sábado, abril 12, 2014

Análises apontam que papiro que menciona esposa de Jesus não é falso.


Um pedaço de papiro antigo que menciona certa "esposa" de Jesus não é uma falsificação, afirmam cientistas da Universidade Columbia, da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que realizaram uma análise do documento, divulgada nesta quinta-feira no periódico Harvard Theological Review. Acredita-se que o fragmento seja proveniente do Egito. Ele contém escritos na língua copta, entre os quais o seguinte trecho: "Jesus disse-lhes: 'Minha esposa...'". Outra parte diz: "Ela poderá ser minha discípula". Pelo fato de a tradição cristã afirmar que Jesus não era casado, o documento suscitou debates sobre o celibato e o papel das mulheres na Igreja. O jornal do Vaticano declarou que o papiro era falso, juntamente com outros estudiosos, que duvidaram de sua autenticidade baseados em sua gramática pobre, no texto borrado e na origem incerta. Mas uma nova análise científica do papiro e da tinta, bem como da escrita e da gramática, mostrou que o documento é de fato antigo. "Nenhuma evidência de fabricação moderna foi encontrada", declarou a Harvard Divinity School em um comunicado. Os resultados mostraram que o papiro data de algum momento entre os séculos VI e IX "A equipe concluiu que a composição química e os padrões de oxidação são consistentes com papiros antigos, ao comparar o fragmento do Evangelho da Esposa de Jesus (Gospel of Jesus' Wife, em inglês) com um fragmento do Evangelho de João", escrevem os pesquisadores no estudo.


Origem desconhecida:  A origem do papiro é desconhecida. Karen King, historiadora da Harvard Divinity School, conta que o recebeu de um colecionador, que pediu anonimato, em 2012. A pesquisadora ressalta que o fato de a ciência mostrar que o papiro é antigo não prova que Jesus era casado. "A questão principal do fragmento é afirmar que as mulheres que são mães e esposas podem ser discípulas de Jesus, um tema que foi muito debatido no início do cristianismo, num momento em que a virgindade celibatária era cada vez mais valorizada", explicou Karen em comunicado. Leo Depuydt, professor de Egiptologia da Universidade Brown, escreveu um artigo, também publicado no Harvard Theological Review, descrevendo por que acredita que o documento é falso. "O fragmento do papiro parece perfeito para um esquete do Monty Python", declarou, citando o famoso grupo de comediantes britânicos. Ele apontou erros gramaticais e a impressão de que as palavras "minha esposa" foram enfatizadas em negrito, recurso inexistente em outros textos coptas antigos. "Como um estudioso de copta convencido de que o fragmento é uma criação moderna, sou incapaz de fugir à impressão de que existe algo quase engraçado no uso das letras em negrito", escreveu. King publicou uma refutação às críticas de Depuydt, dizendo que o fato de a tinta estar borrada era comum e que as letras abaixo de "minha esposa" estão ainda mais escuras.

Adolescente mata marido de 35 anos com veneno de rato.

Wasila Umaru, adolescente de 14 anos forçada a casar na Nigéria, matou seu marido e três de seus amigos com uma refeição envenenada, disse a polícia nesta quinta-feira. Wasila se casou na semana passada com Umaru Sani, 35, de acordo com o superintendente-assistente Musa Magaji Majia.
 
Durante o fim de semana, o marido convidou dezenas de amigos para uma celebração na vila de Ungwar Yansoro, a cerca de 100 km de Kano, no norte do país. A adolescente disse à polícia que ela comprou veneno de rato em um mercado e o usou para preparar um prato com arroz.
 
"A suspeita confessou cometer o crime e disse que o fez porque foi forçada a casar com um homem que não amava", disse Majia à Associated Press. O marido e um amigo morreram no mesmo dia, enquanto outras duas vítimas morreram posteriormente no hospital.
 
Umaru está cooperando com a polícia e provavelmente será acusada de homicídio culposo, de acordo com Majia.
 
O casamento infantil é comum na Nigéria especialmente no norte majoritariamente muçulmano e pobre, onde os números crescem em épocas de seca porque o dote de uma noiva é pago, significando uma boca a menos para alimentar. Nas áreas rurais, 50% das nigerianas casam antes dos 18 anos, de acordo com a agência da ONU para crianças. Isso representa um grande número de noivas crianças em um país de cerca de 170 milhões de habitantes, dos quais metade têm menos de 18 anos.

De salto alto, policial saca arma e surpreende supostos criminosos no Rio.

A subcomandante Fabiana Silva - Bruno Gonzalez/O Globo
A subcomandante Fabiana Silva (Bruno Gonzalez/O Globo)

Em meio ao som de tiros e bombas, em um trecho em que um ônibus pegava fogo, a figura de uma mulher armada, de calça branca e salto alto vermelho, surpreendeu quem passava pela Avenida Leopoldo Bulhões.

Era a major Fabiana Silva, subcomandante do 22.º Batalhão (Maré), que estava a caminho do trabalho, quando viu um grupo de homens, alguns com pedras nas mãos, logo após a desocupação da Favela da Telerj, erguida em um terreno da Oi, no Engenho Novo. Fabiana desceu do carro e, empunhando uma pistola, impediu a suposta ação.

Em nota, a assessoria da PM informou que a major, que tem 16 anos de corporação, desconfiou que o grupo tentaria atear fogo a outro ônibus. Os homens fugiram em direção à comunidade do Arará, em Manguinhos.

A cena foi registrada pelo jornal Extra, que passava no local. Depois de conter o grupo, Fabiana orientou policiais militares sobre a posição que eles deveriam tomar. (Estadão)

RN Sustentável será lançado na região do Seridó na próxima segunda-feira (14).

Depois de chegar a 8 dos 10 territórios que abrangem os 167 municípios do Rio Grande do Norte, agora é a vez do Seridó receber o lançamento dos editais do Projeto RN Sustentável, coordenado pela Secretaria de Planejamento do Estado. O evento será realizado na próxima segunda-feira (14), a partir das 9h30, no Centro Cultural Adjuto Dias, em Caicó.

O território contempla as cidades de Caicó, Currais Novos, Acari, Santana do Matos, Bodó, Cerro Corá, Lagoa Nova, Tenente Laurentino, São Vicente, Carnaúba dos Dantas, Parelhas, Equador, Santana do Seridó, Ouro branco, Jardim do Seridó, São José do Seridó, Cruzeta, Florânia, Jucurutu, São Fernando, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Serra Negra do Norte, São José do Sabugi e Ipuera; e receberá R$ 29 milhões em recursos para a melhoria dos serviços nas áreas de saúde, segurança, educação e turismo.

Estão previstos o aparelhamento, ampliação e reforma de três hospitais; melhorias em quatro maternidades; esgotamento sanitário de Cerro Corá e reforma e ampliação de 12 escolas, além de equipamentos de tecnologia de informação para todas as delegacias.

Eduardo Campos gasta 17 milhões de reais com viagens aéreas nos últimos seis anos.

eduardo campos
Nas alturas

O governo de Pernambuco gastou com viagens de helicóptero e aviões executivos, entre 2008 e 2014, 17 milhões de reais. Mais de 90% saíram da Secretaria Especial Militar, diretamente ligada ao gabinete de Eduardo Campos, como mostra o Portal da Transparência do Estado.

As aeronaves também podem servir a outras autoridades, mas não há dúvida de que o agora candidato Campos viajou um bocado quando governador.

Confira a discussão de Nelter Queiroz e Rosalba Ciarlini no SOS dos Municípios.

O vídeo é do Blog de Daltro Emerenciano.

Preço dos alimentos aumenta 9% ao ano no Brasil.

charge_dilma_juros_mercado
Embora o governo esteja tratando a disparada dos preços dos alimentos deste início de ano como pontual, esse fenômeno já dura cinco anos.Seguidos problemas climáticos, no país e no exterior, vêm fazendo os alimentos subirem em média 9% ao ano no Brasil, desde 2010.

Entre 2010 e este ano, os alimentos subiram bem mais do que a inflação. Só nos últimos dois anos, esses itens subiram 23% contra uma inflação acumulada de 14%.O aumento do consumo, tanto no Brasil quanto em outros países, como a China, ajuda a explicar por que esses produtos não ficam mais baratos, mesmo com o crescimento econômico mais fraco.

PRF prende duas mulheres com 99 kg de maconha em São José do Mipibu.

Duas mulheres foram presas, na noite desta sexta-feira (11), em São José de Mipibu. Elas foram flagradas carregando 99 quilos de maconha, durante uma abordagem no posto policial da Polícia Rodoviária Federal.

Logo que pararam o táxi, os policiais observaram que as suspeitas ficaram nervosas e, por isso, pediram para olhar as bagagens delas. Dentro de três malas, estavam os tabletes de maconha. Diante do flagrante, as duas receberam voz de prisão.

As mulheres foram conduzidas ara a Delegacia de Plantão da Zona Sul, em Natal, onde foram autuadas. Elas declararam que estavam indo de Natal para Recife e para fazer o transporte da droga teriam recebido R$ 1.500 cada uma.

Robinson junta deputados do PSD em encontro com PT de Fátima Bezerra em Ceará-Mirim.

SAM_3620
Em 2012, o PSD teve candidato próprio em Ceará-Mirim, na Grande Natal, hoje o quinto maior colégio eleitoral do Estado. O ex-candidato Júlio César teve 23% e vai apoiar a chapa Robinson (Governo) e Fátima Bezerra (Senado).

Pré-candidato ao Governo, Robinson Faria levou para o evento os deputados estaduais do PSD: Gesane Marinho e José Dias, que reclamam do PT de Fátima Bezerra e Fernando Mineiro. O PT não quer aliança para Assembleia Legislativa. Mas, Robinson vem articulando essa aliança e tudo caminha para o PT ter que aceitar… Caso contrário, inviabiliza a aliança e enterra o projeto de Fátima de ser senadora

Avião cai, pega fogo ao bater em rede elétrica e passageiros sobrevivem.

Um avião de pequeno porte caiu na tarde deste sábado (12) na zona rural de Edéia, a 125 quilômetros de Goiânia.

Agentes do Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar passaram pelo local momentos depois da queda. Segundo os policiais, apenas piloto e um passageiro estavam na aeronave, que fazia um voo panorâmico na região, quando bateu na rede elétrica de uma fazenda a dez quilômetros da cidade.

Ainda de acordo com a polícia, piloto e passageiro conseguiram sair da aeronave apenas com ferimentos leves. Eles não chegaram a ser levados a algum hospital da região. Após a saída dos dois, a aeronave começou a pegar fogo. As chamas consumiram todo o avião, que ficou completamente destruído.

Prefeitos de Minas Gerais visitarão Parelhas nesta segunda-feira.

O município de Parelhas receberá nesta segunda-feira (14), uma comitiva de 13 prefeitos do Estado de Minas Gerais acompanhados por consultores do SEBRAE/RN. O objetivo da visita é conhecer os projetos e boas práticas de municípios premiados com o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e os que se destacaram no Estado no apoio ao Micro e Pequenos Negócios.

Os prefeitos permanecerão no Estado durante três dias visitando os municípios de Parelhas, Currais Novos, Passa e Fica, São Gonçalo do Amarante e Natal, em reuniões nas prefeituras e conhecendo em loco os trabalhos desenvolvidos junto aos Empreendedores Individuais.

Em Parelhas, a comitiva mineira será recepcionada na Câmara Municipal a partir das 10h30 e os prefeitos visitarão a Sala do Empreendedor, alem dos trabalhos desenvolvidos junto aos Micro e Pequenos Empresários.

sexta-feira, abril 11, 2014

Adriano deixa o Atlético-PR e ainda vai decidir sobre o futuro.

Após reunião nesta sexta-feira entre a direção do Atlético-PR e o atacante Adriano e seu empresário, ficou acordado que o Imperador vai encerrar seu ciclo no clube paranaense antes do previsto.

Com o fim da participação da equipe na Taça Libertadores, o jogador vai interromper sua recuperação e não completará o combinado, que era defender o clube até o fim de 2014.
No fim da noite, o clube confirmou em nota a informação.

"O atacante Adriano Leite Ribeiro não faz mais parte do quadro de funcionários do Clube Atlético Paranaense. A decisão foi tomada em comum acordo entre atleta e clube em reunião já previamente agendada que aconteceria ao final da participação do CAP na Copa Bridgestone Libertadores. O Atlético Paranaense deseja sorte ao jogador Adriano em seus próximos projetos", diz o comunicado.

A situação ficou insustentável depois que Adriano não compareceu à reapresentação do clube, nesta quinta-feira, e também faltou ao treino desta sexta-feira. Uma recaída que o levou ao show da cantora Anitta.

O jogador, porém, apesar de agradecido pela acolhida e pela estrutura médica, não estava concordando com os métodos do técnico Miguel Angel Portugal em campo, assim como dos dirigentes do futebol.

Nos próximos dias, o atacante vai definir com seu empresário se procura um clube para disputar o Campeonato Brasileiro. A aposentadoria não está descartada.
Pelo Facebook, Adriano agradeceu ao Atlético-PR:

- Gente, estou postando aqui minha gratidão pelo Clube Atlético-PR. O objetivo da minha ida ao clube foi cumprido e hoje estou de volta aos campos. Minha passagem pelo time foi muito gratificante. Agora vamos dar sequência no que mais gosto de fazer, jogar bola!! Fiquem com Deus!

Acesso fácil à pornografia mudou a vida sexual do jovem? Leia e Comente.

A internet transformou a relação que os jovens têm com o sexo. Com apenas alguns cliques, é possível acessar um mundo de pornografia e saciar até curiosidades que nem existiam. A enorme disponibilidade de conteúdos faz com que essa seja a geração a ver mais pornô de todos os tempos. O problema é que o sexo da tela do computador costuma ser bem diferente do da vida real. 

"O acesso fácil à pornografia pode levar os adolescentes a descobrirem a sexualidade por um lado incompleto, equivocado, com visões preconceituosas e ideias de um sexo fácil, sem angústias e ansiedades", diz Paulo Rennes Marçal Ribeiro, coordenador do mestrado em Educação Sexual e do Nusex (Núcleo de Estudos da Sexualidade) da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Os jovens têm contato com vídeos e imagens pornográficas cada vez mais cedo. Segundo uma pesquisa da organização beneficente britânica ChildLine, com 800 crianças e adolescentes, um terço dos entrevistados entre 11 e 13 anos de idade já havia visto pornografia online. Entre os garotos de 13 e 17 anos, 56% disseram que assistem regularmente, de duas a três vezes por semana ou mais.

"A idade em que os jovens veem pornografia tem diminuído porque praticamente todos têm acesso a telefone celular com internet", afirma Sônia Eustáquia, educadora sexual e especialista em Sexualidade Humana. A sexóloga já tratou de um paciente com apenas sete anos de idade, que desenvolveu ansiedade depois de assistir a conteúdo adulto no tablet do irmão de 10 anos.

A sexóloga diz que trata com frequência de jovens com dificuldade de ter uma relação natural com as namoradas. "Na hora do sexo, o rapaz não tem ereção, como se alguma coisa bloqueasse", conta.

Para André Milanezi, a fonte do problema não está na pornografia, mas na ansiedade. "Qualquer coisa que gere ansiedade desencadeia o aumento de adrenalina, que provoca a falta de potência sexual", diz.  Uol.

Quer um Funk de qualidade com uma das principais figuras do FunkRN para o seu evento? Então contrate já o MC Robertinho!


Contato: (84) 9481-7134 / 8727-1682
Facebook: MCROBERTINHOOFICIAL
Twitter: @mc_robertinho31
 
Confira aqui seu mais novo trabalho, Bandido das Bandidas.
 

'O 190 não atendeu? Ligue pra mim', diz secretário de Segurança do RN.

Para o secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, a falta de combustível nos carros da Polícia Militar, ou mesmo o número reduzido de veículos e efetivo para o patrulhamento nas ruas, não é mais um problema para a população. "Se alguém ligar para o 190 e receber como resposta que não tem viatura, não tem combustível, ligue para o meu telefone, o 3232-1084, e diga o dia e a hora que isso aconteceu. Porque minha orientação é: isto não pode acontecer", declarou Eliéser Girão Monteiro

A denúncias sobre a falta de estrutura na Polícia Militar. Carros quebrados, pouco combustível e carência de efetivo são apontados como os principais problemas da segurança pública no estado. O tenente Andrey da Silva, oficial da PM, admite que muitos assaltos são cometidos porque não há patrulhamento suficiente nas ruas para coibir a ação dos criminosos. Existe ainda, segundo a reportagem, um suposto esquema envolvendo a troca do conserto de veículos por folgas.

Fátima comemora publicação no DOU do patrocínio da Caixa para ABC e América.

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) comemorou a publicação na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial da União (DOU) do contrato de Patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) com os clubes potiguares: ABC e América.

“Com essa publicação marcamos um gol de placa”, comentou a deputada que desde 2013 vem fazendo gestões junto a Caixa e aos times potiguares na luta pela efetivação do convênio.

Após 24 dias parados, servidores da Saúde suspendem greve no RN.

Após 24 dias, os servidores da Saúde pública do Rio Grande do Norte decidiram suspender a greve nos hospitais e unidades de atendimento a pacientes no estado. A decisão foi tomada em assembleia realizada no final da tarde desta sexta-feira (11) em Natal, e confirmada pela assessoria do Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde-RN). Os servidores retornam ao trabalho na manhã deste sábado (12) na troca do plantão.

Segundo nota enviada à imprensa, a decisão de retornar aos trabalhos se deu “após a sanção da governadora à lei que revisa o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), assinada na manhã de hoje, e o compromisso do governo sobre outros pontos da pauta deste ano”.

Ainda segundo o sindicato, a categoria promete novas mobilizações durante a Copa do Mundo contra os gastos nos jogos e por melhorias na saúde pública.

“No ano passado, nós saímos da greve com um acordo, mas o governo descumpriu. Desta vez, a categoria decidiu só sair de greve com a lei assinada pela governadora”, afirmou Manoel Egídio Júnior, vice  coordenador geral do Sindsaúde. Ainda de acordo com o sindicalista, a lei aprovada na Assembleia Legislativa no último dia 3 “garante o principal compromisso assumido na greve de 2013, que é a tabela correta, com a diferença de 3% entre os níveis, a ser implantada em abril (nível elementar), maio (nível médio) e junho (nível superior), com extensão aos aposentados”.

Além da revisão dos salários, o sindicato diz que os servidores conseguiram o compromisso do governo em implantar a mudança de nível, atrasada desde 2012, e a revisão da portaria que regulamenta os plantões, permitindo um aumento na quantidade de trocas entre os funcionários e a redução dos descontos em caso de falta.

“Há um aumento da quantidade de faltas e adoecimento da categoria, provocados pela sobrecarga de trabalho e pelo déficit de 2.950 servidores nos hospitais. O TCE já permitiu a convocação de novos servidores nas vagas dos que se exoneraram. Esperamos que o governo convoque imediatamente os concursados para os hospitais, para que a categoria pare de adoecer”, afirma Egídio. Via g1.

Conab abre 396 vagas de nível médio e superior; salários até R$ 5 mil.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) abriu novo concurso com 396 vagas de médio nível superior. De acordo com o extrato do edital de abertura, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11/4), a banca organizadora é o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). O salário varia de R$ 2.172,63 a R$ 5.112,07.

Há chances para graduados em administração (76), contabilidade (38), direito (16), economia (22), engenharia agrícola (10), engenharia agronômica ou agronomia (52), engenharia civil (1), engenharia elétrica (1), engenharia mecânica (1), gestão do agronegócio (2), auditoria (CR), comunicação social (CR).

Para nível médio há o cargo de assistente de nível médio (62), técnico agrícola (86), assistente de contabilidade e tecnologia da informação.

Interessados podem se inscrever pelo site www.iades.com.br, entre os dias 15 de abril e 28 de maio. A taxa vai de R$ 42 a R$ 46. As provas serão nos dias 8 de junho para candidatos de nível médio, e dia 20 de julho para inscritos de nível superior, em todas as capitais brasileiras.

Os locais de lotação dos aprovados não foram divulgados no edital.

Brasil solicitou informações de 1.651 usuários do Face.

Relatório divulgado pelo Facebook nesta sexta-feira (11) revela que autoridades brasileiras solicitaram à rede social informações de 1.651 usuários (ou contas) do serviço no segundo semestre de 2013. 
 
É um acréscimo de 92% se comparado aos seis primeiros meses do ano passado. Dessa forma, o país fica em sétimo lugar na lista de nações com o maior volume de requisições de autores. 
 
O número faz parte da segunda edição do Relatório Global de Requisições de Autoridades da empresa de Mark Zuckerberg. Entre julho e dezembro de 2013, o Brasil fez 1.165 solicitações de dados envolvendo, no total, 1.651 usuários do site – entre janeiro e junho do mesmo ano, foram 795 pedidos de 857 cadastrados. Em 33% dos casos, o Facebook forneceu as informações solicitadas às autoridades brasileiras. 
 
De acordo com o Facebook, os dados requisitados são nomes dos cadastrados no site, endereço de e-mail, endereços IP (protocolo de internet) do início e fim do acesso à rede. Em primeiro lugar da lista aparecem os Estados Unidos, onde 12.598 informações de 18.715 usuários foram alvos de investigações criminais. 
 
A segunda posição ficou com a Índia, seguida da Grã-Bretanha. Criado em 2013, o relatório reúne informações de solicitações realizadas por governos, Ministério Público e diversas instâncias de polícia, como Civil e Federal. Segundo apurou a reportagem de VEJA, os números incluem casos como roubos, desaparecimentos, sequestros e pedofilia. (Veja)

RN é primeiro lugar em geração de energia eólica no Brasil.

O Rio Grande do Norte é hoje o estado brasileiro com maior capacidade instalada de energia gerada por parques eólicos. Os bons números são da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que destaca o RN com 736,7 MW de capacidade instalada nos 29 parques em operação.

Em primeiro lugar no ranking da Agência, o Rio Grande do Norte superou o Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul, e atualmente tem 52 parques eólicos em construção que aumentará em 1447,6 MW a capacidade instalada. Até 2018 deverão ser construídos outros 49 parques, representando mais 1349,7 MW de energia gerada em solo potiguar.

Para garantir a competitividade do estado, o Governo – via Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) - tem atuado junto ao Ministério de Minas e Energia para permitir ao RN uma melhor infraestrutura em linhas de transmissão. Um leilão de transmissão será realizado pela ANEEL no dia 09 de maio e contemplará o RN com quatro novas linhas, que somadas as já existentes, assegurarão o escoamento de projetos de geração a médio e longo prazo.

Com investimentos privados da ordem de R$ 14 bilhões no setor eólico, a estimativa do Governo do Estado é que o segmento se mantenha em crescimento nos investimentos privados, emprego e renda.

TJ bloqueia dinheiro da Secretaria de Saúde do RN para custear insulina.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o bloqueio de R$ 1.234,44 da conta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) para custear a compra de seis refis de Insulina Lantus e outros seis de Insulina Humalog, além de agulhas para caneta de aplicação.Os medicamentos correspondem ao período de 90 dias de tratamento para um paciente com diabetes. A sentença fui divulgada nesta sexta-feira (11) pelo próprio TJ, assinada pelo juiz João Afonso Morais Pordeus, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal.

Ainda de acordo com o tribunal, o bloqueio foi decidido após o Município, responsável pela distribuição da medicação, ter sido oficiado para informar a disponibilidade dos medicamentos requiridos e não ter respondido ao chamamento

Arquidiocese de Natal divulga programação para a Semana Santa.

A Arquidiocese de Natal divulgou nesta sexta-feira (11) a programação oficial para a Semana Santa. Na Catedral Metropolitana da capital, no Centro da cidade, as celebrações já começam neste domingo (13) com a missa de Ramos às 7h e às 11h. À noite, às 18h30, acontecerá a procissão de Ramos, saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) para a Catedral Metropolitana, culminando com a missa presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

De acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Natal, na quinta-feira, dia 17, às 8h, o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha vai presidir a missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos. A celebração deve ter a participação de todo o clero da Arquidiocese. Às 19h, será celebrada a missa do Lava-pés.

Na sexta-feira, dia 18, às 15h, haverá celebração da Paixão e Morte de Cristo, seguida de procissão com a imagem do Senhor Morto, que percorrerá as ruas adjacentes à Catedral. No sábado, dia 19, a Catedral só abrirá às 20h para a vigília pascal. No domingo, dia 20, serão celebradas missas às 7h, 11h e 19h.

Governadora sanciona leis do Plano de Cargos da Saúde e Defensoria Pública.


rosalba-plano

Na manhã desta sexta-feira (11), a governadora Rosalba Ciarlini assinou dois importantes documentos de valorização do servidor público estadual. O ato de sanção dos Projetos de Lei referentes aos funcionários da saúde e da Defensoria Pública do Estado aconteceu na sala de reuniões da Governadoria e contou com a presença do secretário de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, e da defensora pública geral do Estado, Jeane Karenina Bezerra.

O Projeto de Lei do Governo do Estado relativo à saúde estabelece a revisão na Lei 333 do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos servidores, criado em 2006. A correção implica em um aumento de aproximadamente R$ 6,5 milhões/mês na folha de pagamento da Secretaria de Saúde.

No Brasil, 52% dos professores do ensino médio não têm formação adequada.

A maioria dos professores do ensino médio no Brasil (51,7%) não tem licenciatura na disciplina em que dá aulas. Outros 22,1% dos docentes que estão nas salas do ensino médio não têm nenhuma licenciatura. Os dados do Censo Escolar 2013 foram compilados pela ONG Todos Pela Educação.

O Nordeste é a região em que faltam mais professores licenciados nas áreas específicas das disciplinas - 66% não são formados na área em que atuam. No Centro-Oeste, o índice é de 60,5%. Na região Norte, o percentual é de 55%. As regiões Sul (41,9%) e Sudeste (42%) são as com as menores carências de professor.

A disciplina com maior deficiência é artes em que apenas 14,9% dos professores são licenciados. Língua portuguesa é a disciplina com mais professores dentro da sala de aula que se formaram na área (73,2%). Em física, 80,8% dos docentes não são formados na área; na disciplina de química, o índice é de 66,3%.

Nos anos finais do ensino fundamental, 21,5% não tem qualquer formação no ensino superior e 35,4% dos professores não cursaram licenciatura

Há também 67,2% dos docentes não são habilitados nas disciplinas que lecionam. Mais uma vez é o Nordeste a região com maior deficiência (82,4%). No Norte, 81,9% dos professores dos anos finais do ensino fundamental não são formados nas áreas que atuam. No Centro-Oeste, o índice é de 64,3%.
Nessa etapa de ensino, apenas 28,1% dos professores de geografia são formados na área. Em história, o índice é de 31,6%, e em ciências, o percentual é de apenas 34,2%.

Papa pede perdão por pedofilia na igreja e promete "sanções".

O papa Francisco pediu perdão nesta sexta-feira (11) pelos casos de pedofilia e abusos sexuais cometidos por sacerdotes da Igreja Católica.

"Sinto obrigação de me responsabilizar e pedir perdão pessoalmente pelo dano que [alguns sacerdotes] fizeram ao abusar sexualmente de crianças", afirmou Francisco, segundo a Rádio Vaticano.

O pontífice descreveu os abusos como "danos morais cometidos por homens da igreja" e disse que "sanções" serão impostas.

As declarações foram feitas durante encontro com uma ONG católica de defesa dos direitos da infância.

"Não vamos dar um passo para trás com relação a como lidamos com esse problema e às sanções que devem ser impostas", disse o papa, acrescentando: "Temos de ser ainda mais fortes".

Em relatório divulgado em fevereiro, o  Comitê da ONU sobre os Direitos das Crianças afirmou que a Santa Sé permitiu o abuso sexual de milhares de crianças e ordenou que o Vaticano removesse "imediatamente" de seus cargos os responsáveis por cometer tais crimes.

Segundo o relatório a Santa Sé "adota políticas e práticas" que levam à continuação dos abusos e à impunidade dos autores. 

O relatório da comissão foi escrito após uma longa análise de documentos apresentados pelo Vaticano para prestar esclarecimentos à ONU sobre o que tem sido feito para conter os abusos sexuais. Essa apresentação ocorreu no último dia 16 de janeiro, em um painel realizado em Genebra, na Suíça.  

Justiça nega habeas corpus a acusados de disparar rojão que matou cinegrafista.

rio
A 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro negou ontem (10), por maioria de votos, o pedido de habeas corpus para Caio Silva e Souza e Fábio Raposo Barbosa, acusados de disparar o rojão que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, durante manifestação no dia 6 de fevereiro deste ano, na Central do Brasil. Os desembargadores consideraram que as prisões estão devidamente motivadas.

Caio e Fábio respondem pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e de explosão. A primeira audiência do caso está marcada para o dia 25 deste mês, na 3ª Vara Criminal da Capital. O advogado de defesa, Wallace Martins, disse que vai recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. Os dois acusados permanecem presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio.

Inauguração da Arena Corinthians é definida.

O Corinthians quer inaugurar a Arena Corinthians no próximo dia 20 (manhã de domingo). O amistoso entre ídolos do clube será aberto para apenas 20 mil torcedores.

Enquanto o departamento de marketing já trabalha ações publicitárias para o evento, Andrés Sanchez corre para obter os laudos de segurança do estádio. Também no dia 20, à tarde, o Timão vai estrear no Brasileirão contra o Atlético-MG, em Uberlândia (MG).

Anatel anuncia reajuste para telefonia fixa.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, ontem quinta-feira (10), os reajustes das tarifas de telefonia fixa local e de longa distância. O acréscimo médio para os clientes das operadoras Oi, Sercomtel, Telefonica e Embratel será de 0,65%. 
 
Já para a CTBC, a alteração na cobrança será de 0,95%. O conselheiro relator do processo, Igor Vilas Boas, informou que, apesar do reajuste, os custos das ligações de telefones fixos para celulares chegaram a cair 13% em março graças à redução da tarifa de interconexão. "A telefonia fixa tem tido efeito deflacionário", considerou.

Promotor Eleitoral vai solicitar impugnação dos registros das candidaturas de Cláudia Regina e Larissa Rosado.

O promotor eleitoral de Mossoró, Fábio Weimar Thé anunciou ao Blog de Carlos Skarlack que vai pedir a impugnação dos registros das candidaturas de Larissa Rosado (PSB) e de Cláudia Regina (DEM) à prefeitura de Mossoró.
Pleitear uma candidatura é uma coisa e é possível. Agora, vamos supor que se para pleitear esse registro é preciso reunir uma série de requisitos. Então, talvez tenha candidato que esteja impedido de ter atendido o pleito, o pedido de registro. Tenho sim o desígnio de impugnar essas duas candidaturas, se por acaso, no período do pedido do registro e da análise a situação jurídica for a mesma que conheço. Se não houver um fato novo, principalmente, se não houver uma decisão judicial de órgão da instância superior que é o TSE, alterando a situação atual nós vamos pedir a impugnação”, disse.

Garota gravida aos 10 anos. Vale a pena assistir o vídeo.

Filho é enterrado e pai suspeito de assassinato alega legítima defesa.

Caso ocorreu no povoado Buriti Seco, no município de São Desidério (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Caso ocorreu no povoado Buriti Seco, no município de São Desidério.

O pai suspeito de ter assassinado o filho de 31 anos, em São Desidério, oeste da Bahia, alegou legítima defesa em ligação feita pelo próprio advogado à delegacia, no mesmo dia em que aconteceu o crime. As informações são da Delegacia Territorial de Polícia Civil do município. A vítima foi enterrada na manhã desta quinta-feira (10).

De acordo com Carlos Ferro, delegado titular, o suspeito teria solicitado ao advogado para se apresentar à polícia logo após o crime, que ocorreu distrito Buriti Seco, na quarta-feira (9). Ele marcou de comparecer à delegacia na sexta-feira (11).

“Ele citou que houve discussão e que a vítima, embreagada, passou a agredi-lo fisicamente. Ele ainda alega legítima defesa, para salvar a própria vida. Disse que desferiu o golpe de faca e acabou atingindo a região letal, ceifando a vida do agressor”, afirmou. Segundo o delegado, o suspeito ainda informou que ninguém presenciou o que aconteceu na casa dele. Pai e filho eram vizinhos. Via g1.

A partir de julho, candidatos não podem participar de inaugurações de obras públicas.

Outro dispositivo da legislação prevê que os candidatos as eleições deste ano ficarão impedidos, a partir de 5 de julho, de comparecer a inaugurações de obras públicas e contratar shows artísticos pagos com recursos públicos.

Além disso, é vedado o pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

Tamiflu não seria eficaz contra gripe A.

Quase R$ 500 milhões podem ter sido gastos pelo governo brasileiro sem necessidade. Um estudo publicado nesta quinta-feira, 10, revela que o remédio indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater a pandemia de gripe A, o Tamiflu, não teria qualquer chance de interromper a crise e não funcionaria melhor do que qualquer paracetamol.

Em 2009, quando a OMS declarou um estado de emergência internacional, governos de todo o mundo seguiram as recomendações da entidade e compraram mais de US$ 3 bilhões em capsulas do remédio da suíça Roche. Só o Brasil gastou mais de R$ 405 milhões para comprar 75 milhões de unidades do produto.
Agora, o estudo publicado pela Fundação Cochrane e pelo British Medical Journal revela que o gasto pode ter sido totalmente desnecessário. Só o governo do Reino Unido gastou mais de 600 milhões no remédio. Nos EUA, a conta chegou a US$ 1,2 bilhão. As vendas do remédio aumentaram em mais de 1.000%, e as ações da Roche registraram ganhos.

Mas, segundo o novo estudo, o remédio não conseguiria impedir a proliferação do vírus H1N1 nem reduzir suas complicações. No máximo, o antiviral ajudaria a combater os sintomas. Um dos argumentos dados pela OMS para sugerir que governos comprassem o remédio era de que, enquanto uma vacina era produzida, a distribuição do remédio da Roche ajudaria a impedir que a pandemia ganhasse proporções catastróficas. Em um certo momento, a OMS chegou a alertar que dois terços da população mundial poderiam ser afetados pela gripe A.

Para os analistas, parte da falta de informação vem do fato que de empresas farmacêuticas não publicam os dados de suas pesquisas. Para chegar a essa conclusão, os acadêmicos foram obrigados a consultar os testes médicos do governo britânico e analisar mais de 16 mil páginas do registro e licenciamento do remédio. “Os gastos não beneficiaram a saúde humana”, declarou Carl Heneghan, um dos autores do informe e professor de Oxford.

O resultado mostrou que os sintomas da gripe seriam reduzidos de sete dias para 6,3 dias. Segundo o levantamento, tomar paracetamol também levaria ao mesmo resultado, declaração contestada pela Roche. “São constatações que podem ter sérias implicações para a saúde pública”, afirmou a empresa. Outros analistas também questionaram o estudo, alertando que a redução dos sintomas em crianças pode ser um ponto positivo no tratamento.

Acumulado do FPM desde ano já soma aumento de 6,6% em termos reais.

A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de abril, depositada nesta quinta-feira (10) apresentou um crescimento real de 11,1%, em comparação ao primeiro decêndio de abril de 2013.

Com este novo repasse, no acumulado de 2014 o FPM apresenta crescimento de 6,6%, em termos reais, e soma R$ 24,295 bilhões. No mesmo período do ano anterior o acumulado foi de R$ 22,800 bilhões.

Pacientes que nasceram sem vagina ganham órgão feito com suas células.

Quatro jovens que nasceram sem vaginas ou com vaginas anormais receberam implantes de material cultivado em laboratório feito a partir de suas próprias células, no mais recente caso de sucesso na criação de órgãos de substituição que até agora incluem também traqueias, bexigas e uretras.

Testes de acompanhamento mostraram que as novas vaginas não se diferenciam do tecido próprio das mulheres e seu tamanho cresceu à medida que as mulheres, que receberam os implantes quando adolescentes, amadureciam.

Todas as quatro mulheres já são sexualmente ativas e relatam função vaginal normal. Duas das quatro, que nasceram com um útero funcional, mas sem vagina, agora menstruam normalmente.

Ainda não está claro se essas mulheres poderão ter filhos, mas o fato de estarem menstruando sugere que seus ovários estão funcionando normalmente, por isso a gravidez pode ser possível, disse o Dr. Anthony Atala, diretor do Centro Médico Batista Wake Forest, do Instituto de Medicina Regenerativa do Estado da Carolina do Norte.

A façanha, que Atala e seus colegas no México descrevem na revista "The Lancet", é a mais recente demonstração do crescente campo da medicina regenerativa, uma disciplina em que os médicos tiram proveito do poder do corpo para regenerar e substituir as células.

Em estudos anteriores, a equipe de Atala usou a abordagem para fazer bexigas sobressalentes e tubos de urina ou uretra em meninos.

Atala disse que o estudo-piloto é o primeiro a mostrar que os órgãos vaginais cultivados em laboratório utilizando as próprias células das pacientes podem ser usados com sucesso em humanos, oferecendo uma nova opção para mulheres que precisam de cirurgias reconstrutivas.

Todas as quatro mulheres no estudo nasceram com a síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser (MRKH), uma condição genética rara em que a vagina e útero são subdesenvolvidos ou ausentes. O tratamento convencional envolve geralmente o uso de enxertos feitos de tecido intestinal ou da pele, mas ambos os tecidos têm inconvenientes, diz Atala, um cirurgião urologista pediátrico em Wake Forest.

O tecido intestinal produz excesso de muco, o que pode causar problemas de odores. A pele convencional, entretanto, pode arrebentar.

Atala disse que as mulheres com essa condição geralmente procuram tratamento quando adolescentes. "Elas não podem menstruar, especialmente quando têm um defeito grave, quando não têm uma abertura", disse ele. Isso pode causar dor abdominal, com o recolhimento de sangue menstrual no abdômen.

As meninas no estudo tinham entre 13 e 18 anos no momento das cirurgias, realizadas entre junho de 2005 e outubro de 2008.

Barco ancorado explode no Igarapé das Mulheres, no Amapá.

Um barco explodiu na madrugada desta sexta-feira (11) no Igarapé das Mulheres, porto localizado no bairro Perpétuo Socorro, na Zona Leste de Macapá. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo se alastrou e atingiu mais seis embarcações que estavam ancoradas no local. Quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital de Emergências (HE) de Macapá. Cerca de 40 bombeiros permanecem no porto controlando as chamas.

De acordo com o diretor do Centro de Queimados do HE, Augusto Púpio, todas as vítimas – homens com idades entre 20 e 30 anos – correm risco de morte. O cirurgião plástico Alieksei Mello, que fez o primeiro atendimento  aos feridos, informou que três estão com 70% do corpo queimado e o quarto paciente está com pelo menos 90% do corpo atingido.

A explosão teria ocorrido quando o dono da embarcação improvisava uma ‘chupeta’ (uso de cabos para repassar carga elétrica de uma bateria para a outra), conforme explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Eliezer Menezes. “Havia gás solto no ar, o suficiente para iniciar uma explosão. Estamos contendo as chamas, mas já descartamos a possibilidade de novas explosões”, explicou Menezes, acrescentando que o Corpo de Bombeiros atua desde as 2h da madrugada com cinco viaturas. Até as 9h o fogo ainda não havia sido controlado.

Ao todo, o barco ‘José Felipe’ carregava cerca de 14 mil litros de combustível de forma irregular, segundo o Corpo de Bombeiros. O comandante da Capitania dos Portos, Lúcio Marques, disse que as fiscalizações em portos de Macapá foram intensificadas para evitar acidentes com combustíveis. “Inclusive na quinta-feira [10] já estávamos fiscalizando os portos. Mas ainda existe o problema de barcos que ancoram depois nos para abastecer. Nós estamos atentos para isso, desde o início do ano”, reforçou o comandante.

quinta-feira, abril 10, 2014

Larissa dá entrada no pedido de registro para as eleições suplementares de Mossoró.

A deputada estadual e pré-candidata a prefeita Larissa Rosado (PSB) deu entrada agora a pouco no pedido de registro de candidatura para as eleições suplementares do município de Mossoró. Larissa foi ao fórum eleitoral acompanhada pelo  seu vice na chapa, o vereador Alex Moacir (PMDB).

O Tribunal Regional Eleitoral está de olho no prazo para o registro de candidaturas aos cargos de prefeito e vice que encerram nesta sexta-feira (11).

Câmara aprova regras para funcionamento de boates.

O Plenário aprovou há pouco, com alterações, o Projeto de Lei 2020/07,  que estabelece novas regras de segurança e funcionamento para casas noturnas e estabelecimentos similares no País.

O texto aprovado traz alterações propostas, em julho do ano passado, pela comissão externa criada para acompanhar as investigações do incêndio ocorrido em janeiro de 2013, na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Pênis pequeno é encanação do jovem na maioria das vezes.

Quem tem conta de e-mail já deve ter recebido dúzias de anúncios de remédios e procedimentos que prometem aumentar o tamanho do pênis. Toda essa propaganda –enganosa, diga-se de passagem– só existe porque o pênis pequeno é um fantasma que assombra os homens brasileiros desde a puberdade.

Cerca de 50% dos adolescentes estão insatisfeitos com o tamanho do pênis, segundo levantamento realizado em 2009, utilizando dados do Disque Adolescente de São Paulo. O serviço da Secretaria de Saúde responde a dúvidas sobre sexualidade e recebe ligações de jovens de todo o país, com idades entre 13 e 20 anos. A experiência cotidiana dos consultórios confirma o que a compilação de dados mostrou. Mas, na maioria dos casos, a preocupação dos jovens (ou de seus pais) não se sustenta após um simples exame clínico.

"Apenas 1% dos adolescentes que chegam ao consultório de urologia com dúvidas referentes ao tamanho do pênis têm, realmente, algum problema a ser diagnosticado. Em geral, são as disfunções hormonais que atrasam o desenvolvimento das características sexuais", afirma Roni de Carvalho Fernandes, professor do Departamento de Urologia da Santa Casa de São Paulo e diretor da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) - Seccional São Paulo.
O hebiatra (médico especializado em adolescentes) Marcelo Nunes Iampolsky, professor da Faculdade de Medicina do ABC, diz que é muito comum surgirem dúvidas no início da puberdade, entre os nove e os 14 anos. Segundo o especialista, o primeiro sinal que demonstra a entrada do garoto nessa fase é o aumento do volume dos testículos.


O aumento peniano vem depois e, até que ele ocorra, o garoto pode ter a impressão de que o órgão está "encolhendo" quando, na verdade, são os testículos que estão crescendo. "Quem entrar na puberdade aos 14 anos, por exemplo, só vai notar o crescimento do pênis aos 16", diz Iampolsky.

Muitas vezes, a preocupação com o tamanho do pênis decorre da comparação com amigos da mesma idade, que entraram na puberdade mais cedo. Assim, é comum que o menino que ainda não tenha desenvolvido os órgãos genitais seja alvo de brincadeiras dos colegas.

Por isso, é importante que os pais tranquilizem o adolescente a respeito da individualidade do ritmo de crescimento. "Em geral, um adolescente saudável, com idade entre 15 e 17 anos, já terá atingido o tamanho de pênis que vai manter na fase adulta. Mas o desenvolvimento pode continuar até os 21 anos, mais ou menos", afirma o urologista Fernandes.

Outro problema bastante comum é causado pela obesidade. Segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada em 2006, 18% dos garotos entre 10 e 19 anos estão acima do peso. "No jovem obeso, há acúmulo de gordura no púbis e o pênis acaba ficando coberto. Chamamos de 'pênis embutido'. O adolescente chega ao consultório achando que seu órgão é muito pequeno mas, assim que diminui a camada de gordura, ele aparece", afirma Iampolsky.

De acordo com a psicóloga Camila Macedo Guastaferro, educadora responsável pelo SOSex, serviço de esclarecimento de dúvidas em sexualidade do Instituto Kaplan - Centro de Estudos da Sexualidade Humana, uma entidade privada, os pais também precisam ter atenção a mudanças de comportamento nessa fase .


"Ansiedade e vergonha de se trocar na frente dos amigos podem ser sinais de que o adolescente está incomodado com o seu corpo", diz a psicóloga Camila. "Nesse momento, o pai pode ajudar, contando como foi para ele essa fase de transição, pois a genética é um dos fatores que mais interfere no desenvolvimento."

Se a questão persistir, ou se os adultos não conseguirem conversar abertamente sobre isso, o hebiatra ou o urologista deverá ser procurado para sanar as dúvidas e tranquilizar o jovem. Via bol.

População de Currais Novos vai as ruas cobrar construção de adutora.

A cidade de Currais Novos parou na manhã de hoje (10) em um protesto pacífico em prol da construção da Adutora da cidade. As duas vias de acesso ao município foram interditadas. O objetivo do grupo era cobrar do poder público a construção de uma adutora para abastecer a cidade, que corre risco de colapso devido ao desabastecimento.

Durante a manifestação, o comércio fechou as portas em adesão ao movimento e as escolas levaram alunos às ruas. Mulheres, crianças e até idosos participaram da caminhada, que também contou com a presença da classe empresarial de Currais Novos.

"Esse é um momento único. O povo de Currais Novos precisa dessa adutora. É uma questão de vida. Esse sonho precisa sair do papel agora, não podemos mais esperar", ressaltou o empresário e vice-presidente da CDL Jailson Severo.

No final do protesto, o povo caminhou em direção à sede do Ministério Público, onde foi entregue um documento solicitando o engajamento do órgão na luta pela construção da adutora.Via V& C artigos e notícias.

Defensoria apura denúncias de maus tratos contra internos do Ceduc de Caicó e Mossoró.

O jornal de Hoje destaca que a Defensoria Pública Estado do Rio Grande do Norte está apurando, através da 1ª Defensoria Pública da Infância e da Juventude de Natal e dentro de suas competências legais, as denúncias de que adolescentes internados nos Centros Educacionais (Ceduc) das cidades de Caicó e Mossoró estariam sendo vítimas de maus tratos e mantidos longe do contato com suas famílias.

As denúncias foram feitas ao Subdefensor Público Geral e titular da 1ª Defensoria da Infância e da Juventude, Nelson Murilo de Souza Lemos Neto, por integrantes do Centro de Referência de Direitos Humanos e Observatório da População Infantojuvenil em Contexto de Violência da UFRN durante reunião realizada na sede da DPE/RN na última segunda-feira (7).

Durante o encontro, foi apresentado ao defensor público um relatório com violações do direito à convivência familiar dos adolescentes internados longe de suas famílias, bem como denuncias de espancamentos de todos os internos promovidos por policiais militares. Como providência inicial, o defensor agendou uma reunião com a interventora da Fundac, entidade responsável pela administração do Ceduc no Rio Grande do Norte.

Vazamento em adutora deixa Florânia e mais quatro cidades do Seridó sem água até segunda-feira.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspende o abastecimento da Adutora Serra de Santana a partir das 7 horas da manhã desta quinta-feira (10), para substituição de parte da tubulação que apresentou vazamento. A parada segue até a próxima segunda-feira (14), quando está previsto ser retomado o fornecimento, às 7h da manhã. Com a intervenção, ficam desabastecidas as cidades de Florânia, Tenente Laurentino, Lagoa Nova, São Vicente, Bodó e comunidades rurais abastecidas pela adutora.

Câmara aprova serviços no SUS para mulheres vítimas de violência.

A Câmara aprovou nesta quinta-feira (10) projeto de lei que estabelece no Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento específico para mulheres vítimas de violência doméstica. Pela proposta, fica instituído na lei que regula ações e serviços de saúde o oferecimento de atendimento psicológico e cirurgia reparadora a mulheres agredidas em casa. A matéria segue agora para apreciação no Senado.

O texto é originário da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher, que em 2013 resultou em 13 projetos de lei que buscam assegurar direitos de vítimas de agressão.

Criança é arremessada de carro após colisão em Mossoró; mãe está grávida.

Uma criança foi arremessada para fora de um carro após uma colisão na cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O acidente entre dois carros foi registrado por volta das 12h, no cruzamento das ruas Dracon de Albuquerque e Rodrigues Alves, no bairro Abolição I. A criança está em observação no pronto-socorro do hospital Tarcísio Maia.

Segundo informações de populares, a mãe da criança está grávida e também teve de ser socorrida ao hospital.

De acordo com a Polícia Militar, um dos carros seguia no sentido Abolição/Centro quando a mãe da criança, que dirigia o outro carro em sentido contrário, teria avançado a preferencial. Na batida, o veículo rodou na pista e a criança que estava no banco traseiro foi arremessada para fora.

Havia uma cadeira infantil no banco traseiro do carro, mas os policiais que atenderam a ocorrência não souberam informar se a criança estava sentada nela no momento do acidente.

Prazo para registro de candidaturas termina nesta sexta em Mossoró e Francisco Dantas.

Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para o registro de candidaturas aos cargos de prefeito e vice-prefeito que pretendem concorrer às novas eleições nos municípios de Mossoró e Francisco Dantas. Também, a partir desta data todos os nomes daqueles solicitarem registro de candidaturas deverão constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos entrevistados. Ainda será vedado aos candidatos participar de inaugurações de obras públicas, conforme a Lei n° 9.504/97.

Com 56 quilos a menos, André Marques revela: ‘Quase fiquei cego’.

Pensar em André Marques é pensar em alguém jovem e gaiato. Desde os tempos como Mocotó - seu primeiro personagem na TV, em 'Malhação' -, até sua performance à frente do “Vídeo show”, programa do qual participou por 12 anos. Mas logo após poucos minutos de papo, o apresentador de 34 anos revela que antes da gastroplastia – cirurgia de redução de estômago realizada em novembro passado – estava praticamente levando a vida de um ancião quando o assunto era sua saúde

Até então com 158kg, André não conseguia mais brincar com suas cachorras, pois ficava facilmente cansado, ofegante. Tinha problemas de circulação sanguínea, descobriu-se diabético e quase ficou cego.

“Foram vários sinais. Comecei a enxergar meio embaçado. Mas achei que o grau dos óculos tinha mudado. Fui fazer exame e o médico disse que não. Me mandou medir a glicemia. Estava em trezentos e pouco, o normal é 110. Isso estava afetando a visão. Vivia cansado, ofegante. Todo 'f...'”, diz ele, rindo. Atualmente, André tem 102Kg e quer chegar aos 95kg - com humor e saúde realinhados.

Elias repete Pato em sua primeira entrevista, mas com "cara de Corinthians".

A sala de imprensa lotada no CT Joaquim Grava, a agitação da torcida com um reforço que custou caro e a lembrança dos momentos de torcedor na final da Libertadores de 2012. Foi Elias em sua apresentação no Corinthians, mas poderia ter sido Alexandre Pato, há pouco mais de um ano, ocupando a mesma cadeira. A diferença é que, agora, o resultado dessa combinação soa mais verossímil.

As semelhanças entre as primeiras palavras de Elias e Pato são consideráveis. O volante se reapresenta ao clube que lhe deu fama em 2008 apostando na identificação com a torcida. Em pouco mais de meia hora, soltou frases de efeito, relembrou glórias e fracassos nos tempos de fanático por Rincón, Vampeta e companhia e repetiu juras de amor.

"O Corinthians representa tudo para mim. Se eu sou jogador é porque na infância eu tinha um clube", "Quando o bicho pegar, o Corinthians pode contar comigo", "Eu escolhi ser feliz" e "Se ele [Mário Gobbi, presidente] quiser a gente assina por mais uns dez anos" foram algumas das frases de Elias, que ainda teve de responder se tem a "cara do Corinthians".

"Não só a cara [de Corinthians]. Cara, corpo coração, estilo de rua. Sou maloqueiro", disse ele, sem pestanejar.

Provocação? 'Balanço Geral' toca tema do 'Vídeo Show' durante vitória de audiência.

Sucesso na Record de São Paulo, o 'Balanço Geral' tem usado do bom humor para celebrar as vitórias na disputa pela audiência com seu principal concorrente, o 'Vídeo Show', da TV Globo.

Agora, toda vez que o telejornal ultrapassa os números do vespertino do canal carioca, a produção da atração toca a música tema do programa de Zeca Camargo, 'Don't Stop Til You Get Enough', de Michael Jackson.

A provocação costuma acontecer durante o quadro 'A Hora da Venenosa', que aborda as fofocas do mundo das celebridades.

Vale lembrar que o 'Balanço Geral' paulista agora é apresentado por Luiz Bacci, que ocupou a vaga deixada por Geraldo Luís.

Mulher é assaltada durante entrevista a telejornal no Rio.

Mulher tem cordão roubado durante entrevista
Mulher tem cordão roubado durante entrevista (Reprodução)

A ousadia dos assaltantes do Rio de Janeiro não tem limites. Nesta quarta-feira, uma mulher foi roubada diante de uma câmera de televisão, por um jovem que conseguiu fugir sem qualquer dificuldade. A vítima era entrevistada pela reportagem do RJTV exatamente sobre a falta de segurança no Centro da capital. De repente, o adolescente se aproxima, passa a mão no pescoço da mulher e sai correndo entre os carros que passavam pela Avenida Presidente Vargas.

No ímpeto, o repórter Eduardo Tchao ainda tentou alcançar o ladrão, sem sucesso. Quando a polícia chegou, o menor já havia escapado – só faltou acenar para a câmera. Na pressa, não conseguiu levar a corrente, mas arranhou o pescoço da mulher. Esse era exatamente o tema da matéria: o grande índice de assaltos diante da certeza de impunidade nas proximidades da tão movimentada Central do Brasil – onde está situado, aliás, o prédio da Secretaria de Segurança do Estado. Via Veja.

Jovem sofre de condição que faz ter 50 orgasmos por dia.


Jovem disse que sofre com problema desde os seis anos

Uma jovem de 24 anos sofre de Transtorno da Excitação Genital Persistente e chega a ter 50 orgasmos por dia. De acordo com o site Daily Mail, Amanda Gryce, disse que sofre com o problema desde os seis anos, mas tinha vergonha de contar para a família.

Amanda diz que tem orgasmo em qualquer lugar, inclusive em público, o que a deixa envergonhada. “Não é agradável, pois se tornou uma tortura. Tenho orgasmo até quando estou com meus amigos em público e é muito embaraçoso. Ele me mata por dentro. Na hora, tenho que colocar um sorriso e fingir que nada está errado”, disse a jovem para o Daily Mail.

Atualmente, Amanda buscou um médico especializado e toma medicamentos para diminuir os orgasmos. “Encontrei algumas maneiras de reduzir a intensidade dos orgasmos, mesmo que eles ainda sejam constantes. Tomo medicação para entorpecer as áreas e faço exercício para tentar controlar a mente. Agora que controlo a doença, é um sonho tornado realidade”.

Durante o tratamento, ela não pode manter relações sexuais com o namorado. 

Biblioteca à beira mar reúne centenas de livros em praia do litoral Sul do RN.

A proposta foi lançada há três anos pelo surfista Adalberon Batista de Omena, 37 anos, que mantém uma escola de surf na praia. Natural de Olinda, em Pernambuco, Adalberon chegou a Pipa em 1995 para surfar. Veio e ficou. "Cheguei por causa do surf, mas vi todo o potencial da cidade para o turismo", explica.

Na Praia do Amor, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, chama atenção um atrativo que foge ao sol e mar admirados por turistas de todo o mundo. Localizada ao lado da famosa Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, o local possui uma biblioteca à beira mar. No acervo, centenas de livros em português, mas também em idiomas como inglês, francês e mandarim. A biblioteca funciona todos os dias das 9h às 17h.

De acordo com o sufista, a biblioteca surgiu por acaso. "Começou com um banquinho e foi crescendo. Recebemos doações, ajuda de moradores, e também comprei alguns. A comunidade e o turismo fizeram crescer", conta. Com o tempo o banquinho deu lugar às prateleiras que guardam centenas de livros atualmente.

Aberta ao público, a biblioteca pode ser usufruída pelos visitantes na praia, mas também existe a opção de levar o livro para outro local. "Quando as pessoas querem levar cobro um 'calção' de R$ 10. Quando o livro volta, o dinheiro está lá. Também faço trocas", ressalta o criador da Biblioteca da Praia, que mensalmente promove eventos voltados para crianças.

Para Adalberon, as aulas de surf e a biblioteca vão além de atrativos turísticos. "Vi que com esporte e educação é dá para fazer algo, buscar uma mudança. Falo principalmente das crianças, que ainda estão aprendendo com a vida e têm uma consciência para formar", encerra o pernambucano. Via g1.

Dez sinais de que você pode estar sofrendo um infarto.

Também chamado de ataque cardíaco, o infarto acontece quando os vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração ficam bloqueados, impedindo que chegue oxigênio suficiente ao órgão. O músculo cardíaco morre ou fica danificado permanentemente.

Esse bloqueio do sangue e oxigênio acontecem tanto por conta dos hábitos ruins que a pessoa cultivou durante a vida – como fumar, beber, não fazer atividade física e ter colesterol nas alturas, como também em uma situação de estresse agudo, em que as artérias do coração, mesmo sem nenhum depósito de gorduras, acabam se contraindo e impedindo a passagem do líquido vital cheio de oxigênio.

Confira quais são os sinais que antecedem um infarto e que servem de aviso que é preciso correr para um hospital. Lembre-se: quanto mais rápido a pessoa for socorrida, maiores as chances de sobrevivência.

O cardiologista do Hospital TotalCor, Antônio Calvilho Junior, explica que a dor no peito é um dos sintomas mais comuns. “Os pacientes relatam como uma pressão no peito, como se um elefante estivesse pisando sobre eles”, explica. E essa dor pode se irradiar para o braço esquerdo, chegando até o pulso, e também subir até o pescoço ou descer até o estômago, provocando náuseas.

Calvilho explica que, naqueles casos em que as pessoas acabam morrendo dormindo, sem sentir nada, a maioria das mortes acontece por conta de arritmias cardíacas, que precedem o infarto. A arritmia cardíaca provoca uma parada cardiorrespiratória, que é fatal.

Algumas pessoas, como alguns idosos e mulheres, podem não sentir dor alguma no peito – e estarem infartando, explica o cardiologista. “Às vezes o infarto é silencioso e de forma atípica, manifestando a parada cardíaca”.


TRE-RN testa as urnas de 2014.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) realizou nesta quarta-feira (09), o Primeiro Simulado Nacional de Urnas. Tudo para validar as ações adotadas pela Justiça Eleitoral para as eleições de 2014, relativas a hardware, software e orientações a respeito de procedimentos.

Um dos principais objetivos do simulado, realizado no Centro de Operações da Justiça Eleitoral no Tirol foi testar aspectos relacionados com a identificação biométrica do eleitor, motivo pelo qual foi utilizado o maior número possível de urnas com sensores biométricos.

Governo Federal reconhece situação de emergência de 159 cidades do RN.

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência dos 159 municípios do Rio Grande do Norte atingidos pela seca. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10) e assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. O reconhecimento por parte da União é importante, pois garante o envio de recursos ao Governo do Estado para as ações de combate à estiagem.

A portaria publicada tem como base o decreto estadual de 24 de março de 2014, quando o Executivo confirmou quadro de gravidade no abastecimento de água em 159 municípios, o que representa 95% dos municípios potiguares.

Para decretar situação de emergência, o Estado se baseou em relatórios da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e Companhia de Águas e Esgotos (Caern), além da previsão de chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e um parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Ainda de acordo com o decreto, os principais reservatórios localizados no estado se encontram com armazenamento em torno de 25% a 30% de sua capacidade máxima. A previsão da Emparn é de chuvas com variação entre normal ou abaixo da normalidade para os meses de março, abril e maio deste ano. O órgão informa que das precipitações previstas 45% devem ocorrer dentro da normalidade, 30% abaixo da normalidade e 25% acima da normalidade.

quarta-feira, abril 09, 2014

Fla perde e é eliminado em novo 'Maracanazo' diante de mexicano.

Não deu. A batalha teve luta de sobra, suor e até sangue - de Alecsandro em batida cabeça com cabeça com o companheiro Samir. Não foi o suficiente. O León repetiu o feito que ficou famoso no México e, seis anos depois do América-MEX de Cabañas, atualizou a versão do "Maracanazo" com a vitória por 3 a 2. Arizala e Boselli, que também marcaram gols no primeiro duelo entre as equipes, e Peña construíram o placar. André Santos e Alecsandro marcaram para os rubro-negros, que aos gritos de "vergonha" de 53.230 pagantes (60.451 presentes), deixam a Libertadores pela quarta vez na história sem passar pela fase de grupos. Em um jogo nervoso, com renda de R$ 3.091.047,50, a classificação para as oitavas ficou com os visitantes, que terminaram em segundo lugar do Grupo 7, com dez pontos e agora vão esperar o complemento da rodada, nesta quinta-feira, para saber seu adversário.