recebe aproximadamente 200 mulheres durante os finais de semana, quando acontecem as visitas sociais. Atualmente, a unidade possui aproximadamente 900 detentos. Via g1/RN.

UFRN segue caminho de crescimento em obras de infraestrutura e ensino.

Quem circula pelo Campus Universitário já deve ter percebido o verdadeiro canteiro de obras em que se transformou a área que abriga as instalações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao todo, são mais de 100 obras executadas, ao longo dos últimos quatro anos, totalizando uma área de 270 mil m² construídos, com investimentos de R$ 148 milhões. Além disso, outros 150 projetos estão em fase de liberação.

Para Gustavo Coelho, superintendente de infraestrutura, o crescimento físico vertiginoso pelo qual vem passando o Campus Universitário é acompanhado de um crescimento diretamente proporcional no número de matrículas, alunos, servidores e da ampliação das atividades que a universidade vem desenvolvendo nos últimos anos.

Segundo dados da Pró-Reitoria de Graduação, o número de alunos matriculados regularmente na UFRN passou de 21.427 em 2010 para 24.346 em 2014, um aumento percentual de 13,6% no número de matrículas. “Boa parte desses alunos já está aproveitando algumas das melhorias que foram implementadas e esse é o maior ganho que a universidade pode oferecer à sua comunidade“, declarou.

Um dos responsáveis por gerenciar todo esse processo de expansão, Gustavo Coelho diz que esse conglomerado de obras contempla serviços e construções das mais diversas ordens. São salas de aulas, laboratórios, novos prédios e a reforma do restaurante e da residência universitária. “Cada projeto tem uma característica diferenciada, o que mostra toda a diversidade que a UFRN pode oferecer no quesito infraestrutura”, observou.

Circuito Verão promove esporte e lazer na praia de Ponta Negra.

O Serviço Social do Comércio (Sesc), a partir deste sábado (24), realiza o Circuito Verão na unidade do bairro de Ponta Negra, que possui atividades gratuitas para todas as idades e estilos. Os comerciários e a comunidade podem ter acesso às aulas de hidroginástica, frescobol, dança, futsal, vôlei e recreação para as crianças.

“Esse ano o sistema Fecomércio (sistema que o Sesc faz parte) resolveu criar um evento que prestigiasse as nossas unidades. Já aconteceu em Mossoró e Caicó.  Estamos esperando um público muito bom e atendendo o pessoal com todo carinho do mundo”, disse Oziel Seabra, coordenador geral do Sesc de Ponta Negra.

“A ideia é mostrar o que a unidade tem para oferecer, pois muitos não conhecem as atividades e os professores da instituição, além de oferecer segurança”, disse Caline Bárbara, coordenadora de esportes do Sesc.

Eulália Souza veio para o Circuito Verão para acompanhar o filho que estava interessado no evento. “Ele faz karatê no Sesc e os professores estavam indicando para visitar o evento e conhecer outras opções de exercício físico “, disse.

PM acha escopetas ostentadas por loiro em fotos nas redes sociais.

Um homem de 53 anos foi preso e uma adolescente de 16 anos apreendida na noite desta sexta-feira (23) suspeitos de posse ilegal de arma de fogo. Na residência em que moram, em São José de Mipibu, na Grande Natal, policiais militares encontraram três escopetas e um revólver.

As armas longas, de acordo com o tenente Isaac Leão, são as mesmas que aparecem em fotografias que vêm circulando nas redes sociais. Nas imagens, repassadas ao G1 pelo oficial, é possível ver uma jovem ostentando duas escopetas semelhantes às que foram encontradas. Em outra fotografia, a moça ainda empunha um revólver.

"As escopetas são as mesmas. Uma delas, dá pra ver bem, é de fabricação caseira e tem cano duplo", observou o tenente. "Encontramos as armas dentro de uma residência na comunidade de Bairro Novo. Chegamos até elas depois de uma denúncia anônima enviada para o número (84) 9468-6860, que é da Polícia Militar em São José de Mipibu", acrescentou.

"O dono da casa disse que tinha conhecimento das armas escondidas na casa dele, mas negou  saber de quem são. Insistimos, mas ele limitou-se a dizer que somente guardou as armas, mas que não sabe a quem pertencem", explicou o oficial.

Quanto à jovem que aparece nas fotos, o tenente Isaac informou que ela não estava na casa, mas é procurada pela polícia. “Ao aparecer com as armas em punho, ela cometeu os crimes de porte ilegal de arma de fogo e apologia ao crime”, ressaltou.

Ainda de acordo com Isaac, as armas encontradas são três escopetas calibre 12 e um revólver calibre 38, todas com numeração raspada. Também foram apreendidas várias munições de ambos os calibres e uma quantia de aproximadamente 1.500 reais em dinheiro. Via g1/RN.

Várias Prefeituras têm usado o Processo Seletivo ao invés de convocar concurso público.

O caso do prefeito Carlos Eduardo ter que exonerar imediatamente os servidores contratados de forma temporária e nomear os candidatos aprovados em concurso público, pode abrir precedentes em outros municípios do Estado.

Bem que o Ministério Público Estadual poderia também focar suas lupas nas Prefeituras que gostam de usar Processo Seletivo (as vezes até com possíveis irregularidades na contratação de serviço temporário para vários cargos), ao invés de convocar um concurso público. O negócio no interior é sempre beneficiar apadrinhados políticos e futuros eleitores…

Operação Pirâmide prende sete acusados pela prática de diversos crimes em Caicó/RN.

A Operação Pirâmide, deflagrada na manhã de ontem sexta-feira (23), em Caicó, prendeu uma mulher e seis homens acusados pela prática de diversos crimes, como homicídio, furtos, roubos, receptação, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. As prisões em flagrante, frutos do cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo criminal de Caicó, foram resultado de trabalho encabeçado pela Delegacia Municipal de Caicó, em parceria com a Polícia Militar.

Aproximadamente 100 policiais participaram da Operação que conseguiu prender Herbet Augusto Alves Mendes (18 anos), conhecido por Betinho;Tiago Santos Lopes de Silva (26 anos);Thalyse de Assis Miranda (18 anos); Elenilson Costa do Nascimento (18 anos); Damião Alves dos Santos (35 anos); Hélio Alves dos Santos (53 anos) e Maria José Alves dos Santos (45 anos). Os acusados foram detidos enquanto estavam em suas residências portando produtos que foram frutos de crimes. Foram apreendidos dois revólveres 38 e munições, celulares, máquinas fotográficas, relógios, jóias, R$640,00, camisas de marca, um aparelho de DVD, aparelhos de televisão, notebooks, armas brancas (faca e facão), embalagens plásticas e drogas (maconha, crack ) e um pó branco que será periciado pelo ITEP/RN. Algumas vítimas já compareceram à Delegacia Regional e conseguiram reconhecer os objetos que foram subtraídos.

Consórcio ameaça demitir 450 funcionários caso obra da barragem de Oiticica não seja retomada.

Não foi totalmente amistosa a reunião que o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França teve com os responsáveis pelas empresas que formam o Consórcio EIT/Encalso, responsável pelas obras de construção da Barragem de Oiticica. Com os serviços paralisados há mais de duas semanas, as empresas estão ameaçando demitir cerca de 450 funcionários, caso as obras não sejam retomadas.

De acordo com informações chegadas ao Blog do Marcos Dantas, as empresas alegam que o prejuízo com a paralisação da obra chega a ser de 160 mil reais por dia, e durante todo o período desta nova paralisação, já são mais de 700 mil reais de prejuízo.

Governo do Estado garante já ter recurso depositado para pagar 69 processos de indenizações.

Em conversa nos corredores da Rádio Rural de Caicó com o Blog do Marcos Dantas, o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França confirmou que já existem recursos financeiros depositados, suficientes para pagar 69 processos de indenizações às famílias atingidas pela construção da Barragem de Oiticica.

A própria Justiça deverá autorizar a liberação deste pagamento, e muitas destas famílias receberão suas indenizações na primeira semana de fevereiro. “Só não receberá quem tiver alguma diligência a ser feita na documentação de sua terra. E resolvendo todas as pendências receberá sem qualquer problema”, disse Mairton.

OMS adverte que epidemia de ebola ainda é preocupante.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou ontem sexta-feira (23) que o combate à epidemia de ebola continua extremamente difícil e a situação, muito preocupante.

Em entrevista coletiva, o diretor-geral adjunto da OMS e responsável pela resposta operacional à epidemia, Bruce Aylward, advertiu contra falsos otimismos. “Faço uma analogia: há seis meses, havia duas cobras na cama, e ninguém podia deitar-se ali. Agora, só há uma cobra, mas isso não significa que podemos apagar a luz e dormir”, disse Aylward.

Após mais de seis meses, o combate à epidemia que afeta alguns países da África Ocidental – Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa -, deu alguns resultados. Pela primeira vez desde que começou o surto, os três países registraram, durante quatro semanas seguidas, diminuição dos casos de contágio.

Nos últimos 21 dias (o período de incubação do vírus é de aproximadamente três semanas), foram registrados 463 casos, entre suspeitos e prováveis, em Serra Leoa; 109 na Guiné Conacri e 21 na Libéria, “o que constitui uma redução substancial, uma tendência muito bem-vinda”, acrescentou o diretor da OMS.

Ele ressaltou, porém, que a OMS está preocupada porque essa diminuição de casos “pode originar uma certa indolência”, que seria o pior risco. “O objetivo deve ser unicamente a redução dos casos a zero.”

Atualmente, um dos aspetos mais preocupantes é que só 50% das infeções registradas têm origem em uma lista de contatos, o que significa que existem muitos núcleos de transmissão desconhecidos.

Segundo Aylward, outro aspeto preocupante é o fato de existir uma forte transmissão nas capitais dos três países, situação que dificulta o controle do contágio, dado o grande número de pessoas, as constantes movimentações, a falta de controle social e as migrações.

Em termos globais, 21.296 pessoas foram infectadas pelo ebola desde o início do atual surto, há cerca de um ano, e, conforme os dados mais recentes da OMS, 8.429 morreram.

Anvisa suspende venda de remédio para tratar trombose venosa profunda.

Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada hoje (23) no Diário Oficial da União, suspende a distribuição, comercialização e uso do lote JB 412X do medicamento Cutenox 40 mg/ml (enoxaparina sódica), solução injetável, caixa com 10 seringas, fabricado por Instituto Biochimico Indústria Farmacêutica Ltda., com validade até maio de 2016.

De acordo com o texto, a própria empresa encaminhou comunicado de recolhimento voluntário, depois de ter recebido relatos de pacientes que tiveram reações adversas após a administração de medicamentos deste lote.

A agência determinou que o fabricante recolha o estoque existente no mercado. A resolução entra em vigor hoje.

Homem faz família refém na zona de Natal/RN.

Um jovem fez, na manhã de ontem sexta-feira (23), uma família refém em uma residência na Rua Pompéia, no bairro Potengi, na zona Norte de Natal. Segundo a Polícia Militar, o crime foi motivo pelo jovem estar inconformado com o fim do relacionamento com uma das vítimas.

As negociações com o suspeito duraram cerca de 2h. Na casa estavam a ex-mulher do criminoso, a mãe da vítima e uma criança de dois anos fruto do relacionamento entre o acusado e a ex-companheira. As vítimas foram ameaçadas com uma faca.

Após as negociações o jovem se entregou e foi encaminhado à delegacia onde ficará à disposição da justiça. As vítimas passam bem.

Cursos da UFRN têm mais de 45 mil inscritos no SiSU.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou na manhã desta sexta-feira, 23, os números de inscrições e de candidatos inscritos para as 6.878 vagas oferecidas pela Instituição em 2015, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Ao todo, 33.104 candidatos escolheram alguma das oportunidades de graduação da UFRN, em um total de 47.282 inscrições. Lembrando que um candidato poderia se candidatar a duas opções, mesmo que os cursos não fossem da mesma universidade.

Os cursos com maior número de inscritos foram Ciências e Tecnologia (integral), com 2.752 candidatos, Ciências e Tecnologia (noturno), com 2.450, Medicina (campus central), com 2.231, e Direito (campus central) com 1.283 inscritos. As duas opções para o curso de Ciências e Tecnologia eram as que mais ofereciam vagas: 330 e 230, respectivamente. O quadro com o demonstrativo de candidatos em todas as 106 opções pode ser acessado por meio do endereço: http://www.prograd.ufrn.br/, link Sisu.

Nesta quinta-feira, 22, antes do encerramento das inscrições, o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Caicó continuava como a maior nota de corte do Brasil, com 880,23 pontos. Entretanto, essa estatística consolidada só será conhecida na próxima segunda-feira, 26, quando estará disponível o resultado da chamada regular, com a classificação de cada um dos candidatos nas opções escolhidas.

Em seguida, nos dias 30 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro, ocorre o cadastramento para os selecionados na primeira chamada. As aulas do primeiro semestre de 2015 da UFRN estão previstas para iniciar no dia 2 de janeiro.

ProUni vai oferecer mais de 213 mil bolsas.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) vai ofertar 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. O número representa crescimento de 11% em comparação ao processo do primeiro semestre de 2014, quando foram ofertadas 191.625 bolsas.

As inscrições começam nesta segunda-feira (26) e podem ser feitas até o dia 29 na página do ProUni. Já estão disponíveis para consulta no site as bolsas ofertadas nesta edição. O candidato que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no ProUni.

Em 2015, as bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas. De acordo com o Blog do Planalto trata-se da maior oferta de bolsas desde que o programa foi criado. O aumento, no entanto, é menor que no ano passado, quando a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre de 2013.

Justiça Federal indefere pedido do MPF e mantém validade do Enem.

A Justiça Federal no Piauí indeferiu o pedido de anulação parcial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) feito pelo Ministério Público Federal (MPF) no Piauí. O MPF diz que ainda não recebeu o comunicado oficial da decisão, tomada ontem (22). O MPF diz que vai recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília.

A decisão foi tomada pela juíza Marina Rocha Cavalcanti, que entendeu que o vazamento do tema da redação, que ocorreu horas antes da aplicação do exame foi não foi fruto de um esquema pré-organizado para beneficiar certos candidatos, mas algo desorganizado que não comprometeu a isonomia entre os candidatos. Marina diz que foram analisados conteúdos das redações elaboradas pelos candidatos e que não houve um padrão de resposta, o que leva à conclusão de que não houve apoio externo para a produção da redação.

sexta-feira, janeiro 23, 2015

O Restaurante Canaã em João Câmara/RN conta com Disk Quentinha.

O Restaurante Canaã que está localizado quase vizinho a Secretaria de Obras da cidade de João Câmara/RN saiu na frente da concorrência e conta com o Disk Quentinha, há um anos no ramo de comida caseira com qualidade, o Restaurante Canaã implantou um novo conceito de atendimento ao cliente em João Câmara/RN, atendimento este que já é utilizado em cidades de grande porte que é o Quentinha Delivery. Delivery é uma palavra inglesa que significa entrega, comercialmente falando significa que a quentinha ou qualquer outro pedido que conste no cardápio do restaurante será entregue no local onde o pedido foi feito, ou seja no seu trabalho ou na sua casa.

O Restaurante Canaã tem um cardápio variado.

Faça seu pedido pelo Disk Quentinha 9411-8370 ou 8866-2199.

Faça seu pedido pelo WhatsApp 9212-9901. 

O que temos pra hoje: Picado de Carneiro, Galinha, Linguiça na chapa, Filé de Frango na chapa, Carne de sol, Costela Torrada. Venha conferir nosso tempero.


 

Programa Senac de Gratuidade oferece mais de mil vagas para fevereiro.

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, dá início a mais um ciclo de inscrições para as vagas do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que objetiva promover a inclusão social com a oferta de bolsas de estudos em cursos de qualificação profissional para a população de baixa renda. Os interessados devem se inscrever, no período de 23 a 28 de janeiro, exclusivamente por meio site www.rn.senac.br/psg.

Para fevereiro, serão oferecidas 1.008 bolsas de estudos para cursos nos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú. Entre as opções, há capacitações nas áreas de comércio, turismo, meio ambiente, informática, gestão e negócios e imagem pessoal. Ao todo, são 30 de cursos, entre eles: Montador e Reparador de Computador, Técnico em Cozinha, Informações Turísticas, Recepcionista, Almoxarife, Depilador e Cabeleireiro.

RN é o 4º estado que menos consome água, mas perde na distribuição.

Em matéria veiculada na Folha de São Paulo, o Rio Grande do Norte é apontado como o quarto estado que menos consome água no Brasil, ficando atrás da Bahia, Pernambuco e Alagoas. De acordo com o balanço que fez um comparativo entre os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, o potiguar por dia consome 115 litros.

O titular Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Mairton França, analisa o posicionamento do RN no ranking pela disponibilidade hídrica que o estado possui. Ele lembrou que o RN enfrenta há três anos a seca e acrescentou que oito municípios estão com colapso de abastecimento.

“A oferta tem caído e as pessoas poupam, começam a mudar seu comportamento, usando racionalmente a água”, avaliou Mairton França que reforçou que este ano as chuvas serão 45% menores, alertando os potiguares sobre o consumo do bem natural.

A pesquisa também apontou o Rio Grande do Norte como o 5º que mais perde água na distribuição. Em 2013, o índice de perda na distribuição do estado foi de 55,3%. Mairton argumentou que a perda do recurso natural acontece em todo o país.

“A falta de manutenção, a falta de educação ambiental da população sobre o uso da água e a falta de processos de reuso, que o Rio Grande do Norte não tem, aumentam esse índice. Para isso diminuir, tem que trabalhar mais nos sistemas de distribuição, de responsabilidade, no RN, da Caern”, detalhou.

Tubarão 'pré-histórico' é capturado em águas australianas.

Um raro tubarão-cobra foi capturado nas águas de Victoria (Austrália). O animal, descrito como "fóssil vivo" tem ancestrais datando de 80 milhões de anos. Ele foi achado por David Guillot, que pescava na região de Lakes Entrance.

De acordo com o site da Setfia, associação da indústria da pesca do Sudeste da Austrália, a criatura costuma viver a uma profundidade de 1.200 metros. Ela tem corpo de enguia, rabo de tubarão e 300 dentes em 25 fileiras. O nome vem do movimento que ele faz, semelhante ao de uma serpente.

"Estou no mar há 30 anos e nunca vi um tubarão como esse", disse o pescador à rádio 3AW na quarta-feira (21/1).

DELEGACIA DE HOMICÍDIOS VAI AO BIG BROTHER OUVIR PARTICIPANTE DO PROGRAMA,

luan
Revelação em frente às câmeras do BBB

A Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro vai ao Projac nos próximos dias para ouvir um dos participantes do Big Brother Brasil 15.

O carioca Luan Patrício, de 23 anos, afirmou ter matado um menor de dezesseis anos no Complexo do Alemão, enquanto servia o Exército, em 2010.  Na ocasião, Luan integrava o 8º Grupo de Artilharia que ocupou as favelas da região.

O Exército nega que tenha havido qualquer morte em confronto com esta unidade. Mas o delegado Rivaldo Barbosa quer ouvir os detalhes da história que Luan contou apenas superficialmente diante das câmeras para o país inteiro ouvir.

Cães são achados em situação deplorável e raça fica irreconhecível.


Os dois estavam em um grupo de nove animais encontrados por agentes da prefeitura de Winchester (Inglaterra) na quarta-feira (21/1), de acordo com informação divulgada por autoridades à imprensa.

Os cães não conseguiam enxergar e lutavam com dificuldade para ficar de pé por causa do acúmulo de pelos - sujos, bem sujos.

Os animais foram levados para um canil da prefeitura e tosados. Foi então que se descobriu que eles são poodles, de acordo com o "Daily Mail".
Foram necessárias três horas para tosar cada poodle.
A polícia procura agora identificar o responsável pelo abandono dos cães.

Morre o rei Abdullah, da Arábia Saudita.

O rei Abdullah, da Arábia Saudita, morreu ontem quinta-feira à noite (22), tendo sido nomeado para a sucessão o príncipe herdeiro Salman, de 79 anos, segundo declaração oficial. A morte, causada por uma pneumonia, ocorreu à 1h hora local.

O anúncio da morte do rei Abdullah bin Abdulaziz Al Saud, de 90 anos, foi feito pela televisão estatal, que citou comunicado da Casa Real.

Vários líderes mundiais destacaram o legado dos dez anos de reinado de Abdullah e suas ações para manter a estabilidade da Arábia Saudita e do Oriente Médio.

Abdullah foi o sexto rei da Arábia Saudita, tendo iniciado suas funções em agosto de 2005.

O novo monarca, Salman bin Abdulaziz Al Saud, foi ministro da Defesa e governador da província da capital e era meio-irmão do monarca falecido, tal como o novo príncipe herdeiro.

João Câmara: Multidão lota o Ginásio de Esportes na Missa de aniversário da Renovação.


O ginásio de esporte João Lucas de Araújo, em João Câmara, foi pequeno para abrigar a multidão de fiéis que compareceu ao local para participar da Missa em Ação de Graças com oração de Cura e Libertação, em comemoração aos 27 anos de fundação do Movimento de Renovação Carismática na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens.

A celebração foi presidida pelo padre Adriano Zandoná, da Comunidade Canção Nova de São Paulo, e concelebrada pelos padres: Fábio Pinheiro e Marcelo. Caravanas de fiéis católicos de municípios de Poço Branco, Taipu, São Bento do Norte, Caiçara do Norte, Parazinho, Jandaíra, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio do Vento e Alto do Rodrigues, ajudaram a lotar o ginásio de esportes. Via Assis Silva.

quinta-feira, janeiro 22, 2015

DILMA ASSISTE À CERIMÔNIA DE POSSE DE EVO MORALES, EM LA PAZ.

Dilma cumprimenta Evo Morales durante cerimônia de posse do presidente boliviano (Foto: David Mercado / Reuters)
Dilma cumprimenta Evo Morales durante posse do presidente boliviano (Foto: David Mercado / Reuters)

A presidente Dilma Rousseff assistiu nesta quinta-feira (22) à cerimônia de posse do presidente da Bolívia, Evo Morales, em La Paz, capital do país vizinho. Morales foi reeleito no ano passado para o terceiro mandato à frente do Palácio Quemado.

Para ir à cerimônia de posse de Morales, Dilma deixou de comparecer ao Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), para o qual tinha sido convidada. No lugar dela, foram os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Marcelo Néri (Assuntos Estratégicos).

Em 1º de janeiro deste ano, Evo Morales esteve em Brasília e acompanhou a solenidade de posse de Dilma, no Palácio do Planalto, onde ela recebeu, entre outros, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e os presidentes do Uruguai, José Mujica; do Chile, Michelle Bachelet; e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Pela manhã, a presidente participou da cerimônia na Assembleia Legislativa Plurinacional, em La Paz, em que Morales prestou juramento. Em seguida, em outra cerimônia no Palácio do Governo, o presidente recebeu cumprimentos de delegações internacionais.

Prédio principal do IFRN de Parelhas/RN em fase de conclusão.

O prédio principal do Campus do IFRN/Campus Parelhas já está em fase de acabamento, e ainda este ano de 2015, aproximadamente no mês de maio, estará iniciando as suas atividades, inicialmente com os cursos de mineração e informática.

No último dia 13 de janeiro, aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação de Parelhas, uma reunião de apresentação da equipe gestora do Campus que discutiu o processo seletivo para os primeiros 80 alunos e os passos para serem efetivados.

Corinthians bate o São Paulo e se classifica para a decisão da Copinha.

Maior vencedor da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com oito conquistas, o Corinthians assegurou em grande estilo, nesta quinta-feira, a vaga na sua 17ª final da competição. No estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira, o Timão fez a festa da sua torcida ao vencer o São Paulo por 3 a 0. Houve confusão entre torcidas na saída do estádio.

Na decisão, o Corinthians vai enfrentar o Botafogo-SP, domingo, às 10h45 (de Brasília), no Pacaembu. Na outra semifinal, o time de Ribeirão Preto eliminou o Palmeiras com uma vitória por 2 a 1, em Barueri.

HOMEM IMPLANTA DEDO DO PÉ APÓS PERDER POLEGAR EM ACIDENTE: “VIDA NOVA”.

Homem implanta dedo do pé na mão após perder polegar em acidente

O auxiliar de depósito Carlos Henrique Pacheco, 33 anos, passou por uma cirurgia um tanto quanto incomum. Três anos após sofrer um acidente de moto que amputou o seu polegar esquerdo, ele passou por um implante que colocou um dos dedos do pé na sua mão. A cirurgia aconteceu em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, neste última sábado (19).

Apesar de se assustar inicialmente com a ideia, Carlos acabou se animando em colocar a prótese. “Eu achei até que era brincadeira do doutor para tentar amenizar a situação, mas ele me explicou tudo direitinho. Eu pesquisei na internet e aceitei fazer”, disse o auxiliar de depósito em entrevista ao Extra. “Graças a Deus correu tudo bem. Minha autoestima já melhorou bastante”, avaliou.

Durante a cirurgia, o segundo dedo do pé direito do paciente foi retirado. “No mesmo dia da cirurgia, fizemos uma plástica no pé para que fique esteticamente aceitável. Após a recuperação, além do retorno gradativo do movimento do dedo da mão, o paciente pode continuar fazendo tudo com o pé que foi operado”, explicou o microcirurgião João Recalde, que realizou o implante.

O procedimento é delicado, e foi realizado pelo programa SOS Reimplante, que já realizou mais de 500 cirurgias deste tipo desde 2008. As chances de sucesso são grandes – cerca de 95%. A expectativa é de que Carlos recupere alguns movimentos e a sensibilidade no dedo operado em até três meses.

A perda do polegar tinha afetado tarefas rotineiras na vida de Carlos, como escovar os dentes. “No trabalho também acabei impedido de fazer várias tarefas. Estou confiante de que vou voltar a ter uma vida normal. Agora é vida nova”, comemorou. 

Sisu 2015 bate recorde com registro de 2,58 milhões de inscritos.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até 15h de hoje (22) 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram.

O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divugada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes.

Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
As inscrições terminam às 23h59 de hoje. Para quem ainda não se inscreveu, a recomendação é que não deixe para a última hora. A inscrição é feita pela internet, no portal do Sisu.

O sistema oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado 0 na redação.

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos. O resultado será divulgado dia 26. Os candidatos que não forem selecionados, poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

BRASILEIRO CONDENADO NA INDONÉSIA ESCOLHEU SER FUZILADO DE PÉ E VENDADO.

Brasileiro condenado na Indonésia escolher ser fuzilado de pé e vendado (Foto: Reprodução)
O brasileiro condenado à morte no último sábado (17) na Indonésia, Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, escolheu ser executado de pé e vendado, segundo reportagem da “Folha de S. Paulo”.

Ele tinha a opção de sentar em uma cadeira ou se ajoelhar. Em reportagem publicada nesta quinta-feira (22), o jornal revela que os outros quatro executados lado a lado dele fizeram a mesma escolha

O brasileiro morreu dez minutos após ser atingido por um único tiro de fuzil no peito. O tiro foi disparado de uma distância de menos de dez metros.

Após um médico constatar a morte do primeiro brasileiro morto por condenação na história, o corpo de Archer foi vestido com um terno preto, dado pelo governo da Indonésia, e colocado num caixão branco. O corpo foi cremado em uma folha de bananeira, ainda de acordo com a “Folha”.

Um indonésio ficou responsável por quebrar os ossos do brasileiro com um pedaço de madeira. O corpo não foi totalmente carbonizado.

As cinzas de Marco Archer foram entregues à tia dele, Maria de Lourdes Archer Pinto, que viajou até à Indonésia ao ser informada que o último pedido de clemência havia sido negado pelo presidente.

Marco foi preso em 2004, no aeroporto de Jacarta, ao tentar entrar no país com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa-delta. 

SECANDO, SECANDO…

Reservatório: secura quase total
Reservatório: secura quase total
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, entre os dias primeiro e ontem, os níveis dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por 70% de toda geração de energia elétrica, já haviam baixado 1,82% e os do Nordeste, 0,53%.

Ou seja, em plena estação chuvosa, os reservatórios estão secando.

E o sistema mantém-se no fio da navalha: ontem, pelo segundo dia consecutivo, houve outro grande pico de consumo que ocorreu às 14h48 e foram consumidos 83 839 Megawatts (MW).

O pico de consumo da segunda-feira do apagão aconteceu exatamente no mesmo horário e foram consumidos 84 724 MW. Via Veja.

Protesto de funcionários do setor aéreo prejudica voos pelo país.

greve na anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que 19% dos voos programados foram cancelamentos e 7,7% sofreram atrasos durante a paralisação de aeronautas (comissários e pilotos) e aeroviários (profissionais que atuam em solo) entre 6h e 9h da manhã desta quinta-feira (22) –período em que houve a paralisação dos profissionais.

Segundo a Folha de São Paulo, a Anac informou ainda que as empresas aéreas e os operadores aeroportuários acionaram seus planos de contingência e estão readequando suas malhas aéreas para evitar maiores transtornos aos passageiros. Foto: FolhaPress.

UERN recebe mais de 45 mil inscrições pelo SiSU, prazo de inscrição termina nesta quinta-feira.

Ofertando 60% de suas vagas pelo SiSU, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu 45.392 inscrições até às 16h de hoje (21). As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira, 22 de janeiro, às 23 horas e 59 minutos (horário oficial de Brasília-DF). A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) informa que o Campus_ Central, em Mossoró é o que apresenta o maior número de inscrições. De acordo com parcial liberada às 22h41 ontem terça-feira (20), o Campus de Mossoró havia recebido 16.332 inscrições, sendo Medicina o curso mais concorrido, com 1.637 inscrições para 36 vagas. O ponto de corte de Medicina é 770,31. Para o ano letivo de 2015, a UERN oferece 1.319 vagas nos cursos de graduação (60% do total). Em 2016, todas as vagas da UERN serão ofertadas pelo SiSU.

De acordo com o Edital do SiSU, o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro de 2015. Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu, referente à primeira edição de 2015, o estudante que tenha participado da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudante pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga.

Juro do Brasil é o 17º maior do mundo,

Recém-elevada de 11,75% para 12,25% ao ano, a taxa de juros brasileira é agora a 17ª maior do mundo.Com a alta promovida pelo Banco Central, o Brasil ultrapassou Sudão, Haiti, Mongólia, São Tomé e Príncipe e Tanzânia no ranking dos juros globais, segundo dados do site Trading Economics.

Segundo a Folha de São Paulo, o indicador serve como um termômetro de desordem econômica. Taxas elevadas significam, em geral, problemas com a inflação, o valor da moeda nacional ou a solidez das contas do governo.

Após contato por mensagem, adolescente que sumiu depois de mentir reaparece: ‘Ela só chora’.

A família da adolescente Ana Yaritza dos Santos Dias, de 13 anos, finalmente pode respirar aliviada: a garota voltou para casa, no bairro da Piedade, na Zona Norte do Rio, na tarde desta quinta-feira. A informação é da prima dela, Cristiane Dias de Souza, de 29 anos. Segundo ela, Ana parece estar bem fisicamente, mas mostra fragilidade emocional:

- Ela só chora. Muito. Estamos tentando conversar com ela, mas ainda não nos contou nada. Queremos dizer que é mais do que bem-vinda, que não há razão de ela mentir, que a amamos demais.

Ana estava desaparecida desde segunda-feira. Cristiane disse que ainda não sabe se ela passou os últimos dias com alguém ou se estava sozinha. E nem o local onde a prima ficou.

Mais cedo, Ana havia mandado uma mensagem de voz para o WhatsApp do pai. No recado, disse apenas uma frase: “Pai, estou bem”. Cristiane, que mora com a adolescente, disse ter enviado mensagens de voz em resposta, pedindo para a garota voltar para a família. Via g1.

PNEUMONIA AUMENTA RISCO DE INFARTO E DERRAME.

pulmão
Pneumonia: pessoas acima de 65 anos têm quatro vezes mais risco de desenvolver uma doença cardiovascular nos primeiros 30 dias depois da infecção (Thinkstock/VEJA)

Pacientes que foram hospitalizados por pneumonia têm maior risco de sofrer um ataque cardíaco ou um derrame nas semanas ou meses seguintes à internação. A revelação é de um estudo publicado nesta terça-feira no periódico Jama.

Os pesquisadores avaliaram dados de 3.813 pessoas, divididas em dois grupos: um de 45 a 64 anos e outro com mais de 65 anos. Ao comparar ao longo de dez anos 1.271 pacientes com pneumonia com 2.542 pacientes do grupo de controle (separados pelas idades), os especialistas descobriram que os primeiros tinham um risco maior de sofrer problemas cardíacos.

No grupo de 65 anos ou mais, o paciente com pneumonia apresentava quatro vezes mais probabilidade de desenvolver uma doença cardiovascular nos primeiros 30 dias depois da infecção. Já no grupo mais jovem, o risco de doença cardiovascular foi 2,4 vezes maior nos primeiros 90 dias depois da hospitalização.

Essa elevação significa, por exemplo, que a probabilidade de uma mulher de 72 anos com dois fatores de risco para doenças cardiovasculares (como hipertensão e tabagismo) sofrer um infarto ou um derrame aumenta de 31% para 90% caso ela seja internada por pneumonia.

“Devemos fazer todo o possível para prevenir casos de pneumonia por meio de vacinação e medidas como lavar as mãos, sobretudo entre idosos com outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, como diabetes, tabagismo e colesterol alto”, afirma o infectologista Vicente Corrales-Medina, professor assistente da Universidade de Ottawa, no Canadá, e principal autor do estudo.

Corrales-Medina acrescenta que, uma vez que a pneumonia ocorra, os médicos devem ficar atentos ao fato de que esses pacientes têm mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares. “Os cuidados podem incluir exames e estratégias de prevenção para enfermidades do coração.” Via Veja.

Prefeitura de Natal/RN divulga reajuste salarial dos professores da rede municipal de ensino.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), publicou a portaria 003/2015, na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial do Município (DOM), na qual determina a atualização dos salários dos professores da rede municipal de ensino. O reajuste salarial, agora, deve ser atualizado anualmente, sempre no mês de janeiro, utilizando-se o percentual definido nacionalmente, conforme a lei federal n.º 11.738/2008.

A medida vale tanto para os professores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) quanto aqueles que ensinam os alunos das escolas de Ensino Fundamental.

A portaria aponta que os professores vão ter o reajuste salarial de acordo com o piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). No ano de 2015, o reajuste salarial foi de 13,01%. Os valores dos novos salários varia dos níveis e classes do magistério, além da carga horária de trabalho.

Os novos salários começam a entrar em vigor com a publicação da portaria.

Prefeitos não gostaram que Assembleia aprovou a diminuição dos recursos no empréstimo.

A ausência do Fundo dos Municípios no plano de aplicação dos R$ 850 milhões causou reação negativa dos prefeitos. Com a negativa da Assembleia Legislativa para a destinação de R$ 200 milhões para o Fundo dos Municípios, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) divulgou uma nota onde tentou “suavizar” a derrota municipalista.

Na nota, assinada pelo presidente, Francisco José Júnior destacou que dos recursos do empréstimo R$ 96 milhões serão para obras nas cidades. Uma diminuição de mais de R$ 100 milhões. O Governo Robinson que mudou o plano de aplicação do empréstimo e enviou a mudança para apreciação dos deputados estaduais.

BEBÊ NASCE COM 6KG EM SÃO PAULO E SURPREENDE PAIS E MÉDICOS.

A nutricionista Eliana Lourenço de Oliveira, de 40 anos, deuà luz pequena Isadora na manhã desta terça-feira (20). O nascimento da menina mexeu com a rotina de um hospital, em Salto (SP), esurpreendeu aos pais, médicos e funcionários, pois Isadora nasceu de cesariana, com 6,280 kg e 55 cmTexto e entrevista: Fabiana Grillo e Vanessa Sulina, do R7
A nutricionista Eliana Lourenço de Oliveira, de 40 anos, deu à luz pequena Isadora na manhã de ontem terça-feira (20). O nascimento da menina mexeu com a rotina de um hospital, em Salto (SP), e surpreendeu aos pais, médicos e funcionários, pois Isadora nasceu de cesariana, com 6,280 kg e 55 cm.

Artesanato com identidade regional na Fiart que começa nesta sexta-feira.

Fiart 2014
Trabalhos manuais que retratam com arte a iconografia e as riquezas imateriais do Rio Grande do Norte, através do artesanato. Isso é o que poderá ser conferido na loja Brasil Original, que o Sebrae no Rio Grande do Norte está estruturando para a 20ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart).

Compõem o espaço três associações de grupos produtores (Ceará-Mirim, Lajes Pintadas e Seridó) e artesãos formalizados como Microempreendedor Individual (MEI).O evento começa na próxima sexta-feira (23), a partir das 16h, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal. Foto: Canindé Soares.

IPVA 2015 tem redução de 3,7% no Rio Grande do Norte.

O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) teve uma redução média de 3,7% neste ano em relação a 2014 no Rio Grande do Norte. As alíquotas do imposto variam de 1% a 2,5%, conforme o tipo de veículo. (Veja quanto vai custar o IPVA de seu veículo).

A informação é do subdiretor de Controle de IPVA da Secretaria Estadual de Tributação, Ben-Hur Soares, que calcula uma arrecadação de R$ 270,5 milhões. "Esta previsão representa um aumento de 9,66% em relação ao ano de 2014", afirma Soares.

A frota do Rio Grande do Norte atualmente é de 1.045.058 veículos, segundo dados atualizados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Descontos O IPVA poderá ser pago em até três parcelas. O imposto somente será parcelado se o valor total do débito for maior ou igual a R$ 100. As datas de vencimento das parcelas variam de acordo com a terminação da placa do veículo. Quem pagar à vista terá 5% de desconto no valor do imposto. As regras foram definidas em portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em dezembro.

O Detran informou que os proprietários recadastrados e sem débitos receberão pelos Correios um carnê contendo guias para pagamento do IPVA, taxa do Detran e seguro obrigatório. Depois de comprovados os pagamentos na rede bancária, o documento do veículo será enviado para o endereço do proprietário.

Os proprietários não recadastrados e com débitos devem se dirigir ao Detran ou Centrais do Cidadão para efetuar o recadastramento e receber as guias para pagar o licenciamento de 2015. O documento do veículo será recebido pelos Correios depois da quitação de todos os débitos.

Editora publica Cordel da Professora Rosângela Maria.

A poesia popular, enquanto literatura oral já existe há mais de 3.500 anos. No Brasil o cordel chegou, trazido de Portugal, onde era vendido como "folhas soltas", mas foi com um poeta nascido em Pombal, que ele ganhou celebridade. Foi Leandro Gomes de Barros quem primeiro passou a editar e comercializar, no final do século XIX, o folheto na forma tal como temos atualmente, por isso ele é considerado o patriarca dessa expressão popular e a Paraíba é tida como o berço da literatura de cordel. 

Ele já foi, no interior do Nordeste, o jornal, a música, o lazer de um povo que se reunia nos salões ou terreiros das casas para fantasiar histórias lidas por aqueles que dominavam os códigos da leitura e servia também para alfabetizar tantos outros que as vezes sabia de cor folhetos famosos. O hábito de ler cotidianamente o cordel fez surgir no Nordeste poetas de expressão como Patativa do Assaré e revelar ao mundo uma música inigualável de Luiz Gonzaga, valores que sintetizam a grandiosidade da nossa arte popular.

A professora Rosângela Maria foi presenteada em pleno natal com a publicação de um pequeno cordel. A Editora Cordel que tem sua sede em Mossoró/RN, através do senhor Kydelmir Dantas, encontrou meu texto no site do Jornal Mundo Jovem, solicitou autorização para publicação e eu concordei. O texto fala de três dos muitos saberes que Paulo Freire discorreu eu seu livro "Pedagogia da Autonomia". Se alguém tiver interesse em ler o cordel, pode fazer a leitura no endereço (http://www.mundojovem.com.br/poesias-poemas/cordel). Escreveu a professora em sua pagina pessoal de uma rede social.

10 ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVE INCLUIR EM SEU CARDÁPIO.

A nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center elaborou  uma lista com dez alimentos que devem estar presentes no dia-a-dia de quem procura uma alimentação saudável. Segundo ela,  devemos aproveitar o início de um novo ano para “reavaliar os hábitos alimentares e a prática de atividade esportiva, corrigindo costumes inadequados em busca de uma melhor qualidade de vida”.

“Estas medidas atuarão não só no ponto de vista estético, mas, principalmente, na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, dislipidemias, osteoporose, doenças cardiovasculares, entre outras” esclarece Cintia.

Abaixo, a especialista destaca os alimentos nutritivos que não devem ficar de fora da mesa em 2015.

1. Abacate: Apesar de ser uma fruta calórica, o abacate é uma ótima fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo, magnésio, entre outros nutrientes, que atuam na saúde como anti-inflamatório natural, combatendo infecções ajudando no controle dos níveis de LDL e HDL colesterol. A fruta funciona ainda como protetora do coração, evitando doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.

2. Castanha do Pará: É rica em selênio, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, gordura mono e poliinsaturadas e combate o envelhecimento celular. Ela também desintoxica o organismo, melhora memória e a imunidade e controla os níveis de colesterol.

3. Azeite de oliva virgem ou extravirgem: É rico em polifenóis e antioxidantes capazes de combater radicais livres. Possui efeito protetor de diversas doenças degenerativas e auxilia no controle do colesterol.

4. Frutas de cor avermelhada: São fontes de substâncias anti-inflamatórias – como vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, selênio, entre outras –, que atuam reduzindo os riscos de doenças cardíacas e o envelhecimento celular. Contêm antioxidantes, que melhoram as funções cerebrais.

5. Vegetais verde-escuros: Contêm alto teor de Vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras; combatem os radicais livres; melhoram o funcionamento intestinal e o perfil de colesterol; e ajudam na prevenção da anemia, da osteoporose e de doenças cardiovasculares.

6. Grãos integrais: São fonte de vitaminas e minerais, além das fibras e do ômega 3, que atua no controle do colesterol e da glicose sanguínea. Melhoram a função intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

7. Aveia: É Rica em proteínas, Omega 3, potássio e fibras solúveis. Atua “limpando” as artérias, controlando os níveis de colesterol e evitando doenças do coração. Melhora o funcionamento intestinal e ainda aumenta a sensação de saciedade.

8. Linhaça: É rica em ômega 3 e ômega 6, fibras, gorduras mono e poliinsaturadas, magnésio, fósforo e potássio. Ela protege o coração, melhora função intestinal, controla a liberação de glicose na corrente sanguínea e aumenta a sensação de saciedade.

9. Batata doce: De baixo índice glicêmico, oferece carboidrato de melhor qualidade, sem elevar muito a quantidade de açúcar no sangue, é fonte de fibras, que controlam a sensação de saciedade, e de vitaminas A e C, que melhoram o sistema imunológico.

10. Água de coco: Ainda não conseguiu se criar melhor suprimento de eletrólitos que este. Ela é rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, entre outros nutrientes. Protege contra cãibras e melhora o desempenho físico durante treinos, repondo nutrientes perdidos na transpiração.